Principais benefícios Efeitos Visuais para Cinema

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Principais benefícios Efeitos Visuais para Cinema"

Transcrição

1 Craft Director Tools Ferramentas de animação 3D em tempo real As ferramentas Craft Animations são um grande passo a frente na produção de um projeto de animação. Você pode concluir suas animações até 90% mais rápido, economizando recursos. Com base na investigação de ponta em inteligência artificial e sistemas de controle autônomo, o CDT amplia as possibilidades criativas, eliminando o tempo em tarefas que consomem keyframing, scripts e rigging. Os usuários obtêm experiência de uma nova era de animação com a vantagem de criar rotas de movimento natural utilizando dispositivos de entrada, com um benefício instantâneo através das animações realistas e interativas, em tempo real. Principais benefícios Efeitos Visuais para Cinema Craft Director Tools oferece animações realistas e precisas de veículos e de movimentos de tráfego e de vôo, mostra colisões virtuais de cenas em menos tempo, ou seja, tempo de sobra para criatividade. Pre Visualização Craft Director Tools é interativo, proporcionando um melhor controle, feito em tempo real e com movimentos precisos, exatamente como espera um produtor ou diretor. Desenvolvimento de Jogos Craft Director Tools permite melhorar a cinemática do jogo através de um sistema modular e configurável. Artistas podem "conduzir" um veículo dentro de um ambiente criativo, e realista em menos tempo. Visualização Arquitetônica Um filme de um passeio através de uma cena de arquitetura pode ser conseguido facilmente com os ângulos e pontos de vista chave e de uma única câmara. As câmaras navegam de forma rápida e fácil entre o interior e exterior do projeto, e tudo em tempo real, economizando tempo e custo. Reconstrução de Acidente e Medicina Forense Combinando pesquisa e dados do usuário, Craft Director Tools pode lhe dar algumas visualizações e simulações que estarão muito próximas do real, nos acidentes envolvendo veículos, com keyframes gravados em tempo real.

2 CRAFT CAMERAS Craft AutoZoomCam Câmera com zoom e sistema de alvo móvel. Mantém ângulos, enquadramento e as relações em cada frame. Por exemplo, se o TargetMesh estiver acoplado a um carro que se afasta da câmera, a Craft AutoZoomCam muda na exata proporção com a velocidade do carro. Craft AutoZoomCam recebe os dados, dependendo da distância entre a câmera e o TargetMesh. Craft AutoZoomCam é uma câmara passiva e precisa estar conectada a uma outra câmara, por exemplo CraftObserverCam que permite movimentos laterais. Craft AutoZoomCam não pode se Craft AutoZoomCam filma o objeto movimentar, girar ou mover com um designado com tamanho constante, comando. Qualquer movimento ou enquanto a câmera se move. A câmara rotação deve provir de uma câmera foca automaticamente, na exata diferente ou objeto. proporção da distância entre a câmera e o Craft AutoZoomCam está disponível para TargetMesh. O TargetMesh pode estar 3ds Max e Maya. concectado a qualquer objeto animado.

3 Craft DigitizerCam Craft DigitizerCam é um sistema de alta precisão. Baseada em uma varredura digital para controlar a câmera diretamente do viewport. Permite animar em todas as direções com alta precisão tanto câmaras como objetos conectados. Craft DigitizerCam pode ser utilizado em combinação com outros plug ins da Craft Director Tools. Um exemplo seria utiliza la em conjunto com a Craft HumanizerCam para que a gravação simule ser feita por um operador de câmara. Craft DigitizerCam exige um digitalizador. Craft HumanizerCam Craft HumanizerCam adiciona as filmagens em 3D um movimento de comportamento humano. Oferece um nível mais realista, travelings, panoramas, etc. Craft HumanizerCam oferece "ao vivo", uma mão para sentir as suas ações enquanto navega pelas cenas. Como na vida real. Em qualquer animação você precisa de um sentimento mais humano onde as câmeras devem ser manuais agora você pode dar extra de profundidade e calor humano as suas animações utilizando a Craft HumanizerCam com movimentos quase imperceptíveis. Craft HumanizerCam é uma ferramenta passiva. Deve estar conectada a um objeto móvel para se mover. Se a câmera é animada com splines, então você deve ter um Craft SoftMotionCam vinculada para facilitar o caminho de circulação.

4 Exemplos: Adicionar toque humano na animação de câmeras. Criar uma nova dimensão da realidade e experiência para o espectador em cenas rápidas. Filmar veículos em movimento do ponto de vista do outro carro. Faça a câmera como se estivesse segurando em sua mão dentro de um veículo em movimento. Ficha técnica: As grandes vibrações são alteradas separadamente Yaw (yaw), altura (pitch) e rolo Shake (balanço das vibrações), respectivamente. O fator amortecimento (damping factor) O parâmetro de irregularidade é controlado com simetria em relação ao padrão de vibração. Shaker Threshold elimina valores menores. Craft MotionFilterCam Craft MotionFilterCam é o próximo passo CG cinemática em tempo real. Esta ferramenta cria o efeito de câmera em primeira pessoa e imita a forma como uma pessoa reage aos veículos em movimento. Suas câmeras nunca chegaram tão perto da realidade. Craft MotionFilterCam é essencial para criar a ilusão de que existe uma câmera na mão. Craft MotionFilterCam é constituída por duas partes: uma FollowCam (câmera de monitoramento) e um AttachedCam (câmara link). FollowCam segue AttachedCam e exagera um pouco qualquer movimento, súbito ou solavanco. Também compensações de uma parada súbita, e em seguida retorna ao AttachedCam. O AttachedCam está ligada a um objeto animado: Quando você começar a gravar, Craft MotionFilterCam começa a seguir o objeto. Quando os movimentos são alinhados e sem incidentes, a CraftMotionFilterCam comporta se como uma câmera normal.

