BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS FISIOLOGIA VEGETAL
|
|
- Alice Soares Sales
- 1 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 UFRGS FISIOLOGIA VEGETAL 1. (Ufrgs 2015) A coluna à esquerda, abaixo, lista dois hormônios vegetais; a coluna à direita, funções que desempenham. Associe adequadamente a coluna direita com a esquerda. 1. Giberelina 2. Auxina ( ) promove a quebra da dormência da semente ( ) regula a queda das folhas no outono ( ) inibe o crescimento das gemas laterais A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) b) c) d) e) (Ufrgs 2015) Sobre a fotossíntese, é correto afirmar que a) as reações dependentes de luz convertem energia luminosa em energia química. b) o hidrogênio resultante da quebra da água é eliminado da célula durante a fotólise. c) as reações dependentes de luz ocorrem no estrema do cloroplasta. d) o oxigênio produzido na fotossíntese é resultante das reações independentes da luz. e) os seres autótrofos utilizam o CO 2 durante as reações dependentes de luz. 3. (Ufrgs 2014) Considere as seguintes afirmações sobre as relações hídricas e fotossintéticas das plantas. I. A água absorvida pelas raízes percorre uma única via, através dos espaços intercelulares. II. A abertura dos estômatos permite a saída do vapor de água e a entrada do CO 2 atmosférico por difusão. III. Apenas uma fração da água absorvida é retida na planta e utilizada em seu metabolismo. Quais estão corretas? a) Apenas I.
2 b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. 4. (Ufrgs 2013) A coluna da esquerda, abaixo, lista quatro grupos de plantas atuais; a da direita, características desses grupos. Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda. 1. Briófita ( ) plantas avasculares que apresentam rizoides 2. Pteridófita ( ) plantas sem sementes que apresentam esporângios 3. Gimnosperma ( ) plantas com estróbilos que apresentam sementes nuas 4. Angiosperma A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) b) c) d) e) (Ufrgs 2012) Assinale a alternativa correta em relaço à condução da seiva bruta em angiospermas. a) O fluxo da seiva bruta ocorre das folhas para outras partes da planta através do floema. b) A explicação para a seiva bruta mover-se pela planta é dada pela hipótese do fluxo por pressão. c) A transpiração aumenta a pressão osmótica e promove o fluxo da água desde as raízes até as folhas, no interior do xilema. d) A absorção de CO 2 na fotossíntese pode aumentar o fluxo da seiva bruta para as folhas. e) Ao retirarmos um anel ao redor do caule (anel de Malpighi), é possível verificar a morte da planta pela interrupção do fluxo da seiva bruta.
3 6. (Ufrgs 2012) A figura abaixo apresenta algumas das características compartilhadas por grupos de plantas. As características associadas aos números 1 e 2 representam, respectivamente, a presença de a) esporófito haploide e folhas verdadeiras. b) gametófito haploide e sementes. c) esporófito haploide e estômatos. d) embrião protegido e tecido vascular. e) embrião protegido e sementes. 7. (Ufrgs 2011) Alguns elementos químicos denominados macronutrientes são essenciais e necessários, em quantidades relativamente grandes, ao crescimento vegetal. São macronutrientes os elementos químicos a) C, H, O. b) N, P, Cu. c) N, Fe, Ca. d) Ca, B, K. e) Na, P, K. 8. (Ufrgs 2011) A fotossíntese consiste em um processo metabólico pelo qual a energia da luz solar é utilizada na conversão de dióxido de carbono e de água em carboidratos e oxigênio. Com relação a esse processo, considere as seguintes afirmações.
4 I. A produção de carboidratos ocorre na etapa fotoquímica. II. A água é a fonte do oxigênio produzido pela fotossíntese. III. A etapa química ocorre no estroma dos cloroplastos. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. 9. (Ufrgs 2011) A reação química abaixo está relacionada à origem de vários produtos. Considere os produtos citados a seguir. 6CO2 6H2O C6H12 O6 6O2 1. álcool combustível (etanol) 2. petróleo 3. papel higiênico 4. óleo de soja 5. pão Quais desses produtos têm sua origem relacionada à equação apresentada acima? a) Apenas 1 e 2. b) Apenas 3 e 4. c) Apenas 1, 4 e 5. d) Apenas 2, 3 e 5. e) 1, 2, 3, 4 e (Ufrgs 2007) O gráficos 1 e 2, a seguir, ilustram o fenômeno de transpiração em vegetais. Dependendo da disponibilidade hídrica, o fechamento estomático pode ser lento ou rápido, como se observa no segmento A-B das curvas dos gráficos.
5 Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do enunciado a seguir, na ordem em que aparecem. Um exemplo de planta com o comportamento estomático (dominante) representado no gráfico 1 é... e com o comportamento estomático (dominante) representado no gráfico 2 é.... a) a seringueira da floresta Amazônica - o buriti do cerrado. b) o cactos cabeça-de-frade da caatinga - a quaresmeira da mata Atlântica. c) o jacarandá da mata Atlântica - o babaçu da mata de cocais. d) o araçá do cerrado - o xique-xique da caatinga. e) o palmiteiro da mata Atlântica - o pinheiro-do-paraná da mata de araucária. 11. (Ufrgs 2006) O esquema a seguir é a representação de uma seção longitudinal do caule de uma dicotiledônea arbórea, do qual foi retirado um anel completo da casca (anel de Malpighi). Considere as afirmações que seguem, relacionadas com transporte de substâncias no vegetal. I - As setas ascendentes indicam o transporte de açúcar, aminoácidos e outras substâncias dissolvidas na água. II - As setas descendentes indicam o transporte de seiva através do floema. III - A retirada do anel impedirá o transporte de água até as raízes. Quais estão corretas?
