Leitura de Apoio ao Projeto: A Música integrando culturas, Linguagem Universal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Leitura de Apoio ao Projeto: A Música integrando culturas, Linguagem Universal"

Transcrição

1 Leitura de Apoio ao Projeto: A Música integrando culturas, Linguagem Universal

2 1985 NASCE O PRIMEIRO GRANDE FESTIVAL DO BRASIL Existe uma fórmula para a criação de um festival de música? Talvez. Mas o fato é que Roberto Medina inventou sua própria, e com ela realizou um dos maiores festivais do mundo. E fez isso quando esse sonho parecia quase impossível no Brasil. O ano era 1985 e o país passava por grandes transformações. Após longo período sob uma ditadura militar, o país começava a dar os primeiros passos rumo à democracia. Foi nesse cenário que nasceu o Rock in Rio. Pela primeira vez um país da América do Sul sediou um evento musical desse tipo. Valendo! A primeira edição do festival aconteceu na cidade que o batiza, o Rio de Janeiro, no bairro de Jacarepaguá. Em uma área de 250 mil metros quadrados foi construída a Cidade do Rock, o espaço que recebeu, durante 10 dias, pessoas. A estrutura contou com um sistema de som e luz extremamente modernos para época. Aliás, foi no Rock in Rio que uma plateia de um grande show plateia foi iluminada pela primeira vez. O público já era parte do show. No palco passou um verdadeiro Hall of Fame da música mundial. O line-up contou com nomes como Queen, AC / DC, James Taylor, George Benson, Rod Stewart, Yes, Ozzy Osbourne e Iron Maiden. Isso sem falar em algumas das principais estrelas nacionais, como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Rita Lee e toda uma nova geração do rock nacional como Paralamas do Sucesso, Blitz, Kid Abelha e Barão Vermelho. Todos juntos dão o tom: esse é um festival de todos os estilos. Aquela edição colecionou momentos históricos. Em uma deles Freddie Mercury (Queen) ficou tão impressionado com o coro espontâneo do público durante o hit Love Of My Life, que decidiu reger aquela bonita massa sonora. Não é de admirar que a própria banda tenha citado aquela experiência com um dos mais belos de sua história. A partir de 1985, o Brasil entrou para o cenário de grandes shows mundiais. E isso foi só o começo. Nascia um gigante.

3 1991 Rock in Rio Brasil 1991 O maior estádio do mundo daquela época foi o lugar escolhido para a segunda edição do Rock in Rio. Entrou em campo uma massa de 700 mil pessoas ávidas por grandes nomes da música e uma seleção única de artistas que colocou essa galera para pular durante 9 dias de festival. E a festa foi tão grande quanto o Maracanã. O estádio recebeu equipamentos potentes de som e luz. Só para ter uma ideia foram instalados pontos de iluminação brilhante, 480 deles faróis de avião estrategicamente posicionados no telhado. O Rock in Rio 1991 garantiu a primeira visita do Guns N Roses ao Brasil. A banda fez dois shows históricos. E como a diversidade sempre foi uma marca do festival, o Run DMC, ícone do Rap, abriu as portas do gênero no festival. Prince e George Michael receberam muitos elogios da crítica com apresentações impecáveis. Ainda pouco conhecido por aqui, o Faith No More virou um grande sucesso no país depois do show que fez no festival. Santana contou com participações especiais de Djavan e Gilberto Gil em uma das apresentações mais comentadas de O line-up ainda teve INXS, Joe Cocker, Megadeth, Titãs, Engenheiros do Hawaii e muitos outros. O segundo Rock in Rio não terminou sem quebrar um recorde. O maior público pagante de um show até aquele momento foi o que viu o A-ha no dia 26 de janeiro dentro do festival. Nada menos que 198 mil pessoas. Novamente o festival deixou sua marca na cidade e na história da música.

4 2001 Rock in Rio Brasil 2001 Rio de Janeiro, 12 de janeiro de Essa foi a data que o Rock in Rio reencontrou sua casa. Uma nova Cidade do Rock foi erguida em Jacarepaguá, com capacidade diária para 250 mil pessoas. O terceiro Rock in Rio contou com uma série de novidades, entre elas o Por um Mundo Melhor. A música passou a dividir espaço com discussões sobre questões socioambientais, com foco na educação e na cidadania. Era o início de um projeto que passaria a fazer parte do conceito do festival. Inspirada pela nova iniciativa, a abertura foi marcada por um movimento de comunicação jamais realizado. Ele silenciou mais de 3500 emissoras de rádio e TV do Brasil por 3 minutos. O Rock in Rio convidava todos a refletirem sobre o que poderiam fazer para transformar o planeta em um lugar melhor. O festival também bateu mais um recorde de público: foram pessoas em 7 dias de festa com 160 artistas. O line-up marcou o retorno de Iron Maiden e Guns N Roses e ainda trouxe Foo Fighters, REM, Neil Young, Queens of The Stone Age, Oasis Uma lista recheada de grandes nomes, mantendo a diversidade musical, característica que acompanha o Rock in Rio desde o início. Até um dia dedicado ao Pop com Britney Spears, N Sync e vários outros foi criado. Entre os brasileiros artistas como Cassia Eller, Capital Inicial e Kid Abelha. Também surgiram palcos especiais para o som mais étnico e novidades da música brasileira. Com o Red Hot Chili Peppers como headliner, a noite de 21 de janeiro encerrou a terceira edição do festival com pessoas, mais um recorde de público. O Rock in Rio deixou de ser apenas um evento musical para se tornar o maior festival de música e entretenimento do mundo.

5 Rock in Rio Lisboa 2004 Depois de se tornar referência mundial com edições em sua terra natal, era a vez da Europa conhecer o festival que transformou o conceito de shows no Brasil. O Rock in Rio levantou voo e foi parar em Portugal. Lisboa ganhou a sua própria Cidade do Rock, em E o festival já chegou à capital portuguesa em alto estilo. Foi Paul McCartney que abriu a festa. A lista de grandes nomes da música internacional que tocou durante os seis dias de evento teve Metallica, Peter Gabriel, Alicia Keys, Black Eyed Peas, Britney Spears, Foo Fighters e Kings Of Leon, só para citar alguns. O Brasil marcou presença com artistas como Gilberto Gil e Sepultura. Claro que a música portuguesa também teve seu espaço e nomes importantes como Xutos e Pontapés, Rui Veloso e João Pedro Pais subiram ao palco. Mais de 700 jornalistas de todo o mundo viajaram para cobrir o festival que levou para Lisboa o conceito de ser um evento de música e entretenimento que é realizado com responsabilidade social e promove ações que buscam um mundo melhor. O Rock in Rio se sentiu em casa no velho continente e continua lá até hoje Rock in Rio Lisboa Outra vez! O sucesso da edição anterior abriu as portas para que Portugal sediasse novas edições do festival. O Rock in Rio se estabelece definitivamente em Lisboa e passa oficialmente a ser realizado a cada 2 anos. O festival volta ao parque que acolheu a versão passada com um line-up que passeia por diversos estilos e gerações, uma característica que sempre acompanhou o Rock in Rio. Estavam lá nomes do calibre de Guns N Roses, Jamiroquai, Kasabian, Roger Waters, Santana, Shakira, Sting, além de artistas com forte identidade com a música eletrônica, como David Guetta, Groove Armada e Carl Cox. Jota Quest, Marcelo D2, Pitty e Ivete Sangalo representaram o Brasil em terras lusitanas. Seguindo a tradição de inovar um dos destaques dessa edição foi o design de algumas áreas que contaram com tecnologia e estruturas impressionantes. Dando continuidade ao seu trabalho social, o festival arrecadou 700 mil dólares para instituições que tratam as questões ambientais. Além disso, foi assumido o compromisso de plantar 118 mil árvores a partir deste ano até We <3 Portugal.

