Projeto de Redes. Superior em Gestão da Tecnologia da Informação. Professora: Kelly Alves

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projeto de Redes. Superior em Gestão da Tecnologia da Informação. Professora: Kelly Alves"

Transcrição

1 Projeto de Redes Superior em Gestão da Tecnologia da Informação. Professora: Kelly Alves Alunos Renan Rezende dos Santos Robson Décio Yamaki Wilson Fernandes

2 Projeto de Infra-Estrutura de Redes com abrangência nas áreas tecnológicas ministradas durante curso de Segurança da Informação (SI) da Faculdade SENAC Goiânia. Introdução Projeto educacional para aprendizagem na área de Segurança da Informação; 1 (primeiro) período em Segurança da Informação Disciplina Infra-Estrutura de Redes de Computadores - SENAC-GO. Proposta do projeto Criar um projeto estruturado na área de redes desenvolver e implementar toda infra- estrutura para uma instalação comercial.

3 1.0 Dados Básicos: Nome da empresa: Imobiliária Loca Bem. Endereço: R.33 qd.b lt.4/5 n 1207 St. Marista Goiânia GO. Grupo responsável: Loca Bem & CIA. Previsão de início e termino do projeto: 09/08/ /12/ Responsável pelo projeto: Responsável :Robson Décio Yamaki Titulo Profissional: Segurança da Informação SI. Numero de Registro na entidade de classe: Endereço completo: Av. Leste Oeste n 1274 St.Centro Oeste Goiânia GO Yamaki2@hotmail.com Nome da empresa: WRR Projetos Assinatura: Local e data: Goiânia Novembro de Informações Estatísticas: Tipo de edificação: Sala Térrea. Numero de pavimentos: 01 Números de salas: 12 Área útil da edificação: 1057,26 m2 Numero de pontos para voz: 66 Numero de pontos de dados: 66 Numero de pontos totais para edificação: Infra-estrutura A empresa contratante é uma agencia imobiliária de grande porte que terá salas de atendimento SAC, telemarketing, salas de diretoria entre outras. O projeto é de área total de uso da imobiliária, que se localiza em prédio térreo. O local já conta com parte dos equipamentos necessários para uma re-estruturaçãoestruturação da rede : Tais como terminais de serviços, mesas, cadeiras, impressoras. Neste memorial fica para fins relação do que falta para uma re-estruturação estruturação do local que fixa em conjunto com os desenhos relacionados no item 6.0,, as condições mínimas para execução das Instalações e Elétricas da Imobiliária Loca Bem no endereço descrito mo item 1.1 acima.

4 3.2 PLANTA: TELECOM 001-R NORMAS APLICÁVEIS: A execução das Instalações Elétricas, bem como os materiais empregados, deverá atender aos requisitos das últimas edições das Normas da ABNT principalmente as normas, NBR ANSI/EIA/TIA 569-A, NBR 14565, NBR ANSI/EIA/TIA 568-A, NBR ANSI/EIA/TIA 568-B, NBR EIA/TIA 606 E NBR EIATIA 607, bem como aos manuais das Companhias Concessionárias. Norma Técnica Redes Locais EIA/TIA 568-A (Electric Industries association e Telecommunication Industries Associations). Todo as sinalizações de dados, voz (telefonia), multimía (som ambiente ou vídeo) podem ser transmitidas através do mesmo cabo de mesma infra-estrutura (tomadas, conectores, painéis). Seguindo as normas internacionais, o sistema de cabeamento estruturado implantado visa suportar as necessidades atuais e futuras, de comunicações para dados, voz e imagem. Para assegurar um perfeito sistema de cabeamento estruturado, alguns requisitos são de suma importância, entre eles, a prática adequada de instalação e a documentação do projeto físico,tais como: Memorial Descritivo Lista de Materiais Aplicados Especificações Técnicas dos Materiais Aplicados Diagramas e Plantas Tabela a de Relacionamento de Cabos Norma ANSI/EIA/TIA-568-B.1 Especifica os requerimentos mínimos para o cabeamento de telecomunicações a ser instalado tanto no interior dos edifícios como nas instalações feitas entre edifícios em ambientes externos. Esse documento possui informações sobre topologia, distância, cabos reconhecidos, configurações dos conectores entre outros. O cabeamento especificado nessa norma e desenvolvido para suportar vários tipos de edificações comerciais, assim como diversas aplicações tais como voz, dados, vídeo, imagens entre outras. Estima-se se nesses documentos que a vida útil de um sistema estruturado seja, no mínimo, de 15 anos.

5 Norma ANSI/EIA/TIA-568-B.2 Fornece os padrões mínimos de desempenho dos componentes de cabeamento, assim como os procedimentos para a validação dos mesmos, visto que a desempenho de transmissão de cabeamento dependente das características dos seus componentes como cabeamento horizontal, hardware de conexão e patch-cords, além do numero total de conexões e os cuidados com que os mesmos foram instalados e serão mantidos. O desenvolvimento das aplicações com altas taxas de transmissão, por exemplo, o Gigabit Ethernet, exige que os sistemas de cabeamento sejam caracterizados pelos parâmetros de transmissão: perda de inserção, PSNEXT, perda de retorno e PSELFEXT. Norma ANSI/EIA/TIA-569-A O Objetivo é prever as especificações do projeto para todas as instalações prediais relacionadas aos sistemas de cabeamento de telecomunicações e seus componentes: facilidade de entrada, sala de equipamentos, rotas de backbone, armário de telecomunicações, rotas horizontais e área de trabalho. Norma ANSI/EIA/TIA-570 Tem como proposito padronizar a infraestrutura para suportar voz, dados, vídeo, multimídia, sistema de automação residencial, controle de ambiente, segurança, distribuição de áudio, televisão, sensores, alarmes e intercomunicação em ambientes domestico e comerciais de pequeno porte. Sua aplicação esta nos sistema de cabeamento estruturado, e seus caminhos e espaços para edificações residenciais são simples ou complexos (dentro ou entre edificações). Norma ANSI/EIA/TIA-606 A administração de uma rede interna estruturada compreende toda a documentação incluindo todas as etiquetas, placa de identificação, planta dos pavimentos, cortes esquemáticos dos caminhos e espaços da rede primaria e secundária, tabelas e detalhes construtivos inscritos no projeto e memorial descritivo de rede interna. Outro ponto importante abordado pela norma e a questão das identificações realizadas através de cores nas terminações (conexões cruzadas e interconexões) e executadas nos hardwares de conexão localizados nas salas de equipamentos e nos armários de telecomunicações, para identificar as rotas dos cabos. Norma NBR Esta Norma estabelece elece os critérios mínimos para elaboração de projetos de rede interna estruturada de telecomunicações, em edificações de uso comercial, independente do seu porte. Esta Norma se aplica a edifícios e a conjuntos de edifícios situados dentro de um mesmo terreno eno em que se deseja a implantação de uma rede interna estruturada.

