Com Programa de Dermatologia Aplicada do Prof. Luiz Carlos Pereira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Com Programa de Dermatologia Aplicada do Prof. Luiz Carlos Pereira"

Transcrição

1

2

3 Com Programa de Dermatologia Aplicada do Prof. Luiz Carlos Pereira 2 a Edição Curitiba PR Edição do Autor 2012

4 Cirurgia Plástica Bases e Refinamentos Copyright 2012 by Julio Wilson Fernandes Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução deste livro, ou de parte do mesmo, sob qualquer meio, sem a autorização expressa do autor. Editor: Julio Wilson Fernandes Ilustração da Capa: Leonardo Cordeiro Projeto Gráfico e Impressão: Primax Gráfica Impressões e Edições Julio Wilson Fernandes Av. Getúlio Vargas, CEP Curitiba-PR Fone: (41) (41) A precisão das indicações, as reações adversas e as dosagens para as drogas citadas neste livro podem sofrer alterações. Solicitamos aos leitores reverem a farmacologia dos medicamentos mencionados. As técnicas cirúrgicas aqui indicadas, são as preferidas pelos autores de cada Capítulo, nas situações peculiares de suas clínicas. O seu emprego por outros médicos, requer revisão das indicações, experiência prévia, e total qualificação como Especialista, podendo ainda assim, trazer resultados diversos do esperado. Dados Internacionais de Catalogação na Fonte Publicado em 2012 Impresso no Brasil - Printed in Brazil

5 Professor Assistente de Clínica Cirúrgica (Cirurgia Plástica) e Cirurgia Ambulatorial da UP Universidade Positivo, Curitiba-Brasil. Diretor e Professor do CIPLAST Curso Interuniversitário Anual de Cirurgia Plástica da PUCPR Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba-Brasil. Associado da AExPI Associação dos Ex-Alunos do Professor Ivo Pitanguy. Titular da ISAPS International Society of Aesthetic Plastic Surgery. Titular da IPRAS International Confederation for Plastic, Reconstructive and Aesthetic Surgery. Titular da FILACP Federación Ibero Latinoamericana de Cirugía Plástica y Reconstructiva. Especialista, Titular e Ex-Presidente Regional (2000/2001) da SBCP Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Titular do CBC Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

6

7 À Maria de Lourdes Fernandes, minha mãe, símbolo de determinação e paixão pela vida. Ao Dr. Pedro Lopes Fernandes, meu pai, e primeiro mentor nos caminhos da cirurgia. Til Gunni Krarup, min danske mor som jeg aldrig vil glemme.

8

9 AGRADECIMENTOS A todos os mestres que efetivamente contribuíram para a minha formação como Cirurgião Plástico, me reporto neste momento que dou forma e conteúdo a esta segunda edição. Quero expressar meu eterno e profundo agradecimento aos meus professores: No Brasil: Manoel Augusto Cavalcanti, Ivo Pitanguy, Gilvani Azor de Oliveira e Cruz, Marcial Carlos Ribeiro. Na Inglaterra: John Clarke, Patrick Whitfield, J.E. Bowerman. Na Dinamarca: Michael Pers, Torsten Reumert, Bent Sorensen, Flemming Holst-Nielsen, K.T. Drzewiecki, Bent Kirkby, Stig Bolund, Sandor Medgyesi. Na Espanha: Jaime Planas. Aos colegas Cirurgiões Plásticos, que possibilitaram esta obra, contribuindo com seus conhecimentos e revelando seu notório apego ao verdadeiro cerne da especialidade Cirurgia Plástica. Aos dermatologistas, e especialmente ao Prof. Dr. Luiz Carlos Pereira, coordenador do programa de Dermatologia Aplicada à Cirurgia Plástica. Aos especialistas de áreas afins, expoentes no tratamento de diferentes deformidades, que nos possibilitaram a configuração do aspecto multidisciplinar da Cirurgia Plástica. Aos clínicos e anestesiologistas que nos permitem exercer nossa arte com segurança e tranquilidade. Aos Revisores Médicos: Robson Felipe Bueno Netto, Airton Rafael Saviscki e Antonio G.Trindade dos Santos Filho. A Marco Antonio Levandovski, da Primax Gráfica, pela dedicação e esmero na impressão desta obra. Aos doutorandos: Fernando Bravo, pela colaboração no Capítulo 3, e Fernando Carbonieri, pelo incentivo à produção literária. Aos alunos que nutrem frequentemente nosso entusiasmo pelo saber, e aos nossos preciosos pacientes, que alentam essa jornada.

10

11 PREFÁCIO - 1ª EDIÇÃO A Cirurgia Plástica é hoje, exercida por aproximadamente médicos, que tendo cumprido todos os requisitos para se tornarem especialistas, integram as estatísticas da IPRAS (International Confederation for Plastic, Reconstructive and Aesthetic Surgery), abrangendo 99 países. Essa especialidade médica tem sido uma das mais profícuas, trazendo importantes contribuições em praticamente todas as áreas da moderna medicina. Vem atuando em todos os segmentos corporais atingidos por traumatismos, especialmente queimaduras, além de neoplasias e deformidades congênitas. Transcendendo a esfera somática, vem possibilitando a melhora estética dos indivíduos, assegurando-lhes uma aparência mais adequada aos seus anseios mais íntimos e às exigências das sociedades em que vivem, sendo uma importante aliada da Psicologia e da Psiquiatria, com profundas raízes na Antropologia e na moderna Sociologia. Esta arte e ciência cujas origens remontam a 2200 anos antes de Cristo, é hoje uma das grandes conquistas da Medicina. Historicamente a reparação de deformidades e o aprimoramento da estética sempre foram a mesma atividade cirúrgica, em um mesmo substrato e com um único objetivo: Mens sana in corpore sano. Dicotomizar a Cirurgia Plástica, em Cirurgia Estética e Cirurgia Reparadora é negar o cânone romano e desconhecer as bases, que permitem aos Cirurgiões Plásticos estimularem novas vivências a partir de novas aparências. Uma breve retrospectiva, à vida dos maiores e mais bem sucedidos Cirurgiões Plásticos da nossa história, vai sempre encontrar sólidas raízes no tratamento das deformidades congênitas e adquiridas. Apenas incautos e levianos se aventuram pelos caminhos da estética sem a devida base técnica, ética, humanista e filosófica da verdadeira Cirurgia Plástica. Esses aventureiros não passarão impunemente, pois o tempo e a vulnerabilidade frente aos inevitáveis casos e pacientes de maior complexidade fatalmente lhes deixarão suas marcas.

12 Nossa missão, como discípulos do indiano Sushruta, é primar pela educação na Cirurgia Plástica iniciando com nossos alunos no curso médico, selecionando com absoluto rigor os que contemplam os requisitos para o exercício da nossa arte, e finalizando nossa missão com cada um dos nossos pacientes e a sociedade em geral, educando a comunidade sobre o verdadeiro sentido do corpo e dos limitados aprimoramentos que podemos lhe oferecer. Não menos importante, deve ser a nossa postura, refutando veementemente os falsos especialistas que mercantilizam a medicina, banalizam a Cirurgia, e enaltecem a vaidade doentia. É nossa obrigação zelar pela nossa casta, para que todo nosso esforço e nossas vidas sejam o que o ideal Hipocrático nos permite ser, e a Cirurgia Plástica nos permite exercer: A escultura do corpo, como singela contribuição ao bem-estar do espírito. Um meio para que o espírito destile sua contribuição para a existência humana como sociedade. Ao longo dos meus 30 anos de vida na Cirurgia Plástica, 20 deles coordenando o CIPLAST (Curso Interuniversitário Anual de Cirurgia Plástica), que vem sendo realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e mais recentemente também nos laboratórios da Universidade Positivo em Curitiba, tive sempre como objetivo a preservação da verdadeira Cirurgia Plástica: aquela na qual encontramos a mesma atitude e o mesmo envolvimento, seja no tratamento de um queimado, na reabilitação de um fissurado, na realização de uma cranioplastia ou na realização de uma mamoplastia de aumento. O passado dá vida e corpo ao presente, as bases dão alicerce para os refinamentos, e a cirurgia reconstrutora dá visão e habilidades para a estética. Em um estilo conciso e objetivo, ainda que limitado, procuramos retratar pontualmente as bases da Cirurgia Plástica, juntamente com nossos ilustres colaboradores, além de alguns refinamentos, protocolos e rotinas que foram desenvolvidos em nossa Clínica. Esta apresentação é o nosso convite, para que você desfrute da Arte e Ciência da Cirurgia Plástica como nós a fazemos, e como outrora nossos antepassados a fizeram. Seja bem-vindo ao universo da Cirurgia Plástica. Julio Wilson Fernandes Curitiba, março de 2011.

