Guia do Professor 2014/2015. Faça do Zoo Santo Inácio a sua sala de aula!!!

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia do Professor 2014/2015. Faça do Zoo Santo Inácio a sua sala de aula!!!"

Transcrição

1 Guia do Professor 2014/2015 Faça do Zoo Santo Inácio a sua sala de aula!!!

2 A 10 minutos do Porto, mais precisamente em Vila Nova de Gaia, situa-se o Zoo Santo Inácio, o maior e mais verde parque zoológico do norte do país. Com pouco mais de uma década de existência e mais de um milhão de visitantes, o Zoo Santo Inácio tornou-se já, no Zoo de referência do Grande Porto.

3 Reconhecido internacionalmente pela sua qualidade, o Zoo Santo Inácio é um dos poucos Zoos nacionais que, em parceira com a EAZA (Associação Europeia de Zoos e Aquários), participa em programas europeus de Preservação de espécies ameaçadas de extinção que habitam o Zoo, como é o caso dos Leões Asiáticos, as Panteras das Neves, os Pinguins de Humboldt, as Chitas, os Camelos Asiáticos, os Hipopótamos- Pigmeu, entre muitos outros.

4 A sensibilização para a proteção da vida selvagem e o bem-estar dos animais são a principal preocupação do Zoo Santo Inácio. Por isso, todos os animais vivem em ambientes concebidos de forma a recriar as condições dos habitats de origem, proporcionando-lhes as melhores condições de conforto para que possa observar animais saudáveis e com comportamentos genuínos. Os amplos espaços verdes, que albergam os cerca de 1000 animais de 300 espécies, criam uma atmosfera natural que torna o Zoo Santo Inácio num espaço único e inesquecível!

5 Assente no lema que o Zoo Santo Inácio defende, de que apenas preservamos aquilo que respeitamos e nos sentimos próximos, assista diariamente a fantásticas Demonstrações de comportamento natural de Animais. Uma oportunidade única de aprender e ver bem de perto Aves de Rapina, Répteis, Mamíferos e Araras, entre muitos outros animais. Nestas demonstrações, os Educadores Ambientais dão a conhecer a importância das espécies animais na natureza e como todos juntos podemos ajudar na sua conservação. Sem dúvida um momento alto e que fica na memória de quem visita o Zoo! Complete a sua visita assistindo à divertida Alimentação dos Pinguins. Atrações diárias (incluídas no bilhete)

6 1000 ANIMAIS DE 300 ESPÉCIES DOS 5 CONTINENTES ESTUFA TROPICAL REPTILÁRIO REINO DOS MACACOS INSETÁRIO QUINTA PEDAGÓGICA

7 Anualmente, o Zoo Santo Inácio recebe milhares de Professores e alunos que partilham, com o Zoo, o amor pela Natureza e pela Biodiversidade. A proximidade à vida selvagem, a observação e a compreensão do papel de cada animal na Natureza, através da criação de momentos únicos e memoráveis, permite ao Zoo Santo Inácio contribuir para a criação de cidadãos com uma maior consciência ambiental e maior sensibilidade para a proteção do meio ambiente. Faça do Zoo Santo Inácio a sua sala de aula e garanta uma aula divertida e acima de tudo pedagógica com o lema Aprender brincando!. Visitas Escolares

8 A visita ao Zoo Santo Inácio pode ser feita de duas formas: Visitas Escolares i)visita Livre Nesta visita, os Professores poderão coordenar livremente, de acordo com os horários das atrações diárias, o tempo da visita. Mediante pedido aquando da marcação, o Zoo fornece, gratuitamente, questionários que irão auxiliar e tornar a visita ainda mais divertida! Uma forma de por à prova o conhecimento dos Alunos numa divertida Zoolimpíada do Conhecimento. ii) Visita Acompanhada * (com valor acrescido ao bilhete do Zoo) A pensar nas diferentes necessidades pedagógicas, o Zoo Santo Inácio criou diversos Programas Educativos de acordo com cada ano escolar.

9 Programas Educativos com Acompanhamento Duração: 30 min N.º máx: alunos Preço: /aluno/atividade Que Animal sou eu? Através da mímica, irão ser postos à prova, os conhecimentos sobre o mundo animal. Através de um divertido jogo, serão ensinadas características e curiosidades dos animais da selva! Pré-Escolar Pequenos Agricultores! Alimentar alguns dos animais da Quintinha Pedagógica do Zoo é uma das tarefas dos nossos pequenos tratadores por um dia, que de uma forma divertida, aprendem de que se alimentam e vivem os animais domésticos como a cabra, o burro, a vaca, o pónei ou o porco.

10 Programas Educativos com Acompanhamento Duração: 30 min N.º máx: alunos Preço: /aluno/atividade 1º e 2º Ano Pequenos Agricultores! Alimentar alguns dos animais da Quintinha Pedagógica do Zoo é uma das tarefas dos nossos pequenos tratadores por um dia, que de uma forma divertida, aprendem de que se alimentam, como se reproduzem e vivem os animais domésticos como a cabra, o burro, a vaca, o pónei ou o porco. Desafio Divertido Extra: A ordenha! Que Animal Sou eu? Através de pistas, os alunos terão que descobrir o animal que irão conhecer melhor. As características, o modo de reprodução e o seu estado de preservação, serão alguns dos temas abordados nesta entusiasmante visita!

11 Programas Educativos com Acompanhamento Duração: 30 min N.º máx: 25 alunos Preço: /aluno/atividade 3ºe 4º Ano Os Animais da Selva! Uma divertida gincana é o início desta visita onde os alunos terão que reunir todas as informações dos animais da selva, onde o conhecimento e a rapidez são colocados à prova! O Mundo dos Insectos Durante esta viagem, os alunos aprendem algumas das características, hábitos, alimentação e reprodução de insetos, aracnídeos e moluscos. Um Mundo a explorar!

12 Programas Educativos com Acompanhamento Duração: 30 min N.º máx: 25 alunos Preço: /aluno/atividade 5º e 6º Ano O Mundo dos Insetos Durante esta viagem, os alunos aprendem algumas das características, hábitos, alimentação e reprodução de insetos, aracnídeos e moluscos. Zoom aos Animais Ossos, pelos, penas, peles, bicos. Através destes elementos os alunos vão descobrir muito mais sobre os animais selvagens que habitam o Zoo.

