Mais creches e creches com funcionamento 24 horas. Incrementar casa de apoio aos adolescentes vivendo em situação de risco.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mais creches e creches com funcionamento 24 horas. Incrementar casa de apoio aos adolescentes vivendo em situação de risco."

Transcrição

1 PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO NORTE DA ILHA FLORIANÓPOLIS, SC CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO NORTE DA ILHA CODENI APROVADO 12/11/12 conforme ata presente conselho. 1 SOCIAL. Incrementar a educação. o Estimular projetos transferência título eleitoral, conscientização da importância do voto e exercício cidadania. o Analisar e gerar proposta para a situação atual da educação em todos os níveis. Projeções de demandas de cursos e escolas para o Norte da Ilha. Rede de escolas. Escola profissionalizante. Faculdades. Grade de cursos. Corpo docente qualificado, capacitado, competente e em quantidade. Equipamentos e meios. o Elaborar um plano de expansão e melhoria dos cursos e disseminação do conhecimento no Norte da Ilha. Identificar a expansão da demanda de cursos e escolas. Grades de cursos adequadas ao Norte da Ilha. Plano de cursos e distribuição no Norte da Ilha. Melhoria, ampliação e novas escolas. o Buscar melhoria e ampliação das escolas. Escola Técnica (Municipal, estadual, federal). Implantação de escolas em tempo integral (período compatível com horário de funcionamento de trabalho dos usuários).

2 Mais creches e creches com funcionamento 24 horas. Incrementar casa de apoio aos adolescentes vivendo em situação de risco. Saúde. o Complementar e melhorar a rede de postos de saúde. Medicina preventiva. Clínicas. Laboratórios. Maternidade no Norte da Ilha. Quadro profissional qualificado, capacitado, competente e em quantidade. Modernização de estrutura e equipamentos, capacitação e qualificação de pessoal. Novo Posto de Saúde em Canasvieiras. Implantar programas de prevenção da saúde. Ampliar atendimento na policlínica. Hospital para o Norte da Ilha. Canil Municipal recepção, castramento, distribuição (adoção), manutenção. UPA 24 horas (Unidade pronto atendimento). Adequar serviços de emergência e urgência, bombeiro e SAMU. Trabalho e renda. o Promover o desenvolvimento social por meio do trabalho, renda e educação. Segurança. o Fortalecer os CONSEG. o Incrementar segurança mais efetiva com policiamento ostensivo. o Fiscalizar ambulantes ilegais. o Construir base operacional Guarda Municipal e implantar batalhão da PM em terreno já definido na área do Sapiens Parque, com efetivo definido em Lei (270 policiais). o Necessidade de nova estrutura física para 21 BPM. o Implantar delegacia modelo no Norte da Ilha com delegacia para turistas, mulher, central de plantão policial.

3 o Prevenir crimes através de iluminação e limpeza de terrenos baldios. o Aumentar efetivo policial. o Melhorar policiamento usando. Unidades móveis equipadas. Postos de policia. Cadeia para infratores da região. Conselhos de segurança. Rede comunitária de apoio à polícia. Centros de cadastramento e orientação de moradores. o Ampliar a ACADEPOL e formar mais policiais para atender demanda. o Projeto Vizinho Solidário. o Zona Branca e Azul. o Pronta resposta para câmeras de monitoramento. Moradia. o Identificar necessidades e oportunidades para moradia popular e de serviço no Norte da ilha. Identificar locais possíveis e formas de apoiar a viabilização da moradia. Identificar e avaliar usos de espaços públicos existentes. Fazer interligações rápidas e econômicas entre áreas de moradia e trabalho. o Buscar a liberação de espaços viáveis construção de moradias. o Avaliar. Áreas de moradia popular baixas. Condomínio com infraestrutura social de apoio. Áreas de moradia popular em forma de torres em centro de terrenos com estacionamento e áreas verdes de entorno. Ampliação e/ou construção de novos cemitérios. Lazer. o Identificar novas áreas de lazer no Norte da Ilha. o Identificar potenciais áreas para. Espaços de lazer. Praças públicas.

4 Aquário municipal ou estadual. Quadras municipais com piso, inclusive na praia, quadras poliesportiva. Arenas Esportivas. Equipamentos de lazer, manutenção e segurança. Vila Comunitária. o Buscar sinalização das trilhas. Esportes. o Estabelecer e implantar programas esportivos em comum acordo com a comunidade local. o Buscar programas de atividades para jovens. Cultura, Artes, Tradição. o Estimular projetos culturais, da tradição e artes. o Preservar a identidade cultural, as tradições e artes dos distritos do Norte da Ilha. Projeto Grafite nas escolas (projeto muros e paredes) como elemento visual. o Estabelecer um Calendário de Festas tradicionais para Norte da Ilha em acordo com Florianópolis. Promover a música, cultura e folclore locais. Promover projeto Música na Praça. Promover a comida típica da Ilha. Organizar festivais gastronômicos periódicos e circulantes nos distritos no Norte da Ilha. o Criar ciclos de palestras de atualização da Mulher. 2 ECONÔMICO. Promover políticas de incentivo e uso das competências locais na economia. o Identificar demandas de comércio e serviços. o Estimular e apoiar o desenvolvimento de empresas locais. o Estimular a preparação de mão de obra local. o Aproveitar em favor da comunidade do Norte da Ilha Empreendimento Sapiens Parque e similares.

5 Minimizar efeitos da Sazonalidade. o Identificar e descrever causas e remédios para a sazonalidade da demanda e oferta de produtos do Norte da Ilha. Identificar e divulgar formas de apoio às micros e pequenas empresas. Criar terminal de atracação de transporte marítimo. Criar ligação Norte da Ilha com continente. Promover e apoiar o comércio do Norte da Ilha. o Propor políticas de orientação para o desenvolvimento do Comércio. o Criar ilha gastronômica com: Praça de alimentação para degustação de comidas típicas. Espaços para apresentações culturais, teatrais, de cinema e outros. Espaços para mostras de artes e artesanato. Espaços de lazer. Estacionamento. Alternativas: Orla. Moles de estabilização do engordamento da praia. Lagoa das Gaivotas. Lagoa de ponta das Canas. o Estimular e promover o desenvolvimento do Comércio. Propor mix de lojas e oferta de mercadorias considerando descentralização no Norte da Ilha. Estimular o complemento do mix. Estimular o desenvolvimento dos comerciantes e comerciários locais. Estimularmoradores a realizarem compras no Norte da Ilha. o Estudar e propor forma de aglutinação e locais indicados para o Comércio no Norte da Ilha. Indústria. o Criar quarteirão industrial. Áreas para abrigar condomínios de empresas de produção e de serviços para indústrias limpas de pequeno porte relacionadas ou não com Sapiens, Serte e outras demandas locais. Atrair indústrias da área de informática.

6 Software. Hardware. Identificar locais indicados para a indústria e quarteirão. Estimular e apoiar a preparação da mão de obra local. Serviços. o Continuar execução do centro de eventos. Ajustar finalidades e serviços integrantes do Centro de eventos. Avaliarforma de gestão do Centro de Eventos. Incluir utilização de eventos para comunidade. Incluir espaços para divulgação de cultura, artesanato e tradição local. Criar locais de estacionamento. Ajustes para tornar equipamento competitivo. Estimular projetos complementares para ampliar leque de eventos potenciais. o Implantar centro executivo com: Escritórios de serviços profissionais privados. Despachantes diversos. Serviços públicos de interesse do distrito. Estacionamentos. o Sapiens Parque. Conhecer mix de negócios do empreendimento. Descrever demandas de serviços equipamentos e profissionais necessários para obras e operação do Parque. Estabelecer pacto para uso preferencial de mão de obra local. Estacionamentos. o Serte. Conhecer mix de negócios componentes do empreendimento. Descrever demandas de serviços equipamentos e profissionais necessários para obras e operação do Parque. Estabelecer pacto para uso preferencial de mão de obra local.