5 Craft MotionFilterCam é uma ferramenta passiva. É controlada em tempo real por estar vinculada a um objeto animado ou outras câmeras ativas (por exemplo, Craft ObserverCam). Quando Craft MotionFilterCam está ligada a uma outra câmara, as duas câmaras devem ser selecionadas na lista de plug ins antes da gravação, para que ambos os registros sejam gravados simultaneamente. Craft ObserverCam Craft ObserverCam é uma ferramenta intuitiva para filmar cenas com alta controlabilidade. Você pode mover a câmera vista de qualquer ponto de vista e de qualquer ângulo, em tempo real, sem o desenvolvimento de keyframes. Adicionar vibrações fará com que os movimentos pareçam mais naturais. Quais são os recursos da Craft ObserverCam? translação livre Livre rotação Movimentos reais Craft ObserverCam oferece seis graus de liberdade em suas trilhas e as visualizações nunca foram tão fáceis. Conduza a câmera com um joystick, e os seus movimentos serão capturados em keyframes automaticamente.

6 Craft SoftMotionCam Craft SoftMotionCam estabiliza o movimento de uma câmera quando a câmera esta vinculada a um objeto animado. Focaliza carros, aviões e até mesmo personagens com a perspectiva de uma terceira pessoa, e a câmera automaticamente herdará os movimentos, com ajustes e suavizando a rota de movimento. Craft SoftMotionCam estabiliza os movimentos turbulentos e anti naturais de uma câmera de animação, perfazendo o movimento suave e natural. Também filtra os movimentos da câmera durante a gravação em tempo real, adicionando um efeito suave e fácil de ver. Exemplos: Craft SoftMotionCam quando conectada para uma pessoa andando ou correndo obtém se a perspectiva em primeira pessoa sem todos os solavancos e vibrações. Craft SoftMotionCam quando conectada ao assento do motorista, pode simular os movimentos da cabeça. Utilize Craft SoftMotionCam para seguir um veículo em movimento sem a transferência de turbulências e movimentos bruscos da câmera ideal para saltos de terreno. Craft SphereCam Craft SphereCam é uma câmera se move ao longo de um percurso esférico centrado no objeto filmado. Craft SphereCam podem deslocar se ao longo de um caminho esférico em tempo real durante a gravação, para ter um grande impacto a partir de qualquer ângulo instantaneamente e intuitivamente. Craft SphereCam é o complemento perfeito para uma estreita observação (close up) do ambiente 3D. Pode mover se em torno de qualquer objeto e vê lo em todos os ângulos. Engenheiros, arquitetos e toda equipe de visualização ficarão satisfeitos com este plug in, pois o cliente ou o diretor pode direcionar o caminho da câmera e gravá la. Realize suas idéias mais rápido!

7 Observe a ação. Craft SphereCam está constantemente direcionada a um mesmo ponto. A câmera pode movimentar se nessa esfera e obter qualquer ângulo, zoom in e out. Tal como acontece com todas as ferramentas da Craft Director Tools, a mágica é a gravação em tempo real. Desta forma, você pode navegar ao redor do objeto e os keyframes são salvos automaticamente. Sua visão é capturada automaticamente. Orgânicos Velocidade constante não é realista. O movimento linear não é realista. Com a Craft SphereCam você sente que sua câmera está viva. Os movimentos se tornam quase reais e você tem a impressão que foi filmada manualmente por alguém. Craft ZeroGCam Craft ZeroGCam é um plugin que faz com que um objeto ou uma câmera se torne sem gravidade e recria o movimento físico de objetos no espaço. Dê o seu entretenimento uma inquietante sensação de leveza e líquidos. Craft ZeroGCam é baseado em um corpo em gravidade zero. Uma vez que a ferramenta é dominada produz filmagens espetaculares e sem precedentes. Qualquer dispositivo de entrada pode ser usado, o mais natural para este caso no entanto é um mouse em 3D (por exemplo, 3Dconnexion). Craft ZeroGCam também pode ser ligada a outra câmera ou até mesmo Craft DirectorTools veículos para dar uma camada extra de circulação. Exemplos: Gravar uma seqüência com gravidade zero. Navegando em uma nave espacial em um ambiente 3D. Simular meteoritos, satélites, cometas e muito mais.