13 Programas Educativos com Acompanhamento Duração: 30 min N.º máx: 25 alunos Preço: /aluno/atividade 7º ao 12º Ano Preservação da Natureza Durante esta visita os alunos ficam a conhecer algumas espécies animais que estão em perigo de extinção, as principais causas, o que está a ser feito para salvar estas espécies e o que cada um pode fazer para ajudar estes animais no dia a dia. Zoom aos Animais Ossos, pelos, penas, peles, bicos. Através destes elementos os alunos vão descobrir muito mais sobre os animais selvagens que habitam o Zoo.

14 Programas Educativos com Acompanhamento As atividades com acompanhamento devem ser marcadas com um mínimo de 8 dias de antecedência. A realização destas atividades está condicionada à capacidade de resposta face a marcações já existentes. A marcação só será considerada válida depois de confirmada por escrito pelo Zoo ( , correio ou fax).

15 Informações

16 Preçário Escolas Pré-Escolar 4.00 euros* 1º e 2º Ciclo 6.00 euros* 3º Ciclo e Secundário 7.50 euros * Adultos Acompanhantes (dos 19 aos 64 anos) 8.50 euros* ENTRADA GRATUITA DE UM PROFESSOR / AUXILIAR DE EDUCAÇÃO POR CADA DEZ ALUNOS PAGANTES (PROFESSORES E AUXILIARES EXTRA 5.00 /PESSOA) *preço por pessoa Marcação prévia obrigatória para qualquer visita com acompanhamento

17 Almoço Escolas Restaurante do Zoo Menus escolares Sopa *preço por pessoa Marcação prévia obrigatória 4.50 euros* euro* MENUS À ESCOLHA*: 1. Nuggets de Frango com arroz e batatas fritas + Água + Gelatina 2. Douradinhos com arroz e batatas fritas + Água + Mousse de Chocolate 3. Esparguete à Bolonhesa + Água + Mousse de Chocolate 4. Hambúrguer com batatas fritas + Água + Gelatina *Nota: 1 Menu por escola Parque de Merendas Faça a sua refeição na natureza! Consulte as nossas condições para o transporte de lancheiras, mais à frente no documento.

18 Horários das Atrações* Alimentação das lontras Alimentação dos pinguins Demonstração aves de rapina Demonstração répteis Demonstração vida selvagem Alimentação dos pinguins Demonstração aves de rapina Alimentação dos lémures 10H30 11H00 11H30 14H00 15H00 15H45 16H00 16H30 (Inverno) 18H00 (Verão) *Por motivos de ordem técnica, operacional, meteorológica, de bem-estar animal ou outra razão, poderão ocorrer alterações no cronograma previsto.

19 Horários Como marcar a visita? As marcações podem ser efetuadas por telefone, , fax ou correio (pode usar a ficha de marcação que segue em anexo). Ao efetuar a marcação deve indicar sempre: Nome da Instituição (que deve constar na fatura) NIF da Instituição Morada e contacto telefónico da Instituição Nome e contacto móvel do responsável no dia da visita Data da visita e horário previsto de permanência no Zoo Número e idade das crianças Número de adultos acompanhantes Caso pretenda atividades com acompanhamento indicar quais. Caso pretenda almoço no Restaurante do Zoo, deve indicar qual o Menu pretendido. Caso pretenda questionários indicar qual o número e ano de escolaridade.

20 Horários Informações importantes Antes de retirar os alunos do autocarro, peça ao motorista que estacione e aguarde enquanto a responsável efetua o pagamento do grupo na Bilheteira. Por motivos relacionados com o bem-estar animal, com as condições climatéricas, de ordem técnica ou outros, poderá ocorrer a suspensão de qualquer uma das atrações ou alterações dos respetivos horários, em determinados dias, sem aviso prévio Devido à realização de atividades com acompanhamento, a entrada na Quintinha Pedagógica e no Insectário poderá estar condicionada, durante um período restrito. Para que possa preparar melhor a visita, o Zoo oferece uma visita gratuita, antecipada, ao Professor cuja escola tenha visita marcada. O Zoo dispõe de um posto de primeiros socorros e de pessoal devidamente qualificado.

21 Horários Transporte de Lancheiras A pensar no conforto de Professores e alunos, o Zoo Santo Inácio disponibiliza cacifos, junto ao Parque de Merendas, para guardar mochilas e lancheiras. Desta forma, poderão disfrutar ainda mais da visita! Caso pretenda usufruir do serviço de Transporte de Lancheiras, desde o Parque de Estacionamento até ao Parque de Merendas, este poderá ser efetuado, com um acréscimo de 0.50 * (*preço por pessoa). Nota: Os cacifos estão sujeitos a limite de stock. Faça a sua reserva de transporte aquando da marcação. O transporte é sujeito a demora e efetuado por ordem de chegada. A chave do cacifo é entregue no ato de pagamento mediante 1 documento identificativo. Um responsável da escola deve acompanhar o serviço de transporte até o Parque de Merendas. Caso não pretenda o serviço de transporte, os cacifos serão atribuídos por ordem de chegada e estão limitados ao stock existente.

22

23

VISITAS ESCOLARES 2 0 1 5 / 2 0 1 6. Mais próximos da natureza, mais saudáveis, mais sábios.

VISITAS ESCOLARES 2 0 1 5 / 2 0 1 6. Mais próximos da natureza, mais saudáveis, mais sábios. VISITAS ESCOLARES 2 0 1 5 / 2 0 1 6 Mais próximos da natureza, mais saudáveis, mais sábios. O Zoo Santo Inácio é o maior e mais verde parque zoológico do norte do país e está situado apenas a 10 minutos

Leia mais

O MAIOR E MAIS VERDE ZOO DO NORTE

O MAIOR E MAIS VERDE ZOO DO NORTE O MAIOR E MAIS VERDE ZOO DO NORTE O Zoo Santo Inácio é o maior e mais verde parque zoológico do norte do país e está situado apenas a 10 minutos do Porto, em Vila Nova de Gaia. Com pouco mais de uma década

Leia mais

Jardim Zoológico Centro Pedagógico

Jardim Zoológico Centro Pedagógico N.º 9 2008 111 (111-115) Jardim Zoológico Centro Pedagógico Vera Sequeira * [ vera_lia@netcabo.pt ] 1. Introdução Se no seu início, os zoos eram meras exposições de animais, museus vivos repletos de curiosidades,

Leia mais

GUIA DE VISITAS ESCOLARES 2016/2017. A maior e mais verde sala de aula está no Zoo Santo Inácio!

