PERGUNTAS FREQUENTES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PERGUNTAS FREQUENTES"

Transcrição

1 PERGUNTAS FREQUENTES Este guia com perguntas e respostas foi desenvolvido para possibilitar um melhor entendimento dos procedimentos e normas do processo de credenciamento para prestação de serviços de instrutoria e consultoria no SEBRAE/ES Leia atentamente o Edital de Credenciamento, consulte as questões contidas aqui e, se ainda houver dúvidas, entre em contato conosco através do rhes@sebraees.com.br O QUE É O SEBRAE? O SEBRAE, uma entidade privada e de interesse público, apóia a abertura e expansão dos pequenos negócios e transforma a vida de milhões de pessoas por meio do empreendedorismo. Estas são algumas das razões pelas quais o SEBRAE tem uma missão clara e focada no desenvolvimento do Brasil através da geração de emprego e renda pela via do empreendedorismo. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é uma entidade privada sem fins lucrativos criada em 1972 com a missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte. A instituição atua também com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios. O QUE FAZ O SEBRAE? O SEBRAE trabalha para possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos micro e pequenos negócios do país. A ferramenta básica nesse desafio é a informação, fundamental para o crescimento das empresas. Todas as ações, projetos, produtos e serviços da instituição têm em consideração que apenas a cultura do aprendizado e do uso do conhecimento pode garantir uma gestão competitiva, eficiente e moderna. Para repassar continuamente informação de qualidade, o SEBRAE utiliza diversos produtos, como cursos, consultorias, treinamentos, palestras, seminários, eventos e publicações, entre outros. A criação e o desenvolvimento de novos canais e formatos de comunicação que aperfeiçoem a disseminação do conhecimento são uma prioridade estratégica. Integrados a métodos convencionais e novas tecnologias, criam uma teia de conhecimento acessível para as micro pequenas empresas e empresas de pequeno porte. O atendimento do SEBRAE é feito de forma individual ou coletiva e de modo presencial ou à distância. O objetivo é prestar um atendimento de primeira qualidade e continuado, possibilitando um relacionamento duradouro e assistido entre o SEBRAE e o empreendedor. Saiba mais em e

2 O QUE É CREDENCIAMENTO? É o processo de certificação de empresas (fornecedores) para prestação de serviços de instrutoria e/ou consultoria. O credenciamento é concedido após a análise da documentação exigida e avaliação da capacidade técnico-profissional. Uma vez aprovada no processo de credenciamento, a empresa, através do profissional por ela indicado, está apta para atender às demandas do SEBRAE/ES. QUAL O OBJETIVO DO CREDENCIAMENTO? O SEBRAE/ ES realiza credenciamento de pessoas jurídicas, para integrar o Cadastro de Instrutores e Consultores, na forma estabelecida em Edital, com base no Art. 43 do Regulamento de Licitações e Contratos do Sistema SEBRAE. O credenciamento não estabelece obrigação do SEBRAE de efetuar qualquer solicitação de serviços, constituindo-se apenas em um cadastro de profissionais aptos a prestarem serviços de instrutoria ou consultoria mediante demanda. QUAL A DIFERENÇA ENTRE INSTRUTORIA E CONSULTORIA? Os conteúdos, formato e metodologia das capacitações oferecidas aos empresários de micro e pequenas empresas e empreendedores são desenvolvidos pelo SEBRAE. São diversos temas como: RH, negociação, liderança, empreendedorismo, plano de negócios, finanças, marketing, vendas, formação de preços, comércio exterior, produção, qualidade, agronegócios, associativismo e cooperativismo, cultura, turismo, artesanato, etc. O profissional que atua com instrutoria é o condutor desses cursos, atuando como instrutor de grupos reunidos em sala de aula para receber as capacitações. Já o consultor dá orientações, por vezes seguidas de intervenções, que compreendem a apuração das necessidades do cliente, a identificação de problemas e as alternativas de solução, na forma de atendimento individual ou coletivo, bem como pode atuar com o desenvolvimento e implementação de projetos específicos. COMO ATUAR COM CONSULTORIA OU INSTRUTORIA NO SEBRAE/ES? Todas as regras e procedimentos para a prestação desses serviços estão descritas no Edital de Credenciamento, disponível do site É importante fazer uma leitura cuidadosa do Edital, para conhecer as normas em detalhes. Somente o representante legal da empresa poderá inscrevê-la e indicar os profissionais.

