Guia do Professor 2014/2015. Faça do Zoo Santo Inácio a sua sala de aula!!!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia do Professor 2014/2015. Faça do Zoo Santo Inácio a sua sala de aula!!!"

Transcrição

1 Guia do Professor 2014/2015 Faça do Zoo Santo Inácio a sua sala de aula!!!

2 A 10 minutos do Porto, mais precisamente em Vila Nova de Gaia, situa-se o Zoo Santo Inácio, o maior e mais verde parque zoológico do norte do país. Com pouco mais de uma década de existência e mais de um milhão de visitantes, o Zoo Santo Inácio tornou-se já, no Zoo de referência do Grande Porto.

3 Reconhecido internacionalmente pela sua qualidade, o Zoo Santo Inácio é um dos poucos Zoos nacionais que, em parceira com a EAZA (Associação Europeia de Zoos e Aquários), participa em programas europeus de Preservação de espécies ameaçadas de extinção que habitam o Zoo, como é o caso dos Leões Asiáticos, as Panteras das Neves, os Pinguins de Humboldt, as Chitas, os Camelos Asiáticos, os Hipopótamos- Pigmeu, entre muitos outros.

4 A sensibilização para a proteção da vida selvagem e o bem-estar dos animais são a principal preocupação do Zoo Santo Inácio. Por isso, todos os animais vivem em ambientes concebidos de forma a recriar as condições dos habitats de origem, proporcionando-lhes as melhores condições de conforto para que possa observar animais saudáveis e com comportamentos genuínos. Os amplos espaços verdes, que albergam os cerca de 1000 animais de 300 espécies, criam uma atmosfera natural que torna o Zoo Santo Inácio num espaço único e inesquecível!

5 Assente no lema que o Zoo Santo Inácio defende, de que apenas preservamos aquilo que respeitamos e nos sentimos próximos, assista diariamente a fantásticas Demonstrações de comportamento natural de Animais. Uma oportunidade única de aprender e ver bem de perto Aves de Rapina, Répteis, Mamíferos e Araras, entre muitos outros animais. Nestas demonstrações, os Educadores Ambientais dão a conhecer a importância das espécies animais na natureza e como todos juntos podemos ajudar na sua conservação. Sem dúvida um momento alto e que fica na memória de quem visita o Zoo! Complete a sua visita assistindo à divertida Alimentação dos Pinguins. Atrações diárias (incluídas no bilhete)

6 1000 ANIMAIS DE 300 ESPÉCIES DOS 5 CONTINENTES ESTUFA TROPICAL REPTILÁRIO REINO DOS MACACOS INSETÁRIO QUINTA PEDAGÓGICA

7 Anualmente, o Zoo Santo Inácio recebe milhares de Professores e alunos que partilham, com o Zoo, o amor pela Natureza e pela Biodiversidade. A proximidade à vida selvagem, a observação e a compreensão do papel de cada animal na Natureza, através da criação de momentos únicos e memoráveis, permite ao Zoo Santo Inácio contribuir para a criação de cidadãos com uma maior consciência ambiental e maior sensibilidade para a proteção do meio ambiente. Faça do Zoo Santo Inácio a sua sala de aula e garanta uma aula divertida e acima de tudo pedagógica com o lema Aprender brincando!. Visitas Escolares

8 A visita ao Zoo Santo Inácio pode ser feita de duas formas: Visitas Escolares i)visita Livre Nesta visita, os Professores poderão coordenar livremente, de acordo com os horários das atrações diárias, o tempo da visita. Mediante pedido aquando da marcação, o Zoo fornece, gratuitamente, questionários que irão auxiliar e tornar a visita ainda mais divertida! Uma forma de por à prova o conhecimento dos Alunos numa divertida Zoolimpíada do Conhecimento. ii) Visita Acompanhada * (com valor acrescido ao bilhete do Zoo) A pensar nas diferentes necessidades pedagógicas, o Zoo Santo Inácio criou diversos Programas Educativos de acordo com cada ano escolar.

9 Programas Educativos com Acompanhamento Duração: 30 min N.º máx: alunos Preço: /aluno/atividade Que Animal sou eu? Através da mímica, irão ser postos à prova, os conhecimentos sobre o mundo animal. Através de um divertido jogo, serão ensinadas características e curiosidades dos animais da selva! Pré-Escolar Pequenos Agricultores! Alimentar alguns dos animais da Quintinha Pedagógica do Zoo é uma das tarefas dos nossos pequenos tratadores por um dia, que de uma forma divertida, aprendem de que se alimentam e vivem os animais domésticos como a cabra, o burro, a vaca, o pónei ou o porco.

10 Programas Educativos com Acompanhamento Duração: 30 min N.º máx: alunos Preço: /aluno/atividade 1º e 2º Ano Pequenos Agricultores! Alimentar alguns dos animais da Quintinha Pedagógica do Zoo é uma das tarefas dos nossos pequenos tratadores por um dia, que de uma forma divertida, aprendem de que se alimentam, como se reproduzem e vivem os animais domésticos como a cabra, o burro, a vaca, o pónei ou o porco. Desafio Divertido Extra: A ordenha! Que Animal Sou eu? Através de pistas, os alunos terão que descobrir o animal que irão conhecer melhor. As características, o modo de reprodução e o seu estado de preservação, serão alguns dos temas abordados nesta entusiasmante visita!

11 Programas Educativos com Acompanhamento Duração: 30 min N.º máx: 25 alunos Preço: /aluno/atividade 3ºe 4º Ano Os Animais da Selva! Uma divertida gincana é o início desta visita onde os alunos terão que reunir todas as informações dos animais da selva, onde o conhecimento e a rapidez são colocados à prova! O Mundo dos Insectos Durante esta viagem, os alunos aprendem algumas das características, hábitos, alimentação e reprodução de insetos, aracnídeos e moluscos. Um Mundo a explorar!