6 2008 DOSE DUPLA DE ROCK IN RIO: Lisboa e Madrid Em 2008, o Rock in Rio continuou com sua expansão pela península Ibérica: voltou para Portugal, mas também chegou a um novo destino, a Espanha. A terceira vez do festival em Lisboa trouxe novidades. Além da conexão entre moda e música, vista em uma série desfiles que aconteceram na Cidade do Rock, foi criado o Palco Sunset. O espaço dedicado a encontros musicais espontâneos, jam sessions e experimentações entre artistas de diferentes estilos deu tão certo que voltaria em edições futuras. A essa altura o projeto Por um Mundo Melhor já era uma parte inseparável do Rock in Rio. O programa doou mais de 700 mil dólares para compensar as emissões de carbono e equipou 20 escolas com painéis solares. Em 2009, a iniciativa recebeu o Energy Globe Awards na categoria Juventude, concorrendo com 796 projetos de 111 países. No palco nomes como Metallica, Bon Jovi, Linkin Park e Amy Winehouse. Durante cinco dias milhares de fãs de todas as idades reforçaram o Rock in Rio como um festival para todos. Um novo começo Seguindo os primeiros passos de Lisboa, o Rock in Rio Madrid 2008, estreia do festival em terras espanholas, dedicou atenção para a diversidade musical. A ideia de reunir diferentes gêneros de música chegou a um novo nível. Entre nomes como Lenny Kravitz, Neil Young, Bob Dylan, Franz Ferdinand, e Shakira também estavam ídolos locais como Manolo García, El Canto Del Loco e Estopa. Sem contar a presença de grandes DJs da música eletrônica como Tiësto. A proposta de trazer novos conceitos e discutir problemas socioambientais continua como tema central e uma quantidade significativa de fundos foi investida em iniciativas para a sustentabilidade. Com muita música, responsabilidade social, atenção à cultura local e uma estrutura de lazer e entretenimento para todas as idades o Rock in Rio fez da Espanha a sua terceira casa.

7 2010 Regresso 2010 Na quarta passagem do Rock in Rio por solo português, o festival armou um verdadeiro parque de diversões da música. Estavam lá as marcas registradas: a diversidade musical em um line-up forte (com Elton John, Rammstein, John Mayer, Snow Patrol, Motörhead e Megadeth, por exemplo), infraestrutura impecável, desfiles de moda e o meio ambiente conduzindo a pauta sustentável do festival, que nessa edição incluiu as mudanças climáticas no debate. Até um hotel foi instalado em plena Cidade do Rock. Mais uma vez Lisboa viveu a experiência Rock in Rio. Uma segunda vez para a Espanha O primeiro foi para a história. Mas o segundo foi muito melhor. Madrid ficou ainda mais musical durante cinco dias em junho de Na segunda edição do Rock in Rio na Espanha a Cidade do Rock recebeu Bon Jovi, Rage Against The Machine, Motörhead, John Mayer, Cypress Hill, Rihanna, e muito mais A música eletrônica foi representada por um trio de peso: Tiësto, Paul Van Dyk e David Guetta. Outra novidade ficou por conta de uma fonte inteligente, especialmente criada para o evento. Nela, a água dançava ao som da música e transformou o corredor central em uma das principais atrações do festival.

8 2011 Hora de Voltar 2011 Era hora de voltar às nossas origens. O público brasileiro esperou isso por uma década. Em 2011, o Rock in Rio desembarcou no Rio de Janeiro. A volta do festival gerou tanta expectativa que os 700 mil ingressos disponíveis esgotaram em quatro dias. Esse fenômeno também foi refletido na internet. 180 milhões de pessoas foram impactadas pelas redes sociais do festival, que cravou um novo recorde de audiência no YouTube, se tornando o festival com maior plataforma digital. Depois de tanto tempo todo mundo tinha certeza que algo especial iria acontecer. E acertaram. Como previsto, o festival foi cheio de momentos memoráveis. Em um deles Stevie Wonder emocionou o público ao cantar Garota de Ipanema, com a filha, Aisha Morris. Outro foi quando Chris Martin do Coldplay declarou seu amor ao Rio de Janeiro, marcando I <3 Rio em tinta spray no palco. Isso sem contar o stage dive insano do Sid Wilson, do Slipknot. O Palco Sunset, um espaço para encontros e jam sessions entre artistas, estreou no Brasil. Entre as apresentações especiais que rolaram nele vale destacar a que uniu Esperanza Spalding e Milton Nascimento. Outro grande encontro foi o do Sepultura com o grupo francês Les Tambours du Bronx. Inspirada na atmosfera de Nova Orleans (EUA) a Rock Street foi outra novidade da edição brasileira. A rua temática da Cidade do Rock com lanchonetes, bares e apresentações artísticas também serviu como ponto de encontro. O Por um Mundo Melhor promoveu novos debates sobre sustentabilidade e temas sociais. Entre as ações do projeto social do Rock in Rio em 2011 teve a que doou instrumentos para 150 organizações independentes. Os 7 dias de música e diversão que rolaram em setembro contaram com uma infraestrutura sem precedentes no Brasil. A quarta edição do Rock in Rio no Rio de Janeiro ficou mais uma vez na memória dos fãs, que dividem seus calendários em ano de Rock in Rio e ano sem Rock in Rio.

9 2012 Novamente na Europa 2012 Mais uma vez um Rock in Rio duplo na Europa. Lisboa lotou a Cidade do Rock para ver Metallica, Smashing Pumpkins, Stevie Wonder, Evanescence, Lenny Kravitz e Bryan Adams, entre muitos outros. Bruce Springsteen também subiu ao palco e fez um show histórico de quase três horas, o Palco Sunset voltou para Lisboa com novos encontros musicais e o festival também contou com um espaço dedicado ao som eletrônico. Estreias também aconteceram na edição de 2012 do festival e a Rock Street chegou a Portugal pela primeira vez. A arte urbana ganhou seu espaço no palco Street Dance, que recebeu vários grupos de dança locais. O sucesso na edição portuguesa levaria a dança para o Brasil, em A Espanha honrou seu espírito festeiro e trouxe para o palco principal grandes nomes do som eletrônico. Entre os que fizeram a festa estrelas como Deadmau5, Carl Cox, David Guetta, Swedish House Mafia e Eric Morillo. Seguindo o espírito da diversidade musical o festival contou também com shows de Red Hot Chili Peppers, Lenny Kravitz, Maná, Incubus, entre outros. A transmissão do festival levou shows e DJ sets para o mundo inteiro via YouTube, transformando a sala de quem assistia em um pedaço do Rock in Rio. Madri é uma parte importante da história do Rock in Rio