3 QUEM PODE PARTICIPAR? O Edital permite a participação somente de pessoa jurídica de natureza empresarial, legalmente constituída no País, operando nos termos da legislação vigente, sendo que apenas os sócios ou empregados indicados por essas empresas poderão prestar os serviços. QUAL A CONDIÇÃO PARA A INSCRIÇÃO DE EMPRESAS? As Pessoas Jurídicas devem ser de natureza empresarial, com CNAE e/ou objeto social condizente com a prestação de serviço de instrutoria e/ou consultoria, conforme a natureza da atividade escolhida. QUANDO SE DÁ A PUBLICAÇÃO DO EDITAL? Quando há necessidade de ampliar o nº de prestadores de serviços (fornecedores) em instrutoria e/ou consultoria. As oportunidades de credenciamento são divulgadas no site do SEBRAE/ES e/ou através dos meios de comunicação (sites, jornais e folders, por exemplo). É COBRADA TAXA DE INSCRIÇÃO? Não é cobrada qualquer taxa de inscrição, mas é bom saber que todas as despesas decorrentes da participação das etapas de credenciamento correm por conta dos participantes. EM QUAIS ÁREAS A PJ PODERÁ SE INSCREVER? O Edital de Credenciamento abrange, no total, 15 áreas de conhecimentos e estas estão divididas em subáreas. Não há limite de áreas para a Pessoa Jurídica se inscrever, mas cada profissional indicado poderá ser inscrito em até 3 (três) áreas de conhecimento, sem limites de subáreas, observando sempre os requisitos exigidos e se a natureza da atividade (instrutoria e/ou consultoria) de sua opção é condizente com o objeto social da empresa a qual está vinculado. São 15 áreas de conhecimento e diversas subáreas. Somente o representante legal da empresa poderá acessar o sistema e indicar os profissionais, preenchendo todos os dados cadastrais. QUAIS AS CONDIÇÕES PARA SER CREDENCIADO EM INSTRUTORIA? E EM CONSULTORIA? Todos os requisitos para ser credenciado em instrutoria e/ou consultoria estão descritos no Edital de Credenciamento. Para cada área de atuação há requisitos específicos. De forma geral, é preciso ter escolaridade exigida e experiência comprovada na área de opção.

4 É POSSÍVEL FAZER INSCRIÇÃO, AO MESMO TEMPO, PARA INSTRUTORIA E CONSULTORIA? Sim, a empresa e os profissionais por ela indicados podem se inscrever para instrutoria e, também, para consultoria, mas deverão ser observadas as exigências do Edital. Todos os comprovantes e requisitos deverão ser atendidos. COMO ESCOLHER AS ÁREAS DE CONHECIMENTO/ SUBÁREAS? Leia atentamente o conteúdo e requisitos descritos para cada área/ subárea de conhecimento (Anexo I do Edital). Algumas dúvidas comuns: Sou professor universitário e/ou ministro cursos diversos, posso me inscrever para Educação? O profissional que atua como professor no nível superior ou ministra aulas em cursos livres deve observar qual a área de atuação do conteúdo trabalhado e não se inscrever diretamente na área Educação. Essas experiências profissionais, em geral, qualificam o candidato para atuar com instrutoria e não na área de Educação, onde se enquadram os especialistas em Educação (com formação e experiência focadas nessa área técnica de conhecimento). Exemplos: 1- Ministro cursos de comércio exterior; posso optar pela área Comércio Exterior subárea Procedimentos operacionais para importação e exportação natureza instrutoria. 2- Sou professora de finanças na pós-graduação; posso fazer opção pela área Serviços Financeiros e Contábeis, subárea Gestão econômico/ financeira natureza instrutoria. 3- Sou coordenador pedagógico em uma instituição de ensino e ministro aulas de didática no curso de Pedagogia; tenho condição de optar pela área Educação, subárea Educacional pedagógico natureza instrutoria. Já ocupei posição gerencial, posso me candidatar para subárea Liderança? Depende, o simples fato de ter ocupado posição de liderança na empresa (supervisão, gerência, chefia, direção ou outras funções) não qualifica o profissional para atuar na área Recursos Humanos, subárea Liderança. Normalmente os profissionais que estão aptos a atuar nessa área são aqueles que trabalham com programas de formação/ desenvolvimento de lideranças, coaching, etc. Sou contador e oriento meus clientes quanto aos aspectos tributários de suas empresas. Posso me inscrever na área Legislação Aplicada às Micro e Pequenas Empresas subárea Direito Tributário/Fiscal? Não, pois devemos seguir as normas em vigor e a legislação federal (Estatuto da Advocacia e da OAB) é explicita ao mencionar que a consultoria jurídica é atividade privativa da advocacia. Além disso, segundo a CBO Classificação Brasileira de Ocupações, a atividade de Consultor Jurídico pertence à família 2410 Advocacia. Assim sendo, a formação requerida deve ser na área de Direito e o profissional deve ser registrado junto à OAB.

