DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA"

Transcrição

1 DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA UNIDADES ACADÊMICAS E REGIONAIS

2 Apresentação Em cumprimento ao disposto nos artigos 165 a 169 da Cf/88, e na Lei 4.320/64, que institui normas para a elaboração e controle dos orçamentos no âmbito da administração pública, e em respeito a Lei complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, e o estabelecido no Título IV, Capítulo III, do Estatuto da (UFPA), que trata do Regime Orçamentário e Financeiro; assim como também, a IN-GR nº 004, de 03/06/2003, apresentamos as diretrizes para elaboração das propostas orçamentárias setoriais que subsidiarão a composição do Plano de Gestão Orçamentária PGO da UFPA exercício 2020 das Unidades Acadêmicas.

3 Introdução A persistência do cenário de instabilidade econômica, política e social no governo federal impacta diretamente as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Haja vista o momento de estabelecimento e fixação de diretrizes para as ações do próximo ano, os gestores são instigados a agir com cautela, equilíbrio e criatividade em relação ao desempenho projetado futuro para os programas, ações e custeamento das despesas operacionais. As Instituições Federais de Ensino Superior, ao lado de institutos superiores de pesquisa, têm concebido líderes que são parâmetros científicos nos diversos ramos e vertentes, resultando em elogiáveis colaborações ao aperfeiçoamento do país nas variadas áreas técnicas. Além de resguardá-las, a dificuldade é estimular a capacidade no intuito de fomentar sua obrigação no desenvolvimento nacional, incrementando sua cooperação com o sistema de serviços e produtivo. No entanto, pelo contrário, as universidades públicas, ultimamente, têm deixado de receber recursos, descontinuando programas de pesquisa e perdendo cientistas. A UFPA, capitaneada pela administração superior, já internalizou esse cenário e busca constante e persistentemente mecanismos para superar esse quadro por meio da racionalização do uso dos recursos, do alcance de soluções inovadoras, da manutenção e busca de novos parceiros para firmar convênios e contratos, da captação de novos recursos via Termo de Execução Descentralizada (TED), de emendas parlamentares individuais e de bancada além de outros expedientes que se apresentem como oportunidades a serem capturadas e que favoreçam o cumprimento da missão institucional. É imperioso que cada gestor de Unidade ou Subunidade atue de modo a considerar na programação de suas despesas de funcionamento, bem como na elaboração e consecução de projetos, planos e programas de interesse institucional, o cenário vigente. Além disso, é essencial uma atuação interativa junto a Administração Superior, pois com a preservação do teto dos gastos, que direcionou o Orçamento dos últimos anos, e as questões de ordem política

4 que cercam o âmbito da educação, com a tendência de inversão da pirâmide de investimentos, transferindo recursos da educação superior para a básica, há uma expectativa de encolhimento ainda maior do investimento das universidades. A UFPA carece, enquanto a maior Universidade pública da Amazônia, de ter foco e gerar os resultados almejados pela sociedade, num cenário complexo e adverso, porém, nosso poder de inovação, qualidade e compromisso com a região serão os elementos capazes de direcionar os esforços necessários para superar as dificuldades e avançar, rumo ao cumprimento de sua visão institucional.

5 Diretrizes Apesar do cenário nacional desfavorável, principalmente quanto à redução dos investimentos do governo federal, bloqueios, contingenciamentos, além da incerteza da liberação de limite orçamentário, a UFPA percebe a importância de suas unidades no atendimento de sua missão institucional. Dessa forma, o orçamento projetado internamente para efeito de planejamento das Unidades Acadêmicas e Regionais da UFPA para o exercício de 2020 está programado em R$ ,00. Assim, considerando, inclusive, o prazo exíguo para a elaboração da Proposta Orçamentária da UFPA e a necessidade de maior prazo para a definição dos limites das Unidades Administrativas, em especial em relação aos contratos de manutenção, serão disponibilizadas diretrizes apenas para as Unidades Acadêmicas e Regionais. 1. A elaboração do Plano de Gestão Orçamentário PGO para o exercício de 2020 será realizada conforme cronograma que consta no Anexo I deste documento. 2. Para composição das propostas setoriais, as Unidades Acadêmicas e Regionais da Instituição, utilizarão como referencial o valor da dotação orçamentária aprovada em pela Administração Superior, indicada no Anexo II deste documento. a) Os limites das Unidades Acadêmicas e Regionais estão divididos em Custeio e Capital e devem ser RIGOROSAMENTE OBEDECIDOS. b) Alerta-se que, devido a forte redução de recursos de Capital nos últimos anos - cerca de 91% - que causa indefinição quanto ao recebimento deste recurso, os valores desta categoria serão alocados nas Propostas Orçamentárias das Unidades Acadêmicas e Regionais, entretanto, serão disponibilizados durante o exercício, caso sejam viabilizados pelo Ministério da Educação em quantitativo suficiente.

6 3. No período de a as Unidades Acadêmicas e Regionais deverão inserir suas respectivas Ações (Projetos e Atividades) na planilha SISPGO - Módulo Proposta Orçamentária disponível na página da PROPLAN ( em Documentos DIPLAN, Orientações para a elaboração do orçamento na UFPA. a) Para auxiliá-los no preenchimento da Proposta, estão disponíveis no Anexo III as correspondências entre as fontes de financiamento e os Programas UFPA, que deverão ser seguidas impreterivelmente no momento da alocação dos recursos, bem como o Anexo IV com o manual de preenchimento da proposta com suas principais características. b) Lembramos às Unidades que os limites deverão ser respeitados conforme Anexo II. 4. Planejamento x Orçamento a) O planejamento na UFPA é dividido em: estratégico, tático e operacional. No planejamento estratégico tem-se uma visão de longo prazo, representado pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). No Plano tático tem-se uma visão de médio prazo, representado pelo Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU). E por fim tem-se o planejamento operacional com uma visão de curto prazo. b) O PDU é fundamental para melhorar o processo de gestão enquanto ferramenta de implementação da estratégia institucional que permite ao dirigente e sua equipe antever situações que impliquem em comportamentos e atitudes necessários ao alcance das metas planejadas, traduzindo e interpretando as decisões do PDI, transformando-as em planos concretos dentro da Pró-Reitoria, tendo como base o ambiente em que está inserida. c) Bornia e Lunkes (2007) ressaltam que é fundamental construir uma ligação forte entre o Planejamento e o orçamento, visto que a falta de alinhamento do orçamento com o planejamento estratégico torna o processo orçamentário pouco eficiente no gerenciamento estratégico. Para Ribeiro (2011) quando o gestor consegue aliar sua capacidade de planejamento as suas limitações orçamentárias o resultado alcançado será maior para os objetivos e metas mais importantes para organização.

7 d) Ferrari (2014) conclui que é possível utilizar o Plano Interno como ferramenta gerencial, de forma a realizar a integração entre o Planejamento Estratégico e o orçamento, com o intuito de possibilitar a melhor tomada de decisão. e) Sendo assim, a PROPLAN estabelece às unidades acadêmicas e regionais que criem o numero de ações necessárias para expor de forma operacional o planejamento determinado em seu PDU. f) Ainda assim, as ações alocadas deverão, OBRIGATORIAMENTE, conter indicador e meta, bem como a iniciativa tática a que está vinculada. g) Maiores informações serão elucidadas no anexo IV. 5. As Unidades que desejarem alocar parcela de seus recursos para a capacitação de seus servidores, informamos que será necessário preencher o campo referente a meta física quanto ao número de servidores a serem capacitados com os recursos alocados em suas respectivas propostas orçamentárias. Caso a proposta seja remetida sem essa informação, os valores alocados para capacitação serão desconsiderados e realocados para a ação de manutenção da unidade (custeio pessoa jurídica). Essa medida se faz relevante tendo em vista permitir a definição e o acompanhamento da execução da Ação Orçamentária 4572 Capacitação de Servidores Públicos Federais em Processo de Qualificação e Requalificação. 6. Às Unidades que recebem recursos das Matrizes CONDETUF, CONDETUF Assistência Estudantil, CONDICAP e Matriz dos Hospitais Veterinários, isto é, ICA (Escolas de Música e Teatro e Dança), Escola de Aplicação e Instituto de Medicina Veterinária, informamos que caso haja variação de até 30% dos valores utilizados para a projeção 2020 contidos no Anexo II e os limites informados pela SOF os valores serão acrescidos em custeio, na natureza Pessoa Jurídica ou deduzidos de capital, na natureza equipamentos. Caso a Unidade não concorde com a medida solicitamos informar na proposta orçamentária os percentuais para distribuição diversa. 6. As Propostas orçamentárias das Unidades devem ser enviadas no prazo estabelecido no item 3, para o orcamento@ufpa.br, devidamente identificadas no nome do arquivo conforme segue: Sigla da Unidade PGO 2020.