10 2013 Rock in Rio 2013 O ano é A cidade é o Rio de Janeiro. O Rock in Rio volta ao seu ponto de partida com um arsenal. Beyoncé, David Guetta, Justin Timberlake, Florence and The Machine, Metallica, Slayer, Avenged Sevenfold e Iron Maiden foram alguns dos nomes que fizeram essa edição entrar para a história. Mas como manda a tradição, não só os shows tornaram esse festival especial. Teve casamento em plena Cidade do Rock, fã que beijou o Bon Jovi no Palco Mundo, fã que foi convidado pra cantar com o Bruce Springsteen (que cantou Sociedade Alternativa, clássico de Raul Seixas), o Jared Leto, vocalista do Thirty Seconds to Mars, que se lançou da Tirolesa em pleno show da banda Foi também a estreia brazuca do Palco Street Dance, que trouxe o groove das danças urbanas para a Cidade do Rock. Quem viu, viu. A energia era tamanha que Ty Talor, vocalista do Vintage Trouble, não se segurou e foi pra galera. Isso lá no Palco Sunset, esse coração de mãe que proporcionou um dos coros mais sensacionais da história do festival: a galera gritando Zé-pul-tu-ra!, adaptação do clássico Se-pul-tu-ra! ouvido nos shows da banda, para o show do mestre Zé Ramalho com Andreas Kisser e sua turma. Foi lindo. Pode acreditar. Mais que a Cidade do Rock E em 2013 o Rock in Rio foi parar em dois novos lugares. A experiência do festival inspirou um musical e um desfile de escola de samba. A gente já disse que não tem fronteiras? Rock in Rio o Musical levou o espírito do festival ao teatro. A peça conta a história de amor e superação de dois jovens através da música. Na trilha um monte de clássicos tocados no palco do festival como Love of My Life, do Queen e Óculos, dos Paralamas do Sucesso. E o maior festival de música e entretenimento do mundo foi homenageado em um dos maiores espetáculos do planeta. A Mocidade Independente de Padre Miguel levou para Sapucaí a atmosfera do Rock in Rio. Foi bonito ver fantasias e alegorias representando vários ícones ligados ao evento. Quem imaginaria, por exemplo, ver o Eddie do Iron Maiden na avenida? Caímos no samba com muita honra..

11 2014 Rock in Rio Lisboa e seus 10 anos de história Qual a melhor forma de comemorar um aniversário? Deve existir uma porrada de maneiras, festa de tudo o que é jeito. Pra gente, comemorar os 10 anos de Rock in Rio na cidade de Lisboa tinha que ser um festão, pra honrar os anos vividos, o modo como o Rock in Rio foi recebido pela galera de lá e pra abrir as portas pro futuro. E foi assim a edição de 10 anos do Rock in Rio Lisboa. No nosso jeito de fazer festa, todos os estilos tem lugar garantido. Nos 5 dias de festival, o Palco Mundo recebeu o baile comandado por Robbie Williams, o vozeirão da Lorde, as guitarras do Queens of the Stone Age e do Linkin Park. Em nossas festas, a galera cruza o céu pela tirolesa, e foi assim que o Arcade Fire abriu seu show no festival. Nas nossas festas, rola até barco no meio da galera e se der bobeira voa bolo pra todo lado, duas coisas que rolaram no show do Steve Aoki. E quando todo mundo tá curtindo, rola coro da galera, como foi no show do Justin Timberlake. Rola também uma verdadeira aula de Blues, como foi com Gary Clark Jr, talentos locais emocionando o público, Capital Inicial representando o rock brazuca Enfim, uma porrada de coisas. Foi tão especial que a Lorde fez questão de registrar o quanto estava emocionada, como ela disse, por fazer talvez o maior show de sua carreira. E festa que se preze tem surpresa. Como se não bastasse toda essa galera, ainda tinha o show dos Rolling Stones. E como se não bastasse o show dos Stones, ainda rolaria um encontro de gigantes. Ali, no nosso palco, Bruce Springsteen fez uma jam com os caras que entrou pra história! Imagina você quando garoto de chapeuzinho, de frente pro seu bolo de aniversário, todos seus amigos juntos e de repente entram na sua casa os seus dois super-heróis favoritos. Imaginou? Foi assim que a gente se sentiu. A tradicional Aranha da Eletrônica viveu momentos surreais, como a reunião exclusiva do clássico Underground Sound of Lisbon. E como diz o hino que levou gerações aos clubes e festivais de música eletrônica pelo mundo, e que é de autoria dos caras, Go out of your mind, go insane. E a pista fez exatamente isso ao som de nomes como Tiga, John Digweed, Vibe, Hercules and Love Affair, Pretty Lights. E duas tradições sagradas foram honradas: espaço para talentos locais e o intercâmbio com DJs brasileiros. Dois países, um imenso dancefloor. E assim começaram os próximos 10 anos de Rock in Rio Lisboa. E depois de tudo isso, botamos todas essas boas lembranças na mala. A próxima parada? Las Vegas!

Passado, presente e futuro. Natasha Bezerra Ciclo de Seminários Não Técnicos - 2011

Passado, presente e futuro. Natasha Bezerra Ciclo de Seminários Não Técnicos - 2011 Passado, presente e futuro. Natasha Bezerra Ciclo de Seminários Não Técnicos - 2011 Agenda Motivação Surgimento Internacionalização Edições Programação do evento em 2011 Futuro do festival Referências

Leia mais

Rock in Rio celebra 30 anos de história

Rock in Rio celebra 30 anos de história Rock in Rio celebra 30 anos de história Enviado por DA REDAÇÃO 09-Jan-2015 PQN - O Portal da Comunicação O ano era 1985. A data precisa, de 11 a 20 de janeiro. O Brasil passava por grandes transformações

Leia mais

Conteúdos: Gêneros musicais: Rock. Revisão. Avaliação

Conteúdos: Gêneros musicais: Rock. Revisão. Avaliação Conteúdos: Gêneros musicais: Rock Revisão Avaliação Habilidades: Valorizar as diversas culturas musicais, especialmente as brasileiras Habilidades: Reconhecer e utilizar com propriedade diversas técnicas

Leia mais

Músicos assinam guitarras em prol do Amazonia Live

Músicos assinam guitarras em prol do Amazonia Live Informação à Imprensa 26 de abril de 2016 Músicos assinam guitarras em prol do Amazonia Live Rock in Rio promove leilão online de guitarras assinadas por vários músicos; Xutos & Pontapés e Capitão Fausto

Leia mais

Rock in Rio inicia comemorações por seus 30 anos com mega ação em Times Square

Rock in Rio inicia comemorações por seus 30 anos com mega ação em Times Square Rock in Rio inicia comemorações por seus 30 anos com mega ação em Times Square Organização confirma datas da edição do Rio de Janeiro: de 18 a 20 e de 24 a 27 de setembro de 2015 Bandas das edições USA

Leia mais

Existe espaço para os covers mostrarem seus trabalhos? As pessoas dão oportunidades?

Existe espaço para os covers mostrarem seus trabalhos? As pessoas dão oportunidades? A Estação Pilh@ também traz uma entrevista com Rodrigo Teaser, cover do Michael Jackson reconhecido pela Sony Music. A seguir, você encontra os ingredientes da longa história marcada por grandes shows,

Leia mais

Fotos: Luís Antônio Rodrigues. No Perfil Ché & Colin

Fotos: Luís Antônio Rodrigues. No Perfil Ché & Colin Fotos: Luís Antônio Rodrigues No Perfil & Perfil Em meio às gravações no estúdio Brothers da Lua do músico, juntamente com o gravamos uma entrevista, onde eles nos contam como começou essa amizade e parceria,

Leia mais

PROJETO PROFISSÕES. Entrevista com DJ

PROJETO PROFISSÕES. Entrevista com DJ Entrevista com DJ Meu nome é Raul Aguilera, minha profissão é disc-jóquei, ou DJ, como é mais conhecida. Quando comecei a tocar, em festinhas da escola e em casa, essas festas eram chamadas de "brincadeiras

Leia mais

NEWS LETTER. Rock in Rio 2015 por Lucy Carvalho NESTA EDIÇÃO ED 11. Shows & Entretenimento. Fine Arts

NEWS LETTER. Rock in Rio 2015 por Lucy Carvalho NESTA EDIÇÃO ED 11. Shows & Entretenimento. Fine Arts NEWS LETTER... ED 11 NESTA EDIÇÃO Rock in Rio 2015 Shows & Entretenimento - Rock in Rio 2015 - Vamps - All Time Low - 43rd WorldSkills Competition - OTC Brasil Fine Arts - Frieze Masters Nos 30 anos de

Leia mais

Público escolhe o repertório do próximo show de Oswaldo Montenegro. No mesmo ano: cinema, música, televisão e teatro

Público escolhe o repertório do próximo show de Oswaldo Montenegro. No mesmo ano: cinema, música, televisão e teatro Público escolhe o repertório do próximo show de Oswaldo Montenegro No mesmo ano: cinema, música, televisão e teatro Consagrado pela crítica e pelo público Para comemorar o sucesso de tantos lançamentos

Leia mais

Programação Geral. Música Regional Brasileira. A música do Brasil - Seg/Dom 6h.

