SEGURO GARANTIA DE ENTREGA DE OBRA CBIC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEGURO GARANTIA DE ENTREGA DE OBRA CBIC"

Transcrição

1 SEGURO GARANTIA DE ENTREGA DE OBRA CBIC

2 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E DIFERENCIAIS COORDENAÇÃO BRASIL ROSSANA COSTA: Coordenadora do Convênio de Seguros da CBIC rossana@seguroscbic.com.br Coordenadora do Convênio Núcleo de Seguros CBIC desde Atua em parceria com a CBIC Câmara Brasileira da Indústria da Construção, onde desenvolve a gestão de seguros habitacionais. Ministra palestras e seminários abordando temas ligados a seguros voltados ao Crédito Imobiliário.

3 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E DIFERENCIAIS CONVÊNIO CBIC O Convênio Seguros CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) presta consultoria especializada no ramo de seguros imobiliários com o objetivo de oferecer as melhores opções de seguros necessários à captação de recursos, para viabilização de empreendimentos imobiliários. Único projeto de seguros para categoria no Brasil totalmente ON LINE. (comercializacão, contratação, subscrição, emissão, distribuição de certificados INDIVIDUAIS ao adquirente imobiliário, acompanhamento mensal e liquidação de sinistro) de forma DIGITAL, em todos os produtos de seguro operacionalizados!

4 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E DIFERENCIAIS APOIO INSTITUCIONAL Apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Em um segmento com uma ampla oferta de seguros que oferecem poucas garantias ao consumidor e que não conseguem converter em ações práticas a regulamentação do cumprimento da obrigação contratual de venda na planta ou imóvel em construção, este produto contar com a marca da CBIC e se propor a garantir a entrega no prazo acordado em contrato é um importante diferencial.

5 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E DIFERENCIAIS SEGURADORA Parceria com a Essor Seguros Com o objetivo de atender à CBIC, em 2011, a ESSOR SEGUROS surgiu no Brasil a partir de uma joint venture entre duas grandes companhias do mercado segurador europeu, a MAF e a SCOR. Sua parceria resultou no lançamento em julho de 2012 do Seguro garantia de Entrega de Obra no Prazo - CBIC, que trouxe maior tranquilidade e segurança ao adquirente de imóveis na planta ou ainda em construção.

6 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E DIFERENCIAIS ANÁLISE PRÉVIA Análise de risco com foco na viabilidade da construção O Seguro Garantia de Entrega de Obra no Prazo CBIC possui baixo custo para as empresas incorporadoras o que também favorece o consumidor pois não impacta no custo final da unidade. O produto da CBIC tem foco na viabilidade do empreendimento e no expertise do incorporador, bem como na disponibilidade financeira destes, para que a obra se conclua no prazo.

7 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E DIFERENCIAIS SEGURADO A Seguradora se constitui JURIDICAMENTE ATRAVÉS DE UM ADITIVO CONTRATUAL (modelo disponibilizado on line) a representante do consumidor (adquirente imobiliário) dentro da obra, para acompanhar e agir se necessário. O produto CBIC é o único em que o consumidor sub roga a seguradora como sua representante perante a comissão de compradores instituída pelo PATRIMÔNIO DE AFETAÇÃO.

8 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E DIFERENCIAIS ACOMPANHAMENTO DE OBRA Existe um acompanhamento mensal da obra segurada, por auditores independentes e especialistas em gerenciamento de risco imobiliário, mecanismo este que garante a conclusão da obra no prazo. Desta forma, o controle técnico exercido no empreendimento é um forte aliado do incorporador, da instituição financeira, da seguradora e do principalmente do consumidor. O acompanhamento mensal das obras seguradas é realizado por uma empresa capacitada e com profundo conhecimento das ferramentas do setor construtivo e da lei de afetação, sendo credenciada pela Cia Seguradora, para prestar consultoria ao construtor e se necessário for intervir na obra com a finalidade de fazer cumprir os prazos acordados.

9 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E DIFERENCIAIS TAXA Taxa do produto SGI - GEO - CBIC (TAXA ÚNICA): de 0,20% a.a. aplicada ao custo da obra (custo de construção deduzido o valor do terreno e deduzidos também os valores de obras já realizadas) = CUSTO DO SEGURO Acrescido da taxa do Controle técnico: de 0,10% a.a. aplicada ao custo da obra (custo de construção deduzido o valor do terreno e deduzidos também os valores de obras já realizadas) = CUSTO DO ACOMPANHAMENTO MENSAL

10 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E DIFERENCIAIS MODELO DE NEGÓCIO Seguro CBIC e contratado dentro do modelo SGI - seguro garantia imobiliário: Característica: SEGURADO É O ADQUIRENTE IMOBILIÁRIO (CONDOMINIO INSTITUÍDO PELO PAT- RIMÔNIO DE AFETAÇÃO) Cobertura (IMPORTÂNCIA SEGURADA): E 100% do custo FALTANTE de obra a realizar sem incluir o valor do terreno. O adquirente imobiliário PARTICIPA da apólice SGI - GEO CBIC e das decisões de liquidação de sinistro, nomeando a cia de seguros sua representante para agir e fazer em seu favor. Produto de carater de excecução, com possibilidade indenizatória, desde que resguardados os direitos de TODOS os adquirentes do empreendimento em receber INTEGRALMENTE o valor aportado até o SINISTRO, e cuja decisão sobre esta possibilidade, envolve o COMUM ACORDO entre SEGURADORA, SEGURADO E BENEFICIARIO, caso não haja este acordo, a obra deverá SER CONCLUIDA NO PRAZO pactuado em contrato, com uma PRORROGAÇAO PRE DEFINIDA na contratação da apólice de 6 MESES, para a substituição do incorporador e demais providências da cia de seguros. TEM TOTAL COMPROMISSO com o cumprimento do PRAZO DA OBRA pactuado nas promessas de venda e compra ou nos contratos de financiamento com as PFs ( Pessoas Físicas). ***O produto SGI - GEO CBIC é o único do Mercado em que o consumidor subroga a seguradora como sua representante, na comissão de compradores, conforme determina a Lei 4.591/64 (com as alterações trazidas pela Lei /04). *** Adaptado a circular SUSEP 477/2013

11 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E DIFERENCIAIS MERCADO Seguro contratado fora da modelo SGI - Seguro Garantia (Modelo de Negócio - demais produtos): Característica: SEGURADO É O AGENTE FINANCEIRO Cobertura ( IMPORTÂNCIA SEGURADA): E um percentual (%) do custo da obra ou do valor financiado ao Incorporador. O adquirente imobiliário NÃO participa da apólice. Produto de caráter UNICAMENTE indenizatório (punitivo) em caso de descumprimento do contrato entre o Incorporador e o Agente Financeiro. Não tem compromisso (NÃO GARANTE) o cumprimento do PRAZO DA OBRA pactuado nas promessas de venda e compra ou nos contratos de financiamento com as PFs (Pessoas Físicas).