8 Scanned by CamScanner

9 Bibliografia BORNIA, A. C.; LUNKES, R. J. Uma Contribuição à Melhoria do Processo Orçamentário. Revista Contabilidade Vista & Revista, v. 18, n. 4, p , Cepcon/UFMG: out.-dez Disponível em: < Acesso em 10 de maio de BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: < Acesso em 28 de abril de BRASIL. Lei (1964). Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Disponível em: < Acesso em 28 de abril de BRASIL. Lei Complementar (2000). Normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Disponível em: < Acesso em 28 de abril de FERRARI, A. L. S. Como o Plano Interno pode ser utilizado para monitorar a despesa orçamentária do governo federal. Cad. Finanças Públicas, Brasília, n. 14, p , dez Disponível em: < Acesso em: 07 de maio de RIBEIRO, H.C. Integração entre planejamento estratégico e orçamento: Um estudo de caso no Tribunal Superior Eleitoral. Distrito Federal: UNB - Brasília, Disponível em: < Acesso em: 06 de maio de 2019.

10 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE PLANEJAMENTO ANEXO I CRONOGRAMA DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA PGO 2020 Emissão: PRAZO 20 FEV a 29 ABR 01 MAI a 12 MAI PROPLAN / DIPLAN / DINFI 1. Análise do contexto político-econômico dos próximos anos. 2. Prepara as diretrizes e normas para elaboração das propostas setoriais. 3. Define os referenciais monetários para apresentação das propostas setoriais. 3. Roda a Matriz Orçamentária das Unidades Acadêmicas COORDENADORES DE AÇÕES UFPA/SIMEC UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS REITOR / CAS SPO/MEC 27 MAI 4. Apresenta ao Reitor/CAS as diretrizes. 5. Aprova as diretrizes 28 a 31 MAI 6. Ajusta as diretrizes com base no aprovado pela CAS 11 JUN 7. Divulga as diretrizes. 11 a 25 JUN 20 a 28 JUN 12 a 17 JUN 17 e 28 JUN 24 JUN a 05 JUL 11. Recebe as Planilhas Eletrônicas (Unidades Acadêmicas e Administrativas). 12. Analisa as propostas setoriais com base nos instrumentos de planejamento institucionais atuais. 13. Insere a previsão de arrecadação de naturezas de receitas próprias no SIMEC (1º Momento). 15. Consolida os QDD s para inclusão da Pré-Proposta Orçamentária da UFPA no SIOP. 14. Informam a Meta Física das Ações do PPA que serão monitoradas no SIMEC. 8. Fixa diretrizes setoriais. 9. Identifica as demandas internas, priorizando-as sob a forma de Ações. 10. Formaliza a proposta setorial mediante Planilha Eletrônica.

11 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE PLANEJAMENTO ANEXO I CRONOGRAMA DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA PGO 2020 Emissão: PRAZO 15 JUL a 19 JUL PROPLAN/ DIPLAN 16. Insere a previsão de arrecadação de naturezas de receitas próprias no SIMEC (2º Momento). COORDENADORE S DE AÇÕES UFPA/SIMEC UNIDADES REITOR/CAS SPO/MEC 17. Informa os Limites Orçamentários para a Proposta da Instituição. 15 JUL a 07 AGO 18. Analisa documento do MEC. 20. Ajusta os QDD s, se for o caso. 19. Revisa os limites e define as alterações, se necessárias. 21. Registra no SIOP a Pré- Proposta Orçamentária da Instituição. 22. Comunica o recebimento da Pré- Proposta Orçamentária. 12 AGO a 30 AGO 23. Elabora o PGO 2020 Versão Limites SET Analisa os valores do PLOA em comparação ao PGO-Proposta e procede aos ajustes se forem necessários e consolida o PGO - PLOA. OUT DEZ Monitora mudanças solicitadas pela Administração Superior nas propostas já consolidadas. JAN Divulga o Plano de Gestão Orçamentária (PGO) para o exercício financeiro 2020, em conformidade com a LOA Informa os valores da LOA Legenda: SIMEC = Sistema Integrado de Planejamento Orçamento e Finanças do MEC; SIOP: Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento; SPO/MEC = Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do MEC; P = Projeto; A = Atividade; PLOA = Projeto de Lei Orçamentária Anual; LOA = Lei Orçamentária Anual.

12 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO ANEXO II LIMITES ORÇAMENTÁRIOS DAS UNIDADES ACADÊMICAS POR MATRIZES UFPA UNIDADES ACADÊMICAS - MATRIZES DE DISTRIBUIÇÃO UFPA LIMITE 2020 CUSTEIO CAPITAL TOTAL Campus de Abaetetuba Matriz - ANDIFES Matriz Viagem de Campo - Custeio Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Campus de Ananindeua Matriz - ANDIFES Matriz Viagem de Campo - Custeio Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Campus de Altamira Matriz - ANDIFES Matriz Viagem de Campo - Custeio Viagem de Campo para Coleta de Material Biológio e Paleontológico Viagem de Campo da Faculdade de Agronomia Viagem de Campo da Faculdade de Geografia Viagem de campo para o curso de Educação do Campo Viagem de Campo da Faculdade de Etnodesenvolvimento Viagem de Campo da Faculdade de Engenharia Florestal Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Campus de Bragança Matriz - ANDIFES Matriz Viagem de Campo - Custeio Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Campus de Breves Matriz - ANDIFES Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Campus de Castanhal Matriz - ANDIFES Matriz Viagem de Campo - Custeio Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Campus de Cametá Matriz - ANDIFES Matriz Viagem de Campo - Custeio Viagem de Campo do Campus - Agronomia Viagem de Campo da Faculdade de Geografia Viagem de Campo da Faculdade de Educação do Campo Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos*

13 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO ANEXO II LIMITES ORÇAMENTÁRIOS DAS UNIDADES ACADÊMICAS POR MATRIZES UFPA UNIDADES ACADÊMICAS - MATRIZES DE DISTRIBUIÇÃO UFPA LIMITE 2020 Campus de Capanema Matriz - ANDIFES Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Instituto de Ciências da Arte - ICA Matriz - ANDIFES Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Matriz - CONDETUF Educação Profissional (EMUFPA) - Custeio e Capital Educação Profissional (ETDUFPA) - Custeio e Capital Matriz CONDETUF - Assistência Estudantil na EPT Educação Profissional (EMUFPA) - Custeio Educação Profissional (ETDUFPA) - Custeio Instituo de Ciências Biológicas - ICB Matriz - ANDIFES Matriz Viagem de Campo - Custeio Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Instituto de Ciências da Educação - ICED Matriz - ANDIFES Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Instituto de Ciências Exatas e Naturais - ICEN Matriz - ANDIFES Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Instituto de Ciências Jurídicas - ICJ Matriz - ANDIFES Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Instituto Ciências da Saúde - ICS Matriz - ANDIFES Matriz Viagem de Campo - Custeio Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA Matriz - ANDIFES Matriz Viagem de Campo - Custeio Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos*

14 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO ANEXO II LIMITES ORÇAMENTÁRIOS DAS UNIDADES ACADÊMICAS POR MATRIZES UFPA UNIDADES ACADÊMICAS - MATRIZES DE DISTRIBUIÇÃO UFPA LIMITE 2020 Instituto de Estudos Costeiros - IECOS Matriz - ANDIFES Matriz Viagem de Campo - Custeio Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI Matriz - ANDIFES Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH Matriz - ANDIFES Matriz Viagem de Campo - Custeio Viagem de Campo da Faculdade de Geogragia e Cartografia Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Instituto de Geociências - IG Matriz - ANDIFES Matriz Viagem de Campo - Custeio Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Instituto de Letras e Comunicação - ILC Matriz - ANDIFES Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Instituto de Medicina Veterinária² Matriz - ANDIFES Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Matriz - HOSPITAIS VETERINÁRIOS Apoio à Graduação - Hospitais Veterinários Instituto de Tecnologia - ITEC Matriz - ANDIFES Matriz Viagem de Campo - Custeio Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares - INEAF Matriz - ANDIFES Matriz Viagem de Campo - Custeio Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA Matriz - ANDIFES Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos*

