Germinação de Sementes de Alface em Solos Tratados com Diferentes Doses de Vinhaça.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Germinação de Sementes de Alface em Solos Tratados com Diferentes Doses de Vinhaça."

Transcrição

1 Germinação de Sementes de Alface em Solos Tratados com Diferentes Doses de Vinhaça. José Carlos Lopes 1, Maria Auxiliadora A. Geaquinto 1, Márcio Dias Pereira 1 1 Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias (CCA-UFES) Departamento de Fitotecnia, CP 16, , Alegre-ES, sementes@cca.ufes.br RESUMO A vinhaça é o principal resíduo na fabricação do álcool, também conhecida como vinhoto. É composta de matéria orgânica e elementos naturais, principalmente potássio, cálcio e magnésio, que quando aplicada ao solo, causa elevação no ph, podendo provocar variação nos teores de Al trocável. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a germinação de sementes de alface (Lactuca sativa L.) em solos tratados com diferentes doses de vinhaça. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições de 25 sementes. Os solos utilizados foram: argissolo, solo aluvial e solo de mineração de calcário e as concentrações de vinhaça foram: 0 (controle), 15, 30 e 45 ml kg -1, em esquema fatorial 3 X 4 (tipos de solo x doses de vinhaça). Os substratos foram peneirados em peneiras de 2 mm, distribuídos em placas de Petri e feita a semeadura a uma profundidade de 0,5 mm. Os dados foram submetidos a análise estatística e ajustados os modelos de regressão do segundo grau e seus respectivos coeficientes de determinação. As sementes não apresentaram diferença na capacidade germinativa em relação aos tipos de solos utilizados. Entretanto, os dados obtidos nos tratamentos feitos com vinhaça nas doses de 0 e 15 ml evidenciaram como melhores condições para germinação das sementes de alface. Palavras-chaves: Lactuca sativa, resíduo, vigor ABSTRACT Lettuce seed germination in soil treated with different levels of stillage. The stillage is the main residue in the manufacture of the alcohol, also known as stillage. It is composed of organic substance and natural elements, mainly potassium, calcium and magnesium, what applied in the soil cause a rise of ph and alteration in the exchangeable aluminium. The objective this work was to evaluate the lettuce seed germination in the soil treated with different levels of stillage. The experimental design was a completely randomized, with four replictions, in factorial design 3 x 4 (3 soil and 4 levels of stillage). The soils utilized were: argisol, alluvial soil and calcareous mining soil, treated with stillage in the

2 following doses: zero (control), 15, 30 and 45 ml kg -1. The results evidenced that the lettuce seed germination was similar in the three soil utilized and that treatment of soil with zero and 15 ml of stillage presented the best results. Keywords: Lactuca sativa, industrial residue, vigor A alface (Lactuca sativa L.) é uma Cichoriaceae (Compositae), hortaliça mundialmente conhecida, considerada uma das principais espécies cultivadas e consumida em forma de saladas, sendo consumida de norte a sul do Brasil, com maior freqüência em saladas cruas e sanduíches, sendo que as regiões Sul e Sudeste são as maiores consumidoras. As raízes são do tipo pivotante podendo atingir até 60 cm de profundidade, apresentando, porém, ramificações delicadas, finas e curtas. Cerca de 80% do seu sistema radicular explora apenas os primeiros 25 cm do solo (Goto, 1997). É uma planta exigente nas características físicas e químicas do solo. Por ser de ciclo curto e uma hortaliça cuja parte consumida são as folhas, responde ao fornecimento de nitrogênio. O solo ideal para o seu cultivo é o areno-argiloso, rico em matéria orgânica e nutrientes (Filgueira, 2000; Ferreira et al., 1993). O período de germinação-emergência deve ocorrer o mais rápido e uniforme possível, onde se destaca a importância da época de plantio e a preparação do solo que deve ser realizado a assegurar boa aeração, umidade, nivelamento e ausência de patógenos (Castiglioni et. al, 1997). A vinhaça é o principal resíduo na fabricação do álcool, também conhecida como vinhoto (Pereira et. al, 1992). É composta de matéria orgânica e elementos naturais, principalmente potássio, cálcio e magnésio. Resíduo, que despejado nos rios, córregos e lagos torna-se altamente poluente. Entretanto, vários estudos têm sido desenvolvidos objetivando seu aproveitamento como fertilizante, tendo sido verificado que a sua aplicação no solo causa elevação no ph, podendo provocar variações nos teores de Al trocável (Robaina et. al, 1999). O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito de diferentes doses de vinhaça em diferentes tipos de solos na germinação de sementes de alface. MATERIAL E MÉTODOS O experimento foi conduzido no Laboratório de Tecnologia e Análises de Sementes do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA-UFES), em Alegre-ES, com o objetivo de avaliar a germinação de sementes de alface em solos tratados com diferentes doses de vinhaça. Foram utilizadas sementes de alface (Lactuca sativa L.), cultivar babá de verão, adquiridas no comércio local.

3 O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições de 25 sementes. Os solos utilizados foram: argissolo, solo aluvial e solo de mineração de calcário e as concentrações de vinhaça foram: 0 (controle), 15, 30 e 45 ml kg -1, em esquema fatorial 3 X 4 (tipos de solo x doses de vinhaça). Os substratos foram peneirados em peneiras de 2 mm, distribuídos em placas de Petri e feita a semeadura a uma profundidade de 0,5 mm. Os tratamentos foram mantidos em câmara de germinação BOD à temperatura de 20º C. A avaliação do experimento foi feita diariamente a partir da semeadura, onde as plantas germinadas foram anotadas. Foram calculados as porcentagens de germinação e o índice de velocidade de emergência (Maguire 1962), a matéria fresca e seca do sistema radicular e da parte aérea. Os dados foram submetidos a análise estatística e ajustados os modelos de regressão do segundo grau e seus respectivos coeficientes de determinação. RESULTADOS E DISCUSSÃO As Tabelas 1 e 2 mostram os valores em porcentagem de germinação obtidos na primeira e Segunda contagem, respectivamente, das sementes de alface nos três tipos de solos tratados com diferentes doses de vinhaça. Os resultados evidenciam que o argissolo, o solo aluvial e o solo de mineração, em todas as avaliações apresentaram resultados similares, sem haver diferenças significativas nesses parâmetros. Esses resultados sugerem que qualquer dos tipos de solos testados pode ser utilizado na germinação e desenvolvimento inicial de plântulas de alface e que a utilização do solo de mineração de calcário não afetou o processo germinativo das sementes. A utilização de vinhaça no argissolo na dosagem de até 30 ml não afetou a germinação, sendo que a dosagem de 45 ml determinou redução. No solo aluvial e no solo de mineração, somente a dosagem de 15 ml não afetou a germinação e dosagens mais elevadas reduziram significativamente esse parâmetro principalmente no solo de mineração. Não houve germinação na primeira contagem, após quatro dias, na combinação entre o resíduo de mineração de calcário e as doses de 30 e 45 ml. Os melhores valores foram obtidos nas doses de 0 e 15 ml. Pereira et. al. (1992) trabalhando com germinação de sementes de milho em solo tratado com vinhaça, verificaram que as doses de vinhaça não influenciaram a germinação. Também para o crescimento de cana-de-açúcar, as doses de vinhaça não promoveram alterações (Robaina et. al, 1999), discordando dos resultados obtidos no presente trabalho. Com relação à velocidade de emergência das sementes, verificou-se que também foi influenciada diretamente pelos substratos e doses de vinhaça utilizadas, corroborando os resultados encontrados para germinação.