Programação Geral. Música Regional Brasileira. A música do Brasil - Seg/Dom 6h. Programação Geral Música Regional Brasileira A música do Brasil - Seg/Dom 6h. Programa destinado a divulgar a música típica das regiões do Brasil. Toca os grandes mestres da música nordestina e mostra

Leia mais

Numa recente e longa entrevista concedida para a rede de emissoras rádio via satélite AMERICAN SAT, o cantor PAULINHO BOCA lembrou dos fatos mais

Numa recente e longa entrevista concedida para a rede de emissoras rádio via satélite AMERICAN SAT, o cantor PAULINHO BOCA lembrou dos fatos mais Numa recente e longa entrevista concedida para a rede de emissoras rádio via satélite AMERICAN SAT, o cantor PAULINHO BOCA lembrou dos fatos mais importantes que marcaram a trajetória da MPB nos últimos

Leia mais

JF Folia 2011 10 anos

JF Folia 2011 10 anos JF Folia 2011-10 anos A Bahia é aqui! Uma festa diferente, uma micareta que Juiz de Fora nunca viu. Essa é a promessa do JF Folia edição 2011, que este ano completa 10 anos de folia, ininterruptos. A festa

Leia mais

Suas palestras são personalizadas de acordo com o evento e perfil do público, sempre interativas e provocando reflexões sobre temas diversos

Suas palestras são personalizadas de acordo com o evento e perfil do público, sempre interativas e provocando reflexões sobre temas diversos Serginho GROISMAN PERFIL Serginho Groisman é considerado um dos mais populares apresentadores e formadores de opinião da televisão brasileira. Em suas palestras, o entusiasmo pela vida contagia o público

Leia mais

Discografia Banda Beijo. * Prove Beijo (1988) * Sem Repressão (1989) * Eu Quero Beijo (1990) * Badameiro (1991) * Axé Music (1992) Carreira Solo

Discografia Banda Beijo. * Prove Beijo (1988) * Sem Repressão (1989) * Eu Quero Beijo (1990) * Badameiro (1991) * Axé Music (1992) Carreira Solo Release Netinho Nascido em Santo Antônio de Jesus, interior da Bahia, no dia 12 de julho de 1966, Ernesto de Souza Andrade Júnior começou sua carreira cedo. Ganhou seu primeiro violão aos 14 anos, um presente

Leia mais

A Banda. Beatlemania formada há 8 anos, surgiu de encontros de músicos experientes e, acima de tudo, admiradores da obra dos Beatles.

A Banda. Beatlemania formada há 8 anos, surgiu de encontros de músicos experientes e, acima de tudo, admiradores da obra dos Beatles. RELEASE A Banda Beatlemania formada há 8 anos, surgiu de encontros de músicos experientes e, acima de tudo, admiradores da obra dos Beatles. A Música dos Beatles Carrega fortes mensagens de paz e amor

Leia mais

Mensageiro da Verdade: MV Bill

Mensageiro da Verdade: MV Bill Mensageiro da Verdade: MV Bill Alex Pereira Barbosa, 35 anos, filho do bombeiro hidráulico Mano Juca e da dona de casa Cristina, nasceu no Rio de Janeiro, na comunidade da Cidade de Deus, zona oeste carioca,

Leia mais

RAPHAEL SANTA CRUZ O mágico-

RAPHAEL SANTA CRUZ O mágico- RAPHASANTACRUZ RAPHAEL SANTA CRUZ O mágico- Natural de Caruaru, Pernambuco, Raphael Santa Cruz, atua profissionalmente há dez anos. Em 2008, organizou no SESC Caruaru, o MAGIFEST, evento com palestras,

Leia mais

Realização e Organização. www.vamaislonge.com.br

Realização e Organização. www.vamaislonge.com.br Realização e Organização www.vamaislonge.com.br Quem somos... Leonardo Alvarenga, tenho 23 anos, sou criador do Não Tenho Ideia e do #VáMaisLonge. Sou formado em Educação Física mas larguei tudo logo após

Leia mais

TÍTULO: VÁRIAS VARIÁVEIS: O BRASIL DOS ANOS 80 PELAS MÚSICAS DO ENGENHEIROS DO HAWAII

TÍTULO: VÁRIAS VARIÁVEIS: O BRASIL DOS ANOS 80 PELAS MÚSICAS DO ENGENHEIROS DO HAWAII Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: VÁRIAS VARIÁVEIS: O BRASIL DOS ANOS 80 PELAS MÚSICAS DO ENGENHEIROS DO HAWAII CATEGORIA: EM

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Cultura HD segundo lugar de audiência é retorno rápido e garantido

Cultura HD segundo lugar de audiência é retorno rápido e garantido Mídia Kit Cultura HD A Cultura HD faz parte do Grupo Integração, um grupo multimídia composto por quatro emissoras de televisão afiliadas Rede Globo, quatro emissoras de Rádio, um portal de internet, uma

Leia mais

(( SINOPSE )) BOM DIA CIDADE De segunda à sexta, das 06h00 às 08h00 Apresentação de André Araújo

(( SINOPSE )) BOM DIA CIDADE De segunda à sexta, das 06h00 às 08h00 Apresentação de André Araújo (( SINOPSE )) Dirigida ao público jovem, a Rádio Cidade reúne em sua programação muita música, descontração e promoções que aproximam o ouvinte dos comunicadores. A programação musical é variada. Da Dance

Leia mais

BAILE DA PAN CELEBRA OS 21 ANOS DA RÁDIO JOVEM PAN BH

BAILE DA PAN CELEBRA OS 21 ANOS DA RÁDIO JOVEM PAN BH BAILE DA PAN CELEBRA OS 21 ANOS DA RÁDIO JOVEM PAN BH Enviado por GRUPO BALO DE COMUNICAÇÃO 03-Jun-2016 PQN - O Portal da Comunicação GRUPO BALO DE COMUNICAÇÃO - 03/06/2016 Uma das principais emissoras

Leia mais

Escola Estadual de Ensino Fundamental República EEEFR. Rio de Janeiro, Novembro de 2015 Número 13 - Ano 7 PAISAGISMO NA ESCOLA

Escola Estadual de Ensino Fundamental República EEEFR. Rio de Janeiro, Novembro de 2015 Número 13 - Ano 7 PAISAGISMO NA ESCOLA Rio de Janeiro, Novembro de 2015 Número 13 - Ano 7 Escola Estadual de Ensino Fundamental República EEEFR Página 1 Editorial Nesta edição Página 1 Paisagismo na escola Página 2 Feira Cultural Página 3 Exposoção

Leia mais

DATAS COMEMORATIVAS. FESTAS JUNINAS 12 de junho Santo Antônio 24 de junho São João 29 de junho São Pedro

DATAS COMEMORATIVAS. FESTAS JUNINAS 12 de junho Santo Antônio 24 de junho São João 29 de junho São Pedro FESTAS JUNINAS 12 de junho Santo Antônio 24 de junho São João 29 de junho São Pedro As festas juninas fazem parte da tradição católica, mas em muitos lugares essas festas perderam essa característica.