15 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO ANEXO II LIMITES ORÇAMENTÁRIOS DAS UNIDADES ACADÊMICAS POR MATRIZES UFPA UNIDADES ACADÊMICAS - MATRIZES DE DISTRIBUIÇÃO UFPA LIMITE 2020 Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE Matriz - ANDIFES Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia NEAP Matriz - ANDIFES Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Núcleo de Medicina Tropical - NMT Matriz - ANDIFES Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Escola de Aplicação - EA Matriz - ANDIFES Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Matriz - CONDICAP¹ Escola de Aplicação - Custeio e Capital Núcleo de Teoria e Pesquisa Oncológica - NPO Matriz - ANDIFES Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Núcleo de Teroria e Pesquisa do Comportamento - NTPC Matriz - ANDIFES Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Núcleo de Meio Ambiente - NUMA Matriz - ANDIFES Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão - NITAE Matriz - ANDIFES Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Funcionamento da Educação à Distância Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica - NEB Matriz - ANDIFES Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos*

16 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO ANEXO II LIMITES ORÇAMENTÁRIOS DAS UNIDADES ACADÊMICAS POR MATRIZES UFPA UNIDADES ACADÊMICAS - MATRIZES DE DISTRIBUIÇÃO UFPA LIMITE 2020 Campus de Salinópolis Matriz - ANDIFES Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Campus de Soure Matriz - ANDIFES Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* Campus de Tucurui Matriz - ANDIFES Matriz Orçamentária UFPA - Custeio Matriz PROINFRA / TI Investimentos* TOTAL DO LIMITE (Custeio + Capital) * Considerando as restrições impostas pelo Governo Federal em relação aos limites para a execução orçamentária desde 2014 e seus impactos na manutenção da instituição, bem como o cenário econômico projetado para o exercício de 2020, foi definido que o recurso de capital das Unidades Acadêmicas será orçado, entretanto, apenas será disponibilizado durante o exercício caso haja disponibilidade orçamentária.

17 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE PLANEJAMENTO ANEXO III GUIA PARA ALOCAÇÃO DE RECURSOS NOS PROGRAMAS UFPA FONTE NATUREZA DA DESPESA PROGRAMA UFPA Matriz Orçamentária Custeio Matriz ANDIFES Programa UFPA: 03 - Funcionamento das Unidades e Subunidades Programa UFPA: 04 - Manutenção da Infraestrutura das Unidades e Subunidades Programa UFPA: 13 - Capacitação de Servidores Matriz PROINFRA / TI Custeio Programa UFPA: 20 - Gestão de Tecnologia da Informação Programa UFPA: 03 - Funcionamento das Unidades e Subunidades Programa UFPA: 04 - Manutenção da Infraestrutura das Unidades e Subunidades Programa UFPA: 13 - Capacitação de Servidores Programa UFPA: 20 - Gestão de Tecnologia da Informação Matriz Viagem de Campo Custeio Programa UFPA: 02 - Apoio a Graduação Funcionamento da Educação à distância Custeio Programa UFPA: 14 - Educação à Distância Investimentos Capital Programa UFPA: 18 - REUNI Matriz CONDICAP Matriz CONDICAP Custeio e capital Programa UFPA: 17 - Ensino Básico Matriz CONDETUF Matriz CONDETUF Custeio e capital Programa UFPA: 15 - Educação Profissional Matriz CONDETUF - Assistência Estudantil na EPT Matriz CONDETUF - Assistência Estudantil na EPT Custeio Matriz dos Hospitais Veterinários Programa UFPA: 30 - Assistência ao Educando do Ensino Técnico Matriz dos Hospitais Veterinários Custeio e capital Programa UFPA: 25 - Matriz Hospitais Veterinários

18 ANEXO IV PLANILHA DE PREENCHIMENTO DA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA DAS UNIDADES 1. As Unidades Acadêmicas e Regionais deverão inserir suas respectivas propostas orçamentárias na planilha SISPGO - Módulo Proposta Orçamentária disponível na página da PROPLAN ( em Documentos DIPLAN, Orientações para a elaboração do orçamento na UFPA conforme Imagem 01. Imagem 01 Tela principal 2. Para iniciar o preenchimento, as unidades deverão clicar no ícone Inserir proposta, conforme imagem 02. Por conseguinte, deverá clicar no tipo de unidade e após a unidade, conforme imagens 3, 4.

19 Imagem 02 Tela principal Imagem 03 Tela tipos de unidade

20 Imagem 04 Tela dos Institutos (Exemplo) 3. A partir daí, será acessada a planilha da unidade, conforme demonstra a imagem 05. Imagem 05 Planilha do Campus de Abaetetuba (Exemplo)

21 4. Inicialmente, deverá ser observado se consta o nome da unidade na planilha aberta e se os limites disponíveis, por matrizes de distribuição, estão corretos com o que é apresentado no Anexo II destas diretrizes, conforme os campos indicados na imagem 06. Imagem 06 Planilha do Campus de Abaetetuba (Exemplo) 5. Com esta análise realizada, as unidades, após a ocorrência das devidas reuniões e debates a fim de planejar as ações que deverão ser executadas no próximo exercício, terão que preencher os dados nas linhas brancas respectivas de cada programa UFPA. a. Viagem de campo: As unidades deverão preencher os dados no Programa 02. Primeiramente, no campo Ação UFPA, deverá ser preenchido o nome da faculdade ou da disciplina que será atendida pelo recurso. Em seguida, a unidade deverá colocar um indicador e meta para esta ação, bem como a iniciativa tática, de seu PDU, a que esta ação está vinculada. Posteriormente, serão preenchidos os valores projetados para estas ações, nas respectivas naturezas de despesas. O valor total deverá coincidir com o valor disponível pela Matriz de distribuição. Caso exista mais de uma ação, deverão ser

22 colocadas nas linhas abaixo neste mesmo programa. A imagem 07 demonstra um exemplo meramente ilustrativo do preenchimento desta Matriz. OBS: A meta da ação deverá ser especifica, mensurável e relevante. Deve-se evitar metas genéricas como aquelas que indicam 100%. Imagem 07 Exemplo ilustrativo Viagem de campo b. Investimentos: As unidades deverão projetar suas ações que necessitarão de recursos de capital no Programa 18. Entretanto, este tipo de recurso será disponibilizado durante o exercício, caso sejam viabilizados pelo Ministério da Educação em quantitativo suficiente. Assim como nas outras Matrizes de distribuição, primeiramente deverá ser preenchida a ação UFPA a ser realizada com o indicador e meta respectiva, bem como a iniciativa tática a que está vinculada. Em seguida, serão preenchidos os valores projetados para estas ações, nas respectivas naturezas de despesas. O valor total deverá coincidir com o valor disponível pela Matriz de distribuição. Caso exista mais de uma ação, deverão ser colocadas nas linhas abaixo neste mesmo programa. A

23 imagem 08 demonstra um exemplo meramente ilustrativo do preenchimento desta Matriz. Imagem 08 Exemplo ilustrativo Investimentos c. Matriz orçamentária e Matriz PROINFRA/TI: Embora sejam matrizes de distribuição diferentes, a sua utilização deverá ser feita em conjunto. As unidades deverão preencher os dados nos Programas 03, 04, 13 e 20 conforme a finalidade especifica da ação. i. Programa 13: Neste programa deverão ser alocadas as ações de capacitação da unidade. O indicador será, OBRIGATORIAMENTE, servidor capacitado. A partir daí, a unidade colocará sua meta de servidores a capacitar, bem como sua iniciativa tática a que a ação está vinculada. Em seguida, serão preenchidos os valores projetados para estas ações, nas respectivas naturezas de despesas. Caso exista mais de uma ação, deverão ser colocadas nas linhas abaixo neste mesmo programa. A imagem 09 demonstra um exemplo meramente ilustrativo do preenchimento deste Programa.

