Esportes de Marca. Aula 2. Natação, ciclismo de pista e paraciclismo de pista. Rio 2016 Versão 1.0

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Esportes de Marca. Aula 2. Natação, ciclismo de pista e paraciclismo de pista. Rio 2016 Versão 1.0"

Transcrição

1

2 Esportes de Marca Aula 2 Natação, ciclismo e paraciclismo Rio 2016 Versão 1.0

3 Objetivos 1 Apresentar mais três esportes que se enquadram na categoria DE MARCA e suas principais regras. 2 Conhecer a história do surgimento desses esportes nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

4 e paraciclismo Introdução Introdução Nesta aula, vamos aprender um pouco sobre três esportes que estão dentro da categoria DE MARCA, são elas: NATAÇÃO CICLISMO DE PISTA PARACICLISMO DE PISTA

5 1 Natação

6 e paraciclismo Capítulo 1 Natação UM POUCO DA HISTÓRIA Presente na civilização desde a Idade da Pedra, quando homens nadavam por rios e lagos atrás de alimento, a natação só ganhou força como esporte no início do século XIX, quando aconteceram diversas competições na Inglaterra. A primeira técnica mais popular foi o nado de peito.

7 e paraciclismo Capítulo 1 Natação A NATAÇÃO NOS JOGOS OLÍMPICOS A disciplina está presente nos Jogos desde a primeira edição da Era Moderna, em 1896, na cidade de Atenas, na Grécia - entretanto, era disputada em águas abertas. As piscinas só começaram a ser utilizadas no ano de 1908, quando as regras do esporte foram oficializadas. Os primeiros estilos a se tornarem mais populares foram o NADO LIVRE E O PEITO. O NADO DE COSTAS entrou no programa Olímpico em 1900, na cidade de Paris, capital da França. E o BORBOLETA apenas em 1956, em Melbourne, na Austrália. Ele surgiu por conta de alguns nadadores que desenvolveram uma técnica levantando os braços acima da água para ganhar velocidade nas provas de peito.

8 e paraciclismo Capítulo 1 Natação A NATAÇÃO NOS JOGOS OLÍMPICOS As mulheres começaram a disputar os eventos de natação no ano de 1912, quando os Jogos aconteceram em Estocolmo, na Suécia. Desde então, a disciplina tem sido presença constante nos Jogos Olímpicos. Na edição de 1996, em Atlanta, o programa de 17 eventos tornou-se quase igual para homens e mulheres, com um pequeno detalhe: a prova de longa distância feminina é de 800 metros, e a masculina, de metros.

9 e paraciclismo Capítulo 1 Natação Saiba mais... Os Jogos de 2008, em Pequim, marcaram a estreia da maratona aquática, única competição da natação em águas abertas. Um evento da natação até os Jogos de 2012, em Londres, a disputa chegará ao Rio elevada à disciplina de Desportos Aquáticos, segundo a federação internacional (FINA, em francês).

10 e paraciclismo Capítulo 1 Natação A NATAÇÃO NOS JOGOS PARALÍMPICOS A natação está presente desde a primeira edição dos Jogos Paralímpicos, no ano de 1960, em Roma. À época, apenas pessoas com lesão medular participavam. Esta condição começou a mudar em 1972, quando nadadores com deficiência visual disputaram eventos demonstrativos. Pouco a pouco o esporte foi se abrindo a mais classes e atualmente conta com atletas com deficiência física, visual e intelectual. Dependendo de suas habilidades, os atletas podem largar direto de dentro da água, sentados ou ao lado do bloco de partida. Em alguns casos, seu técnico ou um voluntário auxiliam apenas na saída da prova, sem poder dar impulso.

11 e paraciclismo Capítulo 1 Natação Atenção A maior diferença da natação em relação à qualquer outro esporte Paralímpico é o fato de o atleta utilizar apenas o seu próprio corpo para a competição, ou seja, recursos como órteses e próteses não são permitidos. Homens e mulheres competem separadamente em provas que vão dos 50 aos 400 metros no estilo livre e 50 aos 100m no borboleta.

12 e paraciclismo Capítulo 1 Natação PRINCIPAIS REGRAS A natação é uma disciplina de VELOCIDADE, RESISTÊNCIA E FORÇA. Vence quem superar os concorrentes e completar o percurso no menor tempo possível.

13 e paraciclismo Capítulo 1 Natação PRINCIPAIS REGRAS A natação é uma disciplina de VELOCIDADE, RESISTÊNCIA E FORÇA. Vence quem superar os concorrentes e completar o percurso no menor tempo possível. AS PROVAS SÃO DIVIDIDAS: PELA DISTÂNCIA: 50m 100m 200m 400m 800m 1500m PELO ESTILO: Livre Costas Peito Borboleta Medley

14 e paraciclismo Capítulo 1 Natação PRINCIPAIS REGRAS A natação é uma disciplina de VELOCIDADE, RESISTÊNCIA E FORÇA. Vence quem superar os concorrentes e completar o percurso no menor tempo possível. AS PROVAS SÃO DIVIDIDAS: PELA DISTÂNCIA: 50m 100m 200m 400m 800m 1500m PELO ESTILO: Livre Costas Peito Borboleta Medley Nas provas do estilo medley, o nadador executa os quatro estilos: borboleta, costas, peito e livre - sempre nessa ordem para provas individuais. Para o revezamento, a sequencia é: costas, peito, borboleta e livre. Além das DISPUTAS INDIVIDUAIS, há os REVEZAMENTOS, COM EQUIPES de quatro nadadores cada. As provas podem ter eliminatórias e semifinais. Os nadadores ou equipes com os oito melhores tempos vão à final.

15 e paraciclismo Capítulo 1 Natação PRINCIPAIS REGRAS A natação é uma disciplina de VELOCIDADE, RESISTÊNCIA E FORÇA. Vence quem superar os concorrentes e completar o percurso no menor tempo possível. AS PROVAS SÃO DIVIDIDAS: PELA DISTÂNCIA: 50m 100m 200m 400m 800m 1500m PELO ESTILO: Livre Costas Peito Borboleta Medley Nas provas do estilo medley, o nadador executa os quatro estilos: borboleta, costas, peito e livre - sempre nessa ordem para provas individuais. Para o revezamento, a sequencia é: costas, peito, borboleta e livre. Além das DISPUTAS INDIVIDUAIS, há os REVEZAMENTOS, COM EQUIPES de quatro nadadores cada. As provas podem ter eliminatórias e semifinais. Os nadadores ou equipes com os oito melhores tempos vão à final. Os participantes usam ÓCULOS ESPECÍFICOS, TOUCA E TRAJES ESPECÍFICOS, que reduzem a resistência da água. A piscina tem 50 metros de largura, 25m de diâmetro e 3m de profundidade. Ela é dividida em dez raias, mas apenas oito são usadas.

16 2 Ciclismo de Pista

17 e paraciclismo Capítulo 2 Ciclismo UM POUCO DA HISTÓRIA DO CICLISMO DE PISTA NOS JOGOS OLÍMPICOS O CICLISMO DE PISTA é disputado desde os Jogos Olímpicos de 1896, os primeiros da Era Moderna e disputados em Atenas, na Grécia. A disciplina está presente desde então e só não teve provas na edição de 1912, em Estocolmo, capital sueca quando aconteceu apenas a disputa de estrada. Apesar de o ciclismo estar há tanto tempo em disputa, as mulheres só começaram a participar em 1988, em Seul, na Coreia do Sul, em provas de velocidade.

18 e paraciclismo Capítulo 2 Ciclismo de Pista Saiba mais... Desde as primeiras competições oficiais, em 1870, os ciclistas competiam em ginásios fechados com pistas de madeira, que lembram muito os velódromos utilizados nos dias de hoje. O ambiente permitia que a competição fosse disputada sem restrição meteorológica e ainda agradava aos seus promotores, que podiam cobrar ingressos para que os espectadores assistissem às corridas. HOJE, A PISTA PODE SER DE MADEIRA OU CONCRETO. EXISTEM VELÓDROMOS COBERTOS E DESCOBERTOS.

19 e paraciclismo Capítulo 2 Ciclismo de Pista PRINCIPAIS REGRAS A BICICLETA No ciclismo, as bicicletas são projetadas para alcançarem o máximo de velocidade possível. Curiosamente, elas não possuem marchas e nem freios, já que parar repentinamente durante uma prova representaria um grande risco de acidentes nas provas de grupo.

20 e paraciclismo Capítulo 2 Ciclismo de Pista PRINCIPAIS REGRAS O PROGRAMA OLÍMPICO No programa Olímpico, os ciclistas correm seis provas: volta lançada, km contrarrelógio, pontos, scratch, perseguição, eliminação.

21 3 Paraciclismo

22 e paraciclismo Capítulo 3 Paraciclismo PARACICLISMO NOS JOGOS PARALÍMPICOS Disciplina mais recente do paraciclismo, a competição em pista começou apenas nos Jogos de 1996, em Atlanta. Como na disputa Olímpica, é dividido entre as seguintes provas: CONTRARRELÓGIO PERSEGUIÇÃO VELOCIDADE

23 e paraciclismo Capítulo 3 Paraciclismo PRINCIPAIS REGRAS 1 Uma das bicicletas usadas nas provas é a TANDEM, de dois lugares e que é utilizada pelos atletas com deficiência visual ou baixa visão, identificados pela LETRA B (do inglês Blind ou cego em português). Como nas provas de atletismo, existe um atleta-guia, que no caso do ciclismo chama-se piloto e fica no banco da frente. 2 Também participam das provas amputados, divididos em cinco classes. A adaptação das bicicletas pode variar do acionamento de freios e câmbios até próteses e órteses voltadas para a competição como as que seguram o guidom. Estas classificações são identificadas pela LETRA C.

24 e paraciclismo Capítulo 3 Paraciclismo Atenção O formato de disputa muda de acordo com o evento, mas a dinâmica dos eventos é parecida com a das provas Olímpicas. O paraciclismo também tem suas regras e organização sob responsabilidade da Federação Internacional de Ciclismo (UCI, em francês).

25 e paraciclismo QUIZ Consolidando e testando seus conhecimentos Teste seus conhecimentos respondendo às questões a seguir.

26 e paraciclismo QUIZ QUIZ! 1. Complete a frase: A natação é uma disciplina de... a)... habilidade somente. b)... concentração somente. c)... velocidade, resistência e força.

27 e paraciclismo QUIZ QUIZ! 2. No ciclismo, as bicicletas são projetadas para alcançarem o máximo de velocidade possível, não possuindo marchas ou freios. Esta é uma afirmativa: a) Correta b) Incorreta

28 e paraciclismo QUIZ QUIZ! 3. No paraciclismo podem participar atletas: a) somente amputados. b) deficientes visuais ou com baixa visão e paraplégicos. c) amputados e deficientes visuais ou com baixa visão.

29 e paraciclismo QUIZ Consolidando e testando seus conhecimentos Confira suas respostas: 1. C 2. A 3. C

30 e paraciclismo Consolidando seus conhecimentos. Veja o vídeo, conheça um grande atleta Olímpico e reflita sobre a importância do esporte na vida das crianças. Michael Phelps dá aulas de natação em dia histórico no Rio.

31 e paraciclismo Relembrando A NATAÇÃO ganhou força como disputa esportiva no início do século XIX, quando aconteceram diversas competições na Inglaterra. A disciplina está presente nos Jogos desde a primeira edição da Era Moderna, em 1896 em Atenas, porém era disputado em águas abertas. As piscinas só começaram a ser utilizadas no ano de 1908, quando as regras do esporte foram oficializadas. O CICLISMO DE PISTA também é realizado desde os Jogos Olímpicos de 1896, em Atenas. As provas femininas da disciplina só começaram em 1988, em Seul, na Coreia do Sul, em eventos de velocidade. O PARACICLISMO DE PISTA é recente, tendo começado nos Jogos de 1996, em Atlanta. E, como na disputa Olímpica, é dividido em provas: contrarrelógio, perseguição e velocidade.

32 Conclusão Você acaba de concluir a aula final do curso Esportes de Marca. Nesta aula, você conheceu como surgiram as disciplinas natação, ciclismo e paraciclismo. Além disso, estudou as principais regras desses esportes. Até a próxima!

33 FICHA CATALOGRÁFICA Título: Natação, Ciclismo de Pista e Paraciclismo de Pista Assunto: Esportes de Marca Palavras-chave: Natação, ciclismo, paraciclismo, pista, marca Data da publicação: 03/2015 Edição: 1ª edição Autor/Criador: Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 Colaboração: Política e Operações Esportivas SPP Banco de Imagens Rio 2016 Imagens: Getty Images Tipo de Documento: Aula Digital Idioma: Português (Brasil) Objeto Digital: Slide de Apresentação Formato:.pps e.pdf Local original:

Esportes Estéticos e Rítmicos

Esportes Estéticos e Rítmicos Esportes Estéticos e Rítmicos Aula 2 Saltos ornamentais e nado Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais dois esportes da categoria ESPORTES ESTÉTICOS E RÍTMICOS e suas principais regras. 2 Conhecer

Leia mais

Esportes de Combate. Aula 3. Esgrima e esgrima em cadeira de rodas

Esportes de Combate. Aula 3. Esgrima e esgrima em cadeira de rodas Esportes de Combate Aula 3 Esgrima e esgrima em cadeira de rodas Objetivos 1 Apresentar mais dois esportes da categoria ESPORTES DE COMBATE e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses esportes

Leia mais

Esportes de Combate. Aula 2. Boxe e luta Olímpica Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Combate. Aula 2. Boxe e luta Olímpica Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Combate Aula 2 Boxe e luta Olímpica Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais dois esportes da categoria ESPORTES DE COMBATE e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses esportes

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 4 Ciclismo, ciclismo BMX e paraciclismo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais três esportes da categoria ESPORTES DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas

Leia mais

Esportes de Marca. Aula 1. Atletismo, levantamento de peso e halterofilismo

Esportes de Marca. Aula 1. Atletismo, levantamento de peso e halterofilismo Esportes de Marca Aula 1 Atletismo, Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria ESPORTES DE MARCA e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses esportes e como entraram nos Jogos Olímpicos

Leia mais

Esportes de Precisão. Aula 1. Tiro esportivo, tiro com arco e bocha. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Precisão. Aula 1. Tiro esportivo, tiro com arco e bocha. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Precisão Aula 1 Tiro esportivo, tiro Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria ESPORTES DE PRECISÃO e suas principais regras. 2 Conhecer a história do surgimento

Leia mais

O Movimento Paralímpico. Aula 1 Conhecendo o Movimento Paralímpico

O Movimento Paralímpico. Aula 1 Conhecendo o Movimento Paralímpico O Movimento Paralímpico Aula 1 Conhecendo o Movimento Paralímpico Objetivos 1 Identificar os valores Paralímpicos. 2 Conhecer a história do movimento Paralímpico. 3 Apresentar o Comitê Paralímpico Internacional

Leia mais

QUESTÃO ÚNICA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA.

QUESTÃO ÚNICA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA. PÁGINA 1 / 10 QUESTÃO ÚNICA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA. 01. Um ano é dito bissexto quando possui 366 dias. Para termos um ano bissexto ele deve ser divisível

Leia mais

Mascotes. Aula 1 A história das mascotes. Rio 2016 Versão 1.0

Mascotes. Aula 1 A história das mascotes. Rio 2016 Versão 1.0 Mascotes Aula 1 A história das mascotes Rio 2016 Versão 1.0 Você verá: 1 A origem das mascotes 2 A primeira mascote oficial dos Jogos 3 As mascotes ao longo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Introdução

Leia mais

Regulamento Específico. Atletismo

Regulamento Específico. Atletismo Regulamento Específico Atletismo 2015 Art. 1º - A competição de atletismo dos Jogos Escolares de Minas Gerais JEMG/2015 obedecerá às Regras Oficiais da IAAF - Associação Internacional das Federações de

Leia mais

OIDS: Saiba quais as modalidades que serão disputadas Agência Diref 23 de janeiro de 2015

OIDS: Saiba quais as modalidades que serão disputadas Agência Diref 23 de janeiro de 2015 OIDS: Saiba quais as modalidades que serão disputadas Agência Diref 23 de janeiro de 2015 O Comitê Organizador Nacional (CON) e o Conselho Nacional Permanente dos Jogos (CNPJ), estiveram reunidos no início

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO

REGULAMENTO ESPECÍFICO REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES ESPORTIVAS INTERCLASSES E INTERESCOLAS REGULAMENTO ESPECÍFICO Segue o Regulamento com os ajustes realizados e informado previamente. Lembrando que todas as crianças

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO ATLETISMO

REGULAMENTO TÉCNICO ATLETISMO ATLETISMO Art. 1º - As competições de Atletismo serão regidas pelas Regras de Competições da Federação Internacional de Atletismo Amador, pelas normas da CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo), por

Leia mais

1º BIATHLON YACHT CLUBE DA BAHIA 2016

1º BIATHLON YACHT CLUBE DA BAHIA 2016 1º BIATHLON YACHT CLUBE DA BAHIA 2016 Regulamento 1. OBJETIVO: Este regulamento estabelece as normas para a realização do 1º Biathlon Yacht Clube 2016, e visa assegurar o nivelamento das competições sancionadas

Leia mais

Campeonato Europeu de Judo para Cegos e Baixa Visão 2015 IBSA European Judo Championship 2015

Campeonato Europeu de Judo para Cegos e Baixa Visão 2015 IBSA European Judo Championship 2015 Campeonato Europeu de Judo para Cegos e Baixa Visão 2015 IBSA European Judo Championship 2015 Portugal 26 a 29 de novembro de 2015 Pavilhão Multiusos de Odivelas Apresentação O Campeonato Europeu de Judo

Leia mais

Regulamento Específico de Atletismo

Regulamento Específico de Atletismo Regulamento Específico de Atletismo ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS... 4 3. DISCIPLINAS... 4 4. PARTICIPAÇÃO / INSCRIÇÃO... 4 5. CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA DE AJUIZAMENTO... 5 6. REGULAMENTO

Leia mais

NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS COM DEFICIÊNCIA EM CORRIDAS DE RUA

NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS COM DEFICIÊNCIA EM CORRIDAS DE RUA NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS COM DEFICIÊNCIA EM CORRIDAS DE RUA Atletas com deficiência 1- Fazem parte desta CATEGORIA os atletas com algum tipo de deficiência. Os atletas podem ou não ter uma classificação

Leia mais

COMPOSIÇÃO DE UM JÚRI

COMPOSIÇÃO DE UM JÚRI COMPOSIÇÃO DE UM JÚRI Graça Fernandes Autora Graça a Fernandes 1 COMPOSIÇÃO DE UM JÚRI SW 1 Nos Jogos Olímpicos e Campeonatos do Mundo, o número mínimo de membros do Júri nomeado pela FINA é composto por:

Leia mais

Manual do Atleta. Manual do Atleta. 2ª Etapa do Rio Triathlon. Manual do Atleta 2ª Etapa do Rio Triathlon 2016. Manual do Atleta

Manual do Atleta. Manual do Atleta. 2ª Etapa do Rio Triathlon. Manual do Atleta 2ª Etapa do Rio Triathlon 2016. Manual do Atleta Manual do Atleta Manual do Atleta 2ª Etapa do Rio 2015 Triathlon 2015 2ª Etapa do Rio Triathlon Manual do Atleta Manual do Atleta 2ª Etapa do Rio Triathlon 2016 1ª Etapa Rio Triathlon 2016 O Rio Triathlon

Leia mais

Instituto de Educação Ivoti GEGA 2015. Interturmas/Interséries 10 de novembro de 2015. Regulamento

Instituto de Educação Ivoti GEGA 2015. Interturmas/Interséries 10 de novembro de 2015. Regulamento Instituto de Educação Ivoti GEGA 2015 Interturmas/Interséries 10 de novembro de 2015 Regulamento 1.Participantes Cada turma será considerada uma equipe. Sendo assim, cada equipe poderá ser representada

Leia mais

DICAS DE OURO O que você precisa saber para aproveitar cada momento dos Jogos Rio 2016

DICAS DE OURO O que você precisa saber para aproveitar cada momento dos Jogos Rio 2016 Legenda acessível: ilustração do pictograma esportivo com look e marca dos jogos paralímpicos Bem-vindo! Você agora faz parte de um dos mais emocionantes eventos esportivos do planeta. O Guia do Espectador

Leia mais

APLICANDO OS CONCEITOS DE VELOCIDADE.

APLICANDO OS CONCEITOS DE VELOCIDADE. APLICANDO OS CONCEITOS DE VELOCIDADE. OBJETIVO: Resolver problemas simples utilizando o conceito de velocidade média (v = distância percorrida dividida pelo intervalo de tempo transcorrido no percurso),

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL XIRA 2016

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL XIRA 2016 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL XIRA 2016 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 REGULAMENTO DO VOLEIBOL DE PAVILHÃO... 4 2. INSCRIÇÕES... 4 3. ESCALÕES ETÁRIOS / TEMPO DE JOGO... 4 4. CONSTITUIÇÃO / IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Circuito Multisports de Porto Seguro - BA

Circuito Multisports de Porto Seguro - BA Circuito Multisports de Porto Seguro - BA 06 de Março de 2016 Triathlon / Duathlon / Corrida / Festival Aquático Etapa válida pela Copa do Brasil de Paratriathlon Triathlon Sprint 750mts natação / 20km

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Unidade de Tempo Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Unidade de Tempo Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Unidade de Tempo Prof. Dudan Matemática Sistema de Medida de Tempo Medidas de tempo É comum em nosso dia-a-dia pergunta do tipo: Qual a duração dessa partida de futebol? Qual

Leia mais

REGULAMENTO DUATHLON CAMINHOS DO LAGO

REGULAMENTO DUATHLON CAMINHOS DO LAGO REGULAMENTO DUATHLON CAMINHOS DO LAGO O Duathlon Caminhos do Lago é inspirado em provas de aventura realizadas pelo mundo e tornase uma vertente da edição realizada cinco vezes em Joaçaba-SC. A prova contempla

Leia mais

Torneio MegaSprint 2016

Torneio MegaSprint 2016 Torneio MegaSprint 2016 Desporto Escolar Atletismo Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira em colaboração com a Direção de Serviços do Desporto Escolar FINAL REGIONAL Ribeira Brava 9 de abril

Leia mais

Projeção ortográfica e perspectiva isométrica

Projeção ortográfica e perspectiva isométrica Projeção ortográfica e perspectiva isométrica Introdução Para quem vai ler e interpretar desenhos técnicos, é muito importante saber fazer a correspondência entre as vistas ortográficas e o modelo representado

Leia mais

CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO - 2014

CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO - 2014 CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO - 2014 Aprovados pelo IV Forum Atletismo do Brasil em 11.12.2009 Aprovados pela Assembléia Geral da CBAt em 13.12.2009 Revisados

Leia mais

(b) Escreva a expressão numérica que tem como resultado a idade de Ana, considerando que a idade de Júlia, hoje, seja 10 anos.

(b) Escreva a expressão numérica que tem como resultado a idade de Ana, considerando que a idade de Júlia, hoje, seja 10 anos. QUESTÃO (VALOR:,5) Minha amiga Ana nunca revela a sua idade. Hoje, quando lhe perguntei, ela respondeu: Tenho o triplo da soma das idades de meus netos. Os netos de Ana são Júlia e Lucas. Júlia é a mais

Leia mais

TRAVESSIA DA CIDADE DE PENEDO PERCURSO 3.500m INFANTIL A SENIOR

TRAVESSIA DA CIDADE DE PENEDO PERCURSO 3.500m INFANTIL A SENIOR TRAVESSIA DA CIDADE DE PENEDO PERCURSO 3.500m INFANTIL A SENIOR Data: 10 de janeiro de 2016 (domingo) Local: Rio São Francisco (Penedo) Percurso: 3.500 metros (Infantil a Senior) Data limite de inscrição:

Leia mais

III OLIMPÍADA DE JOGOS RECREATIVOS DA AABB-SP

III OLIMPÍADA DE JOGOS RECREATIVOS DA AABB-SP III OLIMPÍADA DE JOGOS RECREATIVOS DA AABB-SP Regulamento Específico Truco Data: 03 de Setembro de 2016 (Sábado) Início: 14h Local: Bar Classe A Art.1 : O Truco será realizado em 1 categoria mista: a partir

Leia mais

MATÉRIA TÉCNICA APTTA BRASIL

MATÉRIA TÉCNICA APTTA BRASIL MATÉRIA TÉCNICA APTTA BRASIL TRANSMISSÕES FORD 6F50 e GM 6T70 - PARECIDAS PORÉM DIFERENTES As transmissões 6F50 e 6T70 foram desenvolvidas por um esforço conjunto entre FORD e General Motors. Devido ao

Leia mais

REGULAMENTO GERAL. Único Só poderão participar os funcionários efetivamente locados nesse empreendimento.

REGULAMENTO GERAL. Único Só poderão participar os funcionários efetivamente locados nesse empreendimento. REGULAMENTO GERAL I OBJETIVOS Artigo 1 - Reunir e integrar socialmente, através do desporto, empresas e funcionários, estimulando a prática esportiva de atividade física e intelectual nas empresas, promovendo

Leia mais

Guia Prático de Proteção às Marcas Olímpicas e Paralímpicas

Guia Prático de Proteção às Marcas Olímpicas e Paralímpicas Guia Prático de Proteção às Marcas Olímpicas e Paralímpicas Um resumo com tudo que você precisa saber sobre o que pode e o que não pode quando o assunto são as marcas Rio 2016 APRESENTAÇÃO Os Jogos Olímpicos

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 1 Vela e remo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria ESPORTES DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas principais regras. 2 Conhecer a

Leia mais

1ª QUESTÃO (1,5 pontos)

1ª QUESTÃO (1,5 pontos) 1ª QUESTÃO (1,5 pontos) As lutas passaram a integrar os conteúdos de Educação física desde 2001, através dos documentos dos PCN s (Parâmetros Curriculares Nacionais). Entretanto, vivemos em uma época em

Leia mais

O Movimento Olímpico. Aula 3 A Mascote e a Marca. Rio 2016 Versão 1.0

O Movimento Olímpico. Aula 3 A Mascote e a Marca. Rio 2016 Versão 1.0 O Movimento Olímpico Aula 3 A Mascote e a Marca Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Identificar a mascote como o símbolo de cada edição dos Jogos Olímpicos. 2 Reconhecer as principais mascotes ao longo das

Leia mais

Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais

Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais 2014/2015 Rua Presidente Samora Machel, Lote 7, R/c, Lja. Dta. 2620-061 Olival Bastos Portugal Tel. +351 21 937 99 50 Fax +351 21 937 99 59 www.fpdd.org ÍNDICE

Leia mais

CURSO DE MOLDES EM MÓDULOS OU COMPLETO

CURSO DE MOLDES EM MÓDULOS OU COMPLETO CURSO DE MOLDES EM MÓDULOS OU COMPLETO Com Prof/Artista.: Vinicios Jorge Curso de Moldes Fusion FX e Mundo Mágico arte compartilhada Este curso foi pensado e desenvolvido para que você possa aprender e

Leia mais

REGULAMENTO RAMPA HISTÓRICA LUSO-BUSSACO 1/5

REGULAMENTO RAMPA HISTÓRICA LUSO-BUSSACO 1/5 REGULAMENTO RAMPA HISTÓRICA LUSO-BUSSACO 1/5 ART. 1. Programa 04 de Março de 2012 Abertura das Inscrições 23 de Abril de 2012 Fecho das Inscrições 30 de Abril de 2012 Publicação da Lista de Inscritos Provisória

Leia mais

OLIMPIUNI INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO.

OLIMPIUNI INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO. OLIMPIUNI Resgatando uma antiga tradição do Curso de Educação Física do UniBH, o UniBH realiza o OlimpiUNI, com a execução da AECS (Associação Esportiva Cultural e Social). O evento reunirá estudantes

Leia mais

IIº CAMPEONATO CLUBE ESPANHOL DE FUTEBOL DE 6

IIº CAMPEONATO CLUBE ESPANHOL DE FUTEBOL DE 6 IIº CAMPEONATO CLUBE ESPANHOL DE FUTEBOL DE 6 REGULAMENTO CAPÍTULO I Disposições Preliminares Art. 1º - O 2º Campeonato Clube Espanhol de Futebol de 6 será promovido pela superintendência de esporte do

Leia mais

SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS.

SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS. SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS. FUNDAMENTOS DE HIDROSTÁTICA Hidrostática é o ramo da Física que estuda a força exercida por e sobre líquidos em repouso. Este nome faz referência ao primeiro fluido

Leia mais

fundadoras e filiadas ativas nesta temporada

fundadoras e filiadas ativas nesta temporada Poderão participar do Desafio NDU de Basquete, as Atléticas fundadoras e filiadas ativas nesta temporada. Não haverá custo de inscrição ou arbitragem para a Atlética. Novas Atléticas que estiverem interessadas

Leia mais

2ª ETAPA CIRCUITO NACIONAL DE VÔLEI DE PRAIA DOS SURDOS 2015 - BRASÍLIA/DF

2ª ETAPA CIRCUITO NACIONAL DE VÔLEI DE PRAIA DOS SURDOS 2015 - BRASÍLIA/DF REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º Este regulamento é o documento composto conjunto das disposições que regem a 2ª Etapa Circuito Nacional de Vôlei de Praia dos Surdos - 2015.

Leia mais

Dependência 1ª série 2016. Conteúdo programático. 1- Cinemática. Cronograma de Avaliação

Dependência 1ª série 2016. Conteúdo programático. 1- Cinemática. Cronograma de Avaliação Dependência 1ª série 2016 Conteúdo programático 1- Cinemática 1.1 Movimento Uniforme 1.2 - Movimento Uniformemente Variado 1.3 Cinemática Vetorial 2 Dinâmica 2.1 Princípios Fundamentais da dinâmica 2.2

Leia mais

Gráficos de MUV Movimento Uniformemente Variado

Gráficos de MUV Movimento Uniformemente Variado Gráficos de MUV Movimento Uniformemente Variado 1. (Uel 1994) Dois móveis partem simultaneamente de um mesmo ponto e suas velocidades estão representadas no mesmo gráfico a seguir. A diferença entre as

Leia mais

MATEMÁTICA PROVA 2º BIMESTRE 8º ANO

MATEMÁTICA PROVA 2º BIMESTRE 8º ANO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PROVA 2º BIMESTRE 8º ANO 2010 QUESTÃO 1 Alberto quis apostar uma corrida

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO 2010/2011 PROVA DE MATEMÁTICA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONFERÊNCIA:

CONCURSO DE ADMISSÃO 2010/2011 PROVA DE MATEMÁTICA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONFERÊNCIA: CONCURSO DE ADMISSÃO 2010/2011 PROVA DE MATEMÁTICA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONFERÊNCIA: Chefe da Subcomissão de Matemática Dir Ens CPOR / CMBH PÁGINA 1 RESPONDA AS QUESTÕES DE 01 A 20 E TRANSCREVA

Leia mais

Unidade 10 Análise combinatória. Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial

Unidade 10 Análise combinatória. Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial Unidade 10 Análise combinatória Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial Introdução A escolha do presente que você deseja ganhar em seu aniversário, a decisão de uma grande empresa quando

Leia mais

Contextualização dos Individuais; Esporte, Jogo e Competição; História dos Esportes em Geral;

Contextualização dos Individuais; Esporte, Jogo e Competição; História dos Esportes em Geral; Contextualização dos Individuais; Esportes Esporte, Jogo e Competição; História dos Esportes em Geral; 1 2500 a.c Egito Antigo Soldados treinavam exercícios de Lutas 1500 a.c Grécia Antiga Corridas a pé

Leia mais

Supressão de vistas em peças prismáticas e piramidais

Supressão de vistas em peças prismáticas e piramidais Supressão de vistas em peças prismáticas e piramidais A UU L AL A Em determinadas peças, a disposição adequada das cotas, além de informar sobre o tamanho, também permite deduzir as formas das partes cotadas.

Leia mais

COMPLEXO ESPORTIVO PUC MINAS CIRCUITO PUC MINAS DE ESPORTES 2016

COMPLEXO ESPORTIVO PUC MINAS CIRCUITO PUC MINAS DE ESPORTES 2016 A Coordenação do Complexo Esportivo PUC Minas, no uso de suas atribuições, estabelece os objetivos e as diretrizes que regerão o Circuito PUC Minas de Esportes 2016. I DOS OBJETIVOS: Art. 1º - O Circuito

Leia mais

A raiz quadrada. Qual é o número positivo que elevado ao 16 = 4

A raiz quadrada. Qual é o número positivo que elevado ao 16 = 4 A UA UL LA A raiz quadrada Introdução Qual é o número positivo que elevado ao quadrado dá 16? Basta pensar um pouco para descobrir que esse número é 4. 4 2 = 4 4 = 16 O número 4 é então chamado raiz quadrada

Leia mais

Polígonos e mosaicos

Polígonos e mosaicos A UUL AL A Polígonos e mosaicos A regularidade de formas encontradas na natureza tem chamado a atenção do ser humano há muitos séculos. Ao observar e estudar essas formas, o homem tem aprendido muitas

Leia mais

Paquímetro: O pessoal da empresa está chegando à quarta. Um problema. Erros de leitura

Paquímetro: O pessoal da empresa está chegando à quarta. Um problema. Erros de leitura Paquímetro: conservação A UU L AL A O pessoal da empresa está chegando à quarta aula sobre paquímetro. Nesta aula, todos vão aprender a usar corretamente o paquímetro, quais os possíveis erros de leitura

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS JOGOS INTERNOS DA UFRR 25 ANOS

REGULAMENTO GERAL DOS JOGOS INTERNOS DA UFRR 25 ANOS REGULAMENTO GERAL DOS JOGOS INTERNOS DA UFRR 25 ANOS 1 Sumário TÍTULO I...3 CAPÍTULO I DA FINALIDADE DO EVENTO...3 TÍTULO II...3 CAPÍTULO I DA REALIZAÇÃO...3 CAPÍTULO II DAS RESPONSABILIDADES...3 TÍTULO

Leia mais

MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO

MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 06/2013 PUBLICAÇÃO DO RESULTADO FINAL DAS PROPOSTAS HABILITADAS E CLASSIFICADAS Aos doze dias do

Leia mais

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL 2001-2002 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 1. ESCALÕES ETÁRIOS/BOLA DE JOGO... 4 2. CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA... 4 3. DURAÇÃO DO JOGO...

Leia mais

MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL

MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ É UM VENCEDOR! Voltar a estudar é uma vitória que poucos podem dizer que conseguiram. É para você, caro aluno, que desenvolvemos esse material.

Leia mais

CIRCUITO DE CORRIDAS DE RUA CURITIBA 2013 REGULAMENTO

CIRCUITO DE CORRIDAS DE RUA CURITIBA 2013 REGULAMENTO CIRCUITO DE CORRIDAS DE RUA CURITIBA 2013 REGULAMENTO I. DA FINALIDADE E ORGANIZAÇÃO Art. 1º O Campeonato SMELJ de Corrida de Rua, promovido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude da Prefeitura

Leia mais

HISTÓRIA DA GINÁSTICA ACROBÁTICA

HISTÓRIA DA GINÁSTICA ACROBÁTICA HISTÓRIA DA GINÁSTICA ACROBÁTICA A Ginástica Acrobática é um desporto bonito, dinâmico e espectacular para homens e mulheres. O desporto desenvolve coragem, força, coordenação, flexibilidade, habilidades

Leia mais

Art- 2º - A Corrida será disputada nas categorias abaixo e a Caminhada 5Km:

Art- 2º - A Corrida será disputada nas categorias abaixo e a Caminhada 5Km: 1ª Corrida e Caminhada AMMA REGULAMENTO I DA PROMOÇÃO DO EVENTO Art- 1º - A 1ª Corrida e Caminhada AMMA, doravante denominada CORRIDA será promovida pela Associação dos Magistrados do Maranhão com organização

Leia mais

Comunicado geral aos atletas inscritos na KTR.

Comunicado geral aos atletas inscritos na KTR. Comunicado geral aos atletas inscritos na KTR. São Paulo, 20 de abril de 2014. 1. ACESSO À ARENA DE PROVA "Informamos aos ATLETAS DA KTR E SEUS ACOMPANHANTES, que a estrada municipal que dá acesso ao local

Leia mais

Interpretação de texto 3 ano para imprimir

Interpretação de texto 3 ano para imprimir Interpretação de texto 3 ano para imprimir Interpretação de texto 3 ano para imprimir Atividades de interpretação de texto 3 ano do ensino fundamental para imprimir que possibilita a leitura e a compreensão

Leia mais

1º G. P. ATLETISMO BRAGA PRISCOS

1º G. P. ATLETISMO BRAGA PRISCOS 1º G. P. ATLETISMO BRAGA PRISCOS 1. ORGANIZAÇÃO, DATA E OBJETIVOS Numa organização da Junta de Freguesia de Priscos, com o apoio da Câmara Municipal de Braga e da Associação de Atletismo de Braga vai realizar-se

Leia mais

RESOLUÇÃO CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

RESOLUÇÃO CARGOS DE NÍVEL MÉDIO RESOLUÇÃO CARGOS DE NÍVEL MÉDIO Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução resumida das 5 questões de Matemática da prova de nível médio da Petrobrás, bem como das questões de conhecimentos específicos

Leia mais

TRAVESSIA A NADO NA PRAIA DE PAJUÇARA - MIRIM A MASTER 4ª ETAPA DO CIRCUITO ALAGOANO 2008 TROFEU RENALDO MALTA

TRAVESSIA A NADO NA PRAIA DE PAJUÇARA - MIRIM A MASTER 4ª ETAPA DO CIRCUITO ALAGOANO 2008 TROFEU RENALDO MALTA PERCURSOS: 400m, 800m e 1.500m REGULAMENTO Data: 07 de dezembro de 2008 Local: Praia de Pajuçara Percurso: 400m (Mirim), 800m (Petiz) e 1500m (Infantil a Master) Data Limite das Inscrições: 03 de dezembro

Leia mais

Eletrônica: conceitos básicos

Eletrônica: conceitos básicos Eletrônica: conceitos básicos A UU L AL A Você já sabe que sem eletricidade não há automação. Ela está presente no acionamento (motores elétricos), no sensoriamento e mesmo nas bombas hidráulicas e nos

Leia mais

ESTUDO DE UM MOVIMENTO 519EE TEORIA

ESTUDO DE UM MOVIMENTO 519EE TEORIA 1 TEORIA 1. INTRODUÇÃO Observe a seguinte sequência de fotos: Figura 1: Exemplos de vários tipos de movimento. O que tem a ver as situações do dia a dia ilustradas na figura 1 acima com os conceitos da

Leia mais

19,4 km. Semana de Adaptação

19,4 km. Semana de Adaptação Semana 38 min Corrida leve + 20min Corrida Moderada + min min + 4 x 1k Forte intervalo de 2 min andando + min 50min Corrida 6,0 km (Pace: 6 40 /km) 6,0 km (Pace: 6 20 /km) 7,4 km (Pace: 6 50 /km) 19,4

Leia mais

4ª VOLTA DE MOUNTAIN BIKE DE ITUPORANGA.

4ª VOLTA DE MOUNTAIN BIKE DE ITUPORANGA. 4ª VOLTA DE MOUNTAIN BIKE DE ITUPORANGA. REGULAMENTO INSCRIÇÃO Exclusivamente no site www.sistime.com.br PERCURSO Largada no centro da cidade de Ituporanga SC, passando por estradas do interior do município

Leia mais

ALLISON CAMILA GILSON Bolsistas PIBID/UFPR/CAPES Educação Física 2014

ALLISON CAMILA GILSON Bolsistas PIBID/UFPR/CAPES Educação Física 2014 ALLISON CAMILA GILSON Bolsistas PIBID/UFPR/CAPES Educação Física 2014 Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadense James Naismith, do Springfield College (então denominada Associação

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA ETAPA 2. PROJETO de pesquisa

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA ETAPA 2. PROJETO de pesquisa METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA ETAPA 2 PROJETO de pesquisa 1. Orientações Gerais 1.1. Oferta da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica A disciplina de Metodologia da Pesquisa é oferecida

Leia mais

Unidade I Corpo, movimento e linguagem na era da informação.

Unidade I Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Unidade I Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 7.2 Conteúdo: Funções sintáticas dos pronomes relativos. 7.2 Habilidades: Aprender a classificar e identificar as funções sintáticas dos pronomes

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE NATAÇÃO 12 a 14 e 15 a 17

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE NATAÇÃO 12 a 14 e 15 a 17 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE NATAÇÃO 12 a 14 e 15 a 17 Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos Presidente: Miguel Carlos Cagnoni Avenida Presidente Vargas, 463/7º andar, Centro, Rio de Janeiro -RJ

Leia mais

CORRIDA Sesc NOVO HAMBURGO 2014

CORRIDA Sesc NOVO HAMBURGO 2014 CORRIDA Sesc NOVO HAMBURGO 2014 CAPITULO I - DA ORGANIZAÇÃO Art. 1 - Este regulamento é o conjunto das disposições que regem a CORRIDA Sesc NOVO HAMBURGO 2014. Art. 2 - A CORRIDA Sesc NOVO HAMBURGO 2014

Leia mais

Medida de ângulos. Há muitas situações em que uma pequena

Medida de ângulos. Há muitas situações em que uma pequena A UUL AL A Medida de ângulos Há muitas situações em que uma pequena mudança de ângulo causa grandes modificações no resultado final. Veja alguns casos nos quais a precisão dos ângulos é fundamental: Introdução

Leia mais

INTRODUÇÃO À TRANSMISSÃO JATCO DE SEIS VELOCIDADES JF 613-E

INTRODUÇÃO À TRANSMISSÃO JATCO DE SEIS VELOCIDADES JF 613-E MATÉRIA TÉCNICA APTTA BRASIL FEVEREIRO DE 2012 INTRODUÇÃO À TRANSMISSÃO JATCO DE SEIS VELOCIDADES JF 613-E A transmissão automática Jatco de 6 velocidades JF 613-E, para veículos com tração dianteira,

Leia mais

31º TROFÉU "CORRIDA DAS COLETIVIDADES DO CONCELHO DE LOURES"

31º TROFÉU CORRIDA DAS COLETIVIDADES DO CONCELHO DE LOURES 31º TROFÉU "CORRIDA DAS COLETIVIDADES DO CONCELHO DE LOURES" iniciativa Divisão de Desporto e Juventude Freguesias do Concelho de Loures Associações desportivas do Concelho de Loures 2015 Introdução e

Leia mais

Atividades Recreativas Arte de Acampar

Atividades Recreativas Arte de Acampar Introdução É uma boa atividade de observação. Primeiro você deve aprender os sinais de pista utilizados para comunicação nas trilhas de florestas e nos campos. Alguns, são idênticos aos usados no passado

Leia mais

O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES VISUAIS E AUDITIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES VISUAIS E AUDITIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA ISSN 2316-7785 O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES VISUAIS E AUDITIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA Alexandre da Silva Universidade Regional Integrado

Leia mais

Orientações gerais. Apresentação

Orientações gerais. Apresentação Apresentação O professor no Ensino Fundamental anos iniciais é um profissional polivalente e portanto seu campo de atuação é amplo. Seu dever é aproximar o aluno das quatro áreas do conhecimento: Linguagem

Leia mais

Hóquei sobre grama. DICAS DE OURO O que você precisa saber para aproveitar cada momento dos Jogos Rio 2016

Hóquei sobre grama. DICAS DE OURO O que você precisa saber para aproveitar cada momento dos Jogos Rio 2016 LEGENDA ACESSÍVEL: ILUSTRAÇÃO DO PICTOGRAMA ESPORTIVO COM MARCA E IDENTIDADE VISUAL DOS JOGOS OLÍMPICOS BEM-VINDO! Você agora faz parte do maior evento esportivo do mundo. O Guia do Espectador dos Jogos

Leia mais

1ª MILHA URBANA ALBERTO CHAÍÇA 29 de maio de 2016.

1ª MILHA URBANA ALBERTO CHAÍÇA 29 de maio de 2016. TROFÉU ALMADA 2016 EM ATLETISMO 1ª MILHA URBANA ALBERTO CHAÍÇA 29 de maio de 2016. Início: 09H30, Rua Moinho ao Raposo, Junto às instalações da Biblioteca Maria Lamas REGULAMENTO DA PROVA Organização:

Leia mais

COPA NORTE NORDESTE DE NATAÇÃO 2009 TROFÉU RENALDO MALTA Infantil a Sênior NATAÇÃO

COPA NORTE NORDESTE DE NATAÇÃO 2009 TROFÉU RENALDO MALTA Infantil a Sênior NATAÇÃO COPA NORTE NORDESTE DE NATAÇÃO 2009 TROFÉU RENALDO MALTA Infantil a Sênior NATAÇÃO Local: SESI Data: 11 e 12/12/2009 1ª Etapa: Aquecimento: 07h00 às 08h20 Início da Competição às 08h30 2ª Etapa: Aquecimento:

Leia mais

TROFÉU RUBEN DINARD DE ARAÚJO

TROFÉU RUBEN DINARD DE ARAÚJO Rio de Janeiro, 19 de julho de 2010. Ilmo. Sr. Dr. Coaracy Nunes Filho Presidente da CBDA Rio de Janeiro/RJ Senhor Presidente, RELATÓRIO Velho relatar os fatos ocorridos por ocasião do XXVII Campeonato

Leia mais

Jogos Lógicos de Tabuleiro

Jogos Lógicos de Tabuleiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Extensão 2014/2015 Jogos Lógicos de Tabuleiro Coordenadores: Liliane F. Giordani Renato P. Ribas www.inf.ufrgs.br/lobogames lobogames.ufrgs@gmail.com

Leia mais

HISTÓRICO DO FUTSAL PROF. ESP. RICARDO LUIZ PACE JR.

HISTÓRICO DO FUTSAL PROF. ESP. RICARDO LUIZ PACE JR. HISTÓRICO DO FUTSAL PROF. ESP. RICARDO LUIZ PACE JR. BRASILEIRO OU URUGUAIO? É com esta dúvida que se começa a explicar o nascimento do futsal, que surgiu com o nome de futebol de salão e em 1989, quando

Leia mais

Administração do Relacionamento com os

Administração do Relacionamento com os Unidade I Administração do Relacionamento com os Clientes Prof. MSc. Marcelo S. Zambon Objetivos da Disciplina Compreender o que são e quem são os clientes. Porque os clientes são vistos como início e

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 3 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 3 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao terceiro bimestre escolar ou à Unidade 3 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 5 o ano Avaliação 3 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

REGULAMENTO DE NATAÇÃO

REGULAMENTO DE NATAÇÃO CAPÍTULO I - DA ARBITRAGEM Art.1º - A responsabilidade pela arbitragem dos Jogos Escolares TV SERGIPE 2017 será da FEDERAÇÃO AQUÁTICA DE SERGIPE, bem como o balizamento das provas a serem disputadas. CAPÍTULO

Leia mais

1º INTERFIJ ESPORTIVO/2010

1º INTERFIJ ESPORTIVO/2010 REGULAMENTO TORNEIO DE VOLEI DE QUADRA E AREIA DAS FIJ 2010 PARTE GERAL TÍTULO I Art. 1º - Este regulamento é o conjunto das disposições que regem a competição denominada Torneio de Volei de Quadra e Areia

Leia mais

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO. DRH Centro de Educação Física e Desportos

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO. DRH Centro de Educação Física e Desportos Portaria Administrativa nº 001/06-CEFD Parâmetros de Aptidão Física de Ingresso no CBMPE PORTARIA DO COMANDO GERAL Nº 001/06-CEFD, de 07 de agosto de 2006. EMENTA: Aprova e estabelece o Parâmetro de Aptidão

Leia mais