IO3 - SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOS PROFISSIONAIS DE FCT, COM BASE NA ISO 17024

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IO3 - SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOS PROFISSIONAIS DE FCT, COM BASE NA ISO 17024"

Transcrição

1 IO3 - SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOS PROFISSIONAIS DE FCT, COM BASE NA ISO MANUAL DE QUALIFICAÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE FCT This work is licensed under a Creative Commons Attribution- NonCommercial 4.0 International License

2 CONTEÚDOS 1. Introdução Enquadramento Certificação Processos de Formação/Certificação Qualificação WBL-PRO Formação Instalações Registos e Documentação Reclamações P á g.

3 1. Introdução Qualification, Open Resources & Toolkit for the Work-Based Learning Professional (WBL-PRO) é um projeto financiado pelo programa ERASMUS + para o desenvolvimento da inovação e troca de boas práticas. Este documento descreve os requisitos gerais para a qualificação e certificação WBL-PRO para os profissionais ligados à Formação em Contexto de Trabalho (FCT), um sistema criado para corresponder aos requisitos da norma ISO A certificação de pessoas é um processo de avaliação de competências, um modo de garantir que a certificação corresponde aos requisitos de um esquema desenvolvido especificamente para o projeto WBL-PRO. Ao aplicar, nos seus procedimentos, as orientações apresentadas neste Manual, importantes para o desenvolvimento de percursos formativos e relevantes para as suas organizações, os utilizadores deste documento estarão a cumprir com os requisitos do ISO Essa aplicação, contudo, não garante por si só que as organizações se tornem organismos certificadores de pessoas. 2. Enquadramento Este Manual indica quais os procedimentos que devem ser integrados nas atividades formativas voltadas para a certificação de Profissionais de FCT numa perspetiva de garantia de qualidade, dirigindose a entidades formadoras e órgãos de certificação, assim como a todas as entidades interessadas na formação e reciclagem de especialistas na área da formação em contexto de trabalho. 3. Certificação A proposta de processo de certificação é realizada de acordo com o seguinte esquema: Receção e avaliação de candidaturas Candidatura não aceite Não Cumpre os requisitos? Sim Teste teórico e prático 2 P á g.

4 Aprovado? Não Reavaliação Sim Publicação de resultados Certificação O processo de certificação compreende uma fase de candidaturas, seguida de uma fase de avaliação e, finalmente, uma fase de decisão. 4. Processos de Formação/Certificação 4.1. Candidatura O contacto inicial entre o candidato e o centro de formação/certificação WBL-PRO pode ser feito por telefone, ou presencialmente, com informações sobre a documentação e os requisitos a serem cumpridos. A documentação solicitada deve ser enviada por 15 dias antes da data de avaliação ou início da formação, estipulada pelo centro de formação/certificação WBL-PRO. Este centro deve ter um Modelo de Candidatura disponível para apresentação formal de candidaturas pelos candidatos. Se a candidatura preencher todos os requisitos, a sua validação é confirmada através do envio de um convite para avaliação. No caso de faltar algum documento, o candidato será contactado Requisitos para os candidatos Documentos a apresentar: - Certificado de qualificação 3 P á g.

5 - Comprovativo de experiência profissional Para efeitos de avaliação de candidatura, o candidato deve ter estado envolvido no desenvolvimento de percursos de FCT por, pelo menos, um ano Exame O centro de formação/certificação WBL-PRO deve ter todos os meios ao dispor para realizar a avaliação, e para levar a cabo esta avaliação o centro de formação precisa de a desenvolver de acordo com o manual Perfil Europeu dos profissionais de FCT 1, no qual se indica os resultados de aprendizagem do perfil profissional e o que se espera que um aluno saiba, seja capaz de fazer e entender no final de uma sequência de aprendizagem. Estes são os procedimentos a seguir em todas as avaliações WBL-PRO: - Teste escrito (1h30), oral (30m) e simulações/demonstrações profissionais (30m). A parte teórica pode ser de resposta múltipla ou descritiva, abrangendo conceitos relacionados com o âmbito da certificação. A parte prática destina-se a avaliar a capacidade de desempenho técnico do candidato em relação ao modo de lidar com as mesmas situações específicas da área de certificação, e ter uma componente oral, de acordo com o esquema de certificação Critérios de Avaliação Os critérios de avaliação devem ser desenvolvidos através da análise dos resultados constantes do manual Perfil Europeu dos profissionais de FCT e da identificação das características específicas que contribuem para a atribuição global. Depois de analisadas e corrigidas as avaliações, os resultados serão enviados aos candidatos com a nota obtida em cada momento da avaliação. Os candidatos serão informados sobre se foram ou não aprovados na avaliação Reavaliação Se o candidato reprovar na avaliação, deve haver um período de intervalo de, pelo menos, 3 meses, durante o qual o candidato poderá adquirir mais competências, pelo que se recomenda que o candidato P á g.

6 faça uso do conjunto de ferramentas WBL-PRO ou das formações dirigidas a Profissionais da FCT antes de fazer nova avaliação Certificação Após uma avaliação com resultados positivos, será emitido um certificado com a seguinte informação: - Nome do candidato, - Número de identificação do candidato, - Data de início e da conclusão da certificação, - Assinatura do candidato, - Assinatura da pessoa responsável pelo processo de certificação, - Carimbo da entidade. 5. Qualificação WBL-PRO De acordo com o Quadro Europeu de Qualificações, para a sua certificação Profissional de FCT sob o perfil WBL-PRO, o candidato precisa demonstrar o seguinte nível de Conhecimentos, Aptidões e Atitudes: Conhecimentos Aptidões Atitudes Conhecimento compreensivo, especializado, factual e teórico dentro de um campo de trabalho ou estudo, e uma consciência dos limites desse conhecimento Um leque abrangente de aptidões cognitivas e práticas necessárias para desenvolver soluções criativas para problemas abstratos Exercer a gestão e supervisão onde houver mudanças imprevisíveis em contextos de trabalho ou estudo; rever e desenvolver o desempenho de si e dos outros A Qualificação WBL-PRO foi desenvolvida com vista a reconhecer e validar os conhecimentos, aptidões e competências dos profissionais de FCT em 4 áreas principais de aprendizagem, compostas pelas seguintes unidades: Área de Aprendizagem A Unidade 1A Unidade 2A Unidade 3A Área de Aprendizagem B Unidade 1B Planeamento de Formação em Contexto de Trabalho de Qualidade Contexto da FCT Planeamento e organização da FCT Coordenação e Gestão de Relações Desenvolvimento de Formação em Contexto de Trabalho de Qualidade Desenvolvimento e organização do programa de FCT 5 P á g.

