Principais benefícios Efeitos Visuais para Cinema

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Principais benefícios Efeitos Visuais para Cinema"

Transcrição

1 Craft Director Tools Ferramentas de animação 3D em tempo real As ferramentas Craft Animations são um grande passo a frente na produção de um projeto de animação. Você pode concluir suas animações até 90% mais rápido, economizando recursos. Com base na investigação de ponta em inteligência artificial e sistemas de controle autônomo, o CDT amplia as possibilidades criativas, eliminando o tempo em tarefas que consomem keyframing, scripts e rigging. Os usuários obtêm experiência de uma nova era de animação com a vantagem de criar rotas de movimento natural utilizando dispositivos de entrada, com um benefício instantâneo através das animações realistas e interativas, em tempo real. Principais benefícios Efeitos Visuais para Cinema Craft Director Tools oferece animações realistas e precisas de veículos e de movimentos de tráfego e de vôo, mostra colisões virtuais de cenas em menos tempo, ou seja, tempo de sobra para criatividade. Pre Visualização Craft Director Tools é interativo, proporcionando um melhor controle, feito em tempo real e com movimentos precisos, exatamente como espera um produtor ou diretor. Desenvolvimento de Jogos Craft Director Tools permite melhorar a cinemática do jogo através de um sistema modular e configurável. Artistas podem "conduzir" um veículo dentro de um ambiente criativo, e realista em menos tempo. Visualização Arquitetônica Um filme de um passeio através de uma cena de arquitetura pode ser conseguido facilmente com os ângulos e pontos de vista chave e de uma única câmara. As câmaras navegam de forma rápida e fácil entre o interior e exterior do projeto, e tudo em tempo real, economizando tempo e custo. Reconstrução de Acidente e Medicina Forense Combinando pesquisa e dados do usuário, Craft Director Tools pode lhe dar algumas visualizações e simulações que estarão muito próximas do real, nos acidentes envolvendo veículos, com keyframes gravados em tempo real.

2 CRAFT CAMERAS Craft AutoZoomCam Câmera com zoom e sistema de alvo móvel. Mantém ângulos, enquadramento e as relações em cada frame. Por exemplo, se o TargetMesh estiver acoplado a um carro que se afasta da câmera, a Craft AutoZoomCam muda na exata proporção com a velocidade do carro. Craft AutoZoomCam recebe os dados, dependendo da distância entre a câmera e o TargetMesh. Craft AutoZoomCam é uma câmara passiva e precisa estar conectada a uma outra câmara, por exemplo CraftObserverCam que permite movimentos laterais. Craft AutoZoomCam não pode se Craft AutoZoomCam filma o objeto movimentar, girar ou mover com um designado com tamanho constante, comando. Qualquer movimento ou enquanto a câmera se move. A câmara rotação deve provir de uma câmera foca automaticamente, na exata diferente ou objeto. proporção da distância entre a câmera e o Craft AutoZoomCam está disponível para TargetMesh. O TargetMesh pode estar 3ds Max e Maya. concectado a qualquer objeto animado.

3 Craft DigitizerCam Craft DigitizerCam é um sistema de alta precisão. Baseada em uma varredura digital para controlar a câmera diretamente do viewport. Permite animar em todas as direções com alta precisão tanto câmaras como objetos conectados. Craft DigitizerCam pode ser utilizado em combinação com outros plug ins da Craft Director Tools. Um exemplo seria utiliza la em conjunto com a Craft HumanizerCam para que a gravação simule ser feita por um operador de câmara. Craft DigitizerCam exige um digitalizador. Craft HumanizerCam Craft HumanizerCam adiciona as filmagens em 3D um movimento de comportamento humano. Oferece um nível mais realista, travelings, panoramas, etc. Craft HumanizerCam oferece "ao vivo", uma mão para sentir as suas ações enquanto navega pelas cenas. Como na vida real. Em qualquer animação você precisa de um sentimento mais humano onde as câmeras devem ser manuais agora você pode dar extra de profundidade e calor humano as suas animações utilizando a Craft HumanizerCam com movimentos quase imperceptíveis. Craft HumanizerCam é uma ferramenta passiva. Deve estar conectada a um objeto móvel para se mover. Se a câmera é animada com splines, então você deve ter um Craft SoftMotionCam vinculada para facilitar o caminho de circulação.

4 Exemplos: Adicionar toque humano na animação de câmeras. Criar uma nova dimensão da realidade e experiência para o espectador em cenas rápidas. Filmar veículos em movimento do ponto de vista do outro carro. Faça a câmera como se estivesse segurando em sua mão dentro de um veículo em movimento. Ficha técnica: As grandes vibrações são alteradas separadamente Yaw (yaw), altura (pitch) e rolo Shake (balanço das vibrações), respectivamente. O fator amortecimento (damping factor) O parâmetro de irregularidade é controlado com simetria em relação ao padrão de vibração. Shaker Threshold elimina valores menores. Craft MotionFilterCam Craft MotionFilterCam é o próximo passo CG cinemática em tempo real. Esta ferramenta cria o efeito de câmera em primeira pessoa e imita a forma como uma pessoa reage aos veículos em movimento. Suas câmeras nunca chegaram tão perto da realidade. Craft MotionFilterCam é essencial para criar a ilusão de que existe uma câmera na mão. Craft MotionFilterCam é constituída por duas partes: uma FollowCam (câmera de monitoramento) e um AttachedCam (câmara link). FollowCam segue AttachedCam e exagera um pouco qualquer movimento, súbito ou solavanco. Também compensações de uma parada súbita, e em seguida retorna ao AttachedCam. O AttachedCam está ligada a um objeto animado: Quando você começar a gravar, Craft MotionFilterCam começa a seguir o objeto. Quando os movimentos são alinhados e sem incidentes, a CraftMotionFilterCam comporta se como uma câmera normal.

5 Craft MotionFilterCam é uma ferramenta passiva. É controlada em tempo real por estar vinculada a um objeto animado ou outras câmeras ativas (por exemplo, Craft ObserverCam). Quando Craft MotionFilterCam está ligada a uma outra câmara, as duas câmaras devem ser selecionadas na lista de plug ins antes da gravação, para que ambos os registros sejam gravados simultaneamente. Craft ObserverCam Craft ObserverCam é uma ferramenta intuitiva para filmar cenas com alta controlabilidade. Você pode mover a câmera vista de qualquer ponto de vista e de qualquer ângulo, em tempo real, sem o desenvolvimento de keyframes. Adicionar vibrações fará com que os movimentos pareçam mais naturais. Quais são os recursos da Craft ObserverCam? translação livre Livre rotação Movimentos reais Craft ObserverCam oferece seis graus de liberdade em suas trilhas e as visualizações nunca foram tão fáceis. Conduza a câmera com um joystick, e os seus movimentos serão capturados em keyframes automaticamente.

