Gerência de Governo - Marketing Vivo Empresas ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO - 1ª REGIÃO RJ.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gerência de Governo - Marketing Vivo Empresas ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO - 1ª REGIÃO RJ."

Transcrição

1 IMPUGNAÇÃO EDITAL do TRT - RJ - 30/09/08 - nº 070/08 Thais Martins Caparroz [thais.caparroz@vivo.com.br] Para pregao.eletronico@trtrio.gov.br Enviado qua 26/09/ Prezada Comissão de Licitações, Segue em anexo, Impugnação ao edital. Qualquer dúvida, estou à disposição Thaís Martins Caparroz Diretoria de Gestão e Planejamento de Negócios Gerência de Governo - Marketing Vivo Empresas ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO - 1ª REGIÃO RJ. PREGÃO ELETRÔNICO n 070/2008 VIVO S/A, inscrita no CNPJ sob o nº / , com sede Av. Ayrton Senna, 2200 Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ CEP vem, respeitosamente à presença de Vossa Senhoria, com fulcro no artigo 41, parágrafo 2º da Lei nº /93 e artigo 18 do Decreto n /05, apresentar a presente IMPUGNAÇÃO, pelos motivos a seguir expostos: DA TEMPESTIVIDADE Conforme o ditame inserto no artigo 18, do Decreto nº /05, o prazo para impugnação ao edital é de até 02 (dois) dias úteis da data fixada para o certame, verbis:

2 Até dois dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública, qualquer pessoa poderá impugnar o ato convocatório do pregão, na forma eletrônica. Dessa forma, utilizando o critério estabelecido no artigo 18, conclui-se que o dia de início é o dia da abertura dos envelopes 30/09/2008 que deve ser excluído. O segundo útil que o antecede é o dia do vencimento 26/09/2008, que deve ser incluído. são tempestivas, como é o caso da presente. Portanto, as impugnações apresentadas até o dia 26/09/2008 questionar o mérito do presente edital, nos seguintes termos: A luz dessas considerações preliminares, a signatária passa a I DOS FATOS O objeto do presente Pregão Eletrônico é a contratação de empresa especializada na prestação de Serviço Móvel Pessoal SMP, pós-pago, com o fornecimento de aparelhos em comodato, e contratação de serviço telefônico de longa distância (VC2 e VC3) para terminais SMP, para atendimento a esta Administração. A luz dessas considerações preliminares e da análise minuciosa do edital, a Impugnante, denota a presença de alguns vícios de legalidade que frustram a participação das empresas interessadas.

3 Desta feita, é imperiosa a reforma do edital em razão dos seguintes pontos: (i) do prazo de pagamento da fatura; (ii) da forma de pagamento; (iii) do prazo para correção das falhas; (iv) dos descontos proporcionais na ocorrência de interrupções ou falhas; (v) do fornecimento de números exclusivos; (vi) da interceptação ou desvio de chamadas; (vii) dos aparelhos de back up; (viii) do roubo ou furto dos aparelhos; (ix) do bloqueio dos serviços; (x) da assistência técnica; (xi) da comunicação para fornecimento de serviços em fatura única; (xii) da disponibilização de funcionário para apresentar funcionalidades; II DO DIREITO i DO PRAZO DE PAGAMENTO DA FATURA Estipula o item 21.1 do edital: 21.1 Ressalvada circunstância imprevista, o pagamento será efetuado à vista, por meio de ordem bancária, até 30 (trinta) dias corridos após o atestação, pela Fiscalização da Contratante, da(s) Nota(s) Fiscal(is), na forma prevista no art. 40, inc. XIV, alínea b, da Lei nº 8.666/93.(g.n) Cumpre esclarecermos que o serviço de envio de documentos, dado ao grande volume, é de até 10 dias úteis de antecedência à data do vencimento.

4 está sendo tarifada aquela mesma fatura. Note que, 30 dias é um prazo que incorpora o ciclo em que ainda (Regulamento do Serviço Móvel Pessoal), em seu art. 44 : Além disto, dispõe o Anexo à Resolução n. 477/2007, da Anatel A entrega do documento de cobrança ao Usuário, constituído de demonstrativos e faturas dos serviços prestados, deve ocorrer pelo menos 5(cinco) dias antes do vencimento. Assim, considerando que esta previsão normativa quanto ao faturamento é cumprida pela prestadora, requer seja alterada tal exigência do edital, diminuindo o prazo de pagamento da fatura para até 10 dias de sua apresentação. ii DA FORMA DE PAGAMENTO mediante Ordem Bancária. Estipula o item 21.1 do Edital que o pagamento será efetuado Note-se que mediante Acordo firmado entre algumas operadoras e órgãos integrantes do SIAF, os pagamentos feitos por tais órgãos serão através boleto e não depósito em conta-corrente. Aliás, o próprio Tesouro Nacional tem dado instruções nesse sentido.

5 Isto porque o sistema de boleto permite a identificação mais ágil do pagamento e a retenção dos impostos diretamente. Assim, são menores os riscos de problemas relacionados às faturas. Portanto, requer seja previsto o pagamento via boleto. iii DO PRAZO PARA CORREÇÃO DAS FALHAS da CONTRATADA corrigir as falhas em até 06 (seis) horas. O item 9.9 do Termo de Referência determina, como obrigação 9.9. Zelar pela perfeita execução dos serviços contratados, atendendo de imediato às solicitações, no caso de qualquer ocorrência de interrupção dos serviços ou falhas que porventura venham a ocorrer, devendo providenciar a correção no prazo máximo de 6 (seis) horas, a contar da abertura de chamado.(g.n) É completamente compreensível que a Administração exija providências imediatas por parte da contratada, a partir do momento que esta toma ciência de falha na execução do serviço. Além disso, a própria Contratante não possui nenhum interesse em que os usuários não possam utilizar os serviços. Afinal, sua fonte de receita é justamente o uso de seus serviços. Entretanto, não pode, por respeito ao vínculo à letra do Edital e, principalmente a este d. órgão da Administração, assumir que irá sanar as falhas que eventualmente ocorram.

6 Neste sentido dispõe o art. 94 do Anexo à Resolução 477 de 07 de Agosto de 2007: O Usuário deve encaminhar suas reclamações e comunicar defeitos diretamente à prestadora, a quem cabe providenciar o atendimento e a correção do problema nos prazos estabelecidos no PGMQ - SMP. Portanto, os prazos estabelecidos no Anexo à Resolução 477 de 07 de Agosto de 2007, são: Art. 16. As Falhas/Defeitos devem ser recuperados em até 24 (vinte e quatro) horas em 95% (noventa e cinco por cento) dos casos. 1º Em nenhum caso a recuperação das Falhas/Defeitos deve ocorrer em mais de 48(quarenta e oito) horas. 2º As Falhas/Defeitos tratadas neste artigo referem-se ao conjunto de equipamentos ou aparelhos, dispositivos e demais meios necessários à realização de telecomunicações, seus acessórios e periféricos e quando for o caso, as instalações que os abrigam. 3º A prestadora deve manter registro com histórico que demonstre as ações tomadas, e seus tempos, para o restabelecimento do serviço.