7 Unidade 2B Área de Aprendizagem C Unidade 1C Unidade 2C Learning area D Unidade 1D Coordenação e Gestão de Relações Implementação de Formação em Contexto de Trabalho de Qualidade Implementação e organização do programa de FCT Coordenação e Gestão de Relações Avaliação da Formação em Contexto de Trabalho de Qualidade Apreciação e avaliação da FCT A descrição dos Resultados de Aprendizagem em termos de Conhecimentos, Aptidões e Atitudes pode ser encontrada na íntegra no documento Perfil Europeu dos profissionais de FCT 2. O Certificado WBL-PRO comprova que o seu titular possui as competências necessárias para desempenhar as tarefas exigidas em formação em contexto de trabalho pelo mercado de trabalho. 6. Formação Se um centro de formação deseja desenvolver cursos de formação com vista à qualificação de Profissionais de FCT, precisa concordar os seguintes procedimentos. A formação pode ser ministrada presencialmente ou online, dependendo dos recursos da entidade que a realizar Passos para a implementação Definição de resultados de aprendizagem válidos, adequados ao público-alvo e com contextos bem identificados. A criação de unidades de resultados de aprendizagem é uma declaração do que um indivíduo efetivamente sabe, tem a capacidade de fazer e pode fazer. Por conseguinte, ao descrever unidades de resultados de aprendizagem, é crucial utilizar verbos ativos, claros e compreensíveis, contextualizandoos ao resultado específico a alcançar em termos de conhecimentos, aptidões e competências. Para desenhar um itinerário pedagógico ajustado a públicos e contextos específicos que permitam a obtenção de resultados de aprendizagem, deve ter-se em conta o seguinte: - Definição de módulos de formação, - Seleção de conteúdos relacionados com os conhecimentos, aptidões e competências a adquirir/desenvolver P á g.

8 6.2. Carga horária As horas de formação devem ser definidas e distribuídas de acordo com as necessidades (da organização e público-alvo), não ultrapassando as 7 horas de formação por dia Métodos de formação Ativos, com enfoque nos formandos, encorajando a sua participação ativa mobilizando e integrando os seus conhecimentos e envolvendo-os na construção dos seus próprios percursos de aprendizagem. Exemplos: projetos, relatórios de pesquisa, casos práticos, simulações, roleplay, grupos de trabalho, debates 6.4. Formadores O formador tem um papel central enquanto facilitador do processo ensino-aprendizagem. Depende do formador implementar o programa de formação, utilizando as técnicas pedagógicas apropriadas para fornecer os conteúdos da formação e ajudar os formandos a alcançar os resultados de aprendizagem definidos. Os Profissionais que desenvolvem um curso de formação WBL-PRO precisam de: - Ser formadores certificados para a formação de adultos e/ou para o Ensino e Formação Profissional (EFP), de acordo com a legislação nacional, - Ter uma experiência de, pelo menos, 3 anos em formação (formal, não formal e informal), dos quais, pelo menos, um ano a trabalhar em percursos de FCT, - Experiência comprovada na organização de estágios Avaliação Formando Os métodos e instrumentos de avaliação aplicados pela entidade devem ser considerados apropriados para cumprir os objetivos pedagógicos, a meta de formação e as modalidades selecionadas. É também importante priorizar o momento de avaliação e aqueles responsáveis pela implementação dos instrumentos e pela análise de resultados. A avaliação deve acontecer durante a formação para dar informação aos formandos acerca dos seus percursos em relação aos objetivos da formação e de modo a diagnosticar possíveis dificuldades de 7 P á g.

9 aprendizagem, para introduzir ações corretivas. Exemplos: portfolios, problemas com base no trabalho, problemas encenados, demonstrações, roleplay, redações, testes escritos, testes orais Formação Esta avaliação permite analisar a reação dos participantes, assim como avaliar o seu grau de satisfação com a formação e com as condições em que é realizada, com vista a possíveis ações de melhoria por parte da entidade que fornece este serviço. As dimensões de avaliação de satisfação mais comuns são: - Programa de formação, - Desempenho do formador, - Métodos pedagógicos, - Recursos técnico-pedagógicos, - Condições físicas e de organização: espaço, equipamento, condições ambientais, apoio logístico. 7. Instalações As instalações devem ser limpas, bem iluminadas e confortáveis e equipadas com salas de aula com secretárias ou mesas adequadas, materiais didáticos adequados, como flipchart ou quadro branco. 8. Registos e Documentação É necessário que as instituições mantenham um sistema de registo, incluindo meios para confirmar o estatuto de uma pessoa formada/qualificada. Os registos devem demonstrar que o processo de formação/certificação WBL-PRO foi efetivamente cumprido, particularmente quanto a formulários de inscrição, estado da avaliação e outros documentos relacionados com o percurso de aprendizagem WBL- PRO. Estes registos devem ser identificados, geridos e eliminados, assegurando a integridade do processo, a confidencialidade da informação, devendo ser mantidos durante 5 anos, pelo menos. A seguinte documentação deve ser preparada, aprovada, mantida e controlada: - Documentação do Sistema de Gestão de Qualidade, - Formulários de candidatura dos candidatos, - Listas de verificação e formulários de relatório para avaliação. 8 P á g.

10 9. Reclamações A entidade deve definir políticas e procedimentos para lidar com as reclamações recebidas dos candidatos, pessoas qualificadas e seus empregadores, e outras instituições, sobre qualquer aspeto do processo de formação/certificação WBL-PRO pelo qual é responsável. Estas políticas e procedimentos devem assegurar que as reclamações são tratadas objetivamente, no espaço de cinco (5) semanas após a data da reclamação. No processo de tratamento de reclamações devem ser tidas em conta todas as oportunidades para melhoria de práticas e procedimentos 9 P á g.

