Nossas soluções em adesivos de laminação estão aqui para trabalhar com você

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nossas soluções em adesivos de laminação estão aqui para trabalhar com você"

Transcrição

1 Dow Packaging & Specialty Plastics Nossas soluções em adesivos de laminação estão aqui para trabalhar com você

2 Acreditamos que, da mesma maneira que existe uma ferramenta para cada tipo de trabalho, há também um adesivo específico para cada necessidade. O portfolio da Dow inclui soluções para embalagens de alimentos, fitas adesivas, etiquetas e aplicações industriais, entre muitas outras. A Dow oferece diversas tecnologias de adesivos para laminação: Sem solvente Base solvente Desempenho: classificação das embalagens Cada produto a ser embalado apresenta requisitos de embalagem específicos; entre as variáveis mais comuns estão a luz, o oxigênio e a umidade. Há inclusive produtos que precisam ser preparados dentro da própria embalagem. Assim sendo, as exigências no momento de escolher um determinado adesivo também são diferentes. A seguir você encontra a classificação do desempenho segundo a estrutura a ser fabricada ou produto a ser embalado. Desempenho geral Boa adesão ao substrato e a filmes metalizados. Usos finais comuns Estruturas Base água Alimentos frescos, etiquetas de frascos, salgadinhos, alimentos secos, etc. OPP/CPP, OPP/PE, OPP/ metcpp, PET/ metcpp, PET/ PE, PET/CPP Se você necessita de um adesivo para embalagens retort ou que simplesmente mantenha dois substratos unidos, a Dow tem a solução! Os adesivos, principalmente os adesivos para embalagens, são resultado de: Engenharia química de alto nível; Pesquisas e Desenvolvimento de vanguarda; Colaboração entre projetistas, fabricantes de embalagens e proprietários de marcas. Nosso objetivo é ajudar no desenvolvimento de embalagens para: Fabricantes de embalagens para produtos de consumo; Vendedores que buscam embalagens atrativas para ampliarem suas vendas; Consumidores que buscam praticidade e embalagens fáceis de usar. Os adesivos são, de maneira geral, um dos principais elementos de uma embalagem estrutural segura. Devem, porém, passar despercebidos, uma vez que rastros de resíduos são indicadores de embalagens de qualidade inferior. Desempenho médio Boa adesão de filme/filme e filme/alumínio. Boa resistência ao produto e à umidade, para preenchimento prévio a quente e pasteurização. Usos finais comuns Comidas congeladas, sucos de frutas, carnes, embalagens de detergentes, embalagens de produtos. Estruturas PET/AL/ PE, PET/PE, Nylon/PE Alto desempenho Resistência a altas temperaturas em aplicações de retort (embalagens que podem ser utilizadas durante o cozimento). Usos finais comuns Comidas prontas, peixes, arroz, sopas, molhos, condimentos, rações. Estruturas PET/AL/CPP, PET/AL/OPA/ CPP, PET/CPP

3 TECNOLOGIAS DE ADESIVOS DE LAMINAÇÃO: A linha de produtos MOR-FREE inclui adesivos sem solventes de rápida aplicação que oferecem uma aderência superior para uma série de filmes. A linha de adesivos MOR-FREE conta com uma tecnologia com excelente relação custo/benefício. Alguns de seus componentes são de origem vegetal. A linha de produtos engloba as mais diversas aplicações, com um alcance abrangente de desempenho. São adesivos base solvente que podem ser rapidamente extraídos durante o processo de aplicação. A linha ROBOND compreende adesivos base água desenvolvidos como uma alternativa para os produtos base solvente, ou seja, são produtos amigáveis para o meio ambiente. Possuem propriedades e oferecem benefícios únicos para os proprietários de marca e convertedores. Linha Solventless de adesivos para laminação MOR-FREE Compreende sistemas de adesivos de poliuretano bicomponentes 100% sólidos que atendem a uma ampla gama de aplicações de uso geral e de médio e alto desempenho para embalagens de alimentos, incluindo desde embalagens para produtos secos até estruturas mais complexas. Quando a velocidade é um fator importante Os adesivos da linha MOR-FREE oferecem eficiência de cura em processos de laminação de praticamente todos os filmes de poliolefina, além de nylon, alumínio, poliéster e outros substratos, impressos e não impressos. Possibilidade de atingir velocidades de linha de produção superiores a 600 m/min; Ajudam a reduzir o tempo de processamento em etapas importantes, como, por exemplo, laminação, corte, preenchimento e selagem; Possibilidade de acondicionamento do produto e selagem da embalagem apenas dois dias após a laminação. Flexibilidade para aplicações múltiplas Graças à flexibilidade de formulação dos adesivos MOR-FREE, é possível utilizar um único adesivo com diferentes tipos de filmes, incluindo embalagens com fecho, de abertura fácil e do tipo retort, ou seja, que são utilizadas durante o cozimento dos alimentos. Principais características: Maior facilidade de manuseio; Controle mais eficiente dos estoques; Menos erros da mistura; Excelente aparência; Boa resistência a conteúdos agressivos; Boa resistência química a conteúdos agressivos, como sais, gorduras, óleos, ácidos e condimentos; Quando em uso, oferecem maior resistência à perfuração, pressão e compressão; Aprovados em rigorosos testes de conversão; Tecnologia FASTBOND : redução de até 40% no tempo necessário para passar ao processo de corte; maior resistência química e térmica.

4 Menor impacto ambiental Os adesivos da linha MOR-FREE permitem maiores velocidades de linha de produção, com emissões reduzidas de gases do efeito estufa. Sua formulação, com 100% de sólidos, possibilita uso reduzido de água e energia em sua fabricação, transporte e laminação quando comparada à de adesivos comuns base água e base solvente, ou à laminação por extrusão e processos de revestimento padrão, fatores que asseguram um inventário de ciclo de vida aprimorado. Alguns componentes das matérias-primas são provenientes de fontes renováveis, contribuindo com a redução do impacto ambiental. PROPRIEDADES TÍPICAS DA LINHA DE ADESIVOS MOR-FREE : MOR-FREE Solventless Desempenho geral Tipo de produto MOR-FREE 272 MOR-FREE 152/C83 MOR-FREE 970/137 Relação de mescla /45 100/80 Velocidade da linha Tempo de corte Adesão ao metal X X X Resistência térmica X X X Resistência química Usos Laminação de papel com filme ou alumínio. X Laminação de filmes poliméricos, filmes metalizados e alumínio. X Laminação de todos os filmes, filmes metalizados e alumínio. Médio e alto desempenho Tipo de produto MOR-FREE 960/C60 MOR-FREE 970/C83 MOR-FREE 698/ C79 Relação de mescla 100/50 100/50 100/50 Velocidade da linha X X X Tempo de corte Adesão ao metal X X X Resistência térmica X X X Resistência química Usos Laminação de filmes poliméricos. X X Laminação de todos os filmes poliméricos, filmes metalizados e alumínio. Laminação de todos os filmes, filmes metalizados e alumínio. Regulamentação FDA FDA FDA Regulamentação FDA FDA FDA COMENTÁRIOS Produto monocomponente de baixa viscosidade para diminuir a temperatura de aplicação. Boa molhabilidade, alta velocidade de máquina. Nenhuma interação com tintas, excelente molhabilidade. COMENTÁRIOS Produto desenvolvido para rodar em altas velocidades em produtos metálicos. Baixa interação com tintas. Boa molhabilidade. Muito boas resistências química e térmica. Maior viscosidade dos componentes. Excelente para laminação com papel.

5 MOR-FREE Solventless Médio e alto desempenho Alto desempenho - retort Produto MOR-FREE 980/CR85 FASTBOND MOR-FREE 403A/C83 Produto MOR-FREE 1390A/C33 MOR-FREE L82-105/C33 Proporção da mistura 100/45 100/50 Viscosidade 25 C (cps) 3,500-6,500/ ,700/2,000 Velocidade da linha X X Tempo de corte X X Adesão ao metal X X Resistência térmica X X Proporção da mistura 100/ /60 Viscosidade 25 C (cps) 3,700/1,800-4,000 11,500/1,800-4,000 Velocidade da linha X X Tempo de corte Adesão ao metal X X Resistência térmica X X Resistência química X X Resistência química X X Usos Laminação de todos os filmes, filmes metalizados e de alumínio. Laminação de todos os filmes, filmes metalizados e de alumínio. Usos Embalagens retort ( cozinháveis ). Antiamarelamento. Laminação de todos os filmes, filmes metalizados e de alumínio. Embalagens retort ( cozinháveis ). Antiamarelamento. Laminação de todos os filmes, filmes metalizados e de alumínio. Regulamentação Nossos adesivos atendem às normas referentes ao uso de materiais em contato indireto com alimentos. Para maiores detalhes, consulte nossos técnicos. Regulamentação FDA ; ; FDA ; ; COMENTÁRIOS Grade que apresenta a melhor compatibilidade com tintas de impressão, boa molhabilidade e alta velocidade da máquina. Boa molhabilidade. Resistência química e térmica muito boa. COMENTÁRIOS Propriedades antiamarelamento. Propriedades antiamarelamento.

