ESCOLA DE TERAPIAS ORIENTAIS DE SÃO PAULO SUSILAINE MORAES AQUINO 35 - B

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCOLA DE TERAPIAS ORIENTAIS DE SÃO PAULO SUSILAINE MORAES AQUINO 35 - B"

Transcrição

1 1 ESCOLA DE TERAPIAS ORIENTAIS DE SÃO PAULO SUSILAINE MORAES AQUINO 35 - B PRINCÍPIOS DA MAGNETOTERAPIA APLICADA À ACUPUNTURA São Paulo 2011

2 2 SUMÁRIO 1. HISTÓRICO TEORIA GERAL INDICAÇÕES INSTRUMENTOS PARA A MAGNETOTERAPIA Rodelas Magnéticas Aparelho magnético terapêutico com tipos diferentes Canetas magnéticas PRINCIPAIS MÉTODOS INDICAÇÃO DE PONTOS PARA TRATAMENTO COM MAGNETOS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....9

3 3 1. HISTÓRICO Há 200 anos, o Dr. Samuel Hahnermann, considerado pai da homeopatia, iniciou os estudos sobre os efeitos dos magnetos. O pesquisador produziu medicamentos homeopáticos, a partir da magnetização da água em contato com os polos Norte ou Sul, cujas ações resultaram distintas. Posteriormente, criou novo medicamento com ação bipolar. Segundo ele, encontrou casos em que o contato de um ímã por apenas meio minuto era suficiente para se obter um amplo espectro de ação terapêutica. Antigamente, na China, usava-se o ímã em infusão, para beber. A partir da dinastia Song passou-se a utilizá-lo sobre o ponto de Acupuntura. A Magnetoterapia desenvolveu-se mais intensamente nos últimos 50 anos. E mais especificamente, na Índia, devido ao limitado poder econômico da maioria da população, já que essa terapia é de baixo custo. Foi também nesse país que se produziram mais pesquisas e bibliografia sobre o assunto.

4 4 2. TEORIA GERAL No organismo dos seres vivos ocorrem diversos fenômenos elétricos responsáveis pela manutenção da vida. Em toda movimentação de cargas elétricas, há indução de cargas magnéticas e vice-versa. Não existem fenômenos puramente elétricos, sempre são eletromagnéticos. Assim, os processos de digestão e de absorção dos alimentos; da polarização das membranas de células nervosas; da absorção da energia luminosa pelas células da retina, e demais transmissões de mensagens, são todos fenômenos eletromagnéticos, portanto influenciados por campos eletromagnéticos. O Ponto de Acupuntura corresponde à concentração bioelétrica, e pode ser perturbado por agentes internos ou externos. Por isso a ação de campo magnético interfere nesse campo bioelétrico, a fim de restaurar o equilíbrio, ou seja, tratar as doenças. Em Medicina Tradicional Chinesa, essa intervenção pretende drenar os meridianos e canais, e regular o fluxo de energia e de Xue (energia do sangue). Apesar de se tratar de método simples e econômico, comprovou-se a eficiência da Magnetoterapia para: analgesia, tratamento de edemas, diarreia, hipertensão, artrite, distensões ou contusões musculares, neurastenia, insônia, e outros, em diversos tratamentos realizados nas diversas cidades chinesas. Os únicos efeitos colaterais, raramente observados, foram: sensação de cabeça leve, náuseas, taquicardia, cansaço ou sonolência. Tais sintomas temporários, relatadas no início do tratamento, desapareceram rapidamente, sem alterar os resultados. Raros são os pacientes resistentes ao tratamento com magneto ou que piorem com ele. Para esses casos, basta interromper o tratamento e não haverá sequelas.

5 5 3. INDICAÇÕES DE TRATAMENTO A aplicação de Magneto promove efeito de sedação e/ou tonificação, e a consequente regulação do sistema nervoso autônomo. Aplica-se o polo Norte para sedação e o polo Sul para tonificação dos pontos de acupuntura, quando utilizados isoladamente. O polo Norte, aplicado sob a pele, é indicado para traumas recentes, dores agudas, infecções, sedação de ponto de Acupuntura. Seu efeito é vasoconstritor (diminui o calibre do vaso por constrição das fibras musculares sob a ação do sistema nervoso simpático). Já o polo Sul é indicado para dores crônicas, regeneração, cicatrização, inflamações, tonificação dos pontos e tem efeito vasodilatador (produz a dilatação de um vaso, especialmente de arteríola). Funciona como bolsa de água quente. Emprega-se em método de tratamento para purificar o sangue ou evitar depósitos de ácido úrico, colesterol, triglicérides, carbonatos, cálcio, fosfatos e oxalatos, além de outras substâncias indeterminadas, denominadas genericamente toxinas. Para estimular a circulação dos meridianos, deve-se posicionar o polo Norte de um ímã ao Sul de outro. Desse modo cria-se um campo magnético pelo qual as linhas de força transitam de um a outro. Para tonificar, posicionam-se os ímãs, no sentido Norte-Sul, e percorre-se o trajeto do meridiano. Para promover a sedação, as linhas de força devem percorrer em sentido contrário ao da circulação de energia.

6 6 4. INSTRUMENTOS PARA A MAGNETOTERAPIA 4.1 Rodelas magnéticas Normalmente são produzidas com ímã ferro-oxigênio, ímã alumínio-níquelcobalto e ímã cobalto, metal alcalino permanente. Tais rodelas são aplicadas sobre os pontos de Acupuntura. 4.2 Aparelho magnético terapêutico com tipos diferentes Tipo rotatório frequentemente utilizado. Requer motor que utiliza ímã permanente para girá-lo e produz campo magnético alternado ou de impulso elétrico. Aparelho eletromagnético conecta a corrente elétrica ao corpo magnético para formar o campo magnético. Aparelho vibratório possui duas ações: campo magnético e de massagem sobre os pontos. 4.3 Canetas magnéticas Trata-se de kit composto por duas canetas, respectivamente correspondentes aos polos Norte e Sul. Em auriculoterapia podem-se usar as canetas magnéticas para sedar ou tonificar os pontos que serão tratados. Após massagear os pontos com deficiência, aplica-se a caneta magnética com sinal positivo (polo Norte), por 30 segundos; nos pontos dolorosos, a caneta com sinal negativo (polo Sul), por 1 minuto. Devido ao formato, as canetas podem ser facilmente utilizadas para estimular os canais energéticos ou meridianos.

