COLÉGIO LEMOS DE CASTRO MANUAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO LEMOS DE CASTRO MANUAL"

Transcrição

1 COLÉGIO LEMOS DE CASTRO MANUAL DO ALUNO 216 A vida é um caminho longo, onde você é mestre e aluno. Algumas vezes você ensina e todos os dias você aprende.

2 DIRETOR GERAL Economista César Augusto Midosi DIRETOR PEDAGÓGICO Professor Délio Torres de Castro VICE DIRETORA PEDAGÓGICA Professora Ana Ligia de Oliveira Medeiros COORDENADOR ADMINISTRATIVO DO 1º TURNO E ENSINO MÉDIO/TÉCNICO E DA CENTRAL DE ESTÁGIOS Professor Wagner Almeida Pequeno COORDENADORA ADMINISTRATIVA DO 2º TURNO E ENSINO FUNDAMENTAL II Professora Ana Ligia de Oliveira Medeiros ASSESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL/INTEGRAL E DO ENSINO FUNDAMENTAL I Professora Ana Cristina Mendes Côrtes COORDENADOR DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO CENTRO CULTURAL Professor Sérgio da Silva Gonçalves

3 MENSAGEM Parabéns, você agora faz parte de um dos mais conceituados Colégios de Madureira. O Colégio Lemos de Castro foi fundado em 1939 em torno de um dos mais importantes ideais da vida do ser humano: a Educação. Muitas gerações de alunos por aqui passaram, hoje se tornaram profissionais competentes, capazes, realizados e, sobretudo, reconhecidos da importância dos conhecimentos e experiências adquiridas nesta Escola. O mundo globalizado, de hoje, nos impulsiona às mudanças, aos desafios e aos maiores compromissos para atingirmos as metas de nossa vida. Nesta Escola da qual participam professores, diretores, coordenadores, funcionários, alunos e famílias há um mundo de sabedoria, compreensão, seriedade, competência e amor. Aproveite o máximo que puder e se supere durante o convívio com a Escola, pois ela está pronta para ajudá lo. Aqui, você é o foco principal de todo o nosso trabalho. Seja bem vindo ao Colégio Lemos de Castro!

4 PRINCÍPIOS E VALORES DA INSTITUIÇÃO Acreditamos que: a participação, o otimismo, a criatividade, a competência, a coerência, o comprometimento e a ética são valores que norteiam o nosso agir cotidiano; um nível de disciplina adequado, traduzido pela firmeza, segurança e postura estimuladora, favorece a superação dos desafios; um ambiente escolar afetivo, amigo e aberto ao diálogo propicia o desenvolvimento harmonioso das pessoas; cada pessoa é única e deve ser respeitada em sua individualidade; a disciplina, o esforço, a persistência e a responsabilidade são fatores essenciais para a conquista dos objetivos traçados, individualmente ou em grupo; sendo o ser humano um ser social, deverá vivenciar o espírito de equipe, a capacidade de compreender o diferente, de dialogar, de ser solidário e generoso, de participar de projetos e práticas comuns; nesse mundo em permanentes transformações, é essencial para a sobrevivência o constante aprimoramento pessoal. LINHA PEDAGÓGICA A linha pedagógica do Colégio Lemos de Castro, para ser coerente com a sua missão de ser uma educação de qualidade, que possibilite o desenvolvimento de nossos alunos como cidadãos capazes de gerir a sua própria vida e de atuar como membros ativos na sociedade, se propõe a fazer com que seus alunos possam viver em um mundo globalizado, competitivo, em veloz transformação, que exige de todos uma capacidade de formar pessoas que sejam críticas, empreendedoras, criativas, íntegras, socialmente responsáveis, capazes de assumir responsabilidades diante da vida. E, ainda, de desenvolver alunos com capacidade para aprender, compreender e descobrir que é possível uma relação prazerosa com o saber, e que perguntem: Para que serve o que estou aprendendo? Ao mesmo tempo, compreendam que o conhecimento é um processo que implica analisar o ontem, compreender o hoje, para que possamos viver bem o amanhã. Assim, trabalhamos para formar o nosso aluno academicamente, em hábitos e em valores. Por isso, propomos como Linha Pedagógica A FORMAÇÃO INTEGRAL DO CIDADÃO, que se fundamenta em quatro pilares: RELAÇÃO SOCIAL Todo e qualquer conhecimento que, transformado em ação, envolva uma postura ética, relações e participações sociais e cidadania. EMPREENDEDORISMO Todo e qualquer conhecimento que, transformado em ação, possibilite ao aluno desenvolver uma autonomia responsável. FORMAÇÃO HUMANA Todo e qualquer conhecimento que, transformado em ação, possibilite ao aluno refletir e construir valores ÉTICOS E MORAIS. CONTEÚDO Todo e qualquer conhecimento acadêmico que, compreendido pelo aluno, possibilite ampliar seus horizontes culturais e estabelecer relações com o mundo.

5 CENTRO CULTURAL Centro Cultural Lemos de Castro (CECELC) encarrega se de promover atividades sociais, culturais e esportivas, que contribuem para a formação geral do aluno. O calendário das atividades sociais (festas, encontros, passeios), culturais (exposições de artes plásticas, teatro, cursos livres e outros) e esportivas (escolinhas, torneios e formação de equipes) será divulgado em fevereiro. SALA DE DÚVIDAS Um dos grandes diferenciais disponibilizados aos alunos do Colégio Lemos de Castro é a Sala de Dúvidas. Nesse serviço o aluno tem a sua disposição, em horários pré determinados, uma equipe de professores ou monitores nas disciplinas de Português, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Educação Artística e Línguas estrangeiras. O funcionamento da Sala de Dúvidas terá início em março e terminará em novembro. Consulte os dias e horários, no quadro de avisos, ao lado do acesso principal aos andares ou com seu coordenador. SEGURO ESCOLAR O Colégio Lemos de Castro, preocupado em melhor atender ao seu alunado, renovou, para o ano de 216, convênio com empresa especializada em seguro escolar, que cobre acidentes em atividades internas e externas promovidas pela escola. PROGRAMA LEMOS MÉRITO Outro diferencial disponibilizado é o Programa Lemos Mérito, que incentiva o desempenho escolar do aluno, concedendo desconto não cumulativo, de % (cinco por cento) na mensalidade por número determinado de meses, conforme regulamento, para os dois estudantes de cada turma com maior aproveitamento de notas, a cada ciclo provas, após a divulgação do boletim escolar. Para os alunos entre o terceiro e o quinto (3º, 4º e º) com melhores aproveitamentos escolares, serão concedidos descontos de 2% (dois por cento), conforme cláusula número 13 do contrato de serviços educacionais. Observações: 1. Os descontos serão concedidos, pela Direção, por período limitado de acordo com as regras do Programa. 2. Para tal programa só será considerado as médias obtidas em primeira chamada, portanto, não considerando notas de segunda chamada e recuperação. LABORATÓRIOS DE ESTUDOS Os Laboratórios de Informática são destinados ao estudo. Os alunos do Curso Técnico em Informática poderão reservar horários de uma hora (prorrogáveis), sem nenhum ônus, com direito à Internet (site educacional). Os laboratórios são climatizados e possuem computadores multimídia e TV.