IO3 - SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOS PROFISSIONAIS DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO, COM BASE NA NORMA ISO 17024

IO3 - SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOS PROFISSIONAIS DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO, COM BASE NA NORMA ISO 17024 IO3 - SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOS PROFISSIONAIS DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TBALHO, COM BASE NA NORMA ISO 17024 MANUAL DE CERTIFICAÇÃO This work is licensed under a Creative Commons Attribution-

Leia mais

Designação do Curso: Técnica Auxiliar de Ação Educativa

Designação do Curso: Técnica Auxiliar de Ação Educativa Designação do Curso: Área de Formação: 761 Serviços de Apoio a Crianças e Jovens Carga Horária: 100 horas presenciais + 160 horas estágio em contexto real de trabalho (facultativo) Descrição do curso:

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DO CENTRO DE FORMAÇÃO DO CENTRO CIÊNCIA VIVA DE ESTREMOZ. Capítulo I - Disposições Gerais

REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DO CENTRO DE FORMAÇÃO DO CENTRO CIÊNCIA VIVA DE ESTREMOZ. Capítulo I - Disposições Gerais REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DO CENTRO DE FORMAÇÃO DO CENTRO CIÊNCIA VIVA DE ESTREMOZ Capítulo I - Disposições Gerais Artigo 1. Objectivos O presente regulamento tem como objetivo, estabelecer

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA A VALIDAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR DE PÓS-AVALIAÇÃO. Versão janeiro 2018

PROCEDIMENTO PARA A VALIDAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR DE PÓS-AVALIAÇÃO. Versão janeiro 2018 PROCEDIMENTO PARA A VALIDAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR DE PÓS-AVALIAÇÃO Versão 1.0 - janeiro 2018 Índice 1. Objetivo... 2 2. Campo de aplicação... 2 3. Documentos de referência... 2 4. Lista atualizada

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES PÚBLICO-ALVO Quadros médios e superiores com saberes específicos de determinada profissão ou área profissional que se interessem pela atividade formativa, com

Leia mais

Programa de formação

Programa de formação Programa de formação -Certificação Pedagógica Especializada para formadores - eformador- Curso : Certificação Pedagógica Especializada para formadores - eformador Área: 146 Formação de professores e formadores

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO FISCALIZAÇÃO DE OBRA FERRAMENTAS E METODOLOGIAS

FICHA TÉCNICA DO CURSO FISCALIZAÇÃO DE OBRA FERRAMENTAS E METODOLOGIAS FICHA TÉCNICA DO CURSO FISCALIZAÇÃO DE OBRA FERRAMENTAS E METODOLOGIAS EDIÇÃO Nº2/2014 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Fiscalização de obra ferramentas e metodologias 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER A construção

Leia mais

O curso de Gestão e Coordenação de Formação tem como objetivo principal planear, executar e avaliar ações de formação profissional.

O curso de Gestão e Coordenação de Formação tem como objetivo principal planear, executar e avaliar ações de formação profissional. 0. ENQUADRAMENTO Hoje em dia fala-se muito de formação, nos incentivos existentes à formação, através de por exemplo cheques-formação, mas raramente se fala sobre o que se formar e quem formar. No nosso

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA A QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR DE PÓS-AVALIAÇÃO. Versão janeiro 2017

PROCEDIMENTO PARA A QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR DE PÓS-AVALIAÇÃO. Versão janeiro 2017 PROCEDIMENTO PARA A QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR DE PÓS-AVALIAÇÃO Versão 2.0 - janeiro 2017 Índice 1. Objetivo... 2 2. Campo de aplicação... 2 3. Documentos de referência... 2 4. Qualificação de verificadores

Leia mais

861 Proteção de Pessoas e Bens

861 Proteção de Pessoas e Bens 861 Proteção de Pessoas e Bens Brigada de Incêndio Destinatários Profissionais em exercício de funções na área de especialização do curso ou novos profissionais que pretendam a aquisição de competências

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA A QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR PCIP. Versão setembro 2017

PROCEDIMENTO PARA A QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR PCIP. Versão setembro 2017 PROCEDIMENTO PARA A QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR PCIP Versão 1.0 - setembro 2017 Índice 1. Objetivo... 2 2. Âmbito de aplicação... 2 3. Documentos de referência... 2 4. Qualificação de verificadores PCIP...

Leia mais

Documento de Referência FR01-PR14/V02 Regulamento de funcionamento da aprendizagem e formação a distância

Documento de Referência FR01-PR14/V02 Regulamento de funcionamento da aprendizagem e formação a distância Documento de Referência FR01-PR14/V02 Regulamento de funcionamento da aprendizagem e formação a distância DATA: 05 abril 2017 ELABORADO: DPFC APROVADO: CD DESTINATÁRIOS: Interessados O presente regulamento

Leia mais

GTMMI, Lda. Regulamento Geral de Formações

GTMMI, Lda. Regulamento Geral de Formações GTMMI, Lda. Regulamento Geral de Formações Objectivo Para além da prática clínica como actividade principal, o GTMMI desenvolve também actividades no âmbito da formação contínua e pós-graduada. Este presente

Leia mais

UNIDADE 1. CONTEXTO DE TRABALHO: APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE TRABALHO

UNIDADE 1. CONTEXTO DE TRABALHO: APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE TRABALHO UNIDADE 1. CONTEXTO DE TRABALHO: APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE TRABALHO Por Aprendizagem em Contexto de Trabalho (WBL) entende-se o processo de aprendizagem que acontece em contexto de trabalho real, remunerado

Leia mais

CURSO HACCP. 23 a 26 de outubro de 2018 Lisboa

CURSO HACCP. 23 a 26 de outubro de 2018 Lisboa CURSO HACCP 23 a 26 de outubro de 2018 Lisboa N.º ação: 01/2018 Curso HACCP 23 a 26 de outubro de 2018 Lisboa A sigla HACCP é a abreviatura de Hazard Analysis and Critical Control Point (Análise de Perigos

Leia mais

PROGRAMA DE CURSO. Local: Nº Horas: 90

PROGRAMA DE CURSO. Local: Nº Horas: 90 PROGRAMA DE CURSO Curso: Formação Pedagógica Inicial de Formadores (B-Learning) Nº Ação: 01 Local: Nº Horas: 90 Data início: Data fim: Destinatários Indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PRESENCIAL

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PRESENCIAL Pág. 1 / 7 CURSO / UNIDADE Auditorias Internas da Qualidade UFCD n.º Ação n.º 1 NA OBJETIVO GERAL DO CURSO Capacitar os/as formandos/as para a condução de auditorias internas da qualidade, segundo a ISO

Leia mais

2.6 O documento CP Ficha de inscrição deve ser assinado de forma a garantir a autenticidade da informação prestada.

2.6 O documento CP Ficha de inscrição deve ser assinado de forma a garantir a autenticidade da informação prestada. 1. Introdução 1.1 Este regulamento tem como objetivo descrever os requisitos gerais do funcionamento do organismo de certificação de pessoas (OCP) da AIPOR. 1.2 O processo de acreditação do OCP foi concebido

Leia mais

CURSO DE TREINADORES DE GRAU Regulamento do Curso

CURSO DE TREINADORES DE GRAU Regulamento do Curso CURSO DE TREINADORES DE GRAU 3-2015 Regulamento do Curso 1 -ORGANIZAÇÃO O Curso de Treinadores de Grau 3 2015 é da responsabilidade da Federação de Andebol de Portugal, através do seu Departamento de Formação,

