Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais"

Transcrição

1 Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais 2014/2015 Rua Presidente Samora Machel, Lote 7, R/c, Lja. Dta Olival Bastos Portugal Tel Fax

2 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 ALTO RENDIMENTO & SELEÇÕES NACIONAIS... 4 I. ANDEBOL... 4 II. ATLETISMO... 4 III. BASQUETEBOL... 4 IV. BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS... 5 V. BOCCIA... 5 VI. CICLISMO... 5 VII. FUTEBOL... 5 VIII. GINÁSTICA... 6 IX. GOALBALL... 6 X. JUDO... 7 XI. NATAÇÃO... 7 XII. REMO INDOOR... 7 XIII. TÉNIS DE MESA... 7 XIV. TRICICLETA... 8 ANEXOS... 9

3 INTRODUÇÃO Elaborar um Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais, que envolve 339 atletas, 16 seleções nacionais de 5 áreas de deficiência, não é de todo uma tarefa fácil, adequando já todas as Seleções Nacionais à estrutura normativa existente Decreto-Lei nº272 de 1 de Outubro e a Portaria nº325/2010 de 16 de Junho. No entanto a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) em estreita articulação com as Associações Nacionais de Desporto por Área de Deficiência, traça para 2015 os seguintes objetivos: Modalidades Individuais 1) Aumentar número de atletas no Regime de Alto Rendimento, através da obtenção de resultados de nível, que se traduzam particularmente no acesso de mais atletas ao Projecto Paralímpico Rio 2016, principalmente do sexo feminino. 2) Elevar o número de atletas a praticarem desporto de alto rendimento, também reforçando o sector feminino. 3) Garantir a participação do maior número de atletas possível nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e Surdolímpicos Modalidades Coletivas 1) Diversificar, a tipologia de modalidades existentes. 2) Obter resultados que permitam, em algumas modalidades subir de divisão a nível Internacional, com o consequente reforço de novos atletas. O calendário competitivo irá ser apresentado como anexo a este Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais de forma a torna-lo menos extensivo. Assim como, o Formulário de Candidatura ao Alto Rendimento e Seleções Nacionais ao financiamento 2015 do Instituto Português do Desporto e Juventude, onde consta a listagem de todos os atletas que compõem as diversas Seleções Nacionais e os custos detalhados por Seleção e por ação de preparação e competição prevista.

4 ALTO RENDIMENTO & SELEÇÕES NACIONAIS Com o ciclo paralímpico em andamento tenta-se corrigir os erros anteriormente cometidos e adequar da melhor forma possível os meios humanos, financeiros e logísticos face aos objetivos a atingir. Deste modo o Plano de Alto Rendimento para o ano de 2015 será bastante exigente nas diversas modalidades tuteladas pela FPDD senão vejamos: I. ANDEBOL Esta é uma modalidade recente, sendo 2015 o ano da realização do 1º Campeonato da Europa INAS, em Fafe, onde a Seleção Nacional irá tentar alcançar uma medalha. II. ATLETISMO No que diz respeito ao atletismo da deficiência intelectual, apesar da entrada no Programa Paralímpico em três eventos (1500 metros, salto em comprimento e lançamento do peso), esta ainda é muito restrita pelo que continuará a existir um quadro competitivo de Verão e Inverno, completamente estabilizado a nível internacional, da responsabilidade do INAS-FID. Assim, teremos no calendário o 7º Campeonato da Europa de Pista Coberta, o 7º Campeonato da Europa de Corta-Mato, o 6º Campeonato do Mundo de Meia-Maratona, o 10º Campeonato do Mundo em Pista Ar Livre (inserido nos Global Games 2015) e o 3º Campeonato Europa para Síndrome de Down (prova especifica para esta deficiência). III. BASQUETEBOL Nesta modalidade, a competição principal deste ano é nos Global Games 2015 que decorrerão entre 16 e 28 de setembro em Guayaquil (Equador). A Seleção Nacional para a Deficiência Intelectual espera obter nesta competição um lugar de medalha à semelhança do que tem vindo a acontecer em competições anteriores.

5 IV. BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS Este é um dos casos em que uma Seleção Nacional procura subir de divisão em termos internacionais. Atualmente a equipa portuguesa está na Divisão C e irá este ano participar no Europeu com vista à subida de Divisão. V. BOCCIA Esta modalidade continua a ser, a nível internacional, uma das que mais destaca o nosso país a nível competitivo. O ranking mundial é dominado pela presença de atletas portugueses em lugares de relevo, tanto a nível individual como coletivo, indo integrar o Projecto Paralimpico Rio 2016, vários atletas. Em 2015, irão participar em vários eventos internacionais, tendo como prova de topo o Campeonato da Europa que ser irá realizar no Reino Unido. VI. CICLISMO Têm sido bastante satisfatórios os resultados obtidos nesta modalidade pelos atletas nacionais da deficiência intelectual nos últimos anos, quer a nível individual quer coletivo. Nesse seguimento, os atletas que compõe a seleção irão tentar obter medalhas nos Global Games 2015 que decorrerão entre 16 e 28 de setembro em Guayaquil (Equador) VII. FUTEBOL Mesmo no desporto para pessoas com deficiência, o futebol nas suas mais diversas expressões, marca uma posição de relevo, abrangendo várias áreas de deficiência. a) Futebol de 7 Paralisia Cerebral Modalidade que conta no seu palmarés uma medalha de prata nos Jogos de Barcelona em 1992 e participações nos Jogos de Atlanta 1996 e Sidney 2000, tem nos últimos anos andado arredada dos lugares de topo a nível Europeu, contudo, este ano pretende-se continuar a apostar na renovação desta Seleção.

