RELATÓRIO FINAL DO PROJETO JF MOSTRA DESIGN 2008

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO FINAL DO PROJETO JF MOSTRA DESIGN 2008"

Transcrição

1 RELATÓRIO FINAL DO PROJETO JF MOSTRA DESIGN 2008 A Comissão Organizadora promoveu o Projeto de Extensão JF Mostra Design 2008 da UFJF a fim de continuar a interação entre as escolas e as empresas. Dessa forma, iniciou sua segunda edição com a mesma configuração do ano anterior. PALESTRA & EXPOSIÇÃO: 9 peças do Designer Pedro Useche A Palestra & Exposição do designer Pedro Useche de São Paulo contou com a presença de cerca de 80 pessoas no auditório do Ritz Plaza Hotel. A apresentação do designer demonstrou a trajetória de artesão para produtor, desenhando e fabricando suas próprias peças, desde o mais simples parafuso até as testagens com o protótipo. Essa metodologia de trabalho engendrou uma carga de experiências que o estimulou a encontrar soluções inovadoras a fim de resolver os problemas dos consumidores. A evolução das peças, que passaram a ser produzidas por fabricantes terceirizados, reflete também uma nova fase do designer. Além disso, ele se preocupa em estabelecer uma relação direta entre ciclo de vida útil e a resistência do material. Dessa forma, as peças expostas conseguiram demonstrar a resistência máxima dos materiais imposta pelas formas desenhadas por ele. As 9 peças mostraram ao público presente a trajetória desse designer fantástico, conhecedor profundo e amplo das questões do design, da produção, da estética e da forma. Pedro Exposição Exposição das 9 peças

2 Paulo Rogério, Diretor do CTU e Pedro Useche Pedro Useche e o público presente Pedro Useche, Comissão Organizadora, Paulo Veríssimo, representante do SEBRAE e Paulo Rogério, Diretor do CTU Comissão Organizadora, Pedro Useche e Gleice, representante do Sindimóveis CONCURSO & EXPOSIÇÃO JF Mostra Design Objetivos: 1) Promover o estudo do design e valorizar sua aplicação nas empresas e nas atividades profissionais; 2) Proporcionar aos estudantes a produção de um projeto de interesse comercial; 3) Estimular o trabalho em equipe; 4) Promover a interação entre estudantes, professores, profissionais e empresários; 5) Disponibilizar espaço para que os estudantes possam divulgar suas competências. 2. Divulgação: Em Juiz de Fora e região, a divulgação por mídia impressa foi por meio de cartazes e flyers distribuídos nas faculdades de Arquitetura e Artes da UFJF e na Faculdade de Arquitetura do CES. Ademais, esses impressos também foram enviados via correios para algumas escolas de design da região sudeste. A Diretoria de Comunicação da UFJF disponibilizou dois espaços nos banners de entrada da UFJF durante 1 semana e um banner eletrônico do concurso permaneceu ativo na primeira página do site da UFJF até o último dia de inscrição.

3 Banner da entrada Sul julho de 2008 Banner da entrada Leste julho de 2008 A divulgação do Edital para os estudantes de outras cidades foi devido a pouca quantidade de alunos de design em Juiz de Fora para preencher as expectativas do concurso. Até esse ano, existia somente o Curso Técnico em Design de Móveis do Colégio Técnico Universitário, o primeiro curso de graduação em Tecnologia em Design Gráfico da Faculdade Estácio de Sá iniciou suas atividades em março de Visto que a Instituição não dispõe de verbas para campanhas publicitárias nacionais, optamos pela divulgação eletrônica nas demais regiões do país. Assim, a chamada para o edital foi feita basicamente por meio dos contatos de todos os boletins eletrônicos informativos cadastrados em nosso mailing. Outra forma, foi o cadastro dos endereços eletrônicos de todas as escolas de design do Brasil disponíveis no portal DesignBrasil.org. As escolas que não dispunham de no portal, foram cadastradas a partir do seu próprio site. Essa divulgação foi satisfatória visto que durante o período de inscrição, o site teve 1068 acessos entre os dias 16 e 31 de julho, inclusive originários de outros países, tais como, Portugal, Argentina e China, a maioria com mais de uma visita (veja mais detalhes no relatório parcial do concurso disponível no site). 3. Processo: Todo o processo do concurso, desde o upload dos projetos até as avaliações pelos professores e empresários foi feito por meio do site sem necessidade de impressão do material para o julgamento. O principal objetivo foi evitar o aumento do ônus para os estudantes, além dos gastos com a inscrição e as despesas com a correspondência. Foram registradas 35 inscrições, mas somente 8 projetos foram enviados para avaliação. Como não haveria quantidade suficiente de peças que justificasse uma Mostra, foi suspensa a exposição. A causa principal da pouca quantidade de envios de trabalhos foi a falta de tempo para o desenvolvimento do projeto, de acordo com alguns estudantes participantes do concurso.

4 Graf. 1 Origem das Inscrições por Escolas de Design 4. Avaliações: As duas empresas que foram contempladas, Arca Bella Estofados Ltda. e Studio North Arquitetura e Design, analisaram os projetos sob a orientação do Prof. Freddy Van Camp (ESDI), especialmente convidado para esse fim. As sugestões foram anotadas pelos empresários e repassadas para o formulário on-line de avaliação. Prof. Freddy e Prof. Eduardo Seabra em um dos boxes da InDesign, durante o processo de avaliação dos projetos A empresa Arca Bella Estofados Ltda. escolheu o projeto desenvolvido pela designer Danielle Neugebauer Wille (UFP-RS). Foi feita a assinatura contratual e a empresa foi orientando a designer com as necessárias modificações por meio da Comissão Organizadora, utilizando s e MSN. O material está disponibilizado em formato Pdf no site do concurso. O projeto ainda está em fase de implementação. Todas as avaliações, tanto do Prof. Freddy quanto dos demais professores, foram encaminhadas para os estudantes participantes com as observações pertinentes de suas áreas. Esse arquivo também foi encaminhado para cada avaliador com as observações dos demais professores.

5 SEMINÁRIO DE DESIGN DE PRODUTO: inserção e gestão do design nas empresas O seminário de Design de Produto ocorrido no dia 23 de setembro, no CTU, alcançou um público de cerca de 100 pessoas, sendo a maioria estudantes do Curso Técnico em Design de Móveis e do Curso de Design de Produto da UEMG-Ubá. Os palestrantes tiveram a iniciativa de convidar uma empresária de Ubá-MG para relatar sua experiência com a Gestão do Design. O evento foi baseado no tema Inserção e Gestão do Design nas empresas e composto por duas palestras e um depoimento. A primeira palestra foi proferida pelo Professor Romeu Dâmaso da Universidade Estadual de Minas Gerais de Belo Horizonte, onde ele buscou esclarecer os conceitos de design e de designer, enfatizando a necessidade de identificação do profissional apto a elaborar soluções inovadoras para o crescimento organizacional. O palestrante utilizou exemplos e imagens de organizações mundialmente conhecidas para mostrar a importância do Design nas empresas. Marcelo Souza Manhago, designer da empresa Traço Brasil, o segundo palestrante, direcionou o tema para o setor moveleiro, expondo sua experiência profissional na empresa Madeirart de Ubá- MG. O foco de sua explanação foi demonstrar a importância do design para a conquista de novos mercados. Após as palestras, a empresária Marilla de Lucca Carneiro, filha de Silas Carneiro, proprietário da Madeirart, expôs o resultado do trabalho do designer Marcelo Manhago e o processo de expansão de sua empresa. Profas. Érica Magalhães e Márcia Rangel do CTU e Gleici Neris do SINDIMÓVEIS Público presente no Anfiteatro do CTU Marcelo Manhago (UEMG) e Marila (Madeirart-Ubá-MG) Comissão Organizadora e Palestrantes SEMINÁRIO DE DESIGN GRÁFICO: o olhar da identidade visual para a imagem corporativa O seminário de Design Gráfico, ocorrido no último dia 30 de outubro, teve cerca de 90 pessoas, em sua maioria alunos do Curso Tecnólogo de Design Gráfico da Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. O restante do público foi composto de estudantes do Curso Técnico em Design de Móveis e de empresários.

6 Sérgio Lemos da Universidade Estadual de Minas Gerais de Belo Horizonte discorreu sobre Branding, desde o surgimento das primeiras marcas na Antiguidade até a necessidade da interdisciplinaridade dos escritórios de design e de marketing. Essa evolução visou ampliar o atendimento às empresas que estavam em constantes processos de fusão a partir da década de 1980, necessitando de novas marcas a fim de melhorar seu posicionamento e aumentar a sua inserção no mercado. Breno Pessoa, também professor da mesma instituição, apresentou as aplicações em multimídia implementadas em algumas empresas dos países centrais, demonstrando um amplo leque de possibilidades de pensar em design gráfico. Foram mostrados vários exemplos de aplicação e evolução gráfica tanto de novos meios de comunicação como novos meios de interação entre usuário e produto. Platéia presente Palestrantes Sergio Lemos (UEMG-BH) e Breno Pessoa (UEMG-BH) Comissão Organizadora e Palestrantes CONCLUSÕES Consideramos que o projeto foi representativo para o ambiente cultural de Juiz de Fora, visto que houve uma integração positiva entre estudantes das instituições que disponibilizam cursos de design em Juiz de Fora e em Ubá. Permanece ainda a ausência dos empresários juizforanos nesse ambiente e dessa forma, continua a necessidade de se ampliar esse discurso. Embora o concurso JF Mostra Design 2008 não tenha alcançado a meta de captar projetos em número suficiente para uma exposição, consideramos que houve uma nova abordagem de se fazer um concurso. Essa abordagem teve alguns pontos positivos, entre eles, demonstrou que os problemas enfrentados pelos profissionais recém-formados são os mesmos em todos os lugares do Brasil. Assim, o tempo e o valor foram os principais fatores que contribuíram para afastar os dois interessados em design, o empresário e o designer. Identificado o problema é possível e necessário estudar soluções para que essa parceria se consolide.

7 Em segundo lugar, o concurso foi transparente no sentido de que todas as etapas dos avaliadores foram divulgadas para os participantes e as informações de interesse geral, ficaram disponibilizadas no site para consulta. Assim, esse Edital abriu uma nova perspectiva de se fazer concursos, com discussão mais aberta entre estudantes e organizadores. Agradecemos a todos pela participação e discussão ocorrida durante todo o processo. Comissão Organizadora Dezembro de 2008

R E G U L A M E N T O Concurso de criação de material gráfico para divulgação do Vestibular 2012

R E G U L A M E N T O Concurso de criação de material gráfico para divulgação do Vestibular 2012 A Assessoria de Comunicação da UEMG (ASCOM/UEMG) divulga o regulamento para a seleção da identidade visual da campanha publicitária relativa ao Vestibular UEMG 2012. O concurso é promovido pela ASCOM/UEMG,

Leia mais

www.portalrealize.com.br

www.portalrealize.com.br 1 ÍNDICE ÍNDICE PATROCINADOR 1. Atividades do Evento... 04 2. Público Alvo... 05 3. Períodos... 06 4. Local do Evento... 07 5. Realização... 08 6. Patrocínio... 09 7. Contrapartidas de Patrocínio... 15

Leia mais

www.portalrealize.com.br

www.portalrealize.com.br 1 ÍNDICE ÍNDICE PATROCINADOR 1. Atividades do Evento... 04 2. Público Alvo... 05 3. Períodos... 06 4. Local do Evento... 07 5. Realização... 08 6. Patrocínio... 09 7. Contrapartidas de Patrocínio... 15

