Jogos Paraolímpicos. Profs. Bruno Crestani Calegaro e Eder Ferrari

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Jogos Paraolímpicos. Profs. Bruno Crestani Calegaro e Eder Ferrari"

Transcrição

1 Jogos Paraolímpicos Profs. Bruno Crestani Calegaro e Eder Ferrari

2 Jogos Paraolímpicos

3 O que são? As Paraolimpíadas são o equivalente das Olimpíadas tradicionais porém ocorre a participação somente de atletas com deficiências físicas e sensoriais (exemplos: amputações, cegueira e paralisia cerebral) e deficiências mentais. As modalidades são adaptadas (tempo, quadras, equipamentos, pistas) às necessidades físicas dos atletas.

4 O que são? Os paratletas conseguem se dedicar aos esportes em nível profissional. É um exemplo de integração e inclusão social e esportiva para os portadores de necessidades especiais. Os Jogos Paralímpicos são organizados pelo Comitê Paralímpico Internacional com sede em Bonn (Alemanha).

5 História 1943 Após a II Guerra Mundial, na Inglaterra, o neurocirurgião Ludwig Guttman introduz cuidadosamente alguns esportes como parte do programa de reabilitação de seus pacientes com lesões medulares. Dardos, sinuca, pólo em cadeira de rodas, tiro com arco, entre outros). Além dos benefícios físicos, o experimento demostrou a capacidade das pessoas com deficiências competirem com pessoas sem deficiência.

6 História Nos anos seguintes, o hospital de Stoke Mandeville, onde Dr. Ludwig Guttman trabalhava, promoveu vários eventos esportivos para pessoas com deficiências demonstração de tiro com arco na abertura dos XIV Jogos Olímpicos nascem os Jogos de Stoke Mandeville os Jogos tornam-se um evento internacional com a participação de uma equipe holandesa.

7 História 1960 os Jogos são realizados pela primeira vez fora do hospital. Foi a 9ª edição dos Jogos Internacionais de Stoke Mandeville que ocorreu em Roma e, posteriormente, foi reconhecida como os primeiros Jogos Paralímpicos.

8 História 1988 Em 1988, em Seul, os Jogos recebem oficialmente a denominação de Jogos Paralímpicos e pioneiramente contam com as mesmas instalações esportivas dos Jogos Olímpicos.

9 História 2001 Acordo assinado entre o Comitê Paralímpico Internacional IPC, na sigla em inglês e Comitê Olímpico Internacional tornou obrigatório que qualquer cidade que apresente sua candidatura para os Jogos Olímpicos de Verão e/ou Inverno englobe na mesma proposta a organização e a realização dos Jogos Paralímpicos Atualidade Os Jogos Paralímpicos são realizados sempre na mesma cidade sede dos Jogos Olímpicos, fazendo uso das mesmas instalações esportivas e residências, organizadas por um mesmo Comitê Organizador.

10 Comitê Paraolímpico Brasileiro O CPB estabelece como visão: representar e liderar o movimento Paralímpico brasileiro, buscando a promoção e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento para pessoas com deficiência. Atualmente, o Brasil está entre as 10 maiores potências do esporte Paralímpico no mundo.

11 Vídeo sobre o Movimento Paraolímpico Spirit in motion, o lema do Movimento Paraolímpico:

12 Classificação dos Paratletas Os paratletas são classificados através de um sistema de classificação funcional pensado em termos esportivos e não em termos de deficiência. É a relação entre deficiência e atividade esportiva. Estão dentro de uma mesma classe, competindo entre si, atletas com capacidades funcionais equivalentes. Assim, o desempenho é determinado pela habilidade técnica e treinamento e não pelo grau de deficiência.

13

14 Atletismo Atletas cegos ou com baixa acompanhados por guias. visão severa são Competidores com amputações nos membros inferiores utilizam próteses especiais para corrida. Atletas cadeirantes competem em uma cadeira que tem formato de triciclo.

15 Atletismo Atletas cegos ou com baixa acompanhados por guias. visão severa são Competidores com amputações nos membros inferiores utilizam próteses especiais para corrida. Atletas cadeirantes competem em uma cadeira que tem formato de triciclo.

16 Atletismo Atletas cegos ou com baixa acompanhados por guias. visão severa são Competidores com amputações nos membros inferiores utilizam próteses especiais para corrida. Atletas cadeirantes competem em uma cadeira que tem formato de triciclo.

17 Halterofilismo Os atletas realizam um movimento de supino. Cada atleta tem direito a três tentativas. Vence aquele que levantar o maior peso. Participam homens e mulheres. Uma única classe esportiva, porém com diferentes categorias de peso.

18 Basquete em cadeira de rodas A quadra tem as mesmas medidas do basquete convencional. O jogo tem 4 tempos de 10 minutos cada. Em caso de empate, há prorrogação de 10 minutos. Os atletas usam cadeiras específicas para o jogo de basquete.

19 Bocha Homens e mulheres competem juntos. Objetivo: lançar bolas de cor vermelha ou azul o mais próximo de uma bola alvo branca, chamada de Bolim ou bola alvo (em inglês, Jack). As partidas podem ser individuais, em duplas ou trios. Existem 4 classes esportivas.

20 Paraciclismo No paraciclismo, os paratletas competem individualmente ou em equipe e em dois tipos de provas. As classes estão divididas em quatro grupos e definem o tipo de bicicleta que o atleta deverá utilizar.

21 Natação Os atletas são divididos em 14 classes esportivas. Quanto menor o número da classe, maior o comprometimento do atleta.

22 Paracanoagem e Remo O sistema de classificação é baseado na capacidade funcional do atleta para remar e aplicar força no finca-pé ou assento a fim de tocar o barco adiante.

23 Vela No comando do veleiro, homens e mulheres competem juntos com o objetivo de percorrer o trajeto estipulado no menor tempo possível. O vencedor é o velejador ou equipe com menos pontos, geralmente aqueles que conseguem imprimir uma maior velocidade nos barcos, realizar melhores manobras e buscar as melhores condições de vento.

