Aulas de Ciências de 10 a 13. Características dos invertebrados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aulas de Ciências de 10 a 13. Características dos invertebrados"

Transcrição

1 Aulas de Ciências de 10 a 13 Características dos invertebrados Os animais são organismos eucariontes e pluricelulares. Eles podem ser classificados em vertebrados e invertebrados, de acordo com a presença ou ausência de crânio e de coluna vertebral, entre outras características. Simetria A simetria é a característica de os seres vivos, ou objetos, originarem partes equivalentes quando divididos real ou imaginariamente por um plano central. A simetria radial pode ocorrer em cnidários, poríferos, e equinodermos adultos. Nesses organismos as partes do corpo estão dispostas ao redor de um eixo central imaginário. Na simetria bilateral existe apenas um plano imaginário que divide o corpo do animal em duas metades: à esquerda e a direita. Cada metade é uma imagem semelhante à outra. Ocorre na maioria dos grupos animais, inclusive no ser humano. Tipos de fecundação Na reprodução sexuada o processo de fecundação pode ser interno ou externo. A autofecundação ocorre em determinados organismos hermafroditas, ou seja, que apresentam os dois sexos. A fecundação também pode ser do tipo cruzada, isto é, dois organismos hermafroditos fecundam um ao outro. Nesse caso, os dois estão aptos a produzir descendentes. Os invertebrados Os invertebrados representam 95% de todos os animais. Eles não apresentam crânio nem coluna vertebral. Os principais filos de invertebrados são: Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Nematoda, Mollusca, Annelida, Arthropoda e Echinodermata.

2 Poríferos (Filo Porifera) Poríferos ou esponjas são considerados os animais mais simples que habitam o planeta pois não apresentam órgãos. Eles são sésseis, ou seja, vivem fixos no substrato, e a maioria é de hábitats marinhos, mas também existem espécies de água doce. As esponjas filtram a água, de onde retiram o alimento e realizam trocas gasosas. A reprodução dos poríferos A reprodução assexuada consiste na formação de brotos que se separam e originam novas esponjas. Na reprodução sexuada há formação de espermatozóides e óvulos, e a fecundação é geralmente interna. Atividade 5: 1. Escolha um animal e defina suas características de simetria e fecundação. 2. Por que os poríferos possuem esse nome? Cnidários (Filo Cnidária) Os cnidários incluem animais conhecidos como águas-vivas, anêmonas e corais. A maioria vive em hábitats marinhos, mas também há espécies de água doce. A reprodução dos cnidários Os cnidários podem apresentar duas formas: de pólipo ou de medusa. Os pólipos têm formato cilíndrico, com a boca localizada na extremidade superior. São animais sésseis, que vivem fixos a superfícies como as das rochas. As medusas são animais livres e capazes de nadar. Nesses animais ocorre a reprodução sexuada e a assexuada alternadamente durante o ciclo de vida.

3 Platelmintos (Filo Platyhelminthes) Os Platelmintos, também conhecidos como vermes achatados incluem as planárias e as tênias. Esses animais apresentam simetria bilateral e na região anterior do corpo há um aglomerado de células nervosas. A digestão é extra e intracelular porque ocorre parcialmente no intestino e parcialmente dentro das células. A reprodução dos platelmintos Alguns platelmintos, como as planárias e as tênias, são hermafroditas, enquanto outros, como os esquistossomos, apresentam indivíduos macho e fêmea. Doenças causadas por platelmintos No ser humano, as doenças mais comuns causadas por platelmintos são a esquistossomose, a teníase e a cisticercose: Esquistossomose: causada por platelmintos da espécie schistosoma mansoni que se instalam nos vasos sanguíneos do intestino, do fígado ou do baço do ser humano. Teníase: causada por algumas espécies de platelmintos do gênero Taenia que se instalam no intestino humano. Há diversas espécies do gênero Taenia, entretanto, principalmente duas provocam teníase em brasileiros; são elas: Taenia solium e Taenia saginata. Cisticercose: causada, principalmente, por Taenia solium. A cisticercose é adquirida pela ingestão de água ou alimentos contaminados com ovos dessa tênia. Note que a teníase é causada pela ingestão de cisticercos, ou seja, ocorre em outra fase do ciclo de vida da Taenia solium. Atividades 6 e 7: 1. Considerando o ambiente onde vivem as tênias, relacione-o com a ausência de intestino. 2. Quais são os tipos de reprodução dos platelmintos? 3. A expressão: Nadou e coçou, é porque pegou... está relacionada a qual parasitose? 4. Por que os vermes Taenia podem causar doenças diferentes, a teníase e a cisticercose?

4 Nematódeos (Filo Nematoda) Os nematódeos têm o corpo cilíndrico, alongado e com as extremidades afiladas. Podem ser encontrados no mar, na água doce ou em solo úmido. Geralmente os nematódeos apresentam sexos separados (indivíduos macho e fêmea), sendo a fêmea maior que o macho; a reprodução é sexuada. Doenças causadas por nematódeos Atividade 8: As doenças mais comuns provocadas por nematódeos são a ascaridíase e o bicho-geográfico: Ascadidíase: é uma doença provocada por um nematódeo de cerca de 25 cm de comprimento, o Ascaris lumbricóides, popularmente conhecido como lombriga. A doença é adquirida quando uma pessoa ingere ovos de lombriga em água e alimentos contaminados. Bicho-geográfico: causado pelo nematódeo Ancylostoma braziliensis, parasita encontrado habitualmente em cães e gatos. A contaminação geralmente ocorre nas areias de praias ou em tanques de areia em parques infantis. A prevenção é ao tratamento de cães e gatos, a remoção ou incineração das fezes infectadas, a proibição de cães e gatos nas praias e a limpeza periódica dos tanques de areia onde as crianças brincam. 1. Como os nematódeos podem prejudicar a agricultura? 2. Como é possível prevenir a contaminação por bicho-geográfico? Moluscos (Filo Mollusca)

