Procedimentos entre Professor e Aluno, para o estabelecimento de um clima de estudos em sala de aula

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Procedimentos entre Professor e Aluno, para o estabelecimento de um clima de estudos em sala de aula"

Transcrição

1 estudos em sala de aula Português e Redação (EF I I): Elaborados pelos professores: Eleneuza, Glenys e Odirley. Introdução: Os alunos percebem desde os primeiros dias de aula, a seriedade da proposta de cada professor. O sucesso na educação é decorrente, portanto, de uma construção que acontece todos os dias e que exige também objetivos criteriosamente definidos, para a obtenção de melhores resultados. Nesse sentido é preciso deixar claros alguns limites e estabelecer canais de comunicação constantes. Português O aluno deverá: - Trazer o material necessário pertinente à aula: caderno de caligrafia (somente para 6º e 7º anos do Ensino Fundamental ll), dicionário, apostila (s)... - Fazer anotações das aulas expositivas no caderno, bem como as correções realizadas na lousa ou oralmente pelo (a) professor (a). - Respeitar os lugares determinados para sentar-se (mapa da sala de aula). - Verificar (executar, copiar, estudar) as tarefas realizadas e solicitadas, com o (a) representante de classe, na aula subsequente à sua ausência, se for o caso. O não cumprimento de algum item acima acarretará a anotação do fato, no livro de ocorrências. - Evitar a saída da sala, em aula. - Entregar e realizar as atividades propostas nas datas previamente estipuladas pelo (a) professor (a). Caso contrário, terá uma segunda e única chance, que ocorrerá na aula seguinte. Porém o valor da nota será de 60%. Salvo a prova do livro paradidático, na qual haverá a segunda chance, apenas e tão somente, mediante um atestado médico. Sobretudo, o valor da nota também será de 60%. - Executar a tarefa de casa, senão perderá ponto (avaliação formativa) Redação O aluno deverá: - Trazer o material necessário pertinente à aula, como por exemplo, dicionário, caderno para a elaboração de textos propostos, apostila (s),... - Realizar as produções textuais em um caderno. - Ler a sua própria redação, quando o (a) professor (a) solicitar, bem como a reescrita. - Fazer anotações das aulas expositivas. - Respeitar os lugares determinados para sentar-se (mapa da sala de aula). - Verificar (desenvolver) a (s) proposta (s) da redação com o (a) representante de classe, na aula subsequente à sua ausência, se for o caso. O não cumprimento de algum item acima acarretará a anotação do fato, no livro de ocorrências. - Evitar a saída da sala, em aula. - Entregar e realizar as atividades propostas nas datas previamente estipuladas pelo (a) professor (a). Caso contrário, terá uma segunda e única chance, que ocorrerá na aula seguinte. Porém o valor da nota será de 60%. - Desenvolver a (s) redação (s) solicitada (s) como tarefa para casa, senão perderá ponto (avaliação formativa).

2 estudos em sala de aula Geografia (EF II): Elaborado pelo profº Marcos Henrique e Michelly As lições de casa deverão ser realizadas somente em casa. Elas serão vistadas na data da entrega e não serão aceitas posteriormente. Os trabalhos serão recolhidos na data combinada, caso não sejam entregues o/a aluno/a poderá entregá-lo na próxima aula do/a professor/a, ciente de que o trabalho terá o seu valor reduzido em 40%. Os trabalhos serão avaliados pelo conteúdo e organização (capa, sumário, referências bibliográficas, estética, entre outros) a critério do/a professor/a. Trazer sempre o material: apostila, caderno e outros solicitados pelo/a professor/a. A correção das avaliações deverá ser feitas no caderno e serão vistadas pelo professor/a. Durante os seminários e debates todos os alunos serão avaliados, seja durante a apresentação, seja na elaboração de perguntas. outras fontes, a nota atribuída será zero.

3 atribuída será zero. Procedimentos entre Professor e Aluno, para o estabelecimento de um clima de estudos em sala de aula Língua Inglesa (EF II): Elaborado pelos profºs Sueli, Samuel e Renata 1. Portar dicionário, apostila e caderno em todas as aulas. 2. Todas as tarefas solicitadas, incluindo as correções de provas, têm valor e são partes integrantes do processo de avaliação. 3. O estudo da língua consiste no envolvimento do aluno nas 4 habilidades (Speaking, Listening, Reading, Writing), sendo que todas fazem parte do processo de avaliação. Dessa forma, caso o aluno se negue a participar dessas atividades, o professor não poderá obrigá-lo em caráter de constrangimento e sim orientá-lo da necessidade da participação; no entanto, a nota formativa do aluno ficará comprometida no item Participação que está previsto nas normas pré-estabelecidas pela escola. 4. As tarefas de casa serão cobradas independentemente da falta do aluno na aula anterior. Caso isso ocorra, o aluno deverá procurar um representante de sala ou algum outro colega para interar-se da lição pedida. 5. O aluno deverá estar preparado para eventuais ditados com conteúdo já estudado (aula dada, aula estudada). 6. Entrega de trabalhos somente no dia estipulado pelo professor. Em caso de atraso o mesmo valerá 60%, e somente se entregue na aula seguinte. outras fontes, a nota atribuída será zero.

4 estudos em sala de aula Língua Espanhola (EF II): Elaborado pela profª Bethânia R. B. Lucas - Em todas as aulas, sem exceção, o aluno deverá trazer a apostila, o caderno, a agenda da escola e o dicionário de Espanhol. - É de extrema importância que o aluno evite faltar às aulas de Espanhol, pois há apenas uma aula por semana. - Caso o aluno falte na aula, deverá se informar (perguntando aos colegas da sala, por exemplo) qual o conteúdo dado e quais foram as atividades solicitadas para a próxima aula. Deste modo, os alunos que faltarem não poderão alegar que não fizeram a tarefa porque não sabiam qual era, já que terão uma semana para perguntar aos colegas, etc. - Os estudantes que não apresentarem a tarefa de casa e/ou trabalhos ou ainda os que não trouxerem o material completo para a aula perderão pontos na nota de participação e responsabilidade. - O estudante que não entregar o trabalho na data solicitada pela professora terá a oportunidade de entregá-lo somente na aula seguinte, mas este valerá apenas 70% da nota. (Ou seja, se o trabalho valia 10,0 passará a valer 7,0, pois serão descontados 3,0 pontos pelo atraso na entrega.) Os trabalhos somente serão aceitos com uma semana de atraso, a professora não receberá trabalhos com duas ou mais semanas de atraso. (Neste caso o aluno terá sua nota anulada nesta tarefa.) Bienvenidos a las clases de Español! outras fontes, a nota atribuída será zero.

