CAESP - Artes Aula 06-14/03/2019 GÓTICO TARDIO: O CAMINHO PARA O RENASCIMENTO NOS PAÍSES BAIXOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAESP - Artes Aula 06-14/03/2019 GÓTICO TARDIO: O CAMINHO PARA O RENASCIMENTO NOS PAÍSES BAIXOS"

Transcrição

1 CAESP - Artes Aula 06-14/03/2019 GÓTICO TARDIO: O CAMINHO PARA O RENASCIMENTO NOS PAÍSES BAIXOS

2 Origens do Pré-Renascimento e o Gótico Tardio: É comum pensarmos o Renascimento como um todo estruturado e bem conhecido, porém, quando analisamos a produção artística europeia após 1400, a verdade é bem outra. Há consenso de que a arquitetura renascentista começa no início do século XV em Florença. Mas a pintura e a escultura oferecem um desafio muito maior para o estabelecimento do início de seu Renascimento.

3 Origens do Pré-Renascimento e o Gótico Tardio: Mesmo se pensarmos as obras de Giotto ( ) como renascentistas, DEVEMOS LEMBRAR QUE FOI NECESSÁRIO MAIS UM SÉCULO e uma outra revolução artística em Florença e nos Países Baixos para trazer a pintura e a escultura para o Renascimento. Desta forma, GIOTTO E A PINTURA FLORENTINA APÓS 1420, COM O SEU NOVO REALISMO FAZEM PARTE DO CHAMADO PRÉ-RENASCIMENTO. Porém, para a PARTE SETENTRIONAL DA EUROPA, a pintura tem outros caminhos que a colocam no GÓTICO TARDIO.

4 Giotto: Ognissanti Madonna (1310)

5

6 Origens do Pré-Renascimento e o Gótico Tardio: ITÁLIA APÓS 1420, COM O SEU NOVO REALISMO FAZEM PARTE DO CHAMADO PRÉ-RENASCIMENTO. PARTE SETENTRIONAL DA EUROPA, GÓTICO TARDIO.

7 O Gótico Tardio: a incorporação do realismo O Gótico Tardio, assim como o Pré-Renascimento, busca TRAZER PARA A ARTE O MUNDO DO TANGÍVEL. Essa busca também é chamada de INCORPORAÇÃO DO REALISMO. Porém, ambos os estilos, apesar de serem revoluções artísticas gêmeas, inclusive no tempo, são profundamente diferentes entre si. O artistas dos Países Baixos NÃO FAZEM UMA REJEIÇÃO DO GÓTICO Internacional, como a que ocorreu com os florentinos do Pré-Renascimento, mas tomam esse estilo como ponto de partida e elaboram a sua própria incorporação do mundo tangível na obra de arte.

8 Robert Campin (Mestre Flémalle): Santa Verônica (1410)

9 O Gótico Tardio: um estilo próprio Por isso, A ARTE PRODUZIDA NOS PAÍSES BAIXOS APÓS 1420, É CONHECIDO COMO GÓTICO TARDIO E NÃO EM PRÉ-RENASCIMENTO. A arquitetura setentrional continuou firme no Gótico Internacional até o domínio do Renascimento no século XVI. O Gótico Tardio, NÃO É UM GÓTICO MORIBUNDO, uma fase final do Gótico, mas um estilo em si mesmo, pois: O realismo empregado pelos mestres flamengos, além e por causa - da sua RIQUEZA DE DETALHES E FORÇA EXPRESSIVA, tiveram grande influência na produção artística da Itália Pré-Renascentista.

10 Gótico Tardio (características): Esse realismo flamengo tinha um GRANDE VIRTUOSISMO e cuidado na REPRESENTAÇÃO DO MUNDO TANGÍVEL como ele é. Os corpos não são mais representados esquematicamente, tal como na pintura gótica, mas são reproduzidos com todo o cuidado e esmero para parecerem o mais possível com os corpos reais. O ambiente apresentado nas telas também é cuidadosamente construído para se parecer o máximo possível com o real. Inclusive a inclusão das primeiras EXPERIÊNCIAS de perspectiva.

11 Gótico Tardio: Vemos nas obras de Champin, ou Mestre Flémalle, o início de um momento em que se pode olhar para as obras de arte e ver nelas não apenas a mensagem religiosa, mas também o mundo real, as pessoas do cotidiano. As obras trazem aquilo que é essencial do mundo natural, a profundidade ilimitada, a estabilidade (equilíbrio de composição), a continuidade e inteireza da obra.

12 Mestre de Flémalle: Anunciação (1440)

13 Gótico Tardio: A representação de cada objeto na pintura tem o cuidado de se ater ao objeto real. Ele é reproduzido em sua FORMA, TEXTURA, MATERIAL, REFLEXO E SOMBRA. Inclusive, nesse momento, surgem as REPRESENTAÇÕES DOS ESPELHOS E DO REFLEXO NESSES. Eles falam sobre aquilo que está na frente da pintura e não é representado diretamente nela. São elementos que exigem um olhar atento para a obra em si mesma, não apenas para a mensagem dela.

14 Jan Van Eyck: Casal Arnolfini (1434)

15 Jan Van Eyck: Casal Arnolfini (1434)

16 Gótico Tardio: simbolismo dissimulado COMO os autores do Gótico Tardio PODERIAM REPRESENTAR em uma pintura, que deseja estar ligada ao mundo real, UM EVENTO SOBRENATURAL como são as estórias catequéticas? A solução foi o uso do SIMBOLISMO DISSIMULADO, ou seja, trazer para a obra certos ELEMENTOS QUE REPRESENTEM UMA IDEIA. Cada relação entre objeto e significado está encerrada em um contexto histórico e cultural específico. Assim, por exemplo, para o mundo ocidental, os lírios brancos representam a virgindade.

17 Gótico Tardio: simbolismo dissimulado Daqui em diante, O SIMBOLISMO DISSIMULADO SERÁ CONSTANTEMENTE UTILIZADO NA ARTE. E, inclusive, a sua própria utilização, será um elemento de avaliação e crítica das obras de arte. Outra questão importante é o uso de matizes mais suaves de cores. O que é mais próximo à realidade cotidiana.

18 Robert Campin (Mestre Flémalle): Anunciação (1425)

19 Robert Campin (Mestre Flémalle): Tríptico de Werl (1438)

20 Gótico Tardio: pintura a óleo No Medievo, as pinturas eram produzidas pela técnica da têmpera. Nessa, os pigmentos eram moídos e aglutinados ( temperados ) em uma emulsão de ovos, ou outro fixador. Essa técnica produz uma camada fina de tinta, que é bem resistente, tem secagem rápida e preenche muito bem as superfícies lisas dando bastante intensidade de cores e nitidez na separação das formas.

21 Gótico Tardio: pintura a óleo A pintura a óleo, por ser mais viscosa, permite uma variedade muito maior de preenchimentos, é possível fazer de camadas finas e translúcidas a grossas camadas que revelam cada pincelada. Também é possível realizar a mistura de cores sobre o próprio suporte da pintura, o que permitia um efeito de continuidade dos matizes de cores. Isso possibilitou aos artistas da época a criação de sombras aveludadas mais reais e dégradé, dando maior impressão de tridimensionalidade.

22 Robert Campin (Mestre Flémalle): Santa Verônica (1410)

23 Jan Van Eyck: Madona do Chanceler Rolin (1435)

24 Jan Van Eyck: Anunciação (1436)

25 Gótico Tardio: Hugo van der Goes A pintura de Hugo van der Goes é o PRIMEIRO CLARO EXEMPLO DA INFLUÊNCIA DA PSIQUE DO ARTISTA NA OBRA DE ARTE. Essa é mais uma importante característica do Renascimento, a possibilidade de EXPRESSÃO DO EU, DE LIBERTAÇÃO DO ARTISTA DO CÂNONE. Ele sofria de muita depressão. Mesmo após seu estrondoso sucesso em Bruges, com apenas 44 anos de idade, ele se suicida.

26 Gótico Tardio: Hugo van der Goes Em suas obras vemos pistas da sua psique tensa, agitada e explosiva. Ele apresenta as figuras em contrastes violentos de tamanhos e movimentos. As PERSONAGENS DIVINAS E SANTAS SÃO GIGANTESCAS se comparadas com as mundanas. As PERSONAGENS DIVINAS estão em posturas RITUALISTAS E SOLENES, em contraste com as mundanas que se agitam freneticamente.

27 Hugo van der Goes: Retábulo dos Portinari (1475)

28

29

30 Hieronymus Bosch: um rompante surreal no Gótico Enquanto os demais autores flamengos trazem o real para as suas obras, BOSCH IRÁ MESCLAR AS FORMAS DO REAL COM O MUNDO ONÍRICO, como se ele fosse um Orfeu da pintura. Seus quadros são PROFUNDAMENTE ENIGMÁTICOS E DE UMA ORIGINALIDADE TÃO PROFUNDA E REVOLUCIONÁRIA que teremos que esperar até o século XX com Dalí e o Surrealismo para termos esse tipo de criação novamente disponível.

31 Hieronymus Bosch: um rompante surreal no Gótico Poucos elementos das obras de Bosch são claros e indiscutivelmente identificáveis. Parece-nos que a própria intenção do autor era de COLOCAR FORTEMENTE A FANTASIA ONÍRICA JUSTAMENTE PARA REPRESENTAR DE FORMA FANTÁSTICA O MUNDO DO DIVINO. As vastas paisagens de suas obras estão repletas de seres fantásticos de todas as formas. Híbridos de vários animais. Anjos, demônios, humanos deformados, etc.

32 Hieronymus Bosch: A Morte e o Usurário (1494)

33 Hieronymus Bosch: Jardim das Delícias (1500)

34 Hieronymus Bosch: Tentações de Santo Antônio (1516)

35 Geertgen tot Sint Jans: anunciação do Barroco? Será que podemos ver nas obras de Geertgen um prenúncio do Caravagismo e do Barroco? Em suas obras veremos claramente o abrupto contraste entre aquilo que é iluminado, que está em destaque, e aquilo que está na penumbra e na escuridão. Também vemos a existência de uma ou duas fontes de luz que são não apenas os focos significativos das obras, mas, além disso, as origens do próprio simbolismo místico representado nas obras. Ele faz uma iluminação diferenciada dos elementos representados na obra. Em uma mesma cena, alguns seres são iluminados pela fonte, outros não. É um recurso estilístico de representar a importância de cada um.

36 Geertgen tot Sint Jans: A Natividade (1490)

37 Geertgen tot Sint Jans: A Natividade (1490)

38 Muito obrigado. Bons estudos! Prof. Heleno Licurgo do Amaral

CAESP - Artes Aula 10-18/05/2017 GÓTICO TARDIO: O CAMINHO PARA O RENASCIMENTO NOS PAÍSES BAIXOS

CAESP - Artes Aula 10-18/05/2017 GÓTICO TARDIO: O CAMINHO PARA O RENASCIMENTO NOS PAÍSES BAIXOS CAESP - Artes Aula 10-18/05/2017 GÓTICO TARDIO: O CAMINHO PARA O RENASCIMENTO NOS PAÍSES BAIXOS Origens do Pré-Renascimento Europeu e o Gótico Tardio: É comum pensarmos o Renascimento como um todo estruturado

Leia mais

CAESP - Artes Aula 11-25/05/2017 PRÉ-RENASCIMENTO EM FLORENÇA: A NOVA ATENAS

CAESP - Artes Aula 11-25/05/2017 PRÉ-RENASCIMENTO EM FLORENÇA: A NOVA ATENAS CAESP - Artes Aula 11-25/05/2017 PRÉ-RENASCIMENTO EM FLORENÇA: A NOVA ATENAS Contexto histórico do Pré-Renascimento Italiano: No início do século XV, o Duque de Milão pretendia subjugar toda a Itália.

Leia mais

CAESP - Artes Aula 07-21/03/2019 PRÉ-RENASCIMENTO EM FLORENÇA: A NOVA ATENAS

CAESP - Artes Aula 07-21/03/2019 PRÉ-RENASCIMENTO EM FLORENÇA: A NOVA ATENAS CAESP - Artes Aula 07-21/03/2019 PRÉ-RENASCIMENTO EM FLORENÇA: A NOVA ATENAS Contexto histórico do Pré-Renascimento Italiano: No início do século XV, o Duque de Milão pretendia subjugar toda a Itália.

Leia mais

CAESP - Artes Aula 12-27/07/2017 RENASCIMENTO: PRIMADO DA ARTE COMO SABER, FAZER E CONHECER

CAESP - Artes Aula 12-27/07/2017 RENASCIMENTO: PRIMADO DA ARTE COMO SABER, FAZER E CONHECER CAESP - Artes Aula 12-27/07/2017 RENASCIMENTO: PRIMADO DA ARTE COMO SABER, FAZER E CONHECER Masaccio: Santíssima Trindade (1427) Sandro Botticelli: Adoração dos Magos (1482) Características gerais do Renascimento:

Leia mais

História das artes visuais Professora Vaz

História das artes visuais Professora Vaz História das artes visuais - 2015 Professora Vaz Antes da Renascença: - Naturalismo por si mesmo, - Pintura e escultura deixaram de ser totalmente símbolo, - Conexão com o mundo e não caráter transcendental

Leia mais

CAESP - Artes Aula 09-25/04/2019 MANEIRISMO

CAESP - Artes Aula 09-25/04/2019 MANEIRISMO CAESP - Artes Aula 09-25/04/2019 MANEIRISMO Maneirismo: resposta ao Renascimento De da segunda metade do século XVI até o início do século XVII temos uma REAÇÃO AO RENASCIMENTO e a sua crise estilística.

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL PROFESSORA MARIA JOSÉ 7º ANO

RENASCIMENTO CULTURAL PROFESSORA MARIA JOSÉ 7º ANO RENASCIMENTO CULTURAL PROFESSORA MARIA JOSÉ 7º ANO RENASCIMENTO CULTURAL O TERMO RENASCIMENTO: O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além

Leia mais

CAESP - Artes Aula 07-22/03/2018 ARTE MEDIEVAL ROMÂNICA E GÓTICA

CAESP - Artes Aula 07-22/03/2018 ARTE MEDIEVAL ROMÂNICA E GÓTICA CAESP - Artes Aula 07-22/03/2018 ARTE MEDIEVAL ROMÂNICA E GÓTICA Estilo Românico Rural: Reconfiguração da arquitetura romana (antiga) em uma releitura medieval. Uso do arco semicircular para as aberturas

Leia mais

BARROCO PINTURA Caravaggio Andrea Pozzo

BARROCO PINTURA Caravaggio Andrea Pozzo BARROCO A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII), mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01:

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior ARTE GÓTICA Professora Alba Baroni Arquiteta ARTE GÓTICA (1100 1300) No século XII a economia é fundamentada no comércio. O centro da vida social volta a ser a cidade. No inicio

Leia mais

Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II APOSTILA DE ARTES VISUAIS. 7º ano 2º trimestre. Unidade III. Renascimento. Nome: Nº.

Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II APOSTILA DE ARTES VISUAIS. 7º ano 2º trimestre. Unidade III. Renascimento. Nome: Nº. Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II APOSTILA DE ARTES VISUAIS 7º ano 2º trimestre Unidade III Renascimento Nome: Nº.: Turma: Ano: Professor(a): Renascimento Vamos lembrar um pouquinho o que você aprendeu

Leia mais

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Prof. André de Freitas Barbosa Altar do Mosteiro de São Bento (Rio de Janeiro, 1617), traçado original de Francisco Frias de Mesquita. Numa época de

Leia mais

ARTE MEDIEVAL SUSSUMO/ANDREIA

ARTE MEDIEVAL SUSSUMO/ANDREIA Artes Visuais INTENSIVO ARTE MEDIEVAL SUSSUMO/ANDREIA Idade Média Em 395, o Imperador Teodósio dividiu em duas partes o imenso território que dominava: O Império Romano do Ocidente e o Império Romano do

Leia mais

CAESP - Artes Aula 13-26/07/2018 TRANSFORMAÇÕES FINAIS DO SÉCULO XVI: MANEIRISMO, REALISMO E PROTO-BARROCO.

CAESP - Artes Aula 13-26/07/2018 TRANSFORMAÇÕES FINAIS DO SÉCULO XVI: MANEIRISMO, REALISMO E PROTO-BARROCO. CAESP - Artes Aula 13-26/07/2018 TRANSFORMAÇÕES FINAIS DO SÉCULO XVI: MANEIRISMO, REALISMO E PROTO-BARROCO. De 1525 a 1600 temos uma profusão de diferentes estilos artísticos que rivalizam entre si. A

Leia mais

MODERNIDADE Renascimento

MODERNIDADE Renascimento MODERNIDADE Renascimento O fim do feudalismo e o início da modernidade: rompimentos e resgates A modernidade Nova Economia Comércio Manufatura Nova política Absolutismo Novas relações sociais Burguesia

Leia mais

A Idade Média inicia-se em 476 com aqueda do Império Romano do Ocidente, devido às invasões de povos barbaros.

A Idade Média inicia-se em 476 com aqueda do Império Romano do Ocidente, devido às invasões de povos barbaros. ArtenaIdadeMédia A Idade Média inicia-se em 476 com aqueda do Império Romano do Ocidente, devido às invasões de povos barbaros. Seu fim foi assinalado pela queda do Império Romano do Oriente em 1453,devido

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 8.junho.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque. 8.junho. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 8.junho.2012 NOME:

Leia mais

A arquitetura foi a principal expressão da Arte Gótica e propagou-se por diversas regiões da Europa, principalmente com as construções de imponentes

A arquitetura foi a principal expressão da Arte Gótica e propagou-se por diversas regiões da Europa, principalmente com as construções de imponentes O ESTILO GÓTICO DESIGNA UMA FASE DA HISTÓRIA DA ARTE OCIDENTAL, IDENTIFICÁVEL POR CARACTERÍSTICAS BEM ESPECÍFICAS DE CONTEXTO SOCIAL, POLÍTICO E RELIGIOSO EM CONJUGAÇÃO COM VALORES ESTÉTICOS E FILOSÓFICOS

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA ARTÍSTICA DE SOARES DOS REIS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES - 11.º ANO ANO LECTIVO DE 2010/2011

ESCOLA SECUNDÁRIA ARTÍSTICA DE SOARES DOS REIS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES - 11.º ANO ANO LECTIVO DE 2010/2011 Comum Módulo inicial Continuidade e Rupturas Caso Prático: Helena Almeida, Sente-me, Ouve-me, Vê-me 4 A Cultura da Catedral As Cidades de Deus Tempo e o espaço: Do século XII à primeira metade do século

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 8.junho.2012 NOME:

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo. LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Pré-História, Egito Antigo, Renascimento, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

Leia mais

se desenvolveu entre 1300 e 1650

se desenvolveu entre 1300 e 1650 RENASCIMENTO se desenvolveu entre 1300 e 1650 ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências. a valorização do Humanismo e da natureza,

Leia mais

RENASCIMENTO. Botticelli - os temas de seus quadros foram escolhidos segundo a possibilidade que lhe proporcionavam de

RENASCIMENTO. Botticelli - os temas de seus quadros foram escolhidos segundo a possibilidade que lhe proporcionavam de RENASCIMENTO O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos

Leia mais

A Idade Média e O Renascimento

A Idade Média e O Renascimento Estes textos são produzidos sob patrocínio do Departamento Cultural da Clínica Naturale.Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento.

Leia mais

Mestre Consolus. Um milagre de São Pedro. Segunda metade do século XIII. A caverna confere sensação de profundidade.

Mestre Consolus. Um milagre de São Pedro. Segunda metade do século XIII. A caverna confere sensação de profundidade. Proposta de Leitura: GOMBRICH, 1999, pp. 133-141; 185-195; 201-205. A arte na Idade Média transmite uma verdadeira integração da pintura, escultura e arquitetura marcados pela arte românica no final do

Leia mais

- Transição da Idade Média para Idade Moderna

- Transição da Idade Média para Idade Moderna Renascimento - Transição da Idade Média para Idade Moderna - Movimento que começou na Itália por volta do século XV devido ao grande desenvolvimento econômico das cidades italianas (Genova, Veneza, Milão,

Leia mais

CAESP - Artes Aula 10-05/02/2019 BARROCO: EUROPA

CAESP - Artes Aula 10-05/02/2019 BARROCO: EUROPA CAESP - Artes Aula 10-05/02/2019 BARROCO: EUROPA A revolução arquitetônica do Barroco: Para o trabalho de renovação da fé no Catolicismo, foi pensado um NOVO TIPO DE ORGANIZAÇÃO ARQUITETÔNICA DAS IGREJAS.

Leia mais

ARTE 2º. TRIMESTRE/14

ARTE 2º. TRIMESTRE/14 ARTE 2º. TRIMESTRE/14 IDADE MÉDIA ARTE ROMÂNICA Estilo de arte e arquitetura que prevaleceu na maior parte da Europa nos séculos XI e XII, sendo o primeiro estilo a atingir maior expressão internacional;

Leia mais

Aula 4.1 Conteúdo: Arte Barroca Europeia Arte Barroca Brasileira Neoclássica Europeia e Brasileira. CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Aula 4.1 Conteúdo: Arte Barroca Europeia Arte Barroca Brasileira Neoclássica Europeia e Brasileira. CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Aula 4.1 Conteúdo: Arte Barroca Europeia Arte Barroca Brasileira Neoclássica Europeia e Brasileira. 1 Habilidades: Reconhecer características e produções artísticas dos períodos denominados: Barroca Europeia

Leia mais

ANTES DE RESPONDERES, LÊ COM ATENÇÃO TODA A PERGUNTA E RESPONDE CUIDADOSAMENTE. Grupo I

ANTES DE RESPONDERES, LÊ COM ATENÇÃO TODA A PERGUNTA E RESPONDE CUIDADOSAMENTE. Grupo I História Ficha Formativa Nome: Data: / / ANTES DE RESPONDERES, LÊ COM ATENÇÃO TODA A PERGUNTA E RESPONDE CUIDADOSAMENTE Grupo I 1. - Menciona as características presentes na arquitetura renascentista.

Leia mais

O Nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1485) ARTE. Renascimento

O Nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1485) ARTE. Renascimento O Nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1485) ARTE Renascimento O movimento da Renascença ou Renascimento Cultural ou Renascentismo teve início em 1400, em Florença, antiga cidade/estado da atual Itália,

Leia mais

ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS RELIGIOSAS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS RELIGIOSAS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS RELIGIOSAS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades (LERR) Universidade Estadual de Londrina (UEL) 20 a 22 d e s et em

Leia mais

CAESP - Artes Aula 06-23/03/2017 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL:

CAESP - Artes Aula 06-23/03/2017 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL: CAESP - Artes Aula 06-23/03/2017 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL: A Arte dos primórdios do Cristianismo: Para conhecermos melhor as artes produzidas no império bizantino, é necessário passarmos pela arte dos

Leia mais

Renascimento. Garcia Junior HISTÓRIA DA ARTE ARTE-EDUCADOR / DESIGNER GRÁFICO. O Nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1485)

Renascimento. Garcia Junior HISTÓRIA DA ARTE ARTE-EDUCADOR / DESIGNER GRÁFICO. O Nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1485) O Nascimento de Vênus Sandro Botticelli (1485) Renascimento Garcia Junior Professor de Arte graduado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Educação Profissional de Jovens e Adultos

Leia mais

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05 UFU Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual 2015-2 Provas 18 e 19/04 09 e 10/05 HISTÓRIA Eixo Temático 1 O Processo Histórico (p. 36) Conhecer e interpretar fontes de informações sobre o passado,

Leia mais

Fonte imagem:

Fonte imagem: Atividade extra As Artes Visuais Questão 1 Fonte imagem: http://www.fumdham.org.br/fotos/pintura06.jpg Fonte imagem: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/file/tvmultimidia/imagens/2sociologia/2arteurbana.jpg

Leia mais

Prof. a Graciela Campos

Prof. a Graciela Campos Blog Design com Poesia [ http://gracicampos.wordpress.com/ ] Facebook GracicamposDesign [www.facebook.com/gracicamposdesign ] Prof. a Graciela Campos Prof. a Graciela Campos Link aulas / plano de aula

Leia mais

A época dos Grandes Mestres

A época dos Grandes Mestres A época dos Grandes Mestres Entre 1.300 e 1.650 depois de Cristo. Artes, literatura e ciências. Ressurreição consciente: antiguidade clássica. Humanismo. VALORIZAÇÃO DO HOMEM E NATUREZA. * Racionalidade;

Leia mais

Uma nova visão de mundo

Uma nova visão de mundo Uma nova visão de mundo O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas no século XIV; Os protagonistas deste movimento pretendiam partir da filosofia, da

Leia mais

O Renascimento na Itália. Lilian Rodrigues

O Renascimento na Itália. Lilian Rodrigues O Renascimento na Itália Lilian Rodrigues O Renascimento na Itália LILIAN RODRIGUES ITÁLIA 1300-1650 Com os estudos sobre a natureza iniciados nesse período, a cultura clássica e os ideais greco-romanos

Leia mais

Arte e Religião Leitura dos discursos visuais

Arte e Religião Leitura dos discursos visuais Arte e Religião Leitura dos discursos visuais A Idade Média e o Renascimento Clássico A exploração dos mistérios da natureza e leis do universo como requisito fundamental para a atividade artística. O

Leia mais

CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA

CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA Etapas da Pré-História: Paleolítico (Idade da Pedra Lascada): de 2.5 Milhões (M) de anos antes do presente (a.p.) até 100 mil (K)

Leia mais

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Prof. André de Freitas Barbosa Altar do Mosteiro de São Bento (Rio de Janeiro, 1617), traçado original de Francisco Frias de Mesquita. Numa época de

Leia mais

Antropocentrismo (do grego anthropos, "humano"; e kentron, "centro") é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do

Antropocentrismo (do grego anthropos, humano; e kentron, centro) é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do ARTE GÓTICA A Arte Gótica se desenvolveu na Europa entre os séculos XII e XV e foi uma das mais importantes da Idade Média, junto com a Arte Românica. Ela teve grande influencia do forte Teocentrismo (O

Leia mais

ARTE MEDIEVAL. Estilo Bizantino

ARTE MEDIEVAL. Estilo Bizantino ARTE MEDIEVAL Durante a Idade Média (século V ao XV), a arte europeia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. Esta atuava nos aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais

Leia mais

ENASCIMENTO. Prof. Igor Pelegrini

ENASCIMENTO. Prof. Igor Pelegrini ENASCIMENTO Prof. Igor Pelegrini RENASCIMENTO ITALIANO TRECENTO (SÉC. XIV) TRECENTO ESSE PERÍODO SE DESTACA COMO O INÍCIO DO MOVIMENTO RENASCENTISTA. ONDE ENCONTRAMOS ESSENCIALMENTE NA ITÁLIA, EM ESPECIAL

Leia mais

ARTE BARROCA. BARROCO ITALIANO Século XVI - XVII

ARTE BARROCA. BARROCO ITALIANO Século XVI - XVII ARTE BARROCA BARROCO ITALIANO Século XVI - XVII Contexto O Barroco surgiu na Itália, deve-se a uma série de mudanças econômicas, religiosas e sociais ocorridas na época. O grande império cristão começou

Leia mais

CARACTERISTICAS. - A busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;

CARACTERISTICAS. - A busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas; O BARROCO A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e

Leia mais

CAESP - Artes Aula 04-28/02/2019 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL:

CAESP - Artes Aula 04-28/02/2019 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL: CAESP - Artes Aula 04-28/02/2019 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL: A Arte dos primórdios do Cristianismo: Para conhecermos melhor as artes produzidas no império bizantino, é necessário passarmos pela arte dos

Leia mais

CAESP - Artes Aula 16-23/08/2018 NEOCLASSICISMO: A ABERTURA PARA A ARTE MODERNA

CAESP - Artes Aula 16-23/08/2018 NEOCLASSICISMO: A ABERTURA PARA A ARTE MODERNA CAESP - Artes Aula 16-23/08/2018 NEOCLASSICISMO: A ABERTURA PARA A ARTE MODERNA Neoclassicismo: diversidade que não é liberdade Esse estilo abre caminho para a Arte Moderna que será trilhado de forma definitiva,

Leia mais

A Arte na Roma Antiga

A Arte na Roma Antiga A Arte na Roma Antiga 01 Quais as civilizações que influenciaram Roma no campo artístico? R. na pag. 51 02 Como a arte grego-helenística contribuiu com a expressão artística romana? R. na pag. 52 (na caixa

Leia mais

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz TEORIA DO DESIGN Aula 03 Composição e a História da arte Prof.: Léo Diaz O QUE É ARTE? Definição: Geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa,

Leia mais

VANGUARDAS EUROPÉIAS

VANGUARDAS EUROPÉIAS VANGUARDAS EUROPÉIAS VANGUARDA Em seu sentido literal, vanguarda (vem do francês Avant Garde, guarda avante ) faz referência ao batalhão militar que precede as tropas em ataque durante uma batalha.daí

Leia mais

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito Segunda Avaliação Estudo dirigido Capitulo 2 A arte no Egito 01 É do nosso conhecimento que a Civilização Egípcia era socialmente complexa e culturalmente muito rica, mas podemos destacar desse contexto

Leia mais

IMPRESSIONISMO. As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.

IMPRESSIONISMO. As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens. IMPRESSIONISMO O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CONTEÚDO DO BIMESTRE ELEMENTOS BÁSICOS QUE COMPÕE UMA IMAGEM ARTE E RELIGIÃO BARROCO EUROPEU DO DESENHO A PINTURA CRIATIVIDADE E EXPRESSÃO ARTÍSTICA A DÍADE EMOÇÃO E RAZÃO 1. O Maneirismo como um estilo

Leia mais

ARTE GÓTICA. História da Arte Profª Denise Dalle Vedove

ARTE GÓTICA. História da Arte Profª Denise Dalle Vedove ARTE GÓTICA História da Arte Profª Denise Dalle Vedove Introdução A Idade Média foi um dos períodos mais longos da história : durou cerca de dez séculos.iniciouse no ano 476, com a ocupação de Roma pelos

Leia mais

HISTÓRIA. aula Renascimento

HISTÓRIA. aula Renascimento HISTÓRIA aula Renascimento 4 fatores-chave do Renascimento Ampliação do comércio e da riqueza condições materiais Reformulação dos métodos de ensino Estudo de grego e latim e desenvolvimento de um criticismo

Leia mais

RENASCIMENTO. A CRIAÇÃO DE ADÃO - Michelangelo Buanarroti, 1511 Afresco 280 x 570 cm - Teto da Capela Sistina Roma

RENASCIMENTO. A CRIAÇÃO DE ADÃO - Michelangelo Buanarroti, 1511 Afresco 280 x 570 cm - Teto da Capela Sistina Roma RENASCIMENTO A CRIAÇÃO DE ADÃO - Michelangelo Buanarroti, 1511 Afresco 280 x 570 cm - Teto da Capela Sistina Roma INFLUÊNCIAS DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA Temática Técnica Ideológica TEMÁTICA O NASCIMENTO DE

Leia mais

Rapaz com um cesto de frutas, Caravaggio. Nasceu em Itália e teve como expoente Caravaggio.

Rapaz com um cesto de frutas, Caravaggio. Nasceu em Itália e teve como expoente Caravaggio. Barroco Pintura Pintura barroca Rapaz com um cesto de frutas, Caravaggio Nasceu em Itália e teve como expoente Caravaggio. O enterro de Cristo, Caravaggio Uma arte que teve como objectivo o deslumbramento,

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 7 O Renascimento cultural

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 7 O Renascimento cultural Preparatório EsPCEx História Geral Aula 7 O Renascimento cultural 1 Conceito de Renascimento (I) Século XIV Crise espiritual e inquietação intelectual Busca de nova visão: Homem, Deus, Universo Profunda

Leia mais

1 Representação Gráfica Aula 02/Prof. Luciano

1 Representação Gráfica Aula 02/Prof. Luciano 1 Representação Gráfica Aula 02/Prof. Luciano TÉCNICAS BÁSICAS PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA Algumas das principais técnicas básicas para representação gráfica à mão-livre, utilizadas como meio expressivo

Leia mais

ARTE NA IDADE MÉDIA. Pintura, Arquitetura, Escultura.

ARTE NA IDADE MÉDIA. Pintura, Arquitetura, Escultura. ARTE NA IDADE MÉDIA Pintura, Arquitetura, Escultura. História da Arte da Idade Média. A arte entre o céu e o inferno, assim pode-se denominar a arte da Idade Média. Os pintores e escultores dos períodos

Leia mais

Artes Plásticas/ Sharlene CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Artes Plásticas/ Sharlene CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO TRADIÇÃO MODERNIDADE 1. Transição da tradição para a modernidade. 2. Conceito de tradição no universo da Arte. 3. Conceito de modernidade no universo da Arte. 4. Mulheres pintoras em evidência. 5. A busca

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Série: 8ª - Ensino Fundamental Professora: Michelle Fialho Atividades para Estudos Autônomos Data: 23 / 5 / 2016 Nome: _ Nº Turma: INTRODUÇÃO

Leia mais

Prof. a Graciela Campos

Prof. a Graciela Campos Blog Design com Poesia [ http://gracicampos.wordpress.com/ ] Facebook GracicamposDesign [www.facebook.com/gracicamposdesign ] Prof. a Graciela Campos Prof. a Graciela Campos Link aulas / plano de aula

Leia mais

O Renascimento Cultural

O Renascimento Cultural O Renascimento Cultural Antecedentes Renascimento comercial e urbano; Ascensão social da burguesia (lucro e sucesso individual) Mecenato; Expansão Marítima e Comercial; Novas descobertas científicas; Conquista

Leia mais

O estilo Gótico desenvolveu-se na Europa, principalmente na França, durante a Baixa Idade Média e é identificado como a Arte das Catedrais.

O estilo Gótico desenvolveu-se na Europa, principalmente na França, durante a Baixa Idade Média e é identificado como a Arte das Catedrais. ARTE GÓTICA O estilo Gótico desenvolveu-se na Europa, principalmente na França, durante a Baixa Idade Média e é identificado como a Arte das Catedrais. A partir do século XII,XIII e XIV a França conheceu

Leia mais

Lado B. Escola de arte para tatuadores. Curso Regular de Aquarela

Lado B. Escola de arte para tatuadores. Curso Regular de Aquarela Lado B Escola de arte para tatuadores Curso Regular de Aquarela O Lado B Escola foi criado em 2010, para ensinar técnicas artísticas como tatuagem, desenho, pintura, etc. através do estudo da arte, pesquisas

Leia mais

Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa

Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa Retrato dos Reis Magos na Basílica de Santo Apolinário (Ravena, Itália, séc. VI) A principal característica

Leia mais

Arte Renascentista. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com

Arte Renascentista. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com Arte Renascentista Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com ARTE É UM TODO ORGÂNICO E ORDENADO, DIRIGIDO POR LEIS PRÓPRIAS, QUE REGEM, QUER OS ELEMENTOS DO MACROCOSMO, DOS ASTROS, QUER DO

Leia mais

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX Entre os artistas que se destacaram na segunda metade do século XIX, estavam: Benedito Calixto de Jesus (1853-1927) Pedro Alexandrino( 1856-1942) Belmeiro de Almeida

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 3º - Ensino Médio Professora: Michelle Fialho Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: ITRDU Este estudo

Leia mais

RECRO ARTE - 6º ANO. pensamento religioso dos egípcios Identificar a Lei da Frontalidade, pintura mural e simbologia nas artes. influenciou sua arte.

RECRO ARTE - 6º ANO. pensamento religioso dos egípcios Identificar a Lei da Frontalidade, pintura mural e simbologia nas artes. influenciou sua arte. RECRO ARTE - 6º ANO EIXO: REFLEXAO SOBRE O SIGNIFICADO DA ARTE / ARTE PRE-HISTÓRICA Analisar a Arte como registro e como Reconhecer as diversas linguagens artísticas e seus elementos. produto cultural.

Leia mais

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como chamamos a arte produzida atualmente. Período: final

Leia mais

ARTE GÓTICA Inicialmente, o estilo gótico era aplicado exclusivamente na construção de edifícios religiosos. As características mais importantes

ARTE GÓTICA Inicialmente, o estilo gótico era aplicado exclusivamente na construção de edifícios religiosos. As características mais importantes ARTE GÓTICA Inicialmente, o estilo gótico era aplicado exclusivamente na construção de edifícios religiosos. As características mais importantes desse estilo são os arcos visíveis da estrutura da abóbada;

Leia mais

CAESP - Artes Aula 15-05/08/2016 BARROCO: EUROPA

CAESP - Artes Aula 15-05/08/2016 BARROCO: EUROPA CAESP - Artes Aula 15-05/08/2016 BARROCO: EUROPA A revolução arquitetônica do Barroco: Com o trabalho de renovação da fé no Catolicismo, foi pensado um novo tipo de organização arquitetônica das igrejas.

Leia mais

R enascimento. Prof.: André Vinícius Magalhães

R enascimento. Prof.: André Vinícius Magalhães R enascimento Prof.: André Vinícius Magalhães O que é Renascimento????? O termo Renascimento é comumente aplicado à Europa entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse

Leia mais

Vista da Catedral de Colónia, Alemanha

Vista da Catedral de Colónia, Alemanha Arte Gótica A arte gótica, estilo artístico desenvolvido na Europa Ocidental, está diretamente ligada ao contexto histórico da época de sua criação. No fim da Idade Média, o velho continente se deparou

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES PARA ISENÇÃO DO CONCURSO DE ACESSO

NORMAS COMPLEMENTARES PARA ISENÇÃO DO CONCURSO DE ACESSO NORMAS COMPLEMENTARES PARA ISENÇÃO DO CONCURSO DE ACESSO 1 - CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA ARTES PLÁSTICAS 2 - DATA DA ETAPA ESPECÍFICA 27 de junho de 2012 3 - LOCAL DA ETAPA ESPECÍFICA Prédio

Leia mais

Todo o conteúdo desta publicação está protegido pelos direitos de autor que assistem a www.amopintar.com A cópia ou reprodução total ou parcial de

Todo o conteúdo desta publicação está protegido pelos direitos de autor que assistem a www.amopintar.com A cópia ou reprodução total ou parcial de O propósito deste glossário de termos técnicos e artísticos, é ajudar aos amantes da pintura, artistas e amadores que seguem as nossas lições on-line ou através das publicações Amopintar, a se familiarizarem

Leia mais

REVISÃO 1º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina

REVISÃO 1º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina REVISÃO 1º BIM 6ºs anos Professora Cristina UNIDADE 1 O UNIVERSO DA ARTE Módulo 1: A arte Aula 1. O que é arte? Aula 1. O que é arte? Existem alguns instrumentos que nos auxiliam na decisão do que seja

Leia mais

Com a tomada de Roma pelos povos bárbaros, em 476, inicia-se a Idade Média. A arte da Idade Média tem suas raízes na época conhecida como

Com a tomada de Roma pelos povos bárbaros, em 476, inicia-se a Idade Média. A arte da Idade Média tem suas raízes na época conhecida como ARTE ROMÂNICA Nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII, durante o período da história da arte conhecido como românico. Visto principalmente nas igrejas católicas construídas

Leia mais

Fotografia de Casamento. enxergando além do óbvio

Fotografia de Casamento. enxergando além do óbvio Fotografia de Casamento enxergando além do óbvio Dia 1 Dia 2 Dia 3 um olhar além do óbvio a força da composição a luz criativa nos casamentos Dia 1 Dia 2 Dia 3 um olhar além do óbvio a força da composição

Leia mais

O Renascimento da Arte. Profª Sthephane Godoi

O Renascimento da Arte. Profª Sthephane Godoi O Renascimento da Arte Profª Sthephane Godoi Todos os caminhos partem de Florença A Renascença: o começo da pintura moderna No ínicio dos anos de 1400, o mundo acordou. Tendo início em Florença, a Renascença,

Leia mais

O Humanismo e o Renascimento artístico tiveram inicio na Itália, por volta de Isso se explica porque, por essa época, as cidades italianas eram

O Humanismo e o Renascimento artístico tiveram inicio na Itália, por volta de Isso se explica porque, por essa época, as cidades italianas eram O Humanismo e o Renascimento artístico tiveram inicio na Itália, por volta de 1300. Isso se explica porque, por essa época, as cidades italianas eram os maiores centros do comércio europeu. Em cidades

Leia mais

CAESP - Artes Aula 15-05/08/2016 BARROCO: EUROPA

CAESP - Artes Aula 15-05/08/2016 BARROCO: EUROPA CAESP - Artes Aula 15-05/08/2016 BARROCO: EUROPA A revolução arquitetônica do Barroco: Com o trabalho de renovação da fé no Catolicismo, foi pensado um novo tipo de organização arquitetônica das igrejas.

Leia mais

Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio. Capítulo 14. A arte no Barroco Europeu. 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p.

Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio. Capítulo 14. A arte no Barroco Europeu. 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p. Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio Capítulo 14 A arte no Barroco Europeu 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p.141 02 No livro, encontramos duas explicações para o surgimento

Leia mais

Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do

Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do Realismo Realismo Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do século XIX. A palavra realismo designa uma maneira de agir, de interpretar a realidade. Esse comportamento caracteriza-se

Leia mais

CAESP - Artes Aula 16-19/08/2016 BARROCO E ROCOCÓ: AMÉRICAS E BRASIL

CAESP - Artes Aula 16-19/08/2016 BARROCO E ROCOCÓ: AMÉRICAS E BRASIL CAESP - Artes Aula 16-19/08/2016 BARROCO E ROCOCÓ: AMÉRICAS E BRASIL Barroco nas Américas: seu desenvolvimento nas Américas e no Brasil, essencialmente na América Latina, ocorre entre os séculos XVIII

Leia mais

EVANDRO SCHIAVONE no Museu do Louvre em Paris

EVANDRO SCHIAVONE no Museu do Louvre em Paris A RTISTA EVANDRO SCHIAVONE Artista pintor, transforma cores a óleo em sensações e sentimentos estampados em tela. Tem como única atividade profissional desde os 17 anos de idade o desenho e a pintura.

Leia mais

A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX

A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX Quando surgiu? Durante o século XVIII. Está ligado ao pensamento filosófico do Iluminismo. Como Surgiu? Através de achados arqueológicos durante o século XVIII

Leia mais

JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY

JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY O que é arte? Arte, para JANSON (1993, pg. 11), é, em primeiro lugar, uma palavra que pode significar tanto o conceito de arte como a existência do objeto arte. Para KOSIK (2002) a arte é parte integrante

Leia mais

O BARROCO NA ITÁLIA A PINTURA BARROCA NA ITÁLIA

O BARROCO NA ITÁLIA A PINTURA BARROCA NA ITÁLIA O BARROCO NA ITÁLIA A arte Barroca desenvolveu-se no séc. XVII, num período muito importante da história da civilização ocidental, pois nele ocorreram mudanças que deram nova feição à Europa da Idade Moderna.

Leia mais

Módulo 3-2. O alargamento do conhecimento do mundo O conhecimento científico da Natureza

Módulo 3-2. O alargamento do conhecimento do mundo O conhecimento científico da Natureza Módulo 3-2. O alargamento do conhecimento do mundo. 2.2. O conhecimento científico da Natureza - A matematização do real - Álgebra (equações, operações, polinómios ) - Geometria (forma, tamanho, posição

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ensino secundário Departamento de Expressões Grupo de Artes Visuais Disciplina: HCA 10º ano Ensino Regular

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ensino secundário Departamento de Expressões Grupo de Artes Visuais Disciplina: HCA 10º ano Ensino Regular CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ensino secundário Departamento de Expressões Grupo de Artes Visuais Disciplina: HCA 10º ano Ensino Regular Domínios Domínios específicos Aprendizagens Essenciais (AE): O aluno deve

Leia mais

A Mediação Cultural: Estratégias de Apreciação Artística no Museu Nogueira da Silva ANEXO 4

A Mediação Cultural: Estratégias de Apreciação Artística no Museu Nogueira da Silva ANEXO 4 Fichas de actividades apresentadas nas sessões de preparação das visitas ao Museu já com as alterações e adaptações feitas em conjunto com a professora de cada turma. Ficha de Actividades Sexto ano Público

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO:EXPRESSÕES ÁREA DISCIPLINAR:600 - ARTES VISUAIS DISCIPLINA: História da Cultura e das Artes NÍVEL DE ENSINO: SecundárioCURSO: Artes Visuais ANO:11º- ANO LETIVO:2018/2019

Leia mais