5 Tenho formação em ciências econômicas e atuo como auditor, posso me candidatar à área Planejamento Empresarial? Depende, a área de conhecimento Planejamento Empresarial atua com as empresas em seus aspectos financeiros e mercadológicos. Isto é, deve ser apresentada uma visão macro da gestão da empresa, experiência e visão sistêmica do negócio. Se o profissional tem sua experiência focada na área financeira ou contábil, por exemplo, deve optar pela área Serviços Financeiros e Contábeis. QUAIS SÃO AS ETAPAS DO PROCESSO DE CREDENCIAMENTO? São 5 (cinco) as etapas do processo de credenciamento: 1. INSCRIÇÃO via site do SEBRAE/ES, através do preenchimento completo do curriculum vitae (cadastro eletrônico) e envio da documentação. 2. HABILITAÇÃO análise documental dividida em 2 (duas) fases: a. Análise da documentação da pessoa jurídica quanto à comprovação da experiência e regularidade fiscal e jurídica. b. Análise da documentação do profissional indicado pela pessoa jurídica, comprovando os requisitos exigidos para cada área/ subárea de conhecimento. 3. CERTIFICAÇÃO DA CAPACIDADE TÉCNICA também dividida em 2 (duas) fases: a. Avaliação do Conhecimento Técnico, de acordo com as opções de áreas de conhecimento, geralmente feita através de prova escrita. b. Atividade Prática, com ênfase no foco de atuação indicado (consultoria e/ou instrutoria), geralmente feita por simulações ou outras técnicas. 4. CADASTRO DE CREDENCIADOS - habilitação em banco de dados específico do SEBRAE/ES e posterior alinhamento às condições da prestação de serviços. 5. FORMALIZAÇÃO CONTRATUAL PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. OS DOCUMENTOS A SEREM ENVIADOS PRECISAM SER AUTENTICADOS OU ORIGINAIS? Sim. Atente-se, também, para os itens exigidos e prazos de validade, pois não são aceitos documentos fora do prazo de validade, protocolos e declarações ou atestados incompletos. QUAIS DOCUMENTOS SÃO ACEITOS PARA COMPROVAR OS REQUISITOS CONTIDOS NO EDITAL? Para escolaridade, cópia autenticada (frente e verso) de diploma registrado pelo MEC, certificado, declaração emitida pela instituição de ensino (em papel timbrado e com assinatura) ou histórico escolar.

6 Para comprovação de experiência, cópia autenticada da carteira profissional onde a função especificada comprove claramente a atuação na área de conhecimento (ex: registro como analista de RH para comprovar experiência em RH ou gerente de marketing como comprovação na área de Marketing, etc. Registros com funções genéricas não são aceitos sem o acompanhamento de outros documentos como descrição de cargo ou declaração da empresa ex: assistente, analista, professor e outros que não explicitam a área de atuação). Além disso, também são aceitas: declarações, atestados e contratos de prestação de serviços que descrevam as atividades realizadas, nome do profissional, período de atuação e estejam em papel timbrado ou com carimbo de CNPJ. O PROCESSO DE CREDENCIAMENTO DEVERÁ SER RENOVADO TODO ANO? Não, uma vez credenciada, a empresa e seus profissionais indicados não precisarão renovar o credenciamento, pois sua validade é por tempo indeterminado; a não ser quando novas regras forem estabelecidas. NOVOS PROFISSIONAIS DA EMPRESA PODERÃO ADERIR AO CREDENCIAMENTO APÓS SUA HABILITAÇÃO? Sim, a qualquer momento, desde que comprovem o vínculo formal com a empresa e haja processo aberto. AO TÉRMINO DO PROCESSO, OS PROFISSIONAIS CREDENCIADOS RECEBEM ALGUM CERTIFICADO? Não, não é fornecido nenhum certificado, mas o nome da empresa e dos profissionais são inclusos na lista de empresas habilitadas e profissionais credenciados, divulgada no site da empresa contratada para realização do processo de credenciamento. POSSO ALTERAR/ ACRESCENTAR OPÇÕES POR ÁREAS DE CONHECIMENTO OU FOCO DE ATUAÇÃO APÓS O CREDENCIAMENTO? Sim, desde que haja processo de credenciamento em andamento e as regras/ prérequisitos sejam atendidos. AO MUDAR OPÇÕES POR ÁREAS DE CONHECIMENTO OU FOCO DE ATUAÇÃO, APÓS O CREDENCIAMENTO, TEREI QUE PASSAR NOVAMENTE PELAS AVALIAÇÕES DE CONHECIMENTOS E ATIVIDADE PRÁTICA? O processo de certificação na área de conhecimento poderá ter validade para atuação nos dois focos: instrutoria e consultoria. E o processo de certificação na natureza da atividade poderá ter validade para todas as áreas de conhecimentos em que o profissional queira se credenciar (lembrando que há um limite de três áreas, sem limite de subáreas). Dessa forma, se alterar somente o foco de atuação, passará pela atividade prática. Se mudar/ acrescentar áreas de conhecimento, passará pela avaliação de conhecimentos e se alterar os dois, passará pela etapa de certificação técnica novamente.