5 Os moluscos são animais de corpo mole e musculoso, como a ostra, o marisco, a lesma e a lula. O corpo desses animais pode ser dividido em cabeça, massa visceral e pé. Na cabeça estão a boca e os órgãos relacionados à percepção de estímulos, como olhos e tentáculos. A massa visceral contém os órgãos internos relacionados à alimentação, à respiração, à excreção, à circulação e à reprodução. O pé é uma estrutura musculosa responsável pela movimentação do animal. A digestão dos moluscos é tanto intra como extracelular, e os restos não aproveitados são eliminados pelo ânus. A reprodução dos moluscos Os moluscos podem ser hermafroditos ou apresentar sexos separados. Os espermatozóides podem ser liberados na água ou dentro do corpo da fêmea. Classificação dos moluscos Os moluscos podem ser divididos em três classes principais: dos gastrópodes, dos bivalves e dos cefalópodes. Gastrópodes: os gastrópodes são o grupo com maior número de espécies de moluscos. Dele fazem parte os caracóis e as lesmas. A maioria das espécies apresenta uma concha única e espiralada. Bivalves: os bivalves são exclusivamente aquáticos, ocorrendo tanto na água doce quanto no mar. Os bivalves mais conhecidos são as ostras e os mexilhões. Cefalópodes: os cefalópodes, como as lulas e os polvos, são moluscos exclusivos de hábitats marinhos. Os tentáculos, que podem apresentar ventosas, são usados na locomoção e na captura de presas. Atividade 9: 1. Cite dois exemplos de moluscos e o ambiente onde são encontrados. 2. Que partes o corpo dos moluscos apresenta? 3. Que características são utilizadas para classificar os moluscos? Anelídeos (Filo Annelida) Os anelídeos apresentam corpo cilíndrico dividido em vários segmentos ou anéis. As minhocas e as sanguessugas pertencem a esse grupo. Nos anelídeos, a digestão é somente extracelular e o tubo digestório é completo, ou seja, tem boca e ânus.

6 Classificação dos anelídeos Existem três classes de anelídeos: os hirudíneos, os poliquetos e os oligoquetos. Os hirudíneos não apresentam cerdas, como as sanguessugas. Os poliquetos apresentam muitas cerdas no corpo. Os oligoquetos têm poucas cerdas no corpo. As minhocas são oligoquetos. Artrópodes (Filo Arthropoda) A principal característica dos artrópodes é a presença de um exoesqueleto rígido que reveste todo o corpo do animal. O exoesqueleto não varia de tamanho. Para crescer, os artrópodes se desprendem periodicamente do exoesqueleto velho e apertado, em um processo conhecido como muda ou ecdise. O corpo dos artrópodes é dividido em cabeça, tórax e abdome. Em alguns artrópodes, como aranhas e caranguejos, ocorre uma fusão da cabeça com o tórax, originando o cefalotórax. A digestão nos artrópodes é extracelular e o tubo digestório é completo, com boca e ânus. A maioria apresenta reprodução sexuada e prole numerosa. Classificação dos artrópodes Os artrópodes podem ser divididos em cinco grupos principais: crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes. Os crustáceos: os crustáceos são representados por animais como o camarão, o siri, as cracas e a lagosta. O exoesqueleto de muitos crustáceos contém carbonato de cálcio, que forma, por exemplo, as carapaças duras dos siris e dos caranguejos. Os insetos: os insetos são o grupo com maior número de espécies de artrópodes. Estão presentes em todo o planeta, em ambientes terrestres e aquáticos. O corpo dos insetos é dividido em cabeça, tórax e abdome. A cabeça possui um par de antenas, um par de olhos compostos ou simples e apêndices relacionados à alimentação, chamados peças bucais. No tórax dos insetos existem três pares de pernas e de asas. A maioria dos insetos possui dois pares de asas. Os aracnídeos: os aracnídeos incluem artrópodes muito conhecidos, como aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos. Geralmente, o corpo dos aracnídeos é dividido em cefalotórax e abdome. No cefalotórax existem quatro pares de pernas, um par de apêndices táteis chamados pedipalpos e um par de apêndices em forma de pinças chamados quelíceras.

7 Os quilópodes e diplópodes: os quilópodes e os diplópodes vivem no solo, preferindo locais úmidos, como embaixo de pedras, troncos ou folhas caídas. O corpo desses artrópodes é alongado e dividido em cabeça e tronco. As lacraias e as centopéias são representantes dos quilópodes. Já os diplópodes têm dois pares de pernas por segmento do corpo. São popularmente conhecidos como piolhos-de-cobra ou embuás. Atividades 10, 11 e 12: 1. Que partes podemos observar no corpo de um artrópode? 2. Como ocorre o crescimento em artrópodes? 3. Por que os insetos têm peças bucais diferentes? 4. O que é metamorfose? Cite um animal que sofre metamorfose completa. 5. Como difere a divisão do corpo em insetos e aracnídeos? 6. Os aracnídeos podem transmitir doenças? 7. Qual é a reação dos diplópodes quando são ameaçados? Equinodermos (Filo Echinodermata) O termo equinodermo significa pele com espinhos, como pode ser observado no ouriço e na estrela-do-mar. Todos os equinodermos apresentam um endoesqueleto (esqueleto interno) formado por placas calcárias. Os equinodermos têm apenas digestão extracelular, e o tubo digestório é completo com boca e ânus. Uma característica importante dos equinodermos é a presença de um sistema aquífero em seu interior. A reprodução dos equinodermos A maioria dos membros deste filo apresenta indivíduos com sexos separados (machos e fêmeas), mas as diferenças entre macho e fêmea não são visíveis externamente. Atividade 13: 1. Como ocorre a locomoção nos equinodermos? 2. De que maneira os equinodermos podem indicar se um ambiente está poluído?

8 Raiz É o órgão que fixa a planta ao dele solo absorve água, sais, minerais e gás oxigênio necessário à respiração das células da raiz. As raízes podem ser classificadas em: Caule Pivotantes: são formadas por uma raiz principal bem desenvolvida; Fasciculada: são formadas por um emaranhado de raízes, não havendo uma principal; Raízes-escoras: são formadas a partir do caule e crescem em direção ao solo; Sugadora: são parasitas que penetram no caule da planta hospedeira para sugar sua seiva; Tuberosa: acumula material nutritivo, a raiz fica dilatada; beterraba. Respiratórias (pneumatóforos): Raiz de planta que vive em solo pobre em oxigênio como o do mangue; Tabulares: raiz superficial e achatada como tábuas. O caule dá suporte à planta, folhas, frutos, flores e conduz a seiva bruta e a seiva elaborada. Os caules podem ser classificados como subterrâneos, aquáticos ou aéreos. Caules subterrâneos Rizoma: cresce na direção horizontal.

9 Tubérculo: acumula material de reserva para a planta. Bulbo: formado por um caule reduzido. Caules aquáticos Podem ser flutuantes ou servir para fixar a planta ao substrato. Caules aéreos Caules que crescem acima do solo, podem ser: Os caules que crescem perpendicularmente ao solo são classificados como estipe, colmo, tronco e haste. Plantas que sobem ou se enroscam em um suporte apresentam caules trepadores. Caules rastejantes crescem rentes ao solo, fixando-se nele em diversos pontos por meio de raízes. Atividade Os rizomas são semelhantes a que outro tipo de órgão das plantas? 2. Os cactos não apresentam folhas, somente espinhos. Em que parte do cacto ocorre a fotossíntese?