6 a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III. e) I, II e III. 12. (Ufrgs 2006) Leia o texto a seguir. "Nos primórdios da evolução da vida, um grupo de eubactérias encontrou uma maneira de capturar energia luminosa, através de pigmentos fotossensíveis, e de transformá-la em ATP [...] Puderam, em seguida, utilizar essa energia para quebrar moléculas de dióxido de caborno, água e sais minerais, transformando-as em açúcar. Só havia um problema: essa maravilhosa nova maneira de produzir seu próprio alimento e energia estava também criando poluição. Esse processo dava origem a um resíduo altamente venenoso. Provavelmente, a maioria das bactérias primitivas tenha sido aniquilada por essa substância, que saturava a atmosfera, o que desencadeou uma grave crise ecológica." Adaptado de: SANTOURIUS, Elisabeth. A dança da Terra. Rio de Janeiro: Rosa dos Ventos, p A substância a que a autora está se referindo é o a) nitrogênio. b) metano. c) oxigênio. d) enxofre. e) hidrogênio. 13. (Ufrgs 2005) Numere de 1 a 5, em ordem crescente de sua produtividade primária bruta (Kcal/m 2 /ano), os seguintes tipos de ecossistemas. ( ) tundra ( ) floresta tropical ( ) taiga ( ) floresta temperada decídua ( ) campo A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) b)
7 c) d) e) (Ufrgs 2001) Associe os processos fisiológicos, listados na coluna 1, com as estruturas e elementos relacionados ao movimento da água e de solutos nas plantas, na coluna 2. Coluna 1 1. absorção 2. translocação 3. transpiração Coluna 2 ( ) cutícula ( ) floema ( ) sacarose ( ) estômato ( ) íons inorgânicos Assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica correta, de cima para baixo, na coluna 2. a) b) c) d) e) (Ufrgs 2001) O gráfico abaixo refere-se às taxas de fotossíntese de uma planta em duas diferentes situações (A e B) em um determinado período de tempo e em condições não limitantes de luz e de CO 2.
8 Com base no gráfico, analise as afirmações a seguir. I - Na situação A, a temperatura provavelmente foi insuficiente para a realização de fotossíntese. II - A temperatura da situação B é mais alta do que em A. III - A taxa fotossintética é praticamente constante na enzimática que ocorre em torno dos 25 C. situação A, devido à desnaturação IV - Frequentemente, em temperaturas superiores a 40 C costuma ocorrer um declínio rápido da taxa fotossintética, como na situação B. Quais estão corretas? a) Apenas I e II. b) Apenas I e III. c) Apenas II e III. d) Apenas II e IV. e) Apenas II, III e IV. 16. (Ufrgs 2001) A figura abaixo representa a mais provável relação filogenética entre os organismos citados. (Adaptado de RAVEN, P.H., EVERT, R.F. & EICHHORN, S.E., "Biologia Vegetal". Guanabara Koogan, 1996.)
9 Com base na figura, considere as afirmações abaixo. I - As características comuns aos três organismos são a presença de xilema secundário e de sementes. II - O mais recente ancestral comum aos três organismos está representado em B. III - Os traqueídeos apareceram anteriormente ao xilema secundário na escala evolutiva. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) Apenas I e III. 17. (Ufrgs 2001) Assinale a alternativa que apresenta uma característica que NÃO corresponde às plantas vasculares. a) Sistema radicular adaptado à fixação e à absorção de água e nutrientes. b) Embrião protegido do dessecamento por um invólucro resistente. c) Epiderme foliar revestida por uma cutícula. d) Estruturas morfológicas que limitam a conquista do ambiente terrestre. e) Sistema condutor altamente especializado. 18. (Ufrgs 2000) Uma planta atinge o seu ponto de compensação fótico quando a) as taxas de respiração e fotossíntese se igualam. b) os pigmentos de clorofila se tornam saturados.
10 c) todo o dióxido de carbono produzido pela respiração é perdido através dos estômatos. d) os produtos da fase clara são consumidos na fase escura. e) o dióxido de carbono é transformado completamente em oxigênio. 19. (Ufrgs 1998) Considere as afirmativas a seguir, relacionadas à fotossíntese. I - A biossíntese de glicose nos tecidos vegetais pode contribuir para a diminuição do teor de CO 2 da atmosfera. II - A taxa de fotossíntese independe da concentração de CO 2, embora possa ser influenciada pela intensidade luminosa e pela temperatura. III - O oxigênio é produzido, durante a fotossíntese, a partir do CO 2 da atmosfera. Quais estão corretas? a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas II e III e) I, II e III 20. (Ufrgs 1997) Em determinada formação vegetal brasileira, o estudo das relações solo/vegetação evidenciou que o aspecto característico das plantas que a formam se deve NÃO à falta de água (apesar de uma estação seca pronunciada, há razoável umidade no solo a partir de dois metros de profundidade), e sim a um solo pobre em nutrientes, ácido e com um alto teor de alumínio, o que provoca o denominado "escleromorfismo oligotrófico aluminotóxido". O texto anterior se refere a que tipo de vegetação? a) Mata de restinga b) Caatinga c) Cerrado d) Mata com araucária e) Campo rupestre 21. (Ufrgs 1997) Qual a razão de os vasos nos quais cultivamos plantas terrestre ornamentais possuírem um orifício no fundo para drenar o excesso de água? a) Elevar o ph da solução do solo e assim permitir uma melhor nutrição das plantas.
