Acampamento para Jovens

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Acampamento para Jovens"

Transcrição

1 Acampamento para Jovens

2 Acampamento Para Jovens Guia de orientação Igreja: Diretor: Telefone:

3 ACAMPAMENTOS E RETIROS CRISTÃOS Muitos líderes não compreendem o porquê de se realizar um acampamento de Jovens. Para alguns deixar o conforto e a liberdade de sua casa e submeter-se a disciplina de um acampamento, dormir dentro de uma barraca, usar banheiros coletivos, tomar banhos frios, e enfrentar muitas vezes a chuva, o barro e o frio, não passa de uma loucura. Porém, tudo isso é nada em relação a tudo o que um acampamento pode acrescentar a vida espiritual, sentimental e social de um jovem. De acordo com a nossa filosofia de acampamento, o propósito básico de um acampamento é levar os jovens a um lugar onde eles possam responder e aceitar a Jesus como seu Salvador pessoal. Um acampamento é importante porque: Estimula o crescimento espiritual; Promove o desenvolvimento físico; Ajuda a desenvolver relacionamentos sociais; Preenche algumas importantes necessidades psicológicas; É um agente educacional.

4 Detalhes que Fazem a Diferença Local Antes de defini-lo é necessário determinar que tipo de acampamento será feito. O local está intimamente relacionado àquilo que se pretende alcançar no acampamento. Após definir o objetivo do acampamento, deve-se então sair em procura de um local apropriado. Deve ser de fácil acesso e bem sinalizado. Considere alguns detalhes antes de defini-lo: Distância Ela poderá influenciar grandemente no custo final do acampamento, bem como no interesse geral dos jovens. Em final de semana curto sem nenhum feriado, o acampamento deveria ser feito em local próximo para facilitar o acesso daqueles que porventura tenham que chegar um pouco mais tarde e função do trabalho, etc. Quando é possível unir um final de semana a um feriado, pode-se então realizar acampamento em lugares mais distantes. O ideal é que sempre seja alugado um ônibus para que os jovens possam sair e chegar juntos ao local do acampamento. Ao viajarem juntos, já se começa a criar um ambiente de fraternidade, companheirismo, o que facilitará muito a integração deles no período em que permanecerem juntos no acampamento. Deve-se também fazer um mapa de como chegar no local, com orientações bem claras para quem vai de carro próprio. Estrutura física do local Os jovens estão cada vez mais exigentes, por isso, é muito importante alguém da equipe fotografar o local e expor as fotos em lugar visível para que o grupo saiba exatamente o lugar para onde está indo. Fica muito complicado apenas criar uma expectativa na mente dos jovens sem contudo mostrar-lhes o local. Para tranquilidade do coordenador do acampamento seria importante tornar o local conhecido em todos os seus ângulos a fim de que todos saibam o que vão encontrar quando chegarem lá.

5 Se a proposta for acampar com barracas cuide dos seguintes detalhes: Ter um bom terreno para fixação das barracas. Se o local for gramado melhor. Fuja sempre de: Touceiras de capim - cobras; Capim alto - cobras e aranhas; Próximo a banhados - mosquitos; Encosta de morro - em caso de chuva, poderá ocorrer deslizamento; Debaixo de arvores - perigo de raios e quedas de galhos; Próximos de apiários - perigo com as abelhas; Próximos a rios e lagos quando sujeitos a enchentes e inundações; O terreno sobre o qual vamos acampar deve ser muito bem considerado. Solos impermeáveis, como saibros, por exemplo, se forem planos, produzem em caso de chuva um tremendo lodaçal. Procure montar as barracas em terrenos ligeiramente elevados ou mais no topo das inclinações. Deve-se evitar também: Terrenos de terra batida - produzem barro e pó; Terreno pedregoso - incômodo; Solo arenoso - não firma a barraca. Verifique se existem banheiros e chuveiros já construídos ou se haverá necessidade de construí-los. Se já existe, verifique o número, para ver se são suficientes. Nunca permita que homens e mulheres usem os mesmos banheiros e chuveiros, mesmo que em horários diferentes. Eles devem estar separados por uma boa distância. Cuidado com o vento. É sempre bom montar sua barraca para o lado do vento e para o lado do chovedor ( como dizem os mateiros), lado do horizonte de onde vem a chuva. Providencie local coberto para reuniões. É perigoso confiar apenas no bom tempo. Mesmo com um bom tempo corremos o perigo e o incômodo do sol quente e do sereno da noite, que pode prejudicar em muito a programação. Tenha um bom local para desenvolvimento das atividades propostas para o acampamento, sejam elas atividades recreativas, de instrução, de sobrevivência, etc. Providencie um local para instalação do Posto médico. Não se esqueça de um bom local para instalação da cozinha. Ela deve estar bem

6 protegida e preferencialmente embaixo de uma árvore isolada ou beira de mato. Verifique a rede elétrica. Analise cuidadosamente se a água do local é boa para se beber e cozinhar. Se a proposta for um acampamento utilizando-se de alojamentos verifique os seguintes detalhes: número de quartos (coletivos masculinos e femininos, para casais, etc); número de camas; número de colchões; chuveiros quentes e frios; sanitários masculinos e femininos; Refeitório. Verifique se existem equipamentos necessários e se é preciso levar: pratos, talheres, copos, louças em geral, panelas etc. Local para reuniões. Nem todos os lugares oferecem condições de se ter um local separado para reuniões e refeitório. Nesse caso poderá ser usado o mesmo lugar para ambas as coisas, desde que haja tempo suficiente para arrumação nas diferentes atividades. Local para esportes/gincanas. Deve ter o tamanho suficiente para desenvolver atividades coletivas. Caso o local não ofereça quadras de esporte, será necessário montá-las, para isso necessita-se de um bom espaço.

7 Coisas que não devem ser esquecidas Cadeiras, bancos ou banquetas. É muito desconfortável ter que sentar no chão, às vezes na grama molhada pelo orvalho ou no chão frio. Deveria se ter o cuidado de providenciar algo em que os jovens pudessem sentar e assistirem as programações. Esse também é um fator importantíssimo que contribui para a reverência nas programações espirituais. Se não existe bancos ou cadeiras no local, os participantes devem ser orientados para levarem seus banquinhos individualmente. Som Um bom sistema de som facilita o desenvolvimento da boa programação. A falta de som prejudica o orador ou instrutor, os cantores etc. Projetor de vídeo, retroprojetor e telão São recursos indispensáveis para uma boa apresentação de um seminário, um vídeo, um jornal do acampamento. Hoje a maioria dos palestrantes fazem uso do Power Point e suas apresentações. Para isso se faz necessário tais equipamentos. Painel Um painel faz uma grande diferença no visual de um acampamento. Pode ser produzido em papel, tecido, pintado em madeira, lona etc. Ele ajuda a fixar na mente dos participantes o lema principal do acampamento. Capacidade de acomodação Nunca inscreva mais pessoas que o local tenha condições de receber. Isso poderá gerar insatisfação dos participantes. Tenha sempre novidades Procure mudar as atividades e convidados de um acampamento para o outro. A repetição das mesmas atividades e dos mesmos oradores pode gerar desmotivação.

8 Seguro Nunca saia com o grupo, por menor que seja, sem um seguro de vida. O diretor deve procurar agências de seguro e dar aos acampantes no período do acampamento um seguro de vida para despesas hospitalares, acidentes ou até morte. Competições Cuidado com julgamentos parciais do tipo: melhor acampante, garota(o) mais bonita(o). Cuidado com atividades que discriminem as pessoas e reforcem preconceitos. Todas as atividades do acampamento devem estar abertas a participação de todos sem nenhuma discriminação. Cuidado para não constranger alguns participantes com atividades do tipo: jantar romântico, que pode ser substituído pelo jantar da amizade. Avaliação diária da programação Não faça do programa uma camisa de força. Seja flexível, aberto(a) para mudanças e sábio(a) para lidar com imprevistos. Se for necessário mudar alguma coisa em relação ao que foi planejado antecipadamente para o melhor da programação, deve ser feito. Promova reuniões diárias de avaliação com o seu grupo de apoio. Programação balanceada Não queira fazer de seu acampamento uma classe bíblica prolongada. Uma programação essencialmente espiritual deve ser reservado para os retiros espirituais. Nos acampamentos de verão, além da parte espiritual, deve-se dar aos jovens outras atividades sociais e recreativas. Programação humorística Cuidado com os programas humorísticos. Não tente imitar a TV, usando palavras, jeitos que desonram o nome de Deus. Secretaria Tenha uma boa secretaria do evento funcionando com todas as informações

9 necessárias para quem quiser saber qualquer coisa. Não detenha as informações somente com os coordenadores. Equipe de recepção Tenha uma boa equipe de recepção preparada para alojar e receber a todos com alegria quando estes chegarem no acampamento. Avaliação do acampamento Ao final do acampamento não se esqueça de fazer uma avaliação final. Isso poderá ajuda-lo (a) a melhorar o próximo acampamento.