10 A folha A folha é um órgão das plantas envolvido na realização de três processos vitais: respiração, transpiração e fotossíntese. A maioria das folhas apresenta cor verde, devido à presença de clorofila. A folha pode apresentar limbo, pecíolo e bainha. O limbo é a parte achatada da folha. Nele estão os estômatos, que permitem que a planta realize trocas gasosas com o meio externo, e as nervuras, que conduzem seiva bruta e seiva elaborada. O pecíolo é a haste que une a folha à bainha ou diretamente ao caule. A bainha é a base foliar bem desenvolvida de algumas plantas. Exemplo: milho e arroz. Atividade 15 A flor 1. Desenhe uma folha e identifique nela o limbo, o pecíolo e a bainha. 2. Que modificações das folhas torna a planta adaptada contra a perda de água? 3. Os espinhos cactos apresentam estômatos? 4. Que processos da planta serão afetados caso haja um ataque de insetos que se alimentam do limbo de suas folhas? A flor é o órgão responsável pela reprodução sexuada. A flor por quatro partes: o cálice, a corola, o androceu e o gineceu. O gineceu é formado por folhas modificadas geralmente verdes chamadas de sépalas. Sua função é proteger as partes internas da flor. A corola, por sua vez, é formada por folhas modificadas geralmente coloridas chamadas pétalas. Tem como função chamar a atenção de aves e insetos para a flor. O órgão reprodutor masculino é o androceu, composto por um ou mais estames. Cada estame é formado por antera e filete. Nas anteras estão os grãos de pólen. O gineceu é órgão reprodutor feminino da flor. É composto por um ou vários carpelos. Cada carpelo é formado por estigma, estilete e ovário. Também fazem parte o pedúnculo e o receptáculo floral. A haste que prende a flor ao ramo chama-se pedúnculo. O receptáculo floral é a extremidade dilatada do pedúnculo, na qual cálice, corola, androceu e gineceu se prendem.

11 A polinização É o processo de transferência de grãos de pólen dos estames para o estigma. Esta transferência pode se dar por diversos agentes, como animais ou vento. Atividade Indique duas diferenças entre as flores polinizadas pelo vento e as polinizadas por animais. 2. Desenhe, em seu caderno, a flor e suas partes. O fruto O fruto é formado a partir do desenvolvimento do ovário após a fecundação. O fruto protege a semente e pode auxiliar sua dispersão. Geralmente, os frutos são compostos de pericarpo e sementes. O pericarpo pode ser dividido em três camadas: o epicarpo ou casca, o mesocarpo, que é a camada intermediária, e o endocarpo, que envolve e protege a semente. Em alguns frutos, o endocarpo é rígido e forma um caroço, como na manga e na ameixa. A semente é formada a partir do desenvolvimento do óvulo fecundado. Tipos de frutos Os frutos podem ser secos ou carnosos. Frutos secos têm o pericarpo duro; Frutos carnosos têm uma das camadas do pericarpo suculenta, como a laranja. Frutos falsos Os frutos falsos são formados pelo desenvolvimento de outras partes da flor e não do ovário.

12 Atividade Cite exemplos de frutos falsos. Faça um desenho de cada um deles e indique com uma seta emq eu local fica o fruto verdadeiro. 2. Por que são chamados de frutos falsos? 3. Que parte do fruto geralmente é comestível?

Aulas de Ciências de 10 a 12. Características dos invertebrados

Aulas de Ciências de 10 a 12. Características dos invertebrados Aulas de Ciências de 10 a 12 Características dos invertebrados Os animais são organismos eucariontes e pluricelulares. Eles podem ser classificados em vertebrados e invertebrados, de acordo com a presença

Leia mais

Abril Educação Invertebrados Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Invertebrados Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Invertebrados Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Relacione as colunas: (a) Asteróides (b) Ofiuróides (c) Equinóides (d) Crinóides (e) Holoturóides ( ) Não possuem

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS

CARACTERÍSTICAS GERAIS CARACTERÍSTICAS GERAIS AULA DE RECUPERAÇÃO DE INVERTEBRADOS - Prof. Maria Lúcia 2ª EM 1. PATAS ARTICULADAS 2. CORPO COM POROS E SEM TECIDOS 3. EXOESQUELETO DE QUITINA 4. DIPLOBLASTICOS ACELOMADOS 5. ESPINHOS

Leia mais

Colo ou coleto. Regiões da raiz

Colo ou coleto. Regiões da raiz RAÍZES A Raiz A raiz é o órgão da planta que normalmente se encontra abaixo da superfície do solo. Funções: Servir como meio de fixação ao solo ; Servir como órgão absorvente de água, compostos nitrogenados

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS ANIMAIS

CLASSIFICAÇÃO DOS ANIMAIS Autora: Suzana Ursi CLASSIFICAÇÃO DOS ANIMAIS Contexto: Dentro do currículo tradicional da 6 a série (3 o ciclo do Ensino Fundamental) são apresentados alguns grupos animais (poríferos, cnidários, platielmintos,

Leia mais

Professor: Marcôncio Moura

Professor: Marcôncio Moura Professor: Marcôncio Moura O filo dos artrópodes tem como representantes: Baratas Classe: INSETOS Escorpião Classe: ARACNÍDEOS Camarão Classe: CRUSTÁCEOS Embuá Classe: DIPLÓPODE Lacraia Classe: QUILÓPODE

Leia mais

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE III

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE III REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 AULA: 18.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE III 2 REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 Reino Animal 3 REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 Apesar da grande diversidade, quase todos os animais

Leia mais

As plantas com flor são constituídas por raiz, caule, folhas, flores e frutos (Figura 2).

As plantas com flor são constituídas por raiz, caule, folhas, flores e frutos (Figura 2). 1. Diversidade das plantas As plantas são seres vivos pluricelulares produtores, uma vez que produzem os seus próprios alimentos, utilizando água, sais minerais, dióxido de carbono e energia solar para

Leia mais

CAPÍTULO 9 SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROF GISELLE CHERUTTI

CAPÍTULO 9 SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROF GISELLE CHERUTTI CAPÍTULO 9 SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROF GISELLE CHERUTTI Do grego echinos: espinhos derma: pele constituem um grupo de animais exclusivamente marinhos, dotados de um endoesqueleto (endo = dentro) calcário

Leia mais

Platelmintos, vermes achatados

Platelmintos, vermes achatados Platelmintos, vermes achatados Animais triblásticos, bilaterais, com cefalização e sistema excretório Equipe de Biologia Relação filogenética do filo platelmintos Planária como exemplo de platelminto Dorsal

Leia mais

Protostomado: 01. Conceitue cada termo e, em seguida, cite um exemplo de animais para cada classificação. Triblástico: Pseudocelomado: Aneuromiários:

Protostomado: 01. Conceitue cada termo e, em seguida, cite um exemplo de animais para cada classificação. Triblástico: Pseudocelomado: Aneuromiários: 01. Conceitue cada termo e, em seguida, cite um exemplo de animais para cada classificação. Triblástico: Aneuromiários: Placentários: Deuterostomado: Ovíparos: Protostomado: Pseudocelomado: Parazoário:

Leia mais

ARTRÓPODES. Arthron = articulação + podos = pés

ARTRÓPODES. Arthron = articulação + podos = pés ARTRÓPODES Arthron = articulação + podos = pés PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS - Simetria bilateral - Corpo segmentado e extremamente articulado - Exoesqueleto de quitina - Sistema digestivo completo - Sistema

Leia mais

Raiz. Organologia Vegetal. É o estudo dos órgãos vegetais. -raiz -caule -folha. - vegetativos Órgãos vegetais. - reprodutores -fruto -semente

Raiz. Organologia Vegetal. É o estudo dos órgãos vegetais. -raiz -caule -folha. - vegetativos Órgãos vegetais. - reprodutores -fruto -semente Organologia Vegetal É o estudo dos órgãos vegetais. - vegetativos Órgãos vegetais -raiz -caule -folha -flor - reprodutores -fruto -semente Raiz Geralmente subterrânea; Atua na fixação; Absorve e conduz

Leia mais

Exercícios Animalia: Poríferos e Nematelmintos

Exercícios Animalia: Poríferos e Nematelmintos Exercícios Animalia: Poríferos e Nematelmintos 1. (UERJ) A visão de uma medusa, um delicado domo transparente de cristal pulsando, sugeriume de forma irresistível que a vida é água organizada. Jacques

Leia mais

Sugestões de avaliação. Ciências 7 o ano Unidade 7

Sugestões de avaliação. Ciências 7 o ano Unidade 7 Sugestões de avaliação Ciências 7 o ano Unidade 7 Nome: Unidade 7 Data: 1. Os animais podem ou não apresentar simetria. Identifique e caracterize a simetria dos seguintes animais: planária, esponja, medusa

Leia mais

::: Fonte Do Saber - Mania de Conhecimento :::

::: Fonte Do Saber - Mania de Conhecimento ::: Seres Invertebrados adsense1 Desde os protozoários, unicelulares e microscópicos, até os grandes polvos e lulas, que atingem vários metros de comprimento, os invertebrados formam uma ampla variedade de

Leia mais

Prof.: Gilmar Marques FILO CNIDÁRIA. Celenterados

Prof.: Gilmar Marques FILO CNIDÁRIA. Celenterados 1 FILO CNIDÁRIA Celenterados Cnidários 2 Do Grego (Cnid=urtiga), devido aos cnidócitos. Fósseis de Cnidários datam do Pré- Cambriano (600 milhões de anos) São organismos aquáticos. Podem ser solitários

Leia mais

Os moluscos são representados pelos seguintes seres vivos:

Os moluscos são representados pelos seguintes seres vivos: Os moluscos Os moluscos são representados pelos seguintes seres vivos: Ostra Caracol Lula Lesma Polvo Os moluscos Animais de corpo mole, geralmente com concha; Exemplos: Ostras, marisco, lesma e a lula.

Leia mais

Data: /10/14 Bimestr e:

Data: /10/14 Bimestr e: Data: /10/14 Bimestr e: 3 Nome : Disciplina Ciências : Valor da Prova / Atividade: 2,0 Objetivo: Instruções Lista de Recuperação Professo r: 7 ANO Nº Ângela Nota: 1.Quais são as características dos artrópodes?

Leia mais

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE 04 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP 0 Se chegares sempre onde quisestes, ganhastes Paulo Mendes Campos

Leia mais

Reino Animalia 0 (Metazoa) Filo Arthropoda. Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.br/

Reino Animalia 0 (Metazoa) Filo Arthropoda. Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.br/ Reino Animalia 0 (Metazoa) Filo Arthropoda Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.br/ Reino Animalia Filos: 1) Porifera; 2) Cnidaria; 3) Platyhelminthes; 4) Nematoda;

Leia mais

1.1 DIVERSIDADE NOS ANIMAIS FORMA E REVESTIMENTO

1.1 DIVERSIDADE NOS ANIMAIS FORMA E REVESTIMENTO 1.1 DIVERSIDADE NOS ANIMAIS FORMA E REVESTIMENTO Como é a forma do corpo dos animais? A forma do corpo dos animais está relacionada com o ambiente em que vivem e com o seu modo de vida. Podem ser: Fusiforme

Leia mais

MOLUSCOS CARACTERÍSTICAS GERAIS

MOLUSCOS CARACTERÍSTICAS GERAIS MOLUSCOS ANELÍDEOS MOLUSCOS CARACTERÍSTICAS GERAIS o Animais de corpo mole, geralmente protegidos por concha calcária ou valva. o Podem ser: univalves ou gastrópodes, bivalves e cefalópodes. o Constituem

Leia mais

R verme de corpo cilindrico 02) Quais as principais características dos nematelmintos? R Corpo cilíndrico, tubo digestório completo.

R verme de corpo cilindrico 02) Quais as principais características dos nematelmintos? R Corpo cilíndrico, tubo digestório completo. 1) Qual a origem da palavra Nematelminto? R verme de corpo cilindrico 02) Quais as principais características dos nematelmintos? R Corpo cilíndrico, tubo digestório completo. 03) Qual o nome da doença

Leia mais

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE 06 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP 0 Os milagres sempre acontecem na vida de cada um e na vida de

Leia mais

LISTA DE MOLUSCOS, ANELÍDEOS E ARTRÓPODES NANNI.

LISTA DE MOLUSCOS, ANELÍDEOS E ARTRÓPODES NANNI. COLÉGIO CEC CENTRO EDUCACIONAL CIANORTE ED. INFANTIL, ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO - SISTEMA ANGLO DE ENSINO. LISTA DE MOLUSCOS, ANELÍDEOS E ARTRÓPODES NANNI. 01)(UEPG-2008) A respeito dos moluscos bivalvos

Leia mais

Características gerais

Características gerais Reino das Plantas Características gerais São organismos: Eucariontes Pluricelulares Autótrofos Possuem diversos pigmentos, como os fotossintetizantes e os acessórios. Características gerais Capacidade

Leia mais

Reino Animalia (Metazoa)

Reino Animalia (Metazoa) Reino Animalia (Metazoa) Filo Porifera Filo Cnidaria Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.br/ Reino Animalia Maior e mais diversificado mais de 1 milhão de espécies

Leia mais

Os Poríferos. Características exclusivas. 1) Apresentam o corpo coberto por poros. 2) São os primeiros representantes do reino animal.

