Lista de Exercícios BOTÂNICA. Profº Fernando Teixeira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lista de Exercícios BOTÂNICA. Profº Fernando Teixeira Fernando@biovestiba.net"

Transcrição

1 Lista de Exercícios BOTÂNICA Profº Fernando Teixeira

2 01 - (Fac. Santa Marcelina SP/2013) O esquema representa uma árvore filogenética com os principais grupos de plantas. As letras A, B e C representam características adaptativas adquiridas ao longo da evolução das plantas. b) Pteridófitas, talófitas e gimnospermas. c) Gimnospermas, pteridófitas e talófitas. d) Angiospermas, briófitas e pteridófitas. e) Dicotiledôneas, gimnospermas e pteridófitas (UFTM MG/2013/) Gimnospermas e angiospermas são os únicos grupos vegetais classificados como espermáfitas, ou seja, que produzem sementes. Considerando o curso evolutivo dos vegetais, pode-se afirmar corretamente que a produção de sementes aconteceu a) antes do surgimento dos embriões e do endosperma. b) depois do surgimento de flores e do tubo polínico. c) depois do surgimento dos tecidos vasculares. d) antes do surgimento das folhas e dos tecidos caulinares. e) antes do surgimento da produção de grãos de pólen. Com relação à árvore filogenética, é correto afirmar que a) a característica B marca o surgimento de vasos condutores, aquisição relacionada ao grande porte das gimnospermas. b) a principal aquisição evolutiva das pteridófitas, característica A, é a presença de sementes em suas folhas. c) a característica C representa o aparecimento de flores e frutos, responsáveis pela eficiência reprodutiva das angiospermas. d) as briófitas apresentam apenas raiz, caule e folhas, pois não compartilham das características A, B e C. e) as gimnospermas são evolutivamente mais próximas das pteridófitas, uma vez que compartilham a característica B (FAMECA SP/2013) Um grupo de pesquisadores extraiu um princípio ativo, extremamente eficiente no combate a um determinado câncer, do androceu de um vegetal. Um segundo grupo de cientistas obteve, em vegetais avasculares, uma fragrância adequada a um perfume. Um terceiro grupo identificou nos aglomerados de esporos vegetais, denominados soros, uma enzima muito útil para estudos biotecnológicos. Assinale a alternativa que contém, correta e respectivamente, os grupos vegetais dos quais foram extraídas as substâncias pesquisadas pelos três grupos de cientistas. a) Monocotiledôneas, talófitas e briófitas (FATEC SP/2013) A filogenia a seguir representa as relações evolutivas entre os principais grupos de plantas (reino Plantae) e as algas verdes. Com base nas informações apresentadas na figura, é correto afirmar que a) as gimnospermas são evolutivamente mais próximas das angiospermas que das briófitas. b) as flores e os frutos teriam se originado no ancestral comum das espermatófitas. c) a presença de parede celular é uma característica exclusiva das plantas.

3 d) as angiospermas correspondem ao único grupo a apresentar sementes. e) todas as plantas apresentam vasos condutores de seiva (PUC RJ/2012) Ao longo da evolução dos organismos, a meiose e a fecundação ocorreram em diferentes fases do ciclo de vida dos organismos. Quanto ao ciclo de vida de alguns grupos de plantas, é correto afirmar: a) Nas briófitas, o esporófito é dominante, e o gametófito é dependente nutricionalmente do esporófito. b) Nas pteridófitas, o gametófito é dominante, e o esporófito é dependente nutricionalmente do gametófito. c) Em angiospermas, o gametófito é extremamente reduzido e dependente nutricionalmente do esporófito e desenvolve-se no interior da flor no rudimento seminal (óvulo). d) Em gimnospermas, o esporófito é extremamente reduzido e dependente nutricionalmente do gametófito e desenvolve-se geralmente nos estróbilos. e) Nas angiospermas e nas gimnospermas, o gametófito é reduzido e independente nutricionalmente do esporófito. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. c) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. d) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. e) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras (UFT/2009) A classificação dos seres vivos baseia-se em princípios evolutivos, sendo que os grupos de organismos que descendem de um ancestral comum exclusivo são chamados de grupos naturais. As relações entre os grupos de seres vivos podem ser representadas através de diagramas denominados cladogramas (clado = ramo). O cladograma abaixo resume os principais passos da evolução das plantas, considerando-se o conhecimento atual (PUC RJ/2012) Gimnospermas e angiospermas apresentam os seguintes estruturas em comum, exceto: a) semente. b) polén. c) tecido vascular. d) ovário. e) óvulo (UDESC SC/2012) Analise as proposições abaixo, em relação às angiospermas. I. Apresentam órgãos vegetativos raiz, caule e folha; e órgãos reprodutivos flor, fruto e semente. II. São classificadas em dois grupos de estudos: III. monocotiledôneas e dicotiledôneas. O rizoide desaparece quando a planta atinge o clímax. IV. A raiz e o caule apresentam adaptações à intensidade de luz, à disponibilidade de água e a outros fatores ambientais. Com base na análise do cladograma considere as afirmativas abaixo: I. O caráter representado pela letra B corresponde à semente e pela letra C a flores e frutos. II. Nos grupos abaixo do caráter representado pela letra C não ocorrem sementes. III. Todos os grupos acima do caráter representado pela letra A, apresentam vasos condutores de seiva. IV. O caráter representado pela letra C aparece exclusivamente em Angiospermas. V. Nos grupos abaixo do caráter representado pela letra B, a reprodução ocorre independente da água.

4 Estão corretas as alternativas: a) I, III e IV b) I II, III e V c) I, II e III d) II, III, IV e V 09 - (UDESC SC/2009) As angiospermas constituem um grande grupo de plantas, cujas características são: a) presença de flores que podem ser hermafroditas, ou masculinas, ou femininas. b) presença de estróbilos femininos e estróbilos masculinos, sem formação de flores. c) produção de sementes sem proteção de um fruto. d) reprodução dependente da água para a fertilização e flores exclusivamente monóicas. e) alternância de gerações e fase esporofítica haplóide (UFTM MG/2009) Analisando as características dos grupos vegetais e das fases dos ciclos reprodutivos, considere as informações seguintes: I. Produção de grãos de pólen e posterior formação do tubo polínico. II. Fase esporofítica duradoura e fase gametofítica reduzida. III. Formação de um endosperma derivado de uma dupla fecundação. IV. Animais que atuam no transporte do pólen entre diversas flores. Pode-se afirmar corretamente que a) I e III ocorrem nas pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. b) II e IV ocorrem nas gimnospermas e angiospermas. c) II ocorre nas pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. d) III ocorre nas gimnospermas e angiospermas. e) I e IV são exclusivas de angiospermas (UFV MG/2007) Diferentes estratégias reprodutivas são verificadas durante a evolução das plantas. Um bom exemplo pode ser observado nas adaptações que acompanharam o curso da evolução da avascularização e dos tecidos mais simples para especializações mais complexas. As figuras abaixo (I, II e III) representam três diferentes adaptações que são características do ciclo reprodutivo de seus respectivos tipos de plantas. Assinale a afirmativa INCORRETA: a) A seqüência representada das estruturas não corresponde à da ordem evolutiva. b) O arquegônio não está presente em plantas que apresentam a estrutura I ou III. c) A seqüência I, II e III corresponde ao protalo, ao óvulo e ao esporófito, respectivamente. d) As estruturas indicadas por I e II pertencem a plantas que são vascularizadas. e) Na evolução das adaptações I, II e III, a II pertence às plantas mais evoluídas (UFAM/2007) Qual das alternativas abaixo corresponde a seqüência correta da fase da fecundação nas angiospermas: a) 1. polinização; 2. formação do tubo polínico; 3. fecundação. b) 1. fecundação; 2. formação do tubo polínico; 3. polinização.. c) 1. polinização; 2. formação do ovário; 3. fecundação. d) 1. formação do tubo polínico; 2. polinização; 3. fecundação. e) 1. polinização; 2. formação do tubo polínico; 3. ovulação (UFOP MG/2007/) Na maioria das angiospermas, as sementes e os frutos originam-se a partir: a) Do zigoto. b) Do ovário e do endosperma. c) Do óvulo e do ovário. d) Da oosfera e do óvulo (UECE/2007) Considere as características relacionadas abaixo: I. Grãos de pólen.