8 Craft ZoomAndFocusCam Focalização com Zoom e efeitos em tempo real. Controle Manual Keyframes salvos automaticamente. Auto Focus/Zoom em objetos em movimento Cinemática em tempo real Craft ZoomAndFocusCam lhe oferece a capacidade de criar e controlar os efeitos em tempo real. Animadores agora podem mudar o foco entre dois pontos em tempo real. Isto pode ser feito gradualmente e de repente, e não importa se os dois pontos estão em movimento o que cria a solução perfeita.

9 GCS3 for Craft Camera Tools Imagine a possibilidade de realizar em tempo real, o controlo da máquina virtual dentro do seu programa 3D (ver requisitos). É a fantasia de todo diretor que se torna realidade com Craft para GCS3 Câmara Tools, um pacote de software e hardware desenvolvidos pela Craft Animações AB e GameCast. Craft CameraTools para GCS3 dá aos usuários o melhor e mais rentável solução para cinematografia virtual, eliminando completamente o longo e oneroso processo de keyframing de câmeras virtuais em cenas 3D animadas. Este revolucionário desenvolvimento é baseado em dois pioneiros em tecnologia: Craft Animations AB e GCS3 patente da GameCaster, um equipamento de controle para a câmera virtual. Globalmente, este pacote é uma nova forma de direcionamento personalizado animação através do visor da câmera virtual GCS3 controlada com um controle manual do começo ao fim da câmera virtual e da animação 3D, efeitos visuais e de prévisualização de cenas.

10 Craft Vehicles Craft 2-Wheeler Real Simulação de veículos de duas rodas diretamente no viewport do seu aplicativo 3D (3D Max, Maya, Viz ou cinema 4D). Oferece controle interativo do veículo e geração automática de Keyframes. Simulação precisa de suspensão, aceleração, travagem e ajustar ao terreno. Compatível com dispositivos de captura e controle. Plugins abrangentes: Você pode usar praticamente qualquer modelo de veículo 2 rodas. Craft2 Wheeler é um plugin para simulação de 2 rodas. A ferramenta de animação facilita para para o usuário a criação e simulação realistas para os veículos em movimento. Craft 2 Wheeler é controlada com um dispositivo de entrada direta através do seu programa 3D (ver requisitos). O usuário liga o modelo que vai ser tornar um representante virtual do Craft2 Wheeler e o modelo herda todos os seus movimentos. A direção, frenagens, acelerações, arraste, etc são realizadas em tempo real com um dispositivo de entrada DirectX, teclado ou mouse 3D. A superfície sobre a qual Craft 2 Wheeler esta deve ser uma única tela, mas pode assumir qualquer forma, estar de cabeça para baixo ou ter uma torção estranha. As superfícies podem ser animadas durante a gravação com Craft2 Wheeler.

11 Craft 2-Wheeler Extended Real Simulação de veículos de duas rodas diretamente no viewport do seu aplicativo 3D (3D Max, Maya, Viz ou cinema 4D). Oferece controle interativo do veículo geração automática de Keyframes. Monitoramento de trilhos ou o controle manual Simulação precisa de suspensão, aceleração, frenagem e resposta ao terreno. Conectável a dispositivos de captura e controle. Plugin abrangente: Se ajusta a qualquer modelo de veículo 2 rodas. Simula também movimentos de barcos e lanchas. Características Interessantes Autonomous Mode Este plugin vem com o controle manual e também vem equipado com um "TargetNode" que o 2 Wheeler segue automaticamente. O TargetNode pode ser animado através de uma link para o spline, Keyframe, ou ligado a qualquer outro objeto em movimento (como uma outra moto). Craft 2 Wheeler Extended irá seguir o caminho que você escolher. Dica: Use Craft Spline Controller para desenhar um caminho para bicicletas ou motocicletas.

12 Câmeras Craf 2 Wheeler Extended tem uma câmera que segue atrás do veiculo 2 rodas e outra que está no point of view do condutor. Basta selecionar uma delas durante a gravação. Body Relocator Body Relocator Node é usado para afinar a sua gravação. Pode ser um Keyframe no corpo principal da motocicleta o modelo se afasta da rota original. Por exemplo, ele pode ser usado para mover o veículo um pouco para um lado, ou para cima. Piso Irregular (Off Road) Pode se pressionar um botão para simular o caminho em um percurso de piso irregular. Você decide quanto ao grau de trepidação do veículo. Burnout A roda traseira gira em falso para queimar pneu (burnout).