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES Serviços da Assessoria de Comunicação Social

GUIA DE ORIENTAÇÕES Serviços da Assessoria de Comunicação Social A Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG é uma unidade de apoio e assessoramento da Instituição, diretamente ligada ao Gabinete da Reitoria, que dentre suas

Leia mais

INSTITUTO PAULO MARTINS REGULAMENTO DO CONCURSO 400 ANOS DE ALIMENTAÇÃO EM BELÉM COM ENFOQUE NA CULINÁRIA E HÁBITOS CULTURAIS RELACIONADOS

INSTITUTO PAULO MARTINS REGULAMENTO DO CONCURSO 400 ANOS DE ALIMENTAÇÃO EM BELÉM COM ENFOQUE NA CULINÁRIA E HÁBITOS CULTURAIS RELACIONADOS INSTITUTO PAULO MARTINS REGULAMENTO DO CONCURSO 400 ANOS DE ALIMENTAÇÃO EM BELÉM COM ENFOQUE NA CULINÁRIA E HÁBITOS CULTURAIS RELACIONADOS EDITAL Nº 002 /2015 O Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense

Leia mais

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL A nossa meta é envolver alunos e professores num processo de capacitação no uso de ferramentas tecnológicas. Para isto, mostraremos ao professor como trabalhar as suas disciplinas (matemática, português,

Leia mais

PRÊMIO IEL/CE- MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO/2013 REGULAMENTO

PRÊMIO IEL/CE- MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO/2013 REGULAMENTO PRÊMIO IEL/CE- MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO/2013 REGULAMENTO 2013 Prêmio IEL/CE- Melhores Práticas de Estágio 2013 1 de 16 Sumário 1. O PRÊMIO...2 2. OBJETIVOS...3 3. CATEGORIAS DA PREMIAÇÃO...3 4. FASES

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho PUBLICIDADE IT. 40 09 1 / 4 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para a execução das atividades de publicidade do Crea GO. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PO. 08 Avaliação da satisfação do cliente 3. PROCEDIMENTOS

Leia mais

1. PROPONENTE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

1. PROPONENTE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO 1. PROPONENTE Razão Social: Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária - SBFC CNPJ: 11.176.413/0001-48 Endereço: SCS Qd. 2 bl. C Ed.São Paulo, sala 111, CEP 70.314-900, Brasília, DF Telefone: 55 61 3223-0837

Leia mais

1. Objetivo do Projeto

1. Objetivo do Projeto PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS VISNET - INTERNET E COMUNICAÇÃO Desenvolvimento de Site para CDL 1. Objetivo do Projeto O CDL Online é o mais novo sistema interativo especialmente projetado para criar

Leia mais

oportunidades de investimento 9 de abril

oportunidades de investimento 9 de abril oportunidades de investimento Fórum 2015 da ASAP 9 de abril 1 QUEM SOMOS A Aliança para a Saúde Populacional - ASAP, é uma entidade sem fins econômicos, cuja meta é estimular ações de Gestão de Saúde Populacional

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

EDITAL 1. APRESENTAÇÃO

EDITAL 1. APRESENTAÇÃO VII SEREX Seminário Regional de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste Extensão: fortalecimento, integração e desenvolvimento para Região Centro-Oeste Memorial Darcy Ribeiro, UnB - Campus Universitário

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

Leia mais

EDITAL BOLSA FUNARTE DE INCENTIVO À PESQUISA DA ARTE CIRCENSE

EDITAL BOLSA FUNARTE DE INCENTIVO À PESQUISA DA ARTE CIRCENSE EDITAL BOLSA FUNARTE DE INCENTIVO À PESQUISA DA ARTE CIRCENSE O Presidente da Fundação Nacional de Artes - Funarte, no uso das atribuições que lhe confere o inciso V artigo 14 do Estatuto aprovado pelo

Leia mais

sz propaganda propaganda sz consulting sz webdesign sz branding sz design um novo começo. um novo começo. além da marca e muito mais

sz propaganda propaganda sz consulting sz webdesign sz branding sz design um novo começo. um novo começo. além da marca e muito mais sz propaganda um novo começo. propaganda sz um novo começo. sz consulting maximizando resultados sz branding além da marca sz design e muito mais sz webdesign sem portas fechadas Planejamento estratégico,

Leia mais

R E G U L A M E N T O

R E G U L A M E N T O R E G U L A M E N T O www.premioeticanosnegocios.org.br Iniciativa e Realização 2ª Edição - 2011 Inscrições Prorrogadas até 30/09/11 R E G U L A M E N T O INICIATIVA E REALIZAÇÃO A instituição realizadora

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 001/2015

EDITAL DE SELEÇÃO 001/2015 EDITAL DE SELEÇÃO 001/2015 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática PPGECM/UFPR, conforme decisão do Colegiado, torna pública a abertura de inscrições à seleção

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº001/2016 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA AGÊNCIA EXPERIMENTAL GALO CANTA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº001/2016 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA AGÊNCIA EXPERIMENTAL GALO CANTA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº001/2016 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA AGÊNCIA EXPERIMENTAL GALO CANTA A FACULDADE PROJEÇÃO, por intermédio do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Escola

Leia mais

Plano de COMUNICAÇÃO do Planejamento Estratégico da Justiça Federal

Plano de COMUNICAÇÃO do Planejamento Estratégico da Justiça Federal Plano de COMUNICAÇÃO do Planejamento Estratégico da Justiça Federal PLANO DE COMUNICAÇÃO DA ESTRATÉGIA Introdução É importante ressaltar que um plano de comunicação tem a finalidade de tornar conhecida

Leia mais

25º SET Universitário

25º SET Universitário 25º SET Universitário O SET Universitário é um evento que estimula a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas,

