Serviço de Relações Externas - Núcleo de Relações Internacionais NRI / ISEL International Office. PROGRAMA LLP-Erasmus - Mobilidade de Estudantes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Serviço de Relações Externas - Núcleo de Relações Internacionais NRI / ISEL International Office. PROGRAMA LLP-Erasmus - Mobilidade de Estudantes"

Transcrição

1 PROGRAMA LLP-Erasmus - Mobilidade de Estudantes F ICHA DE E STUDANTE / 2 0. Instituição de origem CÓDIGO: P LISBOA 05 NOME: INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA ESCOLA/INSTITUTO: ISEL INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA Instituição de Acolhimento CÓDIGO: NOME: Estudante Nome: Idade: anos. Nacionalidade: Morada: Código Postal: Localidade: Telefone: E: mail: Número de Identificação Fiscal (NIF): Número de B.I./Passaporte: Número de Identificação Bancária (NIB): * * * Número de anos que já frequentou no Ensino Superior (Total de todos os graus) Bolseiro da Universidade Bolseiro dos Serviços Sociais/ Isenção ou redução de propinas Diploma português em preparação Grau Inicial/Intermédio Avançado Doutoral Bacharelato Pós-graduação Doutoramento Licenciatura Mestrado Licenciatura Bi Etápica Período de estudos no estrangeiro Área de Estudo Código da Área de Estudo Início / / Fim / / N.º Total de meses Período de estudos em colocação em empresa: (meses) Utiliza ECTS Estudante ERASMUS sem bolsa Bolseiro ERASMUS Bolsa Erasmus concedida Participa no EILC * * * Duração: semanas Bolsa EILC concedida * * * Bolsa Total (Bolsa EILC + Bolsa Erasmus)

2 Adendas Prolongamento do período de estudos Número de meses de prolongamento Total de meses Início / / Fim / / Bolsa de prolongamento: NÃO SIM Montante Complemento à bolsa Montante * * * Nós, abaixo assinados, responsabilizamo-nos pelos dados constantes desta ficha: O/A Coordenador(a) ERASMUS O/A Estudante Data: / / Lista de verificação de documentos anexos: candidatura do estudante formulário assinado pelo Coordenador Institucional e pelo estudante cópia do bilhete de identidade do estudante eventual procuração do estudante cópia do bilhete de identidade do procurador cópia do acordo bilateral com a universidade parceira cópia do ECTS - Learning Agreement

3 GUIA ERASMUS PARA ALUNO Índice 1 Introdução aos programas de mobilidade 1 2 Lista sintética dos procedimentos e documentos necessários 2 3 Documento Plano de Estudos 4 E Q U I P A : Coordenador LLP/Erasmus; Representante do Núcleo de Rel. Internacionais; Relações Internacionais do DEC; Relações Internacionais do DEEA ; Relações Internacionais do DETC; Relações Internacionais do DEM; Relações Internacionais do DEQ; C. Penim Loureiro Ana Raquel Monteiro António Lopes Cabral Ricardo Luís Luís Osório Alessandro Fantoni João Travassos Afonso Leite Luísa Martins Rua Conselheiro Emídio Navarro, Lisboa Tel.: (351) Fax: (351)

4 GUIA ERASMUS PARA ALUNO Introdução aos programas de mobilidade Alunos do ISEL podem frequentar aulas em instituições de ensino superior, com Acordo Bilateral com o nosso Instituto, bem como desenvolver um projecto numa universidade estrangeira, no âmbito do programa LLP/Erasmus. A estadia do estudante num país estrangeiro, durante o período de estudos Erasmus, é uma experiência inesquecível e uma preciosa mais-valia na vivência pedagógica que se irá reflectir na vida profissional. Uma premissa base, sustentada pelo Acordo de Bolonha, baseia-se na personalização, diversificação e flexibilização do percurso de aprendizagem, cujas opções deverão ser, tanto quanto possível, tomadas pelo próprio estudante. É precisamente neste contexto que a participação num programa de mobilidade deve ser encarado pelo aluno. Desta forma é ao aluno candidato que cabe a opção de escolha do país, estabelecimento de ensino onde pretende concretizar o seu projecto de estudos Erasmus e quais as disciplinas que tenciona frequentar na universidade anfitriã. Deverá, para este efeito, consultar as e respectivos programas das unidades curriculares ou projecto da instituição anfitriã, expondo-os ao Representante Departamental, de forma a possibilitar a escolha da área científica passível de obter ECTS. Lista sintética dos procedimentos e documentos necessários O primeiro passo, e sem dúvida o mais importante, a dar pelo aluno que pretende participar num programa de mobilidade Erasmus é o definir o conjunto de unidades curriculares que tenciona frequentar e qual as instituições de ensino superior com acordo bilateral com o ISEL que possuem essas áreas científicas. Para obter estas informações compete ao estudante consultar, através das respectivas home-pages das universidades anfitriãs, e imprimir as Unidades Curriculares/Projecto e respectivos programas (ou equivalente às FUC - Fichas de Unidade Curricular do ISEL), de forma a anexar estes dados ao Plano de Estudos que será entregue ao Representante Departamental. Rua Conselheiro Emídio Navarro, Lisboa Tel.: (351) Fax: (351)

5 Apenas após o Plano de Estudos do aluno pré-seleccionado estar preenchido é o NRI envia a solicitação de Bolsas ao IPL para os alunos dos vários departamentos. A não atribuição de bolsa não inviabiliza o aluno de fazer o seu projecto Erasmus sem subvenção. ACÇÃO: DOCUMENTOS: DATAS LIMITE: Pré-candidatura Início de Janeiro Ficha de candidatura 15 Março Curriculum Vitae Pré-selecção e comunicação dos resultados aos candidatos e ao NRI Critérios de selecção: Possuir, no mínimo, 60 créditos ECTS (Valor que corresponde ao 1º ano da licenciatura concluído) à data da atribuição das bolsas SM LLP/Erasmus ao ISEL (Condição eliminatória); Possuir Plano de Estudos viável; Nº de créditos obtidos até à data de pré-candidatura (quanto mais ECTS o aluno tiver feito, mais apto se encontra para concluir o seu plano de estudos no estrangeiro); Nota média das cadeiras concluídas (aplicado apenas em caso de empate); O candidato será entrevistado pelo representante departamental de relações internacionais a fim de validar a candidatura e por este informado da sua selecção. Plano de Estudos: Aluno candidato escolhe a área científica passível de obter ECTS, Consultar as Unidades Curriculares/projecto e respectios programas da instituição anfitriã (ou equivalente às FUC - Fichas de Unidade Curricular do ISEL), anexar estes dados ao Plano de Estudos expondo-os ao Representante Departamental Pedido de Bolsas ao IPL pelo NRI: Informação enviada ao IPL dos alunos pré-seleccionados dos vários departamentos. As bolsas atribuídas ao ISEL são distribuídas pelos vários departamentos em reunião com os vários Representantes Departamentais. A não atribuição de bolsa não inviabiliza o aluno de fazer o seu projecto erasmus sem subvenção. Contacto com as instituições de destino dos alunos Erasmus, feito pelo NRI: Informação, enviada ás instituições anfitriãs, com o n.º de alunos que irão e os respectivos cursos. Learning Agreement (Contrato de Estudos SM), confirmação: Envio de dois (2) exemplares do Learning Agreement preenchidos, assinados e carimbados pelo ISEL; Conclusão da instrução do processo de mobilidade Envio, pelo NRI, dos processos do aluno ao IPL a fim de atribuição de bolsa. - Plano de Estudos Ofício emitido pelo NRI Informação enviada pelo NRI via Learning Agreement, Ficha de Estudante, Foto, BI, NIF, Cartão de Saúde, Procuração, BI do Procurador Bilateral Agreement, Learning Agreement, Ficha de Estudante, Foto, BI, NIF Cartão de Saúde, Procuração, BI do Procurador 15 Abril 30 Abril 30 Abril 30 Abril (Condicionado pelos prazos limites das Instituições Anfitriãs) Até três (3) semanas antes da partida do aluno Até três (3) semanas antes da partida do aluno Rua Conselheiro Emídio Navarro, Lisboa Tel.: (351) Fax: (351)