11 b) Diminuir a velocidade da decomposição da matéria orgânica do solo. c) Evitar o crescimento demasiado das raízes e a consequente necessidade de transplante do vegetal. d) Evitar uma quantidade excessiva de nutrientes disponíveis à planta. e) Permitir a presença de espaços arejados no solo, com oxigênio suficiente para a respiração das raízes. 22. (Ufrgs 1996) As Crassuláceas e as Cactáceas são plantas muito bem adaptadas ao seu ambiente, onde há alta luminosidade, grandes amplitudes térmicas e baixa umidade. Entre as suas adaptações encontramos uma interessante maneira de acumular CO 2 durante a noite para utilizá-lo durante o dia como substrato da fotossíntese. Com base nas características destas plantas e de seu habitat, podemos afirmar que este mecanismo é eficiente porque permite que os estômatos fiquem a) fechados durante o dia, sem prejudicar a captação de CO 2, evitando a perda hídrica. b) abertos durante o dia, sem a perda de CO 2 pelo calor e permitindo à planta captar um pouco da baixa umidade existente no ar. c) abertos dia e noite, havendo, assim, captação de CO 2 durante a noite e de luz durante o dia para a realização da fotossíntese. d) abertos durante a noite, para que a planta possa se livrar do excesso de água retirada do solo sem ser danificada por animais em busca de água. e) fechados durante o dia, evitando, assim, uma perda de O 2, o que seria muito prejudicial para as plantas em condições de clima tão drásticas. Gabarito: Resposta da questão 1: [A] Resposta da questão 2: [A] Resposta da questão 3: [D] Resposta da questão 4: [E] Resposta da questão 5: [C] Resposta da questão 6: D]
12 Resposta da questão 7: [A] Resposta da questão 8: [D] Resposta da questão 9: [E] Resposta da questão 10: [B] Resposta da questão 11: [B] Resposta da questão 12: [C] Resposta da questão 13: [E] Resposta da questão 14: [B] Resposta da questão 15: [D] Resposta da questão 16: [C] Resposta da questão 17: [D] Resposta da questão 18: [A] Resposta da questão 19: [A] Resposta da questão 20: [C] Resposta da questão 21: [E] Resposta da questão 22: [A]
GABARITO DE BIOLOGIA FRENTE 3
Módulo 09 GABARITO DE BIOLOGIA FRENTE 3 Quando ocorre o fechamento dos estômatos a condução de seiva bruta fica prejudicado bem como a entrada de gás carbônico para o processo fotossintético. 02. C O deslocamento
TRANSLOCAÇÃO DE SOLUTOS ORGÂNICOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL TRANSLOCAÇÃO DE SOLUTOS ORGÂNICOS Prof. Tomás de Aquino Portes Goiânia, maio de 2008 1 CAPÍTULO 8 Translocação
Questão 3. Questão 1. Questão 2. Questão 4. Gabarito: Gabarito: a) Novas folhas são feitas utilizando as reservas contidas nas raízes e caules.
Questão 1 a) Novas folhas são feitas utilizando as reservas contidas nas raízes e caules. b) Não. Na caatinga os ciclos de chuvas são irregulares ao longo do ano, enquanto que no cerrado há um período
PlanetaBio Resolução de Vestibulares FUVEST 2010 1ª fase www.planetabio.com
1- O Índice de Massa Corporal (IMC) é o número obtido pela divisão da massa de um indivíduo adulto, em quilogramas, pelo quadrado da altura, medida em metros. É uma referência adotada pela Organização
Biologia 2ª Série Resumo Fisiologia Vegetal
A fisiologia vegetal estuda os fenômenos vitais relacionados com as plantas. Isto inclui o metabolismo vegetal; o desenvolvimento vegetal; os movimentos vegetais e a reprodução. Raiz e Absorção As plantas
BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS. ECOLOGIA Biociclos e Ciclos Biogeoquímicos
BIOVESTIBA.NET VIRTUAL UFRGS ECOLOGIA Biociclos e Ciclos Biogeoquímicos 1. (Ufrgs 2013) O mapa abaixo representa os principais biomas brasileiros. Assinale a alternativa correta com relação aos biomas
Exercícios de Fisiologia Vegetal sobre Transporte de Seiva com Gabarito
Exercícios de Fisiologia Vegetal sobre Transporte de Seiva com Gabarito 1) (Fuvest-2000) Entre as plantas vasculares, uma característica que pode ser usada para diferenciar grupos é: a) presença de xilema
Fisiologia Vegetal 1. A ÁGUA NA VIDA DAS PLANTAS:
Fisiologia Vegetal 1. A ÁGUA NA VIDA DAS PLANTAS: Papel fundamental na vida da planta para cada grama de matéria orgânica produzida, 500 g de água são absorvidas pelas raízes, transportadas pelo corpo
CADERNO DE EXERCÍCIOS 2D
CADERNO DE EXERCÍCIOS 2D Ensino Fundamental Ciências da Natureza II Habilidade da Questão Conteúdo Matriz da EJA/FB 01 Fisiologia Vegetal (Transporte e absorção de H34, H40, H41, H63 substâncias); Fotossíntese
Unidade 5 Reino das plantas
Sugestões de atividades Unidade 5 Reino das plantas 7 CIÊNCIAS 1 Classificação das plantas 1. Relacione cada grupo de plantas com sua respectiva descrição. briófitas Grupo de plantas que têm flores, órgão
Biologia Fascículo 05 Lara Regina Parra de Lazzari
Biologia Fascículo 05 Lara Regina Parra de Lazzari Índice Fisiologia Vegetal... 1 Hormônios Vegetais... 1 Floração... 6 Exercícios... 7 Gabarito... 9 Fisiologia Vegetal Hormônios Vegetais Auxina Giberelina
GABARITO DEFINITIVO DA IX OBB (1ª FASE)
(1/5) Resolução Comentada OBB IX Fase 1 GABARITO DEFINITIVO DA IX OBB (1ª FASE) 1 A B C D E 11 A B C D E 21 A B C D E 2 A B C D E 12 A B C D E 22 A B C D E 3 A B C D E 13 A B C D E 23 A B C D E 4 A B C
Biologia Fascículo 04 Lara Regina Parra de Lazzari
Biologia Fascículo 04 Lara Regina Parra de Lazzari Índice Fotossíntese e Respiração... 1 Fotossíntese... 1 Respiração... 4 Exercícios... 5 Gabarito... 8 Fotossíntese e Respiração Fotossíntese Definição
Aulão: 20/06/2015 Conteúdo: Metabolismo Energético Profº Davi Vergara Profº Roberto Fonseca ONDA que apenas transportam energia.