6 REGIMENTO ESCOLAR E PROPOSTA PEDAGÓGICA O regimento escolar e a proposta pedagógica do colégio encontram se na Secretaria e na Biblioteca à disposição de todos os pais. Seguem abaixo algumas instruções para as quais solicitamos toda a atenção dos alunos e senhores responsáveis com o sentido de ampliarmos a convivência saudável entre família e escola. Do cumprimento recíproco destas diretrizes dependerá todo o sucesso de nosso trabalho. 1 AVALIAÇÃO 1.1 Na Educação Infantil a avaliação permite maior ação do professor e dos orientadores pedagógico e educacional e também a participação dos pais no acompanhamento do desenvolvimento do aluno. O instrumento utilizado para o acompanhamento citado é a observação direta do aluno, registrada em fichas individuais expedidas em dois relatórios semestrais nos meses de junho e novembro. 1.2 A partir do 1º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, a avaliação específica cabe ao professor de cada componente curricular e se expressa bimestralmente, em notas que variam de (zero) a 1 (dez), registradas em quatro oportunidades ao longo do ano letivo. 2 MENSURAÇÕES 2.1 A mensuração do rendimento escolar será feita através dos seguintes instrumentos de verificação, a saber: a) Avaliações diversificadas (AD); b) simulados bimestrais (SB); 2.2 Em cada bimestre, as avaliações diversificadas (testes discursivos, avaliações no portal Positivo, pesquisas, seminários, trabalhos em grupo ou individual, debates, relatórios etc.) propostas pelos respectivos professores terão notas de (zero) a 1(dez), observando a primeira casa decimal Caberá à Direção, em casos excepcionais, autorizar modificações nos critérios de avaliação, visando melhor procedimento pedagógico Em cada bimestre, as provas bimestrais (Simulados) marcadas oficialmente no calendário escolar serão expressas por notas de (zero) a 1(dez), observando a primeira casa decimal A média bimestral será igual a: MB = AD + SB O arredondamento da MB (Média Bimestral) será feito observando a primeira casa decimal, com aproximação para o inteiro ou meio superior. (Ex: 7,1 = 7,) 3 FALTA A AVALIAÇÃO / SEGUNDA CHAMADA Para o aluno que faltar a qualquer etapa das avaliações bimestrais (AD e/ou SB) a composição de sua nota e/ou média será feita, proporcionalmente, com a nota obtida na prova de PRP (Prova de Recuperação Paralela) do bimestre. Para isso, deverá fazer requerimento na secretaria, com ciência do responsável e subscrito pela Coordenação. Não haverá 3ª chamada. OBS: Casos excepcionais serão avaliados pela Direção Pedagógica.

7 4 PROMOÇÃO O aluno será aprovado: 4.1 Quando obtiver média 6, (seis) resultante da média aritmética ponderada das quatro avaliações bimestrais e frequência igual ou superior a 7%. 4.2 A média final para a promoção do aluno será calculada pela fórmula: 2.(MB1) + 3.(MB2) + 2.(MB3) + 3.(MB4) MF = 1 RECUPERAÇÃO O colégio promove estudos de recuperação para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. São duas modalidades de estudos de recuperação: Paralela: após as avaliações dos bimestres; Final: após o término do ano letivo. A critério do colégio, poderão ser programadas atividades de recuperação paralela, tais como: aulas particulares e classes de apoio. A recuperação paralela, ao término do bimestre, poderá ser feita, no máximo, em % componentes curriculares, para o aluno com média bimestral inferior a 6, (seis). Caso esse percentual não seja um valor inteiro, será considerado o inteiro imediatamente inferior, não sendo vedada para aqueles que pretendam aumentar seu coeficiente de rendimento. A nota obtida na Prova de Recuperação Paralela (PRP) substituirá a média que a motivou, quando superior a ela. O aluno que ficar em recuperação deverá fazer requerimento de PRP (Prova de Recuperação Paralela), pagando taxa específica e subscrito por seu responsável. A recuperação final, ao término do ano letivo, poderá ser feita, no máximo, em 4 (quatro) componentes curriculares, e somente se o aluno possuir média final igual ou superior a 3, (três) e inferior a 6, (seis). ATENÇÂO: A revisão de prova, relativa ao período letivo, deverá ser feita até o último dia do período de recuperação final e a revisão da prova de recuperação final, até o último dia útil do ano corrente. 6 PROGRESSÃO PARCIAL (Dependência) Só é permitida a Dependência em duas disciplinas do currículo, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Essas disciplinas serão aquelas que o aluno não obteve aprovação na recuperação final e/ou aquelas que no período letivo logrou média inferior a 3, (três). A frequência às aulas de Dependência é obrigatória em, no mínimo, 7% do total de aulas previstas no calendário, O aluno que não obtiver aprovação na Dependência poderá ser promovido na série que estiver cursando e deverá repetir a disciplina em que estava dependente e não obteve progresso. Para os alunos da 3ª série, o Conselho de Classe, se julgar conveniente, poderá indicar o aluno para um programa de avaliação especial em até duas disciplinas. Cabe ao aluno e/ou responsável o ônus pelas despesas com os estudos nas disciplinas da Progressão Parcial.

8 A avaliação do aproveitamento no programa de avaliação especial ficará vinculada a uma programação específica da qual constarão aulas e atividades intensivas, bem como avaliações periódicas, o que poderá permitir a condensação do programa no período a ser estabelecido. 7 FREQUÊNCIA ÀS AULAS Cuidado com a frequência porque ela é tão importante quanto à avaliação do rendimento. Sem uma boa frequência o aluno não terá um bom rendimento escolar. A frequência às aulas é obrigatória. Será considerado reprovado o aluno com frequência inferior a 7% do total de horas letivas, independente dos resultados obtidos ao longo do ano letivo, sem direito à recuperação final. 8 HORÁRIO 8.1 O calendário escolar relativo ao ano letivo em curso faz parte deste manual. 8.2 Os horários de funcionamento das aulas do 1º turno e do 2º turno são: 1º Turno: Ensino Médio/Técnico 1º Turno: Ensino Fundamental 1º tempo 7:1/8: 1º tempo 7:1/8: 2º tempo 8:/8: 2º tempo 8:/8: 3º tempo 8:/9:4 ********** * RECREIO ********** RECREIO 3º tempo 9:2/1:1 4º tempo 1:1/11: 4º tempo 1:1/11: º 11:/11: tempo 6º tempo 11:/12:4 2º Turno: Ensino Fundamental 1º tempo 13:/13: 2º tempo 13:/14:4 3º tempo 14:4/1:3 4º tempo 1:/16:4 º tempo 16:4/17:3 6º tempo 17:3/18:2 8.3 A tolerância para o horário de chegada do aluno é de 1 minutos. O aluno que chegar após esta tolerância aguardará o início do 2º tempo. º 11:/11: tempo 6º tempo 11:/12:4

9 8.4 Serão tolerados três atrasos durante o mês. No segundo atraso o responsável será comunicado. No terceiro, o aluno só entrará na presença do responsável e a partir do quarto atraso, o aluno será suspenso, das aulas do dia seguinte, toda vez que não cumprir o horário estabelecido, sendo seu responsável avisado, por escrito, da suspensão. OBS: Os casos excepcionais serão avaliados pela Coordenação. 9 UNIFORME O uniforme diário e o de educação física são rigorosamente obrigatórios. Uniformes adotados pelo colégio: Camisa ou camiseta com logomarca da escola. Bermuda ou calça comprida azul marinho da escola. Tênis predominantemente branco ou preto ou azul ou cinza e meias predominantemente brancas e/ou cinzas. Agasalho com logomarca da escola. O uniforme de educação física não substitui o uniforme diário. Importante: O uniforme diário é de uso obrigatório durante as aulas, as provas, as aulas de dúvidas e de apoio e entrega de boletins, a partir do dia 1 de março. OBS: Após esta data, os casos serão avaliados pela Direção. 1 DISPENSA DAS AULAS Durante o período das aulas, a saída antecipada do aluno só será permitida mediante solicitação por escrito na agenda do aluno ou com a presença do responsável. Os casos de doença serão avaliados pela Coordenação. Em tempo: Por medida de segurança, não serão atendidos pedidos por telefone ou outros meios de comunicação. 11 IDENTIDADE ESCOLAR 11.1 O cartão magnético de Identidade Escolar é de uso obrigatório nas dependências do Colégio. Serão toleradas apenas duas entradas mensais sem o referido cartão O acesso do aluno às dependências do colégio só será permitido com o registro do seu cartão magnético Em caso de extravio, deverá o aluno apresentar comprovante do responsável comunicando na agenda escolar tal ocorrência para que a Coordenação estabeleça o prazo de requerimento da 2ª via, mediante pagamento de taxa específica. OBS: Casos excepcionais serão avaliados pela Coordenação. 12 DIREITOS E DEVERES DOS ALUNOS São seus direitos: a) participar das atividades escolares, sociais, cívicas e recreativas promovidas pelo Colégio e pelo Centro Cultural, destinadas à formação; b) ser tratado com atenção, respeito e urbanidade; c) utilizar se da Biblioteca, obedecidas às normas estabelecidas para esse fim; d) utilizar se dos Laboratórios de Informática com acesso a Internet obedecendo às normas estabelecidas para este fim; e) requerer cancelamento, trancamento de matrícula ou transferência, quando de maior idade ou através do responsável, quando menor.

10 São seus deveres: a) aplicar a máxima diligência no aproveitamento do ensino; b) atender ao regime didático e disciplinar, bem como à organização escolar; c) frequentar com assiduidade e pontualidade às aulas e demais atividades escolares; d) respeitar as normas disciplinares e manter conduta compatível com sua condição de aluno deste educandário; e) cumprir as determinações da Direção e demais funcionários nas respectivas órbitas de competência; f) zelar pela limpeza e conservação das instalações, dependências, móveis, utensílios, aparelhos e qualquer outro material, podendo ser obrigado a ressarcir o Colégio dos prejuízos que causar; g) tratar com respeito e urbanidade todos os servidores do Colégio, visitantes e colegas; h) não incitar os colegas a atos de rebeldia, abstendo se de colaborar em faltas coletivas; i) usar documento de identificação e material escolar diário; j) aplicar máxima concentração durante a realização das avaliações. Qualquer tentativa de uso de meio ilícito, cola, implicará no grau zero; k) portar, diariamente, todo o material indispensável às atividades escolares e a agenda escolar, mantendo o em perfeita ordem e devidamente cuidado; l) possuir uniformes diários e uniformes de educação física adotados completos, limpos e em bom estado de conservação, devidamente identificados; m) comportar se de maneira respeitosa quando entrar ou sair o Diretor, o Coordenador, o Professor, Autoridade de Ensino ou Visitante; n) ser portador de correspondências do Colégio enviadas aos responsáveis, tais como circulares, avisos, comunicados e outros; o) trazer assinados pelos responsáveis todos os documentos e correspondências de que for portador, rigorosamente dentro do prazo estabelecido; inclusive todas as avaliações e provas a que for submetido. p) realizar as tarefas e deveres de casa propostos pelos professores, anotados pelo próprio na agenda escolar. É vedado ao aluno: a) entrar em classe ou dela sair sem permissão do professor ou da Coordenação; b) ausentar se do Colégio sem anuência da Direção e/ou Coordenação; c) ocupar se, durante as aulas, com qualquer espécie de trabalho estranho à atividade escolar da aula; d) ter consigo, além dos livros e objetos escolares, quaisquer materiais impróprios à sua instrução e aos bons costumes; e) praticar, dentro ou fora da escola, atos ofensivos à moral e aos bons costumes; f) levar para as aulas quaisquer objetos com que possam distrair sua atenção e dos colegas; g) conservar se nas salas ou nos corredores durante os recreios; h) formar grupos ou produzir algazarras ou distúrbios nos corredores, pátios e outras dependências, bem como nas imediações do Colégio, durante o período de aulas, no seu início ou término; i) trazer para a escola valores ou objetos susceptíveis de extravio, pelos quais a Direção não se responsabilizará; j) promover manifestações coletivas no âmbito escolar ou fora dele, ou delas participar, salvo quando convidado pela Direção; k) tomar parte em manifestações ofensivas a pessoas ou instituições; l) promover, sem autorização por escrito do Diretor, distribuição de panfletos ou propagandas, coletas ou subscrições que envolvam o nome do estabelecimento; m) desrespeitar as normas do Colégio por atos ou manifestações que firam esta orientação; n) fumar, jogar ou fazer uso de bebidas alcoólicas, dentro ou fora do estabelecimento, quando uniformizado; o) promover passeios, excursões, jogos ou festividades em nome do educandário, sem autorização da Direção;