12 Programas Educativos com Acompanhamento Duração: 30 min N.º máx: 25 alunos Preço: /aluno/atividade 5º e 6º Ano O Mundo dos Insetos Durante esta viagem, os alunos aprendem algumas das características, hábitos, alimentação e reprodução de insetos, aracnídeos e moluscos. Zoom aos Animais Ossos, pelos, penas, peles, bicos. Através destes elementos os alunos vão descobrir muito mais sobre os animais selvagens que habitam o Zoo.

13 Programas Educativos com Acompanhamento Duração: 30 min N.º máx: 25 alunos Preço: /aluno/atividade 7º ao 12º Ano Preservação da Natureza Durante esta visita os alunos ficam a conhecer algumas espécies animais que estão em perigo de extinção, as principais causas, o que está a ser feito para salvar estas espécies e o que cada um pode fazer para ajudar estes animais no dia a dia. Zoom aos Animais Ossos, pelos, penas, peles, bicos. Através destes elementos os alunos vão descobrir muito mais sobre os animais selvagens que habitam o Zoo.

14 Programas Educativos com Acompanhamento As atividades com acompanhamento devem ser marcadas com um mínimo de 8 dias de antecedência. A realização destas atividades está condicionada à capacidade de resposta face a marcações já existentes. A marcação só será considerada válida depois de confirmada por escrito pelo Zoo ( , correio ou fax).

15 Informações

16 Preçário Escolas Pré-Escolar 4.00 euros* 1º e 2º Ciclo 6.00 euros* 3º Ciclo e Secundário 7.50 euros * Adultos Acompanhantes (dos 19 aos 64 anos) 8.50 euros* ENTRADA GRATUITA DE UM PROFESSOR / AUXILIAR DE EDUCAÇÃO POR CADA DEZ ALUNOS PAGANTES (PROFESSORES E AUXILIARES EXTRA 5.00 /PESSOA) *preço por pessoa Marcação prévia obrigatória para qualquer visita com acompanhamento

17 Almoço Escolas Restaurante do Zoo Menus escolares Sopa *preço por pessoa Marcação prévia obrigatória 4.50 euros* euro* MENUS À ESCOLHA*: 1. Nuggets de Frango com arroz e batatas fritas + Água + Gelatina 2. Douradinhos com arroz e batatas fritas + Água + Mousse de Chocolate 3. Esparguete à Bolonhesa + Água + Mousse de Chocolate 4. Hambúrguer com batatas fritas + Água + Gelatina *Nota: 1 Menu por escola Parque de Merendas Faça a sua refeição na natureza! Consulte as nossas condições para o transporte de lancheiras, mais à frente no documento.

18 Horários das Atrações* Alimentação das lontras Alimentação dos pinguins Demonstração aves de rapina Demonstração répteis Demonstração vida selvagem Alimentação dos pinguins Demonstração aves de rapina Alimentação dos lémures 10H30 11H00 11H30 14H00 15H00 15H45 16H00 16H30 (Inverno) 18H00 (Verão) *Por motivos de ordem técnica, operacional, meteorológica, de bem-estar animal ou outra razão, poderão ocorrer alterações no cronograma previsto.

19 Horários Como marcar a visita? As marcações podem ser efetuadas por telefone, , fax ou correio (pode usar a ficha de marcação que segue em anexo). Ao efetuar a marcação deve indicar sempre: Nome da Instituição (que deve constar na fatura) NIF da Instituição Morada e contacto telefónico da Instituição Nome e contacto móvel do responsável no dia da visita Data da visita e horário previsto de permanência no Zoo Número e idade das crianças Número de adultos acompanhantes Caso pretenda atividades com acompanhamento indicar quais. Caso pretenda almoço no Restaurante do Zoo, deve indicar qual o Menu pretendido. Caso pretenda questionários indicar qual o número e ano de escolaridade.

20 Horários Informações importantes Antes de retirar os alunos do autocarro, peça ao motorista que estacione e aguarde enquanto a responsável efetua o pagamento do grupo na Bilheteira. Por motivos relacionados com o bem-estar animal, com as condições climatéricas, de ordem técnica ou outros, poderá ocorrer a suspensão de qualquer uma das atrações ou alterações dos respetivos horários, em determinados dias, sem aviso prévio Devido à realização de atividades com acompanhamento, a entrada na Quintinha Pedagógica e no Insectário poderá estar condicionada, durante um período restrito. Para que possa preparar melhor a visita, o Zoo oferece uma visita gratuita, antecipada, ao Professor cuja escola tenha visita marcada. O Zoo dispõe de um posto de primeiros socorros e de pessoal devidamente qualificado.

21 Horários Transporte de Lancheiras A pensar no conforto de Professores e alunos, o Zoo Santo Inácio disponibiliza cacifos, junto ao Parque de Merendas, para guardar mochilas e lancheiras. Desta forma, poderão disfrutar ainda mais da visita! Caso pretenda usufruir do serviço de Transporte de Lancheiras, desde o Parque de Estacionamento até ao Parque de Merendas, este poderá ser efetuado, com um acréscimo de 0.50 * (*preço por pessoa). Nota: Os cacifos estão sujeitos a limite de stock. Faça a sua reserva de transporte aquando da marcação. O transporte é sujeito a demora e efetuado por ordem de chegada. A chave do cacifo é entregue no ato de pagamento mediante 1 documento identificativo. Um responsável da escola deve acompanhar o serviço de transporte até o Parque de Merendas. Caso não pretenda o serviço de transporte, os cacifos serão atribuídos por ordem de chegada e estão limitados ao stock existente.

22

23

VISITAS ESCOLARES 2 0 1 5 / 2 0 1 6. Mais próximos da natureza, mais saudáveis, mais sábios.

