Maria Ines Saadi de Tozatto. TRANSMISSÃO PSÍQUICA Metamorfoses teórico-clínicas de um campo em movimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Maria Ines Saadi de Tozatto. TRANSMISSÃO PSÍQUICA Metamorfoses teórico-clínicas de um campo em movimento"

Transcrição

1 Maria Ines Saadi de Tozatto TRANSMISSÃO PSÍQUICA Metamorfoses teórico-clínicas de um campo em movimento Tese de Doutorado DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica Rio de Janeiro Janeiro 2004

2 Maria Ines Saadi de Tozatto TRANSMISSÃO PSÍQUICA Metamorfoses teórico-clínicas de um campo em movimento Tese de Doutorado Tese apresentada ao Programa de Pósgraduação em Psicologia Clínica da PUC-Rio como requisito parcial para obtenção do título de Doutor em Psicologia Clínica. Orientadora: Prof.ª Terezinha Féres-Carneiro Rio de Janeiro Janeiro 2004

3 Maria Ines Saadi de Tozatto TRANSMISSÃO PSÍQUICA Metamorfoses teórico-clínicas de um campo em movimento Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Departamento de Psicologia do centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo assinada. Prof.ª Terezinha Féres-Carneiro Orientadora Departamento de sicologia PUC-Rio Prof. Bernardo Jablonski Departamento de Psicologia PUC-Rio Prof.ª Junia de Vilhena Departamento de Psicologia Puc-Rio Profª. Maria Consuelo Passos Setor de Pós-Graduação PUC-SP Profª.Teresa Cristina Otherino C.Carreteiro Departamento de Psicologia UFF Prof. Paulo Fernando Carneiro de Andrade Coordenador setorial de Pós-Graduação E Pesquisa do Centro de Teologia e Ciências Humanas PUC-Rio Rio de Janeiro, 29 de janeiro de 2004.

4 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem autorização da universidade, da autora e do orientador. Maria Ines Saadi de Tozatto Graduou-se em Psicologia pela USU (Universidade Santa Úrsula) em Especializou-se em Psicoterapia com crianças e adolescentes em 1978 pelo IOP (Instituto de Orientação Psicológica). Formou-se Psicanalista em 1984 no CBP-RJ (Círculo Brasileiro de Psicanálise Seção Rio de Janeiro) do qual foi membro fundador. Especializou-se em Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família em 1989 e desde então ministra cursos de formação nesta área. É professora convidada em instituições psicanalíticas e acadêmicas, responsável pelos Seminários sobre Família e Grupos. Vem exercendo a Clínica individual e vincular (casal, família, grupo e instituição) tanto no contexto privado como no contexto comunitário. Desde 1996 assessora projetos sociais e desenvolve pesquisas na PUC-Rio e no Terceiro Setor nas áreas de saúde, qualidade de vida e psicologia comunitária. TOZATTO, Maria Ines Saadi Ficha catalográfica Transmissão Psíquica Metamorfoses teóricoclínicas de um campo em movimento/ ; orientadora: Terezinha Féres-Carneiro. Rio de Janeiro: PUC; Departamento de Psicologia, p Tese (Doutorado) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Psicologia Inclui referências bibliográficas. 1.Psicologia Teses. 2. Transmissão Psíquica. 3. Família. 4 Acontecimento. 5. Vínculos. 6. Transubjetividade 7. Psicanálise. 8. Geracional I. Tozatto, Maria Ines Saadi. II Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Psicologia. III. Título. CDD:004

5 A Paulo, meu amado e paciente companheiro, pelo carinho e apoio diante de tudo que a vida me apresenta e pela intensa colaboração na realização desta tese. A meus filhos, Daniel, Lucas e Mariana pela compreensão com meu isolamento e pela ajuda efetiva na digitação, na pesquisa bibliográfica e no acolhimento nos momentos de desgaste. À minha mãe, pela transmissão de fé, coragem, serviço, gosto pela leitura e pela vida. A meu pai, que carinhosamente dizia: estudia Maria Ines.

6 Agradecimentos À Terezinha Féres-Carneiro, querida orientadora, pioneira no campo da terapia de família, pela sua sinceridade, seu senso de justiça (qualidades humanas tão difíceis hoje) e pela constante confiança na minha produção. A meus pares, Soraya Lopes, Edilberto Arruda, Vera Carvalho e Luiza Forte, pela amizade e pelo nosso pioneirismo na criação do CPGF Centro de Psicanálise de Grupo e Família. A Luiz César Monnerat Tardin, que me apresentou o mundo acadêmico como celeiro de projetos sociais. À Olga Ruiz Correa, mestra e amiga, com quem iniciei os estudos sobre a transmissão psíquica. À Maria Cristina Rojas, pela disponibilidade para a troca científica. A meus pacientes e participantes de grupos de reflexão, que, com o relato de suas vidas, me ajudaram a pensar e a criar. A todos os colegas dos grupos de estudo e supervisão, pelo reconhecimento de meu trabalho e pelo tanto que contribuem para minha constante aprendizagem. À Mariza, pelo carinho com que cuidou de minha família, de minha casa e de mim.

7 À minha rede de amigos que, com criteriosas opiniões, indicações bibliográficas, tradução de textos e principalmente com afeto, foi presente neste percurso. À Beatriz, que, além de prima, é amiga e parceira de trabalho. A Carlos Mauro Ferreira Bianchi (in memoriam), que me transmitiu o valor de aprender com as culturas dos povos primitivos. À Eliane, constante voluntária na escuta das famílias no contexto comunitário. Aos professores que participaram da comissão examinadora e aos que, generosamente, aceitaram ser suplentes. À Vice-Reitoria Comunitária da PUC-Rio pelo incentivo constante ao Projeto Unicom. Ao Departamento de Psicologia da PUC-Rio, professores e funcionários, pelos ensinamentos e pela ajuda sempre presente. Ao CNPQ e à PUC-Rio, pelos auxílios concedidos, que deram apoio importante para a produção desta tese.

