50 pontos do programa de governo do PSOL - Ivanete Prefeita para transformar Duque de Caxias:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "50 pontos do programa de governo do PSOL - Ivanete Prefeita para transformar Duque de Caxias:"

Transcrição

1 50 pontos do programa de governo do PSOL - Ivanete Prefeita para transformar Duque de Caxias: Duque de Caxias nas mãos do Povo: contra a corrupção e pela mudança 1) Garantir a participação popular e a transparência nas decisões da prefeitura e na aplicação do dinheiro público. 2) Diminuir o número de cargos comissionados, reduzir o salário dos secretários municipais que passarão a receber o salário médio do funcionalismo público municipal e reduzir o salário da prefeita. 3) Combater a corrupção e os desvios da verba pública, apoiando mecanismos de controle da sociedade. 4) Rever as políticas de isenção fiscal e combater a sonegação. 5) Aprovar o IPTU progressivo, isentando os mais pobres e aplicando taxas maiores para os grandes proprietários. Funcionalismo público Respeito é bom e a gente gosta! 6) Convocar concursos públicos para todas as áreas da administração, em especial na saúde e educação. 7) Acabar com a política de terceirização e garantir a pontuação por experiência desses trabalhadores nos concursos públicos. 8) Criar planos de cargos e salários para todas as carreiras da administração e fazer cumprir aqueles que já existem, bem como garantir o calendário de pagamento de todo servidor público municipal até o dia 05 do mês 9) Combater o assédio moral e garantir condições dignas de trabalho para todos os servidores públicos.

2 Segurança Pública 10) Reformular o papel da Guarda Municipal e transformá-la em guarda cidadã, preventiva e não-armada. 11) Reforçar os laços da Guarda com a vida comunitária. 12) Acabar com as ações repressivas e a perseguição aos camelôs. 13) Implementar políticas que estimulem a cooperação e a solidariedade, reforcem a defesa dos direitos humanos e a cidadania em todas as áreas e órgãos da administração. Saúde e Assistência Social Saúde é direito e não mercadoria! 14) Garantir o mínimo de 15% do orçamento para a saúde. 15) Ampliar o Programa de Saúde da Família, atingindo todos os bairros. 16) Expandir a rede municipal de postos de saúde e tornar o acesso fácil a todo morador do município. 17) Assegurar todas as especialidades médicas em toda a rede de postos. 18) Criar o Programa Municipal de Humanização da Saúde, buscando um tratamento cada vez mais digno, eficiente e humano, imediatamente ampliando o número de leitos hospitalares disponíveis. 19) Combater a mortalidade materno-infantil e criar leitos de UTI neonatal na rede pública municipal. 20) Aprovar a eleição direta para diretores das unidades de saúde. Educação cidadã de qualidade Lugar de criança é na escola! 21) Restabelecer o mínimo de 35% do orçamento do município para a educação. 22) Ampliar a rede e garantir creche e escola para todas as crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. 23) Aprovar a eleição direta para diretores. 24) Democratizar os conselhos escola-comunidade. 25) Cumprir o plano de carreira dos profissionais de educação, garantindo a total incorporação dos

3 abonos e um calendário de pagamento até todo o dia 05 do mês para funcionários da ativa, aposentados e terceirizados. Transporte barato, eficiente e sustentável 26) Acabar com o aumento anual das passagens de ônibus e buscar um estudo técnico e isento sobre qual deveria ser o valor justo da tarifa no município, implantar a tarifa com bilhete único municipal e abolir os microônibus; buscar a ampliação e melhoria do transporte de trem na cidade e lutar para que o metrô chegue até Duque de Caxias. 27) Criar um Sistema Cicloviário, com a construção de ciclovias, ciclofaixas, paraciclo e bicicletários, além de outros componentes menos utilizados, destinados à utilização da bicicleta como meio de transporte ou lazer com integração intermodal e maior segurança para o usuário. 28) Garantir o passe livre para estudantes, idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças crônicas e desempregados, com fiscalização permanente, multas e até cassação de licença para as empresas que desrespeitar esses direitos. 29) Criar a Empresa Municipal de Transportes Coletivos, com transparência e participação dos usuários na sua gestão. Urbanismo e Habitação Pelo direito de todos à cidade! 30) Implementar a Reforma Urbana, garantindo a aplicação dos instrumentos do Estatuto da Cidade. 31) Realizar a regularização fundiária em todo o município, com prioridade para as áreas historicamente mais abandonadas. 32) Aplicar o IPTU progressivo no tempo para as propriedades utilizadas para especulação imobiliária. 34) Criar as Zonas de Especial Interesse Social e Histórico, destinadas à moradia com qualidade social para a população de baixa renda, especialmente para as famílias que hoje se encontram em áreas de risco e preservar os prédios históricos da cidade. 35)

