PLANO TURÍSTICO DO MUSEU DO HOMEM DO NORDESTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO TURÍSTICO DO MUSEU DO HOMEM DO NORDESTE"

Transcrição

1 PLANO TURÍSTICO DO MUSEU DO HOMEM DO NORDESTE Célia Regina M. R. Guimarães, turismóloga Maria das Neves A. L. Suassuna, turismóloga Silvana Barbosa Lira de Araújo, socióloga Museu do Homem do Nordeste Diretoria de Documentação Fundação Joaquim Nabuco O Museu do Homem do Nordeste-MUHNE é um departamento da Diretoria de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco-Fundaj, vinculada ao Ministério da Educação. Localizado em Recife, Pernambuco, na região Nordeste do Brasil, tem como missão produzir, acumular e difundir conhecimentos; resgatar e preservar a memória e promover atividades científicas e culturais, visando à compreensão e o desenvolvimento da sociedade do Nordeste do país. Criado em 1979 a partir da reunião de três diferentes Museus - Museu de Antropologia, Museu de Arte Popular e Museu do Açúcar, o seu acervo é composto por tipologias diversificadas: arte popular, numismática, mobiliário de época, transportes locomotivos, plumária, arte indígena, arqueologia, indumentária, tapeçaria, imagens sacras, entre outros. Motivada e instada a modernizar o circuito museológico do Museu do Homem do Nordeste, a Fundação Joaquim Nabuco deu início a revitalização da exposição de longa duração do Museu em 2003, a partir de obras estruturais realizadas com recursos próprios e da Financiadora de Estudos e Projetos- FINEP. Durante esse processo de reestruturação física, iniciou-se um estudo de revitalização da exposição, concluindo-se não ser possível devolver à sociedade o Museu com a mesma montagem: suportes museográficos ultrapassados, carência de textos de autores contemporâneos, períodos históricos não representados, estagnação do Homem do Nordeste do Brasil, tanto do ponto de vista geográfico, quanto cultural. Era imperioso

2 um projeto de revitalização da exposição, que contemplasse estudos e pesquisas histórico-antropológicas, projetos luminotécnicos, de design, museológico, museográfico, audiovisuais, além de uma política de aquisição de novos acervos. Era necessário ainda conceitualizar e contextualizar a exposição dentro da visão mais atualizada que se propõe passar desse homem do Nordeste: qual a base econômica de sua formação? Que outras economias, além do açúcar, tiveram influência na região? Qual a participação do sertão em nossa formação geo-econômica e sócio-cultural? Quais as lutas, resistências, crenças e culturas? Qual a identidade desse Nordeste hoje? Resultou desse estudo o projeto museológico da exposição de longa duração do Museu do Homem do Nordeste que, em sua nova concepção, passa a se intitular NORDESTE: TERRITÓRIOS PLURAIS, CULTURAIS E DIREITOS COLETIVOS que, no momento, se encontra em processo de montagem e será devolvida à sociedade no próximo dia 17 de dezembro. Museu histórico-antropológico desenvolve vários projetos e atividades permanentes focadas na educação patrimonial, na manutenção e difusão das manifestações culturais da região, na geração de renda e empreendedorismo de jovens carentes, através da capacitação na área de artesanato. Essas atividades não pararam ao longo desses últimos cinco anos, quando da reforma estrutural do Museu. Muito pelo contrário, o Museu continuou vivo, pulsando, com os seus projetos sócio-educativos e culturais se fortalecendo. O Turismo Cultural é um segmento que tem por objetivo o conhecimento dos monumentos e sítios histórico-artísticos (OMT 2007). Por sua vez a UNESCO recomenda um incremento de projetos turísticos sobre o patrimônio cultural, que além de proteger os monumentos, valorize as comunidades onde se localizam. O avanço da globalização trouxe conseqüências negativas para a Cultura e o Turismo como a homogeneização turística, descaracterização cultural, vulgarização das manifestações tradicionais, destruição do patrimônio histórico e massificação da cultura.

3 Estes pontos, quando direcionados aos costumes e às culturas, trazem resultados preocupantes, face à atividade turística que, para dar conta dos benefícios do Turismo Cultural, necessita da acolhida das Instituições Culturais e Museológicas para sua sustentabilidade. A Museologia e o Turismo podem e devem trabalhar de forma conjunta, agindo como ferramenta na integração cultural dos indivíduos, contribuindo para uma composição benéfica para os dois lados e para a cultura de modo geral. Os museus constituem fontes preciosas para o incentivo do Turismo Cultural, caracterizado por uma maior permanência e contato com a comunidade, cuja principal motivação é, de acordo com Andrade, os encontros artísticos, científicos, de formação e de informação. Faz-se cada vez mais necessário a elaboração de projetos e ações voltadas para o incremento do setor, buscando convênios e parcerias com órgãos públicos e privados de modo a vencer o desafio que é a integração do Turismo com Museus. Sabendo-se que algumas das características do turismo cultural é a valorização e revitalização do patrimônio e das tradições culturais, bem como dos bens materiais e imateriais da comunidade, o Museu desenvolve desde 1997 um trabalho voltado para o Turismo Cultural. Inicialmente chamado de Pacote Cultural, o projeto foi pensado como instrumento de difusão da imagem do Museu e da Fundação como um todo. Foram criados Circuitos de visitação com o intuito de fazer com que o Museu e os diversos setores da Fundação de forma integrada divulgassem seus conteúdos, despertando nos funcionários e público em geral o interesse em conhecer seus diversos acervos. Os Circuitos de visitação oferecidos ao público incluíam visitas ao Museu e a outros setores da Fundaj, como Laboratório de Restauração, Cinemateca, Fonoteca, Iconografia e, posteriormente, ao Engenho Massangana, também pertencente a Fundaj monumento histórico, do ciclo do açúcar, onde o abolicionista Joaquim Nabuco passou os primeiros anos de sua infância.