10 Coordenação Um bom programa só irá adiante com uma boa equipe trabalhando em todas as áreas. Para que o coordenador do acampamento não chegue ao final com estafa ou desanimado pela falta de apoio e cooperação, é preciso com muita antecedência preparar sua equipe de trabalho e delegar responsabilidades. É muito difícil conseguir qualquer apoio na última hora. Para se ter um bom acampamento é necessário um bom planejamento antecipado da parte de todos os colaboradores. Para que sua equipe possa trabalhar e render o esperado, leve em conta o seguinte: Defina as áreas que necessitam coordenadores e escolha-os; Proporcione orientação e motivação para toda a equipe; Entregue a cada líder uma relação escrita das suas tarefas; Veja as funções essenciais para uma equipe eficiente, e acrescente os nomes na planilha abaixo de acordo com a sua realidade: Coordenação geral: Conselheiros: Horários: Tesouraria: Devocionais: Seminários: Som: Comunicação: Esporte: Música: Escola Sabatina: Culto Jovem: Saúde: Reportagem: Cozinha: Higiene:

11 Departamento infantil: Ordem e segurança: Atividades Sociais: Secretaria: Gincana: Promoção: Recepção: Escolha criteriosamente entre os participantes, pessoas para administrarem estas áreas do programa. Reúna-os, trace os planos e delegue de verdade! Ao iniciar o acampamento, torne a equipe conhecida, para que todos saibam quem está à frente de cada área. (faça as adaptações de acordo com sua realidade). E lembre-se: As pessoas ajudam a realizar o que ajudaram a planejar. Fiquem atentos as principais atividades e suas responsabilidades. COORDENAÇÃO GERAL É aquele que precisa estar constantemente checando o andamento dos preparativos bem como é o responsável maior pelo evento. Deve convocar e coordenar a comissão de apoio tantas vezes quanto se fizer necessário. Deve estar informado de todos os detalhes e deve supervisionar o bom andamento da programação. CAPELÃO É aquele que realiza todos os devocionais e fica a disposição da coordenação para aconselhamentos especiais. Ao ser convidado deve ser considerado suas características pessoais como: estilo de pregação, envolvimento com os jovens, etc. DIRETOR(A) DE PROGRAMAÇÃO É o responsável por sugerir um modelo de programação que satisfaça as necessidades dos jovens naquele acampamento. Deve recrutar pessoas

12 capacitadas para ajudá-lo nesta desafiadora tarefa. A programação deve ser preparada com bastante antecedência. Nada daquilo que é feito de última hora ou de improviso funciona bem. Quando a programação não é consistente, interessante e espiritual, os jovens perdem o interesse, o que pode desencadear problemas de ordem disciplinar. Dentro da programação os horários devem ser muito bem estabelecidos, inclusive para dormir e levantar. Nenhum jovem deve se sentir no direito de fazer o que bem entender. E para ajudá-lo, é preciso ter uma programação que lhe seja interessante e atrativa. Para ter sucesso leve em conta as seguintes regrinhas: 1. Para crianças: seja criança! Caia na terra literalmente, role com eles, abaixe-se ao falar com eles e procure usar a sua imaginação também. Resumindo, seja de novo uma criança, mas não esqueça que você é um adulto. 2. Para adolescentes e jovens: Procure entrar na deles mais delimite seu espaço. Dite as regras e coloque-os para trabalhar. Os desafios são ótimos recursos para conquista-los, converse com eles sempre. Dê atenção, faça com que se sintam os seres mais importantes do mundo. 3. Para adultos: Seja original, explore os conhecimentos e as habilidades físicas e mentais, não dê margens para os questionadores. Seja o mais honesto, compreensível e justo possível e jamais seja áspero sem necessidade. A cortesia e a gentileza fascinam os adultos. 4. Para idosos: Brinque com eles, faça-os relembrar as brincadeiras do passado. Atenção é fundamental e o desafio ás habilidades já um pouco debilitadas os motiva. Seja sempre paciente e jamais use palavras de repreensão, seja que for, pois são mais velhos e lhes devemos respeito acima de tudo. O que eles sabem talvez levemos décadas para descobrir. Seja sempre um amigo verdadeiro. Equilibre a programação com: Atividades espirituais: Palestras; Dinâmica de grupo;

13 Painéis de debate; Musical; Representação bíblica; Estudo dirigido; Momentos de oração; Momentos de louvor; Sermões; Filmes cristãos; Caminhadas bíblicas; Fogo do conselho; Cerimônias especiais (Batismo, Santa Ceia, Investidura de novos líderes JÁ); Etc. Atividades recreativas: Gincanas; Esportes dirigidos (Vôlei, futebol, basquete, futebol de casais, casados e solteiros, futebol feminino); Jogos de mesa; Concursos para grupos; Hora social com atividades de roda; Etc. Atividades sociais Hora da amizade (Tempo para fazer novos amigos); Programa social do Acampamento a noite; Programa humorístico. Deve ser divertido mas não apelativo; Filmes culturais; Passeios ecológicos, culturais, etc; Brincadeiras dirigidas; Programa dos homens para as mulheres; Programa das mulheres para os homens; Concursos variados ( paródias, trovas, poesias); Festas da amizade (brega, anos 60, havaiana, etc) Etc.

14 COORDENADOR(A) DE MATERIAIS Deve saber com antecedência a programação, para preparar todos os materiais necessários. É responsável pelas coletâneas, retroprojetor, vídeo projetor, microfones, som, materiais esportivos, etc. COORDENADOR(A) DA MÚSICA Ele(a) é responsável pela seleção das músicas que serão cantadas no acampamento, inclusive o hino oficial. Precisa também saber sobre a programação para estabelecer os convites aos cantores solistas e grupos musicais. Fica também responsável pela regência congregacional. DIRETOR(A) DE ATIVIDADES SOCIAIS É responsável pelas atividades sociais do acampamento, tornando a sociabilização do grupo uma realidade. Essas atividades poderão ser desenvolvidas desde o momento que os jovens chegarem no acampamento. Poderá escolher uma boa equipe para assessorá-lo(a), e deverá trabalhar sintonizado(a) com a equipe de esportes. DIRETOR(A) DE ESPORTES Deverá coordenar todas as atividades recreativas e esportivas do acampamento. As atividades deverão envolver o maior número de participantes possível. Deve-se evitar atividades em que poucos participem e muitos apenas assistam. EQUIPE DE LIMPEZA Dependendo do caixa do acampamento pode-se contratar uma equipe para manter a limpeza do acampamento impecável. É responsabilidade desta equipe, manter os sanitários, chuveiros, área externa, auditório e refeitório muito bem limpos. Deve providenciar locais para serem depositados os lixos. EQUIPE DE COZINHA Essa equipe deve ser cuidadosamente escolhida. Não deve chefiar a cozinha alguém que não tenha experiência. Uma boa comida é fundamental para o

15 sucesso e a satisfação dos acampantes. A comida é uma daquelas coisas que ninguém esquece num acampamento. Havendo disponibilidade, deve-se contratar alguém que tenha muita experiência em restaurantes, o que facilitará a escolha do cardápio e a elaboração dos alimentos. Não deve ser usado alimentos com carne em acampamentos cristãos. Deve-se estabelecer um cardápio balanceado. Você pode usar: Desjejum: Cevada com leite; pão com margarina; fruta; mingau de aveia; leite com chocolate; pão com molho salgado; mingau de fubá com coco; chá; leite; biscoito; pão integral; suco de laranja, abacaxi, caju, maracujá, acerola, goiaba, uva ; bolo de cenoura, chocolate; patê de ricota, berinjela; cereais; granola; doce de leite; coalhada; ricota temperada. Almoço: Arroz; feijão; assado de triguilho; salada de pepino, tomate com cebola, cenoura cozida, beterraba cozida, repolho, vagem, rabanete, maionese de batata, mista, soja, escarola, acelga, grão de bico, tabule; Hambúrguer de PTS; farofa; arroz a grega; refogado de glúten; macarronada; quibe vegetariano; Estrogonofe de glúten; brócolis refogado; lasanha; assado de legumes; lentilha; macarronada alho e óleo e bolonhesa; arroz integral. Sobremesa: Flan; sagu; Arroz doce; Gelatina com creme; Pêssego em calda; Goiabada. Jantar: Sopa de legumes; pão; torradas; cevada com leite; frutas; sanduíche natural; suco; sopa doce; bolo; bolacha; leite com chocolate; pizza; iogurte natural; salada de frutas; torta salgada; biscoitos; pastel; vitamina; cachorro quente; pão de queijo. EQUIPE DE MONITORES Esta equipe deve ser formada por pessoas que são aceitas e ouvidas pelo grupo. Suas principais funções são manter a ordem nos horários das programações;