24 Imagem 09 Exemplo ilustrativo Capacitação ii. Programa 04: Neste programa deverão ser alocadas as ações de manutenção da infraestrutura. Assim como nos outros programas, primeiramente deverá ser preenchida a ação UFPA a ser realizada com o indicador e meta respectiva, bem como a iniciativa tática a que está vinculada. Em seguida, serão preenchidos os valores projetados para estas ações, nas respectivas naturezas de despesas. Caso exista mais de uma ação, deverão ser colocadas nas linhas abaixo neste mesmo programa. A imagem 10 demonstra um exemplo meramente ilustrativo do preenchimento deste programa. OBS: Essa ação dever ser especifica para a manutenção da unidade e de suas subunidades. As diversas espécies de manutenção (predial, refrigeração, extintores, etc.) poderão ser aglutinadas em ações especificas, bem como programas de manutenção preditiva, conforme exemplifica a imagem 10.

25 Imagem 10 Exemplo ilustrativo Manutenção das unidades e subunidades iii. Programa 20: Neste programa deverão ser alocadas as ações em prol de melhoramento do desenvolvimento da tecnologia da informação. Assim como nos outros programas, primeiramente deverá ser preenchida a ação UFPA a ser realizada com o indicador e meta respectiva, bem como a iniciativa tática a que está vinculada. Em seguida, serão preenchidos os valores projetados para estas ações, nas respectivas naturezas de despesas. Caso exista mais de uma ação, deverão ser colocadas nas linhas abaixo neste mesmo programa. A imagem 11 demonstra um exemplo meramente ilustrativo do preenchimento deste programa.

26 Imagem 11 Exemplo ilustrativo Gestão da tecnologia da informação iv. Programa 03: Neste programa deverão ser alocadas todas as ações desenvolvidas para o pleno funcionamento administrativo da unidade, bem como acadêmico das subunidades. Assim como nos outros programas, primeiramente deverá ser preenchida a ação UFPA a ser realizada com o indicador e meta respectiva, bem como a iniciativa tática a que está vinculada. Em seguida, serão preenchidos os valores projetados para estas ações, nas respectivas naturezas de despesas. Caso exista mais de uma ação, deverão ser colocadas nas linhas abaixo neste mesmo programa. A imagem 12 demonstra um exemplo meramente ilustrativo do preenchimento deste programa.

27 Imagem 12 Exemplo ilustrativo Funcionamento das unidades e subunidades OBS: A soma dos recursos alocados nos programas 03, 04, 13 e 20 deverá ser igual à soma da Matriz orçamentária e Matriz PROINFRA/TI. d. Outras Matrizes (Condetuf, Condicap, Hospitais veterinários e funcionamento da educação à distância): As unidades que possuem recursos distribuídos por estas matrizes deverão alocá-los nos programas correspondentes, conforme Anexo III. Assim como nos outros programas, primeiramente deverá ser preenchida a ação UFPA a ser realizada com o indicador e meta respectiva, bem como a iniciativa tática a que está vinculada. Em seguida, serão preenchidos os valores projetados para estas ações, nas respectivas naturezas de despesas. Caso exista mais de uma ação, deverão ser colocadas nas linhas abaixo no mesmo programa. 6. No campo indicado na Imagem 13, será exibido o status de preenchimento do formulário. Inicialmente, aparecerá NÃO PREENCHIDO. A partir do inicio do preenchimento aparecerá o status EM PREENCHIMENTO. Com a finalização do

28 preenchimento, atendidas as regras quanto aos limites disponíveis por matrizes de distribuição, o status se alterará para PREENCHIMENTO FINALIZADO. Imagem 13 Status de preenchimento 7. Aquelas unidades que não possuem algum tipo de projeção para arrecadação de recursos próprios deverá finalizar o preenchimento neste momento e encaminhar o arquivo no prazo estabelecido no item 3 destas diretrizes, para o orcamento@ufpa.br, devidamente identificadas no nome do arquivo conforme segue: Sigla da Unidade PGO Já as unidades que possuem algum tipo de projeção para arrecadação de recursos próprios deverão acessar a planilha especifica pelo ícone Receita própria, conforme demonstra a imagem 14.

29 Imagem 14 Ícone para acesso a planilha de receita própria a. A planilha contém campos de projeção de arrecadação para contratos e convênios. b. Caso a unidade tenha projeção de arrecadação de convênios com outros entes federativos (Estados e Municípios), bem com empresas privadas, deverá inserir as informações nos campos da Fonte 281. i. Projeto / Atividade: Deverão ser preenchidos os dados principais do Projeto, como, por exemplo, nome, objetivo e prazo de vigência. Em seguida, preencher os dados do coordenador do projeto com contatos de telefone e . Por conseguinte, é necessária a indicação se já existe instrumento oficializado. Caso já exista, é fundamental o envio desse instrumento escaneado junto ao arquivo desta proposta. ii. Receita a arrecadar: Por fim, é necessário o preenchimento dos valores projetados a serem arrecadados, por projetos, divididos entre custeio e capital, para os anos de 2019 e 2020, de acordo demonstra o cronograma de desembolso indicado no instrumento do projeto. iii. Essas informações deverão ser inseridas nos campos indicados na imagem 15.

30 Imagem 15 Tela de preenchimento de Receita própria campo fonte 281 c. Caso a unidade tenha projeção de arrecadação por contrato de prestação de serviços, como, por exemplo, turmas de mestrado, graduação e especialização auto financiados, serviços de incubação de base tecnológica, bem como aluguel de espaços físicos, deverá inserir as informações nos campos da Fonte 250. i. Projeto / Atividade: Deverão ser preenchidos os dados principais do serviço, como, por exemplo, nome, objetivo e prazo de vigência. ii. Necessidade de orçamento por projeção de arrecadação: Por fim, é necessário o preenchimento dos valores necessários de orçamento projetados pela perspectiva de arrecadação, por serviços, divididos entre custeio e capital, para os anos de 2019 e 2020, de acordo demonstra o cronograma de desembolso indicado nos instrumentos. iii. Essas informações deverão ser inseridas nos campos indicados na imagem 16.

31 Imagem 16 Tela de preenchimento de Receita própria campo fonte Finalizado o preenchimento, a unidade devee encaminhar o arquivo no prazo estabelecido no item 3 destas diretrizes, para o orcamento@ufpa.br, devidamente identificadas no nome do arquivo conforme segue: Sigla da Unidade PGO 2020.

32 ANEXO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE PLANEJAMENTO MOVIMENTAÇÃO 01/ UNIDADE MOVIMENTAÇÃO DE RECURSOS - PGO 2020 MOVIMENTAÇÕES PARA DEMANDA DE SERVIÇOS SERVIÇO VALOR SERVIÇO VALOR SERVIÇOS DE CORRESPONDÊNCIAS DIARIAS DE MOTORISTA COMBUSTIVEL MANUTENÇÃO DE VEICULOS SERVIÇOS DE REFRIGERAÇÃO MANUTENÇÃO PREDIAL MANUTENÇÃO HIDRÁULICA SERVIÇOS DE TELEFONIA MANUTENÇÃO DE EXTINTORES GRÁFICA INFORMAÇÕES DA UNIDADE REQUISITANTE PLANO INTERNO TOTAL A TRANSFERIR PROCESSO OUTRAS MOVIMENTAÇÕES PLANO INTERNO PTRES UNID. RESPONSÁVEL - UGR NATUREZA DE DESPESA CANCELAMENTO SUPLEMENTAÇÃO TOTAL R$ 0,00 R$ 0,00 JUSTIFICATIVA 8 (Informar o que motivou a necessidade de movimentação dos recursos em tela, bem como os impactos da redução dos valores na ação que será debitada): Belém, xx de xxxx de Nome do Dirigente Cargo do Dirigente - Portaria

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA PGO EXERCÍCIO 2019

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA PGO EXERCÍCIO 2019 Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Diretoria de Planejamento DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA PGO

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA PGO EXERCÍCIO 2017

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA PGO EXERCÍCIO 2017 Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Diretoria de Planejamento DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA PGO

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA PGO EXERCÍCIO 2018 UNIDADES ADMINISTRATIVAS

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA PGO EXERCÍCIO 2018 UNIDADES ADMINISTRATIVAS Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Diretoria de Planejamento DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA PGO

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA PGO EXERCÍCIO 2019 UNIDADES ADMINISTRATIVAS

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA PGO EXERCÍCIO 2019 UNIDADES ADMINISTRATIVAS Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Diretoria de Planejamento DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA PGO

Leia mais

Memorando Circular Nº 05/2018 PROPLAN Belém, 28 de fevereiro de 2018.

Memorando Circular Nº 05/2018 PROPLAN Belém, 28 de fevereiro de 2018. Memorando Circular Nº 05/2018 PROPLAN Belém, 28 de fevereiro de 2018. PARA: Reitor, Vice-Reitor, AUDIN, ASCOM, ADIS, Ouvidoria da UFPA, Prefeitura da UFPA,SAEST, Arquivo Central da UFPA, Biblioteca Central

Leia mais

our office 0anos.ufpa.br/2017

our office 0anos.ufpa.br/2017 1 our office 0anos.ufpa.br/2017 Orientações para elaboração do Relatório Anual de Atividades (RAA) 2018 Facilitador: Maria da Conceição Gonçalves Ferreira DINFI/PROPLAN, 7 de dezembro de 2018 Belém Pará

Leia mais

V Encontro sobre Relatório de Gestão da UFPA

V Encontro sobre Relatório de Gestão da UFPA V Encontro sobre Relatório de Gestão da UFPA 10 de dezembro de 2015 Programação Planejamento PDI Plano de Desenvolvimento institucional Análise dos resultados alcançados a partir do PDI PDU Plano de Desenvolvimento

Leia mais

Capacitação sobre Procedimentos Administrativos. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) Pró-Reitoria Administrativa (PRA)

Capacitação sobre Procedimentos Administrativos. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) Pró-Reitoria Administrativa (PRA) Capacitação sobre Procedimentos Administrativos Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) Pró-Reitoria Administrativa (PRA) 1 Orçamento Noções gerais e procedimentos institucionais Superintendência

Leia mais

Gestão estratégica do orçamento na UFPA e sua integração com o PDI e PPA em consonância com a Legislação em vigor.

Gestão estratégica do orçamento na UFPA e sua integração com o PDI e PPA em consonância com a Legislação em vigor. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Gestão estratégica do orçamento na UFPA e

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 28 DE SETEMBRO DE 2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 28 DE SETEMBRO DE 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.962, DE 28 DE SETEMBRO DE 2017 Aprova a oferta dos Cursos de Graduação da Universidade

Leia mais

11. Demonstrativo de Capacidade e Sustentabilidade Financeira

11. Demonstrativo de Capacidade e Sustentabilidade Financeira 11. Demonstrativo de Capacidade e Sustentabilidade Financeira 188 PDI 2015-2019 11.1 Planejamento orçamentário e financeiro O Orçamento Público, em sentido amplo, é um documento legal (aprovado por lei)

Leia mais

O Planejamento no Contexto do Plano Anual de Aquisições da UFPA para Apresentação: Carlos Max Miranda de Andrade Diretor de Planejamento

O Planejamento no Contexto do Plano Anual de Aquisições da UFPA para Apresentação: Carlos Max Miranda de Andrade Diretor de Planejamento O Planejamento no Contexto do Plano Anual de Aquisições da UFPA para 2020 Apresentação: Carlos Max Miranda de Andrade Diretor de Planejamento Belém (PA), 24 de Janeiro de 2019 Planejamento Planejar é determinar

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO

INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA SCPO Beatriz Rodrigues Garcia (DGO) e Carlos Maurício Jaborandy (DGTI) SISTEMA DE CAPTAÇÃO

Leia mais

Orçamento Pró Reitoria de Avaliação Institucional e Planejamento Data: Maio/2017

Orçamento Pró Reitoria de Avaliação Institucional e Planejamento Data: Maio/2017 Orçamento 2018 Pró Reitoria de Avaliação Institucional e Planejamento Data: Maio/2017 Princípio norteador Possibilitar maior inclusão da comunidade acadêmica na construção doorçamentodaufgd. 2 Captações

Leia mais

Plano de Gestão Orçamentária PGO

Plano de Gestão Orçamentária PGO Plano de Gestão Orçamentária PGO - 2017 Marabá/PA Dezembro de 201 6 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Maurílio

Leia mais

Em, 12 de março de Regional Goiânia. A Lei Orçamentária Anual (LOA) estabelece os Orçamentos da União,

Em, 12 de março de Regional Goiânia. A Lei Orçamentária Anual (LOA) estabelece os Orçamentos da União, Memorando-Circular n.º 004/PROAD/UFG Em, 12 de março de 2018. Ao Magnífico Reitor, Pró-Reitores e Diretores das Unidades Acadêmicas da Regional Goiânia. Assunto: Distribuição Orçamentária da Regional Goiânia

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO 5. ASPECTOS FINANCEIROS E ORÇAMENTÁRIOS 5.1 DEMONSTRAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA O Instituto Federal do Amazonas IFAM, é uma Autarquia federal, vinculada diretamente

Leia mais

ORÇAMENTO UFMA Os Quadros a seguir demonstram o Orçamento da UFMA para o exercício de 2018.

ORÇAMENTO UFMA Os Quadros a seguir demonstram o Orçamento da UFMA para o exercício de 2018. ORÇAMENTO UFMA 2018 O orçamento da Universidade Federal do Maranhão é definido anualmente pelo Ministério da Educação e pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão - MPDG. Seu referendo é

Leia mais

Categoria dos Participantes. Interesse por Modalidade RELATÓRIO DO LEVANTAMENTO DE INTERESSE EM QUALIFICAÇÃO 6% 8% 12% 30% 88% 56%

Categoria dos Participantes. Interesse por Modalidade RELATÓRIO DO LEVANTAMENTO DE INTERESSE EM QUALIFICAÇÃO 6% 8% 12% 30% 88% 56% O presente relatório foi elaborado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP), por meio da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT), para divulgar os resultados do

Leia mais

Nomenclatura: Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal.

Nomenclatura: Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal. O que é o SIORG Nomenclatura: Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal. É o Sistema informatizado de controle das estruturas organizacionais responsável pelo catálogo de órgãos

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS RESOLUÇÃO CODIR Nº 03, DE 05 DE MAIO DE 2016. Estabelece, ad referendum, normas e procedimentos para a elaboração, cadastro, validação e revisão do Plano Anual de Trabalho 2017 do IFSC. A PRESIDENTE DO

Leia mais

ORÇAMENTO UFMA ,00 Quadro 1. R$ ,00 Portaria Nº 28/MPDG, estabelece limite

ORÇAMENTO UFMA ,00 Quadro 1. R$ ,00 Portaria Nº 28/MPDG, estabelece limite ORÇAMENTO UFMA 2017 O orçamento da Universidade Federal do Maranhão é definido anualmente pelo Ministério da Educação e pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão - MPDG. Seu referendo é

Leia mais

1º Relato da Reunião da Regional Norte de 2016

1º Relato da Reunião da Regional Norte de 2016 1º Relato da Reunião da Regional Norte de 2016 Macapá, 26 de agosto de 2016 Nº de ordem REGIONAL NORTE Dirigente Sigla 01 Universidade Federal do Acre UFAC 02 Universidade Federal do Amapá UNIFAP 03 Universidade

Leia mais

Prof. Dr. Edmar Tavares da Costa Pró-Reitor de Ensino de Graduação Portaria Nº 4.487/2016-UFPA

Prof. Dr. Edmar Tavares da Costa Pró-Reitor de Ensino de Graduação Portaria Nº 4.487/2016-UFPA Memo. Circular nº 217/2018-PROEG Belém, 01 de agosto de 2018. Aos: Dirigentes da Graduação Assunto: Oferta de Vagas para as Seleções de 2019 Senhores Gestores de Unidades e Subunidades, A Pró-Reitoria

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá TUTORIAL PARA PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS DE PROJETOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS RECURSOS GERENCIADOS PELA UEM IMPORTANTE!! Rotina dos projetos de prestação de serviços 1 Coordenador do Projeto: Deve elaborar

Leia mais

PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA (PGO) Exercício 2018 Versão: LOA

PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA (PGO) Exercício 2018 Versão: LOA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA (PGO) Exercício 2018 Versão: LOA Dotação de Recursos para as Unidades Administrativas e Acadêmicas BELÉM PARÁ Janeiro de 2018 EMMANUEL ZAGURY TOURINHO

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA/PROAD Nº 01, DE 30 DE JUNHO DE 2016.

INSTRUÇÃO NORMATIVA/PROAD Nº 01, DE 30 DE JUNHO DE 2016. INSTRUÇÃO NORMATIVA/PROAD Nº 01, DE 30 DE JUNHO DE 2016. Dispõe sobre a elaboração da Proposta Orçamentária 2017 e dá outras providências. O PRESIDENTE DO COLÉGIO DE DIRIGENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE

Leia mais

UNIDADE SIASS Nº 30/UFPA

UNIDADE SIASS Nº 30/UFPA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL DIRETORIA DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA COORDENADORIA DE VIGILÂNCIA À SAÚDE DO SERVIDOR UNIDADE SIASS Nº 30/UFPA ESTRATÉGIAS

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA. Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA. Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

Leia mais

A importância da implantação do PDU para o PDI

A importância da implantação do PDU para o PDI Encontro sobre o Relatório de Gestão da UFPA A importância da implantação do PDU para o PDI Apresentação: Carlos Max Miranda de Andrade Diretor de Planejamento Belém (PA), 07 de Dezembro de 2018 Linha

Leia mais

Módulo de Orçamento. Visão Geral

Módulo de Orçamento. Visão Geral Módulo de Orçamento Visão Geral Agenda Introdução Autorizações Orçamentárias Extrato Orçamentário Remanejamentos e Descentralizações Dúvidas 2 Introdução 3 A partir de 2018, os detalhamentos e as movimentações

Leia mais

FORPLAD JUNHO/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO. Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

FORPLAD JUNHO/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO. Subsecretaria de Planejamento e Orçamento MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO FORPLAD JUNHO/2015 1 COORDENAÇÃO GERAL DE FINANÇAS Waslei José da Silva Coordenador-Geral 2 Bloqueio de Restos a Pagar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANEJAMENTO INTERNO DE CAPACITAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANEJAMENTO INTERNO DE CAPACITAÇÃO PLANEJAMENTO INTERNO DE CAPACITAÇÃO NOME DA UNIDADE ESTRATÉGICA Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN) Dirigente máximo: Prof. Anilton Salles Garcia Pró-Reitor Comissão

Leia mais

Manual do Plano de Ação

Manual do Plano de Ação Manual do Plano de Ação Ref. Plano de Ação 2016 Instruções para a elaboração do Plano de Ação. A UNILA percebeu a necessidade de normatizar o processo de planejamento visando à sua consolidação. Nesse

Leia mais

Programa de Cooperação Científica e Tecnológica Subprograma de Empresas Juniores. Plano de trabalho

Programa de Cooperação Científica e Tecnológica Subprograma de Empresas Juniores. Plano de trabalho Programa de Cooperação Científica e Tecnológica Subprograma de Empresas Juniores Plano de trabalho 2016-2017 1. JUSTIFICATIVA O Subprograma de Empresas Juniores, vinculado ao PDI PROGRAMA 10 PROGRAMA UNESP

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA. Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA. Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional

Plano de Desenvolvimento Institucional Plano de Desenvolvimento Institucional Âmbito de atuação Missão Visão Elementos Duráveis Princípios Elementos Mutáveis (periodicamente) Análise Ambiental Objetivos Estratégicos Metas Planos de Ação PDI

Leia mais

Acompanhamento do Planejamento

Acompanhamento do Planejamento MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PROPLAN Acompanhamento do Planejamento A

Leia mais

RESOLUÇÃO CODIR Nº 04, DE 18 DE MAIO DE CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

RESOLUÇÃO CODIR Nº 04, DE 18 DE MAIO DE CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS RESOLUÇÃO CODIR Nº 04, DE 18 DE MAIO DE 2017. Altera a Resolução nº 03/2017, que estabelece normas e procedimentos para a elaboração, cadastro, validação e revisão do Plano Anual de Trabalho 2018 do IFSC.

Leia mais

UFRRJ Pró-reitoria de Assuntos Financeiros ORÇAMENTO /03/2015

UFRRJ Pró-reitoria de Assuntos Financeiros ORÇAMENTO /03/2015 UFRRJ Pró-reitoria de Assuntos Financeiros ORÇAMENTO 2015 01/03/2015 Grupos de Natureza de Despesa Orçamento da UFRRJ - 2009 a 2015 Ano R$ Percentuais do Orçamento Inicial Orçamento Inicial Pessoal e Encargos

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Pró Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças

Universidade Federal do Rio de Janeiro Pró Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças Universidade Federal do Rio de Janeiro Pró Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças Rio de Janeiro, 08 de maio de 2019. SOBRE O BLOQUEIO NO ORÇAMENTO DA UFRJ EM 2019 Após sucessivos contingenciamentos

Leia mais

RESOLUÇÃO CODIR Nº 01, DE 18 DE ABRIL DE 2018.

RESOLUÇÃO CODIR Nº 01, DE 18 DE ABRIL DE 2018. RESOLUÇÃO CODIR Nº 01, DE 18 DE ABRIL DE 2018. Estabelece as normas para o processo de elaboração e revisão do Plano Anual de Trabalho (PAT) 2019 do IFSC. A PRESIDENTE DO COLÉGIO DE DIRIGENTES DO INSTITUTO

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PLANO ANUAL DE AQUISIÇÕES DA UFPA 2020

ORIENTAÇÕES PARA O PLANO ANUAL DE AQUISIÇÕES DA UFPA 2020 ORIENTAÇÕES PARA O PLANO ANUAL DE AQUISIÇÕES DA UFPA 2020 INTRODUÇÃO VAMOS INICIAR O PLANEJAMENTO DE AQUISIÇÕES DA UFPA! ESTE ANO, O PLANO POSSUI ALGUMAS ORIENTAÇÕES DADAS PELA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO GERAL RESOLUÇÃO DE POLÍTICA ORÇAMENTÁRIA Com modificações aprovadas pela Câmara de Planejamento do CONSAD em reuniões

Leia mais

Este Manual contém as informações básicas para o acompanhamento físico-financeiro das ações constantes na Lei Orçamentária Anual 2013.

Este Manual contém as informações básicas para o acompanhamento físico-financeiro das ações constantes na Lei Orçamentária Anual 2013. Este Manual contém as informações básicas para o acompanhamento físico-financeiro das ações constantes na Lei Orçamentária Anual 2013. O módulo Planejamento e Acompanhamento Orçamentário está substituindo

Leia mais

Associação de Pais e Amigos do CAp UFRJ Desde 1996

Associação de Pais e Amigos do CAp UFRJ Desde 1996 Associação de Pais e Amigos do CAp UFRJ Desde 1996 MISSÃO: Criar as condições para que os pais e responsáveis exerçam efetivamente o seu poder-dever de participação ativa na vida da escola e atuar em prol

Leia mais

Distribuição de Recursos de Investimentos Pró-Reitoria de Avaliação Institucional e Planejamento PROAP/COPLAN/COOF/ASS Apresentação: Alex Fraga

Distribuição de Recursos de Investimentos Pró-Reitoria de Avaliação Institucional e Planejamento PROAP/COPLAN/COOF/ASS Apresentação: Alex Fraga Distribuição de Recursos de Investimentos 2017 Pró-Reitoria de Avaliação Institucional e Planejamento PROAP/COPLAN/COOF/ASS Apresentação: Alex Fraga Apresentação: Disposição das informações 1a Parte: Notas

Leia mais

Processo de Integração de Orçamento e Planejamento: Avaliação e Orientações

Processo de Integração de Orçamento e Planejamento: Avaliação e Orientações Processo de Integração de Orçamento e Planejamento: Avaliação e Orientações Área: Administração Orçamentária Estrutura da Apresentação 1 Integração entre orçamento e PDI 2 Planos Internos 3 Funcionalidade

Leia mais

FORPLAD Pelotas Março/2016

FORPLAD Pelotas Março/2016 FORPLAD Pelotas Março/2016 Contingenciamento de 2016 R$ 23,4 bilhões 2016 LOA Limite Contingenciamento R$ bi % PIB R$ bi % PIB R$ bi % PIB PAC 30,7 0,5 26,5 0,4 4,2 0,1 Obrigatórias 124,6 2,0 124,6 2,0

Leia mais

Dotação de Recursos para as Unidades Administrativas e Acadêmicas

Dotação de Recursos para as Unidades Administrativas e Acadêmicas UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Dotação de Recursos para as Unidades Administrativas e Acadêmicas BELÉM PARÁ Janeiro - 2019 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EMMANUEL ZAGURY TOURINHO GILMAR PEREIRA DA SILVA MARCELO

Leia mais

Operações de Orçamento

Operações de Orçamento Operações de Orçamento Pró-reitoria de Administração 1 SUMÁRIO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 19 20 21 22 GLOSSÁRIO O IFSULDEMINAS A ESTRUTURA A REITORIA A CARTILHA ORÇAMENTO IFSULDEMINAS

Leia mais

Universidade Federal do Pará Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Como será a elaboração do novo PDI da UFPA?