6 Craft SoftMotionCam Craft SoftMotionCam estabiliza o movimento de uma câmera quando a câmera esta vinculada a um objeto animado. Focaliza carros, aviões e até mesmo personagens com a perspectiva de uma terceira pessoa, e a câmera automaticamente herdará os movimentos, com ajustes e suavizando a rota de movimento. Craft SoftMotionCam estabiliza os movimentos turbulentos e anti naturais de uma câmera de animação, perfazendo o movimento suave e natural. Também filtra os movimentos da câmera durante a gravação em tempo real, adicionando um efeito suave e fácil de ver. Exemplos: Craft SoftMotionCam quando conectada para uma pessoa andando ou correndo obtém se a perspectiva em primeira pessoa sem todos os solavancos e vibrações. Craft SoftMotionCam quando conectada ao assento do motorista, pode simular os movimentos da cabeça. Utilize Craft SoftMotionCam para seguir um veículo em movimento sem a transferência de turbulências e movimentos bruscos da câmera ideal para saltos de terreno. Craft SphereCam Craft SphereCam é uma câmera se move ao longo de um percurso esférico centrado no objeto filmado. Craft SphereCam podem deslocar se ao longo de um caminho esférico em tempo real durante a gravação, para ter um grande impacto a partir de qualquer ângulo instantaneamente e intuitivamente. Craft SphereCam é o complemento perfeito para uma estreita observação (close up) do ambiente 3D. Pode mover se em torno de qualquer objeto e vê lo em todos os ângulos. Engenheiros, arquitetos e toda equipe de visualização ficarão satisfeitos com este plug in, pois o cliente ou o diretor pode direcionar o caminho da câmera e gravá la. Realize suas idéias mais rápido!

7 Observe a ação. Craft SphereCam está constantemente direcionada a um mesmo ponto. A câmera pode movimentar se nessa esfera e obter qualquer ângulo, zoom in e out. Tal como acontece com todas as ferramentas da Craft Director Tools, a mágica é a gravação em tempo real. Desta forma, você pode navegar ao redor do objeto e os keyframes são salvos automaticamente. Sua visão é capturada automaticamente. Orgânicos Velocidade constante não é realista. O movimento linear não é realista. Com a Craft SphereCam você sente que sua câmera está viva. Os movimentos se tornam quase reais e você tem a impressão que foi filmada manualmente por alguém. Craft ZeroGCam Craft ZeroGCam é um plugin que faz com que um objeto ou uma câmera se torne sem gravidade e recria o movimento físico de objetos no espaço. Dê o seu entretenimento uma inquietante sensação de leveza e líquidos. Craft ZeroGCam é baseado em um corpo em gravidade zero. Uma vez que a ferramenta é dominada produz filmagens espetaculares e sem precedentes. Qualquer dispositivo de entrada pode ser usado, o mais natural para este caso no entanto é um mouse em 3D (por exemplo, 3Dconnexion). Craft ZeroGCam também pode ser ligada a outra câmera ou até mesmo Craft DirectorTools veículos para dar uma camada extra de circulação. Exemplos: Gravar uma seqüência com gravidade zero. Navegando em uma nave espacial em um ambiente 3D. Simular meteoritos, satélites, cometas e muito mais.

8 Craft ZoomAndFocusCam Focalização com Zoom e efeitos em tempo real. Controle Manual Keyframes salvos automaticamente. Auto Focus/Zoom em objetos em movimento Cinemática em tempo real Craft ZoomAndFocusCam lhe oferece a capacidade de criar e controlar os efeitos em tempo real. Animadores agora podem mudar o foco entre dois pontos em tempo real. Isto pode ser feito gradualmente e de repente, e não importa se os dois pontos estão em movimento o que cria a solução perfeita.

9 GCS3 for Craft Camera Tools Imagine a possibilidade de realizar em tempo real, o controlo da máquina virtual dentro do seu programa 3D (ver requisitos). É a fantasia de todo diretor que se torna realidade com Craft para GCS3 Câmara Tools, um pacote de software e hardware desenvolvidos pela Craft Animações AB e GameCast. Craft CameraTools para GCS3 dá aos usuários o melhor e mais rentável solução para cinematografia virtual, eliminando completamente o longo e oneroso processo de keyframing de câmeras virtuais em cenas 3D animadas. Este revolucionário desenvolvimento é baseado em dois pioneiros em tecnologia: Craft Animations AB e GCS3 patente da GameCaster, um equipamento de controle para a câmera virtual. Globalmente, este pacote é uma nova forma de direcionamento personalizado animação através do visor da câmera virtual GCS3 controlada com um controle manual do começo ao fim da câmera virtual e da animação 3D, efeitos visuais e de prévisualização de cenas.

10 Craft Vehicles Craft 2-Wheeler Real Simulação de veículos de duas rodas diretamente no viewport do seu aplicativo 3D (3D Max, Maya, Viz ou cinema 4D). Oferece controle interativo do veículo e geração automática de Keyframes. Simulação precisa de suspensão, aceleração, travagem e ajustar ao terreno. Compatível com dispositivos de captura e controle. Plugins abrangentes: Você pode usar praticamente qualquer modelo de veículo 2 rodas. Craft2 Wheeler é um plugin para simulação de 2 rodas. A ferramenta de animação facilita para para o usuário a criação e simulação realistas para os veículos em movimento. Craft 2 Wheeler é controlada com um dispositivo de entrada direta através do seu programa 3D (ver requisitos). O usuário liga o modelo que vai ser tornar um representante virtual do Craft2 Wheeler e o modelo herda todos os seus movimentos. A direção, frenagens, acelerações, arraste, etc são realizadas em tempo real com um dispositivo de entrada DirectX, teclado ou mouse 3D. A superfície sobre a qual Craft 2 Wheeler esta deve ser uma única tela, mas pode assumir qualquer forma, estar de cabeça para baixo ou ter uma torção estranha. As superfícies podem ser animadas durante a gravação com Craft2 Wheeler.

11 Craft 2-Wheeler Extended Real Simulação de veículos de duas rodas diretamente no viewport do seu aplicativo 3D (3D Max, Maya, Viz ou cinema 4D). Oferece controle interativo do veículo geração automática de Keyframes. Monitoramento de trilhos ou o controle manual Simulação precisa de suspensão, aceleração, frenagem e resposta ao terreno. Conectável a dispositivos de captura e controle. Plugin abrangente: Se ajusta a qualquer modelo de veículo 2 rodas. Simula também movimentos de barcos e lanchas. Características Interessantes Autonomous Mode Este plugin vem com o controle manual e também vem equipado com um "TargetNode" que o 2 Wheeler segue automaticamente. O TargetNode pode ser animado através de uma link para o spline, Keyframe, ou ligado a qualquer outro objeto em movimento (como uma outra moto). Craft 2 Wheeler Extended irá seguir o caminho que você escolher. Dica: Use Craft Spline Controller para desenhar um caminho para bicicletas ou motocicletas.

