Instituto Marista Hoje. Armando Luiz Bortolini

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instituto Marista Hoje. Armando Luiz Bortolini"

Transcrição

1 Instituto Marista Hoje Armando Luiz Bortolini

2 IRMÃOS MARISTAS HOJE DIMENSÃO EDUCATIVA E MARIAL

3 INSTITUTO DOS IRMÃOS MARISTAS INSTITUTO DOS IRMÃOS MARISTAS Fundador: S. Marcelino J. B. Champagnat Fundação em 17 de janeiro de 1817 Lavalla Loire, Diocese de Lyon França

4 1 LEMA: A JESUS POR MARIA Tudo a Jesus por Maria. Tudo a Maria para Jesus.

5 2 MODELO MARISTA DE VIDA E MISSÃO: A família de Nazaré José e Maria, educando o Jesus Menino.

6 3 VALOR: Espírito de família Os pais educando os filhos com amor e dedicação.

7 4 REFERÊNCIA: Maria o recurso habitual. Primeira superiora. Imitação de suas virtudes, amar e fazê-la conhecida e amada. Não ousaria empreender nenhuma obra sem tê-la, antes de tudo, recomendado a Deus e a Maria.

8 5 VIDA MARISTA E PRÁTICAS MARIAIS: 5.1 Salve Rainha Primeira oração origem: Oração do terço, em forma de meditação dos mistérios; Ofício litúrgico: Laudes e Vésperas

9 5.3 Meditação diária de meia hora: assuntos evangélicos e mariais. Celebração eucarística todos os dias. A melhor de todas as orações, valor infinito. 5.4 Celebração das festas Mariais: festa patronal de Assunção de Maria = 15 de agosto, dia marista.

10 5.5 Estudo e ensino da Mariologia, na formação dos Irmãos. 5.6 Leituras e meditação: obras mariais, vida de Champagnat, Bíblia, documentos da Igreja, vida dos 1ºs Irmãos e Circulares do Instituto.

11 5.7 Símbolos Mariais: AVE e MARIA = A/M, estátuas, imagens, igrejas, capelas e oratórios. Capelas em todas as comunidades. Nomes das escolas/obras. Cores utilizadas: azul e branca. 5.8 Ofício Marial e cantos mariais: Meses: maio = Maria outubro = rosário

12 5.9 Celebração dos sábados = dia consagrado a Maria; festas mariais: 15 de agosto dia do Ir. Marista Divulgação da devoção a Maria, lições de mariologia, práticas devocionais, livros e revistas Viver e dedicar (queimar) a vida sob a proteção de Maria. Devoto da Maria não perecerá. (S. Bernardo)

13 6 FINALIDADE: Proposta de Champagnat: S il ne s agissait que d enseigner les sciences humaines aux enfants, les Frères ne seraient pas nécessaires, car les maîtres d école suffiraient à cette tâche. Si, d autre part, nous ne prétendions que donner l instruction religieuse, nous nous contenterions d être de simples catéchistes, de reunir les enfants une heure chaque jour et de leur enseigner les vérités chrétiennes. Mais notre but est de faire mieux: nous voulons élever les enfants, c est-à-dire les instruire de leurs devoirs, leur apprendre à les pratiquer, leur donner des sentiments surnaturels, des habitudes religieuses, les vetus du chrétien et du bon citoyen. Pour cela, il faut que nous soyons instituteurs, que nous vivions au milieu des enfants, et qu ils soient longtemps avec nous. ( Vie du C. - J.B.F. pag me. Ed. Paris - Desclée & Cie, 1931).

14 6.2 CARISMA: Seguir a Cristo do jeito de Maria" (C. 3). 6.3 Instituto Religioso Laical, autônomo e de direito pontifício. Vida ativa: uma missão a cumprir na Igreja (C. 1). 6.4 A voz da Igreja na L.G. "Fazer conhecer e amar Jesus Cristo". "Escola, lugar privilegiado para a educação".

15 6.5 IRMÃOS: Uma família a exemplo de Nazaré. 6.6 IDEAL DE VIDA: em comunidade, compromisso de viver os conselhos evangélicos - votos: pobreza, castidade e obediência 6.7 Bens em comum: aplicados ao apostolado educativo. Trabalho gratuito = sem salários.

16 6.8 NORMAS DE VIDA: Constituições e Estatutos, aprovados pela Santa Fé. As primeiras, aprovadas em Podem ser modificadas pelo Capítulo Geral. 6.9 NOME: MARISTAS F M S = Fratres Maristae a Scholis de Maria, Irmãos na convivência; espírito de família MODO DE VIDA: humildade, simplicidade e modéstia; trabalhar na educação integral.

17 6.11 MISSÃO: Educação cristã dos jovens, particularmente os mais abandonados (C.2 e T. Esp. 3) Guia das Escolas O Educador Marista Missão Educativa Maristas: 1998

18 7 ESPIRITUALIDADE: Marial e apostólica; A presença de Deus. 7.1 FONTE: lugares prediletos: presépio, cruz e altar.

19 8 AS OBRAS: centradas nos fins do Instituto. Bens em comum: uma vida de família herança, doação ao Instituto. Se o Senhor não construir a casa, os construtores trabalham em vão. (Sl 126) Todas as dioceses/países do mundo entram em nossos planos. (Champagnat)

20 9 A UNIDADE: em diferentes culturas se constrói sobre o patrimônio espiritual herdado de Champagnat e transmitido por seus discípulos.

21 10 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: O Instituto é dividido em Províncias e em Distritos, conforme países e línguas Um governo central: Superior Geral, um vice = Vigário Geral e um Conselho Geral. Cada Província, um Provincial, um vice e um Conselho; cada comunidade um superior, cada obra um diretor.

22 10.2 Organismos de representação: Capítulo Geral, com membros de direito e membros eleitos. Na Província, também um Capítulo Provincial, com membros de direito e membros eleitos. Em cada comunidade um Conselho Local Eleição: Os delegados e membros pertencentes ao Capítulo Geral elegem o Superior Geral. Foi assim desde a fundação. Na Província os Irmãos de votos perpétuos indicam nomes para Provincial que é nomeado pelo Conselho Geral.

23 11 PATRIMÔNIO: cada Província tem gerência e administração próprias e independentes. Cada obra tem administração e gerência própria, porém com dependência centralização -, da administração provincial. Os bens são comuns e aplicados conforme planejamento e necessidades. A entre-ajuda projetos missionários assumidos por Províncias Cada Província é constituída de uma sociedade civil, conforme legislação dos países. EX. União Sul Brasileira de Educação e Ensino USBEE Os colaboradores são contratados como funcionários segundo legislação de cada país.