Leia mais

por ano para trocar o sangue. Page leu todos os livros do Aleister Crowley. Em 1977, eles já tinham se tornado a banda definitiva de iniciação.

por ano para trocar o sangue. Page leu todos os livros do Aleister Crowley. Em 1977, eles já tinham se tornado a banda definitiva de iniciação. O Led Zeppelin sempre foi complicado. Esse era o problema inicial deles. Os shows deles sempre tinham violência masculina. Isso foi um desvio nos anos 1970, que foi uma época muito estranha. Era uma anarquia

Leia mais

AULA CRIATIVA DE HISTÓRIA - FOLCLORE

AULA CRIATIVA DE HISTÓRIA - FOLCLORE AULA CRIATIVA DE HISTÓRIA - FOLCLORE Mesmo não acreditando na Educação Criativa, o professor pode fazer uma experiência para ver o resultado. É o caso da professora deste relato. Glorinha Aguiar glorinhaaguiar@uol.com.br

Leia mais

AMAZONAS JAZZ FESTIVAL

AMAZONAS JAZZ FESTIVAL AMAZONAS JAZZ FESTIVAL sobre a EBC Criada em 2007 para instituir o Sistema Público de Comunicação, a Empresa Brasil de Comunicação é formada pela TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Radioagência

Leia mais

TIME FOR FUN ANUNCIA SHOWS NO BRASIL DO G3, TRIO DE GUITARRISTAS FORMADO POR JOE SATRIANI, JOHN PETRUCCI E STEVE MORSE

TIME FOR FUN ANUNCIA SHOWS NO BRASIL DO G3, TRIO DE GUITARRISTAS FORMADO POR JOE SATRIANI, JOHN PETRUCCI E STEVE MORSE TIME FOR FUN ANUNCIA SHOWS NO BRASIL DO G3, TRIO DE GUITARRISTAS FORMADO POR JOE SATRIANI, JOHN PETRUCCI E STEVE MORSE Apresentações acontecem em outubro no Rio de Janeiro, dia 11 e em São Paulo, dia 12

Leia mais

NOTÍCIAS. Parque da Cidade é o escolhido para grandes eventos em Natal. V.4 - N.4 - Setembro de 2015

NOTÍCIAS. Parque da Cidade é o escolhido para grandes eventos em Natal. V.4 - N.4 - Setembro de 2015 V.4 - N.4 - Setembro de 2015 Vilma Lúcia da Silva 05 Assessora de Comunicação do Parque da Cidade Parque da Cidade é o escolhido para grandes eventos em Natal Só no mês de setembro o Parque da Cidade recebeu

Leia mais

Circuito Banco do Brasil e Rdio formam parceria digital inédita. Novos artistas terão um contrato digital para divulgação de seu trabalho

Circuito Banco do Brasil e Rdio formam parceria digital inédita. Novos artistas terão um contrato digital para divulgação de seu trabalho Circuito Banco do Brasil e Rdio formam parceria digital inédita Novos artistas terão um contrato digital para divulgação de seu trabalho O Circuito Banco do Brasil, evento que vai levar os maiores nomes

Leia mais

EXPEDIENTE RELIZAÇÃO: PREFEITURA DE SANTO ANDRÉ PREFEITO: JOÃO AVAMILENO VICE-PREFEITA: IVETE GARCIA

EXPEDIENTE RELIZAÇÃO: PREFEITURA DE SANTO ANDRÉ PREFEITO: JOÃO AVAMILENO VICE-PREFEITA: IVETE GARCIA EXPEDIENTE RELIZAÇÃO: PREFEITURA DE SANTO ANDRÉ PREFEITO: JOÃO AVAMILENO VICE-PREFEITA: IVETE GARCIA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: CLEUZA REPULHO APOIO: Instituto Castanheira de Ação

Leia mais

Banda de rock Pau com Arame

Banda de rock Pau com Arame Banda de rock Pau com Arame A banda de rock Pau com Arame, de Belo Horizonte, foi formada em 1997 e trouxe para o mundo o rock "elíptico", moderno e original enfocando temas atuais e retratando o cotidiano

Leia mais

01. Explode conceito e gravação

01. Explode conceito e gravação 01. Explode conceito e gravação Fotografia de capa por Shervin Lainez Em 2010 The Gift foram para Madrid para gravar o novo álbum Explode. Produzido por Ken Nelson (Coldplay, Gomez, Badly Drawn Boy, Kings

Leia mais

TOTAL/MIL 167.255 134.744 131.937 101.117 A 27.615 20.609 15.206 8.954 MIX 27.890 26.533 27.308 18.532 B 21.169 19.339 20.596 10.

TOTAL/MIL 167.255 134.744 131.937 101.117 A 27.615 20.609 15.206 8.954 MIX 27.890 26.533 27.308 18.532 B 21.169 19.339 20.596 10. AGO/2014 DIAS 18 19 20 21 TOTAL/MIL 167.255 134.744 131.937 101.117 A 27.615 20.609 15.206 8.954 MIX 27.890 26.533 27.308 18.532 B 21.169 19.339 20.596 10.113 IBOPE/2014 Perfil ouvinte MIX FM e 29 CLASSÍCOS,

Leia mais

YURI CORBAL (guitarra e voz) IRLAN GUIMARÃES (baixo) RAFAEL MARCOLINO (bateria) EDUARDO MATOS (guitarra)

YURI CORBAL (guitarra e voz) IRLAN GUIMARÃES (baixo) RAFAEL MARCOLINO (bateria) EDUARDO MATOS (guitarra) De início veio a inquietude. Deixando de lado o bate-boca se a cena rocker é boa, péssima ou já deu pro gasto, pra eles o que se via não era suficiente. Trazendo referências diversas do Rock, Blues, R'n'B,

Leia mais

MANUAL SERVIÇOS AMBIENTAIS NO CORREDOR ETNOAMBIENTAL TUPI MONDÉ CADERNO DE ATIVIDADES

MANUAL SERVIÇOS AMBIENTAIS NO CORREDOR ETNOAMBIENTAL TUPI MONDÉ CADERNO DE ATIVIDADES MANUAL SERVIÇOS AMBIENTAIS NO CORREDOR ETNOAMBIENTAL TUPI MONDÉ CADERNO DE ATIVIDADES MÓDULO I Corredor Etnoambiental Tupi Mondé Atividade 1 Conhecendo mais sobre nosso passado, presente e futuro 1. No

Leia mais

E.E.I.E.F SÃO FRANCISCO ROTEIRO DO CURTA METRAGEM TEMA: A LENDA DA PEDRA DA BATATEIRA- MITO E REALIDADE 1ª PARTE

E.E.I.E.F SÃO FRANCISCO ROTEIRO DO CURTA METRAGEM TEMA: A LENDA DA PEDRA DA BATATEIRA- MITO E REALIDADE 1ª PARTE E.E.I.E.F SÃO FRANCISCO ROTEIRO DO CURTA METRAGEM TEMA: A LENDA DA PEDRA DA BATATEIRA- MITO E REALIDADE 1ª PARTE De inicio nos reunimos com alguns monitores do Programa Mais Educação para realizarmos a