11 p) promover brigas, depredações ou algazarras dentro ou fora do Colégio; q) participar, sem autorização, de qualquer atividade extraclasse que implique em ausência às aulas ou trabalhos escolares; r) entrar na sala de aula depois do professor, a não ser com autorização por escrito da Direção ou da Coordenação; s) fazer uso de telefones celulares, equipamentos eletrônicos e similares em sala de aula (Lei Orgânica do Município do RJ N 4734, de 4 de janeiro de 28). OBS: O mesmo deverá estar desligado dentro da mochila; salvo quando permitido, pelo professor, a fim de atividade pedagógica. t) o uso de bonés, chapéus, gorros ou vestimentas com ou sem inscrições inadequadas ao ambiente escolar; u) comercializar produtos de qualquer natureza, sem autorização da Direção. 13 NORMAS DISCIPLINARES O Colégio procurará promover o ajustamento dos alunos à sua comunidade, tornando os cientes de seus direitos e deveres. Na repreensão à indisciplina, o Colégio adotará sempre o emprego de medidas educativas, procurando levar o educando a conscientização de que responsabilizar se pela falta cometida já é um passo para evitá la no futuro. Todo aluno autorizado a sair de sala, desde que não tenha sido retirado pelo professor, deverá portar o cartão de cor azul com o nome do professor. O aluno e/ou grupo de alunos retirados de sala por indisciplina deverá portar o cartão de cor vermelha com o nome do professor e ser encaminhado à Coordenação na companhia do inspetor e/ou representante de turma. O aluno e/ou grupo de alunos chamados à Coordenação deverão portar o cartão de cor azul com o nome do professor e acompanhados pelo inspetor. O aluno fora de sala sem portar um dos cartões deverá ser encaminhado à Coordenação. Quando se fizer de todo necessário usar de punição, esta deverá basear se nas normas que regulamentam o capítulo XVI do regimento escolar. Capítulo XVI Do Regime Disciplinar do Corpo Discente Art. 1 O Colégio Lemos de Castro atuará no sentido de fazer intervenções educativas que ajudem o educando a assumir, corrigir e superar suas faltas, omissões e transgressões quanto a atitudes, postura e conduta, considerando a gravidade das mesmas e tendo como critério o bem de toda comunidade escolar. Art.2 São medidas disciplinares e corretivas: 1º A inobservância de deveres e exigências comunitárias sujeita o educando as sanções gradativas a seguir enumeradas, tendo elas como ponto de partida a advertência verbal e a advertência escrita para o aluno e sua família, sempre priorizando a adoção de sanções formadoras do caráter, da ética e da cidadania, em detrimento das meramente punitivas, observando os critérios da proporcionalidade e da legalidade. 2º As sanções serão, em princípio, de acordo com os seguintes critérios: a) encaminhamento formal do aluno à Coordenação do Curso e da série que cursa, por qualquer educador do Colégio, quando constatada a negligência ou a transgressão dos deveres do aluno,

12 tanto no espaço convencional das atividades de sala de aula quanto nas demais dependências e durante as atividades do Colégio, e que extrapolem o nível de uma intervenção oral imediata, cabendo à Coordenação do Curso e da série a consequente intervenção junto ao aluno e a produção do devido registro e comunicado escrito à família; b) quando a conduta do aluno configurar Ato Grave que contrarie os princípios da ética e da cidadania, o fato será levado a Direção que decidirá pelo encaminhamento aos órgãos oficiais competentes; c) a reincidência do aluno em assumir uma conduta que contrarie a melhor condição de trabalho ou a postura mais adequada ao ambiente escolar provocará a convocação de sessão de atendimento à família pela Coordenação do Curso e da série, em que é recomendável a presença do aluno em questão, sempre que for adequado; desse atendimento será lavrado o devido registro firmado com a assinatura dos responsáveis, quando serão indicadas as próximas medidas disciplinares; d) nova reincidência do aluno em assumir uma conduta que contrarie a melhor condição de trabalho ou a postura mais adequada ao ambiente escolar resultará na suspensão das atividades escolares, pelos seguintes períodos, sucessivos e progressivos de um, dois e três dias, até o limite máximo de dez suspensões por aluno ao longo do ano letivo escolar do Colégio; e) a recorrência do aluno implicará a avaliação, pelo Conselho de Classe, da possibilidade de desligamento do aluno, submetida à consequente deliberação do Conselho Diretor; f) impossibilidade da renovação de matrícula (assinatura de novo Contrato de Prestação de Serviços de Educação Escolar), deliberada na avaliação do Conselho de Classe do fechamento do ano letivo; g) no caso de um Ato Grave, implicará a avaliação pelo Conselho de Classe, da possibilidade de suspensão e/ou desligamento do aluno, submetido à consequente deliberação do Conselho Diretor. 3º O procedimento administrativo disciplinar interno observará a seguinte hierarquia de instâncias: I. As sanções a e b aplicar se ão aos alunos cujas faltas configurem descumprimento dos deveres do discente expressos neste Regimento Escolar e na Proposta Pedagógica. II. As sanções c, d e e aplicar se ão aos casos de reincidência do aluno nas sanções a e b e nos casos de descumprimento dos termos do Contrato de Prestação de Serviços de Educação Escolar. III. A instância de tratamento das sanções a, b e c é a Coordenação do Curso e da série. IV. Nos casos de aplicação da sanção c, caberá recurso à Direção. V. Nos casos de aplicação das sanções d e e, caberá recurso à Direção. VI. A sanção f será aplicada a alunos que já tenham sido acompanhados durante o ano letivo e, sem resposta efetiva do aluno e da família, a escola considere prejudicial ao próprio aluno, bem como aos demais estudantes, a permanência dele no Colégio: nos casos da aplicação desta sansão, caberá recurso ao Conselho Diretor. Art.3 O uso de meios ilícitos durante as avaliações receberá uma das seguintes sansões pela Coordenação do Curso e da série: a) meio ilícito sem documento comprobatório: retirada da avaliação e correção até o momento do impedimento; b) meio ilícito com documento comprobatório: retirada da avaliação e atribuição de nota zero. 14 EDUCAÇÃO FÍSICA a) A Educação Física é componente curricular obrigatório dos Ensinos Fundamental e Médio.

13 b) O aluno para ser considerado aprovado em Educação Física deverá atingir média 6, (seis). A frequência e a participação nas aulas serão componentes importantes na composição das notas bimestrais. c) O aluno incapacitado para a prática de exercício físico deverá apresentar atestado médico e comparecer nos horários das aulas para cumprimento de tarefas, que corresponderão a sua nota de participação e frequência. d) O aluno deverá apresentar um atestado médico comprovando estar apto ou não à prática de exercícios físicos, até o dia 1 de março. UNIFORME ADOTADO: Masculino: short ou bermuda azul marinho com logomarca da escola; camiseta azul marinho com logomarca da escola; tênis predominantemente branco ou preto ou cinza, adequado à prática esportiva; meias predominantemente brancas ou cinzas. Feminino: short ou bermuda azul marinho com logomarca da escola; camiseta azul marinho com logomarca da escola; tênis predominantemente branco ou preto ou azul ou cinza, adequado à prática esportiva; meias predominantemente brancas ou cinzas. 1 HÁBITOS DE ESTUDO Grande parte do sucesso no aprendizado do ser humano é a consolidação de hábitos voltados ao estudo. Para a formação desses hábitos, é necessário que se desenvolvam rotinas e comportamentos saudáveis, como disciplina de horários para estudos e diversão, que, pela repetição sistemática, passam a fazer parte do dia a dia do jovem estudante. Por isso, existe a necessidade de a escola desenvolver constantemente estratégias, para ajudar a consolidar nos seus alunos hábitos de estudo. Para tanto a participação efetiva dos pais se torna imperiosa para o sucesso, que com o conhecimento dos planos e estratégias passam a ter um papel fundamental na instrução de seus filhos juntamente com a escola. Assim como temos o hábito de acordar tomar banho e escovar os dentes todos os dias para que tenhamos uma boa saúde e higiene, devemos também ter hábitos de estudo. Estudar é um hábito que devemos aprender a praticar! Estudar acarreta um esforço muito grande do estudante, mas que dará uma satisfação maior se houver um resultado positivo. A escola busca sempre uma forma de premiar por mérito, elogiar um resultado positivo, assim como os pais devem buscar formas de incentivar a constante formação do estudante, critérios positivos resultam em melhores resultados. Pesquisas realizadas em diversos países mostram que alunos que possuem uma rotina diária de estudo, aprendem mais e, consequentemente, têm um melhor resultado. A formação do hábito de estudo, criando uma rotina, é um dos pilares da formação integral do aluno. Formação de rotinas de estudo possibilita que o aluno perceba a necessidade de estudar para entender e aprender. Estudar é uma atividade complexa.

14 Fazê lo de forma compreensiva e não meramente repetitiva requer aprender a concentrar se, analisar, sintetizar, memorizar e expressar a informação. Necessitamos criar para nossos alunos e filhos uma metodologia de estudo! Temos que programar condições e tarefas que garantam a aprendizagem, conscientizando o aluno sobre a necessidade de planejar o seu tempo e a sua organização.

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar)

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) ESCOLA OFFICINA DO SABER DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) O aluno, razão de ser da escola, tendo em vista o seu próprio crescimento e o dos seus colegas, procurará sempre

Leia mais

NORMAS DE CONVIVÊNCIA

NORMAS DE CONVIVÊNCIA NORMAS DE CONVIVÊNCIA Prezado aluno, Através deste manual, que deve ser consultado sempre que necessário, você terá acesso a informações sobre a estrutura e funcionamento do colégio e sobre os procedimentos

Leia mais

O uniforme identifica o aluno, por isso sempre que vier ao Colégio, o aluno deverá se apresentar completamente uniformizado.

O uniforme identifica o aluno, por isso sempre que vier ao Colégio, o aluno deverá se apresentar completamente uniformizado. INFORMATIVO PARA MATRICULA -2015 Seguem, abaixo, algumas informações necessárias que visam a maiores esclarecimentos quanto ao uso do uniforme, horário, transporte escolar, agenda, material escolar, atendimento

Leia mais

M.A.P.A. 2014. ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano)

M.A.P.A. 2014. ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) M.A.P.A. 2014 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA EM CURSOS SUPERIORES E SUBSEQUENTES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA EM CURSOS SUPERIORES E SUBSEQUENTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS OSÓRIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA

Leia mais

ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I

ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I Educação Infantil A professora estará na sala de aula recebendo os alunos nos seguintes horários: No período matutino a partir das 7h30min. No período

Leia mais

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013 COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013 Normas Internas 2013 *Objetivos Gerais: Nosso objetivo á desenvolver a construção do conhecimento das competências e habilidades, a formação dos valores éticos

Leia mais

12 DE MARÇO DIA ESTADUAL DA FAMÍLIA PRESENTE NA ESCOLA

12 DE MARÇO DIA ESTADUAL DA FAMÍLIA PRESENTE NA ESCOLA 12 DE MARÇO DIA ESTADUAL DA FAMÍLIA PRESENTE NA ESCOLA Mensagem de Boas-Vindas Diretor Atividade Cultural PROJETO ESTADUAL FAMÍLIA PRESENTE NA EDUCAÇÃO O Projeto FAMÍLIA PRESENTE NA EDUCAÇÃO compõe uma

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO E ROTINA ESCOLAR ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) E MÉDIO

ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO E ROTINA ESCOLAR ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) E MÉDIO ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO E ROTINA ESCOLAR ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) E MÉDIO Neste texto, encontram-se instruções sobre horários, atrasos, uniformes, faltas; processo de avaliação, recuperação

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

NORMAS DE CONVIVÊNCIA ( 9º Ano E. F.)

NORMAS DE CONVIVÊNCIA ( 9º Ano E. F.) NORMAS DE CONVIVÊNCIA ( 9º Ano E. F.) Com o objetivo de oferecer um facilitador para nossa convivência diária elaboramos uma NORMA DE CONVIVÊNCIA. Transparência, otimismo, afetividade, firmeza são requisitos

Leia mais

Estes que devem ser cultivados e cumpridos tanto pela família quanto pela escola, por isso seguem algumas orientações para casos específicos.

Estes que devem ser cultivados e cumpridos tanto pela família quanto pela escola, por isso seguem algumas orientações para casos específicos. ENSINO FUNDAMENTAL 1 NECESSIDADE DE REGRAS Para organização e convivência em qualquer segmento da sociedade se faz necessário a construção de regras que assegurem aos cidadãos tranquilidade e satisfação,

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PEDAGOGIA Salvador - Bahia

MANUAL DO ALUNO PEDAGOGIA Salvador - Bahia MANUAL DO ALUNO PEDAGOGIA Salvador - Bahia Caro(a) Estudante(a) Baseado no Regulamento do Curso, o Manual do Estudante da Graduação de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Ocidemnte ISEO resumido

Leia mais

www.queroserprofessor.

www.queroserprofessor. www.queroserprofessor. Documento Revisado em março de 2011 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. O QUE É A MONITORIA? 3. OBJETIVOS DA MONITORIA 4. CONDIÇÕES PARA PARTICIPAR DA MONITORIA 5. INSCRIÇÃO 6. ATRIBUIÇÕES

Leia mais

M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio aos Pais e Alunos

M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio aos Pais e Alunos Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física Inglês Espanhol Música Informática Composição do material M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA A Faculdade Raimundo Marinho FRM, em conformidade com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e em consonância

Leia mais

Educação Profissional Cursos Técnicos. Regulamento de Estágio Supervisionado

Educação Profissional Cursos Técnicos. Regulamento de Estágio Supervisionado Educação Profissional Cursos Técnicos Regulamento de Estágio Supervisionado CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente Regulamento de Estágio Supervisionado refere-se à formação do aluno

Leia mais

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Dispõe sobre estágios no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Piauí para estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva, vinculados

Leia mais

CONSIDERANDO a Portaria MEC nº 4.059, de 24/11/2004;

CONSIDERANDO a Portaria MEC nº 4.059, de 24/11/2004; Resolução nº 004/2015. Altera o Regulamento das Disciplinas Interativas nos cursos de graduação reconhecidos, do Sistema de Ensino Presencial, ofertadas no Centro Universitário Cândido Rondon UNIRONDON.

Leia mais

Calendário de Matrícula 2º Semestre de 2015 Calendário para Assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e do Plano de Estudos

Calendário de Matrícula 2º Semestre de 2015 Calendário para Assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e do Plano de Estudos Calendário de Matrícula 2º Semestre de 2015 Calendário para Assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e do Plano de Estudos 1/7 Direito 2/7 Ciência da Computação, Sistemas de Informação,

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DO NORTE MT CNPJ.: 03.238.672/0001-28

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DO NORTE MT CNPJ.: 03.238.672/0001-28 DECRETO Nº. 810/2015, DE 03 DE FEVEREIRO DE 2015 Regulamenta o estágio de estudantes em órgãos municipais, com base na Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre Caro Candidato, Este é o manual do processo seletivo para o 2º. semestre de 2015 para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras-Língua Portuguesa

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORIA 2013.1

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORIA 2013.1 A Faculdade Unida da Paraíba, mantida pela Sociedade Paraibana de Educação e Cultura ASPEC com sede em João Pessoa, PB, torna públicas as regras de funcionamento do sistema de Monitoria no Curso de Graduação,