6 Para isso ao longo da época irão ser feitos estágios de preparação com vista à participação no Campeonato do Mundo, a realizar em Burton Inglaterra, entre 13 e 29 de junho, tendo como objetivo ficar classificado entre 4º e o 8º na classificação geral. A Selecção Sub21 irá participar nos Jogos Mundiais que irão decorrer em Nottingham Inglaterra entre 7 e 15 de Agosto onde irão ficar entre a 4ª e a 8ª posição da geral. b) Futsal Deficiência Intelectual No seguimento da boa sequência de resultados internacionais que tem obtido a nível internacional nos últimos anos, a Seleção Nacional de Futsal para a Deficiência Intelectual, irá conduzir os seus trabalhos de preparação com vista à participação no 4º Campeonato do Mundo, que irá realizar-se durante os Global Games 2015, onde tentarão alcançar uma medalha. A deficiência auditiva, também, irá preparar a selecção de futsal masculino, ao longo de toda a época para a qualificação e participação no Campeonato do Mundo, que decorrerá na Tailândia, em data ainda a definir, onde tentarão alcançar uma boa classificação. VIII. GINÁSTICA Outra Seleção da Deficiência Intelectual cujos trabalhos são muito recentes mas que já conta no seu palmarés com alguns bons resultados a nível internacional. Desta forma, na próxima época esta Seleção irá preparar-se com vista à participação no Campeonato do Mundo que irá realizar-se em Monza (Itália) onde tentarão alcançar o maior número de medalhas. IX. GOALBALL A Seleção Nacional de Goalball foi formada há poucos anos existindo ainda um longo percurso a percorrer até conseguir chegar aos níveis de outros países europeus. Os trabalhos de preparação realizados permitiram a subida à divisão B na época 2012/2013, todavia na época transacta voltaram a desceram à divisão C.

7 Desta forma, na próxima época o objetivo principal passa pela participação no Campeonato da Europa, que se irá realizar em Malmo Suécia, entre 1 e 6 de Fevereiro e a subida novamente à divisão B. X. JUDO Na deficiência intelectual, está prevista a realização de vários estágios de preparação com vista à participação no Campeonato da Europa que se irá realizar em Ravena Itália onde os praticantes da Selecção Nacional irão tentar alcançar medalhas. XI. NATAÇÃO Na deficiência intelectual, destacam-se as prestações dos atletas com síndrome de down, para esta época está planeada a realização de vários estágios de preparação com vista à participação no 7º Campeonato do Mundo da DSISO, que se irá realizar em Milão Itália em setembro. Igualmente, irão tentar qualificar-se atletas para participarem-se no 7º Campeonato do Mundo de Natação INAS, integrado nos Global Games Em ambas o objetivo principal passa pelo alcance do maior número de medalhas possível. XII. REMO INDOOR Mais uma modalidade da deficiência intelectual, que nesta época irá continuar com o trabalho de preparação através da realização de vários estágios para posteriormente participar nos Global Games 2015, onde o objetivo será a conquista de medalhas. XIII. TÉNIS DE MESA Esta modalidade tem vindo a sofrer um crescimento, na deficiência intelectual e consequentemente nesta época desportiva manter-se-á a realização de estágios de preparação da seleção nacional.

8 Como prova máxima terá o 7º Campeonato da Europa INAS, inserido nos Global Games 2015, cuja participação terá como objetivo principal a classificação na 1ª metade da tabela classificativa e o 1º Campeonato do Mundo ITTADS (Síndrome de Down) cujo objectivo será o alcance de medalhas. XIV. TRICICLETA Esta é uma aposta recente por parte da paralisia cerebral numa modalidade que tem um número crescente de atletas. Por conseguinte, a aposta tem vindo a ser no ganho de experiência competitiva internacional, e em 2015 irão participar nos Jogos Mundiais que se irão realizar entre 7 e 15 de Agosto em Nottingham Inglaterra, onde atletas irão tentar ficar bem classificados.

9 ANEXOS 1) Regulamento de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência 2) Formulário de Candidatura ao Financiamento 2015 do Instituto Português do Desporto e Juventude com descrição orçamental por modalidade e por ação prevista. 3) Plano de Atividades e Orçamento Projecto de Preparação Paralímpica Rio 2016 Ano 2015.

Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais

Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais 2013/2014 Rua Presidente Samora Machel, Lote 7, R/c, Lja. Dta. 2620-061 Olival Bastos Portugal Tel. +351 21 937 99 50 Fax +351 21 937 99 59 www.fpdd.org ÍNDICE

Leia mais

Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais

Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais 2012/2013 Rua Presidente Samora Machel, Lote 7, R/c, Lja. Dta. 2620-061 Olival Bastos Portugal Tel. +351 21 937 99 50 Fax +351 21 937 99 59 www.fpdd.org ÍNDICE

Leia mais

GINÁSTICA RÍTMICA SELEÇÕES NACIONAIS E ALTO RENDIMENTO

GINÁSTICA RÍTMICA SELEÇÕES NACIONAIS E ALTO RENDIMENTO GINÁSTICA RÍTMICA SELEÇÕES NACIONAIS E ALTO RENDIMENTO 2013-2016 PROCESSO DE SELEÇÃO CAMPEONATO DA EUROPA 2014 BAKU, Azerbeijão Ginástica Rítmica 1.NOTAS INTRODUTÓRIAS Dando sequência ao processo de participação

Leia mais

Campeonato Europeu de Judo para Cegos e Baixa Visão 2015 IBSA European Judo Championship 2015

Campeonato Europeu de Judo para Cegos e Baixa Visão 2015 IBSA European Judo Championship 2015 Campeonato Europeu de Judo para Cegos e Baixa Visão 2015 IBSA European Judo Championship 2015 Portugal 26 a 29 de novembro de 2015 Pavilhão Multiusos de Odivelas Apresentação O Campeonato Europeu de Judo

Leia mais

Introdução. Em todas as situações omissas, a FGP é soberana.

Introdução. Em todas as situações omissas, a FGP é soberana. Calendário de Competições de Ginástica Rítmica 2008/2009 Introdução O presente documento regulamenta os princípios orientadores de participação de todos os intervenientes (Associações e Clubes) nas Competições

Leia mais

CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO - 2014

CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO - 2014 CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO - 2014 Aprovados pelo IV Forum Atletismo do Brasil em 11.12.2009 Aprovados pela Assembléia Geral da CBAt em 13.12.2009 Revisados

Leia mais

MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO

MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 06/2013 PUBLICAÇÃO DO RESULTADO FINAL DAS PROPOSTAS HABILITADAS E CLASSIFICADAS Aos doze dias do

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE DESPORTIVA

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE DESPORTIVA DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE DESPORTIVA - 2015 Quadros Competitivos Nacionais A FPDD senvolve o seu quadro competitivo nacional em conjunto com as 5 Associações Nacionais Desporto por área Deficiência,

Leia mais

Regulamento Específico de Atletismo

Regulamento Específico de Atletismo Regulamento Específico de Atletismo ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS... 4 3. DISCIPLINAS... 4 4. PARTICIPAÇÃO / INSCRIÇÃO... 4 5. CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA DE AJUIZAMENTO... 5 6. REGULAMENTO

Leia mais

Nataniel Lopes 913091989 nataniel-lopes@juventudevidigalense.org. Contactos alternativos 912727166 / 244833799 geral@juventudevidigalense.