Leia mais

Rock in Rio em contagem regressiva

Rock in Rio em contagem regressiva Rock in Rio em contagem regressiva Começa amanhã, às 10h, a venda oficial de ingressos para o maior festival de música e entretenimento do mundo Rio de Janeiro, 03 de abril de 2013 Começa nesta quinta-feira,

Leia mais

JESUS. rosto divino do homem, rosto humano de DEUS. Projeto: Luciano Mancuso. Equipe: André Figueiredo Keyla Gripp João Paulo (JP) Luciano Mancuso

JESUS. rosto divino do homem, rosto humano de DEUS. Projeto: Luciano Mancuso. Equipe: André Figueiredo Keyla Gripp João Paulo (JP) Luciano Mancuso JESUS rosto divino do homem, rosto humano de DEUS Projeto: Luciano Mancuso Equipe: André Figueiredo Keyla Gripp João Paulo (JP) Luciano Mancuso Distribuidor de balões da Artlatex www.cerradolatex.com.br

Leia mais

orizon P R O D U T O R A AgulhaNO samba black in soul viva o projeto samba rock

orizon P R O D U T O R A AgulhaNO samba black in soul viva o projeto samba rock orizon P R O D U T O R A AgulhaNO viva o projeto samba rock a banda Unidos pelo swing da música brazuca e pelo tempero araraquarense mais do que especial, três amigos se reúnem para apresentar o melhor

Leia mais

Lúmini Art Centro de Pesquisa, Cultura e Ação Social. O Projeto Social Luminando

Lúmini Art Centro de Pesquisa, Cultura e Ação Social. O Projeto Social Luminando Lúmini Art Centro de Pesquisa, Cultura e Ação Social O Projeto Social Luminando O LUMINANDO O Luminando surgiu como uma ferramenta de combate à exclusão social de crianças e adolescentes de comunidades

Leia mais

Apresentação Reinaldo Arias

Apresentação Reinaldo Arias Apresentação Reinaldo Arias 2011 Projeto musical Música para envolver, encantar e integrar. Essa é a proposta do músico, produtor e compositor Reinaldo Arias. Artista atuante, gravou, produziu e compôs

Leia mais

Roteiro de Áudio. SOM: abertura (Vinheta de abertura do programa Hora do Debate )

Roteiro de Áudio. SOM: abertura (Vinheta de abertura do programa Hora do Debate ) 1 Roteiro de Áudio Episódio 1 A língua, a ciência e a produção de efeitos de verdade Programa Hora de Debate. Campanhas de prevenção contra DST: Linguagem em alerta SOM: abertura (Vinheta de abertura do

Leia mais

Rock in Rio divulga balanço final da edição 2013

Rock in Rio divulga balanço final da edição 2013 Rock in Rio divulga balanço final da edição 2013 Com mais de 10 milhões de seguidores nas redes sociais e 9,2 milhões de visualizações de páginas na internet, números do Rock in Rio impressionam Rio de

Leia mais

Memorando Rock no Sado. Conceito

Memorando Rock no Sado. Conceito Memorando Rock no Sado Conceito O festival Rock no Sado teve origem no ano de 2013 e foi pensado com diversos intuitos em mente. Colmatar a falta de eventos do mesmo tipo e/ou dimensão na região fazendo

Leia mais

Projeto Recreio Musical

Projeto Recreio Musical Colégio Marista de Colatina Apresenta Projeto Recreio Musical Uma viagem educativa pelo universo da música Ano 2015 O Projeto Recreio Musical, em sua segunda edição no Colégio Marista de Colatina, abre

Leia mais

Historia dos Tokio hotel

Historia dos Tokio hotel ttokio hotel 1 Historia dos Tokio hotel A banda Tokio Hotel foi fundada pelo vocalista Bill Kaulitz e o guitarrista Tom Kaulitz, que são gêmeos idênticos, baterista Gustav Schäfer e o baixista Georg Listing.

Leia mais

Público-alvo: Alunos de 8º ano e 9º do ensino fundamental e ensino médio.

Público-alvo: Alunos de 8º ano e 9º do ensino fundamental e ensino médio. Elaboração do Jogo MESADA do PIBID Autora: Rassiê Tainy de Paula Público-alvo: Alunos de 8º ano e 9º do ensino fundamental e ensino médio. Material necessário: 1 tabuleiro; 6 peões; 1 dado; 325 notas de

Leia mais

Terceiro Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Terceiro Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Terceiro Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Os últimos meses chegaram e já passaram. No geral, aconteceram muitos encontros com os intercambistas

Leia mais

"Organizar evento é como uma grande orquestra"

Organizar evento é como uma grande orquestra "Organizar evento é como uma grande orquestra" Publicação: 25 de Maio de 2014 às 00:00 O primeiro evento que ela organizou foi aos 12 anos, a festa junina da escola. O que Tânia Trevisan não imaginava

Leia mais

AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS

AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS Até onde vai a força da Motivação? Glorinha Aguiar glorinhaaguiar@uol.com.br Uma proposta criativa motivadora na sala de aula pode deixar o professor bem impressionado

Leia mais

FOTOS DO EVENTO Matérias Matéria Aratu Online A 22ª edição do Troféu Dodô e Osmar aconteceu na noite desta terça-feira (31) na sala principal do Teatro Castro Alves. Com o objetivo de reconhecer inúmeros

Leia mais

Blitz Desafio das Bandas Unijorge 13/11/2014 Canto dos Malditos na Terra do Nunca

Blitz Desafio das Bandas Unijorge 13/11/2014 Canto dos Malditos na Terra do Nunca O Evento Blitz Desafio das Bandas Unijorge 13/11/2014 Canto dos Malditos na Terra do Nunca Blitz Desafio das Bandas Unime 19/11/2014 Canto dos Malditos na Terra do Nunca Blitz Desafio das Bandas UNEB 25/11/2014

Leia mais

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I ARTES. Conteúdo: Aula 1 e 2: Canção de roda.

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I ARTES. Conteúdo: Aula 1 e 2: Canção de roda. Conteúdo: Aula 1 e 2: Canção de roda. 2 Habilidades: H12 Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais. 3 Música clássica- baseada no folclore Heitor

Leia mais

por futebol profissional ou amador?

por futebol profissional ou amador? Tabela 3 - Síntese das entrevistas com torcedores I O que é o futebol pra você? Uma paixão. É um esporte que eu pratico, que gosto. O meu time de futebol é a razão do meu viver. Você se interessa mais

Leia mais

TOMORROWLAND. Esquema de Patrocínio

TOMORROWLAND. Esquema de Patrocínio TOMORROWLAND 100000000000 Esquema de Patrocínio Assinantes: + 12.600.000 na Claro TV, NET, Oi TV, Sky e Vivo TV Fonte: Viacom Janeiro 2014 POTENCIAL DE IMPACTO Potencial de impactar mais de 40MM pessoas

Leia mais

São Paulo. O Brasil como Pólo Internacional de Investimentos e Negócios. tsando@visitesaopaulo.com

São Paulo. O Brasil como Pólo Internacional de Investimentos e Negócios. tsando@visitesaopaulo.com São Paulo O Brasil como Pólo Internacional de Investimentos e Negócios São Paulo Convention & Visitors Bureau Fundação 25 de Janeiro Entidade estadual, mantida pela iniciativa privada. Captação e apoio

Leia mais

Década de 90. Era preciso igualar uma fala única que pudesse atender todos os brasileiros.