12 Câmeras Craf 2 Wheeler Extended tem uma câmera que segue atrás do veiculo 2 rodas e outra que está no point of view do condutor. Basta selecionar uma delas durante a gravação. Body Relocator Body Relocator Node é usado para afinar a sua gravação. Pode ser um Keyframe no corpo principal da motocicleta o modelo se afasta da rota original. Por exemplo, ele pode ser usado para mover o veículo um pouco para um lado, ou para cima. Piso Irregular (Off Road) Pode se pressionar um botão para simular o caminho em um percurso de piso irregular. Você decide quanto ao grau de trepidação do veículo. Burnout A roda traseira gira em falso para queimar pneu (burnout).

13 Craft 4-Wheeler Extended Craft 4 Wheeler é um plugin que pode simular qualquer veículo com quatro rodas diretamente no viewport do 3D Max, Maya ou Cinema 4D. Você controla o veículo interativamente e a simulação é gravada automaticamente. A suspensão, aceleração, frenagem, bem como a interação da roda com o solo são simuladas corretamente. Este plugin é altamente personalizável: seja qual for o comportamento do veículo que você quer, você poderá fazer. Simula 4 rodas no CINEMA 4D, Maya e Max A gravação é automática nos keyframes Suspensão e físicas corretas Siga a rota de movimento ou controle manualmente: você escolhe Quick clean up e mudança de percurso com re localização de chassis

14 Craft Airplane Craft Airplane faz uma simulação fisicamente correta dos movimentos de um avião, diretamente do seu programa 3D Max, Maya ou Cinema 4D. Você pode controlar seu plano de vôo com um joystick ou outro dispositivo de entrada, que o programa calcula e registra automaticamente os Keyframes em tempo real. Planar, dar rasantes e fazer acrobacias de vôos custam apenas alguns minutos de trabalho. Craft Airplane pode ser usado para simular os movimentos de todos os tipos de aeronaves, de aviões de brinquedo aos comerciais, como os grandes Boeing. O usuário aponta o modelo e Craft Airplane herda todos os seus movimentos. Multi player, funcionalidade permite que dois ou mais usuários operem simultaneamente. Característica Interessantes Modo Autônomo O controle manual é opcional para este plugin. Craft Airplane Extended vem equipado com um "TargetNode" que o avião segue no modo autônomo. O TargetNode pode ser animado ou linkado a um spline, Keyframe ou objeto (tal como outras aeronaves). Craft Airplane Extended irá seguir o caminho que escolher. Câmeras Craft Airplane Extended vem com uma câmera que focaliza por trás, e uma câmera na visão do cockpit. Você só tem que escolher a olhar para a câmera durante o vôo.

15 Body Relocator Body Relocator Node é usado para afinar a sua gravação. o Keyframe pode ser relativo ao corpo principal do avião. Horizontal Regulator Restaura o avião para a posição horizontal. Isto faz com que o animador não fique desorientado durante o vôo. Turbulence Amplitude Balança a aeronave, simulando turbulência. Shaker Amplitude Simula colisão

16 Craft Crawler Extended Este plugin simula um veículo multi rodas e se comporta como um tanque. Craft Crawler Extended gira em torno do seu centro, como um tanque, mas tem muito potencial, pois tem muitas opções configuráveis. O veículo é controlado com um dispositivo de entrada direta para Cinema 4D, 3ds Max ou Maya. Follows Motion path Craft Crawler Extended também é capaz de seguir um spline. Gas Pedal (Forw/Backw) Acelerador (frente / trás) Steering Wheel (Right/Left) Vire um veículo para a direita ou a esquerda. Freios ABS O veículo vai freiar, sem bloquear as rodas até parar.

17 Skidding Arraste o veículo, sem tração. Terreno Irregular Você pode pressionar um botão para simular o caminho durante navegação em terreno irregular. Você decide o quanto quer agitar o veículo. External Force Essa característica permite por exemplo que você mude a tração das rodas ou dispare com um canhão, com a impressão do solavanco. Spinners. Isso permite a mudança de valores dos parâmetros com um input controle em tempo real.

18 Craft Helicopter Simulação de um helicóptero em vôo diretamente do 3D Max, Maya ou Cinema 4D. Sistema de inteligência artificial para ajudá lo em seu vôo. O movimento é capturado e gera automaticamente keyframes. Plugin personalizáveis: Você pode usar qualquer modelo que você quiser Craft Helicopter é uma maravilha para os fãs. A física do helicóptero é muito complicada e os scripts um pesadelo. A Craft torna muito fácil para o usuário criar simulações reais e os keyframes são gravados automaticamente. Inteligência Artificial Aprender a pilotar um helicóptero leva meses de formação. Mas com Craft Helicopter você pode voar depois de alguns minutos de prática. Isso é porque nós adicionamos uma função que interpreta as entradas e saídas estáveis para manobras. Câmeras Craft Helicopter possui uma câmera que focaliza e segue por trás, e uma câmera da vista no cockpit. Você só tem que escolher uma delas e olhar através da câmera durante o vôo. Turbulência Turbulência são personalizáveis, você precisa apenas apertar um botão para começar a turbulência, ou pode ajustar para um nível constante de turbulência. A força e a irregularidade também são personalizáveis.

19 Fator de resposta Através do fator resposta você pode configurar com que rapidez quer que seu helicóptero pare. Freio Total Isto fará com que o helicóptero fique parado no ar sem se mover. Isso pode parecer irreal, no entanto, um piloto experiente de helicópteros deve ser sempre capaz de fazer parar o helicóptero no ar. Nosso sistema irá fazê lo para você com apenas um toque de botão.

Prof. Ivo Brites Aula 16 Universidade de Cuiabá Faculdade de Engenharias e Computação 4º e 5º Semestre

Prof. Ivo Brites Aula 16 Universidade de Cuiabá Faculdade de Engenharias e Computação 4º e 5º Semestre EXPRESSÃO GRÁFICA II Prof. Ivo Brites Aula 16 Universidade de Cuiabá Faculdade de Engenharias e Computação 4º e 5º Semestre 2 Visualizando com a câmera Visualizar com a câmera permite que se cria uma cena

Leia mais

Fazer as costelas de vários mini saltos, pular em uma e quando cair pular em outra e assim em diante.

Fazer as costelas de vários mini saltos, pular em uma e quando cair pular em outra e assim em diante. Concentração e Atenção são as palavras chaves para uma pilotagem segura. Embora tenham a moto adequada, muitos pilotos apresentam deficiências, especialmente de postura, na hora de frenagem e na escolha

Leia mais

Brasil. Características da Look 312P. Instalação da Look 312P

Brasil. Características da Look 312P. Instalação da Look 312P Características da Look 312P 1 2 3 Lente Foco manual pelo ajuste da lente. Bolso Você pode colocar o cabo no bolso. Corpo dobrável Ajuste a Look 312P em diferentes posições. Instalação da Look 312P 1.