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

NOSSA MISSÃO NOSSA ASPIRAÇÃO NOSSOS CLIENTES

NOSSA MISSÃO NOSSA ASPIRAÇÃO NOSSOS CLIENTES NOSSA MISSÃO Estimular e apoiar as organizações para o desenvolvimento e evolução de sua gestão, por meio da disseminação dos Fundamentos e Critérios de Excelência, para que se tornem sustentáveis, cooperativas

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO ARQ 50

REGULAMENTO CONCURSO ARQ 50 REGULAMENTO CONCURSO ARQ 50 1. CONCURSO ARQ 50 1.1. O CONCURSO ARQ 50 ( Concurso ) é realizado pela Cyrela Madri Empreendimentos Imob. Ltda, empresa com sede na Av. Engenheiro Roberto Zuccolo, nº. 555,

Leia mais

CONCURSO CULTURAL CRIAÇÃO DA LOGOMARCA PARA O NÚCLEO DE EMPREGABILIDADE E CARREIRA - NEC EDITAL/01/2015

CONCURSO CULTURAL CRIAÇÃO DA LOGOMARCA PARA O NÚCLEO DE EMPREGABILIDADE E CARREIRA - NEC EDITAL/01/2015 CONCURSO CULTURAL CRIAÇÃO DA LOGOMARCA PARA O NÚCLEO DE EMPREGABILIDADE E CARREIRA - NEC EDITAL/01/2015 A Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeduacional torna público o presente edital

Leia mais

CONCURSO PARA ESCOLHA DO LOGOTIPO PARA O ARQHOUR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA FACULDADE DA SERRA GAÚCHA

CONCURSO PARA ESCOLHA DO LOGOTIPO PARA O ARQHOUR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA FACULDADE DA SERRA GAÚCHA CONCURSO PARA ESCOLHA DO LOGOTIPO PARA O ARQHOUR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA FACULDADE DA SERRA GAÚCHA 1. OBJETIVO: 1.1 O presente concurso tem como objetivo escolher a logomarca que será a

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) procura

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO MINIEMPRESA 2014

REGULAMENTO PRÊMIO MINIEMPRESA 2014 REGULAMENTO PRÊMIO MINIEMPRESA 2014 O Prêmio Miniempresa é uma competição nacional entre as Miniempresas do Brasil, organizada pela Associação Junior Achievement do Brasil. O objetivo é incentivar nos

Leia mais

EDITAL PRÊMIO GUNGA IDENTIDADE E CULTURA

EDITAL PRÊMIO GUNGA IDENTIDADE E CULTURA EDITAL PRÊMIO GUNGA IDENTIDADE E CULTURA 1. APRESENTAÇÃO Com base nos valores da economia solidária e da cultura livre, o Estúdio Gunga empresa de comunicação focada na criação de sites, editoração gráfica,

Leia mais

Programa de Comunicação Interna e Externa

Programa de Comunicação Interna e Externa Programa de Comunicação Interna e Externa Aprovado na Reunião do CONASU em 21/01/2015. O Programa de Comunicação Interna e Externa das Faculdades Integradas Ipitanga FACIIP pretende orientar a execução

Leia mais

PROJETO TEMÁTICO Campanha de divulgação Do Programa de Responsabilidade Socioambiental do TJDFT VIVER DIREITO

PROJETO TEMÁTICO Campanha de divulgação Do Programa de Responsabilidade Socioambiental do TJDFT VIVER DIREITO PROJETO TEMÁTICO Campanha de divulgação Do Programa de Responsabilidade Socioambiental do TJDFT VIVER DIREITO OBJETIVO A campanha teve por objetivo implantar na Instituição a cultura da responsabilidade

Leia mais

CONCURSO CULTURAL CRIAÇÃO DA LOGOMARCA PARA O SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SIBI/UNIR EDITAL/SIBI/UNIR/2010

CONCURSO CULTURAL CRIAÇÃO DA LOGOMARCA PARA O SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SIBI/UNIR EDITAL/SIBI/UNIR/2010 CONCURSO CULTURAL CRIAÇÃO DA LOGOMARCA PARA O SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SIBI/UNIR EDITAL/SIBI/UNIR/2010 O Sistema de Bibliotecas (SIBI) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) torna público

Leia mais

PRÊMIO OAB-GO DE JORNALISMO EDITAL

PRÊMIO OAB-GO DE JORNALISMO EDITAL PRÊMIO OAB-GO DE JORNALISMO EDITAL 1. DOS OBJETIVOS DO PRÊMIO O Prêmio OAB-GO de Jornalismo é um concurso jornalístico instituído pela Seção de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil para premiar matérias

Leia mais

Campanha Nacional 2013

Campanha Nacional 2013 Campanha Nacional 2013 Consumidor Positivo A Boa Vista tem compromisso com o desenvolvimento sustentável do mercado de crédito: consumidores e empresas do mesmo lado. Serviços disponíveis no Portal do

Leia mais

PROGRAMA DE FRANQUIA. Camisa da Latinha Store

PROGRAMA DE FRANQUIA. Camisa da Latinha Store PROGRAMA DE FRANQUIA Camisa da Latinha Store A EMPRESA A Camisa da Latinha é uma empresa baiana que atua no mercado de eventos e entretenimento desde 1996, atendendo a pequenas e grandes empresas em todo

Leia mais

M í dia Kit 2013 2014

M í dia Kit 2013 2014 2013 2014 Mídia Kit Quem Somos QUEM SOMOS 1 A International Foreign Trade é um portal de notícias especializado em Comércio Exterior e Logística Internacional, com conteúdo distribuído em mais de trinta

Leia mais

Feimafe Informações Gerais

Feimafe Informações Gerais Líder Mundial na Organização de Eventos Qualquer que seja o setor de atuação......criamos contatos, conteúdos e comunidades com o poder de transformar seus negócios. Feimafe Informações Gerais Sumário