6 ACÇÃO: DOCUMENTOS: DATAS LIMITE: Aprovação do Plano de Estudos pelo respectivo departamento (Representante Departamental de Relações Internacionais Responsável de Curso) e envio ao Núcleo de Relações Internacionais Plano de Estudos Até à saída dos alunos Levantamento de 80% da bolsa SM LLP/Erasmus: O aluno, ou o seu procurador, apresenta-se no IPL para assinar o contrato SM com a transferência do montante da bolsa. Aluno deverá tratar Transportes e alojamento: A opcão do tipo de transporte, a obtenção das respectivas passagens, a solicitação de informações à instituição anfitriã sobre o alojamento e a sua reserva, serão da responsabilidade do aluno, podendo o NRI apoiá-lo trocando informações com o coordenador local. Conclusão e Certificado: Após o periodo da mobilidade, a instituição anfitriã emite os certificado de estudos Erasmus. Entrega, pelo aluno, dos documentos e Relatório trazidos da instituição anfitriã no NRI. Envio, pelo NRI, do Relatório do Aluno Erasmus para o IPL, a fim do aluno receber os restantes 20% da bolsa. O aluno apresenta-se no IPL para assinar a declaração da transferência dos restantes 20% relativos á bolsa. Envio do Plano de estudos, pelo Núcleo de Relações Internacionais, ao respectivo Departamento (Departamento, Responsável de Curso e Representante R I) para aprovação pelo Conselho Científico do ISEL. Contrato de Estudante Erasmus, Declaração de Recibo Depende da instituição anfitriã Letter of Attendence (Comprovativo do Periodo de Estudos) Erasmus Transcript of records (Certificado de Notas Obtidas no Prog. Erasmus), Training Reference (se o aluno efectuou estágio em empresa) Todos os documentos acima referidos mais o Relatório do Aluno Erasmus Ofício emitido pelo NRI com Relatório do Aluno Erasmus Plano de Estudos c/conclusão da mobilidade confirmada Erasmus Transcript of records (Certificado de Notas Obtidas no Prog. Erasmus) e Learning Agreement. Até à data de partida ou após desta se fôr por procuração Depende da instituição anfitriã Antes de regressar ao ISEL 3 semanas após a data de conclusão do periodo de mobilidade 3 semanas após a data de conclusão do periodo de mobilidade - 1 mês após a data de conclusão do periodo de mobilidade - 1 semana após a data de conclusão do periodo de mobilidade ANEXO: Documento Plano de Estudos Rua Conselheiro Emídio Navarro, Lisboa Tel.: (351) Fax: (351)

7 INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA SERVIÇO DE RELAÇÕES EXTERNAS - NÚCLEO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS / ISEL INTERNATIONAL OFFICE LIFELONG LEARNING PROGRAMME/ERASMUS ECTS EUROPEAN CREDIT TRANSFER AND ACCUMULATION SYSTEM LEARNING AGREEMENT ACADEMIC YEAR 20./20. - FIELD OF STUDY Name of student:... Sending institution:... Country:... DETAILS OF THE PROPOSED STUDY PROGRAMME ABROAD/LEARNING AGREEMENT Receiving institution:... Country:... Course Unit Code Subjects at ISEL Course Unit Title Number of ECTS credits Student s signature: (If necessary, continue the list on a separate sheet)... Date:... SENDING INSTITUTION We confirm that the proposed programme of study/learning agreement is approved. Departmental coordinator s signature Institutional coordinator`s signature... Date: Date:... RECEIVING INSTITUTION We confirm that this proposed programme of study/learning agreement is approved. Departmental coordinator s signature Institutional coordinator s signature... Date: Date:...

8 INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA SERVIÇO DE RELAÇÕES EXTERNAS - NÚCLEO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS / ISEL INTERNATIONAL OFFICE LIFELONG LEARNING PROGRAMME / ERASMUS ECTS EUROPEAN CREDIT TRANSFER AND ACCUMULATION SYSTEM LEARNING AGREEMENT ACADEMIC YEAR 200 /200 - FIELD OF STUDY CHANGES TO ORIGINAL PROPOSED STUDY PROGRAMME (To be filled in only if appropriate) Name of student:... Sending institution:... Country:... DETAILS OF THE PROPOSED STUDY PROGRAMME ABROAD/LEARNING AGREEMENT Receiving institution:... Country:... Course Unit Code Subjects at ISEL Course Unit Title Deleted course unit Added course unit Number of ECTS credits (If necessary, continue the list on a separate sheet) Student s signature... Date:... SENDING INSTITUTION We confirm that the proposed programme of study/learning agreement is approved. Departmental coordinator s signature Institutional coordinator`s signature... Date:... RECEIVING INSTITUTION We confirm that this proposed programme of study/learning agreement is approved. Departmental coordinator s signature... Date: Date:... Institutional coordinator s signature... Date:...

9 ECTS EUROPEAN CREDIT TRANSFER AND ACCUMULATION SYSTEM L I F E L O N G L E A R N I N G PROGRAMME/ERASMUS IT IS HEREBY CERTIFIED THAT: Name: LETTER OF ATTENDENCE ACADEMIC YEAR 200 /200 - FIELD OF STUDY From the: (name of the home school) Studying at: (name of the host Institution) has been a LLP/ERASMUS student at our Institution: Between: and (day month year) (day month year) In the Department of: (name of the Department or Faculty) Signed by: Name: Function:.. Date.... Stamp and Signature Rua Conselheiro EmÍdio Navarro, Tel : (351) Fax: (351)

10 ECTS EUROPEAN CREDIT TRANSFER AND ACCUMULATION SYSTEM LIFELONG LEARNING PROGRAMME/ERASMUS PLANO DE ESTUDOS COMPLEMENTAR AO CONTRATO DE ESTUDOS ERASMUS LEARNING AGREEMENT Departamento: Ano lectivo: Nome do aluno: Nº do aluno: Instituição Anfitriã: País: 1. Creditação de Unidades Curriculares ou projectos a realizar em programa LLP/Erasmus (Anexar em folha à parte programa síntese Unidades Curriculares / Projecto na Instituição Anfitriã ) Unidades Curriculares / Projecto na Instituição Anfitriã (1) Créditos ECTS (2) Área Científica (3) Unidades Curriculares do ISEL cujas competências se considerarão obtidas em Mobilidade(4) Avaliação Obtida (5) Qualquer alteração introduzida ao Plano de Estudos implica a redefinição deste documento (1) Conjunto de unidades curriculares /projecto que o aluno se propõe realizar em mobilidade; (2) Nº de ECTS (European Credit Transfer System) atribuído pela instituição anfitriã. Quando não sejam atribuídos ECTS, cabe ao responsável de curso o estabelecer do n.º de créditos ECTS; (3) Área Científica em que os créditos ECTS são creditados. Poderão existir situações em que uma UC realizada em mobilidade não credita em nenhuma das áreas científicas do curso (a incluir no suplemento dão diploma); (4) Deverão ser indicadas as unidades curriculares do curso (no ISEL) cujas competências se consideram obtidas quando realizadas as UC propostas no plano de mobilidade. Prevê-se a possibilidade de mais do que uma unidade realizada em mobilidade contribua para as competências de uma UC do curso. Pode acontecer que uma UC realizada em mobilidade não coincida com competências de qualquer unidade do curso; neste caso, os ECTS obtidos poderão ser creditados numa das áreas científicas do curso. (5) A preencher após a conclusão do período de mobilidade REPRESENTANTE DEPARTAMENTAL DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Assinatura do Representante Departamental: RESPONSÁVEL DE CURSO: Assinatura do Responsável de Curso: Data: Data: Ver no verso; Tabela de conversão de avaliação, conclusão da mobilidade e acto definitivo de creditação (após o regresso do participante) Rua Conselheiro Emídio Navarro, Lisboa Tel.: (351) Fax: (351)

11 Scale system of grading ECTS/ISEL - Tabela de conversão de avaliação ECTS/ISEL Graus ECTS ECTS GRADE Escala de Avaliação ISEL Scale Definição Definition A Excelente / Excellent B Muito Bom / Very Good C Bom / Good D Satisfatório / Satisfactory E Suficiente / Sufficient F 9 0 Insuficiente / Failed ACREDITAÇÃO FINAL DA MOBILIDADE Após o regresso do participante no programa de intercâmbio internacional, este documento, completamente preenchido e assinado, constitui a base do acto definitivo de acreditação das competências obtidas em mobilidade a enviar à secretaria de alunos após a aprovação pelo Presidente do Conselho Científico do ISEL. 2. CONCLUSÃO DO PROGRAMA DE MOBILIDADE LLP/ERASMUS (A preencher após a conclusão do período de mobilidade) COORDENDOR LLP/ERASMUS DO ISEL Confirma-se que o aluno concluiu o Plano de Estudos, entregou o Assinatura do Coordenador LLP/Erasmus respectivo comprovativo emitido pela instituição anfitriã e obteve as classificações presentes no/s documento/s anexo/s (Letter of Data: Atendence, Erasmus Transcript of Records) Assinatura do Presidente do Conselho Científico: CONSELHO CIENTIFICO Data: Rua Conselheiro Emídio Navarro, Lisboa Tel.: (351) Fax: (351)

