CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUAÇU - BA EDITAL 005/2014 RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUAÇU - BA EDITAL 005/2014 RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA"

Transcrição

1 CARGO: ASSISTENTE DE CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO Questão: 04 Candidato: BEATRIZ BARBOSA SANTOS SILVA Justificativa: Sobre o texto, pode-se afirmar, EXCETO: a. Estabelece uma relação de intertextualidade com o texto 1. b. É um anúncio publicitário que visa à mobilização das pessoas a se aderirem à campanha contra a violência feminina. c. O texto não provoca a opinião pública porque afronta o resultado da pesquisa. d. O texto remete o leitor ao principal dado da pesquisa: 65% dos brasileiros acham que mulheres que usam roupas curtas merecem ser atacadas. Julgo improcedente o recurso uma vez que na alternativa C faz-se uma afirmativa errônea, sendo esta a alternativa que deveria ser marcada. A candidata não apresenta argumentação que conteste ou justifique outra coisa, apenas reafirma o que aponta a resposta apresentada no gabarito: o texto remete o leitor ao principal dado da pesquisa, além disso o texto provoca a opinião pública. Questão: 06 Candidato: BEATRIZ BARBOSA SANTOS SILVA Justificativa: Ela também publicou que "a sociedade brasileira tem muito o que avançar" e o resultado do levantamento "deixa claro o peso das leis e das políticas públicas". Sobre a passagem acima, julgue as assertivas como VERDADEIRAS ou FALSAS: I- O pronome pessoal Ela retoma a jornalista organizadora do movimento Nana Queiroz. II- A oração entre aspas complementa o sentido do verbo Publicou. III- O verbo publicou está no mesmo tempo e modo do verto tem. IV- A fala "a sociedade brasileira tem muito o que avançar" revela um julgamento de valor do enunciador. V- Ao dizer que o resultado do levantamento "deixa claro o peso das leis e das políticas públicas" a enunciadora mostra que somente com leis duras se muda um país. São corretos: a. I e II b. II e III c. II, III e IV d. II e IV

2 Julgo improcedente o recurso já que o fato de nenhuma das alternativas apresentarem a assertiva V como verdadeira não compromete a análise da questão, conforme afirma a candidata. Questão: 11 Candidato: BEATRIZ BARBOSA SANTOS SILVA Justificativa: A mídia quase inteira comprou esse embuste, sem a menor crítica metodológica Transpondo-se a oração acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será: a. Foi comprada b. Estava comprada c. Foi comprado d. Era comprado Julgo improcedente o recurso. A candidata alega que na letra A tem-se a voz passiva. De fato, tanto a alternativa A como a C apresentam a forma verbal adequada para voz passiva, PORÉM há de se considerar que o sujeito paciente passa a ser esse embuste, forma masculina, daí, a forma correta é Esse embuste foi comprado pela mídia quase inteira. Questão: 14 Candidato: BEATRIZ BARBOSA SANTOS SILVA Justificativa: O verbo que pode ser corretamente flexionado no plural está grifado em: a- Na internet, havia discussões sobre o machismo exagerado. b- Como teria sido a aplicação dessa pesquisa? c- Parte das manifestações adquiriu um caráter virtual... d- É difícil enfrentar a realidade... Julgo improcedente o recurso, pois a questão NÃO apresenta duas alternativas corretas. O gabarito aponta a alternativa C e a candidata alega que a alternativa A também poderia ser correta, o que não é verdade. Na alternativa A tem-se o verbo haver, impessoal, já que está no sentido de existir, admitindo somente o singular.

3 Questão: 18 Candidato: BEATRIZ BARBOSA SANTOS SILVA Justificativa: Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: As mulheres violentadas, olhos as lágrimas caem, normalmente assistem a uma cena não gostam. a. cujos que b. em cujos que c. de cujos de que d. cujos de que Julgo improcedente o recurso já que a candidata não apresenta fundamentação procedente. As lágrimas caem dos olhos das mulheres... não gostam das cenas... ambos os termos preposicionados são regidos por preposição. Questão: 22 Candidato: BEATRIZ BARBOSA SANTOS SILVA Justificativa: Numa certa empresa foi realizada uma pesquisa sobre o consumo de 2 produtos A e B, verificou-se que 198 funcionários consumiam o produto A, 174 consumiam o produto B e 48 detestavam os dois produtos. Se na empresa havia 350 funcionários, podemos afirmar que o número de pessoas que consumiam um dos dois produtos era de: a) 70 b) 300 c) 128 d) 232 Total: 350 Nenhum dos dois: 48 n(a) = 198 n(b) = 174 n( = = 302 (consumiam os produtos A ou B) n(a = x (consumiam os produtos A e B)

4 n(a = n(a) + n(b) - n(a 302 = x x = x = 70 n(a B) = = 128 (consumiam apenas o produto A) n(b A) = = 104 (consumiam apenas o produto B) n(a B) n(b A) = = 232 (consumiam somente o produto A ou somente o produto B)

5 CARGO: GARI Questão: 14 Candidato: LEIDIANE SANTOS SILVA ALMEIDA e ROSALVO FREITAS ALMEIDA Justificativa: Assinale a opção em que houve erro no emprego do pronome pessoal em relação ao uso culto da língua: a. Ele entregou um texto para mim corrigir. b. Para mim, a leitura está fácil. c. Isto é para eu fazer agora. d. Não saia sem mim. Julgo improcedente o recurso uma vez que não há contestação sobre a elaboração ou resposta da questão. O candidato alega apenas que a questão aparece em um site já tendo sido aplicada por uma banca. Esclarece-se nesse sentido que as alternativas das questões são exemplos retirados de livros didáticos de Ensino Fundamental, o que pode coincidentemente ocorrer de aparecerem em provas de concurso. Questão: 16 Candidato: LEIDIANE SANTOS SILVA ALMEIDA e ROSALVO FREITAS ALMEIDA Justificativa: Fique atento aos produtos dietéticos porque nem sempre eles serão as melhores opções. O verbo sublinhado acima está: a. No presente b. No futuro c. No imperativo afirmativo d. No passado Julgo improcedente o recurso já que não há qualquer problema na questão. O candidato apenas alega que o verbo está no futuro do presente. Isso é indiscutível, entretanto, pelo nível da prova elaborada, avaliou-se apenas se o candidato reconhecia as formas verbais no presente, passado ou futuro, além do sentido dos modos indicativo, subjuntivo e imperativo.