12 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E DIFERENCIAIS MERCADO Seguro contratado fora da modelo SGI - Seguro Garantia (taxas demais produtos): Taxas praticadas pelo mercado no seguro garantia em geral ( MERCADO): Com a abertura do mercado de resseguros em 2008, o IRB deixou de controlar os acúmulos dos tomadores e as taxas mínimas a serem praticadas pelas seguradoras de garantia. Antes da abertura do mercado, o IRB determinava as taxas ao lado, as quais ainda hoje são ponto de referência para as cias de seguros que operam no Mercado de Garantia e são aplicadas sobre um determinado % de custo de obra ou de valor financiado a PJ (Pessoa Jurídica). CLASSE A B C D TAXA MÍNIMA 0,45% a.a. 0,75% a.a. 1,5% a.a. 2,25% a.a.

13 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E DIFERENCIAIS MERCADO Seguro contratado fora da modelo SGI - Seguro Garantia (taxas demais produtos): Atualmente, as seguradoras, em conjunto com os resseguradores envolvidos em seus contratos, controlam de forma independente seus riscos e determinam as taxas mínimas a serem praticadas e estas informações são confidenciais. E com isto temos uma variação de taxas que são decorrentes de análise e subscrição de cada cia de seguros e variam de forma substancial, sendo aplicadas sobre os mais diversos critéios que vão desde % do custo de obra, ou % do valor financiado, resultando em uma variação muito grande de coberturas e benefícios.

14 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E DIFERENCIAIS OBRIGADA! NOME: ROSSANA COSTA TELEFONE: (51) rossana@seguroscbic.com.br

15 Análise Preliminar de Empreendimentos Imobiliários para aceitação de Seguro Garantia de Entrega de Obras no prazo Por: Pedro Klumb

16 PEDRO KLUMB: Diretor executivo da MSFI Monitoramento e Serviços Financeiros Imobiliários e da Companhia Nacional de Recebíveis, sendo responsável pela implantação e gestão das empresas. Atua também como Consultor de Investimentos para Fundos de Investimento Imobiliário - FII, Fundos de Investimento em Participações - FIP e Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios FIDC. Desde 1999 tem desenvolvido estruturas e mecanismos de controle e acompanhamento do desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, para investidores e instituições financeiras. A partir de 2012 passou a exercer também a função de Controlador Técnico do Seguro Garantia. Economista, pela UERJ/RJ em 1979, fez especialização em Poupança e Empréstimo em 1983 na Northwestern University, MBA em Administração pela COPPEAD/URFJ, em 1987, e especialização em Direitos Reais e Registrais pela Universidade de Coimbra, PO, em Atua na área de crédito imobiliário há mais de trinta anos, tendo participado ativamente de todas as etapas de desenvolvimento do crédito imobiliário, securitização e fundos de Investimento de base imobiliária no Brasil.

17 OBJETIVO Apresentar o conceito adotado na análise de empreendimentos imobiliários visando a aceitação do risco do Seguro Garantia de Entrega de Obras no prazo. Em primeiro lugar, é importante fazer a distinção dos empreendimentos em geral daqueles elegíveis para o Seguro, uma vez que, para a aceitação do Risco, a Seguradora considera como condição precedente a presença de certas características nos empreendimentos que poderão contratar a cobertura do seguro. Esses elementos obrigatórios, ao contrário do que ocorre com outros empreendimentos, evidenciam a sua viabilidade técnica, jurídica, comercial e financeira no momento da análise, possibilitando a segregação e proteção do projeto a partir de então, o que limita a possibilidade da ocorrência de situações de desequilíbrio do empreendimento em qualquer um dos seus componentes - engenharia, jurídico, comercial, econômico ou financeiro.

18 A análise prévia se concentra em examinar a viabilidade do empreendimento a partir da análise dos seguintes elementos: 1. Estrutura da SPE e Objeto do Seguro 5. Viabilidade Econômica Financeira 2. Situação do Terreno e Incorporação 4. Viabilidade da Construção 3. Viabilidade Comercial Cada componente do empreendimento é analisado quanto da sua regularidade legal e técnica, condições e riscos que possam afetar o desenvolvimento do empreendimento, especialmente quanto ao prazo de execução.

19 1. ESTRUTURA DA SPE E OBJETO DO SEGURO Documentos Necessários 1. Ficha de Informação do Empreendimento - Seguro Garantia CBIC [nome] (assinada) 2. Contrato ou Estatuto Social da SPE, com respectivas alterações e Acordo de Acionistas ou Quotistas, se houver. Descrição: Trata-se da ficha padrão modelo da seguradora, contendo as informações sobre o Incorporador, Tomador, Empreendimento e características do seguro pleiteado. Trata-se do contrato social vigente da SPE e as devidas alterações contratuais, além de acordos de cotistas ou acionistas que estabeleçam regras ou condicionantes de gestão, decisão ou distribuição de resultados.

20 2. TERRENO E INCORPORAÇÃO Documentos Necessários 3. Escritura de Compra e Venda do Terreno, ou Permuta ou Dação, ou Integralização na SPE ou outra forma de aquisição. 4. Matrícula com filiação vintenária, onde conste o atual proprietário do imóvel e antecessores. Descrição: Trata-se do documento referente à aquisição do terreno, podendo ser uma escritura ou não. É aquele que estabelece o preço de venda e a forma de pagamento por permuta, pagamento parcelado ou à vista. Trata-se da matrícula do imóvel, onde conste o histórico da situação do terreno e da propriedade ao longo dos último 20 anos, indicando todos os seus proprietários, ônus e construções no período.

21 2. TERRENO E INCORPORAÇÃO Documentos Necessários 5. Relatório de Sondagem do Solo, incluindo opinião do engenheiro responsável quanto a adequação do solo ao projeto de fundações especificado e orçado. 6. Licença Ambiental ou Declaração do Órgão responsável de que não é aplicável Descrição: Trata-se do relatório de sondagem do solo, com diagnóstico conclusivo e Declaração do engenheiro responsável pela obra quanto a adequação da técnica adotada para a execução das fundações e sua compatibilidade com os valores e prazos de execução estimados no Orçamento e Cronograma Físico Financeiro do empreendimento. Trata-se do documento oficial de aprovação do empreendimento do ponto de vista ambiental, ou declaração de não aplicabilidade, emitido pelo órgão público competente, ou ainda, relatório de impacto ambiental referente à área em análise.

22 2. TERRENO E INCORPORAÇÃO Documentos Necessários 7. Memorial de Incorporação registrado ou Protocolo, ou Minuta do Memorial. Descrição: Trata-se da cópia da matrícula do imóvel onde conste o registro da incorporação, memória descritivo e minuta da convenção de condomínio, se for o caso, ou minutas dos documentos, com indicação dos prazos esperados para a realização do registro junto ao RGI.

23 3. VIABILIDADE COMERCIAL Documentos Necessários 8. Estudos de Mercado do Empreendimento, incluindo dados sobre a região, oferta, demanda, velocidade de vendas, preços por m 2, equipamentos urbanos disponíveis, transporte, acesso, etc. Descrição: Trata-se de estudo específico das condições do mercado, contratado para o empreendimento em análise, ou outro estudo disponível sobre a região de influência do empreendimento, ode conste, no mínimo, informações sobre os preços por m 2 praticados na região para empreendimentos semelhantes, velocidade de vendas dos empreendimento com mesmas características na região, nos último 6 meses, e dados sobre o estoque disponível na região, empreendimentos concorrentes e previsão de lançamentos nos próximos 6 meses.