13 Craft 4-Wheeler Extended Craft 4 Wheeler é um plugin que pode simular qualquer veículo com quatro rodas diretamente no viewport do 3D Max, Maya ou Cinema 4D. Você controla o veículo interativamente e a simulação é gravada automaticamente. A suspensão, aceleração, frenagem, bem como a interação da roda com o solo são simuladas corretamente. Este plugin é altamente personalizável: seja qual for o comportamento do veículo que você quer, você poderá fazer. Simula 4 rodas no CINEMA 4D, Maya e Max A gravação é automática nos keyframes Suspensão e físicas corretas Siga a rota de movimento ou controle manualmente: você escolhe Quick clean up e mudança de percurso com re localização de chassis

14 Craft Airplane Craft Airplane faz uma simulação fisicamente correta dos movimentos de um avião, diretamente do seu programa 3D Max, Maya ou Cinema 4D. Você pode controlar seu plano de vôo com um joystick ou outro dispositivo de entrada, que o programa calcula e registra automaticamente os Keyframes em tempo real. Planar, dar rasantes e fazer acrobacias de vôos custam apenas alguns minutos de trabalho. Craft Airplane pode ser usado para simular os movimentos de todos os tipos de aeronaves, de aviões de brinquedo aos comerciais, como os grandes Boeing. O usuário aponta o modelo e Craft Airplane herda todos os seus movimentos. Multi player, funcionalidade permite que dois ou mais usuários operem simultaneamente. Característica Interessantes Modo Autônomo O controle manual é opcional para este plugin. Craft Airplane Extended vem equipado com um "TargetNode" que o avião segue no modo autônomo. O TargetNode pode ser animado ou linkado a um spline, Keyframe ou objeto (tal como outras aeronaves). Craft Airplane Extended irá seguir o caminho que escolher. Câmeras Craft Airplane Extended vem com uma câmera que focaliza por trás, e uma câmera na visão do cockpit. Você só tem que escolher a olhar para a câmera durante o vôo.

15 Body Relocator Body Relocator Node é usado para afinar a sua gravação. o Keyframe pode ser relativo ao corpo principal do avião. Horizontal Regulator Restaura o avião para a posição horizontal. Isto faz com que o animador não fique desorientado durante o vôo. Turbulence Amplitude Balança a aeronave, simulando turbulência. Shaker Amplitude Simula colisão

16 Craft Crawler Extended Este plugin simula um veículo multi rodas e se comporta como um tanque. Craft Crawler Extended gira em torno do seu centro, como um tanque, mas tem muito potencial, pois tem muitas opções configuráveis. O veículo é controlado com um dispositivo de entrada direta para Cinema 4D, 3ds Max ou Maya. Follows Motion path Craft Crawler Extended também é capaz de seguir um spline. Gas Pedal (Forw/Backw) Acelerador (frente / trás) Steering Wheel (Right/Left) Vire um veículo para a direita ou a esquerda. Freios ABS O veículo vai freiar, sem bloquear as rodas até parar.

17 Skidding Arraste o veículo, sem tração. Terreno Irregular Você pode pressionar um botão para simular o caminho durante navegação em terreno irregular. Você decide o quanto quer agitar o veículo. External Force Essa característica permite por exemplo que você mude a tração das rodas ou dispare com um canhão, com a impressão do solavanco. Spinners. Isso permite a mudança de valores dos parâmetros com um input controle em tempo real.

18 Craft Helicopter Simulação de um helicóptero em vôo diretamente do 3D Max, Maya ou Cinema 4D. Sistema de inteligência artificial para ajudá lo em seu vôo. O movimento é capturado e gera automaticamente keyframes. Plugin personalizáveis: Você pode usar qualquer modelo que você quiser Craft Helicopter é uma maravilha para os fãs. A física do helicóptero é muito complicada e os scripts um pesadelo. A Craft torna muito fácil para o usuário criar simulações reais e os keyframes são gravados automaticamente. Inteligência Artificial Aprender a pilotar um helicóptero leva meses de formação. Mas com Craft Helicopter você pode voar depois de alguns minutos de prática. Isso é porque nós adicionamos uma função que interpreta as entradas e saídas estáveis para manobras. Câmeras Craft Helicopter possui uma câmera que focaliza e segue por trás, e uma câmera da vista no cockpit. Você só tem que escolher uma delas e olhar através da câmera durante o vôo. Turbulência Turbulência são personalizáveis, você precisa apenas apertar um botão para começar a turbulência, ou pode ajustar para um nível constante de turbulência. A força e a irregularidade também são personalizáveis.

19 Fator de resposta Através do fator resposta você pode configurar com que rapidez quer que seu helicóptero pare. Freio Total Isto fará com que o helicóptero fique parado no ar sem se mover. Isso pode parecer irreal, no entanto, um piloto experiente de helicópteros deve ser sempre capaz de fazer parar o helicóptero no ar. Nosso sistema irá fazê lo para você com apenas um toque de botão.

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Guia didático para professores sobre o Windows Movie Maker Prof. Dr Sérgio Ferreira Amaral

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

96 cartuchos simultâneos ou não. Copiar e Colar Cartucho: O usuário poderá copiar e colar os cartuchos, e até mesmo colar o cartucho selecionado em um outro perfil. Além de ter o recurso para mudar a cor

Leia mais

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos VERSÃO FOTOGRAFIA 10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos Existem várias formas de alterar o resultado final de uma foto, seja através do ISO, da velocidade do obturador, da abertura

Leia mais

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard.