VISITAS ESCOLARES 2 0 1 5 / 2 0 1 6. Mais próximos da natureza, mais saudáveis, mais sábios. VISITAS ESCOLARES 2 0 1 5 / 2 0 1 6 Mais próximos da natureza, mais saudáveis, mais sábios. O Zoo Santo Inácio é o maior e mais verde parque zoológico do norte do país e está situado apenas a 10 minutos

Leia mais

O MAIOR E MAIS VERDE ZOO DO NORTE

O MAIOR E MAIS VERDE ZOO DO NORTE O MAIOR E MAIS VERDE ZOO DO NORTE O Zoo Santo Inácio é o maior e mais verde parque zoológico do norte do país e está situado apenas a 10 minutos do Porto, em Vila Nova de Gaia. Com pouco mais de uma década

Leia mais

Jardim Zoológico Centro Pedagógico

Jardim Zoológico Centro Pedagógico N.º 9 2008 111 (111-115) Jardim Zoológico Centro Pedagógico Vera Sequeira * [ vera_lia@netcabo.pt ] 1. Introdução Se no seu início, os zoos eram meras exposições de animais, museus vivos repletos de curiosidades,

Leia mais

19 de Março Dia do Pai Dedoches uma família à maneira e jogos História de encantar e Sessão de magia Teatro ser mãe e pai não é fácil!

19 de Março Dia do Pai Dedoches uma família à maneira e jogos História de encantar e Sessão de magia Teatro ser mãe e pai não é fácil! Propostas de Atividades coletividades Alhos Vedros/Moita Dia e mês Dia comemorativo Actividade Proposta 6 de Janeiro Dia de Reis Fantoches os animais e o Circo e o jogo dos sons dos animais Fantoches de

Leia mais

A nossa missão: Valorização dos tempos livres contribuindo para o desenvolvimento individual e social de uma forma educativa e cultural.

A nossa missão: Valorização dos tempos livres contribuindo para o desenvolvimento individual e social de uma forma educativa e cultural. O Campo de Férias DECOJovem é promovido pela DECO em colaboração com a UPAJE, enquanto entidade organizadora e creditada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude para a organização de atividades

Leia mais

FÉRIAS DEBAIXO DE ÁGUA PÁSCOA 2013

FÉRIAS DEBAIXO DE ÁGUA PÁSCOA 2013 FÉRIAS DEBAIXO DE ÁGUA PÁSCOA 2013 No início da primavera, durante as férias da Páscoa, o Oceanário convida os mais novos a explorar as diversas estratégias de reprodução do mundo marinho. Como se atraem

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PORTA DO MEZIO ARCOS DE VALDEVEZ PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Olá, sou o Lobito, a mascote da Porta do Mezio. Vem comigo descobrir as atividades que podes fazer na Porta do Mezio! 2013/2014 Localizado

Leia mais

- Visitas orientadas Público-alvo: público geral

- Visitas orientadas Público-alvo: público geral Criado em 2006, o Serviço Educativo do Museu de Santa Maria de Lamas (MSML) tem desenvolvido um conjunto de actividades pedagógicas e lúdicas, no sentido de divulgar o património integrado no seu vasto

Leia mais

O Plano de Educação Ambiental 2013 2015 pretende enriquecer a aposta da Câmara Municipal da Maia na Educação Ambiental e na Educação para o

O Plano de Educação Ambiental 2013 2015 pretende enriquecer a aposta da Câmara Municipal da Maia na Educação Ambiental e na Educação para o O Plano de Educação Ambiental 2013 2015 pretende enriquecer a aposta da Câmara Municipal da Maia na Educação Ambiental e na Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovendo a participação de toda

Leia mais

CATL-Oficina da Criança

CATL-Oficina da Criança Santa Casa da Misericórdia Mértola Centro Infantil Toda A CRIANÇA É UM ARTISTA AO SEU MODO. Precisamos oferecer um monte de possibilidades muitos materiais, muitas linguagens, pois possuir muitas linguagens

Leia mais

GUIA PRÁTICO DECLARAÇÃO DE REMUNERAÇÕES ON-LINE INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO DECLARAÇÃO DE REMUNERAÇÕES ON-LINE INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO DECLARAÇÃO DE REMUNERAÇÕES ON-LINE INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático de Declaração de Remunerações On-Line (2026 V4.10) PROPRIEDADE Instituto da Segurança

Leia mais

INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO PROGRAMA AFERIÇÃO

INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO PROGRAMA AFERIÇÃO INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO PROGRAMA AFERIÇÃO EFECTIVIDADE DA AUTO-AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS PROJECTO ESSE Orientações para as visitas às escolas 1 Introdução As visitas às escolas realizadas segundo o modelo

Leia mais

FESTAS DE ANIVERSÁRIO

FESTAS DE ANIVERSÁRIO FESTAS DE ANIVERSÁRIO Traga o seu filho e mais 14 amigos, para conhecerem o Museu de uma forma divertida, fazerem uma pequena viagem de elétrico dentro da Estação de Santo Amaro e participarem numa atividade.

Leia mais

0.3 Turnos de Colónias de Férias de Verão 2012

0.3 Turnos de Colónias de Férias de Verão 2012 INFORMAÇÃO DETALHADA O Campo de férias de Verão dos Pupilos é um programa de férias escolares, repleto de emoções e atividades lúdico-pedagógicas, para jovens entre os 6 e os 15 anos de idade. Temos sempre

Leia mais

Programa de Educação Ambiental

Programa de Educação Ambiental Programa de Educação Ambiental 2015 / 2016 Escolas Centro de Formação Ambiental SEDE - Lisboa 2 Horário de Funcionamento das Actividades 2ª feira a 6ª feira: 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 4 horários:

Leia mais

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio Projeto Pedagógico por Anésia Gilio INTRODUÇÃO Esta proposta pedagógica está vinculada ao Projeto Douradinho e não tem pretenção de ditar normas ou roteiros engessados. Como acreditamos que a educação

Leia mais

Estratégias a utilizar

Estratégias a utilizar Introdução Ao olharmos à nossa volta e ao estarmos atentos à informação que nos chega diariamente através dos vários órgãos de comunicação social, chegamos à triste conclusão que a vida no planeta Terra

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

Simulação de um tornado Construção de um termómetro e medição da temperatura ambiente Construção de um barómetro e medição da pressão atmosférica