24 3. VIABILIDADE COMERCIAL Documentos Necessários 9. Posição de Comercialização, com indicação das unidades permutadas, fora de venda, vendidas, reservadas, etc. 10. Tabela de Vendas Descrição: Trata-se do conjunto de informações relativas à comercialização do empreendimento, incluindo a classificação do status (disponível, reservada, permutada, vendida, etc) das unidades, assim como as condições de venda praticadas. Trata-se das tabelas de venda propostas para o empreendimento, onde são estabelecidas as condições de pagamento do preço, incluindo a forma de parcelamento ou financiamento, indexadores, taxas de juros, sistemas de amortização, documentação requerida, inclusive para análise de crédito, etc.

25 3. VIABILIDADE COMERCIAL Documentos Necessários 11. Projeção de Velocidade de Vendas 12. Modelo de Contrato de Promessa de Compra e Venda na Planta 13. Quadros Resumo das unidades vendidas (Assinados pelos Clientes) Descrição: Trata-se da estimativa do incorporador a respeito de como ocorrerão as vendas, por tipo de unidade e condição de venda, de modo a possibilitar a projeção do fluxo de receitas do empreendimento. Trata-se da minuta do contrato de promessa de compra e venda, incluindo tanto as cláusulas fixas, como o quadro resumo modelo adotado para o empreendimento. Trata-se das cópias dos quadros resumo dos contratos efetivamente assinados e capeados por uma planilha resumo, onde constem as condições praticadas em cada uma das vendas.

26 4. VIABILIDADE DA CONSTRUÇÃO Documentos Necessários 14. Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do Engenheiro responsável pela Obra 15. Alvará da Prefeitura de Aprovação da Obra Descrição: Trata-se de documento emitido pelo CREA, que atesta a situação regular do engenheiro ou arquiteto responsável pela obra. Trata-se de documento emitido pela Prefeitura Municipal, após a aprovação do projeto, com a licença para execução das obras. 16. Projetos Executivos da Obra Trata-se dos projetos detalhados, com abertura das diversas atividades específicas integrantes da obra. 17. Memorial Descritivo da Obra Trata-se da descrição de todos os materiais que serão usados na obra, suas especificações técnicas e materiais substitutos.

27 4. VIABILIDADE DA CONSTRUÇÃO Documentos Necessários 18. Orçamento detalhado da Obra, com abertura dos itens e subitens 19. Cronograma Físico/Financeiro detalhado, contendo a mesma abertura que o Orçamento. 20. Contrato de Construção e seus Anexos (quando construtor diferente do incorporador), devidamente assinados Descrição: Trata-se do orçamento da obra, com a indicação dos custos globais de construção e abertura em itens e subitens, conforme as etapas previstas para a construção. Trata-se da distribuição no tempo dos diversos itens e subitens do orçamento da obra, conforme a previsão da sua execução. Trata-se do contrato assinado com a construtora, onde são estabelecidos prazos, condições, custos e obrigações das partes.

28 5. VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA Documentos Necessários 21. Contrato de Empréstimo para a Construção (se houver), ou Carta de Crédito do Banco, com aprovação do empréstimo. 22. Estudo de Viabilidade da Obra, incluindo o fluxo de caixa, demonstração da Exposição de Caixa, cálculo da TIR e origem de recursos. Descrição: Trata-se de contrato firmado com a instituição financeira para o financiamento de parte da construção do empreendimento devidamente assinado, ou Carta de Crédito ou minuta do contrato onde constem as condições de prazo, taxas, condições e garantias. Trata-se da apresentação das premissas adotadas para vendas (preço, condições e velocidade de vendas), custos de obra e demais custos envolvidos no desenvolvimento do empreendimento, de modo a gerar a estimativa de resultados, necessidade de recursos e suas origens para o financiamento das obras, com a apresentação dos fluxos de caixa correspondentes.

29 5. VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA Documentos Necessários 23. Detalhes sobre a origem dos recursos para o financiamento da Exposição de Caixa do Empreendimento Descrição: Trata-se da descrição das fontes de recursos que serão usadas para assegurar a construção do empreendimento nas condições e prazo estimado no cronograma físico financeiro.

30 6. CONDIÇÕES PRECEDENTES E DOCUMENTOS PARA EMISSÃO DA APÓLICE Documentos Necessários 1. Certidão Negativa de ônus do Registro de Imóveis atualizada (30 dias) 2. Comprovante de Afetação do Patrimônio ou Protocolo do Encaminhamento do Requerimento de Afetação do Patrimônio 3. Contrato de Contra-Garantia Modelo Seguro Garantia de Entrega de Obra CBIC (assinado e reconhecido em cartório) Descrição: Trata-se da matrícula atualizada do imóvel, com negativa de ônus, cuja validade é de 30 dias. Trata-se da própria matrícula do imóvel com a averbação da afetação do patrimônio ou cópia do requerimento ao RGI e protocolo de entrada do requerimento no RGI Trata-se do contrato padrão de contra-garantia, devidamente assinado, formalizado e registrado no cartório de Títulos e Documentos.

31 6. CONDIÇÕES PRECEDENTES E DOCUMENTOS PARA EMISSÃO DA APÓLICE Documentos Necessários 4. Demonstrativo dos Usos e Fontes de Recursos do Empreendimento até a data, reconciliada com a Conta Bancária do Patrimônio de Afetado 5. Aditivos ao Contrato de Promessa de Compra e Venda, para o Seguro Garantia de Entrega de Obra (Modelo CBIC) - ASSINADOS pelos adquirentes (se já realizadas vendas) Descrição: Trata-se da atualização das informações financeiras, especialmente a origem e usos dos recursos relativos ao empreendimento até a data da assinatura dos contratos com a Seguradora. É importante notar que deve restar comprovada a utilização de 100% dos recursos do empreendimento em despesas exclusivamente relacionadas ao empreendimento. Trata-se da comprovação da assinatura dos Aditivos padrão relacionados ao Seguro Garantia com os promitentes compradores das unidades já comercializadas.

32 OBRIGADO! NOME: PEDRO KLUMB

33 APÓLICES QUE OFERECEM MAIS TRANQUILIDADE PARA O CONSTRUTOR, MAIS CREDIBILIDADE PARA O INCORPORADOR E MAIS SEGURANÇA PARA O ADQUIRENTE.

34

DELIBERAÇÃO CVM Nº 734, DE 17 DE MARÇO DE 2015

DELIBERAÇÃO CVM Nº 734, DE 17 DE MARÇO DE 2015 DELIBERAÇÃO CVM Nº 734, DE 17 DE MARÇO DE 2015 Delega competência à Superintendência de Registro de Valores Mobiliários para conceder dispensas em ofertas públicas de distribuição de contratos de investimento

Leia mais

O Plano Empresário é um financiamento destinado às incorporadoras/construtoras para a construção de imóveis residenciais e/ou comerciais.