Os Poríferos. Características exclusivas. 1) Apresentam o corpo coberto por poros. 2) São os primeiros representantes do reino animal. Os Poríferos Características exclusivas 1) Apresentam o corpo coberto por poros. 2) São os primeiros representantes do reino animal. Outras características 1) Apresentam uma grande capacidade de regeneração

Leia mais

Platelmintos. Principais Verminoses: Esquistossomose ou Barriga d`água. Teníase. Cisticercose

Platelmintos. Principais Verminoses: Esquistossomose ou Barriga d`água. Teníase. Cisticercose Platelmintos Principais Verminoses: Esquistossomose ou Barriga d`água. Teníase. Cisticercose Esquistossomose ou Barriga d`água Agente Etiológico: Schistosoma mansoni. Hospedeiro Intermediário: Biomphlaria

Leia mais

Prostheceraeus roseus Planária terrestre. Planária (classe Turbelária) Fasciola hepatica (Classe Trematoda) Schistosoma mansoni (classe Trematoda)

Prostheceraeus roseus Planária terrestre. Planária (classe Turbelária) Fasciola hepatica (Classe Trematoda) Schistosoma mansoni (classe Trematoda) FILO PLATYHELMINTHES Eucarionte; pluricelular; heterótrofo. Corpo achatado dorsoventralmente Simetria bilateral Tecidos presentes e acelomados. Como conseqüência disso, não formam completamente alguns

Leia mais

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Com muita alegria iremos iniciar nossos estudos sobre os moluscos! O Corpo dos Moluscos ( corpo mole ): Na cabeça há a rádula (uma espécie de

Leia mais

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às unidades 3 e 4 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Ciências 4 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação Ciências NOME: ESCOLA:

Leia mais

Raiz. Geralmente subterrânea, mas podem ser aquática e áreas. Função de sustentação, fixação da planta e absorção de água, sais minerais e seiva.

Raiz. Geralmente subterrânea, mas podem ser aquática e áreas. Função de sustentação, fixação da planta e absorção de água, sais minerais e seiva. Raiz Geralmente subterrânea, mas podem ser aquática e áreas. Função de sustentação, fixação da planta e absorção de água, sais minerais e seiva. A primeira raiz é a primária, a partir da radícula Partes

Leia mais

Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae

Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae Quais são os representantes do reino vegetal? Criptógamas ou Vegetais inferiores Fanerógamas ou vegetais superiores Briófitas Pteridófitas Gimnospermas Angiospermas

Leia mais

FILO ARTHROPODA - INTRODUÇÃO

FILO ARTHROPODA - INTRODUÇÃO Entomologia Entomologia veterinária: é o estudo de insetos de importância veterinária, num sentido mais amplo que engloba inclusive os aracnídeos (carrapatos e ácaros). Filo Arthropoda O filo arthropoda

Leia mais

04) O filo porífera é representado pelas esponjas. Na figura, as letras A, B e C referem-se aos aspectos reprodutivos destes animais.

04) O filo porífera é representado pelas esponjas. Na figura, as letras A, B e C referem-se aos aspectos reprodutivos destes animais. Lista de Exercícios Aluno(a): Nº. Professor: Mário Neto Série: 3º Disciplina: Ciências da Natureza/ Biologia Data da prova: 01) A digestão dos Poríferos (esponjas) é intracelular e realizada por células

Leia mais

Artrópodes. - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats.

Artrópodes. - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats. Artrópodes - O filo Arthropoda (Artrópodes) possui um número muito grande de animais, o maior grupo com espécies diferentes; - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em

Leia mais

Desenvolvimento Embrionário

Desenvolvimento Embrionário DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO Desenvolvimento Embrionário Profº. Nelson Jorge EMBRIOLOGIA Definições Etapas do Desenvolvimento Embrionário: Segmentação ou clivagem Mórula Blástula Gastrulação/Gástrula -

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1A. estigma proteção suporte. antera reprodução carpelos. filete ovário estames

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1A. estigma proteção suporte. antera reprodução carpelos. filete ovário estames Conteúdo: Flor: Órgãos FICHA DE TRABALHO 1A Completa o texto com os termos: estigma proteção suporte antera reprodução carpelos filete ovário estames Uma for hermafrodita é constituída por: (1) órgãos

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1A. Escola: Nome: Turma: N.º: Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Flor: Órgãos

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1A. Escola: Nome: Turma: N.º: Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Flor: Órgãos Conteúdo: Flor: Órgãos FICHA DE TRABALHO 1A Completa o texto com os termos: estigma proteção suporte Conteúdo: Flor: Órgãos FICHA DE TRABALHO 1A Completa o texto com os termos: estigma proteção suporte

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com PROBLEMATIZAÇÃO Quais as principais características e representantes

Leia mais

EXERCÍCIOS (FILOS PLATYHELMINTES E NEMATODA)

EXERCÍCIOS (FILOS PLATYHELMINTES E NEMATODA) EXERCÍCIOS (FILOS PLATYHELMINTES E NEMATODA) 1. (UDESC) No ambiente agrícola há organismos benéficos e há organismos nocivos, ao homem e às plantas; é importante o seu correto reconhecimento. Em relação

Leia mais

FRUTO frutos Epicarpo: Mesocarpo: Endocarpo:

FRUTO frutos Epicarpo: Mesocarpo: Endocarpo: FRUTO Os frutos são estruturas que protegem as sementes nas Angiospermas. Derivam do ovário das flores. Depois da fecundação dos óvulos no interior do ovário há um crescimento deste, que se dá por ação

Leia mais

Nematelmintos - Filo Nematoda

Nematelmintos - Filo Nematoda Nematelmintos - Filo Nematoda São vermes de corpo alongado e cilíndrico Apresentam simetria bilateral e são triblásticos, pseudocelomados e protostômios O pseudoceloma promove: espaço para órgãos internos,

Leia mais

RECUPERAÇÃO PARALELA Semana de 02/04 e de 16/04/12 6º ano

RECUPERAÇÃO PARALELA Semana de 02/04 e de 16/04/12 6º ano RECUPERAÇÃO PARALELA Semana de 02/04 e de 16/04/12 6º ano Leitura, compreensão e interpretação de um texto 1- VOCABULÁRIO Um texto é composto de palavras e para podermos compreender um trecho do texto

Leia mais

1ª Série do ensino médio _ TD 14

1ª Série do ensino médio _ TD 14 1ª Série do ensino médio _ TD 14 01. A matriz mitocondrial apresenta diversas substâncias, exceto: (A) Coenzima A. (B) ADP. (C) ATP. (D) Ácido Cítrico. (E) Glicose. 02. Três tubos de ensaio foram preparados

Leia mais

A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas.