Nataniel Lopes 913091989 nataniel-lopes@juventudevidigalense.org. Contactos alternativos 912727166 / 244833799 geral@juventudevidigalense. Programa de Ocupação de Férias Introdução O Programa de Ocupação de Férias, licenciado pelo IPDJ com o número de registo 143/DRC, é um projeto destinado a crianças com idades entre os 6 e os 17 anos (6-9,

Leia mais

Alto Rendimento Desportivo, Projeto Olímpico e Paralímpico Rio 2016 e desafios para os próximos Ciclos Olímpicos

Alto Rendimento Desportivo, Projeto Olímpico e Paralímpico Rio 2016 e desafios para os próximos Ciclos Olímpicos Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto Alto Rendimento Desportivo, Projeto Olímpico e Paralímpico Rio 2016 e desafios para os próximos Ciclos Olímpicos Jorge Vilela de Carvalho IPDJ, I.P.

Leia mais

INTRODUÇÃO. Em todas as situações omissas, a FGP é soberana.

INTRODUÇÃO. Em todas as situações omissas, a FGP é soberana. Regulamento de Competições de Ginástica Rítmica 2008 INTRODUÇÃO O presente documento vem substituir o anterior documento de 1999/2004 e regulamenta os princípios orientadores de participação de todos os

Leia mais

REGULAMENTO DAS EQUIPES DE ALTO RENDIMENTO DA

REGULAMENTO DAS EQUIPES DE ALTO RENDIMENTO DA REGULAMENTO DAS EQUIPES DE ALTO RENDIMENTO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TRIATHLON JANEIRO 2011 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TRIATHLON CAPÍTULO I INTRODUÇÃO As Equipes de Alto Rendimento da Confederação

Leia mais

REGULAMENTO Campeonato Nacional da III divisão de Futsal

REGULAMENTO Campeonato Nacional da III divisão de Futsal REGULAMENTO Campeonato Nacional da III divisão de Futsal 1 CAPÍTULO I 5520. ORGANIZAÇÃO TÉCNICA 5520.1 - O CAMPEONATO NACIONAL DA III DIVISÃO É DISPUTADO POR SESSENTA E SEIS CLUBES, CINQUENTA E SEIS CLUBES

Leia mais

Escola Básica 2,3 Pêro de Alenquer Ano letivo 2015/16 Disciplina: Educação Física, prova escrita e prática Ano de escolaridade: 9º ano

Escola Básica 2,3 Pêro de Alenquer Ano letivo 2015/16 Disciplina: Educação Física, prova escrita e prática Ano de escolaridade: 9º ano Informação DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA º Ciclo do Ensino Básico Escola Básica, Pêro de Alenquer Ano letivo 0/6 Código:6 Disciplina: Educação Física, prova escrita e prática Ano de escolaridade:

Leia mais

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA 1 GENERALIDADES TORNEIO ESTADUAL DE GINÁSTICA RÍTMICA REGULAMENTO TÉCNICO 2015 1.1 É aberta a participação no Torneio Estadual de Ginástica Rítmica a qualquer entidade filiada ou não à FGSC. 1.2 As inscrições

Leia mais

Histórico de Medalhas Paralímpicas - Portugal

Histórico de Medalhas Paralímpicas - Portugal Histórico de Medalhas Paralímpicas - Portugal Igualdade, Inclusão & Excelência Desportiva Departamento Técnico, Agosto de 11 Índice 1. Medalhas... 1.. Análise dos dados... 1..1 Total de medalhas conquistadas

Leia mais

Torneio MegaSprint 2016

Torneio MegaSprint 2016 Torneio MegaSprint 2016 Desporto Escolar Atletismo Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira em colaboração com a Direção de Serviços do Desporto Escolar FINAL REGIONAL Ribeira Brava 9 de abril

Leia mais

1º G. P. ATLETISMO BRAGA PRISCOS

1º G. P. ATLETISMO BRAGA PRISCOS 1º G. P. ATLETISMO BRAGA PRISCOS 1. ORGANIZAÇÃO, DATA E OBJETIVOS Numa organização da Junta de Freguesia de Priscos, com o apoio da Câmara Municipal de Braga e da Associação de Atletismo de Braga vai realizar-se

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quinta-feira, 19 de novembro de 2015. Série. Número 180

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quinta-feira, 19 de novembro de 2015. Série. Número 180 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quinta-feira, 19 de novembro de 2015 Série Sumário SECRETARIAS REGIONAIS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EDUCAÇÃO Portaria n.º 228/2015 Define os

Leia mais

DISPÕE SOBRE AS NORMAS PARA A COMPOSIÇÃO DOS ATLETAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA:

DISPÕE SOBRE AS NORMAS PARA A COMPOSIÇÃO DOS ATLETAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA: Folha: 1/9 DISPÕE SOBRE AS A COMPOSIÇÃO DOS ATLETAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA: 1. Para a composição da Seleção Brasileira, no mês de janeiro de cada ano, os atletas deverão passar por um Processo Seletivo,

Leia mais

FORMULÁRIO DE PRÉ-PROJECTO

FORMULÁRIO DE PRÉ-PROJECTO FORMULÁRIO DE PRÉ-PROJECTO iniciativa CENTROS DE EXCELÊNCIA :: iniciativa :: gestão :: financiamento ÍNDICE NOTAS EXPLICATIVAS PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO PRÉ-PROJECTO 3 I - INFORMAÇÃO GERAL 5 1.