5 II. Sistema vascular. III. Sementes. IV. Fruto. São características comuns às gimnospermas e angiospermas: a) Apenas I e III b) Apenas I e IV c) II, III e IV d) I, II e III 15 - (UDESC SC/2006) Os vegetais são classificados em avasculares ou vasculares, dependendo da ausência ou presença neles de vasos condutores de seivas. Assinale a alternativa que contém apenas vegetais vasculares. a) Pteridófitas, musgos e cavalinhas b) Pteridófitas, gimnospermas e angiospermas c) Hepáticas, briófitas e angiospermas d) Hepáticas, gimnospermas e musgos e) Algas, samambaias e angiospermas 16 - (FUVEST SP/2006) As angiospermas se distinguem de todas as outras plantas pelo fato de apresentarem a) alternância de geração haplóide e diplóide. b) estômatos nas folhas. c) flores. d) sementes. e) vasos condutores de seiva (MACK SP/2006) A respeito do ciclo reprodutivo das angiospermas, é correto afirmar que: a) o gametófito masculino é representado pelo tubo polínico e o gametófito feminino, pelo óvulo. b) a meiose ocorre para a formação dos gametas masculino e feminino. c) o endosperma secundário é formado por células 3n, originadas a partir da fusão de 3 núcleos haplóides. d) todas as partes da semente são constituídas por células 3n, pois são derivadas do endosperma. e) os gametas masculino e feminino são, respectivamente, o grão de pólen e o óvulo (MACK SP/2006) Nas espermatófitas (Gimnospermas e Angiospermas), ocorre a seguinte seqüência durante o ciclo reprodutivo: I II III Assinale a alternativa correta. a) A meiose ocorre em I para a formação dos megásporos. b) Em II, vai se formar o saco embrionário constituído, exclusivamente, por células 2n. c) Em III, formam-se o embrião 2n e o endosperma secundário 3n. d) Em II, ocorre a meiose para a formação da oosfera (gameta feminino). e) A passagem de I para II só acontece se ocorrer a fecundação (PUC SP/2013) Na evolução das plantas constata-se uma redução progressiva da fase haploide, o gametófito. Essa fase é a duradoura ou principal em a) musgos e a de curta duração ou transitória em samambaias e em plantas com semente. b) samambaias e a de curta duração ou transitória em musgos e em plantas com semente. c) musgos e samambaias e a de curta duração ou transitória em plantas com semente. d) musgos, samambaias e pinheiros e a de curta duração ou transitória em plantas com flor e fruto. e) plantas com semente e a da curta duração em musgos e samambaias (PUC RS/2012) Considere as informações apresentadas no quadro a seguir, sobre características dos vegetais. Características atuais de grupos vegetais Ausência Presença Vasos condutores I II Sementes III IV Considerando os dados do quadro e os vegetais apresentados a seguir, conclui-se que as características estão corretamente indicadas em Megasporângio óvulo semente

6 a) b) c) d) e) Musgos, hepáticas I e III I e III I e III II e IV II e IV Samambaias, avencas I e IV II e III I e IV II e III I e IV Coníferas, cicas I e III II e IV II e IV II e IV I e III 21 - (UFT/2010) As briófitas são plantas avasculares de organização estrutural relativamente simples e apresentam alternância de gerações, na qual: a) A geração diplóide, denominada gametófito, constitui a parte dominante do seu ciclo de vida. b) A geração haplóide, denominada esporófito, constitui a parte dominante do seu ciclo de vida. c) A geração haplóide, denominada gametófito, constitui a parte dominante do seu ciclo de vida. d) A geração diplóide, denominada esporófito, constitui a parte dominante do seu ciclo de vida. e) A geração haplóide, denominada esporângio, constitui a parte dominante do seu ciclo de vida (UNIOESTE PR/2009) As florestas tropicais caracterizam-se por apresentar ambientes bastante úmidos, onde é comum encontrar diversas espécies de plantas verdes de pequeno porte, com alguns centímetros (devido à ausência de vasos condutores), crescendo sobre o solo e as rochas, ou cobrindo troncos de árvores. Assinale a alternativa correta que representa este tipo de planta. a) Gimnospermas. b) Angiospermas. c) Pteridófitas. d) Briófitas. e) Fungos (UNESP SP/2008) Analisando os processos sexuados e ciclos de vida das plantas, considere as informações seguintes. I. Fase gametofítica muito desenvolvida. II. Fase esporofítica independente da planta haplóide. III. Fase gametofítica muito reduzida. IV. Fase esporofítica cresce sobre a planta haplóide. V. Sementes não abrigadas. Pode-se afirmar corretamente que a) I e II ocorrem nas briófitas e pteridófitas. b) III e V ocorrem nas angiospermas, mas não nas pteridófitas. c) IV ocorre apenas nas briófitas. d) I e V ocorrem nas gimnospermas. e) II ocorre nas briófitas, mas não nas angiospermas (UFOP MG/2007) Com relação às briófitas, assinale a alternativa correta: a) São consideradas os primeiros representantes do reino Plantae a conquistar o ambiente terrestre. b) Foram as primeiras plantas a apresentar xilema e floema. c) A geração esporofítica é a dominante no seu ciclo de vida. d) Não dependem da água para a reprodução sexuada (UFU MG/2007) Na figura abaixo pode-se observar, de forma simplificada, o ciclo de vida de uma briófita. Considere as seguintes afirmativas sobre o referido ciclo. I. Nas plantas masculinas e femininas, denominadas gametófitos, ocorre a meiose para a formação dos gametas, denominados anterozóides e oosfera, respectivamente. II. O indivíduo A representa o esporófito (fase 2n) e, na cápsula, ocorre a produção de esporos B, que darão origem às plantas masculina e feminina. III. Essas plantas são altamente dependentes da água para que ocorra a fecundação. IV. O gametófito é a fase mais desenvolvida e dominante do ciclo de vida das briófitas. São corretas somente as afirmativas: a) II e III. b) I e II. c) I, II e III. d) III e IV (PUC RS/2003) Responder à questão preenchendo com V (verdadeiro) ou F (falso) os parênteses correspondentes às afirmativas sobre os musgos.

7 ( ) Pertencem ao grupo das briófitas. ( ) São seres vivos heterotróficos absortivos. ( ) São desprovidos de traqueídeos. ( ) Preferem solos secos e frios. ( ) São parentes das hepáticas (UCS RS/2013) A árvore filogenética abaixo representa a história evolutiva das plantas, e os números 1, 2 e 3 são aquisições evolutivas que permitem a diferenciação dos quatro grupos de plantas. A seqüência correta, resultante do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) FFVVV b) FVFVF c) VFVFV d) VVFVV e) VVVFF 27 - (UNIFOR CE/2002) Considere os seguintes organismos: I. algas II. briófitas III. pteridófitas IV. angiospermas Gametas masculinos flagelados, que necessitam de água para encontrar os gametas femininos, são encontrados SOMENTE em: a) I e II b) III e IV c) I, II e III d) I, III e IV e) II, III e IV 28 - (UEPB/2001) Nos musgos, cada esporo ao germinar origina um: a) Gametófito haplóide b) Gametófito diplóide c) Esporófito haplóide d) Esporófito diplóide e) Esporófito haplodiplóide Os números 1, 2 e 3 referem-se, respectivamente, à a) presença de vasos condutores, presença de sementes e presença de frutos. b) separação entre o caule e as folhas, presença de sementes e presença de vasos condutores. c) presença de sementes, presença de vasos condutores e separação entre o caule e as folhas. d) presença de clorofila, presença de frutos e presença de sementes. e) presença de vasos condutores, presença de frutos e presença de clorofila (UFRN/2013) As plantas terrestres, que tiveram como predecessores as algas verdes, passaram por uma evolução funcional, ou seja, para conquistarem o ambiente terrestre, as plantas precisaram se adaptar às suas novas condições de vida. Assim, desenvolveram estruturas que determinaram o surgimento de grupos vegetais representados no cladograma abaixo (UEL PR/1995) O pequeno porte das briófitas deve-se, fundamentalmente, à falta de a) estruturas para absorção de água e sais. b) tecidos condutores de seiva. c) alternância de gerações. d) reprodução sexuada. e) flores. As estruturas que correspondem às letras X, Y e Z, assinaladas no cladograma, são, respectivamente, a) vasos condutores; flor e fruto; semente.