12 Programa LLP/Erasmus Mobilidade de estudantes e docentes - ano académico 20 /20 PROCURAÇÃO Eu,..(nome completo), portador do Bilhete de Identidade nº... emitido em../../.. pelo Arquivo de Identificação de....., nascido(a) em /../ na Freguesia de.. Concelho de... (estado civil).., residente em, constituo bastante procurador (nome completo)., portador do Bilhete de Identidade nº. emitido em../../.. pelo Arquivo de Identificação de....., nascido(a) em /../ na Freguesia de.. Concelho de..,(estado civil)., residente em., concedendo-lhe plenos poderes para assinar quaisquer documentos respeitantes à mobilidade Erasmus e receber quaisquer quantias respeitantes a uma eventual bolsa Erasmus que me tenha sido atribuída.., de de (Assinatura legível)

13 PROGRAMA SÓCRATES Acção ERASMUS 2 - Mobilidade de Estudantes A DENDA À F ICHA DE E STUDANTE -ANO LECTIVO 20. /20. PROLONGAMENTO DO PERÍODO DE ESTUDOS Instituição de origem CÓDIGO: P LISBOA 05 NOME: Instituição de Acolhimento CÓDIGO: NOME: Estudante Nome: Período de estudos no estrangeiro Área de Estudo Código da Área de Estudo Início Fim N.º Total de meses Prolongamento do período de estudos Número de meses de prolongamento Total de meses Bolsa de prolongamento NÃO SIM Montante O Estudante necessita de prolongar o seu período ERASMUS pela seguinte razão: Necessidade de efectuar exames Necessidade de finalizar o seu trabalho Outra: Lista de verificação de documentos anexos: Declaração da Universidade de Origem Declaração da Universidade Anfitriã Nós, abaixo assinados, responsabilizamo-nos pelos dados constantes desta ficha: O Coordenador ERASMUS O Estudante Data: / /

14 ANEXO V.4 RELATÓRIO FINAL DE ESTUDANTE 2008/2009 Caro estudante ERASMUS, O preenchimento deste Relatório é, como consta no seu Contrato, obrigatório. O seu Relatório concederá à sua Instituição e à Agência Nacional informação valiosa que, contribuindo para a avaliação e melhoria desta Actividade, beneficiará futuros estudantes ERASMUS. Devolva o, o mais tardar até 15 dias depois do seu regresso, ao Coordenador ERASMUS da sua Instituição, sob pena de devolução de bolsa atribuída. Todas as questões são de preenchimento obrigatório I. INFORMAÇÃO GERAL Nome: Contacto E Morada: Idade: Género (F/M): N.º Telemóvel: *Concordo que o meu endereço de e mail seja usado posteriormente para contacto: Sim Não Universidade de Origem (Código Erasmus): E NOME: Universidade de Acolhimento (Código Erasmus): E NOME: Duração da Mobilidade: N.º de meses: Data Inicio: / / Data Fim: / / Área de estudo (Legível e por extenso): Código de Área Ano/nível académico: (1) Licenciatura: 1º Ano (a) 2º Ano (b) 3º Ano (c) 4º Ano (d) (2) Mestrado: 1º Ano (a) 2º Ano (b) (3) Doutoramento (4) Outro. Qual? Valor da Bolsa Erasmus Concedida Teve conhecimento do apoio da AN a Estudantes com Dificuldades Socioeconómicas BOLSAS SUPLEMENTARES ERASMUS BSE? Sim Não Se sim, qual o valor da BSE II. MOTIVAÇÃO E PREPARAÇÃO 1. Qual a importância dos seguintes factores na sua decisão de estudar no estrangeiro? (assinale uma em cada alínea) Nada importante Pouco importante Nem pouco nem muito importante Importante Muito Importante a. Aspectos académicos (qualidade, disciplinas alternativas) b. Experiência cultural c. Viver num país estrangeiro d. Praticar uma língua estrangeira/melhorar conhecimentos linguísticos e. Amigos a viverem no estrangeiro f. Currículo/carreira profissional g. Experiência europeia h. Ser independente/auto suficiente i. Outros. Quais?

15 2. Como tomou conhecimento da Mobilidade Erasmus? (1) Através da instituição de origem (2) Instituição de acolhimento (3) Colegas (4) Meios de comunicação social (5) Internet (6) Agência Nacional PROALV (7) Outro. Qual? 3. Indique a relevância das suas fontes de informação na preparação do seu período de estudos (assinale uma em cada alínea) Nada importante Pouco importante Nem pouco nem muito importante Importante Muito Importante a. Gabinete de Relações Internacionais da sua Instituição de Origem b. Faculdade/Professor (es) na sua Instituição de Origem c. Gabinete de Relações Internacionais na Instituição Acolhimento d. Faculdade/Professor (es) na Instituição Acolhimento e. Ex Estudantes Erasmus f. Amigos /colegas estudantes g. Página Web da Instituição Acolhimento h. Website comercial de informação a estudantes i. Organização de Estudantes j. Outro. Qual? 4. Teve algum curso de preparação linguística EILC relacionado com o período de estudos Erasmus? (1) Sim (2) Não 4.1. Se sim, quem organizou? (1) Instituição de Origem (2) Instituição de Acolhimento (3) Outra. Qual? 5. Quantas semanas de preparação linguística teve antes de efectuar o período de estudos? Nº semanas 6. Competências Linguísticas a. Qual o seu nível de competência na língua da instituição/país de acolhimento, antes do período de estudos b. Como qualifica o seu nível de competência na língua do país de acolhimento depois de efectuar o seu período de estudos Fraco Insuficiente Suficiente Bom Excelente

16 III.ORIENTAÇÃO, APOIO E INTEGRAÇÃO 1. À chegada à instituição de acolhimento, foi lhe proporcionado algum dos seguintes eventos? (escolha ) (1) Recepção / Ajuda à chegada (2) Sessão de esclarecimento (3) Programa de orientação 2. Foram organizados outros eventos especificamente destinados a estudantes Erasmus, durante a sua estadia? (1) Sim (2) Não 3. Como classifica o nível de apoio, antes e durante a sua estadia, por parte de: (assinale uma em cada alínea) Fraco Insuficiente Suficiente Bom Excelente a. Instituição de Origem b. Professores da instituição de origem c. Instituição de acolhimento d. Professores da Instituição de acolhimento e. Tutores Erasmus f. Organizações de estudantes da Instituição de acolhimento g. Estudantes da Instituição de acolhimento h. Outros estudantes Erasmus/estrangeiros na instituição acolhimento i. Serviços para estudantes deficientes na instituição acolhimento 4. Como classifica o seu grau de integração em relação ao seguinte: (assinale uma em cada alínea) Fraco Insuficiente Suficiente Bom Excelente a. Cultura local /sociedade em geral b. Estudantes nacionais da universidade de acolhimento c. Outros estudantes estrangeiros na instituição acolhimento IV.ALOJAMENTO, SERVIÇOS E CUSTOS NO ESTRANGEIRO 1. Tipo de Alojamento onde esteve (escolha ) (1) Residência Universitária (2) Apartamento / casa privada (3) Partilhou casa /apartamento com outros estudantes (4) Apartamento individual (5) Outro. Qual? 2. Como descobriu o seu alojamento? (1) Serviços RI da instituição de origem (2) Amigos / família (3) Mercado privado (4) Associação Estudantes da universidade de acolhimento (5) Outro. Qual? 3. Como classifica o nível de: (assinale uma em cada alínea) Fraco Insuficiente Suficiente Bom Excelente Qualidade do apoio da sua universidade de acolhimento para garantir o seu alojamento Qualidade da habitação onde viveu

17 Acesso/disponibilidade aos materiais de estudo (bibliotecas, salas computadores, laboratórios, equipamento, etc.) na universidade de acolhimento Acesso/qualidade dos recursos informáticos e correio electrónico na universidade de acolhimento 4. Custos 4.1. Quanto gastou em alojamento por mês? Em média, quanto gastou mensalmente no seu período de mobilidade (incluindo alojamento) Comparativamente ao que costuma gastar em casa, gastou: Mais ou Menos 4.3. Comente o custo de acesso aos materiais de estudo (livros, ferramentas, materiais de laboratório, etc) na universidade de acolhimento Indique se teve que pagar na Instituição de Acolhimento (assinale ) (1) Propinas (2) Matrícula/registos (3) Uso de equipamento/laboratório (4) Reproduções/fotocópias (5) Outros. Quais? 5. Bolsa ERASMUS 5.1. De que forma a bolsa Erasmus ajudou a custear as suas despesas Fraco Insuficiente Suficiente Bom Excelente durante o período de Mobilidade? 5.2. Recebeu a Bolsa Erasmus em quantas tranches: 5.3. Quando recebeu a Bolsa Erasmus: (1) Antes do início do período de estadia (2) No início do período de estadia (3) A meio da estadia (4) No final da estadia (5) Após o período de mobilidade 5.4. No caso de ter tido outras fontes de financiamento, identifique as: (1) Bolsa/empréstimo estatal (2) Contribuição familiar (3) Poupanças familiares (4) Empréstimo privado (5) Trabalho a tempo parcial (6) Bolsa dos Serviços de Acção Social (7) Outra fonte. Qual? 80% (1) 20% (1) 100% (1) 5.5. Total Médio Mensal proveniente dessas outras fontes de financiamento V.QUESTÕES ACADÉMICAS 1. Foi lhe fornecido um Contrato de Estudos antes do início do seu período de Mobilidade Erasmus? (1) Sim (2) Não 2. Que tipo de exames teve de efectuar para realizar a Mobilidade? (assinale ) (1) Nenhum (2) Escrito (3) Oral (4) Escolha múltipla (5) Linguístico (6) Outro. Qual?

