FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA FACENS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO / 1º SEMESTRE DE 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA FACENS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO / 1º SEMESTRE DE 2015"

Transcrição

1 1 DA ABERTURA FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA FACENS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO / 1º SEMESTRE DE 2015 O Diretor da Faculdade de Engenharia de Sorocaba FACENS, mantida pela Associação Cultural de Renovação Tecnológica Sorocabana ACRTS, com endereço na Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, km 1,5, Sorocaba, /SP, de acordo com a Portaria Normativa MEC nº 40/07, torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo do 1º Semestre de 2015, o qual será realizado para o preenchimento de 1365 vagas nos cursos de Engenharia e de Tecnologia. 2 DA INSCRIÇÃO 2.1 Poderão inscrever-se no Processo Seletivo do 1º Semestre de 2015 todo aquele que concluiu, ou esteja concluindo no 2º semestre do ano letivo de 2014, o Ensino Médio ou equivalente. 2.2 O candidato que não concluiu, nem esteja concluindo no 2º semestre do ano letivo de 2014, o Ensino Médio ou equivalente, será denominado "treineiro", e poderá participar normalmente das avaliações, mas não será classificado no Processo Seletivo, nem terá as suas notas divulgadas. 2.3 Se, por algum motivo, um candidato for classificado no Processo Seletivo, mas não tenha concluído, nem esteja concluindo o Ensino Médio ou equivalente no 2º semestre do ano letivo de 2014, não poderá matricular-se no curso escolhido, em hipótese alguma. 2.4 Os candidatos classificados e convocados para matrícula somente poderão efetuála, se a conclusão do Ensino Médio ocorrer até a data de início das aulas do 1º semestre de Para tanto, o candidato deverá apresentar, no ato da matrícula, documento oficial que comprove essa situação. 2.5 Períodos de Inscrição: As inscrições para este processo Seletivo estarão abertas de 27 de outubro a 03 de dezembro de A inscrição deverá ser feita exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico

2 2.7 O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00 (quarenta reais) para inscrições até o dia 21 de novembro de 2014 e de R$ 50,00 para inscrições até o dia 03 de dezembro de No ato da inscrição, o candidato indicará sua opção por curso e turno oferecido O candidato poderá alterar a sua opção de curso e turno até a data final das inscrições. 2.9 Para a finalização da inscrição, o candidato deverá efetuar o pagamento, mediante boleto bancário disponibilizado na Internet, após o preenchimento da ficha de inscrição O boleto bancário poderá ser pago em qualquer agência bancária do país O comprovante de pagamento deverá ser apresentado no dia da aplicação da prova junto com documento original de identidade do candidato Somente haverá devolução do valor da taxa de inscrição, se o curso e turno indicados pelo candidato forem cancelados do Processo Seletivo. A referida devolução da taxa somente será feita mediante solicitação do candidato, por escrito, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, a contar da data do início do 1º semestre letivo de 2015, a qual deverá ser entregue pessoalmente na Tesouraria da FACENS O candidato que não realizar a prova não terá direito à restituição do valor da taxa de inscrição paga As informações prestadas no requerimento de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato Ao realizar sua inscrição, o candidato deverá informar os dados de seu documento oficial de identificação O candidato estrangeiro deverá comprovar sua situação legal no país, de acordo com a Lei n 6.815/ O documento de identidade apresentado pelo candidato no momento da realização das provas deverá ser, obrigatoriamente, o mesmo que constar no requerimento de inscrição A inscrição só se convalidará com o pagamento da respectiva taxa A prova será realizada no campus da FACENS e a relação dos candidatos inscritos e as respectivas salas estarão disponível no campus da FACENS.

3 2.20 Todas as informações, comunicados e demais procedimentos referentes ao presente Edital estarão à disposição no site da FACENS: 3 DAS VAGAS DISPONÍVEIS 3.1 São oferecidas as seguintes vagas/períodos nos cursos de graduação: Engenharia Civil: 150 vagas período noite e 75 vagas período manhã. Engenharia Elétrica: 150 vagas período noite e 50 vagas período manhã. Engenharia de Computação: 100 vagas período noite e 50 vagas período manhã. Engenharia Mecânica: 90 vagas período noite e 75 vagas período integral. Engenharia Mecatrônica: 100 vagas período noite e 25 vagas período manhã. Engenharia Química: 100 vagas período noite e 25 vagas período manhã. Engenharia de Produção: 100 vagas período noite e 25 vagas manhã. Tecnólogo em Jogos Digitais: 95 vagas período noite e 30 vagas manhã. Tecnólogo em Processos Ambientais: 95 vagas período noite e 30 vagas manhã. 3.2 Atos legais de funcionamento dos cursos, modalidades e tempo mínimo de integralização: Engenharia Civil: reconhecimento renovado pela Portaria SeRES nº 286, publicada no DOU de 27/12/12, bacharelado, 10 semestres. Engenharia Elétrica: reconhecimento renovado pela Portaria SeRES nº 286, publicada no DOU de 27/12/12, bacharelado, 10 semestres. Engenharia de Computação: reconhecimento renovado pela Portaria SeRES nº 286, publicada no DOU de 27/12/12, bacharelado, 10 semestres. Engenharia Mecânica: reconhecimento renovado pela Portaria SeRES nº 286, publicada no DOU de 27/12/12, bacharelado, 10 semestres. Engenharia Mecatrônica: Reconhecido pela Portaria SeRES nº 576 de 02/10/14, bacharelado, 10 semestres. Engenharia Química: Autorizado pela Portaria SeRES nº 118 de 13/06/11, bacharelado, 10 semestres. Engenharia de Produção: Autorizado pela Portaria SeRES nº 403 de 03/10/11, bacharelado, 10 semestres. Tecnólogo em Jogos Digitais: Autorizado pela Portaria SeRES nº 598 de 29/10/14, bacharelado, 5 semestres.

4 Tecnólogo em Processos Ambientais: Autorizado pela Portaria SeRES nº 598 de 29/10/14, bacharelado, 6 semestres. 3.3 A FACENS reserva-se, a qualquer tempo, o direito de não oferecer o curso e turno no qual seja constatado inviabilidade de funcionamento. Nesse caso, o candidato poderá cancelar a sua matrícula e requerer a devolução dos valores pagos, ou acordar nova opção de curso e turno. 3.4 O candidato fica ciente, desde logo, que no primeiro semestre letivo ou durante o curso, a FACENS poderá transferir o aluno matriculado de período, se a classe estiver com número menor ou igual a 20 alunos, bem como, que poderão ocorrer atividades acadêmicas em horários diferentes do turno de opção. 4 DA PROVA 4.1 A prova será aplicada no dia 07 de dezembro de 2014, das 9h00 às 13h00, no campus da FACENS, sob responsabilidade da Comissão de Concursos, especialmente designada para este Processo. 4.2 A prova será comum para os candidatos e será composta de uma redação e 50 questões de múltipla escolha, com 05 alternativas, das quais apenas uma é correta. O tema da Redação será indicado pela Comissão. As questões envolverão todas as matérias e disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio, assim distribuídas: 10 questões de Comunicação e Expressão, abrangendo Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Língua Inglesa; 10 questões de História Geral e do Brasil e Geografia Geral e do Brasil; 30 questões de Ciências, abrangendo Matemática, Física, Química e Biologia. 4.3 Caso necessário, a FACENS reserva-se o direito de alterar a data, horário e local de realização da prova, mediante comunicado que estará disponível no site da FACENS e nos quadros oficiais de divulgação dos campus da Faculdade. 4.4 O candidato terá 4 (quatro) horas para fazer a prova e somente poderá retirar-se da sala de exame depois de uma hora de seu início. 4.5 Na data da prova, o candidato deverá comparecer ao local preestabelecido, com uma hora de antecedência, munido de: caneta esferográfica azul ou preta; documento de identidade com foto (o mesmo documento utilizado no requerimento de inscrição); e recibo de pagamento da taxa de inscrição.

5 4.6 Serão impedidos de realizar as provas os candidatos que comparecerem aos locais de suas provas após os horários estabelecidos para o seu início. 4.7 Qualquer que seja o motivo, não haverá segunda chamada para o candidato que faltar à prova, nem sua realização fora da data, horário e dos espaços físicos estabelecidos neste Edital. 4.8 As questões deixadas em branco, rasuradas ou com mais de uma alternativa assinalada na prova serão anuladas. 4.9 Caso haja, por falha técnica, anulação de questões da prova, os valores a elas correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos Não será permitido o uso de qualquer aparelho eletrônico, livros, apontamentos, calculadoras, consulta a colegas e outros Durante a realização da prova, no momento da assinatura da lista de presença, o candidato deverá conferir, obrigatoriamente, os seus dados cadastrais; os eventuais erros deverão ser anotados pelo próprio candidato nessa mesma lista, não podendo haver reclamação posterior por parte do candidato O candidato que não puder realizar a prova, total ou parcialmente, mesmo depois de tê-la iniciado, não poderá realizá-la ou concluí-la em outro local, nem mesmo requerer outra prova, em hipótese alguma Durante a prova, algumas salas poderão ser fotografadas pela imprensa local, para publicação de matéria jornalística A Comissão de Concursos poderá fornecer aos interessados declaração de comparecimento às provas do Processo Seletivo Não haverá vista nem revisão de prova, em hipótese alguma O gabarito da prova estará disponível no site da FACENS, a partir do primeiro dia útil após a realização da prova Divulgação dos resultados: 12 de dezembro de DA CLASSIFICAÇÃO 5.1 A nota será atribuída por meio de pontos, de 0,0 a 100,0 tomados em seus valores exatos, sem qualquer arredondamento, sendo: 20% Redação, 16% Comunicação e Expressão, 16% História e Geografia e 48% Ciências.

6 5.2 A pontuação final será a soma da pontuação da redação (máximo 20), mais o número de acerto de questões (máximo 50) multiplicado por 1,6. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente do total de pontos obtidos. Havendo empate, para a última vaga, será classificado o candidato que obtiver maior pontuação em matemática e física. Persistindo o empate, será classificado o candidato de maior idade. 5.3 Será desclassificado o candidato que faltar à prova; utilizar-se de meios fraudulentos; descumprir as normas deste edital. 6 DA MATRÍCULA 6.1 As matrículas dos candidatos classificados no Processo Seletivo serão realizadas de 13 a 17 de dezembro de No dia da prova do Processo Seletivo, os candidatos receberão um impresso com todas as informações sobre a matrícula e respectiva documentação necessária. 6.3 O candidato impedido de comparecer, pessoalmente, para a realização da matrícula, deverá designar procurador devidamente constituído, por meio de procuração, com firma reconhecida em Cartório. 6.4 A ausência do candidato ou de seu procurador, para a realização da matrícula, será considerada como desistência da vaga e, conseqüentemente, será chamado outro candidato para seu preenchimento. 6.5 Os alunos calouros que cancelarem sua matrícula até 20 dias do início das aulas terão devolvidos 80% (oitenta por cento) dos valores pagos a título de matrícula, mediante comprovação de ingresso em outra Instituição de Ensino Superior (comprovante de matrícula). 6.6 Curso de Ensino Médio concluído no Exterior deverá ter o respectivo certificado revalidado até a data da matrícula, sob pena de perda de vaga, caso o candidato seja classificado e chamado para matrícula. 6.7 Serão aceito, nos termos da Legislação Vigente, Aproveitamento de Estudo cursado em Instituição de Nível Superior reconhecida. O aluno deverá apresentar, no ato da matrícula ou em até 10 (dez) dias uteis; Histórico Escolar e Programa das disciplinas cursadas, da Instituição de origem. Fora do prazo, serão aceitos aproveitamentos de estudos apenas para o semestre seguinte.

7 7 DO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS 7.1 Para que sejam providenciadas as condições adequadas para a realização da prova, o candidato portador de necessidades especiais, deverá, obrigatoriamente, até o último dia de inscrição do Processo Seletivo, encaminhar, por escrito, a referida solicitação, com a devida justificativa, protocolando-a na Secretaria da FACENS. 7.2 O candidato portador de necessidades especiais participará do Processo Seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, avaliação, duração e horário de aplicação das provas. 7.3 Aos candidatos portadores de necessidades especiais serão permitidos, quando comprovada a necessidade, o uso de equipamentos específicos para a realização da prova. 8 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 8.1 Havendo vagas remanescentes as mesmas serão destinadas a portadores de nível superior, e caso não sejam preenchidas todas as vagas, será realizada uma nova seleção com a avaliação do ENEM 2013 ou Demais informações disponíveis no site da FACENS. 8.3 Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, os quais serão divulgados no site da FACENS e/ou em outros meios de comunicação. 8.4 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar os editais, comunicados e demais publicações referentes a este Processo Seletivo, os quais estarão disponíveis no site da FACENS. 8.5 Não serão fornecidos documentos ou declarações aos candidatos informando: a) se foram classificados, aprovados ou desclassificados, e os respectivos motivos; b) as notas obtidas na prova; c) a média de classificação; d) a ordem de sua classificação; e) se a inscrição foi indeferida ou cancelada, e os respectivos motivos. 8.6 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Concursos da FACENS. Marcos Carneiro da Silva / Diretor

FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA FACENS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO / 1º SEMESTRE DE 2016

FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA FACENS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO / 1º SEMESTRE DE 2016 1. DA ABERTURA FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA FACENS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO / 1º SEMESTRE DE 2016 O Diretor da Faculdade de Engenharia de Sorocaba FACENS, mantida pela Associação Cultural de

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE VOTORANTIM - SOROCABA Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 279 Centro 18110-008 (15) 3416-7000

FACULDADE PITÁGORAS DE VOTORANTIM - SOROCABA Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 279 Centro 18110-008 (15) 3416-7000 EDITAL Processo Seletivo nº 01/2014 O Diretor Geral da Faculdade Pitágoras de Votorantim, no uso de suas atribuições e demais disposições legais, aprova e torna público o presente edital contendo orientações

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE POÇOS DE CALDAS Av. João Pinheiro, 1046 Centro 37701-386 (35) 2107-6000. EDITAL Processo Seletivo nº 01/2014

FACULDADE PITÁGORAS DE POÇOS DE CALDAS Av. João Pinheiro, 1046 Centro 37701-386 (35) 2107-6000. EDITAL Processo Seletivo nº 01/2014 EDITAL Processo Seletivo nº 01/2014 O Diretor Geral da Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas, no uso de suas atribuições e demais disposições legais, aprova e torna público o presente edital contendo

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE VOTORANTIM - SOROCABA Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 279 Centro 18110-008 (15) 3416-7000

FACULDADE PITÁGORAS DE VOTORANTIM - SOROCABA Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 279 Centro 18110-008 (15) 3416-7000 EDITAL Processo Seletivo nº 01/2015 O Diretor Geral da Faculdade Pitágoras de Votorantim, no uso de suas atribuições e demais disposições legais, aprova e torna público o presente edital contendo orientações

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE VOTORANTIM - SOROCABA Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 279 Centro 18110-008 (15) 3416-7000

FACULDADE PITÁGORAS DE VOTORANTIM - SOROCABA Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 279 Centro 18110-008 (15) 3416-7000 FACULDADE PITÁGORAS DE VOTORANTIM - SOROCABA Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 279 Centro 18110-008 (15) 3416-7000 EDITAL Processo Seletivo nº 02/2016 O Diretor da Unidade Faculdade Pitágoras de Votorantim

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE DIVINÓPOLIS Rua Santos Dumont, 1001 Manoel Valinhas 35500-286 (31) 2101-4877. EDITAL Processo Seletivo nº 01/2014

FACULDADE PITÁGORAS DE DIVINÓPOLIS Rua Santos Dumont, 1001 Manoel Valinhas 35500-286 (31) 2101-4877. EDITAL Processo Seletivo nº 01/2014 EDITAL Processo Seletivo nº 01/2014 O Diretor Geral da Faculdade Pitágoras de Divinópolis, no uso de suas atribuições e demais disposições legais, aprova e torna público o presente edital contendo orientações

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE POÇOS DE CALDAS Av. João Pinheiro, 1046 Centro 37701-386 (35) 2107-6000. EDITAL Processo Seletivo nº 02/2016

FACULDADE PITÁGORAS DE POÇOS DE CALDAS Av. João Pinheiro, 1046 Centro 37701-386 (35) 2107-6000. EDITAL Processo Seletivo nº 02/2016 FACULDADE PITÁGORAS DE POÇOS DE CALDAS Av. João Pinheiro, 1046 Centro 37701-386 (35) 2107-6000 EDITAL Processo Seletivo nº 02/2016 O Diretor da Unidade Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas, no uso de

Leia mais

EDITAL Processo Seletivo nº 01/2014

EDITAL Processo Seletivo nº 01/2014 Rod. Governador Jones dos Santos Neves, 0 Lagoa Funda 29214-005 (27) 3361-8300 EDITAL Processo Seletivo nº 01/2014 O Diretor Geral da Faculdade Pitágoras de Guarapari, Faculdade de Direito Pitágoras, Faculdade

Leia mais

Edital. Processo Seletivo 2016

Edital. Processo Seletivo 2016 Edital Processo Seletivo 2016 O Diretor Executivo da Fundação Educacional Nordeste Mineiro FENORD, no uso de suas atribuições, faz saber aos interessados que, no período indicado neste Edital, estarão

Leia mais

FACULDADE ATENAS MARANHENSE DE SÃO LUÍS Av. São Luís Rei de França, 32 Turu 65065-470 (98) 2108-6000. EDITAL Processo Seletivo nº 01/2014

FACULDADE ATENAS MARANHENSE DE SÃO LUÍS Av. São Luís Rei de França, 32 Turu 65065-470 (98) 2108-6000. EDITAL Processo Seletivo nº 01/2014 EDITAL Processo Seletivo nº 01/2014 O Diretor Geral da Faculdade Atenas Maranhense de São Luís, no uso de suas atribuições e demais disposições legais, aprova e torna público o presente edital contendo

Leia mais

Edital 009/16 DAC Apucarana, 02 de maio de 2016. EDITAL

Edital 009/16 DAC Apucarana, 02 de maio de 2016. EDITAL Edital 009/16 DAC Apucarana, 02 de maio de 2016. A Direção Acadêmica da Faculdade de Apucarana - FAP, no uso de suas competências e demais disposições legais, aprova e torna público o seguinte EDITAL 1.

Leia mais

Faculdade La Salle Mantida pela Sociedade Porvir Científico Credenciada pela Portaria Ministerial nº. 2.653 de 07/12/01 D.O.U. de 10/12/01.

Faculdade La Salle Mantida pela Sociedade Porvir Científico Credenciada pela Portaria Ministerial nº. 2.653 de 07/12/01 D.O.U. de 10/12/01. EDITAL Nº. 03/2009 Art. 1º O Diretor Geral da FACULDADE LA SALLE, na forma do disposto no art. 44, Inciso II da Lei de Diretrizes e Bases Nº 9.394, de 20/12/96, Portaria Ministerial Normativa MEC Nº 2.941,

Leia mais

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO - UNICID. Edital de 27 de agosto de 2010 - Processo Seletivo Medicina - 1º Semestre de 2011

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO - UNICID. Edital de 27 de agosto de 2010 - Processo Seletivo Medicina - 1º Semestre de 2011 UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO - UNICID Edital de 27 de agosto de 2010 - Processo Seletivo Medicina - 1º Semestre de 2011 O Reitor da Universidade Cidade de São Paulo UNICID, com base no respectivo Regimento

Leia mais

FACULDADE DAS AMÉRICAS Edital do Processo Seletivo - 2º Semestre de 2015

FACULDADE DAS AMÉRICAS Edital do Processo Seletivo - 2º Semestre de 2015 FACULDADE DAS AMÉRICAS Edital do Processo Seletivo - A Diretora Geral da Faculdade das Américas, com base no Regimento Geral, na Portaria Ministerial nº 391 de 07/02/2002, na Portaria Normativa nº 40,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SOROCABA PROCESSO SELETIVO CURSOS DE GRADUAÇÃO EDITAL DE 06 DE OUTUBRO DE 2015

UNIVERSIDADE DE SOROCABA PROCESSO SELETIVO CURSOS DE GRADUAÇÃO EDITAL DE 06 DE OUTUBRO DE 2015 UNIVERSIDADE DE SOROCABA PROCESSO SELETIVO CURSOS DE GRADUAÇÃO EDITAL DE 06 DE OUTUBRO DE 2015 1 DA ABERTURA. O Prof. Sergio Rocha, presidente da Comissão Permanente de Concursos da Universidade de Sorocaba

Leia mais

EDITAL Nº. 16/2015. Prova em 17/10/2015 Período de Inscrição: De 15 de Setembro de 2015 a 14 de Outubro de 2015

EDITAL Nº. 16/2015. Prova em 17/10/2015 Período de Inscrição: De 15 de Setembro de 2015 a 14 de Outubro de 2015 EDITAL Nº. 16/2015 PROCESSO SELETIVO 2016/1 CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO, DIREITO, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, PSICOLOGIA O Diretor Superintendente da Faculdade Alves

Leia mais

2 - DO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO PROCESSO SELETIVO DATAS ATIVIDADES. 4/7/2014 Início das inscrições via internet, às 10 horas.

2 - DO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO PROCESSO SELETIVO DATAS ATIVIDADES. 4/7/2014 Início das inscrições via internet, às 10 horas. A Magnífica Reitora da Universidade de Santo Amaro - UNISA, Margareth Rose Priel, considerando o estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, torna público o Edital do Processo Seletivo

Leia mais

Processo Seletivo FAEC 2016

Processo Seletivo FAEC 2016 Processo Seletivo FAEC 2016 EDITAL Nº 03/2015 18 de agosto de 2015 A Direção Geral da FAEC, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com a legislação vigente e Regimento, torna público

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO FACENS - Processo Seletivo 2015

MANUAL DO CANDIDATO FACENS - Processo Seletivo 2015 MANUAL DO CANDIDATO FACENS - Processo Seletivo 2015 1. Condições e Normas para a Inscrição: Poderão inscrever-se no Processo Seletivo 2015, de acordo com a legislação vigente, todos aqueles que concluíram

Leia mais

EDITAL Nº. 011/2013 PROCESSO SELETIVO 2013/2 DOS CURSOS DE ENGENHARIA

EDITAL Nº. 011/2013 PROCESSO SELETIVO 2013/2 DOS CURSOS DE ENGENHARIA EDITAL Nº. 011/2013 PROCESSO SELETIVO 2013/2 DOS CURSOS DE ENGENHARIA A Diretoria da Faculdade Alves Faria ALFA, mantida pelo Centro Educacional Alves Faria Ltda., com base em dispositivo constante de

Leia mais

1.2. O presente PROCESSO SELETIVO terá validade para o semestre letivo de 2014/2.

1.2. O presente PROCESSO SELETIVO terá validade para o semestre letivo de 2014/2. EDITAL Nº 003/RTR/2014-Universidade Anhanguera- Uniderp, de 04 de abril de 2014. A Reitora da Universidade Anhanguera-Uniderp, mantida pela Anhanguera Educacional Ltda., no uso de suas atribuições regimentais

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DO IPÊ - FAIPE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 002/2013

FACULDADE DE TECNOLOGIA DO IPÊ - FAIPE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 002/2013 FACULDADE DE TECNOLOGIA DO IPÊ - FAIPE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 002/2013 Dispõe as normas do Processo de Seleção FAIPE 2013/2 para ingresso de alunos ao Curso Superior de Tecnologia em Marketing

Leia mais

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO AOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO, DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DO ALTO SÃO FRANCISCO

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO AOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO, DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DO ALTO SÃO FRANCISCO EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO AOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO, DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DO ALTO SÃO FRANCISCO - 2009 A senhora Diretora da (FASF), mantida pelas Obras

Leia mais

EDITAL Nº. 81/2013 PROCESSO SELETIVO 2014/1

EDITAL Nº. 81/2013 PROCESSO SELETIVO 2014/1 EDITAL Nº. 81/2013 PROCESSO SELETIVO 2014/1 O Diretor Superintendente da Faculdade Autônoma de Direito FADISP, no uso de suas atribuições regimentais e em acordo com a Lei nº. 9394/1996 das Diretrizes

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014 EDITAL Nº 01/2014 DO PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ INGRESSO EM 2015/1

EDITAL Nº 01/2014 EDITAL Nº 01/2014 DO PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ INGRESSO EM 2015/1 CUIABÁ CUIABÁ CUIABÁ CUIABÁ UNIDADE PARCELAS MENSALIDADE (R$) TURNO VAGAS DURAÇÃO DO CURSO EDITAL Nº 01/2014 EDITAL Nº 01/2014 DO PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ INGRESSO EM 2015/1

Leia mais

CURSOS ATOS LEGAIS LOCAL TURNO. Renovação do Reconhecimento pela Portaria nº 153 de 02/04/2013 - DOU 06/04/2013

CURSOS ATOS LEGAIS LOCAL TURNO. Renovação do Reconhecimento pela Portaria nº 153 de 02/04/2013 - DOU 06/04/2013 1 GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2015.1 e 2015.2 O Diretor Presidente do Grupo Ibmec Educacional SA, mantenedor das Faculdades de Economia e Finanças Ibmec e Faculdade de Ciências

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE CULTURA CAPIXABA FACULDADE CAPIXABA DE ADMINISTRAÇÃO E EDUCAÇÃO Credenciada pela Portaria nº 554 de 22/03/2001 - MEC

INSTITUTO SUPERIOR DE CULTURA CAPIXABA FACULDADE CAPIXABA DE ADMINISTRAÇÃO E EDUCAÇÃO Credenciada pela Portaria nº 554 de 22/03/2001 - MEC INSTITUTO SUPERIOR DE CULTURA CAPIXABA FACULDADE CAPIXABA DE ADMINISTRAÇÃO E EDUCAÇÃO Credenciada pela Portaria nº 554 de 22/03/2001 - MEC EDITAL N.º 05/2011 PROCESSO SELETIVO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE

Leia mais

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL VESTIBULAR 2º SEMESTRE 2015

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL VESTIBULAR 2º SEMESTRE 2015 EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL VESTIBULAR 2º SEMESTRE 2015 A Faculdade Panamericana de Ji Paraná (UNIJIPA), Instituição de Ensino Superior comprometida a

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2015 / 2 Semestre

PROCESSO SELETIVO 2015 / 2 Semestre PROCESSO SELETIVO 2015 / 2 Semestre A Diretora Acadêmica do Centro Universitário Hermínio da Silveira - IBMR, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, na conformidade do que dispõe a Legislação

Leia mais

2º Processo Seletivo para o 2º semestre de 2016. Edital

2º Processo Seletivo para o 2º semestre de 2016. Edital 2º Processo Seletivo para o 2º semestre de 2016 Edital A Direção Geral da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora faz saber, através do presente Edital, que estarão abertas, no período de 10/06 a 04/07/2016,

Leia mais

Art. 1º Aprovar o Edital do Processo Seletivo dos Cursos Superiores na modalidade presencial Vestibular 2º semestre de 2016, conforme consta em anexo.

Art. 1º Aprovar o Edital do Processo Seletivo dos Cursos Superiores na modalidade presencial Vestibular 2º semestre de 2016, conforme consta em anexo. ATO ADMINISTRATIVO REITORIA Nº 10/2016 Aprova o Edital do Processo Seletivo dos Cursos Superiores na modalidade presencial Vestibular 2º Semestre de 2016 O REITOR DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO,

Leia mais

FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS Mantida pela Fundação Instituto de Administração

FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS Mantida pela Fundação Instituto de Administração EDITAL DO VESTIBULAR 2/2011 O Diretor Geral da Faculdade FIA de Administração e Negócios, no uso de suas atribuições regimentais e da legislação vigente, por meio do presente Edital, torna público o edital

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 3.950, de 30/12/02, D.O.U. 31/12/02, Seção 1, p. 31.

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 3.950, de 30/12/02, D.O.U. 31/12/02, Seção 1, p. 31. CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 3.950, de 30/12/02, D.O.U. 31/12/02, Seção 1, p. 31. ATO EDITAL Nº 02/2013 (Resolução CEPE n 16, de 03 de setembro de

Leia mais

FACULDADE CDL. Edital do Primeiro Concurso Vestibular 2016.2

FACULDADE CDL. Edital do Primeiro Concurso Vestibular 2016.2 FACULDADE CDL Credenciada pela Portaria MEC n o 354 de 14 de março de 2008; D.O.U. nº 53, de 18/03/2008. Edital do Primeiro Concurso Vestibular 2016.2 O Diretor Geral da Faculdade CDL, no uso de suas atribuições

Leia mais

Processo Seletivo INESUL 2016

Processo Seletivo INESUL 2016 Processo Seletivo INESUL 2016 EDITAL Nº 04/2015 18 de dezembro de 2015 A Direção Acadêmica do Instituto de Ensino Superior de Londrina - INESUL, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO JUNHO/ 2016

EDITAL PROCESSO SELETIVO JUNHO/ 2016 1 EDITAL PROCESSO SELETIVO JUNHO/ 2016 O Reitor do Centro Universitário de Araraquara, tendo em vista a legislação vigente, faz saber aos interessados que estarão abertas as inscrições para o Processo

Leia mais

ASSOCIAÇÃO RONDONIENSE DE ENSINO SUPERIOR FATEC FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE TECNOLOGIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 02/2013

ASSOCIAÇÃO RONDONIENSE DE ENSINO SUPERIOR FATEC FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE TECNOLOGIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 02/2013 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 02/2013 A FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE TECNOLOGIA DE RONDÔNIA/FATEC-RO, mantida pela Associação Rondoniense de Ensino Superior/ARES, por meio da Comissão Especial

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ALÉM PARAÍBA Credenciada pelo Decreto Federal nº 78709, de 10/11/1976, DOU DE 11/11/1976

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ALÉM PARAÍBA Credenciada pelo Decreto Federal nº 78709, de 10/11/1976, DOU DE 11/11/1976 FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ALÉM PARAÍBA Credenciada pelo Decreto Federal nº 78709, de 10/11/1976, DOU DE 11/11/1976 EDITAL 2013 PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2013 1º SEMESTRE 2 O Presidente da Fundação Educacional

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 1º SEMESTRE 2016

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 1º SEMESTRE 2016 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 1º SEMESTRE 2016 O Diretor da Faculdade Victor Hugo, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com O 3º do art. 32 da PN nº 40/2007, torna público que se

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO VESTIBULAR UNIFESP/2002

EDITAL DO CONCURSO VESTIBULAR UNIFESP/2002 EDITAL DO CONCURSO VESTIBULAR UNIFESP/2002 REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO/ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o aprovado pelo Conselho de Graduação

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016.1.1

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016.1.1 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016.1.1 A Diretoria da FACULDADE CARAJÁS, no uso de suas atribuições regimentais, na conformidade do que dispõe a legislação educacional vigente, torna público que as inscrições

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO -2014.1-

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO -2014.1- A Universidade Castelo Branco torna público o presente Edital com normas, rotinas e procedimentos relativos ao Processo Seletivo para ingresso no 1º semestre de 2014 nos Cursos de Graduação, na modalidade

Leia mais

Nº 005/2013 - EAD PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1º

Nº 005/2013 - EAD PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1º UNIMES Universidade Metropolitana de Santos Núcleo de Educação a Distância EDITAL Nº 005/2013 - EAD PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1º Semestre de 2014 Modalidade: Educação a Distância O Prof. Dr. Daniel Carreira

Leia mais

Edital do Processo Seletivo 2014. Ato Edital n 029. (Resolução CONSEPE - nº 23 de 06 de agosto de 2013)

Edital do Processo Seletivo 2014. Ato Edital n 029. (Resolução CONSEPE - nº 23 de 06 de agosto de 2013) CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS Decreto de 26/03/2001 - DOU de 27/03/2001. Edital do Processo Seletivo 2014 Ato Edital n 029 (Resolução CONSEPE - nº 23 de 06 de agosto de 2013) O Diretor Geral

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DE INVERNO 2009/2

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DE INVERNO 2009/2 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR DE INVERNO 2009/2 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO O Reitor do Centro Universitário Feevale, instituição de ensino superior recredenciada pela Portaria nº. 1.566, de 27 de maio

Leia mais

E D I T A L. Art. 3º Dê-se ciência aos interessados e a quem de direito para que o presente produza seus efeitos. Publique-se.

E D I T A L. Art. 3º Dê-se ciência aos interessados e a quem de direito para que o presente produza seus efeitos. Publique-se. EDITAL PROSEL 26/2015 DISPÕE SOBRE O PROCESSO SELETIVO 2015/INVERNO, PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente da Comissão do Processo Seletivo, observado o art.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO RADIAL EDITAL PROCESSO SELETIVO UNIFICADO - 1º SEMESTRE DE 2008

CENTRO UNIVERSITÁRIO RADIAL EDITAL PROCESSO SELETIVO UNIFICADO - 1º SEMESTRE DE 2008 CENTRO UNIVERSITÁRIO RADIAL EDITAL PROCESSO SELETIVO UNIFICADO - 1º SEMESTRE DE 2008 A Reitora do Centro Universitário Radial, Faculdade Radial Jabaquara, Faculdade Radial de Curitiba, Faculdade de Tecnologia

Leia mais

EDITAL FATEC SENAI Nº 02/2014

EDITAL FATEC SENAI Nº 02/2014 1 EDITAL FATEC SENAI Nº 02/2014 Processo Seletivo 2015 FATEC SENAI Campo Grande 1. Das disposições preliminares: 1.1 A Faculdade de Tecnologia SENAI Campo Grande, tendo em vista o disposto nas Leis nº

Leia mais

EDITAL DO SEGUNDO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DO ANO 2016 DA FACULDADE DE DIREITO MILTON CAMPOS E FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO MILTON CAMPOS.

EDITAL DO SEGUNDO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DO ANO 2016 DA FACULDADE DE DIREITO MILTON CAMPOS E FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO MILTON CAMPOS. EDITAL DO SEGUNDO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DO ANO 2016 DA FACULDADE DE DIREITO MILTON CAMPOS E FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO MILTON CAMPOS. A Diretora da FACULDADE DE DIREITO MILTON CAMPOS, Profª. Lucia

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2016, de 29/10/2015 CONCURSO VESTIBULAR

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2016, de 29/10/2015 CONCURSO VESTIBULAR EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2016, de 29/10/2015 CONCURSO VESTIBULAR O Diretor Geral da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga - FAIBI, mantida pela Fundação Educacional Municipal da Estância

Leia mais

EDITAL CEPS 003/2016 PROCESSO SELETIVO UNIFICADO CESUC 2016/2

EDITAL CEPS 003/2016 PROCESSO SELETIVO UNIFICADO CESUC 2016/2 PROCESSO SELETIVO UNIFICADO CESUC 2016/2 O Presidente da Comissão Especial do Processo Seletivo Unificado - CEPS, torna público por meio do presente Edital, que serão recebidas as inscrições referentes

Leia mais

Faculdade de Gestão e Negócios de Salvador

Faculdade de Gestão e Negócios de Salvador Faculdade de Gestão e Negócios de Salvador Edital 01/2016 Processo Seletivo 2016.1 O Diretor da Faculdade de Gestão e Negócios (FGN) Unidade Salvador, no uso de suas atribuições e demais disposições legais,

Leia mais

PROCESSOS DE INGRESSO 2015 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

PROCESSOS DE INGRESSO 2015 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PROCESSOS DE INGRESSO 2015 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES A Universidade de Caxias do Sul (UCS) torna pública a abertura de inscrições e as condições que regem os Processos Seletivos para o ingresso

Leia mais

3º Processo Seletivo para o 1º semestre de 2015 EDITAL. Eventos Data Horário. 22, 26 e 29/01/15. 23, 27 e 30/01/15

3º Processo Seletivo para o 1º semestre de 2015 EDITAL. Eventos Data Horário. 22, 26 e 29/01/15. 23, 27 e 30/01/15 3º Processo Seletivo para o 1º semestre de 2015 EDITAL A Direção Geral da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora faz saber, através do presente Edital, que estarão abertas, no período de 19/01 a 29/01/2015,

Leia mais

EDITAL Nº 09/2015 PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL 2015/2 CONSOLIDADO

EDITAL Nº 09/2015 PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL 2015/2 CONSOLIDADO EDITAL Nº 09/2015 PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL 2015/2 CONSOLIDADO O Diretor da FACULADE CENECISTA DE OSÓRIO - FACOS, com sede no município de Osório, Estado do RS, torna público, na forma regimental e

Leia mais

EDITAL N.º049/2015 PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2016

EDITAL N.º049/2015 PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2016 EDITAL N.º049/2015 PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2016 Prof. Me. João Batista Gomes de Lima, Magnífico Reitor do Centro Universitário São Camilo, no uso de suas atribuições, torna público que, no período

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE COMISSÃO DE VESTIBULAR 2012/1

FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE COMISSÃO DE VESTIBULAR 2012/1 1 FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE COMISSÃO DE VESTIBULAR 12/1 EDITAL Nº 6-12/1 A Faculdade Católica Dom Orione, credenciada pelo Ministério da Educação sob as Portarias, n.º 4.044 de Novembro de 05 para

Leia mais

EDITAL N. 01 DO PROCESSO SELETIVO DE MEDICINA

EDITAL N. 01 DO PROCESSO SELETIVO DE MEDICINA EDITAL N. 01 DO PROCESSO SELETIVO DE MEDICINA Edital n. 01, de 18 de novembro de 2014, que regulamenta o Processo Seletivo para ingresso no curso de Graduação em Medicina da Faculdade Allfredo Nasser A

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial - autorizado pela Portaria SERES/MEC nº 387 de 23/09/2011 - DOU 26/09/2011 p.

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial - autorizado pela Portaria SERES/MEC nº 387 de 23/09/2011 - DOU 26/09/2011 p. FACULDADE FACCENTRO Credenciada pela Portaria SERES/MEC nº 483, de 16/12/2011 D.O.U. de 19/12/2011 EDITAL nº 003, de 01 de novembro de 2012. PROCESSO SELETIVO 2013/1 A Faculdade FACCENTRO, mantida pelo

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM A Universidade Cidade de São Paulo UNICID, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007, resolve promover

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2015 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via Prova Agendada. Inscrição Calendário Redação Resultado Matrícula

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2015 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via Prova Agendada. Inscrição Calendário Redação Resultado Matrícula PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2015 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via Prova Agendada A Universidade de Franca, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40 de 12.12.2007, resolve promover Processo

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2015 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via Prova Agendada

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2015 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via Prova Agendada PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2015 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via Prova Agendada A Universidade de Franca, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40 de 12.12.2007,republicada em 01.12.2010

Leia mais

EDITAL REITORIA - UNIRP n o 7/2015 PROCESSOS SELETIVOS 2015 - MODALIDADE A DISTÂNCIA

EDITAL REITORIA - UNIRP n o 7/2015 PROCESSOS SELETIVOS 2015 - MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL REITORIA - UNIRP n o 7/2015 PROCESSOS SELETIVOS 2015 - MODALIDADE A DISTÂNCIA O Reitor do Centro Universitário de Rio Preto - UNIRP, no uso de suas atribuições, faz saber que os Processos Seletivos

Leia mais

EDITAL Nº 004/2016 1. CURSOS OFERECIDOS:

EDITAL Nº 004/2016 1. CURSOS OFERECIDOS: Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

EDITAL PROSEL 20/2012 DISPÕE SOBRE O PROCESSO SELETIVO 2012/INVERNO, PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF.