7 EM QUAIS LOCALIDADES PODEREI PRESTAR SERVIÇO PARA O SEBRAE/ES? O SEBRAE/ES dará prioridade para as regiões mais próximas de sua residência, porém, como a abrangência de atuação da entidade é nacional, você poderá receber convite para atuar em outras regiões, desde que nos cadastros locais não haja prestadores de serviços credenciados para atender às demandas. QUANTO GANHA UM INSTRUTOR OU CONSULTOR? A remuneração é definida por fatores como a complexidade e exigência da atividade. Para cada produto ou programa a ser executado há uma remuneração específica. Os detalhes podem ser conferidos no Edital de Credenciamento. QUEM RECEBE O PAGAMENTO: A EMPRESA PRESTADORA DO SERVIÇO OU O PROFISSIONAL A ELA VINCULADO? A relação contratual é feita entre a empresa e o SEBRAE/ES, portanto o pagamento é feito na conta corrente da empresa. QUAL O PASSO A PASSO PARA ME INSCREVER? 1. Imprima e leia atentamente o Edital. 2. Verifique se o CNAE/ objeto social da empresa é condizente com a natureza da atividade que pretende prestar e as exigências do Edital. 3. Providencie TODOS os documentos exigidos da pessoa jurídica e do(s) profissional(is) indicado(s). Verifique os prazos de validade das certidões. 4. Preencha o cadastro eletrônico, através do link disponível no site do SEBRAE/ES e do IDESB. A inscrição somente será válida se o cadastro for finalizado e os documentos encaminhados no momento da convocação para a etapa de habilitação. Lembre-se que cada profissional só poderá ser indicado para até 3 áreas de conhecimento, isto é, áreas de atuação, sem limite de subáreas. Atente-se para os requisitos não faça opção por áreas que não consiga comprovar as exigências. 5. Acompanhe pelo site do SEBRAE/ES a divulgação e as convocações para as etapas do processo. QUAL O PROCEDIMENTO PARA ALTERAÇÕES NOS DADOS CADASTRAIS? As informações devem ser mantidas atualizadas, porém uma vez finalizado o cadastro eletrônico, qualquer alteração/ correção feita pelo representante legal deverá ser precedida de nova impressão e envio do currículo para o SEBRAE/ES, acompanhada da documentação comprobatória. Atenção: observem que enquanto o período de inscrições do edital estiver vigente, o candidato poderá alterar suas informações quantas vezes forem necessárias e, portanto,

8 sua situação finalizada pode mudar para pendente novamente. Sendo necessário concluir a inscrição para finalizar a inscrição no sistema. COMO FUNCIONA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO? Não há garantia de serviços, por isso é importante que a empresa habilitada tenha uma carteira diversa de clientes, além do SEBRAE. Além disso, a prestação de serviços está limitada a 120 horas mensais. Quando houver demanda de serviço, a empresa habilitada será acionada para atender à solicitação, de acordo com os critérios especificados no Edital. O SEBRAE/ES PODE CANCELAR A HABILITAÇÃO DA EMPRESA E O CREDENCIAMENTO DE SEUS PROFISSIONAIS? Sim, a prestação de serviço será acompanhada pelo SEBRAE/ES e avaliada por seus clientes. Se houver inconformidade na prestação de serviços ou alteração nas condições estabelecidas no momento do credenciamento, a empresa e/ou seus profissionais vinculados poderão ser descredenciados (leia mais no item 11 do Edital). AO SER APROVADO NO PROCESSO DE CREDENCIAMENTO TENHO GARANTIAS QUE PRESTAREI SERVIÇOS AO SEBRAE? O credenciamento não obriga o SEBRAE a efetuar qualquer contratação de serviços. Trata-se de um cadastro de profissionais aptos a prestarem serviços de instrutoria ou consultoria, mediante demanda. AO ME CREDENCIAR NO MEU ESTADO, EU PODEREI PRESTAR SERVIÇOS PARA QUALQUER SEBRAE/UF, INCLUSIVE PARA O SEBRAE NACIONAL? Cada unidade do Sistema SEBRAE, identificada como SEBRAE/UF, realiza o credenciamento de pessoas jurídicas e, excepcionalmente, de profissionais autônomos (para algumas áreas de conhecimento). Os selecionados compõem o Cadastro Nacional de consultores e/ou instrutores do Sistema SEBRAE, denominado SGC Sistema de Gestão de Credenciados. Ao ser credenciado em uma das unidades do Sistema SEBRAE, o profissional pode ser contratado, mediante demanda, para prestar serviços para qualquer SEBRAE/UF, inclusive, para o SEBRAE Nacional. Por isso é importante ter disponibilidade para deslocamentos. O SGC é um banco de consultores e instrutores aptos a prestar serviços ao Sistema SEBRAE. OPTANTE PELO SIMPLES PODE SE CREDENCIAR? Optantes pelo SIMPLES Nacional não podem prestar serviços de instrutoria ou consultoria. A Lei Complementar nº 123/06, em seu artigo 17, incisivos XI e XIII, declara que é vedado aos optantes do SIMPLES Nacional a prestação de serviços decorrentes do exercício de atividade intelectual, inclusive instrutoria, bem como serviços de consultoria, conforme se verifica: Art. 17. Não poderão recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional a microempresa ou a empresa de pequeno porte: (...) XI - que tenha por finalidade a prestação de serviços decorrentes do exercício de atividade intelectual, de natureza técnica, científica, desportiva, artística ou cultural, que constitua profissão regulamentada ou não, bem como a que preste serviço de instrutor, de corretor, de despachante ou de qualquer tipo de intermediação de negócios; (...)