4 Tabela 1: Primeira contagem da germinação (%) de sementes de alface (Lactuca sativa L.) em diferentes, substratos e doses de vinhaça (ml). Alegre-ES, Vinhaça (ml) Argissolo 93 aa 99 Aluvial aa Solo de 97 mineração aa de Calcáreo aa 95 aa 85 aa aa 69 bb 00 bc ba 16 cb 00 bb As medias seguidas pela mesma letra minúscula na linha e maiúscula na coluna, não diferem significativamente ao nível de 5% de probabilidade pelo teste de Tukey. Tabela 2: Germinação final (%) de sementes de alface (Lactuca sativa L.) em diferentes, substratos e doses de vinhaça (ml). Alegre-ES, Vinhaça (ml) Argissolo Aluvial Solo de mineração de CalcárIo 0 96 aa 99 aa 97 aa aa 95 aa 93 ab aa 86 aa 10 bb ba 59 ba 06 bb As medias seguidas pela mesma letra minúscula na linha e maiúscula na coluna, não diferem significativamente ao nível de 5% de probabilidade pelo teste de Tukey

5 Tabela 3: Índice de velocidade de emergência (IVE) de sementes de alface (Lactuca sativa L.) em diferentes, substratos e doses de vinhaça (ml), Laboratório de Tecnologia e Análise de Sementes, CCA-UFES, Alegre-ES, Vinhaça (ml) Argissolo Aluvial Resíduo de Mineração de Calcáreo 0 7,54 aa 1 8,10 aa 8,10 aa 15 7,57 aa 7,29 aa 7,29 aa 30 7,33 aa 5,82 bb 5,82 bc 45 4,29 ba 2,46 cb 2,46 cc 1-As medias seguidas pela mesma letra minúscula na linha e maiúscula na coluna, não diferem significativamente ao nível de 5% de probabilidade pelo teste de Tukey LITERATURA CITADA CASTIGLIONI, V. B. R.; BALLA, A. ; CASTRO, C. ; SILVEIRA, J. M. Fases de desenvolvimento da planta de girasol. Londrina: EMBRAPA-CNPSo, p. (Documentos, 58). FERREIRA, M.E.; CASTELANE, P.D.; CRUZ, M.C.P. Nutrição e adubação de hortaliças. São Paulo: POTAFOS, p. FILGUEIRA, F.A.R. Manual de olericultura, cultura e comercialização de hortaliças. 2.ed. São Paulo: Ceres, v.2, 357p. GOTO, R.; TIVELLI, S.W. (Org.). Produção de hortaliças em ambiente protegido: condições subtropicais. São Paulo: UNESP, 1997.

6 MAGUIRE, J.D. Speed of germination-and in selection and evaluation for seeding emergence and vigor. Crop Science, Madison, v.2, n.2, p , PEREIRA, J.P.; ALVARENGA, E.M.; TOSTES, J.R.P.; FONTES, L.E.F. Efeito da adição de diferentes dosagens de vinhaça a um latossolo vermelho-amarelo distrófico na germinação e vigor de sementes de milho. Revista brasileira de sementes: Brasília, v. 14, n. 2, p , ROBAINA, C.R.P. ; MEDINA, C.C.; GUIMARÃES, M.F.; SILVA, A. A. ; BOSO, W. Estudo da influência da aplicação de diferentes doses de vinhaça no crescimento inicial da cana-deaçúcar (Sacharum spp) em latossolo roxo. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 20, n. 1, p , mar

Germinação de Sementes de Abóbora Jacaré em Solos Tratados com Vinhaça.

Germinação de Sementes de Abóbora Jacaré em Solos Tratados com Vinhaça. Germinação de Sementes de Abóbora Jacaré em Solos Tratados com Vinhaça. José C. Lopes 1 ; Paulo C. Cavatte 1 ; Marninsson A. Araújo 1 ; João B. Zonta 1 1 Universidade Federal do Espírito Santo Centro de

Leia mais

Influência da Adubação Orgânica e com NPK, em Solo de Resíduo de Mineração, na Germinação de Sementes de Amendoim.

Influência da Adubação Orgânica e com NPK, em Solo de Resíduo de Mineração, na Germinação de Sementes de Amendoim. Influência da Adubação Orgânica e com NPK, em Solo de Resíduo de Mineração, na Germinação de Sementes de Amendoim. José C. Lopes ; Renato S. Santos ; Renata Vianna Lima ; Paulo C. Cavatte Universidade

Leia mais

Efeito de diferentes tratamentos e substratos na germinação e desenvolvimento de plântulas de beterraba.

Efeito de diferentes tratamentos e substratos na germinação e desenvolvimento de plântulas de beterraba. Efeito de diferentes tratamentos e substratos na germinação e desenvolvimento de plântulas de beterraba. José C. Lopes 1 ; João B. Zonta; 1 Paulo C. Cavatte 1 1 Universidade Federal do Espírito Santo Centro

Leia mais

EFEITO NA GERMINAÇÃO E O VIGOR DE SEMENTES DE PIMENTÃO(Capsicum annum L.)EM DIFERENTES TIPOS DE SOLOS TRATADO COM HIDROPLAN. ;José C.

EFEITO NA GERMINAÇÃO E O VIGOR DE SEMENTES DE PIMENTÃO(Capsicum annum L.)EM DIFERENTES TIPOS DE SOLOS TRATADO COM HIDROPLAN. ;José C. EFEITO NA GERMINAÇÃO E O VIGOR DE SEMENTES DE PIMENTÃO(Capsicum annum L.)EM DIFERENTES TIPOS DE SOLOS TRATADO COM HIDROPLAN. Ronaldo S. Viana ;José C. Lopes Bolsista, CNPq/PIVIC, Universidade Federal do

Leia mais

Germinação de sementes e desenvolvimento inicial de plântulas de pepino em diferentes tipos de substratos.

Germinação de sementes e desenvolvimento inicial de plântulas de pepino em diferentes tipos de substratos. Germinação de sementes e desenvolvimento inicial de plântulas de pepino em diferentes tipos de substratos. José C. Lopes 1 ; Adilson Caten 1 ; Márcio D. Pereira 1 ; Renata V. Lima 1 ; Luciléa S. Reis 1

Leia mais

Avaliação de Tratamentos Utilizados na Superação de Dormência, em Sementes de Quiabo.

Avaliação de Tratamentos Utilizados na Superação de Dormência, em Sementes de Quiabo. Avaliação de Tratamentos Utilizados na Superação de Dormência, em Sementes de Quiabo. José Carlos Lopes 1 ; Márcio Dias Pereira 1 1 Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias (CCA-UFES)

Leia mais

Efeito da Luz e da Adubação com NPK em Dois Tipos de Solos na Germinação de Sementes e no Desenvolvimento de Plântulas de Cenoura.