4 Numa segunda fase, o Pacote Cultural incluiu no Circuito espaços que abordavam a religiosidade e o folclore, fazendo com que os visitantes pudessem conhecer outros espaços de cultura, contextualizando as informações adquiridas através das exposições do Museu. Neste caso, eram visitados o Sítio de Pai Adão, tomando contato com a religião afro-brasileira; e o Espaço Lumiara Zumbi, onde acontecem apresentações das manifestações culturais, como maracatu, bumba-meu-boi, mamulengos, bandas-depífanos. O Projeto também capacitou estudantes universitários das áreas de Turismo e História para serem multiplicadores das ações desenvolvidas, disponibilizando, inclusive, vários setores da Diretoria de Documentação para dar continuidade aos seus estudos. Ainda dentro da capacitação, fizemos um trabalho de divulgação com a criação de um Circuito voltado para recepcionistas de hotéis, agências de turismo e taxistas, onde a visitação incluía a Fundação Gilberto Freyre, Oficina Cerâmica Francisco Brennand, além do Museu. Tivemos, ainda, o Circuito entre Museus, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, que disponibilizava ônibus saindo de três shoppings do Recife e Olinda para visitar os museus da cidade, oferecendo seis tipos de roteiros diferentes. Esta atividade aconteceu de 2002 a 2006, com a participação inicialmente de 25 instituições e, quando da realização do último Circuito em 2006, já tínhamos 47 instituições sendo visitadas e 10 roteiros diferentes. Para a realização desses Circuitos, contamos com a valorosa parceria dos Shoppings envolvidos, que disponibilizavam espaços para pequenas mostras do que seria encontrado em cada Museu, e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, que cedia ônibus para condução dos visitantes. Outra experiência aconteceu durante o Festival das Culturas Populares, realizado pelo Museu anualmente. Em 2005 o Mercado de São José o mercado público mais tradicional da cidade do Recife - fez 130 anos e foi tema do Festival. Durante os quatro dias do evento disponibilizamos ônibus para levar os visitantes do Museu ao Mercado e trazer os funcionários e donos de boxes do Mercado para vivenciar o Museu.

5 Observamos que a iniciativa foi satisfatória para os estudantes, mas não houve uma resposta positiva quanto à comunidade local. Percebemos que eles não tinham identidade com o Museu. Com o propósito de dar continuidade às ações desenvolvidas no Museu do Homem do Nordeste voltadas para o Turismo Cultural, é que instituímos em 2008 o Plano Turístico do Museu do Homem do Nordeste, visando gerar mecanismos que garantam a identificação e preservação dos bens culturais localizados no Pólo Noroeste da cidade e no entorno do Museu. O Plano Turístico se propõe a buscar soluções e desenvolver ações que promovam o incentivo e divulgação do Turismo Cultural na região da cidade onde está localizado - Recife, Pernambuco - através da criação de um mapa turístico e de acessibilidade à região Noroeste da cidade, mapeando todas as Instituições museais e de cultura envolvidas; e do lançamento de um ingresso unificado, chamado Cartão Inter- Museus, válido entre três a cinco dias, permitindo visita aos Museus que compõem o Pólo Noroeste, a serem comercializados nos boxes de informações turísticas, aeroporto, rodoviária, terminal marítimo e nos próprios Museus envolvidos, fortalecendo a cultura patrimonial da região. O objetivo estratégico deste Plano é, com esta experiência piloto, expandir suas ações nas diversas regiões do município, a partir de parcerias com os órgãos municipais, estaduais e federais de cultura e turismo. Como primeiro passo rumo a uma política pública, em 2008 o Museu do Homem do Nordeste foi selecionado para integrar o grupo dos sete museus brasileiros que fazem parte do Programa de Qualificação de Museus para o Turismo, dos Ministérios da Cultura e do Turismo. Através deste Programa o Museu receberá incentivo de mais de R$ 200 mil para investir na melhor qualificação para atendimento ao turista: aquisição de equipamentos, impressão de material educativo, confecção de produtos para venda na loja do museu, aparelhamento para recepção de portadores de necessidades especiais, tradução dos textos para Braille e línguas estrangeiras, treinamento de pessoal para atendimento qualificado. Com este

6 incentivo o Museu trabalhará todo o exercício de 2009 voltado para a acessibilidade e melhor atendimento de seus usuários. O Projeto tem duas linhas de atuação: 1ª LINHA - Turismo Cultural no Pólo Noroeste do Recife que, entre outras ações, visa a qualificação do Museu do Homem do Nordeste para o atendimento ao turista, com a criação do Centro de Informações de Cultura-Turismo e o desenvolvimento de um trabalho de Turismo Cultural envolvendo os Museus e Instituições da região, através de ações integradas com a sociedade, em busca da ampliação da oferta turística. Este trabalho será desenvolvido em parceria com outras instituições culturais que compõem o Pólo Noroeste, com a Prefeitura da Cidade do Recife, Empresa Pernambucana de Turismo - EMPETUR, Secretaria de Turismo - SETUR e Recife Convention & Visitors Bureau. Com a implantação de uma Rede de Colaboração formada pelos parceiros, fortaleceremos a educação patrimonial da região. Esta etapa consistirá do mapeamento das instituições, dos postos de serviço, pousadas, hotéis, bares e restaurantes, shoppings, lojas de artesanato, casas noturnas que ofereçam espetáculos regionais, cinemas, teatros, serviço de transportes, todos os atrativos e necessidades de um turista para que ele se hospede nos bairros da região. Para tanto, estamos selecionando estudantes de História e Turismo para, no início de 2009, proceder todo levantamento que, será compilado em publicação para distribuição em hotéis, centros de informações turísticas e museus. Registramos, aqui, que não se trata de uma agenda cultural e sim de um guia informativo apenas da região noroeste da cidade. Quando se pensa em visitar o Recife, o turista visualiza as praias e bares da zona Sul da cidade, muitas vezes perdendo a oportunidade de conhecer outros aparelhos culturais por pura falta de informação. Por outro lado, os moradores do Pólo Noroeste da cidade ainda não têm o sentimento de pertencimento, de apropriação do patrimônio cultural em seu entorno. Muitos moradores do bairro onde está localizado o Museu nunca