8 b) semente; vasos condutores; flor e fruto. c) vasos condutores; semente; flor e fruto. d) semente; flor e fruto; vasos condutores (UFU MG/2013) O cladograma abaixo indica as relações filogenéticas entre os grupos de plantas atuais. As letras indicam grupos de plantas e os números indicam a aquisição de uma determinada característica. d) das sementes e antes dos frutos. e) das flores e antes dos frutos (UFF RJ/2011) As plantas, ao longo do processo evolutivo, apresentaram diversas características que permitiram o seu estabelecimento e perpetuação. Essas características são compartilhadas entre os grupos ou podem ser exclusivas. Os quadros abaixo apresentam três grupos vegetais (Quadro I) e algumas características do reino vegetal (Quadro II). QuadroI 1)Pteridófitas 2)Gimnospermas 3)Angiospermas QuadroII a) surgimentodevasoscondutores b)gametófitocomo fase dominante c) surgimentodasemente d)formação defruto e) estruturasreprodutivas - estróbilos Sobre o cladograma, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção. 1. A letra A corresponde ao grupo das Briófitas e o número 1 corresponde aos tecidos condutores. 2. Os grupos A, B e Angiospermas são Traqueófitas. 3. A letra B corresponde ao grupo das Gimnospermas. 4. A característica 2 refere-se à presença de semente (UEMA/2012) O importante passo evolutivo no sentido de conquistar a terra firme pelos vegetais superiores teve como ápice no processo evolutivo a a) presença do tubo polínico. b) produção de sementes. c) presença de raízes portadoras de pelos absorventes. d) presença de frutos. e) presença de estômatos (FUVEST SP/2011) Na evolução dos vegetais, o grão de pólen surgiu em plantas que correspondem, atualmente, ao grupo dos pinheiros. Isso significa que o grão de pólen surgiu antes a) dos frutos e depois das flores. b) das flores e depois dos frutos. c) das sementes e depois das flores. Assinale a alternativa que correlaciona corretamente cada um dos três grupos vegetais (Quadro I) com uma das características evolutivas (Quadro II) que foi fundamental para o estabelecimento do grupo. a) 1-a; 2-e; 3-b. b) 1-a; 2-c; 3-d. c) 1-b; 2-a; 3-e. d) 1-b; 2-d; 3-c. e) 1-c; 2-e; 3-d (FUVEST SP/2010) Uma pessoa, ao encontrar uma semente, pode afirmar, com certeza, que dentro dela há o embrião de uma planta, a qual, na fase adulta, a) forma flores, frutos e sementes. b) forma sementes, mas não produz flores e frutos. c) vive exclusivamente em ambiente terrestre. d) necessita de água para o deslocamento dos gametas na fecundação. e) tem tecidos especializados para condução de água e de seiva elaborada (UFTM MG/2010) A água não é mais necessária para que o gameta masculino alcance as oosferas. Ao invés disso, os gametas masculinos são transportados até as oosferas por uma combinação de polinização e formação do tubo polínico, O trecho caracteriza o que ocorre na reprodução encontrada nas a) samambaias e nos musgos.

9 b) sequoias e nas hepáticas. c) avencas e nas gramíneas. d) avencas e nas sequoias. e) sequoias e nas gramíneas (UNIOESTE PR/2010) Com relação à diversidade e reprodução das plantas, assinale a alternativa correta. a) Os esporófitos são diploides, originados a partir da união dos gametas. b) As briófitas não possuem reprodução sexuada devido a dominância da fase esporofítica. c) Nas pteridófitas, os megasporângios são responsáveis por armazenar a oosfera. d) As gimnospermas são as primeiras plantas a apresentar a dupla fecundação. e) Nas angiospermas, o endosperma é originado a partir da fusão das sinérgides com um núcleo espermático do grão de pólen (UDESC SC/2010) As plantas classificam-se em angiospermas, pteridófitas, gimnospermas e briófitas. Em relação a esta classificação associe a segunda coluna de acordo com a primeira. Coluna 1 1. Angiospermas 2. Pteridófitas 3. Gimnospermas 4. Briófitas Coluna 2 ( ) Possuem vasos condutores, não têm flores e nem sementes. ( ) Não possuem vasos condutores. ( ) Não têm frutos, mas possuem flores e sementes. ( ) Possuem frutos que contêm sementes. Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) (UECE/2009) Representam vegetais que possuem semente: a) pinheiros, leguminosas e gramíneas. b) avencas, bromélias e cactáceas. c) cavalinhas, pinheiros e orquídeas. d) leguminosas, hepáticas e gramíneas (PUC RJ/2008) Em relação aos indivíduos do reino vegetal, pode-se afirmar que os(as): a) briófitas não dependem diretamente da água para sua reprodução. b) fungos são vegetais aclorofilados. c) flores dos pteridófitas são frutos modificados. d) gimnospermas possuem flores e frutos verdadeiros. e) frutos dos angiospermas se originam a partir do desenvolvimento do ovário (UECE/2007) Quando falamos de uma planta que apresenta tecido vascular, não possui ovário, não produz sementes e tem como geração dominante a esporofítica, estamos nos referindo a uma: a) Briófita. b) Angiosperma. c) Gimnosperma. d) Pteridófita (UEM PR/2007) Analisando os organismos pertencentes ao Reino Plantae, é correto afirmar que todos a) produzem esporos e gametas. b) produzem flores e frutos. c) produzem sementes. d) apresentam caules e raízes. e) apresentam vasos condutores (UEPB/2006) A reprodução permite a multiplicação da espécie. Nos vegetais a independência da água para a fecundação ocorre a partir: a) das espermatófitas. b) dos musgos. c) das licopodíneas. d) das briófitas. e) das pteridófitas.

10 45 - (UFRRJ/2005) A respeito dos vegetais A, B, C, e D mostrados nas figuras a seguir, assinale a alternativa correta: c) Não apresentam vasos condutores. d) Possuem flor, filoide e órgão reprodutor escondido. e) São vasculares traqueófitas e suas sementes são nuas. Não produzem frutos (UNICAMP SP/2013) Considerando os respectivos ciclos de vida e de reprodução, um pinheiro do Paraná pode ser diferenciado de um jequitibá pela a) ausência de sementes e presença de flores. b) ausência de sementes e de frutos. c) presença de sementes e ausência de frutos. d) presença de frutos e ausência de sementes. a) todas as ilustrações mostram a fase gametofítica dessas plantas; b) somente C e D produzem frutos; c) somente B, C e D produzem sementes; d) em D não há formação de frutos; e) B, C e D apresentam vasos condutores de seiva (Fac. de Ciências da Saúde de Barretos SP/2013) No processo evolutivo das plantas, as gimnospermas foram as primeiras a apresentar adaptações que permitem a independência da água para a reprodução sexuada. Nesse grupo, ocorre o surgimento dos grãos de pólen e dos óvulos que, após a fecundação, dão origem às sementes. Na reprodução das gimnospermas, a) os micrósporos são os esporos femininos localizados em ramos modificados, que compõem os estróbilos ovulados (ou femininos). b) antes da polinização, o esporo feminino se desenvolve no interior do óvulo, sofre mitoses e origina um gametófito feminino (2n). c) os megásporos são os esporos masculinos, localizados em folhas especiais que formam os estróbilos microsporangiados. d) os micrósporos, grãos de pólen, são formados pelo processo da meiose e germinam na micrópila, existente na ponta de cada óvulo. e) na região próxima à micrópila, diferenciam-se dois ou mais arquegônios e em cada um deles formam-se várias oosferas 2n (UDESC SC/2013) Assinale a alternativa que apresenta características de plantas gimnospermas. a) São espermatófitas e possuem sementes protegidas pelo fruto. b) Apresentam rizoide, cauloide e sementes (UFPB/2013) A araucária ou pinheiro do Paraná (Araucaria angustifolia) é uma espécie comum na mata de transição da região sul do Brasil. Ela tem grande importância econômica na região, a exemplo do uso de sua madeira para fabricação de papel (extração de celulose). Considerando o conhecimento sobre esse grupo vegetal, pode-se afirmar: I. O fruto dessa espécie, o pinhão, é outra fonte de renda importante, pois é muito usado na alimentação local. II. O pinhão é consumido por várias espécies de aves e mamíferos, os quais contribuem para sua dispersão. III. A exploração dessa gimnosperma é um risco para a conservação dessa mata, que é uma fitofisionomia dos Campos Sulinos. IV. Essa espécie apresenta interações ecológicas com animais, porém sua polinização ocorre pela ação do vento. Estão corretas: a) apenas I e III b) apenas II e IV c) apenas II, III e IV d) apenas I, II e IV e) I, II, III e IV 50 - (UFU MG/2011) Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1. Briófita 2. Pteridófita 3. Gimnosperma 4. Angiosperma