13 PREFÁCIO - 2ª EDIÇÃO Esta segunda edição apresenta 15 novos capítulos de interesse para o residente, preservando a concepção original da obra: Trazer de forma objetiva as bases da Cirurgia Plástica, os pilares cernes de capítulos ancestrais, que até hoje sustentam a nossa prática na especialidade. Expandir este conhecimento, apresentando ainda alguns refinamentos, que entendo como o produto final, o destilado de muitos artigos, experiência pessoal, convívio com colegas e até mesmo da intuição, que nos permite trilhar melhores caminhos a cada nova cirurgia realizada. Com estes dois motivos, esperamos oferecer de forma pontual e objetiva, contribuições para o dia a dia de cada Cirurgião Plástico, na arte de tratar o espírito através da sua imagem. Julio Wilson Fernandes Outono de 2012

14

15 AUTORES E COAUTORES Dra. Aline Fontana Médica especializanda do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba. Dra. Ana Zulmira Diniz Badim Formada em Medicina pela UFPR Universidade Federal do Paraná desde Residência em cirurgia geral no Hospital Nossa Senhora das Graças, e especialista em Cirurgia Plástica pelo Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Sociedade Portuguesa de Beneficência, em Porto Alegre. Residência em Microcirurgia pelo serviço de Microcirurgia de Porto Alegre e Institut Française de la Main, em Paris. Foi membro do Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná. Autora em conjunto com outros profissionais médicos de livros sobre Rejuvenescimento Facial a Laser, Rejuvenescimento Facial Cirurgia Endoscópica e Procedimentos Ancilares, Dr. Arnaldo Lobo Miró Tesoureiro, Secretário e sequentemente Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional do Paraná. Professor convidado do curso de Residência Médica em Cirurgia Plástica da Faculdade Evangélica do Paraná e do Hospital Cajuru. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Membro efetivo da FILACP, ISAPS, ICAPS e AExPI. Conselheiro do CRM-Paraná ( ). Regente do Capítulo de Contorno Corporal da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ( ). Dr. Bruno Raphael Beraldi Laguna Alves Médico Residente do Serviço de Cirurgia Geral Hospital de Clínicas da UFPR Universidade Federal do Paraná. Dr. Cristiano da Silva Ribas Professor de Clínica Médica da UP Universidade Positivo. Preceptor Residência Clínica Médica Hospital Cruz Vermelha. Preceptor Residência Clínica Médica Hospital Universitário Cajuru. Diretor Técnico Hospital Ônix. Dhiogo Cezar Corrêa Interno do Curso de Medicina da UP Universidade Positivo. Organizador Editorial da Primeira Edição. Estagiário da Clínica Julio Wilson Fernandes. Dra. Daniele Pace Cirurgiã Plástica, especialista e titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Mestre em Clínica Cirúrgica pela UFPR Universidade Federal do Paraná. Dr. Fabio Augusto Selbach Médico Residente do 1º ano de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba. Dr. Fausto Viterbo Professor Livre Docente e responsável pela Disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP. Dra. Fernanda Tsumanuma Staff Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Universitário da Cruz Vermelha Curitiba. Dra. Fernanda Reis Gomes Residente de Cirurgia Geral do Hospital Universitário da Cruz Vermelha Curitiba.

16 Dr. Francisco Almeida Residente de Cirurgia Geral do Hospital Universitário da Cruz Vermelha Curitiba. Dr. Gabriel Esmanhotto Residente de Cirurgia Geral do Hospital Universitário da Cruz Vermelha Curitiba. Dra. Giana Silveira Giostri Chefe do Grupo de Cirurgia da Mão Hospital Universitário Cajuru Hospital Pequeno Príncipe. Professora de Ortopedia da PUCPR Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Coordenadora do Internato Médico do Curso de Medicina da PUCPR. Dr. Gilvani Azor de Oliveira e Cruz Doutorado em Clínica Cirúrgica pela UFPR Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Clínica Cirúrgica pela UFPR. Professor Coordenador da Disciplina de Cirurgia Plástica e Reparadora do Hospital de Clínicas da UFPR. Professor Coordenador do Curso de Especialização em Cirurgia Plástica e Reparadora da UFPR. Chefe do serviço de Cirurgia da Cabeça, Pescoço e Craniomaxilofacial do Hospital Universitário Cajuru da PUCPR Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Dra. Giovana Gianini Romano Médica Cirurgiã Plástica Membro Especialista da SBCP. Membro da AExPI Associação dos ex-alunos do Professor Ivo Pitanguy. Dra. Hildegard T. Giostri Graduada em Farmácia e Bioquímica pela UFPR Universidade Federal do Paraná (1966), mestrado em Direito das Relações Sociais pela UFPR(1996) e doutorado em Direito pela UFPR (2000). Docente e pesquisadora da Universidade Estadual do Norte do Paraná, ministrando aulas em Programa de Mestrado em Ciência Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade civil, responsabilidade médica, obrigações, ética e cirurgia plástica. Dra. Ivana Gus Residente de Cirurgia Geral do Hospital Universitário da Cruz Vermelha Curitiba. Dr. Jalma Jurado Graduação em 1961 pela FMUSP Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Residência de Cirurgia Geral (HC da FMUSP) em 1962/1963. Residência de Cirurgia Plástica (HC da FMUSP) entre 1969/1971. Mestrado e Doutorado pela FMUSP em 1976 e Professor de Cirurgia Plástica em Jundiaí entre 1973/2005. Diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí em 1985 e Autor de variados capítulos de livros em cirurgia mamária e redesignação cirúrgica do sexo. Dr. James Skinovsky Mestre e Doutor em Clínica Cirúrgica pela UFPR Universidade Federal do Paraná. Professor Titular de Clínica Cirúrgica e Cirurgia Ambulatorial da UP Universidade Positivo, Curitiba-PR. Titular do CBC Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Supervisor da Residência Médica em Cirurgia Geral do Hospital Universitário Cruz Vermelha, PR. Chairman, LapSurg International Institute of Endoscopic Surgery. João Guilherme Cavalcanti Krieger Interno do Curso de Medicina da UFPR Universidade Federal do Paraná. Dr. João Osório Barea Clínico Geral do Serviço de Queimados do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras Regional do Paraná. Dr. José Carlos de Miranda Membro Titular da SBCP. Membro da FILACP. Membro da ISAPS. Presidente da SBCP Regional Paraná e Conselheiro do CRM Paraná Dr. Julio Wilson Fernandes Professor Assistente de Clínica Cirúrgica (Cirurgia Plástica) e Cirurgia Ambulatorial da UP Universidade Positivo. Associado da AExPI Associação dos Ex-Alunos do Professor Ivo Pitanguy. Titular da ISAPS International Society of Aesthetic Plastic Surgery. Titular da FILACP Federación Ibero Latinoamericana de Cirugía Plástica y Reconstructiva. Membro da IPRAS International Confederation for Plastic, Reconstructive and Aesthetic Surgery. Especialista, Titular e Ex-Presidente Regional (2000/2001) da SBCP Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Titular do CBC Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