Década de 90. Era preciso igualar uma fala única que pudesse atender todos os brasileiros. Década de 90 A década de 1990 marca a solidificação das redes de rádio pelo país. De início com deslizes, como deixar informações estritamente locais serem transmitidas em cadeia nacional, a exemplo de

Leia mais

Fusão de música e educação ambiental

Fusão de música e educação ambiental Fusão de música e educação ambiental O PROJETO PERCUSSUCATA difunde a educação ambiental por meio de vivências musicais diferenciadas, reaproveitando garrafas PET para construção de instrumentos de percussão

Leia mais

Iracema estava na brinquedoteca

Iracema estava na brinquedoteca Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães Iracema estava na brinquedoteca com toda a turma quando recebeu a notícia de que seu sonho se realizaria. Era felicidade que

Leia mais

CD (13 11 & 15 2014 2002 20.000 1999, 2015 2 CD

CD (13 11 & 15 2014 2002 20.000 1999, 2015 2 CD A banda ABLUESADOS representa hoje, dentro do circuito musical de Goiás, a principal referência na execução dentro de um estilo pouco valorizado: o Blues. As conquistas conseguidas pela banda e principalmente

Leia mais

i2s THINKS CREATES AND PROVIDES Especialização absoluta no mercado segurador

i2s THINKS CREATES AND PROVIDES Especialização absoluta no mercado segurador i2s THINKS CREATES AND PROVIDES Especialização absoluta no mercado segurador SABIA QUE SOMOS ÚNICOS? SOMOS ÚNICOS PORQUE O NOSSO DNA ASSIM NOS DEFINE. SOMOS ÚNICOS PORQUE CRIÁMOS UMA SOLUÇÃO SEM PRECEDENTES

Leia mais

TRANSCRIÇÃO SAMBA DE QUADRA

TRANSCRIÇÃO SAMBA DE QUADRA TRANSCRIÇÃO SAMBA DE QUADRA letreiro 1: Sem o modernismo dos tempos atuais, o samba sertanejo era uma espécie de baile rústico, que ia noite à dentro até o raiar do dia, com seus matutos dançando e entoando

Leia mais

Dia Nacional da Consciência Negra

Dia Nacional da Consciência Negra Dia Nacional da Consciência Negra Sobre a EBC Criada em 007 para instituir o Sistema Público de Comunicação, a Empresa Brasil de Comunicação é formada pela TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil,

Leia mais

Viver a Responsabilidade Social sem fronteiras

Viver a Responsabilidade Social sem fronteiras Telecom Social Viver a Responsabilidade Social sem fronteiras Eduardo Octaviano Diretor de Comunicação Corporativa Brasília, 4 de maio de 2005 TIM Empresa do Grupo Telecom Italia Início das atividades

Leia mais

DIÁRIO Ano 1 n 01 Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul. DIÁRIO Ano 1 n 259 Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul SUPLEMENTO ESPECIAL

DIÁRIO Ano 1 n 01 Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul. DIÁRIO Ano 1 n 259 Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul SUPLEMENTO ESPECIAL SEXTA-FEIRA, 01/04/2011 DIÁRIO Ano 1 n 01 Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul www.aquies.com.br»» @folhadocaparao»» facebook.com/grupofolhadocaparao QUARTA-FEIRA, 15/02/2012 DIÁRIO Ano 1 n 259 Cachoeiro

Leia mais

MAIS IMPORTANTE GUIA DO RIO DE JANEIRO VEJA RIO é plural como as atrações cariocas e traz em suas páginas o espírito típico dos moradores da cidade.

MAIS IMPORTANTE GUIA DO RIO DE JANEIRO VEJA RIO é plural como as atrações cariocas e traz em suas páginas o espírito típico dos moradores da cidade. MAIS IMPORTANTE GUIA DO RIO DE JANEIRO VEJA RIO é plural como as atrações cariocas e traz em suas páginas o espírito típico dos moradores da cidade. É o mais importante e confiável guia de lazer e cultura

Leia mais

ABRIL HÁ JAZZ AO FUNDO DO TÚNEL UMA OBRA DE. / PTBluestation

ABRIL HÁ JAZZ AO FUNDO DO TÚNEL UMA OBRA DE. / PTBluestation ABRIL UMA OBRA DE HÁ JAZZ AO FUNDO DO TÚNEL Em abril, a Baixa-Chiado PT Bluestation convida o Hot Clube Portugal a programar um mês com muita música. O jazz vai percorrer os corredores da estação e contagiar

Leia mais

TOMORROWLAND. Esquema de Patrocínio

TOMORROWLAND. Esquema de Patrocínio TOMORROWLAND 100000000000 Esquema de Patrocínio Assinantes: + 12.600.000 na Claro TV, NET, Oi TV, Sky e Vivo TV Fonte: Viacom Janeiro 2014 POTENCIAL DE IMPACTO Potencial de impactar mais de 40MM pessoas

Leia mais

Sistema de Ensino CNEC

Sistema de Ensino CNEC 1 SUMÁRIO VOLUME 1 "O homem é um pedaço do Universo cheio de vida." Ralph Waldo Emerson Capítulo 1 O Tempo não para 5 Capítulo 2 Você percebendo-se como sujeito histórico 20 Capítulo 3 O Universo que nos

Leia mais

PERFIL DOS OUVINTES. Alcance: 776.533 ouvintes por mês ALCANCE 30 DIAS - 05/05h. Audiência: 71.701 ouvintes por minuto SS 06/19h FAIXA ETÁRIA

PERFIL DOS OUVINTES. Alcance: 776.533 ouvintes por mês ALCANCE 30 DIAS - 05/05h. Audiência: 71.701 ouvintes por minuto SS 06/19h FAIXA ETÁRIA A Rádio que é o AMOR DO RIO tem uma programação popular de sucesso formada pelas melhores músicas dos mais variados estilos, com grandes comunicadores e com as mais atraentes promoções, entretenimento

Leia mais

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Ainda depois de 4 meses na Dinamarca, este país ainda consegue fazer surpresas. Desde de agosto, a minha

Leia mais

Nível Médio Prova 1: Compreensão leitora e língua em uso

Nível Médio Prova 1: Compreensão leitora e língua em uso TEXTO 1 Leia o texto abaixo e nas alternativas de múltipla escolha, assinale a opção correta. INTERCÂMBIO BOA VIAGEM 1 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Cursos de intercâmbio são uma

Leia mais

Novos talentos do clipe e da música

Novos talentos do clipe e da música Novos talentos do clipe e da música O que é? Objetivo: Realização do Festival de Clipes e Bandas, que premiará e revelará talentos da área musical e de videoclipes. Além disso, é objetivo do projeto criar

Leia mais

www.portaledumusicalcp2.mus.br

www.portaledumusicalcp2.mus.br Apostila de Educação Musical 1ª Série Ensino Médio www.portaledumusicalcp2.mus.br O QUE É MÚSICA? A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) constituise basicamente de uma sucessão

Leia mais

1.Quem é e o que faz o ícone. musical de nossa era: o DJ?

1.Quem é e o que faz o ícone. musical de nossa era: o DJ? 1.Quem é e o que faz o ícone musical de nossa era: o DJ? Quem é e o que faz o ícone musical de nossa era: o DJ? Nos dias de hoje, quando você pensa em um artista descolado e muito poderoso, esse cara pode

Leia mais

Mestre Jelon Vieira: ... eu colaborei com a panela cultural de Nova York.

Mestre Jelon Vieira: ... eu colaborei com a panela cultural de Nova York. Mestre Jelon Vieira:... eu colaborei com a panela cultural de Nova York. Eu tenho que fazer uma volta muito grande. Eu estava morando na Europa, recebi um convite para participar de um show, em 1975, e

Leia mais

UM SUPERMERCADO E UM DESAFIO

UM SUPERMERCADO E UM DESAFIO SAIR DO LUGAR-COMUM PÃO DE AÇÚCAR UM SUPERMERCADO E UM DESAFIO Só em São Paulo, a associação que reúne os supermercados tem mais de 50 empresas cadastradas. As lojas se espalham com um volume impressionante.