9 XIII - que realize atividade de consultoria. Maiores esclarecimentos você poderá obter através dos links: Instrução Normativa RFB nº 1.234, de 11 de janeiro de A Receita Federal disponibiliza em seu site soluções de consultas efetuadas e a solução nº 387 descrita abaixo refere-se à utilização do SIMPLES em caso de INSTRUTORIA, quando: SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 387 de 06 de Novembro de 2007 ASSUNTO: Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte - Simples EMENTA: SIMPLES NACIONAL. ENSINO LIVRE E CURSO TÉCNICO. Ensino livre é o não regulamentado. Ou seja, em contraste com o sistema de ensino regular, são cursos de duração variada, para atividades profissionais ou mero aprimoramento pessoal, p.ex., auto ajuda, beleza, moda, comportamento, reiki, feng shui etc. Já o curso técnico é espécie do gênero educação profissional, que conduz ao desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva, em articulação com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continuada, em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho, mediante cursos regulares ou especiais Se as aulas da consulente são ministradas em regime de escola livre ou curso técnico, é permitida a opção pelo Simples Nacional. Caso contrário, é vedada, porque constituem serviço de instrutor e/ou atividade intelectual, de natureza técnica ou científica. EMPREENDEDOR INDIVIDUAL PODE PARTICIPAR DO CREDENCIAMENTO DE CONSULTORES OU INSTRUTORES? O Empreendedor Individual tem sua regulamentação legal definida na Lei Complementar nº 123/06. A vedação para a prestação de serviços de consultoria se encontra no art. 17, XIII c/c o art. 18-A, 1 da referida Lei. Já quanto à impossibilidade do Empreendedor Individual prestar serviços de instrutoria a vedação se encontra disposta no art. 17, XI da LC n 123/06. Ressalte-se que o EI não se confunde com a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada EIRELI. A última, a depender dos critérios de credenciamento utilizados pela UF, poderá prestar serviços no SGC. QUANTO AO PARENTESCO (COLABORADOR X CANDIDATO), QUEM PODE PARTICIPAR DO CREDENCIAMENTO? Não podem participar do credenciamento: 1 - Cônjuge esposo, esposa; 2 - Companheiro, companheira relação estável, conforme Código Civil; 3 - Parente por consanguinidade, até 1º grau pai, mãe, filho (a); 4 - Parente por consanguinidade, até 2º grau irmão (ã), avô (ó); 5 - Parente por afinidade, até 1º grau sogro (a), genro, nora, padrasto, madrasta, enteado (a); 6 - Parente por afinidade, até 2º grau cunhado (a). Parentes que podem ser credenciados: 1 - Tio (a), sobrinho (a) são parentes por consanguinidade em 3º grau;