18 3. Língua(s) de ensino utilizada(s) durante o período Erasmus? (assinale ) (1) Alemão (5) Eslovaco (9) Finlandês (13) Inglês (17) Lituano (21) Português (2) Búlgaro (6) Esloveno (10) Francês (14) Italiano (18) Maltês (22) Romeno (3) Checo (7) Espanhol (11) Grego (15) Irlandês (19) Neerlandês (23) Sueco (4) Dinamarquês (8) Estónio (12) Húngaro (16) Letão (20) Polaco 4. Indique as formas de ensino utilizadas durante o seu período de estudos (escolha ) (1) Aulas (5) Estudo Individual (2) Seminários (6) Projectos (3) Laboratório (7) Ensino on line (4) Trabalho de grupo (8) Outro. Qual? 5. Em termos do tempo de duração, considera que o seu período de estudos foi: (1) demasiado curto (2) demasiado longo (3) teve o tempo de duração correcto 6. Como classifica a Qualidade do ensino da sua área de estudos, na instituição de acolhimento? (assinale ) 7. O Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS) foi utilizado? (1) Sim (2) Não (3) Não Sei 8. A Instituição de Origem atribuirá créditos académicos pelos cursos de línguas? (1) Sim (2) Não (3) Não Sei 9. A Universidade de Origem dará reconhecimento académico pelas disciplinas efectuadas no estrangeiro? (1) Sim (2) Não (3) Não Sei 10. Receberá créditos académicos relevantes para o grau académico que efectua? (1) Sim (2) Não (3) Não Sei 11. O seu progresso académico atrasar se á por ter efectuado um período de estudos Erasmus? (1) Sim (2) Não (3) Não Sei Fraca Insuficiente Suficiente Boa Excelente VI. EXPERIÊNCIA PESSOAL AVALIAÇÃO GLOBAL 1. Que apreciação faz dos seguintes aspectos da sua experiência de mobilidade Erasmus? (assinale uma em cada alínea) Nada importante Pouco importante Nem pouco nem muito importante Importante Muito Importante Aspectos académicos (qualidade, disciplinas alternativas) Experiência cultural Viver num país estrangeiro Praticar uma língua estrangeira/melhorar conhecimentos linguísticos Amigos a viverem no estrangeiro Currículo/carreira profissional Experiência europeia Ser independente/auto suficiente Outros. Quais? 2. Em termos da sua experiência pessoal da Mobilidade Erasmus, que avaliação faz ao nível das competências formais e informais adquiridas: (assinale uma em cada alínea) Fraco Insuficiente Suficiente Bom Excelente Avaliação Global Competências Interculturais Competências Linguísticas Auto suficiência (questões materiais, subsistência quotidiana) Autonomia pessoal (tomada decisões, auto confiança) Auto conhecimento / alargamento de horizontes (novos conceitos e perspectivas de vida)

19 3. Comparando as suas expectativas iniciais com os resultados que alcançou, considera que atingiu os seus objectivos pessoais: (assinale ) (1) Totalmente (2) Parcialmente (2) Não 4. Enfrentou problemas sérios durante a sua mobilidade? Se sim, qual ou quais? 5. A experiência Erasmus poderá proporcionar ir trabalhar para outro país Europeu? (assinale ) (1) Sim (2) Não 6. Em que grau a experiência Erasmus poderá ajudar a sua carreira profissional? Fraco Insuficiente Suficiente Bom Excelente VII. SUGESTÕES E RECOMENDAÇÕES Que sugestões/conselhos pode dar a futuros estudantes Erasmus, no que diz respeito à preparação do seu período Erasmus? (Exemplos: procedimentos de candidatura, preparação linguística, etc.) Que conselhos daria, do ponto de vista de integração, relativamente ao país/instituição de acolhimento (diferenças culturais, importância da competência linguística, etc.) Quais foram as principais diferenças de ensino ao nível de práticas/métodos/exames entre a sua universidade de origem e a universidade de acolhimento? Em conclusão, tem alguma sugestão que gostasse de partilhar, no sentido de melhorar a Mobilidade ERASMUS? Data de preenchimento: / / Assinatura legível:

REGULAMENTO Regulamento do programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (LLP) ERASMUS Mobilidade de Alunos Missão de Estudos e Estágios

REGULAMENTO Regulamento do programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (LLP) ERASMUS Mobilidade de Alunos Missão de Estudos e Estágios RG- 10-01 Data: 2010-01-06 INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA ESAC Escola Superior Agrária de Coimbra ESEC Escola Superior de Educação de Coimbra ESTeSC Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra

Leia mais

Instituto Ciências da Saúde. da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO

Instituto Ciências da Saúde. da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO Instituto Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO 1 CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º (Objeto) O presente regulamento rege a mobilidade internacional

Leia mais

REGULAMENTO DE MOBILIDADE DE DIPLOMADOS Leonardo da Vinci

REGULAMENTO DE MOBILIDADE DE DIPLOMADOS Leonardo da Vinci REGULAMENTO DE MOBILIDADE DE DIPLOMADOS Leonardo da Vinci Tendo a Coordenação em colaboração com o DGA RI, elaborado e submetido uma candidatura ao Programa Leonardo da Vinci, foi esta aprovada pela Agência

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES ERASMUS+ 2015/2016

PERGUNTAS FREQUENTES ERASMUS+ 2015/2016 O que é o Erasmus+? O Erasmus+ teve início no dia 1 de Janeiro de 2014. PERGUNTAS FREQUENTES ERASMUS+ 2015/2016 O Erasmus+ é o novo programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto que se

Leia mais

GUIA PARA CANDIDATURAS ONLINE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

GUIA PARA CANDIDATURAS ONLINE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA GUIA PARA CANDIDATURAS ONLINE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Este é um guia prático do processo de inscrição online em programas de mobilidade para estudantes da Universidade de Coimbra

Leia mais

Já fui beneficiário de uma mobilidade Erasmus. Posso candidatar-me novamente? Durante quanto tempo poderei realizar o período de mobilidade?

Já fui beneficiário de uma mobilidade Erasmus. Posso candidatar-me novamente? Durante quanto tempo poderei realizar o período de mobilidade? ERASMUS+ - MOBILIDADE DE ESTUDANTES PERGUNTAS FREQUENTES O que é o Erasmus+? Quais os tipos de mobilidade a que posso concorrer? Quem pode candidatar-se? Que restrições existem? Já fui beneficiário de

Leia mais

Programa de Bolsas Ibero-américa Santander Normas do Programa ISCTE-IUL 2016

Programa de Bolsas Ibero-américa Santander Normas do Programa ISCTE-IUL 2016 Programa de Bolsas Ibero-américa Santander Normas do Programa ISCTE-IUL 2016 Introdução O Banco Santander, através da sua divisão Santander Universidades, promove o Programa de Bolsas Ibero-américa, um

Leia mais

PROGRAMA SÓCRATES / ACÇÃO ERASMUS Gabinete de Relações Internacionais e Apoio a Projectos Europeus REGULAMENTO. Preâmbulo

PROGRAMA SÓCRATES / ACÇÃO ERASMUS Gabinete de Relações Internacionais e Apoio a Projectos Europeus REGULAMENTO. Preâmbulo PROGRAMA SÓCRATES / ACÇÃO ERASMUS Gabinete de Relações Internacionais e Apoio a Projectos Europeus REGULAMENTO Preâmbulo O Programa de Mobilidade de Estudantes SÓCRATES / ERASMUS é uma iniciativa da União