8 Resumo TOZATTO, Maria Ines Saadi de; Féres-Carneiro, Terezinha. Transmissão psíquica. Metamorfoses teórico-clínicas de um campo em movimento. Rio de Janeiro, p. Tese de Doutorado Departamento de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A transmissão psíquica é um dos temas centrais da teoria psicanalítica contemporânea que privilegiou o estudo do campo geracional, campo este que é resgatado neste trabalho, incluindo alguns de seus antecedentes teóricos em Freud e Winnicott. A tese inova ao aprofundar a incidência dos acontecimentos atuais na transformação do legado sociofamiliar que é transmitido aos descendentes. Tece novas reflexões sobre o que pode estar sendo transmitido psiquicamente, partindo especialmente dos acontecimentos transubjetivos, que, frente à porosidade da membrana familiar, têm estado cada vez mais presentes nas modificações subjetivas e vinculares. O desemprego e a violência urbana são, então, investigados como acontecimentos representativos da realidade social brasileira no âmbito da cidade do Rio de Janeiro. Partindo da clínica privada em consultório da Zona Sul e da clínica em comunidade favelada da periferia e a elas retornando, são discutidos fragmentos de casos clínicos. A pesquisa lança proposições que acenam para o lugar e a função do analista, sendo suplementados pela função terapêutica das redes vinculares de pertença e das redes vinculares terapêuticas. Guiada pela metáfora da rede, propõe uma clínica em movimento constante. Palavras-chave Transmissão psíquica; família; acontecimento; vínculos; transubjetividade; psicanálise; geracional.

9 Résumé TOZATTO, Maria Ines Saadi de; Féres-Carneiro, Terezinha. Transmission psychique. Metamorphoses théorico-cliniques d um champ en mouvement. Rio de Janeiro, p. Thèse de Doutorat Departamento de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. La transmission psychique est un des thèmes centraux de la théorie psychanalytique contemporaine qui a privilégié l étude du champ générationnel. Il s agit dans ce travail de reprendre ce champ et d y inclure quelques-uns de ses antécédents théoriques comme ceux de Freud et Winnicott. L innovation de la thèse se doit à l approfondissement de l incidence d événements actuels dans la transformation de l héritage socio-familial qui est transmis aux descendants. Cet ouvrage soulève des réflexions sur la transmission psychique en cours, en partant notamment d évéments transubjectifs qui, face à la porosité de la membrane familiale, sont de plus en plus présents dans les modifications subjectives et des liens. Le chômage et la violence urbaine y sont donc étudiés en tant qu événements représentatifs de la réalité sociale brésilienne dans le cadre de la ville de Rio de Janeiro. En prenant comme point de départ une clinique privée dans la zone Sud (classes plus favorisées ) et une clinique communautaire dans une «favela» située à la périphérie de la ville, on reprend les cliniques citées dans la thèse à travers des fragments d études de cas. La recherche lance des propositions qui signalent le lieu et la fonction du psychanalyste, supplémentés par la fonction thérapeutique des reseaux d appartenance et des reseaux de liens thérapeutiques. Ce travail est guidé par la métaphore du reseau et propose une clinique en constant mouvement. Mots-clés Transmisssion psychique; famille; événement; liens; trasubjectivité; psychanalyse; champ générationnel.

10 Sumário 1. Introdução Ampliando as fronteiras do individual para o vincular 2.1. Contextualizando o campo da psicanálise para as redes vinculares 2.2. Por uma metapsicologia para as redes vinculares 2.3. O acontecimento balançando as estruturas Ordem estrutural? Ordem do acontecimento Transmissão Psíquica: alguns aportes para a genealogia de um saber 3.1. Trilhas sobre a transmissão no texto freudiano A hipótese filogenética e o genealógico As fantasias como matéria-prima da transmissão O eixo narcísico de transmissão e a ferida genealógica A rede de identificações e o estranho Memória, repetição e transferência O intermediário como tópica da transmissão Algumas considerações sobre o legado freudiano em causa 3.2. Algumas contribuições de D. Winnicott à teoria da transmissão psíquica A mãe como transmissora Relação de objeto e uso do objeto O espaço potencial O objeto transicional A capacidade criadora O espaço cultural

11 4. A teoria da transmissão psíquica na ótica da psicanálise para as redes vinculares 4.1. O campo do geracional ou a transmissão psíquica entre as gerações 4.2. O casal como transmissor de vida psíquica 4.3. O vínculo fraterno e a transmissão O campo do transubjetivo ou a transmissão psíquica cultural 5.1. A pertença sociocultural 5.2. O grupo familiar e a porosidade da membrana 5.3. Sobre os acontecimentos 5.4. A sociedade contemporânea e a transmissão psíquica 5.5. Acontecimentos transubjetivos: desemprego e violência urbana Devenir de uma clínica em movimento 6.1. Sobre o tempo presente e o tempo passado 6.2. A psicoterapia familiar psicanalítica - espaço privilegiado para a elaboração da transmissão psíquica O genograma psicanalítico 6.4. Redes vinculares de pertença e outras redes 6.5. Na escuta da dimensão social da transmissão Considerações Finais Referências Bibliográficas 225

12 Na velhice e até os cabelos brancos, Ó Deus não me abandoneis; A fim de que eu anuncie à geração presente a força de vosso braço, E vosso poder à geração vindoura. Salmo 70 A herança é algo de muito complicado e contraditório, trata-se de ser fiel sem dogmatismo e às vezes contradizer ou construir uma crítica por fidelidade. Jacques Derrida (2001)

Carolina de Campos Borges PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS: Individualismo, trajetórias de vida e família. Tese de Doutorado

Carolina de Campos Borges PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS: Individualismo, trajetórias de vida e família. Tese de Doutorado Carolina de Campos Borges PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS: Individualismo, trajetórias de vida e família Tese de Doutorado Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da PUC-Rio como requisito

Leia mais

Maria Elisa Barcellos Teixeira. Apontamentos sobre a Psicanálise e a Educação. Tese de Doutorado