24 Tênis de Mesa É permitido ao atleta cadeirante apoiar na mesa após rebater a bola a fim de retornar a uma posição de equilíbrio na cadeira.

25 Tênis em Cadeira de Rodas Antes de sacar é permitido ao atleta tocar/impulsionar a cadeira (que é específica para a prática do tênis ) uma vez antes de bater na bola.

26 Rugby em Cadeira de Rodas O rugby em cadeira de rodas tem como objetivo cruzar a linha de gol adversária estando de posse da bola. Para que se caracterize um gol, as duas rodas da cadeira devem cruzar a linha de gol e o atleta deve estar com a bola.

27 Voleibol sentado O voleibol sentado apresenta dois grupos de classificação: DEFICIENTES E DEFICIÊNCIA MÍNIMA. Cada equipe pode ter, no máximo, dois jogadores com deficiência mínima na equipe e somente um jogador em quadra.

28 Futebol de 5 O futebol de 5 é um jogo de futebol praticado por pessoas cegas do sexo masculino. As equipes são formadas por 5 atletas : 1 goleiro vidente (enxerga normalmente) e 4 atletas cegos na linha. A bola possui guizos em seu interior e, uma vez em movimento, o som produzido orienta os atletas. Auxiliam ainda na orientação dos atletas: Técnico, com atuação restrita ao terço central da quadra Goleiro, no terço defensivo; Chamador, no terço de ataque atrás da baliza adversária

29 Futebol de 7 Equipes de 7 paratletas. As equipes são formadas apenas por homens com um prejuízo de natureza cerebral sobre o controle motor.

30 Goalball Esporte criado especificamente para deficientes visuais. O objetivo é arremessar a bola contra o gol adversário

31 Esgrima em cadeira de rodas Tiro Esportivo Tiro com Arco

32 Nossos Atletas destaques em 2012 Daniel Dias, 6 medalhas de ouro

33 Nossos Atletas destaques em 2012 Alan Fonteles, ouro

34 Nossos Atletas destaques em 2012 Terezinha Guilhermina, velocista, 2 ouros

35 Nossos Atletas destaques em 2012 Jovane Guissone, esgrimista em cadeira de rodas, ouro

36 Jogos Paraolímpicos

Interpretação de texto 3 ano para imprimir

Interpretação de texto 3 ano para imprimir Interpretação de texto 3 ano para imprimir Interpretação de texto 3 ano para imprimir Atividades de interpretação de texto 3 ano do ensino fundamental para imprimir que possibilita a leitura e a compreensão

Leia mais

COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO

COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO DESENHOS BÍBLICOS PARA COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO DESENHOS BÍBLICOS PARA COLORIR DESENHOS BÍBLICOS PARA COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO Baixe diversos desenhos Bíblicos para colorir. São

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 1 ANO

EDUCAÇÃO FÍSICA 1 ANO EDUCAÇÃO FÍSICA 1 ANO PROF. KIM RAONE PROF. MARCUS MELO ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Esporte e deficiência. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 11.2 Conteúdo Esportes adaptados aula II 3

Leia mais

Resumo sobre o Esporte Adaptado

Resumo sobre o Esporte Adaptado Resumo sobre o Esporte Adaptado 1 Nelson Kautzner Marques Junior nk-junior@uol.com.br 2013 2 SUMÁRIO Página 1. Significado da Educação Física Adaptada, 3 2. Esporte Adaptado, 3 3. Propósito, Aspirações,

Leia mais

PARAOLIMPÍADAS ESCOLARES 2010

PARAOLIMPÍADAS ESCOLARES 2010 PARAOLIMPÍADAS ESCOLARES 2010 06 a 11 de setembro SÃO PAULO SP REALIZAÇÃO: Ministério do Esporte APOIO: 1 ORIENTAÇÃO GERAL AOS TÉCNICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO DA PARTICIPAÇÃO Art. 18 Poderão participar

Leia mais

Esporte Paralímpico no Brasil:

Esporte Paralímpico no Brasil: Esporte Paralímpico no Brasil: Comitê Paralímpico Brasileiro: Sede em Brasília Criado em 09/02/1995 Representa o Brasil Junto ao IPC Foco no esporte de alto rendimento Imagem: Yohansson do Nascimento e

Leia mais

Jogos Paralímpicos - Londres 2012

Jogos Paralímpicos - Londres 2012 Jogos Paralímpicos - Londres 202 Pré-Plano Comercial CGM Divisão de Marketing Esportivo DME nº 052/2 de 2//2 O Evento Garra, Superação e Fortes Emoções na Globo Um dos maiores eventos desportivos do mundo,

Leia mais

olimpíadas grupo: joão lucas nº16, lucca nº22 edimilson nº7, bruno furlan nº4 lucas yan nº21

olimpíadas grupo: joão lucas nº16, lucca nº22 edimilson nº7, bruno furlan nº4 lucas yan nº21 olimpíadas grupo: joão lucas nº16, lucca nº22 edimilson nº7, bruno furlan nº4 lucas yan nº21 O que são os jogos? É o maior evento esportivo do planeta. Como surgiram? Foram criadas a mais de 4000 anos

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 4 Ciclismo, ciclismo BMX e paraciclismo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais três esportes da categoria ESPORTES DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas

Leia mais

O voleibol sentado é um esporte divertido, empolgante e emocionante para quem assiste e, também, para quem está dentro da quadra jogando.