Simulação de um tornado Construção de um termómetro e medição da temperatura ambiente Construção de um barómetro e medição da pressão atmosférica LABORATÓRIOS [2H00-5 /Aluno] Meteorologistas de Palmo e Meio Tal como verdadeiros meteorologistas, os participantes simulam alguns dos mais comuns e destrutivos fenómenos climatéricos. Constroem instrumentos

Leia mais

Atelier de Saúde REGULAMENTO INTERNO

Atelier de Saúde REGULAMENTO INTERNO Serviços de Saúde e Bem-estar Atelier de Saúde REGULAMENTO INTERNO REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DO EUZINHO ATELIER DE SAÚDE ARTIGO 1º Denominação e Natureza 1. O EUzinho Atelier de Saúde é um programa

Leia mais

Atividades de educação ambiental

Atividades de educação ambiental 1213 Centro Atividades de educação ambiental Ambiental da Pena 1 Introdução / Com vista à preservação e gestão equilibrada dos recursos naturais existentes no nosso planeta e face às alterações que o mesmo

Leia mais

Sintra. Programa Aniversário PENA MOUROS SINTRA MONSERRATE QUINTINHA CAPUCHOS QUELUZ. Património Mundial

Sintra. Programa Aniversário PENA MOUROS SINTRA MONSERRATE QUINTINHA CAPUCHOS QUELUZ. Património Mundial Celebrar um aniversário em Sintra, numa área de grande beleza natural e repleta de Património Histórico, onde a diversão se alia ao conhecimento, é uma experiência inesquecível! Conheça o nosso programa

Leia mais

GUIA DE VISITAS ESCOLARES 2018/2019. A maior e mais verde sala de aula está aqui!

GUIA DE VISITAS ESCOLARES 2018/2019. A maior e mais verde sala de aula está aqui! GUIA DE VISITAS ESCOLARES 2018/2019 A maior e mais verde sala de aula está aqui! CONSERVAÇÃO COMO MISSÃO O Zoo Santo Inácio é o maior e mais verde parque zoológico do norte do país, tendo sido visitado

Leia mais

ENCONTRO COM O TRATADOR DA QUINTINHA 5ª e 6ª feira 11h00 e 14h00 45 min. máximo 25 alunos

ENCONTRO COM O TRATADOR DA QUINTINHA 5ª e 6ª feira 11h00 e 14h00 45 min. máximo 25 alunos Educar para conservar a vida animal e os ecossistemas é o lema do Jardim Zoológico Inaugurado em 1996, o Centro Pedagógico tem como principal objetivo desenvolver e executar a função educativa do Jardim

Leia mais

de consciência ambiental.

de consciência ambiental. QUEM SOMOS? O SEA LIFE Porto é o 30º aquário da multinacional Merlin Entertainments, o maior operador de atracções de lazer na Europa. Alojado no pulmão da cidade do Porto, na 1ª linha de mar, com uma

Leia mais

Tem sido apanágio deste Serviço apostar numa aculturação da população em termos de segurança e de Proteção Civil.

Tem sido apanágio deste Serviço apostar numa aculturação da população em termos de segurança e de Proteção Civil. 1 Introdução Tem sido apanágio deste Serviço apostar numa aculturação da população em termos de segurança e de Proteção Civil. Cremos por isso que cada indivíduo, como membro ativo da sociedade, deve participar

Leia mais

ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS USANDO O TEMA DA CONSERVAÇÃO DA FAUNA AMAZÔNICA.

ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS USANDO O TEMA DA CONSERVAÇÃO DA FAUNA AMAZÔNICA. 1 ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS USANDO O TEMA DA CONSERVAÇÃO DA FAUNA AMAZÔNICA. Clodoaldo Pires Araújo 1 Ruth Cristina Soares Gomes 2 Augusto Fachín Terán 3

Leia mais

Guia Sudoe - Para a elaboração e gestão de projetos Versão Portuguesa Ficha 3.3 Como se elabora um plano de trabalho

Guia Sudoe - Para a elaboração e gestão de projetos Versão Portuguesa Ficha 3.3 Como se elabora um plano de trabalho Guia Sudoe - Para a elaboração e gestão de projetos Versão Portuguesa Ficha 3.3 Como se elabora um plano de trabalho 2 Ficha 3.3 Como se elabora um plano de trabalho Índice 1 Determinação do plano de trabalho...

Leia mais

Férias de Verão no Museu da CARRIS Semanas Temáticas Expressão Plástica Expressão Corporal Expressão Musical

Férias de Verão no Museu da CARRIS Semanas Temáticas Expressão Plástica Expressão Corporal Expressão Musical A ação educativa nas Semanas Temáticas do Museu da CARRIS é vocacionada para crianças e jovens adolescentes. Propõe a realização de atividades lúdicas e interativas que estimulem o pensamento, sensações

Leia mais

ÍNDICE. 1 - Disposições Gerais... 3. 2 - Ensino Básico... 4. 3 - Ensino Secundário... 4. 4 - Alunos com Necessidades Educativas Especiais...

ÍNDICE. 1 - Disposições Gerais... 3. 2 - Ensino Básico... 4. 3 - Ensino Secundário... 4. 4 - Alunos com Necessidades Educativas Especiais... MUNICÍPIO DE VILA FRANCA DE XIRA NORMAS DE PROCEDIMENTO DE CANDIDATURA AO SUBSÍDIO DE TRANSPORTE ÍNDICE 1 - Disposições Gerais... 3 2 - Ensino Básico... 4 3 - Ensino Secundário... 4 4 - Alunos com Necessidades

Leia mais

O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA

O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA 1 O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA Caique Melo de Oliveira Universidade do Estado da Bahia Uneb (Campus IX) caiquemelo@outlook.com Américo Júnior Nunes da Silva 1 Universidade

Leia mais

PROJECTO PEDAGÓGICO SABICHÕES - 2011/2012 INDICE

PROJECTO PEDAGÓGICO SABICHÕES - 2011/2012 INDICE PROJECTO PEDAGÓGICO SABICHÕES - 2011/2012 INDICE 1. Caracterização do grupo 2. Organização do Espaço e do Tempo 3. Tema e fundamentação teórica do projecto o Mundo dos animais em vias de extinção da sala

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO. Capítulo I Princípios Gerais. Artigo Primeiro Objecto

REGULAMENTO INTERNO. Capítulo I Princípios Gerais. Artigo Primeiro Objecto REGULAMENTO INTERNO Capítulo I Princípios Gerais Artigo Primeiro Objecto O presente Regulamento define o regime de funcionamento interno do Centro de Formação Ciência Viva reconhecido pelo Ministério da

Leia mais

Instituto Superior de Línguas e Administração

Instituto Superior de Línguas e Administração Instituto Superior de Línguas e Administração > O ISLA Instituto Superior de Línguas e Administração é a mais antiga instituição de ensino superior privado em Portugal, tendo, desde a sua fundação, em

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

Ferreira Barros & Filhos, Lda.

