Esclarecimentos na fase de candidatura à qualificação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Esclarecimentos na fase de candidatura à qualificação"

Transcrição

1 Esclarecimentos na fase de candidatura à qualificação PERGUNTA 1 É obrigatória a formação em Passaporte de Segurança (ou equivalente) para todos os técnicos mencionados no Anexo X, separador Requisitos Técnicos, no quadro da lista de pessoal que sustentam a qualificação, linha 25, coluna F? 2 A que se refere o Certificados de formação em Segurança mencionado no Anexo X, separador Requisitos Técnicos, linha 54? 3 Em caso de Agrupamento, o Pedido de Qualificação (Anexo I) deve ser apresentado apenas pelo Agrupamento ou por cada membro do Agrupamento? RESPOSTA O Programa de Qualificação (PQ) não refere a obrigatoriedade de formação em "Passaporte de Segurança" (ou equivalente). O campo referido destina-se a explicitar os técnicos do interessado na Qualificação que possam, eventualmente, deter esta formação. Refere-se aos certificados eventualmente detidos pelos técnicos do interessado na Qualificação, subordinados ao tema Passaporte de Segurança (ou equivalente). Aplica-se o disposto no ponto 12.2 do Programa de Qualificação (PQ): "12.2 No que respeitam aos Pedidos de Qualificação propriamente ditos, os mesmos devem ser apresentados de acordo com o modelo constante do Anexo I, e ser assinados pelo(s) representante(s) legal(ais), do interessado na Qualificação, ou pelo representante comum dos membros que integram o agrupamento, evidenciando, em ambos os casos a qualidade e a existência de poderes para o ato, devendo conter a certificação das respectivas assinaturas e os instrumentos de mandato emitidos por cada um dos membros do agrupamento, quando aplicável, bem como o Anexo II. Sempre que os documentos sejam assinados por procurador, devera ser enviado o original ou copia certificada da procuração,emitida pelo(s) representante(s) legal(ais) da empresa, na qualidade e com poderes para o acto, outorgando ao mandatário os necessários poderes para representar a empresa em todos os actos que praticar."

2 4 O mesmo acontece com a Declaração de Agrupamentos (Anexo III)? 5 No caso de Subcontratação de Terceiros que contribuam com meios técnicos para o preenchimento dos requisitos de experiência (Tipologia A), solicita-se apresentação da Declaração Ambiental (Anexo XIV), a ser emitida pelo Terceiro, na qual, conforme previsto no ponto 1 dessa declaração, terá de dispor de um Sistema de Gestão Ambiental certificado. Ora, de acordo com o descrito no ponto do PQ se pretende apenas que um dos elementos do Agrupamento possua umsistema de Gestão Ambiental certificado. 6 No Programa de Qualificação (PQ), ponto 9.4.2, é referido que Em caso de adjudicação de serviços no âmbito do presente Sistema de Qualificação, serão exigidos aos Qualificados adjudicatários, entre outros os seguros que a seguir se indicam : - Ponto a) Seguro de Responsabilidade Civil, por factos ilícitos, - Ponto b) Seguro de Responsabilidade Civil, cobrindo todos os danos causados à ENTIDADE ADJUDICANTE, - Ponto c) Seguro sobre a(s) obra(s) a realizar, - Ponto d) Seguro de Responsabilidade Civil Automóvel, no montantede - Ponto e) Seguro ou garantia de responsabilidade ambiental, nos termos No ANEXO A1, Pasta Documentos para efeitos do ponto 13.5 do Programa de Qualificação, são solicitadas declarações e comprovativo dos seguros acima mencionados. Pergunta 1: a documentação acima referida é para ser entregue somente após a adjudicação de serviços no âmbito do presente Sistema de Qualificação (conforme referido no ponto do PQ), ou têm de ser já entregues nesta fase (conforme referido no Anexo A1)? Pergunta 2: caso seja necessário entregar estas declarações e comprovativos do estabelecimento dos seguros, o seguro referido na alínea c) não pode ser solicitado, visto desconhecermos o valor de cada obra. Quais os seguros a realizar? Aplica-se o disposto na alínea c) do ponto 13.2 do PQ: "13.2 Para efeitos de instrução dos Pedidos de Qualificação em termos genéricos, os Interessados na Qualificação deverão apresentar os seguintes documentos :... c) No caso de agrupamentos, Declaração elaborada de acordo com o Anexo III". No caso Terceiros que contribuam com meios técnicos para preenchimento dos requisitos de experiência (Tipologia A), que não possua um Sistema de Gestão Ambiental certificado devem, ainda assim, apresentar o Anexo XIV e, a propósito do ponto 1 do mesmo, referir que não possuem o sistema em causa. Pergunta 1: Os interessados na qualificação deverão entregar toda a documentação relativa à contratação dos seguros obrigatórios referidos no ponto do Programa de Qualificação. Em caso de adjudicação de serviços no âmbito do Sistema de Qualificação, será ainda exigida a contratação dos seguros obrigatórios nos montantes mínimos previstos nas diversas alíneas do ponto do Programa de Qualificação. Pergunta 2: Esta pergunta encontra-se prejudicada pela resposta dada à pergunta anterior.

3 7 Os valores dos seguros referidos no ponto têm de ser cumpridos na fase de qualificação ou apenas em caso de adjudicação? Para efeitos do ponto 13.5 do Programa de Qualificação, para além dos seguros de Responsabilidade Civil, Acidentes de Trabalho e outros igualmente obrigatórios para o exercício da atividade, deverão, já nesta fase, serem apresentadas as apólices e comprovativos de pagamento dos prémios dos seguros. Os interessados na qualificação deverão num primeiro momento entregar toda a documentação referida no ponto 13.5 do Programa de Qualificação relativa à contratação dos seguros obrigatórios referidos no ponto do mesmo programa, incluindo cópia das respetivas apólices de seguro e dos comprovativos do pagamento dos prémios respetivos. Apenas num segundo momento, em caso de adjudicação de serviços no âmbito do Sistema de Qualificação, é que será exigida a entrega de toda a documentação referida no ponto 13.5 do Programa de Qualificação relativa contratação dos seguros obrigatórios nos montantes mínimos previstos nas diversas alíneas do ponto do mesmo programa, incluindo cópia das respetivas apólices de seguro e dos comprovativos do pagamento dos prémios respetivos.

4 8 Como vamos apresentar um contrato de consórcio externo no processo de candidatura, perguntamos se: - Se se pode apresentar um documento único para ambas as empresas do agrupamento (um documento para o anexo A1, um documento para o anexo I, etc) e assinado pelo representante eleito pelo consórcio. 9 Em relação ao anexo X: Podemos acrescentar, mais tabelas de seguros, uma vez que possuímos, por exemplo, uma apólice por cada viatura? Os nomes do ficheiros das apólices de responsabilidade civil automóvel e atividade é o mesmo, é para manter ou poderei dar um nome diferente? Os responsável de qualidade, ambiente e segurança pode ser o mesmo? A que se referem como carteira profissional do responsável da qualidade e ambiente? É o número do certificado de formação? De acordo com o disposto em do Programa de Qualificação, os interessados na qualificação, quer o sejam a título individual ou sob a forma de agrupamento, devem cumprir com a totalidade dos Requisitos de Qualificação ; as excepções à regra atrás aludida encontram-se expressamente consagradas no Programa de Qualificação. No que respeita ao cumprimento dos Requisitos de Qualificação por parte de membros de agrupamentos, dever-se-á observar os exactos termos previstos no Programa de Qualificação (cfr daquele), independentemente da modalidade que venha a ser adoptada para a constituição do consórcio. Deste modo, a generalidade dos documentos deverá ser entregue pela totalidade dos membros que integram o consórcio, salvo aqueles que, por força das situações excepcionais previstas no Programa de Qualificação, devam apenas ser apresentados por algum(ns) do(s) membro(s) do consórcio. Tratando-se de apólices distintas, sim. O ficheiro da "Apólice de Seguro Responsabilidade Civil Associado à Actividade " deverá ter o seguinte nome: Apolice seg_rcaa. De acordo com o disposto no Anexo XVI - Requisitos Técnicos Específicos, ponto 2.2., nota (2), sim, desde que cumpra com os requisitos estabelecidos no quadro do ponto 2.2. Embora a designação "carteira profissional", não tenha aplicabilidade ao Responsável da Qualidade e do Ambiente, poderão explicitar o n.º do certificado de formação.