6 CARGO: OPERADOR DE POÇO TUBULAR Questão: 03 Candidato: JOSÉ SILVA NETO Justificativa: Pelas orientações apresentadas no texto, só NÃO podemos afirmar que: a- O não planejamento nas compras pode interferir na má alimentação. b- A obesidade tem como causa a alimentação mal planejada. c- É uma prática comum as pessoas comprarem coisas supérfluas que não são saudáveis. d- As pessoas magras não compram coisas supérfluas. Julgo improcedente o recurso uma vez que o candidato alega não podemos afirmar que a obesidade é devido ou causa de uma alimentação mal planejada. A questão trazia no enunciado: Pelas orientações apresentadas no texto NÃO SE PODE afirmar, dessa forma, pelas orientações apresentadas no texto poderíamos afirmar A, B e C, e não poderíamos afirmar D. As alternativas A, B e C são inferências verdadeiras, comprováveis nas orientações apresentadas no texto, ao passo que em D, foge-se do foco do texto, melhor dizendo, afirma-se algo que não se pode comprovar no texto. Questão: 07 Candidato: MÁRCIA APARECIDA O. NASCIMENTO RIBEIRO Justificativa: As palavras em negrito no trecho apresentado na questão 6, sugerem: a- Uma orientação b- Uma ordem c- Um desejo d- Uma possibilidade Julgo improcedente o recurso. A candidata alega que pela regra o imperativo pode sugerir tanto uma orientação como uma ordem. Sim, sugerem tanto uma coisa como outra cabendo ao contexto definir se é ordem ou orientação, ou se as duas coisas. Considerando o trecho do texto Dicas para compras em supermercados... não se pode afirmar que o verbo tenha sido usado para ordenar e sim orientar.

7 CARGO: RECEPCIONISTA Questão: 15 Candidato: WILLIANE TEIXEIRA DA CONCEIÇÃO Justificativa: Eles queriam porque queriam que a população brasileira fosse tão ruim que acreditasse, (...) As palavras sublinhadas estabelecem uma relação semântica de: a. Causa b. Consequência c. Finalidade d. Comparação Julgo improcedente o recurso uma vez que a candidata apenas afirma categoricamente que tão e que estabelecem relação de comparação e não de consequência, sem qualquer fundamentação para tal alegação. As relações semânticas são determinadas pelo contexto e assim sendo, pelo contexto apresentado tem-se uma relação de consequência, efeito, resultado, como em ele comeu tanto que engordou ou ele é tão guloso que sempre engorda. Questão: 37 Candidato: WILLIANE TEIXEIRA DA CONCEIÇÃO Justificativa: As teclas de atalho Ctrl+O ao serem acionadas no BrOffice Writer executam a ação de abrir um documento já existente através da janela ABRIR. Já no MS Word as teclas mencionadas acima, abrem um novo documento em branco. Como a questão pede no BrOffice Writer, mantém-se a alternativa divulgada D. Questão: 38 Candidato: WILLIANE TEIXEIRA DA CONCEIÇÃO Justificativa: As teclas de atalho Ctrl+O ao serem acionadas no BrOffice Calc executam a ação de abrir um documento já existente através da janela ABRIR. Já no MS Excel as teclas mencionadas acima, abrem um novo documento em branco. Como a questão pede no BrOffice Calc, mantém a alternativa divulgada D.

8 CARGO: TÉCNICO EM ENFERMAGEM Questão: 01 Candidato: ALESSANDRA SOUZA SILVA Justificativa: Sobre o texto acima, é correto o que se afirma em: a. É uma notícia, uma vez que apresenta a exposição como tipologia predominante. b. É um artigo de opinião na medida em que expõe o ponto de vista assumido pelo autor. c. É um manifesto, já que se pode perceber a manifestação de um grupo de pessoas a respeito de um assunto divulgado pela mídia. d. Apesar de apresentar aspectos predominantemente argumentativos, pode-se afirmar que o texto seja uma reportagem jornalística. Julgo improcedente o recurso já que a análise da questão está clara e a resposta do gabarito apresenta de fato a alternativa correta. A candidata alega que a alternativa D deveria ser considerada correta já que o texto é reportagem jornalística, no entanto, seria necessário considerar que o texto não apresenta aspectos predominantemente argumentativos, o que comprova que a única verdadeira é a alternativa A, a que mostra o cunho jornalístico e a exposição como tipologia predominante. Questão: 06 Candidato: SOLANGE DA SILVA QUINOZ ROCHA e ALESSANDRA SOUZA SILVA Justificativa: Ela também publicou que "a sociedade brasileira tem muito o que avançar" e o resultado do levantamento "deixa claro o peso das leis e das políticas públicas". Sobre a passagem acima, julgue as assertivas como VERDADEIRAS ou FALSAS: I- O pronome pessoal Ela retoma a jornalista organizadora do movimento Nana Queiroz. II- A oração entre aspas complementa o sentido do verbo Publicou. III- O verbo publicou está no mesmo tempo e modo do verto tem. IV- A fala "a sociedade brasileira tem muito o que avançar" revela um julgamento de valor do enunciador. V- Ao dizer que o resultado do levantamento "deixa claro o peso das leis e das políticas públicas" a enunciadora mostra que somente com leis duras se muda um país.