Leia mais

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno 12 Animação 12.1 - Criando Animação O 3Ds Max prevê uma série de maneiras diferentes para criar animação, e um conjunto de ferramentas para a gestão e edição de animação. Com o 3Ds Max, você pode criar

Leia mais

Composição fotográfica

Composição fotográfica 3. Uso de diagonais 4. Regra dos terços 5. O Ponto Dourado Composição fotográfica 15 dicas para ter imagens com harmonia e proporção. Este tutorial vai ajudá-lo a usar melhor uma câmera fotográfica, compacta

Leia mais

Powered By: IMPORTANTE:

Powered By: IMPORTANTE: Powered By: IMPORTANTE: Este manual contém informações seguras de operação. Por favor, leia e siga as instruções desse manual. Falhas podem resultar em ferimentos pessoais, morte, e/ou danos no Delphi

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro NCE/PGTIAE. Tutorial SweetHome3D

Universidade Federal do Rio de Janeiro NCE/PGTIAE. Tutorial SweetHome3D Universidade Federal do Rio de Janeiro NCE/PGTIAE Tutorial SweetHome3D Trabalho apresentado ao Prof. Carlo na Disciplina de Software Livre no curso Pós Graduação em Tecnologia da Informação Aplicada a

Leia mais

P2 VATSIM rating. Portugal vacc

P2 VATSIM rating. Portugal vacc P2 VATSIM rating Portugal vacc Maio 2012 Índice Objectivo... 3 Exame P2... 3 Definições... 4 Instrumentos e medidas... 4 Forças... 4 Dispositivos... 5 Movimentos... 5 Planeamento... 6 Considerações...

Leia mais

NAPNE / RENAPI. Google SketchUp 8

NAPNE / RENAPI. Google SketchUp 8 NAPNE / RENAPI Google SketchUp 8 Agosto de 2011 Sumário 1 Introdução... 4 2 Requisitos básicos... 4 3 Itens... 4 3.1 Assista os tutoriais em vídeo... 5 3.2 Leia dicas e truques... 6 3.3 Visite a Central

Leia mais

SEGURANÇA. Segurança... 1. Corpo Do Skate... 2. Como Ligar... 3. Ligar as Luzes... 3. Para Acelerar e Freiar... 4. Mudar a Velocidade...

SEGURANÇA. Segurança... 1. Corpo Do Skate... 2. Como Ligar... 3. Ligar as Luzes... 3. Para Acelerar e Freiar... 4. Mudar a Velocidade... Skate Elétrico 800W Segurança... 1 Corpo Do Skate... 2 Como Ligar... 3 Ligar as Luzes... 3 Para Acelerar e Freiar... 4 Mudar a Velocidade... 4 Instalando os Foot Straps (Tira para os pés)... 4 Recarga

Leia mais

Prática 3 Princípios da Animação

Prática 3 Princípios da Animação Prática 3 Princípios da Animação As animações em um site são bem discutidas quanto ao seu uso, pois, qualquer coisa que se movimenta na visão periférica ocupa lugar na consciência. Isso faz com que o usuário

Leia mais

Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan

Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan Tutorial 2 3D Studio Max - Inicie desenhando na vista de topo uma base Box e duas esferas Sphere. Posicione-as conforme o desenho aplicando o comando move na

Leia mais

Projeto e desenvolvimento de um simulador de dinâmica veicular com interface gráfica.

Projeto e desenvolvimento de um simulador de dinâmica veicular com interface gráfica. Projeto e desenvolvimento de um simulador de dinâmica veicular com interface gráfica. Virtual Car é um simulador de veículos de passeio/utilitários para validação e testes de componentes automotivos. A

Leia mais

Exemplos de aceleração Constante 1 D

Exemplos de aceleração Constante 1 D Exemplos de aceleração Constante 1 D 1) Dada a equação de movimento de uma partícula em movimento retilíneo, s=-t 3 +3t 2 +2 obtenha: a) A velocidade média entre 1 e 4 segundos; e) A velocidade máxima;

Leia mais

Guia do Usuário da Ferramenta de Instalação da Câmera Avigilon

Guia do Usuário da Ferramenta de Instalação da Câmera Avigilon Guia do Usuário da Ferramenta de Instalação da Câmera Avigilon Versão 4.10 PDF-CIT-D-Rev1_PT Copyright 2011 Avigilon. Todos os direitos reservados. As informações apresentadas estão sujeitas a modificação

Leia mais

Produzir um desenho realista com o CorelDRAW

Produzir um desenho realista com o CorelDRAW Produzir um desenho realista com o CorelDRAW Hugo Hansen Sobre o autor Sobre o autor Hugo Hansen vive nos arredores da bela cidade de Copenhague. Como um profissional experiente na indústria de design

Leia mais

Manual Do Usuário ( v1.2 ) Dji Phantom 3 Professional

Manual Do Usuário ( v1.2 ) Dji Phantom 3 Professional Manual Do Usuário ( v1.2 ) Dji Phantom 3 Professional Preparando a Aeronave Removendo a trava do gimbal Remova a trava do gimbal deslizando ela para a direita ( olhando a aeronave de frente ), como mostra

Leia mais

Pesquisa Bosch de Segurança Ativa no Brasil

Pesquisa Bosch de Segurança Ativa no Brasil Sistema de Segurança Ativa Bosch, o anjo da guarda dos motoristas. Pesquisa Bosch de Segurança Ativa no Brasil Os motoristas brasileiros conhecem seu anjo da guarda? 2 Sistema de Segurança Ativa Bosch,

Leia mais

Como Usar o Twin Turbo USB

Como Usar o Twin Turbo USB 1021 Como Usar o Twin Turbo USB Configurando: 1. Conecte a caixa de marcha na parte de trás da coluna de direção. 2. Conecte os pedais na parte de trás da coluna de direção. 3. Conecte o cabo na porta

Leia mais

Easy VHS to DVD 3 & Easy VHS to DVD 3 Plus. Guia de Introdução

Easy VHS to DVD 3 & Easy VHS to DVD 3 Plus. Guia de Introdução Easy VHS to DVD 3 & Easy VHS to DVD 3 Plus Guia de Introdução ii Roxio Easy VHS to DVD Guia de Introdução www.roxio.com Começar a usar o Roxio Easy VHS to DVD 3 Neste guia Bem-vindo ao Roxio Easy VHS to

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

APOSTILA V DAC. Ferramentas Importantes

APOSTILA V DAC. Ferramentas Importantes APOSTILA V DAC Ferramentas Importantes FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA A EXECUÇÃO DE UM DESENHO A importância do ZOOM A sintaxe do comando ZOOM permite selecionar um dos diferentes tipos de zoom, conforme

Leia mais

A precisão que você precisa.