7 Assim, esta empresa requer que seja substituída tal redação, de forma a estabelecer, como obrigação da contratada, a providência imediata e prazo de no mínimo 24 (vinte e quatro) horas para efetivamente sanar as falhas para que os usuários possam retomar à utilização dos serviços. iv DOS DESCONTOS PROPORCIONAIS NA OCORRÊNCIA DE INTERRUPÇÕES OU FALHAS O item 9.11 do Termo de Referência dispõe que deverá conceder descontos proporcionais aplicados sobre o valor mensal do serviço: Ocorrendo tais interrupções ou falhas no acesso por causas atribuíveis à(s) CONTRATADA(S), a(s) mesma(s) deverá(ão) conceder descontos proporcionais aplicados sobre o valor mensal do serviço. nenhuma operadora de serviço móvel pessoal. Cumpre esclarecer que tal exigência não é uma prática de de Referência. Portanto, requeremos que tal exigência seja excluída do Termo v DO FORNECIMENTO DE NÚMEROS EXCLUSIVOS

8 O item do Termo de Referência solicita: Manter, durante a vigência deste Contrato, 69 (sessenta e nove) números exclusivos para utilização neste Contrato. Os números atribuídos deverão ser de primeira utilização ou não terem sido utilizados nos últimos 12 (doze) meses. (g.n) Em relação a essa solicitação, importante frisar que diferentemente do que ocorre com a Pessoa Física que vai até uma loja e escolhe o seu número, dentro de uma lista apresentada, as pessoas jurídicas não possuem esta disponibilidade, em face da automatização do sistema. Assim, requeremos a flexibilização desta exigência, possibilitando a participação de todas as empresas interessadas, visando a vantajosidade e competitividade no presente certame. Cumpre esclarecer que não há possibilidade desta empresa oferecer números exclusivos e de primeira utilização para seus clientes, isto porque as faixas numéricas são fornecidas pela Anatel, e a aquisição de faixas adicionais importará na habilitação de todas as faixas anteriormente disponíveis para as prestadoras de serviço. Na prática isto significa que, tendo esta empresa uma faixa de numeração esta deverá repassá-las em sua totalidade aos seus clientes antes de solicitar faixas adicionais para a Anatel, desta forma, o maior compromisso que pode ser assumido é,

9 disponibilizar faixa adicional pelo período máximo de 3 (três) meses, após este período, caso a contratante venha necessitar de habilitações adicionais deverá solicitar a contratada. Ainda faz-se necessário esclarecermos que esta empresa atende a Resolução No. 84, Art.35, de 30 de dezembro de 1998 da Anatel, onde todos os números já utilizados anteriormente serão disponibilizados novamente ao mercado após 6 (seis) meses, a contar do seu último uso. vi DA INTERCEPTAÇÃO OU DESVIO DE CHAMADAS Solicita o item do Termo de Referência a interceptação ou desvio de chamada após 30 (trinta) dias do término ou rescisão do contrato Permitir interceptação ou desvio de chamada após 30 (trinta) dias do término ou rescisão do contrato, para números estabelecidos pela fiscalização do contrato, sem ônus para a CONTRATANTE. Tal exigência visa informar os novos números, evitando a perda de ligações(g.n) Cumpre esclarecer que diferentemente dos serviços prestados pelas operadoras de Serviço Telefônico Fixo Comutado - STFC, as operadoras de Serviço Móvel Pessoal não disponibilizam tal serviço. Portanto, esta empresa requer a exclusão desta exigência do edital, para manter o caráter competitivo deste certame. vii DOS APARELHOS DE BACK UP

10 Dispõe o Termo de Referência que a Contratada deverá disponibilizar 10% de aparelhos em forma de backup ( reserva técnica ), garantido assim a continuidade do serviço. Observação: 1- É facultada à CONTRATADA a manutenção de uma reserva técnica nas instalações da CONTRATANTE, para o pronto atendimento. Nesse caso, a reserva técnica deve compreender 10% (dez por cento) do número de acessos móveis disponibilizados. 2- Caso a CONTRATADA opere com tecnologia GSM, deverá ser mantido na reserva técnica um número de SIM Card s correspondente ao número de aparelhos. Nesse caso, a reserva técnica deve compreender 10% (dez por cento) de Sim card s correspondente ao número de acessos móveis disponibilizados 3- Optando pela reserva técnica, a CONTRATADA deverá executar a ativação da linha no novo aparelho dentro do prazo máximo de 2 (duas) horas. 4- Os aparelhos defeituosos da reserva técnica deverão ser substituídos no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis. É completamente compreensível que esta d. Administração exija a continuidade dos serviços prestados. Além disso, a própria Contratada não possui nenhum interesse em que os usuários não possam utilizar os serviços. Afinal, sua fonte de receita é justamente o uso de seus serviços.

11 Entretanto, fornecimento de aparelhos é obrigação acessória, pois a principal é o fornecimento do SMP (Serviço Móvel Pessoal), a aquisição dos mesmos não é gratuita, pelo contrário, possui um custo elevado. Assim, para garantir o equilíbrio econômico financeiro do contrato, requer esta empresa seja alterada tal redação de forma a exigir que as empresas disponham de 5% do total de aparelhos em forma de backup e que seja alterado o prazo para disponibilização dessa reserva técnica para 10 (dez) dias. viii DO ROUBO OU FURTO DO APARELHO O item do Termo de Referência determina: Entregar, nas dependências da CONTRATANTE na cidade do Rio de Janeiro, em endereço designado pelo fiscal de contrato ou representante por ele indicado, em caso de extravio do aparelho por motivo de roubo ou furto, outro aparelho idêntico ou com características superiores, com o mesmo número, no prazo máximo de 01 (um) dia útil da comunicação do sinistro. Independente da apresentação do correspondente Boletim de Ocorrência policial, o qual poderá ser apresentado posteriormente, o prazo supracitado será contado a partir da comunicação à operadora, que deverá arcar com todas as taxas, tarifas e preços incidentes sobre o uso do aparelho extraviado, a partir do momento da referida comunicação. Situação análoga ocorrerá nos casos de extravio de aparelho não sendo necessário a apresentação de boletim de ocorrência.(g.n)

12 Nesse sentido dispõe o artigo 54 da Lei nº /93: Os contratos administrativos de que trata esta lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos do direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado. Com base nessa premissa, o objeto do presente edital solicita que os aparelhos sejam cedidos em comodato, regime previsto em nosso ordenamento jurídico no Código Civil Brasileiro, com a seguinte redação: Art O comodatário é obrigado a conservar, como se sua própria fora, a coisa emprestada, não podendo usá-la senão de acordo com o contrato ou a natureza dela, sob pena de responder por perdas e danos. O comodatário constituído em mora, além de por ela responder, pagará, até restituí-la, o aluguel da coisa que for arbitrado pelo comodante. Art Se, correndo risco o objeto do comodato juntamente com outros do comodatário, antepuser este a salvação dos seus abandonando o do comodante, responderá pelo dano ocorrido, ainda que se possa atribuir a caso fortuito, ou força maior. Art O comodatário não poderá jamais recobrar do comodante as despesas feitas com o uso e gozo da coisa emprestada. (g.n.)

13 Cabe relembrar, que o comodato é o empréstimo gratuito de coisa móvel, que implica na obrigação do devedor de restituí-la. O comodatário é mero detentor da coisa e terá que restituí-la, tal como recebida em comodato. Assim, entregue a coisa ao comodatário (Contratante), fica o comodante (Contratada) desobrigado para com aquele bem, ou seja, a partir da entrega, a Lei cria obrigações apenas para comodatário, a principal das quais é a de restituir a coisa emprestada, no término do contrato, ou quando lhe for reclamada, nas mesmas condições em que recebeu. Qualquer prejuízo que ocasionar ao comodante, por culpa própria ou de terceiro, ou ainda, na hipótese de força maior ou caso fortuito, em que antepõe salvar os seus bens abandonando os do comodante, responde o comodatário pelo dano. Dessa forma, nos casos de roubo ou furto dos aparelhos, a responsabilidade e as custas deverão recair sobre o contratante, devendo ser excluída a responsabilidade da contratada, haja vista que se for responsabilidade da contratada, haverá um desequilíbrio econômico financeiro do contrato, o que é vedado por lei. Diante de tais fatos, essa empresa requer que seja substituída tal redação, de forma a estabelecer, como obrigação exclusiva da contratante o ônus sobre a substituição dos aparelhos nos casos de furto ou roubo dos aparelhos cedidos em comodato e que seja alterado o prazo de 01 (um) dia útil para 10 (dez) dias úteis, pois esta empresa tem um trâmite interno para atender as solicitações, portanto requer a alteração desse prazo para o perfeito atendimento a esta Administração. ix DO BLOQUEIO DE SERVIÇOS

14 O Termo de Referência dispõe nos itens 5.20 e 5.21 acerca das solicitações de bloqueios paras as ligações internacionais, e recebidas a cobrar, ligações para serviços 0300, 0500, 0900, 0303, e bloqueio para evitar que o celular seja utilizado para compra de bens ou serviços: Os serviços prestados devem permitir o bloqueio de ligações internacionais e ligações recebidas a cobrar, ligações para serviços 0300, 0500, 0900, 0303, e outros serviços de natureza similar que porventura venham a ser lançados. Todos esses bloqueios poderão ser solicitados em separado ou em conjunto (em qualquer configuração de bloqueios para cada linha), de acordo com as necessidades, e sem ônus para a contratante.(g.n) A utilização do aparelho celular para compras de bens ou serviços seja através de crédito ou qualquer outra modalidade, deverá estar bloqueado para todos os acessos móveis. Caso seja registrada qualquer compra através do aparelho celular, os custos ficarão sob responsabilidade da operadora. (g.n) Note-se que os serviços de 0300, 0500, 0900 e 0303 são tarifados com tarifa única nacional e regulamentados pela Resolução Norma 06/99 da Anatel, que dispõe: Art. 5º A vinculação de um assinante recebedor ao critério de tarifação de chamada com tarifa única nacional é