7 visitaram o circuito. O apelo das praias é muito maior quando a família decide fazer lazer nos finais de semana. Podemos apontar vários fatores para que isso ocorra: o valor dos ingressos é muito alto; existe a falta de divulgação dos aparelhos culturais; o transporte é de baixa qualidade, dificultando a visita às exposições e aos ambientes destinados à cultura. Este Plano Turístico vem minimizar os problemas detectados na referida região, através do desenvolvimento de estratégias que possam difundir os atrativos existentes, ampliar a estadia do turista na nossa cidade e sensibilizar a população a usufruir o potencial existente promovendo oportunidades de lazer e ampliação do conhecimento. 2ª LINHA - Desenvolver um trabalho de Turismo Cultural junto à comunidade do Morro da Conceição, localizado no entorno do Museu, visando levantar as potencialidades turísticas da comunidade, inserindo-a na agenda cultural da região noroeste. O bairro selecionado é onde acontece a maior festa religiosa da cidade, que acontece no dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, feriado municipal da cidade. Conforme o censo do IBGE/2000 a comunidade possui uma população de habitantes. Seu nome atual data de 1904, quando chegou à imagem de Nossa Senhora da Conceição de Portugal, em comemoração ao cinqüentenário do dogma da Imaculada Conceição. Em 8 de dezembro de 1904, com a inauguração do monumento, houve uma grande demanda de fiéis e, a partir desta data, passou a ser um local de romarias e pagamento de promessas. Além do potencial religioso, encontramos grupos de arte e cultura, como o Grupo Cultural Crescendo no Morro e a Escola de Samba Galeria do Ritmo. Também há grupos de folguedos populares e restaurantes com excelente gastronomia regional. Outro ponto de relevância a ser destacado é o potencial para comércio de artigos religiosos voltados à peregrinação dos fiéis em devoção à santa, despertando um maior interesse nos espaços do entorno, tanto para a devoção como para o lado não religioso.

8 No desejo de se trabalhar sustentavelmente com a Cultura, buscamos inserir no cotidiano do Museu a expansão das suas ações. Mostrando a importância de um trabalho conjunto entre áreas de Museu, Cultura e Turismo para a continuidade da preservação e conservação da memória. A nossa perspectiva de duração deste projeto é de aproximadamente três anos, para tanto, contamos com a ampliação da equipe, contratando profissionais especializados na área e abrindo vagas novas para estágios curriculares. Os Museus possuem um grande potencial de atração turística, podendo constituir-se como contribuintes válidos e parceiros no desenvolvimento do Turismo Cultural em comunidades. O Turismo quando bem planejado pode contribuir de forma positiva para melhoria da realidade cultural, social e econômica da população local. Além disso, auxilia na captação de novos públicos, no incremento de novos projetos museológicos e pode cooperar para a fixação da identidade social, estimulando nas comunidades o sentimento de apropriação do patrimônio. As instituições museológicas devem fornecer um diálogo interdisciplinar, sobretudo porque têm um papel importante em relação ao desenvolvimento sustentável do Turismo Cultural na dimensão da conservação. Um de seus objetivos consiste em minimizar os impactos negativos do Turismo sobre o Patrimônio Cultural da comunidade receptora. O nosso papel nesse processo é garantir que a população não só se aproprie, mas passe a valorizar sua comunidade, buscando o entendimento do meio em que vive conservando o patrimônio e evidenciando uma maior compreensão das questões relacionadas com a sua cultura. Na fase inicial realizamos um diagnóstico para estabelecer as necessidades, interesses e aspirações da população. Para isso contamos com a colaboração de três pesquisadoras, estudantes de história e turismo. Reuniões, mesas redondas, questionários, mini-cursos e visitas à comunidade do Morro da Conceição estão sendo realizadas para facilitar o envolvimento e a participação da mesma. Por outro lado, além de desenvolver o

9 Turismo no local temos que levar em consideração a proteção da privacidade dos seus moradores. Outra questão importante que vem sendo estudada é em relação de como os residentes podem ter um papel ativo na gestão e operação do Turismo Cultural, a fim de reduzir os impactos negativos. Para isso criamos um Comitê Gestor, a fim de que os membros possam dar continuidade aos trabalhos que vem sendo implantados. Após a seleção dos membros gestores, passamos a ministrar mini-cursos com a participação de estudantes e pesquisadoras envolvidas no processo, estagiários do Museu e o Museólogo da Instituição. Estes mini-cursos abordam os seguintes temas: Noções de Patrimônio, Educação Patrimonial, Inventário Turístico, Preservação da Memória, Noções de Turismo e Meio Ambiente. Visitas Técnicas foram realizadas à comunidade onde, de fato, fomos percebendo a realidade do local. Os moradores demonstraram curiosidade e interesse no nosso trabalho e vem participando das reuniões de sensibilização. A princípio eles viam o Museu como órgão de elite e de difícil acesso, são poucos os que já o visitaram. Daí observamos a importância de levar os residentes para conhecerem o Museu do Homem do Nordeste Fundação Joaquim Nabuco. Nosso objetivo é realizar uma integração entre Museu e Comunidade, fazendo com que a Instituição sirva de instrumento de difusão do conhecimento, disponibilizando a sua potencialidade. É importante que a localidade tenha acesso á educação patrimonial, no sentido de gerar uma identidade cultural, levando a valorização e preservação os bens que estão a sua volta. Os moradores do Morro da Conceição estão inseridos diretamente no processo desse Plano, com entrevistas e pesquisas, levantando os potenciais Histórico, Cultural e Turístico para a implantação de um Centro de Informação Cultura Turismo, como também uma classificação sobre os eventos e acontecimentos existentes, para a elaboração de um calendário a ser divulgado junto aos moradores, visitantes e trade

10 turístico. Em uma etapa posterior, buscaremos construir um acervo fotográfico e oral do Morro da Conceição para recuperar a memória do bairro. Esse acervo produzido auxiliará na construção de um espaço para exposições onde teremos uma mostra do crescimento e potencialidades do bairro. A principal função dos Museus é a conservação e a preservação do Patrimônio Cultural e da sua autenticidade, no entanto, é importante que os Museus estejam abertos para a diversidade Cultural, para sua própria sustentabilidade e também da sociedade. A integração do Turismo através dos Museus na realidade atual vem sendo um desafio, sem dúvida é urgente que os mesmos reconheçam o seu papel. Pretendemos com esse trabalho difundir a atuação do Museu do Homem do Nordeste, envolvendo vários departamentos da Fundação Joaquim Nabuco através do desenvolvimento social, sensibilizando outras Instituições Culturais do Pólo Noroeste a abraçar as comunidades que as envolvem. Referêncial Teórico ANDRADE, José Vicente, Fundamentos e Dimensões do Turismo, Belo Horizonte. Editora Ática, 8 ed, DE CASTRO, Ana Lúcia Siaines. Museu e Turismo: uma relação delicada. VIII ENANCIB Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Outubro Salvador - BA. GONÇALVES, Alexandra Rodrigues. O desenvolvimento sustentado da relação entre os museus e o turista. Disponível em: em: maio PÉREZ, Xerardo Pereiro. Turismo Cultural: Leitura da Antropologia. UTAD. Portugal