17 Dra. Kátia Sheylla Malta Purim Mestrado e Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela UFPR Universidade Federal do Paraná. Professora Titular das Disciplinas de Dermatologia e Cirurgia Ambulatorial do Curso de Medicina da UP Universidade Positivo, PR. Especialização em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Dra. Lea Mara Moraes Membro Titular da SBCP - Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Leonardo Cordeiro Fotógrafo profissional, designer e Professor de Fotografia. Dr. Leonardo da Silveira Lucas Membro Aspirante da SBCP. Residente do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Cristo Redentor Porto Alegre RS. Dr. Leovanil Stange Filho Psicanalista, correspondente da Escola Brasileira de Psicanálise Delegação Paraná. Médico Staff do Hospital Psiquiátrico Porto Seguro. Dra. Luciane Paludo Médica Anestesiologista do Hospital Universitário da Cruz Vermelha Filial Paraná. Professora da disciplina de Clínica Cirúrgica II da UP Universidade Positivo. Dr. Luiz Carlos Pereira Professor Jubilado da UFPR Universidade Federal do Paraná. Coordenador do Programa de Dermatologia do CIPLAST, Curso Interuniversitário Anual de Cirurgia Plástica da PUCPR Pontifícia Universidade Católica do Paraná.Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Chefe do Serviço de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. Professor Titular de Dermatologia da PUCPR. Dr. Luiz Henrique Calomeno Especialista e Titular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Membro da Sociedade Brasileira de Queimaduras. Membro da Sociedade Brasileira de Laser. Preceptor da Residência Médica em Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba. Dr. Manoel Alberto Prestes Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Princípios da Cirurgia da FEPAR Faculdade Evangélica do Paraná. Titular da ISBI International Society for Burn Injuries.Titular da ISAPS International Society of Aesthetic Plastic Surgery. Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Titular da Sociedade Brasileira de Queimaduras. Cirurgião Plástico do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba. Dr. Manoel Augusto Cavalcanti Chefe do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Clínicas da UFPR Universidade Federal do Paraná. Professor Adjunto de Cirurgia da UFPR. Membro Titular e Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Membro da Câmara Técnica do Conselho Regional de Medicina do Paraná. Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional Paraná Membro de Sociedades Internacionais: ASPS American Society of Plastic Surgeons, ISAPS International Society of Aesthetic Plastic Surgery, FILACP Federación Ibero Latinoamericana de Cirugía Plástica. Dr. Marcos Montenegro Cirurgião Oncologista. Chefe do Serviço de Pele e Melanoma do Hospital Erasto Gaertner. Dr. Marcos Aurélio Lopes Gamborgi Especialização em Cirurgia Plástica na Clínica Fluminense. Voluntário na ONG Operation Smile como Cirurgião Plástico operando crianças com lábio leporino ao redor do mundo. Diretor Técnico do Centro de Atendimento Integrado ao Fissurado Lábio Palatal (CAIF). Dr. Marlos de Souza Coelho Professor Adjunto de Cirurgia da PUCPR Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica. Mestre em Cirurgia pela PUCPR. Doutor em Ci-

18 rurgia pela UFPR Universidade Federal do Paraná. Chefe do Serviço de Cirurgia Torácica e Endoscopia Respiratória do Hospital Universitário Cajuru e da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba PUCPR. Dr. Mauricio Chibata Mestre em Cirurgia pela UFPR Universidade Federal do Paraná. Professor Assistente de Cirurgia do Curso de Medicina da UP Universidade Positivo. Preceptor da Residência Médica em Cirurgia Geral do Hospital Universitário da Cruz Vermelha Curitiba. Dra. Milka Lie Takejima Médica especializanda do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba. Dr. Ney José Lins de Alencar Dermatologista, Alergista e Hansenologista. Professor de Dermatologia da PUCPR Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Membro da Comissão de Alergia Dermatológica da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI). Dra. Patrícia Bigolin Residente de Cirurgia Geral do Hospital Universitário da Cruz Vermelha Curitiba. Dr. Patrick Vieira Varaschin Médico pela UFPR Universidade Federal do Paraná. Pós- -graduado em Anestesiologia pela UFPR. Membro ativo da Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Dr. Rogério Augusto de Camargo Scheibe Especialista e Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional Paraná. Dr. Rogério Bittencourt Mestrado pelo programa de pós-graduação em Clínica Cirúrgica da PUCPR Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Cajuru PUCPR. Membro Titular e Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Dr. Ruy Fernando Kuenzer Caetano da Silva Médico ex-residente do Serviço de Cirurgia Torácica e Endoscopia Respiratória do Hospital Universitário Cajuru e da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba PUCPR. Membro Adjunto do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Mestrado em Cirurgia pela PUCPR Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Cirurgião Torácico do Instituto Europeo di Oncologia (IEO), Milão, Itália. Dra. Ruth Graf Formada em Medicina pela UFPR Universidade Federal do Paraná em 1976; Professora substituta da disciplina de Cirurgia Plástica da UFPR; Especialização em Cirurgia Geral no Hospital Nossa Senhora das Graças Curitiba em 1977 a 1978; Especialização em Cirurgia Plástica pelo Hospital Municipal Barata Ribeiro RJ em ; Fellowship em Cirurgia Plástica com Prof. Stephen Mathes na Universidade de San Francisco, Califórnia (UCSF) USA em ; Mestrado em Princípios da Cirurgia Hospital Universitário Evangélico de Curitiba em 2000; Doutorado em Medicina Clinica Cirúrgica pela UFPR em 2001; Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em 1980; Editora-chefe do Newsletter da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). Dr. Sérgio Fonseca Tarlé Dermatologista e Alergista. Preceptor Chefe da Residência Médica da Santa Casa de Curitiba. Professor Adjunto de Dermatologia da PUCPR Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Dr. Sergio Luiz Lopes Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.Especialista em Cirurgia Craniomaxilofacial.Especialista em Cirurgia Plástica. Membro do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba. Dr. Sérgio Roll Doutor em Cirurgia pela USP Universidade de São Paulo. Presidente da American Hernia Society. Dr. Vinicius Spiandorello Médico especializando do 3º ano de Cirurgia Plástica do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba.

19 REVISORES MÉDICOS Dr. Robson Felipe Bueno Netto Especialista Membro da SBCP Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Preceptor da Residência de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba. Membro da SBQ Sociedade Brasileira de Queimaduras. Membro da ISBI International Society for Burn Injuries. Membro da SBLMC Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia. Dr. Airton Rafael Saviscki Médico pela UFPR Universidade Federal do Paraná. Residente em Cirurgia Geral do Hospital São Vicente de Paulo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Dr. Antonio Gaziero Trindade dos Santos Filho Médico pela PUCPR Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

20

21 SUMÁRIO Seção I PRELIMINARES Capítulo 1 A Especialidade Cirurgia Plástica Capítulo 2 A Consulta em Cirurgia Plástica Capítulo 3 Fotografia em Cirurgia Plástica Capítulo 4 Pré-Operatório em Cirurgia Plástica Capítulo 5 Pós-operatório em Cirurgia Plástica Capítulo 6 Anestesia Local em Cirurgia Plástica Capítulo 7 Anestesia do Neuroeixo em Cirurgia Plástica Capítulo 8 Sedação / Analgesia e Anestesia Geral para Procedimentos em Cirurgia Plástica Capítulo 9 A Cirurgia Bariátrica como tema de interesse ao Cirurgião Plástico Capítulo 10 Práticas de Segurança em Cirurgia Plástica Capítulo 11 Imagem Corporal e Cirurgia Plástica... 91

22 Seção II PELE E TÉCNICAS GERAIS Capítulo 12 Suturas, Queloides e Úlceras Capítulo 13 Enxertos Capítulo 14 Retalhos Capítulo 15 Fotoenvelhecimento Cutâneo Capítulo 16 Neoplasias Benignas da Pele Capítulo 17 Protocolo nos Tumores Malignos não Pigmentados Capítulo 18 Neoplasias Malignas Pigmentadas (Melanoma) Capítulo 19 Queimaduras: Importância e Fisiopatologia Capítulo 20 Atendimento Inicial ao Paciente Queimado Capítulo 21 Queimaduras: Protocolo Clínico de Tratamento Capítulo 22 Queimaduras: Tratamento Cirúrgico Capítulo 23 Queimaduras: Sequelas e Tratamento Capítulo 24 Expansores de Pele Capítulo 25 Microcirurgia Capítulo 26 Lipoaspiração

23 Capítulo 27 Laser Capítulo 28 Workshop Experimental de Cirurgia Cutânea Seção III FACE E PESCOÇO Capítulo 29 Primeiro Atendimento ao Trauma de Face Capítulo 30 Fraturas Craniofaciais Capítulo 31 Fraturas Complexas da Órbita Capítulo 32 Fissuras Labiais e Palatais Capítulo 33 Deformidades Craniofaciais Capítulo 34 Tumores da Cabeça e Pescoço Capítulo 35 Reconstrução de Orelha Capítulo 36 Otoplastia para Orelha em Abano Capítulo 37 Retalhos na Reconstrução de Nariz Capítulo 38 A Rinoplastia Capítulo 39 Técnicas em Rinosseptoplastia Capítulo 40 Reconstrução das Pálpebras Capítulo 41 Cirurgias e Procedimentos Ancilares no Rejuvenescimento Facial