24 12 ORGANIZAÇÕES: Ex-alunos Maristas, Associação de Pais e Mestres. Movimento Champagnat da Família Marista. Assembléia Internacional: missão marista Profissionais: Associação de Professores e Funcionários.

25 13 TÍTULOS HONORÍFICOS: Afiliados e Benfeitores do Instituto Marista. Participam da vida espiritual. Obs. O Instituto, segundo o espírito do fundador, não pode se filiar a partidos políticos, pelo fato de os Irmãos serem educadores.

26 14 FORMAÇÃO MARISTA PROGRESSÃO 14.1 PERFIL do Ir. Marista definido pelo Instituto, constantemente atualizado e adaptado às diferentes culturas. Cada Província tem seu plano de formação em diferentes etapas Promoção Vocacional: Convite a jovens que apresentam disposição e/ou condições de seguir a vida marista. Visitas às escolas, famílias e paróquias.

27 ETAPAS DE FORMAÇÃO BRASIL: JUVENATO: período de formação inicial e seguimento de estudos, fundamental e médio. POSTULADO: um período de um ou dois anos de formação mais específica, religiosa, bíblica, marista; numa casa com formadores e grupos pequenos de candidatos.

28 NOVICIADO: o aceite dos formadores com base numa avaliação dos candidatos em termos de caráter e inserção à vida religiosa marista. Livre adesão e busca de uma vida em comunidade vivência dos votos; duração de 18 meses de formação, estudo do Instituto, normas, oração, e alguns estágios em comunidades, escolas e centros sociais. No final um retiro com acompanhamento espiritual para o discernimento. ESCOLASTICADO: inicia com a emissão dos 1ºs votos (por um ano). Estudos em ensino médio e superior Teologia 3 anos.

29 ENVIO: conforme necessidades e discernimento com os superiores obras da Província, levando em conta as capacidades e formação pessoal. Pode iniciar outros cursos de graduação, mestrado e doutorado. VOTOS PERPÉTUOS: depois de 5 ou até 9 anos de votos anuais, votos perpétuos, compromisso para toda a vida. Pode fazer, também, voto de estabilidade. É uma opção pessoal.

30 FORMAÇÃO CONTINUADA: o 2º noviciado ou espiritualidade. Em geral na Europa: Roma: França e Espanha; outros estudos de interesse e necessidade do Instituto Marista. Terceira idade, em geral três meses em casas de formação marista. Estudo e formação pessoal = sempre.

31 15. LEIGOS MARISTAS Origem: XIX Capítulo Geral 1993 Necessidades urgentes do Povo de Deus

32 16. PARTILHAR: Irmãos e Leigos * Nossa espiritualidade * Nossa missão

33 17. ASSUMIR COM * Audácia e esperança * Linhas de ação * No campo educacional

34 18. XX CAPÍTULO GERAL 2001 * Alargar a tenda e partilhar * Espiritualidade - vida * Missão e formação - ação

35 19. ASSEMBLÉIA INTERNACIONAL Mendes * Um coração e uma missão * 5 desafios para integrar:

36 19.1 Abertura ao Espírito: * Obra de Deus * Revolução do coração

37 19.2 Maristas em parceria: * Irmãos e Leigos = mesma missão * Redes Maristas e sociedade civil

38 19.3 Educação e Evangelização: * Presença Marista * Irmãos e Leigos * Ações Institucionais

39 19.4 Direito à educação: * Fidelidade criativa * Novos desafios * Sociedade justa

40 19.5 Destinatários: * Crianças e jovens * Formação do cidadão * Direitos e deveres

41 20. ESPIRTITUALIDADE MARISTA 20.1 CONCEITO: É a vida de união com Deus Um ato da vontade: amar a Deus Criador de todas as coisas.

42 20.2 TEXTO: ÁGUA DA ROCHA Espiritualidade Marista Fluindo da tradição de S. M. Ch.

43 20.3 CHAMPAGNAT, um homem de Deus Sob a proteção de Maria Modelo de vida

44 20.4 ESPIRITUALIDADE EM CHAMPAGNAT: Sentir-se amado por Deus Chamado por Maria Trabalhar na educação da juventude

45 20.5 MISSÃO MARISTA: Enviado para anunciar a Boa Nova Por meio da educação

46 20.6 LIVRO conteúdo: Marco de desenvolvimento da espiritualidade a) Saciados nas correntes vivas b) Caminhamos na fé

47 20.7 c) Como Irmãos e Irmãs d) Anunciamos a Boa Nova e) Sonhamos novos sonhos

48

49 La Valla en - Gier L'Hermitage atual

50

51 Elaboração: Armando Bortolini Montagem: Carlos Heinen, Licione Marques e Vanusa Ferreira

52 Instituto Marista Hoje Armando Luiz Bortolini

Instituto Marista Hoje

Instituto Marista Hoje Instituto Marista Hoje Armando Luiz Bortolini O Instituto dos Irmãos Maristas, fundado por São Marcelino José Bento Champagnat a 2 de janeiro de 1817, teve como cenário a povoação La Valla, nas proximidades

Leia mais

C olóquio Internacional Marista sobre Formação Inicial

C olóquio Internacional Marista sobre Formação Inicial 1 C olóquio Internacional Marista sobre Formação Inicial Convicções - Orientações - Recomendações L Hermitage de 4 a14 outubro de 2015 Espero que o que eu faço jorre como um rio, sem forçar e sem reter,

Leia mais

OBLATOS ORIONITAS. linhas de vida espiritual e apostólica

OBLATOS ORIONITAS. linhas de vida espiritual e apostólica OBLATOS ORIONITAS linhas de vida espiritual e apostólica Motivos inspiradores da oblação orionita laical O "carisma" que o Senhor concede a um fundador, é um dom para o bem de toda a Igreja. O carisma

Leia mais

Tema 6: Vocação - nova relação Deus nos brindou com um coração marista

Tema 6: Vocação - nova relação Deus nos brindou com um coração marista Tema 6: Vocação - nova relação Deus nos brindou com um coração marista DEUS NOS BRINDOU COM UM CORAÇÃO MARISTA Herdeiros do carisma marista A vocação como memória do carisma. Dom para acolher e fazer crescer.