O voleibol sentado é um esporte divertido, empolgante e emocionante para quem assiste e, também, para quem está dentro da quadra jogando. O voleibol sentado é um esporte divertido, empolgante e emocionante para quem assiste e, também, para quem está dentro da quadra jogando. Uma alta dose de espírito de equipe, habilidade, estratégia e garra

Leia mais

PROVAS A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B Corrida 100 metros A

PROVAS A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B Corrida 100 metros A PROVAS 1) Atletismo 2) Futsal 3) Voleibol Especial 4) Natação 5) Cabo de Guerra 6) Provas de Habilidade 7) Tênis de Mesa A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B - Nesta prova

Leia mais

Jogos Olímpicos Rio Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo

Jogos Olímpicos Rio Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo Jogos Olímpicos Rio 2016 Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo Mascotes da Olimpíadas de Pequim 2008 Beibei,Jingjing, Haunhaun, Yingying e Nini Mascotes dos Jogos Olímpicos Londres

Leia mais

PROJETO TALENTO OLÍMPICO DO PARANÁ EDIÇÃO 2013 E ATLETAS PARALÍMPICOS CONCORRENTES NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS. 1

PROJETO TALENTO OLÍMPICO DO PARANÁ EDIÇÃO 2013 E ATLETAS PARALÍMPICOS CONCORRENTES NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS. 1 PROJETO TALENTO OLÍMPICO DO PARANÁ EDIÇÃO 2013 E 2014 - ATLETAS PARALÍMPICOS CONCORRENTES NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS. 1 Rosangela Marques BUSTO 2 Abdallah Achour JUNIOR 3 Jacques Duílio BRANCHER

Leia mais

O Movimento Paralímpico. Aula 2 Esportes Paralímpicos Parte 1

O Movimento Paralímpico. Aula 2 Esportes Paralímpicos Parte 1 O Movimento Paralímpico Aula 2 Esportes Paralímpicos Parte 1 Objetivos 1 2 Apresentar a classificação funcional dos esportes Paralímpicos. Conhecer os seguintes esportes Paralímpicos: atletismo, halterofilismo,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas

Leia mais

REGULAMENTO GERAL 2018

REGULAMENTO GERAL 2018 REGULAMENTO GERAL 2018 APRESENTAÇÃO Este Regulamento Geral tem como objetivo apresentar, aos envolvidos nos Jogos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos TORCE 2018, as regras dessa competição esportiva que

Leia mais

CALENDÁRIO ESPORTIVO CENTRO DE TREINAMENTO PARALÍMPICO BRASILEIRO

CALENDÁRIO ESPORTIVO CENTRO DE TREINAMENTO PARALÍMPICO BRASILEIRO Atualizado em: 20/07/2018 CALENDÁRIO ESPORTIVO CENTRO DE TREINAMENTO PARALÍMPICO BRASILEIRO 2018 Nº solic. MÊS INÍCIO FIM EVENTO MODALIDADE(S) ARENA SOLICITANTE HORÁRIO NECESSIDADES 117 JUL 19 29 Jogos

Leia mais

XV OLIMPÍADA INTERNA 2012

XV OLIMPÍADA INTERNA 2012 XV OLIMPÍADA INTERNA 2012 2 REGULAMENTO GERAL I - FINALIDADES A XV Olimpíada Interna do Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Morumbi - tem como finalidade comemorar os 134 anos do Colégio através de

Leia mais

DIA ESCOLAR PARAOLIMPICO: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO NA FAEFI/UFU

DIA ESCOLAR PARAOLIMPICO: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO NA FAEFI/UFU DIA ESCOLAR PARAOLIMPICO: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO NA FAEFI/UFU Maria Helena Candelori Vidal 71 Alberto Martins da Costa 72 Carmem Regina Calegari 73 Patricia Silvestre de Freitas 74 Sonia Bertoni 75

Leia mais

O Movimento Paralímpico. Aula 1 Conhecendo o Movimento Paralímpico

O Movimento Paralímpico. Aula 1 Conhecendo o Movimento Paralímpico O Movimento Paralímpico Aula 1 Conhecendo o Movimento Paralímpico Objetivos 1 Identificar os valores Paralímpicos. 2 Conhecer a história do movimento Paralímpico. 3 Apresentar o Comitê Paralímpico Internacional

Leia mais

JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL

JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL 1 DA FINALIDADE Art. 1º - Os JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, competição oficial da ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS (AMB), têm como objetivo a integração

Leia mais

Jogos Paralímpicos Rio Ministério do Esporte Fotos: CPB, Rio2016 e Brasil2016

Jogos Paralímpicos Rio Ministério do Esporte Fotos: CPB, Rio2016 e Brasil2016 Jogos Paralímpicos Rio 2016 Ministério do Esporte Fotos: CPB, Rio2016 e Brasil2016 Edição grandiosa das Paralímpiadas 2,1 milhões de ingressos vendidos, superando Pequim 2008 e atrás apenas de Londres

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS DEPARTAMENTO ESPORTIVO JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO DA FINALIDADE E REALIZAÇÃO Art. 1º - Os JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, competição oficial da

Leia mais

REGULAMENTO GERAL. 3 - É permitida a reunião de associações da mesma região para participação dos Jogos.

REGULAMENTO GERAL. 3 - É permitida a reunião de associações da mesma região para participação dos Jogos. 1 DA FINALIDADE V JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA DE 26 A 30 DE MAIO DE 2010 Foz do Iguaçu PR REGULAMENTO GERAL Art. 1º - Os JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, competição oficial da ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS

Leia mais

Centros de Iniciação ao Esporte

Centros de Iniciação ao Esporte MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO DEPARTAMENTO DE INFRAESTRUTURA DE ESPORTE Centros de Iniciação ao Esporte Alexandre Fernandes Ono Coordenador Geral do Departamento

Leia mais

VIII JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA

VIII JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA VIII JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL 1 DA FINALIDADE Art. 1º - Os VIII JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, competição oficial da ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS (AMB), têm como objetivo

Leia mais

VI JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL

VI JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL VI JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA DE 17 A 20 DE ABRIL DE 2013 São Paulo - SP REGULAMENTO GERAL 1 DA FINALIDADE Art. 1º - Os JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, competição oficial da ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS ATLETISMO 2018