24 Capítulo 42 Tratamentos das Estruturas Profundas do Pescoço Capítulo 43 Cirurgia Endoscópica Frontal Revista Seção IV MAMAS, ABDÔMEN E PAREDES Capítulo 44 Reconstrução de Mama com TRAM Capítulo 45 Mastopexia e Mamoplastia Redutora Capítulo 46 Mamoplastia de Aumento Capítulo 47 Cirurgia da Ginecomastia Capítulo 48 Abdominoplastia Circunferencial Pós-Cirurgia Bariátrica Capítulo 49 Técnicas em Abdominoplastia Capítulo 50 Hérnias da Parede Abdominal Capítulo 51 Pectus Excavatum E Pectus Carinatum: Abordagem Terapêutica Seção V MÃO Capítulo 52 Primeiro Atendimento ao Trauma Severo de Mão Capítulo 53 Malformações Congênitas Sindactilia Seção VI MEMBROS INFERIORES Capítulo 54 Reconstrução de Membros Inferiores

25 Capítulo 55 Úlceras de Pressão Seção VII GÊNITO-URINÁRIO Capítulo 56 Clínica e Cirurgia Genitais Seção VIII ASPECTOS LEGAIS Capítulo 57 Complicações em Cirurgia Plástica Capítulo 58 A Responsabilidade Civil dos Médicos na Cirurgia Plástica Seção IX APÊNDICES Capítulo 59 Protocolos de Informação e Consentimento Capítulo 60 Otimizando o Atendimento Capítulo 61 Instrumental Cirúrgico

26

Vinte e dois anos de um Curso Informativo de Cirurgia Plástica

Vinte e dois anos de um Curso Informativo de Cirurgia Plástica Artigo Especial Vinte e dois anos de um Curso Informativo de Cirurgia Plástica 22 years of an Informational Overview Course on Plastic Surgery JULIO WILSON FERNANDES 1 * ATTILIO GALHARDO 2 JOÃO PAULO KRAVCHYCHYN

Leia mais

1.1 NOME 1.2 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO JULIO ALBERTO SONCINI. Filiação: Alberto Oswaldo Soncini e Maria Jenny D. Soncini

1.1 NOME 1.2 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO JULIO ALBERTO SONCINI. Filiação: Alberto Oswaldo Soncini e Maria Jenny D. Soncini 1.1 NOME JULIO ALBERTO SONCINI Filiação: Alberto Oswaldo Soncini e Maria Jenny D. Soncini Data de nascimento: 18 de outubro de 1957. Naturalidade : São Paulo- SP Nacionalidade: Brasileira. 1.2 DADOS DE

Leia mais

Dr Vítor Eduardo de Menezes e Souza CRM-MG 37.593

Dr Vítor Eduardo de Menezes e Souza CRM-MG 37.593 Dr Vítor Eduardo de Menezes e Souza CRM-MG 37.593 Curriculum resumido Trabalhos Científicos Publicados AVALIAÇÃO DO TRAUMA BUCOMAXILOFACIAL NO HOSPITAL MARIA AMÉLIA LINS DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DO ESTADO

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE CIRURGIA PLÁSTICA

LIGA ACADÊMICA DE CIRURGIA PLÁSTICA 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Situação atual da cirurgia plástica

Situação atual da cirurgia plástica CIRURGIA PLÁSTICA NO BRASIL Índice Objetivo Metodologia Perfil da amostra Situação atual da cirurgia plástica Perfil do paciente Principais resultados Objetivo Conhecer a situação atual da cirurgia plástica*

Leia mais

CIRURGIA PLÁSTICA NO BRASIL

CIRURGIA PLÁSTICA NO BRASIL CIRURGIA PLÁSTICA NO BRASIL Janeiro 2009 2 Índice Objetivo Metodologia Perfil da amostra Situação atual da cirurgia plástica Perfil do paciente Principais resultados 3 Objetivo Conhecer a situação atual

Leia mais

ENSINO MÉDIO Instituição de ensino: Colégio Geo Guararapes. ENSINO SUPERIOR Instituição de ensino: Universidade Federal de Pernambuco

ENSINO MÉDIO Instituição de ensino: Colégio Geo Guararapes. ENSINO SUPERIOR Instituição de ensino: Universidade Federal de Pernambuco NOME Sérgio Fernando Dantas de Azevedo ENSINO FUNDAMENTAL Instituição de ensino: Escola Bem-Me-Quer Instituição de ensino: Colégio Boa Viagem ENSINO MÉDIO Instituição de ensino: Colégio Geo Guararapes

Leia mais

Jorge Lorenzoni Moulim

Jorge Lorenzoni Moulim 1 de 6 29/06/2012 16:07 Jorge Lorenzoni Moulim SciELO - artigos em tex completo Possui graduação em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (2003). Residência

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Tratamento Pré e Pós Operatório Código: -- Pré-requisito: --

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO PARA PROGRAMA DE FELLOWSHIP EM CIRURGIA PLÁSTICA DA FACE DA ABCPF

REGULAMENTAÇÃO PARA PROGRAMA DE FELLOWSHIP EM CIRURGIA PLÁSTICA DA FACE DA ABCPF REGULAMENTAÇÃO PARA PROGRAMA DE FELLOWSHIP EM CIRURGIA PLÁSTICA DA FACE DA ABCPF I Introdução Definição da Especialidade A cirurgia plástica da face é uma área que inclui estudo e treinamento aprofundado

Leia mais

Rua Prof. Lair Remusat Renno, 30, Mangabeiras 30210320 - Belo Horizonte - MG Fones: (31) 3223.6036 (31) 9981.9102

Rua Prof. Lair Remusat Renno, 30, Mangabeiras 30210320 - Belo Horizonte - MG Fones: (31) 3223.6036 (31) 9981.9102 Rua Prof. Lair Remusat Renno, 30, Mangabeiras 30210320 - Belo Horizonte - MG Fones: (31) 3223.6036 (31) 9981.9102 INFORMAÇÕES PESSOAIS Registro Geral: M-1.516.519 - SSPMG CPF: 344.915.976-34 Título Eleitoral:

Leia mais

Sinopse Plástica XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIRURGIA PLÁSTICA 2013

Sinopse Plástica XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIRURGIA PLÁSTICA 2013 Sinopse Plástica XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIRURGIA PLÁSTICA 2013 DVD 1 Contorno Corporal Sutura de Tensão Progressiva (Harlan Pollock) nas Abdominoplastias Dr. Walmor Feijo Abdomens Grandes Como eu

Leia mais

Dr. Daniel Adriano Reis

Dr. Daniel Adriano Reis Curriculum Vitae Dr. Daniel Adriano Reis CRM-MG: 44828 Graduação Medicina Universidade Federal de Minas Gerais Residência Médica MEC Cirurgia Geral Hospital das Clínicas UFMG Residência Médica MEC Cirurgia

Leia mais

História da Operação Sorriso do Brasil

História da Operação Sorriso do Brasil História da Operação Sorriso do Brasil A Operação Sorriso do Brasil é o braço brasileiro da Operation Smile. O primeiro programa humanitário da Operation Smile em território nacional aconteceu no ano de

Leia mais

Desempenho dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração, Ciências Contábeis e Turismo no Brasil

Desempenho dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração, Ciências Contábeis e Turismo no Brasil Desempenho dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração, Ciências Contábeis e Turismo no Brasil Av. Carlos Salles Block, 658 Ed. Altos do Anhangabaú, 2º Andar, Sala 21 Anhangabaú - Jundiaí-SP

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA

COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA Pedido de Credenciamento de Programa Nome Completo da Instituição Complexo Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) Endereço Completo Rua Augusto Viana

Leia mais

1. Airton Schneider Chefe do Serviço de Cirurgia Torácica da Universidade Luterana do Brasil- RS

1. Airton Schneider Chefe do Serviço de Cirurgia Torácica da Universidade Luterana do Brasil- RS COLABORADORES 1. Airton Schneider Chefe do Serviço de Cirurgia Torácica da Universidade Luterana do Brasil- RS 2. Alessandra Francesconi 3. Antônio José Maria Cataneo Chefe do serviço de cirurgia torácica

Leia mais

Curso de pós-graduação latu sensu em CIRURGIA ONCOPLÁSTICA DA MAMA. Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas

Curso de pós-graduação latu sensu em CIRURGIA ONCOPLÁSTICA DA MAMA. Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas Curso de pós-graduação latu sensu em CIRURGIA ONCOPLÁSTICA DA MAMA Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas Objetivos Devido a grande e incessante expansão e diversificação dos conhecimentos médicos,

Leia mais

EDITAL DO EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CIRURGIA PLÁSTICA ANO 2008

EDITAL DO EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CIRURGIA PLÁSTICA ANO 2008 EDITAL DO EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CIRURGIA PLÁSTICA ANO 2008 Comissão Julgadora do Exame para Obtenção do Título de Especialista em Cirurgia Plástica Coordenador

Leia mais

RINOPLASTIA Cirurgia Plástica no Nariz

RINOPLASTIA Cirurgia Plástica no Nariz RINOPLASTIA Cirurgia Plástica no Nariz O que é a Rinoplastia? A rinoplastia, ou cirurgia do nariz, é um procedimento estético que corrige a forma e a funcionalidade do nariz, melhorando tanto o aspecto

Leia mais

PREVENÇÃO DE INCAPACIDADES E REABILITAÇÃO EM HANSENÍASE. Editores: Diltor Vladimir Araújo Opromolla Rosemari Baccarelli

PREVENÇÃO DE INCAPACIDADES E REABILITAÇÃO EM HANSENÍASE. Editores: Diltor Vladimir Araújo Opromolla Rosemari Baccarelli PREVENÇÃO DE INCAPACIDADES E REABILITAÇÃO EM HANSENÍASE Editores: BAURU Instituto Lauro de Souza Lima 2003 ISBN 901968 Endereço para contato: Instituto Lauro de Souza Lima Rodovia Comandante João Ribeiro

Leia mais

Programa de Especialização em Ortopedia e Traumatologia Pediátrica (R4)

Programa de Especialização em Ortopedia e Traumatologia Pediátrica (R4) SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE HOSPITAL INFANTIL JOANA DE GUSMÃO Florianópolis SERVIÇO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Programa de Especialização em Ortopedia e Traumatologia Pediátrica (R4) Florianópolis,

Leia mais

Associação dos ex-alunos do Prof. Ivo Pitanguy XXI ENCONTRO AEXPI 12 DE NOVEMBRO DE 2014 COSTA DO SAUÍPE - BA

Associação dos ex-alunos do Prof. Ivo Pitanguy XXI ENCONTRO AEXPI 12 DE NOVEMBRO DE 2014 COSTA DO SAUÍPE - BA Associação dos ex-alunos do Prof. Ivo Pitanguy XXI ENCONTRO AEXPI QUARTA-FEIRA - 08:00 08:45 - PAINEL DE FACE I MINHAS INCISÕES NO FACE LIFT: MELHOR CICATRIZ, MENOR ESTIGMA, MELHOR TRAÇÃO DE PELE Moderador

Leia mais

MINI-CURRICULUM. Dia: 26 de Novembro de 2011 Local: Thermas Hotel & Resort Mossoró/RN. Mini-curriculum

MINI-CURRICULUM. Dia: 26 de Novembro de 2011 Local: Thermas Hotel & Resort Mossoró/RN. Mini-curriculum MINI-CURRICULUM Levi Jales - RN ipens@supercabo.com.br : Médico do Hospital Universitário Onofre Lopes HUOL/RN com doutorado em Ciências da saúde CCS/UFRN, Membro Fundador e atual Presidente da Sociedade

Leia mais

Graduação Universidade Federal Fluminense, UFF Niterói-RJ Internato Hospital Universitário Antônio Pedro Niterói RJ

Graduação Universidade Federal Fluminense, UFF Niterói-RJ Internato Hospital Universitário Antônio Pedro Niterói RJ 1- IDENTIFICAÇÃO 1.1 - Nome Analice Batista Soares Nome em citações bibliográficas SOARES, A. B. 2- EDUCAÇÃO 2.1 PRIMEIRO GRAU 1992-1995 Colégio Nossa Senhora das Mercês Nova Friburgo-RJ 2.2 SEGUNDO GRAU

Leia mais

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE ADRIANA RODRIGUES FERNANDES 08/09910 Breve currículo de sua formação acadêmica: Psicóloga (PUCPR), Mestre em Saúde Coletiva (UERJ), Especialista em Psicologia do Trabalho (UFPR) e em Docência do Ensino

Leia mais

EDUARDO ERNESTO CHINAGLIA PRESIDENTE

EDUARDO ERNESTO CHINAGLIA PRESIDENTE EDUARDO ERNESTO CHINAGLIA PRESIDENTE MÉDICO CRM 27962 Graduação em Medicina no ano de 1976 Faculdade de Medicina de Itajubá Itajubá MG Cargos Administrativos: Diretor Presidente da Unimed Leste Paulista

Leia mais

Clínica de Estética Como Montar DEMO

Clínica de Estética Como Montar DEMO 1 Clínica de Estética Como Montar Editora: Intercriar - Projetos de Inovação Empresarial. Copyright 2012 by Isa Pacheco Albuquerque. Todos os direitos desta edição são reservados a Intercriar. 2 Dados

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO. Federação Ibero-Latinoamericana de Cirurgía Plástica. Saudações

BOLETIM INFORMATIVO. Federação Ibero-Latinoamericana de Cirurgía Plástica. Saudações Federação Ibero-Latinoamericana de Cirurgía Plástica Seção da International Confederation for Plastic, Reconstructive and Aesthetic Surgery BOLETIM INFORMATIVO Boletim Nº 46 Agosto 2011 X CONGRESSO REGIONAL

Leia mais

Avaliação da Fisioterapia em Pré e Pós Cirurgia Plástica

Avaliação da Fisioterapia em Pré e Pós Cirurgia Plástica Avaliação da Fisioterapia em Pré e Pós Cirurgia Plástica Ms. Giovana B. Milani Mestre em Ciências pela FMUSP Pós- Graduada em Fisioterapia Dermatofuncional Pós- Graduada em Aparelho locomotor no esporte

Leia mais

Curso de Perícia Médica

Curso de Perícia Médica Apresentação Este curso tem a finalidade de trazer aos profissionais de medicina os aspectos teóricos e práticos que envolvem a Perícia Médica Judicial e o Direito Médico, fornecendo aos participantes

Leia mais

Amil%Paraná. Resumo PROTOCOLO DE CIRURGIA BARIÁTRICA AMIL-PARANÁ

Amil%Paraná. Resumo PROTOCOLO DE CIRURGIA BARIÁTRICA AMIL-PARANÁ Amil%Paraná PROTOCOLO DE CIRURGIA BARIÁTRICA AMIL-PARANÁ por Fátima Corrêa Sandmann Afonso, Patricia Piana Presas, Rubens Zenobio Darwich e Samir Bazzi Fatima Corrêa Sandmann Afonso Médica Endocrinologista

Leia mais

Dias: 26, 27 e 29 Local: Faculdade Maurício de Nassau

Dias: 26, 27 e 29 Local: Faculdade Maurício de Nassau Dias: 26, 27 e 29 Local: Faculdade Maurício de Nassau PROGRAMAÇÃO DIA HORA ATIVIDADE PALESTRANTE Yldry Souza Ramos Queiroz Pessoa.- Direção FMN-CG Samara Coelho - Coordenação Acadêmica 18h30 Abertura Adriano

Leia mais

Proponente e coordenador do projeto: Professor Dr. Gustavo Silveira Siqueira Português Espanhol Italiano Inglês

Proponente e coordenador do projeto: Professor Dr. Gustavo Silveira Siqueira Português Espanhol Italiano Inglês Proponente e coordenador do projeto: Professor Dr. Gustavo Silveira Siqueira Pesquisador e Professor Adjunto IV nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade do Estado

Leia mais

PARECER CREMEB Nº 05/08 (Aprovado em Sessão Plenária de 26/02/2008)

PARECER CREMEB Nº 05/08 (Aprovado em Sessão Plenária de 26/02/2008) PARECER CREMEB Nº 05/08 (Aprovado em Sessão Plenária de 26/02/2008) EXPEDIENTE CONSULTA Nº 130.255/2007 ASSUNTO: Interface de atuação profissional entre odontólogos e médicos RELATOR DE VISTAS: Cons. José

Leia mais

Cirurgia Plástica 27 a 29 de março de 2014 - Hotel Odara - Cuiabá - MT

Cirurgia Plástica 27 a 29 de março de 2014 - Hotel Odara - Cuiabá - MT 27ª Jornada Centro-Oeste de Cirurgia Plástica 27 a 29 de março de 2014 - Hotel Odara - Cuiabá - MT Tema Central: MAMA Programa Preliminar www.cirurgiaplastica.org.br Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diário da República, 1.ª série N.º 143 26 de Julho de 2010 2845. só produz efeitos com a publicação da respectiva portaria:

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diário da República, 1.ª série N.º 143 26 de Julho de 2010 2845. só produz efeitos com a publicação da respectiva portaria: Diário da República, 1.ª série N.º 143 26 de Julho de 2010 2845 só produz efeitos com a publicação da respectiva portaria: Assim: Cumpridos os preceitos legais e com fundamento no disposto na alínea a)

Leia mais

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP DIRETORIA NACIONAL Presidente: JOÃO DE MORAES PRADO NETO - SP 1º Vice-Presidente: NÍVEO STEFFEN - RS 2º Vice-Presidente: DENIS CALAZANS LOMA - SP Secretário

Leia mais

Implante de Silicone nos Seios. 8 Questões frequentes

Implante de Silicone nos Seios. 8 Questões frequentes Implante de Silicone nos Seios 8 Questões frequentes Dr. JOÃO CARLOS CORREA ESCHILETTI Médico formado pela UFRGS em 1980. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é mestre em Medicina

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CIRURGIA DERMATOLÓGICA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CIRURGIA DERMATOLÓGICA CHEFE DO SERVIÇO: DR. SÉRGIO COSTA LIMA DA SILVA COORDENADORES: DRª ANDRÉA MYCHELAYNE E RAPHAEL C. PERYASSÚ SETOR DE CIRURGIA DERMATOLÓGICA Local: Hospital da Gamboa/RJ Nível: Pós-Graduação Lato Sensu

Leia mais

JUN Revista Veja 2010

JUN Revista Veja 2010 2010 JUN Revista Veja 2010 JUN Revista Veja (continuação) 2010 JUN Revista Veja (continuação) Revista Muito - Salvador Revista Muito - Salvador (cont.) Revista Muito - Salvador (cont.) Revista Muito -

Leia mais

Programa de Especialização Cirurgia do Quadril (R4) Treinamento Avançado em Cirurgia do Quadril. Goiânia GO / Maio de 2015.

Programa de Especialização Cirurgia do Quadril (R4) Treinamento Avançado em Cirurgia do Quadril. Goiânia GO / Maio de 2015. SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO ESTADO DE GOIÁS HOSPITAL DE URGÊNCIA DE GOIÂNIA (HUGO) / HOSPITAL GERAL DE GOIÂNIA ALBERTO RASSI () SERVIÇO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA / SERVIÇO DE CIRURGIA DO QUADRIL

Leia mais

FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL: UM PERFIL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ

FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL: UM PERFIL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL: UM PERFIL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ Ana Paula Serra de Araújo 1, Maristela Lopes Cabral 2 RESUMO:

Leia mais

Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica CIPE

Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica CIPE Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica CIPE EDITAL DE EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA TÍTULO DE ESPECIALISTA ANO 2013 O Presidente da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, no uso de suas atribuições

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ANESTESIOLOGIA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ANESTESIOLOGIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM ANESTESIOLOGIA 1- IDENTIFICAÇÃO 1.1- Hospital: Rubens de Souza Bento Hospital Geral de Roraima. 1.2- Entidade Mantenedora: Secretaria Estadual de Saúde/SESAU-RR 1.3- Curso:

Leia mais

Médico formado pela. Sobre o Autor. Implante de Silicone nos Seios. Dr. João Carlos Correa Eschiletti

Médico formado pela. Sobre o Autor. Implante de Silicone nos Seios. Dr. João Carlos Correa Eschiletti Sobre o Autor Médico formado pela UFRGS em 1980. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é mestre em Medicina pela Universidade de Porto Portugal. É médico nutrólogo pela Associação

Leia mais

deborahcello@hotmail.com - Deborah

deborahcello@hotmail.com - Deborah deborahcello@hotmail.com - Deborah Segunda 13 de A atuação do dispensação Palestrante: Rafaela Grobe Farmacêutica Industrial pela UFPR, Especialista em Gestão da Qualidade na Produção de Alimentos, Medicamentos

Leia mais

CADASTRAMENTO DOS CENTROS DE REFERÊNCIA EM PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA NO BRASIL

CADASTRAMENTO DOS CENTROS DE REFERÊNCIA EM PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA NO BRASIL Departamento de Pediatria - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP- Campinas - SP Caixa Postal 6.111 - Bairro Cidade Universitária - CEP 13970-000 dirceu@ fcm.unicamp.br Telefone: ( 19 ) -3289-3874

Leia mais

Pós graduação Lato Sensu Curso de especialização em medicina interna. Manual de Pós-Graduação

Pós graduação Lato Sensu Curso de especialização em medicina interna. Manual de Pós-Graduação Pós graduação Lato Sensu Curso de especialização em medicina interna Manual de Pós-Graduação CARACTERIZAÇÃO DO CURSO Desde 2014 INSTITUIÇÕES Instituto ID Or- Hospital Quinta D Or (HQD) ENDEREÇO HOSPITAL

Leia mais

Graduado em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo RS

Graduado em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo RS Alguns profissionais do corpo docente: Dr. Marcelo Ribeiro Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP Fellowship em Neurorradiologia, pelo Toronto Western Hospital da Universidade de Toronto,

Leia mais

Associados Homenageados Concessão Título de Associado Emérito 2013. Celso Rubens Vieira e Silva- BA

Associados Homenageados Concessão Título de Associado Emérito 2013. Celso Rubens Vieira e Silva- BA Associados Homenageados Concessão Título de Associado Emérito 2013 Carlos Alberto Basílio de Oliveira - RJ Celso Rubens Vieira e Silva- BA Margarida Maria Fernandes da Silva Moraes - SP Marialva Tereza

Leia mais

284 AUTORES palíndromo Teoria e História da arte 2010 / no3 285

284 AUTORES palíndromo Teoria e História da arte 2010 / no3 285 284 AUTORES apresentação dos autores Almerinda da Silva Lopes é doutora em Comunicação e Semiótica (1997, PUC/SP), com pós-doutorado (2002) na Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), na área de Linguística,

Leia mais

TURISMO DE SAÚDE E BEM-ESTAR HEALTH AND WELLNESS TOURISM

TURISMO DE SAÚDE E BEM-ESTAR HEALTH AND WELLNESS TOURISM TURISMO DE SAÚDE E BEM-ESTAR HEALTH AND WELLNESS TOURISM Um produto turístico que está a assumir cada vez maior importância é o turismo de saúde e bem-estar. O turismo de saúde e bem-estar abrange as viagens

Leia mais

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Acupuntura Estética Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Fernandes, Fernando A. C. Acupuntura estética: prática e objetiva: novos procedimentos

Leia mais

CARLOS AUGUSTO ROMANO SCARFON

CARLOS AUGUSTO ROMANO SCARFON ALBANY BRAZ Cirurgião Pediatra da Unidade de Intersexo do Hospital Infantil Darcy Vargas (SUDS-1978/1996); Professor de Cirurgia Pediátrica da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (OMEC-1978/1992),

Leia mais

TESTE VOCACIONAL PROF. BRUNO AUGUSTO COLÉGIO SÃO JOSÉ

TESTE VOCACIONAL PROF. BRUNO AUGUSTO COLÉGIO SÃO JOSÉ TESTE VOCACIONAL PROF. BRUNO AUGUSTO COLÉGIO SÃO JOSÉ S I S T E M A P O S I T I V O D E E N S I N O Na escola, você prefere assuntos ligados à: a) Arte, esportes e atividades extracurriculares b) Biologia

Leia mais

OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESPECÍFICOS

OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESPECÍFICOS OBJETIVOS GERAIS O Programa de Residência Médica opcional de Videolaparoscopia em Cirurgia do Aparelho Digestivo (PRMCAD) representa modalidade de ensino de Pós Graduação visando ao aperfeiçoamento ético,

