Esportes de Marca. Aula 1. Atletismo, levantamento de peso e halterofilismo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Esportes de Marca. Aula 1. Atletismo, levantamento de peso e halterofilismo"

Transcrição

1

2 Esportes de Marca Aula 1 Atletismo,

3 Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria ESPORTES DE MARCA e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses esportes e como entraram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

4 Introdução Introdução Nesta aula vamos aprender um pouco sobre três esportes que estão dentro da categoria ESPORTES DE MARCA, são eles: ATLETISMO LEVANTAMENTO DE PESO HALTEROFILISMO

5 1 Atletismo

6 Capítulo 1 Atletismo UM POUCO DE HISTÓRIA NAS OLIMPÍADAS Esporte que melhor retrata o lema olímpico, CITIUS, ALTIUS, FORTIUS ( o mais rápido, o mais alto, o mais forte, na tradução do latim), o atletismo marca presença desde a primeira edição dos Jogos da Antiguidade, em 776 a.c. Naquele ano, Corebus de Elis se tornaria o primeiro campeão olímpico ao vencer uma prova chamada Stadium, uma corrida em um percurso de 192 metros.

7 Capítulo 1 Atletismo UM POUCO DE HISTÓRIA NAS OLIMPÍADAS Posteriormente a Grécia Antiga viu o surgimento de muitas OUTRAS PROVAS DE CORRIDA, SALTOS E LANÇAMENTOS. Uma competição que também fazia sucesso era o PENTATLO - que reunia, além do Stadium, salto em distância, lançamento de disco, lançamento de dardo e luta. Séculos depois, feiras e festivais por toda a Europa tinham como atração eventos para premiar o competidor mais completo.

8 Capítulo 1 Atletismo UM POUCO DE HISTÓRIA NAS OLIMPÍADAS Diante de tanta tradição e popularidade, não foi surpresa ver o atletismo ocupar lugar de destaque na programação dos primeiros Jogos da Era Moderna, em 1896: FORAM 12 MEDALHAS EM DISPUTA EM ATENAS, TODAS EM COMPETIÇÕES PARA HOMENS. MULHERES COMEÇARAM A PARTICIPAR NA EDIÇÃO DE 1928, EM AMSTERDÃ, NA HOLANDA, E ATUALMENTE POSSUEM UM PROGRAMA DE DISPUTA QUASE IGUAL AO MASCULINO.

9 Capítulo 1 Atletismo Saiba mais... Poucos anos antes de o programa olímpico do atletismo incluir eventos femininos, em 1912, 17 países criaram a entidade que hoje é a Federação Internacional de Atletismo (IAAF, em inglês), para padronizar regras, critérios e recordes mundiais.

10 PISTA RUA CAMPO COMBINADAS Aula 1 Atletismo, Capítulo 1 Atletismo PRINCIPAIS REGRAS O esporte está dividido entre provas de PISTA, de RUA, de CAMPO e as COMBINADAS

11 PISTA RUA CAMPO COMBINADAS Aula 1 Atletismo, Capítulo 1 Atletismo PRINCIPAIS REGRAS As primeiras incluem diferentes tipos de corrida: RASAS (de 100, 200, 400, 800, 1.500, e metros), REVEZAMENTOS (4x100m e 4x400m), COM BARREIRAS (110m para homens, 100m para mulheres e 400m para homens e mulheres) COM OBSTÁCULOS (3.000m)

12 PISTA RUA CAMPO COMBINADAS Aula 1 Atletismo, Capítulo 1 Atletismo PRINCIPAIS REGRAS As provas de RUA são: MARATONA (aproximadamente 43 quilômetros, ou 42,195 km) MARCHA ATLÉTICA (20 e 50 km, sendo esta última somente para homens). Os vencedores são aqueles que terminarem o percurso em primeiro lugar.

13 PISTA RUA CAMPO COMBINADAS Aula 1 Atletismo, Capítulo 1 Atletismo PRINCIPAIS REGRAS Já as provas de campo incluem eventos como: SALTOS EM DISTÂNCIA E TRIPLO, EM ALTURA E COM VARA ARREMESSO DE PESO LANÇAMENTO DO MARTELO, DARDO E DISCO. Nelas, o atleta com melhor desempenho em relação aos demais concorrentes fica com a medalha de ouro

14 PISTA RUA CAMPO COMBINADAS Aula 1 Atletismo, Capítulo 1 Atletismo PRINCIPAIS REGRAS Por sua vez, as provas combinadas medem a VERSATILIDADE DOS ATLETAS, e são disputadas em dois dias consecutivos. PARA OS HOMENS há o DECATLO, com dez eventos: 100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400m rasos, 110m com barreiras, lançamento do disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1.500m rasos PARA MULHERES são sete provas, no chamado HEPTATLO: 100m com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200m rasos, salto em distância, lançamento de dardo e 800m rasos.

15 PISTA RUA CAMPO COMBINADAS Aula 1 Atletismo, Capítulo 1 Atletismo PRINCIPAIS REGRAS No atletismo, os eventos começam com a disputa de eliminatórias. Os melhores competidores ou equipes avançam até a final, que vale medalha. O sistema é diferente nas provas combinadas: o desempenho de cada atleta vale pontos, e a soma deles ao longo dos dois dias de competição é que define o pódio

16 2 Levantamento de Peso

17 Capítulo 2 Levantamento de peso UM POUCO DE HISTÓRIA Uma prova para mostrar quem é o MAIS FORTE, o LEVANTAMENTO DE PESO é praticado desde a antiguidade em países como a Grécia e o Egito. Contudo, seu desenvolvimento como esporte veio a acontecer apenas no fim do século XIX, principalmente na Europa.

18 Capítulo 2 Levantamento de peso NAS OLIMPÍADAS 1890 Em 1890, nascia na Áustria a primeira federação internacional do esporte. Seis anos depois, o stava presente na edição que abriu os Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas, na Grécia, dentro do programa da Ginástica O esporte foi retirado do programa olímpico na edição de 1900, em Paris, e retornou nos Jogos de 1904, em Saint Louis, como parte do atletismo. Em 1908 (Londres) e 1912 (Estocolmo) acabou ficando de fora novamente, mas entrou de vez em Antuérpia, na Bélgica, em 1920 apenas para homens Os eventos femininos passaram a fazer parte dos Jogos Olímpicos em 2000, em Sydney, na Austrália. No total, são 15 categorias, sendo oito masculinas e sete femininas, divididas de acordo com o peso corporal de cada participante.