7 Estacionamentos. o Estímulo à criação e organização de empresas de serviços locais. Empresas de serviços de acordo com o Mix de Empresas definido. Trabalho e renda. o Identificar demandas de trabalho no Norte da Ilha. o Estimular a capacitação da sociedade considerando as oportunidades de trabalho no Norte da Ilha. Turismo. o Aproveitar a infraestrutura hoteleira em meses não turísticos. o Criar terminal turístico de cruzeiro. o Complementar implantação do centro de convenções. o Descrever o potencial turístico do Norte da Ilha, considerando: Turismo de aventura. Mar e praia. Gastronomia típica. Turismo náutico. Turismo Esportivo. Turismo de visitação. Artes e artesanato. Pesca artesanal e esportiva. Turismo de terceira idade. Turismo de eventos. Turismo de negócios. Incrementar os Produtos Turísticos do Norte da Ilha. Identificar e descrever a demanda turística para o Norte da Ilha. Elaborar e executar um projeto para o Turismo no Norte da Ilha. Desenvolver formas de minimizar efeitos da sazonalidade. o Descrever mercados turísticos de interesse para o Norte da Ilha. o Promover o uso dos equipamentos e atividades turísticas para lazer pela comunidade local.

8 o Incrementar projeto de Turismo para Norte da Ilha para minimizar efeitos da Sazonalidade. Identificar eventos de baixa temporada. Estabelecer um calendário turístico e de eventos anual oficial do Norte da Ilha. Organizar conjunto de projetos e eventos para o Norte da Ilha, visando minimizar efeitos da sazonalidade. Criar projetos de eventos de alcance local, nacional e internacionalconsiderando o potencial turístico do Norte da Ilha. Recreação aquática. Recreação na areia. Música, oficinas educativas, gastronomia, dança. Artes manuais. Atividades para 3ª. Idade, casais sem filhos. Investimento na infraestrutura do centro de atendimento ao turista. o Criar e manter portal do Norte da Ilha. o Criar e manter sinalização turística de qualidade. o Promover a revitalização da orla das praias do Norte da Ilha. o Ampliar a orla da praia da Baía de Canasvieiras e Ingleses considerando. Sistema de turismo. Possibilidade de uso alternativo como integrante de binário para acesso a Ponta das Canas, Lagoinha, Praia Brava. Lazer para comunidade de Cachoeira, Canasvieiras e Florianópolis. Produto turístico. Geração de trabalho e renda. Integração da comunidade. Usuários. Comunidade do distrito e do município durante todo o ano. Turistas com ênfase na temporada de verão. Elaborar e implantar plano básico de ampliação da Orla. Alargar praia a partir do limite das construções existentes para conter: o Avenida, estacionamento, ciclo via, passeio. o Oásis de vegetação. o Ilhas de alimentação. o Jogos de praia.

9 o Faixa de areia. Usar os diques de contenção e preservação do alargamento da praia para. o Apoio ao estacionamento de barcos. o Pesca artesanal. o Ilhas de gastronomia. o Restaurante submerso. o Apoio para aquário e observação submarina. Recursos. o Financiamento com recursos federais ou estaduais. o Recursos economizados com a não implementação de avenida junto ao morro de acesso a Ponta das Canas e Praia Brava e/ou desapropriações para alargamento da Luiz Boiteux Piazza. o Criar recifes artificiais na baia de Canasvieiras para. Criação de locais para desenvolvimento e observação da vida marinha. Sensibilização para questões ambientais. Pesquisas. Lazer para comunidade de Cachoeira, Canasvieiras e Florianópolis. Produto turístico. Geração de trabalho e renda. Integração da comunidade e turismo. Apoio a pesquisa. Comunidade do distrito e do município durante todo o ano. Turistas. Plano básico. Escolhas de locais adequados para lançamento dos recifes. Locais de acesso e estacionamento integrados nos diques de interferência com correntes marinhas. Apoio para aquário e observação submarina. Recursos. Financiamento com recursos federais ou estaduais. Recursos de origem privada e público-privada. o Revitalizar a Lagoa das Gaivotas para ser.

10 Produto turístico integrante da orla. Elemento de geração de trabalho e renda. Local para uso da comunidade. Plano básico. Desassoreamento da lagoa. Fixação da entrada da lagoa. Organização de mercado público com peixaria, praça de alimentação, artesanato. Área de apresentações teatrais e cinema. Garage de barcos de pesca. Garage de barcos de turistas. Estacionamento de carros. Administração profissional, particular ou pública. Financiamento. Público/privado. Pacto de vizinhança. Respeito ambiental. Não poluição. o Recuperar e revitalizar lagoa de Ponta das Canas. Uso como área de lazer e turismo. infraestrutura adequada. o Teleférico. o Recuperação e áreas de praças, parques e jardins. o Estímulo à melhoria da apresentação das casas. Pintura. Jardins. Passeios. Cercas. Limpeza de terreno.

11 3 AMBIENTAL. Consciência ambiental. o Implantar programas de conscientização ambiental. o Promover a Educação ambiental, sobretudo entre os jovens. o Fiscalizar e conter invasões de APP. Saneamento. o Usar emissário submarino com estações de pré-tratamento de esgoto. o Construir estações de tratamento de esgoto. Estações de tratamento preliminares em terra. Estações em terra. Conexão com emissários submarinos. o Promover a despoluição de rios e lagoas. o Implantar coleta, seleção, reciclagem e estabelecer destinação de lixo. o Recuperar e ampliar rede de galerias pluviais. o Promover campanhas educativas sobre lixo. o Montar esquemas de melhor manutenção das praias. o Cuidar da qualidade das águas em geral. o Implantar banheiros públicos no Norte da Ilha. Identificar e recuperar áreas degradadas. Acompanhar as apreciação do no novo Plano Diretor de Florianópolis considerando. o Políticas de desenvolvimento urbano. o Uso do solo para construções. o Revisão das áreas de APP, APL, ARE e outras. o Responsabilidades pelo respeito à lei. o Responsabilidades pelas obras de integração aos sistemas existentes. o Forma de gestão democrática do Plano. o Aprovação da lei do plano diretor.