11 ( ) Cipreste ( ) Musgo ( ) Avenca ( ) Rosa ( ) Milho ( ) Samambaia ( ) Acerola ( ) Capim Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. a) 1, 2, 1, 3, 3, 1, 3, 4 b) 2, 1, 2, 4, 3, 2, 4, 3 c) 3, 1, 2, 4, 4, 2, 4, 4 d) 4, 1, 2, 3, 4, 1, 3, (UDESC SC/2009) Analise as afirmativas quanto à polinização e à reprodução nas plantas gimnospermas. I. Algumas espécies de pinheiro do gênero Pinus são monóicas, e outras, como o pinheiro-do-paraná, são dióicas. II. Os morcegos, as abelhas e os pássaros são os principais agentes polinizadores. III. As flores apresentam autofecundação, e o vento contribui para autofecundação transportando as oosferas. IV. Sementes de gimnospernas não estão localizadas no interior de um fruto. V. O grão de pólen possui sacos aéreos que, durante o dia, ao se manterem aquecidos, são carregados pelo vento; e à noite, quando a temperatura é reduzida, eles caem sobre as flores femininas. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras. b) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras. c) Somente as afirmativas III e V são verdadeiras. d) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras. e) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras (FURG RS/2007) Assinale a alternativa que apresenta uma característica comum às plantas Pteridófitas e Gimnospermas: a) plantas com gametas masculinos flagelados. b) plantas produtoras de sementes. c) plantas avasculares. d) plantas com xilema e floema. e) plantas fanerógamas (UFSM/2002) Analise a citação: "O nadar dos anterozóides é substituído pelo crescer do tubo polínico". Em que grupo vegetal esse fenômeno de substituição se processou, pela primeira vez? a) Briófitas. b) Pteridófitas. c) Gimnospermas. d) Angiospermas - Monocotiledôneas. e) Angiospermas - Dicotiledôneas (UEPB/2001) As inflorescências do tipo estróbilos são típicas das: a) criptógamas b) angiospermas c) fanerógamas d) gimnospermas e) espermatófitas 55 - (UFU MG/2000) Assinale a alternativa que contém apenas afirmações correta. I. Gimnospermas são espermatófitas, fanerógamas que não apresentam frutos. II. As traqueófitas como, por exemplo, as sequóias, a cana-de-açúcar e as avencas, apresentam tecido condutor especializado. III. O esporófito é a fase mais desenvolvida nas gimnospermas, apresentando raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes. IV. Nas gimnospermas superiores, os grãos de pólen não dependem mais da água para a reprodução. a) II, III, IV b) I, III, IV c) I, II, IV d) I, II, III 56 - (FATEC SP/2000) Considere as seguintes características dos vegetais: I. sistema vascular II. grãos de pólen e tubo polínico III. sementes nuas Dessas, são comuns às gimnospermas e angiospermas

12 a) somente I. b) somente II. c) somente III. d) I e II apenas. e) I, II e III (MACK SP/2012) A respeito das plantas representadas abaixo, são feitas as seguintes afirmações: 57 - (UFU MG/2013) A figura abaixo apresenta o ciclo reprodutivo de uma samambaia. I. B e D representam as fases esporofíticas, formadas por células diploides (2n). II. A e C representam as fases gametofíticas, formadas por células haploides (n). III. B e C são originadas a partir do zigoto. IV. Anterozoide e oosfera são produzidos por meiose. Estão corretas, apenas, Em uma aula de Botânica, quatro estudantes fizeram as seguintes afirmações sobre esse ciclo: Estudantes I II III IV Afirmações A divisão celular que ocorre para a formação dos esporos é a meiose. A divisão celular que ocorre no prótalo para a formação dos gametas é a meiose. A fase duradoura do ciclo é representada pelo gametófito que é haploide. O gametófito apresenta tanto o arquegônio como o anterídio, o que o caracteriza como dioico. Qual estudante fez a afirmação correta sobre o ciclo reprodutivo apresentado? a) II. b) I. c) III. d) IV. a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) I e IV. e) III e IV (UFAM/2007) Sobre a reprodução em vegetais podemos afirmar: I. As pteridófitas apresentam reprodução sexuada por fragmentação e apresentam um ciclo haplodiplobiôntico. II. Briófitas muitas apresentam reprodução assexuada, à custa de gemas ou propágulos. III. Musgos na maioria sexo separado. Assinale a alternativa correta: a) Se I e II são verdadeiras b) Se I e III são verdadeiras c) Se II e III são verdadeiras d) Se Todas são verdadeiras e) Se Todas são falsas 60 - (UFJF MG/2007) Assinale a opção que contém somente exemplos de Pteridófitas. a) Antóceros, hepáticas e musgos

13 b) Pinheiros, ciprestes e cicas c) Samambaias, avencas e pinheiros d) Musgos, samambaias e pinheiros e) Samambaias, avencas e cavalinhas 61 - (UFRGS/2007) Briófitas e pteridófitas apresentam várias características em comum, mas também diferem em muitos aspectos. Assinale a característica que pertence a apenas um desses grupos de plantas. a) crescer preferencialmente em solos úmidos e sombreados b) necessitar de água para reproduzir-se c) não ter flores, sementes e frutos d) ser criptógama e) ser portadora de tecidos de transporte 62 - (UFAM/2006) Qual das seguintes estruturas das pteridófitas não é formada por células haplóides: a) prótalo b) anterozóide c) folíolo fértil d) gametófito e) esporo 63 - (UFPR/2006) O esquema abaixo representa o ciclo reprodutivo de uma pteridófita (samambaia). Profº Fernando Teixeira GABARITO: Nesse ciclo reprodutivo, a meiose ocorre a) no esporófito, para a formação dos esporos. b) no gametófito, para a formação de gametas. c) logo após a fecundação. d) durante o desenvolvimento do zigoto. e) durante a germinação dos esporos. 1 C 2 D 3 C 4 A 5 C 6 D 7 A 8 A 9 A 10 C 11 B 12 A 13 C 14 D 15 B 16 C 17 C 18 A 19 A 20 B 21 C 22 D 23 C 24 A 25 D 26 C 27 C 28 A 29 B 30 A 31 C 32 VFVV 33 D 34 E 35 B 36 E 37 E 38 A 39 C 40 A 41 E 42 D 43 A 44 A 45 E 46 D 47 E 48 C 49 B 50 C 51 D 52 D 53 C 54 D 55 C 56 D 57 B 58 A 59 C 60 - E

Aula 2 Os vegetais Talófita : Briófitas: Pteridófita:

Aula 2 Os vegetais Talófita : Briófitas: Pteridófita: Aula 2 Os vegetais O reino Plantae (ou Metaphyta) está representado por uma enorme diversidade de espécies, como algas, musgos, samambaias, pinheiros, mangueiras. São classificadas de acordo com a presença

Leia mais

Tradicionalmente, as plantas têm sido divididas em dois grandes grupos:

Tradicionalmente, as plantas têm sido divididas em dois grandes grupos: INTRODUÇÃO À BOTÂNICA CARACTERÍSTICAS GERAIS O Reino vegetal reúne as plantas ou vegetais, tais como, musgos, samambaias, pinheiros, árvores, arbustos, etc. São organismos eucariontes, multicelulares e

Leia mais

Exercícios com Gabarito de Biologia Pteridófitas

Exercícios com Gabarito de Biologia Pteridófitas Exercícios com Gabarito de Biologia Pteridófitas 1) (PUC - SP-2008) No ciclo de vida de uma samambaia ocorre meiose na produção de esporos e mitose na produção de gametas. Suponha que a célula-mãe dos

Leia mais

BOTÂNICA PARTE I Ramo da biologia que estuda as plantas. Briófita & Pteridófita

BOTÂNICA PARTE I Ramo da biologia que estuda as plantas. Briófita & Pteridófita BOTÂNICA PARTE I Ramo da biologia que estuda as plantas. Briófita & Pteridófita BOTÂNICA (Reino Plantae) Para pertencer ao grupo das plantas o organismo deve: Ter raiz, caule e folha; Ser autótrofo fotossintetizante

Leia mais

ORIENTAÇÕES RESUMO TEÓRICO EXERCÍCIOS RESOLVIDOS. BIOLOGIA 3 Prof.: Vinícius (Minguado) LISTA 5.a GRUPOS VEGETAIS (ANGIOSPERMAS)

ORIENTAÇÕES RESUMO TEÓRICO EXERCÍCIOS RESOLVIDOS. BIOLOGIA 3 Prof.: Vinícius (Minguado) LISTA 5.a GRUPOS VEGETAIS (ANGIOSPERMAS) BIOLOGIA 3 Prof.: Vinícius (Minguado) LISTA 5.a GRUPOS VEGETAIS (ANGIOSPERMAS) ORIENTAÇÕES CICLO REPRODUTIVO DAS ANGIOSPERMAS A lista 8.a apresenta exercícios sobre as angiospermas, o grupo vegetal mais

Leia mais

PROFESSOR GUILHERME BIOLOGIA

PROFESSOR GUILHERME BIOLOGIA Laranjeiras do Sul: Rua 7 de Setembro, 1930. Fone: (42) 3635 5413 Quedas do Iguaçu: Pça. Pedro Alzide Giraldi, 925. Fone: (46) 3532 3265 www.genevestibulares.com.br / contato@genevestibulares.com.br PROFESSOR

Leia mais

Aula 5 Reprodução das Angiospermas

Aula 5 Reprodução das Angiospermas Aula 5 Reprodução das Angiospermas Nas angiospermas, o esporófito é formado por raízes, caule, folhas, flores, frutos e sementes. As flores são folhas modificadas, preparadas para a reprodução das angiospermas.