16 estimular a participação dos acampantes, não deixando-os ficar em atividades paralelas; manter o silêncio após o horário para dormir e manter os namorados dentro dos princípios cristãos. EQUIPE DE SEGURANÇA Forme uma boa equipe de segurança. Ela deverá manter a segurança do local, evitando assim que o acampamento fique desprotegido durante o dia e durante a noite. A segurança deve ser feito em forma de rodízio. O ideal é a cada 2 ou 3 horas haver um revezamento. Se houver mulher na segurança, ela deve ser escalada para atividades diurnas, e nunca deve ser colocada para fazer ronda noturna com rapazes. Esse equipe deve ser chefiada por alguém que tenha experiência em segurança. EQUIPE MÉDICA Um bom acampamento não deve funcionar sem a presença de uma barraca para atendimento médico. É muito perigoso realizar algum acampamento sem a presença de um médico devidamente equipado com medicamentos para primeiros socorros. Também a disposição do posto médico sempre deverá ter um carro ou dependendo do tamanho do acampamento uma ambulância. Também é importante se fazer um contato prévio com o hospital mais próximo para casos de emergência. Se não houver nenhum médico do grupo, é importante que seja contratado e pago os seus honorários. Isso dará mais segurança a todos. Quanto aos medicamentos segue abaixo uma lista sugestiva básica que não deveria faltar: Caladryl (creme); Hidrafix (soro); Novalgina (gotas); AAS adulto e infantil; Cataflan 50mg (comprimidos); Buscopan (gotas, comprimidos e injetável); Voltaren (comprimidos e injetável); Adrenalina (injetável); Lasix (injetável);

17 Plasil (injetável e gotas); Imosec (comprimidos); Colestase (comprimidos); Isordil (comprimidos); Colírio Lerin (ocular); Oncilom A.M.; Glicose à 50% (ampolas); KC1 (ampolas) Otoxyladose (ouvido); Fenergan (gotas, solução e injetável). EQUIPE DE INFRA-ESTRUTURA É de responsabilidade desta equipe: Dividir as diferentes áreas do acampamento; construir chuveiros e sanitários se for necessário; providenciar água no acampamento; verificar a rede elétrica e disponibilizar tomadas para serem usadas; montar o palco e fixar o painel. É necessário manter durante o acampamento pessoas a disposição em caso de necessidade. EQUIPE DE TRANSPORTE É responsável pelo transporte de todos os materiais para o acampamento, bem como, providenciar o aluguel do ônibus para que todos os acampantes cheguem juntos no local. SECRETARIA Esta equipe desenvolve uma importante atividade na preparação e desenvolvimento do acampamento. Ela prepara todos os formulários para as atividades espirituais, sociais e recreativas; mantém o registro das pontuações das equipes em dia; prepara a ficha de inscrição do acampamento com todas as informações e é responsável pelo recebimento e controle das mesmas; prepara os crachás de identificação de cada acampante; na chegada, todas as coletâneas e materiais informativos são distribuídos por essa equipe. EQUIPE DE FINANÇAS Prepara com antecedência um orçamento detalhado de todas as despesas do

18 acampamento. Controla com o(a) tesoureiro(a) da igreja todas as entradas e saídas para o acampamento. Ao final do acampamento presta um relatório a comissão organizadora e a igreja. Este é um item que, em grande medida, define o estilo, a qualidade e a participação do grupo no acampamento de Verão. Quase sempre é necessário que a receita geral do evento, inclua provisão extra para garantir a participação daqueles jovens de menor recurso financeiro. Deve-se lembrar que para muitos da Igreja o Acampamento de Verão é a única experiência de lazer fora de sua cidade em toda a vida. Para estes, especialmente, a participação é importante, e tudo que se puder fazer para inclui-los representará proveito duradouro: parcelamento de taxa de inscrição, inclusão na equipe de apoio (dispensada do pagamento de inscrição), patrocínio especial, etc. Planeje bem tudo o que vai gastar, e NUNCA gaste mais do que arrecadou. A seguir uma maneira simples de coordenar seus gastos dentro de um orçamento para que não haja problemas por falta de planejamento e organização. 1. Receitas Inscrições R$... Patrocínios R$... Doações da Igreja R$... Vendas de camisetas R$... Outros R$... Total de entradas R$ Despesas Aluguel de área R$... Transporte de materiais R$... Infraestrutura no local R$... Despesas com energia R$...

19 Despesas com água R$... Despesa com convidados R$... Aluguel de rádio comunicadores R$... Serviços gráficos R$... Painel ou banner R$... Mão de obra R$... Aluguel de cadeiras R$... Aluguel de som R$... Aluguel de equipamentos diversos R$... Material esportivos R$... Alimentação R$... Cozinheiras R$... Brindes R$... Inscrições doadas R$... Posto Médico R$... Emergência R$... Total de despesas R$...

20 Programação de Retiro Espiritual (Sugestão) Sexta-feira 18:00 Saída da Igreja 19:00 Chegada no Retiro 20:00 Janta 21:00 Abertura do Retiro 22:00 Silêncio Sábado 06:30 Alvorada 07:00 Meditação Matinal 07:30 Desjejum 08:45 Escola Sabatina 10:30 Culto Divino 12:00 Almoço 13:00 Hora Livre (2h30min) Programação Paralela Estudo Bíblico Dirigido 15:30 Palestra Jovem Opcional Desafio Jovem Dinâmica de Grupos 16:30 Culto Jovem 18:00 Culto Vespertino 18:30 Janta 19:30 Hora Social Opcional Gincana 22:00 Silêncio Domingo 06:00 Alvorada 06:30 Meditação Matinal 07:30 Ginástica 07:30 Desjejum 08:30 Palestra Jovem Opcional Desafio Jovem Dinâmica de Grupos 10:00 Hora Livre (2h30min) Programação Paralela Campeonato de Futebol Campeonato de Vôlei Campeonato de Ping-Pong Campeonato de... Estudo Bíblico Dirigido 12:00 Almoço 13:00 Hora Livre (2h30min) Programação Paralela Campeonato de Futebol Campeonato de Vôlei Campeonato de Ping-Pong Campeonato de... Estudo Bíblico Dirigido 15:30 Gincana 18:00 Culto Vespertino 18:30 Janta 19:00 Palestra Jovem 20:00 Programa Humorístico Opcional Festa do Cafona

21 Gincana 22:00 Silêncio Segunda-feira 06:00 Alvorada 06:30 Meditação Matinal 07:00 Ginástica 07:30 Desjejum 08:30 Palestra Jovem Opcional Desafio Jovem Dinâmica de Grupos 10:00 Hora Livre (2h30min) Programação Paralela Campeonato de Futebol Campeonato de Vôlei Campeonato de Ping-Pong Campeonato de... Estudo Bíblico Dirigido 12:00 Almoço 13:00 Hora Livre (2h30min) Programação Paralela Campeonato de Futebol Campeonato de Vôlei Campeonato de Ping-Pong Campeonato de... Estudo Bíblico Dirigido 15:30 Gincana 18:00 Culto Vespertino 18:30 Janta 19:00 Palestra Jovem 20:00 Programa das Moças Opcional Gincana Programa Humorístico Hora Social 22:00 Silêncio Terça-feira 06:00 Alvorada 06:30 Meditação Matinal 07:00 Ginástica 07:30 Desjejum 08:30 Palestra Jovem Opcional Desafio Jovem Dinâmica de Grupos 10:00 Hora Livre (2h30min) Programação Paralela Campeonato de Futebol Campeonato de Vôlei Campeonato de Ping-Pong Campeonato de... Estudo Bíblico Dirigido 12:00 Almoço 13:00 Hora Livre (2h30min) Programação Paralela Campeonato de Futebol Campeonato de Vôlei Campeonato de Ping-Pong Campeonato de... Estudo Bíblico Dirigido 15:30 Gincana 18:00 Culto Vespertino 18:30 Janta 19:00 Palestra Jovem 20:00 Programa dos Rapazes Opcional

22 Gincana Programa Humorístico Hora Social 21:00 Encerramento da Gincana 00:00 Fogo do Conselho Opcional Santa Ceia 00:30 Silêncio Quarta-feira 07:00 Alvorada 07:30 Meditação Matinal 08:00 Desjejum 09:00 Encerramento do Retiro 10:30 Saída do Retiro 11:30 Chegada na Igreja Explicação de alguns eventos: Abertura: tem que ser algo que já anime e motive a todos que chegam para o Retiro. De preferência toda a programação deve se basear em um tema escolhido. Meditação: Não inicie o dia sem realizar estes momentos com, pelo menos a maioria do grupo. Use a meditação matinal, a lição da Escola Sabatina, ou uma mensagem especial. Enquanto estiverem reunidos, podem dar tempo para que cada pessoa faça seu ano bíblico. Pôr do sol: Trabalhe com uma programação reflexiva e rápida, ou divida os participantes em grupos para que cada um agradeça por algo que lhe aconteceu durante a semana (ou sábado). Dê espaço para a oração silenciosa ou em duplas, pois elas surtem mais efeito do que em grandes grupos. E não se esqueça de cantar bastante. Sábado pela manhã: Procure fazer um programa mais participativo e sem tanta liturgia. Realize o culto sem plataforma e talvez ao ar livre. Durante a escola sabatina explore os grupos, utilizando questões para debate dentro do assunto da lição. Programação Paralela: Este evento ocorre nas horas livres do retiro. É um evento totalmente opcional para os membros do retiro. Permitindo que assim exista uma programação para todos, mesmo nas horas vagas.