EDITAL PROSEL 20/2012 DISPÕE SOBRE O PROCESSO SELETIVO 2012/INVERNO, PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. EDITAL PROSEL 20/2012 DISPÕE SOBRE O PROCESSO SELETIVO 2012/INVERNO, PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente da Comissão do Processo Seletivo, observados os

Leia mais

Faculdade ALFA de Umuarama Comissão Permanente de Vestibular VESTIBULAR ALFA 2013. Umuarama - Paraná

Faculdade ALFA de Umuarama Comissão Permanente de Vestibular VESTIBULAR ALFA 2013. Umuarama - Paraná Faculdade ALFA de Umuarama Comissão Permanente de Vestibular VESTIBULAR ALFA 2013 Umuarama - Paraná Faculdade de Tecnologia ALFA de Umuarama DIRETORIA Diretor Geral Jair Antonio Rodrigues Vice-Diretor

Leia mais

FACULDADE DE JAGUARIUNA Edital de Processo Seletivo 2015 Continuado

FACULDADE DE JAGUARIUNA Edital de Processo Seletivo 2015 Continuado O Diretor da Faculdade de Jaguariúna, no uso de suas atribuições legais e obedecendo ao disposto na legislação pertinente, torna públicas as normas que regulamentam o Processo Seletivo 2015 Continuado,

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL 2015/2

EDITAL PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL 2015/2 EDITAL PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL 2015/2 CONSOLIDADO A Diretora da Faculdade Cenecista de Vila Velha-FACEVV, com sede no município de Vila Velha, Estado do ES, torna público, na forma regimental e em

Leia mais

EDITAL Nº 001/2016 1 DO CURSO, MODALIDADE,DURAÇÃO EM SEMESTRES,ATOSAUTORIZATIVOS,VAGA

EDITAL Nº 001/2016 1 DO CURSO, MODALIDADE,DURAÇÃO EM SEMESTRES,ATOSAUTORIZATIVOS,VAGA Vestibular 2016.1 EDITAL Nº 001/2016 A Diretora da Faculdade Afonso Mafrense (FAM), no uso de suas atribuições legais e regimentais, baseada no Regimento Geral da FAM, após aprovar o curso e respectivas

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 SEMESTRE DE 2016 FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 SEMESTRE DE 2016 FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 SEMESTRE DE 2016 FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA COMISSÃO ORGANIZADORA Eliane Assis Neves Júlio César Alvim Marquione Gomes Raquel Munis Suelen Gomes 2 SUMÁRIO 1 CURSOS OFERECIDOS

Leia mais

Dispõe sobre normas para os Processos Seletivos de Inverno 2016.

Dispõe sobre normas para os Processos Seletivos de Inverno 2016. UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA UNOESTE EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA VESTIBULAR 2º SEMESTRE 2016 PORTARIA N.º 20, Reitoria da UNOESTE, de 02 de

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1/2016

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1/2016 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1/2016 A Diretoria Executiva do curso preparatório Galt Vestibulares, no uso de suas atribuições, torna pública e estabelece as normas e as condições de habilitação às vagas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE NOVOS ALUNOS EDITAL DO CURSO DE MEDICINA/2010

PROCESSO SELETIVO DE NOVOS ALUNOS EDITAL DO CURSO DE MEDICINA/2010 PROCESSO SELETIVO DE NOVOS ALUNOS EDITAL DO CURSO DE MEDICINA/2010 De conformidade com o disposto no inciso II do Art. nº 44 da Lei n.º 9.394 de 20/12/96, com o Parecer CNE nº 98 de 06/07/99, com a Portaria

Leia mais

Ministério da Educação FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Pró-Reitoria de Extensão

Ministério da Educação FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Pró-Reitoria de Extensão EDITAL Nº 012/2013, DE 14 DE JUNHO DE 2013 Processo Seletivo para a Escola Preparatória da UFABC/Mauá 2013 Processo nº 23006.000349/2013-10 O PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO em exercício, nomeado pela Portaria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR (COPEVE) FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO (FUNAI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR (COPEVE) FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO (FUNAI) UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR (COPEVE) FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO (FUNAI) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2010 UFMG/FUNAI A Universidade Federal de Minas Gerais

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM A Faculdade São Sebastião, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007, resolve promover Processo Seletivo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 009/2008 COPERVES (Íntegra)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 009/2008 COPERVES (Íntegra) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 009/2008 COPERVES (Íntegra) A Universidade Federal de Santa Maria torna público que, no período de 29 de setembro

Leia mais

Art. 5º 3. Da Inscrição Art. 6º Art. 7º Art. 8º ANEXO I ANEXO II Medicina ANEXO II Art. 9º

Art. 5º 3. Da Inscrição Art. 6º Art. 7º Art. 8º ANEXO I ANEXO II Medicina ANEXO II Art. 9º 1 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO AOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO E CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO PARA O ANO LETIVO DE 2013. A Magnífica Reitora da Universidade

Leia mais

SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde. Edital 002/2016. Processo Seletivo

SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde. Edital 002/2016. Processo Seletivo SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde Edital 002/2016 Processo Seletivo A Direção da SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde torna públicas as normas a seguir, que regem o Processo Seletivo Vestibular

Leia mais

FACULDADE CESUMAR DE CURITIBA EDITAL Nº 01/2016, de 15 de janeiro de 2016.

FACULDADE CESUMAR DE CURITIBA EDITAL Nº 01/2016, de 15 de janeiro de 2016. FACULDADE CESUMAR DE CURITIBA EDITAL Nº 01/2016, de 15 de janeiro de 2016. NORMAS DO PROCESSO SELETIVO AGENDADO PARA INGRESSO NA FACULDADE CESUMAR DE CURITIBA EM 2016. A Direção da Faculdade Cesumar de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA (UNICURITIBA) PROCESSO SELETIVO SERIADO (PSS) ETAPA 2013 EDITAL Nº 008/2013/GR/UNICURITIBA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA (UNICURITIBA) PROCESSO SELETIVO SERIADO (PSS) ETAPA 2013 EDITAL Nº 008/2013/GR/UNICURITIBA CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA (UNICURITIBA) PROCESSO SELETIVO SERIADO (PSS) ETAPA 2013 EDITAL Nº 008/2013/GR/UNICURITIBA O Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), recredenciado pela Portaria 625-MEC,

Leia mais

E D I T A L 02/2015 02. CURSOS, ATOS AUTORIZATIVOS, TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO, NÚMERO DE VAGAS, TURNOS E TURMAS

E D I T A L 02/2015 02. CURSOS, ATOS AUTORIZATIVOS, TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO, NÚMERO DE VAGAS, TURNOS E TURMAS E D I T A L 02/2015 Processo Seletivo para os Cursos de Graduação do Instituto Nacional de Telecomunicações Inatel, para o segundo semestre de 2015. Marcelo de Oliveira Marques, Diretor, em cumprimento

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO 2013

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO 2013 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO 2013 A Diretora Geral da Escola Superior de Propaganda e Marketing Unidade Rio de Janeiro, de acordo com o regimento interno, torna pública as normas do Processo

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIVAP 2016

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIVAP 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIVAP 2016 O Magnífico Reitor da UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba, no uso de suas atribuições estatutárias e gozo de autonomia universitária

Leia mais

FACULDADE 7 DE SETEMBRO

FACULDADE 7 DE SETEMBRO FACULDADE 7 DE SETEMBRO EDITAL Nº 18/2015 A Faculdade 7 de Setembro (FA7), com base no seu Regimento Interno e nas disposições da legislação em vigor, torna pública, a abertura das inscrições do seu Processo

Leia mais

EDITAL, de 18/01/2008. 1.º Processo Seletivo - EAD/2008

EDITAL, de 18/01/2008. 1.º Processo Seletivo - EAD/2008 EDITAL, de 18/01/2008 1.º Processo Seletivo - EAD/2008 O Reitor da Universidade Paranaense UNIPAR obedecendo ao que dispõe a Lei n.º 9.394/96 e atos normativos complementares, considerando as disposições

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE REITORIA EDITAL

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE REITORIA EDITAL EDITAL PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO PORTADORES DE DIPLOMA EM LETRAS 2011 / 1º SEMESTRE CAMPUS ITAMBÉ INTRODUÇÃO A Reitoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie, faz saber que as inscrições para o Processo

Leia mais

EDITAL DO VESTIBULAR PARA O CURSO DE MEDICINA 2016.1

EDITAL DO VESTIBULAR PARA O CURSO DE MEDICINA 2016.1 EDITAL DO VESTIBULAR PARA O CURSO DE MEDICINA 2016.1 A UNIVERSIDADE POTIGUAR, mantida pela APEC - Sociedade Potiguar de Educação e Cultura Ltda, com sede em Natal - RN, tendo em vista o disposto na Lei

Leia mais

EDITAL. 1.2 O presente Processo Seletivo terá validade para o ano letivo de 2016.

EDITAL. 1.2 O presente Processo Seletivo terá validade para o ano letivo de 2016. EDITAL Nº 01/2016 A Presidente do Conselho de Administração Superior da Faculdade de Mato Grosso, no uso de suas competências e demais disposições legais, aprova e torna público o seguinte EDITAL 1. DO

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR. ESPM Unidade Porto Alegre

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR. ESPM Unidade Porto Alegre EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR ESPM Unidade Porto Alegre O Diretor Geral da Escola Superior de Propaganda e Marketing Unidade Porto Alegre, em consonância com o regimento da instituição,

Leia mais

EDITAL Nº 028 / 2014 3º PROCESSO SELETIVO 2015 VAGAS REMANESCENTES

EDITAL Nº 028 / 2014 3º PROCESSO SELETIVO 2015 VAGAS REMANESCENTES EDITAL Nº 028 / 2014 3º PROCESSO SELETIVO 2015 VAGAS REMANESCENTES O Diretor Geral das Faculdades Adamantinenses Integradas - FAI, na forma do que dispõe a Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 e de acordo

Leia mais

Edital de Convocação PROCESSO SELETIVO UNIFICADO CLASSIFICATÓRIO 2010 2º Semestre CURSOS DE GRADUAÇÃO (BACHARELADOS, LICENCIATURAS, TECNOLÓGICOS)

Edital de Convocação PROCESSO SELETIVO UNIFICADO CLASSIFICATÓRIO 2010 2º Semestre CURSOS DE GRADUAÇÃO (BACHARELADOS, LICENCIATURAS, TECNOLÓGICOS) Fls. 1-5 Edital de Convocação PROCESSO SELETIVO UNIFICADO CLASSIFICATÓRIO 2010 2º Semestre CURSOS DE GRADUAÇÃO (BACHARELADOS, LICENCIATURAS, TECNOLÓGICOS) O Vice-Reitor do Centro Universitário Monte Serrat

Leia mais

1.2 Relação dos Cursos/vagas

1.2 Relação dos Cursos/vagas UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DO SISTEMA CAMPUS VIRTUAL CRUZEIRO DO SUL, MODALIDADE A DISTÂNCIA (EaD) 2015 A Universidade Cruzeiro do Sul, atendendo a Portaria Normativa MEC

Leia mais

EDITAL DO 2º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2016

EDITAL DO 2º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2016 EDITAL DO 2º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2016 A Faculdade Meta, Instituição de Ensino Superior comprometida com o padrão de qualidade e as

Leia mais

EDITAL Nº 020 / 2016 PROCESSO SELETIVO - 2º SEMESTRE - 2016

EDITAL Nº 020 / 2016 PROCESSO SELETIVO - 2º SEMESTRE - 2016 EDITAL Nº 020 / 2016 PROCESSO SELETIVO - 2º SEMESTRE - 2016 O Diretor Geral das Faculdades Adamantinenses Integradas - FAI, na forma do que dispõe a Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 e de acordo com

Leia mais

FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE - FPP Comissão do Processo Seletivo Edital nº 005/2014

FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE - FPP Comissão do Processo Seletivo Edital nº 005/2014 FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE - FPP Comissão do Processo Seletivo Edital nº 005/2014 A Comissão do Processo Seletivo da Faculdades Pequeno Príncipe - FPP, designada pela Portaria nº 06/2010 faz saber aos

Leia mais

EDITAL 01/2015 EDITAL DE ABERTURA DO VESTITULAR FUCAPE

EDITAL 01/2015 EDITAL DE ABERTURA DO VESTITULAR FUCAPE EDITAL 01/2015 EDITAL DE ABERTURA DO VESTITULAR FUCAPE A Comissão Coordenadora do Processo Seletivo da Faculdade FUCAPE, para conhecimento de todos os interessados, torna público que, nos períodos indicados

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM A Universidade Cruzeiro do Sul, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40 de 12.12.2007, resolve promover Processo

Leia mais

FACULDADE 7 DE SETEMBRO

FACULDADE 7 DE SETEMBRO FACULDADE 7 DE SETEMBRO SEDE IMPERADOR PROCESSO SELETIVO 2015.2 EDITAL Nº 11/2015 A Faculdade 7 de Setembro (FA7), com base no seu Regimento Interno e nas disposições da legislação em vigor, torna pública,

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE 2016

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE 2016 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE 2016 A Profa. Ms. Lizika Goldchleger, Gerente Executiva da Faculdade Cultura Inglesa, no uso de suas atribuições legais, FAZ SABER que o Processo Seletivo para o

Leia mais