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard. 1 Windows Movie Maker XP O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos que permite criar e editar filmes caseiros, inserindo efeitos, músicas, legendas e transições. O vídeo pode ser criado a

Leia mais

GASweb - Usabilidade Parte 1-3

GASweb - Usabilidade Parte 1-3 GASweb - Usabilidade Parte 1-3 Nível Básico Por: Lucas Bruno O GASweb - Application Generator é um produto que oferece aos seus usuários o grande aumento de produtividade. Entretanto, assim como as demais

Leia mais

AULA 1 Iniciando o uso do TerraView

AULA 1 Iniciando o uso do TerraView 1.1 AULA 1 Iniciando o uso do TerraView Essa aula apresenta a interface principal do TerraView e sua utilização básica. Todos os arquivos de dados mencionados nesse documento são disponibilizados junto

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Windows 7 Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Sistema Operacional Windows 7 O Windows 7 é o sistema operacional do Microsoft Windows, um software proprietário produzido pela Microsoft

Leia mais

Sua indústria. Seu show. Seu Futuro

Sua indústria. Seu show. Seu Futuro Sua indústria. Seu show. Seu Futuro Usinagem 5-Eixos para Moldes Sandro, Vero Software Vero Software está no topo do relatório de fornecedores de CAM da CIMData 2014 Com maior Market Share, crescimento

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Brasil. Características da VideoCAM GF112. Instalação da VideoCAM GF112

Brasil. Características da VideoCAM GF112. Instalação da VideoCAM GF112 Características da VideoCAM GF112 Botão SnapShot 1 (INSTANTÂNEO) 2 Lente 3 Base ajustável Instalação da VideoCAM GF112 1. Instale primeiro o driver e somente então conecte a VideoCAM GF112 à porta USB.

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

Foco e profundidade de campo

Foco e profundidade de campo Foco e profundidade de campo Foco Quando tiramos uma foto queremos que nosso destaque, no geral, esteja nítido e visível. O foco pode ser manual ou automático. Manualmente você gira o anel da sua lente.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

MANUAL DOS LIVROS DIGITAIS COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR SOMA

MANUAL DOS LIVROS DIGITAIS COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR SOMA MANUAL DOS LIVROS DIGITAIS COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR SOMA Download dos Livros Para baixar os livros para o seu tablet, você deverá clicar no ícone Internet (1) do mesmo. Existem duas formas de acessá-lo:

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br. Cinemática escalar

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br. Cinemática escalar Cinemática escalar A cinemática escalar considera apenas o aspecto escalar das grandezas físicas envolvidas. Ex. A grandeza física velocidade não pode ser definida apenas por seu valor numérico e por sua

Leia mais

c) Insira uma nova camada, acima daquela que contém o texto. Nomeie-a de máscara. Clique com o botão direito nesta camada e marque a opção Mask.

c) Insira uma nova camada, acima daquela que contém o texto. Nomeie-a de máscara. Clique com o botão direito nesta camada e marque a opção Mask. Prática 5 Efeitos 1. Objetivos Desenvolver animações usando máscaras Fazer metamorfose pelo uso do Break apart 2. Recursos Necessários Computador com o programa Macromedia Flash MX ou superior. 3. Conceitos

Leia mais

Você sabia que o computador pode ser uma rica ferramenta no. processo de inclusão escolar e social de crianças com necessidades

Você sabia que o computador pode ser uma rica ferramenta no. processo de inclusão escolar e social de crianças com necessidades Você sabia que o computador pode ser uma rica ferramenta no processo de inclusão escolar e social de crianças com necessidades educacionais especiais? Juliana Moraes Almeida Silva Em várias situações do

Leia mais

Curso técnico: Informática Disciplina: Aplicativos computacionais

Curso técnico: Informática Disciplina: Aplicativos computacionais 01. A tecla de atalho responsável por exibir os slides no modo de "apresentação" (tela inteira), é: a) F2 b) F3 c) F4 d) F5 e) F11 02. O recurso que permite definir efeitos de entrada para cada slide,

Leia mais

Aula 05 - Elementos e Organização de janelas

Aula 05 - Elementos e Organização de janelas Aula 05 - Elementos e Organização de janelas Sumário Os elementos de uma Janela Menu de Controle Título da Janela Guias Barras de Rolagem Botões de Acesso Rápido Barra de Status Movendo e Dimensionando

Leia mais

CONTROLE DE ROTAS ON-LINE SC TRACKER

CONTROLE DE ROTAS ON-LINE SC TRACKER CONTROLE DE ROTAS ON-LINE SC TRACKER O Controle de Rotas On-Line SC Tracker foi desenvolvido com a finalidade de monitorar em tempo real os movimentos dos veículos cadastrados no sistema de rotas. Em cada

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Doctor Who M

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER*

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* * Microsoft Windows MovieMakeré um programa da Microsoft Corporation. A versão utilizada é a 5.1 que já vem instalada no Microsoft Windows

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

Windows Live Movie Maker

Windows Live Movie Maker Windows Live Movie Maker Passo-a-passo para Professores Criar um filme com o Windows Live Movie Maker Descarregue o programa 1. Visite o site http://explore.live.com/windows-live-movie-maker e descarregue

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan

Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan Tutorial 2 3D Studio Max - Inicie desenhando na vista de topo uma base Box e duas esferas Sphere. Posicione-as conforme o desenho aplicando o comando move na