11 PIPPI, Gladis. Turismo e Patrimônio Cultural nas Missões Jesuíticas do RGS. 1º Encontro Nacional de Turismo e Patrimônio Cultural. Pelotas SANTOS, Rafael José dos. Turismo e Patrimônio Cultural: uma trama complexa. 1º Encontro Nacional de Turismo e Patrimônio Cultural. Pelotas THEOBALDO, William F. Turismo Global. Senac. São Paulo VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Turismo e Museus. Coleção ABC do turismo. São Paulo CODEPE FIDEM: BANDUCCI, Álvaro e BARRETO, Margarida. Turismo e identidade local.

ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS MORADORES DE SÃO VICENTE SOBRE A CASA MARTIM AFONSO EDRIA ESTEVES FREIRE 1

ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS MORADORES DE SÃO VICENTE SOBRE A CASA MARTIM AFONSO EDRIA ESTEVES FREIRE 1 Revista Ceciliana. Maio de 2012. Número Especial: Patrimônio Cultural Memória e Preservação. - Universidade Santa Cecília Disponível online em http://www.unisanta.br/revistaceciliana ANÁLISE DO CONHECIMENTO

Leia mais

Diretriz 1. Criar e desenvolver um Censo Geral da Cultura

Diretriz 1. Criar e desenvolver um Censo Geral da Cultura Diretriz 1. Criar e desenvolver um Censo Geral da Cultura Meta 1.1 Levantar e catalogar anualmente, dados e informações acerca da diversidade cultural, do município de Paranaguá; identificar a vocação

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A educação profissional no Brasil já assumiu diferentes funções no decorrer de toda a história educacional brasileira. Até a promulgação da atual LDBEN, a educação profissional

Leia mais

ANEXO II PLANO DE TRABALHO

ANEXO II PLANO DE TRABALHO ANEXO II PLANO DE TRABALHO Objetivo: Inaugurado em 14 de março de 1877, o Centro Cultural José Bonifácio foi o primeiro colégio público da América Latina. Construído por ordem de D. Pedro II para a educação

Leia mais

ECONOMIA DA CULTURA. Paula Porta Assessora especial do Ministro da Cultura e Coordenadora do Prodec MINISTÉRIO DA CULTURA

ECONOMIA DA CULTURA. Paula Porta Assessora especial do Ministro da Cultura e Coordenadora do Prodec MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA CULTURA ECONOMIA DA CULTURA UM SETOR ESTRATÉGICO PARA O PAÍS Paula Porta Assessora especial do Ministro da Cultura e Coordenadora do Prodec A produção, a circulação e o consumo de bens e

Leia mais

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE UMA POLÍTICA DE INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL EM PORTUGAL E POTENCIAÇÃO DOS SEUS RESULTADOS 0. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Leia mais

Conceitos básicos: Cuidar, Inovar e Avançar

Conceitos básicos: Cuidar, Inovar e Avançar PROGRAMA DE GOVERNO PAULO ALEXANDRE BARBOSA Conceitos básicos: Cuidar, Inovar e Avançar O programa de governo do candidato Paulo Alexandre Barbosa está baeado em três palavras-conceito: cuidar, inovar

Leia mais

INICIATIVAS PREMIADAS

INICIATIVAS PREMIADAS INICIATIVAS PREMIADAS Gestão Pública 1º LUGAR Programa de Valorização das Culturas Regionais: Cultura em Movimento Secretaria da Cultura do Estado do Ceará 184 municípios (CE) A iniciativa surgiu em 2003

Leia mais

EIXO I GESTÃO CULTURAL DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

EIXO I GESTÃO CULTURAL DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ Comissão de Elaboração do Plano Municipal de Cultura: Anderson Beluzzo, Celso Peixoto, Dagma Castro, Elias Alcides Luciano, Guilhermina Stuker, João Alexandre

Leia mais

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 INTRODUÇÃO A Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro

Leia mais

TURISMO NO SUL DE MINAS: UMA ANÁLISE SOBRE O MUNICÍPIO DE FAMA (MG)

TURISMO NO SUL DE MINAS: UMA ANÁLISE SOBRE O MUNICÍPIO DE FAMA (MG) TURISMO NO SUL DE MINAS: UMA ANÁLISE SOBRE O MUNICÍPIO DE FAMA (MG) SÉRGIO HENRIQUE DE CAMPOS ESPORTE 1 e ANA RUTE DO VALE 2 sergio_h13@hotmail.com, ana.vale@unifal-md.edu.br 1 Bolsista de iniciação científica

Leia mais

JOVEM ÍNDIO E JOVEM AFRODESCENDENTE/JOVEM CIGANO E OUTRAS ETNIAS OBJETIVOS E METAS

JOVEM ÍNDIO E JOVEM AFRODESCENDENTE/JOVEM CIGANO E OUTRAS ETNIAS OBJETIVOS E METAS JOVEM ÍNDIO E JOVEM AFRODESCENDENTE/JOVEM CIGANO E OUTRAS ETNIAS OBJETIVOS E METAS 1. Assegurar com políticas públicas e programas de financiamento o direito dos jovens índios, afrodescendentes, camponeses

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau

Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau Fundação Getulio Vargas, Abril de 2011 REGIÃO PODE TER LEGADO COMPATÍVEL COM DESENVOLVIMENTO INOVADOR E SUSTENTÁVEL Deixar um legado

Leia mais

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1 Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e à sua agenda de trabalho expressa nos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial 1. Considerando que a promoção da igualdade

Leia mais

CULTURA OBJETIVOS E METAS

CULTURA OBJETIVOS E METAS CULTURA OBJETIVOS E METAS 1. Garantir a participação juvenil na elaboração das políticas públicas na área de cultura com a participação de mais entidades e partidos políticos, via projetos e via mobilização

Leia mais

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO Ações de Inclusão Social e de Combate à Pobreza Modelo Próprio de Desenvolvimento Infra-estrutura para o Desenvolvimento Descentralizado Transparência na Gestão

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA Introdução O Plano Setorial da Superintendência da Leitura e do Conhecimento do Estado do Rio de Janeiro é fruto

Leia mais

III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL.