Aulão: 20/06/2015 Conteúdo: Metabolismo Energético Profº Davi Vergara O Sol é o principal responsável pela existência de vida na Terra. A energia luminosa captada por algas e plantas é utilizada na produção
Questão 1. Questão 3. Questão 2 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS. alternativa E. alternativa B. A, B e C pertenceriam, respectivamente, a organismos
1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS Questão 1 O exame de um epitélio e do tecido nervoso de um mesmo animal revelou que suas células apresentam diferentes características. Isso ocorre porque a) as moléculas de
Sistemas de Trocas Gasosas
Sistemas de Trocas Gasosas 1 Generalidades os seres vivos habitam diversos tipos de ambientes, sendo fundamentalmente o terrestre, o aquático e o aéreo. As diferenças existentes entre os diversos ambientes,
Exercícios com Gabarito de Biologia Pteridófitas
Exercícios com Gabarito de Biologia Pteridófitas 1) (PUC - SP-2008) No ciclo de vida de uma samambaia ocorre meiose na produção de esporos e mitose na produção de gametas. Suponha que a célula-mãe dos
Células-guarda: decisão do dilema fome x sede
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA DISCIPLINA DE ECOFISIOLOGIA Transpiração: Necessária ou desperdício de água? O O poro estomático é flanqueado por
Exercícios de aprofundamento 2015 Bio Morfologia(Plantas)
1. (Unesp 2015) Dona Patrícia comprou um frasco com 100 gramas de alho triturado desidratado, sem sal ou qualquer conservante. A embalagem informava que o produto correspondia a 1 quilograma de alho fresco.
É a parte da Botânica que estuda os tecidos
É a parte da Botânica que estuda os tecidos vegetais - Crescimento Tecidos vegetais -Adultos permanentes -Meristema primário -Meristema secundário -De revestimento -De sustentação -De condução -Parênquimas
Elementos essenciais a vida: Zn, Mo e o Co. - Água; - Macronutrientes: C, H, O, N e o P mais importantes, mas também S, Cl, K, Na, Ca, Mg e Fe;
Elementos essenciais a vida: - Água; - Macronutrientes: C, H, O, N e o P mais importantes, mas também S, Cl, K, Na, Ca, Mg e Fe; - Micronutrientes principais: Al, Bo, Cr, Zn, Mo e o Co. Bio organismos
BIOLOGIA. Questão 2 a) Criptógamas. b) Fanerógamas. c) Espermatófitas. d) avasculares. e) vasculares ou traqueófitas. f) Monera.
BIOLOGIA Prof. Fred AULA 1 EVOLUÇÃO E REPRODUÇÃO DOS GRUPOS VEGETAIS SERIE AULA a) Final do Carbonífero: Final do Carbonífero: raízes, caules e folhas. Início do Cretáceo: Início do Cretáceo: raízes, caules,
SUMÁRIO. Raven Biologia Vegetal. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright 2014 Editora Guanabara Koogan Ltda.
SUMÁRIO Introdução, 1 1 Botânica Introdução, 2 Evolução das plantas, 3 Evolução das comunidades, 8 Aparecimento dos seres humanos, 10 seção 1 Biologia da Célula Vegetal, 17 2 Composição Molecular das Células
EXERCÍCIOS DE REVISÃO CITOPLASMA E METABOLISMO
Componente Curricular: Biologia Professor: Leonardo Francisco Stahnke Aluno(a): Turma: Data: / /2015 EXERCÍCIOS DE REVISÃO CITOPLASMA E METABOLISMO 1. A respeito da equação ao lado, que representa uma
Ecologia Geral CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Ecologia Geral CICLOS BIOGEOQUÍMICOS 98-99% dos organismos são constituído por: -Sódio (Na) -Potássio (K) -Magnésio (Mg) -Cloro (Cl) -Carbono (C) -Hidrogênio (H -Nitrogênio (N) -Oxigênio (O) 1-2% restante:
Gabarito: GABARITO- 2ª CHAMADA- 1º ANO QUIMICA- EDUARDO. Resposta da questão 1: [B] Resposta da questão 2: [D] Resposta da questão 3: [D]
GABARITO- 2ª CHAMADA- 1º ANO QUIMICA- EDUARDO Gabarito: Resposta da questão 1: [B] Resposta da questão 2: [D] Resposta da questão 3: [D] Resposta da questão 4: [A] Resposta da questão 5: [B] Resposta da
BIOLOGIA ECOLOGIA - CONCEITOS ECOLÓGICOS
BIOLOGIA Prof. Fred ECOLOGIA - CONCEITOS ECOLÓGICOS Ecologia: definição e importância Ecologia é o estudo das relações entre os seres vivos e entre estes e o ambiente em que vivem. Envolve aspectos do
CIÊNCIAS - 6ª série / 7º ano U.E - 02
CIÊNCIAS - 6ª série / 7º ano U.E - 02 A crosta, o manto e o núcleo da Terra A estrutura do planeta A Terra é esférica e ligeiramente achatada nos polos, compacta e com um raio aproximado de 6.370 km. Os
Disciplina: Fisiologia Vegetal
Universidade Federal Rural da Amazônia Instituto de Ciências Agrárias (ICA) Disciplina: Fisiologia Vegetal FISIOLOGIA DA SEMENTE Professor: Dr. Roberto Cezar Lobo da Costa Belém Pará 2012 GERMINAÇÃO Fonte:
BIOLOGIA. Com base nos dados apresentados na tira acima e em seus conhecimentos sobre a presença de vida na Terra, considere as afirmações abaixo.