Leia mais

Ordem Hospitaleira de S. João de Deus

Ordem Hospitaleira de S. João de Deus Ordem Hospitaleira de S. João de Deus Comissão de Animação Regional da América IV Conferência Regional da América Open Door, ARGENTINA - 28 de Março a 1 de Abril de 2011 A FAMÍLIA DE SÃO JOÃO DE DEUS AO

Leia mais

2.2. Ensino e a construção da cidadania: da moral religiosa à moral cívica.

2.2. Ensino e a construção da cidadania: da moral religiosa à moral cívica. 2.2. Ensino e a construção da cidadania: da moral religiosa à moral cívica. Cinq mémoires sur l instruc1on publique (1791). Présenta@on, notes, bi- bliographie et chronologie part Charles Coutel et Catherine

Leia mais

Documento do MEJ Internacional. O coração do Movimento Eucarístico Juvenil

Documento do MEJ Internacional. O coração do Movimento Eucarístico Juvenil Documento do MEJ Internacional Para que a minha alegria esteja em vós Por ocasião dos 100 anos do MEJ O coração do Movimento Eucarístico Juvenil A O coração do MEJ é a amizade com Jesus (Evangelho) B O

Leia mais

CENTRO FRANCISCANO DE ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA- CEFRAM

CENTRO FRANCISCANO DE ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA- CEFRAM PROVÍNCIA FRANCISCANA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO Rua Magalhães de Almeida, 955 Caixa Postal 05 65700-000 BACABAL - MA Tel.:+55-99 3621 1270 Fone/Fax: +55-99 3621 1420 E-mail:benfeitores@franciscanosmapi.org.br

Leia mais

Tema 8: Vocação - um novo relacionamento Deus se revela através dos outros

Tema 8: Vocação - um novo relacionamento Deus se revela através dos outros Tema 8: Vocação - um novo relacionamento Deus se revela através dos outros DEUS SE REVELA ATRAVÉS DOS OUTROS Ser Marista com os outros: Experimentar caminhos de vida marista comunitariamente INTRODUÇÃO

Leia mais

Mateus Geraldo Xavier. Contribuição do Ensino Religioso no processo de educação da fé: um estudo teológico-pastoral. Dissertação de Mestrado

Mateus Geraldo Xavier. Contribuição do Ensino Religioso no processo de educação da fé: um estudo teológico-pastoral. Dissertação de Mestrado Mateus Geraldo Xavier Contribuição do Ensino Religioso no processo de educação da fé: um estudo teológico-pastoral Dissertação de Mestrado Programa de Pós-graduação em Teologia do Departamento de Teologia

Leia mais

LINHAS DE AÇÃO E PRIORIDADES DO LXVIII CAPÍTULO GERAL

LINHAS DE AÇÃO E PRIORIDADES DO LXVIII CAPÍTULO GERAL LINHAS DE AÇÃO E PRIORIDADES DO LXVIII CAPÍTULO GERAL I. Introdução O LXVIII Capítulo Geral da Ordem realizado em Fátima (Portugal) sob o lema: "A família de S. João de Deus ao serviço da Hospitalidade",

Leia mais

QUEM É PIERRE VIGNE? PIERRE VIGNE, MESTRE ESPIRITUAL

QUEM É PIERRE VIGNE? PIERRE VIGNE, MESTRE ESPIRITUAL QUEM É PIERRE VIGNE? Pierre Vigne nasceu em Privas, na França, no dia 20 de agosto de 1670. Com a idade de 11 anos, ele é observado pelo seu pároco que já lhe pode confiar responsabilidades em sua paróquia,

Leia mais

Fotos e relato do estudo feito pela Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho em Porto Alegre. DEUS CUIDA E NÓS TAMBÉM!

Fotos e relato do estudo feito pela Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho em Porto Alegre. DEUS CUIDA E NÓS TAMBÉM! Fotos e relato do estudo feito pela Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho em Porto Alegre. DEUS CUIDA E NÓS TAMBÉM! Para comemorar os 180 anos da Congregação das Irmãs Franciscanas,

Leia mais

A Associação de Pais do LFIP tem o prazer de vos anunciar que no dia 29 de Novembro de 2014 irá realizar-se o 3º Marché de Noël Solidaire.

A Associação de Pais do LFIP tem o prazer de vos anunciar que no dia 29 de Novembro de 2014 irá realizar-se o 3º Marché de Noël Solidaire. Caros pais, A Associação de Pais do LFIP tem o prazer de vos anunciar que no dia 29 de Novembro de 2014 irá realizar-se o 3º Marché de Noël Solidaire. Esta iniciativa insere-se no âmbito de um projeto

Leia mais

PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL NORTE

PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL NORTE PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL NORTE Espiritualidade Apostólica Marista Ir. José Milson de Mélo Souza Ano de Deus Pai LADAINHA DE SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT (Ir. José Milson) V. Senhor, tende piedade de nós.

Leia mais

Apresentação. 8-11 de Abril 2015: Seminário para Formadores/ as. 23-26 de Setembro 2015: Congresso para jovens consagrados/as

Apresentação. 8-11 de Abril 2015: Seminário para Formadores/ as. 23-26 de Setembro 2015: Congresso para jovens consagrados/as Nota pastoral da Conferência Episcopal sobre o Ano da Vida Consagrada Chamados a levar a todos o abraço de Deus ) Para além da abertura (30 de Novembro de 2014 e do encerramento (2 de Fevereiro de 2016,

Leia mais

SALESIANOS DO ESTORIL - ESCOLA

SALESIANOS DO ESTORIL - ESCOLA SALESIANOS DO ESTORIL - ESCOLA PROJETOS DE VOLUNTARIADO CRID MIMAR As professoras: Ana Paula Ramalho Paula Cristina Baptista Maria João Coelho Pinto Susana Costa 5.º ANO A 6.º ANO B 7.º ANO A SAIR DE NÓS

Leia mais

JUVENTUDE MARIANA VICENTINA PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO PLANO DE AÇÃO 2015-2017

JUVENTUDE MARIANA VICENTINA PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO PLANO DE AÇÃO 2015-2017 JUVENTUDE MARIANA VICENTINA PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO PLANO DE AÇÃO 2015-2017 No ano de 2015, a Juventude Mariana Vicentina traçou um desafio internacionalmente sob o lema Evangelizados para evangelizar.

Leia mais

Vogal de Caridade Cadernos de Serviços

Vogal de Caridade Cadernos de Serviços Vogal de Caridade Cadernos de Serviços Nome: Conselho Local / Regional / Nacional Centro Local: Vicente de Paulo foi um homem aberto a Deus e aos homens, daí ser chamado o santo da caridade. Homem humano,

Leia mais

DIA 02/09/2012 Domingo. 19h30minh Celebração da Missa, Envio das imagens de São Geraldo para visita os setores do bairro.