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL NORMAS COMPLEMENTARES DE ESTÁGIO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL NORMAS COMPLEMENTARES DE ESTÁGIO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL NORMAS COMPLEMENTARES DE ESTÁGIO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL Art. 1 o O Estágio regulamentado pela Lei N o 11.788, de

Leia mais

ETEC RUBENS DE FARIA E SOUZA CURSOS MANTIDOS

ETEC RUBENS DE FARIA E SOUZA CURSOS MANTIDOS Etec Rubens de Faria e Souza ETEC RUBENS DE FARIA E SOUZA CURSOS MANTIDOS I- CURSOS TÉCNICOS EIXO TECNOLÓGICO: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS - ELETRÔNICA - ELETROTÉCNICA - MECÂNICA - MECATRÔNICA - QUÍMICA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ RESOLUÇÃO Nº 17/CEPE, DE 03 DE MAIO DE 2006 Aprova normas para os cursos de especialização da Universidade Federal do Ceará. O Reitor da UNIVERSIDADE

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. Ano Letivo

MANUAL DO ALUNO. Ano Letivo Sistema Mackenzie de Ensino MANUAL DO ALUNO Ano Letivo 2016 Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança.

Leia mais

c Designação do corpo docente, auxiliares, e dos demais profissionais que a atividade necessitar;

c Designação do corpo docente, auxiliares, e dos demais profissionais que a atividade necessitar; CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS 2015 Pelo presente instrumento particular de Contrato de Prestação de Serviços Educacionais de um lado o Centro de Ensino São José Ltda., inscrito no CNPJ:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS INTRODUÇÃO

Leia mais

Manual Básico do Estagiário Modalidades: Obrigatório e Não obrigatório Lei Federal nº. 11.788/2008 Lei Municipal nº. 10.724/2009

Manual Básico do Estagiário Modalidades: Obrigatório e Não obrigatório Lei Federal nº. 11.788/2008 Lei Municipal nº. 10.724/2009 PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO CENTRAL DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS PROGRAMA DE ESTÁGIO Manual Básico do Estagiário Modalidades: Obrigatório e Não obrigatório

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Curso: BACHAREL EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Curso: BACHAREL EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FLUXO DO TCC 6o SEM 7o SEM 8o SEM PESQUISA EM INFORMÁTICA Além da ementa da disciplina, o aluno desenvolverá uma proposta de pesquisa, que poderá ou não continuar a ser trabalhada nas disciplinas de TCC1,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

MANUAL DO ACADÊMICO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CAMPO GRANDE

MANUAL DO ACADÊMICO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CAMPO GRANDE MANUAL DO ACADÊMICO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CAMPO GRANDE 2015 2015 MISSÃO: Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 2012

MANUAL DO ALUNO 2012 MANUAL DO ALUNO 2012 Caro aluno Acesso, Aqui você encontrará as informações necessárias para lhe o dar suporte pedagógico necessário para completar o curso semiextensivo 2012. GRADE CURRICULAR MANHÃ /

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO Considerando o objetivo de formação de docentes em que a atividade prática de prestação de serviços especializados é relevante à sociedade, torna-se necessário

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FACIC FACULDADE VISCONDE DE CAIRU FAVIC NÚCLEO DE EXTENSÃO PROJETO DE MONITORIA DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FACIC FACULDADE VISCONDE DE CAIRU FAVIC NÚCLEO DE EXTENSÃO PROJETO DE MONITORIA DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FACIC FACULDADE VISCONDE DE CAIRU FAVIC NÚCLEO DE EXTENSÃO PROJETO DE MONITORIA DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS SALVADOR/ 2015 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...02 2. JUSTIFICATIVA...02

Leia mais

MANUAL DO ALUNO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENFERMAGEM

MANUAL DO ALUNO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENFERMAGEM MANUAL DO ALUNO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENFERMAGEM APRESENTAÇÃO Este Manual foi elaborado com o objetivo de fornecer as informações necessárias para o melhor desempenho nas atividades em campo de estágio

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...03 2 BASE LEGAL...03 3 OBJETIVOS...03 4 CAMPO DO ESTÁGIO...04 5 ENCARGOS E OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS REFERENTES AO

Leia mais

Programa de Atividades de Monitoria

Programa de Atividades de Monitoria Programa de Atividades de Monitoria CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS DA MONITORIA Art. 1º A atividade de monitoria é desenvolvida por discentes para aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

ANEXO II. Regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado. Capítulo I Da admissão

ANEXO II. Regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado. Capítulo I Da admissão ANEXO II ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNANBUCANO Resolução nº 031/2010 De 30 de setembro de 2010 Regulamentação da Educação Profissional Técnica de

Leia mais

MANUAL DE MONITORIA ACADÊMICA DA FESAR

MANUAL DE MONITORIA ACADÊMICA DA FESAR MANUAL DE MONITORIA ACADÊMICA DA FESAR Elaborado por: Georgia Miranda Tomich Coordenadora de Pesquisa e Extensão da FESAR Redenção 2014 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 JUSTIFICATIVA...3 PROGRAMA DE MONITORIA...4

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO

PRÓ-REITORIA DE ENSINO PRÓ-REITORIA DE ENSINO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO Regulamento do Programa de Monitoria de Ensino aprovado pelo Conselho Superior do IFS através da Resolução nº 07/CS/2011. Aracaju/SE

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Música

Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Música Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Música CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1.º Entende-se, para efeitos dessa resolução, o estágio como ato educativo escolar supervisionado,

Leia mais

REGULAMENTO 1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS Foz do Iguaçu PR

REGULAMENTO 1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS Foz do Iguaçu PR REGULAMENTO 1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS Foz do Iguaçu PR Ministério da Educação 1 Disposições Gerais O presente regulamento tem por objetivo estabelecer os critérios

Leia mais

CONSIDERANDO os pronunciamentos contidos no Processo nº 39460/2006:

CONSIDERANDO os pronunciamentos contidos no Processo nº 39460/2006: DELIBERAÇÃO CÂMARA DE GRADUAÇÃO Nº 04/2007 Aprova o Regulamento de Estágios Curriculares Obrigatório e não Obrigatório do Curso de Letras Modalidade: Licenciatura Habilitações: Língua Inglesa e Respectivas

Leia mais

1 PROCESSO DE AVALIAÇÃO ENSINO MEDIO (ANUAL):

1 PROCESSO DE AVALIAÇÃO ENSINO MEDIO (ANUAL): 1 PROCESSO DE AVALIAÇÃO ENSINO MEDIO (ANUAL): Em consonância com a Legislação Vigente e as práticas pedagógicas adotadas pela Escola, estabeleceu-se como sistemática para cálculo da média anual, as seguintes

Leia mais

Orientações Gerais de Acordo com o Regimento Escolar (parecer favorável do COMED 006/05)

Orientações Gerais de Acordo com o Regimento Escolar (parecer favorável do COMED 006/05) Orientações Gerais de Acordo com o Regimento Escolar (parecer favorável do COMED 006/05) Dos Discentes Todos os alunos matriculados na Unidade Escolar integram o corpo discente tendo o DIREITO de: Valer-se

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - APS

REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - APS REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - APS O presente Regulamento normatiza as Atividades Práticas Supervisionadas (APS) nos cursos de graduação da Faculdade Shalom de Ensino Superior,

Leia mais

TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA NATUREZA. PARÁGRAFO ÚNICO Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica:

TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA NATUREZA. PARÁGRAFO ÚNICO Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica: REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO IFRR N A regulamentação geral de estágio tem por objetivo estabelecer normas e diretrizes gerais que definam uma política

Leia mais

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ENSINO MÉDIO 2º SEMESTRE DE 2014 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário marcado para o início

Leia mais

SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA

SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA Prezados Pais, Responsáveis e Alunos Recomendamos a todos que leiam com atenção cada uma destas orientações, pois os pais e responsáveis dos alunos matriculados no SER

Leia mais

Colégio São Paulo. Agenda do aluno da 7º Ano do Ensino Fundamental II. Amar a Deus, só amando ao Próximo.