12 5 INFRAESTRUTURA. Administração. o Implantar a Subprefeitura do Norte da Ilha no Norte da Ilha. o Sistema de pesquisa, dados e informações. o Estudo e acompanhamento Norte da Ilha: número eleitores, representação impostos, número pessoas, renda e outros. o Cobrança políticos por gestão e cargos ocupados por técnicos do Norte da Ilha. Criar base para a Vila Comunitária das Entidades do Norte da Ilha e CODENI. Incrementar o sistema viário do Norte da Ilha. o Revitalização da Madre Maria Vilac e Antenor Borges. o Calçadão da Madre Maria Vilac. o Calçadão de ponta das Canas a Canasvieiras. o Interligação entre Rio Vermelho e Santinho. o Revitalização da Intendente João Nunes vieira. o Organização das faixas de pedestre com sinaleiros manuais. o Duplicação da SC 403, SC 402 e outras. o Iluminação SC 401. o Projeto da Av. Internacional (do futuro) Ingleses. o Beira mar ponta das canas a Canasvieiras. o Revitalização das avenidas do Norte da Ilha através de projetos arquitetônicos com padronizações. o Ligação Ingleses - Praia Brava (junto com avenida internacional). Incrementar as ligações do Norte da Ilha e Sistema viário Municipal. o SC s duplicadas e interligadas, com marginais, ciclovias, passagens para pedestre, iluminadas e sinalizadas, com padrões e projeto harmônico. o Rodovias municipais interbairros exemplo ligação entre Vargem Grande e Rio Vermelho. o Rodovia interpraias. Criar ligações intermunicipais com o Norte da Ilha.

13 o Ligação do Norte da Ilha com continente - alternativa à quarta ponte. o Modal marítimo. o Metro de superfície. Área de Apoio. Mobilidade Urbana. o Transporte marítimo. Carga, passageiros e veículos. Ponta das Canas, Canasvieiras, São Miguel. Ponta das Canas, Canasvieiras, Centro, Palhoça. o Metrô de superfície Centro Norte da Ilha Barra da Lagoa Campeche. Linhas de ônibus de distribuição a partir dos terminais atuais, do metrô de superfície e complementares. o Rede de passeios públicos. Padronização de forma e dimensão. Continuidade. Respeito aos limitados fisicamente. o Rede de ciclovias. Definição de origens e destinos. Integração com terminais de transporte. Integração com escolas. Integração com pontos de trabalho. o Complementação da duplicação da SC 401 entrada de Jurerê Canasvieiras Ingleses. o Ligação Cachoeira Vargem do Bom Jesus Ingleses. Binário com via adicional à Leonel Pereira passando pelo Sapiens Parque ou junto ao Morro do Capivari. o Acesso a Ponta das Canas e Praia Brava. Duplicação da Luiz Boiteux Piazza. Trecho Canasvieiras Cachoeira. Trecho Cachoeira - Ponta das Canas. Trecho Ponta das Canas Lagoinha. Trecho Ponta das Canas Praia Brava. Alternativas.

14 Binário com via junto ao morro. Binário com acesso pela praia. Túnel de acesso à praia Brava. o Viaduto no trevo de Canasvieiras. o Viaduto da Vargem do Bom Jesus. o Melhoria do acesso a Canasvieiras para quem vem de Ponta das Canas. Alargamento do acesso ao trevo de Canasvieiras com faixa de espera para quem vai para o centro. Infraestrutura. o Abastecimento de água para o Distrito de Cachoeira. Preservação de fontes de água potável. Cuidados e limitação no uso de aqüíferos. Expansão das linhas e da capacidade de abastecimento. o Abastecimento de energia. Expansão das linhas de abastecimento de energia elétrica. Gás. Combustíveis líquidos e lubrificantes. o Mercado Público ou Cooperativo de Alimentos. Cooperativa de produtores. Cooperativa de transporte. Uso das estruturas de distribuição atuais e novas. Integração de abastecimento de horti fruti granjeiros e pescado com preferência para produção local e de distritos próximos. o Redes de comunicação. Redes de internet. Redes de televisão- Melhoria de sinal. Ciclovias. o Organizar sistema de ciclovias integrado. Ciclovias em todos os bairros nas ruas principais. Transporte público. o Sistema de transporte coletivo.

15 o Maior número de veículos, principalmente executivos. o Renovação do sistema de transporte público. o Equipamentos, linhas, horários noturnos e de finais de semana. o Implantação do AIR PORT service (ônibus de turismo entre Aeroporto e Norte da Ilha). o Criação de bolsão de taxi no Norte da Ilha. o Vans ou correspondentes. o Tour turístico nas praias. o Fiscalização transportes ilegais. Praias o Incrementar a balneabilidade das praias do Norte da ilha. o Certificação Bandeira Azul. o Alargamento de praia da baia de Canasvieiras e Ingleses. Com ampliação de calçadão e estrutura de WC, salva-vidas quiosques e outros. o Aterro da faixa de areia da Baia de Canasvieiras, construção de calçadão e estrutura de WC s, salva-vidas, quiosques padronizados, vegetação e outros. o Sanitários e banhos públicos nas praias. o Controle de animais nas praias. o Aproveitamento dos diques de desvio de correntes marítimas com equipamentos turísticos e de interesse local, estacionamentos, restaurantes submersos, atracadouros. o Canil Municipal descentralizado. Água e Esgoto. o Ampliação da Rede de Esgoto. o Limpeza de galerias pluviais. o Implantação de novas galerias de águas pluviais. Meios e recursos. o Identificar, cadastrar e monitorar fontes de recursos e editais. o Criar e capacitar equipe para apoiar a elaboração de projetos, captação de recursos e prestação de contas. Sistema de pesquisa, dados e informações.

16 o Estabelecer dados e informações necessários para o acompanhamento e antecipação de questões de desenvolvimento do Norte da Ilha. o Conhecer e buscar parcerias com sistemas existentes. o Completar mix de informações de interesse para o Norte da Ilha. o Implantar sistema de pesquisa, dados e informações para o Norte da Ilha.

PROPOSTAS DE CAMPANHA COLIGAÇÃO COLIGAÇÃO QUATRO MELHOR. SIRLEY JUNQUEIRA Prefeita e JOEL RAMOS Vice-Prefeito

PROPOSTAS DE CAMPANHA COLIGAÇÃO COLIGAÇÃO QUATRO MELHOR. SIRLEY JUNQUEIRA Prefeita e JOEL RAMOS Vice-Prefeito PROPOSTAS DE CAMPANHA COLIGAÇÃO COLIGAÇÃO QUATRO MELHOR SIRLEY JUNQUEIRA Prefeita e JOEL RAMOS Vice-Prefeito 1. PLANEJAMENTO - Planejar o desenvolvimento do município em todos os seguimentos. - Criar centro

Leia mais

PROGRAMAS E PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO

PROGRAMAS E PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO º PROGRAMAS E S PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO Programa de utilização sustentável dos atrativos turísticos naturais Implementação do Plano de Manejo do Parque do Cantão Garantir

Leia mais

COLIGAÇÃO INOVAR É PRECISO PROPOSTA DE GOVERNO 2013/2016

COLIGAÇÃO INOVAR É PRECISO PROPOSTA DE GOVERNO 2013/2016 COLIGAÇÃO INOVAR É PRECISO PROPOSTA DE GOVERNO 2013/2016 ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL Implantar o Plano Diretor. Implantar o Orçamento participativo. Valorização pessoal do funcionário público municipal. Implantação

Leia mais

Conceitos básicos: Cuidar, Inovar e Avançar

Conceitos básicos: Cuidar, Inovar e Avançar PROGRAMA DE GOVERNO PAULO ALEXANDRE BARBOSA Conceitos básicos: Cuidar, Inovar e Avançar O programa de governo do candidato Paulo Alexandre Barbosa está baeado em três palavras-conceito: cuidar, inovar

Leia mais

PLANO DE GOVERNO ADMINISTRAÇÃO 2013/2016

PLANO DE GOVERNO ADMINISTRAÇÃO 2013/2016 1. SERVIÇOS PÚBLICOS 1.1 Funcionalismo PLANO DE GOVERNO ADMINISTRAÇÃO 2013/2016 Valorizar os funcionários profissionalmente para o seu bem estar e da população, reconhecendo, respeitando e garantindo os