GUIA DE VISITAS ESCOLARES 2016/2017. A maior e mais verde sala de aula está no Zoo Santo Inácio! GUIA DE VISITAS ESCOLARES 2016/2017 A maior e mais verde sala de aula está no Zoo Santo Inácio! Conhece o Zoo Santo Inácio? O Zoo Santo Inácio é o maior e mais verde parque zoológico do norte do país,

Leia mais

CONTEÚDOS «BROCHURA ESPECIAL ESCOLAS» - SETEMBRO 2013 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO 2013/ 2014

CONTEÚDOS «BROCHURA ESPECIAL ESCOLAS» - SETEMBRO 2013 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO 2013/ 2014 CONTEÚDOS «BROCHURA ESPECIAL ESCOLAS» - SETEMBRO 2013 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO 2013/ 2014 EDUCAR PARA CONSERVAR A VIDA ANIMAL E OS ECOSSISTEMAS Este é o lema do Centro Pedagógico do Jardim Zoológico. O Programa

Leia mais

FESTAS DE ANIVERSÁRIO

FESTAS DE ANIVERSÁRIO FESTAS DE ANIVERSÁRIO Traga o seu filho e mais 14 amigos, para conhecerem o Museu de uma forma divertida, fazerem uma pequena viagem de elétrico dentro da Estação de Santo Amaro e participarem numa atividade.

Leia mais

GUIA DE VISITAS ESCOLARES 2017/2018. A maior e mais verde sala de aula está no Zoo Santo Inácio!

GUIA DE VISITAS ESCOLARES 2017/2018. A maior e mais verde sala de aula está no Zoo Santo Inácio! GUIA DE VISITAS ESCOLARES 2017/2018 A maior e mais verde sala de aula está no Zoo Santo Inácio! Conhece o Zoo Santo Inácio? O Zoo Santo Inácio é o maior e mais verde parque zoológico do norte do país,

Leia mais

ENCONTRO COM O TRATADOR DA QUINTINHA 5ª e 6ª feira 11h00 e 14h00 45 min. máximo 25 alunos

ENCONTRO COM O TRATADOR DA QUINTINHA 5ª e 6ª feira 11h00 e 14h00 45 min. máximo 25 alunos Educar para conservar a vida animal e os ecossistemas é o lema do Jardim Zoológico Inaugurado em 1996, o Centro Pedagógico tem como principal objetivo desenvolver e executar a função educativa do Jardim

Leia mais

Atividades de educação ambiental

Atividades de educação ambiental 1213 Centro Atividades de educação ambiental Ambiental da Pena 1 Introdução / Com vista à preservação e gestão equilibrada dos recursos naturais existentes no nosso planeta e face às alterações que o mesmo

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PORTA DO MEZIO ARCOS DE VALDEVEZ PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Olá, sou o Lobito, a mascote da Porta do Mezio. Vem comigo descobrir as atividades que podes fazer na Porta do Mezio! 2013/2014 Localizado

Leia mais

REGULAMENTO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DO MUNICÍPIO DE VILA POUCA DE AGUIAR

REGULAMENTO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DO MUNICÍPIO DE VILA POUCA DE AGUIAR REGULAMENTO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DO MUNICÍPIO DE VILA POUCA DE AGUIAR MUNICÍPIO DE REGULAMENTO DOS CAMPOS DE FÉRIAS ORGANIZADOS PELO MUNICÍPIO DE VILA POUCA DE AGUIAR PREÂMBULO A organização de campos

Leia mais

FÉRIAS DEBAIXO DE ÁGUA PÁSCOA 2013

FÉRIAS DEBAIXO DE ÁGUA PÁSCOA 2013 FÉRIAS DEBAIXO DE ÁGUA PÁSCOA 2013 No início da primavera, durante as férias da Páscoa, o Oceanário convida os mais novos a explorar as diversas estratégias de reprodução do mundo marinho. Como se atraem

Leia mais

19 de Março Dia do Pai Dedoches uma família à maneira e jogos História de encantar e Sessão de magia Teatro ser mãe e pai não é fácil!

19 de Março Dia do Pai Dedoches uma família à maneira e jogos História de encantar e Sessão de magia Teatro ser mãe e pai não é fácil! Propostas de Atividades coletividades Alhos Vedros/Moita Dia e mês Dia comemorativo Actividade Proposta 6 de Janeiro Dia de Reis Fantoches os animais e o Circo e o jogo dos sons dos animais Fantoches de

Leia mais

Programa de Educação Ambiental

Programa de Educação Ambiental Programa de Educação Ambiental 2015 / 2016 Escolas Centro de Formação Ambiental SEDE - Lisboa 2 Horário de Funcionamento das Actividades 2ª feira a 6ª feira: 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 4 horários:

Leia mais

GUIA PRÁTICO DECLARAÇÃO DE REMUNERAÇÕES ON-LINE INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO DECLARAÇÃO DE REMUNERAÇÕES ON-LINE INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO DECLARAÇÃO DE REMUNERAÇÕES ON-LINE INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático de Declaração de Remunerações On-Line (2026 V4.10) PROPRIEDADE Instituto da Segurança

Leia mais

GUIÃO DO PROFESSOR. Pré-escolar. Exploração de conteúdos Preparação da visita Caderno do professor Caderno do aluno

GUIÃO DO PROFESSOR. Pré-escolar. Exploração de conteúdos Preparação da visita Caderno do professor Caderno do aluno GUIÃO DO PROFESSOR Exploração de conteúdos Preparação da visita Caderno do professor Caderno do aluno Pré-escolar INTRODUÇÃO Preparação da visita ESPINAFRES & DESPORTO O que acontece ao corpo humano quando

Leia mais

Jornal das Novidades Abril de 2010 Sala de 2 anos 2

Jornal das Novidades Abril de 2010 Sala de 2 anos 2 EDIÇÃO N.º: 7 AUTORES: SALA 2 30 DE ABRIL DE 2010 Centro de Bem Estar Social Creche, Jardim de Infância e CATL JORNAL DAS NOVIDADES Notícia de Última Hora Chegamos ao final do mês e a nova edição do JORNAL

Leia mais

de consciência ambiental.

de consciência ambiental. QUEM SOMOS? O SEA LIFE Porto é o 30º aquário da multinacional Merlin Entertainments, o maior operador de atracções de lazer na Europa. Alojado no pulmão da cidade do Porto, na 1ª linha de mar, com uma

Leia mais

0.3 Turnos de Colónias de Férias de Verão 2012

0.3 Turnos de Colónias de Férias de Verão 2012 INFORMAÇÃO DETALHADA O Campo de férias de Verão dos Pupilos é um programa de férias escolares, repleto de emoções e atividades lúdico-pedagógicas, para jovens entre os 6 e os 15 anos de idade. Temos sempre