Leia mais

Avenida Luís Bívar, Lisboa, Portugal. Tel: Regulamento Geral. Formação

Avenida Luís Bívar, Lisboa, Portugal. Tel: Regulamento Geral. Formação Avenida Luís Bívar, 85 1050-143 Lisboa, Portugal Tel: +351 21 781 62 82 Regulamento Geral Formação Última revisão Fevereiro 2011 Índice Índice 2 Introdução 3 Inscrições e Condições de Acesso 3 Funcionamento

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES PÚBLICO-ALVO Quadros médios e superiores com saberes específicos de determinada profissão ou área profissional que se interessem pela atividade formativa, com

Leia mais

CURSO DE TREINADORES DE GRAU Regulamento do Curso

CURSO DE TREINADORES DE GRAU Regulamento do Curso CURSO DE TREINADORES DE GRAU 3-2017 Regulamento do Curso 1 -ORGANIZAÇÃO O Curso de Treinadores de Grau 3 2017 é organizado pela Federação de Andebol de Portugal. A responsabilidade de regulamentação do

Leia mais

6. RECURSOS HUMANOS A entidade para ser acreditada na valência SAV deve dispor e manter uma bolsa formativa composta, no mínimo, por 6 formadores.

6. RECURSOS HUMANOS A entidade para ser acreditada na valência SAV deve dispor e manter uma bolsa formativa composta, no mínimo, por 6 formadores. 1. OBJETIVOS Pretende-se com o presente Dossier de Acreditação, identificar as condições mínimas exigidas pelo INEM, que devem ser cumpridas pela entidade na realização da sua atividade formativa. A consulta

Leia mais

PLANO DA AÇÃO DE FORMAÇÃO- AÇÃO CERTIFICADA

PLANO DA AÇÃO DE FORMAÇÃO- AÇÃO CERTIFICADA Im0402_0 PLANO DA AÇÃO DE FORMAÇÃO AÇÃO CERTIFICADA CURSO Nº.13 AÇÃO 2 CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES PÚBLICOALVO: A Formação Pedagógica Inicial de formadores é dirigida a indivíduos

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES Curso Homologado pela Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional com a referência 121/FPIF/2014. PÚBLICO-ALVO Quadros médios e superiores com saberes

Leia mais

REGULAMENTO DO GRUPO DE CERTIFICAÇÃO FLORESTAL FSC&PEFC SGF

REGULAMENTO DO GRUPO DE CERTIFICAÇÃO FLORESTAL FSC&PEFC SGF REGULAMENTO DO GRUPO DE CERTIFICAÇÃO FLORESTAL FSC&PEFC Código: 02 Índice 1. Estrutura do Grupo... 3 2. Admissão ao Grupo... 4 3. Permanência no Grupo... 4 4. Saída do Grupo... 5 5. Expulsão do Grupo...

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA A QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR SGSPAG

PROCEDIMENTO PARA A QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR SGSPAG PROCEDIMENTO PARA A QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR SGSPAG Procedimento SGSPAG n.º 1 4.ª revisão setembro 2018 Índice 1. Objetivo... 2 2. Campo de aplicação... 2 3. Documentos de referência... 2 4. Qualificação

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO Acessibilidade no Projecto de Arquitectura Uma responsabilidade técnica EDIÇÃO 2016

FICHA TÉCNICA DO CURSO Acessibilidade no Projecto de Arquitectura Uma responsabilidade técnica EDIÇÃO 2016 FICHA TÉCNICA DO CURSO Acessibilidade no Projecto de Arquitectura Uma responsabilidade técnica EDIÇÃO 2016 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Acessibilidade no Projecto de Arquitectura Uma responsabilidade técnica

Leia mais

FORMAÇÃO EM GESTÃO DE ALOJAMENTO LOCAL - CONDIÇÕES GERAIS

FORMAÇÃO EM GESTÃO DE ALOJAMENTO LOCAL - CONDIÇÕES GERAIS FORMAÇÃO EM GESTÃO DE ALOJAMENTO LOCAL - CONDIÇÕES GERAIS O curso Gestão de Alojamento Local visa desenvolver competências e estratégias na intervenção dos participantes aos novos contextos empreendedores,

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA A QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR SGSPAG

PROCEDIMENTO PARA A QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR SGSPAG PROCEDIMENTO PARA A QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR SGSPAG Procedimento SGSPAG n.º 1 3.ª revisão outubro 2015 Índice 1 Objetivo 2 2 Campo de aplicação 2 3 Documentos de referência 2 4 Qualificação de verificadores

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC FACULDADE DE MEDICINA - FAMED NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE NUTEDS/FAMED/UFC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC FACULDADE DE MEDICINA - FAMED NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE NUTEDS/FAMED/UFC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC FACULDADE DE MEDICINA - FAMED NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE NUTEDS/FAMED/UFC CHAMADA PÚBLICA PARA CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES PARA EaD EM SAÚDE

Leia mais

6. RECURSOS HUMANOS A entidade para ser acreditada na valência SBV deve dispor e manter uma bolsa formativa composta, no mínimo, por 6 formadores.

6. RECURSOS HUMANOS A entidade para ser acreditada na valência SBV deve dispor e manter uma bolsa formativa composta, no mínimo, por 6 formadores. 1. OBJETIVOS Pretende-se com o presente Dossier de Acreditação, identificar as condições mínimas exigidas pelo INEM, que devem ser cumpridas pela entidade na realização da sua atividade formativa. A consulta

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PRESENCIAL

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PRESENCIAL Pág. 1 / 7 CURSO / UNIDADE Auditorias Internas de Segurança e Saúde do Trabalho UFCD n.º Ação n.º 1 NA OBJETIVO GERAL DO CURSO Capacitar os/as formandos/as para a condução de auditorias internas de segurança

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA A ATIVIDADE E VALIDAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO DO VERIFICADOR SGSPAG

PROCEDIMENTO PARA A ATIVIDADE E VALIDAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO DO VERIFICADOR SGSPAG PROCEDIMENTO PARA A ATIVIDADE E VALIDAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO DO VERIFICADOR SGSPAG Procedimento SGSPAG n.º 2 4.ª revisão setembro 2018 Índice 1. Objetivo... 2 2. Campo de aplicação... 2 3. Documentos de referência...