9 São corretos: a. I e II b. II e III c. II, III e IV d. II e IV Julgo improcedente o recurso já que o fato de nenhuma das alternativas apresentarem a assertiva V como verdadeira não compromete a análise da questão, conforme afirma a candidata. Questão: 11 Candidato: MARIA VIRGÍNIA COSTA REIMÃO Justificativa: A mídia quase inteira comprou esse embuste, sem a menor crítica metodológica Transpondo-se a oração acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será: a. Foi comprada b. Estava comprada c. Foi comprado d. Era comprado Julgo improcedente o recurso. A fundamentação da candidata não procede. Ela apresenta como correta a alternativa D, o que não se aceita em função do tempo do verbo principal (comprou) estar o pretérito perfeito, daí o auxiliar necessariamente teria que estar nesse tempo (foi). Há de se considerar que o sujeito paciente passa a ser esse embuste, forma masculina, daí, a forma correta é Esse embuste foi comprado pela mídia quase inteira. Questão: 12 Candidato: MARIA VIRGÍNIA COSTA REIMÃO Justificativa: (...) como concluía o relatório, que A mulher merece e deve ser estuprada para aprender a se comportar. O verbo empregado nos mesmo tempo e modo que o grifado acima está em: a. Os ativistas dos grandes jornais fizeram um escarcéu em cima disso(...) b. (...) em torno de duas questões sem-vergonha que nada tinham a ver com as demais respostas das entrevistas (...) c. O autor Manoel Carlos colocou os personagens da novela(...) d. Demonstrei tudo isso incansavelmente neste blog, inclusive o aparelhamento do Instituto pelo PT; (...)

10 Julgo improcedente o recurso. A fundamentação da candidata não procede. Não fica claro o que a candidata pretende alegar, a questão pede que se identifique a alternativa em que o verbo esteja no pretérito imperfeito do indicativo, como na passagem destacada e verbo sublinhado. A alternativa B apresenta o verbo ter nesse referido tempo. Assim, não há o que contestar. Questão: 15 Candidato: MARIA VIRGÍNIA COSTA REIMÃO Justificativa: Eles queriam porque queriam que a população brasileira fosse tão ruim que acreditasse,(...) As palavras sublinhadas estabelecem uma relação semântica de: a. Causa b. Consequência c. Finalidade d. Comparação Julgo improcedente o recurso. A fundamentação da candidata não procede. A candidata fala de grau de adjetivo em uma questão em que se avaliam as relações semânticas de conjunções subordinativas. Questão: 18 Candidato: MARIA VIRGÍNIA COSTA REIMÃO Justificativa: Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: As mulheres violentadas, olhos as lágrimas caem, normalmente assistem a uma cena não gostam. a. cujos que b. em cujos que c. de cujos de que d. cujos de que Julgo improcedente o recurso. A fundamentação da candidata não procede. A candidata apresenta uma conceituação do pronome relativo cujo e não contesta ou apresenta qual o erro da questão.

11 Questão: 19 Candidato: LUCIMAR SILVA INÁCIO, SOLANGE DA SILVA QUIMOZ ROCHA e MARIA VIRGÍNIA COSTA REIMÃO Recurso(s): DEFERIDO Justificativa: NULA Questão: 20 Candidato: MARIA VIRGÍNIA COSTA REIMÃO Justificativa: Analisando a concordância nominal, assinale a alternativa em que somente um dos produtos à venda é usado. a- Vendem-se computador e pasta usada. b- Vendem-se roupa e sandália usadas. c- Vendem-se trator e carro usados. d- Vendem-se bicicleta e adereços usados. Julgo improcedente o recurso. A fundamentação da candidata não procede. A candidata copia conceitos nem sempre relacionados com a questão central do problema a ser analisado e não apresenta qualquer justificativa para problemas na questão. Nesta questão fala que a pergunta não concorda com o gênero feminino por ser masculino (usado). Não dar para compreender onde se queria chegar. Não há qualquer problema de ordem conceitual, nem mesmo estrutural na questão em análise. Solicita-se a interpretação das escolhas diferentes no que tange ao uso da concordância nominal. No caso, o candidato deveria assinalar aquela em que somente um dos produtos à venda é usado. Em A, tem-se que somente a pasta é usada, os dois produtos são vendidos(alternativa que atende ao enunciado); em B, tem-se tanto a roupa como a sandália são usadas, os dois produtos são vendidos; em C, tanto o carro como o trator são vendidos e usados; em D também os dois produtos são vendidos e usados. Questão: 27 Candidato: ALESSANDRA SOUZA SILVA Justificativa: Embora a taxa de infecção pelo vírus da hepatite C em renais crônicos esteja apresentando redução progressiva nos últimos anos, esta infecção ainda é importante causa de morbi-mortalidade nesse grupo de pacientes, já que a hepatite C representa a principal causa de doença hepática entre portadores de insuficiência renal