Efeito da Luz e da Adubação com NPK em Dois Tipos de Solos na Germinação de Sementes e no Desenvolvimento de Plântulas de Cenoura. Efeito da Luz e da Adubação com NPK em Dois Tipos de Solos na Germinação de Sementes e no Desenvolvimento de Plântulas de Cenoura. José C. Lopes ; Paulo C. Cavatte ; João B. Zonta Universidade Federal

Leia mais

Efeitos de substratos compostos com diferentes tipos de solos sobre a germinação e vigor de sementes de jiló

Efeitos de substratos compostos com diferentes tipos de solos sobre a germinação e vigor de sementes de jiló Efeitos de substratos compostos com diferentes tipos de solos sobre a germinação e vigor de sementes de jiló José C. Lopes 1 ; Priscila A. Lima 1 ; Ronaldo S. Viana 1 Universidade Federal do Espírito Santo

Leia mais

15 AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS SEED E CROP+ EM

15 AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS SEED E CROP+ EM 15 AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS SEED E CROP+ EM ASSOCIAÇÃO COM LOCKER NA CULTURA DA SOJA O objetivo neste trabalho foi avaliar o desempenho dos produtos (Seed e Crop+) e a sua associação com Locker em aplicação

Leia mais

PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA SOB INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E DOSES DE MATERIAL HÚMICO

PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA SOB INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E DOSES DE MATERIAL HÚMICO PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA SOB INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E DOSES DE MATERIAL HÚMICO Edilene Carvalho Santos Marchi 1 ; Giuliano Marchi 1 Carlos Alberto Silva 2 ; Jarso Luiz de Souza Filho 2 ; Marco

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MATERIAL HÚMICO SOBRE A PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA

INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MATERIAL HÚMICO SOBRE A PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MATERIAL HÚMICO SOBRE A PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA Edilene Carvalho Santos Marchi 1 ; Giuliano Marchi 1 Carlos Alberto Silva 2 ; Jarso Luiz de Souza Filho 2 ; Marco

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE ALFACE EM GARÇA S.P

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE ALFACE EM GARÇA S.P AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE ALFACE EM GARÇA S.P CLEMENTE, Luis Felipe Minatel PETILIO, Alexandre Alves JUNIOR, João Celso Collaço PERÃO, Guilherme Henrique SANTOS, Maria Pereira petilio.agro@hotmail.com

Leia mais

RESUMO. EFFECT OF MIXTURE WITH SOIL OF RESIDUES FROM SUGARCANE MILLS ON SEED GERMINATION AND SEEDLING OF PEANUT (Arachis hypogaea L) ABSTRACT

RESUMO. EFFECT OF MIXTURE WITH SOIL OF RESIDUES FROM SUGARCANE MILLS ON SEED GERMINATION AND SEEDLING OF PEANUT (Arachis hypogaea L) ABSTRACT EFEITO DA ADIÇÃO AO SOLO DE DIFERENTES SUBPRODUTOS DA INDÚSTRIA CANAVIEIRA SOBRE A GERMINAÇÃO E FORMAÇÃO DE PLÂNTULAS DO AMENDOIM (Arachis hypogaea L.) Rodrigo Freitas Andrade 1 ; Júlia Greco Ferreira

Leia mais

Efeito do estresse salino no vigor e na germinação das sementes e desenvolvimento inicial de plântulas de cenoura.

Efeito do estresse salino no vigor e na germinação das sementes e desenvolvimento inicial de plântulas de cenoura. Efeito do estresse salino no vigor e na germinação das sementes e desenvolvimento inicial de plântulas de cenoura. José C. Lopes 1 ; Maristela A. Dias 1 1 Universidade Federal do Espírito Santo Centro

Leia mais

Efeito do estresse hídrico e térmico na germinação e crescimento de plântulas de cenoura

Efeito do estresse hídrico e térmico na germinação e crescimento de plântulas de cenoura Efeito do estresse hídrico e térmico na germinação e crescimento de plântulas de cenoura Marcelo Cleón de C. Silva, André Fernando A. Medeiros, Stefânia C. Magalhães, Rafael Gomes Viana UFV, Depto. de

Leia mais

GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE MELANCIA EM DIFERENTES TEMPERATURAS 1. INTRODUÇÃO

GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE MELANCIA EM DIFERENTES TEMPERATURAS 1. INTRODUÇÃO GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE MELANCIA EM DIFERENTES TEMPERATURAS ANDRESSA PITOL 1 ; LUANA CAROLINA WEBER 2 ; CARLOS EDUARDO DA SILVA PEDROSO 3 1 Universidade Federal de Pelotas / UFPel andressapitol@yahoo.com.br

Leia mais

DESEMPENHO DE SEMENTES DE ALGODÃO SUBMETIDAS A DIFERENTES TIPOS DE ESTRESSES 1

DESEMPENHO DE SEMENTES DE ALGODÃO SUBMETIDAS A DIFERENTES TIPOS DE ESTRESSES 1 DESEMPENHO DE SEMENTES DE ALGODÃO SUBMETIDAS A DIFERENTES TIPOS DE ESTRESSES 1 Fabio Mattioni (UFMT/ fmattioni@yahoo.com.br), Maria Cristina de Figueiredo e Albuquerque (UFMT), Sebastião Carneiro Guimarães

Leia mais

INFLUÊNCIA DA GERMINAÇÃO DA SEMENTE E DA DENSIDADE DE SEMEADURA NO ESTABELECIMENTO DO ESTANDE E NA PRODUTIVIDADE DE MILHO 1

INFLUÊNCIA DA GERMINAÇÃO DA SEMENTE E DA DENSIDADE DE SEMEADURA NO ESTABELECIMENTO DO ESTANDE E NA PRODUTIVIDADE DE MILHO 1 1 INFLUÊNCIA DA GERMINAÇÃO DA SEMENTE E DA DENSIDADE DE SEMEADURA NO ESTABELECIMENTO DO ESTANDE E NA PRODUTIVIDADE DE MILHO 1 CLAUDINEI ANDREOLI 2, RAMIRO V. ANDRADE 2, SÉRGIO A. ZAMORA 3, MONICA GORDON

Leia mais

Causas de GL IVE TMG PGER IVE TMG PGER

Causas de GL IVE TMG PGER IVE TMG PGER Efeito Alelopático do Óleo Essencial de Citronela (Cymbopogon winterianus) Sobre a Germinação de Sementes de Picão-Preto e de Milho em Diferentes Épocas de Aplicação. MARIA LITA PADINHA CORREA 1, ANA PAULA

Leia mais

Efeito da adubação química, orgânica e organo-química no acúmulo de nitrato em alface produzida no Distrito Federal.

Efeito da adubação química, orgânica e organo-química no acúmulo de nitrato em alface produzida no Distrito Federal. Efeito da adubação química, orgânica e organo-química no acúmulo de nitrato em alface produzida no Distrito Federal. Jailu Ferreira Pires 1 ; Ana Maria R. Junqueira 1 ; Sebastião Alberto de Oliveira 1

Leia mais

Diferentes Temperaturas E Substratos Para Germinação De Sementes De Mimosa caesalpiniifolia Benth

Diferentes Temperaturas E Substratos Para Germinação De Sementes De Mimosa caesalpiniifolia Benth Diferentes Temperaturas E Substratos Para Germinação De Sementes De Mimosa caesalpiniifolia Benth Narjara Walessa Nogueira (1) ; Rômulo Magno Oliveira de Freitas (1) ; Maria Clarete Cardoso Ribeiro (2)

Leia mais

Doses de potássio na produção de sementes de alface.