Leia mais

31º TROFÉU "CORRIDA DAS COLETIVIDADES DO CONCELHO DE LOURES"

31º TROFÉU CORRIDA DAS COLETIVIDADES DO CONCELHO DE LOURES 31º TROFÉU "CORRIDA DAS COLETIVIDADES DO CONCELHO DE LOURES" iniciativa Divisão de Desporto e Juventude Freguesias do Concelho de Loures Associações desportivas do Concelho de Loures 2015 Introdução e

Leia mais

As aulas teóricas serão realizadas no Auditório da Sede da AFVR e as práticas em campos a definir.

As aulas teóricas serão realizadas no Auditório da Sede da AFVR e as práticas em campos a definir. Organização O Curso de Treinadores de Futebol UEFA C / Raízes (Grau I) é organizado pela Associação de Futebol de Vila Real (AFVR), nos termos das Normas de Licenciamento de Cursos de Treinadores da Federação

Leia mais

Histórico de Medalhas, Atletas e Modalidades Paralímpicas PORTUGAL

Histórico de Medalhas, Atletas e Modalidades Paralímpicas PORTUGAL Histórico de Medalhas, Atletas e Modalidades Paralímpicas PORTUGAL Igualdade, Inclusão & Excelência Desportiva Departamento Técnico, Setembro de Índice Introdução... Medalhas... Gráficos de Medalhas...

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SETÚBAL

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SETÚBAL COMUNICADO OFICIAL Nº 004 13.07.2016 ÉPOCA 2016/17 REGULAMENTO DE PROVAS OFICIAIS (RPO) - AFSETÚBAL REGULAMENTAÇÃO RELACIONADA COM A PARTICIPAÇÃO DAS EQUIPAS B REGULAMENTAÇÃO RELACIONADA COM A PARTICIPAÇÃO

Leia mais

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 REGULAMENTO

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 REGULAMENTO JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 FUTEBOL DE 11 E DE 7 REGULAMENTO 1. Organização A organização das competições de Futebol de 11 e de 7 nos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2016 são da responsabilidade

Leia mais

Educação Física. Código: 28. Agrupamento de Escolas de Abação. Escola EB 2,3 Abação. Informação n.º 1. Data: 12/05/2014

Educação Física. Código: 28. Agrupamento de Escolas de Abação. Escola EB 2,3 Abação. Informação n.º 1. Data: 12/05/2014 Agrupamento de Escolas de Abação Escola EB 2,3 Abação Informação n.º 1 Data: 12/05/14 Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física Código: 28 2.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/12,

Leia mais

INQUÉRITO SOBRE O GRAU DE SATISFAÇÃO DOS CLUBES PARTICIPANTES EM QUADROS COMPETITIVOS NACIONAIS DE REGULARIDADE ANUAL

INQUÉRITO SOBRE O GRAU DE SATISFAÇÃO DOS CLUBES PARTICIPANTES EM QUADROS COMPETITIVOS NACIONAIS DE REGULARIDADE ANUAL INQUÉRITO SOBRE O GRAU DE SATISFAÇÃO DOS CLUBES PARTICIPANTES EM QUADROS COMPETITIVOS NACIONAIS DE REGULARIDADE ANUAL Angra do Heroísmo Dezembro de 2013 INTRODUÇÃO De acordo com determinado no Decreto

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE Informação Prova de Equivalência à Frequência 2.º Ciclo do Ensino Básico 2015/2016 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 julho Decreto -Lei nº 17/2016, de 4 de abril Aprovado

Leia mais

2º CURSO DE TREINADORES DE FUTEBOL UEFA "Basic" / Grau II março 2016 a junho 2017

2º CURSO DE TREINADORES DE FUTEBOL UEFA Basic / Grau II março 2016 a junho 2017 1. ORGANIZAÇÃO O Curso de Treinadores de Futebol UEFA Basic / Grau II será organizado pela Associação de Futebol de Santarém nos termos das Normas de Licenciamento de Cursos de Treinadores da FPF. A responsabilidade

Leia mais

TAÇA DE PORTUGAL DE CORRIDA EM MONTANHA

TAÇA DE PORTUGAL DE CORRIDA EM MONTANHA TAÇA DE PORTUGAL DE CORRIDA EM MONTANHA A Federação Portuguesa de Atletismo vai promover a realização da 13ª Taça de Portugal de Corrida de Montanha, Associação de Atletismo de Região Autónoma da Madeira,

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL XIRA 2016

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL XIRA 2016 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL XIRA 2016 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 REGULAMENTO DO VOLEIBOL DE PAVILHÃO... 4 2. INSCRIÇÕES... 4 3. ESCALÕES ETÁRIOS / TEMPO DE JOGO... 4 4. CONSTITUIÇÃO / IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA PLANO DE ATIVIDADES 2012 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DESPORTIVA ALTO RENDIMENTO E SELEÇÕES NACIONAIS FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS MARKETING, COMUNICAÇÃO & IMAGEM 1.-

Leia mais

REGULAMENTO DO CAMBOR

REGULAMENTO DO CAMBOR REGULAMENTO DO CAMBOR CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ORIENTAÇÃO 2016 (Em vermelho as atualizações da AGO de 31/01/16) CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ORIENTAÇÃO Fundada em 11 de janeiro de 1999 Filiada à Federação

Leia mais

Ginástica Artística Masculina

Ginástica Artística Masculina GINÁSTICA A Ginástica Brasileira é formada por sete modalidades: Artística Masculina e Feminina, Rítmica, Trampolim, Aeróbica, Acrobática e Para Todos, sendo quatro delas olímpicas: Artística Feminina,

Leia mais

O Movimento Paralímpico. Aula 1 Conhecendo o Movimento Paralímpico

O Movimento Paralímpico. Aula 1 Conhecendo o Movimento Paralímpico O Movimento Paralímpico Aula 1 Conhecendo o Movimento Paralímpico Objetivos 1 Identificar os valores Paralímpicos. 2 Conhecer a história do movimento Paralímpico. 3 Apresentar o Comitê Paralímpico Internacional

Leia mais

Federação Portuguesa de Orientação

Federação Portuguesa de Orientação Federação Portuguesa de Orientação Seleção Nacional de Orientação Pedestre 2014 Página 1 de 21 Índice Considerações Gerais... 3 Regulamento Alto Rendimento... 4 1. Critérios de Acesso ao Regime de Alto