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Financeiro)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Financeiro) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Financeiro) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 LANÇAMENTO DE CONTAS

Leia mais

NAPNE / RENAPI. Software Educativo Smart Panda 1.0

NAPNE / RENAPI. Software Educativo Smart Panda 1.0 NAPNE / RENAPI Software Educativo Smart Panda 1.0 Julho de 2011 Sumário 1 Introdução... 3 2 Tela Inicial... 3 2.1 Tela de Abertura... 4 3 Como jogar... 5 4 Opções... 6 5 E como fazer para registrar este

Leia mais

Tecnologias PowerShot SX500 IS e PowerShot SX160 IS

Tecnologias PowerShot SX500 IS e PowerShot SX160 IS Tecnologias PowerShot SX500 IS e PowerShot SX160 IS EMBARGO: 21 Agosto 2012, 15:00 (CEST) Objetiva grande angular de 24mm com zoom ótico de 30x (PowerShot SX500 IS) Desenvolvida segundo os mesmos processos

Leia mais

Adenda ao Guia de Consulta Rápida ZoomText 10.1

Adenda ao Guia de Consulta Rápida ZoomText 10.1 Adenda ao Guia de Consulta Rápida ZoomText 10.1 Esta adenda ao Guia de Consulta Rápida ZoomText 10 abrange novas funcionalidades e outras alterações específicas ao ZoomText 10.1. Para obter instruções

Leia mais

FOTOGRAFIA NA MONTANHA - Dicas

FOTOGRAFIA NA MONTANHA - Dicas FOTOGRAFIA NA MONTANHA - Dicas Tirar fotos não é apenas uma ação de apontar a máquina e apertar o botão (a menos que essa seja sua intenção artística). É necessário saber o que vai retratar e como vai

Leia mais

Editando textos no Siga-Doc

Editando textos no Siga-Doc Editando textos no Siga-Doc Introdução...2 Executando o editor de textos...3 Acessando pela primeira vez...3 Se o editor de textos não for exibido...4 Trabalhando com tabelas...6 Inserindo uma tabela...6

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Como usar o Virtual DJ

Como usar o Virtual DJ Como usar o Virtual DJ O Virtual DJ é um programa de remixagem de mp3, ideal para quem sempre quis experimentar os aparelhos utilizados pelos DJs, que permitem fazer modificações em trilhas de forma aparentemente

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno 12 Animação 12.1 - Criando Animação O 3Ds Max prevê uma série de maneiras diferentes para criar animação, e um conjunto de ferramentas para a gestão e edição de animação. Com o 3Ds Max, você pode criar

Leia mais

Noções Básicas de Excel página 1 de 19

Noções Básicas de Excel página 1 de 19 Noções Básicas de Excel página 1 de 19 Conhecendo a tela do Excel. A BARRA DE FÓRMULAS exibe o conteúdo de cada célula (local) da planilha. Nela podemos inserir e alterar nomes, datas, fórmulas, funções.

Leia mais

GUARDING EXPERT (ANDROID) SOFTWARE PARA TELEMÓVEIS

GUARDING EXPERT (ANDROID) SOFTWARE PARA TELEMÓVEIS 1 GUARDING EXPERT (ANDROID) SOFTWARE PARA TELEMÓVEIS Visão Geral O software para telemóvel Guarding Expert (Android) V3.2, foi projetado para telemóveis com base no sistema operativo Android (versão 2.3.3

Leia mais

BlackBerry World Storefront. Versão: 4.3.1. Guia do usuário

BlackBerry World Storefront. Versão: 4.3.1. Guia do usuário Storefront Versão: 4.3.1 Guia do usuário Publicado: 24/04/2013 SWD-20130424144735133 Conteúdo... 4 num piscar de olhos... 4 Pesquisar aplicativos, jogos, música ou vídeos... 4 Ocultar itens direcionados

Leia mais

MANUAL GDS TOUCH. Versão: 1.0 Direitos reservados.

MANUAL GDS TOUCH. Versão: 1.0 Direitos reservados. MANUAL GDS TOUCH Versão: 1.0 Direitos reservados. GDS TOUCH PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO O GDS Touch é um painel wireless touch-screen de controle residencial, com design totalmente

Leia mais

Powered By: IMPORTANTE:

Powered By: IMPORTANTE: Powered By: IMPORTANTE: Este manual contém informações seguras de operação. Por favor, leia e siga as instruções desse manual. Falhas podem resultar em ferimentos pessoais, morte, e/ou danos no Delphi

Leia mais

Guia Rápido do GCC SignPal Aprendice

Guia Rápido do GCC SignPal Aprendice Guia Rápido do GCC SignPal Aprendice Esta é a janela principal do GCC SignPal Aprendice O software se divide basicamente em 3 partes que descrevemos a seguir: 1. Barra de Ferramentas Veja abaixo breve

Leia mais

Desenhador de Escadas

Desenhador de Escadas Desenhador de Escadas Designsoft Desenhador de Escadas-1 Desenhador de Escadas-2 Desenhador de Escadas O Desenhador de Escadas facilita o desenho e a localização de escadas personalizadas no seu projeto.