7 7 5. PRINCIPAIS MÉTODOS Método de colagem o mais utilizado por ser de fácil aplicação e resultado satisfatório. Consiste em colar a rodela magnética diretamente no ponto de Acupuntura, com micropore. Terapia magnética rotatória instala-se a rodela magnética em aparelho rotatório para tratar hematomas, úlceras cutâneas, frieiras, enterites e doenças oculares. Durante a aplicação é necessário o contato do magneto no ponto ou área afetada, de 20 a 30 minutos. Terapia auricular fixar a esfera magnética de 1 a 3 mm de diâmetro, com micropore, diretamente no ponto Auricular. Deve-se utilizar de 2 a 5 esferas; mantidas de 5 a 7 dias. A aplicação seguinte deverá ser na outra orelha, caso não haja impedimento. Indicada para tratamento de insônia e doenças dermatológicas. Fio elétrico duplo (de aparelho terapêutico em um objeto magnético maior que gauss) - fixado no ponto escolhido ou na zona enferma para produzir efeito geral do campo magnético e da corrente de impulso, durante 20 a 50 minutos. Utilizado para tratar tumores benignos, dores, edemas, nódulos e doenças anais. Acupuntura magnética por meio de agulha intradérmica ou auricular, introduzida em ponto de Acupuntura, com ímã fixado na ponta da agulha, durante 3 a 5 dias. Aplicação de agulha filiforme em cuja ponta se fixa magneto, por 30 minutos. Após a inserção de agulha, conecta-se peça magnética de aparelho de impulso elétrico, a fim de formar campo magnético no corpo ou no cabo da agulha. Comumente utilizado para tratar afecções nas zonas profundas e no tratamento de surdez ou mudez. A Magnetoterapia é indicada para tratar várias doenças, sem contraindicações, no entanto deve ser utilizada com prudência em recém-nascidos, gestantes, pacientes acometidos com febre alta, hipertensão, hemorragia, doença infecciosa aguda ou dilatação brônquica.

8 8 6. INDICAÇÃO DE PONTOS PARA TRATAMENTO COM MAGNETOS articulação E6-7, ID19 temporomandibular - ATM cotovelo IG11, TA5-10 intervertebrais Huato ( Norte e Sul opostos), B37-40 joelho E34-35, BP9, VB34, Pontos Extras:Heding, Xiyan e Xixia. lombo-sacral VG3, B30-57 ombro TA14, ID9-11, VB21-10 pé BP4, B65, VB35 punhos e mãos TA4-5, Pontos Extras: Zhongquan, Baxie, Shixuan. quadril VB bronquite VC22, B13, VG14, E40, Ashi e Pontos Extras bronquite asmática VC17-22, VG14 ciática B , VB30-34, Ashi contusões e ferimentos Ashi e pontos locais. dor de dente E6-7-44, IG20-4, P9 enurese VC3-4-6, BP6, B23, E36, VB34 enxaquecas E38, VB20, TA5, IG4, Pontos Extras: Yintang, Dangyang, Sizhong, Sishencong gastroenterocolite VC4-8-12, E , BP9 ginecologia VC4-6, BP6-10, IG3 hérnia discal Huato e Ashi hipertensão primária IG11, E36, VB34-39, BP6 lombalgia B23-25, VG4, Ashi entorse, lombar VG3, B , Ashi nevralgia do trigêmio E2-6-7, TA17, VB14, IG4, Ponto Extra: Jiachengjiang nevralgia intercostal TA6, VB34, Ashi neurastenia, insônia C7, BP6, E36, Ponto Extra: Anmian teno-sinovite TA4-5, C7, Ashi

9 9 7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CHONGHUO, Tian Tratado de Medicina Chinesa. [assessor médico para versão em português Ysao Yamamura] São Paulo: Roca, COSTA, Rubens, Eletroacupuntura e outros recursos eletro-eletrônicos aplicáveis à Medicina Chinesa. São Paulo: Plêiade, ETOSP Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Acupuntura. São Paulo: ETOSP Escola de Terapias Orientais de São Paulo, vol.3, FORNARI, Marco. Apostila de Moxaterapia, Ventosaterapia e Gua shá. Curso ministrado na ETOSP Escola de Terapias Orientais de São Paulo, SILVA, Carlos Roberto Lyra da; SILVA, Roberto Carlos Lyra da; VIANA, Dirce La Placa. Dicionário Ilustrado de Saúde: Compacto. São Caetano do Sul-SP: Yendis, 2005.

CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC- SP julho/2012. Palestra: ACUPUNTURA DO BALANCEAMENTO Prof. Silvia Ferreira

CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC- SP julho/2012. Palestra: ACUPUNTURA DO BALANCEAMENTO Prof. Silvia Ferreira CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC- SP julho/2012 Palestra: ACUPUNTURA DO BALANCEAMENTO Prof. Silvia Ferreira Método desenvolvido pelo prof Wang Wen Yuan, da província de Shandong China.

Leia mais

A Lesão. A Lesão. A lesão provoca congestão local causada por obstrução de QiE XUE nas articulações

A Lesão. A Lesão. A lesão provoca congestão local causada por obstrução de QiE XUE nas articulações Acupuntura Acupuntura e Traumatologia e Traumatologia É o estudo das patologias próprias do sistema esquelético, causadas principalmente por traumatismos utilizando a especialidade de acupuntura como recurso

Leia mais

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson.

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson. Doença de Parkinson A Doença de Parkinson é uma síndrome caracterizada por lentidão de movimento, rigidez e tremor resultante de disfunção nos glânglios da base, com diminuição da dopamina e aumento da

Leia mais

Acupuntura Escalpeana Craniopuntura de Yamamoto. Escola Chinesa Escola Japonesa. Professora Tânia Mara Flores Email: taniamaraflores@gmail.