Doses de potássio na produção de sementes de alface. 1 Doses de potássio na produção de sementes de alface. Cristiaini Kano 1 ; Andréa Reiko Oliveira Higuti 1 ; Antonio Ismael Inácio Cardoso 1 ; Roberto Lyra Villas Bôas 2 1 UNESP FCA Depto Produção Vegetal,

Leia mais

Germinação e Vigor de Sementes de Brócolos Sob Influência dos Diferentes Substratos

Germinação e Vigor de Sementes de Brócolos Sob Influência dos Diferentes Substratos Germinação e Vigor de Sementes de Brócolos Sob Influência dos Diferentes Substratos Germination and vigor of broccoli seeds Under Influence of Different Substrates LOPES, José Carlos. MAURI, Janaina. FREITAS,

Leia mais

LONGEVIDADE DE SEMENTES DE Crotalaria juncea L. e Crotalaria spectabilis Roth EM CONDIÇÕES NATURAIS DE ARMAZENAMENTO

LONGEVIDADE DE SEMENTES DE Crotalaria juncea L. e Crotalaria spectabilis Roth EM CONDIÇÕES NATURAIS DE ARMAZENAMENTO LONGEVIDADE DE SEMENTES DE Crotalaria juncea L. e Crotalaria spectabilis Roth EM CONDIÇÕES NATURAIS DE ARMAZENAMENTO Odilon Peixoto de Morais Júnior 1, Vladimir Sperandio Porto 1, Daniela Cleide Azevedo

Leia mais

16 EFEITO DA APLICAÇÃO DO FERTILIZANTE FARTURE

16 EFEITO DA APLICAÇÃO DO FERTILIZANTE FARTURE 16 EFEITO DA APLICAÇÃO DO FERTILIZANTE FARTURE EM RELAÇÃO AO FORMULADO PADRÃO O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho do fertilizante Farture (00-12-12) em diferentes dosagens em relação ao

Leia mais

Umedecimento de substratos na germinação de sementes de repolho

Umedecimento de substratos na germinação de sementes de repolho Umedecimento de substratos na germinação de sementes de repolho Gabriel P. Silva 1 (IC) *, Angélica Daiane L. do Prado 1 (PG), Luiz Roberto S. G. Fernandes 1 (IC), Cleiton G. S. Benett 1 (PQ), Katiane

Leia mais

Influência do número de horas de envelhecimento acelerado sobre o vigor de sementes de cenoura.

Influência do número de horas de envelhecimento acelerado sobre o vigor de sementes de cenoura. Influência do número de horas de envelhecimento acelerado sobre o vigor de sementes de cenoura. 1 João Carlos Athanázio 1 ; Audiléia Rocha de Oliveira 1 ; Rui Alberto Barros Jr 1. 1 Universidade Estadual

Leia mais

Emergência de Pimenta sob o Aumento da Concentração de CO 2

Emergência de Pimenta sob o Aumento da Concentração de CO 2 Emergência de Pimenta sob o Aumento da Concentração de CO 2 Edineide Eliza de Magalhães 1 ; Francislene Angelotti 2 ; Ana Rosa Peixoto 3 ; Giselle Pinheiro 3 ; Heraldo Alves Fernandes 4 ; Armando Pereira

Leia mais

Respostas produtivas de rúcula em função do espaçamento e tipo de muda produzida em bandejas contendo duas ou quatro plântulas por célula

Respostas produtivas de rúcula em função do espaçamento e tipo de muda produzida em bandejas contendo duas ou quatro plântulas por célula Respostas produtivas de rúcula em função do espaçamento e tipo de muda produzida em bandejas contendo duas ou quatro plântulas por célula Marie Yamamoto Reghin; Rosana Fernandes Otto; Jean Ricardo Olinik;

Leia mais

Teores de nutrientes na folha da alface em sistema consorciado com cenoura em faixa sob diferentes densidades populacionais das culturas componentes

Teores de nutrientes na folha da alface em sistema consorciado com cenoura em faixa sob diferentes densidades populacionais das culturas componentes Teores de nutrientes na folha da alface em sistema consorciado com cenoura em faixa sob diferentes densidades populacionais das culturas componentes Francisco Bezerra Neto¹; Aurélio Paes Barros Júnior;

Leia mais

050-Índice de velocidade de emergência e porcentagem de emergência de mudas de cultivares de pimentão em sistema orgânico

050-Índice de velocidade de emergência e porcentagem de emergência de mudas de cultivares de pimentão em sistema orgânico Resumos do III Seminário de Agroecologia de MS 050-Índice de velocidade de emergência e porcentagem de emergência de mudas de cultivares de pimentão em sistema orgânico Emergence rate and percentage of

Leia mais

Priscilla Nátaly de Lima Silva 1, Edílson Costa 2

Priscilla Nátaly de Lima Silva 1, Edílson Costa 2 DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE GUAVIRA EM FUNÇÃO DE DIFERENTES AMBIENTES E SUBSTRATOS Priscilla Nátaly de Lima Silva 1, Edílson Costa 2 1 Estudante do curso de agronomia, Bolsista PIBIC-CNPq, Universidade

Leia mais

Viabilidade produtiva de cenoura em cultivo solteiro e consorciado com rúcula e alface em Mossoró-RN.

Viabilidade produtiva de cenoura em cultivo solteiro e consorciado com rúcula e alface em Mossoró-RN. Viabilidade produtiva de cenoura em cultivo solteiro e consorciado com rúcula e alface em Mossoró-RN. Eliane Queiroga de Oliveira 1 ; Francisco Bezerra Neto 2 ; Maria Zuleide de Negreiros 2 ; Leilson Costa

Leia mais

PROPAGAÇÃO DE SEMENTES DE TAMARINDO EM FUNÇÃO DE DIFERENTES AMBIENTES E SUBSTRATO NA INTERFACE CERRADO-PANTANAL SUL-MATOGROSSENSE

PROPAGAÇÃO DE SEMENTES DE TAMARINDO EM FUNÇÃO DE DIFERENTES AMBIENTES E SUBSTRATO NA INTERFACE CERRADO-PANTANAL SUL-MATOGROSSENSE PROPAGAÇÃO DE SEMENTES DE TAMARINDO EM FUNÇÃO DE DIFERENTES AMBIENTES E SUBSTRATO NA INTERFACE CERRADO-PANTANAL SUL-MATOGROSSENSE Antonio Flávio Arruda Ferreira 1 ; Edilson Costa 2 1 Estudante do Curso

Leia mais

18 PRODUTIVIDADE DA SOJA EM FUNÇÃO DA

18 PRODUTIVIDADE DA SOJA EM FUNÇÃO DA 18 PRODUTIVIDADE DA SOJA EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE MACRONUTRIENTES EM PÓS- EMERGÊNCIA DA CULTURA O objetivo neste trabalho foi avaliar a aplicação de macronutrientes de diversas fontes e épocas de aplicação

Leia mais

17 EFEITO DA APLICAÇÃO DE MICRONUTRIENTES NA

17 EFEITO DA APLICAÇÃO DE MICRONUTRIENTES NA 17 EFEITO DA APLICAÇÃO DE MICRONUTRIENTES NA PRODUTIVIDADE DA SOJA O objetivo deste experimento foi avaliar a resposta do programa nutricional via foliar recomendado pela microquímica na cultura da soja

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO SAFRA 2014/15

BOLETIM TÉCNICO SAFRA 2014/15 1 08 DOSES E MÉTODOS DE APLICAÇÃO DE FÓSFORO NA CULTURA DA SOJA Objetivo Avaliar o efeito de diferentes doses e métodos de aplicação de fósforo na cultura da soja em Lucas do Rio Verde, MT. BOLETIM TÉCNICO

Leia mais

Influência de diferentes níveis de uréia no comportamento da alface, cv. Elba em ambiente protegido.

Influência de diferentes níveis de uréia no comportamento da alface, cv. Elba em ambiente protegido. Influência de diferentes níveis de uréia no comportamento da alface, cv. Elba em ambiente protegido. Francisco Rodrigues Leal 1 ; Marivalda Macêdo Veras 2 ; Orlando Cruz Cardoso 2 e Francisco da Chaga

Leia mais

11 EFEITO DA APLICAÇÃO DE FONTES DE POTÁSSIO NO

11 EFEITO DA APLICAÇÃO DE FONTES DE POTÁSSIO NO 11 EFEITO DA APLICAÇÃO DE FONTES DE POTÁSSIO NO ESTÁDIO R3 DA SOJA EM LUCAS DO RIO VERDE, MT O objetivo neste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de diferentes fontes de potássio aplicados no estádio

Leia mais

Teor de N, P e K em alface-americana em função da aplicação de nitrogênio e potássio em adubação de cobertura, nas condições de inverno.