III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. DOCUMENTO BASE: 1 - A comissão organizadora propõe aos delegados das pré conferências a aprovação das seguintes propostas de políticas e ações

Leia mais

PROJETO - CONHECENDO A HISTÓRIA E O PATRIMÔNIO DO MEU MUNICÍPIO CHUÍ/RS-BRASIL

PROJETO - CONHECENDO A HISTÓRIA E O PATRIMÔNIO DO MEU MUNICÍPIO CHUÍ/RS-BRASIL PROJETO - CONHECENDO A HISTÓRIA E O PATRIMÔNIO DO MEU MUNICÍPIO CHUÍ/RS-BRASIL Caroline Vergara Fuhrmann Eliane Candido da Silva Lucimari Acosta Pereira RESUMO: O presente trabalho traz resultados do desenvolvimento

Leia mais

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura PLANO ESTADUAL DA CULTURA Matriz Situacional da Cultura Fórum de Planejamento Regional Cidade Sede: Aranranguá 29 e 30 de agosto de 2012 Priorização de Diretrizes e Ações Objetivo: Discussão da proposta

Leia mais

Fundação Seade. www.seade.gov.br

Fundação Seade. www.seade.gov.br Julho de 00 N o 9 Parceria Seade-Agemcamp para gerenciamento dos portais na Internet Portais web para divulgação institucional, atração de investimentos e promoção da cultura e do turismo de negócios na

Leia mais

PLANO NACIONAL DE DANÇA

PLANO NACIONAL DE DANÇA PLANO NACIONAL DE DANÇA I APRESENTAÇÃO II - DIRETRIZES E AÇÕES II HISTÓRICO DO SETOR NO PAÍS III DIAGNOSE DE POTENCIAL E PONTOS CRÍTICOS DO SETOR IV DADOS DO SETOR PARA O SISTEMA DE INFORMAÇÕES E INDICADORES

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES Niterói RJ: ANINTER-SH/ PPGSD-UFF, 03 a 06 de Setembro de 2012, ISSN 2316-266X

CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES Niterói RJ: ANINTER-SH/ PPGSD-UFF, 03 a 06 de Setembro de 2012, ISSN 2316-266X CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES Niterói RJ: ANINTER-SH/ PPGSD-UFF, 03 a 06 de Setembro de 2012, ISSN 2316-266X SUGESTÃO DE METODOLOGIA PARA INVENTÁRIO DE PATRIMÔNIO CULTURAL

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

Com relação aos Compromissos Nacionais

Com relação aos Compromissos Nacionais Plano de Ação México Com relação aos Compromissos Nacionais 1. Nos último anos, o Ministério da Cultura do Brasil (MinC) vem debatendo com especial ênfase o impacto econômico propiciado pela música na

Leia mais

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura PLANO ESTADUAL DA CULTURA Matriz Situacional da Cultura Fórum de Planejamento Regional Cidade Sede: Tubarão 27 e 28 de agosto de 2012 Priorização de Diretrizes e Ações Objetivo: Discussão da proposta de

Leia mais

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO Entrevista Cláudia Peixoto de Moura Nós da Comunicação tendemos a trabalhar com métodos qualitativos, porque, acredito, muitos pesquisadores desconhecem os procedimentos metodológicos quantitativos ED

Leia mais

Plano de Comunicação: Projeto Tecnologias Sociais Para Empreendimentos Solidários da UNISINOS 1

Plano de Comunicação: Projeto Tecnologias Sociais Para Empreendimentos Solidários da UNISINOS 1 Plano de Comunicação: Projeto Tecnologias Sociais Para Empreendimentos Solidários da UNISINOS 1 Cassandra BRUNETTO 2 Deisi BUENO 3 Marina MARTINS 4 Tatiane FLORES 5 Vera Regina SCHMITZ 6 Universidade do

Leia mais

ELEIÇÃO 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASIL 27 DO BRASIL QUE TEMOS PARA O BRASIL QUE QUEREMOS E PODEMOS DIRETRIZES GERAIS DE GOVERNO

ELEIÇÃO 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASIL 27 DO BRASIL QUE TEMOS PARA O BRASIL QUE QUEREMOS E PODEMOS DIRETRIZES GERAIS DE GOVERNO ELEIÇÃO 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASIL 27 DO BRASIL QUE TEMOS PARA O BRASIL QUE QUEREMOS E PODEMOS DIRETRIZES GERAIS DE GOVERNO CUMPRIR E FAZER CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO 1. Cumprir e fazer cumprir a

Leia mais

É HORA DE INCLUIR O DESENVOLVIMENTO LOCAL NAS PRIORIDADES DO SEU MUNICÍPIO! Especialistas em pequenos negócios

É HORA DE INCLUIR O DESENVOLVIMENTO LOCAL NAS PRIORIDADES DO SEU MUNICÍPIO! Especialistas em pequenos negócios É HORA DE INCLUIR O DESENVOLVIMENTO LOCAL NAS PRIORIDADES DO SEU MUNICÍPIO! Especialistas em pequenos negócios MÃOS À OBRA!!! Prefeito e Prefeita, seguem sugestões de Programas e Ações a serem inseridos

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 RESUMO 1. APRESENTAÇÃO Com a missão de promover ações para o fortalecimento do segmento da construção civil no Espírito Santo,

Leia mais

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014 COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014 Redação do vencido, para o turno suplementar, do Substitutivo do Senado ao Projeto de Lei da Câmara nº 90, de 2013 (nº 757, de 2011, na Casa de origem). A Comissão

Leia mais

Uma alternativa para chegar mais perto dos clientes

Uma alternativa para chegar mais perto dos clientes PREMIO NACIONAL DE QUALIDADE EM SANEAMENTO PNQS 2012 Relatório de Descrição de Prática de Gestão Uma alternativa para chegar mais perto dos clientes Categoria: Inovação da Gestão em Saneamento IGS Setembro