Leia mais

EXERCÍCIOS EXTRAS REINO PLANTAE Professora: Giselle Cherutti - Ensino Fundamental II - 7º ano

EXERCÍCIOS EXTRAS REINO PLANTAE Professora: Giselle Cherutti - Ensino Fundamental II - 7º ano EXERCÍCIOS EXTRAS REINO PLANTAE Professora: Giselle Cherutti - Ensino Fundamental II - 7º ano 1. As briófitas são plantas que possuem pequeno porte. A característica que impede que essas plantas atinjam

Leia mais

Unidade 5 Reino das plantas

Unidade 5 Reino das plantas Sugestões de atividades Unidade 5 Reino das plantas 7 CIÊNCIAS 1 Classificação das plantas 1. Relacione cada grupo de plantas com sua respectiva descrição. briófitas Grupo de plantas que têm flores, órgão

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 7º Turma: Data: 11/08/2012 Nota: Professor(a): Karina Valor da Prova: 40 pontos Orientações gerais: 1) Número

Leia mais

PlanetaBio Resolução de Vestibulares FUVEST 2010 1ª fase www.planetabio.com

PlanetaBio Resolução de Vestibulares FUVEST 2010 1ª fase www.planetabio.com 1- O Índice de Massa Corporal (IMC) é o número obtido pela divisão da massa de um indivíduo adulto, em quilogramas, pelo quadrado da altura, medida em metros. É uma referência adotada pela Organização

Leia mais

A alternativa que contêm a seqüência de números correta é:

A alternativa que contêm a seqüência de números correta é: 01 - (FUVEST SP) A tabela abaixo relaciona algumas características de três grupos de plantas: Grupo I II III c) Pteridófitas - Briófitas - Gimnospermas d) Angiospermas - Briófitas - Gimnospermas e) Angiospermas

Leia mais

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS FISIOLOGIA VEGETAL

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS FISIOLOGIA VEGETAL UFRGS FISIOLOGIA VEGETAL 1. (Ufrgs 2015) A coluna à esquerda, abaixo, lista dois hormônios vegetais; a coluna à direita, funções que desempenham. Associe adequadamente a coluna direita com a esquerda.

Leia mais

Solução Comentada Prova de Biologia

Solução Comentada Prova de Biologia 11. Em relação à importância dos organismos autotróficos na modificação da atmosfera na Terra primitiva, analise as proposições abaixo e marque com V as verdadeiras e com F as falsas. 1 ( ) Com a liberação

Leia mais

O esquema representa uma provável filogenia dos Deuterostomados. Assinale a opção que apresenta CORRETAMENTE as características I, II, III e IV.

O esquema representa uma provável filogenia dos Deuterostomados. Assinale a opção que apresenta CORRETAMENTE as características I, II, III e IV. 1 PROVA DE BIOLOGIA I QUESTÃO 31 O esquema representa uma provável filogenia dos Deuterostomados. Assinale a opção que apresenta CORRETAMENTE as características I, II, III e IV. I II III IV a) Coluna vertebral

Leia mais

Resoluções das atividades

Resoluções das atividades LIVRO 1 BIOLOGIA 2 Resoluções das atividades Sumário Capítulo 1 Introdução ao reino Plantae... 1 Capítulo 2 Briófitas... 2 Capítulo 3 Pteridófitas... 4 Capítulo 4 Gimnospermas... 5 Capítulo 1 01 C 02 A

Leia mais

Segundo a classificação de Whittaker (1969), as plantas são organismos eucariontes, multicelulares, autótrofos, que realizam fotossíntese.

Segundo a classificação de Whittaker (1969), as plantas são organismos eucariontes, multicelulares, autótrofos, que realizam fotossíntese. 1 2 Segundo a classificação de Whittaker (1969), as plantas são organismos eucariontes, multicelulares, autótrofos, que realizam fotossíntese. Neste caso, incluem-se as algas multicelulares (Chlorophyta,

Leia mais

BIOLOGIA. Questão 2 a) Criptógamas. b) Fanerógamas. c) Espermatófitas. d) avasculares. e) vasculares ou traqueófitas. f) Monera.

BIOLOGIA. Questão 2 a) Criptógamas. b) Fanerógamas. c) Espermatófitas. d) avasculares. e) vasculares ou traqueófitas. f) Monera. BIOLOGIA Prof. Fred AULA 1 EVOLUÇÃO E REPRODUÇÃO DOS GRUPOS VEGETAIS SERIE AULA a) Final do Carbonífero: Final do Carbonífero: raízes, caules e folhas. Início do Cretáceo: Início do Cretáceo: raízes, caules,

Leia mais

os testículostí onde são produzidos os espermatozóides (gâmetas masculinos), femininos).

os testículostí onde são produzidos os espermatozóides (gâmetas masculinos), femininos). A reprodução sexuada apresenta uma multiplicidade de estratégias de reprodução, tal comonareprodução assexuada. Os gâmetas são produzidos em estruturas especializadas. ili Nos animais i essas estruturas

Leia mais

Questão 3. Questão 1. Questão 2. Questão 4. Gabarito: Gabarito: a) Novas folhas são feitas utilizando as reservas contidas nas raízes e caules.

Questão 3. Questão 1. Questão 2. Questão 4. Gabarito: Gabarito: a) Novas folhas são feitas utilizando as reservas contidas nas raízes e caules. Questão 1 a) Novas folhas são feitas utilizando as reservas contidas nas raízes e caules. b) Não. Na caatinga os ciclos de chuvas são irregulares ao longo do ano, enquanto que no cerrado há um período

Leia mais

ATIVIDADES DE REVISÃO PARA AVALIAÇÃO FINAL. Professor (a): Aline Tonin Ano /Série: 7º ano Componente Curricular: Ciências 17A,17B, 17C, 17D e E.

ATIVIDADES DE REVISÃO PARA AVALIAÇÃO FINAL. Professor (a): Aline Tonin Ano /Série: 7º ano Componente Curricular: Ciências 17A,17B, 17C, 17D e E. ATIVIDADES DE REVISÃO PARA AVALIAÇÃO FINAL Professor (a): Aline Tonin Ano /Série: 7º ano Componente Curricular: Ciências Turma: 17A,17B, 17C, 17D e E. Lista dos conteúdos Características dos Seres Vivos

Leia mais

7 ANO AULA DE CIÊNCIAS. Professora Andressa =)

7 ANO AULA DE CIÊNCIAS. Professora Andressa =) 7 ANO AULA DE CIÊNCIAS Professora Andressa =) 7 ANO PLANTAS Apostila volume 4 Importâncias Influência nas condições ambientais Influência no clima Fonte de Alimento para grande Abrigo para inúmeras

Leia mais

3º trimestre- LISTA DE EXERCICIOS - Biologia - CESINHA Ensino Médio 1º ano classe: Prof. Cesinha Nome: nº

3º trimestre- LISTA DE EXERCICIOS - Biologia - CESINHA Ensino Médio 1º ano classe: Prof. Cesinha Nome: nº . 3º trimestre- LISTA DE EXERCICIOS - Biologia - CESINHA Ensino Médio 1º ano classe: Prof. Cesinha Nome: nº Valor: 10 Nota:. 1. (Uel 2015) Leia o texto a seguir. Quando se fala em divisão celular, não

Leia mais

a) 8% em solução no plasma, 40% em ligação com a hemoglobina e 52% em ião carbonato.

a) 8% em solução no plasma, 40% em ligação com a hemoglobina e 52% em ião carbonato. Tempo previsto: 1h30m Itens de resposta múltipla 1. Relativamente às características sãs superfícies respiratórias assinale a opção correcta: a) são superfícies secas, finas, não vascularizadas e possuem

Leia mais

Data: /08/14 Bimestr e:

Data: /08/14 Bimestr e: Data: /08/14 Bimestr e: 2 Nome : Disciplina Ciências : Valor da Prova / Atividade: Professo r: 7 ANO N º Ângela Nota: Objetivo / Instruções: Lista de Recuperação 1.Como é a reprodução dos fungos? Assinale

Leia mais

Reino das plantas I Reino das plantas II

Reino das plantas I Reino das plantas II 1 Estabeleça a relação entre as colunas. Observe que cada item correspondente aos vegetais poderá aparecer mais de uma vez na coluna das características. Características ( ) As folhas jovens são chamadas

Leia mais

Pré-Vestibular ATHENAS

Pré-Vestibular ATHENAS Pré-Vestibular ATHENAS Reino Metaphyta - Angiospermas BIOLOGIA Prof. Pablo OBJETIVOS DA AULA Espera-se que ao final das aulas, o aluno consiga caracterizar as angiospermas e reconhecer indivíduos do grupo.