Leia mais

Conhecimento sobre o Lazer nos Cursos de Educação Física de Belém - PA

Conhecimento sobre o Lazer nos Cursos de Educação Física de Belém - PA Conhecimento sobre o Lazer nos Cursos de Educação Física de Belém - PA CONHECIMENTO SOBRE O LAZER NOS CuRSOS DE EDuCAÇÃO FÍSICA DE BELÉM - PA Gustavo Maneschy Montenegro Conselho Editorial Av. Carlos

Leia mais

Tabela 1 - Centros de Residência Credenciados pelo MEC

Tabela 1 - Centros de Residência Credenciados pelo MEC Tabela 1 - Centros de Residência Credenciados pelo MEC Região Centros Vagas Oferecidas Vagas Ocupadas % Ocupação % Não Ocupação Estado Sudeste 23 177 38 21,47% 78,53% SP 12 123 31 25,20% 74,80% RJ 7 34

Leia mais

EDITAL PARA CONCURSO CERTIFICADO DE ATUAÇÃO NA ÁREA DE CIRURGIA CRÂNIO-MAXILO-FACIAL 2013

EDITAL PARA CONCURSO CERTIFICADO DE ATUAÇÃO NA ÁREA DE CIRURGIA CRÂNIO-MAXILO-FACIAL 2013 EDITAL PARA CONCURSO CERTIFICADO DE ATUAÇÃO NA ÁREA DE CIRURGIA CRÂNIO-MAXILO-FACIAL 2013 ATENÇÃO: SOMENTE FORMALIZE SUA INSCRIÇÃO SE, DE FATO ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS ESTABELECIDAS PELO EDITAL, POIS A TAXA

Leia mais

INFORME UVV-ES Nº10 22-28/04 de 2013 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

INFORME UVV-ES Nº10 22-28/04 de 2013 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional UVV POST Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional FOMENTO À PESQUISA Estão abertas as inscrições de propostas provenientes dos Programas de Pós-Graduação

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES JAVA DESKTOP COM NETBEANS 6.7

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES JAVA DESKTOP COM NETBEANS 6.7 INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES JAVA DESKTOP COM NETBEANS 6.7 Guilherme Orlandini Sérgio Roberto Delfino INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES JAVA DESKTOP COM NETBEANS 6.7 São Paulo,

Leia mais

Tromboembolismo venoso em Cirurgia Plástica: protocolo

Tromboembolismo venoso em Cirurgia Plástica: protocolo ARTIGO ORIGINAL Tromboembolismo Vendramin Franco venoso T FS et em al. et Cirurgia al. Plástica Tromboembolismo venoso em Cirurgia Plástica: protocolo Venous thromboembolism in Plastic Surgery: prevention

Leia mais

Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo

Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ Presidente Paulo Marchiori Buss Vice-Presidente de Ensino, Informação e Comunicação Maria do Carmo Leal EDITORA FIOCRUZ Diretora

Leia mais

Processo Seletivo de Residência Médica Unificado 2013. Ato Administrativo de Retificação da Quinta Chamada

Processo Seletivo de Residência Médica Unificado 2013. Ato Administrativo de Retificação da Quinta Chamada Processo Seletivo de Residência Médica Unificado 2013 Ato Administrativo de Retificação da Quinta Chamada Data 10/04/2013 1. PRM DE ANESTESIA HRT 10000392 - Bruno Campostrini Sily 2. PRM DE CARDIOLOGIA

Leia mais

Pesquisa Clínica. Orientações aos pacientes

Pesquisa Clínica. Orientações aos pacientes Pesquisa Clínica Orientações aos pacientes 2009 Ministério da Saúde. É permitida a reprodução total ou parcial desta obra, desde que citada a fonte. Tiragem: 1000 exemplares Criação, Informação e Distribuição

Leia mais

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now. Programa de Residência Médica em Alergia e Imunologia Clínica A - Objetivos gerais da ASBAI para o programa de Residência Médica em Alergia e Imunologia Clínica. 1- Aprimorar as habilidades técnicas, o

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA EXAME PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CIRURGIA PLÁSTICA EDITAL - ANO 2016 O Coordenador da Comissão de Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora apresenta o curso de pós-graduação lato sensu em Direito Público. Professores das principais universidades

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 1.352, DE 13 DE JUNHO DE 2011

MINISTÉRIO DA SAÚDE GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 1.352, DE 13 DE JUNHO DE 2011 MINISTÉRIO DA SAÚDE GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 1.352, DE 13 DE JUNHO DE 2011 Alterar, para 31 de outubro de 2011, o prazo fixado para validade da Certificação como Hospital de Ensino

Leia mais

Ensino. Principais realizações

Ensino. Principais realizações Principais realizações Reestruturação dos Programas de ; Início do Projeto de Educação à Distância/EAD do INCA, por meio da parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ; Três novos Programas

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA EDITAL DO EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CIRURGIA PLÁSTICA - ANO 2013

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA EDITAL DO EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CIRURGIA PLÁSTICA - ANO 2013 SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA EDITAL DO EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CIRURGIA PLÁSTICA - ANO 2013 Comissão Julgadora do Exame para Obtenção do Título de Especialista

Leia mais

Ivo Pitanguy FORMAÇÃO DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

Ivo Pitanguy FORMAÇÃO DO CIRURGIÃO PLÁSTICO Ivo Pitanguy FORMAÇÃO DO CIRURGIÃO PLÁSTICO - FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO FF OR MM AÇA Ç ÃO ÉÉ TT IC IC A FO RMA ÇÃ Ã O O CULTURA L FO RR MM AA ÇÇ ÃÃ O O HH UM AA NN ÍÍ ST II CC AA FF OO

Leia mais

CURSO DE PSICOTERAPIA FUNDAMENTAL. (Complemento à especialização em Psicoterapia)

CURSO DE PSICOTERAPIA FUNDAMENTAL. (Complemento à especialização em Psicoterapia) 1 CURSO DE PSICOTERAPIA FUNDAMENTAL (Complemento à especialização em Psicoterapia) OBJETIVOS Fundamentar ao profissional de saúde os atos psicoterápicos, implícitos na relação profissional de saúde-paciente,

Leia mais

CIRURGIA DE OTOPLASTIA (PLÁSTICA DE ORELHAS) Termo de ciência e consentimento livre e esclarecido

CIRURGIA DE OTOPLASTIA (PLÁSTICA DE ORELHAS) Termo de ciência e consentimento livre e esclarecido CIRURGIA DE OTOPLASTIA (PLÁSTICA DE ORELHAS) Termo de ciência e consentimento livre e esclarecido Eu, RG n solicito e autorizo o Dr. Fausto A. de Paula Jr, CRM-SP 103073, medico otorrinolaringologista,

Leia mais

Leituras da paternidade, leituras de Íon, de Eurípides. De 16 a 18 de setembro de 2015. Programação

Leituras da paternidade, leituras de Íon, de Eurípides. De 16 a 18 de setembro de 2015. Programação Leituras da paternidade, leituras de Íon, de Eurípides De 16 a 18 de setembro de 2015 Programação 16 de setembro de 2015 Quarta-feira 8hs 9hs Credenciamento 9hs30 12hs Conferências de abertura: Leituras

Leia mais

Pressupostos para pesquisa em políticas culturais e ambientais

Pressupostos para pesquisa em políticas culturais e ambientais Pressupostos para pesquisa em políticas culturais e ambientais APRESENTAÇÃO Os cursos de Graduação e Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos, através do projeto Laboratório de políticas culturais

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ Superintendência de Recursos Humanos

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ Superintendência de Recursos Humanos EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N.º 01A /SRH/2015 A UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ, através da Superintendência de Recursos Humanos - SRH, torna público o Edital de Concurso Público para o

Leia mais

DR. PAOLA GRECHI ROMERO CASTRO CRM 16594 RQE 8487

DR. PAOLA GRECHI ROMERO CASTRO CRM 16594 RQE 8487 DR. PAOLA GRECHI ROMERO CASTRO CRM 16594 RQE 8487 APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL Graduação em Medicina - Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (1998 2003). Prêmio de Melhor Aluna de Oftalmologia e Prêmio

Leia mais

CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES ABC: UMA APLICAÇÃO EM UMA ORGANIZAÇÃO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIA. Ernani Mendes Botelho

CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES ABC: UMA APLICAÇÃO EM UMA ORGANIZAÇÃO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIA. Ernani Mendes Botelho UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES ABC: UMA APLICAÇÃO

Leia mais

SIG RUTE: Residência Médica e Especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem

SIG RUTE: Residência Médica e Especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem ARTIGO SIG RUTE: Residência Médica e Especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem AUTORES Ênio Rogacheski Especialista e Mestre em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Médico Radiologista do Hospital

Leia mais

DR. PAOLA GRECHI ROMERO CASTRO CRM 16594

DR. PAOLA GRECHI ROMERO CASTRO CRM 16594 DR. PAOLA GRECHI ROMERO CASTRO CRM 16594 FORMAÇÃO Graduação em Medicina - Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (1998 2003). Prêmio de Melhor Aluna de Oftalmologia e Prêmio de Melhor Aluna de Pediatria.