A precisão que você precisa. A precisão que você precisa. -30 Agronave 30 O Agronave 30 é um moderno sistema de navegação agrícola para auxiliar o produtor rural nos diversos processos de aplicação, plantio e colheita. Leia com cuidado

Leia mais

0800 709 8000 - www.brasifmaquinas.com.br. Distribuidor exclusivo: Distrito Federal. Espírito Santo. Goiás. Minas Gerais. Paraná

0800 709 8000 - www.brasifmaquinas.com.br. Distribuidor exclusivo: Distrito Federal. Espírito Santo. Goiás. Minas Gerais. Paraná 0800 709 8000 - www.brasifmaquinas.com.br Distribuidor exclusivo: Distrito Federal. Espírito Santo. Goiás. Minas Gerais. Paraná Santa Catarina. São Paulo. Rio Grande do Sul. Tocantins ÍNDICE Confiança

Leia mais

Computação Embarcada Projeto e Implementação de Veículos Autônomos Inteligentes

Computação Embarcada Projeto e Implementação de Veículos Autônomos Inteligentes XXV CONGRESSO DA SBC JAI 2005 Computação Embarcada Projeto e Implementação de Veículos Autônomos Inteligentes - GPVA http://www.eletrica eletrica.unisinos..unisinos.br/~autonom Dr. Christian R. Kelber

Leia mais

Brasil. Características da VideoCAM GF112. Instalação da VideoCAM GF112

Brasil. Características da VideoCAM GF112. Instalação da VideoCAM GF112 Características da VideoCAM GF112 Botão SnapShot 1 (INSTANTÂNEO) 2 Lente 3 Base ajustável Instalação da VideoCAM GF112 1. Instale primeiro o driver e somente então conecte a VideoCAM GF112 à porta USB.

Leia mais

Foto cortesia de Honda Motor Co., Ltd. Sistema de suspensão de braços triangulares superpostos no Honda Accord Coupe 2005

Foto cortesia de Honda Motor Co., Ltd. Sistema de suspensão de braços triangulares superpostos no Honda Accord Coupe 2005 Introdução Quando as pessoas pensam sobre o desempenho de um automóvel, geralmente vem à cabeça potência, torque e aceleração de 0 a 100 km/h. No entanto, toda a força gerada pelo motor é inútil se o motorista

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Sua indústria. Seu show. Seu Futuro

Sua indústria. Seu show. Seu Futuro Sua indústria. Seu show. Seu Futuro Usinagem 5-Eixos para Moldes Sandro, Vero Software Vero Software está no topo do relatório de fornecedores de CAM da CIMData 2014 Com maior Market Share, crescimento

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

GUINDASTE SOBRE CAMINHÃO STC1300. Capacidade de Elevação 130t

GUINDASTE SOBRE CAMINHÃO STC1300. Capacidade de Elevação 130t GUINDASTE SOBRE CAMINHÃO STC1300 Capacidade de Elevação 130t PÁGINA 01 GUINDASTE SOBRE CAMINHÃO STC1300 Comprimento da extensão total da lança principal de 60m, perfil U, placa de aço WELDOX de alta resistência.

Leia mais

Megacity Challenge Manual Digital

Megacity Challenge Manual Digital Megacity Challenge Manual Digital I niciando o jogo: Quando você inicia o jogo pela primeira vez, o jogo vai mostrar a tela abaixo onde está feita a configuração padrão para o jogo funcionar. Em alguns

Leia mais

Manual do Sistema de Navegação bluenav

Manual do Sistema de Navegação bluenav Manual do Sistema de Navegação bluenav sumário 1 Avisos e Informação de Segurança...7 2 Preparação para o uso...9 2.1 Menu Navegação... 10 2.2 Botões e outros controles na tela... 11 2.2.1 Usando teclados...

Leia mais

Tópico: A Terceira Dimensão (Conceitos Básicos)

Tópico: A Terceira Dimensão (Conceitos Básicos) Tópico: A Terceira Dimensão (Conceitos Básicos) Computação gráfica tridimensional Modelagem tridimensional Elaboração de imagens tridimensionais Realidade virtual Formatos tridimensionais: DXF, padrão

Leia mais

Inteligência Embarcada Módulo de Inteligência Embarcada

Inteligência Embarcada Módulo de Inteligência Embarcada Inteligência Embarcada Módulo de Inteligência Embarcada - Para acessar o módulo deve-se ir ao menu FERRAMENTAS, sub-menu INTELIGÊNCIA EMBARCADA. O menu, ilustrado abaixo, contém as seguintes opções: Configurando

Leia mais

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3)

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3) Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3) Antes de iniciar o processo, você precisará um pen drive USB com uma capacidade de 2 GB ou maior. Em caso de dúvida ou dificuldade

Leia mais

ATENÇÃO: A atividade avaliativa deve ser respondida no ambiente virtual, não deixe de marcar o gabarito.

ATENÇÃO: A atividade avaliativa deve ser respondida no ambiente virtual, não deixe de marcar o gabarito. ATENÇÃO: A atividade avaliativa deve ser respondida no ambiente virtual, não deixe de marcar o gabarito. Questões de Mecânica Básica para EAD: UNIDADE 1 01 Digamos que você esteja responsável para trabalhar

Leia mais

SIMULAÇÃO DE TRÁFEGO DE VEÍCULOS INTELIGENTES PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES

SIMULAÇÃO DE TRÁFEGO DE VEÍCULOS INTELIGENTES PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES SIMULAÇÃO DE TRÁFEGO DE VEÍCULOS INTELIGENTES PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES Leonardo T. Antunes 1, Ricardo R. Rufino 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil leonardo_tada@hotmail.com, ricardo@unipar.br

Leia mais

Manual. Rev 2 - junho/07

Manual. Rev 2 - junho/07 Manual 1.Desbloquear o software ------------------------------------------------------------------02 2.Botões do programa- --------------------------------------------------------------------- 02 3. Configurações

Leia mais

Controlador de pontes rolantes. Sistemas de Inferência Fuzzy - Exemplos. Soluções anteriores (clássicas): Manual. Automáticas:

Controlador de pontes rolantes. Sistemas de Inferência Fuzzy - Exemplos. Soluções anteriores (clássicas): Manual. Automáticas: Controlador de pontes rolantes Pontes rolantes: usadas para carregar e descarregar navios em portos Sistemas de Inferência Fuzzy - Exemplos pegam containers com cabos flexíveis montados na cabeça da ponte

Leia mais

Conheça o seu telefone

Conheça o seu telefone Conheça o seu telefone O nome MOTOROLA e sua logomarca estilizada M estão registrados no Escritório de Marcas e Patentes dos EUA. Motorola, Inc. 2008 Algumas funções do telefone celular dependem da capacidade

Leia mais

Sensor de Ré. Manual do Usuário

Sensor de Ré. Manual do Usuário Sensor de Ré Manual do Usuário Você acaba de adquirir um produto Leadership, testado e aprovado por diversos consumidores em todo Brasil. Neste manual estão contidas todas as informações necessárias para

Leia mais

Manual do usuário. PIXPRO SP360 (versão para PC) Ver. 4

Manual do usuário. PIXPRO SP360 (versão para PC) Ver. 4 Manual do usuário PIXPRO SP360 (versão para PC) Ver. 4 Antes de você iniciar Declaração de Conformidade Parte responsável: JK Imaging, Ltd. Morada: JK Imaging, Ltd. 17239 South Main Street, Gardena, CA

Leia mais

96 cartuchos simultâneos ou não. Copiar e Colar Cartucho: O usuário poderá copiar e colar os cartuchos, e até mesmo colar o cartucho selecionado em um outro perfil. Além de ter o recurso para mudar a cor