Leia mais

D) Presença de tubo digestivo completo em anelídeos, e incompleto em cnidários.

D) Presença de tubo digestivo completo em anelídeos, e incompleto em cnidários. QUESTÓES DE ESPECÍFICA BIOLOGIA PROFª: THAÍS ALVES/ DATA: 15/07/14 01. Critérios anatômicos, fisiológicos e embrionários servem também de base para estabelecer o grau de parentesco entre os seres e, consequentemente,

Leia mais

a) Classifique os animais listados na 2ª coluna de acordo com os grupos zoológicos numerados de 1 a 7, na 1ª coluna.

a) Classifique os animais listados na 2ª coluna de acordo com os grupos zoológicos numerados de 1 a 7, na 1ª coluna. Questão 1: O estado de conservação das espécies de invertebrados terrestres brasileiros foi recentemente publicado pelo Ministério do Meio Ambiente. Na lista oficial da fauna brasileira ameaçada de extinção,

Leia mais

Quais foram as evidências anatômicas presentes que permitiram reconhecer a estrutura como:

Quais foram as evidências anatômicas presentes que permitiram reconhecer a estrutura como: 1)Analisando-se ao microscópio óptico uma lâmina contendo um corte transversal de uma estrutura vegetal, chegou-se a conclusão de que se tratava de um caule de Monocotiledônea típico. Quais foram as evidências

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA Nome: Nº Série: 2ª Data: / 10 / 2015 Professores: Gisele / Marcelo / Thierry (valor: 1,0 ponto) 3º Bimestre A. Apresentação: Caro aluno, A estrutura da recuperação bimestral

Leia mais

É a parte da Botânica que estuda os tecidos

É a parte da Botânica que estuda os tecidos É a parte da Botânica que estuda os tecidos vegetais - Crescimento Tecidos vegetais -Adultos permanentes -Meristema primário -Meristema secundário -De revestimento -De sustentação -De condução -Parênquimas

Leia mais

3) As afirmativas a seguir referem-se ao processo de especiação (formação de novas espécies). Com relação a esse processo é INCORRETO afirmar que

3) As afirmativas a seguir referem-se ao processo de especiação (formação de novas espécies). Com relação a esse processo é INCORRETO afirmar que Exercícios Evolução - parte 2 Professora: Ana Paula Souto Nome: n o : Turma: 1) Selecione no capítulo 7 duas características de defesa de plantas. a) DESCREVA cada característica. b) Para cada característica,

Leia mais

Reprodução Sexuada Meiose e Fecundação

Reprodução Sexuada Meiose e Fecundação Reprodução Sexuada Meiose e Fecundação Aula nº 15 a 22/Out Aula nº 17 a 27/Out Aula nº 20 a 3/Nov Prof. Ana Reis2008 E há mais! Para tornar fecunda uma perdiz, basta que ela se encontre sob o vento: muitas

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 5. o ANO/EF - 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 5. o ANO/EF - 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 5. o ANO/EF - 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

4. (Unifesp 2012) Durante a prófase I da meiose, pode ocorrer o crossing over ou permuta gênica entre os cromossomos das células reprodutivas.

4. (Unifesp 2012) Durante a prófase I da meiose, pode ocorrer o crossing over ou permuta gênica entre os cromossomos das células reprodutivas. 1. (Fuvest 2013) Nas mulheres, uma ovogônia diferencia-se em ovócito primário, que sofre a divisão I da meiose. Dessa divisão, resultam o ovócito secundário e outra célula, chamada primeiro corpúsculo

Leia mais

Lista de exercícios 3º ano poríferos

Lista de exercícios 3º ano poríferos 1. (Pucmg) Possuem sistema nervoso, EXCETO: a) Agnatos. b) Cnidários. c) Anelídeos. d) Poríferos. e) Moluscos. 2. (Pucmg) Uma esponja-viva é um animal multicelular com pequena diferenciação celular. Suas

Leia mais

CIÊNCIAS - 6ª série / 7º ano U.E - 02

CIÊNCIAS - 6ª série / 7º ano U.E - 02 CIÊNCIAS - 6ª série / 7º ano U.E - 02 A crosta, o manto e o núcleo da Terra A estrutura do planeta A Terra é esférica e ligeiramente achatada nos polos, compacta e com um raio aproximado de 6.370 km. Os

Leia mais

Introdução à Filogenética para Professores de Biologia

Introdução à Filogenética para Professores de Biologia Introdução à Filogenética para Professores de Biologia A filogenética ajuda a organizar a grande biodiversidade de forma a evidenciar a Evolução. Vamos entender como isso funciona? www.botanicaonline.com.br

Leia mais

2. Nesse sistema, ocorre uma relação de protocooperação entre algas e bactérias.

2. Nesse sistema, ocorre uma relação de protocooperação entre algas e bactérias. PROVA DE BIOLOGIA QUESTÃO 01 Entre os vários sistemas de tratamento de esgoto, o mais econômico são as lagoas de oxidação. Essas lagoas são reservatórios especiais de esgoto, que propiciam às bactérias

Leia mais

A reprodução permite a perpetuação da espécie, mas não a sobrevivência do indivíduo.

A reprodução permite a perpetuação da espécie, mas não a sobrevivência do indivíduo. REPRODUÇÃO A reprodução é uma função característica dos seres vivos que permite o aparecimento de novos indivíduos, através da divisão celular. A reprodução permite a perpetuação da espécie, mas não a

Leia mais

Questão 41. (Valor: 10 pontos)

Questão 41. (Valor: 10 pontos) Questão 41 (Valor: 10 pontos) O superóxido, o peróxido de hidrogênio e o radical livre hidroxil são exemplos de moléculas que compõem as espécies reativas de oxigênio (ERO). Esses compostos são formados

Leia mais

o hemofílico. Meu filho também será?

o hemofílico. Meu filho também será? A U A UL LA Sou hemofílico. Meu filho também será? Nas aulas anteriores, você estudou alguns casos de herança genética, tanto no homem quanto em outros animais. Nesta aula, analisaremos a herança da hemofilia.

Leia mais

1. Os óvulos de aves e répteis, por possuírem grande quantidade vitelo no pólo vegetativo, denominam-se:

1. Os óvulos de aves e répteis, por possuírem grande quantidade vitelo no pólo vegetativo, denominam-se: 1. Os óvulos de aves e répteis, por possuírem grande quantidade vitelo no pólo vegetativo, denominam-se: a) oligolécitos b) heterolécitos c) mediolécitos d) telolécitos e) centrolécitos 2. O esquema abaixo

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR. Sistema reprodutor feminino

SISTEMA REPRODUTOR. Sistema reprodutor feminino SISTEMA REPRODUTOR A reprodução é de importância tremenda para os seres vivos, pois é por meio dela que os organismos transmitem suas características hereditariamente e garantem a sobrevivência de suas

Leia mais

Ciclos de Vida Unidade e diversidade

Ciclos de Vida Unidade e diversidade Aula nº 24_12-Nov Prof. Ana Reis 2008 Ciclos de Vida Unidade e diversidade Unidade vs. Diversidade dos ciclos de vida Uma das características inerentes aos seres vivos é a sua capacidade de reprodução.

Leia mais

10. Plantas vasculares com flor: Divisão: Anthophyta (leitura recomendada Raven et al. Capítulo 19:Angiosperms)

10. Plantas vasculares com flor: Divisão: Anthophyta (leitura recomendada Raven et al. Capítulo 19:Angiosperms) 10. Plantas vasculares com flor: Divisão: Anthophyta (leitura recomendada Raven et al. Capítulo 19:Angiosperms) Actualmente as angiospérmicas, plantas com flor, são o grupo com maior diversidade da flora

Leia mais

Exercícios de Fisiologia Vegetal sobre Transporte de Seiva com Gabarito

Exercícios de Fisiologia Vegetal sobre Transporte de Seiva com Gabarito Exercícios de Fisiologia Vegetal sobre Transporte de Seiva com Gabarito 1) (Fuvest-2000) Entre as plantas vasculares, uma característica que pode ser usada para diferenciar grupos é: a) presença de xilema

Leia mais

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Ciências Nome:

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Ciências Nome: 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Ciências Nome: 1) Observe esta figura e identifique as partes do vegetal representadas nela. Posteriormente, associe as regiões identificadas às funções

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

A principal função da flor numa planta é a de reprodução. As flores de uma planta são constituídas por (Figura 1):

A principal função da flor numa planta é a de reprodução. As flores de uma planta são constituídas por (Figura 1): 1. Reprodução das plantas com flor 1.1. Flor principal função da flor numa planta é a de reprodução. s flores de uma planta são constituídas por (Figura 1): Figura 1 onstituição de uma flor completa de

Leia mais

Como as plantas evoluíram?