15 condicionada à celebração de contrato específico entre esse assinante e Prestadora do STFC. 1º O contrato deve estabelecer as condições e possíveis restrições dessa modalidade de chamada, submetido ao que dispõe este documento e demais normas regulamentares pertinentes. 2º A Prestadora que comercializar o STFC utilizando este critério de cobrança, deve torná-lo disponível para todos os usuários, de forma não discriminatória. 3º A Prestadora não poderá realizar qualquer tipo de acordo com o assinantes da modalidade de cobrança objeto desta norma, que preveja o repasse de valor para o assinante de destino. Assim, a licitante vencedora não pode, por norma da Anatel, prestar tais serviços, quanto menos cobrar pelos mesmos ou interferir nas chamadas a tais serviços. Isto porque são inerentes às operadoras de Serviço Telefônico Fixo Comutado, e não das prestadoras de SMP. No entanto, poder-se-ía imaginar que a mesma utilize o serviço de uma outra empresa cuja atividade fosse STFC. Tampouco deveria proceder, pois, primeiramente, a norma determina que tal serviço somente será fornecido por contrato direto entre Assinante e prestadora STFC. Assim, tampouco há que se falar em subcontratação ou consórcio. Quanto ao serviço 0900, o mesmo foi proibido pela Anatel. Assim, o mesmo nem deve ser mencionado no Edital.

16 Esses bloqueios poderão ser efetuados pelo próprio gestor do contrato designado por esta Administração, que através de um serviço de gerenciamento via web, disponibilizados por esta empresa, haverá a autonomia de controle de seus usuários, sendo fornecido login e senha para o controle. Planilha de Formação de Preços. Cumpre esclarecer que esse serviço deverá ser cotado noa Diante do exposto, requer a exclusão de tal exigência. x DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA O ato convocatório dispõe nos itens abaixo citados a respeito da substituição dos equipamentos que venham a apresentar defeitos na vigência contratual, sem ônus para a contratante: 17.5 Deverá a contratada substituir todos os equipamentos que venham a apresentar defeitos durante a vigência do contrato, sem que acarrete ônus para a contratante.(g.n) Importante ressaltar, primeiramente, que o objeto da presente licitação é a prestação de Serviço Móvel Pessoal. As licitantes, portanto, deverão ser prestadoras deste serviço, não estando obrigadas a conterem em seu objeto social, atividade de natureza distinta desta. Entretanto, para a execução dos serviços, é necessário que a Administração obtenha os aparelhos que serão utilizados como ferramenta dos serviços. Notese que as licitantes não são fabricantes de aparelhos móveis, elas investem na compra de tais

17 aparelhos para fornecê-los em comodato (empréstimo gratuito de coisa móvel). Entretanto, a assistência técnica não pode ser feita diretamente pelas prestadoras do serviço, mesmo porque essas empresas não possuem o know-how para essa atividade. Ocorre que para não onerar o contrato administrativo, as operadoras oferecem aparelhos em comodato, para a utilização dos serviços. Importante ressaltar que o comodato é o empréstimo gratuito de coisa móvel, que implica na obrigação do devedor de restituí-la. O comodatário é mero detentor da coisa e terá que restituí-la, tal como recebida em comodato. De suma importância lembrar que sem o aparelho e sem o serviço, a licitante igualmente estará prejudicada, pois não será possível fornecer seus serviços, sendo que a fatura é proporcional à utilização dos mesmos. Portanto, de fato é de interesse da contratada que os aparelhos estejam em situação regular para uso. Entretanto, a mesma não pode se comprometer contratualmente por atividade distinta da sua. Diante destes fatos, o maior compromisso que pode ser assumido é que os aparelhos sejam adquiridos de fabricante que forneça garantia de assistência técnica. Assim, não obstante a Contratada tenha responsabilidade no contrato, referida responsabilidade deve ser, no mínimo, coerente com sua atividade. Portanto, requer que o ato convocatório seja claro para determinar que a Contratada será responsável pela escolha de fabricante que ofereça garantia de assistência técnica, mas a prestação direta pela CONTRATADA é inexeqüível, por não haver no mercado prestadora de SMP e fabricante, simultaneamente.

18 xi DA COMUNICAÇÃO PARA FORNECIMENTO DE SERVIÇOS EM FATURA ÚNICA O item 5.19 do termo de Referência dispõe: Havendo operadoras distintas para prestação dos serviços licitados, a empresa que prestar os serviços para o ITEM 1 deverá comunicar à empresa que prestar os serviços relativos ao ITEM 2 (subitem 1.1.B), os números das linhas habilitadas, garantindo que os serviços prestados pela operadora de longa distância sejam cobrados exclusivamente na fatura da empresa que fornecerá os serviços referentes ao ITEM 2. De acordo com a Resolução nº 343, de 17 de Julho de Alteração dos Regulamentos de Serviços de Telecomunicações dispõe o art. 27, II: A prestadora de serviços de telecomunicações de interesse coletivo, quando solicitada, deve: II - prestar serviços de faturamento, cobrança, atendimento dos serviços de cobrança e arrecadação às prestadoras de serviços de telecomunicações de interesse coletivo com as quais possua acordo para fruição de tráfego, em condições isonômicas, justas e razoáveis. 4º No caso de descumprimento do disposto neste artigo, a Anatel determinará as condições e o prazo de atendimento da solicitação, sem prejuízo da adoção de outras medidas cabíveis.

19 Diante do exposto, ficam as empresas prestadoras de serviço de telecomunicação quando solicitadas, obrigadas a prestar o serviço de co-faturamento. Portanto o objeto desta licitação é a prestação de Serviço Móvel Pessoal SMP, esta empresa esclarece que a licitante vencedora do ITEM 2, ou seja a prestadora de STFC, deverá comunicar a licitante vencedora do ITEM 1 para que os serviços sejam cobrados em fatura única, ou seja, o co-faturamento entre essas empresas. Não cabe a esta empresa a faculdade de recusar o co-billing de algumas prestadoras de serviço quando solicitadas e sim esta faculdade é dada a Administração Desta forma, caso queira, caberá a CONTRATANTE por força do contrato firmado com as empresas de STFC, exigir que as ligações de longa distância sejam encaminhadas fora do faturamento dos serviços de SMP. Assim sendo, requer a exclusão da obrigatoriedade da CONTRATADA quanto à comunicação da licitante vencedora do ITEM 1 para a licitante vencedora do ITEM 2 quanto a emissão das faturas em processo de co-billing. xii DA DISPONIBILIZAÇÃO DE FUNCIONÁRIO PARA APRESENTAR FUNCIONALIDADES Solicita o item do Termo de Referência que a Contratada disponibilize funcionário para apresentar as funcionalidades básicas dos aparelhos Disponibilizar um funcionário para apresentar as funcionalidades básicas dos aparelhos móveis aos servidores da Divisão de Gestão da Infra-estrutura do TRT, sem ônus para a

20 CONTRATANTE. A data para realização será estipulada pelo fiscal do contrato em conjunto com a CONTRATADA. Cumpre esclarecer que a Contratante poderá verificar as funcionalidades básicas dos aparelhos no manual de instruções que acompanha o kit e que é fornecido pelo fabricante do equipamento. Em caso de dúvidas com relação às funcionalidades, estas poderão ser atendidas pela central de atendimento do fabricante. Referência. Portanto, solicitamos a exclusão desta exigência do termo de Por todo o exposto, requer seja conhecida e provida a presente IMPUGNAÇÃO, através do deferimento dos itens ora argüidos, bem como cumprimento do disposto no artigo 21, parágrafo 4 da Lei nº /93. Nestes termos, Pede Deferimento, Rio de Janeiro, 26 de setembro de RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO Aos vinte e nove dias do mês de setembro do ano de dois mil e oito, a Coordenadora da CPL apreciou e julgou a impugnação ao edital do Pregão em epígrafe, oferecida pela empresa VIVO, o que faz sob os seguintes argumentos apresentados pelo Chefe da Seção de Telecomunicações : Sra. Coordenadora da CPL,