Leia mais

Contexto. Educação para o mundo do trabalho. Por Mozart Neves Ramos - Todos Pela Educação em 01/03/2013

Contexto. Educação para o mundo do trabalho. Por Mozart Neves Ramos - Todos Pela Educação em 01/03/2013 META NACIONAL 11 - Educação Profissional- Triplicar as matrículas da Educação Profissional Técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% da expansão no segmento público. Contexto

Leia mais

PLANO DE TRABALHO Qualificação de Recursos Humanos para o Turismo da Região do Vale do Taquari. Cargo Presidente

PLANO DE TRABALHO Qualificação de Recursos Humanos para o Turismo da Região do Vale do Taquari. Cargo Presidente PLANO DE TRABALHO Qualificação de Recursos Humanos para o Turismo da Região do Vale do Taquari 1 DADOS CADASTRAIS Órgão/Entidade Proponente Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales - AMTURVALES

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

CONCERTOS BANRISUL PARA JUVENTUDE

CONCERTOS BANRISUL PARA JUVENTUDE APRESENTAÇÃO O Banrisul é agente viabilizador de iniciativas comunitárias, valorizando e apoiando atitudes que impactam sobre a qualidade de vida da comunidade gaúcha. Confirmando o seu compromisso histórico

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

Dia da família na escola. 13 de março de 2010

Dia da família na escola. 13 de março de 2010 1 Dia da família na escola 13 de março de 2010 Sugestões de atividades Desde 2009, o Amigos da Escola tem incentivado às escolas participantes do projeto a tornar os dias temáticos em dias da família e

Leia mais

Preparação do país para a Copa do Mundo 2014 e a herança para

Preparação do país para a Copa do Mundo 2014 e a herança para Code-P0 Preparação do país para a Copa do Mundo 2014 e a herança para a engenharia brasileira O Mundial e o Desenvolvimento Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) Manaus, 30 de março de 2012 Code-P1

Leia mais

ENSINO SUPERIOR: PRIORIDADES, METAS, ESTRATÉGIAS E AÇÕES

ENSINO SUPERIOR: PRIORIDADES, METAS, ESTRATÉGIAS E AÇÕES ENSINO SUPERIOR: PRIORIDADES, METAS, ESTRATÉGIAS E AÇÕES Introdução Paulo Speller 1 Nos anos recentes, diversos países vem debatendo a possibilidade de promoverem alterações em seus sistemas de educação

Leia mais

Há 40 anos, dedicamos ao bem mais precisoso: A vida.

Há 40 anos, dedicamos ao bem mais precisoso: A vida. Há 40 anos, dedicamos ao bem mais precisoso: A vida. A cada ano, mais de 600 jovens participam de várias oficinas de formação e produção cultural, nas áreas de literatura, artesanato, teatro, dança, música

Leia mais

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa?

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa? Destaque: Somos, nós mulheres, tradicionalmente responsáveis pelas ações de reprodução da vida no espaço doméstico e a partir da última metade do século passado estamos cada vez mais inseridas diretamente

Leia mais

Sua Casa Nossa Cidade

Sua Casa Nossa Cidade Sua Casa Nossa Cidade omo realizar um projeto urbanístico para comunidades provenientes de áreas de risco, Cde invasões, compatibilizando nessa mudança os sonhos da casa nova. Realizar a mudança de uma

Leia mais

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO MUNICÍPIO DE RESTINGA SÊCA/RS/Brasil

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO MUNICÍPIO DE RESTINGA SÊCA/RS/Brasil EDUCAÇÃO PATRIMONIAL A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO MUNICÍPIO DE RESTINGA SÊCA/RS/Brasil Heliana de Moraes Alves Graduanda em Geografia Bacharelado da Universidade Federal

Leia mais

Governança Solidária Local. Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local

Governança Solidária Local. Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local Governança Solidária Local Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local Fundamentos da Governança Solidária Local Induzir o Desenvolvimento Local Poder Público Criação de ambiente favorável

Leia mais

TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS:

TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS: TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS: Art. 3º - A Escola oferece os seguintes níveis de ensino: I. Educação Infantil: de 0 a 05 anos de idade. Educação Precoce de 0 a 03 anos Educação

Leia mais

FUNDO NACIONAL DE CULTURA. INVESTIMENTOS 2012 (1 a reunião)

FUNDO NACIONAL DE CULTURA. INVESTIMENTOS 2012 (1 a reunião) FUNDO NACIONAL DE CULTURA INVESTIMENTOS 2012 (1 a reunião) SEC Secretaria da Economia Criativa PROJETO CRIATIVA BIRÔ Financia a implantação de 9 dos 16 escritórios de Economia Criativa nas cidades-sede

Leia mais

Políticas de recursos humanos no sistema de saúde brasileiro: estudo avaliativo

Políticas de recursos humanos no sistema de saúde brasileiro: estudo avaliativo Políticas de recursos humanos no sistema de saúde brasileiro: estudo avaliativo Coordenação Geral Dra. Celia Regina Pierantoni, MD, DSc Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva

Leia mais

Fundação Seade. www.seade.gov.br

Fundação Seade. www.seade.gov.br Maio de N o Diminui a migração no Estado de São Paulo A divulgou mais um número do SP Demográfico, o terceiro de. Dessa vez, são apresentadas estimativas inéditas dos saldos migratórios e das taxas de

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA 1. Concepções e diretrizes políticas para áreas; Quando falamos de economia solidária não estamos apenas falando de geração de trabalho e renda através de empreendimentos

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica

CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1 DEGEB Departamento de Desenvolvimento Curricular de Gestão da Educação Básica 2 CEFAF Centro de Ensino dos Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DO FÓRUM PERMANENTE DA PESSOA IDOSA NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS

A CONSTITUIÇÃO DO FÓRUM PERMANENTE DA PESSOA IDOSA NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS 8. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA A CONSTITUIÇÃO DO FÓRUM PERMANENTE DA PESSOA IDOSA NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS Maria Iolanda de Oliveira 1 Rita de

Leia mais

EDITAL FACEPE 14/2008 PROGRAMA DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO - BIA

EDITAL FACEPE 14/2008 PROGRAMA DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO - BIA EDITAL FACEPE 14/2008 PROGRAMA DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO - BIA A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco FACEPE convida as universidades públicas de Pernambuco, federais ou estaduais,

Leia mais

ESPELHO DE EMENDAS DE ACRÉSCIMO À META

ESPELHO DE EMENDAS DE ACRÉSCIMO À META COMISSÃO MISTA DE PLANOS, ORÇAMENTOS E FISCALIZ S À LDO 2005 885 de 2573 ESPELHO DE S DE ACRÉSCIMO À META 35380001 1210 Prevenção de Riscos e Combate às Emergências Ambientais ENFRENTAMENTO DE EMERGENCIAS

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Prefeitura Municipal de Chácara Rua: Heitor Candido, 60 Centro 36.110-000 Chácara Minas Gerais Telefax: (32) 3277-1014 E-mail; pchacara@acessa.com.