Maria Elisa Barcellos Teixeira. Apontamentos sobre a Psicanálise e a Educação. Tese de Doutorado Maria Elisa Barcellos Teixeira Apontamentos sobre a Psicanálise e a Educação Tese de Doutorado Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia da PUC-Rio como

Leia mais

Luciana Alvarez de Oliveira. Os atos de fala na clínica psicanalítica DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Luciana Alvarez de Oliveira. Os atos de fala na clínica psicanalítica DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Luciana Alvarez de Oliveira Os atos de fala na clínica psicanalítica DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica Rio de Janeiro Janeiro de 2004 Luciana

Leia mais

Patricia Ávila da Costa. Janela das Andorinhas. A experiência da feminilidade em uma comunidade rural. Dissertação de Mestrado

Patricia Ávila da Costa. Janela das Andorinhas. A experiência da feminilidade em uma comunidade rural. Dissertação de Mestrado Patricia Ávila da Costa Janela das Andorinhas A experiência da feminilidade em uma comunidade rural Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Mestre

Leia mais

O JORNAL DO COMMERCIO E A EDUCAÇÃO

O JORNAL DO COMMERCIO E A EDUCAÇÃO RENATA DOS SANTOS SOARES O JORNAL DO COMMERCIO E A EDUCAÇÃO Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Mestre pelo Programa de Pós- Graduação em Educação

Leia mais

Mateus Geraldo Xavier. Contribuição do Ensino Religioso no processo de educação da fé: um estudo teológico-pastoral. Dissertação de Mestrado

Mateus Geraldo Xavier. Contribuição do Ensino Religioso no processo de educação da fé: um estudo teológico-pastoral. Dissertação de Mestrado Mateus Geraldo Xavier Contribuição do Ensino Religioso no processo de educação da fé: um estudo teológico-pastoral Dissertação de Mestrado Programa de Pós-graduação em Teologia do Departamento de Teologia

Leia mais

CONSUMO E TRANSFORMAÇÃO DA IMAGEM DO SURFE

CONSUMO E TRANSFORMAÇÃO DA IMAGEM DO SURFE Roberto Betim Paes Leme CONSUMO E TRANSFORMAÇÃO DA IMAGEM DO SURFE Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação em Design do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio como

Leia mais

A PSICOSSOMÁTICA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: A contribuição de Winnicott para um estudo das alergias respiratórias

A PSICOSSOMÁTICA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: A contribuição de Winnicott para um estudo das alergias respiratórias Ramilda Fontan Soto A PSICOSSOMÁTICA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: A contribuição de Winnicott para um estudo das alergias respiratórias Tese de Doutorado Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Leia mais

Mosaico de experiências: construindo sentidos sobre a gravidez na adolescência

Mosaico de experiências: construindo sentidos sobre a gravidez na adolescência Elisângela Ribeiro da Silva Mosaico de experiências: construindo sentidos sobre a gravidez na adolescência Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em psicologia da

Leia mais

A programação infantil na televisão brasileira sob a perspectiva da criança

A programação infantil na televisão brasileira sob a perspectiva da criança Mônica Monteiro da Costa Boruchovitch A programação infantil na televisão brasileira sob a perspectiva da criança DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Leia mais

A educação pela infância em Manoel de Barros

A educação pela infância em Manoel de Barros Giselly dos Santos Peregrino A educação pela infância em Manoel de Barros Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio como requisito parcial para obtenção

Leia mais

A pedagogia da luz na recriação do cego de nascença Jo 9,1-12

A pedagogia da luz na recriação do cego de nascença Jo 9,1-12 Maria da Conceição Vieira A pedagogia da luz na recriação do cego de nascença Jo 9,1-12 Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Teologia PUC-Rio, como requisito

Leia mais

Aydano de Almeida Pimentel Neto. Entre espelhos e labirintos: Uma mirada argentina sobre o Brasil. Tese de Doutorado

Aydano de Almeida Pimentel Neto. Entre espelhos e labirintos: Uma mirada argentina sobre o Brasil. Tese de Doutorado Aydano de Almeida Pimentel Neto Entre espelhos e labirintos: Uma mirada argentina sobre o Brasil Tese de Doutorado Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Letras da PUC-Rio como requisito parcial

Leia mais

Ninguém Vive Sem Amizade! A Importância da Amizade Política dos Idosos Colaboradores da UnATI/UERJ.

Ninguém Vive Sem Amizade! A Importância da Amizade Política dos Idosos Colaboradores da UnATI/UERJ. Conceição de Maria Goulart Braga Cuba Ninguém Vive Sem Amizade! A Importância da Amizade Política dos Idosos Colaboradores da UnATI/UERJ. Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito

Leia mais

Profª. Vera Maria Ramos de Vasconcellos Instituto de Psicologia - UFF

Profª. Vera Maria Ramos de Vasconcellos Instituto de Psicologia - UFF Suely de Almeida Batista Dessandre A educação moral possível: o conflito como estratégia para a autonomia Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de

Leia mais

Stefania Chiarelli Techima. Vidas em trânsito: as ficções de Samuel Rawet e Milton Hatoum. Tese de Doutorado

Stefania Chiarelli Techima. Vidas em trânsito: as ficções de Samuel Rawet e Milton Hatoum. Tese de Doutorado Stefania Chiarelli Techima Vidas em trânsito: as ficções de Samuel Rawet e Milton Hatoum Tese de Doutorado Departamento de Letras Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura Rio de Janeiro Dezembro

Leia mais

Cristiane Silva da Cruz O RESGATE DOS VALORES HUMANOS PELO SUPERVISOR

Cristiane Silva da Cruz O RESGATE DOS VALORES HUMANOS PELO SUPERVISOR Cristiane Silva da Cruz O RESGATE DOS VALORES HUMANOS PELO SUPERVISOR Rio de Janeiro 2004 UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATU-SENSU PROJETO VEZ DO MESTRE 2 O RESGATE DOS VALORES HUMANOS PELO

Leia mais

Victor Di Francia Alves de Melo. Música como Tonkunst: sobre o belo musical de Immanuel Kant e Eduard Hanslick. Dissertação de Mestrado