01. Leia a tira abaixo. BIOLOGIA Adaptado de:. Acesso em: 17 ago. 2012. Com base nos dados apresentados na tira acima e em seus conhecimentos sobre a presença de vida na Terra,
ATIVIDADE INTERAÇÕES DA VIDA. CAPÍTULOS 1, 2, 3 e 4
ATIVIDADE INTERAÇÕES DA VIDA CAPÍTULOS 1, 2, 3 e 4 Questão 1) Abaixo representa uma experiência com crisântemo, em que a planta foi iluminada, conforme mostra o esquema. Com base no esquema e seus conhecimentos,
ECOLOGIA. BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2. Conceitos Básicos. Estuda as formas de organização superiores à do organismo 14/02/2014.
BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2 Conceitos Básicos ECOLOGIA Estuda as formas de organização superiores à do organismo Protoplasma Níveis de Organização dos Seres Vivos Célula Tecido Órgão Aparelho Sistema
METABOLISMO ENERGÉTICO RESPIRAÇÃO CELULAR FERMENTAÇÃO FOTOSSÍNTESE QUIMIOSSÍNTESE
METABOLISMO ENERGÉTICO RESPIRAÇÃO CELULAR FERMENTAÇÃO FOTOSSÍNTESE QUIMIOSSÍNTESE RESPIRAÇÃO CELULAR Processo de produção de energia a partir da degradação completa de compostos orgânicos energéticos (ex.:
COMENTÁRIO GERAL (EQUIPE DE BIOLOGIA)
COMENTÁRIO GERAL (EQUIPE DE BIOLOGIA) A prova de Biologia ENEM 2010 apresentou como eixo central questões envolvendo meio ambiente e ecologia geral. Desta forma houve um desequilíbrio na distribuição de
Bioma é um conceito estabelecido para classificar ambientes com base na
1 Bioma é um conceito estabelecido para classificar ambientes com base na composição predominante da vegetação. O padrão climático (temperatura e precipitação) representa o principal aspecto utilizado
BANCO DE QUESTÕES - BIOLOGIA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ==============================================================================================
PROFESSOR: Leonardo Mariscal BANCO DE QUESTÕES - BIOLOGIA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== Assunto: Organelas citoplasmáticas
Lista de Exercícios BOTÂNICA. Profº Fernando Teixeira Fernando@biovestiba.net
Lista de Exercícios BOTÂNICA Profº Fernando Teixeira Fernando@biovestiba.net 01 - (Fac. Santa Marcelina SP/2013) O esquema representa uma árvore filogenética com os principais grupos de plantas. As letras
Considerações fisiológicas e ecológicas
UNIDADE VI Fotossíntese: Considerações Fisiológicas e Ecológicas 9. Considerações fisiológicas e ecológicas 9.1. Efeito estufa e produtividade primária 9.2. Fatores que afetam a fotossíntese: Radiação
BIOLOGIA MÓDULO II do PISM (triênio 2004-2006)
BIOLOGIA MÓDULO II do PISM (triênio 2004-2006) QUESTÕES OBJETIVAS 01. A evolução das fases esporofítica (E) e gametofítica (G) em diferentes grupos de plantas está representada na figura ao lado. Assinale
TECIDOS VEGETAIS BOTÂNICA
TECIDOS VEGETAIS BOTÂNICA Histologia Vegetal Quais são os principais tecidos encontrados no corpo de uma planta? 1 Tecidos meristemáticos ou embrionários tecidos meristemáticos primários tecidos meristemáticos
METABOLISMO ENERGÉTICO RESPIRAÇÃO CELULAR FERMENTAÇÃO FOTOSSÍNTESE QUIMIOSSÍNTESE
METABOLISMO ENERGÉTICO RESPIRAÇÃO CELULAR FERMENTAÇÃO FOTOSSÍNTESE QUIMIOSSÍNTESE RESPIRAÇÃO CELULAR Processo de produção de energia a partir da degradação completa de compostos orgânicos energéticos (ex.:
REINO METAPHYTA GIMNOSPERMAS
Campus Campo Grande Professor Edilson Silveira Biologia 3 REINO METAPHYTA São plantas de pequeno, médio e grande porte Fanerógamas Vasculares Não dependem de água para fecundação. Possuem sementes Não
b) Qual a vantagem de se injetar nos pacientes células-tronco extraídas deles mesmos?
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 3ª Série
PlanetaBio Resolução de Vestibulares FUVEST 2013 1ª fase www.planetabio.com. Questões interdisciplinares
Questões interdisciplinares 1- A porcentagem em massa de sais no sangue é de aproximadamente 0,9%. Em um experimento, alguns glóbulos vermelhos de uma amostra de sangue foram coletados e separados em três
Segundo a classificação de Whittaker (1969), as plantas são organismos eucariontes, multicelulares, autótrofos, que realizam fotossíntese.