Prefeitura Municipal de Chácara Rua: Heitor Candido, 60 Centro 36.110-000 Chácara Minas Gerais Telefax: (32) 3277-1014 E-mail; pchacara@acessa.com. LEI 646 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2005 Dispõe sobre a Política Municipal do Idoso. O Prefeito Municipal de Chácara, MG, faço saber que a Câmara Municipal de Chácara decreta e eu sanciono a seguinte Lei: INSTITUI

Leia mais

Levantamento Qualitativo e Quantitativo

Levantamento Qualitativo e Quantitativo Estabelecer ações conjuntas no sentido de enfrentar os desafios e potencializar as muitas oportunidades existentes para o desenvolvimento do setor artesanal, gerando oportunidades de trabalho e renda,

Leia mais

Bibliotecas comunitárias e espaços públicos de informação

Bibliotecas comunitárias e espaços públicos de informação Bibliotecas comunitárias e espaços públicos de informação Roger de Miranda Guedes Introdução As bibliotecas comunitárias são ambientes físicos criados e mantidos por iniciativa das comunidades civis, geralmente

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA REGIMENTO INTERNO DO MUSEU DE PORTO ALEGRE JOAQUIM JOSÉ FELIZARDO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA REGIMENTO INTERNO DO MUSEU DE PORTO ALEGRE JOAQUIM JOSÉ FELIZARDO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA REGIMENTO INTERNO DO MUSEU DE PORTO ALEGRE JOAQUIM JOSÉ FELIZARDO TÍTULO I DA NATUREZA E MISSÃO Art. 1º. O Museu de Porto Alegre Joaquim

Leia mais

PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE

PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE Marcia Karina Santos Ferreira 1 ; Augusto Fachín Terán 2 ¹Licenciada em Pedagogia. Universidade do Estado do

Leia mais

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS Mônica Abranches 1 No Brasil, no final da década de 70, a reflexão e o debate sobre a Assistência Social reaparecem e surge

Leia mais

PERFIL DOS FABRICANTES DE ESTRUTURAS DE AÇO. Resumo Executivo - Pesquisa

PERFIL DOS FABRICANTES DE ESTRUTURAS DE AÇO. Resumo Executivo - Pesquisa PERFIL DOS FABRICANTES DE ESTRUTURAS DE AÇO Resumo Executivo - Pesquisa 1 Apresentação O CBCA Centro Brasileiro da Construção em Aço, no ano em que completa 10 anos de atividades, e a ABCEM Associação

Leia mais

META NACIONAL 12: elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por

META NACIONAL 12: elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por META NACIONAL 12: elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro)

Leia mais

A APAE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A APAE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA A APAE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - APRESENTAÇÃO 1- COMO SURGIU A IDÉIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? 2- O QUE SIGNIFICA INCLUSÃO ESCOLAR? 3- QUAIS AS LEIS QUE GARANTEM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA? 4- O QUE É UMA ESCOLA

Leia mais

PROGRAMAS E PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO

PROGRAMAS E PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO º PROGRAMAS E S PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO Programa de utilização sustentável dos atrativos turísticos naturais Implementação do Plano de Manejo do Parque do Cantão Garantir

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Grupo Atitude Vila Macedo

Mostra de Projetos 2011. Grupo Atitude Vila Macedo Mostra de Projetos 2011 Grupo Atitude Vila Macedo Mostra Local de: Piraquara Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Centro de Referência

Leia mais

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Page 1 of 6 Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Por Mônica Marzano Fotos: Cris Torres Os 1.129 alunos do Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Vila, em Manguinhos, na Zona Norte,

Leia mais

A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA

A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA Moura (2001) nos traz um desafio preocupante, não só a partir do debate sobre a melhoria estrutural das escolas em comunidades quilombola, da qualificação continuada dos professores,

Leia mais

Relato de Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Educação e Atuação Profissional em Turismo e Hospitalidade.

Relato de Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Educação e Atuação Profissional em Turismo e Hospitalidade. Turismo em Análise, v.20, n.3, dezembro 2009 578 Relato de Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Educação e Atuação Profissional em Turismo e Hospitalidade. Alexandre Panosso Netto 1 Karina Toledo Solha 2 Marcelo

Leia mais

Sessão de Divulgação do Subprograma 3 do PRODER

Sessão de Divulgação do Subprograma 3 do PRODER Sessão de Divulgação do Subprograma 3 do PRODER Vendas Novas 27 de Janeiro de 2012 SUBPROGRAMA 3 - Dinamização das Zonas Rurais 3.1 DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.1.1 Diversificação

Leia mais

Avaliação-Pibid-Metas

Avaliação-Pibid-Metas Bolsista ID: Claines kremer Avaliação-Pibid-Metas A Inserção Este ano o reingresso na escola foi diferente, pois já estávamos inseridas na mesma há praticamente um ano. Fomos bem recepcionadas por toda

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIA

APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIA APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIA Instâncias estaduais da Central Única dos Trabalhadores CUT dos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima, por meio da Escola Sindical Amazônia e Escola Sindical

Leia mais

AUTISMO. Revista Projeto Autismo e a Educação Estruturada. Ano 1 Nº 01 I 2015 P R O J E T O