21 Em atendimento à solicitação de impugnação do Pregão 070/2008 pela empresa VIVO S/A, tecemos os comentários a seguir, de acordo com os respectivos itens: i-o prazo de pagamento previsto no instrumento convocatório enquadra-se no inciso XIV, alínea a, do art. 40 da Lei nº 8.666/1993 Lei de Licitações e Contratos, portanto não fere o princípio da legalidade, atendendo a tramitação de documentação e operacionalização de pagamentos deste Órgão. ii- Todos os pagamentos, no âmbito da Administração Pública Federal, são realizados por meio de ordem bancária emitida no sistema SIAFI - Sistema de Administração Financeira. O SIAFI já contempla o tratamento de faturas emitidas através do sistema de código de barras. Utilizando dispositivos apropriados, os dados das faturas são lidos e inseridos no sistema para posterior pagamento. Após as aprovações do gestor e do ordenador de despesas, o crédito é transferido para o beneficiário por meio de ordem bancária. Portanto, o fato de efetuarmos o crédito por meio de OB em absoluto obsta a emissão das faturas com código de barras. Ressaltamos que atualmente já procedemos da forma descrita com diversas operadoras de telecomunicações. iii- Os prazos estabelecidos pelo PGMQ-SMP são entendidos como os mínimos, não atendendo as exigências desta Egrégia Corte. iv- Tal exigência está especificada no art. 28 da Resolução nº 477/2007 da ANATEL, a qual dispõe sobre o

22 Regulamento do Serviço Móvel Pessoal SMP. v- Não estão sendo escolhidos números, nem se exigindo que sejam exclusivamente de primeira utilização. Podem ser fornecidos números que não tenham sido utilizados nos últimos 12 (doze) meses, conforme item do Termo de Referência. Cumpre frisar que o art. 35 do Regulamento de Administração de Recursos de Remuneração da Resolução nº 84 trata do prazo mínimo de 6 (seis) meses, sendo este entendido como requisito mínimo. Este prazo mínimo não atende às exigências desta Egrégia Corte, visto que os aparelhos serão utilizados por Autoridades do Poder Judiciário, os quais correriam o risco de receberem ligações inconvenientes e inoportunas. vi-tal solicitação está prevista, de forma mais restritiva, no inciso XXI, art. 6º da Resolução nº 477/2007, a qual dispõe sobre o Regulamento do Serviço Móvel Pessoal SMP. Cumpre observar o item do Termo de Referência que permite a interceptação através de mensagem na caixa postal. vii- Entendemos que o item do Termo de Referência não demonstra qualquer irregularidade na aplicação da Lei de Licitações e Contrato Administrativos (8.666/93). O quantitativo de 10% (dez por cento) é razoável para eventuais substituições por defeito, roubo ou furto. As características técnicas não exigem aparelhos top de linha de custos elevados. Além disso, é amplamente divulgada no mercado a farta oferta de aparelhos a preços módicos associados aos planos de serviços.

23 viii- Em resposta ao presente item, citamos o Art. 425: É lícito às partes estipular contratos atípicos, observadas as normas gerais fixadas neste Código, e o Art. 421 do Código Civil Brasileiro: A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato. Ressalta-se que a substituição do aparelho em regime de comodato, no prazo máximo de 01 (um dia) útil da comunicação do sinistro, qual seja, roubo ou furto, comprovado por Boletim de Ocorrência policial, é uma exigência específica, de forma a minimizar a paralisação dos serviços utilizados por Autoridades do Poder Judiciário, a qual compromete a prestação jurisdicional. Neste sentido, destaca-se o princípio da supremacia do interesse público sobre o privado, e o próprio art. 54 da Lei 8.666/93: Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos do direito público, aplicando-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado. Para efeitos de estimativa dos custos com substituição de aparelhos, não foram registradas ocorrências de roubo ou furto nos últimos 12 (doze) meses em contrato de mesmo objeto, com o quantitativo de 67 aparelhos. ix- Cumpre ressaltar que este item não trata da forma de cobrança, da prestação dos serviços com código de área não-geográfico, nem de subcontratação ou consórcio. Quanto ao serviço 0900, não há proibição de prestação do serviços por parte da ANATEL. Cumpre infomar que a

24 concessionária Telefônica (Telecomunicações de São Paulo S.A.) disponibiliza o serviço para grandes empresas, conforme constatado no seu sítio eletrônico ( Ressaltamos que a impugnante informa que os bloqueios poderão ser efetuados pelo próprio gestor do contrato. Desta forma, não verificamos impedimento no cumprimento do item 5.20 do Termo de Referência. Entendemos que as exigências de permissão de bloqueios sem ônus para a contratante de ligações para serviços 0300, 0500, , bem como o bloqueio de utilização da função crédito do celular, não demonstram qualquer irregularidade na aplicação da Lei de Licitações e Contrato Administrativos (8.666/93). x- Entendemos ser prática de mercado o fornecimento de serviços com a oferta de aparelhos, conforme amplamente divulgado pelo mercado, apesar das licitantes não serem fabricantes de aparelhos móveis. Como a operadora pode oferecer os aparelhos em regime de comodato, entendemos que cabe à contratada a responsabilidade pelo perfeito funcionamento dos aparelhos, visto que sem esta condição a contratante não poderá usufruir dos serviços ora licitados. Neste sentido, com o intuito de minimizar a interrupção dos serviços prestados e da logística envolvida no processo de assistência técnica, é exigida a substituição de todos os equipamentos que venham a apresentar defeitos durante a vigência do contrato, sem que isto acarrete ônus para a contratante, conforme item do Termo de Referência. A exceção poderá ocorrer por má utilização do aparelho pelo usuário, conforme item do Termo de Referência.

25 Quanto ao fabricante do aparelho, o Termo de Referência não faz qualquer exigência, bastando que o aparelho ofertado atenda às características técnicas do item 5.10 do Termo de Referência. xi- Não está sendo exigido o co-faturamento. A empresa vencedora do item I deverá somente comunicar a vencedora do item II a relação dos números contratados, de forma a permitir que a vencedora do item II, sendo diversa da vencedora do item I, possa emitir faturamento separado. É importante ressaltar que os contratos são distintos, considerando a contratação de duas operadoras para prestação dos serviços ora licitados. Entendemos que o item 5.19 do Termo de Referência não demonstra qualquer irregularidade na aplicação da Lei de Licitações e Contrato Administrativos (8.666/93). xii- O solicitado no item é somente uma apresentação das funcionalidades básicas do aparelho, podendo ocorrer uma única vez, de forma que os servidores da Divisão de Gestão da Infra-estrutura possam prestar suporte aos usuários, evitando constantes contatos com a operadora contratada. É o que nos cumpre relatar. Rio de Janeiro, 29 de setembro de Atenciosamente, Giovanni Antonio Santos Flammia Chefe da Seção de Telecomunicações" Assim DECIDO PELA IMPROCEDÊNCIA DA PRESENTE IMPUGNAÇÃO. Atenciosamente, Claudia Livramento Oliveira Costa Coordenadora da CPL

SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo do Regulamento de Utilização do seu Cartão de Crédito Bradesco

SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo do Regulamento de Utilização do seu Cartão de Crédito Bradesco SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo do Regulamento de Utilização do seu Cartão de Crédito Bradesco A seguir você encontrará um resumo dos seus direitos e deveres e das principais condições e informações a respeito

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA TOMADA DE PREÇOS N 003/2013 PROCESSO Nº 013/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA I DO OBJETO 1.1 Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de reserva, emissão, marcação, remarcação, endosso

Leia mais

Resumo do Regulamento de Utilização do seu Cartão de Crédito Bradesco Básico Standard.

Resumo do Regulamento de Utilização do seu Cartão de Crédito Bradesco Básico Standard. SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo do Regulamento de Utilização do seu Cartão de Crédito Bradesco Básico Standard. A seguir, você encontrará um resumo dos seus direitos e deveres e das principais condições e informações

Leia mais

IMPUGNAÇÃO AO EDITAL. Pregão Eletrônico n. 04/2013 Ministério dos Tran sportes.