A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. Características A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. A expressão patas articuladas vem do grego: artro, que significa "articulação",

Leia mais

Ensino Fundamental II. Prova Gabaritada

Ensino Fundamental II. Prova Gabaritada Ensino Fundamental II Avaliação Objetiva Prova Gabaritada 6ª Série 28/10/2010 Ciências Naturais MaristelaBorges 4º Bimestre Valor: 4,0 Conteúdos Briófitas; Algas Pluricelulares; Pteridófitas; Gimnospermas

Leia mais

O reino animal. Poríferos. Como é o corpo das esponjas? Onde elas vivem? Como se alimentam? Esponja barril (Xestospongia muta).

O reino animal. Poríferos. Como é o corpo das esponjas? Onde elas vivem? Como se alimentam? Esponja barril (Xestospongia muta). JEFFREY L. / ROTMAN / CORBIS / LATINSTOCK Poríferos Como é o corpo das esponjas? Onde elas vivem? Como se alimentam? Esponja barril (Xestospongia muta). 1 FABIO COLOMBINI / ACERVO DO FOTÓGRAFO Esponjas

Leia mais

ARTRÓPODES características derivadas compartilhadas anelídeos metamerização especialização Pré-Cambriano mesmo ancestral Novidades evolutivas

ARTRÓPODES características derivadas compartilhadas anelídeos metamerização especialização Pré-Cambriano mesmo ancestral Novidades evolutivas ARTRÓPODES Maior grupo animal - compreende ¾ de todas as espécies animais conhecidas. Mais de 100.000 espécies conhecidas. Apresentam características derivadas compartilhadas com os anelídeos, entre elas

Leia mais

A UU L AL A As plantas Veja só que refeição saudável! Um prato desses por dia é suficiente para suprir quase todas as suas necessidades nutritivas. E, se você olhou bem, verificou que a refeição é composta

Leia mais

Características Principais dos Poríferos: Apresentam poros na parede de seu corpo;

Características Principais dos Poríferos: Apresentam poros na parede de seu corpo; Características Principais dos Poríferos: Animais Pluricelulares; Apresentam poros na parede de seu corpo; Todos aquáticos; São as Esponjas. Possui uma cavidade central, chamada átrio; Abertura relativamente

Leia mais

Corpo Esses animais têm um corpo mole e não segmentado, muitas vezes dividido em cabeça (com os órgãos dos sentidos), um pé muscular e um manto que protege uma parte do corpo e que muitas vezes secreta

Leia mais

Atividade Complementar

Atividade Complementar Atividade Complementar Setor de Educação de Jovens e Adultos Ciências da Natureza Ensino Médio Tema: Evolução Sistemática (Uso do Cladograma) Esta atividade tem como objetivo complementar e aprofundar

Leia mais

Características gerais

Características gerais Artrópodes Quem são? Muitas vezes, não percebemos a presença daqueles animais com corpos de formas estranhas e cores variadas, que vivem ao nosso redor, voam sobre nossas cabeças ou aqueles que se locomovem

Leia mais

Menino ou menina? Exercício 1 Vamos lembrar então o que são genes e cromossomos. Volte à Aula 20 e dê as definições: a) Gene... b) Cromossomo...

Menino ou menina? Exercício 1 Vamos lembrar então o que são genes e cromossomos. Volte à Aula 20 e dê as definições: a) Gene... b) Cromossomo... A UU L AL A Menino ou menina? Quando um casal descobre que vai ter um filho, a primeira curiosidade é saber se nascerá um menino ou uma menina. Mas será que os futuros pais, ou mesmo as pessoas que não

Leia mais

Reino Animalia. Desenvolvimento Embrionário

Reino Animalia. Desenvolvimento Embrionário Reino Animalia Características Gerais Seres eucariontes (seres vivos que possuem o núcleo de suas células delimitado por uma membrana, a carioteca); Maioria desses seres possui capacidade de locomoção

Leia mais

Características do grupo

Características do grupo Características do grupo Os anelídeos são animais invertebrados. Apresentam o corpo mole, em formato de cilindro e alongado. Corpo segmentado em anéis. Comporta aproximadamente 15 mil espécies ao todo.

Leia mais

Filos: Poríferos Cnidários Platelmintos- Nematelmintos Anelídeos Moluscos Artrópodes - Equinodermos Cordatas. Professora Débora Biologia

Filos: Poríferos Cnidários Platelmintos- Nematelmintos Anelídeos Moluscos Artrópodes - Equinodermos Cordatas. Professora Débora Biologia Filos: Poríferos Cnidários Platelmintos- Nematelmintos Anelídeos Moluscos Artrópodes - Equinodermos Cordatas Professora Débora Biologia Filo Poríferos Esponjas Filo Poríferos Características São todas

Leia mais

Angiospermas Plantas Vasculares com Sementes, Flores e Frutos

Angiospermas Plantas Vasculares com Sementes, Flores e Frutos Angiospermas Plantas Vasculares com Sementes, Flores e Frutos 3,5 bilhões de anos - surgiam no planeta os primeiros seres vivos, unicelulares, procariontes e heterotróficos. Mais tarde, alguns deles tornaram-se

Leia mais

Listão de férias ano

Listão de férias ano Listão de férias 2016 7 ano 1) Observe as duas colunas a seguir: Aparelho bucal de inseto. I - Picador e sugador. II - Mastigador. III - Lambedor. Animais A- Pernilongos. B- Mosca. C- Gafanhoto. A relação

Leia mais

Ficha Sumativa. Onde existe vida na Terra? Ambientes naturais: terrestres e aquáticos.

Ficha Sumativa. Onde existe vida na Terra? Ambientes naturais: terrestres e aquáticos. Ficha Sumativa Onde existe vida na Terra? Ambientes naturais: terrestres e aquáticos. Tema 2 - Terra em transformação. Bloco de trabalho 8 - Diversidade nos animais: como se reproduzem. 1. Responde às

Leia mais

CEJA CAMBUCI FASCÍCULO 04. CIÊNCIAS II (6ª seria) ENSINO FUNDAMENTAL MODALIDADE SEMI-INDIRETA FASCÍCULO 3 UNIDADES 7, 8, 9, 10, 11

CEJA CAMBUCI FASCÍCULO 04. CIÊNCIAS II (6ª seria) ENSINO FUNDAMENTAL MODALIDADE SEMI-INDIRETA FASCÍCULO 3 UNIDADES 7, 8, 9, 10, 11 CEJA CAMBUCI FASCÍCULO 04 CIÊNCIAS II (6ª seria) ENSINO FUNDAMENTAL MODALIDADE SEMI-INDIRETA FASCÍCULO 3 UNIDADES 7, 8, 9, 10, 11 1 SUMÁRIO Unidade 07 - Unidade 08 - Unidade 09 - Unidade 10 - Unidade 11

Leia mais

Aluno: Turma:2º CN Data : Matéria: Turno:NOITE Valor :30pontos Nota:

Aluno: Turma:2º CN Data : Matéria: Turno:NOITE Valor :30pontos Nota: ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO JANEIRO/2015 RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 Aluno: Turma:2º CN Data : Matéria: Turno:NOITE Valor

Leia mais

Reprodução nas plantas. Apresentação feita por Prof. Mónica Moreira

Reprodução nas plantas. Apresentação feita por Prof. Mónica Moreira Reprodução nas plantas Apresentação feita por Como se reproduzem as plantas com flor? As plantas com flor reproduzem-se por sementes, que resultam da reprodução sexuada, que ocorre quando as células sexuais

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS - 7ᵒ ANO. 2- Com relação ao Reino Animal, assinale com um X a(s) proposição(ções) CORRETA(S).

