DEBATE COM O MINISTRO DOS TRANSPORTES DIA 13 DE MARÇO DE 2019 INTERVENÇÃO DE ABERTURA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DEBATE COM O MINISTRO DOS TRANSPORTES DIA 13 DE MARÇO DE 2019 INTERVENÇÃO DE ABERTURA"

Transcrição

1 DEBATE COM O MINISTRO DOS TRANSPORTES DIA 13 DE MARÇO DE 2019 INTERVENÇÃO DE ABERTURA Senhor Presidente Senhores Membros do Governo Senhores Deputados Caros (as) Cabo-verdianos (as), O PAICV tem estado preocupado com a forma como o Governo suportado pelo MPD tem feito a gestão da coisa pública, sobretudo em sectores estratégicos, como é o caso dos transportes, num País Arquipelágico, cuja mobilidade de pessoas e bens é condição sine qua non para a coesão territorial. Temos denunciado, com base em factos, a gestão obscura que se tem feito, em que as informações sobre os negócios do Estado são negadas à Sociedade e ao Parlamento, sem se respeitar os princípios do Estado de Direito Democrático e fazendo tábua rasa das leis vigentes neste País, em matéria de prestação de contas. Por ironia do destino, assiste-se hoje a um reeditar a história, com os mesmos Protagonistas dos finais da década de 90, e que foram os principais responsáveis pela Derrapagem Financeira nos anos de 1999/2000. Felizmente, e naquela época, nos valeu a todos e ao País, um Presidente da Republica presente, equidistante, actuante e ciente das suas funções de mais Alto Magistrado da Nação, que, sem titubear, travou alguns negócios menos claros promovidos pelo então Governo. Foi o caso da pretendida privatização dos TACV, às vésperas das Eleições de 2000/2001. Hoje, e infelizmente, essa incumbência tem sido assumida mais pela Oposição Democrática e pela Sociedade Civil que, desde 2017, vem alertando o país para o facto de este Governo estar a gerir a coisa pública como se de propriedade privada se tratasse, numa perspectiva de venda e privatização sem uma visão e sem uma estratégia que coloque os interesses do País e dos cabo-verdianos em primeiro lugar. Quando começamos a alertar, poucos nos ouviram. Alguns nos pediram calma! Outros, serenidade! Mas, nós denunciámos factos, no âmbito da fiscalização, por mandato do Povo. E fazemo-lo com base em dados irrefutáveis e provas inequívocas.

2 Caros Cabo-verdianos, Vamos aos dados e aos factos, e, depois, aos questionamentos. A questão do momento é a privatização da nossa Companha de Bandeira. Com efeito, e logo após as eleições, o Governo recém-eleito disse que tinha uma outra visão para o sector dos Transportes Aéreos. Nada mais natural! Era normal que quisesse analisar melhor o que estava a ser feito e que fizesse outras opções! Mas, preferiu desmantelar quase tudo! Preferiu afastar a maioria dos quadros nacionais e desengajar-se dos transportes aéreos interilhas, num processo ainda difícil de compreender! E foi com o DESMANTELAMENTO, que se começou a conhecer a SOLUÇÃO para os TACV, prometida pelo MpD aos cabo-verdianos! E comecemos a análise desse desmantelamento! O Governo desmantelou as ligações inter-ilhas feitas pelos TACV, entregando o mercado domestico, em monopólio, à Binter. Ou seja, o Governo desengajou-se dos transportes inter-ilhas, num processo ainda difícil de compreender. Mas, até hoje, ninguém sabe exactamente o que foi acordado ou negociado com a Binter. Primeiro, o Governo disse ter negociado a quota de mercado detida pelos TACV, no valor correspondente a 49% das acções da Operadora recém-chegada ao mercado doméstico (Binter Canárias), com a qual terá negociado a assunção do transporte aéreo domestico, em regime de monopólio de facto. Quais foram as consequências? Os preços aumentaram, a concorrência desapareceu, as falhas de serviço se agravaram, as ilhas ficaram mais distantes porque as operações ponto a ponto passaram a ser uma raridade, não se acautelou o transporte de doentes e à primeira intervenção do Regulador, para por cobro à alta inexplicável de preços, a companhia chantageou o Governo e todos os cabo-verdianos, dizendo que não cumpriria as decisões do Regulador, ameaçando ir embora e chegando a suspender a venda de lugares nos voos. Por falta de contratação do serviço de transporte de doentes, muitos doentes ficaram nas ilhas dias a fio, o transporte de doentes em situação grave em embarcações de boca aberta tornouse corriqueiro, sempre desvalorizado pelo Governo e pela Maioria do MpD, até que uma vida preciosa se perdeu, na sequência de suposta negação de auxílio, a crer nos termos da acusação do Ministério Publico. Nunca ninguém viu o contrato!

3 Até que, por fim, o Primeiro-Ministro confessou ao Parlamento que NÃO EXISTE CONTRATO. Ou seja, a entrega do mercado doméstico em monopólio, num País arquipelágico, foi boca-aboca. Hoje, é preciso perguntar: a) Que balanço faz o Governo dessa entrega do mercado domestico à Binter desde 2016? b) Há dividendos? Há distribuição de dividendos? c) O Estado recebeu ou recebe alguma compensação pelos 30% da quota de mercado que disse que seria parte da sua participação no capital social da Binter? Também para as LIGAÇÕES INTERNACIONAIS o Governo suportado pelo MpD disse que tinha solução. Em Agosto de 2017, o Governo de Cabo Verde assinou um Contrato de Gestão Confidencial, com vigência de um ano, com um denominado Parceiro Estratégico um Contrato confidencial, que ninguém viu até hoje. Na data da assinatura, o Vice-Primeiro-Ministro disse, na televisão pública, que, no prazo de 1 ano, os TACV estariam a gerar mais de 2 milhões e meio de lucro, e que estariam a ligar Cabo Verde com várias capitais do mundo, com 11 aviões. Um ano depois na época alta, em a TACV ficou quase dois meses sem aviões e sem poder voar, deixando milhares de passageiros em terra e sofrendo grandes perdas financeiras e de imagem. As perdas anuais da companhia andaram em torno de 4 milhões de contos! Mas, até hoje, não se sabe bem quanto custou aos cabo-verdianos esse Contrato de Gestão! Afinal, quanto custou? Quanto custou a Reestruturação dos TACV, prevista nesse contrato de gestão? Quanto custou a transferência das Operações para a Ilha do Sal? E quanto custou o aluguer de aviões, quando a empresa ficou sem aviões em plena época alta? Ninguém sabe O que se sabe é que há uma divida desse contrato de gestão, que vai ser deduzida dos 143 mil contos do preço da venda da nossa Companhia de Bandeira!