IMPUGNAÇÃO AO EDITAL. Pregão Eletrônico n. 04/2013 Ministério dos Tran sportes. IMPUGNAÇÃO AO EDITAL Pregão Eletrônico n. 04/2013 Ministério dos Tran sportes. Impugnante: VIVO S/A A (o) Sr. (a) Pregoeiro do Ministério dos Transportes, VIVO S. A., sociedade anônima inscrita no CNPJ

Leia mais

Resumo do Regulamento da Utilização do Cartão de Crédito Bradesco

Resumo do Regulamento da Utilização do Cartão de Crédito Bradesco Sumário Executivo Resumo do Regulamento da Utilização do Cartão de Crédito Bradesco A seguir você encontrará um resumo dos seus direitos e deveres e das principais condições e informações a respeito do

Leia mais

Serviço Público Federal Conselho Regional de Corretores de Imóveis Estado de São Paulo

Serviço Público Federal Conselho Regional de Corretores de Imóveis Estado de São Paulo ANEXO I PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 011/2015 TERMO DE REFERÊNCIA 1. DO OBJETO A presente licitação tem por objetivo a contratação de pessoa jurídica para prestação de serviços, de forma contínua, ao da 2ª Região,

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA- ESTRUTURA DE TRANSPORTES DO ESTADO DE MATO GROSSO MT. PREGÃO ELETRÔNICO n 603/07

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA- ESTRUTURA DE TRANSPORTES DO ESTADO DE MATO GROSSO MT. PREGÃO ELETRÔNICO n 603/07 ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA- ESTRUTURA DE TRANSPORTES DO ESTADO DE MATO GROSSO MT. PREGÃO ELETRÔNICO n 603/07 VIVO S/A, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 02.449.992/0072-58,

Leia mais

SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PROJETO BÁSICO

SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PROJETO BÁSICO 1 SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PROJETO BÁSICO 1 DO OBJETO 1.1 Contratação de empresa especializada nos serviços de reforma

Leia mais

PODER EXECUTIVO. Publicado no D.O de 18.02.2010 DECRETO Nº 42.301 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2010

PODER EXECUTIVO. Publicado no D.O de 18.02.2010 DECRETO Nº 42.301 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2010 Publicado no D.O de 18.02.2010 DECRETO Nº 42.301 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2010 REGULAMENTA O SISTEMA DE SUPRIMENTOS NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O GOVERNADOR

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO NA MODALIDADE LOCAL PLANOS DE SERVIÇO CLARO FIXO.

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO NA MODALIDADE LOCAL PLANOS DE SERVIÇO CLARO FIXO. CONTRATO DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO NA MODALIDADE LOCAL PLANOS DE SERVIÇO CLARO FIXO. Objeto O objeto do presente Contrato é a prestação, pela EMBRATEL, do Serviço Telefônico Fixo

Leia mais

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças TERMO DE REFERÊNCIA

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA Código de Classificação: 13.02.01.15 1 DO OBJETO: A presente licitação tem por objeto a contratação de empresa para prestação dos serviços de cobertura securitária (seguro) para assegurar

Leia mais

PREFEITURA DE GOIÂNIA 1 GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA DE GOIÂNIA 1 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE GOIÂNIA 1 GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 612, DE 16 DE MARÇO DE 2007. Dispõe sobre a implantação do Sistema de Registro de Preços nas compras, obras e serviços contratados pelos órgãos da

Leia mais

LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990

LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. TÍTULO I DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR... CAPÍTULO III DOS DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR Art. 6º São

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP 2015 ÍNDICE 1. Introdução... 2 2. Dos Objetivos Específicos... 2 3. Dos Envolvidos

Leia mais

Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço

Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço 1 - Aplicação Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço Plano Nº 045 - Claro Online Sem internet Requerimento de Homologação Nº 8879 Este Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço é aplicável pela autorizatária

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO RIO GRANDE DO SUL PREGÃO ELETRÔNICO Nº009/2014 JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO Aos 08 dias do mês de outubro do ano de dois mil e quatorze, o pregoeiro

Leia mais

Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço

Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço Plano Nº 102 - PLANO OI MAIS CELULAR Requerimento de Homologação Nº 11514 (R1), 11488(R2) e 11490 (R3) 1. Aplicação Este Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço é aplicável

Leia mais

ATENÇÃO PARA O TERMO DE REFERÊNCIA ABAIXO. AVISO DE LICITAÇÃO COTAÇÃO ELETRÔNICA nº 82/2009

ATENÇÃO PARA O TERMO DE REFERÊNCIA ABAIXO. AVISO DE LICITAÇÃO COTAÇÃO ELETRÔNICA nº 82/2009 ATENÇÃO PARA O TERMO DE REFERÊNCIA ABAIXO. AVISO DE LICITAÇÃO COTAÇÃO ELETRÔNICA nº 82/2009 O CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO CNPq, fundação pública federal, vinculada ao

Leia mais

ESCLARECIMENTO PE 090/2014

ESCLARECIMENTO PE 090/2014 ESCLARECIMENTO PE 090/2014 Questionamento 1 Nossa solicitação: O edital em epígrafe não estabeleceu a incidência de multas e atualização financeira do valor devido, em caso de atraso no pagamento. Logo,

Leia mais

RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO Nº 001/2015 APRESENTADO PELO ITAÚ UNIBANCO

RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO Nº 001/2015 APRESENTADO PELO ITAÚ UNIBANCO RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO Nº 001/2015 APRESENTADO PELO ITAÚ UNIBANCO PROCESSO LICITATÓRIO Nº 066/2015 PREGÃO PRESENCIAL Nº 050/2015 OBJETO: CONTRATAÇAO DE INSTITUIÇAO BANCARIA PARA OPERAR OS

Leia mais

Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço

Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço 1 - Aplicação Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço Plano Nº 044 - Claro Online 5GB Requerimento de Homologação Nº 8876 Este Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço é aplicável pela autorizatária CLARO S.A.,

Leia mais

DECRETO nº. 11.698, de 16 de janeiro de 2009. O PREFEITO MUNICIPAL DE ANANINDEUA, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, e ainda:

DECRETO nº. 11.698, de 16 de janeiro de 2009. O PREFEITO MUNICIPAL DE ANANINDEUA, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, e ainda: 1 DECRETO nº. 11.698, de 16 de janeiro de 2009 Regulamenta, no âmbito da Administração pública municipal, o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº. 8.666, de 21 de junho de 1993, e

Leia mais

Serviço Público Federal Conselho Regional de Corretores de Imóveis Estado de São Paulo MINUTA DO CONTRATO

Serviço Público Federal Conselho Regional de Corretores de Imóveis Estado de São Paulo MINUTA DO CONTRATO ANEXO IX PREGÃO PRESENCIAL Nº. 049/2013 MINUTA DO CONTRATO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS QUE ENTRE SI CELEBRAM O CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS DA 2ª REGIÃO E... Por este particular instrumento,

Leia mais

BANCO DO BRASIL S.A. Sumário Executivo do Contrato dos Cartões de Crédito Co-Branded Chevrolet Card

BANCO DO BRASIL S.A. Sumário Executivo do Contrato dos Cartões de Crédito Co-Branded Chevrolet Card BANCO DO BRASIL S.A. Sumário Executivo do Contrato dos Cartões de Crédito Co-Branded Chevrolet Card Conceito e Características do Cartão de Crédito O cartão de crédito Chevrolet Card de uso doméstico e/ou

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO TORCIDA PÉ QUENTE BRADESCO PRIME PU

CONDIÇÕES GERAIS DO TORCIDA PÉ QUENTE BRADESCO PRIME PU I INFORMAÇÕES INICIAIS CONDIÇÕES GERAIS DO TORCIDA PÉ QUENTE BRADESCO PRIME PU SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S.A. CNPJ: 33.010.851/0001-74 TORCIDA PÉ QUENTE BRADESCO PRIME PU PLANO

Leia mais

URBES. Esclarecimento nº 02

URBES. Esclarecimento nº 02 1 PREGÃO PRESENCIAL Nº 001/15 PROCESSO CPL 2292/14 LICITAÇÃO DO TIPO MENOR PREÇO PARA REGISTRO DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL DE SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA. Esclarecimento nº 02 A -, através de sua Pregoeira,

Leia mais

A ALLCARE ADMINISTRADORA DE BENEFÍCIOS, interessada em participar deste processo licitatório, encaminha o seguinte pedido de esclarecimentos.