O Plano Empresário é um financiamento destinado às incorporadoras/construtoras para a construção de imóveis residenciais e/ou comerciais. O Plano Empresário é um financiamento destinado às incorporadoras/construtoras para a construção de imóveis residenciais e/ou comerciais. Para a contratação do Plano Empresário, o Itaú realizará uma análise

Leia mais

M. DIAS BRANCO S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS Companhia Aberta Capital Autorizado CNPJ nº 07.206.816/0001-15 NIRE 2330000812-0

M. DIAS BRANCO S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS Companhia Aberta Capital Autorizado CNPJ nº 07.206.816/0001-15 NIRE 2330000812-0 1 M. DIAS BRANCO S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS Companhia Aberta Capital Autorizado CNPJ nº 07.206.816/0001-15 NIRE 2330000812-0 POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO COM PARTES RELACIONADAS 1. OBJETIVO 1.1

Leia mais

CARTA CONVITE Nº 003/2015. Desenvolvimento, produção e realização da 20ª Festa do Imigrante.

CARTA CONVITE Nº 003/2015. Desenvolvimento, produção e realização da 20ª Festa do Imigrante. São Paulo, 24 de fevereiro de 2015. CARTA CONVITE Nº 003/2015 Desenvolvimento, produção e realização da 20ª Festa do Imigrante. O (INCI), Organização Social gestora do Museu da Imigração, de acordo com

Leia mais

Política de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Política de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Política de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC A FACULDADE DINÂMICA prevê mecanismos efetivos de acompanhamento e de cumprimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que no momento da construção do seu

Leia mais

CIRCULAR CAIXA N 0 290, DE 18 DE JULHO DE 2003

CIRCULAR CAIXA N 0 290, DE 18 DE JULHO DE 2003 Ministério da Fazenda Caixa Econômica Federal CIRCULAR CAIXA N 0 290, DE 18 DE JULHO DE 2003 Define procedimentos para operacionalização da linha de crédito destinada à aquisição de Certificados de Recebíveis

Leia mais

(OBRIGATÓRIO TRANSCREVER TODO O CONTEÚDO DESTA MINUTA) ANEXO 04 CARTA-PROPOSTA. Ref.: CONCORRÊNCIA CONSÓRCIO DATACENTER Nº 2009/001 Carta- Proposta

(OBRIGATÓRIO TRANSCREVER TODO O CONTEÚDO DESTA MINUTA) ANEXO 04 CARTA-PROPOSTA. Ref.: CONCORRÊNCIA CONSÓRCIO DATACENTER Nº 2009/001 Carta- Proposta (OBRIGATÓRIO TRANSCREVER TODO O CONTEÚDO DESTA MINUTA) ANEXO 04 CARTA-PROPOSTA CONSÓRCIO DATACENTER Prezados Senhores, Ref.: CONCORRÊNCIA CONSÓRCIO DATACENTER Nº 2009/001 Carta- Proposta Apresentamos nossa

Leia mais

X CONGRESSO DE DIREITO DO SEGURO E PREVIDÊNCIA Vitória, 04 a 05 de março de 2016. Reunião do GNT Garantia

X CONGRESSO DE DIREITO DO SEGURO E PREVIDÊNCIA Vitória, 04 a 05 de março de 2016. Reunião do GNT Garantia X CONGRESSO DE DIREITO DO SEGURO E PREVIDÊNCIA Vitória, 04 a 05 de março de 2016 Reunião do GNT Garantia MARÇO DE 2016 Reunião do GNT Garantia Comparativo do seguro garantia entre o Brasil e alguns países

Leia mais

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR Data: 6 de Dezembro de 2011 Horário: 13:00 às 17:00 horas (hora de Brasília) Nome: e-mail: Nota: INSTRUÇÕES Você deve responder a todas as questões. O total máximo de pontos da prova é de 100 pontos (100%),

Leia mais

XIV SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS

XIV SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS XIV SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS DIMENSÃO DO PROJETO BÁSICO NA CONCESSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS PRECEDIDOS DA EXECUÇÃO DE OBRA PÚBLICA Cezar Augusto Pinto Motta TCE-RS / Ibraop Pedro

Leia mais

DECLARAÇÃO DO INVESTIDOR

DECLARAÇÃO DO INVESTIDOR DECLARAÇÃO DO INVESTIDOR Eu, [nome completo do adquirente], [qualificação completa, incluindo nacionalidade, profissão e número de documento de identidade oficial e endereço], na qualidade de investidor

Leia mais

LINHA INOVACRED EXPRESSO

LINHA INOVACRED EXPRESSO LINHA INOVACRED EXPRESSO A Linha INOVACRED EXPRESSO tem por objetivo financiar atividades inovadoras em empresas e outras instituições cuja receita operacional bruta anual ou anualizada seja de até R$

Leia mais

Demonstrativo da Composição e Diversificação da Carteira

Demonstrativo da Composição e Diversificação da Carteira Demonstrativo da Composição e Diversificação da Carteira Mês/Ano: 31 de março de 2016 Nome do Fundo: Alfa I - Fundo Mútuo de CNPJ: 03.919.892/0001-17 Administrador: Banco Alfa de Investimento S.A. CNPJ:

Leia mais

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças TERMO DE REFERÊNCIA

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA Código de Classificação: 13.02.01.15 1 DO OBJETO: A presente licitação tem por objeto a contratação de empresa para prestação dos serviços de cobertura securitária (seguro) para assegurar

Leia mais

ANEXO 5 ESCOPO DO ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E JURÍDICA

ANEXO 5 ESCOPO DO ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E JURÍDICA ANEXO 5 ESCOPO DO ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E JURÍDICA O estudo a ser entregue deverá avaliar a viabilidade do projeto de PPP proposto segundo a ótica de todos os fornecedores de capital

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 3220 - ANTAQ, DE 8 DE JANEIRO DE 2014.

RESOLUÇÃO Nº 3220 - ANTAQ, DE 8 DE JANEIRO DE 2014. RESOLUÇÃO Nº 3220 - ANTAQ, DE 8 DE JANEIRO DE 2014. APROVA A NORMA QUE ESTABELECE PROCEDIMENTOS PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ARRENDAMENTOS E RECOMPOSIÇÃO DO EQUILÍBRIO ECONÔMICO- FINANCEIRO DOS CONTRATOS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 175, de 09 de dezembro de 2009.

RESOLUÇÃO Nº 175, de 09 de dezembro de 2009. RESOLUÇÃO Nº 175, de 09 de dezembro de 2009. ALTERAR E ESTABELECER NOVAS PROVIDÊNCIAS À RESOLUÇÃO Nº 119/2007 DO CMDCA. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Florianópolis, no

Leia mais

PROJETO BÁSICO DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DE FORNECIMENTO DE CARTÕES MAGNÉTICOS DE ALIMENTAÇÃO E REFEIÇÃO COM CARGAS MENSAIS. EDITAL n.