DIA 02/09/2012 Domingo. 19h30minh Celebração da Missa, Envio das imagens de São Geraldo para visita os setores do bairro. FESTA DE SÃO GERALDO MAJELA - 2012 Paróquia São João Bosco A Comunidade São Geraldo Preparou a Seguinte Programação para Homenagear seu Padroeiro e convida você e sua família a estar conosco nos dias 7

Leia mais

Igreja Cristã Bíblica Adventista

Igreja Cristã Bíblica Adventista ESTATUTO SOCIAL Igreja Cristã Bíblica Adventista Capítulo I Da Denominação Artigo 1º) A Igreja Cristã Bíblica Adventista (ICBA) é uma organização religiosa, pessoa jurídica de direito privado, sem objetivo

Leia mais

SÃO JOSÉ: A ENVERGADURA MORAL DO ESPOSO DA VIRGEM MARIA

SÃO JOSÉ: A ENVERGADURA MORAL DO ESPOSO DA VIRGEM MARIA SÃO JOSÉ: A ENVERGADURA MORAL DO ESPOSO DA VIRGEM MARIA Amados irmãos e irmãs em CRISTO, Neste pequeno artigo vou falar um pouco sobre São José, o esposo da Virgem Maria e o pai terreno de Nosso Senhor

Leia mais

O Instituto Marista de Assistência Social IMAS recebeu no dia 30 de agosto a visita

O Instituto Marista de Assistência Social IMAS recebeu no dia 30 de agosto a visita Comunicação da Gerência Social - Província Marista Brasil Centro Norte - PMBCN Brasília/DF, 21 de setembro de 2011 Volume 3, edição 40 B o l e t i m M S Secretário da Criança visita o Centro Marista Circuito

Leia mais

JPIC Jovem SCM Projeto de Inclusão Documento Oficial 2011 Justiça, Paz e Integridade da Criação Celebrando o Centenário das RSCM no Brasil

JPIC Jovem SCM Projeto de Inclusão Documento Oficial 2011 Justiça, Paz e Integridade da Criação Celebrando o Centenário das RSCM no Brasil JPIC Jovem SCM Projeto de Inclusão Documento Oficial 2011 Justiça, Paz e Integridade da Criação Celebrando o Centenário das RSCM no Brasil Religiosas do Sagrado Coração de Maria Província Brasileira 3

Leia mais

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 34/2012

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 34/2012 PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 34/2012 Dispõe sobre a outorga de Salva de Prata em homenagem aos Salesianos pelo extraordinário trabalho social desenvolvido na área da educação. A CÂMARA MUNICIPAL DE

Leia mais

Começando pela realidade da assembléia, antes de mais nada é preciso perguntar-se: Qual a realidade desta comunidade reunida?

Começando pela realidade da assembléia, antes de mais nada é preciso perguntar-se: Qual a realidade desta comunidade reunida? Agora você vai conhecer dicas indispensáveis para o ministério de música no serviço à liturgia. Mas as orientações aqui apresentadas não dispensam as observações do celebrante. É ele quem preside e, por

Leia mais

VIA HUMANITATIS O CAMINHO VOCACIONAL DA HUMANIDADE

VIA HUMANITATIS O CAMINHO VOCACIONAL DA HUMANIDADE ITINERÁRIO DE ORAÇÃO VOCACIONAL agosto 2013 novembro de 2014 VIA HUMANITATIS O CAMINHO VOCACIONAL DA HUMANIDADE DÉCIMO PRIMEIRO ESQUEMA junho de 2014 CHAMADOS À UNIDADE Guia: Uma das caraterísticas evidentes

Leia mais

Num domingo de agosto de 1617 aconteceu um fato que marcará toda a vida dele.

Num domingo de agosto de 1617 aconteceu um fato que marcará toda a vida dele. Réflexion Reflexão Riflessione Reflection Rozważanie 7 Sylvie Larminat, AIC França Tradução : P. Lauro Palú, CM - Província do Rio de Janeiro O Serviço dos Pobres São Vicente de Paulo e Santa Luísa de

Leia mais

DECRETO DE APROVAÇÃO DA CONGREGAÇÃO

DECRETO DE APROVAÇÃO DA CONGREGAÇÃO DECRETO DE APROVAÇÃO DA CONGREGAÇÃO A Sociedade Pia sob a denominação de Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, fundada em Paris em 1836 por alguns jovens poloneses, se espalhou em pouco tempo, por

Leia mais

Estatuto da Convenção Batista Nacional do Estado de São Paulo

Estatuto da Convenção Batista Nacional do Estado de São Paulo Estatuto da Convenção Batista Nacional do Estado de São Paulo CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, FINS E SEDE Art. 1o. A Convenção Batista Nacional do Estado de São Paulo, também, designada pela sigla CBN/SP, é

Leia mais

Entre 18 e 20 de fevereiro será celebrado em Sassone (Itália) a XXIV Assembleia Nacional da Federação Italiana de Exercícios Espirituais (FIES).

Entre 18 e 20 de fevereiro será celebrado em Sassone (Itália) a XXIV Assembleia Nacional da Federação Italiana de Exercícios Espirituais (FIES). Entre 18 e 20 de fevereiro será celebrado em Sassone (Itália) a XXIV Assembleia Nacional da Federação Italiana de Exercícios Espirituais (FIES). O objetivo é a relação entre os Exercícios Espirituais e

Leia mais

Notícias Maristas. Fundação da Província Brasil Sul-Amazônia. Irmãos Maristas - Casa Geral - Roma

Notícias Maristas. Fundação da Província Brasil Sul-Amazônia. Irmãos Maristas - Casa Geral - Roma Ano VIII - Número 403 11 de dezembro de 2015 Notícias Maristas 403 Irmãos Maristas - Casa Geral - Roma Fundação da Província Brasil Sul-Amazônia Dia da Imaculada marca o início da nova Unidade Administrativa

Leia mais

CARTA INTERNACIONAL. Indice:

CARTA INTERNACIONAL. Indice: CARTA INTERNACIONAL Indice: Introdução. I. Equipas de Jovens de Nossa Senhora II. A equipa III. As funções na equipa IV. A vida em equipa V. Abertura ao mundo, compromisso VI. O Movimento das E.J.N.S.

Leia mais

MENSAGEM DO PAPA JOÃO PAULO II PARA A XXXI JORNADA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

MENSAGEM DO PAPA JOÃO PAULO II PARA A XXXI JORNADA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES MENSAGEM DO PAPA JOÃO PAULO II PARA A XXXI JORNADA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES Aos venerados irmãos no episcopado e a todos os queridos fiéis do mundo inteiro A celebração da Jornada Mundial de Oração

Leia mais

Caminhos. Solidariedade. Marista. Américas: nas. crianças e jovens. direitos. com. Solidariedade Marista nas Américas Documento de Referência

Caminhos. Solidariedade. Marista. Américas: nas. crianças e jovens. direitos. com. Solidariedade Marista nas Américas Documento de Referência Caminhos de Solidariedade Marista nas Américas: crianças e jovens com direitos Solidariedade Marista nas Américas Documento de Referência DOCUMENTO Integrar a Equipe que contribuiu na elaboração deste

Leia mais

Nitro PDF Trial. www.nitropdf.com

Nitro PDF Trial. www.nitropdf.com 1.1. Identificação Colégio Mater Consolatrix - Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio. Endereço: Av. Tancredo Neves, 1765 Cursos oferecidos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Turno:

Leia mais

Tema 4: Espiritualidade Na densidade do humano emerge a vida de Deus

Tema 4: Espiritualidade Na densidade do humano emerge a vida de Deus Tema 4: Espiritualidade Na densidade do humano emerge a vida de Deus NA DENSIDADE DO HUMANO EMERGE A VIDA DE DEUS, Nossa espiritualidade marista, aberta ao diálogo interreligioso, a quem está em busca

Leia mais

Leitor 2 Este é o dia que o Senhor fez para nós! SL 118

Leitor 2 Este é o dia que o Senhor fez para nós! SL 118 Acolhida Jubilar Recepção de todas as famílias. Acolher com cantos de boas-vindas. Abertura Jubilar Material a ser usado: Coreografia com as cores do Centenário: vermelho, laranja e verde estas cores simbolizam

Leia mais

Prioridades assumidas para 2010. Planejamento estratégico da Equipe Provincial para 2010

Prioridades assumidas para 2010. Planejamento estratégico da Equipe Provincial para 2010 PLANEJAMENTO 2010 Prioridades assumidas para 2010 Formação continuada para líderes, coordenadores de grupo, animadores e assessores. Aprofundar a identidade através da mística e espiritualidade apostólica

Leia mais

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP A encíclica Caritas in veritate de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP O amor verdadeiro como princípio para a justiça social e o desenvolvimento integral Quando olhamos a nossa

Leia mais

Setembro Mês da Bíblia

Setembro Mês da Bíblia Setembro Mês da Bíblia Discípulos missionários a partir do Evangelho de João Permanecei no Meu amor, para produzir muitos frutos (Cf. Jo 15, 9-16) Retiro Espiritual Arquidiocesano AO Pe. Vânio da Silva.

Leia mais

PROJETO NOVOS MODELOS DE ANIMAÇÃO, GOVERNANÇA E GESTÃO

PROJETO NOVOS MODELOS DE ANIMAÇÃO, GOVERNANÇA E GESTÃO PROJETO NOVOS MODELOS DE ANIMAÇÃO, GOVERNANÇA E GESTÃO Instituto dos Irmãos Maristas Irmãos Maristas - FMS Casa Geral, Roma - Escritório de comunicações www.champagnat.org Comissão Internacional de Novos

Leia mais

Funchal. 2 de Fevereiro de 2014

Funchal. 2 de Fevereiro de 2014 Funchal 2 de Fevereiro de 2014 Ex.mo e Rev.mo Senhor Bispo da Diocese do Funchal D. António José Cavaco Carrilho, Senhores Bispos Eméritos, Ex.mo Senhor Representante da República na Região Autónoma da

Leia mais

Ad Verum Ducit Conduz à Verdade (Cf. brasão da PUCRS)

Ad Verum Ducit Conduz à Verdade (Cf. brasão da PUCRS) Ad Verum Ducit Conduz à Verdade (Cf. brasão da PUCRS) SUMÁRIO APRESENTAÇÃO A educação, uma obra de amor... 5 INTRODUÇÃO Champagnat... 7 Surgimento de um Estilo Marista de Educar... 9 UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA:

Leia mais

Noticia de Familia. Redescobrir o encanto e a beleza da Vida Consagrada NOVEMBRO Nº XI

Noticia de Familia. Redescobrir o encanto e a beleza da Vida Consagrada NOVEMBRO Nº XI NOVEMBRO 2015 23 Noticia de Familia Informativo mensal da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência Delegação Nossa Senhora Aparecida Veiculação interna Nº XI Redescobrir o encanto e a beleza

Leia mais

V O T O - V I S T A. SEPÚLVEDA PERTENCE, negou provimento ao agravo. Entendeu que a

V O T O - V I S T A. SEPÚLVEDA PERTENCE, negou provimento ao agravo. Entendeu que a AG.REG.NA RECLAMAÇÃO 3.034-2 PARAÍBA RELATOR AGRAVANTE(S) AGRAVADO(A/S) INTERESSADO(A/S) : MIN. SEPÚLVEDA PERTENCE : ESTADO DA PARAÍBA : PGE-PB - LUCIANO JOSÉ NÓBREGA PIRES : RODRIGO DE SÁ QUEIROGA E OUTRO(A/S)

Leia mais

Tema 3: Espiritualidade O Espírito faz bater nossos corações em uníssono

Tema 3: Espiritualidade O Espírito faz bater nossos corações em uníssono Tema 3: Espiritualidade O Espírito faz bater nossos corações em uníssono O ESPÍRITO FAZ BATER NOSSOS CORAÇÕES EM UNÍSSONO (Ir. Henri Vergès) Espiritualidade enraizada no Deus de Jesus, encarnada nas realidades

Leia mais

Setor Pós-matrimonio. Fundamentos, Missão, Prioridades, Prática e Subsídios.

Setor Pós-matrimonio. Fundamentos, Missão, Prioridades, Prática e Subsídios. Setor Pós-matrimonio Fundamentos, Missão, Prioridades, Prática e Subsídios. Fundamentação: Familiaris Consortio Amar a família significa estimar os seus valores e possibilidades, promovendo-os sempre.

Leia mais

3. QUEM SUGERIU A FUNDAÇÃO Foi o Sr. Arcebispo D. André e o Sr. Arcebispo D. Zacarias.

3. QUEM SUGERIU A FUNDAÇÃO Foi o Sr. Arcebispo D. André e o Sr. Arcebispo D. Zacarias. SERVOS DO BOM PASTOR Padre Dr. Manuel Sabino -Sacerdote, médico e fundador da Pia União dos Servos do Bom Pastor. -Director do Centro de Saúde da Mitcha no Lubango C. P. 74 Lubango ANGOLA -Os Servos do

Leia mais

1. O 11º PPC terá a validade de cinco anos, iniciando-se em 2012 e terminando em 2016.

1. O 11º PPC terá a validade de cinco anos, iniciando-se em 2012 e terminando em 2016. 11º PPC ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA Estas são as questões que serão votadas na Assembléia Arquidiocesana, sem as emendas que poderão surgir durante a mesma. Cada uma das propostas poderá, deste modo, receber

Leia mais

TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS:

TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS: TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS: Art. 3º - A Escola oferece os seguintes níveis de ensino: I. Educação Infantil: de 0 a 05 anos de idade. Educação Precoce de 0 a 03 anos Educação

Leia mais

Victor André João de Deus

Victor André João de Deus Victor André João de Deus Historia Marcellin Champagnat, aportuguesado para Marcelino Champagnat (20 de maio de 1789, Marlhes - 6 de junho de 1840, Notre Dame de l'hermitage) foi um presbítero da Sociedade