Leia mais

http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno

http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 1. Introdução http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno Damasceno www.damasceno.info - damasceno12@hotmail.com Google: Blender 3D: Guia de sobrevivência 1. Introdução

Leia mais

CINTO DE SEGURANÇA. Engº MARCUS ROMARO, MSc Consultoria Automotiva Fone: (19) 9654.8013 E-Mail: mr.romaro@gmail.com

CINTO DE SEGURANÇA. Engº MARCUS ROMARO, MSc Consultoria Automotiva Fone: (19) 9654.8013 E-Mail: mr.romaro@gmail.com CINTO DE SEGURANÇA SEGURANÇA VEICULAR Durante muito tempo, Segurança e Automóvel não eram considerados parceiros Consumidores, vendedores e usuários não se lembravam disto na ocasião da compra de um veículo

Leia mais

como a DT200 da Yamaha.

como a DT200 da Yamaha. Para os iniciantes, é melhor optar por uma moto de menor potência, como a 125cc, porque elas são mais leves e dão mais chances. As 250cc são mais violentas e qualquer erro pode causar um tombo. Para o

Leia mais

Dispositivos Apontadores e Teclado Guia do Usuário

Dispositivos Apontadores e Teclado Guia do Usuário Dispositivos Apontadores e Teclado Guia do Usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ DISCIPLINA:TEORIA E ENSINO DA DANÇA PROF.ESP.SAMANDA NOBRE Elementos Estruturantes da dança RITMO MOVIMENTO Ritmo Ritmo vem do grego Rhytmos e designa aquilo que flui,

Leia mais

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas O conteúdo deste documento tem como objetivos geral introduzir conceitos mínimos sobre sistemas operacionais e máquinas virtuais para posteriormente utilizar

Leia mais

Controle remoto HP Media (somente em determinados modelos) Guia do Usuário

Controle remoto HP Media (somente em determinados modelos) Guia do Usuário Controle remoto HP Media (somente em determinados modelos) Guia do Usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas comerciais ou registradas da Microsoft

Leia mais

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br. Cinemática escalar

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br. Cinemática escalar Cinemática escalar A cinemática escalar considera apenas o aspecto escalar das grandezas físicas envolvidas. Ex. A grandeza física velocidade não pode ser definida apenas por seu valor numérico e por sua

Leia mais

Aula 05 - Elementos e Organização de janelas

Aula 05 - Elementos e Organização de janelas Aula 05 - Elementos e Organização de janelas Sumário Os elementos de uma Janela Menu de Controle Título da Janela Guias Barras de Rolagem Botões de Acesso Rápido Barra de Status Movendo e Dimensionando

Leia mais

CONTROLE DE ROTAS ON-LINE SC TRACKER

CONTROLE DE ROTAS ON-LINE SC TRACKER CONTROLE DE ROTAS ON-LINE SC TRACKER O Controle de Rotas On-Line SC Tracker foi desenvolvido com a finalidade de monitorar em tempo real os movimentos dos veículos cadastrados no sistema de rotas. Em cada

Leia mais

EasyPen i405x. MousePen i608x. Manual do Usuário Windows 7/Vista/XP

EasyPen i405x. MousePen i608x. Manual do Usuário Windows 7/Vista/XP EasyPen i405x MousePen i608x Manual do Usuário Windows 7/Vista/XP *O driver pode já estar atualizado para uma versão mais nova antes /depois de embalado. Se sua tela de instalação não combinar com o conteúdo

Leia mais

BRASIL. Pen Tablet. Manual do Usuário. Windows 2000 / XP / Vista

BRASIL. Pen Tablet. Manual do Usuário. Windows 2000 / XP / Vista Pen Tablet Manual do Usuário Windows 2000 / XP / Vista 1 I. Informações Gerais 1. Aspectos Gerais Bem vindo ao mundo das canetas de computação! Você poderá descobrir como é fácil controlar seu computador

Leia mais

PORTUGUES - BR INTRODUÇÃO

PORTUGUES - BR INTRODUÇÃO KICK BEE Obrigado por adquirir o BBZ50 Mini Robô Bluetooth da BEEWI. Por favor, leia as seguintes instruções para aprender a configurar e utilizar de forma mais eficaz o seu produto. INTRODUÇÃO O Mini

Leia mais

etrex 30 Part Number Garmin: 010-00970-20

etrex 30 Part Number Garmin: 010-00970-20 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Display 2.2 colorido legível sob luz solar Bússola de 03 Eixos Altímetro Barométrico Conectividade Sem Fio entre modelos compatíveis para compartilhamento de waypoints, trilhas

Leia mais

Manual de Instruções Aplicativo Nav Totem Sensor. Modo Navegador com hodômetro por Sensor Blue Estilo Colosso EVO

Manual de Instruções Aplicativo Nav Totem Sensor. Modo Navegador com hodômetro por Sensor Blue Estilo Colosso EVO Manual de Instruções Aplicativo Nav Totem Sensor Modo Navegador com hodômetro por Sensor Blue Estilo Colosso EVO 1. NavTotemSensor Aplicativo que executa várias funções...2 2. Apresentação Nav Totem NAVEGADOR

Leia mais

GUIA DE RECURSOS SMART

GUIA DE RECURSOS SMART GUIA DE RECURSOS SMART Características dos aplicativos da SMART TV 1.Android 4.2 dual-core smart TV 2.Conexão de rede (com fio/sem fio/pppoe/wlan HP) 3. Sync-View (opcional) 4. Multi-screen Interativa

Leia mais

WORKING PAPERS AVATAR EXPRESS: CREATE, EDIT, ANIMATE

WORKING PAPERS AVATAR EXPRESS: CREATE, EDIT, ANIMATE WORKING PAPERS AVATAR EXPRESS: CREATE, EDIT, ANIMATE Resumo Nos dias de hoje a forma como comunicamos e interagimos com o mundo passa, muitas vezes, por ecrãs. Televisão, computadores, telemóveis e tablets

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Windows XP William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO WINDOWS XP PROFISSIONAL O Windows XP, desenvolvido pela Microsoft, é o Sistema Operacional mais conhecido e utilizado

Leia mais

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK 1 SÚMARIO ASSUNTO PÁGINA Componentes da Lousa... 03 Função Básica... 04 Função Bandeja de Canetas... 05 Calibrando a Lousa... 06

Leia mais

SDL 260 Linha de Inspeção Veicular

SDL 260 Linha de Inspeção Veicular SDL 260 Linha de Inspeção Veicular Inspeção técnica do veículo com rápida exposição dos resultados, para análise e apresentação ao cliente Conceito de aprovação e teste de segurança Para consultas com

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Receptor Móvel de TV Digital Full HD I INSTRUÇÃO DE SEGURANÇA... 5 II INTRODUÇÃO... 6 III MENU DE OPERAÇÃO... 8

MANUAL DO USUÁRIO Receptor Móvel de TV Digital Full HD I INSTRUÇÃO DE SEGURANÇA... 5 II INTRODUÇÃO... 6 III MENU DE OPERAÇÃO... 8 Sumário I INSTRUÇÃO DE SEGURANÇA... 5 II INTRODUÇÃO... 6 II.2. Características...6 III MENU DE OPERAÇÃO... 8 III.2. - EPG...10 III.3. Pesquisa de canal...11 III.4. Pesquisa automática...11 III.5 Pesquisa

Leia mais

Sumário O Computador... 3 Desligando o computador... 5 Cuidados com o computador... 5 O Windows e as janelas... 6 O que é o Windows?...