Leia mais

Férias de Verão no Museu da CARRIS Semanas Temáticas Expressão Plástica Expressão Corporal Expressão Musical

Férias de Verão no Museu da CARRIS Semanas Temáticas Expressão Plástica Expressão Corporal Expressão Musical A ação educativa nas Semanas Temáticas do Museu da CARRIS é vocacionada para crianças e jovens adolescentes. Propõe a realização de atividades lúdicas e interativas que estimulem o pensamento, sensações

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO CAMPOS DE FÉRIAS

REGULAMENTO INTERNO CAMPOS DE FÉRIAS REGULAMENTO INTERNO CAMPOS DE FÉRIAS PREÂMBULO O Projeto Pedagógico da União de Freguesias de Sacavém e Prior Velho foi elaborado ao abrigo da Legislação em vigor (Decreto-Lei 32/2011, de 07 de Março),

Leia mais

RELATÓRIO. Oficina de Formação

RELATÓRIO. Oficina de Formação RELATÓRIO Oficina de Formação Exploração e construção de situações de aprendizagem da matemática com programação em Scratch no pré escolar e no 1º ciclo do ensino básico Formadores: Miguel Figueiredo e

Leia mais

- Visitas orientadas Público-alvo: público geral

- Visitas orientadas Público-alvo: público geral Criado em 2006, o Serviço Educativo do Museu de Santa Maria de Lamas (MSML) tem desenvolvido um conjunto de actividades pedagógicas e lúdicas, no sentido de divulgar o património integrado no seu vasto

Leia mais

Puzzles 3D. Serpente. Idade. Peças. 36 páginas. Livro educativo. livro educativo

Puzzles 3D. Serpente. Idade. Peças. 36 páginas. Livro educativo. livro educativo Tartaruga Puzzles 3D Serpente A linha de brinquedos " & Puzzles" engloba uma coleção de puzzles, puzzles 3D, quizzes e jogos de tabuleiro. Esta linha tem como objetivo estimular a diversão em família e

Leia mais

ÍNDICE. 1 - Disposições Gerais... 3. 2 - Ensino Básico... 4. 3 - Ensino Secundário... 4. 4 - Alunos com Necessidades Educativas Especiais...

ÍNDICE. 1 - Disposições Gerais... 3. 2 - Ensino Básico... 4. 3 - Ensino Secundário... 4. 4 - Alunos com Necessidades Educativas Especiais... MUNICÍPIO DE VILA FRANCA DE XIRA NORMAS DE PROCEDIMENTO DE CANDIDATURA AO SUBSÍDIO DE TRANSPORTE ÍNDICE 1 - Disposições Gerais... 3 2 - Ensino Básico... 4 3 - Ensino Secundário... 4 4 - Alunos com Necessidades

Leia mais

MATA ATLÂNTICA: CONHECER PARA PRESERVAR Pereira, Patrícia

MATA ATLÂNTICA: CONHECER PARA PRESERVAR Pereira, Patrícia MATA ATLÂNTICA: CONHECER PARA PRESERVAR Pereira, Patrícia Resumo O projeto se iniciou a partir da necessidade de ser apresentado esse conteúdo já previsto no material do PIC (Projeto Intensivo no Ciclo)

Leia mais

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio Projeto Pedagógico por Anésia Gilio INTRODUÇÃO Esta proposta pedagógica está vinculada ao Projeto Douradinho e não tem pretenção de ditar normas ou roteiros engessados. Como acreditamos que a educação

Leia mais

ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA

ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA mascotes ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA me adota? Secretaria Especial dos Direitos Animais Ação educativa 2016-2º ciclo (final), 3º ciclo e Ensino Médio: MASCOTES ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA Organizadora:

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES. Departamento de Ciências de Educação. Caderno de Actividades O GADO NA TUA ILHA ILHA TERCEIRA

UNIVERSIDADE DOS AÇORES. Departamento de Ciências de Educação. Caderno de Actividades O GADO NA TUA ILHA ILHA TERCEIRA UNIVERSIDADE DOS AÇORES Departamento de Ciências de Educação Caderno de Actividades O GADO NA TUA ILHA ILHA TERCEIRA Sandra Silva Dimas Serpa Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Metodologia do

Leia mais

Guia Sudoe - Para a elaboração e gestão de projetos Versão Portuguesa Ficha 3.3 Como se elabora um plano de trabalho

Guia Sudoe - Para a elaboração e gestão de projetos Versão Portuguesa Ficha 3.3 Como se elabora um plano de trabalho Guia Sudoe - Para a elaboração e gestão de projetos Versão Portuguesa Ficha 3.3 Como se elabora um plano de trabalho 2 Ficha 3.3 Como se elabora um plano de trabalho Índice 1 Determinação do plano de trabalho...

Leia mais

S E D E : E S C O L A B Á S I C A E S E C U N D Á R I A D E V I L A P O U C A D E A G U I A R GIAE. Gestão Integrada. para a Administração Escolar

S E D E : E S C O L A B Á S I C A E S E C U N D Á R I A D E V I L A P O U C A D E A G U I A R GIAE. Gestão Integrada. para a Administração Escolar S E D E : E S C O L A B Á S I C A E S E C U N D Á R I A D E V I L A P O U C A D E A G U I A R GIAE Gestão Integrada para a Administração Escolar Regulamento de Utilização Mod. AEVPA - Direção Página 1

Leia mais

IMPORTANTE: Solicitamos que as roupas de seus filhos sejam identificadas, pois a TELECAMP não se responsabilizará por perdas.