12 crônica (IRC) em diálise. No Brasil, segundo último censo realizado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia ( ), a prevalência de anti-hcv positivo entre pacientes em diálise é de 11%. O RECURSO NÃO PROCEDE Artigos de Revisão HEPATITE CRÔNICA C NO PACIENTE RENAL CRÔNICO Renata de Mello Perez 1 Maria Lucia Gomes Ferraz 2 1. Professora Adjunta do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Médica do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 2. Professora Adjunta da Disciplina de Gastroenterologia da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP). Questão: 35 Candidato: ALESSANDRA SOUZA SILVA Justificativa: Conforme informa o Ministério da Saúde através da referência abaixo citada, é indispensável que seja feito o rastreamento de pacientes com tuberculose através da busca pelos sintomáticos respiratórios, ou seja, primeiro é necessário suspeitar e pesquisar para um diagnóstico rápido (precoce), pois enquanto o paciente não começa a ser tratado ele continua a transmitir o bacilo para outras pessoas, logo se o diagnóstico for feito precocemente o tratamento será iniciado e o tempo de transmissibilidade da doença pelo paciente será menor, contaminando um número menor de pessoas. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. 8. ed. rev. Brasília : Ministério da Saúde, p. : Il. (Série B. Textos Básicos de Saúde) O RECURSO NÃO PROCEDE Ituaçu, 08 de Maio, de 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Questão: 01 A questão de número 1 pede a complementação da seguinte frase iniciada em seu enunciado: A ideia central e a argumentação do texto se baseiam numa relação de.... A alternativa que complementa

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE FORMOSO - MG EDITAL 001/2015

CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE FORMOSO - MG EDITAL 001/2015 CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS Questão: 15 Candidatas: ANA PAULA GOMES e JESSICA CARDOSO MIRANDA Questão: 18, 25, 32 e 35 Candidato: DIONE PEREIRA DA SILVA Justificativa: Conforme Edital item 18.4

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA QUESTÃO NÚMERO: 2 DA LETRA PARA A LETRA Não assiste razão ao candidato, uma vez que a forma

Leia mais

Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos

Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos QUESTÃO 1 Apesar do problema apontado na questão anterior, em "Tornar Visível os Invisíveis",

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE BELMONTE- BA EDITAL 003/2013 RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE BELMONTE- BA EDITAL 003/2013 RESULTADO DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA CARGO: COORDENADOR PEGAGÓGICO Questão: 03 Candidato: JEROALDO DE SOUZA SANTOS Justificativa: De acordo com o Art. 6º da Resolução CNE/CEB nº02/2012 o currículo é conceituado como a proposta de ação educativa

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL CONCURSOS 1. Com base no texto, analise as sentenças abaixo. Em "...nada ocorreu..." o verbo A) transmite a ideia de uma ação contínua. B) expressa uma ação que está ocorrendo

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves EMPREGO DO VERBO Para que possamos iniciar a segunda parte do tutorial Emprego do verbo, vamos relembrar alguns aspectos do tutorial passado: MODO INDICATIVO É o modo verbal que expressa um fato real,

Leia mais

QUESTÃO SOBRE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

QUESTÃO SOBRE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO COMENTÁRIOS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E À QUESTÃO 38 DO CONCURSO PARA ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS CERTAME REALIZADO NO DIA 21 DE JUNHO DE 2015 QUESTÃO

Leia mais

TIPOLOGIA TEXTUAL E GÊNEROS TEXTUAIS

TIPOLOGIA TEXTUAL E GÊNEROS TEXTUAIS TIPOLOGIA TEXTUAL E GÊNEROS TEXTUAIS CONCEITUANDO... É de fundamental importância sabermos classificar os textos dos quais travamos convivência no nosso dia a dia. Para isso, precisamos saber que existem

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 9 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 9 o ano EF Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 175 identificam os elementos constitutivos da organização interna do gênero, em receita culinária; localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição

Leia mais

Vestibular UFRGS 2016 Resolução da Prova de Língua Portuguesa

Vestibular UFRGS 2016 Resolução da Prova de Língua Portuguesa Vestibular UFRGS 2016 Resolução da Prova de Língua Portuguesa 1. Alternativa (A) às vésperas : locução adverbial cujo núcleo é palavra feminina tem crase obrigatória (substitua por, por exemplo, ao lado

Leia mais

Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER

Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER A Comissão Examinadora da Prova

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

2018_CLDF_Técnico Legislativo Comentário e Gabarito Extraoficiais Prof. Albert Iglésia

2018_CLDF_Técnico Legislativo Comentário e Gabarito Extraoficiais Prof. Albert Iglésia 1. Gabarito: A. O terceiro parágrafo já se inicia com um conectivo que corrobora o valor semântico de finalidade. No 10º parágrafo, o autor diz o contrário. O Brasil se desdobra em planos individuais.

Leia mais

VESTIBULAR INVERNO 2015

VESTIBULAR INVERNO 2015 LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO PROVA COMENTADA VESTIBULAR INVERNO 2015 Baixe este e outros materiais em medium.com/plantão-resolveulbra OFICINA DE REDAÇÃO FONTE: UFRGS/2011 MATERIAL DE USO EXCLUSIVO DOS ALUNOS

Leia mais

Tipos de Discurso. Na narração, existem três formas de citar a fala (discurso) dos personagens

Tipos de Discurso. Na narração, existem três formas de citar a fala (discurso) dos personagens Tipos de Discurso Na narração, existem três formas de citar a fala (discurso) dos personagens Tipos de Discurso Discurso Direto Discurso Indireto Discurso Indireto Livre Verbo Dicendi 1. DIZER afirmar,

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019

RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019 RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019 Questão 1 Regência e Pronome Relativo Primeira lacuna: regência verbal de chegar a algum lugar. Segunda lacuna: regência verbal de passar por algo.