Leia mais

MODALIDADE DE FORMAÇÃO

MODALIDADE DE FORMAÇÃO CURSO 0488 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E NEGOCIAÇÃO Início ------ Duração 50h Horário(s) ------ OBJECTIVOS GERAIS - Identificar os interlocutores internos e externos do técnico de logística, reconhecendo

Leia mais

Curso de Mediaçã o de Conflitos

Curso de Mediaçã o de Conflitos Curso de Mediaçã o de Conflitos Objetivos Gerais/Competências visadas: Dotar os formandos de um conjunto de competências que permitam problematizar, analisar e refletir sobre situações práticas de gestão

Leia mais

DIREÇÃO REGIONAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DIVISÃO DE ENCAMINHAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

DIREÇÃO REGIONAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DIVISÃO DE ENCAMINHAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DIREÇÃO REGIONAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DIVISÃO DE ENCAMINHAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS O que são? Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional Os CQEP são estruturas do Sistema Nacional

Leia mais

R e g u l a m e n t o

R e g u l a m e n t o Regulamento Geral de Funcionamento da Formação R e g u l a m e n t o de funcionamento da F o r m a ç ã o Inter-Empresas M I S S Ã O, O B J E C T I V O S E V A L O R E S Missão: Contribuir para o desenvolvimento

Leia mais

REPRESENTANTE E SIGNATÁRIOS NOMEADOS: RESPONSABILIDADES, QUALIFICAÇÃO E APROVAÇÃO

REPRESENTANTE E SIGNATÁRIOS NOMEADOS: RESPONSABILIDADES, QUALIFICAÇÃO E APROVAÇÃO Documento Nº: SADCAS TR 03 Edição Nº: 1 REPRESENTANTE E SIGNATÁRIOS NOMEADOS: RESPONSABILIDADES, QUALIFICAÇÃO E APROVAÇÃO Preparado por: SADCAS Aprovado por: Director Executivo Data de aprovação: 2009-10-26

Leia mais

(ECDC/AD/2015/SRS-GLSDS)

(ECDC/AD/2015/SRS-GLSDS) Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças Vaga para o lugar de Perito de Alto Nível para Gestão de Dados / Líder de Grupo para Serviços de Dados de Vigilância na Unidade Vigilância e Apoio à Resposta

Leia mais

Orientação Técnica nº 4/2010

Orientação Técnica nº 4/2010 Orientação Técnica nº 4/2010 Registo da actividade desenvolvida pelas Comissões Técnicas no Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) 1. Introdução No âmbito da concretização

Leia mais

Política de Seleção e Avaliação da Adequação dos Membros dos Órgãos de Administração e de Fiscalização e dos Titulares de Cargos com Funções

Política de Seleção e Avaliação da Adequação dos Membros dos Órgãos de Administração e de Fiscalização e dos Titulares de Cargos com Funções Política de Seleção e Avaliação da Adequação dos Membros dos Órgãos de Administração e de Fiscalização e dos Titulares de Cargos com Funções Essenciais Página em branco 31-mai-2016 2 Índice Introdução...

Leia mais

CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA E DESENVOLVIMENTO REGRAS DE FUNCIONAMENTO DA ATIVIDADE FORMATIVA

CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA E DESENVOLVIMENTO REGRAS DE FUNCIONAMENTO DA ATIVIDADE FORMATIVA CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA E DESENVOLVIMENTO REGRAS DE FUNCIONAMENTO DA As regras de funcionamento da actividade formativa do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, estão todas reunidas no presente

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA A ATIVIDADE E RENOVAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR PCIP. Versão dezembro 2018

PROCEDIMENTO PARA A ATIVIDADE E RENOVAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR PCIP. Versão dezembro 2018 PROCEDIMENTO PARA A ATIVIDADE E RENOVAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO DE VERIFICADOR PCIP Versão 1.0 - dezembro 2018 Índice 1. Objetivo... 2 2. Âmbito de aplicação... 2 3. Documentos de referência... 2 4. Lista atualizada

Leia mais

Por Constantino W. Nassel

Por Constantino W. Nassel NORMA ISO 9000 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2000 REQUISITOS E LINHAS DE ORIENTAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO Por Constantino W. Nassel CONTEÚDOS O que é a ISO? O que é a ISO 9000? Histórico Normas

Leia mais

CURSO ESPECIALIZAÇÃO Stand Up Paddle Surf (SUP) módulo 1 (flat water)

CURSO ESPECIALIZAÇÃO Stand Up Paddle Surf (SUP) módulo 1 (flat water) CURSO ESPECIALIZAÇÃO Stand Up Paddle Surf (SUP) módulo 1 (flat water) Em parceria com: Apoio institucional: Paulo Figueiredo Formação e Actividades Desportivas Lda. Bibliografia do Curso Buday, T. (2009).

Leia mais

Especialização em Gestão da Qualidade no Setor Agro-Alimentar horas - Porto

Especialização em Gestão da Qualidade no Setor Agro-Alimentar horas - Porto Especialização em Gestão da Qualidade no Setor Agro-Alimentar - 100 horas - Porto Especialização em Gestão da Qualidade no Setor Agro-Alimentar ESPECIALIZAÇÃO Gestão da Qualidade no Setor Agro-Alimentar

Leia mais

Após ser emitida a classificação do Auditor, não há qualquer compromisso da parte da CERTIF de integrar os formandos nas suas bolsas de auditores.

Após ser emitida a classificação do Auditor, não há qualquer compromisso da parte da CERTIF de integrar os formandos nas suas bolsas de auditores. Passada a fase de transição que decorreu entre setembro de 2015 e setembro de 2018, é necessário formar auditores que sejam capazes de fazer uma análise crítica aos indicadores do sistema de gestão das

Leia mais

CAPITULO I. Regulamento de Formação

CAPITULO I. Regulamento de Formação CAPITULO I Disposições Gerais Artigo 1º (Objeto e Âmbito) 1. O presente regulamento é aplicável aos formandos, jovens ou adultos, que frequentem as ações de formação desenvolvidas pela FORME. 2. O presente

Leia mais

Aprovado por deliberação da Assembleia Municipal de 30 de abril de

Aprovado por deliberação da Assembleia Municipal de 30 de abril de - 1 - Preâmbulo Os agentes jovens do concelho de Pombal desenvolvem um trabalho relevante junto das camadas mais novas da comunidade, sendo, por isso, fundamental impulsionar o papel destes organismos

Leia mais

AMOSTRAGEM PARA FINS DE AVALIAÇÃO

AMOSTRAGEM PARA FINS DE AVALIAÇÃO AMOSTRAGEM PARA FINS DE AVALIAÇÃO Preparado por: Director Técnico do SADCAS Aprovado por: Director Executivo Data de Aprovação: 2013-12-12 Entrada em vigor: 2013-12-12 Índice Pág. 1. OBJECTIVO E ÂMBITO

Leia mais

7. RECURSOS HUMANOS A entidade para ser acreditada na valência TAT deve dispor e manter uma bolsa formativa composta, no mínimo, por 10 formadores.