IMPORTANTE: Solicitamos que as roupas de seus filhos sejam identificadas, pois a TELECAMP não se responsabilizará por perdas. Objetivo Durante as férias muitas crianças ficam sem opções de lazer e vamos contribuir de forma integral, através de atividades culturais/ esportivas/ sociais e de lazer com qualidade, proporcionando

Leia mais

Proposta de preços Data: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011

Proposta de preços Data: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011 Exmo(a) Senhor(a), Proposta de preços Data: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011 No seguimento do seu pedido, vimos por este meio propôr: BRASIL Refª / Cliente: Destino(s): Porto Galinhas; Pipa Alojamento(s):

Leia mais

Proposta de preços Data: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011

Proposta de preços Data: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011 Exmo(a) Senhor(a), Proposta de preços Data: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011 No seguimento do seu pedido, vimos por este meio propôr: BRASIL Refª / Cliente: Destino(s): Porto Galinhas; Pipa Alojamento(s):

Leia mais

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais e o aumento da consciência ecológica

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais e o aumento da consciência ecológica A Declaração Universal dos Direitos dos Animais e o aumento da consciência ecológica 1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida. 2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à protecção do homem

Leia mais

manual do centro de educação ambiental

manual do centro de educação ambiental manual do centro de educação ambiental 1 centro de educação ambiental O Centro de Educação Ambiental (CEA) é uma infraestrutura da s do Douro e Paiva (AdDP), localizado em Lever, Vila Nova de Gaia. Desde

Leia mais

4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat. A Declaração Universal dos Direitos do Animal foi proclamada na UNESCO em 15 de Outubro de 1978. 1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida. 2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção

Leia mais

ACORDO CP/ ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS

ACORDO CP/ ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS ACORDO CP/ ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS A CP LONGO CURSO celebrou um acordo comercial com a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS (ANET) para venda de bilhetes em regime de tarifário

Leia mais

O Plano de Educação Ambiental 2013 2015 pretende enriquecer a aposta da Câmara Municipal da Maia na Educação Ambiental e na Educação para o

O Plano de Educação Ambiental 2013 2015 pretende enriquecer a aposta da Câmara Municipal da Maia na Educação Ambiental e na Educação para o O Plano de Educação Ambiental 2013 2015 pretende enriquecer a aposta da Câmara Municipal da Maia na Educação Ambiental e na Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovendo a participação de toda

Leia mais

Destaque CONQUISTAS NO CONGRESSO DA SZB 2015

Destaque CONQUISTAS NO CONGRESSO DA SZB 2015 INFORMATIVO OFICIAL DA FUNDAÇÃO HERMANN WEEGE ZOOLÓGICO POMERODE ANO 2 5ª EDIÇÃO: JAN/FEV/MAR 2015 Destaque CONQUISTAS NO CONGRESSO DA SZB 2015 Claudio Maas (atual presidente) e Yara Barros (diretora de

Leia mais

Tem sido apanágio deste Serviço apostar numa aculturação da população em termos de segurança e de Proteção Civil.

Tem sido apanágio deste Serviço apostar numa aculturação da população em termos de segurança e de Proteção Civil. 1 Introdução Tem sido apanágio deste Serviço apostar numa aculturação da população em termos de segurança e de Proteção Civil. Cremos por isso que cada indivíduo, como membro ativo da sociedade, deve participar

Leia mais

Academia Coimbra Qta S. Jerónimo

Academia Coimbra Qta S. Jerónimo Academia Coimbra Qta S. Jerónimo Mais do que uma Sala de Estudo, a Academia Morangos de Coimbra - Qta S. Jerónimo, é um espaço dedicado às Crianças, onde podem estimular e potenciar as suas capacidades

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO SETEMBRO A DEZEMBRO 2011

PLANO DE FORMAÇÃO SETEMBRO A DEZEMBRO 2011 PLANO DE FORMAÇÃO SETEMBRO A DEZEMBRO 2011 INDICE: Quem somos? Oferta formativa Curso Acções Formativas CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES ESTES MIÚDOS SÃO IMPOSSÍVEIS!!! - GESTÃO DE COMPORTAMENTOS

Leia mais

Rede de Centros de Educação Ambiental CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO NÚCLEO RURAL -

Rede de Centros de Educação Ambiental CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO NÚCLEO RURAL - CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO NÚCLEO RURAL - PARQUE DA CIDADE Apresentação do Centro Integrando território das freguesias de Aldoar e Nevogilde, o Parque da Cidade é o maior parque urbano do país, inserido

Leia mais

Proteção Civil de Odivelas

Proteção Civil de Odivelas Proteção Civil de Odivelas 1 1 Introdução Tem sido apanágio deste Serviço apostar numa aculturação da população em termos de segurança e de Proteção Civil. Cremos por isso que cada indivíduo, como membro

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Programa Bolsa Família AGENDA DA FAMÍLIA DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Copyright 2009 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Todos os direitos

Leia mais

Ciclo de Workshops de Fotografia da Biodiversidade de Vila Real

Ciclo de Workshops de Fotografia da Biodiversidade de Vila Real Ciclo de Workshops de Fotografia da Biodiversidade de Vila Real 3 e 4 de maio Os Anfíbios e Répteis de Portugal Observar, fotografar e proteger Albano Soares e Ernestino Maravalhas A fotografia da Biodiversidade

Leia mais

É precisamente nestas alturas que temos de equacionar todos os meios possíveis para tornar viáveis, nomeadamente, os museus.

É precisamente nestas alturas que temos de equacionar todos os meios possíveis para tornar viáveis, nomeadamente, os museus. Museus Novos produtos para novos públicos António Ponte Paço dos Duques de Bragança PORTO, 2011-11-07 Ao iniciar esta apresentação quero agradecer o convite que nos foi endereçado para apresentar a situação

Leia mais

GUIA PARA CANDIDATURAS ONLINE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

GUIA PARA CANDIDATURAS ONLINE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA GUIA PARA CANDIDATURAS ONLINE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Este é um guia prático do processo de inscrição online em programas de mobilidade para estudantes da Universidade de Coimbra

Leia mais

Rede de Centros de Educação Ambiental CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA QUINTA DO COVELO

Rede de Centros de Educação Ambiental CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA QUINTA DO COVELO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA QUINTA DO COVELO Apresentação do Centro Há perto de 3 séculos, a Quinta do Covelo tinha o nome de Lindo Vale, ou Bela Vista. No século XIX foi comprada por um comerciante,

Leia mais

Centro de Arqueologia de Almada Actividades de Educação Patrimonial. Campo de Simulação Arqueológica

Centro de Arqueologia de Almada Actividades de Educação Patrimonial. Campo de Simulação Arqueológica Centro de Arqueologia de Almada Actividades de Educação Patrimonial Facilitar a apropriação de memórias colectivas pelas novas gerações. O departamento pedagógico do Centro de Arqueologia de Almada, vocacionado

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ARQUIVO DO TEATRO NACIONAL D. MARIA II, E.P.E.