19 Capítulo 2 Levantamento de peso PRINCIPAIS REGRAS A competição acontece em uma plataforma de 4 x 4 metros de diâmetro e até 15 centímetros de altura. São usados uma barra de aço, discos (ou anilhas) com os pesos e colares (ou presilhas), para prender os discos na barra.

20 Capítulo 2 Levantamento de peso PRINCIPAIS REGRAS O LEVANTAMENTO DE PESO CONSISTE DE DUAS PROVAS: ARRANCO (OU ARRANQUE) O competidor precisa levantar a barra do solo até acima da cabeça em um só movimento. Ele precisa manter os braços estendidos ao final, manter-se equilibrado e e ficar assim por até dois segundos, quando os árbitros dão um sinal para soltá-la. ARREMESSO O arremesso é dividido em duas partes. O participante primeiro levanta a barra até a altura dos ombros, por cima do peito, enquanto agacha, para depois erguer-se. Após isso, usando a força das pernas e braços, o atleta deve posicionar a barra acima de sua cabeça, mantendo os membros estendidos até o sinal da arbitragem para soltar.

21 Capítulo 2 Levantamento de peso PRINCIPAIS REGRAS Os participantes têm três tentativas, em cada uma das provas, para levantar a maior carga possível. Ao conseguir levantar um peso na barra, o aumento mínimo deve ser de 2 quilos entre a primeira e a segunda tentativas, e de no mínimo de 1 kg entre a segunda e a terceira. O VENCEDOR É AQUELE QUE LEVANTAR MAIS PESO NO SOMATÓRIO TOTAL DAS MELHORES TENTATIVAS NO ARRANCO E NO ARREMESSO. Caso haja empate, o atleta que pesar menos é o vencedor ainda assim, se a igualdade persistir, a vitória é para aquele que tiver conseguido a melhor marca primeiro.

22 3 Halterofilismo

23 Capítulo 3 Halterofilismo HALTEROFILISMO NOS JOGOS PARALÍMPICOS Esporte que aponta os MAIS FORTES DOS JOGOS PARALÍMPICOS, o estreou no programa no ano de 1964, quando a competição aconteceu em Tóquio. Na época, apenas homens com lesão na medula podiam participar da prova, e as regras eram diferentes em relação às que regem o esporte atualmente. AINDA HOJE, AS NORMAS SÃO REGIDAS PELO PRÓPRIO COMITÊ PARALÍMPICO INTERNACIONAL (IPC, EM INGLÊS).

24 Capítulo 3 Halterofilismo Saiba mais... Atualmente, também participam pessoas com paralisia cerebral, amputados (apenas de membros inferiores) e les autres que engloba atletas dentro de diversas condições de deficiência, resultantes de doenças neurológicas, neuromusculares ou musculoesqueléticas, que se enquadram nos critérios mínimos de elegibilidade.

25 Capítulo 3 Halterofilismo PRINCIPAIS REGRAS 1 Existem categorias MASCULINAS e FEMININAS, divididas pelo peso corporal de cada atleta, como no levantamento de peso Olímpico. A mais leve é até 41 quilos para as mulheres, e até 49 kg para os homens. 2 Os competidores permanecem deitados e presos em um banco por um cinturão, executando um movimento conhecido como supino. O início da prova acontece quando a barra de apoio é retirada com ou sem a ajuda do auxiliar central, deixando o braço totalmente estendido. O atleta flexiona o braço descendo a barra até a altura do peito e, em seguida, eleva-a até a posição inicial, finalizando o movimento.

26 Capítulo 3 Halterofilismo PRINCIPAIS REGRAS 3 O participante terá direito a TRÊS TENTATIVAS a primeira escolhida no momento da pesagem, e as demais no decorrer da prova -, e o peso levantado em seguida será sempre superior em relação ao anterior. Uma quarta tentativa é permitida apenas para a quebra de um recorde mundial, e não é válida para o resultado final. 4 O VENCEDOR NO HALTEROFILISMO É AQUELE QUE LEVANTAR O MAIOR PESO. Caso haja empate, ganha o participante que tiver a menor massa corporal.

27 Levantamento de Peso e Halterofilismo Consolidando seus conhecimentos. Assista o vídeo e entenda como é possível levar o atletismo para a sua escola. Capacitação de atletismo - Transforma

28 Relembrando O atletismo é o esporte que melhor retrata o lema olímpico, CITIUS, ALTIUS, FORTIUS ( o mais rápido, o mais alto, o mais forte, na tradução do latim), e está presente desde a primeira edição dos Jogos da Antiguidade, em 776 a.c. O atletismo está dividido entre provas de PISTA, de RUA, de CAMPO e as COMBINADAS. O levantamento de peso é praticado desde a antiguidade em países como a Grécia e o Egito. O esporte estava presente na edição que abriu os Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas, na Grécia, dentro do programa da Ginástica. Foi retirado do programa olímpico na edição de 1900, em Paris, e retornou nos Jogos de 1904, em Saint Louis, como parte do atletismo. O estreou no programa no ano de 1964, quando a competição aconteceu em Tóquio. Atualmente, participam pessoas com paralisia cerebral, amputados (apenas de membros inferiores) e les autres que engloba atletas dentro de diversas condições de deficiência, resultantes de doenças neurológicas, neuromusculares ou musculoesqueléticas, que se enquadram nos critérios mínimos de elegibilidade.

29 Conclusão Você acaba de concluir a aula 1 do curso Esportes de Marca. Nesta aula, você entendeu como surgiram os esportes atletismo,. Também ficou sabendo como eles entraram para os JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS. Acesse a aula 2 e prossiga com seus estudos.

30 FICHA CATALOGRÁFICA Título: Atletismo, Levantamento de Peso e Halterofilismo Assunto: Esportes de Marca Palavras-chave: Atletismo, levantamento de peso,, marca Data da publicação: 06/2015 Edição: 1ª edição Autor/Criador: Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 Colaboração: Política e Operações Esportivas SPP Banco de Imagens Rio 2016 Imagens: Getty Images Tipo de Documento: Aula Digital Idioma: Português (Brasil) Objeto Digital: Slide de Apresentação Formato:.pps e.pdf Local original:

Esportes de Combate. Aula 3. Esgrima e esgrima em cadeira de rodas

Esportes de Combate. Aula 3. Esgrima e esgrima em cadeira de rodas Esportes de Combate Aula 3 Esgrima e esgrima em cadeira de rodas Objetivos 1 Apresentar mais dois esportes da categoria ESPORTES DE COMBATE e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses esportes

Leia mais

Esportes Estéticos e Rítmicos

Esportes Estéticos e Rítmicos Esportes Estéticos e Rítmicos Aula 2 Saltos ornamentais e nado Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais dois esportes da categoria ESPORTES ESTÉTICOS E RÍTMICOS e suas principais regras. 2 Conhecer

Leia mais

Esportes de Combate. Aula 2. Boxe e luta Olímpica Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Combate. Aula 2. Boxe e luta Olímpica Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Combate Aula 2 Boxe e luta Olímpica Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais dois esportes da categoria ESPORTES DE COMBATE e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses esportes

Leia mais

Esportes de Marca. Aula 2. Natação, ciclismo de pista e paraciclismo de pista. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Marca. Aula 2. Natação, ciclismo de pista e paraciclismo de pista. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Marca Aula 2 Natação, ciclismo e paraciclismo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais três esportes que se enquadram na categoria DE MARCA e suas principais regras. 2 Conhecer a história

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 4 Ciclismo, ciclismo BMX e paraciclismo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais três esportes da categoria ESPORTES DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas

Leia mais

Esportes de Precisão. Aula 1. Tiro esportivo, tiro com arco e bocha. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Precisão. Aula 1. Tiro esportivo, tiro com arco e bocha. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Precisão Aula 1 Tiro esportivo, tiro Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria ESPORTES DE PRECISÃO e suas principais regras. 2 Conhecer a história do surgimento

Leia mais

O Movimento Paralímpico. Aula 1 Conhecendo o Movimento Paralímpico

O Movimento Paralímpico. Aula 1 Conhecendo o Movimento Paralímpico O Movimento Paralímpico Aula 1 Conhecendo o Movimento Paralímpico Objetivos 1 Identificar os valores Paralímpicos. 2 Conhecer a história do movimento Paralímpico. 3 Apresentar o Comitê Paralímpico Internacional

Leia mais

CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO - 2014

CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO - 2014 CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO - 2014 Aprovados pelo IV Forum Atletismo do Brasil em 11.12.2009 Aprovados pela Assembléia Geral da CBAt em 13.12.2009 Revisados

Leia mais

Regulamento Específico. Atletismo

Regulamento Específico. Atletismo Regulamento Específico Atletismo 2015 Art. 1º - A competição de atletismo dos Jogos Escolares de Minas Gerais JEMG/2015 obedecerá às Regras Oficiais da IAAF - Associação Internacional das Federações de

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO ATLETISMO

REGULAMENTO TÉCNICO ATLETISMO ATLETISMO Art. 1º - As competições de Atletismo serão regidas pelas Regras de Competições da Federação Internacional de Atletismo Amador, pelas normas da CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo), por

Leia mais

NORMA 12. CATEGORIAS OFICIAIS DO ATLETISMO BRASILEIRO POR FAIXA ETÁRIA Aprovada pela Assembleia Geral em Atualizada por em

NORMA 12. CATEGORIAS OFICIAIS DO ATLETISMO BRASILEIRO POR FAIXA ETÁRIA Aprovada pela Assembleia Geral em Atualizada por em NORMA 12 CATEGORIAS OFICIAIS DO ATLETISMO BRASILEIRO POR FAIXA ETÁRIA Aprovada pela Assembleia Geral em 26.04.2014 Atualizada por em 17.08.2018 Art. 1º - As categorias e respectivas faixas etárias da Confederação

Leia mais

NORMA 12 CATEGORIAS OFICIAIS DO ATLETISMO BRASILEIRO POR FAIXA ETÁRIA Aprovada pela Assembléia Geral em

NORMA 12 CATEGORIAS OFICIAIS DO ATLETISMO BRASILEIRO POR FAIXA ETÁRIA Aprovada pela Assembléia Geral em NORMA 12 CATEGORIAS OFICIAIS DO ATLETISMO BRASILEIRO POR FAIXA ETÁRIA Aprovada pela Assembléia Geral em 10.02.2012 Art. 1º - As categorias e respectivas faixas etárias da Confederação Brasileira de Atletismo

Leia mais

REGULAMENTOS 2018 Campeonatos Amapaenses CAIXA de Atletismo-16

REGULAMENTOS 2018 Campeonatos Amapaenses CAIXA de Atletismo-16 REGULAMENTOS 2018 Campeonatos Amapaenses CAIXA de Atletismo-16 Art. 1º - Com a finalidade de identificar o máximo desempenho nas provas do atletismo, através das entidades de prática do atletismo amapaense,

Leia mais

CAMPEONATO PERNAMBUCANO SUB 16 DE ATLETISMO REGULAMENTO

CAMPEONATO PERNAMBUCANO SUB 16 DE ATLETISMO REGULAMENTO CAMPEONATO PERNAMBUCANO SUB 16 DE ATLETISMO DO CAMPEONATO REGULAMENTO Art. 1º - O Campeonato Pernambucano SUB 16 de Atletismo, tem a finalidade básica de desenvolver o atletismo no estado de Pernambuco,

Leia mais

NORMA 12. CATEGORIAS OFICIAIS DO ATLETISMO BRASILEIRO POR FAIXA ETÁRIA Aprovada pela Assembleia Geral em

NORMA 12. CATEGORIAS OFICIAIS DO ATLETISMO BRASILEIRO POR FAIXA ETÁRIA Aprovada pela Assembleia Geral em NORMA 12 CATEGORIAS OFICIAIS DO ATLETISMO BRASILEIRO POR FAIXA ETÁRIA Aprovada pela Assembleia Geral em 26.04.2014 Art. 1º - As categorias e respectivas faixas etárias da Confederação Brasileira de Atletismo

Leia mais

CAMPEONATO PERNAMBUCANO ADULTO DE ATLETISMO REGULAMENTO

CAMPEONATO PERNAMBUCANO ADULTO DE ATLETISMO REGULAMENTO DO CAMPEONATO CAMPEONATO PERNAMBUCANO ADULTO DE ATLETISMO REGULAMENTO Art. 1º - O Campeonato Pernambucano Adulto de Atletismo, tem a finalidade básica de desenvolver o atletismo no estado de Pernambuco,

Leia mais

GABARITO DO CADERNO DE ALUNO PARA O PROFESSOR

GABARITO DO CADERNO DE ALUNO PARA O PROFESSOR GABARITO DO CADERNO DE ALUNO PARA O PROFESSOR Prezado Professor O Caderno do Aluno é mais um instrumento para servir de apoio ao seu trabalho e ao aprendizado do aluno. Elaborado a partir do Caderno do

Leia mais

NORMA 12. CATEGORIAS OFICIAIS DO ATLETISMO BRASILEIRO POR FAIXA ETÁRIA Aprovada pela Assembléia Geral em