10 2 - Primo (a) parentes por consanguinidade em 4º grau. TODOS OS SEBRAE/UF CREDENCIAM PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS? Não. Apenas alguns SEBRAE /UF credenciam e contratam profissionais autônomos para determinadas áreas de conhecimento. Antes de fazer a inscrição, é necessário analisar o perfil exigido para a área de conhecimento de interesse. EXISTE UM VALOR/HORA FIXO PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS? O valor varia de acordo com o serviço a ser prestado. OS PROFISSIONAIS INDICADOS PELA PESSOA JURÍDICA DEVEM TER QUE TIPO DE VÍNCULO COM A EMPRESA? Eles devem ser sócios (listados no Contrato Social) ou empregados (com registro em Carteira). TRABALHO PARA UMA PESSOA JURÍDICA ESTRANGEIRA, COM ESCRITÓRIO NO BRASIL, ELA PODE SE CREDENCIAR? Só poderão ser credenciadas, para prestar serviços ao Sistema SEBRAE, pessoas jurídicas, legalmente constituídas no País, operando nos termos da legislação vigente, cuja finalidade permita a realização de serviços de instrutoria e/ou consultoria. CERTIFICADOS DE CURSOS REALIZADOS NO EXTERIOR SERÃO ACEITOS? Documentos relacionados a cursos realizados no exterior, somente serão considerados quando devidamente reconhecidos por instituição educacional brasileira, na forma da lei, e acompanhados pela correspondente tradução juramentada. ALÉM DE ANEXAR A DOCUMENTAÇÃO NO SISTEMA É NECESSÁRIO ENCAMINHAR PELOS CORREIOS? Sim. É necessário inserir a documentação no Sistema e encaminhar os documentos, via Correios, para o endereço indicado no Edital ou Comunicado específico, para análise. EU JÁ SOU CREDENCIADO, MAS QUERO ME CREDENCIAR EM OUTRA ÁREA DE CONHECIMENTO. O QUE DEVO FAZER? Para isso é necessário participar de um novo processo de credenciamento Inscrição, Habilitação e Certificação e ser aprovado. EU QUERO CREDENCIAR UM NOVO CONSULTOR PELA MINHA PESSOA JURÍDICA. O QUE DEVO FAZER? Ele terá que participar de um processo de credenciamento Inscrição, Habilitação e Certificação e ser aprovado. VOCÊ SABE O QUE É E QUAL É A IMPORTÂNCIA DO RELATO DE EXPERIÊNCIA? O Relato de Experiência deve ser detalhado e completo porque ao buscar um profissional no banco de dados, é possível localizar um credenciado por palavra-chave, ou seja, característica específica do trabalho a ser realizado. É importante ressaltar que, para cada área de conhecimento/natureza, a pessoa jurídica deve indicar pelo menos 1 (um) profissional. Cada profissional só pode ser inscrito em, no

11 máximo, 3 (três) áreas de conhecimento. Para cada área, o profissional deve fazer um Relato. No Relato de Experiência da Pessoa Jurídica, o representante legal deve descrever, de forma completa e detalhada, todas as competências, trabalhos realizados e resultados alcançados pela a pessoa jurídica, por meio de seus profissionais (sócios e empregados). Para cada área de conhecimento a pessoa jurídica deverá registrar um Relato. No Relato de Experiência do Profissional Autônomo, o candidato deve descrever, de forma completa e detalhada, todas as competências, trabalhos realizados e resultados alcançados por ele. Para cada área de conhecimento o candidato deverá registrar um Relato. O QUE DEVE CONTER A DECLARAÇÃO OU ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA? SERVE NOTA FISCAL? A pessoa jurídica deve fornecer o documento em papel timbrado. Nesse documento deve constar o nome da pessoa jurídica, do profissional indicado que realizou o serviço, o período, o trabalho realizado e o resultado alcançado. Esse documento deve mencionar a área de conhecimento e natureza (consultoria ou instrutoria) na qual a pessoa jurídica está se credenciando. Nesse documento deve constar o nome do profissional autônomo que realizou o serviço, o período, o trabalho realizado e o resultado alcançado. Esse documento deve mencionar a área de conhecimento e natureza (consultoria ou instrutoria) na qual o profissional está se credenciando. A cópia da nota fiscal da prestação de serviços não substitui a declaração ou atestado. O QUE É UM EDITAL PERMANENTEMENTE ABERTO? Edital permanentemente aberto é aquele que possibilita que a inscrição (Etapa I) de pessoas jurídicas ou profissionais autônomos (alguns SEBRAE/UF para áreas de conhecimento específicas) seja feita a qualquer momento, via Sistema. As etapas de Habilitação (análise documental) e Certificação (avaliação do conhecimento técnico) serão realizadas de acordo com cronograma divulgado no Portal SEBRAE, para áreas específicas. É importante ressaltar, que cada SEBRAE/UF realiza o seu processo de credenciamento. Para informações, você deve consultar o site do SEBRAE estadual de interesse. PORQUE EU NÃO RECEBO AS MENSAGENS ENVIADAS PELO SISTEMA? Em alguns casos, percebemos que alguns candidatos, na hora da inscrição, erram na digitação de seus endereços eletrônicos ( s). É necessário checar se o cadastro está correto. Alguns correios eletrônicos possuem configuração anti-spam (exemplo UOL) que solicita uma confirmação de envio, por meio da inclusão de um código. Por se tratar uma ferramenta informatizada, essa confirmação não acontece. ESQUECI MINHA SENHA, O QUE FAZER? Caso tenha esquecido sua senha, siga os procedimentos abaixo: 1 Acesse o portal / Aba: Inscreva-se; 2 - Na tela abaixo, clique em Aceito ;