23 Estudo Bíblico Dirigido: Este evento ocorre como programação paralela nas horas livres. São estudos dirigidos por um Pastor ou irmão habilitado a conduzir estudos mais profundos e de interesse da igreja (2300 tardes e manhãs, sábado, santuário, volta de cristo, etc) não se esqueça que isso é um evento opcional, não importa se não aparecer ninguém o importante é que tenha uma opção aos que gostam de estudar a bíblia ao ar livre. Evento Opcional: Este é apenas uma sugestão à direção de alguma outra programação que possa ser realizada em substituição a que esta mencionada na programação. Desafio Jovem: Este ter que ser um evento motivante e empolgante para os jovens, onde estes realizam desafios de última hora, desafios esses que não são competições, mas atividades de trabalhos em grupos (escrever o livro do Apocalipse em uma hora, distribuição de 2004 folhetos na comunidade local, criar um música tema para o retiro, etc). Use a sua criatividade. Dinâmicas de Grupos: São debates em grupos sobre temas que falem sobre o tema central do retiro. De modo a envolver todos em debates em pequenos grupos, permitindo maior entrosamento entre eles. Campeonato de... : Dependendo do local do retiro esse evento ocorre nas horas livres. Realize pequenos campeonatos PARA TODOS das modalidades esportivas que estiverem disponíveis. Lembre-se de que o evento é opcional e de evitar qualquer problema de falta de "coleguismos" e maus competidores. Programa Humorístico: É um evento social onde são encenadas várias piadas. Lembrando algumas regras importantes: Não se pode mencionar Deus, não pode imitar homossexuais, não pode imitar bêbados, não pode haver contato físico com intenções sexuais. O importante é rir sem esquecer a conduta cristã. Festa do Cafona: Uma festa onde só entra quem se vestir o mais cafona, brega, matuto possível. Pode ser realizado em conjunto com o programa humorístico. Conta também com declarações de amor caipiras, desfiles e concursos de mais Guia de Orientação - Acampamento para Jovens

24 cafonas. É muito engraçado. Programa das Moças ou dos Rapazes: Uma festa produzida pelas moças (ou rapazes) especialmente para os rapazes (ou moças). Quem fizer a festa o outro não poderá participar em nada. Poderá contar com declarações de amizade e amor, Serenata, brincadeiras de salão, e muita criatividade. Fogo do Conselho: Normalmente realizado a meia-noite, serve para o encerramento do retiro. Todos ao redor de uma grande fogueira, deve-se nesse momento fazer-se bem solene, onde quem desejar pode contar um testemunho sobre as benções do retiro, pedido de perdão para alguém do retiro, pedidos de oração. Dar oportunidade para que todos aqueles que não quiseram ou não tiveram oportunidade de simbolicamente atirar algo no fogo (pode ser um pedaço de papel escrito, com a benção, pedido de perdão e oração, pode ser um punhado de sal, ou qualquer coisa que simbolize purificação). E com uma mensagem feita pelo Pastor (ou outro) explica-se que a fumaça que sobe aos céus carrega simbolicamente os nossos agradecimentos e pedidos a Deus. É um momento muito bonito. Santa Ceia: É toda a cerimônia da Santa Ceia, com lava pés, o partir do pão, mensagem, tudo. Dependendo do local do retiro pode ser algo maravilhoso. Também muito propício a um encerramento do Retiro. Guia de Orientação - Acampamento para Jovens

25 Sermões Sugestivos Geração Esperança! Gente como Jesus: o melhor AMIGO Pr. Eronildo Silva -Texto: João Ilustração: uma ilha é um ponto isolado de tudo. Todos sabem que nossa maior dificuldade, hoje, diz respeito aos relacionamentos humanos. Ninguém pode ser uma ilha. Precisamos nos relacionar com as pessoas como o oceano que molha ao mesmo tempo diversos lugares. Você tem amigos? Quantos? -Introdução: Todos têm necessidade de se relacionar com as pessoas e as especiais chamamos de amigos. Jesus viveu em nosso meio e também teve amigos. Eram 12 homens chamados discípulos. Discípulos são seguidores, pessoas amigas que caminham juntas. Eles comiam juntos, oravam cantavam e enquanto andavam pelas ruas aprendiam a palavra de Deus conversando. Dentre os doze três eram mais chegados a Jesus, Pedro, Tiago e João eram os que mais andavam com o Mestre. João tinha o costume de abraçar Jesus e encostar a cabeça no coração dele. Pedro era falante e agitado por isso às vezes se precipitava e era corrigido. Judas Iscariotes a quem Jesus deu o pão especial molhado que era seu amigo e sabia que era traidor e não amigo verdadeiro. Lázaro também era amigo de Jesus e até chorou por ele. Da mesma forma que Jesus, temos vários tipos de amigos. Como Abraão podemos ser amigos de Deus (Tg 2.23). Você considera o Senhor seu amigo? Guia de Orientação - Acampamento para Jovens

Igreja Amiga da criança. Para pastores

Igreja Amiga da criança. Para pastores Igreja Amiga da criança Para pastores Teste "Igreja Amiga da Criança" O povo também estava trazendo criancinhas para que Jesus tocasse nelas. Ao verem isso, os discípulos repreendiam aqueles que as tinham

Leia mais

Lição Oito. O Culto a Deus. Que É Culto? adoração da parte da pessoa que pensa acerca de Deus. O culto é a reação humana à glória,

Lição Oito. O Culto a Deus. Que É Culto? adoração da parte da pessoa que pensa acerca de Deus. O culto é a reação humana à glória, Livro 1 página 57 Lição Oito O Culto a Deus Que É Culto? O culto é o ato de reconhecer a Deus por quem Ele é. Inclui uma atitude de reverência, devoção e adoração da parte da pessoa que pensa acerca de

Leia mais

Curso de Discipulado

Curso de Discipulado cidadevoadora.com INTRODUÇÃO 2 Este curso é formado por duas partes sendo as quatro primeiras baseadas no evangelho de João e as quatro últimas em toda a bíblia, com assuntos específicos e muito relevantes

Leia mais

Redenção PA / ASPA-UNB 13 a 15 de Maio de 2011 Unidade, Serviço e Salvação

Redenção PA / ASPA-UNB 13 a 15 de Maio de 2011 Unidade, Serviço e Salvação Redenção PA / ASPA-UNB 13 a 15 de Maio de 2011 Unidade, Serviço e Salvação Apresentação Bem vindos ao I Acampamento de Instrução do Ministério Jovem edição Região Sul da ASPA. Este é um evento que nos

Leia mais

LEITURA BÍBLICA A BÍBLIA LER

LEITURA BÍBLICA A BÍBLIA LER LEITURA BÍBLICA A BÍBLIA LER INTRODUÇÃO: Qualquer que seja meu objetivo, ler é a atividade básica do aprendizado. Alguém já disse: Quem sabe ler, pode aprender qualquer coisa. Se quisermos estudar a Bíblia,

Leia mais

Lição 7 UM TEMPO A SÓS COM DEUS

Lição 7 UM TEMPO A SÓS COM DEUS Lição 7 UM TEMPO A SÓS COM DEUS Para que haja intimidade é preciso haver relacionamento. Se você deseja conhecer mais de Deus e ter intimidade com Ele, então você precisa se relacionar mais tempo com Ele.

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA RECEBER UMA EQUIPE DE EVANGELISMO DA ESCOLA MISSIONÁRIA DE FÉRIAS (EMF)

INFORMAÇÕES PARA RECEBER UMA EQUIPE DE EVANGELISMO DA ESCOLA MISSIONÁRIA DE FÉRIAS (EMF) INFORMAÇÕES PARA RECEBER UMA EQUIPE DE EVANGELISMO DA ESCOLA MISSIONÁRIA DE FÉRIAS (EMF) Olá Pastor (a) / Amigo (a) de Missões. A JOCUM Jovens Com Uma Missão, situada em Campinas apresenta nesse informativo

Leia mais

VIGÍLIA DE LOUVOR JOVEM

VIGÍLIA DE LOUVOR JOVEM VIGÍLIA DE LOUVOR JOVEM Se espera de uma v i g í l i a jo v e m um bom planejamento, divulgação, objetivo e um tema definido acertando em cheio o objetivo proposto no planejamento da vigília. Em uma vigília

Leia mais

Versículo Biblíco Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Salmos 139:14 (NVI)

Versículo Biblíco Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Salmos 139:14 (NVI) Versículo Biblíco Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Salmos 139:14 (NVI) Objetivos O QUE? (GG): As crianças ouvirão a história de Marcinelo, um boneco de madeira que não se sentia

Leia mais

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS O que é um culto infantil? O culto para crianças não tem o objetivo de tirar a criança de dentro do templo para evitar que essa atrapalhe o culto ou atrapalhe a atenção

Leia mais

ESTUDOS NO EVANGELHO DE JOÃO

ESTUDOS NO EVANGELHO DE JOÃO ESTUDOS NO EVANGELHO DE JOÃO ESTUDO 1 NOVA VIDA O presente curso ajudará você a descobrir fatos da Palavra de Deus, fatos os quais você precisa para viver a vida em toda a sua plenitude. Por este estudo

Leia mais

UMA VIDA DE PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE EM UM MUNDO HOSTIL.