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA O PLANO DIRETOR: REGIONAL MATRIZ 19/03/2014 CURITIBA MARÇO/2014 Propostas do dia 19

Leia mais

Programa de Governo. Chiara Prefeita. Bauru 2013-2016. Vice Gilson. Coligação BAURU MERECE MUITO MAIS DEM-PSDB

Programa de Governo. Chiara Prefeita. Bauru 2013-2016. Vice Gilson. Coligação BAURU MERECE MUITO MAIS DEM-PSDB Programa de Governo Bauru 2013-2016 Chiara Prefeita Vice Gilson Coligação BAURU MERECE MUITO MAIS DEM-PSDB APRESENTAÇÃO As eleições de 2012 vão definir o dia a dia de cada um dos eleitores bauruenses pelos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA O PLANO DIRETOR: REGIONAL TATUQUARA 03/04/2014 CURITIBA MARÇO/2014 Realizações no dia

Leia mais

Planejamento Estratégico Municipal. Tibagi -PR. A Cidade Que Nós Queremos

Planejamento Estratégico Municipal. Tibagi -PR. A Cidade Que Nós Queremos Municipal Tibagi -PR A Cidade Que Nós Queremos Bem Vindos a Tibagi A Cidade Que Nós Queremos Planejamento Estratégico Municipal Tibagi -PR Municipal Cidades e Cidadãos As cidades são as pessoas A vida

Leia mais

50 pontos do programa de governo do PSOL - Ivanete Prefeita para transformar Duque de Caxias:

50 pontos do programa de governo do PSOL - Ivanete Prefeita para transformar Duque de Caxias: 50 pontos do programa de governo do PSOL - Ivanete Prefeita para transformar Duque de Caxias: Duque de Caxias nas mãos do Povo: contra a corrupção e pela mudança 1) Garantir a participação popular e a

Leia mais

3o Plano Municipal de Segurança de Diadema Resultado das Consultas Populares julho 2011

3o Plano Municipal de Segurança de Diadema Resultado das Consultas Populares julho 2011 3o Plano Municipal de Segurança de Diadema Resultado das Consultas Populares julho 2011 Participantes das Consultas 13 Consultas entre os dias 21/05/11 e 06/07/11 Total de 665 participantes que apresentaram

Leia mais

CULTURA OBJETIVOS E METAS

CULTURA OBJETIVOS E METAS CULTURA OBJETIVOS E METAS 1. Garantir a participação juvenil na elaboração das políticas públicas na área de cultura com a participação de mais entidades e partidos políticos, via projetos e via mobilização

Leia mais

PLANO DE GOVERNO TULIO BANDEIRA PTC 36

PLANO DE GOVERNO TULIO BANDEIRA PTC 36 PLANO DE GOVERNO TULIO BANDEIRA PTC 36 GESTÃO PÚBLICA Garantir ampla participação popular na formulação e acompanhamento das políticas públicas; Criação do SOS Oprimidos, onde atenda desde pessoas carentes

Leia mais

Plano de Governo 2013/2016. Coligação: SIDERÓPOLIS QUER MUITO MAIS. Saúde

Plano de Governo 2013/2016. Coligação: SIDERÓPOLIS QUER MUITO MAIS. Saúde Plano de Governo 2013/2016 Coligação: SIDERÓPOLIS QUER MUITO MAIS Saúde Saúde da Família: promover a humanização do atendimento no SUS, ampliar o acesso aos exames preventivos, qualificar os atendimentos

Leia mais

PRIORIDADES E METAS PARA 2014 ANEXO II

PRIORIDADES E METAS PARA 2014 ANEXO II Gestão Pública de Excelência 1-Ter uma gestão pública de excelência e que assegure o crescimento sustentável da cidade e consequentemente o bem-estar do cidadão. 2-Valorizar e desenvolver os recursos humanos,

Leia mais

SÍNTESE JUINA. Meio Ambiente

SÍNTESE JUINA. Meio Ambiente SÍNTESE JUINA Aperfeiçoar mecanismos controle ambiental Meio Ambiente Instalação de viveiros de distribuição de mudas para o reflorestamento e matas ciliares Ampliar aceso aos programas de crédito de Capacitar

Leia mais

PROGRAMA COMPROMISSO META INICIATIVA

PROGRAMA COMPROMISSO META INICIATIVA Secretaria de 1 Produtivo 1. Ampliar a oferta de infraestrutura adequada para promover a segurança no consumo de gêneros alimentícios em mercados municipais 1. Oferecer espaços adequados para comercialização

Leia mais

PROPOSTA DE GOVERNO. *Programas de prevenção contra o consumo de bebidas alcoólicas, drogas e cigarros.

PROPOSTA DE GOVERNO. *Programas de prevenção contra o consumo de bebidas alcoólicas, drogas e cigarros. Em relação a saúde: PROPOSTA DE GOVERNO *A política de saúde objetiva garante a toda população plenas condições de saúde e para tal investiremos em programas de ações preventivas. *Ampliar e melhorar o

Leia mais

PROPOSTAS PARA DESENVOLVIMENTO NAS ÁREAS

PROPOSTAS PARA DESENVOLVIMENTO NAS ÁREAS POLÍTICAS PÚBLICAS: SANEAMENTO OBRAS PARTICIPAÇÃO POPULAR EDUCAÇÃO SAÚDE O que são políticas públicas? Políticas públicas podem ser entendidas como ações desenvolvidas pelo Estado, tendo em vista atender

Leia mais

COLIGAÇÃO OLHAR PARA FRENTE PROGRAMA DE GOVERNO REALIZAR UMA GESTÃO COM DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO SUSTENTÁVEIS.

COLIGAÇÃO OLHAR PARA FRENTE PROGRAMA DE GOVERNO REALIZAR UMA GESTÃO COM DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO SUSTENTÁVEIS. COLIGAÇÃO OLHAR PARA FRENTE PROGRAMA DE GOVERNO REALIZAR UMA GESTÃO COM DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO SUSTENTÁVEIS. EFICIÊNCIA NA GERAÇÃO E APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS. Ênfase em três diretrizes:

Leia mais

ELEIÇÃO 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASIL 27 DO BRASIL QUE TEMOS PARA O BRASIL QUE QUEREMOS E PODEMOS DIRETRIZES GERAIS DE GOVERNO

ELEIÇÃO 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASIL 27 DO BRASIL QUE TEMOS PARA O BRASIL QUE QUEREMOS E PODEMOS DIRETRIZES GERAIS DE GOVERNO ELEIÇÃO 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASIL 27 DO BRASIL QUE TEMOS PARA O BRASIL QUE QUEREMOS E PODEMOS DIRETRIZES GERAIS DE GOVERNO CUMPRIR E FAZER CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO 1. Cumprir e fazer cumprir a

Leia mais

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura PLANO ESTADUAL DA CULTURA Matriz Situacional da Cultura Fórum de Planejamento Regional Cidade Sede: Aranranguá 29 e 30 de agosto de 2012 Priorização de Diretrizes e Ações Objetivo: Discussão da proposta

Leia mais

PROJETOS DE INFRAESTRUTURA EM 6 EIXOS

PROJETOS DE INFRAESTRUTURA EM 6 EIXOS PROJETOS DE INFRAESTRUTURA EM 6 EIXOS PAC Cidade Melhor Enfrentar os principais desafios das grandes aglomerações urbanas, propiciando melhor qualidade de vida PAC Comunidade Cidadã Presença do Estado

Leia mais

P L A N O D E G O V E R N O P R O G R E S S I S T A

P L A N O D E G O V E R N O P R O G R E S S I S T A P L A N O D E G O V E R N O P R O G R E S S I S T A Realizar uma gestão com desenvolvimento social e econômico sustentáveis. Eficiência na geração e aplicação dos recursos públicos. PP SIGNIFICA P R I

Leia mais

Buscando trabalhar aspectos sociais e humanos, a coligação juntos por São Tomás apresenta a este órgão seu plano de trabalho para período 2013 2017.