Acupuntura Escalpeana Craniopuntura de Yamamoto. Escola Chinesa Escola Japonesa. Professora Tânia Mara Flores Email: taniamaraflores@gmail. Acupuntura Escalpeana Craniopuntura de Yamamoto Escola Chinesa Escola Japonesa Professora Tânia Mara Flores Email: taniamaraflores@gmail.com A craniopuntura divide-se em duas escolas: Chinesa e Japonesa

Leia mais

PONTOS DE ACUPUNTURA CONCEITO LOCALIZAÇÃO INSERÇÃO e MANIPULAÇÃO DAS AGULHAS MÉTODOS DE TONIFICAÇÃO E SEDAÇÃO CLASSIFICAÇÃO TE Qi

PONTOS DE ACUPUNTURA CONCEITO LOCALIZAÇÃO INSERÇÃO e MANIPULAÇÃO DAS AGULHAS MÉTODOS DE TONIFICAÇÃO E SEDAÇÃO CLASSIFICAÇÃO TE Qi PONTOS DE ACUPUNTURA CONCEITO LOCALIZAÇÃO INSERÇÃO e MANIPULAÇÃO DAS AGULHAS MÉTODOS DE TONIFICAÇÃO E SEDAÇÃO CLASSIFICAÇÃO TE Qi Dr. Henrique Sidi CONCEITO ENERGÉTICO - representação mais exterior dos

Leia mais

MASSAGEM DO-IN. Claudio Prieto - Elza Rodrigues Pinheiro Prieto. Site: www.massagemdoin.net. E-Mail: contato@massagemdoin.net

MASSAGEM DO-IN. Claudio Prieto - Elza Rodrigues Pinheiro Prieto. Site: www.massagemdoin.net. E-Mail: contato@massagemdoin.net MASSAGEM DO-IN Claudio Prieto - Elza Rodrigues Pinheiro Prieto Site: www.massagemdoin.net E-Mail: contato@massagemdoin.net O QUE É? O DO-IN é uma técnica de automassagem aplicada nos pontos energéticos

Leia mais

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, ACUPUNTURA E TERAPIAS AFINS INDICAÇÕES

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, ACUPUNTURA E TERAPIAS AFINS INDICAÇÕES MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, ACUPUNTURA E TERAPIAS AFINS INDICAÇÕES www.shenqui.com.br Na década de 80, após 25 anos de pesquisas, em renomadas instituições do mundo, a OMS publicou o documento Acupuncture:

Leia mais

TRATAMENTOS DE UM SÓ PONTO

TRATAMENTOS DE UM SÓ PONTO TRATAMENTOS DE UM SÓ PONTO Wu Tou Kwang Costuma-se dizer em Acupuntura que um bom terapeuta consegue tratar pacientes com 1 só ponto. É a mística de um grande acupunturista! Na China, isto é até relativamente

Leia mais

HELENA JUSTO Helena Justo é uma profissional dedicada e apaixonada pela Acupuntura e Medicina Chinesa, com uma experiência alargada nestas áreas.

HELENA JUSTO Helena Justo é uma profissional dedicada e apaixonada pela Acupuntura e Medicina Chinesa, com uma experiência alargada nestas áreas. ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (ABR 2016) - PORTO Este é um curso de elevada qualidade! Uma excelente ferramenta para abordar patologias músculo esqueléticas e dores nevrálgicas, com resultados rápidos

Leia mais

ACUPUNTURA PARA ENFERMEIROS: CURSO INTENSIVO (JAN 2015) - PORTO

ACUPUNTURA PARA ENFERMEIROS: CURSO INTENSIVO (JAN 2015) - PORTO ACUPUNTURA PARA ENFERMEIROS: CURSO INTENSIVO (JAN 2015) - PORTO A acupuntura é a área da Medicina Chinesa (MC) com maior visibilidade e popularidade no mundo ocidental, sendo cada vez mais procurada pelos

Leia mais

ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA HISTÓRIA DA MEDICINA CHINESA

ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA HISTÓRIA DA MEDICINA CHINESA Teoria da Acupuntura ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA A Medicina Tradicional Chinesa tem obtido um desenvolvimento através do tempo, pelo menos a 3000 anos. A Acupuntura promove diversas funções, ela controla

Leia mais

Agulha de Fogo, da teoria à prática

Agulha de Fogo, da teoria à prática II Congresso Brasileiro de Medicina Chinesa Agulha de, da teoria à prática Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral:

Leia mais

Centro de Acupunctura do Funchal

Centro de Acupunctura do Funchal Centro de Acupunctura do Funchal Medicina Tradicional Chinesa Dr António Franco Medicina Tradicional Chinesa Centro de Acupunctura do Funchal CAF Medicina Tradicional Chinesa Existe há pelo menos 5 mil

Leia mais

BIOTIPOLOGIA CONSTITUCIONAL TIPO I AR YANG SUPREMO

BIOTIPOLOGIA CONSTITUCIONAL TIPO I AR YANG SUPREMO TIPO I AR YANG SUPREMO TAI YANG Características físicas: fronte larga, brilho intenso nos olhos, tórax bem desenvolvido (devido a hiperplasia do parênquima pulmonar), ombro largo, cintura proporcionalmente

Leia mais

EM 1994 O 1.º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ACUPUNTURA VETERINÁRIA.