Teor de N, P e K em alface-americana em função da aplicação de nitrogênio e potássio em adubação de cobertura, nas condições de inverno. Teor de N, P e K em alface-americana em função da aplicação de nitrogênio e potássio em adubação de cobertura, nas condições de inverno. Jony Eishi Yuri 1 ; Cleber Lázaro Rodas 2 ; Rovilson José de Souza

Leia mais

¹Universidade Federal do Ceará - Depto. de Fitotecnia - C.P. 6012, CEP , Fortaleza-CE.

¹Universidade Federal do Ceará - Depto. de Fitotecnia - C.P. 6012, CEP , Fortaleza-CE. Efeito alelopático do óleo essencial de alecrim pimenta (Lippia sidoidis) sobre a germinação de sementes de picão-preto e de soja em diferentes épocas de aplicação e concentrações. MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO 2015/16

BOLETIM TÉCNICO 2015/16 1 01 AVALIAÇÃO DE CULTIVAR TECNOLOGIA RR (Roundu Objetivo Avaliar diferentes cultivares de soja com tecnologia RR (Roundup Ready) em duas épocas de semeadura em Lucas do Rio Verde MT. BOLETIM TÉCNICO 2015/16

Leia mais

Efeito do esterco no crescimento inicial de mudas de Sterculia foetida L.

Efeito do esterco no crescimento inicial de mudas de Sterculia foetida L. http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.19-647-1 Efeito do esterco no crescimento inicial de mudas de Sterculia foetida L. Luan H. B. de Araújo 1, Camila C. da Nóbrega 1, Mary A. B. de Carvalho

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO 2015/16

BOLETIM TÉCNICO 2015/16 1 04 EFEITO DE DIFERENTES POPULAÇÕES DE PLANTA SOJA Objetivo Avaliar a produtividade e atributos agronômicos de três cultivares de soja com hábitos de crescimento distintos em dois espaçamentos entre linhas

Leia mais

PERÍODO CRÍTICO DE COMPETIÇÃO DAS PLANTAS DANINHAS NA BRS ENERGIA EM DUAS DENSIDADES DE PLANTIO

PERÍODO CRÍTICO DE COMPETIÇÃO DAS PLANTAS DANINHAS NA BRS ENERGIA EM DUAS DENSIDADES DE PLANTIO Página 1430 PERÍODO CRÍTICO DE COMPETIÇÃO DAS PLANTAS DANINHAS NA BRS ENERGIA EM DUAS DENSIDADES DE PLANTIO Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão 1, Gibran da Silva Alves 2, José Félix de Brito Neto 1, Lígia

Leia mais

DESEMPENHO DE CULTIVARES DE MINI ALFACE CRESPA QUANTO À COBERTURA DO SOLO E ESPAÇAMENTO, EM TRÊS ÉPOCAS DE SEMEADURA

DESEMPENHO DE CULTIVARES DE MINI ALFACE CRESPA QUANTO À COBERTURA DO SOLO E ESPAÇAMENTO, EM TRÊS ÉPOCAS DE SEMEADURA CASTOLDI Desempenho R; ANDRÉ de cultivares EA; CHARLO de mini HCO; alface BRAZ crespa LT. quanto Desempenho à cobertura de cultivares do solo e de espaçamento, mini alface crespa em três quanto épocas

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO 2015/16

BOLETIM TÉCNICO 2015/16 1 07 EFEITO DA SEMEADUR DIFERENTES ÉPOCAS E PLANTAS EM LUCAS DO RI Objetivo Avaliar o desempenho e atributos agronômicos da cultivar P98Y30 RR em três épocas de semeadura e populações de plantas em Lucas

Leia mais

EFEITO DA ADUBAÇÃO BORATADA NO DESEMPENHO PRODUTIVO DE GIRASSOL

EFEITO DA ADUBAÇÃO BORATADA NO DESEMPENHO PRODUTIVO DE GIRASSOL EFEITO DA ADUBAÇÃO BORATADA NO DESEMPENHO PRODUTIVO DE GIRASSOL Nome dos autores: Emerson de Castro Ferraz 1 ; Wembles Ribeiro dos Santos 1 ; Stefany Gregory Moura 1 ; Juara Leme de Oliveira 1 ; Adão Felipe

Leia mais

Tipos de Bandejas e Número de Sementes por Célula Sobre o Desenvolvimento e Produtividade de Rúcula.

Tipos de Bandejas e Número de Sementes por Célula Sobre o Desenvolvimento e Produtividade de Rúcula. Tipos de Bandejas e Número de Sementes por Célula Sobre o Desenvolvimento e Produtividade de Rúcula. Luis Felipe V. Purquerio 1, Ary Gertes Carneiro Jr. 1, Rumy Goto 1. 1 UNESP-FCA, Depto. Produção Vegetal/Horticultura,

Leia mais

PRODUÇÃO DE MUDAS DE DUAS CULTIVARES DE TOMATE (Lycopersicon Esculentum MILL.) EM FUNÇÃO DE DIFERENTES SUBSTRATOS. Apresentação: Pôster

PRODUÇÃO DE MUDAS DE DUAS CULTIVARES DE TOMATE (Lycopersicon Esculentum MILL.) EM FUNÇÃO DE DIFERENTES SUBSTRATOS. Apresentação: Pôster PRODUÇÃO DE MUDAS DE DUAS CULTIVARES DE TOMATE (Lycopersicon Esculentum MILL.) EM FUNÇÃO DE DIFERENTES SUBSTRATOS Apresentação: Pôster Talytha Ravenna de Melo Souza 1 ; Keila Mourão Lima 2 ; Lorenna kamila

Leia mais

TÍTULO: INFLUÊNCIA DE SUBSTRATOS ALTERNATIVOS E DE BANDEJAS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE.

TÍTULO: INFLUÊNCIA DE SUBSTRATOS ALTERNATIVOS E DE BANDEJAS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE. TÍTULO: INFLUÊNCIA DE SUBSTRATOS ALTERNATIVOS E DE BANDEJAS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE

Leia mais

BIOCARVÃO COMO COMPLEMENTO NO SUBSTRATO PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATE CEREJA

BIOCARVÃO COMO COMPLEMENTO NO SUBSTRATO PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATE CEREJA BIOCARVÃO COMO COMPLEMENTO NO SUBSTRATO PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATE CEREJA Lucas Gomes de Souza 1, Francisco Lopes Evangelista 2, Gabriel José Lima da Silveira 3, Susana Churka Blum 4 Resumo: O

Leia mais

Produção de Mudas de Melancia em Bandejas sob Diferentes Substratos.

Produção de Mudas de Melancia em Bandejas sob Diferentes Substratos. Produção de Mudas de Melancia em Bandejas sob Diferentes. Jean de Oliveira Souza¹; Leilson Costa Grangeiro¹; Francisco Bezerra Neto¹; Aurélio Paes Barros Júnior¹; Maria Zuleide de Negreiros¹; Cosme Jales

Leia mais

Efeitos da adubação com cloreto de potássio em cobertura na produção de alface tipo americana.

Efeitos da adubação com cloreto de potássio em cobertura na produção de alface tipo americana. Efeitos da adubação com cloreto de potássio em cobertura na produção de alface tipo americana. Breno Gonçalves Ferreira 1 ; Moisés da Cruz Alves 1 ; Jony Eishi Yuri 1 1 UNINCOR Curso de Agronomia, Três

Leia mais

Germinação de sementes de imbiruçú em diferentes condições de luz.