Buscando trabalhar aspectos sociais e humanos, a coligação juntos por São Tomás apresenta a este órgão seu plano de trabalho para período 2013 2017. Plano de governo São Tomás de Aquino Coligação: juntos por São Tomás Buscando trabalhar aspectos sociais e humanos, a coligação juntos por São Tomás apresenta a este órgão seu plano de trabalho para período

Leia mais

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO Ações de Inclusão Social e de Combate à Pobreza Modelo Próprio de Desenvolvimento Infra-estrutura para o Desenvolvimento Descentralizado Transparência na Gestão

Leia mais

Secretaria. de Futebol de 2014

Secretaria. de Futebol de 2014 Secretaria Especial de Articulação para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 SECOPA Assistir direta e indiretamente ao Prefeito na condução aos assuntos referentes a Copa do Mundo; Parcerias com a sociedade

Leia mais

LEI Nº 6559 DE 16 DE OUTUBRO DE 2013. INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DO IDOSO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

LEI Nº 6559 DE 16 DE OUTUBRO DE 2013. INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DO IDOSO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LEI Nº 6559 DE 16 DE OUTUBRO DE 2013. INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DO IDOSO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de

Leia mais

DANIEL COELHO PROGRAMA DE GOVERNO JULHO DE 2012

DANIEL COELHO PROGRAMA DE GOVERNO JULHO DE 2012 DANIEL COELHO PROGRAMA DE GOVERNO JULHO DE 2012 QUEREMOS MAIS PARA O RECIFE DANIEL COELHO Ambientalista e Deputado Estadual 2 vezes Vereador do Recife Bacharel em Administração pela UPE Mestrado em Negócios

Leia mais

Saúde. Saúde visa à promoção integral, amplo acesso e a qualidade dos serviços,

Saúde. Saúde visa à promoção integral, amplo acesso e a qualidade dos serviços, Saúde Saúde visa à promoção integral, amplo acesso e a qualidade dos serviços, além de ações de vigilância à saúde e fortalecimento do controle social, seguindo os princípios e diretrizes do Sistema Único

Leia mais

Termo de Referência para Elaboração de Plano de Gestão de Praça do PAC modelo de 3000m 2

Termo de Referência para Elaboração de Plano de Gestão de Praça do PAC modelo de 3000m 2 MINISTÉRIO DA CULTURA Diretoria de Infraestrutura Cultural Secretaria Executiva Termo de Referência para Elaboração de Plano de Gestão de Praça do PAC modelo de 3000m 2 1. Objetivos A Praça do PAC é de

Leia mais

MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL - ACRE GABINETE DO PREFEITO. Lei de Diretrizes Orçamentárias 2012 Anexo I Prioridades e Metas para 2012

MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL - ACRE GABINETE DO PREFEITO. Lei de Diretrizes Orçamentárias 2012 Anexo I Prioridades e Metas para 2012 Lei de Diretrizes Orçamentárias 2012 Anexo I Prioridades e Metas para 2012 PODER LEGISLATIVO AÇÃO LEGISLATIVA Dar apoio administrativo e garantir a manutenção das ações, objetivando o desenvolvimento das

Leia mais

CHEFE DA SEÇÃO DE MANUTENÇÃO ESCOLAR compete acompanhar a tramitação de documentos e processos, observando o protocolo do mesmo; classificar, informar e conservar documentos; controle de matériais, providenciando

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa LEI Nº 11.730, DE 9 DE JANEIRO DE 2002. (publicada no DOE nº 007, de 10 de janeiro de 2002) Dispõe sobre a Educação

Leia mais

GABINETE DO PREFEITO

GABINETE DO PREFEITO GABINETE DO PREFEITO O Plano de Metas é um instrumento de gestão que orienta a Prefeitura na direção de uma cidade sustentável e oferece aos cidadãos e à imprensa um mecanismo para avaliar os compromissos

Leia mais

Ação Produto(Unidade) Metas 2015 Manutenção das Atividades da Câmara Municipal Câmara Mantida(unidade) 1

Ação Produto(Unidade) Metas 2015 Manutenção das Atividades da Câmara Municipal Câmara Mantida(unidade) 1 MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL ACRE GABINETE DO PREFEITO ANEXO I (Lei Municipal n 704, de 07/10/2015) 0001 - EXECUÇÃO DA AÇÃO LEGISLATIVA Apreciar proposição em geral, apurar fatos determinados, exercer

Leia mais

Proposta de Programa de Governo da Frente de Unidade Popular - Psol-Pcb-Pstu

Proposta de Programa de Governo da Frente de Unidade Popular - Psol-Pcb-Pstu Proposta de Programa de Governo da Frente de Unidade Popular - Psol-Pcb-Pstu Economia Objetivos - elevar o patamar de mobilização popular, não apenas para denunciar as mazelas da política econômica nacional,

Leia mais

LDO 2015 - Anexo de Metas e Prioridades Governo Municipal de Cantanhede Página : 001

LDO 2015 - Anexo de Metas e Prioridades Governo Municipal de Cantanhede Página : 001 Governo Municipal de Cantanhede Página : 001 -------------------------------------------------- Órgão: 01 - Câmara Municipal -------------------------------------------------- --------------------------------------------

Leia mais

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura PLANO ESTADUAL DA CULTURA Matriz Situacional da Cultura Fórum de Planejamento Regional Cidade Sede: Tubarão 27 e 28 de agosto de 2012 Priorização de Diretrizes e Ações Objetivo: Discussão da proposta de

Leia mais

CÂMARA DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

CÂMARA DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE CÂMARA DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE Núcleos Temáticos 1 - Arena e Obras da Copa 2 - Copa Orgânica 3 - Política de Carbono Zero 4 - Resíduos e Poluição Ambiental 5 - Pantanal e Parques da Copa 6

Leia mais

PATRUS ANANIAS DE SOUZA Ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

PATRUS ANANIAS DE SOUZA Ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome apresentação do programa Brasília, maio 2007 PATRUS ANANIAS DE SOUZA Ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome ONAUR RUANO Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional CRISPIM

Leia mais

LEI Nº 008/2003, DE 01 DE JULHO DE 2003. A CÂMARA MUNICIPAL DE RESERVA, Estado do Paraná, aprovou, e eu Prefeito Municipal, sanciono a seguinte LEI:

LEI Nº 008/2003, DE 01 DE JULHO DE 2003. A CÂMARA MUNICIPAL DE RESERVA, Estado do Paraná, aprovou, e eu Prefeito Municipal, sanciono a seguinte LEI: LEI Nº 008/2003, DE 01 DE JULHO DE 2003. Súmula: Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o ano 2.004 e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL DE RESERVA, Estado do Paraná, aprovou, e eu Prefeito