7. RECURSOS HUMANOS A entidade para ser acreditada na valência TAT deve dispor e manter uma bolsa formativa composta, no mínimo, por 10 formadores. 1. OBJETIVOS Pretende-se com o presente Dossier de Acreditação, identificar as condições mínimas exigidas pelo INEM, que devem ser cumpridas pela entidade na realização da sua atividade formativa. A consulta

Leia mais

PROJETO DE NORMA REGULAMENTAR N.º [ ]/2019-R, DE [ ]DE [ ] QUALIFICAÇÃO ADEQUADA, FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

PROJETO DE NORMA REGULAMENTAR N.º [ ]/2019-R, DE [ ]DE [ ] QUALIFICAÇÃO ADEQUADA, FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL PROJETO DE NORMA REGULAMENTAR N.º [ ]/2019-R, DE [ ]DE [ ] QUALIFICAÇÃO ADEQUADA, FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL CONTÍNUO O regime jurídico da distribuição de seguros e de resseguros, aprovado

Leia mais

CURSO Gestão de projetos e mudança. 9 e 10 de novembro de 2018 Lisboa

CURSO Gestão de projetos e mudança. 9 e 10 de novembro de 2018 Lisboa CURSO Gestão de projetos e mudança 9 e 10 de novembro de 2018 Lisboa N.º ação: 01/2018 Curso Gestão de projetos e mudança 9 e 10 de novembro de 2018 Lisboa Com a constante busca da melhoria contínua da

Leia mais

Política de Seleção e Avaliação da Adequação dos Membros dos Órgãos de Administração e de Fiscalização e dos Titulares de Cargos com Funções

Política de Seleção e Avaliação da Adequação dos Membros dos Órgãos de Administração e de Fiscalização e dos Titulares de Cargos com Funções Política de Seleção e Avaliação da Adequação dos Membros dos Órgãos de Administração e de Fiscalização e dos Titulares de Cargos com Funções Essenciais Página em branco 23-set-2015 2 Índice A. Âmbito de

Leia mais

ANÚNCIO DE VAGA COM VISTA À CONSTITUIÇÃO DE UMA LISTA DE RESERVA. Especialista de Recursos Humanos (M/F)

ANÚNCIO DE VAGA COM VISTA À CONSTITUIÇÃO DE UMA LISTA DE RESERVA. Especialista de Recursos Humanos (M/F) ANÚNCIO DE VAGA COM VISTA À CONSTITUIÇÃO DE UMA LISTA DE RESERVA Designação do cargo Grupo de funções/grau AD 6 Tipo de contrato Referência Prazo para apresentação de candidaturas Local de afetação Especialista

Leia mais

CURSO Gestão de projetos e mudança. 22 de março de 2019 Lisboa

CURSO Gestão de projetos e mudança. 22 de março de 2019 Lisboa CURSO Gestão de projetos e mudança 22 de março de 2019 Lisboa N.º ação: 01/2019 Curso Gestão de projetos e mudança 22 de março de 2019 Lisboa Com a constante busca da melhoria contínua da prestação das

Leia mais

Município de Alcobaça

Município de Alcobaça Processamento de Registo de Utilizadores nos Serviços Online Descrição do Serviço Permite efetuar o registo de um utilizador para aceder à área reservada da plataforma de serviços online do Município.

Leia mais

Instrumentos Europeus de Suporte à Qualificação e à Mobilidade:

Instrumentos Europeus de Suporte à Qualificação e à Mobilidade: Instrumentos Europeus de Suporte à Qualificação e à Mobilidade: Quadro Europeu de Qualificações e Sistema Europeu de Créditos para o Ensino e Formação Profissionais sua aplicação em Portugal - Sessão Paralela

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO

FICHA TÉCNICA DO CURSO FICHA TÉCNICA DO CURSO SKETCHUP PRO 2013 + KERKYTHEA EDIÇÃO Nº 1/2013 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO SketchUp Pro 2013 + Kerkythea 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER O SketchUp é uma ferramenta de modelação tridimensional

Leia mais

Formação Inicial de Formadores em Gerontologia

Formação Inicial de Formadores em Gerontologia Formação Inicial de Formadores em Gerontologia A FITI Federação das Instituições de Terceira Idade, entidade formadora certificada pela DGERT (Proc. 0456/2013 aprovado em 15/04/2013) promove o curso de

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO. Capítulo I Princípios Gerais. Artigo Primeiro. Objecto

REGULAMENTO INTERNO. Capítulo I Princípios Gerais. Artigo Primeiro. Objecto REGULAMENTO INTERNO Capítulo I Princípios Gerais Artigo Primeiro Objecto O presente Regulamento define o regime de funcionamento interno do Centro de Formação Ciência Viva reconhecido pelo Ministério da

Leia mais

ANIECA. Proposta de Lei n.º 141/XII/2.ª (Aspetos a considerar) Regime Jurídico do Ensino da Condução ANIECA

ANIECA. Proposta de Lei n.º 141/XII/2.ª (Aspetos a considerar) Regime Jurídico do Ensino da Condução ANIECA Proposta de Lei n.º 141/XII/2.ª (Aspetos a considerar) Regime Jurídico do Ensino da Condução Art. 6.º, n.º 5 Deve ser claramente definido o âmbito distrital da licença de escola de condução, a fim de compatibilizar

Leia mais

ANÚNCIO DE VAGA COM VISTA À CONSTITUIÇÃO DE UMA LISTA DE RESERVA

ANÚNCIO DE VAGA COM VISTA À CONSTITUIÇÃO DE UMA LISTA DE RESERVA ANÚNCIO DE VAGA COM VISTA À CONSTITUIÇÃO DE UMA LISTA DE RESERVA Designação do cargo Grupo de funções/grau AD 9 Tipo de contrato Referência Prazo para apresentação de candidaturas Local de afetação Especialista

Leia mais

+ Formação Profissional. Regulamento de Funcionamento da Actividade Formativa. Março a Sua empresa de Serviços

+ Formação Profissional. Regulamento de Funcionamento da Actividade Formativa. Março a Sua empresa de Serviços + Formação Profissional Regulamento de Funcionamento da Actividade Formativa Março 2015 a Sua empresa de Serviços Pág. 2 de 8 Desde já seja bem-vindo à K-MED XXI! Agradecemos a sua preferência e desejamos