Ferreira Barros & Filhos, Lda. Ferreira Barros & Filhos, Lda. Metalomecânica & Manutenção Indústrial O sucesso comercial de uma empresa está efetivamente ligado a um plano estratégico que ajuda os clientes a alcançar a excelência, a

Leia mais

Escola Estadual Dr. Martinho Marques PROJETO PANTANAL: SANTUÁRIO ECOLÓGICO

Escola Estadual Dr. Martinho Marques PROJETO PANTANAL: SANTUÁRIO ECOLÓGICO Escola Estadual Dr. Martinho Marques PROJETO PANTANAL: SANTUÁRIO ECOLÓGICO Taquarussu/MS Outubro 2009 Escola Estadual Dr.Martinho Marques PROJETO PANTANAL: SANTUÁRIO ECOLÓGICO Projeto de formação e ensino

Leia mais

Proteção Civil de Odivelas

Proteção Civil de Odivelas Proteção Civil de Odivelas 1 1 Introdução Tem sido apanágio deste Serviço apostar numa aculturação da população em termos de segurança e de Proteção Civil. Cremos por isso que cada indivíduo, como membro

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. Setor de Atividade Comércio por Grosso Produtos Farmacêuticos

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. Setor de Atividade Comércio por Grosso Produtos Farmacêuticos FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Organização Baxter Médico Farmacêutica, Lda Diretor(a) Javier Valera Setor de Atividade Comércio por Grosso Produtos Farmacêuticos Número de Efetivos 67 NIF 503347345 Morada Sintra

Leia mais

ACORDO CP/ ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS

ACORDO CP/ ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS ACORDO CP/ ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS A CP LONGO CURSO celebrou um acordo comercial com a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS (ANET) para venda de bilhetes em regime de tarifário

Leia mais

Ciclo de Workshops de Fotografia da Biodiversidade de Vila Real

Ciclo de Workshops de Fotografia da Biodiversidade de Vila Real Ciclo de Workshops de Fotografia da Biodiversidade de Vila Real 3 e 4 de maio Os Anfíbios e Répteis de Portugal Observar, fotografar e proteger Albano Soares e Ernestino Maravalhas A fotografia da Biodiversidade

Leia mais

Curso de Monitores/Animadores de Colónias/Campos de Férias 2016

Curso de Monitores/Animadores de Colónias/Campos de Férias 2016 Curso de Monitores/Animadores de Colónias/Campos de Férias 2016 Caro Participante, A Pranima organiza este ano nas férias escolares da Páscoa o Curso de Monitores Intensivo 2016. Nesta carta vamos dar-te

Leia mais

Puzzles 3D. Serpente. Idade. Peças. 36 páginas. Livro educativo. livro educativo

Puzzles 3D. Serpente. Idade. Peças. 36 páginas. Livro educativo. livro educativo Tartaruga Puzzles 3D Serpente A linha de brinquedos " & Puzzles" engloba uma coleção de puzzles, puzzles 3D, quizzes e jogos de tabuleiro. Esta linha tem como objetivo estimular a diversão em família e

Leia mais

Family Days PORTO. Informação aos Media

Family Days PORTO. Informação aos Media 3 e 4 de Outubro O maior salão de miúdos e graúdos Informação aos Media A 000 Eventos - Organização de Eventos Temáticos, irá realizar, nos próximos dias 3 e 4 de Outubro, de, entre as 0h e as 23h, no

Leia mais

CONTEÚDOS «BROCHURA ESPECIAL ESCOLAS» - SETEMBRO 2013 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO 2013/ 2014

CONTEÚDOS «BROCHURA ESPECIAL ESCOLAS» - SETEMBRO 2013 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO 2013/ 2014 CONTEÚDOS «BROCHURA ESPECIAL ESCOLAS» - SETEMBRO 2013 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO 2013/ 2014 EDUCAR PARA CONSERVAR A VIDA ANIMAL E OS ECOSSISTEMAS Este é o lema do Centro Pedagógico do Jardim Zoológico. O Programa

Leia mais

Termos e Condições CURSO DE LIDERANÇA ESCOLAR

Termos e Condições CURSO DE LIDERANÇA ESCOLAR Termos e Condições CURSO DE LIDERANÇA ESCOLAR 1 DAS PARTES A Associação Conselho Britânico, inscrita no CNPJ sob no. 19.783.812/0001-89, com sede na Rua Ferreira de Araújo, nº 741-3º andar São Paulo, SP

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS CONCESSÃO DE USO PRIVADO DE ESPAÇO DO DOMÍNIO PÚBLICO NO JARDIM MUNICIPAL PARA INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DIVERSÕES

CADERNO DE ENCARGOS CONCESSÃO DE USO PRIVADO DE ESPAÇO DO DOMÍNIO PÚBLICO NO JARDIM MUNICIPAL PARA INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DIVERSÕES CADERNO DE ENCARGOS CONCESSÃO DE USO PRIVADO DE ESPAÇO DO DOMÍNIO PÚBLICO NO JARDIM MUNICIPAL PARA INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DIVERSÕES Cláusula 1ª Princípio geral O presente Caderno de Encargos compreende