Germinação de sementes de imbiruçú em diferentes condições de luz. Germinação de sementes de imbiruçú em diferentes condições de luz. Elaine da Silva Ladeia 1 ; Maria de Fátima Barbosa Coelho 2 1,2 UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso. Departamento de Fitotecnia.

Leia mais

Enriquecimento de substrato com adubação NPK para produção de mudas de tomate

Enriquecimento de substrato com adubação NPK para produção de mudas de tomate Enriquecimento de substrato com adubação NPK para produção de mudas de tomate Paulo Ricardo Cambraia (1) ; Sheila Isabel do Carmo Pinto (2) (1) Estudante de Agronomia do IFMG-Bambuí. (2) Professor Orientador

Leia mais

Resumos do IX Congresso Brasileiro de Agroecologia Belém/PA a

Resumos do IX Congresso Brasileiro de Agroecologia Belém/PA a Resumos do IX Congresso Brasileiro de Agroecologia Belém/PA 28.09 a 01.10.2015 Acúmulo de massa fresca e seca de plântulas de tomate em função dos diferentes tipos de substratos utilizados Fresh and dry

Leia mais

RESUMO. ABSTRACT Effect of lettuce seedlings type arranged in differents plants density on lettuce crop

RESUMO. ABSTRACT Effect of lettuce seedlings type arranged in differents plants density on lettuce crop Efeito dos tipos de mudas de alface arranjados em diferentes densidades no rendimento da cultura Marie Yamamoto Reghin 1 ; Rosana Fernandes Otto 1 ; Carlos Felipe Stülp Jacoby 2 ; Jean Ricardo Olinik 2

Leia mais

Substratos orgânicos para mudas de hortaliças produzidos a partir da compostagem de cama de cavalo

Substratos orgânicos para mudas de hortaliças produzidos a partir da compostagem de cama de cavalo Substratos orgânicos para mudas de hortaliças produzidos a partir da compostagem de cama de cavalo Marcelo Roberto Gomes dos Santos (1) ; Milene da Silva Soares (2) ; Marco Antonio de Almeida Leal (3)

Leia mais

Resposta da batata-doce a K 2 O em solo arenoso com baixo teor de potássio

Resposta da batata-doce a K 2 O em solo arenoso com baixo teor de potássio Resposta da batata-doce a K 2 O em solo arenoso com baixo teor de potássio Carlos Henrique de Brito 2 ; Ademar P. de Oliveira 1 ; Adriana Ursulino Alves 2 ; Carina Seixas M. Dorneles 2 ; João F. dos Santos

Leia mais

APLICAÇÃO DE SULFATO DE AMÔNIO COMO FONTE DE NITROGÊNIO NA CULTURA DA ALFACE

APLICAÇÃO DE SULFATO DE AMÔNIO COMO FONTE DE NITROGÊNIO NA CULTURA DA ALFACE APLICAÇÃO DE SULFATO DE AMÔNIO COMO FONTE DE NITROGÊNIO NA CULTURA DA ALFACE 1 INTRODUÇÃO A alface (Lactuca sativa L.) pertence à família Asteraceae, antiga Compositae. É uma planta anual, folhosa, florescendo

Leia mais

Efeito do tamanho e do peso específico na qualidade fisiológica de sementes de pinhão-manso (Jatropha curcas L.)

Efeito do tamanho e do peso específico na qualidade fisiológica de sementes de pinhão-manso (Jatropha curcas L.) Efeito do tamanho e do peso específico na qualidade fisiológica de sementes de pinhão-manso (Jatropha curcas L.) Gabriel Moraes Costa (1), Roberto Fontes Araujo (2), Eduardo Fontes Araujo (3), João Batista

Leia mais

Uso de fertilizante na semente do trigo

Uso de fertilizante na semente do trigo Trabalho de conclusão de curso Uso de fertilizante na semente do trigo Acadêmica: Andréia Moretto Sandri Orientadora: Drª. Ana Paula Morais Mourão Simonetti *O trigo (Triticum aestivum L.) é uma planta

Leia mais

Qualidade de mudas de melão produzidas com diferentes substratos.

Qualidade de mudas de melão produzidas com diferentes substratos. Qualidade de mudas de melão produzidas com diferentes substratos. Carlos Alberto Aragão; Patrício Ferreira Batista; Mayara Milena da Luz Pires; Anamaria Ribeiro Pereira Ramos. UNEB/ Departamento de Tecnologia

Leia mais

em função da umidade e rotação de colheita

em função da umidade e rotação de colheita 11 em função da umidade e rotação de colheita SOUZA, L.S.N. de 1 ; BARBOSA, C.A.C. 2 ; HENNING, A.A. 3 ; KRZYZANOWSKI, F.C. 3 ; HENNING, F.A. 3 ; CONTE, O. 3 1 UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Londrina,

Leia mais

ANÁLISE DO TECIDO VEGETAL DO PINHÃO MANSO, SUBMETIDOS A FONTES E DOSES DE FERTILIZANTES

ANÁLISE DO TECIDO VEGETAL DO PINHÃO MANSO, SUBMETIDOS A FONTES E DOSES DE FERTILIZANTES ANÁLISE DO TECIDO VEGETAL DO PINHÃO MANSO, SUBMETIDOS A FONTES E DOSES DE FERTILIZANTES Andréia de Sousa Guimarães 1, Napoleão Esberard de Macedo Beltrão 2 1 UFPB, asgbio@yahoo.com.br, 2 Embrapa Algodão,

Leia mais

Produção de cultivares de almeirão, em hidroponia, em função das concentrações de ferro na solução nutritiva.

Produção de cultivares de almeirão, em hidroponia, em função das concentrações de ferro na solução nutritiva. Produção de cultivares de almeirão, em hidroponia, em função das concentrações de ferro na solução nutritiva. Mariana Marotti Corradi 1 ; Rodrigo Luiz Cavarianni; André May; Arthur Bernardes Cecílio Filho.

Leia mais

Doses de Fósforo na Produção de Sementes de Alface.

Doses de Fósforo na Produção de Sementes de Alface. Doses de Fósforo na Produção de Sementes de Alface. Cristiaini Kano 1 ; Antonio Ismael Inácio Cardoso 1 ; Roberto Lyra Villas Bôas 2 1 UNESP FCA Depto Produção Vegetal, C. Postal 237, 18603-970, Botucatu,

Leia mais

Seleção de Variedades de Cana-deaçúcar com Capacidade de Penetração de Raízes em Horizontes Coesos de Argissolos de Tabuleiros Costeiros

Seleção de Variedades de Cana-deaçúcar com Capacidade de Penetração de Raízes em Horizontes Coesos de Argissolos de Tabuleiros Costeiros 14 II Seminário de iniciação científica e pós - graduação da Embrapa Tabuleiros Costeiros Seleção de Variedades de Cana-deaçúcar com Capacidade de Penetração de Raízes em Horizontes Coesos de Argissolos

Leia mais

RESÍDUOS ORGÂNICOS ORIUNDOS DA AMAZÔNIA TOCANTINA PARA UTILIZAÇÃO EM SUBSTRATOS EM MUDAS DE ALFACE

RESÍDUOS ORGÂNICOS ORIUNDOS DA AMAZÔNIA TOCANTINA PARA UTILIZAÇÃO EM SUBSTRATOS EM MUDAS DE ALFACE RESÍDUOS ORGÂNICOS ORIUNDOS DA AMAZÔNIA TOCANTINA PARA UTILIZAÇÃO EM SUBSTRATOS EM MUDAS DE ALFACE ORGANIC WASTE FROM AMAZONIA TOCANTINA IN SUBSTRATES IN LETCHUGA SEEDLINGS Breno Pinheiro Barra (1) Meirevalda