Leia mais

Circuito Multisports de Porto Seguro - BA

Circuito Multisports de Porto Seguro - BA Circuito Multisports de Porto Seguro - BA 06 de Março de 2016 Triathlon / Duathlon / Corrida / Festival Aquático Etapa válida pela Copa do Brasil de Paratriathlon Triathlon Sprint 750mts natação / 20km

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO ATLETISMO

REGULAMENTO TÉCNICO ATLETISMO ATLETISMO Art. 1º - As competições de Atletismo serão regidas pelas Regras de Competições da Federação Internacional de Atletismo Amador, pelas normas da CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo), por

Leia mais

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 FUTSAL FEMININO REGULAMENTO

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 FUTSAL FEMININO REGULAMENTO JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 FUTSAL FEMININO REGULAMENTO 1. Organização A organização da competição de Futsal Feminino nos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2016 é da responsabilidade da.

Leia mais

REGULAMENTO DO APURAMENTO NACIONAL

REGULAMENTO DO APURAMENTO NACIONAL REGULAMENTO DO APURAMENTO NACIONAL 7 e 8 de março 2014 ISF voleibol 2014 Campeonato Mundial Escolar ESPINHO & SANTA MARIA DA FEIRA 9 a 17 de ABRIL de 2014 CAMPEONATO MUNDIAL DE VOLEIBOL ESCOLAR 9 A 17

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE 2015/2016 PROVAS OFICIAIS

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE 2015/2016 PROVAS OFICIAIS REGULAMENTO ESPECÍFICO DE 2015/2016 PROVAS OFICIAIS INDICE INDICE... 2 PO1 CAMPEONATO NACIONAL DA 1.ª DIVISÃO MASCULINOS... 5 1 PRÉMIOS... 5... 5... 5 PO2 CAMPEONATO NACIONAL DA 2.ª DIVISÃO MASCULINOS...

Leia mais

Esportes de Combate. Aula 3. Esgrima e esgrima em cadeira de rodas

Esportes de Combate. Aula 3. Esgrima e esgrima em cadeira de rodas Esportes de Combate Aula 3 Esgrima e esgrima em cadeira de rodas Objetivos 1 Apresentar mais dois esportes da categoria ESPORTES DE COMBATE e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses esportes

Leia mais

Dar oportunidade a que mais jovens tenham acesso ao desporto, nomeadamente ao Voleibol

Dar oportunidade a que mais jovens tenham acesso ao desporto, nomeadamente ao Voleibol GIRA + Este projecto vem dar continuidade ao nível II do Gira-Volei, permitindo que os atletas possam prosseguir com a prática do Voleibol e assim aprender ou aperfeiçoar as técnicas utilizadas no nível

Leia mais

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL 2001-2002 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 1. ESCALÕES ETÁRIOS/BOLA DE JOGO... 4 2. CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA... 4 3. DURAÇÃO DO JOGO...

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA Este documento contempla as linhas gerais de orientação, para uniformização

Leia mais

Regulamento do Concurso de DESENHO

Regulamento do Concurso de DESENHO Évora 2005 Regulamento do Concurso de DESENHO ENQUADRAMENTO O concurso AS PROFISSÕES DA MINHA COMUNIDADE é um concurso integrado no evento a decorrer de 13 a 15 de Abril de 2005, em Évora, organizado pelo

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 2016

EDUCAÇÃO FÍSICA 2016 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA EDUCAÇÃO FÍSICA 2016 Prova 311 Ensino Secundário I - OBJETO DE AVALIAÇÃO A prova tem por referência o Programa do ensino secundário da disciplina de Educação

Leia mais

Leis do Jogo do IRB (Lei 3) Número de jogadores de uma equipa e as substituições permitidas

Leis do Jogo do IRB (Lei 3) Número de jogadores de uma equipa e as substituições permitidas Leis do Jogo do IRB (Lei 3) Número de jogadores de uma equipa e as substituições permitidas 3.3. Equipa com Menos de Quinze Jogadores Uma Federação pode autorizar a realização de jogos com menos de quinze

Leia mais

Informações Época 2011/2012

Informações Época 2011/2012 Informações Época 2011/2012 Enviado por Marcelino Teixeira 13-Jul-2011 Actualizado em 30-Jul-2011 Informações Época 2011/2012 Bilhar para os mais novos Inscrições para a Época 2011/2012 Bilhar para os

Leia mais

Regulamento do Estágio Curricular

Regulamento do Estágio Curricular UNIVERSIDADE LUSÍADA DE VILA NOVA FAMALICÃO FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ECONOMIA E DA EMPRESA Licenciatura em Ciências Económicas e Empresariais Regulamento do Estágio Curricular Das unidades curriculares:

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BASQUETEBOL 2009-2013 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...3 2. ESCALÕES ETÁRIOS/ BOLA DE JOGO/DURAÇÃO DE JOGO...4 3. CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA...5 4. ARBITRAGEM...6 5. CLASSIFICAÇÃO/ PONTUAÇÃO/DESEMPATE...7

Leia mais

Carlos Carvalhal. Curriculum Vitae. Treinador de futebol IDENTIFICAÇÃO. Nome Nascimento Naturalidade B.I.