A ALLCARE ADMINISTRADORA DE BENEFÍCIOS, interessada em participar deste processo licitatório, encaminha o seguinte pedido de esclarecimentos. PEDIDO DE ESCLARECIMENTOS ALL CARE BENEFÍCIOS SOLICITAÇÃO DE ESCLARECIMENTOS Prezados senhores, A ALLCARE ADMINISTRADORA DE BENEFÍCIOS, interessada em participar deste processo licitatório, encaminha o

Leia mais

O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos.

O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos. POLÍTICA DE COMPLIANCE INTRODUÇÃO O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos. Visto isso, a REAG INVESTIMENTOS

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÕES DA RODA DE DÓLAR PRONTO

MANUAL DE OPERAÇÕES DA RODA DE DÓLAR PRONTO MANUAL DE OPERAÇÕES DA RODA DE DÓLAR PRONTO 1. INTRODUÇÃO 2. DEFINIÇÃO 3. OBJETO DE NEGOCIAÇÃO 4. PARTICIPANTES 4.1 Participantes Intermediadores 4.2 Participantes Compradores e Vendedores Bancos 5. OPERAÇÕES

Leia mais

DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013

DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013 DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013 Publicado no DOE(Pa) de 02.04.13. Institui o Programa de Parcerias Público-Privadas PPP/PA e regulamenta o Conselho Gestor de Parcerias Público- Privadas do Estado

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA FROTA DO SEBRAE/RO PIMENTA BUENO. Item Veículo Placa Ano Fabricação 01 PALIO ADVENTURE 1.8 LOCKER NEA-8240 2008

TERMO DE REFERÊNCIA FROTA DO SEBRAE/RO PIMENTA BUENO. Item Veículo Placa Ano Fabricação 01 PALIO ADVENTURE 1.8 LOCKER NEA-8240 2008 Contratação de empresa especializada para realização de serviços de Manutenção e Reparos com fornecimento de peças de veículos automotores, para atender as necessidades do SEBRAE/RO. 1. DO OBJETO O presente

Leia mais

PARECER. REFERÊNCIA: Processo n.º 08151.378/2010. Pregão nº 11/2010

PARECER. REFERÊNCIA: Processo n.º 08151.378/2010. Pregão nº 11/2010 REFERÊNCIA: Processo n.º 08151.378/2010 Pregão nº 11/2010 OBJETO: Contratação de empresa especializada em telecomunicações para prestação de serviço de telefonia móvel nas modalidades chamada local e DDD,

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO SENHOR ELMO VAZ BASTOS DE MATOS, PRESIDENTE DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E DO PARNAÍBA CODEVASF.

ILUSTRÍSSIMO SENHOR ELMO VAZ BASTOS DE MATOS, PRESIDENTE DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E DO PARNAÍBA CODEVASF. ILUSTRÍSSIMO SENHOR ELMO VAZ BASTOS DE MATOS, PRESIDENTE DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E DO PARNAÍBA CODEVASF. PROCESSO Nº 59500.000938/2014-45 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 27/2014

Leia mais

TUXON SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA ME

TUXON SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA ME ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO MARCOS RODRIGO LIMA DO NASCIMENTO GOMES DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 04/2015 DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 04/2014 TUXON SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 8 DE JULHO DE 2008

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 8 DE JULHO DE 2008 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 8 DE JULHO DE 2008 Dispõe sobre a participação de servidores do Supremo Tribunal Federal em ações de treinamento. O DIRETOR-GERAL DA SECRETARIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL,

Leia mais

TERMO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO 769/CIENTEC/2013

TERMO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO 769/CIENTEC/2013 TERMO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO 769/CIENTEC/2013 1. DO TERMO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO 1.1 A Fundação de Ciência e Tecnologia, torna público o presente Termo de Dispensa de Licitação, autorizada no expediente

Leia mais

A Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina REF: Questionamentos ao EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO No. 005/2016

A Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina REF: Questionamentos ao EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO No. 005/2016 TIM CELULAR S/A CNPJ: 04.206.050/0001-80 - Insc.Estadual: 116.049.102.113 AV. GIOVANNI GRONCHI, NO. 7143, VILA ANDRADE SÃO PAULO (SP) - CEP: 05.724-006 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

ANEXO À RESOLUÇÃO Nº 317, DE 27 DE SETEMBRO DE 2002. PLANO GERAL DE METAS DE QUALIDADE PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL PGMQ-SMP

ANEXO À RESOLUÇÃO Nº 317, DE 27 DE SETEMBRO DE 2002. PLANO GERAL DE METAS DE QUALIDADE PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL PGMQ-SMP ANEXO À RESOLUÇÃO Nº 317, DE 27 DE SETEMBRO DE 2002. PLANO GERAL DE METAS DE QUALIDADE PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL PGMQ-SMP Capítulo I Das Disposições Gerais Art. 1º Este Plano estabelece as metas de

Leia mais

RESPOSTA A PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO

RESPOSTA A PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO RESPOSTA A PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO Trata-se de resposta a pedido de impugnação apresentado pela Auxiliar de Enfermagem, SRA. JOSEFA INALDINA DE OLIVEIRA SANTOS, ora Impugnante, referente ao Edital de Pregão

Leia mais

- RESPOSTA A IMPUGNAÇÃO DE EDITAL -

- RESPOSTA A IMPUGNAÇÃO DE EDITAL - - RESPOSTA A IMPUGNAÇÃO DE EDITAL - REFERÊNCIA: TOMADA DE PREÇOS nº 01/2013 (REPUBLICAÇÃO 02) IMPUGNANTE: VIVO S.A. I - RELATÓRIO A Câmara de Vereadores de Gramado está promovendo licitação na modalidade

Leia mais

PARECER. REFERÊNCIA: Processo n.º 08151.378/2010. Pregão nº 11/2010

PARECER. REFERÊNCIA: Processo n.º 08151.378/2010. Pregão nº 11/2010 REFERÊNCIA: Processo n.º 08151.378/2010 Pregão nº 11/2010 OBJETO: Contratação de empresa especializada em telecomunicações para prestação de serviço de telefonia móvel nas modalidades chamada local e DDD,

Leia mais

ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 458, DE 8 DE FEVEREIRO DE 2007.

ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 458, DE 8 DE FEVEREIRO DE 2007. ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 458, DE 8 DE FEVEREIRO DE 2007. REGULAMENTO DE REMUNERAÇÃO PELO USO DE REDES DE PRESTADORAS DO SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO - STFC TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I DO

Leia mais

QUESTIONAMENTOS B QUESTIONAMENTO 02

QUESTIONAMENTOS B QUESTIONAMENTO 02 QUESTIONAMENTOS B RESPOSTA: O edital previu, nos subitens 5.1.1. e 5.2. das Condições Gerais da Contratação Anexo 1 do edital, compensações financeiras e penalizações, por eventuais atrasos, e descontos,

Leia mais

SOLICITACÃO DE COTAÇÃO

SOLICITACÃO DE COTAÇÃO SOLICITACÃO DE COTAÇÃO Prezadas (os) Senhoras e Senhores, Brasília, 27 de novembro de 2012 A ONU Mulheres Brasil solicita a apresentação de proposta para contratação de empresa especializada para desenhar,

Leia mais

CNPJ: 00.698.097/0001-02

CNPJ: 00.698.097/0001-02 CNPJ: 00.698.097/0001-02 Porto Alegre, 18 de Janeiro de 2016 Ao Ilustríssimo Senhor Pregoeiro Autoridade Pública Olímpica APO RJ Processo Administrativo Nº 91214.001263/2015-71 Impugnação Edital 02/2016

Leia mais

ANEXO À COMEX 067/2012 Sugestões Abiquim - Portaria Secex 13/2012 Consulta Pública Consolidação de Portaria Secex

ANEXO À COMEX 067/2012 Sugestões Abiquim - Portaria Secex 13/2012 Consulta Pública Consolidação de Portaria Secex ANEXO À COMEX 067/2012 Sugestões Abiquim - Portaria Secex 13/2012 Consulta Pública Consolidação de Portaria Secex Capítulo II TRATAMENTO ADMINISTRATIVO DAS IMPORTAÇÕES -Seção I. Licenciamento das Importações

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS SECRETARIA DE GESTÃO DA POLITICA DE DIREITOS HUMANOS

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS SECRETARIA DE GESTÃO DA POLITICA DE DIREITOS HUMANOS PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS SECRETARIA DE GESTÃO DA POLITICA DE DIREITOS HUMANOS ESCLARECIMENTOS REFERENTES AO PREGÃO SRP Nº 18/2013 Pergunta 01. No edital não consta os locais

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEADES DIRETORIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DSAN

ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL SEADES DIRETORIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DSAN 1. APRESENTAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA Este documento se constitui no Termo de Referência que contém as instruções necessárias para a contratação de empresa para a realização de pesquisa e diagnóstico de

Leia mais

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Dispõe sobre estágios no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Piauí para estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva, vinculados

Leia mais

Licitações de Agências de Publicidade Lei nº 12.232/2010

Licitações de Agências de Publicidade Lei nº 12.232/2010 Licitações de Agências de Publicidade Lei nº 12.232/2010 * Rodrigo Corrêa da Costa Oliveira 1. INTRODUÇÃO A contratação de Agências de Propaganda pela Administração Pública sempre se pautou pela Lei Geral

Leia mais

Câmara Municipal de Barão do Triunfo ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Câmara Municipal de Barão do Triunfo ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONTRATO Nº 009/11 CONTRATO EMERGENCIAL DE LOCAÇÃO DE SISTEMAS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Pelo presente contrato Emergencial, a CÂMARA MUNICIPAL DE BARÃO DO TRIUNFO, pessoa jurídica de direito público, inscrita

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DO NORTE MT CNPJ.: 03.238.672/0001-28

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DO NORTE MT CNPJ.: 03.238.672/0001-28 DECRETO Nº. 810/2015, DE 03 DE FEVEREIRO DE 2015 Regulamenta o estágio de estudantes em órgãos municipais, com base na Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

Segue abaixo respostas aos questionamentos sobre o Pregão Eletrônico n 78/2014-SRP

Segue abaixo respostas aos questionamentos sobre o Pregão Eletrônico n 78/2014-SRP Prezada Pregoeira, PODER JUDICIÁRIO Segue abaixo respostas aos questionamentos sobre o Pregão Eletrônico n 78/2014-SRP 1. Item 8.7 do Termo de Referencia: 8.7 O monitoramento remoto de alarme deverá ser

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO PRESIDÊNCIA PORTARIA CNMP-PRESI N.º 88 DE 26 DE OUTUBRO DE 2010.

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO PRESIDÊNCIA PORTARIA CNMP-PRESI N.º 88 DE 26 DE OUTUBRO DE 2010. PORTARIA CNMP-PRESI N.º 88 DE 26 DE OUTUBRO DE 2010. Regulamenta a utilização, manutenção e controle do Sistema de Telefonia fixa e móvel, no âmbito do Conselho Nacional do Ministério Público. O PRESIDENTE

Leia mais

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL. MENSAGEM N o 479, DE 2008

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL. MENSAGEM N o 479, DE 2008 COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL MENSAGEM N o 479, DE 2008 Submete à consideração do Congresso Nacional o texto do Tratado de Extradição entre a República Federativa do Brasil e o Governo

Leia mais

Termos e Condições Gerais de Vendas

Termos e Condições Gerais de Vendas Termos e Condições Gerais de Vendas 1º Escopo da aplicação (1) As condições a seguir são aplicáveis a todos os fornecimentos e serviços (por exemplo, instalações, projetos) da BrasALPLA. Estas condições

Leia mais

QUESTIONAMENTOS 11/09/2007

QUESTIONAMENTOS 11/09/2007 QUESTIONAMENTOS 11/09/2007 1. Prevê o item 13.20 do edital, assim como no Termo de Referência e na minuta do contrato, abaixo transcrito: 13.20 tender de imediato as solicitações do serviço de telecomunicações

Leia mais

CONCORRÊNCIA Nº. 001/2010/SENAR-AR/RO

CONCORRÊNCIA Nº. 001/2010/SENAR-AR/RO PROCESSO nº 006/2010 CONCORRÊNCIA SOB REGISTRO DE PREÇOS n.º 001/2010 CONTRATO SOB REGISTRO DE PREÇOS PARA FORNECIMENTO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS, PRODUTOS DESCARTAVÉIS E PRODUTOS DE HIGIENE E LIMPEZA QUE

Leia mais

COMERCIAL CABO TV SÃO PAULO LTDA

COMERCIAL CABO TV SÃO PAULO LTDA São Paulo, 16 de outubro de 1998 À Agência Nacional de Telecomunicações Superintendência de Serviços de Comunicação de Massa SAS - Quadra 06 - Bloco H - 2º andar - Biblioteca 70313-900 - Brasília - DF

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO. Capítulo I DO OBJETO

MINUTA DE RESOLUÇÃO. Capítulo I DO OBJETO MINUTA DE RESOLUÇÃO Dispõe sobre a atividade de corretagem de resseguros, e dá outras providências. A SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS - SUSEP, no uso da atribuição que lhe confere o art. 34, inciso

Leia mais

CONTRATO PADRÃO DE ADESÃO DO CARTÃO SICREDICARD VISA ELECTRON

CONTRATO PADRÃO DE ADESÃO DO CARTÃO SICREDICARD VISA ELECTRON CONTRATO PADRÃO DE ADESÃO DO CARTÃO SICREDICARD VISA ELECTRON Administradora de Cartões SICREDI Ltda., com sede, foro e administração em Brasília/DF, no SCS Qd. 06, BL. A, Nº. 141, Ed. Presidente, inscrito

Leia mais

PORTARIA Nº 79, 26 DE maio DE 2015

PORTARIA Nº 79, 26 DE maio DE 2015 PORTARIA Nº 79, 26 DE maio DE 2015 Institui, no âmbito da Autoridade Pública Olímpica APO, o Serviço de Informação ao Cidadão SIC, e revoga a Portaria nº 41, de 2013, que instituíra e disciplinava o Serviço

Leia mais

IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

IMPUGNAÇÃO AO EDITAL IMPUGNAÇÃO AO EDITAL Pregão Eletrônico nº 0154/2013-21 Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) Superintendência Regional no Estado de Sergipe. Impugnante: Vivo S/A A (o) Sr.(a) Pregoeiro

Leia mais

IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

IMPUGNAÇÃO AO EDITAL IMPUGNAÇÃO AO EDITAL Pregão Eletrônico n. 001/2013, do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia. Impugnante: Vivo S/A A (o) Sr.(a) Pregoeiro (a) do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, VIVO S/A, sociedade

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS Lei de estágio 11.788/08 O estágio tem por finalidade proporcionar a complementação da formação acadêmica e permite que o estudante tenha acesso ao campo de sua futura

Leia mais

EMPRESA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA S/A IPLANRIO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO ESCLARECIMENTO PROCESSO 01.300.493/2012 PE 0101/2013

EMPRESA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA S/A IPLANRIO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO ESCLARECIMENTO PROCESSO 01.300.493/2012 PE 0101/2013 EMPRESA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA S/A IPLANRIO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO ESCLARECIMENTO PROCESSO 01.300.493/2012 PE 0101/2013 1 - No ANEXO II, TERMO DE REFERÊNCIA ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS, Notebooks

Leia mais

NORMATIVO SARB 003/2008 1. CONCEITO

NORMATIVO SARB 003/2008 1. CONCEITO O Conselho de Auto-Regulação Bancária, com base no art. 1 (b), do Código de Auto-Regulação Bancária, sanciona as regras abaixo dispostas, formalizando preceitos comuns a todas as signatárias da auto-regulação

Leia mais

Art. 2º Este Ato Normativo entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Art. 2º Este Ato Normativo entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. ATO NORMATIVO Nº 92 13 de agosto de 2007 Aprova o Regulamento do Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e dá outras providências. O Presidente do TRIBUNAL

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 53 de 28/01/2013 - CAS RESOLVE: CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES

RESOLUÇÃO N o 53 de 28/01/2013 - CAS RESOLVE: CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES Regulamento de Estágios Estágios Não Obrigatórios Remunerados (ENOR) e Estágios Curriculares Obrigatórios (ECO) de alunos dos cursos superiores da Universidade Positivo. Aprovado pela Resolução n o 53

Leia mais

BANCO: 001 AGÊNCIA: 3477-0 CONTA CORRENTE: 421.600-8 Brasília, 15 de outubro de 2009.