4 Para além disso, não conseguimos perceber como é que se entrega os TACV a uma Companhia para fazer a sua restruturação, e é essa mesma Empresa - paga a preço de ouro que, a seguir, vem fazer a sua compra. O Governo não acha que, aqui há, no mínimo, um Conflito de Interesses? Caros Cabo-verdianos, Até hoje, e depois de ter vendido os TACV, a preço de rifa, o Governo não conseguiu dizer ao país que Avaliação foi feita dos TACV, apesar de esta ser uma imposição da Lei (seja da lei Quadro das privatizações, seja do Decreto-Lei sobre o processo de privatização dos TACV)! Afinal, quem fez a Avaliação dos TACV? Como foi feita? E onde está esse Estudo? Por que se fez, conforme notícias veiculadas, apenas a avaliação patrimonial dos TACV? Por que não se avaliou as oportunidades de negócios? Como é que se chegou ao valor de 143 mil contos, como preço de venda da nossa Companhia? Por que razão a quota de mercado dos TACV nas linhas domésticas que correspondem a 30% do capital social da Binter Cabo Verde não entrou na avaliação feita? E se não entrou, como é que o novo Presidente da Companhia diz que vai intervir nas ligações interilhas? Para a Companhia de Bandeira ter sido vendida por 143 mil contos, uma boa parte das suas dívidas deveriam ter sido assumidas pela Empresa Compradora. Ou não? Se assim foi, que dividas foram assumidas? Por outro lado, e desde que venceu as eleições, o Governo tem dito que encontrou a Companhia de Bandeira TACV - completamente desestruturada. Mas, e a CV handling? Também estava desestruturada? Se estava desestruturada, como é que se tornou tão apetecível, a ponto de servir para pagar as dívidas dos TACV? E, já agora, a CV Handling não faz parte dos TACV que o Governo recebeu de herança DA Governação anterior? Nos transportes marítimos, o Concurso para a Concessão do Serviço Púbico esteve envolto em polémicas.

5 Mas, teremos oportunidade de poder debater essa questão na CPI cuja constituição o PAICV já solicitou a esta Casa Parlamentar. Senhor Presidente, Senhores Membros do Governo, Esperamos ser esclarecidos, durante este Debate, sobre as nossas dúvidas, para que possamos, todos, cumprir o papel que o Povo espera que cada um de nós cumpra: uns governando, e outros fiscalizando, mas todos devendo colocar os interesses da Nação em primeiro lugar. Muito obrigada.

Permitam-me, antes de mais, saudar o Senhor Primeiro-Ministro e manifestar a minha/nossa satisfação por tê-lo cá, nesta Casa Parlamentar.

Permitam-me, antes de mais, saudar o Senhor Primeiro-Ministro e manifestar a minha/nossa satisfação por tê-lo cá, nesta Casa Parlamentar. Senhor Presidente da Assembleia Senhor Primeiro-Ministro Senhores Deputados Senhores Membros do Governo, Permitam-me, antes de mais, saudar o Senhor Primeiro-Ministro e manifestar a minha/nossa satisfação

Leia mais

GRUPO PARLAMENTAR DO PARTIDO AFRICANO DA INDEPENDÊNCIA DE CABO VERDE. GPPAICV Refª Nº /17 Praia, 29 de Maio de 2017

GRUPO PARLAMENTAR DO PARTIDO AFRICANO DA INDEPENDÊNCIA DE CABO VERDE. GPPAICV Refª Nº /17 Praia, 29 de Maio de 2017 Senhor Presidente da Assembleia Nacional M.D. Eng. Jorge Pedro Maurício dos Santos Excelência GPPAICV Refª Nº /17 Praia, 29 de Maio de 2017 Assunto: Requerimento de Constituição de uma Comissão Parlamentar

Leia mais

Interpelação sobre a Política de Transportes

Interpelação sobre a Política de Transportes Interpelação sobre a Política de Transportes Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Nacional, Srs. membros do Governo, Colegas Deputados e Deputadas: O Grupo Parlamentar do PAICV, por diversas vezes tem

Leia mais

DEBATE COM O PRIMEIRO-MINISTRO TRANSPARÊNCIA E BOA GOVERNAÇÃO DIA 28 DE NOVEBRO DE 2018

DEBATE COM O PRIMEIRO-MINISTRO TRANSPARÊNCIA E BOA GOVERNAÇÃO DIA 28 DE NOVEBRO DE 2018 DEBATE COM O PRIMEIRO-MINISTRO TRANSPARÊNCIA E BOA GOVERNAÇÃO DIA 28 DE NOVEBRO DE 2018 Senhor Presidente Senhor primeiro-ministro Senhores Membros do Governo Colegas Deputados O Movimento Para a Democracia

Leia mais

Permitam-me, antes de mais, saudar à todos os cabo-verdianos no país e na diáspora.

Permitam-me, antes de mais, saudar à todos os cabo-verdianos no país e na diáspora. Senhor Presidente de Assembleia Nacional, excelência Senhores Membros do Governo, excelências Digníssimos colegas Deputados Permitam-me, antes de mais, saudar à todos os cabo-verdianos no país e na diáspora.

Leia mais

Senhora Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Senhor Presidente do Governo, Senhoras e Senhores membros do Governo,

Senhora Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Senhor Presidente do Governo, Senhoras e Senhores membros do Governo, N.º: Gp1148-X Proc.º: 30.06.05.06 35.02.65 35.02.64 Data: 25.11.2015 Assunto: Plano e Orçamento 2016 Turismo e Transportes Senhora Presidente, Senhor Presidente do Governo, Senhoras e Senhores membros

Leia mais

Debate mensal com o Primeiro-Ministro. Estratégia de desenvolvimento sustentável

Debate mensal com o Primeiro-Ministro. Estratégia de desenvolvimento sustentável Debate mensal com o Primeiro-Ministro Estratégia de desenvolvimento sustentável (Tema indicado pelo Grupo Parlamentar do MpD) 2.ª Sessão Plenária de março de 2019 Intervenção de abertura Senhor Presidente

Leia mais

DISCURSO DE ABERTURA DA INTERPELAÇÃO SOBRE OS TRASNPORTES AÉREOS

DISCURSO DE ABERTURA DA INTERPELAÇÃO SOBRE OS TRASNPORTES AÉREOS GRUPO PARLAMENTAR DO PARTIDO AFRICANO DA INDEPENDÊNCIA DE CABO VERDE DISCURSO DE ABERTURA DA INTERPELAÇÃO SOBRE OS TRASNPORTES AÉREOS 1. Uma grande realidade, inquestionável, para todos é que Cabo Verde

Leia mais

Senhora Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Senhor Presidente e membros do Governo, N.º: Gp908-X Proc.º: Data:

Senhora Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Senhor Presidente e membros do Governo, N.º: Gp908-X Proc.º: Data: N.º: Gp908-X Proc.º: 30.06.01.28 25.05.15 Data: 10.03.2015 Assunto: Debate de Urgência Acessibilidades: Transportes e Turismo Senhor Presidente e membros do Governo, Implementar um sistema de transportes