NORMA 12. CATEGORIAS OFICIAIS DO ATLETISMO BRASILEIRO POR FAIXA ETÁRIA Aprovada pela Assembléia Geral em NORMA 12 CATEGORIAS OFICIAIS DO ATLETISMO BRASILEIRO POR FAIXA ETÁRIA Aprovada pela Assembléia Geral em 23.02.2011 Art. 1º - As categorias e respectivas faixas etárias da Confederação Brasileira de Atletismo

Leia mais

REGULAMENTOS 2018 Campeonatos Brasileiros

REGULAMENTOS 2018 Campeonatos Brasileiros Art. 1º - Com a finalidade de identificar o máximo desempenho nas provas do atletismo, através das entidades de prática do atletismo brasileiro, identificando o potencial atlético das entidades e selecionando

Leia mais

OLIMPÍADAS 2016 BRASIL

OLIMPÍADAS 2016 BRASIL OLIMPÍADAS 2016 BRASIL Antes de conhecermos as modalidades do atletismo, vamos saber como é a pista oficial em que os atletas praticam as provas. Uma pista oficial de atletismo, como mostra a figura

Leia mais

CAMPEONATOS BRASILEIROS DE ATLETISMO SUB-20 SUB-18 SUB-16

CAMPEONATOS BRASILEIROS DE ATLETISMO SUB-20 SUB-18 SUB-16 CAMPEONATOS BRASILEIROS DE ATLETISMO SUB-20 SUB-18 SUB-16 Art. 1º - Com a finalidade de identificar o máximo desempenho nas provas do atletismo, através das entidades de prática do atletismo brasileiro,

Leia mais

OIDS: Saiba quais as modalidades que serão disputadas Agência Diref 23 de janeiro de 2015

OIDS: Saiba quais as modalidades que serão disputadas Agência Diref 23 de janeiro de 2015 OIDS: Saiba quais as modalidades que serão disputadas Agência Diref 23 de janeiro de 2015 O Comitê Organizador Nacional (CON) e o Conselho Nacional Permanente dos Jogos (CNPJ), estiveram reunidos no início

Leia mais

CAMPEONATOS ESTADUAIS CAIXA DE ATLETISMO ADULTO 2018

CAMPEONATOS ESTADUAIS CAIXA DE ATLETISMO ADULTO 2018 CAMPEONATOS ESTADUAIS CAIXA DE ATLETISMO ADULTO 2018 REGULAMENTO CAPÍTULO I - DA FINALIDADE Art. 1º - Os CAMPEONATOS ESTADUAIS CAIXA DE ATLETISMO ADULTO é uma competição realizada anualmente, com a finalidade

Leia mais

CAMPEONATOS ESTADUAIS DE ATLETISMO SUB-20 Revisado após definições dos representantes dos comitês em

CAMPEONATOS ESTADUAIS DE ATLETISMO SUB-20 Revisado após definições dos representantes dos comitês em CAMPEONATOS ESTADUAIS DE ATLETISMO SUB-20 Revisado após definições dos representantes dos comitês em 12.04.17 CAPITULO I - DA FINALIDADE Art. 1º - Os CAMPEONATOS ESTADUAIS DE ATLETISMO SUB-20 é uma competição

Leia mais

CAMPEONATOS ESTADUAIS CAIXA DE ATLETISMO SUB

CAMPEONATOS ESTADUAIS CAIXA DE ATLETISMO SUB CAMPEONATOS ESTADUAIS CAIXA DE ATLETISMO SUB-20 2018 CAPITULO I - DA FINALIDADE Art. 1º - Os CAMPEONATOS ESTADUAIS CAIXA DE ATLETISMO SUB-20 é uma competição realizada anualmente, com a finalidade de promover

Leia mais

ATLETISMO Nº 02 15/11/2018

ATLETISMO Nº 02 15/11/2018 ATLETISMO Nº 02 15/11/2018 ATLETISMO LOCAL DE COMPETIÇÃO Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN PISTA End: Av. Sen. Salgado Filho, 3000 - Lagoa Nova REUNIÃO TÉCNICA Data: 16/11/2018 Horário:

Leia mais

Regulamento Específico de Atletismo

Regulamento Específico de Atletismo Regulamento Específico de Atletismo ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS... 4 3. DISCIPLINAS... 4 4. PARTICIPAÇÃO / INSCRIÇÃO... 4 5. CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA DE AJUIZAMENTO... 5 6. REGULAMENTO

Leia mais

CAMPEONATO CEARENSE CAIXA ADULTO DE ATLETISMO 28 e 29 de Agosto de 2015 REGULAMENTO

CAMPEONATO CEARENSE CAIXA ADULTO DE ATLETISMO 28 e 29 de Agosto de 2015 REGULAMENTO CAMPEONATO CEARENSE CAIXA ADULTO DE ATLETISMO 28 e 29 de Agosto de 2015 REGULAMENTO DO CAMPEONATO Art. 1º - O Campeonato Cearense Caixa ADULTO de Atletismo, tem a finalidade básica de desenvolver o atletismo

Leia mais

SELETIVA NACIONAL GYMNASIADE 2016

SELETIVA NACIONAL GYMNASIADE 2016 SELETIVA NACIONAL GYMNASIADE 2016 Atletismo Boletim 2 Seletiva Nacional Gymnasiade 2016 Mensagem do Presidente da CBDE Realização Confederação Brasileira do Desporto Escolar Federação de Esportes Estudantis

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO ATLETISMO/2018

REGULAMENTO ESPECÍFICO ATLETISMO/2018 REGULAMENTO ESPECÍFICO ATLETISMO/2018 1 Art. 1º - A competição de atletismo do Programa Minas Esportiva/Jogos Escolares de Minas Gerais- JEMG/2018 obedecerá às Regras Oficiais da IAAF - Associação Internacional

Leia mais

HISTÓRIA DA GINÁSTICA ACROBÁTICA

HISTÓRIA DA GINÁSTICA ACROBÁTICA HISTÓRIA DA GINÁSTICA ACROBÁTICA A Ginástica Acrobática é um desporto bonito, dinâmico e espectacular para homens e mulheres. O desporto desenvolve coragem, força, coordenação, flexibilidade, habilidades

Leia mais

Campeonato Pernambucano de Atletismo Sub 16. 1ª Etapa Sábado (Manhã) - 13/07/2019 HORA ENTRADA PROVA CARATER SEXO

Campeonato Pernambucano de Atletismo Sub 16. 1ª Etapa Sábado (Manhã) - 13/07/2019 HORA ENTRADA PROVA CARATER SEXO 1ª Etapa Sábado (Manhã) - 13/07/2019 07:30:00 07:20:00 5.000 m Marcha atlética Final Masculino 07:40:00 07:30:00 1.000 m Final Feminino 08:00:00 07:50:00 1.000 m Final Masculino 08:30:00 08:10:00 100 m