12 3 - Na tela seguinte, insira seu CPF ou CNPJ da pessoa jurídica e clique em Clique aqui se esqueceu sua senha, ela será encaminhada para o cadastrado no ato da inscrição. COMO TEREI CERTEZA QUE A MINHA INSCRIÇÃO ESTÁ FINALIZADA? O Sistema emitirá um comprovante em PDF, com o número da inscrição e resumo das informações inseridas no cadastro. Imprima e guarde o comprovante. QUAL É O TAMANHO MÁXIMO DOS DOCUMENTOS QUE DEVEM SER INSERIDOS NO SISTEMA? O tamanho máximo é 2Mb. Quanto mais pesado o documento, mas lento será o desempenho do Sistema. O SISTEMA FUNCIONA EM QUALQUER NAVEGADOR?

13 Não. O Sistema apresenta problemas quando é utilizado o Firefox, o Google Chrome ou as versões anteriores ao Internet Explorer 7. EU FINALIZEI A MINHA INSCRIÇÃO E PERCEBI QUE ANEXEI O DOCUMENTO ERRADO, O QUE FAZER? Para anexar o documento correto, você deve cancelar e refazer a inscrição no Sistema (anexar documentos e incluir informações/dados).

CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA E INSTRUTORIA

CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA E INSTRUTORIA CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA E INSTRUTORIA PERGUNTAS FREQUENTES Este guia com perguntas e respostas foi desenvolvido para possibilitar um melhor entendimento

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES CREDENCIAMENTO NO SEBRAE-SP:

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES CREDENCIAMENTO NO SEBRAE-SP: PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES CREDENCIAMENTO NO SEBRAE-SP: A oportunidade de se tornar um facilitador de aprendizagem e/ou consultor para o sucesso das micro e pequenas empresas APRESENTAÇÃO Esta cartilha

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC MANUAL DO CANDIDATO SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC Para realizar a inscrição o candidato deve: 1º-LeroEditaldisponívelnositedo Sebrae; Passo a passo: Acesse o site: http://www.sebrae.com.br/

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS. 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS. 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC MANUAL DO CANDIDATO SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC PESSOA JURÍDICA SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC Identificação do Edital Para fazer a inscrição, o candidato (Representante Legada da

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO MANUAL DO CANDIDATO Para participar do processo de credenciamento, acesse o site do Sebrae/SC em www.sebrae-sc.com.br, clique em Soluções deste Estado e depois clique em Seja consultor e/ou instrutor.

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL

MANUAL DO CANDIDATO AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL MANUAL DO CANDIDATO AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL Ficha Técnica Presidente do Conselho Deliberativo Nacional Roberto Simões Diretor-Presidente Luiz Barretto Diretor de Administração e Finanças José

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO Para realizar a inscrição o candidato deve: 1º - Ler o Edital disponível no site do SEBRAE; Passo a passo: Acesse o site: http://www.sebrae.com.br/ Clique naseção SobreoSEBRAE Nabarraesquerdadapágina,cliquenoitem

Leia mais

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTÊNCIA MÉDICA

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTÊNCIA MÉDICA DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTÊNCIA MÉDICA O presente documento é uma divulgação oficial das condições estabelecidas pelo SESC para este recrutamento. É de fundamental importância

Leia mais

MANUAL DE ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART (SP/MT/MS)

MANUAL DE ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART (SP/MT/MS) MANUAL DE ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART (SP/MT/MS) Sumário 1 - Procedimentos para obter 1ª ART Eletrônica... 2 2 Como obter o Termo de Responsabilidade Técnica... 3 3 - Encaminhar documentos

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação. Sistema de Seleção Unificada - SISU

Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação. Sistema de Seleção Unificada - SISU Perguntas Frequentes Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação Sistema de Seleção Unificada - SISU 1 - O que é o Sistema de Seleção Unificada

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA - TURMA 2015

CHAMADA PÚBLICA - TURMA 2015 CHAMADA PÚBLICA - TURMA 2015 CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM INTERNET E SAÚDE Periodicidade: Anual Coordenadores: André Pereira Neto Objetivos do Curso Apresentar e debater os principais temas e problemas relacionados

Leia mais

1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO DA REDESIM NA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE GOIÁS

1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO DA REDESIM NA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE GOIÁS 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO DA REDESIM NA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE GOIÁS O que é o Projeto Integrar? Uma parceria do DREI, SEBRAE nacional, JUCEMG e Juntas Comerciais para a implantação da REDESIM no País.