EM 1994 O 1.º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ACUPUNTURA VETERINÁRIA. TERAPIAS EMERGENTES e ALTERNATIVAS CLÁUDIO RONALDO PEDRO claudio@fisiovet.com.br ACUPUNTURA VETERINÁRIA NO BRASIL INICIA NA DÉCADA DE 80 O PRINCIPAL PRECURSOR DA ACUPUNTURA VETERINARIA, FOI O PROF. TETSUO

Leia mais

Atuação da Acupuntura na dor articular decorrente do uso do inibidor de aromatase como parte do tratamento do câncer de mama

Atuação da Acupuntura na dor articular decorrente do uso do inibidor de aromatase como parte do tratamento do câncer de mama Atuação da Acupuntura na dor articular decorrente do uso do inibidor de aromatase como parte do tratamento do câncer de mama O câncer de mama - 2º tipo de câncer mais freqüente no mundo e o mais comum

Leia mais

Microssistemas da Acupuntura: Teorias, Relações e Aplicações

Microssistemas da Acupuntura: Teorias, Relações e Aplicações CIEFATO - Centro Internacional de Estudos de Fisioterapia, e Terapias Orientais ssistemas da : Teorias, Relações e Aplicações Dr. Reginaldo de Carvalho Silva Filho, FT, Ac Fisioterapeuta, Doutorando da

Leia mais

Tratamento das patologias vestibulares segundo a MVTC. Carolina C. T. Haddad Congresso da ABRAVET Março de 2012

Tratamento das patologias vestibulares segundo a MVTC. Carolina C. T. Haddad Congresso da ABRAVET Março de 2012 Tratamento das patologias vestibulares segundo a MVTC Carolina C. T. Haddad Congresso da ABRAVET Março de 2012 Sistema Vestibular Introdução Função: transmitir a informação do ouvido interno até o cérebro

Leia mais

FISIOPATOLOGIA DAS ALGIAS PERIFÉRICAS

FISIOPATOLOGIA DAS ALGIAS PERIFÉRICAS FISIOPATOLOGIA DAS ALGIAS PERIFÉRICAS A Medicina Ocidental refere que os mais diversos fatores podem provocar dor: ferimentos, contusões, exposição ao calor, ao frio, a produtos químicos, etc. Esses fatores

Leia mais

Materiais. Carolina de Alvarenga Sales Instituto de Psicologia e Acupuntura Espaço Consciência

Materiais. Carolina de Alvarenga Sales Instituto de Psicologia e Acupuntura Espaço Consciência Materiais Carolina de Alvarenga Sales Instituto de Psicologia e Acupuntura Espaço Consciência Pedra Polida Polir a pedra Inserir no mestre, sem dor, com maestria Lapidar a pedra é simbolicamente lapidar-se,

Leia mais

BIOMAGNETISMO E ACUPUNTURA NO EQUILÍBRIO BIOENERGÉTICO - UM GRUPO DE ESTUDO COMPARATIVO EM DTM (DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBUL)

BIOMAGNETISMO E ACUPUNTURA NO EQUILÍBRIO BIOENERGÉTICO - UM GRUPO DE ESTUDO COMPARATIVO EM DTM (DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBUL) BIOMAGNETISMO E ACUPUNTURA NO EQUILÍBRIO BIOENERGÉTICO - UM GRUPO DE ESTUDO COMPARATIVO EM DTM (DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBUL) Rita de Cassia Falleiro Salgado rcf.salgado@gmail.com Doutoranda do PPGED Mestrado

Leia mais

Tratamento de acupuntura para combater dores nos ombros

Tratamento de acupuntura para combater dores nos ombros 1 Tratamento de acupuntura para combater dores nos ombros Elidiane do Amaral Nunes 1 e-mail: elidianeamaral@hotmail.com Dayana Pricila Maia Mejia 2 Pós-Graduação em Acupuntura-Faculdade Ávila Resumo No

Leia mais

HIPNOSE. Como funciona a Hipnose?

HIPNOSE. Como funciona a Hipnose? REIKI O Reiki é uma técnica japonesa de canalização de energia, passada através do toque das mãos para a harmonização dos corpos físico, emocional, mental e energético e baseia-se na ideia de que uma "energia

Leia mais

ARTROSES ARTRITES OSTEO... HÉRNIA ARTRALGIAS...OSES...ITES ETC.

ARTROSES ARTRITES OSTEO... HÉRNIA ARTRALGIAS...OSES...ITES ETC. ORTOPEDIA & REUMATO MTC ARTROSES ARTRITES OSTEO... HÉRNIA ARTRALGIAS...OSES...ITES ETC. CAUSAS CLÍNICAS OCIDENTE CAUSAS CLÍNICAS ORIENTE 1. VENTO 2. FRIO 3. CALOR 4. UMIDADE 5. TRAUMA ORTOPEDIA & REUMATO

Leia mais

AULA DE HÉRNIA DE DISCO: TTO. ATRAVÉS DA ACUPUNTURA

AULA DE HÉRNIA DE DISCO: TTO. ATRAVÉS DA ACUPUNTURA AULA DE HÉRNIA DE DISCO: TTO. ATRAVÉS DA ACUPUNTURA A doença não é uma Entidade mas uma condição flutuante do corpo do paciente, uma batalha entre a substância da doença e a tendência natural do corpo

Leia mais

6/22/2015. Prof. Gustavo Vilela da Silveira, MSc

6/22/2015. Prof. Gustavo Vilela da Silveira, MSc Acupuntura na Osteoartrose Prof. Gustavo Vilela da Silveira, MSc Osteoartrose 1 Osteoartrose Outras denominações ; Artrose; Doença Articular Degenerativa; Artrite Degenerativa. 2 É a doença articular mais

Leia mais

AULACRÂNIO-ACUPUNTURA CHINESA

AULACRÂNIO-ACUPUNTURA CHINESA AULACRÂNIO-ACUPUNTURA CHINESA NEUROANATOMIA CRÂNIO-ACUPUNTURA É UM MICROSSISTEMA DA ACUPUNTURA QUE TRATA DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS E/OU DISTÚRBIOS ASSOCIADOS À ELES, ATRAVÉS DO ESTÍMULO DE DETERMINADAS ZONAS

Leia mais

Que tal dar um up em seu visual e melhorar sua auto-estima? Promover sua saúde sem o cigarro aproveitando os sabores da vida e recuperar seu fôlego?

Que tal dar um up em seu visual e melhorar sua auto-estima? Promover sua saúde sem o cigarro aproveitando os sabores da vida e recuperar seu fôlego? Você que está tentando largar o vício do cigarro e não consegue encontrar forças para se livrar desse mal. Anda sentindo dores nas costas, cansaço e/ou inchaço nas pernas, problemas com acnes ou querendo

Leia mais

www.josegoe s.com.br Prof. Ms. José Góes Página 1

www.josegoe s.com.br Prof. Ms. José Góes Página 1 Página 1 A coluna vertebral, assim como qualquer articulação, apresenta movimentos que possuem tanto grande como pequena amplitude articular. Estes recebem o nome de Macromovimentos e Micromovimentos,

Leia mais

Introdução. Light Amplification by Stimulated Emission of Radition. Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação.