Leia mais

UMA PEREGRINAÇÃO AOS SANTUÁRIOS DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

UMA PEREGRINAÇÃO AOS SANTUÁRIOS DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS UMA PEREGRINAÇÃO AOS SANTUÁRIOS DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS por Sri Daya Mata S E L F R E A L I Z A T I O N F E L L O W S H I P Fundada em 1920 por Paramahansa Yogananda Sri Daya Mata, Presidente UMA PEREGRINAÇÃO

Leia mais

O ANÚNCIO DO EVANGELHO GUIÃO DE LEITURA #3 DO SÍNODO DIOCESANO 2016. Abril a Junho de 2015 - Síntese da reflexão efetuada

O ANÚNCIO DO EVANGELHO GUIÃO DE LEITURA #3 DO SÍNODO DIOCESANO 2016. Abril a Junho de 2015 - Síntese da reflexão efetuada O ANÚNCIO DO EVANGELHO GUIÃO DE LEITURA #3 DO SÍNODO DIOCESANO 2016 Abril a Junho de 2015 - Síntese da reflexão efetuada 1 INTRODUÇÃO Continuando a responder ao convite / desafio efetuado pelo Papa Francisco

Leia mais

VIVER COM OUTROS O CARISMA MARISTA

VIVER COM OUTROS O CARISMA MARISTA Viver com outros o carisma marista é vive uma experiência de comunhão. VIVER COM OUTROS O CARISMA MARISTA 1 Se no passado pensávamos que necessitávamos de profetas que nos despertassem do letargo, hoje

Leia mais

Profissão Solene de Ir. Lúcia. Mosteiro de Uberaba S. Pedro e S. Paulo 28.06.2015.

Profissão Solene de Ir. Lúcia. Mosteiro de Uberaba S. Pedro e S. Paulo 28.06.2015. Profissão Solene de Ir. Lúcia. Mosteiro de Uberaba S. Pedro e S. Paulo 28.06.2015. Caríssimos Irmãos e Irmãs: Esta celebração dos Apóstolos Pedro e Paulo nos leva, indiscutivelmente, à reflexão sobre a

Leia mais

- Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito, - Glória a Trindade Santa, glória ao Deus bendito!

- Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito, - Glória a Trindade Santa, glória ao Deus bendito! Área Juventude e Vocações Subsídio 1 para Encontro de oração em memória de São Luís Gonzaga Patrono da Juventude 1. CHEGADA Canto: Amar a Ti, Senhor, em todas as coisas E todas em Ti, em tudo amar e servir

Leia mais

Nº 03 - Setembro/2007

Nº 03 - Setembro/2007 Nº 03 - Setembro/2007 Setembro - Mês da Bíblia Deus viu quanto havia feito e era muito bom Gn 1,31. Por que a Igreja coloca o mês de setembro como Mês da Bíblia, se todos os dias do Ano devem ser Bíblicos?

Leia mais

CARISMA INSA APRESENTAÇÃO

CARISMA INSA APRESENTAÇÃO CARISMA INSA APRESENTAÇÃO 1. A Obra é contemplada com um carisma? R- Sim, e procuramos nos aprimorar e pertencer inteiramente em comunhão com a Santa Igreja anunciar através desse especial amor, obediência

Leia mais

CRIANÇAS AJUDAM E EVANGELIZAM CRIANÇAS

CRIANÇAS AJUDAM E EVANGELIZAM CRIANÇAS CRIANÇAS AJUDAM E EVANGELIZAM CRIANÇAS Infância/Adolescencia MISSÃO MISSÃO. Palavra muito usada entre nós É encargo, incumbência Missão é todo apostolado da Igreja. Tudo o que a Igreja faz e qualquer campo.

Leia mais

A Santa Sé VISITA PASTORAL DO SANTO PADRE A TURIM DISCURSO DO PAPA JOÃO PAULO II NO ENCONTRO COM AS RELIGIOSAS DE TURIM

A Santa Sé VISITA PASTORAL DO SANTO PADRE A TURIM DISCURSO DO PAPA JOÃO PAULO II NO ENCONTRO COM AS RELIGIOSAS DE TURIM A Santa Sé VISITA PASTORAL DO SANTO PADRE A TURIM DISCURSO DO PAPA JOÃO PAULO II NO ENCONTRO COM AS RELIGIOSAS DE TURIM Basílica de Maria Santíssima Auxiliadora Domingo, 13 de Abril de 2008 Caríssimas

Leia mais

ÍNDICE. Apresentação... 03. Decreto... 05. 1. Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora (CDAE)... 07

ÍNDICE. Apresentação... 03. Decreto... 05. 1. Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora (CDAE)... 07 ÍNDICE Apresentação... 03 Decreto... 05 1. Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora (CDAE)... 07 2. Conselho Regional da Ação Evangelizadora (CRAE)... 15 3. Conselho Paroquial da Ação Evangelizadora (CPAE)...

Leia mais

CONSELHOS EVANGÉLICOS

CONSELHOS EVANGÉLICOS CONSELHOS EVANGÉLICOS 1- RAZÃO TEOLÓGICA 1.1. Fato de Vida na Igreja A vivência da virgindade-pobreza-obediência de Jesus Cristo é fato de vida que existe na igreja desde suas origens. O estado religioso:

Leia mais

JPEG JOVENS EM PEQUENO GRUPO

JPEG JOVENS EM PEQUENO GRUPO ORIENTAÇÕES BÁSICAS JPEG JOVENS EM PEQUENO GRUPO JPEG é Jovens em Pequenos Grupos. A nova identidade dos pequenos grupos para jovens. NECESSIDADE DE ORGANIZAÇÃO DA IGREJA PEQUENOS GRUPOS Pequenos grupos

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL

PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL 1 PLANO ESTRATÉGICO 2014-2016 REUNIÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA ABIDJAN 2014 2 PLANO ESTRATÉGICO 2014-2016

Leia mais

Síntese Informativo Mensal do Movimento Pólen

Síntese Informativo Mensal do Movimento Pólen Síntese Informativo Mensal do Movimento Pólen Como o Pai me enviou, também Eu vos envio (Jo 20,21) Outubro de 2011 / Ano MMXI 1 EDITORIAL Queridos Amigos, Com grande alegria que terminamos mais um mês

Leia mais

A Regra daterceira Ordem da Sociedade de São Francisco iii) Ordem para Admissões e Renovações I. O CONVITE

A Regra daterceira Ordem da Sociedade de São Francisco iii) Ordem para Admissões e Renovações I. O CONVITE A Regra daterceira Ordem da Sociedade de São Francisco iii) Ordem para Admissões e Renovações como ordenado pelo Capítulo Interprovincial da Terceira Ordem na Revisão Constitucional de 1993, e subseqüentemente