INFORMAÇÕES GERAIS ATLETISMO 2018 INFORMAÇÕES GERAIS ATLETISMO 2018 III ETAPA CIRCUITO PAULISTA DE ATLETISMO PARA DEFICIENTES VISUAIS COPA SÃO PAULO DE ATLETISMO PARA DEFICIENTES VISUAIS ABERTO SÃO PAULO DE ATLETISMO PARA DEFICIENTES FISICOS

Leia mais

Engenharia Biomédica - UFABC

Engenharia Biomédica - UFABC Engenharia de Reabilitação e Biofeedback Órteses e/ou Próteses Eletromecânicas e Esportivas Professor: Pai Chi Nan 1 Acionamento Próteses convencionais 2 1 Próteses eletromecânicas Fonte de energia baterias

Leia mais

VIII Premio Internacional a la Solidaridad en el Deporte IV Premio Internacional Rompiendo Barreras con el Deporte

VIII Premio Internacional a la Solidaridad en el Deporte IV Premio Internacional Rompiendo Barreras con el Deporte VIII Premio Internacional a la Solidaridad en el Deporte IV Premio Internacional Rompiendo Barreras con el Deporte Convocatoria 2013 - Formulario para presentación de candidaturas PROMOTOR / DIRECTOR DEL

Leia mais

Ténis de Mesa. adaptado

Ténis de Mesa. adaptado Ténis de Mesa adaptado ITTF Para Table Tennis Leis & Regulamentos para Ténis de Mesa Adaptado 2 1 Atletas portadores de deficiência Independentemente das suas deficiências, os jogos de atletas em pé e

Leia mais

Jogos Olímpicos Vôlei. Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach

Jogos Olímpicos Vôlei. Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach Jogos Olímpicos Vôlei Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach O que são os Jogos Olímpicos? Jogos Olímpicos é o nome dado a um evento que reúne

Leia mais

SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA. Aula 9: Atividade Motora Adaptada as PcD s Motoras/Físicas

SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA. Aula 9: Atividade Motora Adaptada as PcD s Motoras/Físicas SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 9: Atividade Motora Adaptada as PcD s Motoras/Físicas Objetivos desta aula: 1. Conhecer e diferenciar as deficiências motoras e físicas, suas causas

Leia mais

Trabalho sobre Olímpiadas e o Japão. Felipe Isler nº6 Gabriel Mol nº7 Heloísa Bagatini nº9 Luiza Inforzato nº22

Trabalho sobre Olímpiadas e o Japão. Felipe Isler nº6 Gabriel Mol nº7 Heloísa Bagatini nº9 Luiza Inforzato nº22 Trabalho sobre Olímpiadas e o Japão Felipe Isler nº6 Gabriel Mol nº7 Heloísa Bagatini nº9 Luiza Inforzato nº22 A Origem Ainda não se tem certeza sobre o nascimento das olimpíadas. Sua origem é incerta

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS ATLETISMO 2017

INFORMAÇÕES GERAIS ATLETISMO 2017 INFORMAÇÕES GERAIS ATLETISMO 2017 CIRCUITO PAULISTA DE ATLETISMO PARA DEFICIENTES VISUAIS COPA SÃO PAULO DE ATLETISMO PARA DEFICIENTES VISUAIS ABERTO SÃO PAULO DE ATLETISMO PARA DEFICIENTES FISICOS E INTELECTUAIS

Leia mais

ÍNDICE INTRODUÇÃO. BRASIL - POTÊNCIA PARALÍMPICA Políticas públicas de inclusão no esporte Infraestrutura. LEGISLAÇÃO AVANÇADA Viver sem limite

ÍNDICE INTRODUÇÃO. BRASIL - POTÊNCIA PARALÍMPICA Políticas públicas de inclusão no esporte Infraestrutura. LEGISLAÇÃO AVANÇADA Viver sem limite 1 2 ÍNDICE INTRODUÇÃO BRASIL - POTÊNCIA PARALÍMPICA Políticas públicas de inclusão no esporte Infraestrutura LEGISLAÇÃO AVANÇADA Viver sem limite OS JOGOS PARALÍMPICOS Modalidades Atletas A Tocha 5 8 10

Leia mais

Artigo 2-Propiciar trocas de experiências e aproximar as famílias da vida esportiva dos filhos.

Artigo 2-Propiciar trocas de experiências e aproximar as famílias da vida esportiva dos filhos. JOGOS MUNICIPAIS ADAPTADOS 2018 Regulamento Geral APRESENTAÇÃO A Prefeitura Municipal de Limeira, através da Secretaria de Esporte e Lazer, realizará nos dias 4, 7, 8 e 9 de maio de 2018, os JOGOS MUNICIPAIS

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO ATLETISMO PARALÍMPICO

REGULAMENTO ESPECÍFICO ATLETISMO PARALÍMPICO 1 REGULAMENTO ESPECÍFICO ATLETISMO PARALÍMPICO 2014 2 XXIII JOGOS INTERCOLEGIAIS - 2014 II JOGOS INTERCOLEGIAIS PARALÍMPICOS 2014 Atletismo Paralímpico Regulamento Específico Art.1º - A Competição de Atletismo

Leia mais

CIRCUITO PAULISTA DE ESPORTES PARA DEFICIENTES VISUAIS. I ETAPA SÃO PAULO 16 e 17 de SETEMBRO DE 2107 INFORMAÇÕES GERAIS DESISTÊNCIAS DE PARTICIPAÇÃO

CIRCUITO PAULISTA DE ESPORTES PARA DEFICIENTES VISUAIS. I ETAPA SÃO PAULO 16 e 17 de SETEMBRO DE 2107 INFORMAÇÕES GERAIS DESISTÊNCIAS DE PARTICIPAÇÃO CIRCUITO PAULISTA DE ESPORTES PARA DEFICIENTES VISUAIS I ETAPA SÃO PAULO 16 e 17 de SETEMBRO DE 2107 INFORMAÇÕES GERAIS Local de Competição: Atletismo, Futebol de 5, Goalball, Judô, Natação e Xadrez CENTRO

Leia mais

ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A

ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A BOXE Introdução Na antiguidade, antes mesmo das civilizações grega e romana, há indícios arqueológicos que indicam que o homem praticava lutas usando as mãos, desferindo

Leia mais

Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G.

Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G. Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G. Oque são os jogos olímpicos Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo mundial com modalidades de verão

Leia mais

DATAS JOGOS DE INVERNO AAR 2018

DATAS JOGOS DE INVERNO AAR 2018 DATAS JOGOS DE INVERNO AAR 2018 02/07 Cerimônia de Abertura Observação: Já será computada pontuação para as equipes / Futsal Adulto 03/07 Tênis de Mesa / Tênis de Campo 04/07 Basquete / Tênis de Campo

Leia mais

Fones: (0xx62)

Fones: (0xx62) UniEVANGÉLICA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Avenida Universitária Km 3,5 CEP: 75 070.290 Anápolis GO Fones: (0xx62) 3310 6688 ANO:2017/1 PERÍODO: 7º BACHARELADO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DOS ESPORTES PARALÍMPICOS

Leia mais

Nº. 10/2016 Nossa Senhora Aparecida Dia das Crianças Descobrimento da América

Nº. 10/2016 Nossa Senhora Aparecida Dia das Crianças Descobrimento da América Nº. 10/2016 No dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos lembrem-se de todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América.

Leia mais

Trabalho das olimpíadas professor: rafael athayde

Trabalho das olimpíadas professor: rafael athayde Trabalho das olimpíadas professor: rafael athayde Eai, hoje vim falar um pouco sobre as olimpíadas, e as modalidades ok. Os jogos olímpicos foram criados pelos gregos por volta de 2500 a.c como uma homenagem

Leia mais

Fundada em 04 de setembro de 2000, tem desempenhado suas propostas desportivas e sociais de forma cada vez mais organizada e profissional.

Fundada em 04 de setembro de 2000, tem desempenhado suas propostas desportivas e sociais de forma cada vez mais organizada e profissional. INSTITUCIONAL A ASSOCIAÇÃO PARADESPORTIVA JR nasceu com a finalidade de contribuir com a integração da Pessoa com Deficiência na sociedade através do esporte. É pioneira neste tipo de projeto social, ou

Leia mais

UM EXPERIMENTO PRELIMINAR SOBRE A INFLUÊNCIA DOS JOGOS DIGITAIS NO DESEMPENHO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

UM EXPERIMENTO PRELIMINAR SOBRE A INFLUÊNCIA DOS JOGOS DIGITAIS NO DESEMPENHO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG UM EXPERIMENTO PRELIMINAR SOBRE A INFLUÊNCIA DOS JOGOS DIGITAIS NO DESEMPENHO

Leia mais

Referências para o Esporte Olímpico e Paralímpico Brasileiro

Referências para o Esporte Olímpico e Paralímpico Brasileiro Referências para o Esporte Olímpico e Paralímpico Brasileiro Ministério do Esporte - Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física

Leia mais

Nas férias de julho, Museu do Futebol traz programação especial Atividades ligadas ao tema olímpico serão realizadas ao longo do mês

Nas férias de julho, Museu do Futebol traz programação especial Atividades ligadas ao tema olímpico serão realizadas ao longo do mês Nas férias de julho, Museu do Futebol traz programação especial Atividades ligadas ao tema olímpico serão realizadas ao longo do mês O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de

Leia mais

Edital 7 - Fundamentos

Edital 7 - Fundamentos EDITAL 7/2017 2/17 Edital 7 - Fundamentos Expansão da política de formação esportiva; Incentivo e consolidação de calendário de competições esportivas nacionais; Aumento de competições de abrangência nacional;

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 Aluno: _ Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

atletas servidores modalidades esportivas 8 V TORNEIO integração instituições de fiscalização e controle

atletas servidores modalidades esportivas 8 V TORNEIO integração instituições de fiscalização e controle V TORNEIO integração 300 atletas servidores 8 modalidades esportivas 8 instituições de fiscalização e controle Apresentação O Torneio Integração é uma competição com oito modalidades esportivas e reúne

Leia mais

ALUNO (A): Nº. 2- Quantos jogadores de handebol ficam na reserva? A. 5jogadores. B. 6jogadores. C. 7jogadores. D. 8jogadores. E. 9jogadores.

ALUNO (A): Nº. 2- Quantos jogadores de handebol ficam na reserva? A. 5jogadores. B. 6jogadores. C. 7jogadores. D. 8jogadores. E. 9jogadores. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 6º A, B, C DISCIPLINA:

Leia mais

Torcida BRASIL. Síntese do recrutamento Voluntariado na aclimatação da Delegação Paralímpica Brasileira. Objetivo. Período.

Torcida BRASIL. Síntese do recrutamento Voluntariado na aclimatação da Delegação Paralímpica Brasileira. Objetivo. Período. Torcida BRASIL Síntese do recrutamentovoluntariado na aclimatação da Delegação Paralímpica Brasileira Objetivo Brevemente, estaremos celebrando as Olimpíadas e Paralimpíadas Tóquio 2020. O maior Festival

Leia mais

COPA REGIONAL CENTRO-OESTE DE FUTEBOL DE SETE PC

COPA REGIONAL CENTRO-OESTE DE FUTEBOL DE SETE PC COPA REGIONAL CENTRO-OESTE DE FUTEBOL DE SETE PC REGULAMENTO GERAL I Objetivo Art.1º Idealizado e criado pela ANDE, Associação Nacional de Desportos para Deficientes, patrocinado pelo Comitê Paraolímpico

Leia mais

1 Sumário Origem... 3 Símbolos... 4 Jogos de Inverno... 5 Jogos Paraolímpicos... 6 Modalidades... 7 Entrega de Medalhas... 8 Cerimônias... 9 Referências Bibliográficas... 10 2 Origem Os Jogos Olímpicos

Leia mais

Alto Rendimento Desportivo, Projeto Olímpico e Paralímpico Rio 2016 e desafios para os próximos Ciclos Olímpicos

Alto Rendimento Desportivo, Projeto Olímpico e Paralímpico Rio 2016 e desafios para os próximos Ciclos Olímpicos Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto Alto Rendimento Desportivo, Projeto Olímpico e Paralímpico Rio 2016 e desafios para os próximos Ciclos Olímpicos Jorge Vilela de Carvalho IPDJ, I.P.