Leia mais

STUDIO WEB. Contato 81 99704547 REVER CONECT

STUDIO WEB. Contato 81 99704547 REVER CONECT STUDIO WEB Contato 81 99704547 REVER CONECT Ferramentas que podem ser interessantes para a boa performace do seu sistema (site) Gestão de conteúdos - área para inserção e gerenciamento de conteúdos tais

Leia mais

PATROCÍNIO. 21 de setembro de 2015. Hard skills impulsionando seus projetos OPORTUNIDADES EM TEMPOS DE CRISE: OURO MINAS PALACE HOTEL PROPOSTA DE

PATROCÍNIO. 21 de setembro de 2015. Hard skills impulsionando seus projetos OPORTUNIDADES EM TEMPOS DE CRISE: OURO MINAS PALACE HOTEL PROPOSTA DE OPORTUNIDADES EM TEMPOS DE CRISE: Hard skills impulsionando seus projetos PROPOSTA DE PATROCÍNIO 21 de setembro de 2015 OURO MINAS PALACE HOTEL BELO HORIZONTE MG REALIZAÇÃO Rua Tomé de Souza, 67, 3º andar,

Leia mais

ESTRUTURA PARA PORTAIS ELETRÔNICOS MUNICIPAIS

ESTRUTURA PARA PORTAIS ELETRÔNICOS MUNICIPAIS ESTRUTURA PARA PORTAIS ELETRÔNICOS MUNICIPAIS 1. Apresentação Os sites e sistemas web desenvolvidos pela Dynamika apresentam um conjunto de critérios de desenvolvimento que visam entregar o projeto de

Leia mais

R E G U L A M E N T O

R E G U L A M E N T O Premiação para associações comunitárias, empreendedores sociais, institutos de pesquisa, micro e pequenas empresas, ONGs e universidades sobre Iniciativas Inovadoras em Sustentabilidade R E G U L A M E

Leia mais

Clube UOL Parceria Comercial Com Site Leilão de Prêmios

Clube UOL Parceria Comercial Com Site Leilão de Prêmios Clube UOL Parceria Comercial Com Site Leilão de Prêmios Clube UOL É um clube de descontos e benefícios do UOL. Que tem o objetivo de oferecer aos assinantes um diferencial, concedendo ofertas especiais.

Leia mais

Coordenação: João Henrique Lara do Amaral Cynthya Almeida Coradi Relatoria: Stela Maris Aguiar Lemos

Coordenação: João Henrique Lara do Amaral Cynthya Almeida Coradi Relatoria: Stela Maris Aguiar Lemos RELATÓRIO OFICINA FNEPAS ESTADUAL MINAS GERAIS INTEGRALIDADE E QUALIDADE NA FORMAÇÃO E NAS PRÁTICAS EM SAÚDE: Integrando Formação, Serviços, Gestores e Usuários Local: COBEM Uberlândia Data: 22 de outubro

Leia mais

Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a FNQ é uma instituição sem fins lucrativos, cujo objetivo é disseminar

Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a FNQ é uma instituição sem fins lucrativos, cujo objetivo é disseminar Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a FNQ é uma instituição sem fins lucrativos, cujo objetivo é disseminar os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações

Leia mais

1º CONGRESSO BRASILEIRO DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS MÍDIA KIT 2015. Organização e Promoção:

1º CONGRESSO BRASILEIRO DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS MÍDIA KIT 2015. Organização e Promoção: MÍDIA KIT 2015 Organização e Promoção: O CONGRESSO A ABIMAQ, diante das necessidades do setor, realizará o 1º Congresso Brasileiro da Indústria de Máquinas e Equipamentos. O congresso reunirá as principais

Leia mais

M A. Projeto Exposições 2010. Museu Universitário de Arte

M A. Projeto Exposições 2010. Museu Universitário de Arte M A Museu Universitário de Arte Projeto Exposições 2010 Termos para inscrições de artistas, curadores e demais interessados em participar do calendário de exposições do ano de 2010/2011 do Museu Universitário

Leia mais

1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 1.1 APRESENTAÇÃO O Plano de Comunicação e Participação Social subsidiará a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, criando as bases para

Leia mais

EDITAL 2015 - SIICUSP

EDITAL 2015 - SIICUSP 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP EDITAL 2015 - SIICUSP A Pró-Reitoria de Pesquisa torna público o presente Edital de abertura de inscrições para o 23º Simpósio Internacional

Leia mais

PROFESSORES - PASSO A PASSO PARA PARTICIPAÇÃO NA FECETE

PROFESSORES - PASSO A PASSO PARA PARTICIPAÇÃO NA FECETE PROFESSORES - PASSO A PASSO PARA PARTICIPAÇÃO NA FECETE PROFESSOR Este material reúne as informações que você precisa para orientar seus alunos para a participação na FECETE. Identifique na sua escola

Leia mais

Regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal

Regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal Regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal A Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) torna público o regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal.

Leia mais

Para que os empreendedores sejam elegíveis para este prêmio, eles devem satisfazer os seguintes requisitos:

Para que os empreendedores sejam elegíveis para este prêmio, eles devem satisfazer os seguintes requisitos: 1. Objetivo O objetivo do prêmio é divulgar, promover e premiar o espírito empreendedor dos empresários Brasileiros, além de divulgar e reconhecer empreendedores de sucesso que muito contribuem para o

Leia mais

CASULO Incubadora de Empresas do UniCEUB

CASULO Incubadora de Empresas do UniCEUB CASULO Incubadora de Empresas do UniCEUB TERMO ADITIVO AO EDITAL nº 02/2013 PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS ALTERAÇÃO DE DATAS E FORMA DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS Apoio: Brasília, 28 de agosto de 2013.