Leia mais

Operação Urbana Porto Maravilha Permanências e Mudanças Alberto Silva Cdurp

Operação Urbana Porto Maravilha Permanências e Mudanças Alberto Silva Cdurp Operação Urbana Porto Maravilha Permanências e Mudanças Alberto Silva Cdurp Rio de Janeiro, outubro, 2012 RIO: MOMENTO ÚNICO Rio + 20 450 Anos da Cidade do Rio de Janeiro 2012 2013 2014 2015 2016 LOCALIZAÇÃO

Leia mais

DINAMIZAR O TURISMO E SERVIÇOS SUPERIORES GERADORES DE EMPREGO E RENDA

DINAMIZAR O TURISMO E SERVIÇOS SUPERIORES GERADORES DE EMPREGO E RENDA DIRETRIZ ESTRATÉGICA DINAMIZAR O TURISMO E SERVIÇOS SUPERIORES GERADORES DE EMPREGO E RENDA O segmento do turismo vem se constituindo na Bahia uma importante atividade na geração de ocupação e renda, especialmente

Leia mais

IQV INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA SUMÁRIO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA JOINVILLE, FLORIANÓPOLIS, BLUMENAU, CHAPECÓ, TUBARÃO

IQV INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA SUMÁRIO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA JOINVILLE, FLORIANÓPOLIS, BLUMENAU, CHAPECÓ, TUBARÃO IQV INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA SUMÁRIO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA JOINVILLE, FLORIANÓPOLIS, BLUMENAU, CHAPECÓ, TUBARÃO Qualidade de vida é ter condições de vida plena, gozar de saúde e respeito,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA O PLANO DIRETOR: REGIONAL BOQUEIRÃO 18/03/2014 CURITIBA MARÇO/2014 Realizações no dia

Leia mais

Abril/2016. Perspectivas para o setor de infraestrutura no Estado do Rio de Janeiro

Abril/2016. Perspectivas para o setor de infraestrutura no Estado do Rio de Janeiro Abril/2016 Perspectivas para o setor de infraestrutura no Estado do Rio de Janeiro Sumário Quem somos Cenário PPPs e Concessões Desafios do atual modelo Proposta da AEERJ Projetos do ERJ : pontos críticos

Leia mais

A discussão resultou nos pontos sintetizados abaixo:

A discussão resultou nos pontos sintetizados abaixo: Oficina em Ilhabela Relatoria da Plenária Final Esta oficina, realizada no dia 28 de março de 2012, no Hotel Ilhabela, na sede do município, faz parte do processo de escuta comunitária no âmbito do projeto

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE COLNIZA

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE COLNIZA 1 LEI Nº 007/2001 DISPÕE SOBRE O PLANO PLURIANUAL DO MUNICÍPIO DE COLNIZA, PARA O PERÍODO DE 2001 A 2005 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS A Sra. NELCI CAPITANI, Prefeita Municipal de Colniza, Estado de Mato Grosso,

Leia mais

3.1 Ampliar o número de escolas de Ensino Médio de forma a atender a demanda dos bairros.

3.1 Ampliar o número de escolas de Ensino Médio de forma a atender a demanda dos bairros. Meta 1 - Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de quatro e cinco anos, e ampliar, até 2025, a oferta de Educação Infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos. Estratégias:

Leia mais

1.2 - Implantação do programa de habitação rural (construção de casas de qualidade nas propriedades rurais).

1.2 - Implantação do programa de habitação rural (construção de casas de qualidade nas propriedades rurais). PLANO DE GOVERNO - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA PARA 2013/2016 COLIGAÇÃO O PRESENTE NOS PERMITE SEGUIR EM FRENTE - CANDIDATO A PREFEITO PEDRINHO DA MATA 11 Ações a serem realizadas por Secretarias:

Leia mais

Plano de Educação Ambiental. 2º Biênio 2014/2016

Plano de Educação Ambiental. 2º Biênio 2014/2016 Plano de Educação Ambiental 2º Biênio 2014/2016 PROJETO JUNTOS PELO AMBIENTE Ações: Levantamento ambiental das áreas a atuar dos municípios envolvidos; Análise e discussão de resultados para os municípios

Leia mais

Oficina de Turismo de Base Comunitária. Ivan Bursztyn e Eloise Botelho

Oficina de Turismo de Base Comunitária. Ivan Bursztyn e Eloise Botelho Oficina de Turismo de Base Comunitária Ivan Bursztyn e Eloise Botelho As origens do turismo Os deslocamentos humanos constituem uma característica da humanidade. Grécia antiga: religião, esporte ou conhecimento;

Leia mais

MOBILIDADE URBANA. André Abe Patricia Stelzer

MOBILIDADE URBANA. André Abe Patricia Stelzer MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL André Abe Patricia Stelzer Atualmente, a mobilidade urbana é parte da política de desenvolvimento urbano sustentável. Trata do deslocamento de bens e pessoas e do atendimento

Leia mais

PLANO DE AÇÃO SAÚDE CONSOLIDAD0. Parte 1: VISÃO DE FUTURO

PLANO DE AÇÃO SAÚDE CONSOLIDAD0. Parte 1: VISÃO DE FUTURO PLANO DE AÇÃO SAÚDE CONSOLIDAD0 Parte 1: VISÃO DE FUTURO Blumenau será reconhecida como referência em saúde, por gerar qualidade de vida à população (inclusive a dos Profissionais de saúde) e possuir um

Leia mais

OUC Região Porto do Rio de Janeiro

OUC Região Porto do Rio de Janeiro OUC Região Porto do Rio de Janeiro Seminário Construção Sustentável Propostas de Diálogo e de Ação para a Sustentabilicade Salvador - Outubro/2011 Objetivo da Operação Urbana Consorciada O Porto Maravilha

Leia mais

ATA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO PLURIANUAL PARTICIPATIVO 2016-2019 SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ - RO

ATA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO PLURIANUAL PARTICIPATIVO 2016-2019 SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ - RO ATA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO PLURIANUAL PARTICIPATIVO 2016-2019 SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ - RO Aos vinte e dois dias do mês de junho se reuniram na escola Campos Sales representantes do Governo para

Leia mais

PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO - SNDU

PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO - SNDU PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO - SNDU EIXO 1 PARTE 1 - A PARTICIPAÇÃO E O CONTROLE SOCIAL NO SNDU DEVERÃO SER EXERCIDOS: (i) no âmbito federal, pelo Conselho

Leia mais

Prefeitura Municipal do Natal

Prefeitura Municipal do Natal Prefeitura Municipal do Natal Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças Plano Plurianual 2010/2013 Programa Horizonte Público Objetivo: 3 Vivendo com Cidadania Contínuo População do município

Leia mais

Ações técnicas e governamentais no contexto de enchentes em Campos dos Goytacazes/RJ

Ações técnicas e governamentais no contexto de enchentes em Campos dos Goytacazes/RJ Ações técnicas e governamentais no contexto de enchentes em Campos dos Goytacazes/RJ Edison Pessanha Campos dos Goytacazes, que já enfrentou grandes enchentes, como as de 2007, com o rio Paraíba atingindo

Leia mais

ANEXO DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ANEXO DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAO PESSOA Secretaria Municipal de Planejamento EXERCÍCIO: 20 ANEXO DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ÓRGÃO: Projeto/Atividade Objetivo Denominação da Meta Unid.

Leia mais

Estratégia de Desenvolvimento Turístico Sustentável para as Terras do Priolo. Carta Europeia de Turismo Sustentável Terras do Priolo 21-10-2011

Estratégia de Desenvolvimento Turístico Sustentável para as Terras do Priolo. Carta Europeia de Turismo Sustentável Terras do Priolo 21-10-2011 2011 Estratégia de Desenvolvimento Turístico Sustentável para as Terras do Priolo Carta Europeia de Turismo Sustentável Terras do Priolo 21-10-2011 VISÃO: 1 As Terras do Priolo como produto turístico integrado

Leia mais

Plano de Governo 2013/2016 Secretaria Municipal de Saúde

Plano de Governo 2013/2016 Secretaria Municipal de Saúde Secretaria Municipal de Saúde Garantir o bom funcionamento e reais condições de atendimento a população em toda Rede de Serviços de Saúde, de forma eficiente; Fortalecer o Conselho Municipal de Saúde,

Leia mais

EIXOS E PROGRAMAS ATIVIDADE DE ANALISE CRITICA DOS EIX. EIXO 2 -Conhecimento e inovação tecnológica

EIXOS E PROGRAMAS ATIVIDADE DE ANALISE CRITICA DOS EIX. EIXO 2 -Conhecimento e inovação tecnológica ATIVIDADE DE ANALISE CRITICA DOS EIX EIXOS E PROGRAMAS EIXO 2 -Conhecimento e inovação tecnológica Programa de fortalecimento da capacidade de pesquisa e desenvolvimento tecnológico Programa de inovação

Leia mais

Uma alternativa para chegar mais perto dos clientes

Uma alternativa para chegar mais perto dos clientes PREMIO NACIONAL DE QUALIDADE EM SANEAMENTO PNQS 2012 Relatório de Descrição de Prática de Gestão Uma alternativa para chegar mais perto dos clientes Categoria: Inovação da Gestão em Saneamento IGS Setembro

Leia mais

1. Garantir a educação de qualidade

1. Garantir a educação de qualidade 1 Histórico O Pacto pela Juventude é uma proposição das organizações da sociedade civil, que compõem o Conselho Nacional de Juventude, para que os governos federal, estaduais e municipais se comprometam

Leia mais

STELA BARBOSA DE SENA

STELA BARBOSA DE SENA PLANO DE GOVERNO PARA O MUNICIPIO DE SENADOR GEORVINO AVELINO 2013/2016 STELA BARBOSA DE SENA GEORGINO UNIDOS PARA MUDAR APRESENTAÇÃO: O Município de Senador Georgino Avelino, mesmo sendo um dos municípios

Leia mais

PLANO DE GOVERNO - PSDB - 2013/2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE BAGÉ

PLANO DE GOVERNO - PSDB - 2013/2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE BAGÉ PLANO DE GOVERNO - PSDB - 2013/2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE BAGÉ ADMINISTRAÇÃO 1. Redução do número de cargos em comissão (CCs) e contratações, bem como o número de Secretarias, contemplando um rigoroso

Leia mais

EIXO 02 Uso sustentável das áreas protegidas

EIXO 02 Uso sustentável das áreas protegidas EIXO 02 Uso sustentável das áreas protegidas 1 OBJETIVOS DA OFICINA 1. Apresentar a Estrutura da Agenda Regionais e das Agendas Municipais 2. Apresentar o Objetivo geral do Eixo 3. Apresentar as Diretrizes

Leia mais

CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS LINHAS DE AÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS LINHAS DE AÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS 1. SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA - SENASP Gestão do Conhecimento e de Informações criminais; Formação e Valorização Profissional; Implantação

Leia mais

PLANO DE GOVERNO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE XAVANTINA PT

PLANO DE GOVERNO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE XAVANTINA PT PLANO DE GOVERNO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE XAVANTINA PT SAÚDE - Aquisição de Terreno para construção de uma Unidade Básica de Saúde em Linha das Palmeiras; - Adquirir novos Consultórios Odontológicos

Leia mais

DECRETO Nº 56.074, DE 9 DE AGOSTO DE 2010

DECRETO Nº 56.074, DE 9 DE AGOSTO DE 2010 DECRETO Nº 56.074, DE 9 DE AGOSTO DE 2010 Institui o Programa Paulista de Petróleo e Gás Natural, cria o Conselho Estadual de Petróleo e Gás Natural do Estado de São Paulo e dá providências correlatas

Leia mais

PLANO DE GOVERNO. Eleições 2012. Credibilidade, Razão do Compromisso

PLANO DE GOVERNO. Eleições 2012. Credibilidade, Razão do Compromisso PLANO DE GOVERNO PARTIDO DEMOCRATAS - DEM Eleições 2012 Credibilidade, Razão do Compromisso Administração: - Reforma do Paço Municipal e posterior construção de novo prédio da Prefeitura; - Revisão do

Leia mais

PLANO NACIONAL DE DANÇA

PLANO NACIONAL DE DANÇA PLANO NACIONAL DE DANÇA I APRESENTAÇÃO II - DIRETRIZES E AÇÕES II HISTÓRICO DO SETOR NO PAÍS III DIAGNOSE DE POTENCIAL E PONTOS CRÍTICOS DO SETOR IV DADOS DO SETOR PARA O SISTEMA DE INFORMAÇÕES E INDICADORES

Leia mais

PORTARIA No- 2.681, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2013

PORTARIA No- 2.681, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2013 PORTARIA No- 2.681, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2013 Redefine o Programa Academia da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos

Leia mais

Centro Nacional de Pesquisas do Mar

Centro Nacional de Pesquisas do Mar A Construção do de Pesquisas IFSC fevereiro - 2009 Pesca e Aqüicultura Navegação Construção Naval Atividade Portuária 1. INTRODUÇÃO O será criado com a finalidade de desenvolver pesquisas nas áreas navais,

Leia mais

Participação da União em Projetos de Infra-estrutura Turística no Âmbito do PRODETUR SUL

Participação da União em Projetos de Infra-estrutura Turística no Âmbito do PRODETUR SUL Programa 0410 Turismo: a Indústria do Novo Milênio Objetivo Aumentar o fluxo, a taxa de permanência e o gasto de turistas no País. Público Alvo Turistas brasileiros e estrangeiros Ações Orçamentárias Indicador(es)

Leia mais

Anexo I CATEGORIA I: ACESSIBILIDADE CATEGORIA II: CULTURA CATEGORIA III: EDUCAÇÃO DESCRIÇÃO. Acessibilidade. Acesso à cultura

Anexo I CATEGORIA I: ACESSIBILIDADE CATEGORIA II: CULTURA CATEGORIA III: EDUCAÇÃO DESCRIÇÃO. Acessibilidade. Acesso à cultura Anexo I CATEGORIA I: ACESSIBILIDADE Acessibilidade Projetos para implementação de políticas públicas e interdisciplinares adequados à inclusão social, para que mais pessoas possam usufruir dos direitos

Leia mais

MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL - ACRE GABINETE DO PREFEITO. ANEXO I (Lei n 513, de 22/10/2009 - Diretrizes Orçamentárias 2010)

MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL - ACRE GABINETE DO PREFEITO. ANEXO I (Lei n 513, de 22/10/2009 - Diretrizes Orçamentárias 2010) Pág. 1 de 7 ANEXO I (Lei n 513, de 22/10/2009 - Diretrizes Orçamentárias 2010) PRIORIDADES E METAS PARA 2010 PODER LEGISLATIVO AÇÃO LEGISLATIVA - Dar apoio administrativo e garantir a manutenção das ações,