1 2 Segundo a classificação de Whittaker (1969), as plantas são organismos eucariontes, multicelulares, autótrofos, que realizam fotossíntese. Neste caso, incluem-se as algas multicelulares (Chlorophyta,
Um ciclista desce uma rua inclinada, com forte vento contrário ao seu movimento, com velocidade constante. Pode-se afirmar que: PROVA DE BIOLOGIA I
10 QUESTÃO 30 Um ciclista desce uma rua inclinada, com forte vento contrário ao seu movimento, com velocidade constante. Pode-se afirmar que: a) sua energia cinética está aumentando. b) sua energia potencial
Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com
Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com BIOMAS É um conjunto de vários ecossistemas, que possuem certo nível de homogeneidade. Composto pelo fatores bióticos
P R O V A DE BIOLO G I A I I
10 P R O V A DE BIOLO G I A I I QUESTÃO 31 Uma criança do sexo masculino pertencente ao grupo sangüíneo AB e com síndrome de Down foi curada de uma leucemia, após receber transplante de medula óssea proveniente
COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS
COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 7º Turma: Data: 11/08/2012 Nota: Professor(a): Karina Valor da Prova: 40 pontos Orientações gerais: 1) Número
Curso superior em Agronomia GESA- Grupo de estudo em solos agrícolas Absorção de nutrientes e Fotossíntese Bambuí-MG 2009 Alunas: Erica Marques Júlia Maluf É o processo pelo qual a planta sintetiza compostos
3ºano-lista de exercícios-introdução à fisiologia animal
1. (Udesc) Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelas glândulas endócrinas que atuam sobre órgãos-alvo à distância. A ação hormonal pode provocar o estímulo ou a inibição das funções orgânicas.
Níveis de Organização
Níveis de Organização Indivíduo Átomos Moléculas Células Tecidos Órgãos Sistemas capazes de se cruzarem entre si, originando indivíduos férteis. Ex: Cachorro População: grupo de indivíduos da mesma espécie
Superlista Bioenergética
Superlista Bioenergética 1. (Uerj) O ciclo dos ácidos tricarboxílicos, ou ciclo de Krebs, é realizado na matriz mitocondrial. Nesse ciclo, a acetilcoenzima A, proveniente do catabolismo de carboidratos,
a) 8% em solução no plasma, 40% em ligação com a hemoglobina e 52% em ião carbonato.
Tempo previsto: 1h30m Itens de resposta múltipla 1. Relativamente às características sãs superfícies respiratórias assinale a opção correcta: a) são superfícies secas, finas, não vascularizadas e possuem
Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas
Unidade 8 Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Ciclos Biogeoquímicos Os elementos químicos constituem todas as substâncias encontradas em nosso planeta. Existem mais de 100 elementos químicos,
Principais propriedades físicas da água.
BIOQUÍMICA CELULAR Principais propriedades físicas da água. Muitas substâncias se dissolvem na água e ela é comumente chamada "solvente universal". Por isso, a água na natureza e em uso raramente é pura,
3ª Série / Vestibular
3ª Série / Vestibular 01. Uma característica típica de todo o tecido conjuntivo é: (A) apresentar células em camadas unidas; (B) apresentar poucas camadas de células; (C) apresentar muito material intersticial;
Cadeias e Teias Alimentares
Cadeias e Teias Alimentares O termo cadeia alimentar refere-se à seqüência em que se alimentam os seres de uma comunidade. Autotróficos x Heterotróficos Seres que transformam substâncias minerais ou inorgânicas
O esquema representa uma provável filogenia dos Deuterostomados. Assinale a opção que apresenta CORRETAMENTE as características I, II, III e IV.
1 PROVA DE BIOLOGIA I QUESTÃO 31 O esquema representa uma provável filogenia dos Deuterostomados. Assinale a opção que apresenta CORRETAMENTE as características I, II, III e IV. I II III IV a) Coluna vertebral
Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER RECURSO DISCIPLINA QUÍMICA
33) Assinale a alternativa correta, na qual todas as substâncias são compostas e líquidas à temperatura ambiente. A O 3, O 2 ; CH 3 CH 2 OH B H 2 ; CO 2 ; CH 3 OH C H 2 O; NH 3 ; CO D H 2 O; CH 3 CH 2
XIII OLIMPÍADA REGIONAL DE CIÊNCIAS - 2011 Florestas Gabarito Segunda Fase
XIII OLIMPÍADA REGIONAL DE CIÊNCIAS - 2011 Florestas Gabarito Segunda Fase 1. Sabe-se que uma área de quatro hectares de floresta na região tropical pode conter cerca de 375 espécies de plantas, enquanto
Profº André Montillo www.montillo.com.br
Profº André Montillo www.montillo.com.br Definição: É a soma de todas as reações químicas envolvidas na manutenção do estado dinâmico das células, onde milhares de reações ocorrem ao mesmo tempo, determinando
Ciclos do elementos Carbono, Nitrogênio e Enxofre
Ciclos do elementos Carbono, Nitrogênio e Enxofre Atmosfera Atmosfera é a camada gasosa ao redor da Terra. Hidrosfera é a parte líquida da Terra que corresponde a cerca de 80% da superfície. A água dos
Sequência de Aulas - Ciclos Biogeoquímicos
Sequência de Aulas - Ciclos Biogeoquímicos 1. Nível de Ensino: Ensino Médio 2. Conteúdo Estruturante: Biogeoquímica 2.1 Conteúdo Básico: Matéria, Composição dos elementos químicos. 2.2 Conteúdo Específico:
Os fenômenos climáticos e a interferência humana
Os fenômenos climáticos e a interferência humana Desde sua origem a Terra sempre sofreu mudanças climáticas. Basta lembrar que o planeta era uma esfera incandescente que foi se resfriando lentamente, e
- TERCEIRÃO 2012. COLÉGIO CEC CENTRO EDUCACIONAL CIANORTE ED. INFANTIL, ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO - SISTEMA ANGLO DE ENSINO. PROF.