Leia mais

APLICAÇÃO DE DIFERENTES DOSES DE ARAD, FOSFORITA ALVORADA E SUPERFOSFATO TRIPLO EM SOLOS ÁCIDOS E SOLOS CORRIGIDOS

APLICAÇÃO DE DIFERENTES DOSES DE ARAD, FOSFORITA ALVORADA E SUPERFOSFATO TRIPLO EM SOLOS ÁCIDOS E SOLOS CORRIGIDOS APLICAÇÃO DE DIFERENTES DOSES DE ARAD, FOSFORITA ALVORADA E SUPERFOSFATO TRIPLO EM SOLOS ÁCIDOS E SOLOS CORRIGIDOS DIFFERENT DOSES OF ARAD PHOSPHATE, ALVORADA PHOSPHORITE AND TRIPLE SUPERPHOSPHATED APPLICATIONS

Leia mais

TÍTULO: EFICÁCIA DO BIOLÓGICO BACILLUS SUBTILIS QST-713 NO CONTROLE DE NEMATÓIDE- DE- GALHAS NA CULTURA DO ALFACE

TÍTULO: EFICÁCIA DO BIOLÓGICO BACILLUS SUBTILIS QST-713 NO CONTROLE DE NEMATÓIDE- DE- GALHAS NA CULTURA DO ALFACE TÍTULO: EFICÁCIA DO BIOLÓGICO BACILLUS SUBTILIS QST-713 NO CONTROLE DE NEMATÓIDE- DE- GALHAS NA CULTURA DO ALFACE CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS INSTITUIÇÃO:

Leia mais

EFEITO DE DIFERENTES SUBSTRATOS E LUZ NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE BUCHA DOS PAULISTAS

EFEITO DE DIFERENTES SUBSTRATOS E LUZ NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE BUCHA DOS PAULISTAS EFEITO DE DIFERENTES SUBSTRATOS E LUZ NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE BUCHA DOS PAULISTAS JOSÉ C. LOPES 1 ; CAROLINA M. P. SOUZA 2 1 Centro Ciências Agrárias -UFES, Depto Fitotecnia, CP 16, 29500-000 Alegre-ES.

Leia mais

13 AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE NUTRIÇÃO VIA

13 AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE NUTRIÇÃO VIA 13 AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE NUTRIÇÃO VIA FOLIAR APLICADOS NA SOJA EM LUCAS DO RIO VERDE, MT O objetivo neste trabalho foi testar e avaliar o programa de nutrição foliar recomendado pela empresa Helena

Leia mais

Palavras-chave: Capacidade de armazenamento; Sementes; Germinação.

Palavras-chave: Capacidade de armazenamento; Sementes; Germinação. AVALIAÇÃO DA EMERGÊNCIA DO BRACHIARIA HUMIDICOLA, EM DUAS CONDIÇÕES HÍDRICAS E DIFERENTES TIPOS DE SOLOS. Marconis Lima de BESSA* 1, Elton Henrique SANTANA 1, Gentil Cavalheiro ADORIAN 1, Illys Janes Alves

Leia mais

EFEITOS DA FERTILIZAÇÃO COM NITROGÊNIO E POTÁSSIO FOLIAR NO DESENVOLVIMENTO DO FEIJOEIRO NO MUNICÍPIO DE INCONFIDENTES- MG.

EFEITOS DA FERTILIZAÇÃO COM NITROGÊNIO E POTÁSSIO FOLIAR NO DESENVOLVIMENTO DO FEIJOEIRO NO MUNICÍPIO DE INCONFIDENTES- MG. EFEITOS DA FERTILIZAÇÃO COM NITROGÊNIO E POTÁSSIO FOLIAR NO DESENVOLVIMENTO DO FEIJOEIRO NO MUNICÍPIO DE INCONFIDENTES- MG. Vinícius P. CAMPAGNOLI 1 ; Marcus Vinicius S. TAVARES 1 ; Cleber K. de SOUZA

Leia mais

RESULTADOS E DISCUSSÃO

RESULTADOS E DISCUSSÃO RESUMO A alface é a hortaliça folhosa de maior valor comercial cultivada, apresenta alto teor de vitaminas A, B e C, além de cálcio, fósforo, potássio e outros minerais. O desempenho de qualquer cultura

Leia mais

Produção de alface americana em função de doses de potássio. Estudo preliminar.

Produção de alface americana em função de doses de potássio. Estudo preliminar. Produção de alface americana em função de doses de potássio. Estudo preliminar. Santino Seabra Jr 1 ; Juliana Gadum; Luis Felipe Villani Purquerio; Eduardo Elias Orian; Roberto Lyra Villas Boas; Norberto

Leia mais

Resposta da Cultura do Milho Cultivado no Verão a Diferentes Quantidades de Calcário e Modos de Incorporação

Resposta da Cultura do Milho Cultivado no Verão a Diferentes Quantidades de Calcário e Modos de Incorporação XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Resposta da Cultura do Milho Cultivado no Verão a Diferentes Quantidades de Calcário e Modos de Incorporação Marcelo

Leia mais

AVALIAÇÃO DE SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS ORGÂNICAS DE ALFACE CRESPA

AVALIAÇÃO DE SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS ORGÂNICAS DE ALFACE CRESPA AVALIAÇÃO DE SUBSTRATOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS ORGÂNICAS DE ALFACE CRESPA Ceres C. SÁLVIO 1 ; Ingrid A. da SILVA 2 ; Luís G. M. dos SANTOS 3, Nivaldo F. PEREIRA 4 RESUMO O presente trabalho teve como objetivo

Leia mais

Fontes e Parcelamento de Nitrogênio na Produtividade da Alface.

Fontes e Parcelamento de Nitrogênio na Produtividade da Alface. Fontes e Parcelamento de Nitrogênio na Produtividade da Alface. Francisco Nóbrega dos Santos 1 ; Andréa Salgueiro Rodrigues 1 ; José Ribamar Gusmão Araújo 1 ; Moisés Rodrigues Martins 1 ; Ana Maria Silva

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 DESEMPENHO DE SEMENTES DE ARROZ IRRIGADO PRODUZIDAS EM LEOPOLDINA COM DIFERENTES DOSES DE SILÍCIO BRUNO OLIVEIRA CARVALHO 1, ANTÔNIO RODRIGUES VIEIRA 2, JOÃO ALMIR OLIVEIRA 3, RENATO MENDES GUIMARÃES 4,

Leia mais

RESPOSTA DA RÚCULA EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO POTÁSSICA

RESPOSTA DA RÚCULA EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO POTÁSSICA RESPOSTA DA RÚCULA EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO POTÁSSICA Anna Yanka De Oliveira Santos 1 ; Martiliana Mayani Freire 2 ; Éric George Morais 3 ; Ellen Rachel Evaristo de Morais 4 ; Gualter Guenther Costa da Silva

Leia mais

INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE SEMEADURA NA CULTURA DO FEIJÃO

INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE SEMEADURA NA CULTURA DO FEIJÃO INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE SEMEADURA NA CULTURA DO FEIJÃO Simone Vogt 1 ; Lucia Helena Weis 1 ; Ricardo Schmitz 2. Palavras-chave: Deposição de Sementes, Phaseolus vulgaris L., Avaliação do Desempenho,

Leia mais

Utilização do Bagaço de Cana-de-Açúcar Moído na Formação de Mudas da Alface (Lactuca sativa L.).

Utilização do Bagaço de Cana-de-Açúcar Moído na Formação de Mudas da Alface (Lactuca sativa L.). 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Utilização do Bagaço de Cana-de-Açúcar Moído na Formação de Mudas da Alface

Leia mais

ENCAPSULAÇÃO DE SEMENTES DE ALGODÃO HERBÁCEO (Gossypium hirsutum L.)