Carlos Carvalhal. Curriculum Vitae. Treinador de futebol IDENTIFICAÇÃO. Nome Nascimento Naturalidade B.I. Curriculum Vitae IDENTIFICAÇÃO Nome Nascimento Naturalidade B.I. Carlos Augusto Soares da Costa Faria Carvalhal 4/12/1965 Braga 6917282 de 12/08/1997, pelo Arquivo de Identificação de Braga Habilitações

Leia mais

Entrevista a Diogo Carvalho

Entrevista a Diogo Carvalho Entrevista a Diogo Carvalho Campeão Nacional de Ténis de Mesa de Juniores: Individual, pares simples e mistos 2009/2010 1. Com que idade começaste a treinar ténis de mesa? R: Comecei a treinar ténis de

Leia mais

2ª CORRIDA DE MOUNTAIN BIKE Paraisópolis/MG. Sul de Minas Gerais BRASIL

2ª CORRIDA DE MOUNTAIN BIKE Paraisópolis/MG. Sul de Minas Gerais BRASIL 2ª CORRIDA DE MOUNTAIN BIKE Paraisópolis/MG Sul de Minas Gerais BRASIL Dia 17 de julho de 2016 Domingo Organização: Prefeitura Municipal de Parasópolis. 1. Resumo: Categoria Light: Trajeto para ciclistas

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (FPDD) Fundação 07 de dezembro de 1988 Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (FPDD) Fundação 07 de dezembro de 1988 Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (FPDD) Fundação 07 de dezembro de 1988 Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes Ficha Atualização 31.08.2015 SEDE Lisboa Rua Presidente

Leia mais

Atletas & Medalhas Paralímpicos

Atletas & Medalhas Paralímpicos Atletas & Medalhas Paralímpicos Atletas que não constam para efeitos de contagem de nº de atletas por já estarem referidos (participaram em multi-eventos). Contam para contagem de medalhas colectivas.

Leia mais

III Gala do Desporto do IPLeiria

III Gala do Desporto do IPLeiria III Gala do Desporto do IPLeiria - 2006 O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) realizou, no dia 7 de Junho, a 3.ª edição da Gala do Desporto que teve como objetivo distinguir os alunos/atletas e

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Segunda-feira, 21 de dezembro de 2015. Série. Número 200

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Segunda-feira, 21 de dezembro de 2015. Série. Número 200 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Segunda-feira, 21 de dezembro de 2015 Série Sumário PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução n.º 1173/2015 Autoriza a celebração de um contrato-programa de desenvolvimento

Leia mais

NORMAS DO CONCURSO PARTICIPA VII FEIRA SANTA MARIA DA FEIRA APRESENTAÇÃO PÚBLICA 18 MARÇO CINETEATRO ANTÓNIO LAMOSO

NORMAS DO CONCURSO PARTICIPA VII FEIRA SANTA MARIA DA FEIRA APRESENTAÇÃO PÚBLICA 18 MARÇO CINETEATRO ANTÓNIO LAMOSO NORMAS DO CONCURSO APRESENTAÇÃO PÚBLICA 18 MARÇO CINETEATRO ANTÓNIO LAMOSO VII FEIRA SANTA MARIA DA FEIRA PARTICIPA CONCURSO 02 Concurso Normas 1. Inserido no Programa da Feira de Artes Performativas,

Leia mais

ÉPOCA ESPECIAL ALUNOS PRATICANTES DESPORTIVOS

ÉPOCA ESPECIAL ALUNOS PRATICANTES DESPORTIVOS Norma JNE para Alunos Praticantes Desportivos Provas e Exames 2016 1 ÉPOCA ESPECIAL ALUNOS PRATICANTES DESPORTIVOS 1. Os alunos praticantes desportivos de alto rendimento e de seleções nacionais podem

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA TABELA DE ENCARGOS

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA TABELA DE ENCARGOS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA TABELA DE ENCARGOS ÉPOCA 2015/2016 Ténis de Mesa MODALIDADE OLÍMPICA TABELA DE ENCARGOS PARA 2015/2016 1. CAUÇÃO Valor da caução a enviar à FPTM por cheque pelos Clubes

Leia mais

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO NACIONAL

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO NACIONAL CRITÉRIOS DE SELEÇÃO NACIONAL A Seleção Nacional é um grande motivo de orgulho para atletas, treinadores, dirigentes de clubes, associações e federação, família, amigos e para todos os portugueses em geral.

Leia mais

Direção de Serviços do Desporto Escolar. Regulamento Específico Andebol

Direção de Serviços do Desporto Escolar. Regulamento Específico Andebol Direção de Serviços do Desporto Escolar Regulamento Específico Andebol Ano Lectivo 2012-2013 Índice Introdução... 3 1 - Infantis Masculinos e Femininos (Andebol de 5)... 3 2 - Iniciados Masculinos e Femininos...

Leia mais

2ª ETAPA CIRCUITO NACIONAL DE VÔLEI DE PRAIA DOS SURDOS 2015 - BRASÍLIA/DF

2ª ETAPA CIRCUITO NACIONAL DE VÔLEI DE PRAIA DOS SURDOS 2015 - BRASÍLIA/DF REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º Este regulamento é o documento composto conjunto das disposições que regem a 2ª Etapa Circuito Nacional de Vôlei de Praia dos Surdos - 2015.

Leia mais

MATEMÁTICA PROVA 3º BIMESTRE 6º ANO

MATEMÁTICA PROVA 3º BIMESTRE 6º ANO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PROVA 3º BIMESTRE 6º ANO 2010 QUESTÃO 1 A rua em que Carlos mora é muito

Leia mais

Cascais com Rugby Projeto para escolas do 1ºCiclo Ano Letivo 2013/2014. Projeto Cascais com Rugby, nas escolas do 1º Ciclo

Cascais com Rugby Projeto para escolas do 1ºCiclo Ano Letivo 2013/2014. Projeto Cascais com Rugby, nas escolas do 1º Ciclo Cascais com Rugby Projeto para escolas do 1ºCiclo Ano Letivo 2013/2014 Introdução A Federação Portuguesa de Rugby (FPR) acordou com o Gabinete Coordenador do Desporto Escolar dar inicio ao Programa Nestum,

Leia mais

Versão 1.00. Referenciais de FORMAÇÃO. Padel. Menção de formação. Grau

Versão 1.00. Referenciais de FORMAÇÃO. Padel. Menção de formação. Grau Versão 1.00 Referenciais de FORMAÇÃO Padel Menção de formação Grau I Versão 1.00 Referenciais de FORMAÇÃO Padel Menção de formação Grau I Edição: Conteúdos: Data: Instituto Português do Desporto e Juventude,

Leia mais

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BADMINTON

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BADMINTON GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BADMINTON 00-00 ÍNDICE INTRODUÇÃO.... ESCALÕES ETÁRIOS.... QUADROS COMPETITIVOS..... Modelos-Fases de Competição..... INFANTIS... 5..