Leia mais

Uma competição nacional é aberta a todos os atletas dos clubes filiados às federações estaduais e que estejam de acordo com estas regras.

Uma competição nacional é aberta a todos os atletas dos clubes filiados às federações estaduais e que estejam de acordo com estas regras. REMO, BARCOS, REGATAS E REMADORES REMO significa o ato de deslocar um barco com ou sem timoneiro pela força muscular de um ou mais remadores, usando remos como alavancas e sentados de costas para a direção

Leia mais

PROJETO INCENTIVADO - ICMS CENTRO DE TREINAMENTO DE REMO ADAPTÁVEL. Este é um Projeto Aprovado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte KMC

PROJETO INCENTIVADO - ICMS CENTRO DE TREINAMENTO DE REMO ADAPTÁVEL. Este é um Projeto Aprovado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte KMC PROJETO INCENTIVADO - ICMS CENTRO DE TREINAMENTO Este é um Projeto Aprovado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte Realização Apoio Sobre a Lei Foi sancionada em dezembro de 2009 a Lei Estadual nº 1.137/2009,

Leia mais

OLIMPÍADAS COOPERATIVISTAS. Regulamento Técnico. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO

OLIMPÍADAS COOPERATIVISTAS. Regulamento Técnico. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO OLIMPÍADAS COOPERATIVISTAS Regulamento Técnico Regulamento Técnico que traz as diretrizes básicas das sete modalidades esportivas. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO Petrucio.mamede@sescooppb.coop.br

Leia mais

XVIII OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL

XVIII OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO DISPOSIÇÕES GERAIS REALIZAÇÃO Data: 01 de outubro. Local: Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo. CERIMÔNIA DE ABERTURA: em cada grupo, nos respectivos

Leia mais

X SEMANA ESPORTIVA DA UTFPR-CP (SEUT 2016) De 03 a 09 de novembro

X SEMANA ESPORTIVA DA UTFPR-CP (SEUT 2016) De 03 a 09 de novembro X SEMANA ESPORTIVA DA UTFPR-CP (SEUT 2016) De 03 a 09 de novembro REGULAMENTO GERAL 1. FINALIDADE Resgatar momentos lúdicos e de companheirismo por meio de atividades esportivas entres alunos dos cursos

Leia mais

AGILIDADE EM PARATLETAS DE BASQUETEBOL DE LONDRINA 1. RESUMO. Palavras Chave: Esporte, Basquetebol, Agilidade, Deficiência Física, Paratletas

AGILIDADE EM PARATLETAS DE BASQUETEBOL DE LONDRINA 1. RESUMO. Palavras Chave: Esporte, Basquetebol, Agilidade, Deficiência Física, Paratletas AGILIDADE EM PARATLETAS DE BASQUETEBOL DE LONDRINA 1. Guilherme Sanches Valverde 2 Fernanda Pereira de Souza 3 Rosangela Marques Busto 4 Abdallah Achour Junior 4 Fausto Orsi de Medola 4 RESUMO Este estudo

Leia mais

REGULAMENTO ATLETISMO

REGULAMENTO ATLETISMO REGULAMENTO ATLETISMO CIRCUITO BRASIL LOTERIAS CAIXA DE ATLETISMO, ESGRIMA, HALTEROFILISMO E NATAÇÃO 2018 I DAS INSCRIÇÕES Artigo 1º - As provas disponíveis para inscrição estão descritas e serão disputadas

Leia mais

Entendendo o tamanho dos Jogos

Entendendo o tamanho dos Jogos Entendendo o tamanho dos Jogos COPA 32 nações 15 passaram pelo Rio 723 atletas 15.000 Voluntários Um esporte futebol 1 estádio Maracanã 7 jogos Em 7 dias alternados OLIMPÍADAS 206 nações todas no Rio 15.000

Leia mais

Jaraguá Clube Campestre VI Campeonato Interno de Futsal -2015

Jaraguá Clube Campestre VI Campeonato Interno de Futsal -2015 Jaraguá Clube Campestre VI Campeonato Interno de Futsal -2015 INFANTIL REGULAMENTO: A Sub-diretoria de Futsal Infantil de Esportes do Jaraguá Clube Campestre realizará, no período de 30/08 a 14/11/2015.

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 6ª PROVA 5º ANO 2016

EDUCAÇÃO FÍSICA 6ª PROVA 5º ANO 2016 EDUCAÇÃO FÍSICA 6ª PROVA 5º ANO 2016 Handebol Devido ao fato do esporte ter sido desenvolvido por um professor de educação física, o handebol ganhou grande aceitação nas escolas e colégios de muitos países,

Leia mais

REGULAMENTO ATLETISMO

REGULAMENTO ATLETISMO REGULAMENTO ATLETISMO CIRCUITO BRASIL LOTERIAS CAIXA DE ATLETISMO, ESGRIMA, HALTEROFILISMO E NATAÇÃO 2018 I DAS INSCRIÇÕES Artigo 1º - As provas disponíveis para inscrição estão descritas e serão disputadas

Leia mais

COMISSÃO DO ESPORTE DILIGÊNCIA

COMISSÃO DO ESPORTE DILIGÊNCIA COMISSÃO DO ESPORTE DILIGÊNCIA VISITA TÉCNICA PARA ACOMPANHAR OS EVENTOS TESTE AQUECE RIO 2015 DE CANOAGEM SLALOM E DE HÓQUEI COMPLEXO DE DEODORO RIO DE JANEIRO. 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Apresentação No

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE APOIO AOS ATLETAS DO SISTEMA AABB