Leia mais

INTERVENÇÃO DO DEPUTADO ANÍBAL PIRES NO ENCERRAMENTO DO DEBATE DE URGÊNCIA AGENDADO PELO PCP SOBRE TRANSPORTES AÉREOS NOS AÇORES 14 de Maio de 2013

INTERVENÇÃO DO DEPUTADO ANÍBAL PIRES NO ENCERRAMENTO DO DEBATE DE URGÊNCIA AGENDADO PELO PCP SOBRE TRANSPORTES AÉREOS NOS AÇORES 14 de Maio de 2013 INTERVENÇÃO DO DEPUTADO ANÍBAL PIRES NO ENCERRAMENTO DO DEBATE DE URGÊNCIA AGENDADO PELO PCP SOBRE TRANSPORTES AÉREOS NOS AÇORES 14 de Maio de 2013 Ainda antes de passar para a apreciação que o PCP Açores

Leia mais

Declaração Política sobre o caos nas Evacuações médicas para os Hospitais centrais

Declaração Política sobre o caos nas Evacuações médicas para os Hospitais centrais 1 Declaração Política sobre o caos nas Evacuações médicas para os Hospitais centrais Sr PAN, Sr Ministro, Caros Colegas Deputadas e Deputados, Muito bom dia a todas e todos! Cabo Verde elegeu, desde a

Leia mais

colaboração entre a administração regional e os municípios e freguesias, como parceiros estratégicos para o

colaboração entre a administração regional e os municípios e freguesias, como parceiros estratégicos para o Intervenção do Deputado Marco Costa debate do Programa do Governo novembro de 2016 Senhora Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhoras e Senhores Membros do Governo O

Leia mais

Debate do Relatório Regras do Serviço Público de Transporte Aéreo de e para a Região Autónoma dos Açores 23 de Fevereiro 2006

Debate do Relatório Regras do Serviço Público de Transporte Aéreo de e para a Região Autónoma dos Açores 23 de Fevereiro 2006 Debate do Relatório Regras do Serviço Público de Transporte Aéreo de e para a Região Autónoma dos Açores 23 de Fevereiro 2006 Senhor Presidente Senhores Deputados Senhora e Senhores Membros do Governo.

Leia mais

Debate mensal com o Primeiro-Ministro. O turismo e seus impactos no desenvolvimento do país. Senhor Presidente da Assembleia Nacional,

Debate mensal com o Primeiro-Ministro. O turismo e seus impactos no desenvolvimento do país. Senhor Presidente da Assembleia Nacional, Debate mensal com o Primeiro-Ministro O turismo e seus impactos no desenvolvimento do país (Tema indicado pelo Grupo Parlamentar do PAICV) 2.ª Sessão Plenária de junho de 2019 Senhor Presidente da Assembleia

Leia mais

Sr. Presidente Senhoras e senhores Deputados Sr. Presidente do Governo, senhora e senhores Membros do Governo

Sr. Presidente Senhoras e senhores Deputados Sr. Presidente do Governo, senhora e senhores Membros do Governo Intervenção do Deputado Jorge Macedo Assunto: Discussão do Plano e Orçamento 2008 Horta 29 de Novembro de 2007 Sr. Presidente Senhoras e senhores Deputados Sr. Presidente do Governo, senhora e senhores

Leia mais

Senhor Presidente e membros do governo, O sector público empresarial regional enfrenta, como é do. conhecimento público, grandes dificuldades e

Senhor Presidente e membros do governo, O sector público empresarial regional enfrenta, como é do. conhecimento público, grandes dificuldades e Declaração Política SATA Jorge Macedo Sala das Sessões, 8 de Maio de 2014 Senhora Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Senhor Presidente e membros do governo, O sector público empresarial regional

Leia mais

ASSEMBLEIA NACIONAL. Senhores Presidentes dos Parlamentos Nacionais. Senhoras e senhores profissionais da Comunicação Social

ASSEMBLEIA NACIONAL. Senhores Presidentes dos Parlamentos Nacionais. Senhoras e senhores profissionais da Comunicação Social ASSEMBLEIA NACIONAL DISCURSO DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL, ENGº JORGE PEDRO MAURÍCIO DOS SANTOS, NA 9ª CONFERÊNCIA DOS PRESIDENTES DOS PARLAMENTOS AFRICANOS Senhor Presidente do PAP, Dr. Roger

Leia mais

ORÇAMENTO DO ESTADO PARA Discurso de abertura

ORÇAMENTO DO ESTADO PARA Discurso de abertura ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2019 Discurso de abertura Senhor Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Senhoras e Senhores Membros do Governo, Colegas Deputadas e Deputados, A discussão do Orçamento

Leia mais

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhora e Senhores Membros do Governo

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhora e Senhores Membros do Governo Intervenção Deputado Jorge Macedo Horta 14 Junho de 2007 Assunto: Serviço Público de Transporte Aéreo para o exterior da RAA Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhora e Senhores Membros do

Leia mais

ACMSM ASSOCIAÇÃO PARA CRIAÇÃO E AFIRMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA. - Uma onda para Santa Maria -

ACMSM ASSOCIAÇÃO PARA CRIAÇÃO E AFIRMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA. - Uma onda para Santa Maria - ACMSM ASSOCIAÇÃO PARA CRIAÇÃO E AFIRMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA - Uma onda para Santa Maria - PETIÇÃO À ASSEMBLEIA NACIONAL, AOS GRUPOS PARLAMENTARES E AOS DEPUTADOS Cidade da Praia - Santiago Ilha

Leia mais

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Exmas. e Exmos. Deputados, Exma. e Exmos. membros do Governo Regional,

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Exmas. e Exmos. Deputados, Exma. e Exmos. membros do Governo Regional, Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Como esta é a minha primeira intervenção de tribuna, quero saudar todos os presentes e desejar que o nosso trabalho seja de sucesso,

Leia mais

SUA EXCELÊNCIA FERNANDO DA PIEDADE DIAS DOS SANTOS, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL DA REPÚBLICA DE ANGOLA

SUA EXCELÊNCIA FERNANDO DA PIEDADE DIAS DOS SANTOS, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL DA REPÚBLICA DE ANGOLA SUA EXCELÊNCIA FERNANDO DA PIEDADE DIAS DOS SANTOS, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL DA REPÚBLICA DE ANGOLA EXCELÊNCIAS SENHORES VICES-PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL DISTINTOS SECRETÁRIOS DA MESA DA

Leia mais

Senhora Presidente da Assembleia Senhoras e Senhores deputados Senhor Presidente do Governo Senhoras e Senhores membros do Governo.