- TERCEIRÃO 2012. COLÉGIO CEC CENTRO EDUCACIONAL CIANORTE ED. INFANTIL, ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO - SISTEMA ANGLO DE ENSINO. PROF. NANNI 01) (UFPE) O esquema abaixo representa o elo entre os processos de
Nome: Nº: Turma: Geografia. 1º ano Biomas Sílvia fev/08 INTRODUÇÃO
Nome: Nº: Turma: Geografia 1º ano Biomas Sílvia fev/08 INTRODUÇÃO São conjuntos de ecossistemas terrestres com vegetação característica e fisionomia típica em que predomina certo tipo de clima. São comunidades
BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS. ECOLOGIA Fluxo de energia e Interações ecológicas
UFRGS ECOLOGIA Fluxo de energia e Interações ecológicas 1. (Ufrgs 2015) Analise o quadro abaixo que apresenta os componentes de uma cadeia alimentar aquática e de uma terrestre. Ecossistema aquático aguapé
Jogo: Ciclos Biogeoquímicos
Jogo: Ciclos Biogeoquímicos Tema: Ciclagem de Nutrientes Autores: Daniele, Paola, Polyana e Sabrina. Público alvo: Sétima série do ensino fundamental. Objetivo: Transmitir os conceitos relacionados ciclos
BIE-212: Ecologia Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. Ecossistemas
BIE-212: Ecologia Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental Ecossistemas Programa Introdução Módulo I: Organismos Módulo II: Populações Módulo III: Comunidades Módulo IV: Ecossistemas - Ecossistemas
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 3ª TURMA(S):
1. Evolução da atmosfera
1. Evolução da atmosfera Breve história O nosso planeta está envolvido por uma camada gasosa atmosfera cuja espessura é de aproximadamente 1110 km (+- 1/5 do raio terrestre). Esta camada gasosa tem várias
Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015
PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais. 1. Compreender a importância de uma alimentação equilibrada e segura 1.1. Apresentar um conceito de
ORIENTAÇÕES RESUMO TEÓRICO EXERCÍCIOS RESOLVIDOS. BIOLOGIA 3 Prof.: Vinícius (Minguado) LISTA 5.a GRUPOS VEGETAIS (ANGIOSPERMAS)
BIOLOGIA 3 Prof.: Vinícius (Minguado) LISTA 5.a GRUPOS VEGETAIS (ANGIOSPERMAS) ORIENTAÇÕES CICLO REPRODUTIVO DAS ANGIOSPERMAS A lista 8.a apresenta exercícios sobre as angiospermas, o grupo vegetal mais
OS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS: ÁGUA, CARBONO E NITROGÊNIO. Profº Júlio César Arrué dos Santos
OS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS: ÁGUA, CARBONO E NITROGÊNIO Profº Júlio César Arrué dos Santos Ciclo da Água Fonte: http://www.aguasdevalongo.net/veolia/infantil/default.asp O ciclo da água que está apresentado
VEGETAÇÃO. Página 1 com Prof. Giba
VEGETAÇÃO As formações vegetais são tipos de vegetação, facilmente identificáveis, que dominam extensas áreas. É o elemento mais evidente na classificação dos ecossistemas e biomas, o que torna importante
Uma simples folha. Queila de Souza Garcia
Uma simples folha Queila de Souza Garcia Plantas grande diversidade formas tamanhos habitats Lemna minor sequoia Folha Órgão laminar e verde das plantas, que constitui a estrutura assimiladora por excelência,
Ciclos Biogeoquímicos
Ciclos Biogeoquímicos Ciclos que envolvem o movimento dos elementos ou compostos essenciais à vida entre o meio biótico e abiótico. Bio: Porque as transformações ocorrem com a participação dos seres vivos.
4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome:
Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- Imagine que o quadriculado abaixo seja uma representação da composição do ar. No total, são 100 quadradinhos. PINTE, de acordo com a legenda, a quantidade
BOTÂNICA PARTE I Ramo da biologia que estuda as plantas. Briófita & Pteridófita
BOTÂNICA PARTE I Ramo da biologia que estuda as plantas. Briófita & Pteridófita BOTÂNICA (Reino Plantae) Para pertencer ao grupo das plantas o organismo deve: Ter raiz, caule e folha; Ser autótrofo fotossintetizante
Biomassa Vegetal Fonte de Materiais e Energia
Universidade de São Paulo Instituto de Química de São Carlos Biomassa Vegetal Fonte de Materiais e Energia Prof. Dr. Antonio Aprigio da Silva Curvelo 19/05/2012 Objetivos Olimpíada Regional de Ciências
Aula 2 Os vegetais Talófita : Briófitas: Pteridófita:
Aula 2 Os vegetais O reino Plantae (ou Metaphyta) está representado por uma enorme diversidade de espécies, como algas, musgos, samambaias, pinheiros, mangueiras. São classificadas de acordo com a presença
A interdependência entre os elementos na BIOSFERA.