Universidade Federal do Pará Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Como será a elaboração do novo PDI da UFPA? Universidade Federal do Pará Pró-Reitoria de Planejamento e esenvolvimento Institucional Como será a elaboração do novo PI da UFPA? Premissas básicas para a construção do Novo PI Participação multidisciplinar

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 001, de 10 de fevereiro de 2014. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO Disciplina os procedimentos administrativos relativos à tramitação

Leia mais

Conselho Federal de Contabilidade

Conselho Federal de Contabilidade INSTRUÇÃO DE TRABALHO INT/VPCI Nº 13/2016 Assunto: Orientação para a elaboração do Plano de Trabalho e Orçamento Exercício de 2017, para o Sistema CFC/CRCs 1. Apresentação Esta instrução tem por objetivo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. ORÇAMENTO Primeira Revisão

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. ORÇAMENTO Primeira Revisão UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ORÇAMENTO 2017 - Primeira Revisão JUNHO/2017 CODAGE Coordenadoria de Administração Geral Rua da Reitoria, 374 5 o andar Cidade Universitária 05508-220 São Paulo/SP (11) 3091-3014

Leia mais

PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA

PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA Plano Operativo Anual 2017 Junho 2017 1 INTRODUÇÃO A programação do orçamento no CEFETRJ está

Leia mais

PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA (PGO) Exercício 2017 Versão: LOA

PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA (PGO) Exercício 2017 Versão: LOA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA (PGO) Exercício 2017 Versão: LOA Dotação de Recursos para as Unidades Administrativas e Acadêmicas BELÉM PARÁ Janeiro de 2017 EMMANUEL ZAGURY TOURINHO

Leia mais

DIRETORIA ADMINISTRATIVA (DAP) Março/2018

DIRETORIA ADMINISTRATIVA (DAP) Março/2018 PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO, VALIDAÇÃO E REVISÃO DO PLANO ANUAL DE AÇÕES (PAA) 2018 DIRETORIA ADMINISTRATIVA (DAP) Março/2018 1. Controle de Versão Data Versão Descrição Autor 19/03/2018 1.0 Criação

Leia mais

ATO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: RC - Resolução do CONSEPE. Resolução n. 78, de 18 de agosto de 2011.

ATO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: RC - Resolução do CONSEPE. Resolução n. 78, de 18 de agosto de 2011. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Avenida Presidente Tancredo Neves, 2501 Terra Firme Cep: 66077-530-Caixa Postal,

Leia mais

EDITAL FOPESQ 2012 PROGRAMA DE FOMENTO À PESQUISA NA UFF

EDITAL FOPESQ 2012 PROGRAMA DE FOMENTO À PESQUISA NA UFF EDITAL FOPESQ 2012 PROGRAMA DE FOMENTO À PESQUISA NA UFF O Edital do Programa de Fomento à Pesquisa, FOPESQ, tem como principal meta auxiliar as atividades de pesquisa desenvolvidas na UFF por seus pesquisadores

Leia mais

DOTAÇÃO INICIAL DISCRIMINAÇÃO

DOTAÇÃO INICIAL DISCRIMINAÇÃO DOTAÇÃO INICIAL TOTAL DE RECURSOS UNIÃO 458.051.447,00 Despesas com Pessoal, Encargos Sociais e Benefícios 329.521.983,00 Despesas Correntes 72.573.349,00 Despesas de Capital 55.956.115,00 TOTAL DE RECURSOS

Leia mais

Portal da Transparência:

Portal da Transparência: Portal da Transparência: O Portal da Transparência foi desenvolvido pela Fiorilli S/C Ltda Software para atender às disposições da Lei Complementar nº. 131, de 27 de maio de 2009, que alterou a Lei Complementar

Leia mais

A importância da coleta de dados para o Relatório de Gestão da Instituição e alguns resultados de 2012

A importância da coleta de dados para o Relatório de Gestão da Instituição e alguns resultados de 2012 A importância da coleta de dados para o Relatório de Gestão da Instituição e alguns resultados de 2012 Jaciane do Carmo Ribeiro III Encontro de Relatório de Gestão 10/12/2013 Agenda Competências da DINFI

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL TUTORIAL MÓDULO PLANEJAMENTO SUAP

INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL TUTORIAL MÓDULO PLANEJAMENTO SUAP INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL TUTORIAL MÓDULO PLANEJAMENTO SUAP FORTALEZA 2016 1. FUNÇÕES DO MÓDULO PLANEJAMENTO Para

Leia mais

UFRRJ Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros. Orçamento de Abril de 2014

UFRRJ Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros. Orçamento de Abril de 2014 UFRRJ Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros Orçamento 2014 17 de Abril de 2014 Ano Grupos de Natureza de Despesa Orçamento UFRRJ - 2009 a 2014 Pessoal e Encargos Sociais Outras Despesas Correntes Investimentos

Leia mais

FORPLAD NOVEMBRO/2014

FORPLAD NOVEMBRO/2014 Coordenação-Geral de Suporte à Gestão Orçamentária FORPLAD NOVEMBRO/2014 Eduardo Augusto de Abreu Costa Coordenador de Estudos e Acompanhamento Orçamentário CEAO/CGO/SPO/SE/MEC Eduardo.costa@mec.gov.br

Leia mais

CICLO ORÇAMENTÁRIO PARA 2018 LDO PPA LOA

CICLO ORÇAMENTÁRIO PARA 2018 LDO PPA LOA CICLO ORÇAMENTÁRIO PARA 2018 LDO PPA LOA Fundamentação Legal Constituição Federal Art. 165 Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I o plano plurianual; II as diretrizes orçamentárias; III

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Maio de 2015 SUMÁRIO DA APRESENTAÇÃO Introdução Eixos temáticos Metodologia de Elaboração

Leia mais

Recursos do Tesouro Assistência Estudantil Orçamento do campus de Canindé

Recursos do Tesouro Assistência Estudantil Orçamento do campus de Canindé ANEXO V - CAMPUS CANINDÉ Cálculo do Orçamento de O orçamento do campus de é a soma dos recursos para custeio do campus e o valor da assistência estudantil, que será provido pelo Tesouro através da SOF

Leia mais

Docentes : Técnico-Administrativos : Efetivos : Substitutos : Visitantes : 1º e 2º Graus : Total :

Docentes : Técnico-Administrativos : Efetivos : Substitutos : Visitantes : 1º e 2º Graus : Total : 15 Tabela 4.1 - UFPA em Números - 1999 Nome : Universidade Federal do Pará Criação : Lei nº 3.191, de 2 / 07 / 1957 Campi : 9 Centros : 11 Departamentos : 69 Núcleos : 6 Hospital Universitário : 2 Restaurante

Leia mais

MEC SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO FORPLAD MARÇO2013. MANOELA DUTRA MACEDO Coordenadora-Geral de Planejamento SPO/SE/MEC

MEC SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO FORPLAD MARÇO2013. MANOELA DUTRA MACEDO Coordenadora-Geral de Planejamento SPO/SE/MEC MEC SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO FORPLAD MARÇO2013 MANOELA DUTRA MACEDO Coordenadora-Geral de Planejamento SPO/SE/MEC Normativos MONITORAMENTO DAS AÇÕES ORÇAMENTÁRIAS Portaria nº 103, de 19

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ CONTAS PÚBLICAS ORÇAMENTO Pró-reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças / PR-3

Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ CONTAS PÚBLICAS ORÇAMENTO Pró-reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças / PR-3 UFRJ CONTAS PÚBLICAS ORÇAMENTO 2019 Evolução/Involução do Orçamento da UFRJ AÇÕES ORÇAMENTÁRIAS 2017 2018 2019 FUNCIONAMENTO DAS IFES - CUSTEIO 147.291.837 147.197.516 147.578.835 FUNCIONAMENTO - PRE 122.337.877

Leia mais

PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA

PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA Plano Operativo Anual 2016 Junho 2016 1 INTRODUÇÃO A programação do orçamento no CEFET-RJ está

Leia mais

Assunto: Diretrizes sobre trâmite processual para emissão, alteração, execução e prestação de contas de termos de execução descentralizada.

Assunto: Diretrizes sobre trâmite processual para emissão, alteração, execução e prestação de contas de termos de execução descentralizada. NOTA TÉCNICA Nº 01/2018 DOR/PRAF/Reitoria/IFPB Assunto: Diretrizes sobre trâmite processual para emissão, alteração, execução e prestação de contas de termos de execução descentralizada. 1. Introdução

Leia mais

TUTORIAL PARA SOLICITAÇÃO DE RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS

TUTORIAL PARA SOLICITAÇÃO DE RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS TUTORIAL PARA SOLICITAÇÃO DE RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS O processo de solicitação de recursos a partir do exercício de 2019 sofrerá pequenas alterações com vistas a agilizar a programação orçamentária. Seguindo

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS

DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS ESTRUTURA - DIRETORIA - SECRETÁRIA

Leia mais

Plano Anual de Trabalho 2019

Plano Anual de Trabalho 2019 Plano Anual de Trabalho 2019 PRIMEIRO SEMESTRE PLANO ANUAL DE TRABALHO MARÇO RELATÓRIO DE GESTÃO A CADA 5 ANOS PDI JULHO PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E METAS FÍSICAS ANO SEGUINTE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA FINAL

Leia mais

Noções sobre o financiamento e alocação de recursos em saúde

Noções sobre o financiamento e alocação de recursos em saúde Noções sobre o financiamento e alocação de recursos em saúde Demandas e custos em saúde são crescentes tendência mundial Mudanças no perfil demográfico (envelhecimento da população e diminuição das taxas

Leia mais

Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha enviar para o

Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha enviar para o Brasília-DF, 07 a 11/10/2019 Horário: 08h ás 13h Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha enviar para o email: secretaria@abop.org.br I - OBJETIVO: Capacitar o usuário quanto à utilização prática

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA PARA 2017 VISÃO GERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA PARA 2017 VISÃO GERAL EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA PARA 2017 VISÃO GERAL I. Principais Grupos para Execução do Orçamento da Universidade a. Pessoal: Salários e benefícios com servidores ativos e aposentados b. Despesas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 28 DE AGOSTO DE 2014

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 28 DE AGOSTO DE 2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.561, DE 28 DE AGOSTO DE 2014 Aprova a oferta dos Cursos de Graduação da Universidade

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Agosto de 2015 INTRODUÇÃO O Ministério de Educação (MEC) através do Sistema Nacional

Leia mais

PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA OFERTA DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO 2019/1

PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA OFERTA DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO 2019/1 PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA OFERTA DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO 2019/1 A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura torna públicas as orientações gerais para oferta

Leia mais

SEMINÁRIO FINANÇAS PÚBLICAS

SEMINÁRIO FINANÇAS PÚBLICAS SEMINÁRIO FINANÇAS PÚBLICAS SINDIJUDICIÁRIO ES 25/08/2017 Cid Cordeiro Silva Economista 1. ORÇAMENTO PÚBLICO Ciclo orçamentário Plano Plurianual PPA, Lei Anual LOA, Lei de Diretrizes orçamentárias LDO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 20 DE SETEMBRO DE 2016

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 20 DE SETEMBRO DE 2016 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.853, DE 20 DE SETEMBRO DE 2016 Aprova a oferta dos Cursos de Graduação da Universidade

Leia mais

EDITAL 07/2017 PROPESP/PROINTER PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

EDITAL 07/2017 PROPESP/PROINTER PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL 07/2017 PROPESP/PROINTER PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e a Pró-Reitoria de Relações

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 20 DE SETEMBRO DE 2016

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 20 DE SETEMBRO DE 2016 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.854, DE 20 DE SETEMBRO DE 2016 Aprova a oferta de Cursos de Graduação da Universidade

Leia mais

Validação das avaliações setoriais do Plano Plurianual - PPA por unidade orçamentária - por dia (4)

Validação das avaliações setoriais do Plano Plurianual - PPA por unidade orçamentária - por dia (4) PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO Decreto nº.13.528, de 2 de maio de 2014 QUADRO DE DETALHAMENTO DE TAREFAS QDT (ANEXO I) CÓDIGO ATIVIDADE NÍVEL 1 2 3 4 5 6 7 8 Análise e validação das propostas setoriais

Leia mais

CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE 2018 1 Cartilha sobre Orçamento 1 - Entendendo o orçamento público A lei do orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a

Leia mais

Relação Geral. Seções eleitorais, localização e eleitores 1ª SEÇÃO ELEITORAL: AUDITÓRIO DA REITORIA

Relação Geral. Seções eleitorais, localização e eleitores 1ª SEÇÃO ELEITORAL: AUDITÓRIO DA REITORIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ COMISSÃO ELEITORAL 2009-2013 RESOLUÇÃO CONSUN Nº 653, 03.10.2008 PORTARIA/REITORIA Nº 4554, 12.11.2008 Relação Geral Seções eleitorais, localização

Leia mais

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria 1ª Versão 1 Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria PROCESSO DE GESTÃO DO PLANO DE AÇÃO E 1ª Versão 2 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO INSTITUCIONAL Coordenadoria de Programação Orçamentária

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO INSTITUCIONAL Coordenadoria de Programação Orçamentária Maceió, 03 de julho de 2017. 2ª NOTA TÉCNICA ACERCA DO ORÇAMENTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2017 Cumprindo, mais uma vez, com o princípio da transparência que é basilar

Leia mais

2. Acompanhamento do cumprimento das Metas previstas no PPA/ LDO/ LOA

2. Acompanhamento do cumprimento das Metas previstas no PPA/ LDO/ LOA 05 RELATÓRIO DE AUDITORIA 21/DEZEMBRO/2016 OBJETIVO: Realizar uma avaliação do acompanhamento das metas físicas e financeiras previstas no PPA e LDO. EXECUÇÃO DOS TRABALHOS: 23/11 a 13/12 ( 2 servidores

Leia mais

Comissão de Modelos. Relato de Atividades. Poty Rodrigues de Lucena UFOB Coordenador

Comissão de Modelos. Relato de Atividades. Poty Rodrigues de Lucena UFOB Coordenador Poty Rodrigues de Lucena UFOB Coordenador Comissão de Modelos Relato de Atividades Apresentado em 14 de março de 2018 I Reunião do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das IFES Natal/RN

Leia mais

Manual para acompanhamento orçamentário das ações 2015 Simec

Manual para acompanhamento orçamentário das ações 2015 Simec Manual para acompanhamento orçamentário das ações 2015 Simec Este Manual contém as informações básicas para o acompanhamento físico-financeiro das ações constantes na Lei Orçamentária Anual 2015. O módulo

Leia mais

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Gestão por Processos: De acordo com o Manual de Gestão por Processos do Ministério Publico Federal (2013): A Gestão por Processos compreende

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL

RELATÓRIO ANUAL ASSOCIAÇÃO FUNDO DE INCENTIVO À PESQUISA AFIP Associação Fundo de Incentivo a Pesquisa PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DIAGNÓSTICO POR MEIO DE IMAGEM (Mamografia, Ultrassonografia, Raio X Simples e Contrastado)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO ORIENTAÇÃOES 04MAR2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO ORIENTAÇÃOES 04MAR2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO 2015 - ORIENTAÇÃOES 04MAR2015 ORÇAMENTO DA UNIÃO EXERCÍCIO FINANCEIRO 2015 PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA PLOA 2015 VOLUME V

Leia mais

PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA

PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA Plano Operativo Anual 2013 Março 2013 INTRODUÇÃO A programação do orçamento no CEFET-RJ deverá

Leia mais