Leia mais

Seja Bem-vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de informática.

Seja Bem-vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de informática. Seja Bem-vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de informática. AULA 1 Noções básicas de Informática Componentes básicos Hardware Componentes básicos Software Noções de MS Word

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

PORTUGUES - BR INTRODUÇÃO

PORTUGUES - BR INTRODUÇÃO KICK BEE Obrigado por adquirir o BBZ50 Mini Robô Bluetooth da BEEWI. Por favor, leia as seguintes instruções para aprender a configurar e utilizar de forma mais eficaz o seu produto. INTRODUÇÃO O Mini

Leia mais

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema.

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. 1) Materiais a serem utilizados - Para realizar este procedimento deve-se estar de posse dos seguintes itens:

Leia mais

Tutorial de Blender, Animação básica do tipo keyframe

Tutorial de Blender, Animação básica do tipo keyframe Tutorial de Blender, Animação básica do tipo keyframe Enfim, o momento por muitos esperado! ;-) Agora que você já está mais familiarizado com o blender, com o básico sobre edição mesh e sobre renderização,

Leia mais

Manual Software Controle de Jukebox. Manual. Software Controle de Jukebox

Manual Software Controle de Jukebox. Manual. Software Controle de Jukebox Manual Software Controle de Jukebox Versão 1.0 2014 Sumário 1. Principais Características... 2 2. Software Controle de Jukebox... 3 I. Tela Principal... 4 1 Data Cobrança... 4 2 Linha... 4 3 Cobrador...

Leia mais

Itinerários de Ônibus Relatório Final

Itinerários de Ônibus Relatório Final CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Itinerários de Ônibus Relatório Final Grupo 5 Caio Roque Daniel Nunes Elise Roese José Caneiro Marcos Grignani São Paulo Junho de 2007 1 ÍNDICE 1. Introdução... 3 2. Desenvolvimento...

Leia mais

AULA 1 Iniciando o Uso do TerraView

AULA 1 Iniciando o Uso do TerraView 1.1 AULA 1 Iniciando o Uso do TerraView Essa aula apresenta o software TerraView apresentando sua interface e sua utilização básica. Todos os arquivos de dados mencionados neste documento bem como o executável

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Abre o através da pesquisa rápida do Windows. Cria um diretório na tua pen de nome Movie Maker dentro da pasta TIC. Guarda nesse diretório o teu projeto com o nome moviemaker1.wlmp Faz download das imagens

Leia mais

edirectory Plataforma ios / Android

edirectory Plataforma ios / Android edirectory Plataforma ios / Android Levando seu site ao próximo nível Conheça o novo aplicativo do edirectory. E seja bem vindo a revolução em aplicativos para Diretórios Online. Mobile Completamente reestruturado

Leia mais

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte II CAPÍTULO 4 Formas e Efeitos Mover Autoforma Clique sobre qualquer parte da linha de contorno, mantenha o mouse pressionado e arraste até o ponto que desejar.

Leia mais

Passo 3: Posicionando a Câmera na Prova Didática Teórica ou na Prova de Defesa da Produção Intelectual

Passo 3: Posicionando a Câmera na Prova Didática Teórica ou na Prova de Defesa da Produção Intelectual Este manual descreve um procedimento para o registro de Concursos Públicos por meio de áudio e vídeo utilizando-se recursos tecnológicos básicos i. A gravação segue o disposto na Resolução 020/09 da UFSM

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma tabela no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na tabela.

Leia mais

Aula 5 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 5 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 - Informática Aula 5 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Manual de Utilização Site Manager Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Índice 1. Acesso ao Site Manager...3 2. Construção/Alteração do Menu Principal...4 3. Inserção/ Alteração de Conteúdos...7 4. Upload

Leia mais

Manual do Usuário TLP-2844

Manual do Usuário TLP-2844 Manual do Usuário TLP-2844 Índice Introdução... 3 Documentação/Acessórios... 4 Instalando o ribbon... 5 Instalando a etiqueta... 12 Utilização do Zebra Designer... 17 2 Introdução: Parabéns por ter adquirido

Leia mais

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet.

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet. Olá! Você está recebendo as informações iniciais para utilizar o GEM (Software para Gestão Educacional) para gerenciar suas unidades escolares. O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar

Leia mais

Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital

Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital Página 1 de 18 Índice DonD - Sistema para Teste de Acuidade Visual...2 Componentes do Produto...3 Instalação...4 Abrindo o sistema do DonD...5 Configuração...5

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro NCE/PGTIAE. Tutorial SweetHome3D

Universidade Federal do Rio de Janeiro NCE/PGTIAE. Tutorial SweetHome3D Universidade Federal do Rio de Janeiro NCE/PGTIAE Tutorial SweetHome3D Trabalho apresentado ao Prof. Carlo na Disciplina de Software Livre no curso Pós Graduação em Tecnologia da Informação Aplicada a

Leia mais

b 1 Copyright 2008-2012 In9 Mídia Soluções Digitais Inc. All rights reserved.