A interdependência entre os elementos na BIOSFERA. A biosfera contém inúmeros ecossistemas (conjunto formado pelos animais e vegetais em harmonia com os outros elementos naturais). Biomas: conjuntos dinâmicos
muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração
A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,
FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA VINHO
FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA VINHO Prof(a): Erika Liz 2011 VINHO - DEFINIÇÃO Vinho é a bebida obtida por fermentação alcoólica do suco de uva (mosto). O ph varia entre 2,9 e 3,8. O teor alcoólico varia de 7 a
Os seres autotróficos produzem matéria orgânica a partir de compostos minerais.
Obtenção de matéria pelos seres autotróficos Os seres autotróficos produzem matéria orgânica a partir de compostos minerais. A autotrofia pode envolver dois processos: Fotossíntese - realizada por organismos
Classificação dos processos sucessionais
SUCESSÃO ECOLÓGICA A SUCESSÃO ECOLÓGICA PODE SER DEFINIDA COMO UM GRADUAL PROCESSO NO QUAL AS COMUNIDADE VÃO SE ALTERANDO ATÉ SE ESTABELECER UM EQUILÍBRIO. AS FASES DISTINTAS DA SUCESSÃO ECOLÓGICA SÃO:
Conteúdo: Aula: 12 assíncrona. Ciclo da água e dos nutrientes. Ciclo do nitrogênio, carbono e oxigênio. CONTEÚDO E HABILIDADES
CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Aula: 12 assíncrona Conteúdo: Ciclo da água e dos nutrientes. Ciclo do nitrogênio, carbono e oxigênio. 2 CONTEÚDO E
28/10/2013. HORMÔNIOS VEGETAIS ou FITORMÔNIOS
HORMÔNIOS VEGETAIS ou FITORMÔNIOS Vegetais são capazes de controlar seu desenvolvimento e crescimento de acordo com as condições ambientais, e de reagir a estímulos ambientais; Essas atividades são controladas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO INSTITUTO DE CIÊNCIAS NATURAIS, HUMANAS E SOCIAIS (ICNHS) Prof. Evaldo Martins Pires Doutor em Entomologia
ECOLOGIA GERAL Aula 04 Aula de hoje: CICLAGEM DE NUTRIENTES E CICLOS BIOGEOQUÍMICOS O ciclo ou a rota dos nutrientes no ecossistema está diretamente relacionado ao processo de reciclagem ou reaproveitamento
PlanetaBio Resolução de Vestibulares FUVEST 2007 1ª fase www.planetabio.com
1- A observação de faunas dos continentes do hemisfério Sul revela profundas diferenças. Na América do Sul, existem preguiças, antas, capivaras, tamanduás e onças; na África, há leões, girafas, camelos,
DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFª. CRISTINA DE SOUZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFª. CRISTINA DE SOUZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Ciclo Biogeoquímico 1. É a troca cíclica de elementos químicos que ocorre entre os seres vivos e o ambiente. 2. Todos os elementos
ORIENTAÇÕES RESUMO TEÓRICO EXERCÍCIOS RESOLVIDOS. BIOLOGIA 3 Prof.: Vinícius (Minguado) LISTA 7 MORFOLOGIA VEGETAL
BIOLOGIA 3 Prof.: Vinícius (Minguado) LISTA 7 MORFOLOGIA VEGETAL ORIENTAÇÕES A lista 9 aborda a morfologia das plantas (raiz, caule e folha). Mantenha sempre o foco e a atenção ao resolver as questões
QUÍMICA. 32. A neutralização equimolar do HClO com NaOH gera hipoclorito de sódio e água. Questão 21
Questão 21 QUÍMICA A irradiação é uma técnica utilizada na conservação de alimentos para inibir a germinação, retardar o amadurecimento e destruir bactérias patogênicas. Os isótopos césio 137 e cobalto
CONTROLE DE POLUIÇÃO DE ÁGUAS
CONTROLE DE POLUIÇÃO DE ÁGUAS NOÇÕES DE ECOLOGIA. A ÁGUA NO MEIO A ÁGUA É UM DOS FATORES MAIS IMPORTANTES PARA OS SERES VIVOS, POR ISSO É MUITO IMPORTANTE SABER DE QUE MANEIRA ELA SE ENCONTRA NO MEIO,
METABOLISMO CELULAR. Professor Felipe Abs
METABOLISMO CELULAR Professor Felipe Abs O que é ENERGIA??? Físicos energia é a capacidade de realizar trabalhos; Biólogos energia é a capacidade de provocar mudanças; É indispensável para os seres vivos;
ETAPA: SONDAGEM DOS SABERES
PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO 2013.1 (EDITAL Nº 004/2012) ETAPA: SONDAGEM DOS SABERES Instruções: 1. A Sondagem dos Saberes está constituída de 20 (vinte)
BENEFÍCIOS DOS INSUMOS NA QUALIDADE DAS MUDAS
BENEFÍCIOS DOS INSUMOS NA QUALIDADE DAS MUDAS KEIGO MINAMI DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO VEGETAL ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PIRACICABA INTERAÇÃO DE FATORES DE PRODUÇÃO
Energia. Fontes e formas de energia
Energia Fontes e formas de energia Energia está em tudo que nos rodeia! Nestas situações associa-se energia à saúde ou à actividade. Energia está em tudo que nos rodeia! Diariamente, ouvimos ou lemos frases
Compostagem. Gersina N. da R. Carmo Junior
Compostagem Gersina N. da R. Carmo Junior Compostagem É um processo de transformação da matéria orgânica do lixo em um composto orgânico (húmus). Composto orgânico Produto final da compostagem Compostagem