Leia mais

Pastoral Vocacional/ Serviço de Animação Vocacional

Pastoral Vocacional/ Serviço de Animação Vocacional CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada Pastoral Vocacional (PV) / Serviço de Animação Vocacional (SAV) CMOVC/ SAV (02) Pastoral

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (04.05.2015) Maria, mãe de Jesus e nossa mãe Guia: 2.º Ciclo: Padre Luís Almeida 3.º Ciclo: Padre Aníbal Afonso Mi+ Si+ Uma entre todas foi a escolhida, Do#- Sol#+ Foste tu,

Leia mais

PROPOSTA DE ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SÃO JOSÉ, DA GUARDA

PROPOSTA DE ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SÃO JOSÉ, DA GUARDA PROPOSTA DE ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SÃO JOSÉ, DA GUARDA Capítulo I Da denominação, natureza e fins Artigo 1º Denominação A Associação de Pais e Encarregados de Educação

Leia mais

UNIÃO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS CONGREGACIONAIS DO BRASIL Federação das Uniões de Homens Evangélicos Congregacionais 21ª Associação Regional

UNIÃO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS CONGREGACIONAIS DO BRASIL Federação das Uniões de Homens Evangélicos Congregacionais 21ª Associação Regional FEUHEC/21º FEUHEC/21º ANTE-PROJETO DO 6º PLANO DIRETOR O 6º Plano-Diretor da do Brasil, apresenta em seu conteúdo, uma proposta de trabalho a nível Regional, objetivando uma atividade uniforme e conjunta

Leia mais

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny Na semana de 10 a 17 de Julho, cinco jovens acompanhadas pela Irmã Olinda Neves, desenvolveram uma semana missionária em Arronches. Esta foi a segunda vez, que a Vila Alentejana foi palco de uma Missão

Leia mais

Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009

Festa da Avé Maria   31 de Maio de 2009 Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009 Cântico Inicial Eu era pequeno, nem me lembro Só lembro que à noite, ao pé da cama Juntava as mãozinhas e rezava apressado Mas rezava como alguém que ama Nas Ave -

Leia mais

ACHEGAS PARA UM PLANO DE FORMAÇÃO DE FREIRES E POSTULANTES DA MSM

ACHEGAS PARA UM PLANO DE FORMAÇÃO DE FREIRES E POSTULANTES DA MSM ACHEGAS PARA UM PLANO DE FORMAÇÃO DE FREIRES E POSTULANTES DA MSM Claustrum sine armario castrum sine armamentario (Godofredo de Breteuil) «Um programa de estudo é-lhes fornecido e devem ( ) testemunhar

Leia mais

Plano de Formação da CVX-P

Plano de Formação da CVX-P da CVX-P Apresentado à VIII Assembleia Nacional CVX-P Fátima, Outubro 2004 Introdução... 2 Etapa 0: Acolhimento... 3 Etapa 1: Iniciação... 5 Etapa 2: Identificação... 6 Etapa 3: Missão... 7 1 Introdução

Leia mais

Estatuto da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil

Estatuto da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil Estatuto da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil Capítulo I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, CONSTITUIÇÃO, DURAÇÃO, JURISDIÇÃO E FINS Art. 1º. A Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (IPRB), fundada no dia 8

Leia mais

PAAES/UFU 2ª Etapa Subprograma 2011-2014

PAAES/UFU 2ª Etapa Subprograma 2011-2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos PAAES 2ª ETAPA SUBPROGRAMA 2011/2014 24 de fevereiro de 2013

Leia mais

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral Advento 2014 (Campanha de Preparação para o Natal) A ALEGRIA E A BELEZA DE VIVER EM FAMÍLIA. O tempo do Advento, que devido ao calendário escolar

Leia mais

Notas sobre a Fonte e a Inspiração do Padre João Pedro Médaille para a Espiritualidade da Congregação das Irmãs de São José

Notas sobre a Fonte e a Inspiração do Padre João Pedro Médaille para a Espiritualidade da Congregação das Irmãs de São José Notas sobre a Fonte e a Inspiração do Padre João Pedro Médaille para a Espiritualidade da Congregação das Irmãs de São José Irmãs Mary Jane Garry e Jean Sauntry FONTE ORIGINAL DA ESPIRITUALIDADE DA CONGREGAÇÃO

Leia mais

Bienvenue à l'ecole en France Bemvindo à escola em França

Bienvenue à l'ecole en France Bemvindo à escola em França Bienvenue à l'ecole en France Bemvindo à escola em França Ses objectifs / OBJECTIVOS Éduquer pour vivre ensemble -> Educar para viver juntos Portugais Português Instruire pour comprendre aujourd hui, construire

Leia mais

Tema 5: Vocação - um novo relacionamento Você também é Marista?

Tema 5: Vocação - um novo relacionamento Você também é Marista? Tema 5: Vocação - um novo relacionamento Você também é Marista? VOCÊ TAMBÉM É MARISTA? Um novo jeito de ser Marista: Na emergência de um novo tempo para o carisma Marista INTRODUÇÃO O relacionamento entre

Leia mais

COLÉGIO MARISTA DE CARCAVELOS. Ano Letivo 2015 / 2016. 2ºCiclo

COLÉGIO MARISTA DE CARCAVELOS. Ano Letivo 2015 / 2016. 2ºCiclo COLÉGIO MARISTA DE CARCAVELOS Ano Letivo 2015 / 2016 2º Lema: CONTIGO, UM NOVO COMEÇO Objetivos: Promover as relações humanas, associando-as à dimensão do Humanismo Cristão e Marista Desenvolver nos alunos

Leia mais

oportunidades, encontros, requalificação evangélica de nossa Vida Consagrada.

oportunidades, encontros, requalificação evangélica de nossa Vida Consagrada. CRB RS oportunidades, encontros, requalificação evangélica de nossa Vida Consagrada. Gestos de amor que se transformaram em ação diante da dor da humanidade. Num esforço conjunto, tentamos ser mulheres

Leia mais

Fevereiro Domingo - Missa 19h00 - Capela CND

Fevereiro Domingo - Missa 19h00 - Capela CND CALENDÁRIO PASTORAL 2013 COLÉGIO NOTRE DAME DE CAMPINAS "ANO DA FÉ Jornada Mundial da Juventude 03/fev 06/fev 10/fev 13/fev 15/fev 16/fev 17/fev 18/fev 19/fev 20/fev 24/fev 25/fev 27/fev 03/mar 04/mar

Leia mais

Bienvenue au Cours Préparatoire Bemvindos à Primária

Bienvenue au Cours Préparatoire Bemvindos à Primária Bienvenue au Cours Préparatoire Bemvindos à Primária Ce qui ne change pas O que não se altera entre o pré-escolar e o 1º ano no LFIP L organisation administrative/a organização administrativa -Les contacts