Colégio São Paulo. Agenda do aluno da 7º Ano do Ensino Fundamental II. Amar a Deus, só amando ao Próximo. 1 Colégio São Paulo Agenda do aluno da 7º Ano do Ensino Fundamental II Amar a Deus, só amando ao Próximo. Precisamos ser uma equipe em que cada um de nós possa ser para o outro luz e fogo. Santo Antônio

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS. Art. 2º As Bibliotecas da Univás estão a serviço da comunidade, oferecendo aos usuários:

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS. Art. 2º As Bibliotecas da Univás estão a serviço da comunidade, oferecendo aos usuários: REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1 Este Regulamento normatiza o funcionamento das Bibliotecas da Universidade do Vale do Sapucaí Univás, mantida pela Fundação de Ensino Superior

Leia mais

RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais,

RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE Aprova Normas Específicas do Estágio Curricular do

Leia mais

ESCOLA DE ENFERMAGEM REGIMENTO

ESCOLA DE ENFERMAGEM REGIMENTO ESCOLA DE ENFERMAGEM REGIMENTO Organização Administrativa e Técnica TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E TÉCNICA CAPÍTULO I DA ESTRUTURA FUNCIONAL Art. 7º A organização administrativa e técnica da

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIOS. Lei de estágio 11.788/08

MANUAL DE ESTÁGIOS. Lei de estágio 11.788/08 MANUAL DE ESTÁGIOS Lei de estágio 11.788/08 O QUE É ESTÁGIO O estágio tem por finalidade proporcionar a complementação da formação acadêmica e permite que o estudante tenha acesso ao campo de sua futura

Leia mais

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação.

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação. DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL DOS OBJETIVOS Art. 1 O Sistema de Estágio da FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL terá por objetivos gerais:

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE N. 0146/2007 Regulamenta procedimentos acadêmicos e administrativos para os Cursos de Graduação da Universidade Estadual de Londrina. RESOLUÇÃO CEPE Nº XXX/2011 Regulamenta procedimentos

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELES

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELES REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELES 1) DO ACESSO E DO FUNCIONAMENTO 1.1) Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h50min. 1.2) Quem pode usar a Biblioteca: I. Alunos regularmente

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÈDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÈDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE DE CIÊNCIAS MÈDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1. APRESENTAÇÃO O objetivo deste manual é orientar o desenvolvimento dos estágios

Leia mais

Reunião de Pais Escolas Idaam - 2012

Reunião de Pais Escolas Idaam - 2012 Reunião de Pais Escolas Idaam - 2012 Escolas Idaam Sejam bem-vindos às Escolas Idaam! Horários Procurar estar 15 minutos antes do horário na escola TURNO MATUTINO: Educação Infantil: 07h30 às 11h30 1º

Leia mais

Estágio Supervisionado Educação Básica - Matemática

Estágio Supervisionado Educação Básica - Matemática Estágio Supervisionado Educação Básica - Matemática Não se pretende que o estágio se configure como algo com finalidade em si mesmo, mas sim que se realize de modo articulado com o restante do curso. Para

Leia mais

O Colégio Seta é mantido pelo Colégio Seta S/C LTDA., estabelecida a Rua Antonio Agu, 361 Osasco Centro, Cep 06013-006.

O Colégio Seta é mantido pelo Colégio Seta S/C LTDA., estabelecida a Rua Antonio Agu, 361 Osasco Centro, Cep 06013-006. 1. Identificação 1.1. A Escola O Colégio Seta tem sede em Osasco, São Paulo à Rua Antonio Agú, 361 Centro Cep 06013-006, Tel/Fax 3681-9695, CNPJ 48.890.693.0001-61, inscrito na DEO sob o número 130928.

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS: CENTRAL E INFANTIL

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS: CENTRAL E INFANTIL REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS: CENTRAL E INFANTIL DA NATUREZA Art. 1º - A Biblioteca do Colégio Catarinense, apresentando características inovadoras, alicerçada no conhecimento e na qualidade na prestação

Leia mais

REGULAMENTO FINANCEIRO DA FITO

REGULAMENTO FINANCEIRO DA FITO REGULAMENTO FINANCEIRO DA FITO DOS CONTRATANTES Art. 1º - Pela matrícula, a Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, doravante denominada FITO e o Aluno e/ou Responsável Financeiro estabelecem recíprocos

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA FACULDADE SÃO CAMILO-MG

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA FACULDADE SÃO CAMILO-MG 1 REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA FACULDADE SÃO CAMILO-MG CAPÍTULO I Disposição preliminares Art 1º A Biblioteca da Faculdade São Camilo-MG tem por objetivo geral apoiar as atividades de ensino-aprendizagem

Leia mais

O regime adotado pela Faculdade Metodista Granbery é o seriado semestral. A matrícula é feita por períodos e renovada semestralmente.

O regime adotado pela Faculdade Metodista Granbery é o seriado semestral. A matrícula é feita por períodos e renovada semestralmente. INFORMAÇÕES ACADÊMICAS BÁSICAS 1. CURRÍCULO Para cada curso de graduação é organizado um currículo. O currículo abrange uma sequência de disciplinas/módulos hierarquizados(as) por períodos letivos, cuja

Leia mais

Educa Mais Brasil REGULAMENTO

Educa Mais Brasil REGULAMENTO Educa Mais Brasil REGULAMENTO 2015 Regulamento do Programa EDUCA MAIS BRASIL I DO PROGRAMA Art. 1.º - O Programa EDUCA MAIS BRASIL é um programa de INCLUSÃO EDUCACIONAL e tem por objetivos: I estimular

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS DO ARAGUAIA - FACISA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS DO ARAGUAIA - FACISA REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS DO ARAGUAIA - FACISA I - DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º Este Regulamento estabelece

Leia mais

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ENSINO FUNDAMENTAL 6º ANO AO 9º ANO 2º SEMESTRE DE 2014 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Bom trabalho a todos! Mantenedores

APRESENTAÇÃO. Bom trabalho a todos! Mantenedores APRESENTAÇÃO Os tempos modernos conduzem-nos a novos contextos e a sociedade brasileira, de maneira justa, cobra-nos ações que venham ao encontro de um cenário que requer um repensar sobre as possibilidades

Leia mais

Colégio São Paulo. Agenda do aluno do 8º Ano do Ensino Fundamental II. Amar a Deus, só amando ao Próximo.