6 5 GENERALIDADES: 5.1 Os serviços de execução das Instalações Elétricas da referida obra, devem seguir as indicações deste Memorial e do projeto anexo. 5.2 A terminologia para identificação das empresas citadas neste Memorial, será: Projetista: Empresa que elaborou o projeto INFRA TEK. Construtora: Empresa responsável pela concorrência e contratação da execução da obra, de instalações elétricas e afins. Fiscalização: Empresa responsável pela fiscalização da execução das instalações elétricas e afins. Instaladora: Empresa responsável pela execução das instalações elétricas e afins. 5.3 A elaboração dos projetos foi feita de acordo com estudos desenvolvidos em conjunto com os demais sistemas, não devendo portanto, haver modificação alguma sem prévia autorização da Fiscalização. 5.4 A instaladora, antes do inicio dos serviços, deverá conferir todos os desenhos, especificações, confirmar cotas e detalhes de montagem e demais elementos. A Instaladora é diretamente responsável pela exatidão e observância das medidas e características técnicas das instalações, objeto deste projeto. 5.5 Quaisquer dúvidas em relação aos desenhos, especificações, normas, medidas, recomendações ou interpretações, deverão ser dirimidas em consulta por escrito à Fiscalização.

7 5.6 Qualquer omissão encontrada pela instaladora nos desenhos ou especificações, deverá ser comunicada à Fiscalização, para providências necessárias, cabendo a paralisação dos serviços até a solução da mesma, sem qualquer ônus à Construtora. 5.7 A Instaladora deverá substituir por sua conta, qualquer material ou aparelho de seu fornecimento que apresentar defeitos decorrentes de fabricação ou má instalação. Ficam ressalvados, entretanto, os casos em que os defeitos provenham do mau uso das instalações ou desgaste natural dos materiais. 5.8 Todos os desenhos e detalhes da Instaladora ou de seus fornecedores, deverão ser aprovados pela Fiscalização, antes da execução. 5.9 Somente poderão ser empregados na obra, materiais novos, atendendo às Normas aprovadas ou recomendadas, especificações e métodos de ensaio, conforme ABNT se houver, ou métodos internacionais de acordo com as associações filiadas à I.S.O, correndo por conta da Instaladora os custos destes procedimentos A Instaladora fornecerá mão de obra qualificada necessária, mantendo na obra uma equipe homogênea e o mais possível os mesmos elementos durante a obra, de forma a suprir rigorosamente o cronograma a ser estabelecido e obedecer as instruções dos fabricantes; daí, a necessidade de oficiais especializados A Instaladora se obriga a manter na obra, permanentemente, um responsável geral, que responderá pela mesma na ausência de seu Engenheiro responsável Se, por ventura a Fiscalização exigir, a Instaladora deverá apresentar amostra e atestados dos materiais a serem empregados As citações de marcas ou produtos deste Memorial tem a função de especificar características mínimas dos materiais a serem empregados, aceitando-se uma marca com características equivalentes à citada, mediante a apresentação de amostra e aprovação pela Fiscalização, após autorização do Projetista A Instaladora é responsável perante a Construtora, pelos desenhos, detalhes de projetos específicos, elaborados por ou para si, referente a serviços ou materiais fornecidos pelas firmas sub-contratadas.

8 5.15 As instalações a serem executadas, devem ser garantidas quanto a qualidade dos materiais empregados e mão de obra Todo serviço considerado mau acabado, tais como, altura dos pontos diferentes dos especificados, etc., deverá ser refeito às custas da instaladora, a critério da Fiscalização A Instaladora deverá entregar as instalações em perfeita condição de funcionamento, cabendo também à mesma, todo o fornecimento de peças complementares, mesmo que não tenham sido objeto de especificação neste Memorial ou omissos nos desenhos em projetos (suportes, miudezas em geral, etc.) Ao terminar a obra e antes da entrega definitiva, a Instaladora deverá fornecer à Fiscalização, um jogo de plantas, emitido às suas expensas, contendo todas as modificações introduzidas no projeto, constituindo-se se assim, um jogo de desenhos como construído ( as built ) A Instaladora deverá fornecer na fase de término de obra, cadernos contendo manual de manutenção, catálogos, desenhos construtivos, folhetos, manuais de operação dos aparelhos e de todos os demais componentes utilizados na instalação A Fiscalização dos serviços em nada eximirá a Instaladora das responsabilidades assumidas. A Instaladora deverá obter junto às Companhias Concessionárias os pedidos de ligação e inspeção.

9 6. Plantas: Planta com os caminhos a serem seguidos pelos cabos de rede primários e secundária, simbologia e detalhes e identificação dos pontos;

10 7. Distribuição de Telecomunicações: Na distribuição do projeto de telecomunicação fica compreendido que se trata de toda tubulação seca, ficando a cargo da empresa contratante (Loca Bem & CIA) toda outra e quaisquer parte elétrica, hidráulica que se faça necessário para complementar a instalação da rede. A infra-estrutura do projeto de telecomunicação será montada com base a partir da sala de DGT. Onde será instalado um backbone interno com cabo STP blindado, este e por sua vez ligara ao Rack onde passará através de calhas aéreas até chegar no 1 (primeiro) Rack na sala de DGP que será distribuido até a sala de treinamento e nas salas de reuniões, a calha se estendera ao outro pavimento, para salão principal de atendimento e telemarketing 2 (segundo) Rack este fará a distribuição da rede por todo o salão e o 3 (terceiro) Rack que usara a mesma calha que sairá a partir do 2, este por sua vez ficara com as salas de equipamento, suporte, Dep.Financeiro e Diretoria. A instalação das tomadas RJ45 se fará com caixas instaladas em piso elevado conforme os padrões estabelecidos dentro das normas. Os cabos serão passados por calhas aéreas descendo até as caixas de embutir em alvenaria da mesma cor das paredes através de canaletas. Todos os pontos de rede aqui descritos terão aceso a dados e voz, para um melhor aproveitamento de materiais e mão de obra. Todo área terá cobertura Wi-Fi. 8.0 Especificações de materiais: 8.1 PATCH PANEL Patch panel cat 5e furukawa Configuração: - 48 Portas - Taxa de transmissão de 155Mbps Rack para piso 24u Mini rack, 19 pol. 24U x 400mm vidro Descrição do produto: - Mini Rack de parede 19 polegadas com altura de 24 e 46 cm de profundidade. - Para HUBs, Switchs, DVRs, time lapse, modems, etc.

11 Características técnicas: - Pintura eletrostática cor azul - Fechadura: eletrônica - Dimensões: 46,6/52,6/1,46 cm (Prof/Larg/Alt) 8.2 NO-BREAK Nobreak Gerenciável Apc 1200va Bi-volt + 84 Minutos Configuração: Baterias & Tempo de operação -Autonomia de 84 minutos -Tipo de bateria: Bateria selada Chumbo-Acido livre de manutenção : a prova de vazamento e de fácil substituição. -Tempo de recarga típico: 12 hora(s) -Cartucho de substituição de bateria: RBC110 -Quantidade de RBC : 2 Comunicação & Gerenciamento -Porta de Interface RJ-45 / USB para Gerenciamento -Cabo de Gerenciamento e Software PowerChute incluidos -Painel de controle: Display de LED status com indicadores para On line: Troca de bateria : e Falha no cabeamento -Alarme sonóro: Soar alarme quando na bateria : Alarme distinto de pouca bateria: tom de alarme continuamente sobre carregado Características de entrada - Tensão nominal [V]: /220127/220 (automático) Peso: 113kg - Variação Máxima [V]:84 a 142 (115) a 264 (220) Bandejas:4 Características de saída - Potência Máxima de saída F.P. 0,7 carga de informática: 1200VA - Tensão Nominal: Regulação: ± 5% (para operação bateria) / + 6% - 10% (para operação rede) - Frequência: 60Hz ± 2% (para operação bateria) - Forma de Onda do Inversor: Senoidal por aproximação (Retangular PWM - Controle de largura e amplitude) - Número de Tomadas: 5 Características gerais - Rendimento: 95% (para operação rede) e 85% (para operação bateria) - Tempo de Autonomia: 84 Minutos (PC (ON BOARD) + Monitor 14" ) - Baterias Internas: 2 baterias 12VDC / 7Ah - Frequência: 60Hz ± 2% (para operação bateria) - Bateria Externa (Opcional): 12VDC / máximo 80Ah

12 - Acionamento do Inversor: < 0,8 ms Cabo UTP par trançado 8.3 Cabo Rede ( Rolo C/ 100m ) 4x24 Multitoc Azul 0,80 O Metro CABO SINAL ROLO COM 100m - cabo de rede em 2/4 pares na bitola 24AWG para ambientes internos - Cabo UTP - Fornecido com 100 mts na cor Azul. - Aplicação : Redes internas de computadores. - Condutor: Fio em cobre nu- Diâmetro: 0,48mm - Isolamento: Polipropileno diâmetro = 0, ,05 mm. - 4 pares torcidos com passos diferentes. - Distinção dos Pares6.6.2 Aplicação - Gigabit Ethernet, usando quatro pares para transmissão simultânea de dados. - Pode ser conectorizado. - Trabalha com principais protocolos ATM, Token Ring, Ethernet,TBASE100 e TBASE1000 até 100Mbps. 8.4 Calha Aérea Matéria Prima: Alumínio extrudado. Acabamentos: Anodização fosca, Anodização brilhante e pintura eletrostática a pó. Os leitos para cabos são produzido em metal, utilizado como um ótimo conjunto estrutural rígido para sustentação de cabos. Este sistema que propícia excelente ventilação em diversos modelos e tamanhos. 8.5 Canaleta Canaleta em PVC branco e preta de acordo com o ambiente para cabeamento Dimensões: 12 mm de profundidade x 24 mm de largura 8.6 Ponto de Telecomunicação e conector. Instalação de, no mínimo, duas tomadas RJ45/8 via fêmea com especificação Power Sum Next da TIA/EIA 568-B.2 Categoria 6. Pinagem T568-B.2. Deverá possuir previsão para instalação de etiqueta de identificação.

13 8.7 Tomada única Fêmea RJ-45 Tomada RJ45 CAT. 5E TOC COMP - mod. 785 Parafusado para maior fixação da tomada. Espelho Único Espelho 4x2 Saída p/ Conector RJ45 Compatível com os conectores fêmea das marcas AMP e Furukawa 8.8 Tomada dupla Fêmea RJ-45 - Femea Rj45 Keystone Cat 5e - Tomada 8 Vias - Funções VDI (voz, dados e imagens) para circuitos de rede. - Tomadas Dupla RJ45 - Para circuito exclusivo 2P + T Padrão Brasileiro (ref.: ) - Voz e rede de dados em uma única tomada. 8.9 Espelho Duplo Espelho de 2 portas RJ45 Uso em caixas de embutidas de 4x Switch gerenciável 3com 48 portas + 2 Gigas 2 Gigas (porta) Total de portas: 48 Portas Autosensing, configuração MDI/MDIX 10BASE- T/100BASE-TX TX automática, duas portas dual autosensing MDI/MDX 10BASE- T/100BASE-TX/1000BASE-TX ou SFP para Fibra óptica. Dados técnicos Padrões Suportados: IEEE 802.1d - Spaning Tree IEEE 802.1p - Priorização de Tráfego IEEE 802.1Q - VLAN's IEEE 802.1X - Port Security IEEE 802.1w - Rapid Spanning Tree IEEE Ethernet IEEE 802.3ab - Gigabit Ethernet IEEE 802.3u - Fast Ethernet IEEE 802.3x - Flow Control IEEE 802.3z - Gigabit Ethernet IZO Gerenciamento do Switch: Configuração via Web, Configuração SNMP Performance: 13.6 Gbps Dimensões: -Altura: 4.4 cm (1.7 pol.)

14 -Largura: 44 cm (17.3 pol.) -Profundidade: 17 cm (6,7 pol.) -Peso: 1,7 kg (3,07 lb) -Acomanha abas para Rack " Energia: Bi-Volt, 110v / 220v 8.11 Roteador Wi-Fi Padrões: IEEE n, IEEE g, IEEE b, IEEE 802.3, IEEE 802.3u, IEEE 802.3af (Power over Ethernet), 802.1x (autenticação de segurança), i segurança WPA/WPA2, WMM Sensibilidade do receptor: n: 300 Mbps em-69dbm g: 54 Mbps em-73dbm b: 11 Mbps em-88dbm b, g, n adaptador sem fio com protocolo TCP / IP instalado por PC Switch / router com PoE injector PoE apoio ou quando usado com PoE 8.12 Roteador Roteador 3com / Hp + Wireless-n Mimo 300 Mbps+ Modem Adsl 2 Especificações: OfficeConnect 3CRWDR300A-73 Este Incrível Roteador da 3Com com tecnologia Wireless N-DRAFT 2.0 de 300 Mbps representa o que há de mais avançado e econômico em tecnologia sem fio Integrada COMBO. Ele reúne, em um único produto, CINCO funções diferentes e importantes: Um Modem ADSL, um Roteador, um Firewall, um Access Point de 300Mbps e um Switch de 4 portas 10/100. Ele é a solução ideal para, em sua casa ou escritório, compartilhar COM e SEM FIO a mesma conexão Internet de alta velocidade (Ex: Speedy, Velox, Turbo ADSL, Etc...).. Homologado pela ANATEL ( ). 3 em 1 (Modem + Roteador + Wireless) Com o modem ADSL você conecta o produto à sua linha telefônica com disponibilidade de serviço banda larga; Com o roteador você compartilha esta única conexão com até 256 usuários simultâneos; Com o Access Point você disponibiliza esta mesma conexão com até 64 usuários wireless (conectados sem fio); Com o Firewall você tem as mais avançadas tecnologias de segurança de acesso Wi-Fi e bloqueio de invasão de usuários não autorizados e com o Switch você pode conectar até 256 usuários com fio (256 menos a quantidade de

15 usuários wireless), sendo até 4 máquinas ligadas diretamente no produto ou ligadas a outros produtos ativos da sua rede (Switch ou Hub) e estes conectados ao produto. Distância e Qualidade de Sinal Através de Wireless, usuários podem se conectar a uma velocidade até mesmo maior que 300 Mbps e a distâncias de mais de 800 mts. Este roteador Wireless possui também a tecnologia extended Range (XR) que melhora as conexões de longa distância fazendo com que a sua área de cobertura seja até duas vezes maior que a de um roteador Wireless comum. Segurança Além da tecnologia e qualidade, outro ponto de destaque deste roteador 3Com é o seu pacote de segurança: Filtragem de URL ou teclado e listas de controle de acessos do tipo permitir/negar para navegação; Criptografia WPA de 256 bits e criptografia WEP de 40/64 bits protegem a privacidade das transmissões wireless 11g ou 11b. Configuração Uma interface web intuitiva simplifica a configuração e o uso. Antes de comprar outro produto, pense em todos estes recursos e reflita se já não está na hora de você ter um produto com a qualidade e tecnologia que só a 3Com pode oferecer a você. Modem ADSL / ADSL 2+ Integrado Este Roteador Wireless possui um Modem ADSL / ADSL2+ Integrado e pode ser conectado diretamente à sua linha telefônica. É compatível com todas as operadoras de Internet Banda Larga do Brasil que utilizem o padrão ADSL / ADSL Servidor Hp Ml350 G Xeon E5504 4gb Dvdrw Torre 5u Lf Modelo: HP ML350 Configuração: Processador :Intel Xeon E GHz 4MB L3 Cache, 80W DDR3 800Memória :4GB (2 x 2GB) PC R (DDR3-1333) Registered DIMMs (expansível a 192GB, 12 slots) Unidade Óptica :DVDRW + DVDUnidade de Disco Rígido :250GB SATA Gavetas Hot-Swap Suporta até 6 HD s (LFF - SAS ou SATA)Fontes : 2 fontes de 750W Hot Plug, (uma redundante)slots :1 PCI-Express x16 Gen2Controladora de Disco :HP Smart Array P410 controller w/ 256MB (RAID 0,1, 0+1,5)Video :ATI RN50, 64MB video standardrede :2 10/100/1000Mbps RJ45Portas :1 serial, 6 USB 2.0, 1 VGA, 3 RJ-45, 2 PS2Form Factor :Torre 5UMedidas do produto (L/A/P) :0 / 0 / 0 mmmedidas embalagem (L/A/P) :610 / 320 / 850 mmpesos Bruto/Líquido :29.26 / 0.00 kg

16 9. Orçamento Planilha de custos Ativos Equipamento Unid Qtd Valor Total PATCH PANEL 24 portas UN 1 1,200,00 R$1.200,00 Servidor Hp Ml350 G Xeon E5504 4gb UU ,00 R$9.800,00 Nobreak Gerenciável Apc 1200va UN ,00 R$4.400,00 Roteador Wi-Fi UN 4 320,00 R$1.280,00 Switch gerenciável 3com 48 portas UN ,00 R$7.600,00 Planilha de custos passivos Conector RJ45 macho Path cord manobra 1.5MT Eletrocalha de PVC rigido Eletrodutometalico T horizontal para eletrocalha Mao francesa para calha leito Curva de 90" para eletrocalhas UN 140 UN 12 MT 160,51 MT 126,07 UN 1 UN 32 UN 1 0,37 R$ 51,80 7,00 R$ 84,00 11,24 R$1.804,13 11,35 R$1.430,89 29,19 R$ 29,19 16 R$ 512,00 44 R$ 44,00 Rack piso 44U fechado para servidor UN ,00 R$1.690,00 Bandeja 1U fixa 22mm Regua8 tomadas padrao 19" UN 2 UN 2 89,00 R$ 178,00 55,00 R$ 110,00 caixa cabo par trancado NexansLanMark 305Mts CX 3 Rolo cabo LAN FTP EIA/TIA 568 com tripla protecao blindado RL 3 187,00 R$ 561,00 235,00 R$ 705,00 mini rack Bracket UN 3 197,00 R$ 591,00

17 9.2 MÃO DE OBRA Mao de obra Qtd Valor Total Instalacao e conf do servidor p/ o ambiente de banco de dados Oracle ,00 R$1.500,00 InStalacao e conf do servidor de terminal (Windows) ,00 R$1.500,00 Licença Oracle data base por processador para sistema oper. Linux ,42 R$ ,42 Licensa windows Server Standart 2008 R2 com CALS ,53 R$1.745,53 Lancamento de cabos Montagem de Rack ,00 R$3.828,00 800,00 R$ 800, CUSTO TOTAL DO PROJETO Total Geral R$ ,96 WRR Telecom.

18 Fontes de pesquisas:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração Latino Americana. Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00034/2015 (SRP)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração Latino Americana. Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00034/2015 (SRP) 05/10/2015 COMPRASNET O SITE DE COMPRAS DO GOVERNO Pregão Eletrônico MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração LatinoAmericana Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00034/2015 (SRP)

Leia mais

EM 1991 a EIA (Eletronic Industries Association) publicou um padrão para cabeamento de telecomunicações

EM 1991 a EIA (Eletronic Industries Association) publicou um padrão para cabeamento de telecomunicações Laboratório de Redes. Cabeamento Estruturado Pedroso 4 de março de 2009 1 Introdução EM 1991 a EIA (Eletronic Industries Association) publicou um padrão para cabeamento de telecomunicações de edifícios

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração Latino Americana. Termo de Adjudicação do Pregão Eletrônico Nº 00034/2015 (SRP)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração Latino Americana. Termo de Adjudicação do Pregão Eletrônico Nº 00034/2015 (SRP) Pregão Eletrônico MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração Latino Americana Termo de Adjudicação do Pregão Eletrônico Nº 00034/2015 (SRP) Às 10:47 horas do dia 25 de setembro de 2015,

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração Latino Americana. Ata de Formação do Cadastro de Reserva

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração Latino Americana. Ata de Formação do Cadastro de Reserva 05/10/2015 COMPRASNET O SITE DE COMPRAS DO GOVERNO Pregão Eletrônico MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração LatinoAmericana Ata de Formação do Cadastro de de abertura: 16/09/2015 09:02

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS NO BREAKS 1. Nobreak 600VA Bivolt -115v/220v VALOR ESTIMADO: R$: 302,00 Capacidade de Potência de 300 Watts / 600 VA Tensão nominal de saída 115V Eficiência em carga total 90.0%

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas EQUIPAMENTOS PASSIVOS DE REDES Ficha de Trabalho nº2 José Vitor Nogueira Santos FT13-0832 Mealhada, 2009 1.Diga

Leia mais

LIGANDO MICROS EM REDE

LIGANDO MICROS EM REDE LAÉRCIO VASCONCELOS MARCELO VASCONCELOS LIGANDO MICROS EM REDE Rio de Janeiro 2007 ÍNDICE Capítulo 1: Iniciando em redes Redes domésticas...3 Redes corporativas...5 Servidor...5 Cliente...6 Estação de

Leia mais

Sistemas de Cabeamento SISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO 23/09/2015. Topologias Lógicas x Topologias Físicas. Cabeamento Não-estruturado aula 26/08

Sistemas de Cabeamento SISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO 23/09/2015. Topologias Lógicas x Topologias Físicas. Cabeamento Não-estruturado aula 26/08 Sistemas de Cabeamento SISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO Uma rede de computadores é um conjunto de recursos inter-relacionados e interligados com o objetivo de formar um sistema em comum. PROF. FABRICIO

Leia mais

Camada Física Camada Física Camada Física Função: A camada Física OSI fornece os requisitos para transportar pelo meio físico de rede os bits que formam o quadro da camada de Enlace de Dados. O objetivo

Leia mais

LIGANDO MICROS EM REDE

LIGANDO MICROS EM REDE LAÉRCIO VASCONCELOS MARCELO VASCONCELOS LIGANDO MICROS EM REDE Rio de Janeiro 2007 LIGANDO MICROS EM REDE Copyright 2007, Laércio Vasconcelos Computação LTDA DIREITOS AUTORAIS Este livro possui registro

Leia mais

Solutions with flexibility

Solutions with flexibility Solutions with flexibility Solutions with flexibility Nossa História Missão Visão e Valores Fundada em 2010 A Mega Cabling, tem como objetivo principal fornecer consultoria, materiais e serviços na elaboração

Leia mais

Cabeamento Estruturado

Cabeamento Estruturado CabeamentoEstruturado Compostoporseiselementos: CabeamentoHorizontal(HorizontalCabling); CabeamentoBackbone(BackboneDistribution); ÁreadeTrabalho(WorkArea); SaladeTelecomunicações(TelecommunicationsRoom

Leia mais

NORMA ANSI/EIA/TIA 568 - B. Projeto Físico de Rede

NORMA ANSI/EIA/TIA 568 - B. Projeto Físico de Rede NORMA ANSI/EIA/TIA 568 - B O PADRÃO BASEIA-SE NOS SEIS PRINCIPAIS COMPONENTES DE UM SISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO, QUE SÃO: 1 FACILIDADE DE ENTRADA (Entrance Facility) : É COMPOSTA POR HARDWARE DE

Leia mais

AM@DEUS Manual do Usuário

AM@DEUS Manual do Usuário 80 P R E F Á C I O Este é um produto da marca GTS Network, que está sempre comprometida com o desenvolvimento de soluções inovadoras e de alta qualidade. Este manual descreve, objetivamente, como instalar

Leia mais

22/02/2014. Cabeamento estruturado garante: Organização; Flexibilidade; Desempenho; Escalabilidade; Simplificação do uso; Simplificação da manutenção.

22/02/2014. Cabeamento estruturado garante: Organização; Flexibilidade; Desempenho; Escalabilidade; Simplificação do uso; Simplificação da manutenção. Consiste de um conjunto de produtos de conectividade, empregados de acordo com regras específicas de engenharia; Tais produtos garantem conectividade máxima para os dispositivos existentes e preparam a

Leia mais

QUANDO TRATAMOS SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO, DEVEMOS ENFATIZAR A EXISTÊNCIA DE DOIS TIPOS DESSES MEIOS, SENDO:

QUANDO TRATAMOS SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO, DEVEMOS ENFATIZAR A EXISTÊNCIA DE DOIS TIPOS DESSES MEIOS, SENDO: CABEAMENTO DE REDE QUANDO TRATAMOS SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO, DEVEMOS ENFATIZAR A EXISTÊNCIA DE DOIS TIPOS DESSES MEIOS, SENDO: MEIO FÍSICO: CABOS COAXIAIS, FIBRA ÓPTICA, PAR TRANÇADO MEIO NÃO-FÍSICO:

Leia mais

Equipamentos de Rede

Equipamentos de Rede Equipamentos de Rede Professor Carlos Gouvêa SENAIPR - Pinhais 2 Introdução Objetivos Finalidade dos equipamentos Equipamentos e descrição Nomenclatura de desenho técnico para redes Exercício de orientação

Leia mais

SM Dispatch Workstation Categoria Item Mínimo Recomendado

SM Dispatch Workstation Categoria Item Mínimo Recomendado SM Dispatch Workstation Processador Processador Intel Core i5-4590s (Qual Core, 6MB, 3.00GHz Processador Intel Core i7-4770 (3.4GHz até 3.9GHz com c/ Gráficos HD4600) Intel Turbo Boost 2.0, 8 Threads,

Leia mais

Manual do Usuário - NKPROX

Manual do Usuário - NKPROX Manual do Usuário NKPROX Manual do Usuário - NKPROX Neokoros TI - Biometric Technology Índice 1 - Apresentação e Características Gerais...3 2 - Placa BMC - Especificações...4 2.1 - Conectores (pinagem

Leia mais

REFORMA EDIFICAÇÃO PRINCIPAL INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS AVANÇADO IBIRAMA IBIRAMA/SC

REFORMA EDIFICAÇÃO PRINCIPAL INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS AVANÇADO IBIRAMA IBIRAMA/SC REFORMA EDIFICAÇÃO PRINCIPAL INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS AVANÇADO IBIRAMA IBIRAMA/SC MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE CABEAMENTO ESTRUTURADO ÍNDICE 1 Informativos gerais 2 Especificações e Tabelas

Leia mais

ENH916-NWY. Manual do Usuário

ENH916-NWY. Manual do Usuário ENH916-NWY Manual do Usuário Aviso da FCC Este equipamento foi testado e se encontra em conformidade com os limites de dispositivo digital de Classe B, de acordo com a Parte 15 das Regras de FCC. Estes

Leia mais

Capítulo 5 - Sistemas de Cabeamento Estruturado

Capítulo 5 - Sistemas de Cabeamento Estruturado Capítulo 5 - Sistemas de Cabeamento Estruturado Prof. Othon Marcelo Nunes Batista Mestre em Informática 1 de 44 Roteiro Cabeamento Planejamento para o Cabeamento Estruturado Cabeamento Horizontal Cabeamento

Leia mais

Disciplina: Cabeamento de Redes Profª Érica Barcelos

Disciplina: Cabeamento de Redes Profª Érica Barcelos Disciplina: Cabeamento de Redes Profª Érica Barcelos CAPÍTULO 4 4. CABEAMENTO ESTRUTURADO- PARTE II Cada nível do subsistema estudado no capítulo anterior foi regulamentado por normas que visam padronizar

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso Tecnológico de Redes de Computadores Disciplina: Infraestrutura de Redes de Computadores - 1º período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 01 Conceitos

Leia mais

APOSTILA DE REDES DE COMPUTADORES RESUMO 1º BIMESTRE - 2º SEMESTRE

APOSTILA DE REDES DE COMPUTADORES RESUMO 1º BIMESTRE - 2º SEMESTRE APOSTILA DE REDES DE COMPUTADORES RESUMO 1º BIMESTRE - 2º SEMESTRE 1 1. CABEAMENTO ESTRUTURADO Cabeamento estruturado é a disciplina que estuda a disposição organizada e padronizada de conectores e meios

Leia mais

Cabeamento Estruturado. Definição. Definição. Prof. Leandro Pykosz Leandro@sulbbs.com.br Redes de Computadores - UDESC

Cabeamento Estruturado. Definição. Definição. Prof. Leandro Pykosz Leandro@sulbbs.com.br Redes de Computadores - UDESC Cabeamento Estruturado Prof. Leandro Pykosz Leandro@sulbbs.com.br Redes de Computadores - UDESC Definição Entende-se por rede interna estruturada aquela que é projetada de modo a prover uma infra-estrutura

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA KIT DE COMPONENTES DE MICROINFORMÁTICA P/ MONTAGEM DE TERMINAL DE AUTOATENDIMENTO PARA O SISTEMA GEST Controle de Revisões Elaborador: Adriano José Cunha de Aguiar Validador: Luiz

Leia mais

FONTE NO-BREAK MANUAL TÉCNICO

FONTE NO-BREAK MANUAL TÉCNICO FONTE NO-BREAK MANUAL TÉCNICO Sat5 Telecom www.sat5.com.br Última Revisão: 25/01/2012 Manual Técnico.:. Fonte No-Break.:. Sat5 Telecom 1 1. Modelos e diferenças As fontes no-break, são fornecidas em 2

Leia mais

PROJETO LÓGICO DA REDE LOCAL DE COMPUTADORES DA REITORIA

PROJETO LÓGICO DA REDE LOCAL DE COMPUTADORES DA REITORIA PROJETO LÓGICO DA REDE LOCAL DE COMPUTADORES DA REITORIA COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) JUNHO/2011 Rua do Rouxinol, N 115 / Salvador Bahia CEP: 41.720-052 Telefone: (71) 3186-0001. Email: cotec@ifbaiano.edu.br

Leia mais

Aula 4a - Sistemas de Cabeamento

Aula 4a - Sistemas de Cabeamento Aula 4a - Sistemas de Cabeamento Prof. José Maurício S. Pinheiro 2010 1 Sistemas de Cabeamento Uma rede de computadores é um conjunto de recursos inter-relacionados e interligados com o objetivo de formar

Leia mais

PROJETO DE REDE LOCAL E BACKBONE

PROJETO DE REDE LOCAL E BACKBONE São Paulo, 21 de maio de 2010 PROJETO DE REDE LOCAL E BACKBONE 1 Informações e recomendações importantes O projeto foi solicitado pela Unidade para a implantação de rede local para o prédio MAC- IBIRAPUERA

Leia mais

InfraEstrutura de Redes

InfraEstrutura de Redes Faculdade Anhanguera de São Caetano do Sul InfraEstrutura de Redes Curso: Tecnologia em Redes de Computadores Prof:Eduardo M. de Araujo Site-http://www.professoreduardoaraujo.com Cabeamento Estruturado

Leia mais

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. UNIDADE 3 Técnicas de cabeamento

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. UNIDADE 3 Técnicas de cabeamento APRENDIZAGEM INDUSTRIAL UNIDADE 3 Técnicas de cabeamento O cabeamento horizontal Compreende os segmentos de cabos que são lançados horizontalmente entre as áreas de trabalho e as salas de telecomunicações

Leia mais

LINHA VOLT/X-POWER. Catalogo Produto 600 700 1200 1400VA. Engetron Engenharia Eletrônica Ind. e Com. Ltda

LINHA VOLT/X-POWER. Catalogo Produto 600 700 1200 1400VA. Engetron Engenharia Eletrônica Ind. e Com. Ltda Catalogo Produto LINHA VOLT/X-POWER 600 700 1200 1400VA Engetron Engenharia Eletrônica Ind. e Com. Ltda Atendimento ao consumidor: (31) 3359-5800 Web: www.engetron.com.br As informações contidas neste

Leia mais

ONDE LEIA SE: LOTE 01

ONDE LEIA SE: LOTE 01 Divinolândia, 21 de Setembro de 2011 Prezados senhores interessados, Esta comissão de Julgamento de Licitação do Conderg Hospital Regional de Divinolândia, esclarece através deste, alteração feita no Edital

Leia mais

COMUNICADO PREGÃO Nº 048/2007

COMUNICADO PREGÃO Nº 048/2007 COMUNICADO PREGÃO Nº 048/2007 OBJETO: Fornecimento, configuração, testes e assistência técnica, durante período de garantia, de 28 (vinte e oito) microcomputadores portáteis (notebooks) de alta mobilidade,

Leia mais

CABEAMENTO ESTRUTURADO NORMAS AMERICANAS EIA/TIA

CABEAMENTO ESTRUTURADO NORMAS AMERICANAS EIA/TIA CABEAMENTO ESTRUTURADO NORMAS AMERICANAS EIA/TIA NORMAS AMERICANAS EIA/TIA EIA/TIA 568-B: Commercial Building Telecomunications Cabling Standard Essa norma de 2001 é a revisão da norma EIA/TIA 568-A de

Leia mais

Manual Operacional Verificador de Preço VP240 / VP630 VP240W / VP630W

Manual Operacional Verificador de Preço VP240 / VP630 VP240W / VP630W Manual Operacional Verificador de Preço VP240 / VP630 VP240W / VP630W APRESENTAÇÃO Verificador de Preço da Tanca é o melhor equipamento para consulta do preço de produtos através dos códigos de barras.

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO 1. CABEAMENTO VERTICAL 1.1 INTRODUÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO 1. CABEAMENTO VERTICAL 1.1 INTRODUÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO 1. CABEAMENTO VERTICAL 1.1 INTRODUÇÃO O cabeamento vertical, ou cabeamento de backbone integra todas as conexões entre o backbone do centro administrativo e os racks departamentais,

Leia mais

Voltar. Placas de rede

Voltar. Placas de rede Voltar Placas de rede A placa de rede é o dispositivo de hardware responsável por envio e recebimento de pacotes de dados e pela comunicação do computador com a rede. Existem placas de rede on-board(que

Leia mais

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS: 1.1. Este roteiro serve como base às obras de Contratação de empresa especializada para o fornecimento de material e mão de obra para execução de rede

Leia mais

UTP ( PAR TRANÇADO SEM PROTEÇÃO)

UTP ( PAR TRANÇADO SEM PROTEÇÃO) Par Trançado UTP ( PAR TRANÇADO SEM PROTEÇÃO) O cabo UTP é composto por pares de fios, sendo que cada par é isolado um do outro e todos são trançados juntos dentro de uma cobertura externa, que não possui

Leia mais

MODELO DE DOCUMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETO

MODELO DE DOCUMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DISCIPLINA: PROJETO FÍSICO DE REDE PROJETO: CABEAMENTO ESTRUTURADO DE REDES LOCAIS MODELO DE DOCUMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETO OBS: O MODELO PODERÁ SER ALTERADO DE ACORDO COM A NECESSIDADE DE CADA

Leia mais

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00008/2015-001 SRP

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00008/2015-001 SRP 26430 - INST.FED.DE EDUC.,CIENC.E TEC.S.PERNAMBUCANO 158149 - INST.FED.EDUC.CIENC.E TEC.SERTãO PERNAMBUCANO RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00008/2015-001 SRP 1 - Itens da Licitação 1 - EQUIPAMENTO

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores

Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores Organização Diego M. Rodrigues (diego@drsolutions.com.br) 1. Introdução Com o intuito de auxiliar clientes da drsolutions na compra de equipamentos

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAC

Faculdade de Tecnologia SENAC Faculdade de Tecnologia SENAC Projeto de Redes Profª. Kelly Alves Martins de Lima Aluno Carlos Henrique Goiânia 2011 Sumario 1 Introdução... 5 2 Proposta do projeto... 5 3 Dados Básicos:... 5 4 Responsável

Leia mais

Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do Sisloc

Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do Sisloc Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do Sisloc Sumário: 1. Pré-requisitos de instalação física e lógica do Sisloc... 3 Servidores de Dados... 3 Servidores de Aplicação (Terminal Service)... 3

Leia mais

Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do SISLOC

Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do SISLOC Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do SISLOC Sumário Pré-Requisitos de Instalação Física e Lógica do SISLOC...3 Servidores de Dados...3 Servidores de Aplicação (Terminal Service)...3 Estações

Leia mais

Cabeamento Estruturado (Parte 2) Prof. Eduardo

Cabeamento Estruturado (Parte 2) Prof. Eduardo Estruturado (Parte 2) Prof. Eduardo Para debater... O que vimos na aula anterior? Montar uma rede doméstica é diferente de montar uma rede local de uns 100 PCs? Na aula anterior trabalhamos com a combinação

Leia mais

Rede Corporativa. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro. Introdução

Rede Corporativa. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro. Introdução Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro Rede Corporativa Introdução Rede corporativa é um sistema de transmissão de dados que transfere informações entre diversos equipamentos de uma mesma corporação, tais

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PQWS-5817M

MANUAL DE INSTRUÇÕES PQWS-5817M MANUAL DE INSTRUÇÕES PQWS-5817M Parabéns, você acaba de fazer uma excelente escolha adquirindo um produto com a qualidade e a garantia PROELETRONIC. Esta CPE emprega tecnologia de ponta em hardware e software

Leia mais

Cabeamento Estruturado. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Cabeamento Estruturado. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Cabeamento Estruturado Prof. Marciano dos Santos Dionizio Norma ANSI/EIA/TIA 568B Divide um sistema de cabeamento em subsistemas: 1. Facilidades de Entrada (pela NBR14565: Sala de Entrada de Telecomunicações

Leia mais

Aula 4b Elementos da Infraestrutura

Aula 4b Elementos da Infraestrutura Aula 4b Elementos da Infraestrutura Prof. José Maurício S. Pinheiro 2010 1 Elementos de Infra-estrutura São utilizados em projetos de sistemas de cabeamento para estabelecer o tráfego de voz, dados e imagens,

Leia mais

Meios Físicos de Comunicação

Meios Físicos de Comunicação Meios Físicos de Comunicação Aula 4 Cabeamento Estruturado Meios Físicos de Comunicação - Cabeamento Estruturado 1 Conteúdo Cabeamento Não Estruturado Normas Meios Físicos de Comunicação - Cabeamento Estruturado

Leia mais

Roteamento e Comutação

Roteamento e Comutação Roteamento e Comutação Design de Rede Local Design Hierárquico Este design envolve a divisão da rede em camadas discretas. Cada camada fornece funções específicas que definem sua função dentro da rede

Leia mais

Rede Wireless Para LAN e WAN

Rede Wireless Para LAN e WAN Rede Wireless Para LAN e WAN Marcos Macoto Iwashita CERNET Tecnologia e Sistemas macoto@cernet.com.br www.cernet.com.br INTRODUÇÃO Toda a tecnologia wireless não é nova, porém, em nossos dias apresenta

Leia mais

GS 16SVR960 Sistema de Gravação de Vídeo - 960H - 16 canais

GS 16SVR960 Sistema de Gravação de Vídeo - 960H - 16 canais www.gigasecurity.com.br GS 16SVR960 Sistema de Gravação de Vídeo - 960H - 16 canais Gravador de vídeo Fonte bivolt Proteção de surto HD opcional Acesso via internet Sistema de gravação de vídeo Muito mais

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Universidade de Brasília Introdução a Microinformática Turma H Redes e Internet Giordane Lima Porque ligar computadores em Rede? Compartilhamento de arquivos; Compartilhamento de periféricos; Mensagens

Leia mais

Devido ao contínuo aperfeiçoamento de nossos produtos e serviços, as especificações descritas a seguir estarão sujeitas a alterações sem prévio aviso.

Devido ao contínuo aperfeiçoamento de nossos produtos e serviços, as especificações descritas a seguir estarão sujeitas a alterações sem prévio aviso. Devido ao contínuo aperfeiçoamento de nossos produtos e serviços, as especificações descritas a seguir estarão sujeitas a alterações sem prévio aviso. Antes de utilizar o equipamento verifique a disponibilidade

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROJETO BÁSICO

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROJETO BÁSICO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROJETO BÁSICO 1. OBJETIVO Atender a solicitação de aquisição de equipamentos adicionais necessários para o funcionamento do Kit de Identificação

Leia mais

Introdução aos sistemas de cabeamento estruturado

Introdução aos sistemas de cabeamento estruturado Introdução aos sistemas de cabeamento estruturado Prof. José Maurício S. Pinheiro 2010 1 Histórico No início da década de 80 os sistemas Mainframe dominavam o mercado. Surgem os conceitos de "Networking"

Leia mais

4. Quais são os serviços que podem ser utilizados através desta Tecnologia? 6. O Adaptador PLC causa um aumento no consumo de Energia Elétrica?

4. Quais são os serviços que podem ser utilizados através desta Tecnologia? 6. O Adaptador PLC causa um aumento no consumo de Energia Elétrica? 1. O que significa PLC - PowerLine Communications? 2. Quais são as características técnicas do PLC? 3. Quais são as vantagens da Tecnologia PLC? 4. Quais são os serviços que podem ser utilizados através

Leia mais

Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O

Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O Í n d i c e Considerações Iniciais...2 Rede TCP/IP...3 Produtos para conectividade...5 Diagnosticando problemas na Rede...8 Firewall...10 Proxy...12

Leia mais

Política de Utilização da Rede Sem Fio (Wireless)

Política de Utilização da Rede Sem Fio (Wireless) Política de Utilização da Rede Sem Fio (Wireless) UNISC Setor de Informática/Redes Atualizado em 22/07/2008 1. Definição Uma rede sem fio (Wireless) significa que é possível uma transmissão de dados via

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PLACAS DE EXPANSÃO... 3 PLACAS DE VÍDEO... 3 Conectores de Vídeo... 4 PLACAS DE SOM... 6 Canais de Áudio... 7 Resolução das Placas de Som...

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Infraestrutura de Redes de Computadores

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Infraestrutura de Redes de Computadores Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Infraestrutura de Redes de Computadores Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Administração Euber

Leia mais

Laudo de Viabilidade Técnica e Econômica para Rede Wireless do CDT

Laudo de Viabilidade Técnica e Econômica para Rede Wireless do CDT Laudo de Viabilidade Técnica e Econômica para Rede Wireless do CDT 1. Pré Requisitos Com base no que foi proposta, a rede wireless do Bloco K da Colina deve atender aos seguintes requisitos: Padrão IEEE

Leia mais

Planejamento e Projeto de Redes de Computadores. Eduardo Barrére

Planejamento e Projeto de Redes de Computadores. Eduardo Barrére Planejamento e Projeto de Redes de Computadores Eduardo Barrére Aula Presencial Projeto Físico Eduardo Barrére eduardo.barrere@ice.ufjf.br O projeto deve considerar Seleção de tecnologias (conforme o projeto

Leia mais

APC SMART-UPS RT 1500VA Brazil

APC SMART-UPS RT 1500VA Brazil 1 de 5 20/09/2011 17:17 Você está aqui: Home > Produtos > SOHO/Usuários Domésticos > No-break (UPS - Uninterruptible Power Supplies) > Smart-UPS On-Line APC SMART-UPS RT 1500VA Brazil Part Number: Especificações

Leia mais

Estimativa. Unioeste 30809/2010 Cod. Fornecedor ClassificaçãoVlr.Un. Total. Setor Processo Item edital

Estimativa. Unioeste 30809/2010 Cod. Fornecedor ClassificaçãoVlr.Un. Total. Setor Processo Item edital Filtrado por ( : = '' ) E ( em haver: >= 1 ) E (Imprimir quantidades por setor de consumo = Sim) 06/05/2014:17:06 Página 1 de 1 Fornecedor ClassificaçãoVlr.Un. 23 7023 Backup - Agente Aplicação Exchange

Leia mais

Access Point Router 150MBPS

Access Point Router 150MBPS Access Point Router 150MBPS Manual do Usuário Você acaba de adquirir um produto Leadership, testado e aprovado por diversos consumidores em todo Brasil. Neste manual estão contidas todas as informações

Leia mais

GERSON PORCIÚNCULA SIQUEIRA

GERSON PORCIÚNCULA SIQUEIRA Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores GERSON PORCIÚNCULA SIQUEIRA Applied Science IOWA STATE UNIVERSITY,

Leia mais

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 03/14 CREMEB

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 03/14 CREMEB ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 03/14 CREMEB 1 - DO OBJETO Constitui objeto da presente licitação a aquisição de: 1.1-01 (um) SERVIDOR WEB para hospedar o novo Portal do CREMEB;

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES

REDE DE COMPUTADORES SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL REDE DE COMPUTADORES Tecnologias de Rede Arquitetura Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com 1 A arquitetura de redes tem como função

Leia mais

Catálogo de. Produtos LABORATÓRIO ÓPTICO FERRAMENTARIA / METALURGIA PRODUTOS INJETADOS MARCAS DISTRIBUÍDAS B5NX-CNC

Catálogo de. Produtos LABORATÓRIO ÓPTICO FERRAMENTARIA / METALURGIA PRODUTOS INJETADOS MARCAS DISTRIBUÍDAS B5NX-CNC FIBRAS ÓPTICAS E ACESSÓRIOS LABORATÓRIO ÓPTICO FERRAMENTARIA / METALURGIA B5NX-CNC PRODUTOS INJETADOS Catálogo de MARCAS DISTRIBUÍDAS Produtos R A Division of Cisco Systems, Inc. RACKS E ACESSÓRIOS Linha

Leia mais

Aquisição de equipamentos de informática

Aquisição de equipamentos de informática CONVITE 010/2008 ANEXO I Aquisição de equipamentos de informática ITEM 1 Nome: Estação de trabalho Quantidade: 1 unidades Processador: (mínimo) Intel core 2 duo E7200 2.53Ghz FSB 1333Mhz 4Mb Cache, 65

Leia mais

Redes de Computadores. Cabeamento Estruturado

Redes de Computadores. Cabeamento Estruturado Redes de Computadores Ano 2002 Profª. Vívian Bastos Dias Aula 4 Propriedades desejadas de um sistema de cabeamento estruturado: Máxima independência na tecnologia de acessos a redes. Maior adequação à

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO F 19

GUIA DE INSTALAÇÃO F 19 GUIA DE INSTALAÇÃO F 19 1. Instalação do equipamento (1)Cole o modelo de montagem na (2) Remova o parafuso na parte (3) Tire a placa traseira. parede, Faça os furos de acordo inferior do dispositivo com

Leia mais

1. CABEAMENTO ESTRUTURADO

1. CABEAMENTO ESTRUTURADO 1. CABEAMENTO ESTRUTURADO O gabinete de fiação é um ponto muito importante para um sistema de cabeamento de rede, apesar de muitas redes bem sucedidas não o utilizarem. Um gabinete de fiação pode ser do

Leia mais

Exigências de Sistema. Significado de cada LED. Conteúdo da embalagem. Instalação e Configurações

Exigências de Sistema. Significado de cada LED. Conteúdo da embalagem. Instalação e Configurações Exigências de Sistema 1. Processador Pentium 200MHZ ou mais 2. Windows 98SE, Windows Me, Windows 2000, Windows XP, Windows Vista e Windows 7. 3. 64MB de RAM ou mais. 4. 25MB de espaço livre no disco Significado

Leia mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 8

NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 8 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Assessoria Especial para Modernização da Gestão Central de Compras e Contratações NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 8 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 4/2015 PROCESSO Nº 04300.003546/2014-01

Leia mais

Solução Acesso Internet Áreas Remotas

Solução Acesso Internet Áreas Remotas Solução Acesso Internet Áreas Remotas Página 1 ÍNDICE GERAL ÍNDICE GERAL... 1 1. ESCOPO... 2 2. SOLUÇÃO... 2 2.1 Descrição Geral... 2 2.2 Desenho da Solução... 4 2.3 Produtos... 5 2.3.1 Parte 1: rádios

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA AQUISIÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS (TABLET)

ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA AQUISIÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS (TABLET) ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA AQUISIÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS (TABLET) IplanRio Empresa Municipal de Informática Janeiro 2012 1. OBJETO Registro de preço para aquisição de Dispositivos Móveis do tipo,

Leia mais

Keor t. trifásico ups 10 a 60 kva

Keor t. trifásico ups 10 a 60 kva Keor t trifásico ups 10 a Keor t UPS TRIFÁSICO KEOR T foi projetado com tecnologia avançada e com componentes de última geração, para garantir um ótimo desempenho, alta eficiência, alta disponibilidade

Leia mais

É um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos.

É um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. REDES DE COMPUTADORES CABO COAXIAL É um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. Topologias de rede A topologia de uma rede é um diagrama que descreve como

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS. Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br

FACULDADE PITÁGORAS. Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE REDES REDES DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Material elaborado com base nas apresentações

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

DIVISÃO DE MANUTENCAO DEPARTAMENTO DE MANUTENCAO DE SISTEMAS DIGITAIS. Especificações Técnicas. Rádios Banda Larga 5.8GHz e Antenas ETD- 00.

DIVISÃO DE MANUTENCAO DEPARTAMENTO DE MANUTENCAO DE SISTEMAS DIGITAIS. Especificações Técnicas. Rádios Banda Larga 5.8GHz e Antenas ETD- 00. COMPANHIA ESTADUAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DIVISÃO DE MANUTENCAO DEPARTAMENTO DE MANUTENCAO DE SISTEMAS DIGITAIS Especificações Técnicas Rádios Banda Larga 5.8GHz e Antenas ETD- 00.058 Cod.

Leia mais

MULTILAN CAT. 5E UTP 24 AWG 4PARES - CM

MULTILAN CAT. 5E UTP 24 AWG 4PARES - CM MULTILAN CAT. 5E UTP 24 AWG 4PARES - CM Características Gerais Descritivo: - Modelo TK 1002B - Condutor de cobre nu, coberto por polietileno. - Os condutores são trançados em pares, 04 pares 24 AWG. -

Leia mais

Características Técnicas

Características Técnicas Características Técnicas Equipamento homologado de acordo com o Portaria 1510/09 do MTE, com as seguintes características: Possui 2 processadores de 32 Bits, onde um é dedicado para marcações de ponto

Leia mais

ÍNDICE. Repetidor de sinal wireless 300 Mbps... 4. Roteador wireless 300 Mbps... 5. Roteador/Repetidor Wireless 150 Mbps... 6

ÍNDICE. Repetidor de sinal wireless 300 Mbps... 4. Roteador wireless 300 Mbps... 5. Roteador/Repetidor Wireless 150 Mbps... 6 ÍNDICE Repetidor de sinal wireless 300 Mbps... 4 Roteador wireless 300 Mbps... 5 Roteador/Repetidor Wireless 150 Mbps... 6 Roteador Portátil 3G Wireless 150 Mbps... 7 Adaptador USB Wireless 300 Mbps...

Leia mais

Faculdades SENAC Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores. Orçamentos de Redes de Computadores. Nome: Vilson Tages Turma: Redes Noite

Faculdades SENAC Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores. Orçamentos de Redes de Computadores. Nome: Vilson Tages Turma: Redes Noite Faculdades SENAC Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Orçamentos de Redes de Computadores Nome: Vilson Tages Turma: Redes Noite Orçamento 1 Ademar de Barros Jr. Justificativas Os cabos

Leia mais

Tecnologia e Infraestrutura. Conceitos de Redes

Tecnologia e Infraestrutura. Conceitos de Redes Tecnologia e Infraestrutura Conceitos de Redes Agenda Introdução às Tecnologias de Redes: a) Conceitos de redes (LAN, MAN e WAN); b) Dispositivos (Hub, Switch e Roteador). Conceitos e tipos de Mídias de

Leia mais