PROJETO BÁSICO DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DE FORNECIMENTO DE CARTÕES MAGNÉTICOS DE ALIMENTAÇÃO E REFEIÇÃO COM CARGAS MENSAIS. EDITAL n. PROJETO BÁSICO DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DE FORNECIMENTO DE CARTÕES MAGNÉTICOS DE ALIMENTAÇÃO E REFEIÇÃO COM CARGAS MENSAIS EDITAL n. 005/2013 TOMADA DE PREÇO n. 001/2013 Item 01. Requisitos básicos

Leia mais

ANEXO IV DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL

ANEXO IV DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL ANEXO IV DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL 1. INTRODUÇÃO Este anexo objetiva apresentar as informações necessárias a orientar a LICITANTE quanto à apresentação e conteúdo da sua PROPOSTA

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COMPRAS, CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS E AQUISIÇÃO DE BENS COM EMPREGO DE RECURSOS PROVENIENTES DO PODER PÚBLICO

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COMPRAS, CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS E AQUISIÇÃO DE BENS COM EMPREGO DE RECURSOS PROVENIENTES DO PODER PÚBLICO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COMPRAS, CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS E AQUISIÇÃO DE BENS COM EMPREGO DE RECURSOS PROVENIENTES DO PODER PÚBLICO CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO Art. 1º - O presente regulamento

Leia mais

DOS DADOS CADASTRAIS DOS CLIENTES

DOS DADOS CADASTRAIS DOS CLIENTES BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO 1 / 14 CAPÍTULO XXVI DOS DADOS CADASTRAIS DOS CLIENTES 26.1 DA FICHA CADASTRAL 26.1.1 As Sociedades Corretoras deverão manter cadastros atualizados de seus clientes, contendo,

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO CÂMARA MUNICIPAL DE ITIQUIRA

ESTADO DE MATO GROSSO CÂMARA MUNICIPAL DE ITIQUIRA PORTARIA LEGISLATIVA Nº 018/2015. DISPÕE SOBRE REGULAMENTO PARA FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS NO ÂMBITO DA E, DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LICURGUIO LINS DE SOUZA, Presidente da Câmara Municipal de Itiquira -

Leia mais

Renda Fixa Debêntures. Renda Fixa. Debênture

Renda Fixa Debêntures. Renda Fixa. Debênture Renda Fixa Debênture O produto A debênture é um investimento em renda fixa. Trata-se de um título de dívida que gera um direito de crédito ao investidor. Ou seja, o mesmo terá direito a receber uma remuneração

Leia mais

Programa Bolsa-Sênior

Programa Bolsa-Sênior CHAMADA PÚBLICA 09/2015 Programa Bolsa-Sênior A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná divulga a presente Chamada Pública e convida as instituições de ensino

Leia mais

LEI Nº 9.548, DE 22 DE ABRIL DE 2015. A CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA, Estado de Goiás, aprova e eu, PREFEITO MUNICIPAL, sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 9.548, DE 22 DE ABRIL DE 2015. A CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA, Estado de Goiás, aprova e eu, PREFEITO MUNICIPAL, sanciono a seguinte Lei: 1 Gabinete do Prefeito LEI Nº 9.548, DE 22 DE ABRIL DE 2015 Institui o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas, cria a Comissão Gestora de Parcerias Público-Privadas de Goiânia e dá outras providências.

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: ENSINO MÉDIO DA USC PIBIC/EM 2015/2016

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: ENSINO MÉDIO DA USC PIBIC/EM 2015/2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: ENSINO MÉDIO DA USC PIBIC/EM 2015/2016 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Sagrado Coração torna público o presente Edital de abertura de inscrições,

Leia mais

MUNICÍPIO DE PORTO FERREIRA Estado de São Paulo DIVISÃO DE SUPRIMENTOS Seção de Licitações e Contratos

MUNICÍPIO DE PORTO FERREIRA Estado de São Paulo DIVISÃO DE SUPRIMENTOS Seção de Licitações e Contratos INSTRUÇÕES GERAIS PARA OBTENÇÃO DO C.R.C. (CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL), CONFORME DISPOSTO NA LEI Nº 8.666/93 1. CADASTRAMENTO 1.1 PROCEDIMENTO 1.1.1 A empresa interessada em obter o Certificado

Leia mais

a) MORTE POR ACIDENTE Garante aos beneficiários do segurado o pagamento do valor do capital contratado;

a) MORTE POR ACIDENTE Garante aos beneficiários do segurado o pagamento do valor do capital contratado; TERMO DE REFERÊNCIA Código de Classificação: 13.02.01.15 1 DO OBJETO: A presente licitação tem por objeto a contratação de empresa para prestação dos serviços de cobertura securitária (seguro) para assegurar

Leia mais

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRO MERCADO IMOBILIÁRIO

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRO MERCADO IMOBILIÁRIO ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRO MERCADO IMOBILIÁRIO O estudo de viabilidade econômica para o setor de empreendimento imobiliário representa uma consultoria completa. Com ele será possível obter

Leia mais

REGULAÇÃO MÍNIMA DO MERCADO DE CAPITAIS

REGULAÇÃO MÍNIMA DO MERCADO DE CAPITAIS MERCOSUL/CMC/DEC. N 8/93 REGULAÇÃO MÍNIMA DO MERCADO DE CAPITAIS TENDO EM VISTA: o Art. 1 do Tratado de Assunção, a Decisão N 4/91 do Conselho do Mercado Comum e a Recomendação N 7/93 do Subgrupo de Trabalho

Leia mais

ANEXO III PROPOSTA ECONÔMICO FINANCEIRA DA SABESP PARA A REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA - RMBS MUNICÍPIO DE SANTOS

ANEXO III PROPOSTA ECONÔMICO FINANCEIRA DA SABESP PARA A REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA - RMBS MUNICÍPIO DE SANTOS ANEXO III PROPOSTA ECONÔMICO FINANCEIRA DA SABESP PARA A REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA - RMBS MUNICÍPIO DE SANTOS 1 Sumário 1. Equilíbrio econômico-financeiro metropolitano...3 2. Proposta econômico-financeira

Leia mais

ABERTURA DE PROJETOS PROCEDIMENTOS PARA ABERTURA DE PROJETO. Normas e Procedimentos NP04

ABERTURA DE PROJETOS PROCEDIMENTOS PARA ABERTURA DE PROJETO. Normas e Procedimentos NP04 PROCEDIMENTOS PARA ABERTURA DE PROJETO Normas e Procedimentos NP04 I - INSTRODUÇÃO A FUSP na qualidade de Entidade de Apoio quanto à gestão administrativa-financeira dos recursos destinados aos projetos

Leia mais

CSHG Desenvolvimento de Shoppings Populares FII

CSHG Desenvolvimento de Shoppings Populares FII CSHG Desenvolvimento de Shoppings Populares FII Agosto de 2014 Objetivo do Fundo O CSHG Desenvolvimento de Shoppings Populares FII tem como objetivo auferir ganhos pelo investimento em shopping centers,

Leia mais

PREFEITURA DE GOIÂNIA 1 GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA DE GOIÂNIA 1 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE GOIÂNIA 1 GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 612, DE 16 DE MARÇO DE 2007. Dispõe sobre a implantação do Sistema de Registro de Preços nas compras, obras e serviços contratados pelos órgãos da

Leia mais

O PREFEITO DE GOIÂNIA, no uso de suas atribuições legais, e CAPÍTULO I DO FUNDO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER

O PREFEITO DE GOIÂNIA, no uso de suas atribuições legais, e CAPÍTULO I DO FUNDO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER 1 Gabinete do Prefeito DECRETO Nº 4139, DE 11 DE SETEMBRO DE 2013. Regulamenta o Fundo Municipal de Esporte e Lazer e o Incentivo ao Esporte e Lazer e dá outras providências. O PREFEITO DE GOIÂNIA, no

Leia mais

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS CONGLOMERADO FINANCEIRO PETRA 1º Tri 2014 gr

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS CONGLOMERADO FINANCEIRO PETRA 1º Tri 2014 gr 1. Introdução 2. Áreas de Atuação 3. Estrutura de Gerenciamento de Riscos 4. Apetite ao Risco 5. Informações Qualitativas 5.1 Risco de Crédito 5.2 Risco de Mercado 5.3 Risco de Liquidez 5.4 Risco Operacional

Leia mais

MODELO DE PROJETO BÁSICO AUDITORIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO DO IFAM [Subtítulo do documento]

MODELO DE PROJETO BÁSICO AUDITORIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO DO IFAM [Subtítulo do documento] Página: 1 de X Objeto: Elaborado por: Equipe X Y Z Aprovado por: Unidade Requisitante Autoridade máxima do órgão Página: 2 de X 1. Definição do Objeto Indicação do que se está pretendendo licitar com a

Leia mais

EVENTOS E CONGRESSOS

EVENTOS E CONGRESSOS EVENTOS E CONGRESSOS O financiamento de eventos de caráter científico-tecnológico obedece à seguinte priorização: a) organização; b) participação coletiva; c) participação individual no país; d) participação

Leia mais

Relatório Gerencial do 3º Trimestre de 2014 CSHG Realty Development FIP. list.imobiliario@cshg.com.br

Relatório Gerencial do 3º Trimestre de 2014 CSHG Realty Development FIP. list.imobiliario@cshg.com.br CSHG Realty Development FIP list.imobiliario@cshg.com.br Com objetivo de participar do investimento em projetos de desenvolvimento imobiliário nos segmentos de shopping centers, edifícios corporativos

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP 2015 ÍNDICE 1. Introdução... 2 2. Dos Objetivos Específicos... 2 3. Dos Envolvidos

Leia mais

em parceria com Pós-Graduação Gestão de Negócios Imobiliários MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen

em parceria com Pós-Graduação Gestão de Negócios Imobiliários MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen em parceria com Pós-Graduação Gestão de Negócios Imobiliários MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações: Central de Candidatos:

Leia mais

REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS DE CONSULTORIA, INSTRUTORIA EM PROJETOS.

REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS DE CONSULTORIA, INSTRUTORIA EM PROJETOS. REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS DE CONSULTORIA, INSTRUTORIA EM PROJETOS. TOLEDO-PR Página 2 de 6 1. OBJETIVO 1.1 O presente regulamento objetiva

Leia mais

FACÇÃO TECIDO PLANO. 1 - Introdução. 2- Mercado

FACÇÃO TECIDO PLANO. 1 - Introdução. 2- Mercado FACÇÃO TECIDO PLANO 1 - Introdução Nesta apresentação o empreendedor encontra indicações dos conhecimentos que aumentam e melhoram suas chances de sucesso, desde a identificação da oportunidade, riscos

Leia mais

DECRETO Nº 61.867, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1967.

DECRETO Nº 61.867, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1967. DECRETO Nº 61.867, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1967. Regulamenta os seguros obrigatórios previstos no artigo 20 do Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

Edital VII de Seleção da Lei de Incentivo à Cultura João Bananeira

Edital VII de Seleção da Lei de Incentivo à Cultura João Bananeira Edital VII de Seleção da Lei de Incentivo à Cultura João Bananeira A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Cariacica - SEMCEL/PMC, de acordo com o que estabelece a

Leia mais

HSBC Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento Curto Prazo Over II - CNPJ nº 08.915.208/0001-42

HSBC Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento Curto Prazo Over II - CNPJ nº 08.915.208/0001-42 HSBC Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento Curto Prazo Over II - CNPJ nº 08.915.208/0001-42 (Administrado pelo HSBC Bank Brasil S.A. - Banco Múltiplo CNPJ nº 01.701.201/0001-89) Demonstrações

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

POLÍTICA DE GESTÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS POLÍTICA DE GESTÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS POLÍTICA DE GESTÃO DOS SERVIÇOS TERCEIRIZADOS A Fundação de Previdência do Instituto EMATER FAPA utiliza-se da terceirização, onde algumas de suas atividades

Leia mais

Seguro-Saúde. Guia para Consulta Rápida

Seguro-Saúde. Guia para Consulta Rápida Seguro-Saúde. Guia para Consulta Rápida O que é seguro? 6 O que é Seguro-Saúde? 6 Como são os contratos de Seguro-Saúde? 7 Como ficaram as apólices antigas depois da Lei nº 9656/98? 8 Qual a diferença

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 001/2013

RESOLUÇÃO Nº. 001/2013 RESOLUÇÃO Nº. 001/2013 Estabelece normas para o recebimento, análise e concessão de benefício a projetos culturais no âmbito da Lei de Incentivo à Cultura João Bananeira. A Comissão de Avaliação e Seleção

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATOS

REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATOS REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATOS REGULAMENTO PARA CONTRATAÇÃO DE OBRAS, SERVIÇOS, COMPRAS E ALIENAÇÕES DO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL BAIANO IDSB. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável

Leia mais

CAPÍTULO XI FINANÇAS

CAPÍTULO XI FINANÇAS CAPÍTULO XI FINANÇAS A. INVESTIMENTO DOS FUNDOS DA ASSOCIAÇÃO As decisões referentes aos investimentos da associação deverão tomar como base as declarações sobre normas de investimentos para o Fundo Geral

Leia mais

Seguro Garantia. Trial Brazil

Seguro Garantia. Trial Brazil Seguro Garantia Quem é quem no Seguro Garantia? Tomador: É o fornecedor de serviço/produto do contratante(pagador do prêmio). Segurado: É o contratante do fornecedor de serviço/produto(receptor do seguro

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07. Subvenção e Assistência Governamentais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07. Subvenção e Assistência Governamentais COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07 Subvenção e Assistência Governamentais Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 20 (IASB) Índice Item OBJETIVO E ALCANCE

Leia mais

AUDITORIA ATUARIAL. Danilo Claudio da Silva Diretor Técnico. Setembro/2013-1

AUDITORIA ATUARIAL. Danilo Claudio da Silva Diretor Técnico. Setembro/2013-1 AUDITORIA ATUARIAL Danilo Claudio da Silva Diretor Técnico Setembro/2013-1 SITUAÇÃO ATUAL -2 Avaliação Atuarial Foi importante para a construção da base de dados dentro das companhias e para o desenvolvimento

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. DADOS DO EMPREENDEDOR:

1. INTRODUÇÃO 2. DADOS DO EMPREENDEDOR: TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL E PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL PARA PARQUES DE GERAÇÃO DE ENERGIAS ALTERNATIVA (SOLAR, EÓLICA E OUTRAS) 1. INTRODUÇÃO Este Termo de

Leia mais

CONCORRÊNCIA PÚBLICA DE TÉCNICA E PREÇONº 003/15 CIRCULAR Nº01

CONCORRÊNCIA PÚBLICA DE TÉCNICA E PREÇONº 003/15 CIRCULAR Nº01 Contratação para os serviços de elaboração de Projetos Executivos de Engenharia para gasodutos, redes internas, incluindo levantamento topográfico semi-cadastral, proteção catódica, o estudo de interferência

Leia mais

Minuta de Termo de Referência

Minuta de Termo de Referência Minuta de Termo de Referência Contratação de serviço para elaboração do mapeamento, análise, propostas e implantação de melhorias nos processos de trabalho da Coordenadoria Geral de Licenciamento Ambiental

Leia mais

SEGURO DECENAL CARTILHA RESUMIDA

SEGURO DECENAL CARTILHA RESUMIDA SEGURO DECENAL CARTILHA RESUMIDA Construindo em parceria a sua credibilidade O mercado da Construção Civil tem muito a crescer no Brasil e o seu desenvolvimento depende de uma visão estratégica. Esta é

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO ABRACO 00 de 0 OBJETIVO Esta norma estabelece a sistemática adotada pela Associação Brasileira de Corrosão ABRACO para o funcionamento do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção.

Leia mais

Execução de Despesa. DNT/SSSCI/SF Abril 2013

Execução de Despesa. DNT/SSSCI/SF Abril 2013 DNT/SSSCI/SF Abril 2013 Realização Secretaria da Fazenda Subsecretaria do Sistema de Controle Interno Departamento de Normas Técnicas Apresentação David Fabri Monique Junqueira Ferraz Zanella INTRODUÇÃO

Leia mais

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CAIXA VALE DO RIO DOCE Data de Competência: 27/01/2016 1. CNPJ 04.885.820/0001-69 2. PERIODICIDADE MÍNIMA PARA DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO

Leia mais

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDO DE INVESTIMENTO CAIXA BRASIL IDkA IPCA 2A TÍTULOS PÚBLICOS RENDA FIXA LONGO PRAZO

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDO DE INVESTIMENTO CAIXA BRASIL IDkA IPCA 2A TÍTULOS PÚBLICOS RENDA FIXA LONGO PRAZO FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDO DE INVESTIMENTO CAIXA BRASIL IDkA IPCA 2A TÍTULOS PÚBLICOS RENDA FIXA LONGO PRAZO Data de Competência: 07/06/2016 1. CNPJ 14.386.926/0001-71 2. PERIODICIDADE

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO Olá, pessoal! Hoje trago uma aula sobre a Demonstração do Valor Adicionado DVA, que foi recentemente tornada obrigatória para as companhias abertas pela Lei 11.638/07, que incluiu o inciso V ao art. 176

Leia mais

Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas www.ibraop.com.br

Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas www.ibraop.com.br Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas www.ibraop.com.br ORIENTAÇÃO TÉCNICA OT - IBR 001/2006 PROJETO BÁSICO Primeira edição: válida a partir de 07/11/2006 Palavras Chave: Projeto Básico,

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS CIRCULAR SUSEP N o 429, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2012. Dispõe sobre o registro de corretor e de sociedade corretora de seguros, sobre a atividade de corretagem de seguros

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO CURSOS DE EXTENSÃO: Caracterizados como um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância,

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS ITBI

MANUAL DE PROCEDIMENTOS ITBI MANUAL DE PROCEDIMENTOS ITBI A abertura de processos administrativos para apuração do lançamento do ITBI, bem como a apresentação de recurso para revisão da base de cálculo deve obedecer aos seguintes

Leia mais

Regimento Interno do Sistema

Regimento Interno do Sistema Identificação: R.01 Revisão: 05 Folha: 1 / 14 Artigo 1 - Objetivo do documento 1.1. Este documento tem como objetivo regulamentar as atividades para credenciamento de uma planta de produção com o SELO

Leia mais

Questionário ISE. Dimensão Econômico-Financeira

Questionário ISE. Dimensão Econômico-Financeira Questionário ISE Dimensão Econômico-Financeira 2015 Sumário CRITÉRIO I POLÍTICA... 3 INDICADOR 1. ESTRATÉGIA E RISCO CORPORATIVO... 3 CRITÉRIO II GESTÃO... 5 INDICADOR 2. RISCOS E OPORTUNIDADES CORPORATIVOS...

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE LIQUIDEZ. 1 ) Introdução

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE LIQUIDEZ. 1 ) Introdução 1 ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE LIQUIDEZ 1 ) Introdução A Diretoria Executiva da Grazziotin Financeira, em atendimento à Resolução CMN 4.090 de maio/2012 implementou sua estrutura de Gerenciamento

Leia mais

INSTRUMENTO PARTICULAR DE PROMESSA DE VENDA E COMPRA - PARCELADO -

INSTRUMENTO PARTICULAR DE PROMESSA DE VENDA E COMPRA - PARCELADO - INSTRUMENTO PARTICULAR DE PROMESSA DE VENDA E COMPRA - PARCELADO - 1 LOTE Nº: I PROMITENTE VENDEDOR II PROMITENTE COMPRADOR III IMÓVEL A SITUAÇÃO DO IMÓVEL ( ) OCUPADO ( ) DESOCUPADO ( ) FRAÇÃO IDEAL IV

Leia mais

NÚCLEO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- NEPG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. CAPÍTULO I Das considerações gerais

NÚCLEO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- NEPG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. CAPÍTULO I Das considerações gerais Sociedade de Educação e Cultura de Goiás www.faculdadearaguaia.edu.br Rua 18 n 81 Centro Goiânia Goiás Fone: (62) 3224-8829 NÚCLEO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- NEPG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Leia mais

FUNDAÇÃO DE APOIO AO COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS FACPC. Relatório dos auditores independentes

FUNDAÇÃO DE APOIO AO COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS FACPC. Relatório dos auditores independentes FUNDAÇÃO DE APOIO AO COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS FACPC Relatório dos auditores independentes Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2015 e 2014 FPRJ/ORN/TMS 0753/16 FUNDAÇÃO DE APOIO AO COMITÊ

Leia mais

DECRETO Nº 15.114,DE 8 DE JANEIRO DE 2013 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

DECRETO Nº 15.114,DE 8 DE JANEIRO DE 2013 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DECRETO Nº 15.114,DE 8 DE JANEIRO DE 2013 Disciplina a celebração de convênios e operações de crédito com previsão de ingresso de recursos financeiros que beneficiem órgãos e entidades da Administração

Leia mais

I - DA FINALIDADE II - DA CONCEITUAÇÃO

I - DA FINALIDADE II - DA CONCEITUAÇÃO I - DA FINALIDADE 1. Este Normativo de Pessoal tem por finalidade estabelecer, definir e disciplinar os procedimentos para criação, extinção, remuneração, designação, contratação, substituição, dispensa

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO N. 1/2009

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO N. 1/2009 RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO N. 1/2009 Estabelece normas para captação e gestão de recursos financeiros por meio de convênios e contratos. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, no uso de suas atribuições

Leia mais

EXPLORITAS ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA LTDA POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS

EXPLORITAS ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA LTDA POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS EXPLORITAS ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA LTDA POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS Agosto de 2012 A Exploritas Administração Financeira Ltda ( Gestora ), gestora de Fundos de Investimento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE DE BIOMEDICINA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA UNOESTE

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE DE BIOMEDICINA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA UNOESTE REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE DE BIOMEDICINA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA UNOESTE Dispõe sobre o regimento interno da Comissão de Iniciação Científica da Faculdade

Leia mais

Eólica Faísa V Geração e Comercialização de Energia Elétrica S.A.