ENCAPSULAÇÃO DE SEMENTES DE ALGODÃO HERBÁCEO (Gossypium hirsutum L.) ENCAPSULAÇÃO DE SEMENTES DE ALGODÃO HERBÁCEO (Gossypium hirsutum L.) Vicente de Paula Queiroga (Embrapa Algodão / queiroga@cnpa.embrapa.br), José Maria Durán Universidade Politécnica de Madrid/Espanha),

Leia mais

Desempenho Operacional de Máquinas Agrícolas na Implantação da Cultura do Sorgo Forrageiro

Desempenho Operacional de Máquinas Agrícolas na Implantação da Cultura do Sorgo Forrageiro Desempenho Operacional de Máquinas Agrícolas na Implantação da Cultura do Sorgo Forrageiro Flávia M. Nascimento 1, José G. L. Rodrigues 2, Carlos A. Gamero 3, Jairo C. Fernandes 4, Sílvio J. Bicudo 5 1,2,4

Leia mais

EFICIÊNCIA AGRONÔMICA E VIABILIDADE TÉCNICA DO PROGRAMA FOLIAR KIMBERLIT EM SOJA

EFICIÊNCIA AGRONÔMICA E VIABILIDADE TÉCNICA DO PROGRAMA FOLIAR KIMBERLIT EM SOJA EFICIÊNCIA AGRONÔMICA E VIABILIDADE TÉCNICA DO PROGRAMA FOLIAR KIMBERLIT EM SOJA BONFADA, Élcio B. 1 ; FIORIN, Jackson E. 2 ; SILVA, Alieze N. da 3 ; WYZYKOWSKI, Tiago 4 Palavras-chave: Nutrição de Plantas.

Leia mais

PRODUÇÃO DE MUDA DE MAMONEIRA EM SUSTRATOS CONTENDO DIFERENTES RESÍDUOS ORGÂNICOS E FERTILIZANTE MINERAL

PRODUÇÃO DE MUDA DE MAMONEIRA EM SUSTRATOS CONTENDO DIFERENTES RESÍDUOS ORGÂNICOS E FERTILIZANTE MINERAL PRODUÇÃO DE MUDA DE MAMONEIRA EM SUSTRATOS CONTENDO DIFERENTES RESÍDUOS ORGÂNICOS E FERTILIZANTE MINERAL Márcia Maria Bezerra Guimarães 1, Liv Soares Severino 2, Napoleão Esberard Beltrão ², Fabiana Xavier

Leia mais

Acúmulo de Amônio e Nitrato Pelas Plantas de Alface do Tipo Americana Submetidas a Diferentes Fontes de Nitrogênio.

Acúmulo de Amônio e Nitrato Pelas Plantas de Alface do Tipo Americana Submetidas a Diferentes Fontes de Nitrogênio. Acúmulo de Amônio e Nitrato Pelas Plantas de Alface do Tipo Americana Submetidas a Diferentes Fontes de Nitrogênio. Mário César Lopes i ; Marcio Paulo Czepak; Luchele Furlan Sirtoli - Universidade Estadual

Leia mais

Termos para indexação: nitrogênio, matéria seca, Brachiaria decumbens, recuperação, acúmulo

Termos para indexação: nitrogênio, matéria seca, Brachiaria decumbens, recuperação, acúmulo AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DA PARTE AÉREA DO CAPIM- BRAQUIÁRIA E DA RECUPERAÇÃO E ACUMULAÇÃO DO NITROGÊNIO APÓS APLICAÇÃO DE DOSES DE FERTILIZANTES NITROGENADOS Juliana Santos Vianna 1, Antônio Xavier de Campos

Leia mais

Resposta de Cultivares de Milho à Adubação Nitrogenada em Cobertura

Resposta de Cultivares de Milho à Adubação Nitrogenada em Cobertura Resposta de Cultivares de Milho à Adubação Nitrogenada em Cobertura Previous Top Next JOSÉ C. CRUZ. 1, FRANCISCO T. F. PEREIRA. 1, ISRAEL A. PEREIRA FILHO 1 e ANTONIO M.COELHO 1 1Embrapa Milho e Sorgo,

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO 2015/16

BOLETIM TÉCNICO 2015/16 1 02 AVALIAÇÃO DE CULTIVAR TECNOLOGIA RR2 (Intacta Objetivo Avaliar diferentes cultivares de soja com tecnologia RR2 (Intacta RR2 PRO) em duas épocas de semeadura em Lucas do Rio Verde MT. BOLETIM TÉCNICO

Leia mais

VII Semana de Ciência Tecnologia IFMG campus

VII Semana de Ciência Tecnologia IFMG campus Avaliação do efeito do corretivo líquido sobre o ph, Ca 2+, Mg 2+, porcentagem de saturação por bases (V) e alumínio (m) em um Latossolo Vermelho distroférrico André Luís Xavier Souza 1 ; Fernando Carvalho

Leia mais

EFEITO DA IDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA NOS RESULTADOS DO TESTE DE ENVELHECIMENTO ACELERADO.

EFEITO DA IDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA NOS RESULTADOS DO TESTE DE ENVELHECIMENTO ACELERADO. EFEITO DA IDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA NOS RESULTADOS DO TESTE DE ENVELHECIMENTO ACELERADO. EFFECTS OF THE FISIOLOGIC AGE OF SOYBEAN SEEDS IN THE RESULTS OF THE TEST OF ACCELERATED AGING. Maria

Leia mais

Germinação de Sementes de Milho, com Diferentes Níveis de Vigor, em Resposta à Diferentes Temperaturas

Germinação de Sementes de Milho, com Diferentes Níveis de Vigor, em Resposta à Diferentes Temperaturas XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Germinação de Sementes de Milho, com Diferentes Níveis de Vigor, em Resposta à Diferentes Temperaturas Cesar Augusto

Leia mais

Efeitos da mistura de substratos no desenvolvimento de mudas de alface

Efeitos da mistura de substratos no desenvolvimento de mudas de alface Efeitos da mistura de substratos no desenvolvimento de mudas de alface Francisco Rodrigues Leal 1 ; Walter Silas Barros 2. 1 Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de

Leia mais

PRODUÇÃO DE MILHO VERDE NA SAFRA E NA SAFRINHA EM SETE LAGOAS MG

PRODUÇÃO DE MILHO VERDE NA SAFRA E NA SAFRINHA EM SETE LAGOAS MG 478 PRODUÇÃO DE MILHO VERDE NA SAFRA E NA SAFRINHA EM SETE LAGOAS MG Vivianne Paulino Vasconcelos Costa (1), Michel Anderson Silva Lourenço (1), Iran Dias Borges (2), José Francisco Braga Neto (1), Jacson

Leia mais

Germinação de Sementes de Cebola em Ambiente Enriquecido com Dióxido de Carbono

Germinação de Sementes de Cebola em Ambiente Enriquecido com Dióxido de Carbono 115 Herança da Resistência ao Lasiodiplodia theobromae em Três Populações Germinação de Sementes de Cebola em Ambiente Enriquecido com Dióxido de Carbono Seed Germination of Onion in an Enriched Environment

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE CINZA VEGETAL E ESTERCO BOVINO COMO SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATEIRO

UTILIZAÇÃO DE CINZA VEGETAL E ESTERCO BOVINO COMO SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATEIRO UTILIZAÇÃO DE CINZA VEGETAL E ESTERCO BOVINO COMO SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATEIRO José Wilson Nascimento de Souza 1, António Fernando de Barros Pereira Pinto 2, Maria Eliene da Silva Campelo

Leia mais