Introdução. Light Amplification by Stimulated Emission of Radition. Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação. L.A.S.E.R. Introdução Light Amplification by Stimulated Emission of Radition. Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação. Introdução Em 1900 o físico alemão Max Planck apresentou uma explanação

Leia mais

Acupuntura no tratamento de Lombalgias

Acupuntura no tratamento de Lombalgias Acupuntura no tratamento de Lombalgias Ana Fátima Coutinho Mello 1 Dayana Priscila Maia Mejia 2 e-mail: anafatima_mello@yahoo.com.br Pós-graduação em Acupuntura Faculdade Ávila Resumo De acordo com a medicina

Leia mais

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Centro Brasileiro de Acupuntura Acupuntura Aplicada a Ginecologia e Obstetrícia Prof.: Marcelo Brum Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Aparelho Genital Feminino: Abrange: Útero; Ovários; Trompas

Leia mais

12º Imagem da Semana: Ressonância Magnética de Coluna

12º Imagem da Semana: Ressonância Magnética de Coluna 12º Imagem da Semana: Ressonância Magnética de Coluna Enunciado Paciente do sexo feminino, 34 anos, G1P1A0, hígida, está no terceiro mês pós-parto vaginal sob analgesia peridural, que transcorreu sem intercorrências.

Leia mais

CIRCULAÇÃO-SEXO Meridiano do PERICÁRDIO (MP) ou Mestre do Coração (MC) Estação: Verão Horário: 19 às 21 h Elemento: Fogo Yin CARACTERÍTICAS GERAIS Também conhecido como Mestre do Coração (MC), possui 9

Leia mais

Considerada como elemento essencial para a funcionalidade

Considerada como elemento essencial para a funcionalidade 13 Epidemiologia e Flexibilidade: Aptidão Física Relacionada à Promoção da Saúde Gláucia Regina Falsarella Graduada em Educação Física na Unicamp Considerada como elemento essencial para a funcionalidade

Leia mais

RYODORAKU. Mensuração Diagnóstica Eletrônica POR DENISE DARIN

RYODORAKU. Mensuração Diagnóstica Eletrônica POR DENISE DARIN RYODORAKU Mensuração Diagnóstica Eletrônica POR DENISE DARIN SIGNIFICADO DO RYODORAKU Ryo significa boa, Do conduzir e Raku linha ou canal. Caminhos Permeáveis (Linha de boa eletrocondutividade). É um

Leia mais

GUARAQUEÇABA-PR, 2012

GUARAQUEÇABA-PR, 2012 GUARAQUEÇABA-PR, 2012 AUTORA: ALINE PALLA PIACENTI FARMACÊUTICA E ACUPUNTURISTA HOSPITAL REGIONAL DE GUARAQUEÇABA-PR COLABORADORES: KAIO JULIO CESAR COLOZIO DIRETOR GERAL HRG NILZA REDERD DIRETORA ADMINISTRATIVA

Leia mais

FADIGA, NEURASTENIA ou. Paulo Lessa IAMMG Instituto de Acupuntura Médica de Minas Gerais IVN SP Instituto Van Nghi São Paulo

FADIGA, NEURASTENIA ou. Paulo Lessa IAMMG Instituto de Acupuntura Médica de Minas Gerais IVN SP Instituto Van Nghi São Paulo FADIGA, NEURASTENIA ou TRANSTORNOS SOMATOFORMES Paulo Lessa IAMMG Instituto de Acupuntura Médica de Minas Gerais IVN SP Instituto Van Nghi São Paulo Sinais e sintomas relatados por pacientes com fadiga

Leia mais

CURSO. ACUPUnTURA CLINICA

CURSO. ACUPUnTURA CLINICA CURSO ACUPUnTURA CLINICA INTRODUÇÃO A acupuntura é um método terapêutico com origem na Medicina Tradicional Chinesa, que consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos através de agulhas. De acordo

Leia mais

MÉTODOS PARA APLICAÇÃO DO APARELHO TERAPÊUTICO ELETROMAGNÉTICO KENKOBIO

MÉTODOS PARA APLICAÇÃO DO APARELHO TERAPÊUTICO ELETROMAGNÉTICO KENKOBIO MÉTODOS PARA APLICAÇÃO DO APARELHO TERAPÊUTICO ELETROMAGNÉTICO KENKOBIO ALGUMAS REGRAS PARA A TERAPIA: 1) Horas de terapia - Criança de até 10 anos de idade, utilizá-lo por metade do tempo. - Para o adulto,

Leia mais

dr-cesar TERAPIAS ENERGÉTICAS CURSOS AMBULATÓRIO E CONSULTORIA

dr-cesar TERAPIAS ENERGÉTICAS CURSOS AMBULATÓRIO E CONSULTORIA CRANIOPUNTURA DE YAMAMOTO - YNSA Dr. Wu Tou Kwang www.ceata.com.br Na YNSA, como em qualquer outro microssistema, não existem pontos, nem regiões delimitadas, mas apenas áreas com limites dinâmicos, variando

Leia mais

Rafael Vercelino Fisioterapeuta Especialista em Dor e Acupuntura

Rafael Vercelino Fisioterapeuta Especialista em Dor e Acupuntura Neuropatias sob a visão da Medicina Chinesa Rafael Vercelino Fisioterapeuta Especialista em Dor e Acupuntura Neuropatias sob a visão da Medicina Chinesa Revisão da neurofisiologia da dor, Revisão da fisiopatologia

Leia mais

Cartilha. pela Saúde da Mulher

Cartilha. pela Saúde da Mulher Cartilha pela Saúde da Mulher Cólica Menstrual Excesso de Gorduras no Sangue A cólica menstrual ou dismenorreia é uma dor abdominal provocada pelas contrações uterinas que ocorrem durante a menstruação.