Victor Di Francia Alves de Melo. Música como Tonkunst: sobre o belo musical de Immanuel Kant e Eduard Hanslick. Dissertação de Mestrado Victor Di Francia Alves de Melo Música como Tonkunst: sobre o belo musical de Immanuel Kant e Eduard Hanslick Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau

Leia mais

Roberta Costa Caminha. Autismo: Um Transtorno de Natureza Sensorial? Dissertação de Mestrado

Roberta Costa Caminha. Autismo: Um Transtorno de Natureza Sensorial? Dissertação de Mestrado Roberta Costa Caminha Autismo: Um Transtorno de Natureza Sensorial? Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre pelo Programa de Pós-graduação

Leia mais

O lugar do pai na família do dependente de drogas

O lugar do pai na família do dependente de drogas Rejane Sousa Sampaio O lugar do pai na família do dependente de drogas DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica Rio de Janeiro, Janeiro de 2006

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO Eliane Alves Leite Email: li.phn.louvoregloria@hotmail.com Fernanda Cristina Sanches Email: fer_cristina2007@hotmail.com Helena Aparecida Gica Arantes

Leia mais

O encontro de Nelson Rodrigues e Manuel Bandeira nas lembranças obsessivas da rua Alegre

O encontro de Nelson Rodrigues e Manuel Bandeira nas lembranças obsessivas da rua Alegre André Colson Scorza O encontro de Nelson Rodrigues e Manuel Bandeira nas lembranças obsessivas da rua Alegre Dissertação de mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação em Letras da PUC-Rio

Leia mais

Vivian Maria Rodrigues Loureiro

Vivian Maria Rodrigues Loureiro Vivian Maria Rodrigues Loureiro Música para os ouvidos, fé para a alma, transformação para a vida : música, fé e construção de novas identidades na prisão Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada

Leia mais

Da Arqueologia à Genealogia a questão do sujeito no percurso filosófico de Michel Foucault

Da Arqueologia à Genealogia a questão do sujeito no percurso filosófico de Michel Foucault Fabiane Marques de Carvalho Souza Da Arqueologia à Genealogia a questão do sujeito no percurso filosófico de Michel Foucault Tese de Doutorado Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Filosofia

Leia mais

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral Advento 2014 (Campanha de Preparação para o Natal) A ALEGRIA E A BELEZA DE VIVER EM FAMÍLIA. O tempo do Advento, que devido ao calendário escolar

Leia mais

DEPOIMENTOS EGRESSOS PEDAGOGIA - URI

DEPOIMENTOS EGRESSOS PEDAGOGIA - URI DEPOIMENTOS EGRESSOS PEDAGOGIA - URI INÊS REGINA CHINI MENEGUZZI Ano de formação 2011 O amor pela educação veio de berço. A pedagogia é um brilho indispensável na educação, é encantamento, é magia. É um

Leia mais

Análise do Posicionamento Estratégico na Indústria Bancária Brasileira à Luz da Tipologia de Porter

Análise do Posicionamento Estratégico na Indústria Bancária Brasileira à Luz da Tipologia de Porter Leonardo Moutinho de Andrade Botelho Análise do Posicionamento Estratégico na Indústria Bancária Brasileira à Luz da Tipologia de Porter Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação

Leia mais

ATENÇÃO FARMACÊUTICA PARA PACIENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO 2 DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO BAIRRO SANTA CRUZ, CASCAVEL - PR.

ATENÇÃO FARMACÊUTICA PARA PACIENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO 2 DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO BAIRRO SANTA CRUZ, CASCAVEL - PR. FACULDADE ASSIS GURGACZ ATENÇÃO FARMACÊUTICA PARA PACIENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO 2 DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO BAIRRO SANTA CRUZ, CASCAVEL - PR. Cascavel 2013 ANA PAULA MACHADO ATENÇÃO

Leia mais

Marília Rietmann Toledo. A fantasia e suas implicações na clínica psicanalítica. Dissertação de Mestrado

Marília Rietmann Toledo. A fantasia e suas implicações na clínica psicanalítica. Dissertação de Mestrado Marília Rietmann Toledo A fantasia e suas implicações na clínica psicanalítica Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre pelo Programa de Pós-graduação

Leia mais

CURIOSOS E PESQUISADORES: POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

CURIOSOS E PESQUISADORES: POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA CURIOSOS E PESQUISADORES: POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Cíntia Nunes (PPGEdu/UFRGS) Apoio: CNPq Resumo: Este trabalho trata de investigar a curiosidade e a pesquisa escolar sob um ponto

Leia mais

Análise da Eficiência de Empresas de Comércio Eletrônico usando Técnicas da Análise Envoltória de Dados

Análise da Eficiência de Empresas de Comércio Eletrônico usando Técnicas da Análise Envoltória de Dados Guerreiro A. Alexandra dos Santos Guerreiro Análise da Eficiência de Empresas de Comércio Eletrônico usando Técnicas da Análise Envoltória de Dados Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como

Leia mais

UM TÁXI PARA VIENA D ÁUSTRIA: um réquiem na contramão da cidade

UM TÁXI PARA VIENA D ÁUSTRIA: um réquiem na contramão da cidade UM TÁXI PARA VIENA D ÁUSTRIA: um réquiem na contramão da cidade por Raquel Queiroz de Araújo Fernandes Dissertação apresentada ao programa de Pós-Gradução em Letras da Universidade Federal Fluminense para

Leia mais

Arte Contemporânea e o sentido crítico da experiência estética

Arte Contemporânea e o sentido crítico da experiência estética Danrlei de Freitas Azevedo Arte Contemporânea e o sentido crítico da experiência estética Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre pelo Programa

Leia mais

CASAL. Série Prática Clínica. e Prática Clínica. Série Prática Clínica Série Prática Clínica. Série Prática Clínica. Série Prática Clínica

CASAL. Série Prática Clínica. e Prática Clínica. Série Prática Clínica Série Prática Clínica. Série Prática Clínica. Série Prática Clínica e Prática Clínica Atendimento Psicanalítico de CASAL Atendimento PsicANALÍTICO DE CASAl Isabel Cristina Gomes Lidia Levy e cols. Coordenação da Série Isabel Cristina Gomes z Zagodoni Editora Copyright