Senhora Presidente da Assembleia Senhoras e Senhores deputados Senhor Presidente do Governo Senhoras e Senhores membros do Governo. Senhora Presidente da Assembleia Senhoras e Senhores deputados Senhor Presidente do Governo Senhoras e Senhores membros do Governo. A Graciosa tem sido notícia pelos piores motivos quando se fala de saúde,

Leia mais

Workshop Logística no Atlântico Médio FIC Mindelo. Oportunidades da Privatização dos Serviços Portuários

Workshop Logística no Atlântico Médio FIC Mindelo. Oportunidades da Privatização dos Serviços Portuários Workshop Logística no Atlântico Médio FIC 2009 - Mindelo Oportunidades da Privatização dos Serviços Portuários FIC 2009 José Fortes 2 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO DO TEMA: Organização dos portos em CV A organização

Leia mais

Senhor Presidente Senhores Deputados Senhor Presidente Senhores Membros do Governo

Senhor Presidente Senhores Deputados Senhor Presidente Senhores Membros do Governo DEPUTADO PEDRO GOMES DESENVOLVIMENTO E POLÍTICAS SOCIAIS INTERVENÇÃO 01ABR2009 A Assembleia Legislativa dos Açores debate o décimo-terceiro Plano e Orçamento da responsabilidade do Partido Socialista e

Leia mais

Aumentos do custo das passagens aéreas de residente e estudante

Aumentos do custo das passagens aéreas de residente e estudante Jorge Macedo Horta, 21 de Abril de 2005 Aumentos do custo das passagens aéreas de residente e estudante Senhor Presidente Senhores Deputados Senhores Membros do Governo No dia 1 de Janeiro de 2005 os açorianos

Leia mais

Em Agosto do ano passado, o Presidente do Governo dos Açores. Vasco Cordeiro, convidou o Presidente do Governo da Madeira,

Em Agosto do ano passado, o Presidente do Governo dos Açores. Vasco Cordeiro, convidou o Presidente do Governo da Madeira, 1 Declaração Politica Encontro entre Governo da Região Autónoma dos Açores e Região Autónoma da Madeira Berto Messias Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores Sra. Presidente da Assembleia Sras. e

Leia mais

N.º: Gp508-IX Proc.º: Data: Assunto: Gestão da SATA

N.º: Gp508-IX Proc.º: Data: Assunto: Gestão da SATA N.º: Gp508-IX Proc.º: 30.06.01.08 Data: 08.09.2009 Assunto: Gestão da SATA Senhoras e Senhores membros do Governo Em primeiro lugar importa deixar bem claro que a SATA é uma companhia com boa manutenção

Leia mais

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente Senhoras e Senhores Membros do Governo

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente Senhoras e Senhores Membros do Governo Senhoras e Senhores Deputados Senhoras e Senhores Membros do Governo Uma das grandes bandeiras do Partido Socialista e do seu Governo, para a ilha de Santa Maria, tem sido a construção do campo de golfe.

Leia mais

PROJECTO DE ORÇAMENTO PRIVATIVO

PROJECTO DE ORÇAMENTO PRIVATIVO ASSEMBLEIA NACIONAL DE CABO VERDE PROJECTO DE ORÇAMENTO PRIVATIVO PARA 2018 Praia, Novembro de 2017 C.P. 20-A, Cidade da Praia Ilha de Santiago República de Cabo Verde N O TA E X P L I C AT I VA 1. ENQUADRAMENTO

Leia mais

DISCURSO DE INVESTIDURA DO NOVO PRESIDENTE DA MESA DA ASSEMBLEIA NACIONAL, ENGº JORGE PEDRO MAURÍCIO DOS SANTOS

DISCURSO DE INVESTIDURA DO NOVO PRESIDENTE DA MESA DA ASSEMBLEIA NACIONAL, ENGº JORGE PEDRO MAURÍCIO DOS SANTOS DISCURSO DE INVESTIDURA DO NOVO PRESIDENTE DA MESA DA ASSEMBLEIA NACIONAL, ENGº JORGE PEDRO MAURÍCIO DOS SANTOS Senhor Presidente da Assembleia Nacional cessante, Dr. Basílio Ramos, Excia Senhor Primeiro-Ministro,

Leia mais

É com enorme satisfação que recebo, nesta casa parlamentar, tão importante e ilustre delegação da República de Cuba.

É com enorme satisfação que recebo, nesta casa parlamentar, tão importante e ilustre delegação da República de Cuba. Assembleia Nacional Discurso do Presidente da Assembleia Nacional, Engº Jorge Santos, na visita de cortesia da Vice-Presidente do Conselho de Estado de Cuba Palácio da Assembleia Nacional, 5 de Fevereiro

Leia mais

CONSTRUÇÃO DO CAMPO DE GOLFE DO FAIAL

CONSTRUÇÃO DO CAMPO DE GOLFE DO FAIAL Intervenção proferida pelo Deputado Regional Luís Garcia no período legislativo de Julho de 2010. CONSTRUÇÃO DO CAMPO DE GOLFE DO FAIAL Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos

Leia mais

INTERVENÇÃO INCIIAL NO DEBATE COM O PRIMEIRO-MINISTRO - 27 DE MARÇO DE 2019

INTERVENÇÃO INCIIAL NO DEBATE COM O PRIMEIRO-MINISTRO - 27 DE MARÇO DE 2019 INTERVENÇÃO INCIIAL NO DEBATE COM O PRIMEIRO-MINISTRO - 27 DE MARÇO DE 2019 Exmos Senhores Membros da Mesa Senhores Membros do Governo Senhores Deputados, Permitam-me, neste que é o Dia da Mulher Cabo-verdiana,

Leia mais

CHEFIA DO GOVERNO E MINISTÉRIO DA ECONOMIA, CRESCIMENTO E COMPETITIVIDADE

CHEFIA DO GOVERNO E MINISTÉRIO DA ECONOMIA, CRESCIMENTO E COMPETITIVIDADE 196 I SÉRIE N O 17 «B. O.» DA REPÚBLICA DE CABO VERDE 27 DE ABRIL DE 2009 Resolução nº 80/VII/2009 de 27 de Abril Ao abrigo da alínea a) do artigo 55 do Regimento da Assembleia Nacional, a Comissão Permanente

Leia mais

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhora e Senhores Membros do Governo

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhora e Senhores Membros do Governo Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhora e Senhores Membros do Governo Está a iniciar-se o último ano da actual legislatura, o último ano deste Governo. Por muito que não queira, por muito

Leia mais

Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo

Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo Pronúncia por iniciativa própria sobre assuntos de interesse para a Ilha Terceira e o Concelho de Angra do Heroísmo, em particular. A Assembleia Municipal de Angra

Leia mais

Declaração Política. Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhora e Senhores Membros do Governo

Declaração Política. Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhora e Senhores Membros do Governo Declaração Política No momento em que se verificam algumas convulsões sociais na União Europeia e no resto do Mundo, derivadas em grande parte da subida exponencial do preço dos combustíveis e do aumento

Leia mais

Dia 01 de Março próximo, se nada for dito em contrário, o aeroporto de Santa Maria passará a encerrar às 21.30h.