Leia mais

PONTOS ESPECIAIS PARA DIVERSOS TRATAMENTOS. Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO

PONTOS ESPECIAIS PARA DIVERSOS TRATAMENTOS. Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO PONTOS ESPECIAIS PARA DIVERSOS TRATAMENTOS Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO "A saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos." (Mahatma Gandhi) SHIATSU TERAPIA Terapia

Leia mais

Curso de Formação e Especialização em acupuntura Nova Turma/NOVEMBRO 2012.

Curso de Formação e Especialização em acupuntura Nova Turma/NOVEMBRO 2012. Associação Brasileira de Acupuntura A Primeira e Melhor Escola de Acupuntura do Brasil Desde 1958 Curso de Formação e Especialização em acupuntura Nova Turma/NOVEMBRO 2012. FORTALEZA - CE 2012 ABA TRADIÇÃO

Leia mais

Auriculoterapia no tratamento do torcicolo

Auriculoterapia no tratamento do torcicolo Auriculoterapia no tratamento do torcicolo Jackson Pacheco dos Santos 1 fisioterapiajackson@yahoo.com.br Pós-graduação em Acupuntura Faculdade Ávila Resumo A Auriculoterapia é uma ramo da Acupuntura utilizado

Leia mais

XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO

XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO Material elaborado pela Direção e Coordenação da EBRAMEC Direção Geral: Reginaldo de Carvalho Silva Filho Coordenação

Leia mais

C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos

C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos 1 Dr Alex da Silva Santos Diretor do Centro Brasileiro de Acupuntura Clínica e Medicina Chinesa www.centrobrasileiro.com.br Dr Alex da Silva Santos O Dr. Alex da

Leia mais

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CEFALÉIAS. Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CEFALÉIAS. Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CEFALÉIAS Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO Se o problema tem solução, não esquente a cabeça, porque tem solução. Se o problema não tem solução, não esquente a cabeça,

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E ACUPUNTURA. Acupuntura Uma especialidade Farmacêutica - Resolução CFF N.

NOÇÕES BÁSICAS DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E ACUPUNTURA. Acupuntura Uma especialidade Farmacêutica - Resolução CFF N. NOÇÕES BÁSICAS DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E ACUPUNTURA Acupuntura Uma especialidade Farmacêutica - Resolução CFF N. 353 23/08/2000 Edson João Garcia Fevereiro/2015 MTC MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Leia mais

Principais propriedades físicas da água.

Principais propriedades físicas da água. BIOQUÍMICA CELULAR Principais propriedades físicas da água. Muitas substâncias se dissolvem na água e ela é comumente chamada "solvente universal". Por isso, a água na natureza e em uso raramente é pura,

Leia mais

Urgências Ortopédicas em Clínica Pediátrica. Dr. Celso Rizzi Ortopedista Pediátrico do INTO

Urgências Ortopédicas em Clínica Pediátrica. Dr. Celso Rizzi Ortopedista Pediátrico do INTO Urgências Ortopédicas em Clínica Pediátrica Dr. Celso Rizzi Ortopedista Pediátrico do INTO Placa de Crescimento Epífise Metáfise Diáfise Metáfise Placa de Crescimento Epífise Osso Imaturo na Criança Fraturas

Leia mais

XII I I S im i pós pós o B ras r i as l i e l i e r i o de o de Aper pe f r e f i e ç i oam oam n e to t e o m e

XII I I S im i pós pós o B ras r i as l i e l i e r i o de o de Aper pe f r e f i e ç i oam oam n e to t e o m e XII Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientais 三 Método de Três Agulhas Introdução Definição O Método de Três Agulhas é uma forma de acupuntura que utiliza seleções e combinações

Leia mais

As principais causas das perdas condutivas são:

As principais causas das perdas condutivas são: Perda auditiva: Existem três partes principais da orelha envolvidas no processo de audição: a orelha externa, a orelha média e a orelha interna. O processo auditivo começa quando as ondas sonoras entram

Leia mais

artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares

artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares A artrite reumatoide não é o único desafio na vida dos pacientes. Mas muitos problemas

Leia mais

BANDAGENS TERAPÊUTICAS NA MTC

BANDAGENS TERAPÊUTICAS NA MTC Escola Brasileira de Medicina Chinesa BANDAGENS TERAPÊUTICAS NA MTC Êmile Cristina Gravalos TIPOS DE BANDAGENS SPORTS TAPING McCONNELL MULLIGAN KINESIO TAPING THERAPEUTIC TAPING DIFERENÇAS BANDAGENS FUNCIONAIS

Leia mais

Autor: Alberto Bastos Fisioterapeuta Acupunturista. ARTRITE REUMATOIDE SEGUNDO A MEDICINA CHINESA E A TERAPÊUTICA NATURAL

Autor: Alberto Bastos Fisioterapeuta Acupunturista. ARTRITE REUMATOIDE SEGUNDO A MEDICINA CHINESA E A TERAPÊUTICA NATURAL Autor: Alberto Bastos Fisioterapeuta Acupunturista. ARTRITE REUMATOIDE SEGUNDO A MEDICINA CHINESA E A TERAPÊUTICA NATURAL A artrite reumatóide é uma doença auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada

Leia mais

PROTOCOLO DE ACESSO A EXAMES DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA GRUPO 35 SUBGRUPO

PROTOCOLO DE ACESSO A EXAMES DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA GRUPO 35 SUBGRUPO PROTOCOLO DE ACESSO A EXAMES DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA GRUPO 35 SUBGRUPO NOBEMBRO 2007 1 A TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA (TC) CARACTERIZA-SE POR SER EXAME DE ALTA COMPLEXIDADE E CUSTO ELEVADO, PORTANTO

Leia mais

www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro

www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Artrite de lyme Versão de 2016 1. O QUE É ARTRITE DE LYME 1.1 O que é? A artrite de Lyme é uma das doenças causadas pela bactéria Borrelia burgdorferi (borreliose

Leia mais

Administração de medicamentos via parenteral. Profª Leticia Pedroso

Administração de medicamentos via parenteral. Profª Leticia Pedroso Administração de medicamentos via parenteral Profª Leticia Pedroso INJETÁVEIS- VIA PARENTERAL É a administração de medicamentos através das vias: Endovenosa (EV), intramuscular (IM, subcutânea (SC) e Intradérmica

Leia mais

NATUROTERAPIA: UTILIZAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS PARA A SAÚDE HUMANA * COM VIVÊNCIAS

NATUROTERAPIA: UTILIZAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS PARA A SAÚDE HUMANA * COM VIVÊNCIAS NATUROTERAPIA: UTILIZAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS PARA A SAÚDE HUMANA * COM VIVÊNCIAS Prof. Pedro Marques www.faculdadeespirita.com.br 31557112 NATUROTERAPIA? É a aplicação de diversas técnicas naturistas

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07. Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07. Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: 8 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07 QUESTÃO 17 Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) Há 3.000 anos, agulhas de bronze e a pedra bian eram usadas como

Leia mais

Anestesias e Anestésicos

Anestesias e Anestésicos Anestesias e Anestésicos ANESTESIA É uma palavra de origem grega que quer dizer ausência de sensações. Outra definição é uma "ausência de consciência reversível", seja uma ausência total de consciência

Leia mais

Profª Ms. Jean Luis de Souza. Acupuntura Em ortopedia

Profª Ms. Jean Luis de Souza. Acupuntura Em ortopedia Profª Ms. Jean Luis de Souza Acupuntura Em ortopedia ACUPUNTURA EM ORTOPEDIA DORES CRÔNICAS NECESSIDADES DE MAIORES DOSES DE MEDICAMENTO. SOMADOS AOS EFEITOS COLATEAIS. CONFIANÇA CONTATO PESSOAL MÃO DE

Leia mais

SISTEMA BAYLIS PARA CONTROLE DA DOR

SISTEMA BAYLIS PARA CONTROLE DA DOR SISTEMA BAYLIS PARA CONTROLE DA DOR RADIOFREQUÊNCIA (RF) NO TRATAMENTO DA DOR RF é um procedimento moderno, minimamente invasivo e seguro, bastante eficaz no tratamento da dor crônica da coluna. A RF funciona

Leia mais

TODAS AS COISAS TÊM SEU TEMPO. SALOMÃO

TODAS AS COISAS TÊM SEU TEMPO. SALOMÃO TODAS AS COISAS TÊM SEU TEMPO. SALOMÃO Fertilidade Natural: Reflexologia e Shiatsu CAPÍTULO 13 Reflexologia e Shiatsu O TOQUE DA FILOSOFIA ORIENTAL O indivíduo nasce, cresce, pode ser chamado de Maria,

Leia mais

Sistema Circulatório

Sistema Circulatório Sistema Circulatório O coração Localização: O coração está situado na cavidade torácica, entre a 2ª e 5ª costelas, entre os pulmões, com 2/3 para a esquerda, ápice para baixo e para esquerda e base para

Leia mais

CBF Centro Científico e Cultural Brasileiro de Fisioterapia CRISTAIS RADIÔNICOS EM PONTOS ASHI DA LOMBALGIA CRÔNICA ASSOCIADOS À AURICULOTERAPIA

CBF Centro Científico e Cultural Brasileiro de Fisioterapia CRISTAIS RADIÔNICOS EM PONTOS ASHI DA LOMBALGIA CRÔNICA ASSOCIADOS À AURICULOTERAPIA CBF Centro Científico e Cultural Brasileiro de Fisioterapia CRISTAIS RADIÔNICOS EM PONTOS ASHI DA LOMBALGIA CRÔNICA ASSOCIADOS À AURICULOTERAPIA Cristiana Bilecki Ferreira Jane Mizobuti Alves Trabalho

Leia mais

PARQVE Projeto Artrose Recuperando Qualidade de Vida pela Educação

PARQVE Projeto Artrose Recuperando Qualidade de Vida pela Educação PARQVE Projeto Artrose Recuperando Qualidade de Vida pela Educação Dra. Márcia Uchoa de Rezende Dr. Alexandre Felício Pailo Dr. Gustavo Constantino de Campos Dr. Renato Frucchi Dr. Thiago Pasqualin O que

Leia mais

MAPEAMENTO DOS PONTOS EXTRAS EM GATOS

MAPEAMENTO DOS PONTOS EXTRAS EM GATOS INSTITUTO HOMEOPÁTICO JACQUELINE PECKER Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária MAPEAMENTO DOS PONTOS EXTRAS EM GATOS THAIS DE OLIVEIRA CAMPOS BELO HORIZONTE 2010 THAIS DE OLIVEIRA CAMPOS MAPEAMENTO

Leia mais

Acupuntura do. Acupuntura do 2 Metacarpo

Acupuntura do. Acupuntura do 2 Metacarpo Acupuntura do Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral: Reginaldo de Carvalho Silva Filho Introdução Apresentação

Leia mais

Dor segundo a Medicina Chinesa

Dor segundo a Medicina Chinesa XII Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientais Dor segundo a Medicina Chinesa Introdução Definição A IASP- International Association for the Study of Pain (Associação Internacional

Leia mais

Cisto Poplíteo ANATOMIA

Cisto Poplíteo ANATOMIA Cisto Poplíteo O Cisto Poplíteo, também chamado de cisto de Baker é um tecido mole, geralmente indolor que se desenvolve na parte posterior do joelho. Ele se caracteriza por uma hipertrofia da bolsa sinovial

Leia mais

Acupuntura. Meridianos Tendinomusculares

Acupuntura. Meridianos Tendinomusculares Acupuntura Meridianos Tendinomusculares Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Inada, Tetsuo Acupuntura: meridianos tendinomusculares: revisão,

Leia mais

Programação das atividades de Qigong-Saúde 2015

Programação das atividades de Qigong-Saúde 2015 Programação das atividades de Qigong-Saúde 2015 4ª#Visita#dos#Técnicos#da#CHQA#ao#Brasil# 26#e#27#de#Setembro#no#RIO#DE#JANEIRO# 28,#29#e#30#de#Setembro#em#SÃO#PAULO# 2,#3#e#4#de#Outubro#em#PORTO#ALEGRE#