b 1 Copyright 2008-2012 In9 Mídia Soluções Digitais Inc. All rights reserved. b 1 Conteúdo Capítulo 1... 3 Instalando o Neonews... 3 Neonews no Linux... 6 Capítulo 2... 7 Configurando o NeoNews... 7 Capítulo 3... 13 Teclas de Atalho do NeoNews Player... 13 2 Capítulo 1 Instalando

Leia mais

ÍNDICE. GUIa DE UtIlIzaÇÃo

ÍNDICE. GUIa DE UtIlIzaÇÃo Motorola i1 ÍNDICE Introdução... 03 Instalação através do Quick Office do aplicativo assinado...04 Instalação através do Quick Office do aplicativo não-assinado...08 Instalação através do Assistente de

Leia mais

Guia do Usuário da Ferramenta de Instalação da Câmera Avigilon

Guia do Usuário da Ferramenta de Instalação da Câmera Avigilon Guia do Usuário da Ferramenta de Instalação da Câmera Avigilon Versão 4.10 PDF-CIT-D-Rev1_PT Copyright 2011 Avigilon. Todos os direitos reservados. As informações apresentadas estão sujeitas a modificação

Leia mais

como a DT200 da Yamaha.

como a DT200 da Yamaha. Para os iniciantes, é melhor optar por uma moto de menor potência, como a 125cc, porque elas são mais leves e dão mais chances. As 250cc são mais violentas e qualquer erro pode causar um tombo. Para o

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

JVC CAM Control (para Windows) Guia do Usuário

JVC CAM Control (para Windows) Guia do Usuário JVC CAM Control (para Windows) Guia do Usuário Português Este é o manual de instruções para o software (para Windows) para Live Streaming Câmera GV-LS2/GV-LS1 feito pela Corporação JVC KENWOOD. O sistema

Leia mais

Manual do Usuário HERE Drive

Manual do Usuário HERE Drive Manual do Usuário HERE Drive Edição 1.0 PT-BR HERE Drive O HERE Drive orienta você até onde deseja ir com direções detalhadas e orientadas por voz. Você: encontra seu caminho em seu país ou região de origem

Leia mais

Como Usar o Twin Turbo USB

Como Usar o Twin Turbo USB 1021 Como Usar o Twin Turbo USB Configurando: 1. Conecte a caixa de marcha na parte de trás da coluna de direção. 2. Conecte os pedais na parte de trás da coluna de direção. 3. Conecte o cabo na porta

Leia mais

LeYa Educação Digital

LeYa Educação Digital Índice 1. Conhecer o 20 Aula Digital... 4 2. Registo no 20 Aula Digital... 5 3. Autenticação... 6 4. Página de entrada... 7 4.1. Pesquisar um projeto... 7 4.2. Favoritos... 7 4.3. Aceder a um projeto...

Leia mais

APOSTILA V DAC. Ferramentas Importantes

APOSTILA V DAC. Ferramentas Importantes APOSTILA V DAC Ferramentas Importantes FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA A EXECUÇÃO DE UM DESENHO A importância do ZOOM A sintaxe do comando ZOOM permite selecionar um dos diferentes tipos de zoom, conforme

Leia mais

Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: relações são essenciais Lição: inclui oito seções Tarefas práticas sugeridas Teste Cartão

Leia mais

Excel VBA - Parte IV:Inserindo um formulário e seus comandos

Excel VBA - Parte IV:Inserindo um formulário e seus comandos Page 1 of 9 Excel VBA - Parte IV:Inserindo um formulário e seus comandos desenvolvendo VBA através de um exemplo prático Nesta parte do artigo vamos ver como inserir formulários e seus componentes. Conteúdo

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

O OBTURADOR 1. FUNCIONAMENTO:

O OBTURADOR 1. FUNCIONAMENTO: Esse anexo é um complemento do material didático exclusivo do Curso de Fotografia Digital - A fotografia sob uma nova óptica e função, com Célio Ricardo, constituindo uma parte que completa o total de

Leia mais

Planilhas Eletrônicas

Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1... 3 Apresentação do BrOffice Calc... 3 Tela Inicial... 4 Teclas e Atalhos de movimentação... 6

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3)

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3) Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3) Antes de iniciar o processo, você precisará um pen drive USB com uma capacidade de 2 GB ou maior. Em caso de dúvida ou dificuldade

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PDF 24 CREATOR. Coordenadoria de Tecnologia da Informação

MANUAL DO USUÁRIO UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PDF 24 CREATOR. Coordenadoria de Tecnologia da Informação MANUAL DO USUÁRIO UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PDF 24 CREATOR Este Manual foi elaborado pela Coordenadoria de Tecnologia - CTI Versão: 1 Data de criação: 07/12/2013 Autor: Anderson Paz de Sousa apsousa@defensoria.sp.gov.br

Leia mais

Controle do Arquivo Técnico

Controle do Arquivo Técnico Controle do Arquivo Técnico Os documentos existentes de forma física (papel) no escritório devem ser guardados em pastas (normalmente pastas suspensas) localizadas no Arquivo Técnico. Este Arquivo pode

Leia mais