Dia 01 de Março próximo, se nada for dito em contrário, o aeroporto de Santa Maria passará a encerrar às 21.30h. Intervenção do Deputado Sérgio Ferreira no período legislativo de Fevereiro de 2006. Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhora e Senhores Membros do Governo Dia 01 de Março próximo, se nada

Leia mais

Senhora Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Senhor Presidente do Governo Senhora e Senhores Membros do Governo,

Senhora Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Senhor Presidente do Governo Senhora e Senhores Membros do Governo, Senhora Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Senhor Presidente do Governo Senhora e Senhores Membros do Governo, As primeira palavras do PSD/Açores neste debate são dirigidas às vítimas da governação

Leia mais

Comunicar. Estamos. a Mudar Cabo Verde. Jornal. Administração Pública.

Comunicar. Estamos. a Mudar Cabo Verde. Jornal. Administração Pública. Jornal Comunicar Administração Pública www.governo.cv Governo de Cabo Verde Edição Gratuita Mensal nº19 Outubro de 2010 Edição Especial www.governo.cv Estamos a Mudar Cabo Verde José Maria Neves, Primeiro

Leia mais

Movimento para a Democracia. Senhor Presidente da Assembleia Nacional Caras e Caros Colegas Deputados Senhor Ministro do Estado

Movimento para a Democracia. Senhor Presidente da Assembleia Nacional Caras e Caros Colegas Deputados Senhor Ministro do Estado Senhor Presidente da Assembleia Nacional Caras e Caros Colegas Deputados Senhor Ministro do Estado Cabo Verde está de parabéns. Os cabo-verdianos devem orgulhar-se do actual governo liderado pelo Dr. Ulisses

Leia mais

Do mesmo passo, trata-se do primeiro estado da Nação que marca o regresso do MpD ao poder, após quinze anos na Oposição.

Do mesmo passo, trata-se do primeiro estado da Nação que marca o regresso do MpD ao poder, após quinze anos na Oposição. DISCURSO DE ABERTURA DO DEBATE SOBRE O ESTADO DA NAÇÃO 2016 A Nação Cabo-verdiana confia no futuro. Neste momento ímpar de exercício do mandato conferido pelo povo aos seus legítimos representantes, cumpre-nos,

Leia mais

CEEE PUBLICA SAIBA POR QUE?

CEEE PUBLICA SAIBA POR QUE? CEEE PUBLICA SAIBA POR QUE? MOTIVOS: 1) Os recursos para as despesas da CEEE não vêm dos impostos. A CEEE gera sua própria p receita com a prestação dos serviços de Geração, Transmissão e Distribuição

Leia mais

DEBATE MENSAL COM O PRIMEIRO-MINISTRO. Tema: Desenvolvimento local e regional. Intervenção de abertura

DEBATE MENSAL COM O PRIMEIRO-MINISTRO. Tema: Desenvolvimento local e regional. Intervenção de abertura DEBATE MENSAL COM O PRIMEIRO-MINISTRO Tema: Desenvolvimento local e regional Intervenção de abertura Senhor Presidente da Assembleia Nacional, Senhoras e Senhores Ministros, O Parlamento cabo-verdiano

Leia mais

Não existe democracia sem liberdade. E não existe liberdade sem igualdade!

Não existe democracia sem liberdade. E não existe liberdade sem igualdade! Senhor Presidente da Assembleia Caras Cabo-verdianas E Caros cabo-verdianos, no País e na Diáspora Hoje, dia 22 de Julho, 2 dias passados do Dia dos Heróis Nacionais aqueles que protagonizaram a gesta

Leia mais

Transportes. A maioria socialista estranhou a abrangência do tema e não percebeu a urgência do debate suscitado pelo CDS-PP.

Transportes. A maioria socialista estranhou a abrangência do tema e não percebeu a urgência do debate suscitado pelo CDS-PP. N.º: Gp0225-XI Proc.º: 30.06.01.05 25.05.01.02 Data: 20.04.2017 Assunto: Debate de Urgência Transportes Intervenção inicial Senhora Presidente; Senhoras e Senhores Deputados; Senhoras e Senhores Membros

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Gabinete da Presidência

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Gabinete da Presidência Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Nacional da República de Cabo Verde Exma. Senhora Presidente do Parlamento de Canárias Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira

Leia mais

Senhor Presidente da República e digníssima esposa. Senhor Presidente do Tribunal Constitucional. Senhora Presidente do Supremo Tribunal da Justiça

Senhor Presidente da República e digníssima esposa. Senhor Presidente do Tribunal Constitucional. Senhora Presidente do Supremo Tribunal da Justiça ASSEMBLEIA NACIONAL DISCURSO DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL, ENGº JORGE PEDRO MAURÍCIO DOS SANTOS, NA SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO DIA DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL Cidade da Praia, 5 de JULHO de 2017

Leia mais

Grupo Parlamentar. Intervenção proferida pelo Deputado Regional António Maria Gonçalves no período legislativo de Novembro de 2007.

Grupo Parlamentar. Intervenção proferida pelo Deputado Regional António Maria Gonçalves no período legislativo de Novembro de 2007. Intervenção proferida pelo Deputado Regional António Maria Gonçalves no período legislativo de Novembro de 2007. Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Senhoras e Senhores

Leia mais

Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores; Senhoras e senhores Deputados; Senhor Presidente; Senhores membros do Governo;

Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores; Senhoras e senhores Deputados; Senhor Presidente; Senhores membros do Governo; Nº 271 P.º 50.04.02 Data : 19/03/2002 Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores; Senhoras e senhores Deputados; Senhores membros do Governo; Finalmente à direita. Portugal foi a votos

Leia mais

ANO DA CPLP PARA A JUVENTUDE. 30 de janeiro de 2019 Sala do Senado. Intervenção do Secretário Executivo da CPLP. Francisco Ribeiro Telles

ANO DA CPLP PARA A JUVENTUDE. 30 de janeiro de 2019 Sala do Senado. Intervenção do Secretário Executivo da CPLP. Francisco Ribeiro Telles ANO DA CPLP PARA A JUVENTUDE 30 de janeiro de 2019 Sala do Senado Intervenção do Secretário Executivo da CPLP Francisco Ribeiro Telles Senhor Ministro da Educação de Portugal Senhor Ministro da Juventude,

Leia mais

Distintos Participantes Caros convidados

Distintos Participantes Caros convidados ASSEMBLEIA NACIONAL Discurso do Presidente da Assembleia Nacional, Eng.º Jorge Santos, no Encerramento do Seminário sobre Integridade Judicial: Implementando os Princípios de Bangalore em Cabo Verde Cidade

Leia mais

Senhora Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Senhor Presidente e membros do Governo,

Senhora Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Senhor Presidente e membros do Governo, N.º: Gp992-X Proc.º: 30.06.06.11 Data: 20.05.2015 Assunto: Declaração Política O transporte de carga nos Açores Senhora Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Senhor Presidente e membros do Governo,

Leia mais

Esta é uma forma de garantir o desenvolvimento de todas as ilhas e também, por essa via, a coesão territorial, económica e social.