Leia mais

CEATA Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas

CEATA Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas PESQUISA DE TRATAMENTO COM HELICAL (Nanotecnologia Japonesa) EM AMBULATÓRIO DE ACUPUNTURA ENERGÉTICA CASOS CLÍNICOS Pesquisa realizada em parceria com a Helical - Nanotecnologia Japonesa em tratamento

Leia mais

Anexo III. Alterações a secções relevantes do resumo das características do medicamento e folhetos informativos

Anexo III. Alterações a secções relevantes do resumo das características do medicamento e folhetos informativos Anexo III Alterações a secções relevantes do resumo das características do medicamento e folhetos informativos Nota: Este Resumo das Características do Medicamento e o folheto informativo resultam do procedimento

Leia mais

XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO

XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO Material elaborado pela Direção e Coordenação da EBRAMEC Direção Geral: Reginaldo de Carvalho Silva Filho Coordenação

Leia mais

Ciências E Programa de Saúde

Ciências E Programa de Saúde Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado da Educação Ciências E Programa de Saúde 19 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE SP Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de

Leia mais

ACUPUNTURA SEM SEGREDOS: TRATAMENTO NATURAL, MILENAR E CIENTÍFICO*

ACUPUNTURA SEM SEGREDOS: TRATAMENTO NATURAL, MILENAR E CIENTÍFICO* ACUPUNTURA SEM SEGREDOS: TRATAMENTO NATURAL, MILENAR E CIENTÍFICO* (2007) Alex Sandro Tavares da Silva Psicólogo. Psicoterapeuta. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Leia mais

OS CINCO ELEMENTOS Os cinco elementos, madeira, fogo, terra, metal e água abarcam todos os fenômenos da natureza. Trata-se de um simbolismo que se aplica também ao homem. Nei Jing. Os chineses dividiram

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Ficha No.: Data: Nome: Data Nasc.: Naturalidade: Estado civil: Filhos: Endereço: Profissão: Fone(s): 1. Queixa Principal (QP): 2. História da Moléstia

Leia mais

2012 2012 MSC. MAGALI SEFRIAN FISIOTERAPEUTA ESPECIALISTA em ACUPUNTURA magalisefrian.guasha@gmail.com magalisefrian.guasha@gmail.com Na China, a História do Gua Sha data desde muito antigamente. Esta

Leia mais

Sento assim a MTC permite- nos saber que os dentes estão ligados, pelos meridianos, a órgãos e estruturas tecidulares à distância.

Sento assim a MTC permite- nos saber que os dentes estão ligados, pelos meridianos, a órgãos e estruturas tecidulares à distância. A Acupuntura, no paradigma de saúde tem como preocupação o perfeito equilíbrio energético entre os meridianos que interligam todos os órgãos e vísceras. Sento assim a MTC permite- nos saber que os dentes

Leia mais

ÍNDICE DE FIGURAS. Pág.

ÍNDICE DE FIGURAS. Pág. Índice de Figuras ÍNDICE DE FIGURAS Pág. Figura 3.1 - Sexo dos inquiridos..... Figura 3.2 - Existência de seguro de saúde dos inquiridos. Figura 3.3 - Inquiridos com o hábito de fumar... Figura 3.4 - Inquiridos

Leia mais

Acupuntura. Meridianos Tendinomusculares

Acupuntura. Meridianos Tendinomusculares Acupuntura Meridianos Tendinomusculares Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Inada, Tetsuo Acupuntura: meridianos tendinomusculares: revisão,

Leia mais

O que é a Terapia das Pedras? Terapia das Pedras. O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras?

O que é a Terapia das Pedras? Terapia das Pedras. O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras? Terapia das Pedras Professora: Debora Clinicamente é a aplicação de termoterapia, usando-se pedras aquecidas de efeito permanente e alternando com pedras extremamente frias.

Leia mais

REDUC - SIPAT. REDUC Refinaria Duque de Caxias. www.reduc.com.br Rodovia Washington Luiz, km 113,7 Campos Elíseos - Duque de Caxias RJ CEP: 25225-010

REDUC - SIPAT. REDUC Refinaria Duque de Caxias. www.reduc.com.br Rodovia Washington Luiz, km 113,7 Campos Elíseos - Duque de Caxias RJ CEP: 25225-010 REDUC - SIPAT Contribuição de Administrador 04/01/2011 REDUC Refinaria Duque de Caxias www.reduc.com.br Rodovia Washington Luiz, km 113,7 Campos Elíseos - Duque de Caxias RJ CEP: 25225-010 SIPAT 2006 De

Leia mais

MERIDIANO DO PULMÃO 11 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO PAREDE TORÁCIA ANTERIOR, 1 CUN ABAIXO DE P2

MERIDIANO DO PULMÃO 11 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO PAREDE TORÁCIA ANTERIOR, 1 CUN ABAIXO DE P2 MERIDIANO DO PULMÃO 11 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO P1 NA PARTE SUPERIOR LATERAL DA PAREDE TORÁCIA ANTERIOR, 1 CUN ABAIXO DE P2 P2 P3 NA PARTE SUPERIOR LATERAL DA PAREDE TORÁCICA ANTERIOR, ACIMA DA

Leia mais

Auriculoterapia no tratamento de dor por disfunção da Articulação Temporomandibular.

Auriculoterapia no tratamento de dor por disfunção da Articulação Temporomandibular. Auriculoterapia no tratamento de dor por disfunção da Articulação Temporomandibular. Rosangela Magalhães Barreto da Cunha 1 Dayana Priscila Maia Mejia 2 e-mail: jrti@ig.com.br Pós-graduação em Acupuntura

Leia mais

ENDERMOTERAPIA INSTITUTO LONG TAO

ENDERMOTERAPIA INSTITUTO LONG TAO ENDERMOTERAPIA INSTITUTO LONG TAO Melissa Betel Tathiana Bombonatti A endermoterapia foi criada na França em 1970 por Louis Paul Guitay. Ele sofreu um grave acidente de carro que causou queimaduras de

Leia mais