UMA VIDA DE PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE EM UM MUNDO HOSTIL. UMA VIDA DE PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE EM UM MUNDO HOSTIL. Como sabemos o crescimento espiritual não acontece automaticamente, depende das escolhas certas e na cooperação com Deus no desenvolvimento

Leia mais

Acampamento de Verão Campestre Santo Antonio da Patrulha 2014

Acampamento de Verão Campestre Santo Antonio da Patrulha 2014 Acampamento de Verão Campestre Santo Antonio da Patrulha 2014 O Acamp Verão de Campestre convida sua igreja para participar conosco do próximo retiro de Carnaval. Em 2014, a diretoria de Campestre unida

Leia mais

APV Sudeste Manual do Equipante. Para que nossos alvos sejam plenamente alcançados, observe as seguintes dicas:

APV Sudeste Manual do Equipante. Para que nossos alvos sejam plenamente alcançados, observe as seguintes dicas: 6 Regras Gerais Para que nossos alvos sejam plenamente alcançados, observe as seguintes dicas: 1. Área Geral do Acampamento Manter o acampamento limpo (ajude o PS). Observar os limites dos quartos (rapazes

Leia mais

ATRAINDO E MANTENDO A MULTIDÃO

ATRAINDO E MANTENDO A MULTIDÃO ATRAINDO E MANTENDO A MULTIDÃO ANOTAÇÕES Como Planejar Um Culto Sensível Aos Não-crentes INTRODUÇÃO Uma das características do ministério de Jesus é que ele atraía muitas pessoas A Bíblia diz que "Numerosas

Leia mais

Versículo para memorizar: Deus ama quem dá com alegria (2 Coríntios 9:7)

Versículo para memorizar: Deus ama quem dá com alegria (2 Coríntios 9:7) A ALEGRIA DE OFERTAR A lição a seguir é relato de um fato ocorrido durante a Campanha de Missões de Setembro /2001. O objetivo principal é desenvolver nas crianças o amor pela contribuição na obra missionária.

Leia mais

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade.

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade. A Palavra de Deus 2 Timóteo 3:16-17 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17 E isso

Leia mais

Restaurante Top 5. 10 passos para deixar seus convidados mais felizes sem gastar um centavo a mais

Restaurante Top 5. 10 passos para deixar seus convidados mais felizes sem gastar um centavo a mais Restaurante Top 5 10 passos para deixar seus convidados mais felizes sem gastar um centavo a mais Mensagem do Restaurante Olá, Sabemos que é momento de comemorar. E se não fosse uma data ou momento especial,

Leia mais

AS CONEXÕES. QUEBRA GELO: Cite o nome de uma pessoa que mais te influenciou na vida. Comente como essa pessoa é, e explique como te influenciou.

AS CONEXÕES. QUEBRA GELO: Cite o nome de uma pessoa que mais te influenciou na vida. Comente como essa pessoa é, e explique como te influenciou. Lição 4 AS CONEXÕES QUEBRA GELO: Cite o nome de uma pessoa que mais te influenciou na vida. Comente como essa pessoa é, e explique como te influenciou. VERSO DA SEMANA: Sim, qualquer que seja o tipo de

Leia mais

JESUS É A LUZ DO MUNDO João 8.12 Pr. Vlademir Silveira IBME 24/03/13

JESUS É A LUZ DO MUNDO João 8.12 Pr. Vlademir Silveira IBME 24/03/13 JESUS É A LUZ DO MUNDO João 8.12 Pr. Vlademir Silveira IBME 24/03/13 INTRODUÇÃO O Evangelho de João registra 7 afirmações notáveis de Jesus Cristo. Todas começam com Eu sou. Jesus disse: Eu sou o pão vivo

Leia mais

Associação Mineira Sul www.mjovem.org.br/ja/ams

Associação Mineira Sul www.mjovem.org.br/ja/ams Associação Mineira Sul www.mjovem.org.br/ja/ams MENSAGEM PASTORAL Prezados Diretores, Este é o VI Aventuri da AMS, iremos fazer uma Incrível Viagem. Neste século a mídia quer criar seus heróis na mente

Leia mais

ESTUDOS PARA AS CÉLULAS AS SETE VERDADES ESSÊNCIAIS DO EVANGELHO

ESTUDOS PARA AS CÉLULAS AS SETE VERDADES ESSÊNCIAIS DO EVANGELHO 1 ESTUDOS PARA AS CÉLULAS AS SETE VERDADES ESSÊNCIAIS DO EVANGELHO LIÇÃO Nº 01 DIA 16/06/2014 INTRODUÇÃO: Vamos começar uma nova série de estudos em nossas células. Esta será uma série muito interessante

Leia mais

6 Dinâmicas de Grupo para o Dia das Mães

6 Dinâmicas de Grupo para o Dia das Mães Disponível no site Esoterikha.com: http://bit.ly/dinamicasdiadasmaes 6 Dinâmicas de Grupo para o Dia das Mães Apresentamos uma seleção com 6 dinâmicas de grupo para o Dia das Mães, são atividades que podem

Leia mais

Lição. Versículo Bíblico "Seja forte e corajoso". Josué 1:7 (NVI)

Lição. Versículo Bíblico Seja forte e corajoso. Josué 1:7 (NVI) FRUTOS-1 Descoberta Lição 12 4-6 Anos C rescimento e Mutualidade são os "Frutos" enfatizados para as crianças de 4 a 6 anos nesse currículo. Nós começamos aprendendo que a Bíblia é o melhor livro da Terra

Leia mais

1. Porque eu te amo nunca será suficiente 2. Porque a cada dia você me conquista mais e de um jeito novo 3. Porque a ciência não tem como explicar

1. Porque eu te amo nunca será suficiente 2. Porque a cada dia você me conquista mais e de um jeito novo 3. Porque a ciência não tem como explicar 1. Porque eu te amo nunca será suficiente 2. Porque a cada dia você me conquista mais e de um jeito novo 3. Porque a ciência não tem como explicar nosso amor 4. Porque a gente discute nossos problemas

Leia mais

pensamentos para o seu dia a dia

pensamentos para o seu dia a dia pensamentos para o seu dia a dia Israel Belo de Azevedo 1Vida e espiritualidade 1 Adrenalina no tédio O interesse por filmes sobre o fim do mundo pode ser uma forma de dar conteúdo ao tédio. Se a vida

Leia mais

13. O DEUS QUE NOS COMPLETA Páginas 272-278

13. O DEUS QUE NOS COMPLETA Páginas 272-278 13. O DEUS QUE NOS COMPLETA Páginas 272-278 ENCONTRO: Se você pudesse levar um amigo para morar com você, quem seria? EXALTAÇÃO: Leia Efésios 4.1-15. Peça que compartilhem em que o Gf tem ajudado a cada

Leia mais

MANUAL. Esperança. Casa de I G R E J A. Esperança I G R E J A. Esperança. Uma benção pra você! Uma benção pra você!

MANUAL. Esperança. Casa de I G R E J A. Esperança I G R E J A. Esperança. Uma benção pra você! Uma benção pra você! MANUAL Esperança Casa de I G R E J A Esperança Uma benção pra você! I G R E J A Esperança Uma benção pra você! 1O que é pecado Sem entender o que é pecado, será impossível compreender a salvação através

Leia mais

Mantendo uma Posição Firme

Mantendo uma Posição Firme Livro 1 página 65 Lição Nove Mantendo uma Posição Firme (O Batismo e a Membresia na Igreja) Introdução: O batismo e a membresia na igreja säo coisas inteiramente diferentes. Eles estão juntos nesta lição

Leia mais

Guia do Acampante. Como Chegar? AcampTeen/ Kids

Guia do Acampante. Como Chegar? AcampTeen/ Kids Guia do Acampante Como Chegar? Temporada Inverno 2012 AcampTeen/ Kids O Guia do Acampante Este Guia é parte integrante do material de divulgação da Temporada Verão 2011 e é mais uma contribuição do AcampTeen/

Leia mais

A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa.

A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa. Encontro com a Palavra Agosto/2011 Mês de setembro, mês da Bíblia 1 encontro Nosso Deus se revela Leitura Bíblica: Gn. 12, 1-4 A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa. Boas

Leia mais

Programa de Incentivo à Leitura Infantil Revista EBD Aprender+ 1º Tri 2016: O Ministério de Jesus

Programa de Incentivo à Leitura Infantil Revista EBD Aprender+ 1º Tri 2016: O Ministério de Jesus O PIL KIDS foi desenvolvido para ajudar na fixação das lições das revistas EBD infantil da Editora Betel de forma lúdica e contém várias atividades semanais elaboradas dentro de uma perspectiva e linguagem

Leia mais

Dicas Para Emagrecer com Saúde

Dicas Para Emagrecer com Saúde 2011 www.blog.vivaplenamente.com Página 1 DIREITOS DE DISTRIBUIÇÃO Você pode distribuir este e-book livremente, assim como presenteá-lo a través do seu site ou blog aos seus visitantes e clientes. A única

Leia mais

DEFESA DEFESA CIVIL CIVIL

DEFESA DEFESA CIVIL CIVIL DEFESA CIVIL Dicas de Segurança Governo do Estado do Rio Grande do Sul Gabinete de Governo - Casa Militar Prefeitura Municipal de Balneário Pinhal Coordenadoria Estadual de Defesa Civil Coordenadoria Municipal

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

COMO RECEBER NOSSOS AMIGOS NÃO CRENTES

COMO RECEBER NOSSOS AMIGOS NÃO CRENTES COMO RECEBER NOSSOS AMIGOS NÃO CRENTES Você nunca terá uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão (autor desconhecido). A primeira impressão que nossos visitantes recebem na igreja vem daqueles

Leia mais

CARDÁPIO TO BE - JUNHO/2015

CARDÁPIO TO BE - JUNHO/2015 01/06 02/06 03/06 04/06 05/06 Manhã - Bebida Suco de laranja Suco de limão Achocolatado Pão de batata com requeijão Biscoito salgado com mel Bisnaguinha com margarina Sobremesa Maçã Banana Uva Prato principal

Leia mais

Pão com queijo branco Salada de fruta + Biscoito de polvilho Bisnaguinha com geléia de morango + Maçã Pão de leite com margarina

Pão com queijo branco Salada de fruta + Biscoito de polvilho Bisnaguinha com geléia de morango + Maçã Pão de leite com margarina CARDAPIO SEMANAL - 2 a 6 anos 05 a 09 de OUTUBRO 05/10/2015 06/10/2015 07/10/2015 08/10/2015 Lanche da Manhã Bisnaguinha com queijo cremoso Cereal Matinal (Flocos de milho) Pão francês com margarina Pão

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

LIBERTANDO OS CATIVOS

LIBERTANDO OS CATIVOS LIBERTANDO OS CATIVOS Lucas 14 : 1 24 Parábola sobre uma grande ceia Jesus veio convidar àqueles que têm fome e sede para se ajuntarem a Ele. O Senhor não obriga que as pessoas O sirvam, mas os convida

Leia mais

Cardápio Escolar ALMOÇO 1º SEMANA DE SETEMBRO PERÍODO 01/09/10 A 03/09/10. Arroz, Feijão, Brócolis alho e óleo. Arroz, Feijão, Purê de Batata

Cardápio Escolar ALMOÇO 1º SEMANA DE SETEMBRO PERÍODO 01/09/10 A 03/09/10. Arroz, Feijão, Brócolis alho e óleo. Arroz, Feijão, Purê de Batata 1º SEMANA DE SETEMBRO PERÍODO 01/09/10 A 03/09/10 Acompanhamento Salada Sobremesa 01/09/10 Frango Assado com Creme de Cebola Brócolis alho e óleo Tomate Abacaxi 02/09/10 Bife a Role Purê de Batata cozida

Leia mais

DISCIPULADO PASSO A PASSO

DISCIPULADO PASSO A PASSO DISCIPULADO PASSO A PASSO DISCIPULADO PASSO A PASSO PALAVRA PASTORAL Dentro das nossas concepções de que uma igreja em células não é uma estratégia de grupos pequenos, mas sim uma estratégia de liderança,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO / FALAS DA APRESENTAÇÃO

PROGRAMAÇÃO / FALAS DA APRESENTAÇÃO PROGRAMAÇÃO / FALAS DA APRESENTAÇÃO 1 de junho de 2015 (segunda-feira) Leitura da sutra sagrada Chuva de Néctar da Verdade (30 ) 00:00 - Hino Sagrado É Primavera! (5 ) Maravilhosos filhos de Deus boa tarde

Leia mais

PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO

PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO ANUNCIANDO AS BOAS NOVAS DE EVANGELIZAÇÃO SINODAL SERGIPE AGENDA DE PROGRAMAÇÃO DE EVANGELIZAÇÃO JANEIRO: Preparação da Programação do Ano. FEVEREIRO: Caminhada da Mulher Presbiteriana

Leia mais

M I N I S T É RI O D OS A VE N T U RE IRO S AMIGOS DE JESUS

M I N I S T É RI O D OS A VE N T U RE IRO S AMIGOS DE JESUS M I N I S T É RIO DOS A VE N T U RE IRO S O que vem por aí... Amigos de jesus GUIA DAS ESPECIALIDADES AVENTUREIROS Clube de Aventureiros /// Volume 1. 2015 1ª Edição: Disponível em www.mundodasespecialidades.com.br

Leia mais

CARDÁPIO ESCOLAR 2015

CARDÁPIO ESCOLAR 2015 JULHO DE 30/07/2015 A 31/07/2015 2º Feira 3º Feira 4º Feira 5º Feira 30/07/2015 31/07/2015 Lanche da manhã Maçã Banana Arroz, Feijão Preto, Espaguete, carne coxinha da asa moída, molho de Almoço assada,

Leia mais

Dons Espirituais. A maior causa de nossa fraqueza espiritual como um povo é a falta de fé real nos dons espirituais. (Review and Herald 14/08/1868).

Dons Espirituais. A maior causa de nossa fraqueza espiritual como um povo é a falta de fé real nos dons espirituais. (Review and Herald 14/08/1868). Dons Espirituais Por que é importante conhecer o tema? Somos admoestados a conhecê-los. (I Corintios 12:1). Somos motivados a usá-los. (I Timóteo 4:10). Somos responsáveis pelo uso. (I Pedro 4:10). A maior

Leia mais

PRÓLOGO. #21diasdeamor. DEUS É AMOR 1 João 4:8

PRÓLOGO. #21diasdeamor. DEUS É AMOR 1 João 4:8 PRÓLOGO DEUS É AMOR 1 João 4:8 Quando demonstramos amor, estamos seguindo os passos de Jesus. Ele veio para mostrar ao mundo quem Deus é. Da mesma maneira, temos a missão de mostrar ao mundo que Deus é

Leia mais

TRABALHO VOLUNTÁRIO LAR IRMÃ ESTHER RESUMO

TRABALHO VOLUNTÁRIO LAR IRMÃ ESTHER RESUMO 100 TRABALHO VOLUNTÁRIO LAR IRMÃ ESTHER Adriana Freitas ¹ Ariane Garcia ¹ Carla Figueiredo ¹ Denise Vieira¹ Tatiana Costa¹ Almiro Ferreira ² RESUMO Neste artigo será relatado a experiência de exercer atividades

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER MAIO - 1 COMO SERÁ A CIDADE?

2015 O ANO DE COLHER MAIO - 1 COMO SERÁ A CIDADE? MAIO - 1 COMO SERÁ A CIDADE? Texto: Apocalipse 21:1-2 Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. Vi a cidade santa, a nova Jerusalém,

Leia mais

CARDÁPIO DA SEMANA. 2ª Feira (29/09) 3ª Feira (30/09) 4ª Feira (01/10) 5ª Feira (02/10) 6ª Feira (03/10) LANCHES (PERÍODOS MATUTINO E VESPERTINO)

CARDÁPIO DA SEMANA. 2ª Feira (29/09) 3ª Feira (30/09) 4ª Feira (01/10) 5ª Feira (02/10) 6ª Feira (03/10) LANCHES (PERÍODOS MATUTINO E VESPERTINO) 2ª Feira (29/09) 3ª Feira (30/09) 4ª Feira (01/10) 5ª Feira (02/10) 6ª Feira (03/10) Feriado Feriado Barquinha de minipão francês integral com mussarela e orégano Suco de manga Mamão com granola Soft roll

Leia mais

MELHORES MOMENTOS. Expressão de Louvor Paulo Cezar

MELHORES MOMENTOS. Expressão de Louvor Paulo Cezar MELHORES MOMENTOS Expressão de Louvor Acordar bem cedo e ver o dia a nascer e o mato, molhado, anunciando o cuidado. Sob o brilho intenso como espelho a reluzir. Desvendando o mais profundo abismo, minha

Leia mais

CARDÁPIO DE NOVEMBRO/2014 ESCOLA: Alberto Pasqualini

CARDÁPIO DE NOVEMBRO/2014 ESCOLA: Alberto Pasqualini ESCOLA: Alberto Pasqualini 03/11/14 segunda-feira Leite c/ chocolate e bolacha 04/11/14 terça-feira Cuca com chá 05/11/14 quarta-feira Gelatina com creme 06/11/14 quinta-feira Bisnaguinha com leite 07/11/14

Leia mais

Propósito n. 1 VOCÊ FOI PLANEJADO PARA AGRADAR A DEUS. 8º. Dia 06 de Março Planejado para agradar a deus

Propósito n. 1 VOCÊ FOI PLANEJADO PARA AGRADAR A DEUS. 8º. Dia 06 de Março Planejado para agradar a deus Propósito n. 1 VOCÊ FOI PLANEJADO PARA AGRADAR A DEUS Porque o Senhor vai plantar esse povo; eles serão fortes e belos como carvalhos, e darão glória a Ele. Isaías 61.3b 8º. Dia 06 de Março Planejado para

Leia mais

Sumário. Motivo 1 A fé sem obras é morta - 9. Motivo 2 A Igreja é lugar de amor e serviço - 15. Motivo 3 O mundo tem fome de santidade - 33

Sumário. Motivo 1 A fé sem obras é morta - 9. Motivo 2 A Igreja é lugar de amor e serviço - 15. Motivo 3 O mundo tem fome de santidade - 33 1 a Edição Editora Sumário Motivo 1 A fé sem obras é morta - 9 Motivo 2 A Igreja é lugar de amor e serviço - 15 Motivo 3 O mundo tem fome de santidade - 33 Santos, Hugo Moreira, 1976-7 Motivos para fazer

Leia mais

Sugestão de Cardápio para o Jejum de 21 dias do MIESF12

Sugestão de Cardápio para o Jejum de 21 dias do MIESF12 ALMOÇO 1 Dia 2 Dia 3 Dia de ervas -Pão torrado -Mamão - fruta (melão) ou água de côco -Salada de folhas temperadas c/ azeite e orégano. -1 prato de sobremesa de legumes cozidos ou purê de batatas. - Arroz

Leia mais

Introdução Jogos da hora são tão simples como como contar até 3, com

Introdução Jogos da hora são tão simples como como contar até 3, com Introdução Jogos da hora são tão simples como como contar até 3, com Mexa-se, que lá vem jogo! Prepare-se para fazer um montão de jogos divertidos com mensagens bíblicas poderosas em apenas três passos

Leia mais

CANTOS - Novena de Natal

CANTOS - Novena de Natal 1 1 - Refrão Meditativo (Ritmo: Toada) D A7 D % G Em A7 % Onde reina o amor, frater---no amor. D A7 D % G A7 D Onde reina o amor, Deus aí está! 2 - Deus Trino (Ritmo: Balada) G % % C Em nome do Pai / Em

Leia mais

Checklist para Planejar o seu Casamento

Checklist para Planejar o seu Casamento http://www.havan.com.br/ http://www.bloghavan.com.br/ Checklist para Planejar o seu Casamento Mais de 1 ano antes Escolha a data do casamento e defina o seu orçamento. Se a cerimônia for na igreja, preocupe-se

Leia mais

O que Jesus dizia em funerais? Pr. Harry Tenório

O que Jesus dizia em funerais? Pr. Harry Tenório O que Jesus dizia em funerais? Pr. Harry Tenório (João 11.1) - Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta. Introdução A Bíblia descortina um mundo de possibilidades

Leia mais

O Convite. Roteiro de Glausirée Dettman de Araujo e. Gisele Christine Cassini Silva

O Convite. Roteiro de Glausirée Dettman de Araujo e. Gisele Christine Cassini Silva O Convite Roteiro de Glausirée Dettman de Araujo e Gisele Christine Cassini Silva FADE OUT PARA: Int./Loja de sapatos/dia Uma loja de sapatos ampla, com vitrines bem elaboradas., UMA SENHORA DE MEIA IDADE,

Leia mais

Programa de Incentivo à Leitura Infantil Revista EBD Aprender+ 4º Tri 2015: A Vida de Jesus

Programa de Incentivo à Leitura Infantil Revista EBD Aprender+ 4º Tri 2015: A Vida de Jesus O PIL KIDS foi desenvolvido para ajudar na fixação das lições das revistas EBD infantil da Editora Betel de forma lúdica e contém várias atividades semanais elaboradas dentro de uma perspectiva e linguagem

Leia mais

Mensagem de 20/02/2011 Pr. Jacson Andrioli

Mensagem de 20/02/2011 Pr. Jacson Andrioli Mensagem de 20/02/2011 Pr. Jacson Andrioli A Oração de Simeão Lucas 2.29-32 Esperando o cumprimento de uma promessa de Deus. (((Ler Texto de Lucas 2.25-35))) Texto chave v. 29-32 sua oração Quem foi Simeão?

Leia mais

Caros irmãos e amigos. A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres.

Caros irmãos e amigos. A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres. Caros irmãos e amigos A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres. Chegamos na metade do ano de 2015, graças a Deus, porque devido a tantas lutas,

Leia mais

Você sabia que... Alguns fatos sobre o meu país

Você sabia que... Alguns fatos sobre o meu país Brasil Você sabia que... A pobreza e a desigualdade causam a fome e a malnutrição. Os alimentos e outros bens e serviços básicos que afetam a segurança dos alimentos, a saúde e a nutrição água potável,

Leia mais

EVANGELISMO CRIATIVO Pr. Carlos Alberto. Leitura do Contexto Observar a realidade. Qualidade Total Eficiência do produto apresentado

EVANGELISMO CRIATIVO Pr. Carlos Alberto. Leitura do Contexto Observar a realidade. Qualidade Total Eficiência do produto apresentado EVANGELISMO CRIATIVO Pr. Carlos Alberto Leitura do Contexto Observar a realidade Qualidade Total Eficiência do produto apresentado Relacionamentos Capacidade de fazer amizades Conservando Resultados Discipulado

Leia mais

Ev. Jacson Austragésilo 10/05/2015

Ev. Jacson Austragésilo 10/05/2015 1 2 3 4 OBJETIVO GERAL Mostrar a importância das mulheres no ministério do Senhor Jesus Cristo e na expansão do Reino de Deus. 5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Analisar a participação das mulheres no judaísmo e

Leia mais

Caminho, verdade e vida: Definições de Jesus; Marcas em seus discípulos (Jo.14:1-11)

Caminho, verdade e vida: Definições de Jesus; Marcas em seus discípulos (Jo.14:1-11) Caminho, verdade e vida: Definições de Jesus; Marcas em seus discípulos (Jo.14:1-11) Mensagem 1 A metáfora do Caminho Introdução: A impressão que tenho é que Jesus escreveu isto para os nossos dias. Embora

Leia mais

DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ

DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ EBD DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ OLÁ!!! Sou seu Professor e amigo Você está começando,hoje, uma ETAPA muito importante para o seu CRESCIMENTO ESPIRITUAL e para sua

Leia mais

LIÇÃO 6 Bondade & Benignidade: Retribuindo a bondade de Deus

LIÇÃO 6 Bondade & Benignidade: Retribuindo a bondade de Deus Lição 3: Alegria LIÇÃO 6 Bondade & Benignidade: Retribuindo a bondade de Deus RESUMO BÍBLICO Provérbios 11:17; Gálatas 5:22; Gálatas 6:10; Salmos 116:12 O ser humano reflete a benignidade e a bondade de

Leia mais

Programa 7ASR de Especialização em Liderança Jovem. Programação

Programa 7ASR de Especialização em Liderança Jovem. Programação Sexta a Noite Programa 7ASR de Especialização em Liderança Jovem Programação Entendendo os jovens Adventistas de hoje; Trabalhando com mentes universitárias; Sábado de manhã Como liderar a geração que

Leia mais

Consolidação para o Discipulado - 1

Consolidação para o Discipulado - 1 Consolidação para o Discipulado - 1 Fortalecendo o novo convertido na Palavra de Deus Rev. Edson Cortasio Sardinha Consolidador/a: Vida consolidada: 1ª Lição: O Amor de Deus O amor de Deus está presente

Leia mais

Programa de Incentivo à Leitura Infantil Revista EBD Aprender+ 3º Tri 2015: Reis de Israel

Programa de Incentivo à Leitura Infantil Revista EBD Aprender+ 3º Tri 2015: Reis de Israel O PIL KIDS foi desenvolvido para ajudar na fixação das lições das revistas EBD infantil da Editora Betel de forma lúdica e contém várias atividades semanais elaboradas dentro de uma perspectiva e linguagem

Leia mais

Sal da TERRA e luz do MUNDO

Sal da TERRA e luz do MUNDO Sal da TERRA e luz do MUNDO Sal da terra e luz do mundo - jovens - 1 Apresentação pessoal e CMV Centro Missionário Providência Canto: vós sois o sal da terra e luz do mundo... MOTIVAÇÃO: Há pouco tempo

Leia mais

Geração Graças Peça: A ressurreição da filha de Jairo

Geração Graças Peça: A ressurreição da filha de Jairo Geração Graças Peça: A ressurreição da filha de Jairo Autora: Tell Aragão Personagens: Carol (faz só uma participação rápida no começo e no final da peça) Mãe - (só uma voz ela não aparece) Gigi personagem

Leia mais

Apostila Fundamentos. Batismo nas Águas. batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo... Mt 28:19

Apostila Fundamentos. Batismo nas Águas. batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo... Mt 28:19 Apostila Fundamentos Batismo nas Águas batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo... Mt 28:19 B a t i s m o n a s Á g u a s P á g i n a 2 Batismo nas Águas Este é outro passo que está

Leia mais

Igreja Batista Itacuruçá ESTAÇÃ ÇÃO DO EVANGELISMO

Igreja Batista Itacuruçá ESTAÇÃ ÇÃO DO EVANGELISMO Igreja Batista Itacuruçá ESTAÇÃ ÇÃO DO EVANGELISMO ORIENTAÇÕES GERAIS Bem-vindos à nova estação dos GFs: a estação do evangelismo! Nesta estação queremos enfatizar pontos sobre nosso testemunho de vida

Leia mais

Lição 7 Compreendendo a Visão da nossa Igreja

Lição 7 Compreendendo a Visão da nossa Igreja Lição 7 Compreendendo a Visão da nossa Igreja 1. O PROPÓSITO DESTA LIÇÃO Nesta lição queremos estudar e compreender melhor a visão que Deus tem nos dado como Convenção para nossas Igrejas locais. Já explicamos

Leia mais

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 9 VIVENDO A VIDA COM DEUS 9-11 Anos UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR FÉ EMAÇÃO Neste Trimestre, as crianças aprenderão sobre Graça, Crescimento e Mutualidade. Esses aspectos serão

Leia mais

Cardápio do Berçário I (4 Meses a 1 ano) 1ª Semana

Cardápio do Berçário I (4 Meses a 1 ano) 1ª Semana Cardápio do Berçário I (4 Meses a 1 ano) 1ª Semana Matinal Papinha de mamão Papinha de pêra Papinha de banana Papinha de manga Papinha de maçã Papinha de carne moída com, beterraba e couve Papinha de batata

Leia mais

Atribuam ao Senhor glória e força (...) A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é majestosa. Salmos 29.1 e 4

Atribuam ao Senhor glória e força (...) A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é majestosa. Salmos 29.1 e 4 Precisa-se de Pais Espirituais Objetivo do Senhor: - Glorificar o nome de Deus, revelar Seu poder e beleza e atribuir a Ele toda glória. - Provocar o desejo de marcar significativamente a sua descendência/

Leia mais

Tudo que você precisa saber a respeito de Deus está esta escrito no Salmo 23. Tudo que você precisa saber a teu respeito está escrito no Salmo 23.

Tudo que você precisa saber a respeito de Deus está esta escrito no Salmo 23. Tudo que você precisa saber a teu respeito está escrito no Salmo 23. Tema: DEUS CUIDA DE MIM. Texto: Salmos 23:1-6 Introdução: Eu estava pesando, Deus um salmo tão poderoso até quem não está nem ai prá Deus conhece uns dos versículos, mas poderosos da bíblia e o Salmo 23,

Leia mais

IGREJA PENTECOSTAL DO EVANGELHO PLENO Ministério de Avivamento Mundial Maranatha

IGREJA PENTECOSTAL DO EVANGELHO PLENO Ministério de Avivamento Mundial Maranatha TREINAMENTO DE PROFESSORES DA ESCOLA BÍBLICA INFANTIL Provérbios 22: 6 Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele. Objetivos da EBD Infantil: A EBD infantil

Leia mais

POR QUE BATISMO? PR. ALEJANDRO BULLÓN

POR QUE BATISMO? PR. ALEJANDRO BULLÓN POR QUE BATISMO? PR. ALEJANDRO BULLÓN "Pr. Williams Costa Jr.- Pastor Bullón, por que uma pessoa precisa se batizar? Pr. Alejandro Bullón - O Evangelho de São Marcos 16:16 diz assim: "Quem crer e for batizado,

Leia mais

Como realizar uma série de conferências com sucesso

Como realizar uma série de conferências com sucesso Como realizar uma série de conferências com sucesso Qual é o objetivo do Evangelismo? Reavivar a igreja. Buscar os afastados. Ganhar novas pessoas para Cristo. Preparação da igreja 1. Organize equipes

Leia mais

O que trazer: Roupa do ridículo; pijama para o jantar do pijama; roupa preta; gel para cabelo (jantar do cabelo maluco); camisa de esportes (para o

O que trazer: Roupa do ridículo; pijama para o jantar do pijama; roupa preta; gel para cabelo (jantar do cabelo maluco); camisa de esportes (para o O que trazer: Roupa do ridículo; pijama para o jantar do pijama; roupa preta; gel para cabelo (jantar do cabelo maluco); camisa de esportes (para o jantar do esportista); entre outros que achar interessante

Leia mais

Tempo para tudo. (há tempo para todas as coisas por isso eu preciso ouvir meus pais)

Tempo para tudo. (há tempo para todas as coisas por isso eu preciso ouvir meus pais) Tempo para tudo (há tempo para todas as coisas por isso eu preciso ouvir meus pais) Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da

Leia mais

Personal Commitment Guide. Guia de Compromisso Pessoal

Personal Commitment Guide. Guia de Compromisso Pessoal Personal Commitment Guide Guia de Compromisso Pessoal Nome da Igreja ou Evento Nome do Conselheiro Telefone 1. Salvação >Você já atingiu um estágio na vida em que você tem a certeza da vida eterna e que

Leia mais

A Experiência do Novo Nascimento

A Experiência do Novo Nascimento Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church A Experiência do Novo Nascimento A Série das Verdades do Evangelho (caderno 6) The Born Again Experience Tradução Pr. Anastácio Pereira de Sousa

Leia mais

Sumário. Prefácio...3. 1. As evidências da ressurreição de Cristo...5. 2. Se Jesus está vivo, onde posso encontrá-lo?...15

Sumário. Prefácio...3. 1. As evidências da ressurreição de Cristo...5. 2. Se Jesus está vivo, onde posso encontrá-lo?...15 1 Sumário Prefácio...3 1. As evidências da ressurreição de Cristo...5 2. Se Jesus está vivo, onde posso encontrá-lo?...15 Comunidade Presbiteriana Chácara Primavera Ministério de Grupos Pequenos Março

Leia mais

QUEM É JESUS. Paschoal Piragine Jr 1 31/08/2015

QUEM É JESUS. Paschoal Piragine Jr 1 31/08/2015 1 QUEM É JESUS Jo 1 26 Respondeu João: Eu batizo com água, mas entre vocês está alguém que vocês não conhecem. 27 Ele é aquele que vem depois de mim, e não sou digno de desamarrar as correias de suas sandálias

Leia mais

Roberto Serpa Ser CRENTE

Roberto Serpa Ser CRENTE Ser CRENTE Roberto Serpa Ser CRENTE romance www.booksprintedizioni.it Copyright 2012 Roberto Serpa Tutti i diritti riservati Sobre o autor Roberto Serpa, brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, onde viveu

Leia mais

Mensagem do Diretor. Conte conosco! Jabson Magalhães da Silva

Mensagem do Diretor. Conte conosco! Jabson Magalhães da Silva Mensagem do Diretor A Adventist Risk Management Sul-Americana é uma parceira da Divisão Sul-Americana referente à administração de riscos. Nosso trabalho é identificar e eliminar riscos que possam impedir

Leia mais

É POSSÍVEL CONVIVER COM UM LOBO? Pr. Bullón. www.sisac.org.br

É POSSÍVEL CONVIVER COM UM LOBO? Pr. Bullón. www.sisac.org.br É POSSÍVEL CONVIVER COM UM LOBO? Pr. Bullón www.sisac.org.br "No capítulo 7 da epístola aos Romanos, encontramos o grito desesperado de um homem que não conseguia viver à altura dos princípios que conhecia.

Leia mais

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? O Ministério da Saúde está lançando a versão de bolso do Guia Alimentar para a População Brasileira, em formato de Dez Passos para uma Alimentação Saudável, com o objetivo

Leia mais

Festa shake. I. Introdução:

Festa shake. I. Introdução: Festa shake I. Introdução: Utilize esta ferramenta como método diário de trabalho e descubra o quanto pode ser simples, mágico e divertido levar o produto para o mercado e recrutar pessoas para o negócio.

Leia mais

Ainda existe preconceito, mas as ferramentas do século 21 estão disponíveis também para os cristãos buscarem relacionamentos.

Ainda existe preconceito, mas as ferramentas do século 21 estão disponíveis também para os cristãos buscarem relacionamentos. Ainda existe preconceito, mas as ferramentas do século 21 estão disponíveis também para os cristãos buscarem relacionamentos. Se você pensava que o namoro entre dois cristãos poderia acontecer somente

Leia mais

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak Entrevista com Ezequiel Quem é você? Meu nome é Ezequiel, sou natural do Rio de Janeiro, tenho 38 anos, fui

Leia mais