Leia mais

Universidade Eduardo Mondlane

Universidade Eduardo Mondlane Universidade Eduardo Mondlane - Pobreza Urbana Intercâmbio entre a Ciência e a Prática - 16 Abril de 2008 Governação Municipal Participativa e a Redução da Pobreza Fernando Vieira 1 2 Estrutura e Objectivo

Leia mais

E AÇÕES PARA AS DIRETRIZES DO PLANO DE GOVERNO DO PT 2013 A 2016

E AÇÕES PARA AS DIRETRIZES DO PLANO DE GOVERNO DO PT 2013 A 2016 E AÇÕES PARA AS DIRETRIZES DO PLANO DE GOVERNO DO PT 2013 A 2016 1-ORÇAMENTO PARTICIPATIVO; PLANEJAMENTO DE CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO COM PARTICIPAÇÃO DIRETA DA POPULAÇÃO PARA DEFINIR AS PRIORIDADES DAS

Leia mais

Logo abaixo, será descrito as 23 propostas de governo em diferentes segmentos, que modificarão o Amazonas: Áreas: 1) Logística, Trânsito e Transportes

Logo abaixo, será descrito as 23 propostas de governo em diferentes segmentos, que modificarão o Amazonas: Áreas: 1) Logística, Trânsito e Transportes O referido plano de governo irá modificar a cidade de Manaus, assim como o Estado do Amazonas, pela ousadia, autenticidade e acima de tudo por ter sido construído em consonância com os anseios da população

Leia mais

PROPOSTA DE AÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

PROPOSTA DE AÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PROPOSTA DE AÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Proposta de ações para elaboração do Plano Estadual da Pessoa com Deficiência Objetivo Geral: Contribuir para a implementação

Leia mais

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENTORNO DO LIXÃO DE CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL.

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENTORNO DO LIXÃO DE CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENTORNO DO LIXÃO DE CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL. Fabiola Silva dos Santos INTRODUÇÃO: A ocupação da periferia das cidades,

Leia mais

PRODETUR NACIONAL COMPONENTE I: PRODUTO TURÍSTICO ANEXO F CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE RECUPERAÇÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO

PRODETUR NACIONAL COMPONENTE I: PRODUTO TURÍSTICO ANEXO F CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE RECUPERAÇÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO PRODETUR NACIONAL COMPONENTE I: PRODUTO TURÍSTICO CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE RECUPERAÇÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO 1. INTRODUÇÃO. 2 Este documento tem a finalidade de estabelecer

Leia mais

ALEGRETE DO PIAUÍ Coligação "ALEGRETE PARA TODOS" Plano de Governo 2013 a 2016

ALEGRETE DO PIAUÍ Coligação ALEGRETE PARA TODOS Plano de Governo 2013 a 2016 ALEGRETE DO PIAUÍ Coligação "ALEGRETE PARA TODOS" Plano de Governo 2013 a 2016 1 APRESENTAÇÃO O candidato a Prefeito de Alegrete do Piauí através da coligação ALEGRETE PARA TODOS, Márcio William Maia Alencar

Leia mais

Operação Urbana Porto Maravilha: Transformações Urbanas, Sustentabilidade e Inclusão Socioprodutiva

Operação Urbana Porto Maravilha: Transformações Urbanas, Sustentabilidade e Inclusão Socioprodutiva Operação Urbana Porto Maravilha: Transformações Urbanas, Sustentabilidade e Inclusão Socioprodutiva Rio de Janeiro, Setembro de 2012 RIO: MOMENTO ÚNICO Rio + 20 450 Anos da Cidade do Rio de Janeiro 2012

Leia mais

PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS FT DE CULTURA - "A SANTA MARIA QUE QUEREMOS"

PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS FT DE CULTURA - A SANTA MARIA QUE QUEREMOS Elaborar o projeto do Plano Municipal de Projeto do Plano Projeto realizado Cultura com ampla participação dos setores da sociedade Conferência Municipal de Cultura Conferência realizada PLANILHA DE OBJETIVOS

Leia mais

Plataforma Ambiental para o Brasil

Plataforma Ambiental para o Brasil Histórico 1989 - Plataforma Ambiental Mínima para Candidatos à Presidência 1990 - Plataforma Ambiental Mínima para os Candidatos ao Governo do Estado de São Paulo 1998 - Plataforma Ambiental Mínima para

Leia mais

EIXO I GESTÃO CULTURAL DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

EIXO I GESTÃO CULTURAL DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ Comissão de Elaboração do Plano Municipal de Cultura: Anderson Beluzzo, Celso Peixoto, Dagma Castro, Elias Alcides Luciano, Guilhermina Stuker, João Alexandre

Leia mais

Tabela para classificação de ações de extensão

Tabela para classificação de ações de extensão Tabela para classificação de ações de extensão Linha de Extensão 1. Alfabetização, leitura e escrita Formas mais freqüentes de operacionalização Alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos;

Leia mais

Luciano Coutinho Presidente

Luciano Coutinho Presidente Atratividade do Brasil: avanços e desafios Fórum de Atratividade BRAiN Brasil São Paulo, 03 de junho de 2011 Luciano Coutinho Presidente O Brasil ingressa em um novo ciclo de desenvolvimento A economia

Leia mais

Código Especificação Projetos Atividades Oper. Especiais Total

Código Especificação Projetos Atividades Oper. Especiais Total Estado do Paraná Programa de Trabalho Folha: 1 Órgão...: 02 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Unidade Orçamentária: 02.01 GOVERNO MUNICIPAL 04.000.0000.0.000.000 Administração 44.113,54 44.113,54 04.122.0000.0.000.000

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU GABINETE DO PREFEITO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, DE 12 DE MAIO DE 2008.

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU GABINETE DO PREFEITO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, DE 12 DE MAIO DE 2008. PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, DE 12 DE MAIO DE 2008. INSTITUI O PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO E O SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA E PARTICIPATIVA DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU, NOS TERMOS DO ARTIGO 182 DA CONSTITUIÇÃO

Leia mais

Balanço Socioambiental

Balanço Socioambiental Balanço Socioambiental Identificação Instituição Associação dos Portadores da Sindrome de Down Natureza Jurídica Associação Registro no CMAS Utilidade Pública Estadual Isenta da cota patronal INSS Não

Leia mais

É HORA DE INCLUIR O DESENVOLVIMENTO LOCAL NAS PRIORIDADES DO SEU MUNICÍPIO! Especialistas em pequenos negócios

É HORA DE INCLUIR O DESENVOLVIMENTO LOCAL NAS PRIORIDADES DO SEU MUNICÍPIO! Especialistas em pequenos negócios É HORA DE INCLUIR O DESENVOLVIMENTO LOCAL NAS PRIORIDADES DO SEU MUNICÍPIO! Especialistas em pequenos negócios MÃOS À OBRA!!! Prefeito e Prefeita, seguem sugestões de Programas e Ações a serem inseridos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE FUNDO COMUNITÁRIO DE VOLTA REDONDA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE FUNDO COMUNITÁRIO DE VOLTA REDONDA Casas Populares SUB-FUNÇÃO: PROGRAMA Nº - 244 482 HABITAÇÃO URBANA Reduzir do déficit habitacional e a melhoria dos padrões locais de moradia, contemplar a transferencia de moradias e de população localizadas

Leia mais