Leia mais

ANEXO II 1 NORMAS GERAIS DE CREDENCIAMENTO/ HABILITAÇÃO

ANEXO II 1 NORMAS GERAIS DE CREDENCIAMENTO/ HABILITAÇÃO ANEXO II NORMAS DE CLASSIFICAÇÃO E CREDENCIAMENTO/HABILITAÇÃO DE UNIDADES DE ASSISTÊNCIA EM ALTA COMPLEXIDADE NO TRATAMENTO REPARADOR DA LIPODISTROFIA E LIPOATROFIA FACIAL DO PORTADOR DE HIV/AIDS 1 NORMAS

Leia mais

DRA. PAOLA GRECHI CRM 16594 RQE 8487

DRA. PAOLA GRECHI CRM 16594 RQE 8487 DRA. PAOLA GRECHI CRM 16594 RQE 8487 APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL Graduação em Medicina - Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (1998 2003). Prêmio de Melhor Aluna de Oftalmologia e Prêmio de Melhor Aluna

Leia mais

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATU SENSU EM: PRÁXIS ENFERMAGEM ESTÉTICA

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATU SENSU EM: PRÁXIS ENFERMAGEM ESTÉTICA Faculdade Campo Limpo Paulista CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATU SENSU EM: PRÁXIS ENFERMAGEM ESTÉTICA PROJETO PEDAGÓGICO 2015 Sumário 1. Curso e Área de Conhecimento 2.Objetivo 3.Público-Alvo 4.Coordenador 5.Duração

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS EM NEUROCIÊNCIAS INSTITUTO NEUROLÓGICO DE SÃO PAULO PLANO DE CURSO

CENTRO DE ESTUDOS EM NEUROCIÊNCIAS INSTITUTO NEUROLÓGICO DE SÃO PAULO PLANO DE CURSO CENTRO DE ESTUDOS EM NEUROCIÊNCIAS INSTITUTO NEUROLÓGICO DE SÃO PAULO PLANO DE CURSO Aprimoramento em Instrumentação Cirúrgica com Ênfase em Neurocirurgia QUEM SOMOS O Instituto Neurológico de São Paulo

Leia mais

MINI CURRÍCULOS. CLEO BORGES Graduação em Medicina - Universidade Federal de Mato Grosso - 2005

MINI CURRÍCULOS. CLEO BORGES Graduação em Medicina - Universidade Federal de Mato Grosso - 2005 MINI CURRÍCULOS NULVIO LERMEN JUNIOR Graduado em Medicina UFSC - 2000 MFC titulado pela SBMFC em 2004 Especialista em Saúde da Família pela Universidade de Pernambuco Mestre em Políticas e Gestão em Saúde

Leia mais

interchange study collaborators Contact person (Coordinating participants) International Agency for Research of Cancer brennanp@iarc.

interchange study collaborators Contact person (Coordinating participants) International Agency for Research of Cancer brennanp@iarc. interchange study collaborators Contact person (Coordinating participants) Dr Paul Brennan Valérie Gaborieau Dr Maria-Paula Curado International Agency for Research of Cancer Lyon, FRANCE International

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA EDITAL DO EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CIRURGIA PLÁSTICA - ANO 2014

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA EDITAL DO EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CIRURGIA PLÁSTICA - ANO 2014 SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA EDITAL DO EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CIRURGIA PLÁSTICA - ANO 2014 Comissão Julgadora do Exame para Obtenção do Título de Especialista

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 6/5/2009, Seção 1, Pág. 11. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 6/5/2009, Seção 1, Pág. 11. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 6/5/2009, Seção 1, Pág. 11. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: MEC/Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CANCEROLOGIA Ato de Oficialização: Ata de 21/12/1981 Conselho Departamental

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CANCEROLOGIA Ato de Oficialização: Ata de 21/12/1981 Conselho Departamental PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CANCEROLOGIA Ato de Oficialização: Ata de 21/12/1981 Conselho Departamental 1. Nome do Curso e Área de Conhecimento: Curso de Especialização em

Leia mais

ADENDO MODIFICADOR DO EDITAL N.º 13/2015-IEP/HCB

ADENDO MODIFICADOR DO EDITAL N.º 13/2015-IEP/HCB ADENDO MODIFICADOR DO EDITAL N.º 13/2015-IEP/HCB Por este instrumento o Conselho de Pós-Graduação (CPG) do Programa de Pós-Graduação em Oncologia do Hospital de Câncer de Barretos Fundação Pio XII, torna

Leia mais

Link para o Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4778105e6

Link para o Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4778105e6 Adriana de Castro Rodrigues Krum Especialização em Saúde Pública pela Faculdade Internacional de Curitiba (2004). Especialização em Informática Educacional pela Faculdades Franciscanas FAFRA (1996). Especialização

Leia mais

Centro Av. Frei Pacífico Wagner,653 11660 903 Caraguatatuba SP T F 55 12 3897 2000

Centro Av. Frei Pacífico Wagner,653 11660 903 Caraguatatuba SP T F 55 12 3897 2000 Nome Curso: IMPLANTE. Implantando idéias, um curso diferente. Curso de extensão Universitária Natureza: Teórico prático Data do inicio do curso: 27 de agosto de 2010 Local: Clinica Universitário Módulo

Leia mais

Alberto Fedeli Júnior

Alberto Fedeli Júnior Rita de Cássia Gabrielli Souza Lima Graduação em Odontologia (UMC) Especialização em Saúde Coletiva em Odontologia (UFMG) Especialização em Saúde da Família (UFSC) Mestrado em Saúde Pública (UFSC) Doutorado

Leia mais

PROCESSO CONSULTA Nº 10/2014 PARECER CONSULTA Nº 04/2015

PROCESSO CONSULTA Nº 10/2014 PARECER CONSULTA Nº 04/2015 PROCESSO CONSULTA Nº 10/2014 PARECER CONSULTA Nº 04/2015 Solicitantes: DR. M. L. B. CRM/GO XXXX Conselheiro Parecerista: DR. PAULO ROBERTO CUNHA VENCIO Assunto: RESPONSABILIDADE ÉTICA E LEGAL DE PROFESSOR

Leia mais

Dr. Hans Smola Germany - Heidnheim Germany Especialista em Dermatologia Médico e Professor da Universidade de Cologne

Dr. Hans Smola Germany - Heidnheim Germany Especialista em Dermatologia Médico e Professor da Universidade de Cologne Coordenação Prof. Dr. Marcus Castro Ferreira Professor Titular de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Chefe da Divisão de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas

Leia mais

How To. Introdução. Volume 3 - Número 3 Dezembro 2010 SBC HORIZONTES 26

How To. Introdução. Volume 3 - Número 3 Dezembro 2010 SBC HORIZONTES 26 Como planejar uma Pesquisa Científica Sugestões para o desenvolvimento de uma pesquisa científica Jane Aparecida Buzzi Pereira Neves, janeabp@gmail.com, Faculdades Expoente, Curitiba, PR. Luiz Antônio

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO 2. FORMAÇÃO. 1.1. Dados Pessoais

1. IDENTIFICAÇÃO 2. FORMAÇÃO. 1.1. Dados Pessoais 1 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1. Dados Pessoais Nome: Fausto Viterbo de Oliveira Neto Naturalidade: Vacaria Nacionalidade: Brasileira Data de Nascimento: 12-10-1953 Filiação: João Viterbo de Oliveira Dinacir Paim

Leia mais

INTRODUÇÃO OBJETIVOS

INTRODUÇÃO OBJETIVOS INTRODUÇÃO Com a constante e crescente evolução do sistema brasileiro de saúde, tem-se percebido um grande aumento da demanda por profissionais médicos mais qualificados, principalmente no que diz respeito

Leia mais