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ARQUIVO DO TEATRO NACIONAL D. MARIA II, E.P.E. REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ARQUIVO DO TEATRO NACIONAL D. MARIA II, E.P.E. Preâmbulo A Biblioteca Arquivo do Teatro Nacional D. Maria II, E.P.E., também designada por B A, é responsável pela salvaguarda

Leia mais

Projecto Mobilidade Para Todos. Normas de Utilização e Funcionamento

Projecto Mobilidade Para Todos. Normas de Utilização e Funcionamento Projecto Mobilidade Para Todos Normas de Utilização e Funcionamento As pessoas com mobilidade condicionada debatem-se diariamente com grandes condicionalismos no acesso a vários recursos/serviços existentes

Leia mais

COLÉGIO DANTE ALIGHIERI

COLÉGIO DANTE ALIGHIERI COLÉGIO DANTE ALIGHIERI Al. Jaú, 1061-01420-001 - São Paulo - SP Tel.: (011) 3179-4400 - Fax: (011) 3289-9365 www.colegiodante.com.br - dante@colegiodante.com.br CIRCULAR Nº 18/12 São Paulo, 27 de fevereiro

Leia mais

o quantos queres da emoções

o quantos queres da emoções Brincadeiras de Brincar o quantos queres da emoções Recuperando um jogo tradicional da infância, o Quantos Queres das Emoções da Chão d andar, foi concebido como um jogo para os pais e os filhos atendendo

Leia mais

Escola: E. M. José Evaristo Costa. Turmas: 3º ano do Ensino Fundamental - B e D

Escola: E. M. José Evaristo Costa. Turmas: 3º ano do Ensino Fundamental - B e D RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTUDANDO A ANATOMIA DE UM ANIMAL VERTEBRADO (AVE) E CONHECENDO ALGUMAS COMIDAS DE ORIGEM AFRICANA QUE SE FIZERAM PRESENTES AQUI NO BRASIL. Professoras: Maria Cristina Santos de

Leia mais

Projecto de Resolução nº 442/X RECOMENDA AO GOVERNO A PROIBIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE ANIMAIS SELVAGENS EM CIRCOS

Projecto de Resolução nº 442/X RECOMENDA AO GOVERNO A PROIBIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE ANIMAIS SELVAGENS EM CIRCOS Grupo Parlamentar Projecto de Resolução nº 442/X RECOMENDA AO GOVERNO A PROIBIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE ANIMAIS SELVAGENS EM CIRCOS Exposição de motivos: A arte do circo sempre ocupou um lugar no imaginário

Leia mais

Educação para os Media e Cidadania

Educação para os Media e Cidadania Educação para os Media e Cidadania Sara Pereira Instituto de Estudos da Criança Universidade do Minho Com este artigo procura-se reflectir sobre a educação para os media como uma forma e uma via de educar

Leia mais

GUIA PRÁTICO APOIOS SOCIAIS CRIANÇAS E JOVENS

GUIA PRÁTICO APOIOS SOCIAIS CRIANÇAS E JOVENS Manual de GUIA PRÁTICO APOIOS SOCIAIS CRIANÇAS E JOVENS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/13 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Apoios Sociais Crianças e Jovens (35

Leia mais

Plano Atividades Câmara Municipal do Funchal

Plano Atividades Câmara Municipal do Funchal 2015 Plano Atividades 1 Câmara Municipal do Funchal Departamento de Educação e Promoção Social 2 A Câmara Municipal do Funchal, no âmbito do seu Programa de Educação para a Cidadania, desenvolve, através

Leia mais

Projeto: Férias em Movimento

Projeto: Férias em Movimento Projeto: Férias em Movimento 2012 INTRODUÇÃO Este projeto pretende ser um guia orientador da ação educativa, pedagógica e ocupacional a desenvolver ao longo das férias de Verão de 2012 na resposta de Centro

Leia mais

Programa. para. escolas 2014/2015

Programa. para. escolas 2014/2015 Programa para escolas 2014/2015 O que é a Tapada Nacional de Mafra? A Tapada Nacional de Mafra é uma floresta única com uma diversidade imensa de habitats que permitem a existência de um grande número

Leia mais

Atelier de Saúde REGULAMENTO INTERNO

Atelier de Saúde REGULAMENTO INTERNO Serviços de Saúde e Bem-estar Atelier de Saúde REGULAMENTO INTERNO REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DO EUZINHO ATELIER DE SAÚDE ARTIGO 1º Denominação e Natureza 1. O EUzinho Atelier de Saúde é um programa

Leia mais

Family Days PORTO. Informação aos Media

Family Days PORTO. Informação aos Media 3 e 4 de Outubro O maior salão de miúdos e graúdos Informação aos Media A 000 Eventos - Organização de Eventos Temáticos, irá realizar, nos próximos dias 3 e 4 de Outubro, de, entre as 0h e as 23h, no

Leia mais

Grupo de Ecologia Ambiental

Grupo de Ecologia Ambiental Grupo de Ecologia Ambiental Queremos nosso planeta feliz! LUCAS MARTINS MIRANDA MATEUS MARQUES DOS SANTOS ORIENTAÇÃO: ELIAS ALVES DE SOUZA Goianésia, 2014 INTRODUÇÃO Atualmente, no planeta, o ser humano

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

Condições gerais de venda

Condições gerais de venda Condições gerais de venda As presentes CONDIÇÕES GERAIS E PARTICULARES DE VENDA ON-LINE são acordadas livremente e de boa-fé entre Bonecas Namorar Portugal da marca Pó de Arroz e representadas pela empresa

Leia mais

01. Dinâmica: do 1, 2, 3

01. Dinâmica: do 1, 2, 3 01. Dinâmica: do 1, 2, 3 Objetivo: Quebra-gelo 1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil. 2º momento: Solicite

Leia mais

Regras Práticas de Utilização dos Cartões Eletrónicos. Alunos

Regras Práticas de Utilização dos Cartões Eletrónicos. Alunos Regras Práticas de Utilização dos Cartões Eletrónicos Alunos No dia 2 de abril, entra em funcionamento na Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos, um Sistema de Automação Escolar, adiante designado

Leia mais

juditealvespinheiro@gmail.com Doutoranda em Estudos Interdisciplinares de Género Universidade de Salamanca

juditealvespinheiro@gmail.com Doutoranda em Estudos Interdisciplinares de Género Universidade de Salamanca juditealvespinheiro@gmail.com Doutoranda em Estudos Interdisciplinares de Género Universidade de Salamanca Linguagem, Arte e Mudança Social na Violência de Género Minando as Desigualdades, Construindo

Leia mais

Autismo Inclusão Trabalho 2015 A PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO

Autismo Inclusão Trabalho 2015 A PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO Autismo Inclusão Trabalho 2015 A PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO O PAPEL DA FAMÍLIA Catarina Quintas 16 outubro 2015 Projeto co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR.I.P Sou a mãe do

Leia mais

Actividades Estação Biológica do Garducho. Maio Junho de 2009

Actividades Estação Biológica do Garducho. Maio Junho de 2009 Actividades Estação Biológica do Garducho Maio Junho de 2009 Inserir texto / índice Indíce Quem Somos Onde estamos Objectivos Principais projectos Actividades na Estação Biológica do Garducho Calendarização

Leia mais

Lisboa 2012 FICHA DE CANDIDATURA

Lisboa 2012 FICHA DE CANDIDATURA Lisboa 2012 Refª: 111 Cão que Abriga Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone: 21 322 73 60 Email - bip.zip@cm-lisboa.pt

Leia mais

A nossa missão: Valorização dos tempos livres contribuindo para o desenvolvimento individual e social de uma forma educativa e cultural.