Leia mais

CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA

CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA APRESENTAÇÃO DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO NAS MODALIDADES DE ESTÁGIO, PROJECTO, OFICINA DE FORMAÇÃO E CÍRCULO DE ESTUDOS Formulário de preenchimento obrigatório,

Leia mais

CURSO. Conquistar audiências

CURSO. Conquistar audiências CURSO Conquistar audiências Preparação, comunicação e design de uma mensagem 18 e 19 de outubro de 2018 Porto N.º ação: 01/2018 Curso Conquistar audiências Preparação, comunicação e design de uma mensagem

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 16 de setembro de Série. Número 162

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 16 de setembro de Série. Número 162 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 16 de setembro de 2016 Série Suplemento Sumário SECRETARIA REGIONAL DE AGRICULTURA E PESCAS Despacho n.º 352/2016 Estabelece o procedimento para a

Leia mais

762 Trabalho Social e Orientação

762 Trabalho Social e Orientação 762 Trabalho Social e Orientação Animação de Tempos Livres Destinatários Educadores, Professores, Auxiliares de Acção Educativa e Animadores e técnicos de ATL. Não existentes. Formação Continua. Requisitos

Leia mais

Curso de Especialização de Gestão do Risco e Saúde no Trabalho OHSAS Coordenador: Dr.ª Carla Gomes

Curso de Especialização de Gestão do Risco e Saúde no Trabalho OHSAS Coordenador: Dr.ª Carla Gomes Curso de Especialização de Gestão do Risco e Saúde no Trabalho OHSAS 18001 Coordenador: Dr.ª Carla Gomes Índice Curso de Especialização de Gestão do Risco e Saúde no Trabalho... 3 Duração total... 3 Destinatários...

Leia mais

Vem por este meio a FPTA informar os eventuais interessados na realização do Curso de Treinadores de Tiro com Arco de Grau I.

Vem por este meio a FPTA informar os eventuais interessados na realização do Curso de Treinadores de Tiro com Arco de Grau I. A TODOS OS SÓCIOS COMUNICADO 04/2016 Cruz Quebrada, 17 de fevereiro de 2016 Assunto: Curso de Treinadores de Tiro com Arco de Grau I Vem por este meio a FPTA informar os eventuais interessados na realização

Leia mais

347 Enquadramento na Organização/Empresa

347 Enquadramento na Organização/Empresa 347 Enquadramento na Organização/Empresa Auditor/a Interno/a Destinatários Colaboradores, empresários e responsáveis de organizações que pretendam adquirir conhecimentos e competências na área da auditoria.

Leia mais

Regulamento de Certificação de Técnicos

Regulamento de Certificação de Técnicos Regulamento de Certificação de Técnicos O presente documento estabelece o Regulamento de certificação dos técnicos responsáveis pela instalação, deteção de fugas, recuperação e manutenção ou assistência

Leia mais

FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS EUROPEUS

FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS EUROPEUS FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS EUROPEUS Glossário de conceitos, instrumentos e ferramentas Europeus para os jovens relativos ao emprego, qualificação, aprendizagem, Ensino Dual (WBL) e outros conceitos mencionados

Leia mais

PRODUÇÃO E MARKETING DE EVENTOS

PRODUÇÃO E MARKETING DE EVENTOS PRODUÇÃO E MARKETING DE EVENTOS DESCRIÇÃO O Curso de Produção e Marketing de Eventos foi concebido para dar resposta aos desafios cada vez maiores do mundo dos eventos. Partindo da criação e concepção

Leia mais

CURSO Alimentação vegetariana. 29 de março de 2019 Lisboa

CURSO Alimentação vegetariana. 29 de março de 2019 Lisboa CURSO Alimentação vegetariana 29 de março de 2019 Lisboa N.º ação: 02/2019 Curso Alimentação vegetariana 29 de março de 2019 Lisboa Atualmente, a alimentação vegetariana tem adquirido maior interesse por

Leia mais

Responsável de Recursos Humanos. Descrição das funções VAGA. Unidade: Gestão e Coordenação de Recursos Referência: ECDC/AST/2019/RMC-HRO

Responsável de Recursos Humanos. Descrição das funções VAGA. Unidade: Gestão e Coordenação de Recursos Referência: ECDC/AST/2019/RMC-HRO VAGA Responsável de Recursos Humanos Unidade: Gestão e Coordenação de Recursos Referência: ECDC/AST/2019/RMC-HRO Convidam-se os interessados a apresentar candidaturas para o lugar de agente temporário

Leia mais

O presente regulamento aplica-se às ações de formação, de qualquer tipo e natureza, realizadas no Centro de Formação do Porto de Leixões.

O presente regulamento aplica-se às ações de formação, de qualquer tipo e natureza, realizadas no Centro de Formação do Porto de Leixões. CENTRO DE FORMAÇÃO DO PORTO DE LEIXÕES REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO 1. Âmbito O presente regulamento aplica-se às ações de formação, de qualquer tipo e natureza, realizadas no Centro de Formação

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA FORMAÇÃO

REGULAMENTO GERAL DA FORMAÇÃO REGULAMENTO GERAL DA FORMAÇÃO Av. Elias Garcia, nº 93, 2º andar 1050-097 Lisboa +351 218 056 717 www.kpsa.pt Acompanhe-nos nas nossas redes socias: INTRODUÇÃO O presente documento - Regulamento Geral da

Leia mais

Programa de Formação

Programa de Formação AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS Programa de Formação Nos termos do Código do Direito de Autor, é expressamente proibida a reprodução, no todo ou em parte,

Leia mais

GUIA DE APOIO. Documento aprovado em sede do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros em 13 de janeiro de 2017

GUIA DE APOIO. Documento aprovado em sede do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros em 13 de janeiro de 2017 GUIA DE APOIO Documento aprovado em sede do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros em 13 de janeiro de 2017 Gabinete de Qualificação Avenida António Augusto de Aguiar, 3D 1069-030 Lisboa Email:

Leia mais

Ferramenta de Comunicação com os clientes

Ferramenta de Comunicação com os clientes Ferramenta de Comunicação com os clientes By Citeve Índice 1 Enquadramento... 3 2 Comunicação com o cliente... 3 2.1- Fluxo de pedidos de cliente... 3 2.2- Tratamento de reclamações... 8 2.3 -Avaliação

Leia mais

Como pode a minha empresa aderir os Princípios do Código de Boas Práticas Comerciais na Cadeia Agroalimentar? Lista de verificação rápida para PME

Como pode a minha empresa aderir os Princípios do Código de Boas Práticas Comerciais na Cadeia Agroalimentar? Lista de verificação rápida para PME Como pode a minha empresa aderir os Princípios do Código de Boas Práticas Comerciais na Cadeia Agroalimentar? Lista de verificação rápida para PME Como posso implementar os Princípios do Código de Boas

Leia mais

MANUAL DE APOIO AO UTILIZADOR DA PLATAFORMA DO SISTEMA DE ACREDITAÇÃO

MANUAL DE APOIO AO UTILIZADOR DA PLATAFORMA DO SISTEMA DE ACREDITAÇÃO MANUAL DE APOIO AO UTILIZADOR DA PLATAFORMA DO SISTEMA DE ACREDITAÇÃO O processo de acreditação de entidades formadoras em emergência médica, da responsabilidade do INEM, é totalmente suportado por uma

Leia mais

Reitoria. Universidade do Minho, 27 de julho de 2017.