Colégio São Paulo. Agenda do aluno do 8º Ano do Ensino Fundamental II. Amar a Deus, só amando ao Próximo. 1 Colégio São Paulo Agenda do aluno do 8º Ano do Ensino Fundamental II Amar a Deus, só amando ao Próximo. Precisamos ser uma equipe em que cada um de nós possa ser para o outro luz e fogo. Santo Antônio

Leia mais

Manual de uso e Regras da Biblioteca

Manual de uso e Regras da Biblioteca Manual de uso e Regras da Biblioteca A Biblioteca é parte integrante do processo educativo da ETEC Dr. Emílio Hernandes Aguilar, de forma a alcançar o desenvolvimento das competências de informação, ensino,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Administração é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE RESOLUÇÃO CONSUN Nº 009/2012

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE RESOLUÇÃO CONSUN Nº 009/2012 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE RESOLUÇÃO CONSUN Nº 009/2012 Regulamenta o Programa de Monitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Alterada pela

Leia mais

FIS FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA BACHAREL EM GEOGRAFIA

FIS FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA BACHAREL EM GEOGRAFIA FIS FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA BACHAREL EM GEOGRAFIA Regulamento de uso para o Laboratório de Geografia Regulamento obrigatório para o uso do laboratório

Leia mais

Regulamenta o Programa de Estágio de Estudantes na Câmara Municipal de São Paulo.

Regulamenta o Programa de Estágio de Estudantes na Câmara Municipal de São Paulo. ATO 994/07 Regulamenta o Programa de Estágio de Estudantes na Câmara Municipal de São Paulo. Considerando a Lei Federal nº 6.494, de 07/12/1977, que dispõe sobre o estágio de estudantes de ensino superior,

Leia mais

Colégio Hugo Sarmento

Colégio Hugo Sarmento TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA CAPÍTULO ÚNICO Artigo 1º O COLÉGIO HUGO SARMENTO, com sede à R. Dom Rosalvo, nº 131, Jardim Jacarandás, CEP 05442-030, São Paulo, SP, CGC 61.046.041/0002-94, mantido

Leia mais

A Coordenação de Estágios informa:

A Coordenação de Estágios informa: A Coordenação de Estágios informa: I Informações gerais e Dúvidas frequentes sobre o Estágio: Tudo que você precisa saber sobre a nova lei de estágio 1. O que é o estágio? A Lei nº 11.788, de 25 de setembro

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS PARA A ESCOLA DE AGRÁRIAS 2015/02

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS PARA A ESCOLA DE AGRÁRIAS 2015/02 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS PARA A ESCOLA DE AGRÁRIAS 2015/02 A Direção Geral da Faculdade Católica do Tocantins, no uso de suas atribuições faz saber

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS Artigo 1º - Visita técnica é atividade complementar dos componentes curriculares dos cursos

Leia mais

Orientações 2012 1. HORÁRIO DE INÍCIO E TÉRMINO DAS AULAS

Orientações 2012 1. HORÁRIO DE INÍCIO E TÉRMINO DAS AULAS COLÉGIO CAETANO CAPRÍCIO Rua Manoel Valim, 639 - Vila Aparecida CEP 14401-255 Franca /SP Telefone: (16) 3724-2999 www.caetanocapricio.com.br caetanocapricio@caetanocapricio.com.br Orientações 2012 Nossa

Leia mais

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS JUNHO/2011 CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. Os cursos de Pós Graduação Lato Sensu da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO Aprova o Regulamento de Estágio do Curso de Turismo da Universidade Estadual do Centro- Oeste, UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO:

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO RIBEIRÃO PRETO 2013 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Aluno: RA: Ano/semestre: Período letivo: 2 SUMÁRIO ORIENTAÇÕES

Leia mais

DIRETRIZES GERAIS PARA OS PROFESSORES DA FAMA 2 SEMESTRE DE 2015

DIRETRIZES GERAIS PARA OS PROFESSORES DA FAMA 2 SEMESTRE DE 2015 DIRETRIZES GERAIS PARA OS PROFESSORES DA FAMA 2 SEMESTRE DE 2015 1. Os professores devem possuir o Manual do Professor, Calendário Acadêmico e as Diretrizes Gerais. A falta de algum destes instrumentos

Leia mais

REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO

REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO Res. CONSUN nº 49/03, 10/12/03 Art. 1 o O presente documento objetiva fornecer as orientações

Leia mais

A O S P A I S C O O L É G G I I O

A O S P A I S C O O L É G G I I O PROGRAMAÇÃO 2015 FUNDAMENTA L I ED. INFANTIL D A D O S P E S S O A I S CEP: 01 A O S P A I S Entender a criança no seu todo, repeitando suas necessidades e tendo o cuidado de inserir a educação de forma

Leia mais

CRUZ AZUL DE SÃO PAULO

CRUZ AZUL DE SÃO PAULO 1. TABELA DE SERVIÇOS INSTRUÇÕES DA ESCOLA PERMANÊNCIA (pós-horário) (1) R$ 27,40 LANCHE DIÁRIO avulso (2) R$ 4,40 ALMOÇO DIÁRIO avulso (2) R$ 7,70 CONTRATO DE REFEIÇÃO MENSAL ALMOÇO (2) R$ 161,00 CONTRATO

Leia mais

INSTITUTO NOSSA SENHORA DA PIEDADE UNIDADE JACAREPAGUÁ EDITAL DE SONDAGEM PARA INGRESSO - DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO 1º ANO DO ENS. Fundamental - 2015

INSTITUTO NOSSA SENHORA DA PIEDADE UNIDADE JACAREPAGUÁ EDITAL DE SONDAGEM PARA INGRESSO - DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO 1º ANO DO ENS. Fundamental - 2015 2 EDITAL DA SONDAGEM PARA INGRESSO NO INSTITUTO NOSSA SENHORA DA PIEDADE O Instituto Nossa Senhora da Piedade é uma escola acolhedora e atualizada, cuja preocupação é preparar seus alunos para o futuro.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL Regulamento Específico do Curso de Especialização em Gestão e Tecnologia de Produção de Edifícios - CEGT CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE ENFERMAGEM

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE ENFERMAGEM REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE ENFERMAGEM CAPÍTULO I Do Conceito, dos Princípios, das Finalidades e dos Objetivos Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso TCC, define-se

Leia mais

Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS

Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS Versão 1.0 2015 I. Introdução Consistirá o estágio em um período de trabalho, realizado pelo aluno, sob o controle de uma autoridade docente, em um estabelecimento

Leia mais

ser tratado com respeito, atenção e urbanidade pelos diretores, professores, funcionários do Amplo e colegas;

ser tratado com respeito, atenção e urbanidade pelos diretores, professores, funcionários do Amplo e colegas; TERCEIRÃO 2016 DIREITOS DO ALUNO São direitos do aluno matriculado no Colégio Amplo, além dos previstos no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e em outros tópicos deste manual: ser tratado com

Leia mais