Leia mais

REGULAMENTO DAS PROVAS DE AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS

REGULAMENTO DAS PROVAS DE AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS REGULAMENTO DAS PROVAS DE AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS (Decreto-Lei nº 64/2006, de 21 de Março, com as alterações produzidas pelo Decreto-Lei nª.

Leia mais

Regulamento Específico. Ginástica Rítmica Módulo I

Regulamento Específico. Ginástica Rítmica Módulo I Regulamento Específico Ginástica Rítmica Módulo I 2015 Art. 1º - A competição de ginástica rítmica dos Jogos Escolares de Minas Gerais JEMG/2015 será regida de acordo com as regras oficiais da Federação

Leia mais

COMUNICADO Nº 38 2014/2015 03 de Junho de 2015 1- CURSO DE TREINADORES GRAU I - CANCELAMENTO

COMUNICADO Nº 38 2014/2015 03 de Junho de 2015 1- CURSO DE TREINADORES GRAU I - CANCELAMENTO COMUNICADO Nº 38 2014/2015 03 de Junho de 2015 1- CURSO DE TREINADORES GRAU I - CANCELAMENTO A Associação de Voleibol de São Miguel, informa do cancelamento da realização do curso de treinadores grau I,

Leia mais

DESCRIÇÃO DO PROJETO

DESCRIÇÃO DO PROJETO DESCRIÇÃO DO PROJETO I. NÚMERO DE CADASTRO DO PROPONENTE (login) 02SP008402007 Proponente: LIGA ESPORTIVA UNIVERSITÁRIA PAULISTA CNPJ: 07.263.223/0001-90 Endereço: AV. GOIÁS, 3400 Telefone(DDD): (11)4226-8317

Leia mais

Escola Secundária de Pinheiro e Rosa de Faro

Escola Secundária de Pinheiro e Rosa de Faro Escola Secundária de Pinheiro e Rosa de Faro Curso Tecnológico de Desporto Disciplina de Organização e Desenvolvimento Desportivo Seminário: Os benefícios da Actividade Física Divulgação do programa FitnessGram

Leia mais

Boletim Informativo 01/2016

Boletim Informativo 01/2016 Confederação Brasileira de Remo 04/03/2016 Boletim Informativo 01/2016 Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos Seletiva Nacional 2016 O Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos será realizado entre os dias

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2016 1 O Presidente e a Direção da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), no cumprimento ao estatutariamente regulamentado, apresentam para apreciação, discussão

Leia mais

NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS COM DEFICIÊNCIA EM CORRIDAS DE RUA

NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS COM DEFICIÊNCIA EM CORRIDAS DE RUA NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS COM DEFICIÊNCIA EM CORRIDAS DE RUA Atletas com deficiência 1- Fazem parte desta CATEGORIA os atletas com algum tipo de deficiência. Os atletas podem ou não ter uma classificação

Leia mais

Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016: Planejamento, Gestão e Legado. 20 de maio de 2015

Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016: Planejamento, Gestão e Legado. 20 de maio de 2015 Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016: Planejamento, Gestão e Legado 20 de maio de 2015 INTRODUÇÃO 1ª Olimpíada da América do Sul 2 de outubro de 2009 LEGADO OPORTUNIDADES RESULTADOS JOGOS OLÍMPICOS

Leia mais

Uma breve apresentação do modelo. Junho 2011 SUPER RANKING DAS MODALIDADES PORTUGUESAS - SRMP

Uma breve apresentação do modelo. Junho 2011 SUPER RANKING DAS MODALIDADES PORTUGUESAS - SRMP Uma breve apresentação do modelo Junho 2011 PORQUÊ O SUPER RANKING DAS MODALIDADES PORTUGUESAS SRMP? Interesse em saber qual o clube Português com mais sucesso desportivo Interesse em saber qual a importância

Leia mais

Francisco Cavalcante (francisco@fcavalcante.com.br)

Francisco Cavalcante (francisco@fcavalcante.com.br) COMO FAZER UMA ANÁLISE FINANCEIRA COMPLETA PARA DEFINIR O PREÇO DE LANÇAMENTO DE UMA AÇÃO (e definir a participação acionária do(s) novo(s) acionista(s)) Como definir o percentual de participação acionária

Leia mais

FEDERAÇÃO DE VOLEIBOL DE S.TOMÉ E PRÍNCIPE. Plano de Atividades - 2015. Keep the ball flying

FEDERAÇÃO DE VOLEIBOL DE S.TOMÉ E PRÍNCIPE. Plano de Atividades - 2015. Keep the ball flying FEDERAÇÃO DE VOLEIBOL DE S.TOMÉ E PRÍNCIPE Plano de Atividades - 2015 Keep the ball flying Janeiro de 2015 1 Índice STAFF... 3 PATROCINADORES... 4 ENDEREÇOS:... 4 1 - INTRODUÇÃO/JUSTIFICAÇÃO... 5 2 OBJETIVO...

Leia mais

Planificação Semanal. Local de estágio: EB nº31 do Lumiar. Professora Cooperante: Cecília Mergulhão. Turma: 3º ano C

Planificação Semanal. Local de estágio: EB nº31 do Lumiar. Professora Cooperante: Cecília Mergulhão. Turma: 3º ano C Planificação Semanal Local de estágio: EB nº31 Lumiar Professora Cooperante: Cecília Mergulhão Turma: 3º ano C Coordenara de Estágio: Mestre Maria de Fátima Santos Discente: Maria de Fátima Ferreira Planificação

Leia mais

Câmara Municipal de Santa Maria da Feira Aviso n.º 3/2015 OFERTA DE ESTÁGIOS PROFISSIONAIS - PEPAL 5ª EDIÇÃO

Câmara Municipal de Santa Maria da Feira Aviso n.º 3/2015 OFERTA DE ESTÁGIOS PROFISSIONAIS - PEPAL 5ª EDIÇÃO Câmara Municipal de Santa Maria da Feira Aviso n.º 3/2015 OFERTA DE ESTÁGIOS PROFISSIONAIS - PEPAL 5ª EDIÇÃO O Município de Santa Maria da Feira, no âmbito do Programa de Estágios Profissionais na Administração

Leia mais

AVISO Nº 1/2016. Unidade Orgânica. de 3º grau de Desenvolvimento Económico e Turístico