Esta é uma forma de garantir o desenvolvimento de todas as ilhas e também, por essa via, a coesão territorial, económica e social. Senhora Presidente da Assembleia Senhor Presidente do Governo Senhoras e Senhores Membros do Governo A política de obras públicas na Região Autónoma dos Açores passa pela qualificação das infraestruturas

Leia mais

INDICAÇÃO Nº /2011. (Do Sr. Weliton Prado)

INDICAÇÃO Nº /2011. (Do Sr. Weliton Prado) INDICAÇÃO Nº /2011 (Do Sr. Weliton Prado) Sugere ao Ministério de Minas e Energia, no âmbito da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as providências necessárias, em caráter de urgência, diante

Leia mais

Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Regional Senhora e Senhores membros do Governo

Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Regional Senhora e Senhores membros do Governo Intervenção do Deputado José Manuel Bolieiro OMP Plano e Orçamento 2005 6 de Abril de 2005 Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Regional

Leia mais

DECLARAÇÃO POLÍTICA. Resultados Eleitorais Legislativas Nacionais Líder Parlamentar do PS Berto Messias. Junho 2011

DECLARAÇÃO POLÍTICA. Resultados Eleitorais Legislativas Nacionais Líder Parlamentar do PS Berto Messias. Junho 2011 DECLARAÇÃO POLÍTICA Resultados Eleitorais Legislativas Nacionais 2011 Líder Parlamentar do PS Berto Messias Junho 2011 Os resultados das eleições legislativas antecipadas foram muito claros. Os portugueses

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CABO VERDE AIRLINES PARA O CRESCIMENTO DO TURISMO EM CABO VERDE

A IMPORTÂNCIA DA CABO VERDE AIRLINES PARA O CRESCIMENTO DO TURISMO EM CABO VERDE A IMPORTÂNCIA DA CABO VERDE AIRLINES PARA O CRESCIMENTO DO TURISMO EM CABO VERDE EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CABO VERDE AIRLINES 1958 - Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) 1985 - Início de voos internacionais.

Leia mais

Apresentação de Resultados 4T14 e 2014

Apresentação de Resultados 4T14 e 2014 Apresentação de Resultados 4T14 e 2014 Ressalvas sobre considerações futuras As afirmações contidas neste documento quanto a perspectivas de negócios para a Triunfo, quanto a projeções de seus resultados

Leia mais

Senhor Primeiro-Ministro, António Costa. Senhora Professora Maria de Lurdes Rodrigues,

Senhor Primeiro-Ministro, António Costa. Senhora Professora Maria de Lurdes Rodrigues, Senhor Primeiro-Ministro, António Costa Senhora Professora Maria de Lurdes Rodrigues, Senhoras e Senhores Deputados, Senhoras e Senhores Convidados, Minhas Senhoras e Meus Senhores, Bem-vindos à Assembleia

Leia mais

Transcrição. Apresentador: Olá você em todo o Brasil, eu sou o Luciano Seixas e começa agora mais um Café com a Presidenta Dilma. Bom dia, presidenta!

Transcrição. Apresentador: Olá você em todo o Brasil, eu sou o Luciano Seixas e começa agora mais um Café com a Presidenta Dilma. Bom dia, presidenta! A conta de luz das residências vai ficar 16,2% mais barata, enquanto que, para as indústrias, a redução pode chegar a 28%, dependendo do nível de tensão. Segundo a presidenta Dilma Rousseff, a medida é

Leia mais

A ligação e o relacionamento entre os povos e as comunidades assumem-se historicamente como factor de desenvolvimento civilizacional.

A ligação e o relacionamento entre os povos e as comunidades assumem-se historicamente como factor de desenvolvimento civilizacional. Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhores Membros do Governo A ligação e o relacionamento entre os povos e as comunidades assumem-se historicamente como factor de desenvolvimento civilizacional.

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores Representação Parlamentar

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores Representação Parlamentar INTERVENÇÃO DO DEPUTADO ANÍBAL PIRES NO DEBATE DA PROPOSTA DO PCP PARA REJEITAR O MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ASSINADO ENTRE O GOVERNO REGIONAL E O GOVERNO DA REPÚBLICA 19 de Fevereiro de 2013 Para que serve

Leia mais

Senhora Presidente. Senhoras e senhores Deputados. Senhor Presidente do Governo. Senhoras e senhores membros do governo

Senhora Presidente. Senhoras e senhores Deputados. Senhor Presidente do Governo. Senhoras e senhores membros do governo Intervenção do Deputado Valdemiro Vasconcelos Debate Plano e Orçamento 2016 Senhora Presidente Senhoras e senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhoras e senhores membros do governo Nos últimos

Leia mais

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 1411/XIII/3ª PELA DEFESA DO INTERESSE NACIONAL E CONTROLO DA PORTUGAL TELECOM

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 1411/XIII/3ª PELA DEFESA DO INTERESSE NACIONAL E CONTROLO DA PORTUGAL TELECOM PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 1411/XIII/3ª PELA DEFESA DO INTERESSE NACIONAL E CONTROLO DA PORTUGAL TELECOM Em 1994, o Governo do PSD/Cavaco Silva, ao fundir a Telecom Portugal, Telefones de Lisboa e Porto e

Leia mais

grande andava muito cansado é um herói! perdeu a cabeça conquista o universo

grande andava muito cansado é um herói! perdeu a cabeça conquista o universo grande andava muito cansado 6 é um herói! 12 A letra é um número? 18 perdeu a cabeça 23 conquista o universo 28 Então, Senhor A, de que se queixa? perguntou-lhe o médico. grande andava muito cansado A

Leia mais

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Regional Senhoras e Senhores Membros do Governo

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Regional Senhoras e Senhores Membros do Governo DEPUTADO PEDRO GOMES DECLARAÇÃO POLÍTICA SAÚDE 16JUN2010 Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Regional Senhoras e Senhores Membros do Governo Em Dezembro de 2008,

Leia mais

Elaborado por: Carlos Esteves César Raminhos João Pinguinha Marcos Estanqueiro

Elaborado por: Carlos Esteves César Raminhos João Pinguinha Marcos Estanqueiro Elaborado por: Carlos Esteves César Raminhos João Pinguinha Marcos Estanqueiro A partir de um chapéu; Evolução; Negócios e Valores; Valores Empresariais; Embraer; Embraer no Mundo; Embraer em Números;