6 : desempenho e eficiência A linha de adesivos de laminação base solvente oferece desempenho excepcional, além de maior rendimento e custos reduzidos nos processos de laminação. O resultado é um produto final adequado para uma série de aplicações, entre as quais, embalagens para alimentos e produtos médicos e industriais. Aplicações Apropriados para vários tipos de embalagens, desde embalagens de desempenho geral até às de alto desempenho, os produtos oferecem soluções de alto desempenho para diversos desafios industriais, incluindo exigências relacionadas a alimentos prontos para consumo, armazenamento no freezer e aquecimento no microondas e rigorosos requisitos referentes ao uso de adesivos em produtos farmacêuticos. Os adesivos oferecem: Resposta de aplicação avançada; Altas velocidades de laminação; Alto teor de sólidos na aplicação; Excelente adesão a filmes de barreira transparentes e do tipo retort (que podem ser utilizados durante o cozimento); Maior resistência térmica e química; Maior confiança no ciclo de vida do produto; Rápida liberação dos solventes, o que evita odores residuais na embalagem final. Maior eficiência da cadeia de fornecimento Os adesivos podem oferecer: Tempo de processamento e aplicação reduzidos; Conformidade com as regulamentações Os adesivos atendem à maioriadas normas da FDA nos EUA e Europa, referentes ao contato com alimentos. Graças a um processo tecnológico sofisticado que utiliza menos solvente na produção, sem nenhum prejuízo para o desempenho, os produtos garantem aplicações finais de embalagens que atendem aos padrões de conservação, sabor, odor e desempenho exigidos tanto pelos proprietários de marca quanto pelos consumidores. Redução do impacto ambiental A Dow assume o compromisso de desenvolver sistemas base solvente tecnologicamente avançados e que ajudam a diminuir o impacto ambiental. Esse compromisso faz parte de todo o sistema de adesivos da linha, que oferece benefícios diversos: Consumo reduzido de solventes; Alto teor de sólidos; Menor impacto ambiental do ponto de vista da produção. Propriedades versáteis do produto Por ser apropriada a uma série de soluções de embalagens, a linha abrangente de produtos oferece várias opções para necessidades de desempenhos geral, médio e alto. Menor tempo de espera para a entrega.

7 PROPRIEDADES FÍSICAS TÍPICAS DA LINHA DE ADESIVOS Desempenho de uso geral Produto HRM/756 Proporção da mistura /40 Viscosidade 25 C (cps) 4,500 1,700 1,800-5,500/ % sólidos /80 Velocidade da linha X Tempo de corte X X Adesão ao metal X X X Resistência térmica X X Resistência química X X Usos Opção monocomponente para a laminação de papéis e filmes. Opção monocomponente para a laminação de papéis, filmes e filmes metalizados. Laminação de todos os filmes, filmes metalizados e de alumínio. Regulamentação Nossos adesivos atendem às normas referentes ao uso de materiais em contato indireto com alimentos. Para maiores detalhes, consulte nossos técnicos. COMENTÁRIOS Fácil de usar em aplicações gerais. Fácil de usar em aplicações gerais, incluindo filmes metalizados. Maior rendimento em conjunto com o agente reativo Ad 536B. Melhor aplicação sólida, boa molhabilidade e baixa retenção de solventes. Médio e alto desempenho Produto /F 775A/775C 675A/675C Proporção da mistura 100/14 100/25 100/25 Viscosidade 25 C (cps) 6,500/1,800 4,250/3,500 8,500/3,500 % sólidos 80/75 75/75 75/75 Velocidade da linha X X Tempo de corte X X Adesão ao metal X X X Resistência térmica X X X Resistência química X X X Usos Laminação de todos os filmes, filmes metalizados e de alumínio. Regulamentação FDA COMENTÁRIOS Boa resistência térmica e química. Boa molhabilidade. Boa resistência térmica e química. Boa molhabilidade. Boa resistência térmica e química.

8 Alto desempenho Produto 545/F 548/F 545-S/F Proporção da mistura 100/11 100/11 100/11 Viscosidade 25 C (cps) 4,500/1,800 4,500/1,800 4,500/1,800 % sólidos 66/75 66/75 66/75 Velocidade da linha X X X Tempo de corte X X X Adesão ao metal X X X Resistência térmica X X X Resistência química X X Usos Regulamentação Laminação de todos os filmes, filmes metalizados e de alumínio. Nossos adesivos atendem às normas referentes ao uso de materiais em contato indireto com alimentos. Para maiores detalhes, consulte nossos técnicos. COMENTÁRIOS Alta resistência térmica e química. Alta resistência térmica e química. Alta resistência térmica e química. Alto desempenho - retort Produto 812/9L10 L76-185/811B 812/811B Proporção da mistura 100/ /9 100/9 Viscosidade 25 C (cps) 2,500/1, /510 2,500/510 % sólidos 55/75 60/75 55/75 Velocidade da linha X X Tempo de corte Adesão ao metal X X X Resistência térmica X X X Resistência química X X Usos Laminação de todos os filmes, filmes metalizados e de alumínio. Regulamentação FDA ; ; COMENTÁRIOS Altíssima resistência térmica e química. Altíssima resistência térmica e química. Aprovado pela FDA para aplicações retort. Altíssima resistência térmica e química.

9 RECOMENDAÇÕES GERAIS * PARA PROCESSO DE LAMINAÇÃO CORRETO Estar atento à proporção adequada da mistura e checar a cada oito horas: - Evita problemas de poliureia: antisselagem; - Evita a contração (telescoping) do filme; Aplicar peso adequado de adesivo de acordo com a estrutura que será laminada: - Evita problemas de aparência e pele de laranja; - Evita a contração (telescoping) do filme e a geração de túneis. - Evita baixa força de adesão; - Melhora a aparência. Tratamento corona: - Poliolefinas: PE, OPP: mínimo de 38 dinas/cm; - PET: mínimo de 46 dinas/cm. Controlar o conteúdo de solventes retidos durante a impressão: - Conteúdo de álcool < 10 mg/m 2. Empregar acetato de etila de grade de uretano (máximo de 0,1% de água e álcool). Aplicar tintas sem ceras ou silicone. * Cada estrutura deve ser analisada separadamente.

10 A série de adesivos de laminação ROBOND L inclui tecnologias base água mono e bicomponentes para aplicações de desempenhos geral e médio. São produtos ideais para processos de laminação tanto em linha quanto fora de linha. Benefícios ambientais e de segurança Ambiente de trabalho mais seguro A tecnologia híbrida ou bicomponente não contém tiocianatos aromáticos e não libera solventes orgânicos. Essas características reduzem as limitações referentes à manipulação, transporte e armazenamento, o que garante um local de trabalho mais seguro. Embalagens mais seguras para alimentos A fim de atender aos mais rigorosos requisitos de segurança dos alimentos, a Dow implantou uma tecnologia híbrida base água para seus adesivos de embalagens flexíveis. Essa tecnologia não representa riscos de formação de aminas aromáticas primárias, o que faz com que seja mais segura quando comparada à química tradicional. Menos emissões de gases do efeito estufa A linha de adesivos ROBOND L com tecnologia base água elimina a necessidade de solventes orgânicos, o que proporciona uma diminuição considerável das emissões de gases do efeito estufa. Cadeia de suprimentos mais rápida e flexível Os adesivos da linha ROBOND L: Oferecem alto nível de aderência, o que permite passagem imediata ao processo de corte e a outros processos posteriores; São adequados para impressão e laminação em linha, o que diminui o ciclo de produção; São adequados para impressão digital. Alimentos frescos em embalagens atrativas Por não conterem solventes orgânicos, os adesivos ROBOND L não deixam nenhum tipo de odor ou sabor residual nos alimentos embalados. Além disso, a tecnologia de acrílicos ROBOND L possibilita o desenvolvimento de embalagens brilhantes e transparentes.

11 Processo de laminação mais simples e com ótimo custo-benefício Fácil de ser manipulado, pronto para usar e sem necessidade de diluição; Vida útil excepcionalmente longa, até 8 horas, no caso dos adesivos bicomponentes, e ilimitada no caso das opções monocomponentes; Processo de corte imediato; Versatilidade: laminação em filmes, filmes metalizados, papéis ou alumínio; Podem ser processados em equipamentos para adesivos à base de solvente, ou seja, não há necessidade de investimentos adicionais; Bom desempenho com uma pequena quantidade de aplicação; Altas velocidades de operação. Velocidades da linha de produção superiores a 400m/ min, dependendo da capacidade de ar durante o processo de secagem; Nenhuma interação com aditivos deslizantes; Não causa amarelamento. Redução do impacto ambiental Na análise do ciclo de vida (Lifecycle Analysis - LCA), na qual se faz um inventário dos fluxos que entram e saem do sistema (Life Cycle Inventory - LCI), um adesivo de laminação demonstra que a tecnologia ROBOND L apresenta um impacto ambiental geral significativamente reduzido: Diminuição de 45% das emissões de CO2; Redução de 50% no consumo de energia. Critérios de impacto ambiental RECURSOS/1000 m² laminado: Base solvente Base água Equivalentes de CO2 (kg/1000 m²) Consumo de energia (MJ/1000 m²) Equivalentes de CO2: quantidade dos impactos ambientais causados por um material e operação durante seu ciclo de vida (quilos de recursos/unidade funcional unidade de medida comum utilizada para o equivalente de CO2). Consumo de energia: quantidade de energia/materiais consumidos por um produto e operação durante seu ciclo de vida (megajoules/ unidade funcional unidade de medida comum utilizada para energia).

12 PROPRIEDADES As grandes cadeias acrílicas flexíveis proporcionam um grau de suavidade ao laminado. Graças ao comportamento termoplástico dos acrílicos, os adesivos ROBOND L apresentam uma ótima resistência à solda quente. PROPRIEDADES FÍSICAS TÍPICAS DA LINHA DE ADESIVOS ROBOND Desempenho geral Alcance do inventário do ciclo de vida dos adesivos para laminação: Produto ROBOND L-90 ROBOND L-100 Proporção da mistura Viscosidade 25 C (cps) Produção/colheita de culturas Matérias-primas petroquímicas Matérias-primas de origem vegetal Extração de petróleo/gás % sólidos Velocidade da linha X X Tempo de corte X X Matérias-primas de adesivo Adesão ao metal X X Resistência térmica X X Resistência ao amarelamento X X Adesivo Usos Opção para laminação de papel com todos os substratos e de filmes com filmes. Uso/resíduos de laminação Laminado Substratos usados na laminação Regulamentação FDA COMENTÁRIOS Excelente molhabilidade, corte ou processos seguintes na linha. Produto pronto para uso. Viscosidade estável.

13 RECOMENDAÇÕES PARA LAMINAÇÃO COM PRODUTOS BASE ÁGUA Forno: Empregar perfis de temperatura ascendente a fim de evitar choque térmico com o ambiente externo; Evitar saturação do ar com a umidade retirada durante o processo de secagem. Nip de laminação: Dureza: no mínimo 90 shore A; Temperatura e pressão: as mais altas possíveis sem afetar o laminado final. ADESIVOS DE SELAGEM A QUENTE: : adesivos de selagem a quente base solvente. ROBOND : adesivos de selagem a quente base água. Revestimentos de selagem a quente guia de seleção de produtos A Dow oferece uma linha completa de revestimentos de selagem a quente base água e base solvente para atender às suas necessidades de selagem a quente. Ampla gama de tecnologias; Experiência técnica e suporte; Ampla gama de aplicações de uso final. Nossos revestimentos de selagem a quente são utilizados em embalagens de temperos, tampas para produtos lácteos, tampas do tipo retort, embalagens que vão ao forno, etiquetas e aplicações de embalagens médicas. Para necessidades de aplicações específicas, consulte seu representante da Dow.

14 Tabela 1: características gerais dos adesivos de selagem a quente Adesivos de selagem a quente base água Produto Usos típicos Substrato Substrato T aprox. ativação Atributos 37P295 - Uso geral, contato direto com a comida. - Sacos com espaço para cabeçalho (header bags). - Guloseimas. - Embalagens para salgadinhos. - Embalagens do tipo blíster para comprimidos. PE PP PE PP ão HIPS PVDC/HIPS 76 C Resistência superior de selagem. Autoaderência. Boa transparência Revestimento de selagem a quente resistente a gorduras e óleos. - Revestimentos. - Embalagens assépticas. - Primer para laminação. Nylon Celofane Não tecido, poliolefina PVDC/HIPS 87 C Boa aderência a quente. Baixa temperatura de ativação. Resistência à umidade. Resistência a gorduras e óleos. Excelente adesão a alumínio e papel. 37JD1198 Utilizado apenas como base de composição para revestimentos de selagem a quente para produtos médicos. Não tecido Poliolefina fibrosa PE PS PVC Polímero XT 87 C Base para revestimento médico transpirável. Boa porosidade. EtO e esterilização gamma. 37T77 - Cobertura resistente à umidade. - Embalagens para cremes, geleias e compotas. - Condimentos. PE PP HDPE PP HIPS PVDC/HIPS 94 C Revestimento médico transpirável médico acabado para papel Kraft. Boa porosidade. EtO e esterilização gama. ROBOND HS Revestimento acabado para papel Kraft. - Alta porosidade. - Revestimento para papel Kraft médico. -Excelente impressão. Cirúrgico PE PVC Polímero XT 94 C Revestimento médico transpirável médico acabado para papel Kraft. Boa porosidade. EtO e esterilização gama. 37JD991 - Baixa temperatura de ativação. - Boa ligação com PET e PVC. - Revestimento de selagem a quente para etiquetas. PVC PE PP Baixa temperatura de ativação Boa ligação com PET e PVC Revestimento de selagem a quente para etiquetas 74 C Baixa temperatura de ativação. Boa ligação com PVC orientado e PET. 37R972 - Baixa temperatura de ativação. - Boa ligação com PET e PVC. - Revestimento para etiquetas termoencolhíveis. Baixa temperatura de ativação Boa ligação com PET e PVC 77 C Baixa temperatura de ativação. Boa ligação com PVC orientado e PET.

15 Adesivos de selagem a quente base água Produto Usos típicos Substrato Substrato T aprox. ativação Atributos 50C35 - Revestimento de selagem a quente resistente a gorduras e óleos. - Coberturas. - Embalagens assépticas. - Primer para laminação. PE /PE laminado 88 C Boa aderência a quente. Baixa temperatura de ativação. Resistência à umidade. Resistência a gorduras e óleos. Excelente adesão a alumínio e papel. 50C12 - Versão com menos sólidos que o 50C35. - Revestimento de selagem a quente resistente a gorduras e óleos. - Coberturas. - Embalagens assépticas. - Primer para laminação. PE /PE laminado 88 C Boa aderência a quente. Baixa temperatura de ativação. Resistência à umidade. Resistência à gorduras e óleos. Excelente adesão a alumínio e papel. 37R345PS Usado sozinho ou como uma base de composição para revestimentos médicos de selagem a quente. Não tecido Poliolefina fibrosa PE PS PVC Polímero XT 88 C Base para revestimento transpirável médico. Boa porosidade. EtO e esterilização gama. Base solvente (HACs) Produto Usos típicos Substrato Substrato T aprox. ativação Atributos 31DW2062-UV Etiquetas para moldagem por injeção. HDPE PP PS PVC HIPS PAN 82 C Indicador UV para facilidade de registro. Alto brilho. Boa aderência quando quente. 33R4G - Revestimentos. - Condimentos embalados quentes. OPP PE PP HIPS PVDC/HIPS PVC Polímero XT PAN 107 C Boa aderência quando quente. Baixa temperatura de selagem. Revestimento transparente. Baixo bloqueio. COF controlado.

16 Lacas base solvente (No HACs) Produto Usos típicos Substrato Substrato T aprox. ativação Atributos HS Baixa temperatura de ativação. - Excelente interação com PP e PE. - Selagem descolável (peelable). PP PE PVC PP PE PVC 88 C Selagem descolável (peelable). Adesivo de transferência de tinta. Revestimento de tampas. Etiquetas termoencolhíveis. HS Resistência à gordura. - Coberturas de alumínio. - Tampas de filmes que vão ao forno. HIPS PVDC/HIPS PVC 108 C Resistência a gorduras e óleos. Selagem descolável (peelable). HSC para manteiga ou margarina. 35D9 - Primer. - Barreira contra a corrosão. - HSC em geral. PVC 108 C Resistência química. Resistência a óleos. Resistência à umidade. Também pode ser utilizado como primer para alumínio. 40-3E - Selo descolável (peelable). - Coberturas. - Tampas descoláveis para embalagens do tipo retort. PVDC/HIPS PVC CPET APET ETP aço 149 C Resistência ao calor. Estirável. Revestimento translúcido. Resistência a gorduras e óleos. Esterilizável em autoclave. Boa aderência quando quente. ADCOTE 1217D - Selagem descolável (peelable). - Coberturas. - Tampas descoláveis para embalagens retort. PVDC/HIPS PVC CPET APET ETP aço 108 C Resistência ao calor. Estirável. Revestimento translúcido. Resistência a gorduras e óleos. Esterilizável em autoclave. Boa aderência quando quente NEF Resistente a condimentos., sem tratamento HIPS PVDC/HIPS PC PVC Polímero XT 212 C Resistência química. Selagem descolável (peelable) de alta resistência. HS 36X101 Embalagem do tipo blíster para comprimidos. Blíster de PVC 82 C Baixa temperatura de ativação de selagem. Contato direto com os alimentos/produtos farmacêuticos.

17 Tabela 2: informações sobre a aplicação Produto 37P JD1198 Diluente recomendado Água DI ou água DI/IPA Sólidos fornecidos (%) Base água Sólidos fornecidos (%) Temperatura ( C) Peso do revestimento (libras por resma) Temperatura Densidade de secagem (libras/galão) web ( C) Ambiente Água DI máx. Ambiente Água DI Ambiente T77 Água de amoníaco Ambiente Produto 31DW2062- UV 33R4G Diluente recomendado Sólidos fornecidos (%) HAPS base solvente Sólidos Temperatura fornecidos (%) ( C) Peso do revestimento (libras por resma) Densidade (libras/ galão) Temperatura de secagem web ( C) Tolueno Tolueno ROBOND HS JD991 Água DI Ambiente Água DI Ambiente R972 Água DI Ambiente C35 Água DI Ambiente C12 Água DI Ambiente Produto 35D9 40-3E NEF HS HS D HS36X101 Diluente recomendado Sólidos fornecidos (%) No-HAPS base solvente Sólidos fornecidos (%) Temperatura ( C) Peso do revestimento Densidade (libras por (libras/galão) resma) Temperatura de secagem web ( C) MEK, Tolueno, Acetona/MEK Ambiente Acetato de etila (EA) Ambiente EA/Acetato de n-propila Ambiente VM&P, acetato de n-propila Ambiente VM&P, acetato de n-propila Ambiente ,3 Dioxano Ambiente Acetona

18 Tabela 3: informações FDA Base água Non-HAPS base solvente Produto OUTRA Produto OUTRA 37P295 P P P P P P 35D9 P P P P P P P P 40-3E P P P P P P 37JD1198 P P P NEF P P P P P P P 37T77 P P P P P P P P ROBOND HS P P P P P P P 37JD991 P P P P P P 1217D P P P P P P 37R972 P P P P P P 50C35 P P P P P HS36X101 P P 50C12 P P P P P R345PS P P P P P HAPS base solvente Produto OUTRA 31DW2062-UV 33R4G P P P P P

19 PRIMERS A Dow oferece diversos adesivos que podem ser empregados como primers na preparação de superfícies antes do processo de impressão, metalização ou extrusão. Primer Aplicação Exemplo Origem Química PRIMAL NPC64A Pré-impressão ou metalização. Impressão de tampas de alumínio. Taiwan Estireno-acrílico 503A /CT, ó F Primer para laminação por extrusão, alta resistência térmica. Embalagens para produtos gordurosos. Toluca Poliéster-uretano 40-3E Primer pré-impressão / não gera bloqueio da bobina. Impressão PET. EUA Poliéster-uretano NEF Laminação por extrusão PET/alumínio. Tampas para café embalados em recipientes de vidro. Toluca Poliéster-uretano Primer para pré- -impressão para metalizados. - EUA Acrílico Primer acrílico termofixo para PET. Primer formulado para melhorar a aderência de revestimentos de barreira para PET e alta resistência térmica. EUA Acrílico/melamina FA

20 Dow Brasil dowplasticos.com Para mais informações, entre em contato conosco pelos telefones a seguir: América Latina Fone/Fax: Europa Fone: Fax: Outras regiões globais Fone: Fax: Estados Unidos ou Canadá Fone: Fax: Pacífico Fone: Fax: Aviso: não se deve depreender qualquer liberdade de violação de qualquer patente pertencente à Dow ou a outras empresas. Considerando que as condições de uso e as leis aplicáveis podem divergir de um local para outro e podem mudar no decorrer do tempo, o Cliente é responsável por determinar se os produtos e as informações contidas neste documento são apropriados para o uso do Cliente e por garantir que o local de trabalho e as práticas de descarte do Cliente estejam em conformidade com as leis e outros atos governamentais aplicáveis. A tecnologia representada neste documento pode não estar registrada ainda, e os produtos relacionados talvez ainda não estejam disponíveis em todas as regiões nas quais a Dow tenha representação. As reivindicações feitas podem não ter sido aprovadas para uso em todos os países. A Dow não assume qualquer obrigação ou responsabilidade pelas informações inseridas neste documento. NENHUMA GARANTIA É OFERECIDA; TODAS AS GARANTIAS IMPLÍCITAS DE COMERCIALIZAÇÃO OU ADEQUAÇÃO A UM PROPÓSITO ESPECÍFICO ESTÃO EXPRESSAMENTE EXCLUÍDAS. Aviso: quaisquer fotografias de aplicações de uso final existentes neste documento representam possíveis aplicações de uso final, mas não representam necessariamente aplicações comerciais atuais, nem representam um endosso feito pela Dow para os produtos reais. Além disso, essas fotografias são apenas para fins de ilustração e não refletem endosso ou patrocínio de qualquer outro fabricante para um possível produto ou aplicação de uso final específico, ou para a Dow, ou para produtos específicos fabricados pela Dow. As referências à Dow ou à Company significam The Dow Chemical Company e suas subsidiárias consolidadas, a menos que especificado expressamente de outra forma. Marca comercial de The Dow Chemical Company ( Dow ) ou de uma empresa afiliada da Dow Formulário Nº

Performance Plastics. Dow Packaging & Specialty Plastics

Performance Plastics. Dow Packaging & Specialty Plastics Performance Plastics Dow Packaging & Specialty Plastics Polietilenos lineares de baixa densidade (LLDPE) para o mercado de alimentos e especialidades Amplo portfolio de funcionalidades para melhores embalagens

Leia mais

Resinas de especialidades para o mercado de alimentos Portfolio para soluções na indústria de embalagens

Resinas de especialidades para o mercado de alimentos Portfolio para soluções na indústria de embalagens Performance Plastics Dow Packaging & Specialty Plastics Resinas de especialidades para o mercado de alimentos Portfolio para soluções na indústria de embalagens Dow Packaging & Specialty Plastics Resinas

Leia mais

SOLUÇÕES FLEXÍVEIS PARA LÍQUIDOS

SOLUÇÕES FLEXÍVEIS PARA LÍQUIDOS SOLUÇÕES FLEXÍVEIS PARA LÍQUIDOS SOLUÇÕES FLEXÍVEIS PARA LÍQUIDOS A embalagem flexível está ganhando o mercado de líquidos de maneira significativa devido às suas inúmeras vantagens em relação às rígidas,

Leia mais

Resina vinílica para aplicação em solução

Resina vinílica para aplicação em solução Resina vinílica para aplicação em solução Resina vinílica para aplicação em solução As resinas Vinisol são polímeros vinílicos solúveis de alto desempenho que podem ser usadas puras ou em combinação com

Leia mais

PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR. Automotiva Indústria

PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR. Automotiva Indústria PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR www.rehau.com.br Construção Automotiva Indústria DESIGN PARA MÓVEIS DA REHAU: SOLUÇÕES INOVADORAS DE SISTEMAS NO MESMO LOCAL A REHAU se estabeleceu como a principal

Leia mais

Selantes de Silicone RTV Bicomponente Dow Corning para a Produção de Aparelhos Domésticos

Selantes de Silicone RTV Bicomponente Dow Corning para a Produção de Aparelhos Domésticos Selantes de Silicone RTV Bicomponente Dow Corning para a Produção de Aparelhos Domésticos Ideais para produção automatizada de alta velocidade, os Selantes RTV Bicomponente Dow Corning oferecem uma grande

Leia mais

Construção. Sika Unitherm -Steel S interior. Pintura intumescente base solvente, de rápida secagem, para uso em áreas internas. Descrição do Produto

Construção. Sika Unitherm -Steel S interior. Pintura intumescente base solvente, de rápida secagem, para uso em áreas internas. Descrição do Produto Ficha do Produto Edição 21/03/2014 Identificação 02 06 04 00 003 0 000029 Sika Unitherm -Steel S interior Pintura intumescente base solvente, de rápida secagem, para uso em áreas internas Descrição do

Leia mais

Propriedade Exame/Padrão Descrição. fosco (0-35) Ponto de fulgor ISO 3679 Method 1 14 C IED (2010/75/EU) (calculado)

Propriedade Exame/Padrão Descrição. fosco (0-35) Ponto de fulgor ISO 3679 Method 1 14 C IED (2010/75/EU) (calculado) 582;583;1525 1,2 582 etil silicato de zinco ^(ValidationDate). 1 Descrição do produto Esta é uma tinta bicomponente etil silicato inorgânico de zinco cerâmico que cura com baixa umidade. É um shop primer

Leia mais

BT 0082 BOLETIM TÉCNICO RESINA CERAMIC REPAIR_ ENDURECEDOR CERAMIC REPAIR

BT 0082 BOLETIM TÉCNICO RESINA CERAMIC REPAIR_ ENDURECEDOR CERAMIC REPAIR BT 0082 BOLETIM TÉCNICO RESINA CERAMIC REPAIR_ ENDURECEDOR CERAMIC REPAIR Elaborador: Verificadores: Aprovador: Resina Ceramic Repair_Endurecedor Ceramic Repair

Leia mais

Componente B Catalisador AL 1006 Componente B (12256557) - (1,5L)

Componente B Catalisador AL 1006 Componente B (12256557) - (1,5L) WEGNILICA CVE 804 DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Promotor de aderência bicomponente, formulado a partir de resinas vinílicas com excelente aderência sobre metais ferrosos e não ferrosos. RECOMENDAÇÕES DE USO: Indicado

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO SOLIDOR

INSTRUÇÕES DE USO EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO SOLIDOR INSTRUÇÕES DE USO EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO SOLIDOR Importador: Lamedid Comercial e Serviços Ltda. Endereço: Av. Gupê, nº 10767 Galpão 20, Bloco IV Jardim Belval Município: Barueri SP -CEP: 06422-120

Leia mais

Termoseladora Automática

Termoseladora Automática Termoseladora Automática O sistema de termoselagem O sistema de termoselagem Enterpack oferece uma ampla gama de soluções de selagem para uma grande variedade de produtores da indústria alimentar. Este

Leia mais

SOLUÇÕES PARA ALIMENTOS SECOS SEM REQUISITO DE BARREIRA

SOLUÇÕES PARA ALIMENTOS SECOS SEM REQUISITO DE BARREIRA SOLUÇÕES PARA ALIMENTOS SECOS SEM REQUISITO DE BARREIRA O cenário brasileiro 1,2,3 O Brasil é o maior produtor mundial de feijão: em 2012 a safra foi de 2,8 milhões de toneladas, e a projeção para 2013

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO BASE DE ÁGUA

BOLETIM TÉCNICO BASE DE ÁGUA Restac Do Brasil Fone.: 55-11 - 6107-2525 / Fax: 55-11 - 6107-6107 Site: www.restac.com.br Email: restac@restac.com.br BOLETIM TÉCNICO BASE DE ÁGUA PEROLADO NOBRE - Pasta formulada a partir da dispersão

Leia mais

Soluções Avançadas na Construção de Barcos

Soluções Avançadas na Construção de Barcos Soluções Avançadas na Construção de Barcos Felipe Rengifo Uribe Gerente Comercial-Técnico NovaScott Especialidades Painel Náutico FEIPLAR 2014 São Paulo/SP Soluções Avançadas na Construção de Barcos Como

Leia mais

Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB. fitas de montagem. permanente. Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras

Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB. fitas de montagem. permanente. Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB fitas de montagem permanente Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras Pode uma fita substituir realmente sistemas de fixação mecânica? Sim.

Leia mais

Seleção do método de codificação correto para os códigos de barras em caixas, pacotes e embalagens termorretráteis

Seleção do método de codificação correto para os códigos de barras em caixas, pacotes e embalagens termorretráteis Nota Técnica Seleção do método de codificação correto para os códigos de barras em caixas, pacotes e embalagens termorretráteis O seu guia para viabilizar resultados ideais envolvendo códigos de barras

Leia mais

Optima Para projetos únicos.

Optima Para projetos únicos. Optima Para projetos únicos. iq Optima (cores 3242825, 3242862 e 3242841) Classic Colours 3242836 CS 1290078 A 414 3242860 CS 1290066 3242903 CS 1290092 3242904 CS 1290093 A 212 3242821 CS 1290032 A 821

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO LAMINADOS

BOLETIM TÉCNICO LAMINADOS A BOLETIM TÉCNICO LAMINADOS Última atualização Maio/2011 CLASSIFICAÇÃO DAS FOLHAS DE ALUMÍNIO A folha de Alumínio é um produto resultante do processo de laminação a frio com secção transversal variando

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS MATERIAL SAFETY DATA SHEET (MSDS) LAT 54

FICHA DE INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS MATERIAL SAFETY DATA SHEET (MSDS) LAT 54 LAT 54 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome Comercial do Produto: LAT 54 - DETERGENTE SEMIPASTOSO ESPUMANTE Identificação da Empresa: Química Foz do Iguaçu Ind. e Com. de Prod. Químicos Ltda.

Leia mais

Construction. Sika Pyroplast HW-130. Com acabamento Sika Pyroplast HW-130 Top

Construction. Sika Pyroplast HW-130. Com acabamento Sika Pyroplast HW-130 Top Ficha de Produto Edição de julho de 2014 Nº de identificação: 06.315 Versão nº 1 Com acabamento Top Revestimento intumescente, dispersão aquosa, para madeira, para utilizações no interior Construction

Leia mais

DESIGN DE EMBALAGENS PARA ALIMENTOS, FERRAMENTA ESSENCIAL DE COMPETITIVIDADE. Erivan Witamar EW Design Studio

DESIGN DE EMBALAGENS PARA ALIMENTOS, FERRAMENTA ESSENCIAL DE COMPETITIVIDADE. Erivan Witamar EW Design Studio DESIGN DE EMBALAGENS PARA ALIMENTOS, FERRAMENTA ESSENCIAL DE COMPETITIVIDADE. Erivan Witamar VISÃO GERAL FUNÇÕES DA EMBALAGEM PROJETO DESIGN DE EMBALAGENS DESIGN ESTRUTURAL Materiais DESIGN GRÁFICO Funções

Leia mais

Construção. Revestimento epóxi de alta resistência química, isento de solventes. Descrição do Produto. Usos. Características / Vantagens

Construção. Revestimento epóxi de alta resistência química, isento de solventes. Descrição do Produto. Usos. Características / Vantagens Ficha de Produto Edição: Outubro 2009 Sikagard -62 Revestimento epóxi de alta resistência química, isento de solventes Descrição do Produto Usos Características / Vantagens Dados do Produto Sikagard 62

Leia mais

Embalagens para Alimentos e Especialidades

Embalagens para Alimentos e Especialidades Embalagens para Alimentos e Especialidades Provedora de Soluções Inovadoras Portfólio único de resinas e adesivos para inovar na indústria de embalagens. A Dow, líder mundial na oferta de resinas e adesivos

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. Nome do Produto: RAMBO ORANGE. Aplicação: Desengraxante

Ficha de Informações de Segurança 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. Nome do Produto: RAMBO ORANGE. Aplicação: Desengraxante Page 1 of 7 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: RAMBO ORANGE Aplicação: Desengraxante Fornecedor: Fabricação Própria AMAURY CRIVELA COSTA & CIA LTDA Av. Pará, 1100 Porto Alegre-RS

Leia mais

Primário de base epoxi e ligante para argamassas de reparação

Primário de base epoxi e ligante para argamassas de reparação Ficha de Produto Edição de Abril de 2011 Nº de identificação: 07.502 Versão nº 1 Sikagard 186 Primário de base epoxi e ligante para argamassas de reparação Construction Descrição do produto Utilizações

Leia mais

COLEÇÃO 100% 18% 51% Reciclável Conteúdo Reciclado. Natural

COLEÇÃO 100% 18% 51% Reciclável Conteúdo Reciclado. Natural COLEÇÃO 51% Natural 100% 18% Reciclável Conteúdo Reciclado 3683032 3683033 3675040 3675044 COLEÇÃO SET 24025672 24025673 24025674 24024001 24024002 Base antiderrapante presente em todas as cores da coleção

Leia mais

Fábricas de aço / alumínio; Tratamento de superfícies metálicas; Polimento de pedras; Peças aeronáuticas / automotivas; Acabamento em Madeira.

Fábricas de aço / alumínio; Tratamento de superfícies metálicas; Polimento de pedras; Peças aeronáuticas / automotivas; Acabamento em Madeira. ESCOVAS COM FILAMENTOS ABRASIVOS Principais Aplicações Fábricas de aço / alumínio; Tratamento de superfícies metálicas; Polimento de pedras; Peças aeronáuticas / automotivas; Acabamento em Madeira. Razões

Leia mais

Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) DETERGENTE NEUTRO MALTEX

Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) DETERGENTE NEUTRO MALTEX Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) 01/06 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto:. Aplicação: Utilizado para limpeza manual de louças e remoção de resíduos de

Leia mais

1. Introdução 2. 2. As funções da embalagem 2. 3. Classificação das embalagens 5. 4. Principais características dos materiais de embalagem 6

1. Introdução 2. 2. As funções da embalagem 2. 3. Classificação das embalagens 5. 4. Principais características dos materiais de embalagem 6 Capítulo I CONCEITOS GERAIS SOBRE EMBALAGEM 1. Introdução 2 2. As funções da embalagem 2 3. Classificação das embalagens 5 4. Principais características dos materiais de embalagem 6 5. O ambiente e a embalagem

Leia mais

NHE-375E BOLETIM TÉCNICO. Condutivo Epóxi

NHE-375E BOLETIM TÉCNICO. Condutivo Epóxi BOLETIM TÉCNICO Revestimento Condutivo Epóxi Bicomponente Cinza Piso com Revestimento Condutivo Epóxi Cinza Claro Resina epóxi + catalisador O Revestimento Condutivo foi desenvolvido para ter uma ótima

Leia mais

Apresentação da Empresa...

Apresentação da Empresa... Apresentação da Empresa... Contando com alta tecnologia e experiência, a Retaprene desenvolve Pisos e Revestimentos à base de Poliuretano de alta resistência, para ser aplicado em superfícies que necessitem

Leia mais

Embalagens para esterilização. O que você precisa saber sobre: Normas técnicas

Embalagens para esterilização. O que você precisa saber sobre: Normas técnicas O que você precisa saber sobre: Normas técnicas Leis e Normas Constituição Federal Leis Infra - constitucinais Ex: Código Penal 1940 Código Civil (1916) 2002 Leis Complementares (Decreto Lei) MP NORMAS

Leia mais

SERVIÇOS SÃO APROVADOS POR TODOS: ÓRGÃOS COMPETENTES E CONSUMIDORES. LINHA DE REFORMA DV-RL. Borrachas Vipal S/A P#01K - 08/06

SERVIÇOS SÃO APROVADOS POR TODOS: ÓRGÃOS COMPETENTES E CONSUMIDORES. LINHA DE REFORMA DV-RL. Borrachas Vipal S/A P#01K - 08/06 VIPAL. À FRENTE EM REFORMA PNEUS. POR DE ISSOPNEUS. NOSSOS VIPAL.SEMPRE SEMPRE À FRENTE EMDEREFORMA SERVIÇOS SÃO APROVADOS POR TODOS: ÓRGÃOS COMPETENTES E CONSUMIDORES. LINHA DE REFORMA P#01K - 08/0 DV-RL

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos FISPQ nº 006 Revisão: 04 Data: 26/08/2014 Página: 1/5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1 Identificação do produto Stanlux Pell 1.2 Principais usos recomendados Masterbatches para plásticos 1.3

Leia mais

Tabela 1 - conteúdo de umidade em alguns alimentos:

Tabela 1 - conteúdo de umidade em alguns alimentos: UMIDADE EM ALIMENTOS Umidade, ou teor de água, de um alimento constitui-se em um dos mais importantes e mais avaliados índices em alimentos. É de grande importância econômica por refletir o teor de sólidos

Leia mais

Métodos de marcação direta de peças. Identificação legível de máquina para indústrias automotivas e aeroespaciais

Métodos de marcação direta de peças. Identificação legível de máquina para indústrias automotivas e aeroespaciais Guia técnico Métodos de marcação direta de peças Identificação legível de máquina para indústrias automotivas e aeroespaciais A prática da Marcação Direta de Peças (DPM) é utilizada em muitas indústrias

Leia mais

Mais conforto e elasticidade a produtos de higiene

Mais conforto e elasticidade a produtos de higiene Performance Plastics Dow Packaging & Specialty Plastics Mais conforto e elasticidade a produtos de higiene Inovação que faz sentido Além da necessidade de praticidade, a Dow Higiene & Medicina entende

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Modelo TS-242 ESCOVA GIRATÓRIA

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Modelo TS-242 ESCOVA GIRATÓRIA Modelo TS-242 ESCOVA GIRATÓRIA Para prevenir ferimentos ou danos, antes de usar o aparelho leia e siga atentamente a todas as instruções contidas neste manual. MANUAL DE INSTRUÇÕES PRECAUÇÕES As instruções

Leia mais

1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2- COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES 3- IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS

1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2- COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES 3- IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS 20 de agosto de 2011 PÁGINA: 1 de 5 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código Interno de Identificação do Produto: PA - Nome da Empresa: DORIGON INDÚSTRIA DE TENSOATIVOS LTDA. Endereço:

Leia mais

Modelo TS-243 ESCOVA GIRATÓRIA ARGAN OIL + ION MANUAL DE INSTRUÇÕES

Modelo TS-243 ESCOVA GIRATÓRIA ARGAN OIL + ION MANUAL DE INSTRUÇÕES Modelo TS-243 ESCOVA GIRATÓRIA ARGAN OIL + ION MANUAL DE INSTRUÇÕES PRECAUÇÕES IMPORTANTES As instruções de segurança devem sempre ser seguidas para reduzir riscos. É importante ler com cuidado todas as

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO 1 FISPQ N. 0028/14 Página 3 de 4 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO: Tinta Sintético Vermelho NOME COMERCIAL Tinta Sintético Vermelho NOME DO FABRICANTE MQ DO BRASIL INDUSTRIA E COMERCIO

Leia mais

http://www.siliconesassel.com.br/borracha_silicone.htm

http://www.siliconesassel.com.br/borracha_silicone.htm Página 1 de 13 Tipo Forma física Propriedades especiais Usos básicos Elastômero á base de silicone, bicomponente Líquido viscoso. Resistência ao rasgo, alto poder copiativo. Confecção de moldes Nome comercial

Leia mais

Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) ÁLCOOL GEL 67% MALTEX

Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) ÁLCOOL GEL 67% MALTEX 01/05 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DO DISTRIBUIDOR Nome do produto:. Aplicação: Indicado para higienização de superfícies: aplique a quantidade suficiente para passar em toda a superfície e esfregue-as

Leia mais

3M TM Petrifilm TM Placa para Contagem de Leveduras e Bolores. Guia de. Interpretação

3M TM Petrifilm TM Placa para Contagem de Leveduras e Bolores. Guia de. Interpretação 3M TM TM Placa para Contagem de Leveduras e Bolores Guia de Interpretação 3M TM TM Placa para Contagem de Leveduras e Bolores Este guia apresenta resultados das placas 3M para Contagem de Leveduras e Bolores.

Leia mais

Produto para proteger e dar brilho em superfícies de plástico e borrachas

Produto para proteger e dar brilho em superfícies de plástico e borrachas JohnsonDiversey Solubex 20 Produto para proteger e dar brilho em superfícies de plástico e borrachas Não deixa resíduos nem mela os pneus A formulação balanceada de Solubex 20 permite a aplicação do produto

Leia mais

NOVOLAC AR 170 Revestimento de alto desempenho Novolac, resistente a ácido sulfúrico 98%.

NOVOLAC AR 170 Revestimento de alto desempenho Novolac, resistente a ácido sulfúrico 98%. NOVOLAC AR 170 Revestimento de alto desempenho Novolac, resistente a ácido sulfúrico 98%. Descrição do Produto NOVOLAC AR 170 é um sistema novolac, 100% sólidos, com resistência a ácido sulfúrico 98% e

Leia mais

Linha completa de aquecimento para banho e piscina

Linha completa de aquecimento para banho e piscina Linha completa de aquecimento para banho e piscina Aquecedor solar Aquecedor de piscina Bomba de calor www.heliotek.com.br Coletores solares Heliotek A força da nova geração Ao contrário dos coletores

Leia mais

GUIA DE SOLUÇÕES PARA SOLDAGEM COM ELETRODOS REVESTIDOS

GUIA DE SOLUÇÕES PARA SOLDAGEM COM ELETRODOS REVESTIDOS 01/14 VENDAS SUDESTE São Paulo Tel. (11) 3094-6600 Fax (11) 3094-6303 e-mail: atendimentogerdau.sp@gerdau.com.br Rio de Janeiro Tel. (21) 3974-7529 Fax (21) 3974-7592 e-mail: atendimentogerdau.rj@gerdau.com.br

Leia mais

BT 0013 BOLETIM TÉCNICO RESINA FLOOR REPAIR PLUS_ ENDURECEDOR FLOOR REPAIR PLUS_ SÍLICA F-036

BT 0013 BOLETIM TÉCNICO RESINA FLOOR REPAIR PLUS_ ENDURECEDOR FLOOR REPAIR PLUS_ SÍLICA F-036 BT 0013 BOLETIM TÉCNICO RESINA FLOOR REPAIR PLUS_ ENDURECEDOR FLOOR REPAIR PLUS_ SÍLICA F-036 Elaborador: Verificadores: Aprovador: Resina Floor Repair Plus_Endurecedor

Leia mais

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS TECNOLOGIA DE ALIMENTOS NUTRIÇÃO UNIC Profª Andressa Menegaz Conservação por irradiação A irradiação pode servir para: -destruir os microrganismos; -retardar a germinação de certos legumes; -destruir os

Leia mais

Curso de embalagens. Embalagem Cartonada Asséptica Ministrante: Assunta Camilo 2014 São Paulo - SP

Curso de embalagens. Embalagem Cartonada Asséptica Ministrante: Assunta Camilo 2014 São Paulo - SP Curso de embalagens Embalagem Cartonada Asséptica Ministrante: Assunta Camilo 2014 São Paulo - SP Embalagem cartonada Sistema de Envase Engenharia e tecnologia de embalagem para envase asséptico Sistema

Leia mais

Pode causar dores abdominais e irritação gástrica. Por não ser um produto totalmente bio-degradável, pode afetar o ecosistema.

Pode causar dores abdominais e irritação gástrica. Por não ser um produto totalmente bio-degradável, pode afetar o ecosistema. 1 Identificação do produto e da empresa Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ FISPQ nº 012 Página 1 / 5 Data da última revisão 17/072008 Nome do produto: Acrilpen Código interno

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PIPOQUEIRA CADENCE POP201

MANUAL DO USUÁRIO PIPOQUEIRA CADENCE POP201 MANUAL DO USUÁRIO PIPOQUEIRA CADENCE POP201 Obrigado por adquirir a Pipoqueira Cadence POP201, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções,

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: ACETATO DE SÓDIO ANIDRO - Código interno de identificação do produto: A1014 - Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. Produto: POROSO SC - C Data da última revisão: 01/11/2010 Página: 1 de 5 POROSO SC - C

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. Produto: POROSO SC - C Data da última revisão: 01/11/2010 Página: 1 de 5 POROSO SC - C Data da última revisão: 01/11/2010 Página: 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Código interno de identificação: 000884 Nome da empresa: Endereço: POROSO SC - C Telefone para emergências:

Leia mais

16/09/2015. movimentação de materiais colheita manual e mecânica na quinta transporte refrigerado transporte de gado vivo transporte em tapete rolante

16/09/2015. movimentação de materiais colheita manual e mecânica na quinta transporte refrigerado transporte de gado vivo transporte em tapete rolante 1 Processos utilizados na indústria alimentar divididos em operações comuns (operações unitárias) operações unitárias incluem diversas actividades operações mais comuns movimentação de materiais limpeza

Leia mais

Dados Técnicos Set / 2010. 525 540 550FC 551 560 Mono componente/ -Sem mistura cura com umidade. x x x x x -Aplicação simples Fixa diferentes

Dados Técnicos Set / 2010. 525 540 550FC 551 560 Mono componente/ -Sem mistura cura com umidade. x x x x x -Aplicação simples Fixa diferentes Série 500 Selantes de Poliuretano: 3M TM Selante de PU 525 3M TM Selante de PU 540 3M TM Adesivo Selante de PU Cura Rápida 550 3M TM Adesivo Selante de PU 551 3M TM Adesivo Selante de PU 560 Dados Técnicos

Leia mais

Considerando que o trânsito de alimentos em condições seguras pressupõe a preservação da saúde e do meio ambiente;

Considerando que o trânsito de alimentos em condições seguras pressupõe a preservação da saúde e do meio ambiente; Pag. 1 de 9 Portaria 069-R, de 26/09/2007. Dispõe sobre a documentação e requisitos básicos necessários para concessão de Licença Sanitária para Veículos Automotivos utilizados para o Transporte de Alimentos

Leia mais

EMBALAGENS PARA ESTERILIZAÇÃO TERESINHA NEIDE DE OLIVEIRA 2011

EMBALAGENS PARA ESTERILIZAÇÃO TERESINHA NEIDE DE OLIVEIRA 2011 EMBALAGENS PARA ESTERILIZAÇÃO TERESINHA NEIDE DE OLIVEIRA 2011 EMBALAGEM A embalagem deve assegurar o conteúdo estéril até sua abertura com técnica asséptica, sem risco de contaminação. EMBALAGENS E PROCESSOS

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO CR 400

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO CR 400 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO CR 400 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: CR 400 Empresa: CORENE INDUSTRIAS QUÍMICAS LTDA Rua Benjamim Altmayer, 625 Bairro

Leia mais

SÉRIE 46 DA GETINGE TERMODESINFECTORAS. Always with you

SÉRIE 46 DA GETINGE TERMODESINFECTORAS. Always with you SÉRIE 46 DA GETINGE TERMODESINFECTORAS Always with you Quantos materiais reutilizáveis você necessita processar? Quais tipos? A Termodesinfectora série 46 da Getinge inclui acessórios que se adaptam de

Leia mais

OFICINA: EMPACOTAMENTO Tecido de Algodão, Contêineres, SMS, Papel Grau Cirúrgico, Tyvek, Papel Crepado, Fitas adesivas e Termosselagem.

OFICINA: EMPACOTAMENTO Tecido de Algodão, Contêineres, SMS, Papel Grau Cirúrgico, Tyvek, Papel Crepado, Fitas adesivas e Termosselagem. OFICINA: EMPACOTAMENTO Tecido de Algodão, Contêineres, SMS, Papel Grau Cirúrgico, Tyvek, Papel Crepado, Fitas adesivas e Termosselagem. Enf. Simone Batista Neto Arza São Paulo -2012 EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Data de emissão: Revisão: 2 Revisado em: 14/05/12 Pagina de 1 a 5

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Data de emissão: Revisão: 2 Revisado em: 14/05/12 Pagina de 1 a 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO: POLIFIX ACR FABRICANTE: POLIPISO DO BRASIL ENDEREÇO: AVENIDA GERALDO ANTÔNIO TRALDI. Nº. 400 DISTRITO INDUSTRIAL COSMO FUZARO DESCALVADO SP CEP:

Leia mais

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) DETERGENTE EUCALIPTO GEL 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA:

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) DETERGENTE EUCALIPTO GEL 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1 Nome Comercial: Detergente Eucalipto Gel Maranso 1.2 Código de Venda:004 1.3 Nome do Fabricante: QOB MATERIAIS DOMISSANEANTES LTDA EPP Rua Ministro Joaquim

Leia mais

NOVO VEDAPREN PAREDE

NOVO VEDAPREN PAREDE Produto VEDAPREN PAREDE é uma pintura impermeável e elástica que protege as paredes contra fissuras e batidas de chuva, além de ter alta durabilidade. Características Densidade: 1,23 g/cm³ Aparência: Branco(a),

Leia mais

A embalagem cartonada em formato de garrafa. combidome

A embalagem cartonada em formato de garrafa. combidome A embalagem cartonada em formato de garrafa. Apresentamos a, a embalagem cartonada com a conveniência de uma garrafa. A está chegando às gôndolas dos supermercados. É algo totalmente diferente de tudo

Leia mais

Película Scotchcal MR Série BR 7300

Película Scotchcal MR Série BR 7300 Película Scotchcal MR Série BR 7300 Dados Técnicos Julho/2005 Substitui: Junho/2004 Revisão 09 Barras pretas nas margens indicam as alterações Descrição Descrição e usos As películas Scotchcal MR Série

Leia mais

Membrana liquida impermeabilizante, econômica e ecologicamente amigável para coberturas baseada na Tecnologia Co-Elástica (CET) da Sika

Membrana liquida impermeabilizante, econômica e ecologicamente amigável para coberturas baseada na Tecnologia Co-Elástica (CET) da Sika Ficha do Produto Edição 02/08/2011 Nº de identificação: 02 09 02 20 900 0 000004 Membrana liquida impermeabilizante, econômica e ecologicamente amigável para coberturas baseada na Tecnologia Co-Elástica

Leia mais

VEDAÇÃO PERFEITA: RESINAS ORGANOLÉPTICAS PARA TAMPAS DE BEBIDAS

VEDAÇÃO PERFEITA: RESINAS ORGANOLÉPTICAS PARA TAMPAS DE BEBIDAS VEDAÇÃO PERFEITA: RESINAS ORGANOLÉPTICAS PARA TAMPAS DE BEBIDAS 1 2 vedação perfeita Resinas organolépticas para tampas de bebidas Água natural com e sem gás, refrigerantes, isotônicos... O mercado de

Leia mais

Estágio 3 Assentamento Final/Depuração. Estágio 1 Assentamento Primário. Estágio 2 Aeração/Oxigenação

Estágio 3 Assentamento Final/Depuração. Estágio 1 Assentamento Primário. Estágio 2 Aeração/Oxigenação A unidade Tricel é um sistema completo de tratamento de águas residuais domésticas, com base em processos de filtragem aerada submersos. Essa tecnologia, que utiliza a experiência da Tricel em sistemas

Leia mais

Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) DESENGORDURANTE MALTEX.

Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) DESENGORDURANTE MALTEX. 01/05 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DO DISTRIBUIDOR Nome do produto: Desengordurante MALTEX. Aplicação: indicado para desengordurar e limpar superfícies em restaurantes, açougues, frigoríficos, peixarias,

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: Adesivo Multi Fio VerdePág.: (1 of 6) Ficha de Informações de Segurança 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Adesivo Multi Fio Verde Aplicação: Adesivo para grampo

Leia mais

NEWSLETTER 002/FEV 2016

NEWSLETTER 002/FEV 2016 Embalamento sob Vácuo Higiene, Frescura, Prazos de Validade prolongados, Otimização de transporte e armazenamento A INVAC é uma Empresa especializada no fabrico de equipamentos de embalamento sob vácuo,

Leia mais

Factores de selecção da embalagem Produtos alimentares. Margarida Alves Segurança Alimentar - Uma visão global Porto Salvo, 31 de Maio 2011

Factores de selecção da embalagem Produtos alimentares. Margarida Alves Segurança Alimentar - Uma visão global Porto Salvo, 31 de Maio 2011 Factores de selecção da embalagem Produtos alimentares Margarida Alves Segurança Alimentar - Uma visão global Porto Salvo, 31 de Maio 2011 PERFIL CNE Data de constituição 1972 Forma jurídica Associação

Leia mais

TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL

TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E SOLOS TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL Prof.: Daniel M. Tapia T. O que é alimento? Substância ou mistura de substâncias

Leia mais

Prática Pedagógica: Coleta de Lixo nas Escolas

Prática Pedagógica: Coleta de Lixo nas Escolas Prática Pedagógica: Coleta de Lixo nas Escolas Introdução O objetivo desse trabalho é ajudar as Escolas e demais instituições na implantação do programa da coleta seletiva do lixo e do lixo eletrônico.

Leia mais

Características do papel. Escolhendo formulários préimpressos

Características do papel. Escolhendo formulários préimpressos A qualidade de impressão e a confiabilidade da alimentação da impressora e dos opcionais podem variar de acordo com o tipo e tamanho da mídia de impressão utilizada. Esta seção fornece diretrizes para

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos Pág. 1/5 Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: GRAMPER BLOCO Código do Produto: 100.027 Nome da Empresa: ROGAMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Leia mais

MPX - Meio Pesado Axial

MPX - Meio Pesado Axial NM - NYLON MACIÇO Capacidade até 0kg NM - Nylon Maciço Usinado. Dureza: 70 Shore D. ( 40ºc a +110ºC) Produzidas a partir de tarugos de nylon 6.0. São leves, possuem ótima resistência mecânica, rodam com

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 06 Padrão de Condutividade 30/05/2015 Página 1 de 5 1. Identificação do produto e da empresa Nome Padrão de Condutividade Nº: 000053 PC Códigos / PC100 / PC100M / PC100MILI / PC111300 / PC111M / PC12.852

Leia mais

Construction. Sikagard -550 W Elastic. Revestimento elástico com capacidade de ponte de fissuração para protecção de betão. Descrição do produto

Construction. Sikagard -550 W Elastic. Revestimento elástico com capacidade de ponte de fissuração para protecção de betão. Descrição do produto Ficha de Produto Edição de Abril de 2011 Nº de identificação:03.205 Versão nº 1 Sikagard -550 W Elastic Revestimento elástico com capacidade de ponte de fissuração para protecção de betão Construction

Leia mais

Certificado Energético Pequeno Edifício de Comércio e Servicos IDENTIFICAÇÃO POSTAL

Certificado Energético Pequeno Edifício de Comércio e Servicos IDENTIFICAÇÃO POSTAL Válido até 09/09/2025 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA DO SOBREIRO, 290, LOJA AC-56 Localidade SENHORA DA HORA Freguesia SÃO MAMEDE DE INFESTA E SENHORA DA HORA Concelho MATOSINHOS GPS 41.191499, -8.652745

Leia mais

Assuma o controle com as soluções SKF para o setor de siderurgia

Assuma o controle com as soluções SKF para o setor de siderurgia Assuma o controle com as soluções SKF para o setor de siderurgia O Poder do Conhecimento em Engenharia A única coisa mais intensa que o calor é a sua concorrência Poucos ambientes industriais têm condições

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: DODECILSULFATO DE SÓDIO - Código interno de identificação do produto: D1014 - Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios

Leia mais

Compatibilidade SAFE 329 é compatível com quaisquer tipos de anti-congelantes.

Compatibilidade SAFE 329 é compatível com quaisquer tipos de anti-congelantes. JohnsonDiversey SAFE 329 Inibidor de corrosão para sistemas fechados de água gelada e água quente. Anti-corrosivo Possui alto poder anti-corrosivo através da reação do nitrito de sódio com o ferro do sistema

Leia mais

epotech aqua Ficha técnica Aplicações recomendadas Materiais Suportes Características

epotech aqua Ficha técnica Aplicações recomendadas Materiais Suportes Características Ficha técnica epotech aqua epotech aqua é uma nova linha de massas de base epoxídica para a selagem de juntas em ladrilhos cerâmicos. Massa bicomponente isenta de solventes orgânicos, caracteriza-se pela

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Modelo TS-558 PRANCHA ALISADORA

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Modelo TS-558 PRANCHA ALISADORA Modelo TS-558 PRANCHA ALISADORA Para prevenir ferimentos ou danos, antes de usar o aparelho leia e siga atentamente a todas as instruções contidas neste manual. MANUAL DE INSTRUÇÕES PRECAUÇÕES As instruções

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: SELENITO DE SÓDIO - Código interno de identificação do produto: S1005 - Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios Ltda

Leia mais

ORTOPOLIFOSFATO DE SÓDIO, SOLUÇÃO.

ORTOPOLIFOSFATO DE SÓDIO, SOLUÇÃO. FISPQ-033 Revisão: 05 Data: 15/05/2011 Página: 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Empresa Distribuidora: Telefones para Emergências: (81) 3543-0571 (62) 3310-2700 (85) 3366-2350

Leia mais

LINHA DE PRODUTOS. A solução em reparos e revestimentos na Manutenção Industrial

LINHA DE PRODUTOS. A solução em reparos e revestimentos na Manutenção Industrial LINHA DE PRODUTOS A solução em reparos e revestimentos na Manutenção Industrial Os produtos da Devcon são destinados à manutenção corretiva, preventiva e preditiva, executando reparos definitivos (solda

Leia mais

O GRUPO MERCADO COMUM RESOLVE:

O GRUPO MERCADO COMUM RESOLVE: MERCOSUL/GMC/RES. N 36/92 TENDO EM VISTA: O Artigo 13 do Tratado de Assunção, o Artigo 10 da Decisão N 04/91 do Conselho Mercado Comum e a Recomendação N 14 do Subgrupo de Trabalho N 3 "Normas Técnicas".

Leia mais

02/13 972-09-05 782259 REV.0. Fritadeira Inox 2,5L. Manual de Instruções SOMENTE SOMENTE PARA USO PARA DOMÉSTICO

02/13 972-09-05 782259 REV.0. Fritadeira Inox 2,5L. Manual de Instruções SOMENTE SOMENTE PARA USO PARA DOMÉSTICO 02/13 972-09-05 782259 REV.0 Fritadeira Inox 2,5L SOMENTE SOMENTE PARA USO PARA DOMÉSTICO USO DOMÉSTICO Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha da Fritadeira a óleo Britânia. Para garantir

Leia mais

SOLUÇÕES DE EXPORTAÇÃO

SOLUÇÕES DE EXPORTAÇÃO SOLUÇÕES DE EXPORTAÇÃO EMBATUFF Isolamento Térmico para Contentores Embatuff é um sistema que protege a carga durante o transporte em contentores de 20, 40 e 40 HC, de variações abruptas de temperatura

Leia mais

Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) LIMPEZA PESADA

Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) LIMPEZA PESADA 01/05 1. DENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto:. Aplicação: Limpa e desengordura superfícies laváveis, como fogões, coifas, azulejos, pisos, e similares. Diluição até 1:20 Telefone de emergência:

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ ADESIVO PISOFIX - OBRAFIX

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ ADESIVO PISOFIX - OBRAFIX Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ ADESIVO PISOFIX - OBRAFIX 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Pisofix ou Obrafix Nome da empresa: Indústria e Comércio

Leia mais

CÓDIGO...: FISPQ-391 REVISÃO..: 08 FOLHA...: 1 / 6 DATA...: 09/2015 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO NAFTALENO SULFONATO DE SÓDIO

CÓDIGO...: FISPQ-391 REVISÃO..: 08 FOLHA...: 1 / 6 DATA...: 09/2015 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO NAFTALENO SULFONATO DE SÓDIO FOLHA...: 1 / 6 1 - Identificação do Produto e da Empresa. Nome do Produto: Nome da Empresa: Endereço: Av. Gupê, 10497 Telefone: 55 11 4772 4900 Cosmoquimica Indústria e Comércio EIRELI Fax: 55 11 4772

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Código do produto: VERBEM 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Antiembaçante Verbem Código do produto: VERBEM Aplicação: Antiembaçante e desengordurante para superfícies tais como:

Leia mais

Usos A linha MIRA pode ser usada com uma ampla gama de dosificações. É adequada as seguintes aplicações:

Usos A linha MIRA pode ser usada com uma ampla gama de dosificações. É adequada as seguintes aplicações: MIRA Aditivo Plastificante Polifuncional Redutor de Água Descrição A linha MIRA são aditivos polifuncionais para concreto com bom poder de redução de água e com aplicações múltiplas e isento de cloretos.

Leia mais

ELASTEQ 7000 ARGAMASSA POLIMÉRICA

ELASTEQ 7000 ARGAMASSA POLIMÉRICA ELASTEQ 7000 ARGAMASSA POLIMÉRICA Impermeabilizante à base de resinas termoplásticas e cimentos com aditivos e incorporação de fibras sintéticas (polipropileno). Essa composição resulta em uma membrana

Leia mais