AUTISMO. Revista Projeto Autismo e a Educação Estruturada. Ano 1 Nº 01 I 2015 P R O J E T O www.ama-ap.org.br projetoautismoeaeducacaoestruturada amaamapa Ano 1 Nº 01 I 2015 Revista Projeto Autismo e a Educação Estruturada Lançamento do Projeto Autismo e a Educação Estruturada P R O J E T O AUTISMO

Leia mais

1. Garantir a educação de qualidade

1. Garantir a educação de qualidade 1 Histórico O Pacto pela Juventude é uma proposição das organizações da sociedade civil, que compõem o Conselho Nacional de Juventude, para que os governos federal, estaduais e municipais se comprometam

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE IRRIGAÇÃO

Leia mais

Questionário do Mapeamento de Residências Artísticas

Questionário do Mapeamento de Residências Artísticas 1 Questionário do Mapeamento de Residências Artísticas Este questionário é dividido em partes. Na medida em que o respondente vai preenchendo cada parte, a seguinte é disponibilizada, neste caso, ele poderá

Leia mais

Valorizar os produtos da terra. Melhorar a vida das nossas aldeias. documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015

Valorizar os produtos da terra. Melhorar a vida das nossas aldeias. documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015 PROGRAMA VISEU RURAL Valorizar os produtos da terra Melhorar a vida das nossas aldeias documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015 CONSELHO ESTRATÉGICO DE VISEU Apresentação. O mundo rural

Leia mais

COMITÊ TÉCNICO DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DIRETOR IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE PATRIMÔNIO CULTURAL IRPH

COMITÊ TÉCNICO DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DIRETOR IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE PATRIMÔNIO CULTURAL IRPH IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE PATRIMÔNIO CULTURAL IRPH PATRIMÔNIO CULTURAL CONSTITUÍDO PELOS BENS DE NATUREZA MATERIAL E IMATERIAL QUE, INDIVIDUALMENTE OU EM CONJUNTO, CONSTITUEM REFERÊNCIA À IDENTIDADE

Leia mais

TURISMO. o futuro, uma viagem...

TURISMO. o futuro, uma viagem... TURISMO o futuro, uma viagem... PLANO NACIONAL DO TURISMO 2007-2010 OBJETIVOS Desenvolver o produto turístico brasileiro com qualidade, contemplando nossas diversidades regionais, culturais e naturais.

Leia mais

9. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

9. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA 9. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA 9.1 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA 9.1.1 Objetivos gerais A Constituição Federal assegura às comunidades indígenas o direito de uma educação escolar diferenciada e a utilização

Leia mais

MULTIPLICAÇÃO DOS MECANISMOS

MULTIPLICAÇÃO DOS MECANISMOS À MULTIPLICAÇÃO DOS MECANISMOS UM TRAJETO DE DISCUSSÃO QUE CHEGA A SUA ETAPA DECISIVA Foram seis anos de debate com os setores artísticos, acúmulo interno e gestão do atual modelo de fomento à cultura.

Leia mais

Planejamento Estratégico da UNICAMP PLANES/UNICAMP

Planejamento Estratégico da UNICAMP PLANES/UNICAMP Planejamento Estratégico da UNICAMP PLANES/UNICAMP Abril/2012 Apresentação O Planejamento Estratégico (PLANES) da UNICAMP é um processo acadêmico/administrativo dinâmico cujo objetivo central é de ampliar

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA MUNICIPAL DE WANDERLÂNDIA GABINETE DO PREFEITO. LEI Nº 490/2013 Wanderlândia, 29 de Novembro 2013.

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA MUNICIPAL DE WANDERLÂNDIA GABINETE DO PREFEITO. LEI Nº 490/2013 Wanderlândia, 29 de Novembro 2013. ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA MUNICIPAL DE WANDERLÂNDIA GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 490/2013 Wanderlândia, 29 de Novembro 2013. ALTERA A LEI Nº 450, DE 16 DE MARÇO DE 2011, E DISPÕE SOBRE O DESMEMBRAMENTO

Leia mais

Grupo Gestor Mar de Cultura XXV Breve Informativo 18 de março de 2010

Grupo Gestor Mar de Cultura XXV Breve Informativo 18 de março de 2010 Grupo Gestor Mar de Cultura XXV Breve Informativo 18 de março de 2010 Missão: Atuar para o desenvolvimento solidário e participativo de Paraty articulando a sociedade civil organizada e poder público para

Leia mais

RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS RESUMO

RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS RESUMO RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS Elisabete Duarte de Oliveira e Regina Maria de Oliveira Brasileiro Instituto Federal de Alagoas

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Laura Andrade Santiago

Leia mais

Passo a Passo Mais Educação

Passo a Passo Mais Educação Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Diretoria de Currículos e Educação Integral PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: ampliação de tempo, espaços e oportunidades educativas Matrizes Históricas Anísio

Leia mais

Programas e Ações Ministério do Esporte

Programas e Ações Ministério do Esporte Ministro do Esporte Aldo Rebelo Secretário Executivo Luis Fernandes Gabinete do Ministro / Assessor Federativo - João Luiz dos Santos Santos Programas e Ações Ministério do Esporte Contato Assessoria Parlamentar

Leia mais

A USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO-MA: ANÁLISE DE SEUS ESPAÇOS DE INFLUÊNCIA SOB A CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO DE MILTON SANTOS

A USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO-MA: ANÁLISE DE SEUS ESPAÇOS DE INFLUÊNCIA SOB A CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO DE MILTON SANTOS Thaís Samara de Castro Bezerra José Carlos Bezerra Universidade Estadual da Paraíba UEPB thaissamara@hotmail.com karligor@hotmail.com A USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO-MA: ANÁLISE DE SEUS ESPAÇOS DE INFLUÊNCIA

Leia mais

META NACIONAL 15: garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 (um) ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais

Leia mais

Itinerários Culturais do Mercosul

Itinerários Culturais do Mercosul II Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do MERCOSUL Os projetos em desenvolvimento no Brasil Antecedentes Considerando as reflexões sobre as novas categorias de bens culturais que estão sendo discutidas

Leia mais

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO.

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. LETICIA VICENTE PINTO TEIXEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS). Resumo É sabido o quanto é grande o esforço das escolas em ensinar a leitura

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA Tamara Nomura NOZAWA 1 Telma Lúcia Aglio GARCIA 2 Edmárcia Fidelis ROCHA

Leia mais