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS - 7ᵒ ANO. 2- Com relação ao Reino Animal, assinale com um X a(s) proposição(ções) CORRETA(S). EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS - 7ᵒ ANO 1- Os cnidários são animais invertebrados que possuem como principal representante as águas-vivas. A respeito desse grupo de organismos, marque a alternativa incorreta:

Leia mais

Reino Plantae. Todos os seres incluídos no Reino Plantae são: EUCARIONTES PLURICELULARES AUTÓTROFOS

Reino Plantae. Todos os seres incluídos no Reino Plantae são: EUCARIONTES PLURICELULARES AUTÓTROFOS Reino Plantae Reino Plantae Todos os seres incluídos no Reino Plantae são: EUCARIONTES PLURICELULARES AUTÓTROFOS A clorofila encontra-se dentro dos plastos Cloroplastos Cloroplasto Parede celular Representação

Leia mais

GLOSSÁRIO FRUTIFICAÇÃO

GLOSSÁRIO FRUTIFICAÇÃO GLOSSÁRIO FRUTIFICAÇÃO PRODUÇÃO DE RECURSOS EXPLORANDO A VISUALIDADE NO ENSINO DE FRUTIFICAÇÃO: UMA ABORDAGEM PARA ALUNOS SURDOS FICHA TÉCNICA: Projeto de mestrado de: Aline Gonzalez Saller Orientação:

Leia mais

Aula Prática Seis Reinos: A diversidade da vida

Aula Prática Seis Reinos: A diversidade da vida Aula Prática Seis Reinos: A diversidade da vida Tarefa 1: Principais Grupos de Plantas Parte A A diversidade no Reino Plantae O diagrama abaixo mostra a evolução das plantas. Usando as informações a seguir

Leia mais

Biologia Professor Vianna 2ª série / 1º trimestre

Biologia Professor Vianna 2ª série / 1º trimestre Biologia Professor Vianna 2ª série / 1º trimestre Módulo 3 PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS 1 Ao abrir o envelope com o resultado de seu exame parasitológico de fezes, Jequinha leu Positivo para ovos de Ascaris

Leia mais

Características Principais dos Poríferos: Apresentam poros na parede de seu corpo;

Características Principais dos Poríferos: Apresentam poros na parede de seu corpo; Características Principais dos Poríferos: Animais Pluricelulares; Apresentam poros na parede de seu corpo; Todos aquáticos; São as Esponjas. Possui uma cavidade central, chamada átrio; Abertura relativamente

Leia mais

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS REINO ANIMAL - INVERTEBRADOS

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS REINO ANIMAL - INVERTEBRADOS UFRGS REINO ANIMAL - INVERTEBRADOS 1. (Ufrgs 2015) Com base nas características dos moluscos, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo. ( ) Os moluscos apresentam simetria radial.

Leia mais

6) Assinale a alternativa que mostra o filo, cujos representantes são os animais menos complexos.

6) Assinale a alternativa que mostra o filo, cujos representantes são os animais menos complexos. ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 Aluno: Ano Atual Data : Matéria: Turno: Valor :70pontos Nota:

Leia mais

Artrópodes. Filo Arthropoda (arthron = articulações e podos = pés)

Artrópodes. Filo Arthropoda (arthron = articulações e podos = pés) Artrópodes Filo Arthropoda (arthron = articulações e podos = pés) Características gerais Mais numeroso do planeta (1.000.000 espécies) Exemplos: insetos, aranhas, caranguejos Vivem em diversos ambientes

Leia mais

A Diversidade de Plantas. Como as plantas evoluíram?

A Diversidade de Plantas. Como as plantas evoluíram? A Diversidade de Plantas Como as plantas evoluíram? Como classificar as plantas? Briófitas Características: Apresentam rizóides, caulóides e filóides. Vivem em locais úmidos e sombreados. Não possuem vasos

Leia mais

A disposição da vida na Terra

A disposição da vida na Terra Aula 01 A disposição da vida na Terra O que é a vida? Existe vida em outros planetas? Podemos viver sem o Sol? O nosso sistema solar possui os seguintes planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte Júpiter,

Leia mais

6 ª série Ensino Fundamental Ciências Escola Santa Angélica

6 ª série Ensino Fundamental Ciências Escola Santa Angélica 6 ª série Ensino Fundamental Ciências Escola Santa Angélica Unidade I Descobrindo os seres vivos Níveis de organização biológica Unidade I Descobrindo os seres vivos Hereditariedade: passagem dos genes

Leia mais

UNIDADE - I. Aparecida de Goiânia, / /2016. Aluno(a): Série: 7º Ano Turno: Matutino Professor (a): Lindinaldo

UNIDADE - I. Aparecida de Goiânia, / /2016. Aluno(a): Série: 7º Ano Turno: Matutino Professor (a): Lindinaldo UNIDADE - I Aparecida de Goiânia, / /2016. Aluno(a): Série: 7º Ano Turno: Matutino Professor (a): Lindinaldo Trabalho de Recuperação - Ciências Valor: 4,0 (Quatro) pontos 1. Leia as frases a seguir e analise-as

Leia mais

Capítulo 16. Briófitas e Pteridófitas

Capítulo 16. Briófitas e Pteridófitas Capítulo 16 Briófitas e Pteridófitas Primeiras plantas terrestres As primeiras plantas terrestres surgiram das algas verdes, por evolução. As Briófitas (musgos) e as pteridófitas (samambaias) evoluíram

Leia mais

Oi pessoal dos 8 os anos, estão com saudade das atividades escolares? Pois bem, precisamos dar seqüência aos estudos e, na volta às aulas, no dia 17,

Oi pessoal dos 8 os anos, estão com saudade das atividades escolares? Pois bem, precisamos dar seqüência aos estudos e, na volta às aulas, no dia 17, Oi pessoal dos 8 os anos, estão com saudade das atividades escolares? Pois bem, precisamos dar seqüência aos estudos e, na volta às aulas, no dia 17, algumas atividades devem estar prontas. Mas antes de

Leia mais

ORGANOLOGIA VEGETAL VEGETATIVOS: Raízes, caules e folhas. REPRODUTIVOS: Flores, sementes e frutos.