Leia mais

Receita de Viagem Com Bel Coelho

Receita de Viagem Com Bel Coelho Receita de Viagem Com Bel Coelho Receita de Viagem 20 EPISÓDIOS 22MIN HD O PROJETO Receita de viagem é uma série original de vinte episódios para a televisão apresentada pela famosa chef brasileira Bel

Leia mais

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II Capítulo II Mark Ford 11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo Dois Como uma nota de $10 me deixou mais rico do que todos os meus amigos Das centenas de estratégias de construção de riqueza que

Leia mais

PLANO DE PATROCÍNIO 2015. Depto. de Marketing e Pesquisa Depto. de Marketing Pesquisa

PLANO DE PATROCÍNIO 2015. Depto. de Marketing e Pesquisa Depto. de Marketing Pesquisa PLANO DE PATROCÍNIO 2015 Depto. de Marketing e Pesquisa Depto. de Marketing Pesquisa O SEGMENTO LIGHT A Rede Transamérica Light atinge o público pertencente às classes AB, acima de 25 anos, formador de

Leia mais

1-PORTO SEGURO-BAHIA-BRASIL

1-PORTO SEGURO-BAHIA-BRASIL 1-PORTO SEGURO-BAHIA-BRASIL LUGAR: EUNÁPOLIS(BA) DATA: 05/11/2008 ESTILO: VANEIRÃO TOM: G+ (SOL MAIOR) GRAVADO:16/10/10 PORTO SEGURO BAHIA-BRASIL VOCÊ É O BERÇO DO NOSSO PAIS. PORTO SEGURO BAHIA-BRASIL

Leia mais

Lindo e Triste Brasil

Lindo e Triste Brasil SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 07 / / 0 II AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF UNIDADE: ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 0,0 MÉDIA:

Leia mais

FUNK CONSCIENTIZA. VAI 1 - música

FUNK CONSCIENTIZA. VAI 1 - música PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, fevereiro de 2010 FUNK CONSCIENTIZA VAI 1 - música Proponente Nome RG: CPF: Endereço Fone: E-mail: DADOS

Leia mais

mercado brasileiro de música

mercado brasileiro de música mercado brasileiro de música SUMÁRIO 03 Mercado Fonográfico Brasileiro 08 vendas de cds 05 Mercado 09 vendas de dvds 06 mercado físico 10 top 20 cd e dvd APRESENTAÇÃO O relatório anual da ABPD Associação

Leia mais

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento.

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. museudapessoa.net P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. R Eu nasci em Piúma, em primeiro lugar meu nome é Ivo, nasci

Leia mais

ZECA CAMARGO Jornalista e Apresentador Rede Globo de Televisão

ZECA CAMARGO Jornalista e Apresentador Rede Globo de Televisão ZECA CAMARGO Jornalista e Apresentador Rede Globo de Televisão Zeca Camargo foi o convidado da segunda edição do RBS Debates, dia 23 de Julho, em Florianópolis. O evento reuniu mais de mil estudantes e

Leia mais

Carnaval 2014. A Sociedade Rosas de Ouro orgulhosamente apresenta o enredo: Inesquecível

Carnaval 2014. A Sociedade Rosas de Ouro orgulhosamente apresenta o enredo: Inesquecível Carnaval 2014 A Sociedade Rosas de Ouro orgulhosamente apresenta o enredo: Inesquecível Nesta noite vamos fazer uma viagem! Vamos voltar a um tempo que nos fez e ainda nos faz feliz, porque afinal como

Leia mais

MÚSICA. ÔNCALO GRUPO PAULISTANO 1º de fevereiro

MÚSICA. ÔNCALO GRUPO PAULISTANO 1º de fevereiro MÚSICA ÔNCALO GRUPO PAULISTANO 1º de fevereiro Espalhando o conceito de street band no país e no mundo, o Grupo Ôncalo traz um repertório instrumental que homenageia Tim Maia, inovando o conceito de Fanfarra

Leia mais

AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA FESTA CRIATIVA Glorinha Aguiar glorinhaaguiar@uol.com.br

AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA FESTA CRIATIVA Glorinha Aguiar glorinhaaguiar@uol.com.br AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA FESTA CRIATIVA Glorinha Aguiar glorinhaaguiar@uol.com.br Ele era um excelente e criativo professor de Educação Física. Um dia, a diretora da escola o procurou e disse: Dentro

Leia mais

Autor (a): Januária Alves

Autor (a): Januária Alves Nome do livro: Crescer não é perigoso Editora: Gaivota Autor (a): Januária Alves Ilustrações: Nireuda Maria Joana COMEÇO DO LIVRO Sempre no fim da tarde ela ouvia no volume máximo uma musica, pois queria

Leia mais

A nossa missão profissional é eternizar a sua história e o nosso desejo pessoal é conhecer aquela parte incrível que mora em você.

A nossa missão profissional é eternizar a sua história e o nosso desejo pessoal é conhecer aquela parte incrível que mora em você. A nossa missão profissional é eternizar a sua história e o nosso desejo pessoal é conhecer aquela parte incrível que mora em você. Muito prazer, nós somos a Old Love Somos fotógrafos de casais em sintonia,

Leia mais

A Orquestra Metropolitana, sob a regência do Maestro Rodrigo Vitta, prestará uma maravilhosa homenagem ao rock nacional dos anos 80.

A Orquestra Metropolitana, sob a regência do Maestro Rodrigo Vitta, prestará uma maravilhosa homenagem ao rock nacional dos anos 80. A Orquestra Metropolitana, sob a regência do Maestro Rodrigo Vitta, prestará uma maravilhosa homenagem ao rock nacional dos anos 80. Acompanhada de uma banda de rock e com a participação de músicos que

Leia mais

Chicago O Musical: Entrevista com Roz Ryan¹

Chicago O Musical: Entrevista com Roz Ryan¹ DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1414573102252015216 Chicago O Musical: Entrevista com Roz Ryan¹ Chicago The Musical: Interview with Roz Ryan Por: Ana Luiza Koerich Rios² 216 Urdimento, v.2, n.25, p.216

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Projeto dia dos Pais 2015 Comemoração dia 15/08/15

Projeto dia dos Pais 2015 Comemoração dia 15/08/15 Projeto dia dos Pais 2015 Comemoração dia 15/08/15 Objetivo:Promover a interação entre pais e filhos, de maneira divertida, prazerosa e colaborativa, dentro do contexto escolar de convivência e socialização.

Leia mais

Ampliando o olhar sobre a Arte

Ampliando o olhar sobre a Arte Ampliando o olhar sobre a Arte A Arte reflete a história da humanidade. Desde as primeiras expressões artísticas (Arte rupestre) até os dias de hoje, podemos compreender o desenvolvimento do homem em cada

Leia mais

( ) Brasília ( ) Recife ( ) Belo Horizonte ( ) Rio de Janeiro ( ) Porto Alegre

( ) Brasília ( ) Recife ( ) Belo Horizonte ( ) Rio de Janeiro ( ) Porto Alegre DOCUMENTOS E CONTATOS: Nome Completo: Nome Artístico: Idade: Data de Nascimento: CPF: RG: Endereço: Bairro: Cidade: Estado: CEP: Telefone Residencial: Telefone Comercial: Telefone Celular 1 Telefone Celular

Leia mais