Como as plantas evoluíram? Como as plantas evoluíram? 1 Como classificar as plantas? 2 Funções da raiz: Raiz Fixar o vegetal ao solo. Retirar do solo água e sais minerais indispensáveis à nutrição da planta. SEIVA BRUTA Água +

Leia mais

CURSOS Agronomia, Ciências Habilitação em Biologia, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia e Zootecnia

CURSOS Agronomia, Ciências Habilitação em Biologia, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia e Zootecnia PROCESSO SELETIVO 2004/1 BIOLOGIA CURSOS Agronomia, Ciências Habilitação em Biologia, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia e Zootecnia Só abra este caderno quando o fiscal autorizar. Leia atentamente

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS Nome: Nº 7º Ano Data: / / 2015 Professor(a): Nota: (Valor 1,0/2,0) 3º e 4º Bimestres A - Introdução Neste semestre, fizemos um estudo sobre os invertebrados e sua ampla

Leia mais

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor Biodiversidade é o conjunto de diferentes formas de vida no planeta. De todos os seres vivos que constituem atualmente a biosfera, já foram identificadas cerca

Leia mais

PROFESSORA SANDRA BIANCHI REPRODUÇÃO SEXUADA DE VEGETAIS

PROFESSORA SANDRA BIANCHI REPRODUÇÃO SEXUADA DE VEGETAIS PROFESSORA SANDRA BIANCHI REPRODUÇÃO SEXUADA DE VEGETAIS CICLO DIPLOBIONTE OU METAGÊNESE MEIOSE ESPÓRICA OU INTERMEDIÁRIA FIGURA REPRESENTATIVA DE UM MUSGO (Politricum sp) CICLO DE VIDA DE BRIÓFITAS MUSGO

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 7º ANO

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 7º ANO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 7º ANO 2010 PROVA DE CIÊNCIAS 7º ANO Questão 1 A idade

Leia mais

Botânica Aplicada (BOT) Assunto: Célula Vegetal

Botânica Aplicada (BOT) Assunto: Célula Vegetal Botânica Aplicada (BOT) Assunto: Célula Vegetal Técnico em Agroecologia Módulo I Prof. Fábio Zanella As células são as menores unidades funcionais que formam os tecidos vegetais. Vários processos ocorrentes

Leia mais

17/11/2015. REINO PLANTAE (VEGETAIS) Prof. Leonardo F. Stahnke ORIGEM IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS

17/11/2015. REINO PLANTAE (VEGETAIS) Prof. Leonardo F. Stahnke ORIGEM IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS REINO PLANTAE (VEGETAIS) Prof. Leonardo F. Stahnke ORIGEM Plantas tiveram origem no ambiente aquático e, posteriormente, colonizaram o ambiente terrestre; Modificaram a atmosfera da Terra, propiciando

Leia mais

Ciências/15 7º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / Roteiro de Estudos de Ciências 7 ANO 2º trimestre

Ciências/15 7º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / Roteiro de Estudos de Ciências 7 ANO 2º trimestre O que estudamos no segundo trimestre? Roteiro de Estudos de Ciências 7 ANO 2º trimestre Ciências/15 7º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / 7ºcie302r No segundo trimestre estudamos o Reino das Plantas.

Leia mais

PROVA DE BIOLOGIA 2 o BIMESTRE 2012

PROVA DE BIOLOGIA 2 o BIMESTRE 2012 PROVA DE BIOLOGIA 2 o BIMESTRE 2012 PROFª. VERA NOME N o 1 a SÉRIE A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul ou preta. É

Leia mais

Biologia. Questão 1. Questão 2. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor:

Biologia. Questão 1. Questão 2. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Biologia Questão 1 (Fuvest 2010) Um determinado animal adulto é desprovido de crânio e apêndices articulares. Apresenta corpo alongado e cilíndrico. Esse

Leia mais

11/09/2014 PTERIDÓFITAS. Samambaias e avencas; Cerca de 13 mil espécies;

11/09/2014 PTERIDÓFITAS. Samambaias e avencas; Cerca de 13 mil espécies; Samambaias e avencas; Cerca de 13 mil espécies; PTERIDÓFITAS Ambiente úmido, em solos, pedras e areia, por exemplo. Algumas são epífitas (vivem sobre o tronco de árvores e arbustos), outras, aquáticas

Leia mais

BIOLOGIA MÓDULO II do PISM (triênio 2004-2006)

BIOLOGIA MÓDULO II do PISM (triênio 2004-2006) BIOLOGIA MÓDULO II do PISM (triênio 2004-2006) QUESTÕES OBJETIVAS 01. A evolução das fases esporofítica (E) e gametofítica (G) em diferentes grupos de plantas está representada na figura ao lado. Assinale

Leia mais

Criptógamas: sem semente. Inclui nesse grupo: briófitas e pteridófitas. Fanerógamas: com semente. Inclui nesse grupo: gimnospermas e angiospermas.

Criptógamas: sem semente. Inclui nesse grupo: briófitas e pteridófitas. Fanerógamas: com semente. Inclui nesse grupo: gimnospermas e angiospermas. Criptógamas: sem semente. Inclui nesse grupo: briófitas e pteridófitas. Fanerógamas: com semente. Inclui nesse grupo: gimnospermas e angiospermas. Componentes do grupo: plantas São pluricelulares Paredes

Leia mais

Reino Plantae. Profª Carla Aquino

Reino Plantae. Profª Carla Aquino Com a conquista do meio terrestre pelas plantas, foi possível a chegada e permanência dos animais em diversos ambientes. Os animais dependem direta ou indiretamente das plantas para sua sobrevivência.

Leia mais

CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II

CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II Questão 01 - O esquema a seguir representa, de forma simplificada,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA CAPARICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 2.º CICLO DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA CAPARICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 2.º CICLO DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA CAPARICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 2.º CICLO DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO Período Nº semanas Nº de aulas Previstas 1º 13 37 2º 10 32 3º 9 27 TOTAL 96 Domínios Subdomínios

Leia mais

LISTA: BOTÂNICA-BRIÓFITAS BIOLOGIA-ANDERSON MOREIRA

LISTA: BOTÂNICA-BRIÓFITAS BIOLOGIA-ANDERSON MOREIRA 01. (UERJ) Algas e musgos possuem diversas características em comum. Uma característica comum a todos os tipos de algas e musgos é a inexistência de: a) nutrição autotrófica. b) estruturas pluricelulares.

Leia mais

Planejamento de PIE- Guilherme de Almeida. 2º EM Biologia Frente B. Prof. Jairo José Matozinho Cubas

Planejamento de PIE- Guilherme de Almeida. 2º EM Biologia Frente B. Prof. Jairo José Matozinho Cubas Planejamento de PIE- Guilherme de Almeida 2º EM Biologia Frente B Prof. Jairo José Matozinho Cubas Lista de exercícios referentes ao primeiro trimestre: CONTEÚDO: Cordados 1. (Uel 2014) Nos últimos 10.000

Leia mais

SUMÁRIO. Raven Biologia Vegetal. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright 2014 Editora Guanabara Koogan Ltda.

SUMÁRIO. Raven Biologia Vegetal. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright 2014 Editora Guanabara Koogan Ltda. SUMÁRIO Introdução, 1 1 Botânica Introdução, 2 Evolução das plantas, 3 Evolução das comunidades, 8 Aparecimento dos seres humanos, 10 seção 1 Biologia da Célula Vegetal, 17 2 Composição Molecular das Células

Leia mais

Reprodução dos Seres Vivos Reprodução Humana Extras. Sistema Reprodutor. Prof. Thiago Lins. tiagolinsnasc@gmail.com 1 /32

Reprodução dos Seres Vivos Reprodução Humana Extras. Sistema Reprodutor. Prof. Thiago Lins. tiagolinsnasc@gmail.com 1 /32 Sistema Reprodutor Prof. Thiago Lins tiagolinsnasc@gmail.com 2014 1 /32 Sumário Reprodução dos Seres Vivos 1 Reprodução dos Seres Vivos Reprodução Tipos de Reprodução Tipos de desenvolvimento nos vertebrados

Leia mais

Classificação dos processos sucessionais

Classificação dos processos sucessionais SUCESSÃO ECOLÓGICA A SUCESSÃO ECOLÓGICA PODE SER DEFINIDA COMO UM GRADUAL PROCESSO NO QUAL AS COMUNIDADE VÃO SE ALTERANDO ATÉ SE ESTABELECER UM EQUILÍBRIO. AS FASES DISTINTAS DA SUCESSÃO ECOLÓGICA SÃO:

Leia mais

Questão 1. Questão 3. Questão 2 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS. alternativa E. alternativa B. A, B e C pertenceriam, respectivamente, a organismos

Questão 1. Questão 3. Questão 2 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS. alternativa E. alternativa B. A, B e C pertenceriam, respectivamente, a organismos 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS Questão 1 O exame de um epitélio e do tecido nervoso de um mesmo animal revelou que suas células apresentam diferentes características. Isso ocorre porque a) as moléculas de

Leia mais

A A A A A A A A A A A A A A A BIOLOGIA

A A A A A A A A A A A A A A A BIOLOGIA BIOLOGI 1 Leia o texto a seguir. Turritopsis dohrnii é uma espécie de hidrozoário conhecida atualmente como água- -viva imortal. Seu curioso ciclo de vida foi descoberto em 1988 por Christian Sommer, um

Leia mais

Prof Thiago Scaquetti de Souza

Prof Thiago Scaquetti de Souza Prof Thiago Scaquetti de Souza Moluscos Animais de corpo mole Os moluscos são os animais de corpo mole, habitam ambientes terrestres e aquáticos. Representantes: ostra, lula, polvo, sépia, lesma e caracol.