A nossa missão: Valorização dos tempos livres contribuindo para o desenvolvimento individual e social de uma forma educativa e cultural. O Campo de Férias DECOJovem é promovido pela DECO em colaboração com a UPAJE, enquanto entidade organizadora e creditada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude para a organização de atividades

Leia mais

INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO PROGRAMA AFERIÇÃO

INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO PROGRAMA AFERIÇÃO INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO PROGRAMA AFERIÇÃO EFECTIVIDADE DA AUTO-AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS PROJECTO ESSE Orientações para as visitas às escolas 1 Introdução As visitas às escolas realizadas segundo o modelo

Leia mais

FREIXO MARCO DE CANAVESES

FREIXO MARCO DE CANAVESES PROJETO EDUCATIVO FREIXO MARCO DE CANAVESES TRIÉNIO 2012-2015 Conteúdo 1. Caracterização da Escola Profissional de Arqueologia... 2 1.1. Origem e meio envolvente... 2 1.2. População escolar... 2 1.3. Oferta

Leia mais

Regulamento Interno das Componentes de Apoio à Família da AJEC. I. Funcionamento e Âmbito de Aplicação

Regulamento Interno das Componentes de Apoio à Família da AJEC. I. Funcionamento e Âmbito de Aplicação Regulamento Interno das Componentes de Apoio à Família da AJEC I. Funcionamento e Âmbito de Aplicação O presente Regulamento Interno tem por objetivo regulamentar o funcionamento do projeto Componente

Leia mais

ÍNDICE: 1. Introdução. 1. - Caracterização do meio 2. - Caracterização do espaço ATL... 2. - Caracterização do grupo. 3

ÍNDICE: 1. Introdução. 1. - Caracterização do meio 2. - Caracterização do espaço ATL... 2. - Caracterização do grupo. 3 ÍNDICE: 1. Introdução. 1 2. CONTEXTUALIZAÇÃO - Caracterização do meio 2 - Caracterização do espaço ATL... 2 3. Grupo - Caracterização do grupo. 3 - Caracterização da equipa/horário. 3 4. OBJETIVOS: - Objetivos

Leia mais

GimobWEB Plataforma de gestão imobiliária

GimobWEB Plataforma de gestão imobiliária GimobWEB Plataforma de gestão imobiliária Documento de apoio ao cliente Versão:.0 Atualizado em 04-02-2016 Copyright by Improxy 2016 Geral Telefone: 223 749 100 Fax: 223 749 109 Email: geral@improxy.com

Leia mais

Guia Sudoe - Para a elaboração e gestão de projetos Versão Portuguesa Ficha 8.3 Custos de deslocação e de alojamento

Guia Sudoe - Para a elaboração e gestão de projetos Versão Portuguesa Ficha 8.3 Custos de deslocação e de alojamento Guia Sudoe - Para a elaboração e gestão de projetos Versão Portuguesa Ficha 8.3 Custos de deslocação e de alojamento 2 Ficha 8.3 Custos de deslocação e de alojamento Índice 1 Custos de deslocação e de

Leia mais

Projeto. Pedagógico QUEM MEXEU NA MINHA FLORESTA?

Projeto. Pedagógico QUEM MEXEU NA MINHA FLORESTA? Projeto Pedagógico QUEM MEXEU NA MINHA FLORESTA? 1 Projeto Pedagógico Por Beatriz Tavares de Souza* Apresentação O livro tem como tema o meio ambiente em que mostra o homem e a destruição da natureza,

Leia mais

PROJETO Desenvolvimento das Competências Humanísticas no Curso de Medicina Veterinária

PROJETO Desenvolvimento das Competências Humanísticas no Curso de Medicina Veterinária PROJETO Desenvolvimento das Competências Humanísticas no Curso de Medicina Veterinária Sou educador sobretudo porque tenho amor. Paulo Freire Médico veterinário - novo século CenárioMundial Organização

Leia mais

RELATÓRIO FINAL ALFABETIZAÇÃO 2010

RELATÓRIO FINAL ALFABETIZAÇÃO 2010 RELATÓRIO FINAL ALFABETIZAÇÃO 2010 Débora Rana Introdução Participar da seleção do Prêmio Victor Civita, pela segunda vez, é uma experiência bastante interessante, pois permite estabelecer relações entre

Leia mais

2.30h - (10:00h até 12:30h ou 10:30h até 13:00h) o preço é de 150 ( Promoção )

2.30h - (10:00h até 12:30h ou 10:30h até 13:00h) o preço é de 150 ( Promoção ) O CANTINHO DOS PÓNEIS é um espaço de arrendamento para diversos eventos ( Festas de aniversário para crianças e adultos, empresas, convívios, festas familiares e programas escolares) que funciona com os

Leia mais

Estratégias a utilizar

Estratégias a utilizar Introdução Ao olharmos à nossa volta e ao estarmos atentos à informação que nos chega diariamente através dos vários órgãos de comunicação social, chegamos à triste conclusão que a vida no planeta Terra

Leia mais

SELEÇÃO PARA CURSO DE EXTENSÃO PREPARATÓRIO PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA

SELEÇÃO PARA CURSO DE EXTENSÃO PREPARATÓRIO PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA SELEÇÃO PARA CURSO DE EXTENSÃO PREPARATÓRIO PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) Câmpus Campos Belos faz saber a todos os

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO PARQUE DE CAMPISMO MUNICIPAL

REGULAMENTO INTERNO DO PARQUE DE CAMPISMO MUNICIPAL REGULAMENTO INTERNO DO PARQUE DE CAMPISMO MUNICIPAL Os parques de campismo são empreendimentos turísticos definidos no Decreto- lei nº 39/2008, de 7 de março alterado pelo Decreto-Lei nº 228/2009, de 14

Leia mais

Os dados de cliente devem ser os mesmos que constam no operador detentor do(s) número(s) a portar Nome

Os dados de cliente devem ser os mesmos que constam no operador detentor do(s) número(s) a portar Nome Mod.C/0080. IDENTIFICAÇÃO DO CLIENTE C. Cidadão/BI/Passaporte Morada Cód. Postal Telemóvel de contacto E-mail Informo que, por motivos de portabilidade, pretendo rescindir o contrato de prestação de serviço

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES Ensine para seus alunos a importância de poupar e planejar o orçamento pessoal com este divertido gibi da Marvel.