4 Destinar recursos suficientes para a implantação de rede de saneamento básico em todo o município. Meio Ambiente e Turismo 36) Articular a preservação ambiental com a promoção do turismo ecológico nas áreas da Reserva Biológica do Tinguá e do Parque Municipal da Taquara, bem como diminuir gradualmente os afetados pela indústria do petróleo e petroquímica. 37) Criar uma política municipal de turismo e preservação ambiental com foco na geração de emprego e renda das famílias das regiões protegidas, incentivando as micro e pequenas empresas familiares e estabelecendo parcerias com as universidades públicas e privadas de Duque de Caxias, financiando linhas de pesquisa e extensão para esse fim. 38) Ampliar o Programa de Educação Ambiental na cidade, que deve contar com recursos significativos, específico para esse fim e passando por todas as secretarias do governo. 39) Promover a inclusão dos catadores de resíduos sólidos, por meio da criação de usina de reciclagem que aproveite e dignifique esses trabalhadores, combater a poluição ambiental e abolir as isenções fiscais para empresas poluidoras, aprovar multas, impostos mais pesados para os poluidores e envolver o governo municipal em todos os debates e esforços para que todos os moradores tenham abastecimento de água e que o serviço seja sempre público e de qualidade social e ambiental. Geração de Emprego e Renda Sem o seu trabalho, o homem não tem honra! 40) Regularizar os trabalhadores da economia informal, com especial atenção para os camelôs, mototaxistas e transporte alternativo. 41) Incentivar as micro, pequenas e médias empresas locais, inclusive nas licitações da prefeitura, apoiar as iniciativas comunitárias de geração de emprego e renda com forte incentivo a economia solidária, desenvolvimento da economia local dos bairros e a inserção dos jovens no mercado de trabalho. 42) Criar frentes

5 de trabalho para realização de obras públicas, garantindo condições de trabalho e salário dignos para seus integrantes. Cultura, Esporte e Lazer A gente quer comida, diversão e arte! 43) Garantir, no mínimo, 1% do orçamento para cultura e chegar até o final do mandato com 2% do orçamento e ampliar a verba do Fundo Municipal de Cultura. 44) Criar centros e lonas culturais em todas as regiões do município, garantindo opções variadas de lazer para toda a população e incentivar a produção cultural local. 45) Incentivar programas esportivos aliados à educação, voltados principalmente para os jovens. Direitos Humanos 46) Criar um Programa Municipal de Tratamento de Dependentes Químicos elaborado com participação popular e de especialistas, com foco no combate ao crack e a construção de um centro de internação humanizada para os casos mais graves, buscando sempre o tratamento que mantenha a rotina vida e vínculos familiares do paciente. 47) Implantar campanhas de combate ao racismo em todos os órgãos da administração e nos espaços públicos do município e estabelecer políticas públicas específicas para a população negra, que promovam o respeito à diversidade étnica, cultural e religiosa do nosso povo. 48) Desenvolver políticas públicas de combate a violências contra as mulheres e implantar o Centro de Orientação e a Casa- Abrigo para mulheres vítimas de violência. 49) Exigir e pressionar o governo do estado para melhorar o atendimento da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher já existente e para criar novas unidades. 50) Combater a discriminação contra os homossexuais.