Leia mais

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS Livros: 1. Português Linguagens 5 William Cereja e Thereza Cochar 2. Interpretação

Leia mais

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Questões 1 a 20 1. Alternativa E Comentário único: Devido à falta de emprego, o personagem se tornou miserável; por isso, a letra e é a

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS 1. O termo contudo (L.32) estabelece entre as orações do período relação sintática adversativa, por isso, poderia ser corretamente substituído por qualquer

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV A Comissão Examinadora da Prova de Língua Portuguesa NM efetuou a análise do recurso Questão: 03 O candidato alega que, na questão 003, que solicita a identificação de uma característica típica do gênero

Leia mais

Programação Anual. 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME

Programação Anual. 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME Programação Anual 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) 1 ọ 2 ọ 1. Amarrando as idéias COESÃO Introdução ao conceito de coesão Introdução aos mecanismos básicos de coesão Ordem das palavras

Leia mais

ATO 012/2018 DIVULGA JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA QUESTÕES DE PROVA E GABARITO PRELIMINAR EDITAL Nº 002/2017 DE PROCESSO SELETIVO ESF

ATO 012/2018 DIVULGA JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA QUESTÕES DE PROVA E GABARITO PRELIMINAR EDITAL Nº 002/2017 DE PROCESSO SELETIVO ESF ATO 012/2018 DIVULGA JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA QUESTÕES DE PROVA E GABARITO PRELIMINAR EDITAL Nº 002/2017 DE PROCESSO SELETIVO ESF O MUNICÍPIO DE ITAJAÍ, através da Comissão Municipal de Processos

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 85/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 85/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 85/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

QUESTÃO 1 Concordância verbal

QUESTÃO 1 Concordância verbal PROF. ALBERTO MENEGOTTO COMENTÁRIOS À PROVA DE DO CONCURSO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE BOMBEIRO E POLÍCIA OSTENSIVA DA BRIGADA MILITAR DO RIO GRANDE DO SUL Certame elaborado pela banca EXATUS Prova ocorrida

Leia mais

CONCORDÂNCIA. O artista excursionará por várias cidades do interior.

CONCORDÂNCIA. O artista excursionará por várias cidades do interior. CONCORDÂNCIA O artista excursionará por várias cidades do interior. CONCORDÂNCIA VERBAL O artista excursionará por várias cidades do interior. A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar

Leia mais

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA 1. Observe o seguinte excerto retirado do texto: Quando os pais usam sanções que não sejam físicas ou humilhantes (...) e assinale a alternativa correta com relação à formação

Leia mais

RESPOSTAS DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO PRELIMINAR DAS PROVAS OBJETIVAS 2ª PARTE - SOMENTE PARA OS CARGOS DE PROFESSOR (atualizado em 24/08/2016)

RESPOSTAS DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO PRELIMINAR DAS PROVAS OBJETIVAS 2ª PARTE - SOMENTE PARA OS CARGOS DE PROFESSOR (atualizado em 24/08/2016) INSTITUTO MACHADO DE ASSIS CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSAGEM FRANCA-MA RESULTADO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR DAS PROVAS OBJETIVAS RESPOSTAS DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO PRELIMINAR

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 1º BIMESTRE AUTORIA FERNANDO JOSE BARBOSA Rio de Janeiro 2013 TEXTO GERADOR I O texto a seguir é o curriculum vitae de um profissional

Leia mais

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO QUESTÃO 01: CESPE CPRM 2013) Quando isso ocorre, os clientes que já haviam contratado o serviço continuam no direito de usá-lo, mas a operadora não pode aceitar novos beneficiários

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itariri. Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL

Prefeitura Municipal de Itariri. Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL Prefeitura Municipal de Itariri Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL Recurso: Na pontuação não contem esse sinal --, que esta na frase II da pergunta 3 que diz está correta e sim

Leia mais

Questão 01 Ortografia

Questão 01 Ortografia COMENTÁRIOS E RESPOSTAS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA DE NÍVEL SUPERIOR PARA CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DO CONCURSO DA FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PROTEÇÃO E PESQUISA EM SAÚDE FEPS PROVA REALIZADA NO DIA 7 DE

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAIMA - MG CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAIMA - MG CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2018 RECORRENTE: CANDIDATOS (AS) RECORRIDA: Empresa Organizadora e Realizadora do Concurso Público CARGO PÚBLICO: AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL DISCIPLINA: Língua portuguesa e conhecimentos de informática. Nº DAS

Leia mais

OBSERVE NO QUADRO A SEGUIR COMO A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES PESSOAS DO DISCURSO DE UM TEXTO GERA DIFERENTES EFEITOS:

OBSERVE NO QUADRO A SEGUIR COMO A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES PESSOAS DO DISCURSO DE UM TEXTO GERA DIFERENTES EFEITOS: A LINGUAGEM DO TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO OBSERVE NO QUADRO A SEGUIR COMO A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES PESSOAS DO DISCURSO DE UM TEXTO GERA DIFERENTES EFEITOS: Posição subjetiva em relação ao que

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA UPENET/ IAUPE

QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA UPENET/ IAUPE QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA UPENET/ IAUPE 1. Analise a tira da Mafalda e responda à questão Analise as afirmativas abaixo. I. Em "Obrigada pela gentileza, Susanita! São muito bonitas!, o termo sublinhado

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves VERBO É a palavra que indica ação, fato ou fenômeno da natureza, situados no tempo. Exemplo: Nosso time jogou bem. Ação A sobremesa ficou deliciosa. Estado Está chovendo bastante em Recife. Fenômeno CONJUGAÇÃO

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS CARGO: Fonoaudiólogo S 43 QUESTÃO NÚMERO: 03 Embora a candidata não tenha apresentado fundamentação teórica, para dar origem ao presente recurso, esta Banca informa que a