Sumário O Computador... 3 Desligando o computador... 5 Cuidados com o computador... 5 O Windows e as janelas... 6 O que é o Windows?... 1 Sumário O Computador... 3 Desligando o computador... 5 Cuidados com o computador... 5 O Windows e as janelas... 6 O que é o Windows?... 6 Usando os programas... 7 Partes da janela:... 7 Fechando as janelas...

Leia mais

Alice: Um mundo 3D de animação grátis para o ensino de programação.

Alice: Um mundo 3D de animação grátis para o ensino de programação. Alice: Um mundo 3D de animação grátis para o ensino de programação. Barbara Ericson ericson@cc.gatech.edu Oct 2005 Traduzido por Jonas Fitz e Felipe Giovanoni O que é Alice? Software de animação 3D grátis:

Leia mais

Você acha que o rapaz da figura abaixo está fazendo força?

Você acha que o rapaz da figura abaixo está fazendo força? Aula 04: Leis de Newton e Gravitação Tópico 02: Segunda Lei de Newton Como você acaba de ver no Tópico 1, a Primeira Lei de Newton ou Princípio da Inércia diz que todo corpo livre da ação de forças ou

Leia mais

FÍSICA I LISTA 5 DIVERSOS EXERCÍCIOS GABARITO Orientação para V2 e VS 1. Um ônibus passa pelo km 30 de uma rodovia às 6 h, e às 9 h 30 min passa

FÍSICA I LISTA 5 DIVERSOS EXERCÍCIOS GABARITO Orientação para V2 e VS 1. Um ônibus passa pelo km 30 de uma rodovia às 6 h, e às 9 h 30 min passa FÍSICA I LISTA 5 DIVERSOS EXERCÍCIOS GABARITO Orientação para V2 e VS. Um ônibus passa pelo km 30 de uma rodovia às 6 h, e às 9 h 30 min passa pelo km 240. Determine: a) a velocidade escalar média desenvolvida

Leia mais

Rexroth 4EE Rexroth para Eficiência Energética

Rexroth 4EE Rexroth para Eficiência Energética Rexroth 4EE Rexroth para Eficiência Energética Procurando reduzir gastos com energia? Por que não aumentar a produtividade ao mesmo tempo? Reduzir os custos operacionais usando a energia com eficiência

Leia mais

CEABS Sistema de Monitoramento Manual de Utilização CSM

CEABS Sistema de Monitoramento Manual de Utilização CSM CEABS Sistema de Monitoramento Manual de Utilização CSM SUMÁRIO Apresentação... - ACESSANDO O SISTEMA... 3 - FUNCIONALIDADES DAS ABAS DO SISTEMA... 6. - VISUALIZANDO ÚLTIMA POSIÇÃO DO OBJETO RASTREADO...

Leia mais

Security Shop MRS. Media Relay System. Manual do Usuário

Security Shop MRS. Media Relay System. Manual do Usuário Página 1 de 20 Security Shop MRS Media Relay System Manual do Usuário Página 2 de 20 Conteúdos: Conteúdos:... 2 Figuras:... 3 1. Introdução... 4 1.1 Âmbito do Documento... 4 1.2 Terminologia... 4 2. GERAL...

Leia mais

Teclado de Controle Manual do Usuário

Teclado de Controle Manual do Usuário Teclado de Controle Manual do Usuário Índice 1. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA...1 2. CARACTERÍSTICAS...2 2. LISTA DE ITENS DA EMBALAGEM...3 4. NOME E FUNÇÃO DE CADA PARTE...4 4.1 Painel Frontal...4 4.2 Painel

Leia mais

CÂMERAS. fotográficas

CÂMERAS. fotográficas CÂMERAS fotográficas Quanto ao suporte: Digital Analógico Como classificar e diferenciar os tipos de Câmeras? Quanto a automação: Automáticas Semi-automáticas Auto e manual Quanto ao visor: Visor direto

Leia mais

Índice. Bem Vindo!... 2 Minha Tela de Mapas... 2 Comandos Básicos... 3 Explorando a tela de menu... 3 Usando o teclado... 4 Executando uma busca...

Índice. Bem Vindo!... 2 Minha Tela de Mapas... 2 Comandos Básicos... 3 Explorando a tela de menu... 3 Usando o teclado... 4 Executando uma busca... Índice. Bem Vindo!... 2 Minha Tela de Mapas... 2 Comandos Básicos... 3 Explorando a tela de menu... 3 Usando o teclado... 4 Executando uma busca... 6 Tela de informações... 6 Como Navegar... 6 Navegando

Leia mais

Referência rápida do HP Photo Printing

Referência rápida do HP Photo Printing Trazer imagens para a galeria de fotos Use qualquer um dos métodos a seguir para adicionar imagens à galeria de fotos. A galeria de fotos é a tela à esquerda no software HP Photo Printing e é o ponto de

Leia mais

UMC Inventor 8 Procedimento para criação de um modelo de peça paramétrica simples projeto Projeto.

UMC Inventor 8 Procedimento para criação de um modelo de peça paramétrica simples projeto Projeto. UMC - Tecnologia de Automação Industrial Desenho 3 Prof.: Jorge Luis Bazan. Modulo 2 Inventor 8 Procedimento para criação de um modelo de peça paramétrica simples a) Defina um novo projeto para conter

Leia mais

Energia conservada em uma mola. Introdução. Materiais Necessários

Energia conservada em uma mola. Introdução. Materiais Necessários Intro 01 Introdução A energia é algo intangível e, portanto, as medidas de energia envolvem, necessariamente, processos de medidas indiretas. Em outras palavras, para medir energia, medimos outras grandezas

Leia mais

GPS DISCOVERY TV 7.0

GPS DISCOVERY TV 7.0 GPS DISCOVERY TV 7.0 GUIA DO USUÁRIO GPS AQUARIUS Índice. Bem Vindo!... 2 Minha Tela de Mapas... 2 Comandos Básicos... 3 Explorando a tela de menu... 3 Usando

Leia mais

Modelo: H.264 Câmera IP (1.0 Megapixels) guia de instalação rápida

Modelo: H.264 Câmera IP (1.0 Megapixels) guia de instalação rápida 1 Modelo: H.264 Câmera IP (1.0 Megapixels) guia de instalação rápida 1. Colocado diretamente no desktop Colocou a câmera IP na posição adequada 2 2. Montagem na parede O suporte com o parafuso de bloqueio

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

Você sabia que o computador pode ser uma rica ferramenta no. processo de inclusão escolar e social de crianças com necessidades