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER SMEL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SMED

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER SMEL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SMED Regulamento Específico Atletismo/2018 Art. 1º - A competição de atletismo dos Jogos Escolares de Belo Horizonte - JEBH/2018 obedecerá às Regras Oficiais da IAAF - Associação Internacional das Federações

Leia mais

CAMPEONATOS ESTADUAIS CAIXA DE ATLETISMO SUB-18

CAMPEONATOS ESTADUAIS CAIXA DE ATLETISMO SUB-18 CAMPEONATOS ESTADUAIS CAIXA DE ATLETISMO SUB-18 CAPÍTULO I - DA FINALIDADE Art. 1º - Os CAMPEONATOS ESTADUAIS CAIXA DE ATLETISMO SUB-18 é uma competição realizada anualmente, com a finalidade de promover

Leia mais

fundadoras e filiadas ativas nesta temporada

fundadoras e filiadas ativas nesta temporada Poderão participar do Desafio NDU de Basquete, as Atléticas fundadoras e filiadas ativas nesta temporada. Não haverá custo de inscrição ou arbitragem para a Atlética. Novas Atléticas que estiverem interessadas

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL XIRA 2016

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL XIRA 2016 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL XIRA 2016 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 REGULAMENTO DO VOLEIBOL DE PAVILHÃO... 4 2. INSCRIÇÕES... 4 3. ESCALÕES ETÁRIOS / TEMPO DE JOGO... 4 4. CONSTITUIÇÃO / IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA 1 GENERALIDADES TORNEIO ESTADUAL DE GINÁSTICA RÍTMICA REGULAMENTO TÉCNICO 2015 1.1 É aberta a participação no Torneio Estadual de Ginástica Rítmica a qualquer entidade filiada ou não à FGSC. 1.2 As inscrições

Leia mais

CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA ATLETAS E TREINADORES INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO EM 2016

CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA ATLETAS E TREINADORES INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO EM 2016 O presente critério considerará as parcerias com o Comitê Olímpico do Brasil, Ministério do Esporte e principalmente o patrocínio da Caixa Econômica Federal, entre outras fontes, podendo ser revisto a

Leia mais

CAMPEONATOS ESTADUAIS DE ATLETISMO SUB-16 Alterado em Após definições do Comitê Técnico de Base

CAMPEONATOS ESTADUAIS DE ATLETISMO SUB-16 Alterado em Após definições do Comitê Técnico de Base CAMPEONATOS ESTADUAIS DE ATLETISMO SUB-16 Alterado em 12.04.17 Após definições do Comitê Técnico de Base CAPÍTULO I - DA FINALIDADE Art. 1º - Os CAMPEONATOS ESTADUAIS DE ATLETISMO SUB-16 é uma competição

Leia mais

CAMPEONATO CEARENSE CAIXA ADULTO DE ATLETISMO 25 e 26 de Junho de 2016 REGULAMENTO

CAMPEONATO CEARENSE CAIXA ADULTO DE ATLETISMO 25 e 26 de Junho de 2016 REGULAMENTO CAMPEONATO CEARENSE CAIXA ADULTO DE ATLETISMO 25 e 26 de Junho de 2016 REGULAMENTO DO CAMPEONATO Art. 1º - O Campeonato Cearense Caixa ADULTO de Atletismo, tem a finalidade básica de desenvolver o atletismo

Leia mais

CAMPEONATOS ESTADUAIS CAIXA DE ATLETISMO MENORES e cada atleta poderá

CAMPEONATOS ESTADUAIS CAIXA DE ATLETISMO MENORES e cada atleta poderá CAMPEONATOS ESTADUAIS CAIXA DE ATLETISMO MENORES - 2015 REGULAMENTO CAPITULO I - DA FINALIDADE ART 1º - Os CAMPEONATOS ESTADUAIS CAIXA DE ATLETISMO MENORES é uma competição realizada anualmente, com a

Leia mais

CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA ATLETAS E TREINADORES INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO EM 2017

CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA ATLETAS E TREINADORES INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO EM 2017 O presente critério considerará as parcerias com o Comitê Olímpico do Brasil, Ministério do Esporte e principalmente o patrocínio da Caixa Econômica Federal, entre outras fontes, podendo ser revisto a

Leia mais

ADULTO, os atletas regularmente cadastrados e inscritos obrigatoriamente na FPA/ CBAT. O atleta somente

ADULTO, os atletas regularmente cadastrados e inscritos obrigatoriamente na FPA/ CBAT. O atleta somente CAMPEONATOS ESTADUAIS CAIXA DE ATLETISMO ADULTO - 2015 REGULAMENTO CAPITULO I - DA FINALIDADE ART 1º - Os CAMPEONATOS ESTADUAIS CAIXA DE ATLETISMO ADULTO é uma competição realizada anualmente, com a finalidade

Leia mais

VI CAMPEONATOS BRASILEIROS CAIXA DE ATLETISMO SUB-16 INTERCLUBES

VI CAMPEONATOS BRASILEIROS CAIXA DE ATLETISMO SUB-16 INTERCLUBES VI CAMPEONATOS BRASILEIROS CAIXA DE ATLETISMO SUB-16 INTERCLUBES Art. 1º - Os CAMPEONATOS BRASILEIROS DE ATLETISMO SUB-16 INTERCLUBES têm por propósito básico a integração nacional, a difusão do Atletismo

Leia mais

OPapeldoesportenaescola; Porque somente os Esportes Coletivos são trabalhados na escola; Como trabalhar os esportes individuais na escola;

OPapeldoesportenaescola; Porque somente os Esportes Coletivos são trabalhados na escola; Como trabalhar os esportes individuais na escola; OPapeldoesportenaescola; Porque somente os Esportes Coletivos são trabalhados na escola; Como trabalhar os esportes individuais na escola; Introdução ao Atletismo; 1 PCN Parâmetro Curricular Nacional A

Leia mais

TROFÉU BRASIL CAIXA DE ATLETISMO XXXVI Edição

TROFÉU BRASIL CAIXA DE ATLETISMO XXXVI Edição TROFÉU BRASIL CAIXA DE ATLETISMO XXXVI Edição Art. 1º - Art. 2º - Art. 3º - O Troféu Brasil de Atletismo é uma competição realizada anualmente que têm por propósito básico a difusão do Atletismo e a verificação

Leia mais

II CAMPEONATOS BRASILEIROS CAIXA DE ATLETISMO DE JUVENIS - INTERCLUBES

II CAMPEONATOS BRASILEIROS CAIXA DE ATLETISMO DE JUVENIS - INTERCLUBES II CAMPEONATOS BRASILEIROS CAIXA DE ATLETISMO DE JUVENIS - INTERCLUBES Art. 1º - Os CAMPEONATOS BRASILEIROS DE ATLETISMO DE JUVENIS INTERCLUBES têm por propósito básico a integração nacional, a difusão

Leia mais

Os Campeonatos são realizados segundo as Regras da IAAF, as Normas da CBAt e as contidas neste regulamento.