Leia mais

Aula 08 QUESTÕES OBJETIVAS

Aula 08 QUESTÕES OBJETIVAS Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: questões 08 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 08 QUESTÕES OBJETIVAS

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE GENTIL/RS CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS EDITAL Nº 01/2016

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE GENTIL/RS CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS EDITAL Nº 01/2016 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE GENTIL/RS CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS EDITAL Nº 01/2016 RELATÓRIO DO JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA CONTEÚDO DE QUESTÕES E CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR A Banca Examinadora

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano Professor: Daniel Disciplina: Português No Anhanguera você é + Enem TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 01. Liste os tempos verbais do modo indicativo e do modo

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano UNIDADES /TEXTOS UNIDADE 0 Ponto de partida UNIDADE 5 Apanha-me também um poeta 1º PERÍODO DOMÍNIOS / CONTEÚDOS Expressão oral: memória

Leia mais

Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente

Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente Aula 16 Termos essenciais da oração Professor Guga Valente Termos essenciais 1. Termos essenciais: aqueles que são indispensáveis, isto é, não podem faltar. São eles: sujeito e predicado. 2. Termos integrantes:

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

REQUERIMENTO: A Candidata requer a anulação da questão nº. 03, alegando que a mesma possui duas alternativas B.

REQUERIMENTO: A Candidata requer a anulação da questão nº. 03, alegando que a mesma possui duas alternativas B. RESPOSTA AO RECURSO Nº. 001 RECORRENTE: DARLETE NERY PAIVA INSCRIÇÃO Nº. 0466 CANDIDATO AO CARGO: TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO TÉCNICO EM ENFERMAGEM QUESTÃO: 03 MATÉRIA: ESPECÍFICA REQUERIMENTO: A Candidata

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV PARECER

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV PARECER Questão 24 A questão 24 aborda sintaxe. O candidato deve identificar a frase em que o pronome oblíquo de 1ª pessoa me pode ser substituído pelo pronome de terceira pessoa lhe, noutras palavras, a frase

Leia mais

TESTE SELETIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO CANINDÉ-PI CRESCER CONSULTORIAS

TESTE SELETIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO CANINDÉ-PI CRESCER CONSULTORIAS RESPOSTA AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR DAS PROVAS OBJETIVAS A Crescer Consultorias, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos e indeferidos,

Leia mais

GRADE DE CORREÇÃO NOME: LOCAL: DATA: 02/11/2018. Assinatura do Candidato:

GRADE DE CORREÇÃO NOME: LOCAL: DATA: 02/11/2018. Assinatura do Candidato: NOME: IDENTIDADE: LOCAL: DATA: 02/11/2018 SALA: INSCRIÇÃO: ORDEM: Assinatura do Candidato: QUESTÃO 1 A Que semelhança há entre recorrer a um poço dos desejos e se servir de uma rede social tal como apontado

Leia mais

Aula 00. Professor: Décio Terror DEMO

Aula 00. Professor: Décio Terror DEMO Aula 00 Professor: Décio Terror Olá, pessoal! O dia do concurso do INSS está chegando, por isso preparamos um resumão de Língua Portuguesa em vídeo para você revisar tudo o que cai na prova!! Sou o professor

Leia mais

Português. Vozes Verbais. Professor Carlos Zambeli.

Português. Vozes Verbais. Professor Carlos Zambeli. Português Vozes Verbais Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português VOZES VERBAIS Voz é a forma assumida pelo verbo para indicar a relação entre ele e seu sujeito. Escrevi uma redação!

Leia mais

CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS

CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS OLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO 7º ano CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS 1) Quem é o sujeito de uma oração? Nas orações, o sujeito é um substantivo ou pronome com

Leia mais

Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas

Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas Professores: Décio Terror, Equipe Décio Terror INSTRUÇÕES DURAÇÃO DA PROVA: 30 minutos, incluído o tempo para preenchimento da folha

Leia mais

REQUERIMENTO: A Candidata requer a anulação da questão, alegando que a mesma possui duas respostas.

REQUERIMENTO: A Candidata requer a anulação da questão, alegando que a mesma possui duas respostas. RECORRENTE: JOYCE OLIVEIRA ASSIS INSCRIÇÃO Nº. 0019 QUESTÃO: 16 MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA REQUERIMENTO: A Candidata requer a anulação da questão, alegando que a mesma possui duas respostas. Diferentemente

Leia mais

REQUERIMENTO: O Candidato requer a anulação da questão nº. 01, alegando que a mesma possui erros em sua formulação.

REQUERIMENTO: O Candidato requer a anulação da questão nº. 01, alegando que a mesma possui erros em sua formulação. RECORRENTE: ANGELO LUCIANO GOMES NETO INSCRIÇÃO Nº. 0607 CANDIDATO AO CARGO: C24 SUPERVISOR PEDAGOGICO QUESTÃO: 01 REQUERIMENTO: O Candidato requer a anulação da questão nº. 01, alegando que a mesma possui

Leia mais

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO FINAL - 6º ANO

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO FINAL - 6º ANO CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO FINAL - 6º ANO - 2018 Prezados pais e/ou responsáveis pelos alunos do 6º ano A, Com o objetivo de obter um melhor desempenho na Recuperação Final, encaminhamos o calendário de

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS: 6º ano Usar a Língua Portuguesa como língua materna, para integrar e organizar o mundo e a própria identidade com visão empreendedora e como pensador capaz de

Leia mais

Escola EB 2,3 António Feijó Planificação anual de Português 7º ano 2016/2017

Escola EB 2,3 António Feijó Planificação anual de Português 7º ano 2016/2017 Escola EB 2,3 António Feijó Planificação anual de Português 7º ano 2016/2017 1.º período (65 tempos) Unidades (tempos 45 ) / Textos Domínios / Conteúdos Recursos Unidade 0 (7 tempos) Partida largada fugida!