Leia mais

FAQ S ESTUDOS ERASMUS

FAQ S ESTUDOS ERASMUS FAQ S ESTUDOS ERASMUS 1. Quem se pode candidatar? Podem-se candidatar ao programa Erasmus todos os estudantes cidadãos, ou com estatuto de residente permanente de um dos 27 países da União Europeia, e

Leia mais

GUIA PRÁTICO PROVA ESCOLAR (Abono de Família para Crianças e Jovens e Bolsa de Estudo)

GUIA PRÁTICO PROVA ESCOLAR (Abono de Família para Crianças e Jovens e Bolsa de Estudo) Manual de GUIA PRÁTICO PROVA ESCOLAR (Abono de Família para Crianças e Jovens e Bolsa de Estudo) INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/20 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático

Leia mais

GUIA PARA ACOLHIMENTO DE PESSOAL DE EMPRESA ERASMUS. Missões de Ensino e Formação no IPV 2010/11

GUIA PARA ACOLHIMENTO DE PESSOAL DE EMPRESA ERASMUS. Missões de Ensino e Formação no IPV 2010/11 GUIA PARA ACOLHIMENTO DE PESSOAL DE EMPRESA ERASMUS Missões de Ensino e Formação no IPV I 2010/11 11 1 GUIA ERASMUS PARA ACOLHIMENTO DE PESSOAL DE EMPRESA 2010/11 -Mis Missões sões de Ensino e Formação

Leia mais

MESTRADOS. Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Jornalismo.

MESTRADOS. Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Jornalismo. MESTRADOS REGIME DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO JORNALISMO Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Jornalismo. Artigo 2.º Destinatários O Mestrado em Jornalismo

Leia mais

BOLSA FUNDAÇÃO LUSO-AMERICANA / FULBRIGHT PARA DOUTORAMENTOS REGULAMENTO I DISPOSIÇÕES GERAIS

BOLSA FUNDAÇÃO LUSO-AMERICANA / FULBRIGHT PARA DOUTORAMENTOS REGULAMENTO I DISPOSIÇÕES GERAIS BOLSA FUNDAÇÃO LUSO-AMERICANA / FULBRIGHT PARA DOUTORAMENTOS REGULAMENTO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º - Objecto O presente Regulamento consagra as normas aplicáveis à atribuição das bolsas Fundação Luso-Americana

Leia mais

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção O QUE ESPERAR DO SVE Programa Juventude em Acção KIT INFORMATIVO Parte 1 Maio de 2011 Introdução Este documento destina-se a voluntários e promotores envolvidos no SVE. Fornece informações claras a voluntários

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL. INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL Edição 2015-2017 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de Fevereiro,

Leia mais

REGULAMENTO DO MESTRADO EM TEATRO, ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO TEATRO E COMUNIDADE

REGULAMENTO DO MESTRADO EM TEATRO, ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO TEATRO E COMUNIDADE REGULAMENTO DO MESTRADO EM TEATRO, ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO TEATRO E COMUNIDADE INTRODUÇÃO O Mestrado em Teatro, área de especialização em Teatro e Comunidade, é um programa de segundo ciclo, constituído

Leia mais

FAQ's - Preparação da mobilidade e questões logísticas do intercâmbio

FAQ's - Preparação da mobilidade e questões logísticas do intercâmbio FAQ's - Preparação da mobilidade e questões logísticas do intercâmbio 1. Devo matricular-me na UAc mesmo indo para o estrangeiro? 2. Tenho de pagar propinas na UAc? 3. Tenho que pagar propinas na Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS SUPERIORES

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS SUPERIORES I Regime de Ingresso 1. Podem concorrer à primeira matrícula nos CURSOS SUPERIORES DO ISTEC os indivíduos habilitados com: 1.1 Curso do ensino secundário, ou legalmente equivalente, com prova de ingresso

Leia mais

GUIA PARA CANDIDATURAS ONLINE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

GUIA PARA CANDIDATURAS ONLINE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA GUIA PARA CANDIDATURAS ONLINE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Este é um guia prático do processo de inscrição online em programas de mobilidade para estudantes da Universidade de Coimbra

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM ACTIVIDADE FÍSICA NA GRAVIDEZ E PÓS-PARTO

PÓS-GRADUAÇÃO EM ACTIVIDADE FÍSICA NA GRAVIDEZ E PÓS-PARTO Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior PÓS-GRADUAÇÃO EM ACTIVIDADE FÍSICA NA GRAVIDEZ E PÓS-PARTO REGULAMENTO Artigo 1.º Designação A Escola Superior de Desporto de

Leia mais

Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra

Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra Artigo 1.º Âmbito O presente Regulamento fixa as normas gerais relativas a matrículas e inscrições nos cursos do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. Artigo 2.º Definições De

Leia mais

E R A S M U S Guia do Estudante ERASMUS. Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa. Guia do Estudante

E R A S M U S Guia do Estudante ERASMUS. Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa. Guia do Estudante ERASMUS Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa Guia do Estudante Normas Gerais A mobilidade de estudantes, uma das acções mais frequentes do Programa, inclui duas vertentes de actividade: realização

Leia mais

Regulamento PAPSummer 2016

Regulamento PAPSummer 2016 Regulamento PAPSummer 2016 Artigo 1º Objetivos do programa, montante e designação das bolsas 1. O programa PAPSummer pretende dar a oportunidade a estudantes portugueses ( Estudante ) de desenvolver um

Leia mais

REGULAMENTO DO MESTRADO EM TEATRO, ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO ENCENAÇÃO

REGULAMENTO DO MESTRADO EM TEATRO, ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO ENCENAÇÃO REGULAMENTO DO MESTRADO EM TEATRO, ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO ENCENAÇÃO INTRODUÇÃO O Mestrado em Teatro, área de especialização Encenação, é um programa de segundo ciclo, constituído por quatro semestres e

Leia mais

GUIA PARA CANDIDATURAS ONLINE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

GUIA PARA CANDIDATURAS ONLINE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA GUIA PARA CANDIDATURAS ONLINE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Este é um guia prático do processo de inscrição online em programas de mobilidade para estudantes da Universidade de Coimbra

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA, FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS PÓS-GRADUAÇÃOE MESTRADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS: BOLETIM DE CANDIDATURA

UNIVERSIDADE DOS AÇORES DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA, FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS PÓS-GRADUAÇÃOE MESTRADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS: BOLETIM DE CANDIDATURA UNIVERSIDADE DOS AÇORES DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA, FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS PÓS-GRADUAÇÃOE MESTRADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS: BOLETIM DE CANDIDATURA Nº (reservado aos serviços) A. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

TEOLOGIA E ESPIRITUALIDADE DA FAMÍLIA

TEOLOGIA E ESPIRITUALIDADE DA FAMÍLIA www.ft.lisboa.ucp.pt Universidade Católica Portuguesa savlita TEOLOGIA E ESPIRITUALIDADE DA FAMÍLIA SITUAÇÕES ESPECIAIS 1ª EDIÇÃO DOCUMENTO IDENTIDADE DO CURSO REGULAMENTO INFORMAÇÕES Gabinete de Apoio

Leia mais

Candidatura a pedido de Apoio Institucional à Embaixada do Japão

Candidatura a pedido de Apoio Institucional à Embaixada do Japão Candidatura a pedido de Apoio Institucional à Embaixada do Japão 1 de Agosto de 2015

Leia mais

Regulamento de Protocolos e Equivalências do Gabinete Erasmus da. Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Regulamento de Protocolos e Equivalências do Gabinete Erasmus da. Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Regulamento de Protocolos e Equivalências do Gabinete Erasmus da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º (Objecto) O presente Regulamento estabelece o regime

Leia mais

Regulamento Geral de Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa 2015-2016

Regulamento Geral de Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa 2015-2016 Regulamento Geral de Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa 2015-2016 1. Mobilidade Internacional de Estudantes Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram

Leia mais

Ex. mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Resende CÓDIGO DE IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO CARACTERIZAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO. Área de actividade:

Ex. mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Resende CÓDIGO DE IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO CARACTERIZAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO. Área de actividade: Ex. mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Resende CÓDIGO DE IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO Código da publicitação do procedimento: Código do candidato: CARACTERIZAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO Carreira: Categoria:

Leia mais

GUIA DO ESTUDANTE EM MOBILIDADE NO ESTRANGEIRO PERÍODO DE ESTUDOS ERASMUS

GUIA DO ESTUDANTE EM MOBILIDADE NO ESTRANGEIRO PERÍODO DE ESTUDOS ERASMUS GUIA DO ESTUDANTE EM MOBILIDADE NO ESTRANGEIRO PERÍODO DE ESTUDOS ERASMUS Gabinete de Mobilidade, Estágios e Inserção Profissional Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa 2 Calendarização até à

Leia mais

THIS FORM IS ONLY FOR TESTING AND ONLY FOR INTERNAL EUROPEAN COMMISSION / NATIONAL AGENCIES USE. PLEASE DO NOT DISTRIBUTE!