5 estudos em sala de aula Ciências/ Biologia (EF II): - Elaborado pelas profªs Analigia e Mariana Em sala: - Todo conteúdo exposto em sala (lousa, vídeo, informática ou aulas práticas) deverá ser registrado no caderno. - Toda tarefa, trabalho, avaliações e atividades programadas deverão ser anotadas na agenda do aluno. - As tarefas de casa serão cobradas na aula seguinte e vistadas pelo professor. - Os trabalhos deverão ser entregues na data marcada. Caso contrário, o aluno terá a chance de entregá-lo na próxima aula, com a redução de 40% do valor do trabalho. - A metodologia para a entrega do trabalho será a seguinte: trabalho impresso/ manuscrito com capa, conteúdo adequado, conclusão e bibliografia. - Será cobrada a participação do aluno em sala de aula e laboratório (leitura, resolução de exercícios e atividades em geral). - Com relação à má postura (mau comportamento) em sala, durante aula ou avaliação, será chamada a atenção do aluno num primeiro momento, permanecendo a atitude inadequada, o aluno perderá pontos ou a nota da avaliação. - Em dias de avaliações será permitido apenas o uso de lápis, caneta e borracha, sendo desnecessária a permanência de estojos e outros materiais sobre a carteira. - As correções de avaliações (P1 e P2) em lousa, deverão ser anotadas no caderno (somente as questões erradas ou incompletas). - A ausência do aluno em avaliações contínuas (ou demais atividades em sala) acarretará na perda de pontos e/ou nota, pois não serão refeitas. O professor se compromete em agendar com antecedência. - Aula dada, Aula estudada. Não deixe para estudar na véspera das avaliações. No laboratório: - As normas de segurança do laboratório devem ser obedecidas. - As aulas em laboratório exigem um comportamento cuidadoso de acordo com as regras do local e o descumprimento destas acarretará no impedimento da participação do aluno ou turma na próxima atividade. - Quando for solicitado material para aula prática, no laboratório ou atividade em classe, individual ou em grupo, o aluno será responsável por trazê-lo e sua falta causará perda da nota individual e/ou do grupo.

6 estudos em sala de aula por disciplina EDUCAÇÃO ARTÍSTICA (EF II) - Elaborado pelas profªs Azeneth e Denise 1) Trazer o material básico citado a seguir em todas as aulas e o específico para algumas atividades quando o professor solicitar: - cola; - tesoura; - lápis de cor; - canetas hidrográficas; - régua; - borracha e lápis de desenho; - bloco de papel (tipo canson) A4 2) Para o desenvolvimento de seu aprendizado, o aluno deve manter o seu material limpo e em ordem, assim como os seus trabalhos, que devem ser entregues com pontualidade, evitando assim alterações na média final. 3) O aluno de participar das aulas e atividades propostas. 4) As avaliações serão contínuas e diversificadas, envolvendo as fichas referentes ao livro, trabalhos artísticos e também a avaliação formativa do aluno. 5) Usar o tempo em sala de aula para concluir as atividades propostas para que não seja interrompido o processo de avaliação. 6) Manter a sala de aula limpa e organizada durante e após o uso. 7) Quando o aluno não entregar o trabalho na data estipulada, o professor dará mais uma única chance, sendo que a nota deste trabalho será diminuída em 20%.

7 estudos em sala de aula Educação Física (EF II): Elaborado pelos profºs Cláudio e Aline Comparecer devidamente uniformizado para as aulas de Educação Física: uso obrigatório do uniforme escolar e calçado apropriado; Manter o cabelo preso durante as aulas e não portar e ou utilizar qualquer objeto que possa interferir na sua integridade física ou de seu colega (anéis, pulseiras, correntes, presilhas e grampos de cabelo pontiagudos, tiaras, brincos médios e grandes, relógios e pearcings; Respeitar os horários de início e retorno das aulas de Educação Física; Caso o aluno insista em realizar atividades não referentes à Educação Física terá o material recolhido; Zelar pela conservação das instalações e dos materiais; Será autorizado o uso de garrafas de água durante a aula, sendo o aluno responsável pelo uso correto deste material; O uso de toalha, pente, desodorante e a troca da camiseta será permitido somente dentro do sanitário; O aluno deve informar seus professores quando estiver impedido de realizar atividades físicas através de atestados médicos ou comunicados dos responsáveis; O aluno que, por qualquer motivo, estiver impossibilitado de participar da atividade física, elaborará uma análise de texto distribuído pelos professores, devendo entregá-lo no final da aula; Respeitar a individualidade dos outros alunos; Não serão aceitos uso de apelidos e comentários pejorativos; A avaliação da Educação Física será um processo contínuo de análise de aprendizagem e participação ativa dos alunos, avaliando aspectos de: Pontualidade, Respeito, Cooperação, Faltas, Organização, Interesse, Uniforme, Participação, Dedicação, Esforço e Desenvolvimento Pessoal; Caso o aluno durante a atividade física se machuque ou não se sinta bem, deverá informar imediatamente o professor; Na necessidade do uso de sanitário, será permitido a saída de uma aluno por vez. Os professores deverão ser comunicados pelos alunos caso estes se envolvam ou presencie discussões ou trocas de palavras pejorativas entre alunos; O percurso até a quadra deverá ser feita em silêncio, ordem e organização.

8 fontes, a nota atribuída será zero. Procedimentos entre Professor e Aluno, para o estabelecimento de um clima de estudos em sala de aula Física e Química (EF II): Elaborado pelos profºs Luiz Cláudio e Letícia Sala de aula: - Fazer anotações dos resumos e apontamentos da aula. Manter seu caderno sempre atualizado; - Acompanhar e corrigir as atividades desenvolvidas em sala; - Entregar os trabalhos no prazo, sob pena de desconto de 50% da nota. No caso de falta, comunicar à coordenação, para não sofrer penalidade; - Em caso de falta, o aluno é responsável em tomar conhecimento sobre conteúdos, trabalhos e atividades. - No caso do aluno perder a avaliação contínua, essa avaliação deverá ser realizada na aula subsequente à sua falta; - Não será permitido o empréstimo de materiais durante avaliações, bem como a saída para solicitar materiais em outras salas; - Se o aluno for pego colando durante a avaliação, esta lhe será recolhida e implicará nota zero. O aluno não terá direito a outra avaliação; - Trabalhos copiados integralmente de sites ou de outros colegas não serão aceitos. - O aluno é também responsável em manter um registro com todas as atividades entregues e notas tiradas em cada uma, em caso do aluno não concordar com a média final destes instrumentos, deverá reapresentá-las ao professor para correção da nota, caso contrário, será considerada correta as anotações do professor. Laboratório: - Evitar circular e conversar sem necessidade; - Obedecer às normas de segurança; - Lavar os materiais utilizados na aula; - Sempre trazer o material completo: apostila, caderno, lápis, caneta, borracha e régua; - Entregar relatórios conforme normas estabelecidas pelos professores. Biblioteca: - Deixar as cadeiras em ordem após sua utilização; - Não mexer nos materiais existentes na sala; - Levar sempre o material necessário, não será permitido sair para pegar material na sala de aula; - Quando forem assistir a algum vídeo que se mantenham sentados e sem conversas paralelas; - Não conversar durante o caminho até a biblioteca para não atrapalhar as outras salas; - O tempo de aula geralmente é curto se considerado todo o deslocamento da sala de aula ao laboratório, portanto, é dever do aluno se concentrar nas atividades e terminá-la no tempo estipulado pelo professor. Laboratório de informática: - Não entrar em sites não pertinentes à aula; - Deixar as cadeiras em ordem após sua utilização; - Não conversar durante o caminho até ao laboratório para não atrapalhar as outras salas; - Informar imediatamente o professor, caso algum equipamento não esteja funcionando adequadamente; - O tempo de aula geralmente é curto se considerado todo o deslocamento da sala de aula ao laboratório, portanto, é dever do aluno se concentrar nas atividades e terminá-la no tempo estipulado pelo professor. outras fontes, a nota atribuída será zero.

9 estudos em sala de aula Matemática (EF II): Elaborado pelos profºs Marcos Lopes, Mirian e Raquel - É de inteira responsabilidade de o aluno estar com material adequado e em bom estado de manutenção. Material obrigatório em todas as aulas: o Apostila o Caderno o Lápis ou lapiseira o Borracha o Caneta o Régua o Compasso Material que deve ser trazido quando solicitado: o Papel milimetrado o Esquadros o Transferidor o Calculadora o Etc - A falta desses materiais será avaliada no critério responsabilidade. - Os alunos devem cooperar com o bom andamento da aula, sendo continuamente avaliados no critério comportamento. - Realizar as atividades solicitadas para casa ou propostas em sala de aula e suas devidas correções, sendo continuamente avaliados nos critérios tarefa e participação. - O uso da calculadora somente será permitido sob a orientação e solicitação do professor. - Qualquer ato ou material não pertinente à avaliação acarretará em perda de nota segundo critério do professor, sendo também avaliado no item responsabilidade. - As atividades solicitadas serão consideradas apenas quando entregues dentro do prazo. - Todo trabalho deverá ter capa em papel sulfite contendo título do trabalho, nome da disciplina, nome do professor, nome completo do aluno e seu respectivo número, e o valor do trabalho. - Observação: Todo trabalho que exige gráficos deverá ser feito em papel milimetrado colado ou anexado. Todo trabalho deverá estar grampeado. - Todo exercício solicitado pelo professor, seja lição de casa, atividade em sala de aula ou qualquer avaliação, será exigido cópia do enunciado, resolução passo a passo, e resposta destacada. - O acompanhamento do rendimento escolar é de obrigação do aluno e de seu responsável.

10 estudos em sala de aula História (EF II): Elaborado pelos profºs Renata As lições de casa deverão ser realizadas somente em casa. Elas serão vistadas na data da entrega e não serão aceitas posteriormente. Os trabalhos serão recolhidos na data combinada, caso não sejam entregues o/a aluno/a poderá entregá-lo na próxima aula do/a professor/a, ciente de que o trabalho terá o seu valor reduzido em 40%. Os trabalhos serão avaliados pelo conteúdo e organização (capa, sumário, referências bibliográficas, estética, entre outros) a critério do/a professor/a. Trazer sempre o material: apostila, caderno e outros solicitados pelo/a professor/a. A correção das avaliações deverá ser feitas no caderno e serão vistadas pelo professor/a. Durante os seminários e debates todos os alunos serão avaliados, seja durante a apresentação, seja na elaboração de perguntas. outras fontes, a nota atribuída será zero.

11 estudos em sala de aula História (EF II): Elaborado pela profª Lilian Gasparro Prezado aluno: Para que você possa apresentar um ótimo rendimento em nossas aulas, fique atento e respeite estas orientações: A. - Adquira o hábito de estudar diariamente, revendo o conteúdo trabalhado em sala de aula e executando as tarefas de casa; B. Sempre que houver necessidade esclareça suas dúvidas, lembre-se: sua professora é a pessoa mais indicada para orientá-lo sobre assuntos pertinentes à matéria de História. C. Em sala de aula: traga sempre todo material solicitado, empréstimos não são adequados, preste muita atenção, esclareça suas dúvidas, evite conversas paralelas, não utilize material alheio à aula, fala anotações e execute as atividades solicitadas com comprometimento e dedicação. D. Você é o principal agente de sua aprendizagem, portanto, entregue os trabalhos solicitados na data prevista e se por ventura não for possível, contate imediatamente sua professora para justificar o ocorrido e combinar com ela, como irão resolver a questão. E. Mantenha seu material organizado, o conteúdo em dia e aproveite ao máximo a oportunidade de aprender! A melhor de todas as coisas é aprender. O dinheiro pode ser perdido ou roubado, a saúde e força podem falhar, mas o que você dedicou à sua mente é seu para sempre. Louis L Amour

NORMAS DE CONVIVÊNCIA

NORMAS DE CONVIVÊNCIA NORMAS DE CONVIVÊNCIA Prezado aluno, Através deste manual, que deve ser consultado sempre que necessário, você terá acesso a informações sobre a estrutura e funcionamento do colégio e sobre os procedimentos

Leia mais

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar)

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) ESCOLA OFFICINA DO SABER DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) O aluno, razão de ser da escola, tendo em vista o seu próprio crescimento e o dos seus colegas, procurará sempre

Leia mais

ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I

ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I Educação Infantil A professora estará na sala de aula recebendo os alunos nos seguintes horários: No período matutino a partir das 7h30min. No período

Leia mais

M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio aos Pais e Alunos

M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio aos Pais e Alunos Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física Inglês Espanhol Música Informática Composição do material M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio

Leia mais

Colégio São Paulo. Agenda do aluno da 7º Ano do Ensino Fundamental II. Amar a Deus, só amando ao Próximo.

Colégio São Paulo. Agenda do aluno da 7º Ano do Ensino Fundamental II. Amar a Deus, só amando ao Próximo. 1 Colégio São Paulo Agenda do aluno da 7º Ano do Ensino Fundamental II Amar a Deus, só amando ao Próximo. Precisamos ser uma equipe em que cada um de nós possa ser para o outro luz e fogo. Santo Antônio

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO E ROTINA ESCOLAR ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) E MÉDIO

ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO E ROTINA ESCOLAR ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) E MÉDIO ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO E ROTINA ESCOLAR ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) E MÉDIO Neste texto, encontram-se instruções sobre horários, atrasos, uniformes, faltas; processo de avaliação, recuperação

Leia mais

1 PROCESSO DE AVALIAÇÃO ENSINO MEDIO (ANUAL):

1 PROCESSO DE AVALIAÇÃO ENSINO MEDIO (ANUAL): 1 PROCESSO DE AVALIAÇÃO ENSINO MEDIO (ANUAL): Em consonância com a Legislação Vigente e as práticas pedagógicas adotadas pela Escola, estabeleceu-se como sistemática para cálculo da média anual, as seguintes

Leia mais

DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES

DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES GUIA DO ALUNO Seja bem-vindo(a) às disciplinas on-line dos cursos de gradução das Instituições do Grupo Ser Educacional! Agora que você já está matriculado(a)

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG. Normas do Ambulatório de Atenção Nutricional Curso de Nutrição (UFV/CRP)

Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG. Normas do Ambulatório de Atenção Nutricional Curso de Nutrição (UFV/CRP) Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG Normas do Ambulatório de Atenção Nutricional Curso de Nutrição (UFV/CRP) Rio Paranaíba Novembro 2012 INTRODUÇÃO O Ambulatório de Atenção Nutricional

Leia mais

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013 COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013 Normas Internas 2013 *Objetivos Gerais: Nosso objetivo á desenvolver a construção do conhecimento das competências e habilidades, a formação dos valores éticos

Leia mais

Colégio São Paulo. Agenda do aluno do 8º Ano do Ensino Fundamental II. Amar a Deus, só amando ao Próximo.

Colégio São Paulo. Agenda do aluno do 8º Ano do Ensino Fundamental II. Amar a Deus, só amando ao Próximo. 1 Colégio São Paulo Agenda do aluno do 8º Ano do Ensino Fundamental II Amar a Deus, só amando ao Próximo. Precisamos ser uma equipe em que cada um de nós possa ser para o outro luz e fogo. Santo Antônio

Leia mais

MANUAL DE CANDIDATURA da Certificação Profissional FEBRABAN Análise e Aprovação de Crédito CERT.FBB-200

MANUAL DE CANDIDATURA da Certificação Profissional FEBRABAN Análise e Aprovação de Crédito CERT.FBB-200 Março de 2013 Versão 1.2 MANUAL DE CANDIDATURA da Certificação Profissional FEBRABAN Análise e Aprovação de Crédito CERT.FBB-200 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O Candidato deve ler com atenção todas as

Leia mais

MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado

MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado Curitiba 2015 Manual do PIM Regras Gerais 2 S U M Á R I O 1. O QUE É O PIM... 3 2. OBJETIVOS DO TRABALHO DE APLICAÇÃO TECNOLÓGICA... 3 3. CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Manual do Trabalho de Conclusão de Curso

Manual do Trabalho de Conclusão de Curso UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA Departamento de Informática Curso de Engenharia de Computação/Bacharelado em Informática Coordenadoria do Trabalho de Conclusão

Leia mais

O uniforme identifica o aluno, por isso sempre que vier ao Colégio, o aluno deverá se apresentar completamente uniformizado.

O uniforme identifica o aluno, por isso sempre que vier ao Colégio, o aluno deverá se apresentar completamente uniformizado. INFORMATIVO PARA MATRICULA -2015 Seguem, abaixo, algumas informações necessárias que visam a maiores esclarecimentos quanto ao uso do uniforme, horário, transporte escolar, agenda, material escolar, atendimento

Leia mais

Edital do Processo Seletivo

Edital do Processo Seletivo Edital do Processo Seletivo EDITAL GERAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DO PRÉ UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL 2016 A prefeitura municipal de São Mateus do Maranhão, por meio da secretaria

Leia mais

12 DE MARÇO DIA ESTADUAL DA FAMÍLIA PRESENTE NA ESCOLA

12 DE MARÇO DIA ESTADUAL DA FAMÍLIA PRESENTE NA ESCOLA 12 DE MARÇO DIA ESTADUAL DA FAMÍLIA PRESENTE NA ESCOLA Mensagem de Boas-Vindas Diretor Atividade Cultural PROJETO ESTADUAL FAMÍLIA PRESENTE NA EDUCAÇÃO O Projeto FAMÍLIA PRESENTE NA EDUCAÇÃO compõe uma

Leia mais

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas OBJECTVOS: Avaliar a capacidade do/a professor(a) de integrar esta abordagem nas actividades quotidianas. sso implicará igualmente uma descrição

Leia mais

Reunião com Pais 2014. 6º ano

Reunião com Pais 2014. 6º ano Reunião com Pais 2014 A função das escolas é fazer com que o aluno saia da sua zona de conforto e se aventure num mundo desconhecido, vivendo experiências pessoais, sociais e culturais que de outro modo

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS. Art. 2º As Bibliotecas da Univás estão a serviço da comunidade, oferecendo aos usuários:

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS. Art. 2º As Bibliotecas da Univás estão a serviço da comunidade, oferecendo aos usuários: REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1 Este Regulamento normatiza o funcionamento das Bibliotecas da Universidade do Vale do Sapucaí Univás, mantida pela Fundação de Ensino Superior

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES DE USO - VOCÊ APRENDE AGORA

TERMOS E CONDIÇÕES DE USO - VOCÊ APRENDE AGORA TERMOS E CONDIÇÕES DE USO - VOCÊ APRENDE AGORA OS ACORDOS LEGAIS ESTABELECIDOS ABAIXO REGEM SEU USO DOS SERVIÇOS DA EMPRESA INSTITUTE OF EDUCATION, PROPRIETÁRIA DO CURSO DE INGLÊS ONLINE VOCEAPRENDEAGORA.COM.

Leia mais

Orientações 2012 1. HORÁRIO DE INÍCIO E TÉRMINO DAS AULAS

Orientações 2012 1. HORÁRIO DE INÍCIO E TÉRMINO DAS AULAS COLÉGIO CAETANO CAPRÍCIO Rua Manoel Valim, 639 - Vila Aparecida CEP 14401-255 Franca /SP Telefone: (16) 3724-2999 www.caetanocapricio.com.br caetanocapricio@caetanocapricio.com.br Orientações 2012 Nossa

Leia mais

Estes que devem ser cultivados e cumpridos tanto pela família quanto pela escola, por isso seguem algumas orientações para casos específicos.

Estes que devem ser cultivados e cumpridos tanto pela família quanto pela escola, por isso seguem algumas orientações para casos específicos. ENSINO FUNDAMENTAL 1 NECESSIDADE DE REGRAS Para organização e convivência em qualquer segmento da sociedade se faz necessário a construção de regras que assegurem aos cidadãos tranquilidade e satisfação,

Leia mais

Considerações Finais 08. Av. Central Bloco 990/1120 Lote 1020 Loja 02 Núcleo Bandeirante Brasília DF - Tel: 3386-2422

Considerações Finais 08. Av. Central Bloco 990/1120 Lote 1020 Loja 02 Núcleo Bandeirante Brasília DF - Tel: 3386-2422 SUMÁRIO Apresentação 03 Introdução 03 Equipe e Coordenação de Curso 03 Estrutura Física e Material de Uso na central de Tutoria 04 Calendário da tutoria 04 Produção e Veiculação do Material Didático 05

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELES

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELES REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELES 1) DO ACESSO E DO FUNCIONAMENTO 1.1) Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h50min. 1.2) Quem pode usar a Biblioteca: I. Alunos regularmente

Leia mais

M.A.P.A. 2014. ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano)

M.A.P.A. 2014. ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) M.A.P.A. 2014 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física

Leia mais

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS NÚCLEO DE PSICOLOGIA

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS NÚCLEO DE PSICOLOGIA 1. Do Horário: O NUPFAI funciona de segunda a sexta- feira das 8h 00 às 19h00 e aos sábados das 8h00 às 12h00. O horário poderá ser revisto pela coordenação do curso quando justificada a necessidade e

Leia mais

ANEXO II. Regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado. Capítulo I Da admissão

ANEXO II. Regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado. Capítulo I Da admissão ANEXO II ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNANBUCANO Resolução nº 031/2010 De 30 de setembro de 2010 Regulamentação da Educação Profissional Técnica de

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação

Critérios Gerais de Avaliação Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha - Fundão Ano Lectivo 2010/2011 Ensino Básico A avaliação escolar tem como finalidade essencial informar o aluno, o encarregado de educação e o próprio professor,

Leia mais

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO- Nº 0042-2015. CARGO: Auxiliar de Pré- Escola MANAUS. SESI - Amazonas

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO- Nº 0042-2015. CARGO: Auxiliar de Pré- Escola MANAUS. SESI - Amazonas COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO- Nº 0042-2015 CARGO: Auxiliar de Pré- Escola MANAUS SESI - Amazonas O Departamento de Gestão de Pessoas do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (SESI)

Leia mais

GUIÃO CLARIFICADOR DOS PROCEDIMENTOS A ADOTAR EM TODOS

GUIÃO CLARIFICADOR DOS PROCEDIMENTOS A ADOTAR EM TODOS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA NOVA DE POIARES GUIÃO CLARIFICADOR DOS PROCEDIMENTOS A ADOTAR EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO AO NÍVEL DA INDISCIPLINA ANO LETIVO 2014/2015 Este guião indica alguns dos procedimentos

Leia mais

----------- Entrada Manhã 6h40min às 7h10min Saída Manhã 12h30min - 13h30min 12h30min - 13h30min 12h30min - 13h30min. Todos os alunos da manhã

----------- Entrada Manhã 6h40min às 7h10min Saída Manhã 12h30min - 13h30min 12h30min - 13h30min 12h30min - 13h30min. Todos os alunos da manhã ----------- 1. HORÁRIOS O expediente no Colégio inicia-se às 6h45min e encerra-se às 18h. Informamos aos senhores responsáveis que após as 18h, o colégio não dispõe de funcionários para supervisionar alunos.

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR EMPRESAS CONTRIBUINTES DO SENAI-SP 1SEM15 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA FACENS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO / 1º SEMESTRE DE 2015

FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA FACENS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO / 1º SEMESTRE DE 2015 1 DA ABERTURA FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA FACENS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO / 1º SEMESTRE DE 2015 O Diretor da Faculdade de Engenharia de Sorocaba FACENS, mantida pela Associação Cultural de Renovação

Leia mais

4 Linux e HackerTeen Equipe de Gestão de Educação à Distância

4 Linux e HackerTeen Equipe de Gestão de Educação à Distância Cursos à Distância 4 Linux e HackerTeen Equipe de Gestão de Educação à Distância Atualizado em Abril/2009 Apresentação Olá! Vamos apresentar para você, aluno da 4Linux e do HackerTeen, as principais informações

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS LABORATÓRIOS DA FACULDADE TECSOMA REGRAS DE BIOSSEGURANÇA

REGULAMENTO GERAL DOS LABORATÓRIOS DA FACULDADE TECSOMA REGRAS DE BIOSSEGURANÇA REGULAMENTO GERAL DOS LABORATÓRIOS DA FACULDADE TECSOMA REGRAS DE BIOSSEGURANÇA 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 03 REGULAMENTO GERAL DE USO DOS LABORATÓRIOS DA ÁREA DA SAÚDE... 04 TÍTULO I DAS NORMAS DE BIOSSEGURANÇA...

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. Ano Letivo

MANUAL DO ALUNO. Ano Letivo Sistema Mackenzie de Ensino MANUAL DO ALUNO Ano Letivo 2016 Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança.

Leia mais

Curso de Odontologia

Curso de Odontologia Curso de Odontologia Prezado aluno, Parabéns! Você foi eleito representante de sua turma. Isso demonstra o seu interesse em contribuir com os seus colegas e o Curso de Odontologia do Centro Universitário

Leia mais

Colégio João Paulo I Unidade Norte e Higienópolis. Projeto Mostra Científica 2014 Vida eficiente: a ciência e a tecnologia a serviço do planeta

Colégio João Paulo I Unidade Norte e Higienópolis. Projeto Mostra Científica 2014 Vida eficiente: a ciência e a tecnologia a serviço do planeta Colégio João Paulo I Unidade Norte e Higienópolis Projeto Mostra Científica 2014 Vida eficiente: a ciência e a tecnologia a serviço do planeta Cristiano Alfredo Rupp Gilberto Ramos Colaboração:???????

Leia mais

Ensino Fundamental I Regra de Jogo. Gêneros Textuais. Links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba Saiba Mais.

Ensino Fundamental I Regra de Jogo. Gêneros Textuais. Links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba Saiba Mais. Ensino Fundamental I Regra de Jogo. Gêneros Textuais. Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem: Reconhecer as características do gênero textual regra de jogo. Analisar e compreender um texto prescritivo..

Leia mais

O regime adotado pela Faculdade Metodista Granbery é o seriado semestral. A matrícula é feita por períodos e renovada semestralmente.

O regime adotado pela Faculdade Metodista Granbery é o seriado semestral. A matrícula é feita por períodos e renovada semestralmente. INFORMAÇÕES ACADÊMICAS BÁSICAS 1. CURRÍCULO Para cada curso de graduação é organizado um currículo. O currículo abrange uma sequência de disciplinas/módulos hierarquizados(as) por períodos letivos, cuja

Leia mais

Tutorial 7 Fóruns no Moodle

Tutorial 7 Fóruns no Moodle Tutorial 7 Fóruns no Moodle O Fórum é uma atividade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona entre os participantes de uma comunidade virtual. A comunicação assíncrona estabelecida em fóruns acontece

Leia mais

A presente prática tem sido aplicada nos Cursos de Direito e Administração.

A presente prática tem sido aplicada nos Cursos de Direito e Administração. OTIMIZAÇÃO DO TEMPO EM SALA DE AULA Carlos José Oliveira Mestre em Direitos Sociais e Cidadania pela UNISAL DADOS DE IDENTIFICAÇÃO A presente prática tem sido aplicada nos Cursos de Direito e Administração.

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES CAMBRIDGE ENGLISH E UNOi

PERGUNTAS FREQUENTES CAMBRIDGE ENGLISH E UNOi PERGUNTAS FREQUENTES CAMBRIDGE ENGLISH E UNOi ANTES DO EXAME O que é a parceria entre UNOi e Cambridge English? Por que devo incentivar meu filho(a) a prestar os exames Cambridge English? Quais são os

Leia mais

Calendário de Matrícula 2º Semestre de 2015 Calendário para Assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e do Plano de Estudos

Calendário de Matrícula 2º Semestre de 2015 Calendário para Assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e do Plano de Estudos Calendário de Matrícula 2º Semestre de 2015 Calendário para Assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e do Plano de Estudos 1/7 Direito 2/7 Ciência da Computação, Sistemas de Informação,

Leia mais

CANAIS DE ATENDIMENTO GRADUAÇÕES EAD

CANAIS DE ATENDIMENTO GRADUAÇÕES EAD CANAIS DE ATENDIMENTO GRADUAÇÕES EAD CANAIS DE ATENDIMENTO - GRADUAÇÕES EAD APRESENTAÇÃO Caro(a) aluno(a), A UNINASSAU EAD disponibiliza diferentes recursos de atendimento, para prestar a você um serviço

Leia mais

NORMAS DE CONVIVÊNCIA ( 9º Ano E. F.)

NORMAS DE CONVIVÊNCIA ( 9º Ano E. F.) NORMAS DE CONVIVÊNCIA ( 9º Ano E. F.) Com o objetivo de oferecer um facilitador para nossa convivência diária elaboramos uma NORMA DE CONVIVÊNCIA. Transparência, otimismo, afetividade, firmeza são requisitos

Leia mais

PROCEDIMENTO E ORIENTAÇÃO PARA FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

PROCEDIMENTO E ORIENTAÇÃO PARA FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROCEDIMENTO E ORIENTAÇÃO PARA FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DA Este documento tem como objetivo orientar e subsidiar os fiscais de contratos nos procedimentos administrativos de

Leia mais

PROPOSTA PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II ENSINO DE CIÊNCIAS 2010

PROPOSTA PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II ENSINO DE CIÊNCIAS 2010 PROPOSTA PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II ENSINO DE CIÊNCIAS 2010 OBSERVAÇÃO NA ESCOLA Localização da Escola 29/03 16/04 Espaço Físico PPP e o Ensino de Ciências OBSERVAÇÃO NA SALA Relação Professor/Alunos

Leia mais

Como Obter Sucesso em Introdução à Programação Ulysses de Oliveira

Como Obter Sucesso em Introdução à Programação Ulysses de Oliveira Como Obter Sucesso em Introdução à Programação Ulysses de Oliveira Para obter bons resultados (e, conseqüentemente, ser aprovado) na disciplina Introdução à Programação siga as recomendações contidas neste

Leia mais

INTERDISCIPLINAR ARHTE]

INTERDISCIPLINAR ARHTE] Engenharias EETI - UNIFACS [MANUAL DO PROGRAMA ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR ARHTE] [O documento define os princípios, fundamentos, condições e procedimentos do Programa Acadêmico Interdisciplinar ARHTE da

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 01/2015

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 01/2015 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 01/2015 A Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, no uso de suas atribuições, considerando o deliberado

Leia mais

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ENSINO FUNDAMENTAL 6º ANO AO 9º ANO 2º SEMESTRE DE 2014 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário

Leia mais

MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM

MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM Maiêutica - Cursos de Gestão Claudete Teixeira Fernandes 1 Sirlésia Vigarani Scalco 2 Rodrigo Borsatto Sommer da Silva 3 RESUMO A partir da consideração de que existem

Leia mais

ANEXO I REGULAMENTO GERAL DE AVALIAÇÃO

ANEXO I REGULAMENTO GERAL DE AVALIAÇÃO ANEXO I REGULAMENTO GERAL DE AVALIAÇÃO Artigo 1.º Modalidades 1 São as seguintes as modalidades de avaliação: a) De diagnóstico; b) Modular. 2 A avaliação de diagnóstico é aplicada no início do ano letivo,

Leia mais

Escola de Aprendizes do Evangelho à Distância

Escola de Aprendizes do Evangelho à Distância Sem organização de horário e previsão de tarefas, é impossível conservar a ordem e a tranquilidade... (Fonte: Sinal Verde ; médium: Francisco C. Xavier; espírito:andré; capítulo: 8 ) 1) DATA E HORÁRIO

Leia mais

EDITAL Nº 85/2015 PROGRAD SELEÇÃO DE MONITORES PIM 2015/1

EDITAL Nº 85/2015 PROGRAD SELEÇÃO DE MONITORES PIM 2015/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA Av. NS 15, 109 Norte, sala 219, Bloco IV 77001-090 Palmas/TO

Leia mais

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO- Nº 0034-2014. CARGO: Professor - Matemática MANAUS. SESI - Amazonas

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO- Nº 0034-2014. CARGO: Professor - Matemática MANAUS. SESI - Amazonas COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO- Nº 0034-2014 CARGO: Professor - Matemática MANAUS SESI - Amazonas O Departamento de Gestão de Pessoas do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (SESI) abre

Leia mais

O Sabin fez a lição de casa: Respondeu às suas perguntas.

O Sabin fez a lição de casa: Respondeu às suas perguntas. O Sabin fez a lição de casa: Respondeu às suas perguntas. Matrícula. Quando fazer? Mensalidade. Quanto é? E o transporte? como anda? Uniforme ou roupa da moda? Livro ou apostila? Caderno ou fichário? Tem

Leia mais

GUIA DO ALUNO. Bom trabalho e conte conosco para trilhar este caminho com sucesso!

GUIA DO ALUNO. Bom trabalho e conte conosco para trilhar este caminho com sucesso! GUIA DO ALUNO Olá! Seja bem-vindo novamente! Este guia apresenta algumas informações e orientações para auxiliá-lo na sua participação e aprendizagem. Também lhe ajudará a organizar seu estudo no decorrer

Leia mais

INSTITUTO NOSSA SENHORA DA PIEDADE UNIDADE JACAREPAGUÁ EDITAL DE SONDAGEM PARA INGRESSO - DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO 1º ANO DO ENS. Fundamental - 2015

INSTITUTO NOSSA SENHORA DA PIEDADE UNIDADE JACAREPAGUÁ EDITAL DE SONDAGEM PARA INGRESSO - DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO 1º ANO DO ENS. Fundamental - 2015 2 EDITAL DA SONDAGEM PARA INGRESSO NO INSTITUTO NOSSA SENHORA DA PIEDADE O Instituto Nossa Senhora da Piedade é uma escola acolhedora e atualizada, cuja preocupação é preparar seus alunos para o futuro.

Leia mais

FACULDADE PRE IDENT ANT NIO CARLOS E BOM DE PACH FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BOM DESPACHO. Caro aluno;

FACULDADE PRE IDENT ANT NIO CARLOS E BOM DE PACH FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BOM DESPACHO. Caro aluno; FACULA UCAÇÃ BM PACH FACULA PR INT ANT NI CARL BM PACH Caro aluno; eja bem-vindo às isciplinas nline da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom espacho e Faculdade de ducação de Bom espacho (FACB).

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

EDITAL Nº 158, DE 11 de OUTUBRO DE 2012 SELEÇÃO DE DOCENTES ELABORAÇÃO DE QUESTÕES DAS PROVAS DO PROCESSO SELETIVO 2013/1

EDITAL Nº 158, DE 11 de OUTUBRO DE 2012 SELEÇÃO DE DOCENTES ELABORAÇÃO DE QUESTÕES DAS PROVAS DO PROCESSO SELETIVO 2013/1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA REITORIA Rua Esmeralda, 430 Faixa Nova Camobi - 97110-767 Santa

Leia mais

Regulamento Projeto interdisciplinar

Regulamento Projeto interdisciplinar Regulamento Projeto interdisciplinar 1 Apresentação O presente manual tem como objetivo orientar as atividades relativas à elaboração do Projeto Interdisciplinar (PI). O PI é o estudo sobre um tema específico

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ENSINO MÉDIO 2º SEMESTRE DE 2014 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário marcado para o início

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Administração é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 0589-2012-01 ASSISTENTE DE SERVIÇOS JURÍDICOS DIRETORIA JURÍDICA R$ 3.380,66 40 HORAS SEMANAIS

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 0589-2012-01 ASSISTENTE DE SERVIÇOS JURÍDICOS DIRETORIA JURÍDICA R$ 3.380,66 40 HORAS SEMANAIS COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO Nº 0589-2012-01 ASSISTENTE DE SERVIÇOS JURÍDICOS DIRETORIA JURÍDICA R$ 3.380,66 40 HORAS SEMANAIS DRH-SS-SE 0589-2012-01 A Diretoria de Recursos Humanos do SESI-SP abre

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DAS FACULDADES OSWALDO CRUZ

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DAS FACULDADES OSWALDO CRUZ REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DAS FACULDADES OSWALDO CRUZ CAPÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES Art. 1 - A Comissão Própria de Avaliação (CPA) das Faculdades Oswaldo Cruz, instituída

Leia mais

REGULAMENTO II Concurso de Redação do Jogue Limpo

REGULAMENTO II Concurso de Redação do Jogue Limpo REGULAMENTO II Concurso de Redação do Jogue Limpo DO OBJETIVO Geral Estimular a reflexão sobre o exercício da cidadania em crianças e jovens, oriundos de escolas públicas dos lugares discriminados no item

Leia mais

EDITAL 001/2016 REFERENTE AO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NA XI TURMA DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR MUNICIPAL.

EDITAL 001/2016 REFERENTE AO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NA XI TURMA DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR MUNICIPAL. M. SAMPAIO DOS SANTOS (INSTITUTO INTELECTUS) PRÉ- VESTIBULAR MUNICIPAL SÃO JOSÉ DE RIBAMAR EDITAL 001/2016 REFERENTE AO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NA XI TURMA DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR MUNICIPAL. A

Leia mais

Para informações não encontradas aqui, recomendamos que visitem no site o Regulamento do CAA e os Direitos e os Deveres dos Alunos

Para informações não encontradas aqui, recomendamos que visitem no site o Regulamento do CAA e os Direitos e os Deveres dos Alunos Perguntas Frequentes sobre os Cursos do CAA Para informações não encontradas aqui, recomendamos que visitem no site o Regulamento do CAA e os Direitos e os Deveres dos Alunos 1. Qual é a melhor época para

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 2012

MANUAL DO ALUNO 2012 MANUAL DO ALUNO 2012 Caro aluno Acesso, Aqui você encontrará as informações necessárias para lhe o dar suporte pedagógico necessário para completar o curso semiextensivo 2012. GRADE CURRICULAR MANHÃ /

Leia mais

REGULAMENTO GERAL BALLET. Revisão: 01 Data: JANEIRO/2013

REGULAMENTO GERAL BALLET. Revisão: 01 Data: JANEIRO/2013 REGULAMENTO GERAL BALLET Revisão: 01 Data: JANEIRO/2013 1. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE A dança consiste em proporcionar um conhecimento do corpo. Ela tem como referência de trabalho a expressão corporal. Aliada

Leia mais

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Fabíola Nascimento dos Santos Paes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco fabiola.paes@gmail.com Dorghisllany

Leia mais

UNIESP COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO CADERNO DE CONTROLE E REGISTRO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO: LETRAS

UNIESP COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO CADERNO DE CONTROLE E REGISTRO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO: LETRAS UNIESP COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO CADERNO DE CONTROLE E REGISTRO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO: LETRAS LICENCIATURA: HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS Aluno(a):

Leia mais

Assistência Estudantil da UNICAMP Serviço de Apoio ao Estudante

Assistência Estudantil da UNICAMP Serviço de Apoio ao Estudante Assistência Estudantil da UNICAMP Serviço de Apoio ao Estudante Tire suas dúvidas 1. O que é o Programa de bolsas auxílio da Unicamp? R: É um conjunto de auxílios que a Unicamp destina à assistência estudantil,

Leia mais

Cambridge English for Schools PORTUGAL 2015. Deve ser consultado o Manual de Aplicação do Teste disponível na página do IAVE no seguinte endereço:

Cambridge English for Schools PORTUGAL 2015. Deve ser consultado o Manual de Aplicação do Teste disponível na página do IAVE no seguinte endereço: INFORMAÇÃO AOS ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO Preliminary English Test (PET) Cambridge English for Schools PORTUGAL 2015 O Cambridge English for Schools PORTUGAL é um projeto que tem como principal

Leia mais

Centro Internacional de Educação Integrada

Centro Internacional de Educação Integrada Centro Internacional de Educação Integrada Sociedade Pedagógica Brasil Suiça Ltda. Estrada do Pontal 2093 Recreio dos Bandeirantes RJ Site: www.ciei.g12.br SUMÁRIO 1. Introdução 2. Adaptação 3. Atrasos

Leia mais

Rotinas e Regras Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Rotinas e Regras Ensino Fundamental II e Ensino Médio SUMÁRIO A comunicação Escola e Família...2 Rotina escolar...2 Horário das aulas...3 Atrasos e horários de entrada e saída...3 I. Entrada...3 II. Saída...3 III. Saídas antecipadas...3 Faltas...4 Provas

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO Considerando o objetivo de formação de docentes em que a atividade prática de prestação de serviços especializados é relevante à sociedade, torna-se necessário

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial - autorizado pela Portaria SERES/MEC nº 387 de 23/09/2011 - DOU 26/09/2011 p.

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial - autorizado pela Portaria SERES/MEC nº 387 de 23/09/2011 - DOU 26/09/2011 p. FACULDADE FACCENTRO Credenciada pela Portaria SERES/MEC nº 483, de 16/12/2011 D.O.U. de 19/12/2011 EDITAL nº 003, de 01 de novembro de 2012. PROCESSO SELETIVO 2013/1 A Faculdade FACCENTRO, mantida pelo

Leia mais

MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL

MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL Prezado(a) aluno(a); Este material que você está começando a ler trata-se do manual do aluno, referente às disciplinas que serão ministradas através

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PEDAGOGIA Salvador - Bahia

MANUAL DO ALUNO PEDAGOGIA Salvador - Bahia MANUAL DO ALUNO PEDAGOGIA Salvador - Bahia Caro(a) Estudante(a) Baseado no Regulamento do Curso, o Manual do Estudante da Graduação de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Ocidemnte ISEO resumido

Leia mais

OBSERVAÇÃO: Na inscrição, provisoriamente, será aceito o CPF do responsável, devendo o candidato, até a data da matrícula, providenciar o próprio.

OBSERVAÇÃO: Na inscrição, provisoriamente, será aceito o CPF do responsável, devendo o candidato, até a data da matrícula, providenciar o próprio. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso nos Cursos de Aprendizagem Industrial, para candidatos da comunidade, estarão abertas das 14h do dia

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES 5º ANO

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES 5º ANO REUNIÃO DE PAIS E MESTRES 5º ANO fevereiro de 2012 Leo Fraiman Psicoterapeuta e Supervisor Clínico especializado na área da educação; Mestre em Psicologia pela USP; Professor da cadeira de Projeto de Vida

Leia mais

Em FORMATO E-LEARNING PQ 11.04.A Página 1 de 6

Em FORMATO E-LEARNING PQ 11.04.A Página 1 de 6 Página 1 de 6 1. FUNCIONAMENTO Os cursos na modalidade de e-learning do são frequentados totalmente online, à exceção do Curso de Trabalhador Designado para a Segurança e Saúde no Trabalho em que a 1ª

Leia mais

HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA

HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA 1. Os alunos serão entregues somente aos pais ou responsáveis autorizados no ato da matrícula. Por questão de segurança, a entrega de alunos a pessoas que não estejam elencadas

Leia mais

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas 2016 *Objetivos Gerais: Instalações:

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas 2016 *Objetivos Gerais: Instalações: COLÉGIO ACLIMAÇÃO Razão: Ensino Infantil e Fundamental W A C S/C Ltda. CNPJ: 05.337.280/0001-41 Tel: 11 3341-1329 Fax: 11 3271-7424 Rua Teodureto Souto, 970 Aclimação CEP: 01539-000 São Paulo SP. www.colegioaclimacao.com.br

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS METALÚRGICOS

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS METALÚRGICOS Serviço Público Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Caxias do Sul REGULAMENTO

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª Série Empreendedorismo Administração A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas,

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

REGULAMENTO GERAL DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA REGULAMENTO GERAL DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA Capítulo 1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Estas normas regulamentam o funcionamento dos laboratórios do Departamento de

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL CLAUDINO FRANCIO CENTRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO JOSÉ

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL CLAUDINO FRANCIO CENTRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO JOSÉ III CONCURSO DE DESENHO E REDAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO JOSÉ 2015 A família não nasce pronta; constrói-se aos poucos, é o melhor laboratório do amor. Em casa, entre pais e filhos, pode-se aprender

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 Estabelece os procedimentos necessários à sistematização do Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª. Série Análise Estruturada de Sistemas Sistemas de Informação A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido

Leia mais

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS 1 SUMÁRIO 3 INTRODUÇÃO 4 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 6 RESCISÃO DO CONTRATO DE ESTÁGIO 7 CONCLUSÃO DE CURSO 7 RELATÓRIO TÉCNICO 8 AVALIAÇÃO DE

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 Capítulo I Da Definição e Finalidade Art. 1º Entende-se como Estágio Supervisionado o conjunto de atividades práticas direcionadas para o aprendizado e o desenvolvimento

Leia mais

CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU. Normas do estágio supervisionado. CURSO: Enfermagem

CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU. Normas do estágio supervisionado. CURSO: Enfermagem CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU Normas do estágio supervisionado CURSO: Enfermagem Sumário 1. Boas Vindas...3 2. Vestimenta para o campo de estágio...3 3. Frequência...4 4. Em caso de acidentes...5 5. Material

Leia mais