Leia mais

Academia Coimbra Qta S. Jerónimo

Academia Coimbra Qta S. Jerónimo Academia Coimbra Qta S. Jerónimo Mais do que uma Sala de Estudo, a Academia Morangos de Coimbra - Qta S. Jerónimo, é um espaço dedicado às Crianças, onde podem estimular e potenciar as suas capacidades

Leia mais

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais e o aumento da consciência ecológica

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais e o aumento da consciência ecológica A Declaração Universal dos Direitos dos Animais e o aumento da consciência ecológica 1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida. 2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à protecção do homem

Leia mais

GUIA PARA CANDIDATURAS ONLINE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

GUIA PARA CANDIDATURAS ONLINE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA GUIA PARA CANDIDATURAS ONLINE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Este é um guia prático do processo de inscrição online em programas de mobilidade para estudantes da Universidade de Coimbra

Leia mais

Jornal das Novidades Abril de 2010 Sala de 2 anos 2

Jornal das Novidades Abril de 2010 Sala de 2 anos 2 EDIÇÃO N.º: 7 AUTORES: SALA 2 30 DE ABRIL DE 2010 Centro de Bem Estar Social Creche, Jardim de Infância e CATL JORNAL DAS NOVIDADES Notícia de Última Hora Chegamos ao final do mês e a nova edição do JORNAL

Leia mais

Proposta de preços Data: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011

Proposta de preços Data: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011 Exmo(a) Senhor(a), Proposta de preços Data: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011 No seguimento do seu pedido, vimos por este meio propôr: BRASIL Refª / Cliente: Destino(s): Porto Galinhas; Pipa Alojamento(s):

Leia mais

Questões Frequentes sobre a Taxa Turística de Dormida do Município de Lisboa

Questões Frequentes sobre a Taxa Turística de Dormida do Município de Lisboa Questões Frequentes sobre a Taxa Turística de Dormida do Município de Lisboa Nota: o elenco de perguntas e respostas que se segue visa apenas enquadrar algumas das questões colocadas pelos nossos associados

Leia mais

4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat. A Declaração Universal dos Direitos do Animal foi proclamada na UNESCO em 15 de Outubro de 1978. 1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida. 2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção

Leia mais

Grupo de Ecologia Ambiental

Grupo de Ecologia Ambiental Grupo de Ecologia Ambiental Queremos nosso planeta feliz! LUCAS MARTINS MIRANDA MATEUS MARQUES DOS SANTOS ORIENTAÇÃO: ELIAS ALVES DE SOUZA Goianésia, 2014 INTRODUÇÃO Atualmente, no planeta, o ser humano

Leia mais

Proposta de preços Data: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011

Proposta de preços Data: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011 Exmo(a) Senhor(a), Proposta de preços Data: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011 No seguimento do seu pedido, vimos por este meio propôr: BRASIL Refª / Cliente: Destino(s): Porto Galinhas; Pipa Alojamento(s):

Leia mais

Educação para os Media e Cidadania

Educação para os Media e Cidadania Educação para os Media e Cidadania Sara Pereira Instituto de Estudos da Criança Universidade do Minho Com este artigo procura-se reflectir sobre a educação para os media como uma forma e uma via de educar

Leia mais

MATA ATLÂNTICA: CONHECER PARA PRESERVAR Pereira, Patrícia

MATA ATLÂNTICA: CONHECER PARA PRESERVAR Pereira, Patrícia MATA ATLÂNTICA: CONHECER PARA PRESERVAR Pereira, Patrícia Resumo O projeto se iniciou a partir da necessidade de ser apresentado esse conteúdo já previsto no material do PIC (Projeto Intensivo no Ciclo)

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO Circular n.º 023/2014 Portal F.P.T. - Inscrições Exmo. Sr. Presidente, No seguimento da Circular Nº 021/2014 Inscrições em Provas F.P.T. e depois de disponibilizarmos a possibilidade de testar/treinar

Leia mais

Escola Secundária José Saramago Mafra. Cursos Profissionais. Guião para os Professores

Escola Secundária José Saramago Mafra. Cursos Profissionais. Guião para os Professores Escola Secundária José Saramago Mafra Cursos Profissionais Guião para os Professores Ano letivo 2015-2016 1 2 Cursos profissionais e matriz curricular Coordenadora dos cursos profissionais e coordenadora

Leia mais

GUIA PRÁTICO REDUÇÃO DE TAXA CONTRIBUTIVA PRÉ REFORMA INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO REDUÇÃO DE TAXA CONTRIBUTIVA PRÉ REFORMA INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO REDUÇÃO DE TAXA CONTRIBUTIVA PRÉ REFORMA INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Redução de Taxa Contributiva Pré Reforma (2005 v4.03) PROPRIEDADE Instituto da

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES. Departamento de Ciências de Educação. Caderno de Actividades O GADO NA TUA ILHA ILHA TERCEIRA

UNIVERSIDADE DOS AÇORES. Departamento de Ciências de Educação. Caderno de Actividades O GADO NA TUA ILHA ILHA TERCEIRA UNIVERSIDADE DOS AÇORES Departamento de Ciências de Educação Caderno de Actividades O GADO NA TUA ILHA ILHA TERCEIRA Sandra Silva Dimas Serpa Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Metodologia do

Leia mais

TÍTULO: Entendendo a divisão celular. NÍVEL DA TURMA: 1º ano do ensino médio. DURAÇÃO: 1h e 80 minutos (3 aulas)

TÍTULO: Entendendo a divisão celular. NÍVEL DA TURMA: 1º ano do ensino médio. DURAÇÃO: 1h e 80 minutos (3 aulas) Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto-Biologia Autores: Evanoel Fernandes Nunes¹; Sheila Alves Pinheiro

Leia mais

METODOLOGIA: O FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PLANO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO)

METODOLOGIA: O FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PLANO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO) METODOLOGIA: O FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PLANO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO) Celi Terezinha Wolff 24 de Junho de 2014 Em trios caracterizar e apresentar para o grande grupo: processo de planejamento; plano

Leia mais

ASSUNTO: CLUBE DE FÉRIAS 2013 DO QUEEN ELIZABETH'S SCHOOL

ASSUNTO: CLUBE DE FÉRIAS 2013 DO QUEEN ELIZABETH'S SCHOOL Exmos. Senhores Pais/Encarregados de Educação ASSUNTO: CLUBE DE FÉRIAS 2013 DO QUEEN ELIZABETH'S SCHOOL O ano letivo termina em 24 de junho, mas manter-se-á o Colégio aberto nos dias 25, 26, 27 e 28 de

Leia mais

PORTFÓLIO INTRODUÇÃO. A União Zoófila é uma Associação de utilidade pública administrativa, sem fins lucrativos, regendo-se pelos seus estatutos.

PORTFÓLIO INTRODUÇÃO. A União Zoófila é uma Associação de utilidade pública administrativa, sem fins lucrativos, regendo-se pelos seus estatutos. INTRODUÇÃO A União Zoófila é uma Associação de utilidade pública administrativa, sem fins lucrativos, regendo-se pelos seus estatutos. Foi fundada a 17 de Novembro de 1951 e conta actualmente com os membros

Leia mais

Regulamento Interno do ATL Juvenil Aprender Mais

Regulamento Interno do ATL Juvenil Aprender Mais Página 1 de 6 Regulamento Interno do Sede Fórum Luís de Camões, sala 9 Brandoa 2650-197 Amadora Tel: 21 476 02 06 Fax: 21 476 25 48 Telm: 91 054 14 04 E-mail: abcd.brandoa@sapo.pt Escola Básica 2, 3 Sophia

Leia mais

REDE DE EDUCAÇÃO SMIC COLÉGIO SANTA CLARA SANTARÉM-PARÁ RESUMO DOS PROJETOS

REDE DE EDUCAÇÃO SMIC COLÉGIO SANTA CLARA SANTARÉM-PARÁ RESUMO DOS PROJETOS REDE DE EDUCAÇÃO SMIC COLÉGIO SANTA CLARA SANTARÉM-PARÁ RESUMO DOS PROJETOS PROJETO SEMEANDO VIDAS: PLANTAS QUE ALIMENTAM BABY CLASS A e B Cristiane Repolho dos Santos¹ Talita Rocha de Aguiar² A escola

Leia mais

Vamos à Biblioteca Actividades de animação para escolas

Vamos à Biblioteca Actividades de animação para escolas Vamos à Biblioteca Actividades de animação para escolas Ano lectivo 2011-2012 histórias oficinas visitas leituras Bibliotecas Municipais do Porto Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) Biblioteca

Leia mais

Comissão Regional de Programa de Jovens Equipe Regional de Radioescotismo

Comissão Regional de Programa de Jovens Equipe Regional de Radioescotismo Comissão Regional de Programa de Jovens Equipe Regional de Radioescotismo 52º JOTA Jamboree no Ar Circular nº 01/2009 APRESENTAÇÃO O QUE É O JAMBOREE NO AR? O Jota é um evento anual do qual participam

Leia mais

juditealvespinheiro@gmail.com Doutoranda em Estudos Interdisciplinares de Género Universidade de Salamanca

juditealvespinheiro@gmail.com Doutoranda em Estudos Interdisciplinares de Género Universidade de Salamanca juditealvespinheiro@gmail.com Doutoranda em Estudos Interdisciplinares de Género Universidade de Salamanca Linguagem, Arte e Mudança Social na Violência de Género Minando as Desigualdades, Construindo

Leia mais

Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS. Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO

Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS. Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO Dirigida a: crianças do 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo. Duração: 50 minutos. Relevância /interesse do estudo: Quase todas as crianças

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COORDENAÇÃO DE INTERAÇÃO SERVIÇO ESCOLA-EMPRESA MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO COLINAS

Leia mais

Como criar, editar e finalizar um vídeo (Animoto)

Como criar, editar e finalizar um vídeo (Animoto) Como criar, editar e finalizar um vídeo (Animoto) Este módulo irá ensinar-lhe como criar, editar e partilhar um vídeo usando o programa Animoto. A produção, edição e partilha de um vídeo constitui uma

Leia mais

Manual do Voluntário Greenbuilding Brasil 2016

Manual do Voluntário Greenbuilding Brasil 2016 Manual do Voluntário Greenbuilding Brasil 2016 Que tal ser voluntário da Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo 2016? A Greenbuilding Brasil não seria o sucesso que é sem a colaboração de

Leia mais

IMPORTANTE: Solicitamos que as roupas de seus filhos sejam identificadas, pois a TELECAMP não se responsabilizará por perdas.

IMPORTANTE: Solicitamos que as roupas de seus filhos sejam identificadas, pois a TELECAMP não se responsabilizará por perdas. Objetivo Durante as férias muitas crianças ficam sem opções de lazer e vamos contribuir de forma integral, através de atividades culturais/ esportivas/ sociais e de lazer com qualidade, proporcionando

Leia mais

2. Onde posso aderir ao M5O? A adesão ao M5O deve ser feita no formulário disponível no canal Vantagens épt em http://vantagensept.telecom.pt.

2. Onde posso aderir ao M5O? A adesão ao M5O deve ser feita no formulário disponível no canal Vantagens épt em http://vantagensept.telecom.pt. FAQ M5O 1. Não vou pagar nada pelo M5O? O desconto de 100% é relativo ao valor da mensalidade do pacote. A 1ª MEO Box também continua a ser gratuita. O aluguer de filmes no MEO Videoclube, canais premium,

Leia mais

Pacote de Informações

Pacote de Informações Pacote de Informações Um documento detalhado sobre o Curso de Hebraico Bíblico Nível E Ministrado pelo eteacher Group e pela Universidade Hebraica de Jerusalém Informações para Contato Você tem uma pergunta

Leia mais

Manual de candidatura por via electrónica

Manual de candidatura por via electrónica 2 Concursos de Pessoal Docente regulados pelo Decreto Legislativo Regional n.º /2009/M de de Junho. Ano Escolar 2009/2010 Manual de candidatura por via electrónica É essencial que leia este manual antes

Leia mais

GUIA PRÁTICO VENDA DE IMÓVEIS POR AJUSTE DIRETO

GUIA PRÁTICO VENDA DE IMÓVEIS POR AJUSTE DIRETO GUIA PRÁTICO VENDA DE IMÓVEIS POR AJUSTE DIRETO INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P. ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/12 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Venda de Imóveis por

Leia mais

"SISTEMAS DE COTAGEM"

SISTEMAS DE COTAGEM AULA 6T "SISTEMAS DE COTAGEM" Embora não existam regras fixas de cotagem, a escolha da maneira de dispor as cotas no desenho técnico depende de alguns critérios. A cotagem do desenho técnico deve tornar

Leia mais

GimobWEB Plataforma de gestão imobiliária

GimobWEB Plataforma de gestão imobiliária GimobWEB Plataforma de gestão imobiliária Documento de apoio ao cliente Versão:.0 Atualizado em 04-02-2016 Copyright by Improxy 2016 Geral Telefone: 223 749 100 Fax: 223 749 109 Email: geral@improxy.com

Leia mais

6.1 A Simulação Empresarial tem utilização em larga escala nos cursos de Administração, em seus diversos níveis de ensino no Brasil?

6.1 A Simulação Empresarial tem utilização em larga escala nos cursos de Administração, em seus diversos níveis de ensino no Brasil? 195 6 Discussão Neste capítulo, são discutidos os resultados apresentados nas suas unidades de pesquisa e a relação existente entre cada uma dessas unidades. Assim, este capítulo traz subsídios para a

Leia mais

Parque de Campismo 4* Parque Aquático Quinta Pedagógica Minigolfe Campo de Jogos Parque Aventura Restaurante Bar Salão de Jogos Minimercado.

Parque de Campismo 4* Parque Aquático Quinta Pedagógica Minigolfe Campo de Jogos Parque Aventura Restaurante Bar Salão de Jogos Minimercado. O NATURWATERPARK - Parque de Diversões do Douro abriu portas no Verão de 2011 e está situado na Quinta do Barroco, Póvoa/Andrães, às portas da cidade de Vila Real. É o primeiro parque totalmente ecológico

Leia mais

RIO+ 20 GLOBAL YOUTH MUSIC CONTEST PORTUGAL

RIO+ 20 GLOBAL YOUTH MUSIC CONTEST PORTUGAL RIO+ 20 GLOBAL YOUTH MUSIC CONTEST PORTUGAL REGULAMENTO Preâmbulo Organização e apoios O Concurso Rio+20 Global Music Contest é organizado internacionalmente pela IAAI International Association for the

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIOS. Lei de estágio 11.788/08

MANUAL DE ESTÁGIOS. Lei de estágio 11.788/08 MANUAL DE ESTÁGIOS Lei de estágio 11.788/08 O QUE É ESTÁGIO O estágio tem por finalidade proporcionar a complementação da formação acadêmica e permite que o estudante tenha acesso ao campo de sua futura

Leia mais

Política de Formação da SEDUC. A escola como lócus da formação

Política de Formação da SEDUC. A escola como lócus da formação Política de Formação da SEDUC A escola como lócus da formação A qualidade da aprendizagem como objetivo estratégico A qualidade de uma escola é o resultado da qualidade da relação de ensino e aprendizagem

Leia mais

Porque os seus filhos merecem o melhor!

Porque os seus filhos merecem o melhor! Porque os seus filhos merecem o melhor! ATIVIDADES Piscina Atividade realizada na piscina principal do Clube por um professor e sempre acompanhada por um nadador salvador. Tem a duração de 1 hora ** onde

Leia mais

natura Campo de ferias surf adventures acampamento Verao 2010 Programa de Ocupação de Tempos Livres naturasines actividades de ar livre

natura Campo de ferias surf adventures acampamento Verao 2010 Programa de Ocupação de Tempos Livres naturasines actividades de ar livre acampamento Verao 2010 naturasines actividades de ar livre Programa de Ocupação de Tempos Livres Vem apanhar umas ondas connosco! A Naturasines, propõe um Programa de Férias em regime de acampamento, a

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. A principal

Leia mais

Estes que devem ser cultivados e cumpridos tanto pela família quanto pela escola, por isso seguem algumas orientações para casos específicos.

Estes que devem ser cultivados e cumpridos tanto pela família quanto pela escola, por isso seguem algumas orientações para casos específicos. ENSINO FUNDAMENTAL 1 NECESSIDADE DE REGRAS Para organização e convivência em qualquer segmento da sociedade se faz necessário a construção de regras que assegurem aos cidadãos tranquilidade e satisfação,

Leia mais

ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA

ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA mascotes ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA me adota? Secretaria Especial dos Direitos Animais Ação educativa 2016-2º ciclo (final), 3º ciclo e Ensino Médio: MASCOTES ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA Organizadora:

Leia mais

Breve Historial do Portal CienciaPT

Breve Historial do Portal CienciaPT Breve Historial do Portal CienciaPT O Portal CienciaPT, lançado oficialmente em Novembro de 2003, durante a semana da Ciência & Tecnologia da U. de Aveiro, está presente em mais de 50 Universidades e Institutos

Leia mais

O CNPV. e as Estruturas Locais de Voluntariado. 4 de Dezembro de 2009 Cláudia Amanajás

O CNPV. e as Estruturas Locais de Voluntariado. 4 de Dezembro de 2009 Cláudia Amanajás O CNPV e as Estruturas Locais de Voluntariado 4 de Dezembro de 2009 Cláudia Amanajás As Origens do Voluntariado O Voluntariado sempre existiu. Nuns casos, de maneira difusa, noutros de forma organizada.

Leia mais

Notícias da Quinta do Outeiro

Notícias da Quinta do Outeiro 4ª Edição 03 de Julho de 2014 Notícias da Quinta do Outeiro Editorial Apresentamos a quarta edição das Notícias da Quinta do Outeiro - Lar para Idosos, Lda, que estará disponível em formato digital e manuscrito

Leia mais