Leia mais

TD DE CIÊNCIAS 8ª. série PROFa. Marjory Tôrres. INTRODUÇÃO À GENÉTICA Os princípios básicos da Hereditariedade

TD DE CIÊNCIAS 8ª. série PROFa. Marjory Tôrres. INTRODUÇÃO À GENÉTICA Os princípios básicos da Hereditariedade TD DE CIÊNCIAS 8ª. série PROFa. Marjory Tôrres INTRODUÇÃO À GENÉTICA Os princípios básicos da Hereditariedade Todas as pessoas são diferentes, cada um é único, apresentam características que são próprias

Leia mais

Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015

Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015 PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais. 1. Compreender a importância de uma alimentação equilibrada e segura 1.1. Apresentar um conceito de

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO MÉDIO Conteúdos da 1ª Série 1º/2º Bimestre 2015 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Roberta/Marco Data: / /2015 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Biologia Resultado

Leia mais

Lista de Genética 2º EM Colégio São José - 2013

Lista de Genética 2º EM Colégio São José - 2013 1. (Fuvest 2004) As três cores de pelagem de cães labradores (preta, marrom e dourada) são condicionadas pela interação de dois genes autossômicos, cada um deles com dois alelos: "Ee" e "Bb". Os cães homozigóticos

Leia mais

Figura 1. Habitats e nichos ecológicos diversos. Fonte: UAN, 2014.

Figura 1. Habitats e nichos ecológicos diversos. Fonte: UAN, 2014. Ecologia de Comunidades e Ecossistemas Habitat e nicho ecológico Para entendermos o funcionamento da vida dos seres vivos em comunidade (dentro de um ecossistema) se faz necessário abordarmos dois conceitos

Leia mais

Projeto-síntese de Ciências 8º ano 3º trimestre

Projeto-síntese de Ciências 8º ano 3º trimestre Ciências/15 8º ano Turma: 3º trimestre Nome: Data: / / 8ºcie303r Caros alunos, Projeto-síntese de Ciências 8º ano 3º trimestre O 3º trimestre de Ciências encerra nossos estudos sobre o corpo humano e trata

Leia mais

A Diversidade de Plantas. Como as plantas evoluíram?

A Diversidade de Plantas. Como as plantas evoluíram? A Diversidade de Plantas Como as plantas evoluíram? Como classificar as plantas? Briófitas Características: Apresentam rizóides, caulóides e filóides. Vivem em locais úmidos e sombreados. Não possuem vasos

Leia mais

Introdução a botânica. O que é botânica?

Introdução a botânica. O que é botânica? VEGETAIS Introdução a botânica Theophrastus (370-285 a. C.), discípulo de Aristóteles, é considerado o Pai da Botânica, graças a sua obra Historia Plantarum, que classificou e descreveu cerca de 500 plantas

Leia mais

Disciplina: Fisiologia Vegetal

Disciplina: Fisiologia Vegetal Universidade Federal Rural da Amazônia Instituto de Ciências Agrárias (ICA) Disciplina: Fisiologia Vegetal FISIOLOGIA DA SEMENTE Professor: Dr. Roberto Cezar Lobo da Costa Belém Pará 2012 GERMINAÇÃO Fonte:

Leia mais

Educador: Mariana Borges Batista Componente Curricular: Biologia Data: / /2012 Estudante: 1ª Série

Educador: Mariana Borges Batista Componente Curricular: Biologia Data: / /2012 Estudante: 1ª Série Educador: Mariana Borges Batista Componente Curricular: Biologia Data: / /2012 Estudante: 1ª Série Questão 1 (UFMA) Das estruturas abaixo relacionadas, qual a alternativa que não está presente na célula

Leia mais

Zoologia. Escala zoológica. Celenterados

Zoologia. Escala zoológica. Celenterados Zoologia Escala zoológica Cnidários Habitat modo de vida Todos de vida livre, fixos ou moveis Podem ser individuais ou coloniais Embriologia Tipos morfológicos Pólipo boca cavidade gástrica cavidade gástrica

Leia mais

De acordo a Termodinâmica considere as seguintes afirmações.

De acordo a Termodinâmica considere as seguintes afirmações. Questão 01 - (UFPel RS/2009) De acordo a Termodinâmica considere as seguintes afirmações. I. A equação de estado de um gás ideal, pv = nrt, determina que a pressão, o volume, a massa e a temperatura podem

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor da prova: 2.0 Nota: Data: / /2015 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 9º 3º bimestre Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente

Leia mais

Quadro de conteúdos CIÊNCIAS

Quadro de conteúdos CIÊNCIAS Quadro de conteúdos CIÊNCIAS 1 6 o ano UNIDADE CAPÍTULO CONTEÚDO 1 Ecologia: seres vivos e ambiente 2 Água: substância vital 3 O ar e a atmosfera 1 O mundo dos seres vivos 2 Os seres vivos e as suas interações

Leia mais

De acordo com a segunda lei de Mendel, assinale o que for correto, no que ser refere ao cálculo referente aos tipos de gametas formados por um

De acordo com a segunda lei de Mendel, assinale o que for correto, no que ser refere ao cálculo referente aos tipos de gametas formados por um De acordo com a segunda lei de Mendel, assinale o que for correto, no que ser refere ao cálculo referente aos tipos de gametas formados por um indivíduo. 01) Considerando-se um indivíduo AaBbcc pode-se

Leia mais

QUESTÃO 01 BIOLOGIA A) O processo descrito no texto é a sucessão ecológica, que é caracterizada pelo conjunto de mudanças gradativas na composição das comunidades ao longo do tempo. B) Ao longo da sucessão

Leia mais

TECIDOS VEGETAIS BOTÂNICA

TECIDOS VEGETAIS BOTÂNICA TECIDOS VEGETAIS BOTÂNICA Histologia Vegetal Quais são os principais tecidos encontrados no corpo de uma planta? 1 Tecidos meristemáticos ou embrionários tecidos meristemáticos primários tecidos meristemáticos

Leia mais

PROVAS DA SEGUNDA ETAPA PS2007/UFG

PROVAS DA SEGUNDA ETAPA PS2007/UFG UFG-PS/7 PROVAS DA SEGUNDA ETAPA PS7/UFG Esta parte do relatório mostra o desempenho dos candidatos do grupo na prova de Biologia da ª etapa do PS7. Inicialmente, são apresentados os dados gerais dos candidatos

Leia mais

Educadora: Daiana Araújo C. Curricular:Ciências Naturais Data: / /2013 Estudante: 8º Ano

Educadora: Daiana Araújo C. Curricular:Ciências Naturais Data: / /2013 Estudante: 8º Ano Educadora: Daiana Araújo C. Curricular:Ciências Naturais Data: / /2013 Estudante: 8º Ano O termo célula foi usado pela primeira vez pelo cientista inglês Robert Hooke, em 1665. Por meio de um microscópio

Leia mais

Aula 2 Organelas Celulares, Cortes histológicos, Célula Vegetal x Animal 22/03/2011. Profº Skiba all rights reserved

Aula 2 Organelas Celulares, Cortes histológicos, Célula Vegetal x Animal 22/03/2011. Profº Skiba all rights reserved Aula 2 Organelas Celulares, Cortes histológicos, Célula Vegetal x Animal 22/03/2011 Prokariotic Cell Model Prokariotic Cell Micrograph - MEV Eukariotic Cell Micrograph Eukariotic Cell Model Tipos de Cortes:

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3D

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3D CADERNO DE EXERCÍCIOS 3D Ensino Médio Ciências da Natureza II Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Fórmula estrutural de compostos H25 e H26 orgânicos 2 Conceitos em Genética, Doenças H66/

Leia mais