BANCO: 001 AGÊNCIA: 3477-0 CONTA CORRENTE: 421.600-8 Brasília, 15 de outubro de 2009. PROPOSTA DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 059/2009. Senhora Chefe da CMP., Considerando a solicitação constante do Memo nº 059- SP às fls. 02, o Termo de Referência às fls. 03 a 07 e o encaminhamento de Vossa

Leia mais

PREFEITO MUNICIPAL DE ARACATI

PREFEITO MUNICIPAL DE ARACATI LEI N.º 064/2013. Dispõe sobre a Reorganização do Fundo Municipal para os Direitos da Criança e do Adolescente-FMDCA de Aracati, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE ARACATI, no uso de suas

Leia mais

22/4/2015 I. PARTES II. DISPOSIÇÕES CONTRATUAIS

22/4/2015 I. PARTES II. DISPOSIÇÕES CONTRATUAIS CONTRATO N 002/2015 CONTRATO QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE BRASIL NOVO/ FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, E A SRª. CRISTIANE VANDRESSEN SHUEROFF, NA FORMA ABAIXO. I. PARTES CONTRATANTE MUNICÍPIO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 01/2014

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 01/2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 01/2014 Estabelece as normas para o reconhecimento e funcionamento de

Leia mais

IMPUGNAÇÃO Nº 4. Em síntese, a Impugnante alegou o que segue:

IMPUGNAÇÃO Nº 4. Em síntese, a Impugnante alegou o que segue: IMPUGNAÇÃO Nº 4 Considerando a apresentação, por parte da empresa SANTA HELENA URBANIZAÇÃO E OBRAS LTDA., da IMPUGNAÇÃO AO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO referente ao Pregão Eletrônico nº 27/2010, cujo objeto

Leia mais

MANUAL DE NORMAS FORMADOR DE MERCADO

MANUAL DE NORMAS FORMADOR DE MERCADO MANUAL DE NORMAS FORMADOR DE MERCADO VERSÃO: 01/7/2008 2/10 MANUAL DE NORMAS FORMADOR DE MERCADO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DO CREDENCIAMENTO

Leia mais

c Designação do corpo docente, auxiliares, e dos demais profissionais que a atividade necessitar;

c Designação do corpo docente, auxiliares, e dos demais profissionais que a atividade necessitar; CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS 2015 Pelo presente instrumento particular de Contrato de Prestação de Serviços Educacionais de um lado o Centro de Ensino São José Ltda., inscrito no CNPJ:

Leia mais

RESPOSTA A IMPUGNAÇÃO

RESPOSTA A IMPUGNAÇÃO RESPOSTA A IMPUGNAÇÃO Recebida impugnação da Empresa VIVO, a mesma foi submetida a Coordenadoria Jurídica desta Companhia Docas do Ceará, que manifestou-se mediante Parecer nº 152/2012, nos seguintes termos:

Leia mais

PORTARIA TRT 18ª GP/DG/SCJ Nº 001/2013 O DESEMBARGADOR-PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA DÉCIMA OITAVA REGIÃO, no uso de suas

PORTARIA TRT 18ª GP/DG/SCJ Nº 001/2013 O DESEMBARGADOR-PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA DÉCIMA OITAVA REGIÃO, no uso de suas PORTARIA TRT 18ª GP/DG/SCJ Nº 001/2013 O DESEMBARGADOR-PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA DÉCIMA OITAVA REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que o avanço tecnológico,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA 1. DO OBJETO:

TERMO DE REFERÊNCIA 1. DO OBJETO: Abertura de procedimento para contratação de empresa especializada no fornecimento de material promocional, a ser utilizado nas ações do Programa Nacional de Educação Empreendedora, previstas no Projeto

Leia mais

MINUTA DA RESOLUÇÃO DA COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DAS 30 HORAS SEMANAIS DO CEFET-MG

MINUTA DA RESOLUÇÃO DA COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DAS 30 HORAS SEMANAIS DO CEFET-MG MINUTA DA RESOLUÇÃO DA COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DAS 30 HORAS SEMANAIS DO CEFET-MG Regulamenta o processo de implementação e avaliação da flexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos

Leia mais

Resposta: Sim, em sendo os bilhetes adquiridos através de agência consolidadora, as faturas deverão ser emitidas em nome desta.

Resposta: Sim, em sendo os bilhetes adquiridos através de agência consolidadora, as faturas deverão ser emitidas em nome desta. Campinas, 26 de fevereiro de 2015. Of. 18.188 O.E. À LNX TRAVEL VIAGENS E TURISMO EIRELE Assunto: Esclarecimentos Pregão Presencial NLP 003/2015 Prezados Senhores, Em resposta à solicitação de esclarecimentos

Leia mais

JUSTIÇA DO TRABALHO SEÇÃO DE DOCUMENTO DE REFERÊNCIA - SEDOR TERMO DE REFERÊNCIA

JUSTIÇA DO TRABALHO SEÇÃO DE DOCUMENTO DE REFERÊNCIA - SEDOR TERMO DE REFERÊNCIA SEÇÃO DE DOCUMENTO DE REFERÊNCIA - SEDOR TERMO DE REFERÊNCIA Objeto: Aquisição de licenciamento da suíte de automação de escritório Microsoft Office 2010. TRT - SOF nº 272/10 1 1.0. OBJETO: Visa o presente

Leia mais

DO BRASIL REPÚBLICA FEDERATIVA CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

DO BRASIL REPÚBLICA FEDERATIVA CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO ILUSTRÍSSIMO SENHOR(A) REPRESENTANTE LEGAL DA EMPRESA TNL PCS Processo de Licitação nº 142/2012 Pregão Eletrônico nº 018/2012 O CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO CRA-ES, entidade de direito público interno,

Leia mais

CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DO CARTÃO DE COMPRAS. I -DEFINIÇÕES: para os fins deste CONTRATO, serão adotadas as seguintes definições:

CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DO CARTÃO DE COMPRAS. I -DEFINIÇÕES: para os fins deste CONTRATO, serão adotadas as seguintes definições: CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DO CARTÃO DE COMPRAS I -DEFINIÇÕES: para os fins deste CONTRATO, serão adotadas as seguintes definições: a) PASSA TEMPO ADMINISTRADORA DE CARTÃO LTDA., com sede na Rua

Leia mais

TERMO DE ADESÃO AO SERVIÇO SEM PARAR Consulte a Proposta de Adesão com as regras específicas do Plano de Serviços escolhido.

TERMO DE ADESÃO AO SERVIÇO SEM PARAR Consulte a Proposta de Adesão com as regras específicas do Plano de Serviços escolhido. TERMO DE ADESÃO AO SERVIÇO SEM PARAR Consulte a Proposta de Adesão com as regras específicas do Plano de Serviços escolhido. 1. DAS DEFINIÇÕES 1.1. São aplicáveis as seguintes definições: (I) AUTOATENDIMENTO:

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º O presente instrumento

Leia mais

PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DECRETO Nº 1.153, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2015. Aprova o Regimento Interno do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas do município de Palmas. O PREFEITO DE PALMAS, no uso das atribuições

Leia mais

REQUERIMENTO DE REGISTRO DE CONTRATO PADRÃO DE ADESÃO

REQUERIMENTO DE REGISTRO DE CONTRATO PADRÃO DE ADESÃO De: Rocam Prestação De Serviços LTDA-ME. Para: Endereço: REQUERIMENTO DE REGISTRO DE CONTRATO PADRÃO DE ADESÃO A ROCAM PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS LTDA-ME, pessoa jurídica de direito privado com sede na Rua

Leia mais

CONTRATO DE LICENÇA DE USO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SOFTWARE

CONTRATO DE LICENÇA DE USO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SOFTWARE CONTRATO DE LICENÇA DE USO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SOFTWARE I DA IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES: CONTRATANTE:... Ltda, com sede na cidade de..., na Rua..., nº...,... andar, Condomínio Edifício...,

Leia mais