Leia mais

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhoras e Senhores Membros do Governo

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhoras e Senhores Membros do Governo Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhoras e Senhores Membros do Governo A nossa realidade arquipelágica e isolamento fazem com que os transportes aéreos devam constituir uma das principais

Leia mais

Escrito por {ga=aderito-caldeira} Quarta, 25 Maio :33 - Actualizado em Quarta, 25 Maio :48

Escrito por {ga=aderito-caldeira} Quarta, 25 Maio :33 - Actualizado em Quarta, 25 Maio :48 A empresa Mozambique Asset Management (MAM) deveria ter pago na segunda-feira(23) a primeira prestação do empréstimo de 535 milhões de dólares norte-americanos que secretamente contraiu em 2014 junto do

Leia mais

Declaração Política sobre Transportes

Declaração Política sobre Transportes Declaração Política sobre Transportes Já em pleno Verão IATA aproximamo-nos, a passos largos, para os principais meses de demanda turística da nossa região (nomeadamente junho, julho e agosto). Nos anos

Leia mais

Não! como reiterado, hoje nesta conferencia, o turismo é uma ferramenta para o desenvolvimento. Porém, o turismo só poderá

Não! como reiterado, hoje nesta conferencia, o turismo é uma ferramenta para o desenvolvimento. Porém, o turismo só poderá Discurso da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde e Representante do PNUD No acto de abertura da Conferencia Internacional sobre O Desenvolvimento do Turismo sustentável e das

Leia mais

Sendo este o último plano e orçamento desta legislatura, passados que estão três anos, há um resultado que é

Sendo este o último plano e orçamento desta legislatura, passados que estão três anos, há um resultado que é 1 PLANO 2016 - DISCURSO TRANSPORTES Senhora Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Senhor Presidente do Governo, Senhoras e Senhores Membros do Governo Sendo este o último plano e orçamento desta legislatura,

Leia mais

Pescas e Mar por José Ávila Plano e Orçamento para de novembro de Senhora Presidente da Assembleia. Senhoras e Senhores Deputados

Pescas e Mar por José Ávila Plano e Orçamento para de novembro de Senhora Presidente da Assembleia. Senhoras e Senhores Deputados Senhora Presidente da Assembleia Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente Senhoras e Senhores Membros do Governo Estamos neste momento a apreciar, a discutir e acabaremos por votar o Plano Anual

Leia mais

Assembleia Nacional. Assembleia Nacional, 18 de Maio de 2018

Assembleia Nacional. Assembleia Nacional, 18 de Maio de 2018 1 Assembleia Nacional Discurso de Sua Excelência o Senhor Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, JORGE SANTOS, na sessão de encerramento da 26ª Assembleia Regional África da APF Assembleia Nacional,

Leia mais

Recorte nº 175. Índice 10 de Setembro de 2009

Recorte nº 175. Índice 10 de Setembro de 2009 Recorte nº 175 Índice 10 de Setembro de 2009 Notícias da APSS publicadas na Revista da Área Metropolitana de Lisboa Leixões recebeu exposição sobre Transportes Marítimos e Economia Associações do sector

Leia mais

Senhoras e Senhores Membros do Governo. Quero, em primeiro lugar, saudar a Senhora Presidente e. desejar-lhe o maior sucesso no desempenho das suas

Senhoras e Senhores Membros do Governo. Quero, em primeiro lugar, saudar a Senhora Presidente e. desejar-lhe o maior sucesso no desempenho das suas Senhora Presidente, Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhoras e Senhores Membros do Governo Quero, em primeiro lugar, saudar a Senhora Presidente e desejar-lhe o maior sucesso

Leia mais

A fiscalização legislativa orçamental e consequências na qualidade da democracia e governação actores objectivos e percepções

A fiscalização legislativa orçamental e consequências na qualidade da democracia e governação actores objectivos e percepções A fiscalização legislativa orçamental e consequências na qualidade da democracia e governação actores objectivos e percepções Elisabete Azevedo-Harman (PhD) Especialista Parlamentar Senior/ Pro PALOP TL

Leia mais

PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 1780/XIII/3.ª

PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 1780/XIII/3.ª Grupo Parlamentar PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 1780/XIII/3.ª RECOMENDA AO GOVERNO QUE TOME AS DILIGÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA OBRIGAR A RYANAIR E AS SUAS AGÊNCIAS DE RECRUTAMENTO, CREWLINK E WORKFORCE INTERNACIONAL,

Leia mais

Senhor Presidente da Assembleia Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente, Senhora e Senhores Membros do Governo

Senhor Presidente da Assembleia Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente, Senhora e Senhores Membros do Governo Intervenção proferida pelo Deputado Regional Luis Henrique Silva na Sessão Plenária de Novembro de 2005 aquando da discussão do Plano e Orçamento. Senhor Presidente da Assembleia Senhoras e Senhores Deputados

Leia mais

2ª FEIRA 15 de Outubro

2ª FEIRA 15 de Outubro 2ª FEIRA 15 de Outubro Durante esta semana vamos olhar para as nossas amizades e para os nossos amigos. Vamos olhar e perceber como é bom ter amigos. Texto Era uma vez dois amigos, o Francisco de 20 anos

Leia mais

a TAP previa "ganhos superiores a 55 milhões de euros, com reembolso

a TAP previa ganhos superiores a 55 milhões de euros, com reembolso AVIAÇÃO TAP convence Urbanos a ficar com maioria da Groundf orce Negócio foi financeiramente mais favorável do que o anteriormente acordado com a belga Aviapartners ANA TORRES PEREIRA atp@negocios.pt Após

Leia mais

O caso de São Tomé e Príncipe. Direção de Serviços de Apoio Parlamentar e Documentação Assembleia Nacional

O caso de São Tomé e Príncipe. Direção de Serviços de Apoio Parlamentar e Documentação Assembleia Nacional O caso de São Tomé e Príncipe Direção de Serviços de Apoio Parlamentar e Documentação Assembleia Nacional «Não há governo seguro sem forte oposição» Benjamin Disraeli Parlamento insere-se no aparelho do

Leia mais

Declaração Politica Início de Nova Sessão Legislativa Berto Messias - Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores

Declaração Politica Início de Nova Sessão Legislativa Berto Messias - Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores 1 Declaração Politica Início de Nova Sessão Legislativa Berto Messias - Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores Senhora Presidente, Sras e senhores deputados Sra Secretária, Senhores membros do governo,

Leia mais

Sr. Presidente da Assembleia Nacional, Excelência, Srs. Ministros, Caros colegas, deputadas e deputados, Caras Agricultores,