Leia mais

Conselho Amplo de 2013. Discurso de Abertura de Ir. Sally. Queridas Irmãs,

Conselho Amplo de 2013. Discurso de Abertura de Ir. Sally. Queridas Irmãs, Conselho Amplo de 2013 Discurso de Abertura de Ir. Sally Queridas Irmãs, Uma vez mais, Bem Vindas ao Conselho Amplo de 2013 é maravilhoso para nós estar com vocês neste momento. É realmente emocionante

Leia mais

INSTITUTO SECULAR PEQUENAS APOSTOLAS DA CARIDADE

INSTITUTO SECULAR PEQUENAS APOSTOLAS DA CARIDADE INSTITUTO SECULAR INSTITUTO SECULAR a quem se dirigir para saber mais Responsável geral: Giuseppina Pignatelli Via don Luigi Monza, 1 22037 PONTE LAMBRO (Co) ITALY tel. 031.625264 INSTITUTO SECULAR Os

Leia mais

O Deus testemunhado por Jesus Cristo o Pai. Objetivos 12/4/2012. Identidade e relevância da cristologia. Cláudio Ribeiro

O Deus testemunhado por Jesus Cristo o Pai. Objetivos 12/4/2012. Identidade e relevância da cristologia. Cláudio Ribeiro O Deus testemunhado por Jesus Cristo o Pai Cláudio Ribeiro Objetivos Avaliar a doutrina de Trindade suas raízes, premissas fundamentais, ênfases e mudanças no contexto global da história da Igreja e as

Leia mais

Procesos formativos JMV Internacional Página 1

Procesos formativos JMV Internacional Página 1 Procesos formativos JMV Internacional Página 1 Irmãos e irmãs em JMV, A paz e a alegria de Cristo esteja sempre convosco! Após III AG2010 realizada em Portugal, o Conselho Internacional comprometeu-se

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO AO ASSOCIATIVISMO

REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO AO ASSOCIATIVISMO REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO AO ASSOCIATIVISMO Preâmbulo O Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo tem por objetivo definir a metodologia e os critérios de apoio da Câmara Municipal da Nazaré

Leia mais

a) Liceu e Basílica do Sagrado Coração de Jesus 1885/1901

a) Liceu e Basílica do Sagrado Coração de Jesus 1885/1901 265 a) Liceu e Basílica do Sagrado Coração de Jesus 1885/1901 Santuário do Sagrado Coração de Jesus Agosto de 2008 (foto do autor) Santuário do Sagrado Coração de Jesus Agosto de 2008 (foto do autor) Liceu

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS DISCIPLINA:Francês 7ºAno Nível I (Turmas A/B/C/D/E)

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS DISCIPLINA:Francês 7ºAno Nível I (Turmas A/B/C/D/E) PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS DISCIPLINA:Francês 7ºAno Nível I (Turmas A/B/C/D/E) Ano Letivo 2012/2013 Temáticos Unité 0 JE COMMENCE Os pronomes pessoais Os números cardinais (1) ( 0-19) Conteúdos Nº

Leia mais

Reabertura da Catedral Homilia 8 de dezembro de 2015

Reabertura da Catedral Homilia 8 de dezembro de 2015 1 Reabertura da Catedral Homilia 8 de dezembro de 2015 Desde o lançamento da pedra fundamental este é um lugar sagrado onde a Assembleia, a Igreja, Comunidade de Fé, Comunidade de Esperança, Comunidade

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL DO CENTRO DE MEDITAÇÃO DE SALVADOR. CAPÍTULO I - Da Denominação, Sede, Finalidades e Duração

ESTATUTO SOCIAL DO CENTRO DE MEDITAÇÃO DE SALVADOR. CAPÍTULO I - Da Denominação, Sede, Finalidades e Duração ESTATUTO SOCIAL DO CENTRO DE MEDITAÇÃO DE SALVADOR CAPÍTULO I - Da Denominação, Sede, Finalidades e Duração Art. 1 - O Centro de Meditação de Salvador de Meditação de Salvador é uma associação religiosa,

Leia mais

ESTATUTOS. Artigo 1º (Nome e Sede)

ESTATUTOS. Artigo 1º (Nome e Sede) ESTATUTOS Artigo 1º (Nome e Sede) O nome da associação é A Rocha Associação Cristã de Estudos e Defesa do Ambiente e a sua sede é na Cruzinha, Mexilhoeira Grande, em Portimão. Artigo 2º (Natureza e Fins)

Leia mais

2015 ANO DA CELEBRAÇÃO DO BICENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE S. JOÃO BOSCO

2015 ANO DA CELEBRAÇÃO DO BICENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE S. JOÃO BOSCO 2015 ANO DA CELEBRAÇÃO DO BICENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE S. JOÃO BOSCO Na noite de quarta-feira, 16 agosto de 1815, na oitava da festa da Assunção, nascia o segundo filho de Francisco Bosco e Margarida

Leia mais

ENCONTRO COM O SENHOR BISPO, SUA EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMA D. JOÃO LAVRADOR

ENCONTRO COM O SENHOR BISPO, SUA EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMA D. JOÃO LAVRADOR ENCONTRO COM O SENHOR BISPO, SUA EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMA D. JOÃO LAVRADOR Da visita de cortesia que o Senhor D. João Lavrador efectuou à nossa Paróquia, teve lugar um encontro com os vários Grupos Paroquiais,

Leia mais

DONS INFUSOS DO ESPÍRITO SANTO

DONS INFUSOS DO ESPÍRITO SANTO DONS INFUSOS DO ESPÍRITO SANTO O Espírito Santo nos foi dado para que nos tornemos santos, e para que assim se cumpram perfeitamente em cada um de nós os desígnios amorosos que o Pai tem preparado para

Leia mais

oda ALEGRIA da nossa vocação

oda ALEGRIA da nossa vocação oda ALEGRIA da nossa vocação Ao chamar-vos, Deus diz-vos: És importante para mim, Eu amote; conto contigo. (Papa Francisco) Não fostes vós que me escolhestes; fui Eu que vos escolhi. (Jo 15, 16) Acreditamos

Leia mais

DECRETO PERFECTAE CARITATIS SOBRE A CONVENIENTE RENOVAÇÃO DA VIDA RELIGIOSA

DECRETO PERFECTAE CARITATIS SOBRE A CONVENIENTE RENOVAÇÃO DA VIDA RELIGIOSA DECRETO PERFECTAE CARITATIS SOBRE A CONVENIENTE RENOVAÇÃO DA VIDA RELIGIOSA Natureza da Vida Religiosa 1. O sagrado Concílio já mostrou, na Constituição que começa pelas palavras «Lumen gentium», que a

Leia mais