MANUAL DE INSTRUÇÕES Ensine para seus alunos a importância de poupar e planejar o orçamento pessoal com este divertido gibi da Marvel. MANUAL DE INSTRUÇÕES Ensine para seus alunos a importância de poupar e planejar o orçamento pessoal com este divertido gibi da Marvel. OS VINGADORES // SALVANDO O DIA VISÃO GERAL Aula baseada no gibi Salvando

Leia mais

Carta Influência do Clima no Cotidiano Juvenil. Prezados representantes brasileiros da Conferencia Juvenil de Copenhague,

Carta Influência do Clima no Cotidiano Juvenil. Prezados representantes brasileiros da Conferencia Juvenil de Copenhague, Rio de Janeiro 03 de dezembro de 2009 Carta Influência do Clima no Cotidiano Juvenil Prezados representantes brasileiros da Conferencia Juvenil de Copenhague, Tendo em vista a confecção coletiva de uma

Leia mais

PROJECTO PEDAGÓGICO SABICHÕES - 2011/2012 INDICE

PROJECTO PEDAGÓGICO SABICHÕES - 2011/2012 INDICE PROJECTO PEDAGÓGICO SABICHÕES - 2011/2012 INDICE 1. Caracterização do grupo 2. Organização do Espaço e do Tempo 3. Tema e fundamentação teórica do projecto o Mundo dos animais em vias de extinção da sala

Leia mais

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação...

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... Índice Introdução... 3 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... 4 II Entrada na Aplicação... 5 1. Informações... 6 1. Avaliação

Leia mais

Edital FPTI-BR N 029/2013 PROCESSO FPTI-BR N 0003/2013 SELEÇÃO DE PROPOSTAS PARA CONCESSÃO DE APOIO A ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DE EVENTOS

Edital FPTI-BR N 029/2013 PROCESSO FPTI-BR N 0003/2013 SELEÇÃO DE PROPOSTAS PARA CONCESSÃO DE APOIO A ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DE EVENTOS Edital FPTI-BR N 029/2013 PROCESSO FPTI-BR N 0003/2013 SELEÇÃO DE PROPOSTAS PARA CONCESSÃO DE APOIO A ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DE EVENTOS A Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil, em parceria com a

Leia mais

ANO LECTIVO 2013/2014 RESIDÊNCIA SÉNIOR EMENTA Nº 1 MÊS SEMANA DE / / A / / 2º FEIRA 3º FEIRA 4º FEIRA 5º FEIRA 6º FEIRA SÁBADO DOMINGO

ANO LECTIVO 2013/2014 RESIDÊNCIA SÉNIOR EMENTA Nº 1 MÊS SEMANA DE / / A / / 2º FEIRA 3º FEIRA 4º FEIRA 5º FEIRA 6º FEIRA SÁBADO DOMINGO EMENTA Nº 1 Creme de Cenoura Sopa Primavera Sopa de Feijão Vermelho com Repolho Creme Espinafres Sopa de Alho Francês Sopa à Juliana Sopa de Alho Francês Massa de Atum e Milho Frango Assado Salada de Tomate

Leia mais

2. Onde posso aderir ao M5O? A adesão ao M5O deve ser feita no formulário disponível no canal Vantagens épt em http://vantagensept.telecom.pt.

2. Onde posso aderir ao M5O? A adesão ao M5O deve ser feita no formulário disponível no canal Vantagens épt em http://vantagensept.telecom.pt. FAQ M5O 1. Não vou pagar nada pelo M5O? O desconto de 100% é relativo ao valor da mensalidade do pacote. A 1ª MEO Box também continua a ser gratuita. O aluguer de filmes no MEO Videoclube, canais premium,

Leia mais

Simulação de um tornado Construção de um termómetro e medição da temperatura ambiente Construção de um barómetro e medição da pressão atmosférica

Simulação de um tornado Construção de um termómetro e medição da temperatura ambiente Construção de um barómetro e medição da pressão atmosférica LABORATÓRIOS [2H00-5 /Aluno] Meteorologistas de Palmo e Meio Tal como verdadeiros meteorologistas, os participantes simulam alguns dos mais comuns e destrutivos fenómenos climatéricos. Constroem instrumentos

Leia mais

Plano Anual de Atividades 2014/2015

Plano Anual de Atividades 2014/2015 Mãos na Massa Plano Anual de Atividades 2014/2015 Equipa pedagógica do Centro de Educação de Infância Casa da Cruz Introdução O Plano Anual de Atividades é um documento orientador de uma dinâmica comum

Leia mais

ASSUNTO: CLUBE DE FÉRIAS 2013 DO QUEEN ELIZABETH'S SCHOOL

ASSUNTO: CLUBE DE FÉRIAS 2013 DO QUEEN ELIZABETH'S SCHOOL Exmos. Senhores Pais/Encarregados de Educação ASSUNTO: CLUBE DE FÉRIAS 2013 DO QUEEN ELIZABETH'S SCHOOL O ano letivo termina em 24 de junho, mas manter-se-á o Colégio aberto nos dias 25, 26, 27 e 28 de

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO. Capítulo I Princípios Gerais. Artigo Primeiro Objecto

REGULAMENTO INTERNO. Capítulo I Princípios Gerais. Artigo Primeiro Objecto REGULAMENTO INTERNO Capítulo I Princípios Gerais Artigo Primeiro Objecto O presente Regulamento define o regime de funcionamento interno do Centro de Formação Ciência Viva reconhecido pelo Ministério da

Leia mais

EM4592 Repetidor WiFi de Banda Dupla de Utilização Simultânea

EM4592 Repetidor WiFi de Banda Dupla de Utilização Simultânea EM4592 Repetidor WiFi de Banda Dupla de Utilização Simultânea EM4592 Repetidor WiFi de Banda Dupla de Utilização Simultânea 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2 1.2 Descrição

Leia mais