AVISO Nº 1/2016. Unidade Orgânica. de 3º grau de Desenvolvimento Económico e Turístico AVISO Nº /206. O Município de Abrantes torna público, nos termos do nº do artº 6º do Decreto-Lei 66/204, de 6 de novembro em conjugação com o artigo 3º da Portaria 254/204, de 9 de dezembro, e após o procedimento

Leia mais

MATEMÁTICA PROVA 2º BIMESTRE 8º ANO

MATEMÁTICA PROVA 2º BIMESTRE 8º ANO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PROVA 2º BIMESTRE 8º ANO 2010 QUESTÃO 1 Alberto quis apostar uma corrida

Leia mais

PARACANOAGEM CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS INTERNACIONAIS DE 2016 E SELEÇÃO DE ATLETAS PARA O CENTRO DE TREINAMENTO

PARACANOAGEM CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS INTERNACIONAIS DE 2016 E SELEÇÃO DE ATLETAS PARA O CENTRO DE TREINAMENTO Versão 1-10/12/2015 CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS INTERNACIONAIS DE 2016 E Sumário 1. INTRODUÇÃO...3 2. OBJETIVO...3 3. ELEGIBILIDADE...3 4. CALENDÁRIO DE EVENTOS INTERNACIONAIS,PRIORIDADES DE

Leia mais

FAMALICÃO DANÇA 2016

FAMALICÃO DANÇA 2016 CONVITE INFORMAÇÃO FAMALICÃO DANÇA 2016 Apresentamos de seguida informações importantes sobre a edição deste ano do evento internacional de Dança Desportiva. Provas a realizar WDSF: WDSF Taça da Europa

Leia mais

Regulamento Específico. Atletismo

Regulamento Específico. Atletismo Regulamento Específico Atletismo 2015 Art. 1º - A competição de atletismo dos Jogos Escolares de Minas Gerais JEMG/2015 obedecerá às Regras Oficiais da IAAF - Associação Internacional das Federações de

Leia mais

JOGOS MUNICIPAIS 2011

JOGOS MUNICIPAIS 2011 R E G U L A M E N T O de modalidades 2011 JOGOS MUNICIPAIS 2011 REGULAMENTO DE MODALIDADES :: PARTICIPAÇÃO Podem participar munícipes federados ou populares, quer em representação de clubes ou equipas

Leia mais

COMPLEXO ESPORTIVO PUC MINAS CIRCUITO PUC MINAS DE ESPORTES 2016

COMPLEXO ESPORTIVO PUC MINAS CIRCUITO PUC MINAS DE ESPORTES 2016 A Coordenação do Complexo Esportivo PUC Minas, no uso de suas atribuições, estabelece os objetivos e as diretrizes que regerão o Circuito PUC Minas de Esportes 2016. I DOS OBJETIVOS: Art. 1º - O Circuito

Leia mais

OLIMPIUNI INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO.

OLIMPIUNI INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO. OLIMPIUNI Resgatando uma antiga tradição do Curso de Educação Física do UniBH, o UniBH realiza o OlimpiUNI, com a execução da AECS (Associação Esportiva Cultural e Social). O evento reunirá estudantes

Leia mais

Esportes de Marca. Aula 1. Atletismo, levantamento de peso e halterofilismo

Esportes de Marca. Aula 1. Atletismo, levantamento de peso e halterofilismo Esportes de Marca Aula 1 Atletismo, Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria ESPORTES DE MARCA e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses esportes e como entraram nos Jogos Olímpicos

Leia mais

C.C.R.E.7 DE SETEMBRO CAMPEONATO DE VERÃO VOLEI DE PRAIA

C.C.R.E.7 DE SETEMBRO CAMPEONATO DE VERÃO VOLEI DE PRAIA VOLEI DE PRAIA 2014 VOLEI DE PRAIA DUPLAS Art.1º - O Campeonato de Verão de Vôlei de Praia de Duplas do C.C.R.E. 7 de Setembro obedecerá as regras oficiais adotadas pela CBV e pelo que dispuser este regulamento.

Leia mais

SOLUÇÕES N2 2015. item a) O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2.

SOLUÇÕES N2 2015. item a) O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2. Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2015 Nível 1 1 SOLUÇÕES N2 2015 N2Q1 Solução O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2. Com um

Leia mais

Mário Pedro Lisboa, 10 de Outubro de 1998

Mário Pedro Lisboa, 10 de Outubro de 1998 Mário Pedro Lisboa, 10 de Outubro de 1998 O Atletismo jogado O tipo de trabalho proposto destina-se a crianças dos 9 aos 11 anos de ambos os sexos, as sessões de trabalho tem a duração aproximada de 2h

Leia mais

XI Concurso Jovens Escritores Regulamento /2016

XI Concurso Jovens Escritores Regulamento /2016 XI Concurso Jovens Escritores Regulamento /2016 O XI Concurso Jovens Escritores faz parte das atividades do XIV SALIPI, realizado em parceria pela Fundação Quixote e pelo Jornal O Dia que oportuniza a

Leia mais

1ª MILHA URBANA ALBERTO CHAÍÇA 29 de maio de 2016.

1ª MILHA URBANA ALBERTO CHAÍÇA 29 de maio de 2016. TROFÉU ALMADA 2016 EM ATLETISMO 1ª MILHA URBANA ALBERTO CHAÍÇA 29 de maio de 2016. Início: 09H30, Rua Moinho ao Raposo, Junto às instalações da Biblioteca Maria Lamas REGULAMENTO DA PROVA Organização:

Leia mais

ANEXO XX. O ICA apoia projetos promovidos por associações ou outras entidades sem fins lucrativos que divulguem e promovam o cinema português.

ANEXO XX. O ICA apoia projetos promovidos por associações ou outras entidades sem fins lucrativos que divulguem e promovam o cinema português. ANEXO XX PROGRAMA DE APOIO À INTERNACIONALIZAÇÃO SUBPROGRAMA DE APOIO À DIVULGAÇÃO E PROMOÇÃO INTERNACIONAL DE OBRAS NACIONAIS ATRAVÉS DE ASSOCIAÇÕES DO SETOR 1. Âmbito O ICA apoia projetos promovidos

Leia mais