Você sabia que o computador pode ser uma rica ferramenta no. processo de inclusão escolar e social de crianças com necessidades Você sabia que o computador pode ser uma rica ferramenta no processo de inclusão escolar e social de crianças com necessidades educacionais especiais? Juliana Moraes Almeida Silva Em várias situações do

Leia mais

Manual do Utilizador GUIA QUATRO RODAS. Versão 9/2012

Manual do Utilizador GUIA QUATRO RODAS. Versão 9/2012 Manual do Utilizador GUIA QUATRO RODAS Versão 9/2012 Obrigado por escolher o Guia Quatro Rodas como s eu navegador. Comece a usar o Guia Quatro Rodas agora mesmo. Esse documento se refere à descrição detalhada

Leia mais

Bloqueio do Diferencial Central

Bloqueio do Diferencial Central Bloqueio do Diferencial Central O diferencial é um componente mecânico, composto por engrenagens, que permite a diferença de rotação entre duas rodas ou mesmo dois eixos. O diferencial tem uma característica

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

SIMULADORES AVANÇADOS DE TREINAMENTO

SIMULADORES AVANÇADOS DE TREINAMENTO Volvo Construction Equipment SIMULADORES AVANÇADOS DE TREINAMENTO PARA ESCAVADEIRAS VOLVO, CARREGADEIRAS DE RODAS VOLVO E CAMINHÕES ARTICULADOS VOLVO Operadores treinados realizam mais Na Volvo Construction

Leia mais

Manual do Usuário. Windows 7/Vista/XP. iotablet Driver

Manual do Usuário. Windows 7/Vista/XP. iotablet Driver Manual do Usuário Windows 7/Vista/XP iotablet Driver I. Informações Gerais 2 1. Aspectos Gerais 2 2. Função da Mesa digitalizadora 2 3. Requisitos do Sistema 2 4. Instalação do Driver 3 5. Instalação do

Leia mais

SISTEMA DE GRAVAÇÃO DIGITAL COM UM MICROCOMPUTADOR (DVD OU PLACAS DE CAPTURA DE VÍDEO)

SISTEMA DE GRAVAÇÃO DIGITAL COM UM MICROCOMPUTADOR (DVD OU PLACAS DE CAPTURA DE VÍDEO) SISTEMA DE GRAVAÇÃO DIGITAL COM UM MICROCOMPUTADOR (DVD OU PLACAS DE CAPTURA DE VÍDEO) Há vários tipos de sistemas de gravações digitais. Os mais baratos consistem de uma placa para captura de vídeo, que

Leia mais

Manual do Utilizador. Aquarius 3D Map. Versão 9/2012

Manual do Utilizador. Aquarius 3D Map. Versão 9/2012 Manual do Utilizador Aquarius 3D Map Versão 9/2012 Obrigado por escolher o Discovery Channel como seu navegador. Comece a usar o Discovery Channel agora mesmo. Esse documento se refere à descrição detalhada

Leia mais

Manual EasyGas. Bosch. www.bosch.com.br

Manual EasyGas. Bosch. www.bosch.com.br Manual EasyGas www.bosch.com.br Revisado em Março/2008 Página 1/15 Índice 1. EasyGas...3 2. Tela de Principal...3 2.1 Configurar ou F12...3 3. Cadastro de Clientes...4 3.1. Adicionar um Novo Cliente ou

Leia mais

Manual do Usuário igo primo

Manual do Usuário igo primo Manual do Usuário igo primo Software de navegação para o Apontador GPS Português Agosto 2010, Versão 1.0 Agradecemos por ter escolhido o Apontador GPS para auxiliá-lo na navegação diária. Leia, em primeiro

Leia mais

Tecnologias PowerShot SX500 IS e PowerShot SX160 IS

Tecnologias PowerShot SX500 IS e PowerShot SX160 IS Tecnologias PowerShot SX500 IS e PowerShot SX160 IS EMBARGO: 21 Agosto 2012, 15:00 (CEST) Objetiva grande angular de 24mm com zoom ótico de 30x (PowerShot SX500 IS) Desenvolvida segundo os mesmos processos

Leia mais

2.1-Trabalhando com plano de fundo... 7 2.2-Compreendendo o funcionamento do plano de fundo... 8

2.1-Trabalhando com plano de fundo... 7 2.2-Compreendendo o funcionamento do plano de fundo... 8 NRTE CAMPINAS OESTE 2006 Índice 1.Trabalhando com o Publisher... 4 1.1- Iniciando com o catálogo... 4 1.2- Usando um assistente para alterar a publicação... 5 1.3 -Usando molduras... 5 1.4- Ferramentas...

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

CONTROLE DE ESTABILIDADE POR FRENAGEM DIFERENCIAL PARA VEÍCULO AUTOMOTOR. Gustavo Osmak Triginelli 1 ; Sérgio Kenji Moriguchi 2

CONTROLE DE ESTABILIDADE POR FRENAGEM DIFERENCIAL PARA VEÍCULO AUTOMOTOR. Gustavo Osmak Triginelli 1 ; Sérgio Kenji Moriguchi 2 CONTROLE DE ESTABILIDADE POR FRENAGEM DIFERENCIAL PARA VEÍCULO AUTOMOTOR Gustavo Osmak Triginelli 1 ; Sérgio Kenji Moriguchi 2 1 Aluno de Iniciação Cientifica da Escola de Engenharia Mauá (EEM/CEUM-IMT);

Leia mais

GT GPRS RASTREADOR VIA GPS COM BLOQUEADOR

GT GPRS RASTREADOR VIA GPS COM BLOQUEADOR GT GPRS RASTREADOR VIA GPS COM BLOQUEADOR O GT GPRS é um equipamento wireless que executa a função de recepção e transmissão de dados e voz. Está conectado à rede de telefonia celular GSM/GPRS, para bloqueio

Leia mais

A história de uma cadeira de leitura

A história de uma cadeira de leitura A história de uma cadeira de leitura Michal Polák Sobre o autor Michal Polák mora na República Tcheca, na cidade de Újezd u Brna, Moravia do Sul. Ele se formou em 2001 no programa de publicidade e artes

Leia mais

Construção Geométrica com Espelhos Esféricos

Construção Geométrica com Espelhos Esféricos Construção Geométrica com Espelhos Esféricos 1. (Ufsm 2012) A figura de Escher, Mão com uma esfera espelhada, apresentada a seguir, foi usada para revisar propriedades dos espelhos esféricos. Então, preencha

Leia mais

SMART Ink 3.1 GUIA DO USUÁRIO PARA SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS

SMART Ink 3.1 GUIA DO USUÁRIO PARA SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS SMART Ink 3.1 GUIA DO USUÁRIO PARA SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS Informações sobre marcas comerciais SMART Ink, SMART Notebook, SMART Meeting Pro, Pen ID, smarttech, o logotipo e todos os slogans da SMART

Leia mais

Capitulo 11 Multimídias

Capitulo 11 Multimídias Capitulo 11 Multimídias Neste capítulo são exploradas as ferramentas multimídias presentes no SO Android customizadas para o Smartphone utilizado neste manual. É inegável o massivo uso destas ferramentas,

Leia mais