Reitoria. Universidade do Minho, 27 de julho de 2017. Reitoria Despacho RT - 45/2017 Ao abrigo do disposto no artigo 37.º, número 1, alínea s) e no artigo 54.º, número 2, alínea d) dos Estatutos da Universidade do Minho, homologados pelo Despacho Normativo

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR BALCÃO ÚNICO

MANUAL DO UTILIZADOR BALCÃO ÚNICO MANUAL DO UTILIZADOR BALCÃO ÚNICO Este documento constitui o manual do utilizador do Balcão Único da Ordem dos Engenheiro e descreve as principais funcionalidades e operações/pedidos que poderão ser efetuados

Leia mais

Regulamento do Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola 16.ª Edição 2018/2019

Regulamento do Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola 16.ª Edição 2018/2019 Regulamento do Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola 16.ª Edição 2018/2019 CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola 1. O Prémio Fundação Ilídio Pinho

Leia mais

Projeto de mobilidade para pessoal do ensino escolar

Projeto de mobilidade para pessoal do ensino escolar Projeto de mobilidade para pessoal do ensino escolar Os projetos de mobilidade permitem às escolas proporcionar aos respetivos docentes e outro pessoal educativo oportunidades e incentivos para a aquisição

Leia mais

(ECDC/AD/2015/SRS-GLGS)

(ECDC/AD/2015/SRS-GLGS) Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças Vaga para o lugar de Perito de Alto Nível para Vigilância Geral / Líder de Grupo para Vigilância Geral na Unidade Vigilância e Apoio à Resposta (ECDC/AD/2015/SRS-GLGS)

Leia mais

CURSO Alimentação vegetariana. 21 de setembro de 2018 Porto

CURSO Alimentação vegetariana. 21 de setembro de 2018 Porto CURSO Alimentação vegetariana 21 de setembro de 2018 Porto N.º ação: 01/2018 Curso Alimentação vegetariana 21 de setembro de 2018 Porto Atualmente, a alimentação vegetariana tem adquirido maior interesse

Leia mais

Ficha de Curso SEGURANÇA E QUALIDADE ALIMENTAR DESIGNAÇÃO DURAÇÃO. Percurso de 75 Horas DESTINATÁRIOS

Ficha de Curso SEGURANÇA E QUALIDADE ALIMENTAR DESIGNAÇÃO DURAÇÃO. Percurso de 75 Horas DESTINATÁRIOS DESIGNAÇÃO SEGURANÇA E QUALIDADE ALIMENTAR DURAÇÃO Percurso de 75 Horas DESTINATÁRIOS Activos empregados, com idade igual ou superior a 18 anos, detentores de, pelo menos, o 9.º ano de escolaridade e que

Leia mais

CURSO. Conquistar audiências

CURSO. Conquistar audiências CURSO Conquistar audiências Preparação, comunicação e design de uma mensagem 9 de fevereiro de 2019 Porto N.º ação: 01/2019 Curso Conquistar audiências Preparação, comunicação e design de uma mensagem

Leia mais

Guião orientador Manual de Qualidade da Actividade Formativa

Guião orientador Manual de Qualidade da Actividade Formativa Guião orientador Manual de Qualidade da Actividade Formativa I. INTRODUÇÃO A orientação para a qualidade deve constituir um pressuposto fundamental na actividade das entidades formadoras, traduzida na

Leia mais

CCNP Engenheiro de Redes Cisco. Sobre o curso. Redes e Sistemas - Cisco. Com certificação. Nível: Avançado Duração: 171h

CCNP Engenheiro de Redes Cisco. Sobre o curso. Redes e Sistemas - Cisco. Com certificação. Nível: Avançado Duração: 171h CCNP Engenheiro de Redes Cisco Redes e Sistemas - Cisco Com certificação Nível: Avançado Duração: 171h Sobre o curso Esta Carreira Profissional tem como objetivo proporcionar a obtenção da certificação

Leia mais

Quadro Europeu de Qualificações. um instrumento de transparência e de aprendizagem ao longo da vida

Quadro Europeu de Qualificações. um instrumento de transparência e de aprendizagem ao longo da vida Quadro Europeu de Qualificações um instrumento de transparência e de aprendizagem ao longo da vida Teresa Duarte Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, IP. 22 março de 2013 Quadro

Leia mais

GUIA DO CURSO. Desempenho de Funções de Segurança no Trabalho para o Representante do Empregador

GUIA DO CURSO. Desempenho de Funções de Segurança no Trabalho para o Representante do Empregador GUIA DO CURSO Desempenho de Funções de Segurança no Trabalho para o Representante do Empregador Índice Enquadramento...3 Objectivos e Competências a adquirir...4 Público Alvo e Pré Requisitos...5 Plano

Leia mais

Gerencial Industrial ISO 9000

Gerencial Industrial ISO 9000 Gerencial Industrial ISO 9000 Objetivo: TER UMA VISÃO GERAL DO UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: PADRÃO ISO 9000 Qualidade de Processo Qualidade do produto não se atinge de forma espontânea. A qualidade

Leia mais

REGISTO DE ENTIDADES NA ANPC (Portaria n.º 773/2009, de 21 de julho e Despacho n.º 10738/2011 de 30 de agosto) PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

REGISTO DE ENTIDADES NA ANPC (Portaria n.º 773/2009, de 21 de julho e Despacho n.º 10738/2011 de 30 de agosto) PERGUNTAS MAIS FREQUENTES REGISTO DE ENTIDADES NA ANPC (Portaria n.º 773/2009, de 21 de julho e Despacho n.º 10738/2011 de 30 de agosto) PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. Que entidades devem efetuar o registo na ANPC (Autoridade Nacional

Leia mais