Sr. Presidente da Assembleia Nacional, Excelência, Srs. Ministros, Caros colegas, deputadas e deputados, Caras Agricultores, Sr. Presidente da Assembleia Nacional, Excelência, Srs. Ministros, Caros colegas, deputadas e deputados, Caras Agricultores, O debate com o Sr. Ministro da Agricultura e Ambiente consiste numa oportunidade

Leia mais

Honoráveis Ministros da República Democrática de Timor-Leste

Honoráveis Ministros da República Democrática de Timor-Leste Sua Excelência, Sr. Presidente Sua Excelência, Sr. Primeiro-Ministro Honoráveis Ministros da República Democrática de Timor-Leste Distintos Delegados Membros da Imprensa As discussões animadas que nós

Leia mais

SEMINÁRIO DE ALTO NÍVEL SOBRE FISCALIZAÇÃO LEGISLATIVA DO CICLO ORÇAMENTAL & CONTROLO EXTERNO DAS CONTAS PÚBLICAS NOS PALOP E EM TIMOR-LESTE

SEMINÁRIO DE ALTO NÍVEL SOBRE FISCALIZAÇÃO LEGISLATIVA DO CICLO ORÇAMENTAL & CONTROLO EXTERNO DAS CONTAS PÚBLICAS NOS PALOP E EM TIMOR-LESTE PARLAMENTO NACIONAL DE TIMOR-LESTE Dia 1 - Sessão 4 SEMINÁRIO DE ALTO NÍVEL SOBRE FISCALIZAÇÃO LEGISLATIVA DO CICLO ORÇAMENTAL & CONTROLO EXTERNO DAS CONTAS PÚBLICAS NOS PALOP E EM TIMOR-LESTE Cidade da

Leia mais

Senhor Presidente do Parlamento da CEDEAO, Excelência. Senhoras e Senhores Deputados da Cedeao

Senhor Presidente do Parlamento da CEDEAO, Excelência. Senhoras e Senhores Deputados da Cedeao 1 Senhor Presidente do Parlamento da CEDEAO, Excelência Moustapha Cissé Lo Senhoras e Senhores Deputados da Cedeao Distintos Convidados Minhas Senhoras e Meus Senhores É com imenso prazer que aproveito

Leia mais

Energisa Borborema - Distribuidora de Energia S/A Resultados do 1º trimestre de 2016

Energisa Borborema - Distribuidora de Energia S/A Resultados do 1º trimestre de 2016 Resultados do 1º trimestre de 2016 Cataguases, 13 de maio de 2016 A Administração da ( Energisa Borborema ou Companhia ) apresenta os resultados do primeiro trimestre (1T16). As informações financeiras

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 953/XII/4.ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 953/XII/4.ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 953/XII/4.ª Criação da Freguesia de Ponte de Sor, no Concelho de Ponte de Sor, Distrito de Portalegre I Nota Introdutória A Lei n.º 11-A/2013

Leia mais

Bancada Parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) Abertura do debate sobre o Orçamento do Estado para 2019

Bancada Parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) Abertura do debate sobre o Orçamento do Estado para 2019 Bancada Parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) Abertura do debate sobre o Orçamento do Estado para 2019 Minhas Senhoras e meus Senhores Estamos, mais uma vez, a cumprir

Leia mais

Exerça sua cidadania, conheça seus direitos. Viva melhor!

Exerça sua cidadania, conheça seus direitos. Viva melhor! Exerça sua cidadania, conheça seus direitos. Viva melhor! Leis e projetos de autoria do Deputado Estadual Dica Prestação de contas conforme legislação vigente Lei Salva Vidas 3337/1999 Essa lei obriga

Leia mais

São provas dos laços que nos unem e nos fazem cúmplices com uma história comum que temos a obrigação de honrar, preservar e desenvolver.

São provas dos laços que nos unem e nos fazem cúmplices com uma história comum que temos a obrigação de honrar, preservar e desenvolver. Assembleia Nacional Discurso do Presidente da Assembleia Nacional, Engº Jorge Santos, na Sessão Solene de Boas Vindas na Assembleia Nacional da República Democrática de São Tomé e Príncipe Palácio da Assembleia

Leia mais

AS INFRA-ESTRUTURAS DE TRANSPORTES NO DESENVOLVIMENTO DO CORREDOR DO LOBITO

AS INFRA-ESTRUTURAS DE TRANSPORTES NO DESENVOLVIMENTO DO CORREDOR DO LOBITO AS INFRA-ESTRUTURAS DE TRANSPORTES NO DESENVOLVIMENTO DO CORREDOR DO LOBITO 01 MULTIMODALIDADE 02 HUB DE TRANSPORTES 03 EIXO ANTLÂNTICO - ÍNDICO AFRICA AUSTRAL 04 AEROPORTO CATUMBELA INFRA-ESTRUTURA INTERNACIONAL

Leia mais

A lista dos 10 Deputados Mais Influentes da VIII legislatura

A lista dos 10 Deputados Mais Influentes da VIII legislatura A lista dos 10 Deputados Mais Influentes da VIII legislatura 10 DEPUTADOS CABO-VERDIANOS MAIS INFLUENTES [caption id="attachment_7680" align="alignleft" width="300"] ABRÃO VICENTE, ANTÓNIO DELGADO MONTEIRO,

Leia mais

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA PRIMEIRO-MINISTRO DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE, DR. RUI MARIA DE ARAÚJO, POR OCASIÃO DO DEBATE DA PROPOSTA DE

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA PRIMEIRO-MINISTRO DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE, DR. RUI MARIA DE ARAÚJO, POR OCASIÃO DO DEBATE DA PROPOSTA DE DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA PRIMEIRO-MINISTRO DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE, DR. RUI MARIA DE ARAÚJO, POR OCASIÃO DO DEBATE DA PROPOSTA DE LEI N.º 41/III (4ª) PRIMEIRA ALTERAÇÃO AO ORÇAMENTO GERAL

Leia mais

Inquérito aos Gastos e Satisfação dos Turistas

Inquérito aos Gastos e Satisfação dos Turistas Inquérito aos Gastos e Satisfação dos Turistas (IGST) 2016 Outubro de 2017 PLANO DE APRESENTAÇÃO Definição e objetivos Conceitos Caratetização dos turistas Caraterização da viagem Satisfação dos turistas

Leia mais

Grupo Parlamentar. Projecto de Lei n.º 469/XI

Grupo Parlamentar. Projecto de Lei n.º 469/XI Grupo Parlamentar Projecto de Lei n.º 469/XI Estabelece o regime jurídico das condições de instalação, funcionamento e licenciamento dos estabelecimentos das Instituições Particulares de Solidariedade

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita ao Banco do Brasil

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita ao Banco do Brasil , Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita ao Banco do Brasil Brasília - DF, 16 de agosto de 2006 Meu caro Rossano, presidente do Banco do Brasil, Meu caro companheiro Paulo Bernardes, ministro do Planejamento,

Leia mais