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

SISTEMA DE EMISSÃO DE CERTIFICADO ONLINE

SISTEMA DE EMISSÃO DE CERTIFICADO ONLINE SISTEMA DE EMISSÃO DE CERTIFICADO ONLINE AUTOR: CLÁUDIA VAZ CRECCI Especialista em Engenharia de Software com ênfase em Arquitetura Orientada a Serviço (SOA), Analista B, Embrapa Meio Ambiente, claudia@cnpma.embrapa.br

Leia mais

Associativismo a modernização do sindicalismo nacional

Associativismo a modernização do sindicalismo nacional A união faz a força O dito popular encaixa-se como uma luva quando o assunto é associativismo o assunto em pauta no meio sindical. As principais confederações patronais do País estão investindo nessa bandeira

Leia mais

&DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR

&DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR &DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR Toda comunicação publicitária visa atender a alguma necessidade de marketing da empresa. Para isso, as empresas traçam estratégias de comunicação publicitária, normalmente traduzidas

Leia mais

Tema Central: Assistência Domiciliar no Brasil: Sustentabilidade Política, Administrativa, Técnica e Financeira

Tema Central: Assistência Domiciliar no Brasil: Sustentabilidade Política, Administrativa, Técnica e Financeira Tema Central: Assistência Domiciliar no Brasil: Sustentabilidade Política, Administrativa, Técnica e Financeira 21 a 23 de março de 2012 XI SIBRAD - Simpósio Brasileiro de Assistência Domiciliar Assistência

Leia mais

Universidade. Estácio de Sá. Informática e Telecomunicações

Universidade. Estácio de Sá. Informática e Telecomunicações Universidade Estácio de Sá Informática e Telecomunicações A Estácio Hoje reconhecida como a maior instituição particular de ensino superior do país, a Universidade Estácio de Sá iniciou suas atividades

Leia mais

Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012

Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012 Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a

Leia mais

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão.

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão. 1. APRESENTAÇÃO O VARAL DO DESIGN é uma mostra nacional de cartazes aberta a designers e artistas gráficos de todo o País. A cada edição o evento tem um tema único que pretende valorizar a criação autoral

Leia mais

ERP Portugal. Fevereiro 2013

ERP Portugal. Fevereiro 2013 ERP Portugal Fevereiro 2013 1 1 Objetivos Reconhecer e premiar um projeto académico, que se destaque no âmbito da Inovação no Sector da Gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE)

Leia mais

Usina de Site em gênero Seus principais valores são: iniciativa, qualidade, criatividade, competência e profissionalismo. Ao adquirir serviços e

Usina de Site em gênero Seus principais valores são: iniciativa, qualidade, criatividade, competência e profissionalismo. Ao adquirir serviços e Usina de Site em número Uma agência, uma equipe, uma unidade. São vários membros, estilos diferentes e inúmeras habilidades que se complementam e dão um novo sentido à publicidade e propaganda, guiados

Leia mais

PESSOAL PONTO MIDIAKIT

PESSOAL PONTO MIDIAKIT MIDIAKIT PONTO PESSOAL A PONTO PESSOAL É A PRIMEIRA AGÊNCIA E REVISTA DIGITAL DE MARKETING PESSOAL DO BRASIL QUE TRABALHA ESTRATÉGIAS PARA DIFERENCIAR PESSOAS NO MEIO PROFISSIONAL. 2010-2015 1 MARKETING

Leia mais

Formulário para Solicitação de Patrocínio Edital 001/2015

Formulário para Solicitação de Patrocínio Edital 001/2015 ANEXO II Formulário para Solicitação de Patrocínio Edital 001/2015 Procedimentos para o envio de projeto ao CAU/MS: 1. Após preencher o Formulário para Solicitação de Patrocínio ao CAU/MS, confira os itens

Leia mais

Diretrizes da Comissão Regional de Imagem e Comunicação Dos Escoteiros do Brasil. Região do Rio Grande do Sul

Diretrizes da Comissão Regional de Imagem e Comunicação Dos Escoteiros do Brasil. Região do Rio Grande do Sul Diretrizes da Comissão Regional de Imagem e Comunicação Dos Escoteiros do Brasil Após um mais de ano de trabalho e experiências adquiridas a CRIC apresenta à diretoria regional as diretrizes que regem

Leia mais

CONCURSO CULTURAL CRIAÇÃO DA LOGOMARCA PARA O COLEGIADO DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE COSTA DO DESCOBRIMENTO EDITAL Nº 001/2010 CODETER/CODES

CONCURSO CULTURAL CRIAÇÃO DA LOGOMARCA PARA O COLEGIADO DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE COSTA DO DESCOBRIMENTO EDITAL Nº 001/2010 CODETER/CODES CONCURSO CULTURAL CRIAÇÃO DA LOGOMARCA PARA O COLEGIADO DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE COSTA DO DESCOBRIMENTO EDITAL Nº 001/2010 CODETER/CODES O Colegiado de Desenvolvimento Territorial Sustentável (CODETER)

Leia mais

as cores locais formando um mosaico de sucesso

as cores locais formando um mosaico de sucesso 3º PRÊMIO DE COMUNICAÇÃO DO SISTEMA UNIMED Regulamento O presente regulamento tem a finalidade de estabelecer as normas aplicáveis ao Prêmio de Comunicação do Sistema Unimed, relativas aos participantes,

Leia mais

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento.

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento. Vamos, juntos Somos agência de publicidade e consultoria em marketing digital com a missão de atender as necessidades de comunicação da sua empresa, com serviços que abrangem desde campanhas integradas

Leia mais

Fase I - Contexto e Pesquisa - Alinhamento dos conceitos de Branding, análise do contexto atual e introdução ao Design Thinking.

Fase I - Contexto e Pesquisa - Alinhamento dos conceitos de Branding, análise do contexto atual e introdução ao Design Thinking. Os programas de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design estão em conformidade legal e atendem as Resoluções CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e nº 1, de 8

Leia mais

2º Concurso de estudantes revista AE, arquitetura & estilo de vida

2º Concurso de estudantes revista AE, arquitetura & estilo de vida 2º Concurso de estudantes revista AE, arquitetura & estilo de vida REGULAMENTO A Revista AE abre as inscrições para o 2º Concurso de Arquitetura Categoria estudante 2013 /publicação ano 2014, uma promoção

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Página - 2

APRESENTAÇÃO. Página - 2 Página - 1 APRESENTAÇÃO O Congresso Carioca de Educação Física nasceu da necessidade de se fazer um evento destinado a esse segmento na cidade do Rio de Janeiro. A primeira edição aconteceu em agosto de

Leia mais

ANO 2015. Atenção: Procedimentos para o envio do seu projeto ao SEBRAE:

ANO 2015. Atenção: Procedimentos para o envio do seu projeto ao SEBRAE: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Pág. 1 de 10 ANO 2015 Atenção: Procedimentos para o envio do seu projeto ao SEBRAE: 1. A solicitação de patrocinio ao SEBRAE deve ser realizada

Leia mais

Sobre a Corpbusiness. Comunicação Eventos. Público-Alvo. Galeria de Fotos Eventos. Por que patrocinar os eventos? Cotas de Patrocínio.

Sobre a Corpbusiness. Comunicação Eventos. Público-Alvo. Galeria de Fotos Eventos. Por que patrocinar os eventos? Cotas de Patrocínio. Mídia Kit 2015 Sumário 03 04 06 08 10 12 13 14 20 21 Sobre a Corpbusiness Comunicação Eventos Público-Alvo Galeria de Fotos Eventos Na Mídia Divulgação Por que patrocinar os eventos? Cotas de Patrocínio

Leia mais

Infraestrutura Internet

Infraestrutura Internet IV Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil IV Semana de Infraestrutura Internet da no Brasil De 24 a 28 de novembro de 2014 Hotel Blue Tree Premium Morumbi São Paulo SP http://nic.br/semanainfrabr/

Leia mais

PLANO DE OPERAÇÃO CAMPANHA REPRESENTANTE CABRA MACHO

PLANO DE OPERAÇÃO CAMPANHA REPRESENTANTE CABRA MACHO PLANO DE OPERAÇÃO CAMPANHA REPRESENTANTE CABRA MACHO 1) ENTIDADE PROMOTORA A Reed Exhibitions é a principal organizadora de eventos do mundo, reunindo mais de 6 milhões de profissionais ao redor do planeta,

Leia mais

Pesquisa de Percepção do Viver Direito

Pesquisa de Percepção do Viver Direito Metas lcançadas - Pesquisa de Percepção do Programa de Divulgação Viver Direito A pesquisa é um INDICADOR de efetividade do cumprimento da meta 1 do PRODVD: Atingir 60% do público interno com a campanha

Leia mais

EDITAL 2012 PARA APOIO À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES ARTÍSTICO - CULTURAIS NA UFSCar - CCult

EDITAL 2012 PARA APOIO À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES ARTÍSTICO - CULTURAIS NA UFSCar - CCult EDITAL 2012 PARA APOIO À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES ARTÍSTICO - CULTURAIS NA UFSCar - CCult JUSTIFICATIVA O estatuto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Capítulo 1, artigo 3º. define como finalidade

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org REFORMULAÇÃO DO SITE FSM (www.forumsocialmundial.org.br) O processo FSM passa por uma nova fase

Leia mais

Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre

Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre FÓRUM DE SOFTWARE LIVRE - 2010 Valdir Barbosa Agenda Plano estratégico 2011 para uso de Software Livre Diretrizes Objetivos e indicadores

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO CUNI Nº 085, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2011. O Conselho Universitário da Universidade Federal de Lavras, no uso de suas atribuições regimentais, e tendo em vista o que foi deliberado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CÂMPUS SÃO BORJA BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CÂMPUS SÃO BORJA BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EDITAL Nº 021/2015 CONCURSO DE DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS ANDROID SãoBorja.apk A coordenação do Curso Bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal de Educação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO LOGOMARCA DO 20º CONCÍLIO GERAL DA IGREJA METODISTA. Capítulo I DA SELEÇÃO E SEU OBJETIVO

EDITAL DE SELEÇÃO LOGOMARCA DO 20º CONCÍLIO GERAL DA IGREJA METODISTA. Capítulo I DA SELEÇÃO E SEU OBJETIVO EDITAL DE SELEÇÃO LOGOMARCA DO 20º CONCÍLIO GERAL DA IGREJA METODISTA Capítulo I DA SELEÇÃO E SEU OBJETIVO Art. 1º A institui neste Edital a Seleção de Logomarca para o 20º Concílio Geral. As finalidades

Leia mais

Market Place voltado para o segmento de postos de combustíveis do País com mais de 27.000 acessos mensais.

Market Place voltado para o segmento de postos de combustíveis do País com mais de 27.000 acessos mensais. A/C Marketing e Comunicação Conheça as vantagens em Anunciar no Portal Brasil Postos: Market Place voltado para o segmento de postos de combustíveis do País com mais de 27.000 acessos mensais. Audiência

Leia mais

REGULAMENTO Concurso cultural: Varie! Crie a arte para a divulgação do show de lançamento do CD Homens Lentos d A Fase Rosa

REGULAMENTO Concurso cultural: Varie! Crie a arte para a divulgação do show de lançamento do CD Homens Lentos d A Fase Rosa REGULAMENTO Concurso cultural: Varie! Crie a arte para a divulgação do show de lançamento do CD Homens Lentos d A Fase Rosa Variável Cinco Produções Artísticas Ltda CNPJ: 15.837.254/0001-36 contato@variavel5.com.br

Leia mais

OUVIDORIA GERAL RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2006

OUVIDORIA GERAL RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2006 OUVIDORIA GERAL RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2006 Apresentação Nossa história Objetivos, Atribuições e Compromisso Nosso Método de Trabalho Manifestações dos Usuários 1. Quantidade 2. Tipos 3. Percentual

Leia mais

REGULAMENTO Prêmio IEL de Estágio 2014

REGULAMENTO Prêmio IEL de Estágio 2014 REGULAMENTO Prêmio IEL de Estágio 2014 Curitiba, Fevereiro de 2014 Sumário 1. O PRÊMIO... 3 2. OBJETIVOS... 4 3. CATEGORIAS DE PREMIAÇÃO... 5 4. ETAPAS DE AVALIAÇÃO... 5 5. PREMIAÇÃO... 5 6. PARTICIPAÇÃO/INSCRIÇÃO...

Leia mais

3.2. Os projetos de pesquisa e de extensão deverão, necessariamente, referir-se ao Poder Legislativo e ser vinculados às seguintes linhas temáticas:

3.2. Os projetos de pesquisa e de extensão deverão, necessariamente, referir-se ao Poder Legislativo e ser vinculados às seguintes linhas temáticas: CÂMARA DOS DEPUTADOS DIRETORIA-GERAL DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO FORMAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA E EXTENSÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº 14,

Leia mais

1. REQUISITOS DO SOLICITANTE

1. REQUISITOS DO SOLICITANTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL Nº 023/PRPGP/UFSM, DE 29 DE ABRIL DE 2015 Programa Especial de Incentivo às Revistas Científicas

Leia mais

EDITAL DE COMPOSIÇÃO DO COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS

EDITAL DE COMPOSIÇÃO DO COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS EDITAL DE COMPOSIÇÃO DO COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS A Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente convida os Órgãos Públicos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2015 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA AGÊNCIA EXPERIMENTAL GALO CANTA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2015 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA AGÊNCIA EXPERIMENTAL GALO CANTA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2015 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA AGÊNCIA EXPERIMENTAL GALO CANTA A FACULDADE PROJEÇÃO, por intermédio do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Escola

Leia mais

1. Instituído pela Genzyme do Brasil, o Edital do PAPAP é regido pelo presente regulamento.

1. Instituído pela Genzyme do Brasil, o Edital do PAPAP é regido pelo presente regulamento. A Genzyme do Brasil ( Genzyme ) torna pública a abertura do Edital 001/2015 para o Programa de Apoio aos Projetos de Associações de Pacientes ( PAPAP ) e define o processo seletivo para o ano de 2016,

Leia mais

DA PARAÍBA EM EXCELÊNCIA DA GESTÃO

DA PARAÍBA EM EXCELÊNCIA DA GESTÃO CONHEÇA O MAIOR EVENTO DA PARAÍBA EM EXCELÊNCIA DA GESTÃO GESTÃO Durante o evento também é realizado momentos de debate, visando disseminar as melhores práticas de gestão das empresas vencedoras dos Prêmios

Leia mais

REGULAMENTO SINDUSCON PREMIUM ETAPA LITORAL NORTE 2013. 1ª edição

REGULAMENTO SINDUSCON PREMIUM ETAPA LITORAL NORTE 2013. 1ª edição REGULAMENTO SINDUSCON PREMIUM ETAPA LITORAL NORTE 2013 1ª edição 1 DA INSTITUIÇÃO DA PREMIAÇÃO 1.1 O Sinduscon Premium Etapa Litoral Norte 1ª edição instituído pelo SINDUSCON RS, Sindicato das Indústrias

Leia mais

CONCURSO DE FOTOGRAFIAS UMA COMUNIDADE VÁRIOS OLHARES EDITAL 05/2015 PROEX-UEMG / FRA

CONCURSO DE FOTOGRAFIAS UMA COMUNIDADE VÁRIOS OLHARES EDITAL 05/2015 PROEX-UEMG / FRA CONCURSO DE FOTOGRAFIAS UMA COMUNIDADE VÁRIOS OLHARES EDITAL 05/2015 PROEX-UEMG / FRA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG FUNDAÇÃO DE APOIO E DESENVOLVIMENTO DE EDUCAÇÃO,

Leia mais

PESSOAL PONTO MIDIAKIT

PESSOAL PONTO MIDIAKIT MIDIAKIT PONTO PESSOAL A PONTO PESSOAL É A PRIMEIRA AGÊNCIA DE MARKETING PESSOAL DO BRASIL QUE TRABALHA ESTRATÉGIAS DA MARCA PESSOAL PARA DIFERENCIAR PESSOAS NO MEIO PROFISSIONAL. 1 MARKETING PESSOAL É

Leia mais

1 Prêmio UNIFRA de Soluções em TI

1 Prêmio UNIFRA de Soluções em TI 1 Prêmio UNIFRA de Soluções em TI EDITAL DE PUBLICAÇÃO A Coordenação do curso de Sistemas de Informação e Ciência da Computação do Centro Universitário Franciscano, lança chamada para a escolha do 1 Prêmio

Leia mais

Convocatória Residência Paço das Artes 2015

Convocatória Residência Paço das Artes 2015 Convocatória Residência Paço das Artes 2015 O Paço das Artes abre inscrições para o programa de Residência 2015, que tem por objetivo fomentar a produção e a pesquisa sobre a arte contemporânea em suas

Leia mais

CHAMADA PARA ENVIO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

CHAMADA PARA ENVIO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS CHAMADA PARA ENVIO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 1 - Informações Gerais 1.1 - As instruções aqui contidas referem-se ao envio de trabalhos científicos na categoria pôster para o I Simpósio Brasil Alemanha em

Leia mais

FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO

FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Proppex Supervisão de Extensão 1. IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO 1.1. TÍTULO: Viagens de Estudos e Visitas Técnicas Internacionais

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX SELEÇÃO DE PROJETOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO PROAEX/IFPI SUBPROGRAMA INSTITUCIONAL DE PRÉ-INCUBAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS INOVADORES E PROJETOS EMPRESAS Jr EDITAL PIBEX In nº. 062/2014

Leia mais