THIS FORM IS ONLY FOR TESTING AND ONLY FOR INTERNAL EUROPEAN COMMISSION / NATIONAL AGENCIES USE. PLEASE DO NOT DISTRIBUTE! Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida Versão do : 1.3 / Versão Adobe Reader: 9.302 THIS FORM IS ONLY FOR TESTING AND ONLY FOR INTERNAL EUROPEAN COMMISSION / NATIONAL AGENCIES USE. PLEASE DO NOT DISTRIBUTE!

Leia mais

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO - MONTANTE ÚNICO

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO - MONTANTE ÚNICO GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO - MONTANTE ÚNICO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/10 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Subsídio de Desemprego Montante Único

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ENFERMAGEM

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ENFERMAGEM 01 APROVADO POR: CONSELHO TÉCNICO-CIENTÍFICO 16 03 2012 Data: 16/03/2012 REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ENFERMAGEM REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ENFERMAGEM Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação)

Leia mais

REGULAMENTO DOS REGIMES DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA E REINGRESSO NO ENSINO SUPERIOR

REGULAMENTO DOS REGIMES DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA E REINGRESSO NO ENSINO SUPERIOR Campus Académico de Santo André Escola Superior de Tecnologia e Gestão Jean Piaget do Litoral Alentejano REGULAMENTO DOS REGIMES DE MUDANÇA DE CURSO, TRANSFERÊNCIA E REINGRESSO ANO LETIVO DE 2013-2014

Leia mais

EngIQ. em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química. Uma colaboração:

EngIQ. em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química. Uma colaboração: EngIQ Programa de Doutoramento em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química Uma colaboração: Associação das Indústrias da Petroquímica, Química e Refinação (AIPQR) Universidade de Aveiro Universidade

Leia mais

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO PROCEDIMENTO CONCURSAL

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO PROCEDIMENTO CONCURSAL FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO PROCEDIMENTO CONCURSAL CÓDIGO DE IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO Código da publicitação do procedimento Código de candidato CARACTERIZAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO Carreira Categoria

Leia mais

BOLSAS DE ESTUDO PARA APERFEIÇOAMENTO EM MÚSICA REGULAMENTO. DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º

BOLSAS DE ESTUDO PARA APERFEIÇOAMENTO EM MÚSICA REGULAMENTO. DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º BOLSAS DE ESTUDO PARA APERFEIÇOAMENTO EM MÚSICA REGULAMENTO DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º 1. Com o fim de estimular a valorização profissional e a especialização nos diversos domínios da Música, a Fundação

Leia mais

da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO

da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa PROGRAMA ERASMUS ESTÁGIO REGULAMENTO CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º (Objeto) O presente regulamento rege a mobilidade

Leia mais

Parecer da UGT. Sobre as alterações à Lei de Bases do Sistema Educativo

Parecer da UGT. Sobre as alterações à Lei de Bases do Sistema Educativo Parecer da UGT Sobre as alterações à Lei de Bases do Sistema Educativo PROPOSTA DE LEI nº 7/X, do Governo Segunda alteração da Lei nº 46/86, de 14 de Outubro, que estabelece a Lei de Bases do Sistema Educativo,

Leia mais

Guia do Estudante Erasmus - Período de Estudos

Guia do Estudante Erasmus - Período de Estudos ESTE ANO VOU CONHECER NOVAS PESSOAS ESTE ANO VOU ALARGAR CONHECIMENTOS ESTE ANO VOU FALAR OUTRA LÍNGUA ESTE ANO VOU ADQUIRIR NOVAS COMPETÊNCIAS ESTE ANO VOU VIAJAR ESTE ANO VOU SER ERASMUS Guia do Estudante

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO de PORTALEGRE

INSTITUTO POLITÉCNICO de PORTALEGRE INSTITUTO POLITÉCNICO de PORTALEGRE Boletim de Candidatura a Bolsa de Estudo ANO LECTIVO 200 / 200 N.º de Processo FOTO (Obrigatório Colar) 1 Nome: Sexo: Estado Civil: Data de Nascimento: / / B.I.: de

Leia mais

Regulamento Erasmus 2011/2012

Regulamento Erasmus 2011/2012 1. Preâmbulo O Programa Erasmus tem como objetivo geral apoiar a criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior e reforçar o contributo do ensino superior para, entre outros, o processo de inovação a

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS CONCESSÃO DE USO PRIVADO DE ESPAÇO DO DOMÍNIO PÚBLICO NO JARDIM MUNICIPAL PARA INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DIVERSÕES

CADERNO DE ENCARGOS CONCESSÃO DE USO PRIVADO DE ESPAÇO DO DOMÍNIO PÚBLICO NO JARDIM MUNICIPAL PARA INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DIVERSÕES CADERNO DE ENCARGOS CONCESSÃO DE USO PRIVADO DE ESPAÇO DO DOMÍNIO PÚBLICO NO JARDIM MUNICIPAL PARA INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DIVERSÕES Cláusula 1ª Princípio geral O presente Caderno de Encargos compreende

Leia mais

UNIDADE ACADÊMICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UAPPG Edital de pré-seleção para o programa do Colégio Doutoral Tordesillas do Grupo Tordesillas

UNIDADE ACADÊMICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UAPPG Edital de pré-seleção para o programa do Colégio Doutoral Tordesillas do Grupo Tordesillas UNIDADE ACADÊMICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UAPPG Edital de pré-seleção para o programa do Colégio Doutoral Tordesillas do Grupo Tordesillas O Magnífico Reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Leia mais

Perguntas e respostas sobre a bolsa de mérito para estudos pós-graduados. Ano académico de 2016/2017

Perguntas e respostas sobre a bolsa de mérito para estudos pós-graduados. Ano académico de 2016/2017 Perguntas e respostas sobre a bolsa de mérito para estudos pós-graduados Ano académico de 2016/2017 1. Pergunta: Quais os documentos que devo de ler antes de apresentar o pedido? Devem ser lidos, pormenorizadamente,

Leia mais

Mobilidade de Estudantes Sessão de Esclarecimento 2015/2016 janeiro 2015 Núcleo de Relações Internacionais do ISEL

Mobilidade de Estudantes Sessão de Esclarecimento 2015/2016 janeiro 2015 Núcleo de Relações Internacionais do ISEL Changing lives. Opening minds. Mobilidade de Estudantes Sessão de Esclarecimento 2015/2016 janeiro 2015 Núcleo de Relações Internacionais do ISEL ERASMUS + Uma porta aberta para a Europa : O novo programa

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA PÓS-GRADUAÇÃO EM FINANÇAS EMPRESARIAIS. 1.ª Edição 2011-2012

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA PÓS-GRADUAÇÃO EM FINANÇAS EMPRESARIAIS. 1.ª Edição 2011-2012 INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA PÓS-GRADUAÇÃO EM FINANÇAS EMPRESARIAIS 1.ª Edição 2011-2012 Nos termos do disposto no artigo 8.º, n.º 1, a), do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior, aprovado

Leia mais

CERTIFICADOS DE APTIDÃO PROFISSIONAL (CAP) PARA:

CERTIFICADOS DE APTIDÃO PROFISSIONAL (CAP) PARA: CIRCULAR DE INFORMAÇÃO AERONÁUTICA PORTUGAL INSTITUTO NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL TELEFONE 218423502 INFORMAÇÃO AERONÁUTICA AFTN - LPPTYAYI AEROPORTO DA PORTELA 14/06 TELEX 12120 - AERCIV P 1749-034 LISBOA

Leia mais

Manual do Utilizador GESTFOR Gestão da Formação

Manual do Utilizador GESTFOR Gestão da Formação Manual do Utilizador GESTFOR Gestão da Formação 1. INTRODUÇÃO...1 2. MÓDULO DE GESTÃO...2 2.1. ENTIDADES...3 2.1.1. TERCEIROS...4 2.1.1.1. CONSULTAR OS TERCEIROS...4 2.1.1.2. CRIAR UM TERCEIRO...5 2.1.1.3.

Leia mais

REGULAMENTO SOBRE INSCRIÇÕES, AVALIAÇÃO E PASSAGEM DE ANO (RIAPA)

REGULAMENTO SOBRE INSCRIÇÕES, AVALIAÇÃO E PASSAGEM DE ANO (RIAPA) REGULAMENTO SOBRE INSCRIÇÕES, AVALIAÇÃO E PASSAGEM DE ANO (RIAPA) CAPÍTULO I REGIME DE FUNCIONAMENTO Artigo 1º - Âmbito O disposto no presente Regulamento aplica-se apenas aos cursos de graduação da Universidade

Leia mais

BOLSAS DE MESTRADO CAMPUS DO MAR

BOLSAS DE MESTRADO CAMPUS DO MAR Edital de 4 de Julho de 2011 na qual se abre o 1º concurso de candidaturas às bolsas do Campus do Mar, a estudantes nacionais e estrangeiros, para a realização de um Mestrado nas universidades do Sistema

Leia mais

GUIA PRÁTICO REDUÇÃO DE TAXA CONTRIBUTIVA PRÉ REFORMA INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO REDUÇÃO DE TAXA CONTRIBUTIVA PRÉ REFORMA INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO REDUÇÃO DE TAXA CONTRIBUTIVA PRÉ REFORMA INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Redução de Taxa Contributiva Pré Reforma (2005 v4.03) PROPRIEDADE Instituto da

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO A BOLSAS DE QUALIFICAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO ARTÍSTICA 2016. Preâmbulo

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO A BOLSAS DE QUALIFICAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO ARTÍSTICA 2016. Preâmbulo REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO A BOLSAS DE QUALIFICAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO ARTÍSTICA 2016 Preâmbulo O departamento de Acção Cultural da Fundação GDA, através do programa de Apoio a Bolsas de Qualificação

Leia mais

Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC. www.estagiostic.gov.pt

Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC. www.estagiostic.gov.pt Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC www.estagiostic.gov.pt 1 Índice 1 Introdução 3 1.1 Programa de Estágios TIC 3 1.2 Objectivo da plataforma 3 1.3 Perfis 4 1.3.1 Escola 4 1.3.2 Empresa 4 1.3.3

Leia mais

EDITAL. 2. Podem ser opositores ao concurso deste curso de mestrado:

EDITAL. 2. Podem ser opositores ao concurso deste curso de mestrado: EDITAL 1. Faz-se público que está aberto concurso para admissão ao Curso de Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação, a iniciar no 1º semestre do ano letivo de 2015/2016 na Escola

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º 49 11 de Março de 2010 11201

Diário da República, 2.ª série N.º 49 11 de Março de 2010 11201 Diário da República, 2.ª série N.º 49 11 de Março de 2010 11201 vem obedecer às orientações para este efeito emitidas por despacho do Director da FCSH. 2 A tese de doutoramento deverá ter um mínimo de

Leia mais

Projecto de Lei n.º 54/X

Projecto de Lei n.º 54/X Projecto de Lei n.º 54/X Regula a organização de atribuição de graus académicos no Ensino Superior, em conformidade com o Processo de Bolonha, incluindo o Sistema Europeu de Créditos. Exposição de motivos

Leia mais

Acta n.º 2. ---------- 2.1 Avaliação curricular e prova de conhecimentos 60% ----------------------

Acta n.º 2. ---------- 2.1 Avaliação curricular e prova de conhecimentos 60% ---------------------- Acta n.º 2 -------- Aos Vinte e Um dias do Mês de Abril do Ano de Dois Mil e Dez, pelas Dez horas, reuniu, nos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viseu, o Júri do procedimento concursal para

Leia mais

CIRCULAR DE 2011. Numa segunda parte chamaremos a atenção para alguns aspectos de índole contabilística. Aspectos de natureza fiscal

CIRCULAR DE 2011. Numa segunda parte chamaremos a atenção para alguns aspectos de índole contabilística. Aspectos de natureza fiscal CIRCULAR DE 2011 Das constantes alterações implementadas, tanto a nível fiscal como legal, através de circulares, fomos dando conhecimento, pelo menos, das que de uma forma directa ou indirectamente afectem

Leia mais

EDITAL SRI-UNIFEI 01/2015

EDITAL SRI-UNIFEI 01/2015 EDITAL SRI-UNIFEI 01/2015 A Universidade Federal de Itajubá, por meio de sua Secretaria de Relações Internacionais SRI, torna pública a chamada para seleção de candidatos para participação no programa

Leia mais

Serviços de Acção Social do IPVC. Normas de funcionamento da Bolsa de Colaboradores

Serviços de Acção Social do IPVC. Normas de funcionamento da Bolsa de Colaboradores Aprovadas pelo Conselho de Acção Social do IPVC em 1 de Fevereiro de 2011 Serviços de Acção Social do IPVC Normas de funcionamento da Bolsa de Colaboradores O Conselho de Acção Social do Instituto Politécnico

Leia mais

IPGuarda 10/11 PRAZOS E PROCEDIMENTOS

IPGuarda 10/11 PRAZOS E PROCEDIMENTOS CANDIDATURA A BENEFÍCIOS SOCIAIS BOLSAS DE ESTUDO E ALOJAMENTO S E PROCEDIMENTOS S E PROCEDIMENTOS CONCORRER LEGISLAÇÃO APLICVEL FORMALIZAÇÃO CANDIDATURA Antes de formalizar a candidatura deve ler com

Leia mais

A Implementação do Processo de Bolonha em Portugal e os Relatórios Institucionais da sua Concretização uma Análise Exploratória

A Implementação do Processo de Bolonha em Portugal e os Relatórios Institucionais da sua Concretização uma Análise Exploratória A Implementação do Processo de Bolonha em Portugal e os Relatórios Institucionais da sua Concretização uma Análise Exploratória António M. Magalhães CIPES/FPCEUP Apresentação: 1. A implementação do Processo

Leia mais

Mobilidade Estudantil:

Mobilidade Estudantil: Mobilidade Estudantil: 1. Programa Erasmus: Alunos de Economia, Finanças, Gestão e MAEG 2. Protocolo Brasil e China: Alunos de Economia, Finanças, Gestão e MAEG 2 Protocolo Brasil e China As regras a aplicar

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO CULTURAL E DAS ARTES. Guia de Candidatura

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO CULTURAL E DAS ARTES. Guia de Candidatura 2015 PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO CULTURAL E DAS ARTES Guia de Candidatura 1. Objectivos Os objectivos deste Programa são como auxílio às associações locais de arte e cultura a criarem

Leia mais

Regulamento do curso de mestrado em Ciências da Educação Inovação Pedagógica da Universidade da Madeira

Regulamento do curso de mestrado em Ciências da Educação Inovação Pedagógica da Universidade da Madeira 1 Regulamento do curso de mestrado em Ciências da Educação Inovação Pedagógica da Universidade da Madeira Artigo 1.º Enquadramento jurídico O presente articulado baseia-se no regime jurídico instituído

Leia mais

NCE/15/00099 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00099 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/15/00099 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Setúbal

Leia mais

GUIA DO CANDIDATO ESTAGIÁRIO LEONARDO DA VINCI MOBILIDADE

GUIA DO CANDIDATO ESTAGIÁRIO LEONARDO DA VINCI MOBILIDADE GUIA DO CANDIDATO ESTAGIÁRIO LEONARDO DA VINCI MOBILIDADE I. U.PORTO - ENTIDADE DE ENVIO/PROMOTORA...3 II. MOBILIDADE TRANSNACIONAL DOS ESTAGIÁRIOS...4 III. ESTÁGIOS DO PROGRAMA LEONARDO DA VINCI...4 IV.

Leia mais

Reitoria PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE PARA ESTUDANTES. Regulamento. Artigo 1º (Disposições Gerais)

Reitoria PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE PARA ESTUDANTES. Regulamento. Artigo 1º (Disposições Gerais) Reitoria PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE PARA ESTUDANTES Regulamento Artigo 1º (Disposições Gerais) O Programa de Bolsas de Mobilidade para Estudantes da Universidade de Lisboa tem por objectivo proporcionar

Leia mais

FAC PERGUNTAS FREQUENTES

FAC PERGUNTAS FREQUENTES FAC PERGUNTAS FREQUENTES Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Divisão de Temas Educacionais (DCE) Departamento Cultural

Leia mais

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM ANIMAÇÃO DIGITAL

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM ANIMAÇÃO DIGITAL REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM ANIMAÇÃO DIGITAL CAPÍTULO I GRAU DE MESTRE Artigo 1.º Criação A ESAP Guimarães confere o grau de Mestre em Animação Digital. O ciclo de estudos

Leia mais

1. Descrição. 2. Objetivo. 3. Apoio

1. Descrição. 2. Objetivo. 3. Apoio Fase prévia à 2ª Edição (2015) da Chamada de Manifestação de Interesse a Bolsas de Investigação para Doutorados nos National Institutes of Health (NIH) 1. Descrição Ao abrigo do Memorando de Entendimento

Leia mais

GUIA PRÁTICO PRESTAÇÕES DE DESEMPREGO - MONTANTE ÚNICO

GUIA PRÁTICO PRESTAÇÕES DE DESEMPREGO - MONTANTE ÚNICO GUIA PRÁTICO PRESTAÇÕES DE DESEMPREGO - MONTANTE ÚNICO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/10 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Prestações de Desemprego Montante Único

Leia mais

REGULAMENTO DA FORMAÇÃO NÃO GRADUADA SECÇÃO I COORDENADOR DE CURSO. Artigo 1.º Coordenador de Curso

REGULAMENTO DA FORMAÇÃO NÃO GRADUADA SECÇÃO I COORDENADOR DE CURSO. Artigo 1.º Coordenador de Curso REGULAMENTO DA FORMAÇÃO NÃO GRADUADA SECÇÃO I COORDENADOR DE CURSO Artigo 1.º Coordenador de Curso 1. A coordenação pedagógica e científica de um curso de formação não graduada cabe, em regra, a um docente

Leia mais

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA programa de apoio às pessoas colectivas de direito privado sem fins lucrativos do município de santa maria da feira

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA programa de apoio às pessoas colectivas de direito privado sem fins lucrativos do município de santa maria da feira FORMULÁRIO DE CANDIDATURA programa de apoio às pessoas colectivas de direito privado sem fins lucrativos do município de santa maria da feira FORMULÁRIO DE CANDIDATURA PROGRAMA DE APOIO ÀS PESSOAS COLECTIVAS

Leia mais

ERASMUS STAFF TRAINING AGREEMENT ACORDO DE FORMAÇÃO DO NÃO DOCENTE ERASMUS

ERASMUS STAFF TRAINING AGREEMENT ACORDO DE FORMAÇÃO DO NÃO DOCENTE ERASMUS Page 1 of 5 Página 1 de 5 ERASMUS TRAINING IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS FORMAÇÃO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ERASMUS TRAINING IN ENTREPRISES FORMAÇÃO EM EMPRESA Academic Year/ Ano Académico /

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER TOTTA/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2015

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER TOTTA/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2015 REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER TOTTA/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2015 Este concurso visa reforçar a cooperação existente entre a Universidade de Coimbra (UC) e as instituições suas parceiras,

Leia mais

FICHA DE PERCURSO PROFISSIONAL E DE FORMAÇÃO

FICHA DE PERCURSO PROFISSIONAL E DE FORMAÇÃO FICHA DE PERCURSO PROFISSIONAL E DE FORMAÇÃO NRP / (A atribuir pelo IEFP) UNIDADE ORGÂNICA RECEPTORA Data de Recepção - - Técnicos Responsáveis: O Técnico Receptor PREENCHER ESTA PÁGINA COM LETRAS MAIÚSCULAS

Leia mais

Departamento de Desenvolvimento de Convenções e Exposições e das Actividades Económicas Plano de Estímulo às Convenções e Exposições

Departamento de Desenvolvimento de Convenções e Exposições e das Actividades Económicas Plano de Estímulo às Convenções e Exposições N.º de candidatura: (Inscreva o n.º de candidatura aposta pela DSE) Departamento de Desenvolvimento de Convenções e Exposições e das Actividades Económicas Plano de Estímulo às Convenções e Exposições

Leia mais

GUIA do ESTUDANTE ERASMUS+ 2015-2016

GUIA do ESTUDANTE ERASMUS+ 2015-2016 GUIA do ESTUDANTE ERASMUS+ 2015-2016 Esclarecimentos de dúvidas/informações adicionais: Carolina Peralta/Isabel Silva Gabinete de Relações Internacionais - GRI Rua de Santa Marta, 47, 1º Piso sala 112-1169-023

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA, DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO PREÂMBULO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA, DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO PREÂMBULO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA, DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO PREÂMBULO No cumprimento da sua missão, a FEUP tem desenvolvido uma significativa

Leia mais

MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES GUIA DE ORGANIZAÇÃO E DE FUNCIONAMENTO DOS ESTÁGIOS

MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES GUIA DE ORGANIZAÇÃO E DE FUNCIONAMENTO DOS ESTÁGIOS INSTI INSTUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES GUIA DE ORGANIZAÇÃO E DE FUNCIONAMENTO

Leia mais

Regulamento Geral de Estudos Pós-Graduados. do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Regulamento Geral de Estudos Pós-Graduados. do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa Regulamento Geral de Estudos Pós-Graduados do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º Âmbito de aplicação 1 O presente Regulamento Geral (RG) aplica-se

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE ACESSO A CURSOS DE MESTRADOS DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA.

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE ACESSO A CURSOS DE MESTRADOS DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA. INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE ACESSO A CURSOS DE MESTRADOS DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA Edição 2014-2016 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de

Leia mais

Programa ERASMUS+ Regulamento UBI

Programa ERASMUS+ Regulamento UBI Programa ERASMUS+ Regulamento UBI 1. Critérios de elegibilidade dos estudantes ERASMUS+ O (a) estudante deverá preencher todos os requisitos enunciados nas Normas para a Gestão das Subvenções Erasmus 2014/2015,

Leia mais

REGULAMENTO FINANCEIRO 2015/2016. Cursos de Especialização Tecnológica Cursos de 1º e 2º Ciclo

REGULAMENTO FINANCEIRO 2015/2016. Cursos de Especialização Tecnológica Cursos de 1º e 2º Ciclo REGULAMENTO FINANCEIRO 2015/2016 Cursos de Especialização Tecnológica Cursos de 1º e 2º Ciclo CANDIDATURAS 1. O pagamento da taxa de candidatura (quando aplicável) só se efetua uma única vez, desde que

Leia mais

Regulamento do Curso de Pós-Graduação em Higiene Oral para Pessoas com Necessidades Especiais

Regulamento do Curso de Pós-Graduação em Higiene Oral para Pessoas com Necessidades Especiais Regulamento do Curso de Pós-Graduação em Higiene Oral para Pessoas com Necessidades Especiais Artigo 1.º Âmbito de aplicação O presente regulamento aplica-se ao Curso de Pós-Graduação em Higiene Oral para

Leia mais

INSTITUTO GEOGRÁFICO PORTUGUÊS

INSTITUTO GEOGRÁFICO PORTUGUÊS MINISTÉRIO DO AMBIENTE, DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL INSTITUTO GEOGRÁFICO PORTUGUÊS CONDIÇÕES E DOCUMENTAÇÃO PARA REQUERER CONCESSÃO / RENOVAÇÃO DE ALVARÁ PARA O EXERCÍCIO

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE AUTORES BRASILEIROS NO EXTERIOR

EDITAL DO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE AUTORES BRASILEIROS NO EXTERIOR EDITAL DO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE AUTORES BRASILEIROS NO EXTERIOR A Fundação Biblioteca Nacional torna público que oferecerá apoio financeiro a editoras estrangeiras com o objetivo de promover a participação

Leia mais

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM DESENHO

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM DESENHO REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM DESENHO CAPÍTULO I GRAU DE MESTRE Artigo 1.º Criação A ESAP - Guimarães confere o grau de Mestre em Desenho com Especialização em Prática

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE APOIO A PROJETOS DE CRIAÇÃO NAS ÁREAS DE CINEMA, DANÇA E TEATRO. Enquadramento

REGULAMENTO DO CONCURSO DE APOIO A PROJETOS DE CRIAÇÃO NAS ÁREAS DE CINEMA, DANÇA E TEATRO. Enquadramento REGULAMENTO DO CONCURSO DE APOIO A PROJETOS DE CRIAÇÃO NAS ÁREAS DE CINEMA, DANÇA E TEATRO 2016 Enquadramento A Fundação Calouste Gulbenkian concede, através do Programa de Língua e Cultura Portuguesas

Leia mais

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE CURSOS DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA NO ISA

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE CURSOS DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA NO ISA REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE CURSOS DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA NO ISA Preâmbulo É cada vez mais consensual a importância estratégica que as pessoas (vulgarmente chamadas de recursos humanos) desempenharão

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado)

PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado) EDITAL nº 01/2008 PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado) A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB), com área de concentração

Leia mais

Licença Especial Ciclomotores. 14 15 anos

Licença Especial Ciclomotores. 14 15 anos Licença Especial Ciclomotores 14 15 anos Licença Especial 50c.c. Destina-se a jovens com 14 ou 15 anos Destina-se a jovens com 14 ou 15 anos já feitos, com aptidão física e mental, com frequência mínima

Leia mais

ACEF/1415/17827 Relatório preliminar da CAE

ACEF/1415/17827 Relatório preliminar da CAE ACEF/1415/17827 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Lisboa A.1.a. Outras Instituições

Leia mais