Os Campeonatos são realizados segundo as Regras da IAAF, as Normas da CBAt e as contidas neste regulamento. Art. 1º - Com a finalidade de identificar o máximo desempenho nas provas do atletismo, através das entidades de prática do atletismo brasileiro, identificando o potencial atlético das entidades e selecionando

Leia mais

VII CAMPEONATOS BRASILEIROS CAIXA DE ATLETISMO SUB-18 - INTERCLUBES

VII CAMPEONATOS BRASILEIROS CAIXA DE ATLETISMO SUB-18 - INTERCLUBES VII CAMPEONATOS BRASILEIROS CAIXA DE ATLETISMO SUB-18 - INTERCLUBES Art. 1º - Art. 2º - Art. 3º - Art. 4º - Art. 5º - Art. 6º - Os CAMPEONATOS BRASILEIROS CAIXA DE ATLETISMO SUB-18 INTERCLUBES têm por

Leia mais

CAMPEONATO CEARENSE CAIXA SUB - 18 DE ATLETISMO 03 e 04 de Março de 2018 REGULAMENTO

CAMPEONATO CEARENSE CAIXA SUB - 18 DE ATLETISMO 03 e 04 de Março de 2018 REGULAMENTO CAMPEONATO CEARENSE CAIXA SUB - 18 DE ATLETISMO 03 e 04 de Março de 2018 REGULAMENTO DO CAMPEONATO Art. 1º - O Campeonato Cearense Caixa SUB-18 de Atletismo, tem a finalidade básica de desenvolver o atletismo

Leia mais

CAMPEONATOS ESTADUAIS CAIXA DE ATLETISMO SUB-16

CAMPEONATOS ESTADUAIS CAIXA DE ATLETISMO SUB-16 CAMPEONATOS ESTADUAIS CAIXA DE ATLETISMO SUB-16 CAPITULO I - DA FINALIDADE ART 1º - Os CAMPEONATOS ESTADUAIS CAIXA DE ATLETISMO SUB-16 é uma competição realizada anualmente, com a finalidade de promover

Leia mais

QUESTÃO ÚNICA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA.

QUESTÃO ÚNICA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA. PÁGINA 1 / 10 QUESTÃO ÚNICA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA. 01. Um ano é dito bissexto quando possui 366 dias. Para termos um ano bissexto ele deve ser divisível

Leia mais

REGULAMENTO DO CAMBOR

REGULAMENTO DO CAMBOR REGULAMENTO DO CAMBOR CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ORIENTAÇÃO 2016 (Em vermelho as atualizações da AGO de 31/01/16) CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ORIENTAÇÃO Fundada em 11 de janeiro de 1999 Filiada à Federação

Leia mais

CAMPEONATO CEARENSE CAIXA SUB-23 DE ATLETISMO 01 e 02 de Agosto de 2014 REGULAMENTO

CAMPEONATO CEARENSE CAIXA SUB-23 DE ATLETISMO 01 e 02 de Agosto de 2014 REGULAMENTO CAMPEONATO CEARENSE CAIXA SUB-23 DE ATLETISMO 01 e 02 de Agosto de 2014 REGULAMENTO DO CAMPEONATO Art. 1º - O Campeonato Cearense Caixa SUB-23 de Atletismo, tem a finalidade básica de desenvolver o atletismo

Leia mais

1º - Haverá contagem em separado para o masculino e para o feminino e uma contagem geral para definir a equipe (clube) vencedora.

1º - Haverá contagem em separado para o masculino e para o feminino e uma contagem geral para definir a equipe (clube) vencedora. Art. 1º - Art. 2º - Art. 3º - O Troféu Brasil de Atletismo é uma competição realizada anualmente que têm por propósito básico a difusão do Atletismo e a verificação do desenvolvimento de seu nível técnico

Leia mais

CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA ATLETAS INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO EM 2018

CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA ATLETAS INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO EM 2018 O presente critério considerará as parcerias com o Comitê Olímpico do Brasil, Ministério do Esporte e principalmente o patrocínio da Caixa Econômica Federal, entre outras fontes, podendo ser revisto a

Leia mais

IV CAMPEONATOS BRASILEIROS CAIXA DE ATLETISMO DE MIRINS INTERCLUBES

IV CAMPEONATOS BRASILEIROS CAIXA DE ATLETISMO DE MIRINS INTERCLUBES IV CAMPEONATOS BRASILEIROS CAIXA DE ATLETISMO DE MIRINS INTERCLUBES Art. 1º - Os CAMPEONATOS BRASILEIROS DE ATLETISMO DE MIRINS têm por propósito básico a integração nacional, a difusão do Atletismo e

Leia mais

REGULAMENTO RELATIVO À HOMOLOGAÇÃO DE RECORDES DE PORTUGAL, RECORDES NACIONAIS E RECORDES NACIONAIS DE ESTRADA

REGULAMENTO RELATIVO À HOMOLOGAÇÃO DE RECORDES DE PORTUGAL, RECORDES NACIONAIS E RECORDES NACIONAIS DE ESTRADA REGULAMENTO RELATIVO À HOMOLOGAÇÃO DE RECORDES DE PORTUGAL, RECORDES NACIONAIS E RECORDES NACIONAIS DE ESTRADA NACIONAIS E RECORDES NACIONAIS DE ESTRADA Página 1 de 16 A. Homologação de Recordes de Portugal

Leia mais

CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA ATLETAS INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO EM 2019

CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA ATLETAS INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO EM 2019 CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA ATLETAS INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO EM 2019 O presente documento considerará as parcerias com o Comitê Olímpico do Brasil, Ministério do Esporte e principalmente

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO

REGULAMENTO ESPECÍFICO REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES ESPORTIVAS INTERCLASSES E INTERESCOLAS REGULAMENTO ESPECÍFICO Segue o Regulamento com os ajustes realizados e informado previamente. Lembrando que todas as crianças

Leia mais

MARCAS DE QUALIFICAÇÃO NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS ÉPOCA 2017/2018

MARCAS DE QUALIFICAÇÃO NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS ÉPOCA 2017/2018 NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS ÉPOCA 2017/2018 Condições de aceitação de marcas de qualificação: A. O prazo de obtenção de marcas de qualificação nas competições que o exijam é compreendido entre o dia 1 de

Leia mais

Documentos de Apoio - Disciplina de Educação Física 2010-11 ANDEBOL. Caracterização

Documentos de Apoio - Disciplina de Educação Física 2010-11 ANDEBOL. Caracterização ANDEBOL Caracterização O Andebol é um jogo desportivo colectivo, disputado entre duas equipas de sete jogadores efectivos (6 jogadores de campo e um guarda-redes) e cinco suplentes e jogado num campo rectangular.

Leia mais

ATLETISMO - REGULAMENTO

ATLETISMO - REGULAMENTO ATLETISMO - REGULAMENTO DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E ORGANIZAÇÃO Art. 1º. A Modalidade ATLETISMO, categoria master, é parte integrante do Evento Esportivo denominado GLOBAL MASTERS SPORTS 2018, a ser

Leia mais

CAMPEONATOS BRASILEIROS CAIXA DE ATLETISMO DE JUVENIS INTERESTADUAL LII Masculino e XL Feminino

CAMPEONATOS BRASILEIROS CAIXA DE ATLETISMO DE JUVENIS INTERESTADUAL LII Masculino e XL Feminino CAMPEONATOS BRASILEIROS CAIXA DE ATLETISMO DE JUVENIS INTERESTADUAL LII Masculino e XL Feminino Art. 1º - Os CAMPEONATOS BRASILEIROS DE ATLETISMO DE JUVENIS têm por propósito básico a integração nacional,

Leia mais

CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO PERÍODO 2011 A 2016

CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO PERÍODO 2011 A 2016 CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO PERÍODO 2011 A Aprovados pelo IV Forum Atletismo do Brasil em 11.12.2009 Aprovados pela Assembléia Geral da CBAt em 13.12.2009

Leia mais

Os CAMPEONATOS BRASILEIROS CAIXA DE ATLETISMO DE MENORES INTERCLUBES

Os CAMPEONATOS BRASILEIROS CAIXA DE ATLETISMO DE MENORES INTERCLUBES V CAMPEONATOS BRASILEIROS CAIXA DE ATLETISMO DE MENORES - INTERCLUBES Art. 1º - Os CAMPEONATOS BRASILEIROS CAIXA DE ATLETISMO DE MENORES INTERCLUBES têm por propósito básico a integração nacional, a difusão

Leia mais

Seletiva Estadual Universitária de ATLETISMO

Seletiva Estadual Universitária de ATLETISMO DATA/ LOCAL/ HORÁRIOS 16º TROFÉU ADHEMAR FERREIRA DA SILVA Data: 25 e 26 de agosto de 2012 (SÁBADO e DOMINGO). Local: Pista de ATLETISMO do Ibirapuera (Estádio Ícaro de Castro Melo) Rua Manoel da Nóbrega,

Leia mais

Campeonato Nacional de Sub-18 (Juvenis)

Campeonato Nacional de Sub-18 (Juvenis) Campeonato Nacional de Sub-18 (Juvenis) Vagos - Pista de Atletismo Sábado - 23 de Junho de 2018 Domingo - 24 de Junho de 2018 14:00 Martelo (5 kg) Masc 08:45 Disco (1,5 kg) Masc 14:30 100 m Masc DEC 09:05

Leia mais

CAMPEONATOS NACIONAIS DE JUVENIS

CAMPEONATOS NACIONAIS DE JUVENIS CAMPEONATOS NACIONAIS DE JUVENIS 1. NORMAS REGULAMENTARES 1.1- Poderão participar atletas masculinos e femininos dos escalões de Iniciados e Juvenis que tenham obtido os resultados de qualificação que

Leia mais

1.2. Simultaneamente ao Campeonato Brasileiro, será disputada a Copa Latino Americana de Freefly, com a participação de times convidados.

1.2. Simultaneamente ao Campeonato Brasileiro, será disputada a Copa Latino Americana de Freefly, com a participação de times convidados. 1. Sobre o evento: 2. Modalidades: 3. Critérios para definição das categorias / Freefly: 4. Tentativa de quebra de recorde: 5. Inscrição: 6. Vagas e saltos: 7. Saltos e regras: 8. Programação: 9. Juízes:

Leia mais

MARCAS DE QUALIFICAÇÃO NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS ÉPOCA 2016/2017

MARCAS DE QUALIFICAÇÃO NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS ÉPOCA 2016/2017 NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS ÉPOCA 2016/2017 Condições de aceitação de marcas de qualificação: A. O prazo de obtenção de marcas de qualificação nas competições que o exijam é compreendido entre o dia 16 de

Leia mais

MARCAS DE QUALIFICAÇÃO NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS ÉPOCA 2014/2015

MARCAS DE QUALIFICAÇÃO NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS ÉPOCA 2014/2015 NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS ÉPOCA 2014/2015 Condições de aceitação de marcas de qualificação: A. O prazo de obtenção de marcas de qualificação nas competições que o exijam é compreendido entre o dia 16 de

Leia mais

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL 2001-2002 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 1. ESCALÕES ETÁRIOS/BOLA DE JOGO... 4 2. CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA... 4 3. DURAÇÃO DO JOGO...

Leia mais

XXXVI TROFÉU NORTE-NORDESTE CAIXA DE ATLETISMO

XXXVI TROFÉU NORTE-NORDESTE CAIXA DE ATLETISMO XXXVI TROFÉU NORTE-NORDESTE CAIXA DE ATLETISMO Art.1º - Com a finalidade de desenvolver o Atletismo na Região, a promoção de intercâmbio técnico, a observação de atletas para competições nacionais e internacionais,

Leia mais

CAMPEONATO CEARENSE CAIXA SUB-18 DE ATLETISMO 23 e 24 de julho de 2016 REGULAMENTO

CAMPEONATO CEARENSE CAIXA SUB-18 DE ATLETISMO 23 e 24 de julho de 2016 REGULAMENTO CAMPEONATO CEARENSE CAIXA SUB-18 DE ATLETISMO 23 e 24 de julho de 2016 REGULAMENTO DO CAMPEONATO Art. 1º - O Campeonato Cearense Caixa SUB-18 de Atletismo, tem a finalidade básica de desenvolver o atletismo

Leia mais

IIº CAMPEONATO CLUBE ESPANHOL DE FUTEBOL DE 6

IIº CAMPEONATO CLUBE ESPANHOL DE FUTEBOL DE 6 IIº CAMPEONATO CLUBE ESPANHOL DE FUTEBOL DE 6 REGULAMENTO CAPÍTULO I Disposições Preliminares Art. 1º - O 2º Campeonato Clube Espanhol de Futebol de 6 será promovido pela superintendência de esporte do