Leia mais

Douglas Daniel de Amorim A PSICANÁLISE E O SOCIAL

Douglas Daniel de Amorim A PSICANÁLISE E O SOCIAL Douglas Daniel de Amorim A PSICANÁLISE E O SOCIAL Belo Horizonte 1999 INTRODUÇÃO A Psicologia Comunitária tem sido um dos campos onde a Psicologia tem tido um expressivo crescimento. Trabalhar em comunidades

Leia mais

Componentes de um sistema computacional para análise de sistemas logísticos

Componentes de um sistema computacional para análise de sistemas logísticos Mario Antonio Pinheiro Bitencourt Componentes de um sistema computacional para análise de sistemas logísticos Dissertação de Mestrado (Opção profissional) Dissertação apresentada como requisito parcial

Leia mais

Vigilância e Monitoramento em Tempo Real de Veículos em Rodovias com Câmeras Não-Calibradas

Vigilância e Monitoramento em Tempo Real de Veículos em Rodovias com Câmeras Não-Calibradas Mauricio Azevedo Lage Ferreira Vigilância e Monitoramento em Tempo Real de Veículos em Rodovias com Câmeras Não-Calibradas Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção

Leia mais

DISCURSO DE POSSE. Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, Silval da Cunha Barbosa, em nome do qual cumprimento todos os Secretários de Estado;

DISCURSO DE POSSE. Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, Silval da Cunha Barbosa, em nome do qual cumprimento todos os Secretários de Estado; DISCURSO DE POSSE Cuiabá, 05 de fevereiro de 2013. Excelentíssimo Senhor Conselheiro José Carlos Novelli, Presidente do Tribunal de Contas, em nome do qual cumprimento todos os Conselheiros deste Tribunal;

Leia mais

Francisco César Borges Blois. Estudo do suprimento de válvulas acionadas manualmente para a Petrobras. Dissertação de Mestrado

Francisco César Borges Blois. Estudo do suprimento de válvulas acionadas manualmente para a Petrobras. Dissertação de Mestrado Francisco César Borges Blois Estudo do suprimento de válvulas acionadas manualmente para a Petrobras Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a)

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Empreendedorismo Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. A formação do empreendedor... 3 4. Empreendedorismo nato ou desenvolvido?... 4 4.1 Características

Leia mais

CINEMA BRASILEIRO E SUAS POSSIBILIDADES COMO FORMA DE PENSAMENTO ENSAÍSTICO Um percurso através de São-Bernardo, Vidas secas e Insônia

CINEMA BRASILEIRO E SUAS POSSIBILIDADES COMO FORMA DE PENSAMENTO ENSAÍSTICO Um percurso através de São-Bernardo, Vidas secas e Insônia Rodrigo Cazes Costa CINEMA BRASILEIRO E SUAS POSSIBILIDADES COMO FORMA DE PENSAMENTO ENSAÍSTICO Um percurso através de São-Bernardo, Vidas secas e Insônia Dissertação de Mestrado Dissertação de Mestrado

Leia mais

AUTOR Rachel Negrão Fernandes Rocha. EDITOR RESPONSÁVEL Alberto José Bellan. REVISÃO Juana del Carmen C. Campos

AUTOR Rachel Negrão Fernandes Rocha. EDITOR RESPONSÁVEL Alberto José Bellan. REVISÃO Juana del Carmen C. Campos R DIVE SÃO P A R A T O D A S A S I D A D E S Rachel Rocha DIVERSÃO P A R A T O D A S A S I D A D E S AUTOR Rachel Negrão Fernandes Rocha EDITOR RESPONSÁVEL Alberto José Bellan REVISÃO Juana del Carmen

Leia mais

Flavia Di Luccio. As múltiplas faces dos blogs. Um estudo sobre as relações entre escritores, leitores e textos

Flavia Di Luccio. As múltiplas faces dos blogs. Um estudo sobre as relações entre escritores, leitores e textos Flavia Di Luccio As múltiplas faces dos blogs Um estudo sobre as relações entre escritores, leitores e textos Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do título

Leia mais

Perla Cristina da Costa Santos. Novos atores sociais na mediação Favela e Cidade: As Organizações Não-Governamentais (ONGs) Dissertação de Mestrado

Perla Cristina da Costa Santos. Novos atores sociais na mediação Favela e Cidade: As Organizações Não-Governamentais (ONGs) Dissertação de Mestrado Perla Cristina da Costa Santos Novos atores sociais na mediação Favela e Cidade: As Organizações Não-Governamentais (ONGs) Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção

Leia mais

Reflexão e fundamento: a validade universal do juízo de gosto na estética de Kant

Reflexão e fundamento: a validade universal do juízo de gosto na estética de Kant Júlia Casamasso Mattoso Reflexão e fundamento: a validade universal do juízo de gosto na estética de Kant DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA Programa de Pós-graduação em Filosofia Júlia

Leia mais

ESPAÇO(S) E COMPROMISSOS DA PROFISSÃO

ESPAÇO(S) E COMPROMISSOS DA PROFISSÃO ESPAÇO(S) E COMPROMISSOS DA PROFISSÃO 18 de Novembro de 2010 Teatro Municipal de Almada Senhora Presidente da Associação dos Profissionais de Serviços Social, Dr.ª Fernanda Rodrigues Senhoras e Senhores

Leia mais

TENDÊNCIAS ATUAIS DOS ESTUDOS E PESQUISAS: TORNANDO-SE PROFESSOR DE MATEMÁTICA E CONHECENDO A REALIDADE SERGIPANA

TENDÊNCIAS ATUAIS DOS ESTUDOS E PESQUISAS: TORNANDO-SE PROFESSOR DE MATEMÁTICA E CONHECENDO A REALIDADE SERGIPANA TENDÊNCIAS ATUAIS DOS ESTUDOS E PESQUISAS: TORNANDO-SE PROFESSOR DE MATEMÁTICA E CONHECENDO A REALIDADE SERGIPANA Aula 5 META Abordar conceitos que fundamentam a prática de ensino na perspectiva de ser

Leia mais

Profissionalização de Organizações Esportivas:

Profissionalização de Organizações Esportivas: Eduardo de Andrade Pizzolato Profissionalização de Organizações Esportivas: Estudo de caso do Voleibol Brasileiro Dissertação de Mestrado (Opção profissional) Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação

Leia mais

Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável.

Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam

Leia mais

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP A encíclica Caritas in veritate de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP O amor verdadeiro como princípio para a justiça social e o desenvolvimento integral Quando olhamos a nossa

Leia mais

Maria Alice de Faria Nogueira. Consumo e publicidade: Apropriação localizada e mensagem global. Dissertação de Mestrado

Maria Alice de Faria Nogueira. Consumo e publicidade: Apropriação localizada e mensagem global. Dissertação de Mestrado Maria Alice de Faria Nogueira Consumo e publicidade: Apropriação localizada e mensagem global Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC-Rio,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO MÔNICA FLORICE ALBUQUERQUE ALENCAR A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM ENFERMAGEM

Leia mais

A Clínica da Transicionalidade vivida numa Oficina de Contos: Relato de experiência do PAAS/UNISINOS 1

A Clínica da Transicionalidade vivida numa Oficina de Contos: Relato de experiência do PAAS/UNISINOS 1 A Clínica da Transicionalidade vivida numa Oficina de Contos: Relato de experiência do PAAS/UNISINOS 1 Michele Scheffel Schneider 2 Esta produção escrita se propõe realizar uma reflexão clínica, com base

Leia mais

Wilson Lins Morgado. Método de classificação de risco aplicado ao mercado de seguros de automóveis. Dissertação de Mestrado

Wilson Lins Morgado. Método de classificação de risco aplicado ao mercado de seguros de automóveis. Dissertação de Mestrado Wilson Lins Morgado Método de classificação de risco aplicado ao mercado de seguros de automóveis Dissertação de Mestrado Departamento de Engenharia Elétrica Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Leia mais

COMO APRENDEU CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA QUEM HOJE PRODUZ CIÊNCIA?

COMO APRENDEU CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA QUEM HOJE PRODUZ CIÊNCIA? Mônica de Cassia Vieira Waldhelm COMO APRENDEU CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA QUEM HOJE PRODUZ CIÊNCIA? O papel dos professores de ciências na trajetória acadêmica e profissional de pesquisadores da área

Leia mais

Saulo de Souza Ladeira. Técnica, território e ensino a distância: Articulações histórico-teóricas. Dissertação de Mestrado

Saulo de Souza Ladeira. Técnica, território e ensino a distância: Articulações histórico-teóricas. Dissertação de Mestrado Saulo de Souza Ladeira Técnica, território e ensino a distância: Articulações histórico-teóricas Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação em Geografia da PUC-Rio como

Leia mais

Um Estudo de Caso da Abertura de Capital no Brasil: O IPO da América Latina Logística ALL

Um Estudo de Caso da Abertura de Capital no Brasil: O IPO da América Latina Logística ALL Carla Dodsworth Albano Um Estudo de Caso da Abertura de Capital no Brasil: O IPO da América Latina Logística ALL Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do

Leia mais

Eduarda Machado Lowndes Carpenter. Um Modelo de Análise de Risco de Crédito de Clientes em Relações B2B. Dissertação de Mestrado

Eduarda Machado Lowndes Carpenter. Um Modelo de Análise de Risco de Crédito de Clientes em Relações B2B. Dissertação de Mestrado Eduarda Machado Lowndes Carpenter Um Modelo de Análise de Risco de Crédito de Clientes em Relações B2B Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre

Leia mais

AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA A PARTIR DO DESENHO INFANTIL. Otília Damaris Psicopedagoga

AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA A PARTIR DO DESENHO INFANTIL. Otília Damaris Psicopedagoga AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA A PARTIR DO DESENHO INFANTIL Otília Damaris Psicopedagoga AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA A PARTIR DO DESENHO INFANTIL O desenho é uma das formas de expressão

Leia mais

ORKUT: O Impacto da Realidade da Infidelidade Virtual

ORKUT: O Impacto da Realidade da Infidelidade Virtual Maria Engel de Oliveira ORKUT: O Impacto da Realidade da Infidelidade Virtual DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA Programa de Pós-Graduação em Psicologia Rio de Janeiro, fevereiro de 2007

Leia mais

Adultos: questões fundamentais da prática

Adultos: questões fundamentais da prática Alfabetização de Jovens e Adultos: questões fundamentais da prática pedagógica POR QUE SABER LER E ESCREVER? Domínio de habilidades de leitura e escrita é condição para: 1. Enfrentar exigências do mundo

Leia mais

.:. Aula 2.:. Educação Corporativa e Mudanças Organizacionais. Profª Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br

.:. Aula 2.:. Educação Corporativa e Mudanças Organizacionais. Profª Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br .:. Aula 2.:. Educação Corporativa e Mudanças Organizacionais Profª Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Definições Treinamento e Qualificação: não dependem de políticas de Educação Corporativa,

Leia mais

Biodanza. Para Crianças e Jovens. Manuela Mestre Robert

Biodanza. Para Crianças e Jovens. Manuela Mestre Robert Biodanza Para Crianças e Jovens Manuela Mestre Robert FICHA TÉCNICA: TÍTULO Biodanza para Crianças e Jovens AUTORIA Manuela Mestre Robert Manuela Mestre Robert, 2008 CAPA Crianças do 1º ciclo do Ensino

Leia mais

Jornalismo potencializador e as formas de narrar o outro - a alteridade brasileira no New York Times

Jornalismo potencializador e as formas de narrar o outro - a alteridade brasileira no New York Times Fernanda da Cunha Barbosa Jornalismo potencializador e as formas de narrar o outro - a alteridade brasileira no New York Times Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação

Leia mais

SERVIÇO DE ACOLHIMENTO AO ACADÊMICO

SERVIÇO DE ACOLHIMENTO AO ACADÊMICO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO AO ACADÊMICO Bárbara Danubia da Silva Roman¹; Camila Capriata Vargas²; Evelyn Gilmara Wishah Scherer³; Jaqueline Souza Ventura⁴; Thais Borges Luna⁵. UFGD/FCH Caixa Postal 533, 79.804-970

Leia mais

Análise da Fidelidade nos Serviços de Consultoria de Informática para o Mercado Corporativo

Análise da Fidelidade nos Serviços de Consultoria de Informática para o Mercado Corporativo Rogério Nascimento Análise da Fidelidade nos Serviços de Consultoria de Informática para o Mercado Corporativo Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS DIABETES MELLITUS E AUTOAVALIAÇÃO DE SAÚDE EM IDOSOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS DIABETES MELLITUS E AUTOAVALIAÇÃO DE SAÚDE EM IDOSOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS DIABETES MELLITUS E AUTOAVALIAÇÃO DE SAÚDE EM IDOSOS ÉRICA QUINTILIANO OLIVEIRA DOURADOS MS 2015 ÉRICA QUINTILIANO OLIVEIRA DIABETES MELLITUS E AUTOAVALIAÇÃO DE

Leia mais

A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA NA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS

A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA NA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS 0 A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA NA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS 1 A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA NA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da

Leia mais

Humildade, bondade, sabedoria e persistência nos meus ideais foram às lições que me transmitiste e que ao longo desta caminhada nunca esqueci.

Humildade, bondade, sabedoria e persistência nos meus ideais foram às lições que me transmitiste e que ao longo desta caminhada nunca esqueci. Á memória de meu pai, Jacinto José Maria. Humildade, bondade, sabedoria e persistência nos meus ideais foram às lições que me transmitiste e que ao longo desta caminhada nunca esqueci. Por tudo isso, o

Leia mais

02/12/2004. Discurso do Presidente da República

02/12/2004. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega do Prêmio Finep e sanção da Lei de Inovação de Incentivo à Pesquisa Tecnológica Palácio do Planalto, 02 de dezembro de 2004 Meus companheiros ministros,

Leia mais

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 INTRODUÇÃO A Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (04.05.2015) Maria, mãe de Jesus e nossa mãe Guia: 2.º Ciclo: Padre Luís Almeida 3.º Ciclo: Padre Aníbal Afonso Mi+ Si+ Uma entre todas foi a escolhida, Do#- Sol#+ Foste tu,

Leia mais

Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Lato Sensu a Distância. Atividade Avaliativa A2_FH. Alicia Fernandez: Vida, Obra e Atuação psicopedagógica.

Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Lato Sensu a Distância. Atividade Avaliativa A2_FH. Alicia Fernandez: Vida, Obra e Atuação psicopedagógica. Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Lato Sensu a Distância Pós graduando: Elizeu Antonio da Silva Disciplina: Psicopedagogia: Histórico, Fundamentos e Atuação Atividade Avaliativa A2_FH Alicia Fernandez:

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO UM INSTRUMENTO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DO HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO UM INSTRUMENTO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DO HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ 1 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO UM INSTRUMENTO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DO HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ São Paulo SP 05/2015 Tatiana Barbosa da Silva Hospital Alemão Oswaldo

Leia mais

Daniela Santos Machado. Turismo de Favela e Desenvolvimento Sustentável

Daniela Santos Machado. Turismo de Favela e Desenvolvimento Sustentável Daniela Santos Machado Turismo de Favela e Desenvolvimento Sustentável Um estudo do Turismo de Favela no bairro de Vila Canoa, zona sul do Rio de Janeiro Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada

Leia mais

Profª. Carolina Perez Campagnoli

Profª. Carolina Perez Campagnoli Profª. Carolina Perez Campagnoli Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los. Marketing Marketing não é propaganda e nem publicidade; Marketing não é vendas; Marketing não é espetáculo;

Leia mais

João Luiz Bergamo Zamperin

João Luiz Bergamo Zamperin UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA João Luiz Bergamo Zamperin MELHORIA NAS FORÇAS RESTAURATIVAS DO EQUILÍBRIO DO GERADOR

Leia mais

Reordenamento do acolhimento institucional através da formação

Reordenamento do acolhimento institucional através da formação Reordenamento do acolhimento institucional através da formação Uma mudança de cultura Formação - um novo formato A construção de uma metodologia Um processo grupal A construção de um conteúdo pelo grupo

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

Ana Paula Salustriano. Gestão Democrática na Segurança Pública

Ana Paula Salustriano. Gestão Democrática na Segurança Pública Ana Paula Salustriano Gestão Democrática na Segurança Pública Notas reflexivas sobre a participação ampliada no Conselho Comunitário de Segurança Pública do bairro de Olaria - RJ Dissertação de Mestrado

Leia mais

Olívia Balster Fiore-Correia

Olívia Balster Fiore-Correia Olívia Balster Fiore-Correia O papel da conexão afetiva na construção de um programa de intervenção precoce para crianças recém-diagnosticadas autistas ou com risco autístico Tese de Doutorado Tese apresentada

Leia mais

FACULDADEPOLIS DAS ARTES Curso de Pedagogia. Nome completo em ordem alfabética TÍTULO DO TRABALHO

FACULDADEPOLIS DAS ARTES Curso de Pedagogia. Nome completo em ordem alfabética TÍTULO DO TRABALHO FACULDADEPOLIS DAS ARTES Curso de Pedagogia Nome completo em ordem alfabética TÍTULO DO TRABALHO Embu das Artes 2015 FACULDADEPOLIS DAS ARTES Curso de Pedagogia Nome completo em ordem alfabética TÍTULO

Leia mais

CRIAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE RIQUEZA PELA ZONA FRANCA DE MANAUS. Jorge de Souza Bispo. Orientador: Prof. Dr. Ariovaldo dos Santos

CRIAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE RIQUEZA PELA ZONA FRANCA DE MANAUS. Jorge de Souza Bispo. Orientador: Prof. Dr. Ariovaldo dos Santos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS CRIAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE RIQUEZA

Leia mais

SEXO. espiritualidade, instinto e cultura

SEXO. espiritualidade, instinto e cultura SEXO espiritualidade, instinto e cultura AGEU HERINGER LISBOA SEXO espiritualidade, instinto e cultura Copyright 2001 by Ageu Heringer Lisboa Projeto Gráfico: Editora Ultimato 2ª edição Maio de 2006 Revisão:

Leia mais

Práticas de letramento e inclusão social: o caso de uma classe do ciclo II de Educação de Jovens e Adultos.