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Instituto de Artes IARTE NOME:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Instituto de Artes IARTE NOME: NOME: PROVA PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO PARA ATUAR NO INSTITUTO DE ARTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 01 - Observe a planilha a seguir editada no MS-Excel 2003.

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO NO ESTADO DO PIAUÍ SESCOOP/PI PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 001/2017 CRESCER CONSULTORIAS

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO NO ESTADO DO PIAUÍ SESCOOP/PI PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 001/2017 CRESCER CONSULTORIAS SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO RESPOSTA AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR DAS PROVAS OBJETIVAS A Crescer Consultorias, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO

Leia mais

NÍVEL FUNDAMENTAL. Logo, 3 de 2000 é igual a 1200 litros. Alternativa (A)

NÍVEL FUNDAMENTAL. Logo, 3 de 2000 é igual a 1200 litros. Alternativa (A) NÍVEL FUNDAMENTAL 7º ANO 16 25487 Indeferido Recurso sem fundamentação lógica. De fato a opção correta é a alternativa (A) R$ 759,24. Como se observa no preliminar. A justificativa está equivocada quando

Leia mais

Nara Rubia Borges da Silva Vitória Maria Lobato Paes

Nara Rubia Borges da Silva Vitória Maria Lobato Paes CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde O PERFIL VACINAL E SOROLÓGICO PARA HEPATITE B DOS TRABALHADORES DA SAÚDE DA SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE DO CARMO Comissão do Concurso Público 01/2011 PMMC/TO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE DO CARMO Comissão do Concurso Público 01/2011 PMMC/TO PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE DO CARMO Comissão do Concurso Público 01/2011 PMMC/TO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS QUE COMPÕEM O QUADRO GERAL DE SERVIDORES PÚBLICOS DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÕES VERBAIS

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÕES VERBAIS PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÕES VERBAIS FLEXÕES VERBAIS Verbo palavra que exprime um processo. Pode indicar ação, estado ou mudança de estado e fenômeno da natureza. Os verbos possuem cinco flexões:

Leia mais

PORTUGUÊS - NÍVEL MÉDIO COMUM A TODOS OS CARGOS QUESTÕES DE 1 A

PORTUGUÊS - NÍVEL MÉDIO COMUM A TODOS OS CARGOS QUESTÕES DE 1 A PARECER 002/2018 CEV DISPÕE SOBRE OS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA GABARITOS E QUESTÕES DAS PROVAS DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DO MUNICÍPIO DE MAURITI-CEARÁ A Comissão Executiva

Leia mais

Admissão de alunos 2016

Admissão de alunos 2016 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. OS MINERAIS E A VIDA 1.1. Obtenção e função dos minerais em animais e vegetais. 1.2. O que

Leia mais

Prefeitura Municipal de Claraval/MG. Concurso Público - 01/2018 PERÍODO DE RECURSO CONTRA CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR MANHÃ

Prefeitura Municipal de Claraval/MG. Concurso Público - 01/2018 PERÍODO DE RECURSO CONTRA CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR MANHÃ Cargo: Motorista I Código do recurso: 2164 Solicitado em: 06/05/2019-20:04 A questão nº 02 de língua portuguesa trata de ORTOGRAFIA. Ocorre que o tema não foi elencado entre os itens passíveis de cobrança

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais

Leia mais

Pré-prova do Zambeli. Consulplan 2017

Pré-prova do Zambeli. Consulplan 2017 Pré-prova do Zambeli Consulplan 2017 1) A sequência de vocábulos: Islâmico, vitória, até, público pode ser empregada para demonstrar exemplos de três regras de acentuação gráfica diferentes. Indique a

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário PORTUGUÊS Gabarito do departamento de português sem resposta. a) Incorreta. As orações iniciadas pela partícula se são subordinadas substantivas objetivas diretas do verbo discutir. b) Correta. Todas as

Leia mais

Disciplina: Português Professor: Polly Freitas ASPECTOS RELACIONADOS AO TEXTO. Gêneros Textuais e Tipos Textuais Aula 01/07

Disciplina: Português Professor: Polly Freitas ASPECTOS RELACIONADOS AO TEXTO. Gêneros Textuais e Tipos Textuais Aula 01/07 Disciplina: Português Professor: Polly Freitas ASPECTOS RELACIONADOS AO TEXTO Gêneros Textuais e Tipos Textuais Aula 01/07 Gêneros Textuais Definição: Gênero textual é a forma como a língua é empregada

Leia mais

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 Sumário Prefácio Apresentação XIII XV Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 1. Tipologia do sujeito 6 Método para identificar o sujeito 6 Sujeito simples

Leia mais

Gêneros jornalísticos: reportagem e notícia

Gêneros jornalísticos: reportagem e notícia Gêneros jornalísticos: reportagem e notícia Os diferentes textos dos jornais Todo o jornal, seja ele impresso, digital ou televisivo, apresenta-nos uma série de informações. Para isso, é preciso que haja

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA JOVEM APRENDIZ COMPANHIA HIDRO ELÉTRICA DO SÃO FRANCISCO JULGAMENTO DE RECURSOS DO GABARITO

SELEÇÃO PÚBLICA JOVEM APRENDIZ COMPANHIA HIDRO ELÉTRICA DO SÃO FRANCISCO JULGAMENTO DE RECURSOS DO GABARITO SELEÇÃO PÚBLICA JOVEM APRENDIZ COMPANHIA HIDRO ELÉTRICA DO SÃO FRANCISCO JULGAMENTO DE RECURSOS DO GABARITO CARGO: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO RECORRENTE: 101702 e outros QUESTÃO 01 O que diferencia A e

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH)

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO Ser de quem se diz alguma coisa; ser ou coisa de que se declara algo. PREDICADO Aquilo que é dito em relação ao sujeito*; tudo

Leia mais

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS - DA LETRA PARA A LETRA

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS - DA LETRA PARA A LETRA QUESTÃO: 01 Na argumentação, a autora recorre a todas as estratégias arroladas na questão, exceto a indicada pelo Gabarito. Assim, por exemplo, a dados estatísticos: aqui, dois terços dos usuários ainda

Leia mais

1- Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo.

1- Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo. Comentadas pela professora: Verônica Ferreira Língua Portuguesa 1- Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo. a) a - a - à A b) à - há - à - A c) à - a - à - Há

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 127/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 127/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 127/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ESTUDOS Você merece se preparar com os melhores! Resolução de Provas 002 Português Essencial para Concurso PROFESSOR: Alexandre Amorim Leia o texto abaixo para responder aos itens de 1

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PREFEITURA DE ARACAJU RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PREFEITURA DE ARACAJU RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PREFEITURA DE ARACAJU CARGO: S47 ENFERMEIRO- SAÚDE DA FAMÍLIA QUESTÃO NÚMERO: 1 ( x ) INDEFERIDO JUSTIFICATIVA: A Banca Examinadora esclarece que,

Leia mais

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS - DA LETRA PARA A LETRA

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS - DA LETRA PARA A LETRA QUESTÃO: 01 Todas as alternativas apresentadas na questão contêm, é inegável, afirmativas que, de um modo ou de outro, se sustentam com base no texto. Afirmativas pode-se dizer que são mesmo paráfrases

Leia mais

Prof. Aramis de Cássio Internet: twitter:

Prof. Aramis de Cássio Internet:    twitter: Prof. Aramis de Cássio Internet: www.blogdoaramis.wordpress.com e-mail: aramisdecassio@rocketmail.com twitter: www.twitter.com/aramisdecassio São palavras que exprimem ação, estado, mudança de estado e

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 11 Sintaxe IV

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 11 Sintaxe IV LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 11 Sintaxe IV CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Com sujeito simples e singular ou substantivo coletivo,

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE SALTO DA DIVISA - MG EDITAL 001/2013

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE SALTO DA DIVISA - MG EDITAL 001/2013 CARGO: ENFERMEIRO Questão: 01 Candidatos: THATIANA ALVES DE OLIVEIRA, AMANDA MANUELLA V. A. BONFIM Sobre o gênero textual acima apresentado e sua funcionalidade, julgue as assertivas como VERDADEIRAS ou

Leia mais

a) três vezes com o botão esquerdo do mouse e, depois, pressionar as teclas Ctrl + F.

a) três vezes com o botão esquerdo do mouse e, depois, pressionar as teclas Ctrl + F. Para orientar os estudos, o professor Fabio Augusto separou uma bateria de questões de Informática visando a prova para escrevente do dia 2. Ao final de cada questão confira o gabarito comentado pelo especialista.

Leia mais

Credibilidade em Gestão Pública e de Negócios

Credibilidade em Gestão Pública e de Negócios Comissão Fiscalizadora do Concurso Público SAAE São Lourenço Belo Horizonte, 21 de junho de 2016 Ref.: Recurso Administrativo SAAE São Lourenço - Concurso Público - Apresentamos a V. Sas., parecer sobre

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO.

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO. ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO. Professora Stela Garcia CONTEÚDO: Leitura e interpretação de texto. Sujeito e predicado e suas classificações. Predicativo do sujeito

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

CARGO: SUPERVISOR ESCOLAR

CARGO: SUPERVISOR ESCOLAR PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIRANA PREZADOS SENHORES, REF: PARECER SOBRE RECURSOS GABARITO OFICIAL CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 01/2010 APRESENTAMOS A V.SAS. PARECER DA BANCA EXAMINADORA SOBRE RECURSOS DE

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA MINAS GERAIS DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS

CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA MINAS GERAIS DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA MINAS GERAIS DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infra relacionados, concorrentes ao cargo,

Leia mais

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 CARGO: TECNOLOGISTA JR I / LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS QUESTÃO NÚMERO: 07 O gabarito oficial está correto, letra E. Na opção E a estrutura é de subordinação,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV. Evento: Concurso Público para Provimento de Cargos Técnico-Administrativos em Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV. Evento: Concurso Público para Provimento de Cargos Técnico-Administrativos em Educação Língua Portuguesa Questão 08 A questão 08 cobra a identificação de uma alternativa em que haja uma palavra com o mesmo processo de formação do item lexical tecnologia, constante do enunciado. O processo

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA com DUDA NOGUEIRA Comentários da prova BANCO do BRASIL Aplicada 15/03/2015

LÍNGUA PORTUGUESA com DUDA NOGUEIRA Comentários da prova BANCO do BRASIL Aplicada 15/03/2015 1 PROVA Escriturário BANCO DO BRASIL - aplicada 15/03/2015 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos nossos, como foi comentado no curso SÓ BB (http://www.sobb.com.br/), a prova foi muito tranquila e não há possibilidade

Leia mais

Apresentação da disciplina

Apresentação da disciplina Apresentação da disciplina Compreensão e interpretação Português / Texto - Prof.ª Ms. Paula Barreto Português: ementa Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. Significação das palavras.

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM Os alunos da 3 a série do Ensino Médio 200 localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição de características de determinado fenômeno ou fato, em artigo de opinião, infográfico, notícia

Leia mais

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 07 CONCORDÂNCIA Ementa Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais