Palestrantes do II Seminário de Engenharia Diagnóstica em Edificações Instituto de Engenharia - 11 de novembro de 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palestrantes do II Seminário de Engenharia Diagnóstica em Edificações Instituto de Engenharia - 11 de novembro de 2013"

Transcrição

1 Palestrantes do II Seminário de Engenharia Diagnóstica em Edificações Instituto de Engenharia - 11 de novembro de 2013 Douglas Barreto Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Civil da UFSCar. Engenheiro Civil, M.Sc. Building Services Engineering; Doutor em Arquitetura e Urbanismo; e Pós-Doutorado no Laboratório Nacional de Engenharia Civil LNEC, Lisboa, Portugal. Atua nos seguintes temas: Sistemas Prediais, Sustentabilidade do Ambiente Construído, com foco no uso racional da água nas edificações e de energias alternativas; e engenharia diagnóstica e estudo de soluções para patologias de restauro de sítios históricos, com base em prospecção de resultados de avaliações laboratoriais e de campo. Eduardo Barros Millen Engenheiro Civil, Poli/USP, 1969, pós-graduação especialização em Estruturas Especiais de Concreto Armado e Protendido, Poli/USP, 1971; e Administração de Empresas na área de Produção e Operações Industriais pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas,1975. Cursos de atualização profissional na área de engenharia de estruturas, palestras proferidas em congressos e seminários de engenharia. Membro de comissões de normas técnicas da ABNT, do Conselho Editorial da revista Concreto e Construções, Ibracon, Grupo de trabalho 6.1, Lajes Alveolares, da Comissão C6 - Prefabricação do CEB- FIB-fip. Presidente da Abece Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, gestão Atual membro do Conselho Deliberativo. Vencedor do VII Prêmio Talento de Engenharia Estrutural Abece/Gerdau Categoria Obras Especiais, projeto Estaleiro Atlântico Sul. Placa de homenagem em reconhecimento pela atuação no mercado da construção industrializada de concreto, oferecida pela ABCIC, prêmio Emilio Baumgart Destaque do ano em Engenharia Estrutural Ibracon, Professor do Curso de Pós Graduação em engenharia de estruturas, FESP, sócio-diretor da Zamarion e Millen Consultores S/S Ltda, estruturas pré-moldadas de concreto armado e protendido, cálculo estrutural, coordenação, gerenciamento e consultoria de projetos de obras industriais, comerciais, aeroportuárias e prediais.

2 Fernando Marcondes Suas áreas de prática incluem construção, infraestrutura, imobiliário e arbitragem. Representa clientes nacionais e estrangeiros em operações de grande porte envolvendo obras de infraestrutura, industriais e edificações, gerenciamento jurídico de contratos de construção, negociações e solução de controvérsias. Atua como árbitro em assuntos de Construção e Direito Imobiliário. Professor e coordenador do Programa de Pós- Graduação em Direito da Construção do Instituto Internacional de Ciências Sociais. É fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDiC). Presidente do Comitê de Direito da Construção da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção São Paulo (OAB/SP). Conselheiro do Conselho Superior da Indústria da Construção (FIESP). Membro da Society of Construction Law (UK), da Dispute Resolution Board Foundation (EUA) e do Comitê Brasileiro de Arbitragem. Vice-presidente da Comissão de Infraestrutura da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB / RJ). Cofundador e membro da Asociación Latinoamericana de Derecho de Construcción. Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Autor e coautor de livros e artigos relacionados com a construção e Arbitragem. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de Lins, 1980, e Administrador de Empresas, pela Universidade Mackenzie, 1992; Pós-graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia pela FAAP, 2002; Mestre em Habitação na área: Tecnologia das Edificações pelo IPT ; Perito Judicial na região Metropolitana de São Paulo e Assistente Técnico no Sul-Sudeste, desde 1987; Membro do corpo docente dos cursos de pós-graduação em perícias de Engenharia e Avaliações em convênio com a FAAP, Unisanta, Moura Lacerda e Estácio de Sá; Palestrante e ministrador de cursos, treinamento nos temas: Perícias em Revestimentos; Perícias em Edificações; Inspeção e Manutenção Predial; Engenharia Diagnóstica em Edificações; Norma de Desempenho em edificações; Representante do IBAPE/SP na ABNT, na elaboração da Norma de desempenho de edificações edição 2008; Secretário da Comissão de normas da ABNT- CB2 para revisão das normas: NBR 14037

3 Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações e NBR 5674 Manutenção das Edificações, como representante do IBAPE; Secretário da CE Comissão de estudo de Reforma em edificações, como representante do Instituto de Engenharia; Medalha Hélio de Caires: melhor trabalho de Perícias do XIV COBREAP, Salvador, BA, 2007: Perícias em Fachadas de Edificações Pintura; Menção Honrosa pelo trabalho: A Engenharia Diagnóstica como instrumento de valorização profissional e da qualidade nas edificações, Instituto de Engenharia, 2011; Diretor do Departamento de Engenharia de Produção do Instituto de Engenharia; Diretor da J. Cabral Perícias de Engenharia e Avaliações. José Eduardo Granato Engenheiro Civil, 1978, pela Universidade São Francisco, Itatiba, SP. Gerente Técnico e Comercial da Viapol Ltda Unidade Químicos para Construção - Aditivos para Concreto, Pisos Industriais, Infraestrutura, Recuperação Estrutural e Reforço estrutural com fibras de carbono. Especialidades: Gerenciamento comercial e técnico em indústrias de produtos químicos para construção civil; especialista em sistemas de impermeabilização, patologia de estruturas e das edificações, tratamento de concreto, revestimentos, pinturas, isolação térmica, recuperação estrutural, reforço estrutural com fibras de carbono, pisos industriais e aditivos para concreto; Cursos de treinamento e aperfeiçoamento técnico nas atividades especificadas, no Brasil e exterior. Atua há 37 anos como profissional nas atividades especificadas, sendo 12 anos na Viapol. Autor de apostila de 136 páginas e professor do Curso Técnico de Impermeabilização, Tratamento do Concreto e Isolação Térmica Editora PINI, Sinduscon, IAB, Câmara de Arquitetos e IBRACON; Autor de apostila de 247 páginas e professor do Curso de Patologia das Construções Editora PINI, Sinduscon, IAB, Instituto IDD, Câmara de Arquitetos, Academia de Engenharia e Arquitetura e CREA; Mais de 300 cursos e palestras de impermeabilização, tratamento de concreto, isolação térmica e patologias das construções, em diversas entidades de engenharia; Apresentação de mais de 20 trabalhos técnicos em Congressos no Brasil e no exterior, nas atividades de impermeabilização e patologia das construções.

4 Marco Antonio Gullo Engenheiro Civil, pós-graduado em Perícias de Engenharia e Avaliações e em Administração de Empresas, diplomado em diversos cursos de extensão em Patologias Construtivas e Avaliações de Imóveis, diplomado em curso de extensão em Administração de Empresas para graduados em Engenharia Civil. Atual diretor de Cursos do Instituto de Engenharia e vice-coordenador da Câmara Técnica de Perícias em Edificações do IBAPE/SP (2006/2007 e 2008/2009). Ministrante em cursos de pós-graduação, extensão e especialização nos estados do RS, SC, PR, MS, CE, RN, PE e SP. Idealizador e coordenador da publicação técnica Diretrizes para Elaboração de Relatório Técnico de Vistoria de Vizinhança do IBAPE/SP, ministrando palestra sobre o tema no Congresso Brasileiro de Avaliações e Perícias COBREAP (outubro/2009, Hotel Maksoud Plaza); Membro do Comitê Científico e palestrante do 1 Seminário de Engenharia Diagnóstica em Edificações dos Países da CPLP, realizado no campus da UNIFOR - Universidade de Fortaleza; Co-autor dos Livros Engenharia Diagnóstica, Perícias de Engenharia, Normas Técnicas de Engenharia Diagnóstica, Inspeção Predial Total e Manutenção Predial, lançados pela Editora Pini. Participações como consultor técnico em publicações do setor, entre os quais a Revista Arquitetura e Construção, Editora Abril, assim como especialista entrevistado para a Rede Globo. Vinte e cinco anos de atuação e aperfeiçoamento profissional, dentre os quais quinze como responsável técnico de escritório de engenharia voltado à prestação de serviços de Engenharia Diagnóstica. Carreira formada em empresas de expressão no cenário imobiliário, atuando diretamente na construção e fiscalização de m² de empreendimentos prediais, com amplo conhecimento dos procedimentos operacionais (técnico, jurídico e administrativo), adquirido por meio dos cargos de chefia na área de assistência técnica, com responsabilidade pela manutenção de 10 mil unidades autônomas prediais. Marcos Moliterno Engenheiro civil formado em 1987, mestre em Tecnologia Ambiental (2006), com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1993) e em Gestão Ambiental e Negócios no Setor Energético (2008). Sua atividade profissional é desenvolvida como perito judicial para questões de Engenharia Civil (avaliação patrimonial, regularização de terras e danos em construções), de Segurança do Trabalho e de Engenharia Ambiental (áreas contaminadas, licenças, EIA, RAP, RiVi) e como sócio da M.Moliterno Engenharia Preventiva e Gestão Ambiental, em que aplica essa expertise no setor privado, inclusive de riscos industriais e de engenharia para seguros. Ocupa o cargo de diretor-secretário substituto e representa o Instituto de Engenharia em diversos conselhos e entidades (Câmara Ambiental, Cades e Fiesp).

5 Miguel Tadeu Campos Morata Engenheiro Químico, 1986, pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz, São Paulo SP. Pós Graduado em Gestão Ambiental, pela Faculdade Oswaldo Cruz, São Paulo SP. Membro Titular da APEJESP - Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo Matricula Nº 1.258; Membro Titular do IBAPE SP Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias do Estado de São Paulo Matricula Nº ; Membro Titular do I. Engenharia SP - Instituto de Engenharia de São Paulo Matricula Nº Miriana Pereira Marques Engenheira Civil, FAAP. Foi professora universitária de Maciços e Obras de Terras, Transportes e Mecânica dos Solos na mesma faculdade. Com 20 anos de atuação profissional dedicada à área de Avaliações e Perícias, referente a bens patrimoniais e a imóveis urbanos, comerciais, residenciais, rurais e industriais, é responsável técnica pela área de Avaliações e Perícias da Marques & Marques Engenharia. Assistente técnico do Metrô, Dersa e da Procuradoria Geral do Estado. Foi supervisora Técnica de Planejamento Urbano na Subprefeitura do Butantã e assessora da Superintendência de Obras na Siurb, gestão do prefeito Gilberto Kassab. No Instituto de Engenharia, vice-presidente de Assuntos Internos, membro do Conselho Consultivo, secretária da Divisão de Avaliações e Perícias, responsável pela organização do Construética e membro da Câmara de Mediação e Arbitragem. Atualmente, ocupa o cargo de vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia. Nos últimos anos vem realizando várias parcerias com as escolas de engenharia, atléticas, centro e diretórios acadêmicos e empresas juniores. Com isso, agregando sócios universitários e docentes. Prêmio de Melhor Trabalho Técnico do Ano analisando temas ligados ao exercício da profissão Vistoria Cautelar, 2008; Imóveis Tombados, 2009 e Calçadas, 2010.

6 Misael Cardoso Pinto Neto Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, pós-graduado em Perícias e Auditorias Ambientais pelo IBAPE/SP IPEN/USP. Consultor em Engenharia Civil, Tratamento e Reuso de Efluentes Domésticos, Perícias e Avaliações Judiciais, Assistências Técnicas, Inspeções Prediais e Ambientais, Vistorias de Vizinhança pré-obra. Professor em cursos de pós-graduação em Perícias de Engenharia. No IBAPE/SP é membro titular, membro da Câmara de Inspeção Predial, coordenador da Câmara Ambiental nas gestões e , coautor da Norma de Inspeção Ambiental Imobiliária, coautor da Norma de Inspeção Predial, coautor do livro Inspeção Predial e coautor do livro Perícia Ambiental, palestrante na área ambiental em assembleias, seminários e congressos, professor em cursos diversos. Professor em Curso de pós graduação em Perícias de Engenharia na Universidade Nove de Julho UNINOVE - e no Instituto Brasileiro de Educação Continuada INBEC. Roberto José Falcão Bauer Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de Taubaté, em Especialização em Patologia de Materiais, Estruturas e Habitabilidade, Instituto Eduardo Torroja de La Construcción y Del Cemento, Madrid, Espanha. Diretor Técnico do Grupo Falcão Bauer; Professor na disciplina de Materiais de Construção Civil, no curso de Engenharia Civil da UNITAU, Universidade de Taubaté, SP, desde Autor de diversos artigos Técnicos sobre Tecnologia e Patologia do Concreto, Argamassas e Materiais de Construção; Participação na Tradução e Adaptação Técnica dos livros: Patologia e Terapia do Concreto Armado, autor Manuel Fernández Cánovas, e Controle e Garantia da Qualidade na Construção, autor Alvaro Garcia Meseguer. Membro dos Conselhos: Consultivo do SindusCon-SP, desde 2000; Deliberativo de Gestões Delegada do Seconci, SP,desde 2009; Sóciofundador e Membro do Conselho Fiscal da Anapre, desde 2004.Prêmios: Engenheiro JoaquimCardoso Universidade Federal da Paraíba, IAB/PB e CREA/PB, 1998; Luiz Alfredo Falcão Bauer IBRACON Destaque do ano em Engenharia no Campo de Pesquisas do Concreto e Materiais Constituintes, 2005; Menção Honoris Causa Cientia 3º Prêmio Prisma, 2007, Revista Prisma; Medalha de Ouro Premiado como o Melhor Trabalho do Ano de 2010, Portal da Engenharia Compartilhada, autores Roberto José Falcão Bauer e Remo Cimino, trabalho referente a analise de temas relacionados ao exercício da profissão, concedido pelo Instituto de Engenharia, 2011; autor do Portal da Engenharia Compartilhada, juntamente com Remo Cimino e Miguel de Oliveira.

7 Tito Lívio Ferreira Gomide Engenheiro Civil pela FAAP, 1977, Bacharel em Direito pela USP, 1983, Perito Criminal pela Academia de Polícia de São Paulo, 1986, pós-graduado em avaliações e perícias de engenharia pela Unisanta, 1992, especialista em Direito Imobiliário Empresarial pela Universidade Secovi, 2010, e em Arquitetura Sustentável pela Université de Paris Sorbonne, Atua como perito e professor de Engenharia Diagnóstica, Inspeção Predial, Criminalística, Avaliações e Perícias de Engenharia desde Foi o primeiro coordenador do curso de pós-graduação de perícias e avaliações da FAAP, 1996 e presidente do IBAPE-SP na gestão 2006/2007. Autor de artigos e livros de Engenharia Legal, Inspeção Predial, Engenharia Diagnóstica e Grafoscopia editados pela PINI e LEUD, e palestrante de inúmeros eventos técnicos desde 1982, dentre os quais alguns do Secovi-SP, Sinduscon-SP/MG, Cobreaps, AASP, AMARJ, Instituto de Engenharia, Ibracon, Crea-ES/CE/RS, Unisanta, FAAP, Universidade Mackenzie, Universidade Moura Lacerda, Universidade de Passo Fundo e jornadas técnicas em Cabo Verde, entre outros. Atualmente é perito e diretor do Gabinete de Perícias Gomide Ltda, tendo realizado milhares de perícias para as mais renomadas cortes judiciais, escritórios de advocacia e principais empresas de construção civil do Brasil. É membro titular da APEJESP, Instituto de Engenharia, IBAPE SP/RS, IBDiC e do Conseil de Expertise, da ONU

INBEC. Curso Organizado conforme a Resolução N.º 01 DE 08 JUNHO DE 2007 do Conselho Nacional de Educação MEC, Parecer CNE/CES n.º 263/2006.

INBEC. Curso Organizado conforme a Resolução N.º 01 DE 08 JUNHO DE 2007 do Conselho Nacional de Educação MEC, Parecer CNE/CES n.º 263/2006. INBEC Curso Organizado conforme a Resolução N.º 01 DE 08 JUNHO DE 2007 do Conselho Nacional de Educação MEC, Parecer CNE/CES n.º 263/2006. Pós-Graduação com Futuro ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DIAGNÓSTICA

Leia mais

Prof. Marcelo Ferreira:

Prof. Marcelo Ferreira: MINI CURRICULUM IRIA LÍCIA OLIVA DONIAK Engenheira Civil, graduada pela PUC-PR em 1988,atua no setor concreto desde 86,tendo iniciado suas atividades em Laboratório de Controle Tecnológico,posteriormente

Leia mais

Compras Sustentáveis

Compras Sustentáveis Compras Sustentáveis Compras Social e Ambientalmente Responsáveis Objetivo do curso 29 e 30 de Abril Apresentar e habilitar o conceito de Sustentabilidade inserindo a vertente ambiental na área de compras,

Leia mais

Ética, transparência e lealdade são princípios que o escritório Paulo Sergio João Advogados valoriza sem limites no relacionamento com seus clientes.

Ética, transparência e lealdade são princípios que o escritório Paulo Sergio João Advogados valoriza sem limites no relacionamento com seus clientes. Ética, transparência e lealdade são princípios que o escritório Paulo Sergio João Advogados valoriza sem limites no relacionamento com seus clientes. O escritório Fundado em 2010, o escritório Paulo Sergio

Leia mais

CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS:

CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS: CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS: NOME: ANTÔNIO DERSEU CÂNDIDO DE PAULA Profissão: Contador Estado Civil: Separado Administrativamente Nacionalidade: Brasileira Naturalidade: Iraí, Estado do Rio Grande

Leia mais

DIRETRIZES TÉCNICAS AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM EDIFICAÇÕES 05/2015 DT 007/15 DTPC

DIRETRIZES TÉCNICAS AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM EDIFICAÇÕES 05/2015 DT 007/15 DTPC DIRETRIZES TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM EDIFICAÇÕES 05/2015 DT 007/15 DTPC 1 DIRETRIZES TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM EDIFICAÇÕES Presidente: Camil Eid. Vice Presidente Técnica: Miriana

Leia mais

CM2 Estruturação Imobiliária Ltda.

CM2 Estruturação Imobiliária Ltda. Coordenação e Realização: Apoio: CM2 Estruturação Imobiliária Ltda. Ementa Programa e Disciplina do Curso de Estruturação Imobiliária Aplicada. Será dado especial destaque para os procedimentos de prospecção

Leia mais

ANEXO I Tabela de Cursos e Descontos CONVÊNIO QUE ENTRE SI CELEBRAM o SINDUSCON/ES e INSTITUTO CABRAL LTDA

ANEXO I Tabela de Cursos e Descontos CONVÊNIO QUE ENTRE SI CELEBRAM o SINDUSCON/ES e INSTITUTO CABRAL LTDA ANEXO I Tabela de Cursos e Descontos QUE ENTRE SI CELEBRAM o SINDUSCON/ES e INSTITUTO CABRAL LTDA ANEXO I Conforme previsto em CONTRATO DE DE S nos Cursos ofertados pelo INSTITUTO CABRAL EDUCACIONAL, esse

Leia mais

ANEXO II AO ATO DA COMISSÃO DIRETORA Nº 15, de 2014

ANEXO II AO ATO DA COMISSÃO DIRETORA Nº 15, de 2014 ANEXO II AO ATO DA COMISSÃO DIRETORA Nº 15, de 2014 3 DISTRIBUIÇÃO DAS FUNÇÕES COMISSIONADAS 3.6.5. SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA FUNÇÃO SETOR FC Nº DIRETOR DE SECRETARIA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA FC-4

Leia mais

THAIS MAYUMI KURITA MARINA NASCIMBEM BECHTEJEW RICHTER

THAIS MAYUMI KURITA MARINA NASCIMBEM BECHTEJEW RICHTER O Escritório: O E S C R I T Ó R I O K U R I T A, B E C H T E J E W & M O N E G A G L I A A D V O G A D O S N A S C E U C O M O O R E S U L T A D O D A U N I Ã O D E A D V O G A D O S C O M S Ó L I D A

Leia mais

Heloisa Tripoli Goulart Piccinini Auditora Substituta de Conselheiro

Heloisa Tripoli Goulart Piccinini Auditora Substituta de Conselheiro Heloisa Tripoli Goulart Piccinini Auditora Substituta de Conselheiro Natural de Caçapava do Sul, RS, é Conselheira-Substituta do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul desde 10-09-93, em virtude

Leia mais

Societário e Mercado de Capitais

Societário e Mercado de Capitais APRESENTAÇÃO Nossos Profissionais Formado por profissionais altamente qualificados para prestar serviços jurídicos em diversas áreas do direito a clientes brasileiros e estrangeiros, com pessoalidade,

Leia mais

24.03.2011 CONFERÊNCIA DE ABERTURA TEMA I A

24.03.2011 CONFERÊNCIA DE ABERTURA TEMA I A 24.03.2011 CONFERÊNCIA DE ABERTURA TEMA I A importância do Registro de Imóveis na preservação dos recursos naturais É de conhecimento de todos que a preservação do meio ambiente é tratada como uma das

Leia mais

Robinson Bonato. Resumo. Experiência

Robinson Bonato. Resumo. Experiência Robinson Bonato Engenheiro Civil Sênior Engenharia Construção Projetos Gestão de Equipe Em Transição de Carreira. rjbonato15@gmail.com Resumo Engenheiro Civil. Graduado em Engenharia Civil pela UNIVAP-

Leia mais

CONHEÇA OS CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES PARCIAIS DO CONSELHO DELIBERATIVO DO INSTITUTO DE ENGENHARIA

CONHEÇA OS CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES PARCIAIS DO CONSELHO DELIBERATIVO DO INSTITUTO DE ENGENHARIA CONHEÇA OS CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES PARCIAIS DO CONSELHO DELIBERATIVO DO INSTITUTO DE ENGENHARIA ALFREDO COTAIT NETO Engenheiro civil pelo Mackenzie, com pós-graduação em Administração de Empresas e mestrado

Leia mais

ACIDENTES PREDIAIS E A INCIDÊNCIA DE FALHAS E ANOMALIAS EM EDIFICAÇÕES

ACIDENTES PREDIAIS E A INCIDÊNCIA DE FALHAS E ANOMALIAS EM EDIFICAÇÕES ACIDENTES PREDIAIS E A INCIDÊNCIA DE FALHAS E ANOMALIAS EM EDIFICAÇÕES Apresentação da Câmara de Inspeção Predial do IBAPE/SP set/2009 Câmara de Inspeção Predial do IBAPE/SP: ALCIDES FERRARI NETO ALMIR

Leia mais

MÁXIME CONSULTORIA E ENGENHARIA LTDA PORTFÓLIO

MÁXIME CONSULTORIA E ENGENHARIA LTDA PORTFÓLIO MÁXIME CONSULTORIA E ENGENHARIA LTDA PORTFÓLIO PORTFÓLIO Prefácio A Máxime Consultoria e Engenharia foi fundada em 2004 pelos engenheiros e mestres em construção civil pela POLI/USP, Maurício Marques Resende

Leia mais

Promover o crescimento sustentável da indústria brasileira, em médio e longo prazo, na área de química verde para a geração de inovações tecnológicas

Promover o crescimento sustentável da indústria brasileira, em médio e longo prazo, na área de química verde para a geração de inovações tecnológicas Promover o crescimento sustentável da indústria brasileira, em médio e longo prazo, na área de química verde para a geração de inovações tecnológicas e a transferência de conhecimento através de pesquisa,

Leia mais

CICLO DE PALESTRAS OBRAS EM CONDOMÍNIOS: PRECAUÇÕES E RESPONSABILIDADES

CICLO DE PALESTRAS OBRAS EM CONDOMÍNIOS: PRECAUÇÕES E RESPONSABILIDADES CICLO DE PALESTRAS OBRAS EM CONDOMÍNIOS: PRECAUÇÕES E RESPONSABILIDADES INSPEÇÃO PREDIAL CHECK UP E PREVENÇÃO DE ACIDENTES IBAPE/SP Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo

Leia mais

I SEMINÁRIO IBRACON SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL

I SEMINÁRIO IBRACON SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL I SEMINÁRIO IBRACON SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL OBJETIVO DEBATER A QUALIDADE E A ATUALIDADE DO ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL NO BRASIL VISANDO INICIAR PROJETOS DE ATUALIZAÇÃO NA LEGISLAÇÃO QUE REGE

Leia mais

MBA EM ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS DE COMPLIANCE

MBA EM ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS DE COMPLIANCE MBA EM ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS DE COMPLIANCE INÍCIO: 05/08/2016 APRESENTAÇÃO: Dentro do mundo corporativo e do mundo jurídico, cada vez mais se dá prioridade a empresas que procuram desenvolver

Leia mais

Os sócios e colaboradores do K.A acreditam na advocacia tradicional, pautada no profundo conhecimento do negócio da clientela.

Os sócios e colaboradores do K.A acreditam na advocacia tradicional, pautada no profundo conhecimento do negócio da clientela. O Escritório O Kauffman e Abid Sociedade de Advogados ( K.A ) foi fundado em 2012 por profissionais com histórico consolidado em bancas nacionais, vasta experiência em suas respectivas áreas de atuação

Leia mais

Auditoria Interna Ferramenta de verificação da conformidade

Auditoria Interna Ferramenta de verificação da conformidade Auditoria Interna Ferramenta de verificação da conformidade Fabrinni M. dos Santos, João F. Neves, M. Cristina Prata Neves, Gabrielle K. Robbs e Paschoal G. Robbs Auditoria Interna Ferramenta de verificação

Leia mais

L E I Nº 6.816, DE 25 DE JANEIRO DE 2006.

L E I Nº 6.816, DE 25 DE JANEIRO DE 2006. L E I Nº 6.816, DE 25 DE JANEIRO DE 2006. Dispõe sobre a reestruturação organizacional da Secretaria Executiva de Estado de Obras Públicas - SEOP e dá outras providências. A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO

Leia mais

A EMPRESA. Construção de Prédio Anexo Queiroz Galvão - Rio das Ostras / RJ (Civil e instalções) BR-Petrobrás Distribuidora / Duque de Caxias R.

A EMPRESA. Construção de Prédio Anexo Queiroz Galvão - Rio das Ostras / RJ (Civil e instalções) BR-Petrobrás Distribuidora / Duque de Caxias R. A EMPRESA A Engeprime foi constituída a partir da necessidade de profissionalização dos serviços de infraestrutura predial e industrial, de forma a atender a demanda de serviços provenientes da crescente

Leia mais

SILVIA RODRIGUES PEREIRA PACHIKOSKI

SILVIA RODRIGUES PEREIRA PACHIKOSKI SILVIA RODRIGUES PEREIRA PACHIKOSKI Brasileira, Advogada, Casada, Alameda Santos, 2395, 4º andar, Cerqueira César, CEP 01419-101 São Paulo/SP Brazil Fone: + 55 11 3061-6100 Cel: + 55 11 99189-8989 silvia@rpsnadvogados.com.br

Leia mais

MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq - Curso EAD

MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq - Curso EAD MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq - Curso EAD Carga Horária: 360 horas/aula + 40 horas/aula Monografia Duração: 18 meses Início das aulas: 19 de setembro Período: Segundas-feiras das 19h às 23h (ao vivo).

Leia mais

TOP OF QUALITY BRAZIL ADVOCACIA

TOP OF QUALITY BRAZIL ADVOCACIA Henrique Guimarães Advogados Associados alia tradição e modernidade na prestação de serviços advocatícios na área empresarial. Trabalha sintonizada com os conceitos de qualidade total, buscando sempre

Leia mais

26/08/2015. A Engenharia Consultiva e o papel do Engenheiro Consultor. José Afonso Pereira Vitório Engenheiro Civil, Doutor em Estruturas

26/08/2015. A Engenharia Consultiva e o papel do Engenheiro Consultor. José Afonso Pereira Vitório Engenheiro Civil, Doutor em Estruturas A Engenharia Consultiva e o papel do Engenheiro Consultor José Afonso Pereira Vitório Engenheiro Civil, Doutor em Estruturas Vice-presidente de Ciência e Tecnologia do SINAENCO-PE Sócio de Vitório & Melo

Leia mais

MBA EM ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS DE COMPLIANCE

MBA EM ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS DE COMPLIANCE MBA EM ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS DE COMPLIANCE INÍCIO: 05/08/2016 APRESENTAÇÃO: Dentro do mundo corporativo e do mundo jurídico, cada vez mais se dá prioridade a empresas que procuram desenvolver

Leia mais

RELATÓRIO SINTÉTICO DAS ATIVIDADES DE AUDITORIA BIÊNIO: FEVEREIRO/2011 A JANEIRO/2013

RELATÓRIO SINTÉTICO DAS ATIVIDADES DE AUDITORIA BIÊNIO: FEVEREIRO/2011 A JANEIRO/2013 ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ Auditoria Administrativa de Controle Interno RELATÓRIO SINTÉTICO DAS ATIVIDADES DE AUDITORIA BIÊNIO: FEVEREIRO/2011 A JANEIRO/2013

Leia mais

INFORMATIVO. Carreiras reestruturadas e concursos públicos realizados para. uma melhor prestação de serviços

INFORMATIVO. Carreiras reestruturadas e concursos públicos realizados para. uma melhor prestação de serviços INFORMATIVO GESTÃO DE PESSOAS 2013-2016 Maio - 2016 Carreiras reestruturadas e concursos públicos realizados para uma melhor prestação de serviços uma sociedade cada vez mais complexa e dinâmica exige

Leia mais

ISO 9001 : 2008. De 12/03/2012 16/03/2012. Local: Hotel a definir Copacabana - RJ. Carga Horária: 40 horas. Horário: Das 8h30min às 17h30min

ISO 9001 : 2008. De 12/03/2012 16/03/2012. Local: Hotel a definir Copacabana - RJ. Carga Horária: 40 horas. Horário: Das 8h30min às 17h30min ISO 9001 : 2008 Inspeção, Avaliação, Reforço e Recuperação das Estruturas de Concreto e Edificações De 12/03/2012 16/03/2012 Local: Hotel a definir Copacabana - RJ Carga Horária: 40 horas Horário: Das

Leia mais

Perfil acadêmico. Livros de sua autoria. Principais obras disponíveis:

Perfil acadêmico. Livros de sua autoria. Principais obras disponíveis: Idalberto Chiavenato nascido em 1936 no interior do estado de São Paulo, é autor brasileiro na área de administração de empresas e de recursos humanos tendo seus livros utilizados por administradores no

Leia mais

CURSO LICITAÇÕES, CONTRATOS E CONTROLE de OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA na ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CURSO LICITAÇÕES, CONTRATOS E CONTROLE de OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA na ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CURSO LICITAÇÕES, CONTRATOS E CONTROLE de OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA na ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA OBJETIVOS: Proporcionar desenvolvimento profissional em Licitações e Contratos de Engenharia na Administração

Leia mais

AYRTON RUY GIUBLIN FILHO

AYRTON RUY GIUBLIN FILHO AYRTON RUY GIUBLIN FILHO Brasileiro, casado, 60 anos. Rua Ubaldino do Amaral, nº 231, apto. 51, Alto da Glória Curitiba Paraná. Telefone: (41) 9932-0011. ayrton.giublin@gmail.com OBJETIVO - Integrar o

Leia mais

PATOLOGIAS, DANOS E ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL ENG. LEONARDO MEDINA ROSARIO,ESP,MBA

PATOLOGIAS, DANOS E ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL ENG. LEONARDO MEDINA ROSARIO,ESP,MBA Apresentação Institucional PATOLOGIAS, DANOS E ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL ENG. LEONARDO MEDINA ROSARIO,ESP,MBA Serviços ENGENHARIA DE DIAGNÓSTICO GESTÃO DE ENGENHARIA ENGENHARIA ENGENHARIA

Leia mais

Áreas de Atuação. Planejamento Fiscal e identificação de oportunidades para redução da carga tributária;

Áreas de Atuação. Planejamento Fiscal e identificação de oportunidades para redução da carga tributária; 1 Apresentação O escritório é especializado em Direito Tributário, registrado na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção São Paulo OAB/SP desde 1995, sob o nº 02811, possuindo equipe com extensa qualificação

Leia mais

EDUARDO BRAGA Governador do Estado

EDUARDO BRAGA Governador do Estado DECRETO N.º 24031, DE 26 DE JANEIRO DE 2.004 APROVA o Regimento Interno da SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO, ÉTICA E TRANSPARÊNCIA - SCI, e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DO AMAZONAS, no

Leia mais

SENAI. Foi dado o sinal verde para o futuro da indústria.

SENAI. Foi dado o sinal verde para o futuro da indústria. SENAI. Foi dado o sinal verde para o futuro da indústria. Instituto SENAI de Inovação Química Verde e Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental. As soluções inovadoras agora têm endereço certo. O Instituto

Leia mais

SABRINA DE MELLO HORNOS. Sócia fundadora da empresa Pactos Coaching e Mediação.

SABRINA DE MELLO HORNOS. Sócia fundadora da empresa Pactos Coaching e Mediação. SABRINA DE MELLO HORNOS Sumário: Sócia fundadora da empresa Pactos Coaching e Mediação. Advogada Empresarial com mais de 20 anos de experiência no mercado imobiliário. Mediadora certificada pelo Instituto

Leia mais

CURSO: EXECUÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO

CURSO: EXECUÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO CURSO: EXECUÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO AUTOR DO LIVRO: Manual de Obras Rodoviárias e Pavimentação Urbana Execução e Fiscalização. Eng. Elci Pessoa Júnior, mais vendido da Ed. PINI no tema

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 17, DE 2 DE MARÇO DE 2012

RESOLUÇÃO Nº 17, DE 2 DE MARÇO DE 2012 RESOLUÇÃO Nº 17, DE 2 DE MARÇO DE 2012 Dispões sobre o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) na prestação de serviços de arquitetura e urbanismo e dá outras providências. O Conselho de Arquitetura

Leia mais

CAROLINA TUPINAMBÁ. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV Curso de Pós-Graduação lato sensu em Direito Empresarial do Trabalho concluído em Agosto/2005;

CAROLINA TUPINAMBÁ. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV Curso de Pós-Graduação lato sensu em Direito Empresarial do Trabalho concluído em Agosto/2005; CAROLINA TUPINAMBÁ FORMAÇÃO ACADÊMICA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ Curso de Direito concluído em Julho/2003; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ Curso de Pós-Graduação lato sensu

Leia mais

Uma Visão da Carreira em Áreas Tecnológicas

Uma Visão da Carreira em Áreas Tecnológicas Uma Visão da Carreira em Áreas Tecnológicas Prof. Paulo César Crepaldi UNIFEI Coordenação Prof. Dr. Evaldo Cintra 26/02/2013 Tecnologia - Definição A palavra Tecnologia (s. f.) tem a seu significado baseado

Leia mais

Gestores Regionais. Gestores Nacionais. Desembargador do Trabalho FranciscoTarcísio Guedes Lima Verde Júnior

Gestores Regionais. Gestores Nacionais. Desembargador do Trabalho FranciscoTarcísio Guedes Lima Verde Júnior O Programa: O Programa Trabalho Seguro Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho visa à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e

Leia mais

- Advogado especialista em direito imobiliário aplicado à gestão empresarial PUC/Paraná.

- Advogado especialista em direito imobiliário aplicado à gestão empresarial PUC/Paraná. I Seminário Lex do Mercado Imobiliário Cód. do Curso: 4161 Objetivo I Seminário Lex do Mercado Imobiliário é um evento que será realizado em parceria com o IBEI - Instituto Brasileiro de Estudos Imobiliários

Leia mais

LEI Nº 2.396/2013. O Prefeito Municipal de Santa Teresa, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais;

LEI Nº 2.396/2013. O Prefeito Municipal de Santa Teresa, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais; LEI Nº 2.396/2013 CRIA CARGOS COMISSIONADOS NO MUNICÍPIO DE SANTA TERESA. O Prefeito Municipal de Santa Teresa, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais; Faço saber que a Câmara Municipal

Leia mais

Reconhecimento: DECRETO 37852 de 03/09/55 DOU 06/09/55 pág. 16891. Tempo para integralização do curso. Mínimo 4 Médio 5 Máximo 9

Reconhecimento: DECRETO 37852 de 03/09/55 DOU 06/09/55 pág. 16891. Tempo para integralização do curso. Mínimo 4 Médio 5 Máximo 9 ANO ANO A Engenharia Civil da UFC O curso de Engenharia Civil da UFC implementou, a partir de 99, um regime seriado, no qual a maioria das disciplinas, em especial as do ciclo básico, passou a ser ministrada

Leia mais

4º ENPRESC 03. Participações em Eventos 34 Outros Serviços 35 Resumo das Atividades 36 Anexos 37

4º ENPRESC 03. Participações em Eventos 34 Outros Serviços 35 Resumo das Atividades 36 Anexos 37 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2007 SUMÁRIO 4º ENPRESC 03 Troféu Destaque Social 2007 06 Fotos do Evento 11 Lançamento Depto. Licitações 24 Cursos e Treinamentos 26 Ações e Participações 30 AGE FEBRAC 30 Reuniões

Leia mais

L E I N 7.785, DE 9 DE JANEIRO DE 2014

L E I N 7.785, DE 9 DE JANEIRO DE 2014 L E I N 7.785, DE 9 DE JANEIRO DE 2014 Dispõe sobre a reestruturação da Loteria do Estado do Pará - LOTERPA e dá outras providências. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ estatui e eu sanciono a

Leia mais

8h às 9h Sala Multiméios, 1º andar, prédio 47 27 DE MAIO MANHÃ. Palestra: Aplicações dos tubos estruturais VMB Caso do Mineirão

8h às 9h Sala Multiméios, 1º andar, prédio 47 27 DE MAIO MANHÃ. Palestra: Aplicações dos tubos estruturais VMB Caso do Mineirão 27 DE MAIO MANHÃ 8h às 9h Palestra: Aplicações dos tubos estruturais VMB Caso do Mineirão Ementa: Apresentação da solução estrutural usada no estádio Magalhães Pinto (Mineirão) onde empregou-se o perfil

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 5. 746, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 5. 746, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010. PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 5. 746, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010. Autoriza o Poder Executivo a contratar, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho, por tempo determinado

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Engenheiro Civil, diplomado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo EPUSP, em 1975.

CURRICULUM VITAE. Engenheiro Civil, diplomado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo EPUSP, em 1975. CURRICULUM VITAE JOSÉ CARLOS GOMES DE SÁ Engenheiro Civil - Brasileiro FORMAÇÃO ACADÊMICA Engenheiro Civil, diplomado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo EPUSP, em 1975. FORMAS DE ATUAÇÃO:

Leia mais

Congresso 25º. Boletim Informativo nº 3 27/04/2009. 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Apoio. Realização e Organização

Congresso 25º. Boletim Informativo nº 3 27/04/2009. 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Apoio. Realização e Organização Boletim Informativo nº 3 27/04/2009 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 25º Congresso A se realizar em Recife, de 20 a 25 de setembro de 2009, o Congresso mantem a tradição de

Leia mais

APRESENTAÇÃO. 18 a 20 de maio de 2010 Clube de Engenharia - Rio de Janeiro RJ

APRESENTAÇÃO. 18 a 20 de maio de 2010 Clube de Engenharia - Rio de Janeiro RJ 18 a 20 de maio de 2010 Clube de Engenharia - Rio de Janeiro RJ APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada recentemente pelo Instituto Trata Brasil em parceria com o Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio

Leia mais

Sobre o Professor e os Discentes

Sobre o Professor e os Discentes FATERN Faculdade de Excelência Educacional do RN Coordenação Tecnológica de Redes e Sistemas Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Técnicas de Consultoria Prof. Fabio Costa Ferrer, M.Sc.

Leia mais

João Pedro Lamana paiva

João Pedro Lamana paiva João Pedro Lamana paiva Qualificação pessoal e contato JOÃO PEDRO LAMANA PAIVA, brasileiro, casado, registrador imobiliário em Porto Alegre-RS, com endereço profissional na Travessa Francisco de Leonardo

Leia mais

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO SOBRE O CURSO A revolução tecnológica das últimas décadas, especialmente na área de informática, tem alterado nossa sociedade. O Engenheiro de Computação é um profissional que

Leia mais

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 2.020-D DE 2007

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 2.020-D DE 2007 REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 2.020-D DE 2007 Estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público;

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES. IGC Faixas Contínuo 2007 3 215 2008 3 221 2009 3 229

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES. IGC Faixas Contínuo 2007 3 215 2008 3 221 2009 3 229 PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 10//2012, Seção 1, Pág. 1. Portaria n 7, publicada no D.O.U. de 10//2012, Seção 1, Pág. 12. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Leia mais

ANO 2011 2012 2013 2014 VAGAS 40 80 80 80

ANO 2011 2012 2013 2014 VAGAS 40 80 80 80 PRONATEC PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO OFERTA DE CURSOS FIC - FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS JOÃO PESSOA 1.

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR - GESTÃO DE PESSOAS ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia da Pesquisa Científica Liderança, Equipe e Motivação Gestão de Pessoas e o Marketing de Serviços Planejamento Estratégico Aplicado à Gestão de Pessoas

Leia mais

Consórcios e Sociedades de Obras de Infraestrutura

Consórcios e Sociedades de Obras de Infraestrutura Um evento para governos e investidores em transporte, energia e infraestrutura 24 de julho de 2012 Segunda Edição Hotel Golden Tulip Paulista Plaza São Paulo - SP Aspectos Estruturais Tributos Contabilidade

Leia mais

NOTAS CURRICULARES. João Manuel Alves da Silveira Ribeiro Nascido a 19 de novembro de 1951, na freguesia de Cedofeita, concelho do Porto.

NOTAS CURRICULARES. João Manuel Alves da Silveira Ribeiro Nascido a 19 de novembro de 1951, na freguesia de Cedofeita, concelho do Porto. NOTAS CURRICULARES João Manuel Alves da Silveira Ribeiro Nascido a 19 de novembro de 1951, na freguesia de Cedofeita, concelho do Porto. Formação académica: 2007 - Programa de Alta Direção de Instituições

Leia mais

CDURP Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro. Relatório Trimestral de Atividades. Período Abril - Junho / 2011

CDURP Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro. Relatório Trimestral de Atividades. Período Abril - Junho / 2011 CDURP Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro Relatório Trimestral de Atividades Sumário Executivo Período Abril - Junho / 2011 O período entre 1 de Abril e 30 de Junho

Leia mais

Estado de São Paulo Iniciativa Privada

Estado de São Paulo Iniciativa Privada MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Pesquisa Archibald & Prado www.maturityresearch.com Relatório 2014: Estado de São Paulo Iniciativa Privada Parte B: Perfil dos Participantes Fevereiro/2015 Organizado

Leia mais

Regulamento de Compras :

Regulamento de Compras : Regulamento de Compras : Capítulo I: das Disposições Gerais Artigo 1º. O presente Regulamento estabelece normas para a contratação de obras e serviços e compras, no âmbito da Associação Fundo de Incentivo

Leia mais

CATÁLOGO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CATÁLOGO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CATÁLOGO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ATOS LEGAIS DO CURSO: Nome do Curso: Administração Nome da Mantida: Centro Universitário de Rio Preto Endereço de Funcionamento do Curso: Rua Yvette Gabriel Atique, 45

Leia mais

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 30, DE 26 DE JANEIRO DE 2016

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 30, DE 26 DE JANEIRO DE 2016 Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 30, DE 26 DE JANEIRO DE 2016 Amplia o Programa Idiomas sem Fronteiras. O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição que lhe confere o art.

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL CORPORATIVO

DIREITO AMBIENTAL CORPORATIVO DIREITO AMBIENTAL CORPORATIVO Freire, Lagrotta & Gimenez Advogados, 2014 2 SOBRE NÓS Nós, sócios da Freire, Lagrotta & Gimenez Advogados, acreditamos em um novo modelo de consultoria e assessoria corporativa,

Leia mais

Infraestrutura para Telecomunicações

Infraestrutura para Telecomunicações Infraestrutura para Telecomunicações Figueiredo Ferraz Infraestrutura para Telecomunicações Vimos por meio desta apresentar a V. Sas., nossa empresa, Figueiredo Ferraz, Consultoria e Engenharia de Projeto

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 RESUMO 1. APRESENTAÇÃO Com a missão de promover ações para o fortalecimento do segmento da construção civil no Espírito Santo,

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL Faz saber que a Câmara de Vereadores decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar.

O PREFEITO MUNICIPAL Faz saber que a Câmara de Vereadores decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar. Prefeitura Municipal de Novo Horizonte do Sul Estado de Mato Grosso do sul Poder Executivo Gabinete do Prefeito LEI COMPLEMENTAR Nº 033/2008 de 30 de Dezembro de 2008. DISPÕE SOBRE A ESTRUTURA ORGANO-

Leia mais

COMPANHIA ENERGÉTICA DE BRASÍLIA CEB

COMPANHIA ENERGÉTICA DE BRASÍLIA CEB COMPANHIA ENERGÉTICA DE BRASÍLIA CEB 12.6. Em relação a cada um dos administradores e membros do conselho fiscal do emissor, indicar, em forma de tabela: nome, idade, profissão, CPF ou número do passaporte,

Leia mais

Atribuições dos Tecnólogos

Atribuições dos Tecnólogos UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TECNOLOGIA EM CONTRUÇÃO CIVIL EDIFÍCIOS E ESTRADAS Atribuições dos Tecnólogos Prof.ª Me. Fabiana Marques Maio / 2014 SOBRE O TECNÓLOGO Segundo

Leia mais

LOBO ADVOGADOS P R O F I L E

LOBO ADVOGADOS P R O F I L E P R O F I L E Tel/Fax (47) 3028-0010 contato@loboadvogados.com www.loboadvogados.com 1/9 SUMÁRIO I. PERFIL... 2 II. SEDE... 3 III. MISSÃO... 4 IV. VALORES... 4 V. CORPO JURÍDICO... 5 VI. ÁREAS DE ATUAÇÃO...

Leia mais

ANEXO I RESOLUÇÃO Nº 13, DE 23 DE MAIO DE 2014. REQUERIMENTO. RSC I RSC II RSC III Data de ingresso no Ifes: Nº de documentos de comprovação:

ANEXO I RESOLUÇÃO Nº 13, DE 23 DE MAIO DE 2014. REQUERIMENTO. RSC I RSC II RSC III Data de ingresso no Ifes: Nº de documentos de comprovação: ANEXO I RESOLUÇÃO Nº 13, DE 23 DE MAIO DE 2014. REQUERIMENTO Nome do Servidor: SIAPE: Lotação: Email: Telefone: Graduação: Titulação: Nível de RSC pretendido (marque com x o perfil pretendido) RSC I RSC

Leia mais

CURSO: EXECUÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO

CURSO: EXECUÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO Elci Pessoa Júnior AUTOR DO LIVRO: Manual de Obras Rodoviárias e Pavimentação Urbana Execução e Fiscalização. Best Seller da Ed. PINI (http://loja.pini.com.br/pini/vitrines/maisvendidos.aspx) CURSO: EXECUÇÃO

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome SOUTELINHO, SUSANA TERESA BAPTISTA NUNES CIRERA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Datas Desde Janeiro de 2008 Leite de Campos, Soutelinho & Associados,

Leia mais

Dados Pessoais. Resende/RJ - Fone/Fax: (024) 3383-9000. Formação Acadêmica

Dados Pessoais. Resende/RJ - Fone/Fax: (024) 3383-9000. Formação Acadêmica C U R R I C U L U M V I T A E Dados Pessoais Nome: E-mail: Site: Currículo Lattes: End. Profissional: Miguel Carlos Damasco dos Santos contato@profdamasco.site.br.com http://www.profdamasco.site.br.com

Leia mais

ANEXO ÚNICO O PROGRAMA. Programa de Modernização Fiscal do Estado da Paraíba PROFISCO-PB

ANEXO ÚNICO O PROGRAMA. Programa de Modernização Fiscal do Estado da Paraíba PROFISCO-PB LEG/SGO/CSC/IDBDOCS: 1954645 ANEXO ÚNICO O PROGRAMA Programa de Modernização Fiscal do Estado da Paraíba PROFISCO-PB I. Objetivo 1.01 O objetivo do Programa é apoiar a modernização da gestão fiscal do

Leia mais

Sindicato das (os) Secretárias (os) do Estado de São Paulo

Sindicato das (os) Secretárias (os) do Estado de São Paulo Valores Atuar desenvolvendo pesquisa em todos os segmentos com direcionamento e comportamento sempre a bem da verdade, obedecendo aos preceitos morais, éticos e legais, com contribuição voluntária para

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL Alex Sandre Guedes Alves (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Qualificação Profissional: Engenharia Mecânica Atualmente é professor

Leia mais

Presente no mercado desde 1992, o GRUPO GR se consolidou pelo porte e pela qualidade em prestação de serviços.

Presente no mercado desde 1992, o GRUPO GR se consolidou pelo porte e pela qualidade em prestação de serviços. HISTÓRICO Presente no mercado desde 1992, o GRUPO GR se consolidou pelo porte e pela qualidade em prestação de serviços. Especializado na customização de soluções em segurança patrimonial e serviços, o

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 034, de 13 DE OUTUBRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº. 034, de 13 DE OUTUBRO DE 2014 Parecer N o 070/04 Aprovado em //04 RESOLUÇÃO Nº. 04, de DE OUTUBRO DE 04 ANEXO I - CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE PONTUAÇÃO CAMPO I ATIVIDADES DE ENSINO. Docência em curso de graduação sem remuneração adicional

Leia mais

15 a 17 de setembro. Fortaleza - CE PÚBLICO ALVO RESUMO DO CONTEÚDO. www.connectoncursos.com.br/fiscaisegestores

15 a 17 de setembro. Fortaleza - CE PÚBLICO ALVO RESUMO DO CONTEÚDO. www.connectoncursos.com.br/fiscaisegestores Palestras Minioficinas Material Exclusivo 24 Horas de Treinamento Evento Exclusivo 15 a 17 de setembro PÚBLICO ALVO Engenheiros, membros de comissões de licitação, pregoeiros e membros de equipes de apoio,

Leia mais

Valores. Visão. Missão

Valores. Visão. Missão Apoio: Valores Atuar desenvolvendo pesquisa em todos os segmentos com direcionamento e comportamento sempre a bem da verdade, obedecendo aos preceitos morais, éticos e legais, com contribuição voluntária

Leia mais

II SEMINÁRIO DE ENGENHARIA DIAGNÓSTICA EM EDIFICAÇÕES

II SEMINÁRIO DE ENGENHARIA DIAGNÓSTICA EM EDIFICAÇÕES Painel 2 VISTORIAS E INSPEÇÕES PREDIAIS SEGURANÇA DAS ESTRUTURAS DAS EDIFICAÇÕES 01 1. RAZÕES PARA AS VISTORIA 1. DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICOS DE INSPEÇÕES 3. PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS

Leia mais

EDEMAR DE SOUZA AMORIM fl.1 de 5 Curriculum Vitae 05/10/11

EDEMAR DE SOUZA AMORIM fl.1 de 5 Curriculum Vitae 05/10/11 EDEMAR DE SOUZA AMORIM fl.1 de 5 EDEMAR DE SOUZA AMORIM fl.2 de 5 Atividades Atuais Vice-Presidente da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros FEBRAE Membro do Conselho Consultivo do Instituto

Leia mais

Rio de Janeiro, 13 de março de 2013. Of. Circ. Nº 088/13. Ref.: Lei nº 6.400 DE 05/03/2013 (Estadual - Rio de Janeiro) Senhor Presidente,

Rio de Janeiro, 13 de março de 2013. Of. Circ. Nº 088/13. Ref.: Lei nº 6.400 DE 05/03/2013 (Estadual - Rio de Janeiro) Senhor Presidente, Rio de Janeiro, 13 de março de 2013 Of. Circ. Nº 088/13 Ref.: Lei nº 6.400 DE 05/03/2013 (Estadual - Rio de Janeiro) Senhor Presidente, Seguem as informações relacionadas à publicação da Lei Estadual 6.400,

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Coordenador do Curso:

APRESENTAÇÃO. Coordenador do Curso: CURSO DE VITALICIAMENTO PARA MAGISTRADOS APRESENTAÇÃO O Curso de Aperfeiçoamento para Magistrados Vitaliciandos, promovido pela Escola da Magistratura do Estado de Alagoas, atende às diretrizes da Escola

Leia mais

JUSTIFICATIVA Em ritmo cada vez mais acelerado, a ciência e a tecnologia estão revolucionando o mundo. Tal revolução tem contribuído, tanto para a

JUSTIFICATIVA Em ritmo cada vez mais acelerado, a ciência e a tecnologia estão revolucionando o mundo. Tal revolução tem contribuído, tanto para a JUSTIFICATIVA Em ritmo cada vez mais acelerado, a ciência e a tecnologia estão revolucionando o mundo. Tal revolução tem contribuído, tanto para a melhoria da vida das pessoas, quanto para o cometimento

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA RESOLUÇÃO Nº 1.868, DE 31 DE MARÇO DE 2012. Define as bases referenciais para valoração dos honorários por serviços prestados por economistas profissionais e por empresas prestadoras

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E

M O D E L O E U R O P E U D E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada João da Cruz Borges Silva Palmarejo Praia, Cabo Verde Telefone (+238)927-05-39 Fax (+238)262-35-51 Correio electrónico

Leia mais

A Aplicabilidade de Alvenaria Estrutural em Edificações Residenciais de Alto Padrão. André Bezerra Coordenador de Obras MPD engenharia Ltda.

A Aplicabilidade de Alvenaria Estrutural em Edificações Residenciais de Alto Padrão. André Bezerra Coordenador de Obras MPD engenharia Ltda. A Aplicabilidade de Alvenaria Estrutural em Edificações Residenciais de Alto Padrão Palestrante: André Bezerra Coordenador de Obras MPD engenharia Ltda. 27 anos de atuação na construção civil. Iniciou

Leia mais

Profico Projetos, Fiscalização e Consultoria, Lda.

Profico Projetos, Fiscalização e Consultoria, Lda. Profico Projetos, Fiscalização e Consultoria, Lda. Rua Alfredo da Silva, 11B 1300-040 Lisboa Tlf. +351 213 619 380 Fax. +351 213 619 399 profico@profico.pt www.profico.pt INDICE 1. DESCRIÇÃO GERAL DA PROFICO...

Leia mais

REVISTAS ASSINADAS PELA FIEC/CEPIN

REVISTAS ASSINADAS PELA FIEC/CEPIN REVISTAS ASSINADAS PELA FIEC/CEPIN Cadware Indústria AUTOMAÇÃO Com foco no mercado de PLM, CAE/CAD/CAM e Manufatura Digital, a revista Cadware Indústria abrange as principais atividades que envolvem automação

Leia mais

A ÁREA DE PRÁTICA DE CONTENCIOSO DA ABBC

A ÁREA DE PRÁTICA DE CONTENCIOSO DA ABBC ABBC A actuação da ABBC assenta na independência, no profissionalismo e na competência técnica dos seus advogados e colaboradores, com o escrupuloso respeito das regras deontológicas que presidem ao exercício

Leia mais