ORGANOLOGIA VEGETAL VEGETATIVOS: Raízes, caules e folhas. REPRODUTIVOS: Flores, sementes e frutos. ORGANOLOGIA VEGETAL VEGETATIVOS: Raízes, caules e folhas. REPRODUTIVOS: Flores, sementes e frutos. 1) RAIZ: órgão vegetativo, normalmente subterrâneo e aclorofilado, que faz parte do eixo da planta. Exerce

Leia mais

Representantes no mar (maioria), na água doce e no ambiente terrestre.

Representantes no mar (maioria), na água doce e no ambiente terrestre. Simetria bilateral, triblásticos e apresentam celoma (cavidade corporal totalmente revestida por mesoderma), uma novidade evolutiva em relação aos nematódeos. Representantes no mar (maioria), na água doce

Leia mais

Questão 3. a) Os moluscos não possuem sistema digestivo. b) Os moluscos não possuem sistema nervoso. c) Os mexilhões possuem concha com apenas uma

Questão 3. a) Os moluscos não possuem sistema digestivo. b) Os moluscos não possuem sistema nervoso. c) Os mexilhões possuem concha com apenas uma 2 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 2º bimestre Aluno(a): Questão - 1 A produção de pérolas requer a introdução artificial de pequenas partículas estranhas no manto. Este circunda o corpo estranho

Leia mais

Lição 01 O CORPO HUMANO

Lição 01 O CORPO HUMANO Lição 01 O CORPO HUMANO OBJETIVOS: Ao final desta lição, os participantes serão capazes de: 1. Explicar o conceito de posição anatômica. 2. Citar a localização de uma lesão utilizando referências anatômicas.

Leia mais

Objetivo. Fornecer subsídios para uma compreensão geral da. modificação de caracteres

Objetivo. Fornecer subsídios para uma compreensão geral da. modificação de caracteres Objetivo Fornecer subsídios para uma compreensão geral da diversidade biológica, da evolução dos táxons t e da modificação de caracteres Bibliografia básicab AMORIM, D. S. 2002. Fundamentos de sistemática

Leia mais

MOLUSCOS E ARTRÓPODES

MOLUSCOS E ARTRÓPODES MOLUSCOS E ARTRÓPODES MÓDULO 5 ZOOLOGIA MOLUSCOS E ARTRÓPODES O filo Mollusca é o filo dos caracóis, caramujos e lesmas. Estes animais possuem sistema nervoso ganglionar, sistema circulatório aberto, sistema

Leia mais

2) Órgãos da planta. Anatomia interna da folha. Epiderme: Geralmente uniestratificada Pluriestratificada (plantas xerófitas) o o

2) Órgãos da planta. Anatomia interna da folha. Epiderme: Geralmente uniestratificada Pluriestratificada (plantas xerófitas) o o C) Folhas Anatomia interna da folha Epiderme: Geralmente uniestratificada Pluriestratificada (plantas xerófitas) o o Possui estômatos (trocas gasosas) Pode apresentar camada de cutina cobrindo as células

Leia mais

Raízes, caules, folhas, frutos e flores são estruturas que comumente chamamos órgãos vegetais.

Raízes, caules, folhas, frutos e flores são estruturas que comumente chamamos órgãos vegetais. ESTRUTURAS VEGETAIS ESTRUTURAS VEGETAIS Raízes, caules, folhas, frutos e flores são estruturas que comumente chamamos órgãos vegetais. Cada órgão possui sua função definida e várias formas possíveis. ESTRUTURAS

Leia mais

Principais parasitoses causadas por platelmintos: Teníase

Principais parasitoses causadas por platelmintos: Teníase Aula 22 Verminoses Muitas parasitoses humanas são causadas por vermes, entre elas encontramos a teníase, a cisticercose, a esquistossomose, a ascaridíase, a ancilostomíase, a elefantíase. Os vermes podem

Leia mais

» EUCARIONTES;» PLURICELULARES;» AUTÓTROFOS;» FOTOSSINTETIZANTES;» PRESENÇA DE SEIVA (BRUTA E ELABORADA);» PRESENÇA DE PAREDE CELULAR (CELULOSE),

» EUCARIONTES;» PLURICELULARES;» AUTÓTROFOS;» FOTOSSINTETIZANTES;» PRESENÇA DE SEIVA (BRUTA E ELABORADA);» PRESENÇA DE PAREDE CELULAR (CELULOSE), » EUCARIONTES;» PLURICELULARES;» AUTÓTROFOS;» FOTOSSINTETIZANTES;» PRESENÇA DE SEIVA (BRUTA E ELABORADA);» PRESENÇA DE PAREDE CELULAR (CELULOSE), COLOROPLASTOS E ESTÔMATOS;» AMIDO COMO CARBOIDRATO DE RESERVA;»

Leia mais

BIOLOGIA Respiração e Circulação

BIOLOGIA Respiração e Circulação Respiração e Módulo 30 Página 42 à 56 Forma de obter o oxigênio necessário para obter energia através dos alimentos. CELULAR EXTERNA CELULAR: C6H126O6 6H2O + 6CO2 + ENERGIA -Glicólise Glicose Piruvato

Leia mais

Platelmintos Capítulo 7 - Aulas 25 e 26. Page 1

Platelmintos Capítulo 7 - Aulas 25 e 26. Page 1 Platelmintos Capítulo 7 - Aulas 25 e 26 Page 1 Características Gerais Platy = achatado ; helminthes = verme Simetria bilateral (ocorre pela 1ª vez); Apresenta uma cabeça com gânglios nervosos organizados;

Leia mais

2.1 DIVERSIDADE NAS PLANTAS CONSTITUIÇÃO DAS PLANTAS COM FLOR

2.1 DIVERSIDADE NAS PLANTAS CONSTITUIÇÃO DAS PLANTAS COM FLOR 2.1 DIVERSIDADE NAS PLANTAS CONSTITUIÇÃO DAS PLANTAS COM FLOR Como são constituídas as plantas com flor? As plantas com flor são constituídas por raiz, caule e folhas. Apresentando em certas épocas do

Leia mais

Animais Invertebrados

Animais Invertebrados PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ Animais Invertebrados 01- Cite duas

Leia mais

A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de

A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de espécies entre os componentes do reino Plantae ou Metaphyta.

Leia mais

TECMED - Cursos Profissionalizantes

TECMED - Cursos Profissionalizantes Helmintos:... 2 Classificação:... 2 Platyhelmintes... 2 Tubellaria:... 2 Trematoda:... 2 Cestoda:... 2 Nemathelmintes... 2 Annelida... 3 Digestão:... 3 Respiração:... 3 Circulação... 4 Musculatura... 4

Leia mais