Leia mais

REGULAMENTO Campeonato Nacional da III divisão de Futsal

REGULAMENTO Campeonato Nacional da III divisão de Futsal REGULAMENTO Campeonato Nacional da III divisão de Futsal 1 CAPÍTULO I 5520. ORGANIZAÇÃO TÉCNICA 5520.1 - O CAMPEONATO NACIONAL DA III DIVISÃO É DISPUTADO POR SESSENTA E SEIS CLUBES, CINQUENTA E SEIS CLUBES

Leia mais

CAMPEONATOS BRASILEIROS DE ATLETISMO SUB-23

CAMPEONATOS BRASILEIROS DE ATLETISMO SUB-23 CAMPEONATOS BRASILEIROS DE ATLETISMO SUB-23 Art. 1º - Art. 2º - Art. 3º - Art. 4º - Art. 5º - Art. 6º - Com a finalidade de identificar o máximo desempenho nas provas do atletismo, através das entidades

Leia mais

REGULAMENTO DE ATLETISMO

REGULAMENTO DE ATLETISMO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - A Competição de Atletismo, modalidade individual dos JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE- 2018, será realizada de acordo com as Normas das OLIMPÌADAS ESCOLARES

Leia mais

MARCAS DE QUALIFICAÇÃO NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS ÉPOCA 2018/2019

MARCAS DE QUALIFICAÇÃO NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS ÉPOCA 2018/2019 NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS ÉPOCA 2018/2019 Condições de aceitação de marcas de qualificação: A. O prazo de obtenção de marcas de qualificação nas competições que o exijam é compreendido entre o dia 1 de

Leia mais

Introdução. Em todas as situações omissas, a FGP é soberana.

Introdução. Em todas as situações omissas, a FGP é soberana. Calendário de Competições de Ginástica Rítmica 2008/2009 Introdução O presente documento regulamenta os princípios orientadores de participação de todos os intervenientes (Associações e Clubes) nas Competições

Leia mais

Campeonato Europeu de Judo para Cegos e Baixa Visão 2015 IBSA European Judo Championship 2015

Campeonato Europeu de Judo para Cegos e Baixa Visão 2015 IBSA European Judo Championship 2015 Campeonato Europeu de Judo para Cegos e Baixa Visão 2015 IBSA European Judo Championship 2015 Portugal 26 a 29 de novembro de 2015 Pavilhão Multiusos de Odivelas Apresentação O Campeonato Europeu de Judo

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 80h CH Prática: CH Total: 80h Créditos: 04 Pré-requisito(s): ---- Período: I Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 80h CH Prática: CH Total: 80h Créditos: 04 Pré-requisito(s): ---- Período: I Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia do Atletismo Código: FIS04 Professor: Jorge Paulo G. de Carvalho e-mail: Jorge.carvalho@fasete.edu.br

Leia mais

MARCAS DE QUALIFICAÇÃO NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS ÉPOCA 2015/2016

MARCAS DE QUALIFICAÇÃO NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS ÉPOCA 2015/2016 NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS ÉPOCA 2015/2016 Condições de aceitação de marcas de qualificação: A. O prazo de obtenção de marcas de qualificação nas competições que o exijam é compreendido entre o dia 16 de

Leia mais

MÉRITO ESPORTIVO CLÃ DELFOS

MÉRITO ESPORTIVO CLÃ DELFOS MÉRITO ESPORTIVO CLÃ DELFOS A medalha do Mérito Esportivo Clã Delfos é conferida ao atleta que destaca durante o ano, por desempenho técnico, dedicação,, colaboração, evolução técnica e capacidade de reação

Leia mais

TROFÉU BRASIL CAIXA DE ATLETISMO XXXVI Edição

TROFÉU BRASIL CAIXA DE ATLETISMO XXXVI Edição TROFÉU BRASIL CAIXA DE ATLETISMO XXXVI Edição Art. 1º - Art. 2º - Art. 3º - O Troféu Brasil de Atletismo é uma competição realizada anualmente que têm por propósito básico a difusão do Atletismo e a verificação

Leia mais

Torneio MegaSprint 2016

Torneio MegaSprint 2016 Torneio MegaSprint 2016 Desporto Escolar Atletismo Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira em colaboração com a Direção de Serviços do Desporto Escolar FINAL REGIONAL Ribeira Brava 9 de abril

Leia mais

Campeonato da Europa de Atletismo

Campeonato da Europa de Atletismo Campeonato da Europa de Atletismo Berlim (Alemanha), 7 a 12 de agosto MQ A 2018 Masculinos Marca de Qualificação B Marcas de Qualificação Disciplina Marca de Qualificação B Femininos MQ A 2018 10.23 10.35

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 1 Vela e remo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria ESPORTES DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas principais regras. 2 Conhecer a

Leia mais

CAMPEONATOS DE PORTUGAL

CAMPEONATOS DE PORTUGAL CAMPEONATOS DE PORTUGAL 1. NORMAS REGULAMENTARES 1.1- Poderão participar atletas masculinos e femininos dos escalões de Juniores e Seniores que tenham obtido os resultados de qualificação que se indicam

Leia mais

CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA ATLETAS INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO EM 2016

CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA ATLETAS INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO EM 2016 1. Campeonatos Sul-Americanos de Marcha Atlética 50km 28 de fevereiro de 2016 Rio de Janeiro, BRA Serão convocados os 4 (quatros) primeiros atletas do ranking brasileiro da prova em 2015. 2. Campeonatos

Leia mais

III OLIMPÍADA DE JOGOS RECREATIVOS DA AABB-SP

III OLIMPÍADA DE JOGOS RECREATIVOS DA AABB-SP III OLIMPÍADA DE JOGOS RECREATIVOS DA AABB-SP Regulamento Específico Truco Data: 03 de Setembro de 2016 (Sábado) Início: 14h Local: Bar Classe A Art.1 : O Truco será realizado em 1 categoria mista: a partir

Leia mais

DISPÕE SOBRE AS NORMAS PARA A COMPOSIÇÃO DOS ATLETAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA:

DISPÕE SOBRE AS NORMAS PARA A COMPOSIÇÃO DOS ATLETAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA: Folha: 1/9 DISPÕE SOBRE AS A COMPOSIÇÃO DOS ATLETAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA: 1. Para a composição da Seleção Brasileira, no mês de janeiro de cada ano, os atletas deverão passar por um Processo Seletivo,

Leia mais