5 10 Atendendo ao ponto do artigo 9.4 do Programa de Qualificação, é referido que, entre outros, os seguros mencionados nas alíneas a, b), c), d) e e), serão exigidos em caso de adjudicação de serviços no âmbito do presente Sistema de Qualificação. No entanto, no documento Anexo A1 Regras para a instrução do processo de Pedido de Qualificação_v2, é solicitado na Pasta 13_5, a apresentação de declarações, apólices e respetivos comprovativos do pagamento dos prémios, dos mesmos seguros. Pergunta: Para efeitos do ponto 13.5 do Programa de Qualificação, para além dos seguros de Responsabilidade Civil, Acidentes de Trabalho e outros igualmente obrigatórios para o exercício da atividade, deverão, já nesta fase, serem apresentadas as apólices e comprovativos de pagamento dos prémios dos seguros? 11 Na folha de rosto do anexo IV, a designação do mesmo está errada, está escrito Anexo II - Declaração de identificação do interessado. Posso fazer a correção para Anexo IV -Declaração de recurso a terceiros para preenchimento de requisitos de capacidade técnica para obras da tipologia A) Gasodutos de aço: Rede primária e secundária? 12 No anexo XI, fazem referência ao número do Programa de qualificação, que não existe, posso mudar para 9.2.2? 13 No documento Anexo X - Questionário é referido várias vezes o documento Anexo I, quer na folha Instruções, quer na folha Requisitos Técnicos. Julgamos que se trata de um lapso. Podemos considerar que o documento a que se referem é o Anexo_XVI_Recursos Tec.Especificos. pdf? Para efeitos do ponto 13.5 do Programa de Qualificação, para além dos seguros de Responsabilidade Civil, Acidentes de Trabalho e outros igualmente obrigatórios para o exercício da atividade, deverão, já nesta fase, serem apresentadas as apólices e comprovativos de pagamento dos prémios dos seguros. Os interessados na qualificação deverão num primeiro momento entregar toda a documentação referida no ponto 13.5 do Programa de Qualificação relativa à contratação dos seguros obrigatórios referidos no ponto do mesmo programa, incluindo cópia das respetivas apólices de seguro e dos comprovativos do pagamento dos prémios respetivos. Apenas num segundo momento, em caso de adjudicação de serviços no âmbito do Sistema de Qualificação, é que será exigida a entrega de toda a documentação referida no ponto 13.5 do Programa de Qualificação relativa contratação dos seguros obrigatórios nos montantes mínimos previstos nas diversas alíneas do ponto do mesmo programa, incluindo cópia das respetivas apólices de seguro e dos comprovativos do pagamento dos prémios respetivos. Efetivamente, o titulo da folha de rosto não é condizente com o seu fim; devem considerar Anexo IV Declaração de recurso a terceiros para preenchimento de requisitos de capacidade técnica para obras da Tipologia A) Gasodutos de aço: rede primária e secundária Efetivamente, as remissões ao nº do Programa de Qualificação (PQ) devem ser redirecionadas para o n.º do PQ. Sim, devem considerar que o documento a que se refere é o Anexo_XVI_Recursos Tec. Especificos.pdf.

6 14 Os nomes a atribuir aos ficheiros, conforme descrito no anexo A1 Regras para a instrução do processo de Pedido de Qualificação_v2, diferem dos nomes a atribuir aos mesmos ficheiros mencionados nos documentos a anexas, no documento Anexo X - Questionário. Qual o nome a atribuir aos ficheiros, que deveremos considerar? 15 Nas alíneas i) e n) do ponto 13.2 do artigo 13º do Programa de Qualificação, bem como nos documentos solicitados do documento Anexo A1 Regras para a instrução do processo de Pedido de Qualificação_v2 Pasta 13_2, refere a apresentação de declaração, sob compromisso de honra, do cumprimento das obrigações para com a Segurança Social e para com a Fazenda Pública, de acordo com o modelo indicado no Anexo I. No entanto, tratando-se o Anexo I do Pedido de Qualificação, estão em falta as minutas das respetivas declarações a apresentar. 16 Para comprovar a experiência dos técnicos principais a afetar à qualificação, tais como Diretor Obra, Responsáveis Técnicos/Diretor Técnico, Responsáveis de AQS, Coordenadores e Técnicos de gás, conforme Anexo XVI Requisitos Técnicos Específicos, deve-se fazer prova através de declarações de experiência passadas pelos Donos de Obra, ou basta a informação curricular e respetivos certificados de habilitação e formação? Devem atribuir aos ficheiros os nomes considerados no Anexo A1. A declaração, sob compromisso de honra, do cumprimento das obrigações para com a Segurança Social e para com a Fazenda Pública não obedece a uma minuta específica, mas encontra-se contemplada pelas alíneas d) e e) do Anexo I. De acordo com o disposto no Anexo XVI, deve ser evidenciada a informação curricular e respetivos certificados de habilitação e formação, bem como, fazer-se prova, através de declarações de experiência passadas pelos Donos de Obra, da experiência requerida.

7 17 Deverão as declarações apresentadas ser assinadas manuscritamente pelos Representantes Legais do interessado, e reconhecidas notarialmente, ou poderão ser assinadas digitalmente por representante com poderes para o ato, através de Cartão de Cidadão, ou Certificado Digital Qualificado, acompanhadas por instrumentos de mandato, quando aplicável? Decorre do ponto 12.2 do Programa de Qualificação o seguinte: «No que respeitam aos Pedidos de Qualificação propriamente ditos, os mesmos devem ser apresentados de acordo com o modelo constante do Anexo I, e ser assinados pelo(s) representante(s) legal(ais), do interessado na Qualificação ou pelo representante comum dos membros que integram o agrupamento, evidenciando, em ambos os casos a qualidade e a existência de poderes para o ato, devendo conter a certificação das respectivas assinaturas e os instrumentos de mandato emitidos por cada um dos membros do agrupamento, quando aplicável, bem como o Anexo II. Sempre que os documentos sejam assinados por procurador, deverá ser enviado o original ou cópia certificada da procuração, emitida pelo(s) representante(s) legal(ais) da empresa, na qualidade e com poderes para o acto, outorgando ao mandatário os necessários poderes para representar a empresa em todos os actos que praticar.». Ora, tal determina que, no caso de as declarações serem assinadas de forma manuscrita, deverá ser efectuado por advogado ou notário, nos termos legais aplicáveis, o reconhecimento de assinatura com menção especial relativa à qualidade de representante do signatário, através de simples confronto da assinatura deste com a assinatura aposta no cartão de cidadão ou documento equivalente. No caso de as declarações serem assinadas digitalmente, e se o certificado digital não conseguir determinar a função e poder de assinatura do assinante, será ainda necessário juntar-se documentos que evidenciem os poderes de representação para assinar documentos em nome do interessado na qualificação, designadamente os instrumentos de mandato.

8 18 Relativamente ao anexo XVI, no ponto 2.2 Quadro de pessoal mínimo - Como devemos fazer prova da experiencia na funções de um determinado recurso humano, quando se trata de um requisito exigido? 19 No quadro da lista de pessoal meios técnicos que sustentam qualificação, existe uma coluna com indicação para preenchimento Passaporte de Segurança, questionamos se este é um requisito obrigatório, aplicado a todos os colaboradores que sustentam a qualificação. Caso se confirme como sendo um requisito obrigatório questionamos, se poderemos entregar comprovativos formativos e o respectivo passaporte de segurança, dos técnicos até o dia 09/06/2014, sem comprometer o possível deferimento do nosso pedido de qualificação. Mediante a apresentação do curriculum e declaração de experiência (emitida por um operador de rede de distribuição). O Programa de Qualificação (PQ) não refere a obrigatoriedade de formação em "Passaporte de Segurança" (ou equivalente). O campo referido (coluna) destina-se a explicitar os técnicos do interessado na Qualificação que possam, eventualmente, deter esta formação. Esta pergunta encontra-se prejudicada pela resposta dada à pergunta anterior.

9 20 No seguimento do V. processo de qualificação de prestadores de serviços Portgás Sociedade de Distribuição de Gás muito agradecíamos que nos esclarecessem se esta qualificação respeita apenas a prestadores de serviços que que executem a construção de infra-estruturas de gás natural ou se nesta qualificação se incluem também os restantes prestadores de serviços que apesar de não construírem prestam ou podem prestar serviços nomeadamente de inspecção de redes de distribuição de gás natural (gasoduto+ rede de distribuição em Polietileno). Na situação que a referida qualificação inclua prestadores de serviços de inspecção, muito agradecemos que nos esclareçam quanto à forma de preenchimento dos Anexos X e XVI do referido processo de qualificação. 21 Relativamente à obrigatoriedade de Certificação em Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001), Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001) e Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (OHSAS 18001), já nos encontramos certificados nos dois primeiros sistemas, estando o processo de implantação da OHSAS em fase avançada de conclusão. Desta forma a nossa questão recai sobre a possibilidade de apresentação da certificação na OHSAS à posteriori? Do Programa de Qualificação : «...3 Objeto e Duração do Sistema de Qualificação O Sistema de Qualificação aplica-se à celebração de Contratos de Prestação de Serviços em que a entidade adjudicante seja a PORTGÁS, visando quaisquer das Tipologias identificadas no número 3.4 infra (doravante também Contratos), as quais podem ser objecto de adjudicação integral ou parcial Para efeitos do disposto no número 3.2 supra, o presente Sistema de Qualificação integra as seguintes Tipologias de Trabalhos : i. Tipologia A) Gasodutos de aço: rede primária e secundária em aço; ii. Tipologia B) Rede de distribuição: rede secundária em polietileno; iii. Tipologia C) Instalações de gás em edifícios do mercado existente ; iv. Tipologia D) Operações em pontos de consumo; v. Tipologia F) Emergência gás em pontos de consumo; vi. Tipologia G) Emergência redes de distribuição e manutenção de rede secundária em polietileno; vii. Tipologia I) Manutenção de infraestruturas de distribuição de gás natural em aço (redes primárias e secundárias); viii. Tipologia J) Manutenção de PRM e PRP (2ª e 3ª classe); ix. Tipologia K) Manutenção do sistema de supervisão, controlo e aquisição de dados (SCADA); x. Tipologia Q) Verificação de conformidade de instalações interiores ; xi. Tipologia R) Unidades autónomas de regaseificação de gás (UAG). Os documentos que devem instruir os pedidos de qualificação e o cumprimento dos requisitos de qualificação previstos no Programa serão verificados e avaliados por referência ao momento de apresentação dos pedidos de qualificação, não podendo por isso ser colmatados ou complementados a posteriori.

10 22 Se pertencermos a um grupo de empresas (com estrutura societária comum) cuja a soma de faturação seja superior a , este montante pode ser considerado? 23 No âmbito do 14/SQF/2013 Sistema de Qualificação de Prestadores de Serviços Portgás Sociedade de Produção e Distribuição de Gás, S.A., nomeadamente no Programa de Qualificação, no ponto é referido o seguinte Os interessados na Qualificação, quer se trate de entidades a título individual ou de agrupamentos, devem evidenciar certificados de boa execução e conclusão, emitidas por Operadores de Rede de Distribuição do Sistema Nacional de Gás Natural (SNGN) ou outras entidades adjudicantes equivalentes, que atestem que o interessado na Qualificação desempenhou, no papel de adjudicatário, trabalhos de natureza idêntica aos discriminados no número infra. A Sovestária S.A. vem por este meio questionar o seguinte: O termo Entidade Adjudicante Equivalente, é apenas respeitante ao Sistema Nacional de Gás Natural (SNGN) ou poderá ser utilizado por uma outra entidade do espaço Europeu. Decorre do disposto no número do Programa de Qualificação que o volume de negócios deverá ser cumprido pelo interessado na qualificação, ou seja, pela concreta entidade que apresente o pedido de qualificação, pelo que não se deverá ter em consideração o volume de negócios do grupo societário em que o interessado na qualificação eventualmente se integre. Poderão ser apresentados certificados de boa execução e conclusão, emitidos por operadores de redes de gás natural.

11 24 No âmbito do 14/SQF/2013 Sistema de Qualificação de Prestadores de Serviços Portgás Sociedade de Produção e Distribuição de Gás, S.A., nomeadamente no Programa de Qualificação, é feita referencia ao Anexo XI Declaração de Cumprimento do Regulamento de Segurança e Saúde no Trabalho e do Manual de Operação Trabalhos em Atmosferas Explosivas (ATEX) e das demais obrigações previstas nas alíneas c) a l), do número do Programa de Qualificação, onde no alínea a) cada membro do agrupamento declara sobe compromisso de honra que Dispõe de um Sistema de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho certificado de acordo com as Normas OHSAS (ou normas equivalentes), juntando o(s) respectivo(s) documento(s) comprovativo(s) ;, no entanto no mesmo programa é referido no ponto o seguinte Não obstante o estipulado no numero 9.2.2, admite-se que, no caso de agrupamento, apenas um dos elementos que o integram cumpra com o requisito a que se alude na alínea n) daquele mesmo numero, devendo todos os demais elementos do agrupamento cumprir integralmente com todas as restantes condições ali previstas. A nossa empresa não possui esta certificação. Na eventualidade de ir em agrupamento deverá assinar esta declaração? 25 No âmbito do 14/SQF/2013 Sistema de Qualificação de Prestadores de Serviços Portgás Sociedade de Produção e Distribuição de Gás, S.A., nomeadamente no Anexo XVI Requisitos Técnicos Específicos, gostaríamos de saber se as funções de Diretor de Contrato, Responsável Técnico e Coordenadores Comerciais, podem ser asseguradas pelos Administradores da nossa empresa. 26 No Anexo XVI Requ Téc Específicos, na função encarregados é exigido que os mesmos sejam Técnicos de Gás ou Projetistas e possuam como escolaridade mínima o 9º ano. A nossa dúvida recai sobre a necessidade de apresentação ou não do certificado de habilitações, pois tratando-se de técnicos de gás é obrigatório que os mesmos possuam o9º ano ou equivalente completos de acordo com o decreto lei 263/89 de 17 de Agosto, no seu artigo 9º. No caso de empresa que integre agrupamento e que não cumpra com a exigência da alínea n) de_ do Programa de Qualificação deve, ainda assim, apresentar o Anexo XI e, a propósito da alínea a) do mesmo, referir que não possui o sistema em causa mas que, conforme determinado em do Programa de Qualificação, essa exigência é cumprida pela empresa X do agrupamento XYZ. O Anexo XVI, no seu ponto 2.2. é claro na definição das funções, habilitações e experiência requeridas, e nas acumulações permitidas. Assim, face ao exposto, o Responsável Técnico pode acumular a função de Diretor de Contrato, com as salvaguardas assinaladas no Anexo XVI; os Coordenadores Comerciais devem ser atores distintos, não estando prevista a acumulação com outras funções requeridas pelo Programa de Qualificação (PQ). Em suma, as funções requeridas pelo PQ podem ser desempenhadas por qualquer elemento do Interessado na Qualificação, desde que cumpra com o requerido pelo PQ. Não existe a necessidade de apresentação do certificado de habilitações referido, sendo suficiente a evidência da licença referida: Técnico de Gás ou Projetista.

12 27 No Anexo X Questionário nos Requisitos de Experiência onde se colocam as quantidades executadas e que constarão nas declarações abonatórias, nas seguintes tipologias? > Ramais de Rede Secundária de via pública (de acordo com o disposto no ponto 9.8 do Programa de Qualificação) > Instalações do mercado existente (de acordo com o disposto no ponto 9.8 do Programa de Qualificação) > Operações em pontos de abastecimento (de acordo com o disposto no ponto 9.8 do Programa de Qualificação) > Operações de emergência gás cliente (de acordo com o disposto no ponto 9.8 do Programa de Qualificação) > Operações de manutenção ou inspeção (de acordo com o disposto no ponto 9.8 do Programa de Qualificação) 28 Em relação ao Quadro designado por Lista de Pessoal, a preencher no ficheiro Excel, Anexo X, mais concretamente no que respeita aos Requisitos Técnicos, solicitamos esclarecimento quanto aos dados que devem ser preenchidos nas colunas referentes à Categoria, e às Categorias do Titulo de Habilitação. 29 Ainda relativamente ao mesmo Quadro, perguntamos se, nesta fase, é estritamente necessário que os Técnicos designados possuam já o Passaporte de Segurança, ou se poderemos apresentar declarações em como estes se encontram inscritos numa ação de formação a decorrer numa data prevista? Devem considerar o campo "Descrição dos trabalhos" para explicitar as quantidades. Por exemplo: "### Ramais de rede secundária de via pública,..." A coluna categoria destina-se a descriminar as funções dos técnicos requeridos para suportar a qualificação (exemplo: Coordenador Comercial, Coordenador de Operações de manutenção, Técnico de Gás); a coluna T. de Habilitação será aplicável ou não, consoante o caso (exemplos: aplicável para referir o nº de licença do Técnico de Gás, ou do Electricista BT; não aplicável no caso de um Coordenador Comercial) O campo referido (coluna) destinase a explicitar os técnicos do interessado na Qualificação que já possuam esta formação.

Esclarecimentos #2 ao Programa de Qualificação

Esclarecimentos #2 ao Programa de Qualificação SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO DE EMPREITEIROS DA EDP DISTRIBUIÇÃO ENERGIA, S.A. (13/SQF/2013) Esclarecimentos #2 ao Programa de Qualificação 21.02.2014 1 2 Todas as empresas (individuais ou associadas) deverão

Leia mais

REGULAMENTO DA BOLSA DE AUDITORES

REGULAMENTO DA BOLSA DE AUDITORES Preâmbulo Tendo por objecto a salvaguarda da qualidade das auditorias executadas sobre actividades ou exercício farmacêuticos, a Ordem dos Farmacêuticos veio criar o presente regulamento da Bolsa de Auditores.

Leia mais

Regulamento para a Concessão de Subsídios a Entidades e Organismos que Prossigam Fins de Interesse Público da Freguesia de Areeiro CAPÍTULO I

Regulamento para a Concessão de Subsídios a Entidades e Organismos que Prossigam Fins de Interesse Público da Freguesia de Areeiro CAPÍTULO I Regulamento para a Concessão de Subsídios a Entidades e Organismos que Prossigam Fins de Interesse Público da Freguesia de Areeiro CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º Objecto O presente regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO A BOLSAS DE QUALIFICAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO ARTÍSTICA 2016. Preâmbulo

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO A BOLSAS DE QUALIFICAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO ARTÍSTICA 2016. Preâmbulo REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO A BOLSAS DE QUALIFICAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO ARTÍSTICA 2016 Preâmbulo O departamento de Acção Cultural da Fundação GDA, através do programa de Apoio a Bolsas de Qualificação

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 860

Manual do Revisor Oficial de Contas. Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 860 Índice Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 860 PROJECTO DE DIRECTRIZ DE REVISÃO/AUDITORIA 860 Dezembro de 2008 Relatório Sobre o Sistema de Controlo Interno das Instituições de Crédito e Sociedades

Leia mais

Índice 1. Introdução... 2 2. Objetivo e Âmbito do Manual do Voluntariado... 2 3. Definições... 2 3.1. Voluntariado... 2 3.2. Voluntário... 3 4.

Índice 1. Introdução... 2 2. Objetivo e Âmbito do Manual do Voluntariado... 2 3. Definições... 2 3.1. Voluntariado... 2 3.2. Voluntário... 3 4. Manual do Índice 1. Introdução... 2 2. Objetivo e Âmbito do Manual do Voluntariado... 2 3. Definições... 2 3.1. Voluntariado... 2 3.2. Voluntário... 3 4. Ser Voluntário da Liga... 3 5. Reflexões prévias...

Leia mais

Regulamento Geral de Estudos Pós-Graduados. do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Regulamento Geral de Estudos Pós-Graduados. do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa Regulamento Geral de Estudos Pós-Graduados do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º Âmbito de aplicação 1 O presente Regulamento Geral (RG) aplica-se

Leia mais

Política de Seleção e Avaliação dos Membros dos Órgãos de Administração e Fiscalização e dos Titulares de Funções Essenciais

Política de Seleção e Avaliação dos Membros dos Órgãos de Administração e Fiscalização e dos Titulares de Funções Essenciais Política de Seleção e Avaliação dos Membros dos Órgãos de Administração e Fiscalização e dos Titulares de Funções Essenciais Proposta do Conselho de Administração aprovada pela Assembleia Geral em 15 de

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1 / 8 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:102558-2016:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Serviços de subscrição de periódicos, publicações informativas, bases de

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:347015-2013:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:347015-2013:text:pt:html 1/8 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:347015-2013:text:pt:html Itália-Ispra: Prestação de serviços de desenvolvimento de hardware e software e fornecimentos

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: 9º; 18º. Assunto:

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: 9º; 18º. Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Diploma: Artigo: Assunto: CIVA 9º; 18º. Intermediação - em crédito à habitação; leasing imobiliário; conta empréstimo; crédito automóvel; produtos estruturados; leasing equipamentos e

Leia mais

Ministério dos Petróleos

Ministério dos Petróleos Ministério dos Petróleos Decreto Executivo nº 197/08 de 16 de Setembro Considerando a necessidade do estabelecimento de disposições relativas ao estatuto das entidades inspectoras das redes e ramais de

Leia mais

Introdução. Artigo 1.º Objecto e âmbito de aplicação

Introdução. Artigo 1.º Objecto e âmbito de aplicação 1 REGULAMENTO DA VENDA DE LOTES PARA CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÃO EM LOTEAMENTOS MUNICIPAIS A JOVENS NATURAIS OU RESIDENTES NO CONCELHO DAS CALDAS DA RAINHA Introdução Com o objectivo de fixar jovens nas freguesias

Leia mais

Comentários à Consulta Pública da CMVM nº 3/2009 sobre Análise Financeira e Certificação da Qualificação Profissional na Intermediação Financeira

Comentários à Consulta Pública da CMVM nº 3/2009 sobre Análise Financeira e Certificação da Qualificação Profissional na Intermediação Financeira Comentários à Consulta Pública da CMVM nº 3/2009 sobre Análise Financeira e Certificação da Qualificação Profissional na Intermediação Financeira I. Art.º 8º (Registo) Na redacção ora proposta para a alínea

Leia mais

Concurso público para a prestação de serviços de iluminação, som e palco para a Feira do Livro a realizar entre 20 e 29 de Maio de 2011

Concurso público para a prestação de serviços de iluminação, som e palco para a Feira do Livro a realizar entre 20 e 29 de Maio de 2011 Concurso público para a prestação de serviços de iluminação, som e palco para a Feira do Livro a realizar entre 20 e 29 de Maio de 2011 Programa de concurso CMF Abril de 2011 Programa de concurso Pág.

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES REVISÃO DATA SÍNTESE DA REVISÃO

HISTÓRICO DE REVISÕES REVISÃO DATA SÍNTESE DA REVISÃO HISTÓRICO DE REVISÕES REVISÃO DATA SÍNTESE DA REVISÃO ELABORAÇÃO ASSINATURA APROVAÇÃO ASSINATURA ÍNDICE CAPÍTULO 1. POLÍTICA E ESTRATÉGIA/ÂMBITO... 3 1.1 POLÍTICA E ESTRATÉGIA DA ENTIDADE... 3 1.2 OBJECTIVO

Leia mais

REGULAMENTO FINANCEIRO DO CDS/PP

REGULAMENTO FINANCEIRO DO CDS/PP DO CDS/PP (APROVADO EM CONSELHO NACIONAL A 24 DE NOVEMBRO DE 2007) Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º (Âmbito de aplicação) 1. O presente Regulamento aplica-se a todos os órgãos nacionais, regionais

Leia mais

AVISO (20/GAOA/2015)

AVISO (20/GAOA/2015) AVISO (20/GAOA/2015) Humberto Fernando Leão Pacheco de Brito, Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, submete a consulta pública, para recolha de sugestões, por um período de 30 dias, a contar

Leia mais

Regulamento do Fundo de Responsabilidade Social do Hospital Vila Franca de Xira

Regulamento do Fundo de Responsabilidade Social do Hospital Vila Franca de Xira Regulamento do Fundo de Responsabilidade Social do Hospital Vila Franca de Xira 1 de 9 Regulamento do Fundo de Responsabilidade Social do Hospital Vila Franca de Xira PREÂMBULO O Hospital Vila Franca de

Leia mais

Regulamento PAPSummer 2016

Regulamento PAPSummer 2016 Regulamento PAPSummer 2016 Artigo 1º Objetivos do programa, montante e designação das bolsas 1. O programa PAPSummer pretende dar a oportunidade a estudantes portugueses ( Estudante ) de desenvolver um

Leia mais

PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR. Relatório de auditoria para efeitos de supervisão prudencial das empresas de seguros

PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR. Relatório de auditoria para efeitos de supervisão prudencial das empresas de seguros PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR Relatório de auditoria para efeitos de supervisão prudencial das empresas de seguros O revisor oficial de contas (ROC) é reconhecido na legislação e regulamentação em vigor

Leia mais

REGULAMENTO DO ARQUIVO MUNICIPAL DE GOUVEIA. Capítulo 1. Constituição e Funções do Arquivo Municipal. Artigo 1º. Artigo 2º. Capítulo II Da Recolha

REGULAMENTO DO ARQUIVO MUNICIPAL DE GOUVEIA. Capítulo 1. Constituição e Funções do Arquivo Municipal. Artigo 1º. Artigo 2º. Capítulo II Da Recolha 1 REGULAMENTO DO ARQUIVO MUNICIPAL DE GOUVEIA Capítulo 1 Constituição e Funções do Arquivo Municipal. Artigo 1º O Arquivo Municipal da Câmara Municipal de Gouveia (C.M.G.) compreende o âmbito, funções

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:335508-2013:text:pt:html. Anúncio de concurso

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:335508-2013:text:pt:html. Anúncio de concurso 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:335508-2013:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: BEI - Consultor em matéria de projetos de escritório para prestar assistência

Leia mais

POC 13 - NORMAS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS

POC 13 - NORMAS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS POC 13 - NORMAS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS 13.1 - Aspectos preliminares As demonstrações financeiras consolidadas constituem um complemento e não um substituto das demonstrações financeiras individuais

Leia mais

Portaria n.º 92-A/2011, de 28 de Fevereiro - 41 SÉRIE I, 1º SUPLEMENTO

Portaria n.º 92-A/2011, de 28 de Fevereiro - 41 SÉRIE I, 1º SUPLEMENTO Define os elementos que integram o dossier fiscal, aprova novos mapas de modelo oficial e revoga a Portaria n.º 359/2000, de 20 de Junho A Nos termos do artigo 129.º do Código do Imposto sobre o Rendimento

Leia mais

CERTIFICADOS DE APTIDÃO PROFISSIONAL (CAP) PARA:

CERTIFICADOS DE APTIDÃO PROFISSIONAL (CAP) PARA: CIRCULAR DE INFORMAÇÃO AERONÁUTICA PORTUGAL INSTITUTO NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL TELEFONE 218423502 INFORMAÇÃO AERONÁUTICA AFTN - LPPTYAYI AEROPORTO DA PORTELA 14/06 TELEX 12120 - AERCIV P 1749-034 LISBOA

Leia mais

MINUTA DE CONTRATO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS FINANCEIROS A PESSOAS COLECTIVAS PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS PROGRAMA MODELAR

MINUTA DE CONTRATO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS FINANCEIROS A PESSOAS COLECTIVAS PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS PROGRAMA MODELAR MINUTA DE CONTRATO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS FINANCEIROS A PESSOAS COLECTIVAS PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS PROGRAMA MODELAR Entre O Primeiro Outorgante, A Administração Regional de Saúde de. IP, adiante

Leia mais

www.pwc.pt Auditoria nos termos do Regulamento da Qualidade de Serviço Relatório resumo EDP Serviço Universal, S.A.

www.pwc.pt Auditoria nos termos do Regulamento da Qualidade de Serviço Relatório resumo EDP Serviço Universal, S.A. www.pwc.pt Auditoria nos termos do Regulamento da Qualidade de Serviço Relatório resumo EDP Serviço Universal, S.A. Janeiro 2014 Enquadramento A promoção da melhoria contínua da qualidade de serviço no

Leia mais

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças TERMO DE REFERÊNCIA

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA Código de Classificação: 13.02.01.15 1 DO OBJETO: A presente licitação tem por objeto a contratação de empresa para prestação dos serviços de cobertura securitária (seguro) para assegurar

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 8/AUT-TV/2010

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 8/AUT-TV/2010 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 8/AUT-TV/2010 Pedido de autorização para o exercício da actividade de televisão através de um serviço de programas televisivo

Leia mais

Concurso de Design Criação de cartaz REGULAMENTO

Concurso de Design Criação de cartaz REGULAMENTO Concurso de Design Criação de cartaz REGULAMENTO 1. Introdução O presente concurso, destinado à apresentação de projectos de criação de um cartaz original, é uma iniciativa da Associação 25 de Abril (doravante

Leia mais

PARECER N.º 37/CITE/2007

PARECER N.º 37/CITE/2007 PARECER N.º 37/CITE/2007 Assunto: Parecer prévio nos termos do n.º 1 do artigo 51.º do Código do Trabalho e da alínea b) do n.º 1 do artigo 98.º da Lei n.º 35/2004, de 29 de Julho Processo n.º 151 DL-C/2007

Leia mais

Itália-Ispra: Contrato-quadro de serviços relativo à manutenção de exaustores no JRC de Ispra Dividido em 3 lotes 2015/S 241-436449

Itália-Ispra: Contrato-quadro de serviços relativo à manutenção de exaustores no JRC de Ispra Dividido em 3 lotes 2015/S 241-436449 1 / 10 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:436449-2015:text:pt:html Itália-Ispra: Contrato-quadro de serviços relativo à manutenção de exaustores no JRC de Ispra

Leia mais

Nome. Morada. Freguesia Código Postal - E-Mail. Na qualidade de: Proprietário Outra (indique qual)

Nome. Morada. Freguesia Código Postal - E-Mail. Na qualidade de: Proprietário Outra (indique qual) DEPARTAMENTO TÉCNICO DIVISÃO DE PLANEAMENTO E ADMINISTRAÇÃO URBANÍSTICA Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Moura PEDIDO DE APROVAÇÃO DOS PROJECTOS DE OBRAS DE URBANIZAÇÃO APRESENTAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 137/2015 de 15 de Setembro de 2015

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 137/2015 de 15 de Setembro de 2015 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 137/2015 de 15 de Setembro de 2015 Considerando que um dos objetivos do Programa do XI Governo Regional assenta na criação de medidas de incentivo

Leia mais

Regulamento Financeiro do Partido Social Democrata (Aprovado na Comissão Política Nacional de 11.12.2006)

Regulamento Financeiro do Partido Social Democrata (Aprovado na Comissão Política Nacional de 11.12.2006) Regulamento Financeiro do Partido Social Democrata (Aprovado na Comissão Política Nacional de 11.12.2006) PREÂMBULO O presente regulamento define as normas relacionadas com a actividade financeira a observar

Leia mais

ACADEMIA PIONEIROS Férias

ACADEMIA PIONEIROS Férias sempre a mexer (regime OCUPAÇÃO ABERTA) Regulamento Interno Férias 2013 Art.º 1 - Informações Gerais 1. As Férias Academia decorrem nas instalações da Academia Pioneiros e seus parceiros, em regime fechado;

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: nº 14 do art. 29º; 36º. Assunto:

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: nº 14 do art. 29º; 36º. Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Diploma: Artigo: Assunto: CIVA nº 14 do art. 29º; 36º Auto Facturação - Facturas elaboradas pelo adquirente dos bens e/ou serviços, em nome e por conta do fornecedor. Processo: nº 2791,

Leia mais

Regulamento Interno Academia Pioneiros

Regulamento Interno Academia Pioneiros Regulamento Interno Academia Pioneiros Art.º 1 - Informações Gerais 1. A Academia Pioneiros decorre nas suas próprias instalações, em regime fechado; 2. Cabe à Direção dos Pioneiros de Bragança Futsal

Leia mais

Regulamento n.º 1 /2007 BANCO DE CABO VERDE. Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários. Auditores dos Organismos de Investimento Colectivo

Regulamento n.º 1 /2007 BANCO DE CABO VERDE. Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários. Auditores dos Organismos de Investimento Colectivo Regulamento n.º 1 /2007 BANCO DE CABO VERDE Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários Auditores dos Organismos de Investimento Colectivo Com a criação dos Organismos de Investimento Colectivo (OIC),

Leia mais

Anúncio de concurso. Obras

Anúncio de concurso. Obras 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:237146-2013:text:pt:html Itália-Ispra: Construção de uma central de trigeração com turbina a gás e respetiva manutenção

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: BEI - Prestador de serviços especializado em «Serviços de consultoria em matéria de continuidade de negócio» 2013/S 140-242795

Luxemburgo-Luxemburgo: BEI - Prestador de serviços especializado em «Serviços de consultoria em matéria de continuidade de negócio» 2013/S 140-242795 1/7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:242795-2013:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: BEI - Prestador de serviços especializado em «Serviços de consultoria

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:335509-2013:text:pt:html. Anúncio de concurso

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:335509-2013:text:pt:html. Anúncio de concurso 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:335509-2013:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: BEI - Controlador de projeto para custos, qualidade, planeamento e métodos

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: alínea c) do n.º 1 do artigo 18.º. Assunto:

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: alínea c) do n.º 1 do artigo 18.º. Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Diploma: Artigo: Assunto: CIVA alínea c) do n.º 1 do artigo 18.º Operações imobiliárias - Aplicação do modelo contratual de "Office Centre" Processo: nº 3778, despacho do SDG dos Impostos,

Leia mais

Regulamento de Avaliação do Desempenho do Pessoal Docente do Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras (RADPD_ISCE)

Regulamento de Avaliação do Desempenho do Pessoal Docente do Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras (RADPD_ISCE) RADPD_ISCE 1 O Conselho Técnico-Científico, na sua reunião de 6 de maio de 2015, deliberou, por unanimidade, assumir que todos os regulamentos do ISCE de Felgueiras transitam para a nova instituição, deliberação

Leia mais

SESSÃO TÉCNICA SOBRE O VALE I&DT E VALE INOVAÇÃO NOS SISTEMAS DE INCENTIVOS ÀS EMPRESAS

SESSÃO TÉCNICA SOBRE O VALE I&DT E VALE INOVAÇÃO NOS SISTEMAS DE INCENTIVOS ÀS EMPRESAS SI À INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO SI À QUALIFICAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME SESSÃO TÉCNICA SOBRE O VALE I&DT E VALE INOVAÇÃO NOS SISTEMAS DE INCENTIVOS ÀS EMPRESAS Data: 13 de Outubro

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP CAPÍTULO I DOS FUNDAMENTOS LEGAIS Artigo 1º- O presente regulamento de estágios do Centro Universitário do Norte Paulista

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:299833-2013:text:pt:html Espanha-Alicante: Serviços de consultoria geral, auditoria, gestão de projetos e estudos 2013/S

Leia mais

REGULAMENTO PARA PLANOS DE COMERCIALIZAÇÃO E VENDA. Capítulo I. Objecto e condições de elegibilidade das candidaturas. Artigo 1º.

REGULAMENTO PARA PLANOS DE COMERCIALIZAÇÃO E VENDA. Capítulo I. Objecto e condições de elegibilidade das candidaturas. Artigo 1º. REGULAMENTO PARA PLANOS DE COMERCIALIZAÇÃO E VENDA Capítulo I Objecto e condições de elegibilidade das candidaturas Artigo 1º (Objecto) O Presente Regulamento tem por objecto a fixação das condições de

Leia mais

EXECUÇÃO DE TRABALHOS DE DEMOLIÇÃO, ESCAVAÇÃO E CONTENÇÃO PERIFÉRICA

EXECUÇÃO DE TRABALHOS DE DEMOLIÇÃO, ESCAVAÇÃO E CONTENÇÃO PERIFÉRICA Registo nº. Exmº. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cascais Data: / / O Funcionário EXECUÇÃO DE TRABALHOS DE DEMOLIÇÃO, ESCAVAÇÃO E CONTENÇÃO PERIFÉRICA IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE (Preencher com letra

Leia mais

NORMAS DE APOIO AO MOVIMENTO ASSOCIATIVO

NORMAS DE APOIO AO MOVIMENTO ASSOCIATIVO CÂMARA MUNICIPAL DE ALJUSTREL Preâmbulo A Câmara Municipal de Aljustrel, reconhecendo a intervenção do Movimento Associativo, como um parceiro estratégico determinante na promoção e dinamização de atividades

Leia mais

JURINFOR JURIGEST Facturação e Mapas

JURINFOR JURIGEST Facturação e Mapas JURINFOR JURIGEST Facturação e Mapas Índice Índice 1. Facturação...1 1.1. Gestão de Notas de Honorários...2 1.1.1. Emitir uma Nota de Honorários...3 1.1.2. Consultar Notas de Honorários Emitidas... 18

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A RESOLUÇÃO N o 1010/05

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A RESOLUÇÃO N o 1010/05 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A RESOLUÇÃO N o 1010/05 As perguntas abaixo foram compiladas após a série de treinamentos sobre a Resolução nº 1.010, de 2005, ministrados pelo Confea aos Creas durante o primeiro

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:293146-2015:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:293146-2015:text:pt:html 1/7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:293146-2015:text:pt:html Grécia-Tessalónica: Desenvolvimento de tecnologias de informação e informações sobre o mercado

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO Circular n.º 023/2014 Portal F.P.T. - Inscrições Exmo. Sr. Presidente, No seguimento da Circular Nº 021/2014 Inscrições em Provas F.P.T. e depois de disponibilizarmos a possibilidade de testar/treinar

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI EDITAL N o 03/2009

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI EDITAL N o 03/2009 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFCO E TECNOLÓGICO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO

Leia mais

Decreto do Governo n.º 1/85 Convenção n.º 155, relativa à segurança, à saúde dos trabalhadores e ao ambiente de trabalho

Decreto do Governo n.º 1/85 Convenção n.º 155, relativa à segurança, à saúde dos trabalhadores e ao ambiente de trabalho Decreto do Governo n.º 1/85 Convenção n.º 155, relativa à segurança, à saúde dos trabalhadores e ao ambiente de trabalho O Governo, cumprido o disposto nos artigos 4.º e seguintes da Lei n.º 16/79, de

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:351310-2012:text:pt:html GR-Tessalónica: Prestação de serviços por parte de um organizador profissional de conferências

Leia mais

PROGRAMA CULTURA SOCIAL PROJETO FÉRIAS DESPORTIVAS 2016 NORMAS DE PARTICIPAÇÃO

PROGRAMA CULTURA SOCIAL PROJETO FÉRIAS DESPORTIVAS 2016 NORMAS DE PARTICIPAÇÃO PROGRAMA CULTURA SOCIAL PROJETO FÉRIAS DESPORTIVAS 2016 NORMAS DE PARTICIPAÇÃO I - PROMOÇÃO Este projeto encontra-se inserido no Programa Cultura Social, programa de Voluntariado e Ocupação de Tempos Livres

Leia mais

Decreto - executivo nº 6/96 de 2 de Fevereiro

Decreto - executivo nº 6/96 de 2 de Fevereiro Decreto - executivo nº 6/96 de 2 de Fevereiro O Decreto nº 31/94, de 5 de Agosto, estabelece no ponto 2 do artigo 18º, a obrigatoriedade da criação e organização de Serviços de Segurança e Higiene no Trabalho

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO CULTURAL E DAS ARTES. Guia de Candidatura

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO CULTURAL E DAS ARTES. Guia de Candidatura 2015 PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO CULTURAL E DAS ARTES Guia de Candidatura 1. Objectivos Os objectivos deste Programa são como auxílio às associações locais de arte e cultura a criarem

Leia mais

ESCLARECIMENTO 2. 3) Qual o prazo para a Telebrás informar a empresa sobre sua qualificação ou desqualificação?

ESCLARECIMENTO 2. 3) Qual o prazo para a Telebrás informar a empresa sobre sua qualificação ou desqualificação? ESCLARECIMENTO 2 1) De acordo com o item 1.2 do Termo de Referência 002 3800/2015, emitido no dia 05 de Junho de 2015, e publicado com o Edital de Pré Qualificação no site da Telebrás, no dia 10 de Agosto

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Apoio a iniciativas voluntárias de promoção da gestão de diversidade no local de trabalho na UE 2014/S 039-063712

Bélgica-Bruxelas: Apoio a iniciativas voluntárias de promoção da gestão de diversidade no local de trabalho na UE 2014/S 039-063712 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:63712-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Apoio a iniciativas voluntárias de promoção da gestão de diversidade no local

Leia mais

CAPÍTULO I. Objectivos e Definição. Artigo 1º. Objectivos

CAPÍTULO I. Objectivos e Definição. Artigo 1º. Objectivos REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO INTEGRADO EM CONTABILIDADE LICENCIATURA EM GESTÃO FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR CAPÍTULO I Objectivos e Definição Artigo 1º

Leia mais

Ofício-Circulado 60009, de 21/05/1999 - Direcção de Serviços de Justiça Tributária

Ofício-Circulado 60009, de 21/05/1999 - Direcção de Serviços de Justiça Tributária Ofício-Circulado 60009, de 21/05/1999 - Direcção de Serviços de Justiça Tributária PLANOS PRESTACIONAIS - DEC-LEI Nº 124/96 REDUÇÃO DA TAXA DE JUROS DE MORA VINCENDOS CONSTITUIÇÃO DE GARANTIAS - DEC-LEI

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:22100-2015:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:22100-2015:text:pt:html 1/7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:22100-2015:text:pt:html Alemanha-Karlsruhe: Execução de tarefas de proteção contra as radiações em projetos de desmantelamento

Leia mais

"CONCURSO PÚBLICO PARA EXPLORAÇÃO TEMPORÁRIA DE LOJAS, LOCALIZADAS NO MERCADO MUNICIPAL DE AREIAS DE SÃO JOÃO, EM ALBUFEIRA" CADERNO DE ENCARGOS

CONCURSO PÚBLICO PARA EXPLORAÇÃO TEMPORÁRIA DE LOJAS, LOCALIZADAS NO MERCADO MUNICIPAL DE AREIAS DE SÃO JOÃO, EM ALBUFEIRA CADERNO DE ENCARGOS "CONCURSO PÚBLICO PARA EXPLORAÇÃO TEMPORÁRIA DE LOJAS, LOCALIZADAS NO MERCADO MUNICIPAL DE AREIAS DE SÃO JOÃO, EM ALBUFEIRA" CADERNO DE ENCARGOS ARTIGO 1.º OBJETO O presente Caderno de Encargos diz respeito

Leia mais

Decreto - executivo nº 6/96 de 2 de Fevereiro

Decreto - executivo nº 6/96 de 2 de Fevereiro Decreto - executivo nº 6/96 de 2 de Fevereiro O Decreto nº 31/94, de 5 de Agosto, estabelece no ponto 2 do artigo 18º, a obrigatoriedade da criação e organização de Serviços de Segurança e Higiene no Trabalho

Leia mais

PARECER N.º 40/CITE/2006

PARECER N.º 40/CITE/2006 PARECER N.º 40/CITE/2006 Assunto: Parecer prévio nos termos do n.º 1 do artigo 51.º do Código do Trabalho e da alínea c) do n.º 1 do artigo 98.º da Lei n.º 35/2004, de 29 de Julho Processo n.º 44 DG-E/2006

Leia mais

ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA (AAAF) CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 93.º/E

ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA (AAAF) CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 93.º/E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA (AAAF) CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 93.º/E Âmbito O presente Título destina-se a regular o funcionamento dos serviços de atividades de animação e apoio

Leia mais

GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES

GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES Decreto Regulamentar Regional n.º 26/2007/A de 19 de Novembro de 2007 Regulamenta o Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento da Qualidade e Inovação O Decreto Legislativo Regional

Leia mais

Regulamento do Programa de Apoio à Economia e Emprego Nota Justificativa

Regulamento do Programa de Apoio à Economia e Emprego Nota Justificativa Regulamento do Programa de Apoio à Economia e Emprego Nota Justificativa Considerando que, Os Municípios dispõem de atribuições no domínio da promoção do desenvolvimento; Que para a execução das referidas

Leia mais

Procedimento n.º 09/2015/DGF-A. Convite para Aquisição de Serviços de Patrocínio Judiciário e Assessoria Jurídica na Modalidade de Avença

Procedimento n.º 09/2015/DGF-A. Convite para Aquisição de Serviços de Patrocínio Judiciário e Assessoria Jurídica na Modalidade de Avença Procedimento n.º 09/2015/DGF-A Convite para Aquisição de Serviços de Patrocínio Judiciário e Assessoria Jurídica na Modalidade de Avença Índice 1. Entidades... 3 2. Decisão de contratar e de autorização

Leia mais

ESTATUTO DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE BRASIL CAPITULO I. Da Apresentação

ESTATUTO DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE BRASIL CAPITULO I. Da Apresentação ESTATUTO DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE BRASIL CAPITULO I Da Apresentação Art. 1º O presente Estatuto orienta a organização, as competências e o funcionamento do da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil (BVS

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS CONCESSÃO DE USO PRIVADO DE ESPAÇO DO DOMÍNIO PÚBLICO NO JARDIM MUNICIPAL PARA INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DIVERSÕES

CADERNO DE ENCARGOS CONCESSÃO DE USO PRIVADO DE ESPAÇO DO DOMÍNIO PÚBLICO NO JARDIM MUNICIPAL PARA INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DIVERSÕES CADERNO DE ENCARGOS CONCESSÃO DE USO PRIVADO DE ESPAÇO DO DOMÍNIO PÚBLICO NO JARDIM MUNICIPAL PARA INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DIVERSÕES Cláusula 1ª Princípio geral O presente Caderno de Encargos compreende

Leia mais

CONVITE PROCEDIMENTO DE AJUSTE DIRETO PARA A CONCESSÃO DE EXPLORAÇÃO DOS SERVIÇOS DE BAR FUNDAÇÃO DE SERRALVES

CONVITE PROCEDIMENTO DE AJUSTE DIRETO PARA A CONCESSÃO DE EXPLORAÇÃO DOS SERVIÇOS DE BAR FUNDAÇÃO DE SERRALVES CONCESSÃO DE EXPLORAÇÃO DOS SERVIÇOS DE BAR FUNDAÇÃO DE SERRALVES Índice Artigo 1.º Objeto do procedimento de Ajuste Direto Artigo 2.º Entidade adjudicante Artigo 3.º Órgão Competente Para a Decisão de

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE OBRA

RELATÓRIO FINAL DE OBRA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 560 5 de março de 205 Página 2 de 20 ÍNDICE Registo das revisões... 4 Preâmbulo... 5. Objetivo... 5 2. Âmbito... 5 3. Referências... 5 3.. Referências externas... 5 3.2. Referências

Leia mais

Decreto-Lei n.º 478/99, de 9 de Novembro

Decreto-Lei n.º 478/99, de 9 de Novembro Decreto-Lei n.º 478/99, de 9 de Novembro Objecto... 2 Entidades competentes para a formação dos navegadores de recreio e para a realização dos respectivos exames... 2 Credenciação das entidades formadoras...

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO E FINANCIAMENTO DO ASSOCIATIVISMO DESPORTIVO

REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO E FINANCIAMENTO DO ASSOCIATIVISMO DESPORTIVO MUNICÍPIO DE S. PEDRO DO SUL GABINETE DE DESPORTO REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO E FINANCIAMENTO DO ASSOCIATIVISMO DESPORTIVO REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO E FINANCIAMENTO DO ASSOCIATIVISMO DESPORTIVO

Leia mais

REGULAMENTO AJUDAS DE CUSTO E DE TRANSPORTE INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA 1. Artigo 1.º Objeto

REGULAMENTO AJUDAS DE CUSTO E DE TRANSPORTE INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA 1. Artigo 1.º Objeto REGULAMENTO DE AJUDAS DE CUSTO E DE TRANSPORTE DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA 1 Artigo 1.º Objeto O presente regulamento define as normas jurídicas aplicáveis aos atos e formalidades específicas dos

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DE ENGENHARIA DAS ESPECIALIDADES E OUTROS ESTUDOS

APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DE ENGENHARIA DAS ESPECIALIDADES E OUTROS ESTUDOS Registo n.º Data / / O Funcionário APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DE ENGENHARIA DAS ESPECIALIDADES E OUTROS ESTUDOS artº. 20º, nº. 4 do Decreto-Lei nº. 555/99, de 16 de Dezembro, na redação do Decreto-Lei nº.

Leia mais

Município de Oliveira do Hospital PROJETO DO REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS EMPRESARIAIS

Município de Oliveira do Hospital PROJETO DO REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS EMPRESARIAIS PROJETO DO REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS EMPRESARIAIS O Município de Oliveira do Hospital entende como de interesse municipal as iniciativas empresariais que contribuem para o desenvolvimento e dinamização

Leia mais

Procedimento de Contratação. (artº 5º do CCP Contratação Excluída) Procedimento 5/2013

Procedimento de Contratação. (artº 5º do CCP Contratação Excluída) Procedimento 5/2013 Procedimento de Contratação (artº 5º do CCP Contratação Excluída) Procedimento 5/2013 Aquisição de Serviços de Consultores-formadores de Ligação e Especialistas para a execução do Projecto nº 084749/2012/831

Leia mais

MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES GUIA DE ORGANIZAÇÃO E DE FUNCIONAMENTO DOS ESTÁGIOS

MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES GUIA DE ORGANIZAÇÃO E DE FUNCIONAMENTO DOS ESTÁGIOS INSTI INSTUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES GUIA DE ORGANIZAÇÃO E DE FUNCIONAMENTO

Leia mais

Educação Profissional Cursos Técnicos. Regulamento de Estágio Supervisionado

Educação Profissional Cursos Técnicos. Regulamento de Estágio Supervisionado Educação Profissional Cursos Técnicos Regulamento de Estágio Supervisionado CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente Regulamento de Estágio Supervisionado refere-se à formação do aluno

Leia mais

NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA

NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA I - APRESENTAÇÃO Este manual destina-se a orientação dos procedimentos a serem adotados durante o estágio supervisionado. Procuramos ser objetivos e práticos

Leia mais

INSTITUTO GEOGRÁFICO PORTUGUÊS

INSTITUTO GEOGRÁFICO PORTUGUÊS MINISTÉRIO DO AMBIENTE, DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL INSTITUTO GEOGRÁFICO PORTUGUÊS CONDIÇÕES E DOCUMENTAÇÃO PARA REQUERER CONCESSÃO / RENOVAÇÃO DE ALVARÁ PARA O EXERCÍCIO

Leia mais

Projeto de REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE APOIO ÀS FREGUESIAS. Nota Justificativa

Projeto de REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE APOIO ÀS FREGUESIAS. Nota Justificativa Projeto de REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE APOIO ÀS FREGUESIAS Nota Justificativa A Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, aprovou o regime jurídico das autarquias locais, o estatuto das entidades

Leia mais

Normas de Funcionamento das Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF)

Normas de Funcionamento das Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF) 1 Normas de Funcionamento das Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF) nos estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública do concelho de Vendas Novas PREÂMBULO O Programa de Expansão

Leia mais