Eólica Faísa V Geração e Comercialização de Energia Elétrica S.A. Balanço patrimonial em 31 de dezembro Ativo 2012 2011 Passivo e patrimônio líquido 2012 2011 (Não auditado) (Não auditado) Circulante Circulante Caixa e equivalentes de caixa (Nota 4) 415 7 Fornecedores

Leia mais

1.7 Serviços de consultoria contratados por demanda para análise de estudos e projetos propostos a esta Autoridade Portuária (máximo 200 horas);

1.7 Serviços de consultoria contratados por demanda para análise de estudos e projetos propostos a esta Autoridade Portuária (máximo 200 horas); TERMO DE REFERENCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA ELABORAÇÃO DE ESTUDOS DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E AMBIENTAL, ALÉM DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA NA ÁREA PORTUÁRIA: 1.0 OBJETO É objeto

Leia mais

RELATÓRIO DE RESULTADO DE ANÁLISE DE PROJETO

RELATÓRIO DE RESULTADO DE ANÁLISE DE PROJETO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SUPERINTENDÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-OESTE DIRETORIA DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS E DE GESTÃO DE FUNDOS RELATÓRIO DE RESULTADO DE ANÁLISE DE PROJETO Aprovado

Leia mais

Produto BNDES Exim Pós-embarque. Linha de Financiamento BNDES Exim Pós-embarque Serviços. Normas Operacionais

Produto BNDES Exim Pós-embarque. Linha de Financiamento BNDES Exim Pós-embarque Serviços. Normas Operacionais Produto BNDES Exim Pós-embarque Linha de Financiamento BNDES Exim Pós-embarque Serviços Normas Operacionais Capítulo V DISPOSIÇÕES APLICÁVEIS ÀS EMPRESAS DE CONSULTORIA INDEPENDENTE 1. OBJETIVO O trabalho

Leia mais

BRASIL FUNDOS IMOBILIÁRIOS Quadro Regulatório e de Fiscalidade. Mai/ 2010 1

BRASIL FUNDOS IMOBILIÁRIOS Quadro Regulatório e de Fiscalidade. Mai/ 2010 1 BRASIL FUNDOS IMOBILIÁRIOS Quadro Regulatório e de Fiscalidade Mai/ 2010 1 FII s - Características Fundos de Investimento Imobiliário (FII s) Criados em 1993 A sua supervisão é assegurada pela CVM Constituídos

Leia mais

Consulta Pública nº 21/2013. Recolhimento de. Suzany Portal S. Moraes Gerência Geral de Alimentos. Brasília, 3 de abril de 2014.

Consulta Pública nº 21/2013. Recolhimento de. Suzany Portal S. Moraes Gerência Geral de Alimentos. Brasília, 3 de abril de 2014. Consulta Pública nº 21/2013 Recolhimento de Suzany Portal S. Moraes Gerência Geral de Alimentos Brasília, 3 de abril de 2014. Consulta Pública nº. 21/2013 Prazo para envio das contribuições: encerrado

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA. PNG/PNGT/fbs

CHAMADA PÚBLICA. PNG/PNGT/fbs PROCEDIMENTOS PARA SELEÇÃO DE EMPRESAS INTERESSADAS NA CONSTITUIÇÃO DE PARCERIAS COM A ELETRONORTE EM EMPREENDIMENTOS DE GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. Sumário 1. OBJETO... 3 2. CADASTRAMENTO...

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Introdução Independentemente do nível de experiência da proponente na elaboração de projetos, o Instituto Cooperforte empresta apoio, orientação e subsídios às Instituições

Leia mais

Nota Técnica Atuarial de Carteira

Nota Técnica Atuarial de Carteira Nota Técnica Atuarial de Carteira Circular SUSEP 362/2008 Resolução CNSP 163/2007 Quadros Estatísticos 270, 271 e 272 Carlos Augusto Pinto César da Rocha Neves Eduardo Fraga Lima de Melo São Paulo 29 de

Leia mais

POLÍTICA DE DIREITO DE VOTO

POLÍTICA DE DIREITO DE VOTO POLÍTICA DE DIREITO DE VOTO Superintendência de Riscos e Compliance Página 1 Índice 1. Introdução e Objetivo... 3 2. Exclusões... 3 3. Vigência... 4 4. Princípios Gerais... 4 5. Conflito de Interesse...

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica EDITAL 01/2016 Propit PROGRAMA DE APOIO AO DOUTOR RECÉM-CONTRATADO A (Propit), em atenção ao Edital Nº 006/2015 da Fundação Amazônia de Amparo à Estudos e Pesquisa (FAPESPA), em parceria com a Coordenação

Leia mais

5.1. Programa de Gerenciamento Ambiental. Revisão 00 NOV/2013. PCH Senhora do Porto Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS

5.1. Programa de Gerenciamento Ambiental. Revisão 00 NOV/2013. PCH Senhora do Porto Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS PROGRAMAS AMBIENTAIS 5.1 Programa de Gerenciamento Ambiental CAPA 5.1 - Programa de Gerenciamento Ambiental ÍNDICE GERAL 1. Introdução... 1/11 1.1. Ações já Realizadas... 2/11 2. Justificativa... 4/11

Leia mais

Programa Institucional de Pesquisa e Iniciação Científica

Programa Institucional de Pesquisa e Iniciação Científica Programa Institucional de Pesquisa e Iniciação Científica PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1. PROGRAMA O Programa Institucional de Pesquisa e Iniciação Cientifica do Unianchieta

Leia mais

PROJECTO DE REGULAMENTO MUNICIPAL DE VENDA DE LOTES DE TERRENO PARA AS NOVAS ZONAS E LOTEAMENTOS INDUSTRIAIS. Nota justificativa

PROJECTO DE REGULAMENTO MUNICIPAL DE VENDA DE LOTES DE TERRENO PARA AS NOVAS ZONAS E LOTEAMENTOS INDUSTRIAIS. Nota justificativa PROJECTO DE REGULAMENTO MUNICIPAL DE VENDA DE LOTES DE TERRENO PARA AS NOVAS ZONAS E LOTEAMENTOS INDUSTRIAIS Nota justificativa A criação de novas Zonas e loteamentos Industriais tem como principal finalidade

Leia mais

Sumário. 1 Introdução. Demonstrações Contábeis Decifradas. Aprendendo Teoria

Sumário. 1 Introdução. Demonstrações Contábeis Decifradas. Aprendendo Teoria Sumário 1 Introdução... 1 2 Instrumentos Financeiros e Conceitos Correlatos... 2 3 Classificação e Avaliação de Instrumentos Financeiros... 4 4 Exemplos s Financeiros Disponíveis para Venda... 7 4.1 Exemplo

Leia mais