REGULAMENTO PROGRAMA DE APOIO AOS ATLETAS DO SISTEMA AABB REGULAMENTO PROGRAMA DE APOIO AOS ATLETAS DO SISTEMA AABB I. CONCEITO Art. 1º Programa que visa o desenvolvimento e a expansão do cenário desportivo do Sistema AABB, oferecendo apoio aos atletas vinculados

Leia mais

Os Jogos Olímpicos Feito por Vasco Marques nº 28 7º2ª

Os Jogos Olímpicos Feito por Vasco Marques nº 28 7º2ª Prof.ª: Carla Mendes Março de 2018 Educação Física Escola: Roque Gameiro Os Jogos Olímpicos Feito por Vasco Marques nº 28 7º2ª Hoje venho falar sobre os jogos Olímpicos: o que são? O que significam os

Leia mais

12º - O aluno do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, fica obrigado a utilizar a camiseta dos Jogos Salesianos, nos jogos coletivos e individuais.

12º - O aluno do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, fica obrigado a utilizar a camiseta dos Jogos Salesianos, nos jogos coletivos e individuais. Venha jogar conosco! Estão abertas as inscrições para os Pais, Mães e os Ex-Alunos nos Jogos Salesianos 2017!!! Lembrando que as inscrições estarão abertas até dia 21/09, quinta-feira, às 15h! Abaixo os

Leia mais

CMT Colégio Militar Tiradentes. Ficha de Inscrição

CMT Colégio Militar Tiradentes. Ficha de Inscrição MODALIDADE: FUTSAL Nº Nome Completo do Atleta MODALIDADE: FUTSAL Nº Nome Completo do Atleta Brasília, de Junho de 25. MODALIDADE: Voleibol CMT Colégio Militar Tiradentes Nº Nome Completo do Atleta 11 12

Leia mais

Ténis de Mesa. adaptado

Ténis de Mesa. adaptado Ténis de Mesa adaptado ITTF Para Table Tennis Leis & Regulamentos para Ténis de Mesa Adaptado 2 1 Atletas portadores de deficiência Independentemente das suas deficiências, os jogos de atletas em pé e

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS 70ª EDIÇÃO DOS JOGOS DO SESI FASE MUNICIPAL

INSCRIÇÕES ABERTAS 70ª EDIÇÃO DOS JOGOS DO SESI FASE MUNICIPAL BOLETIM 01 SESI ARARAS INSCRIÇÕES ABERTAS 70ª EDIÇÃO DOS JOGOS DO SESI FASE MUNICIPAL Estão abertas as inscrições para as competições que ocorrem na cidade de Leme, na 70ª edição dos Jogos do SESI, uma

Leia mais

REGULAMENTO GERAL JOGOS ESCOLARES PARALÍMPICOS DO DISTRITO FEDERAL 2016 TÍTULO I CAPÍTULO I DA REALIZAÇÃO

REGULAMENTO GERAL JOGOS ESCOLARES PARALÍMPICOS DO DISTRITO FEDERAL 2016 TÍTULO I CAPÍTULO I DA REALIZAÇÃO REGULAMENTO GERAL JOGOS ESCOLARES PARALÍMPICOS DO DISTRITO FEDERAL 2016 TÍTULO I CAPÍTULO I DA REALIZAÇÃO Art. 1º - Os Jogos Escolares Paralímpicos do Distrito Federal - JEDF é uma realização anual da

Leia mais

PORTFÓLIO DE PARATLETAS

PORTFÓLIO DE PARATLETAS PORTFÓLIO DE PARATLETAS Programa de Desenvolvimento e Transição de Carreira Apresentação Instituição social fundada em 2008 com objetivo de desenvolver e potencializar as habilidades das pessoas com deficiência

Leia mais

REGULAMENTO GERAL 1º JOGOS INTERNOS DO ENSINO MÉDIO 2017

REGULAMENTO GERAL 1º JOGOS INTERNOS DO ENSINO MÉDIO 2017 REGULAMENTO GERAL 1º JOGOS INTERNOS DO ENSINO MÉDIO 2017 Os Jogos Internos do Ensino Médio, que acontecem pela primeira no Colégio Antônio Vieira no ano de 2017, integram as atividades de Educação Física

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física

Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física Agrupamento de Escolas da Sé - Guarda Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo Grupo Disciplinar de Educação Física 7º ANO - 1º PERÍODO UNIDADE DIDÁTICA TESTES DE C.F. ATLETISMO GINÁSTICA SOLO Conteúdos -

Leia mais

Informações da Organização

Informações da Organização Informações da Organização Nome: Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos CNPJ: 78.827.177/0001-53 Endereço: Rua Rui Barbosa Endereço Complemento: Numero: 708 Bairro: Agronômica Cidade: Florianópolis

Leia mais

O esporte adaptado tem sua história descrita,

O esporte adaptado tem sua história descrita, Esporte Adaptado às Pessoas com Deiciências na Unesp de Presidente Prudente Artigos / Articles Esporte Adaptado às Pessoas com Deficiências na Unesp de Presidente Prudente: da Iniciação às Conquistas Sociais

Leia mais

Olimpíada º ano, 1ª, 2ª e 3ª séries Ensino Médio

Olimpíada º ano, 1ª, 2ª e 3ª séries Ensino Médio Olimpíada 2018 9º ano, 1ª, 2ª e 3ª séries Ensino Médio Regulamento Geral Caros Alunos! Um dos grandes momentos da nossa escola está chegando. A Olimpíada será uma oportunidade de manifestarmos a nossa

Leia mais

Olimpiadas. Callel duarte Nº 6, Eduardo Sanchez Nº 8, Bruno buschinelli Nº 4, rafael Dùrso Nº 28, felipe Paschoal Nº 9

Olimpiadas. Callel duarte Nº 6, Eduardo Sanchez Nº 8, Bruno buschinelli Nº 4, rafael Dùrso Nº 28, felipe Paschoal Nº 9 Olimpiadas Callel duarte Nº 6, Eduardo Sanchez Nº 8, Bruno buschinelli Nº 4, rafael Dùrso Nº 28, felipe Paschoal Nº 9 O que São os Jogos Olímpicos? Os Jogos Olímpicos são eventos com vários esportes mundiais