Práticas de letramento e inclusão social: o caso de uma classe do ciclo II de Educação de Jovens e Adultos. Tatiana Reis Fontes Monteiro Práticas de letramento e inclusão social: o caso de uma classe do ciclo II de Educação de Jovens e Adultos. Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial

Leia mais

A PESQUISA QUALITATIVA EM PSICOLOGIA CLÍNICA 1

A PESQUISA QUALITATIVA EM PSICOLOGIA CLÍNICA 1 A PESQUISA QUALITATIVA EM PSICOLOGIA CLÍNICA 1 Elizabeth Batista Pinto Instituto de Psicologia - USP Este artigo discute a metodologia qualitativa de pesquisa científica em psicologia clínica, considerando

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5 Sexo Idade Grupo de Anos de Escola docência serviço Feminino 46 Filosofia 22 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Filosofia, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o processo de avaliação

Leia mais

Dicionário Histórico de Instituições de Psicologia no Brasil 1267

Dicionário Histórico de Instituições de Psicologia no Brasil 1267 Dicionário Histórico de Instituições de Psicologia no Brasil 1267 Dicionário Histórico de Instituições de Psicologia no Brasil Organizadora: Ana Maria Jacó-Vilela ISBN: 9788531210686 Idioma: Português

Leia mais

Os destinos da tristeza na contemporaneidade

Os destinos da tristeza na contemporaneidade Joana Gomes Paula Domingues Amaral Os destinos da tristeza na contemporaneidade Uma discussão sobre depressão e melancolia Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção

Leia mais

Um estudo sobre a geração e narração automática de estórias. Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção

Um estudo sobre a geração e narração automática de estórias. Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção Fabio Wanderley Guerra Engenharia de Estórias Um estudo sobre a geração e narração automática de estórias Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de

Leia mais

TRANSTORNO DO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TRANSTORNO DO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL FACULDADE MÉTODO DE SÃO PAULO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ERIKA DE SOUZA NOGUEIRA JENIFFER OLIVEIRA RODRIGUES COSTA JESSICA PRISCILLA TESLENCO MARTINS PINHEIRO TRANSTORNO DO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Leia mais

A CONVERSÃO ADJETIVO/SUBSTANTIVO EM FORMAÇÕES DEVERBAIS X-DO NO PORTUGUÊS DO BRASIL

A CONVERSÃO ADJETIVO/SUBSTANTIVO EM FORMAÇÕES DEVERBAIS X-DO NO PORTUGUÊS DO BRASIL Fábio Flores A CONVERSÃO ADJETIVO/SUBSTANTIVO EM FORMAÇÕES DEVERBAIS X-DO NO PORTUGUÊS DO BRASIL Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação em Estudos da Linguagem do Departamento

Leia mais

INTEGRAÇÃO NO MERCOSUL : UNIVERSIDADES ABERTAS À TERCEIRA IDADE

INTEGRAÇÃO NO MERCOSUL : UNIVERSIDADES ABERTAS À TERCEIRA IDADE Título: INTEGRAÇÃO NO MERCOSUL : UNIVERSIDADES ABERTAS À TERCEIRA IDADE Área Temática: Educação de Jovens e Adultos em Movimentos Sociais Autores: TEREZINHA DE F. FERNANDES MATHEUS (1) e CARMEN MARIA ANDRADE

Leia mais

NAS TRAMAS DO COTIDIANO: ADULTOS E CRIANÇAS CONSTRUINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL

NAS TRAMAS DO COTIDIANO: ADULTOS E CRIANÇAS CONSTRUINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL Silvia Néli Falcão Barbosa NAS TRAMAS DO COTIDIANO: ADULTOS E CRIANÇAS CONSTRUINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL Dissertação de Mestrado DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Educação Rio de Janeiro

Leia mais

Estratégias de TI para a integração eletrônica da informação - um estudo sobre o estado da arte e da prática

Estratégias de TI para a integração eletrônica da informação - um estudo sobre o estado da arte e da prática Daniel Valente Serman Estratégias de TI para a integração eletrônica da informação - um estudo sobre o estado da arte e da prática Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação

Leia mais

Díli, Timor-Leste. 14 a 17 de abril de 2015 SEMINÁRIO. «Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no Domínio da Educação da CPLP (2015-2020)»

Díli, Timor-Leste. 14 a 17 de abril de 2015 SEMINÁRIO. «Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no Domínio da Educação da CPLP (2015-2020)» I Reunião Extraordinária de Ministros da Educação da CPLP Díli, Timor-Leste 14 a 17 de abril de 2015 SEMINÁRIO «Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no Domínio da Educação da CPLP (2015-2020)»

Leia mais

KLÉBIA CASTELLO BRANCO. Análise clínica evolutiva do uso do tacrolimus como droga imunossupressora em transplante cardíaco pediátrico

KLÉBIA CASTELLO BRANCO. Análise clínica evolutiva do uso do tacrolimus como droga imunossupressora em transplante cardíaco pediátrico KLÉBIA CASTELLO BRANCO Análise clínica evolutiva do uso do tacrolimus como droga imunossupressora em transplante cardíaco pediátrico São Paulo 2010 KLÉBIA CASTELLO BRANCO Análise clínica evolutiva do uso

Leia mais

Relacionamento Amoroso

Relacionamento Amoroso CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PSICOLOGIA CLÍNICA NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO Relacionamento Amoroso Luisa Guedes Di Mauro Natália Gióia Cípola

Leia mais