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO GERAL DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO GERAL DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ART. 1º A competição será para alunos devidamente matriculados na Instituição de Ensino - Univale. ART. 2º As pessoas físicas que participarem do evento consideradas

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física PLANEJAMENTO - 209 Série: 9º ano Professor: Cassio Lima ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento sem material

Leia mais

Questões dos 6º anos

Questões dos 6º anos 2012 - AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 4ª BIMESTRE Questões dos 6º anos 1- Lembrando que tanto o futebol como o handebol são esportes coletivos, quais comportamentos podemos observar com relação a forma

Leia mais

Esporte paralímpico: tecnológico e inclusivo

Esporte paralímpico: tecnológico e inclusivo Instituto de Educação Infantil e Juvenil Inverno, 2016. Londrina, Nome: de Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 14 MMXVI Fase 1 Grupo C 09 SETEMBRO 2016 O poder revolucionário da nanotecnologia Esporte

Leia mais

Jogos olímpicos. João Izzi, Henrique, Enzo, Rafael Felipe 9ºC

Jogos olímpicos. João Izzi, Henrique, Enzo, Rafael Felipe 9ºC Jogos olímpicos João Izzi, Henrique, Enzo, Rafael Felipe 9ºC Jogos olímpicos O que são os jogos olímpicos: Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo global com modalidades de verão e de inverno, em

Leia mais

Para atenuar os efeitos da inflação sobre a moeda, todos os valores foram corrigidos com o índice IGP-M, calculado entre dezembro do ano em questão a

Para atenuar os efeitos da inflação sobre a moeda, todos os valores foram corrigidos com o índice IGP-M, calculado entre dezembro do ano em questão a Para atenuar os efeitos da inflação sobre a moeda, todos os valores foram corrigidos com o índice IGP-M, calculado entre dezembro do ano em questão a dezembro de 2011. Aprovados Liberados Orçamento geral

Leia mais

Página 2 - Pentatlo Moderno - (Leticia Tormente) Página 3 e 4 - Polo Aquático - (Isabelly do Patrocinio) Página 6 - Remo - (Bianca Almeida)

Página 2 - Pentatlo Moderno - (Leticia Tormente) Página 3 e 4 - Polo Aquático - (Isabelly do Patrocinio) Página 6 - Remo - (Bianca Almeida) Almanaque Olímpico Sumário Página 2 - Pentatlo Moderno - (Leticia Tormente) Página 3 e 4 - Polo Aquático - (Isabelly do Patrocinio) Página 5 - Natação - (Julia Ultz) Página 6 - Remo - (Bianca Almeida)

Leia mais

REGULAMENTO DO TORNEIO DE INVERNO 2014 FUTEBOL SOCIETY CÂMPUS RIO POMBA

REGULAMENTO DO TORNEIO DE INVERNO 2014 FUTEBOL SOCIETY CÂMPUS RIO POMBA SINASEFE Seção Rio Pomba Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Pró-reitoria de Extensão

Leia mais

VII UNIBRGAMES

VII UNIBRGAMES VII UNIBRGAMES - 2018 Os jogos acontecerão na quadra da faculdade entre os dias 30 de outubro e 23 de novembro. As solicitações de inscrições deverão ser entregues no Atendimento ao Aluno de 29/09 a 25/10,

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE

FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE EDILTON JUNIOR SILVA JOÃO PEDRO MARQUES JULIANA NÓBREGA JATOBÁ JOGOS OLÍMPICOS 2016 Patrocínio e Lei de Incentivo ao Esporte Orientadora: Profª. Drª. Rosângela M.

Leia mais

XLIV OLIMPÍADA JULHO 2018

XLIV OLIMPÍADA JULHO 2018 XLIV OLIMPÍADA JULHO 2018 COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS CERIMONIAL DE ABERTURA DIA: 07 DE JULHO DE 2018 - SÁBADO HORÁRIO: 08:00 HORAS LOCAL: GINÁSIO DE ESPORTES (COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS). 1º - 6ºAno A 2º -

Leia mais

XLIV OLIMPÍADA JULHO 2018

XLIV OLIMPÍADA JULHO 2018 XLIV OLIMPÍADA JULHO 2018 COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS CERIMONIAL DE ABERTURA DIA: 07 DE JULHO DE 2018 - SÁBADO HORÁRIO: 08:00 HORAS LOCAL: GINÁSIO DE ESPORTES (COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS). 1º - 6ºAno A 2º -

Leia mais

GUILHERME RAYMUNDO COSTA

GUILHERME RAYMUNDO COSTA FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE GUILHERME

Leia mais

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio Atletismo O Atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamento e salto. De modo geral, o Atletismo desenvolve a força nas extremidades inferiores, resistência física

Leia mais

Tabela de Jogos da Ginchamp 2017

Tabela de Jogos da Ginchamp 2017 Tabela de Jogos da Ginchamp 2017 Equipes: Equipe 1 (E1); Equipe 2 (E2); Equipe 3 (E3); Equipe 4 (E4) e Equipe 5 (E5). Tabela de Jogos de Mini Voleibol Quadra sintética 13h30 13h42 1 E1 x E2 Quadra sintética

Leia mais

As deficiências do processo comunicativo jornalístico das paralimpíadas Rio Eduarda REOLON. Paula Bica FLORES². Profº. Dr.

As deficiências do processo comunicativo jornalístico das paralimpíadas Rio Eduarda REOLON. Paula Bica FLORES². Profº. Dr. As deficiências do processo comunicativo jornalístico das paralimpíadas Rio 2016 1 Eduarda REOLON Paula Bica FLORES² Profº. Dr. Marco Bonito³ Universidade Federal do Pampa, São Borja, RS RESUMO Este artigo

Leia mais