Leia mais

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AGENTE DE APOIO ADMINISTRATIVO ANALISTA DE TRANSPORTES

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AGENTE DE APOIO ADMINISTRATIVO ANALISTA DE TRANSPORTES DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AGENTE DE APOIO ADMINISTRATIVO ANALISTA DE TRANSPORTES O presente documento é uma divulgação oficial das condições estabelecidas pelo SESC para este recrutamento. É de fundamental

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DIRETOR GERAL: RUBENSMIDT RIANI

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DIRETOR GERAL: RUBENSMIDT RIANI ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DIRETOR GERAL: RUBENSMIDT RIANI CREDENCIAMENTO DE DOCENTE ESP-MG Nº 23 /2014 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - ESPECIALIZAÇÃO EM COMUNICACAO E SAÚDE

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA A.R.T. NACIONAL

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA A.R.T. NACIONAL INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA A.R.T. NACIONAL Este passo a passo visa instruir o preenchimento correto do formulário eletrônico da A.R.T. Nacional. O Crea-Minas disponibiliza aos profissionais e empresas

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA - TURMA 2015

CHAMADA PÚBLICA - TURMA 2015 CHAMADA PÚBLICA - TURMA 2015 CURSO DE ANÁLISE ESPACIAL E GEOPROCESSAMENTO EM SAÚDE Periodicidade: Anual Coordenadores: Christovam Barcellos e Mônica Magalhães Objetivos do Curso Introduzir conceitos básicos

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 01 Convênio ATN/ME- 11533-BR Cooperação Técnica Não- Reembolsável. Desenvolvimento de Metodologia para Implantação de Microfranquias 02 Identificação do Edital de Credenciamento

Leia mais

Dúvidas mais frequentes Fase de inscrição no concurso

Dúvidas mais frequentes Fase de inscrição no concurso UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE PESSOAL Dúvidas mais frequentes Fase de inscrição no concurso IMPORTANTE O edital regulador do concurso e seus anexos, todos disponíveis no sitio

Leia mais

Edital_03_2015_SR11 (RS): Dúvidas sobre Inscrição

Edital_03_2015_SR11 (RS): Dúvidas sobre Inscrição Edital_03_2015_SR11 (RS): Dúvidas sobre Inscrição Última atualização: 15/10/2015 P: Meu nome não está nas Listas de Grupos. Posso me inscrever? Mas você deve atentar para as condições para aprovação, descritas

Leia mais

PROGAM Programa para a Governança Municipal Sistema Tributário on-line. Sistema Tributário On-line. Recadastramento

PROGAM Programa para a Governança Municipal Sistema Tributário on-line. Sistema Tributário On-line. Recadastramento Sistema Tributário On-line Recadastramento Introdução O PROGAM Programa de Governança Municipal desenvolveu o Sistema Tributário on-line com objetivo de aperfeiçoar a administração tributária no tocante

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

DESCRITIVO DE RECRUTAMENTO PARA CADASTRO DE TALENTOS ATENDENTE DE CAIXA INTERIOR E LITORAL

DESCRITIVO DE RECRUTAMENTO PARA CADASTRO DE TALENTOS ATENDENTE DE CAIXA INTERIOR E LITORAL DESCRITIVO DE RECRUTAMENTO PARA CADASTRO DE TALENTOS ATENDENTE DE CAIXA INTERIOR E LITORAL O presente documento é uma divulgação oficial de todos os critérios e procedimentos estabelecidos pelo SESC para

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição e matrícula

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP EDITAL 02/2015 Curso de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática Esse Edital refere-se ao Curso de Doutorado em

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE ACESSIBILIDADE DIGITAL

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE ACESSIBILIDADE DIGITAL REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE ACESSIBILIDADE DIGITAL 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD) para participação

Leia mais

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Manual do Usuário Página1 Sumário 1 Configurações Recomendadas... 4 2 Objetivos... 4 3 Acesso ao Sistema... 5 3.1. Acessar 6 3.2. Primeiro

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2015 LEIA ATENTAMENTE

INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2015 LEIA ATENTAMENTE INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2015 Nesta página você irá encontrar informações importantes para efetuar sua inscrição com segurança. LEIA ATENTAMENTE 1 Os locais, prazos e horários para inscrição

Leia mais

Manual da Nota Fiscal Eletrônica

Manual da Nota Fiscal Eletrônica Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------

Leia mais

18/03/2015. O que é o Projeto Integrar? Uma parceria do DREI, SEBRAE

18/03/2015. O que é o Projeto Integrar? Uma parceria do DREI, SEBRAE O que é o Projeto Integrar? Uma parceria do DREI, SEBRAE nacional, JUCEMG e Juntas Comerciais para a implantação da REDESIM no País. 1 O que o Projeto Integrar irá fazer? 1) Transferir tecnologia para

Leia mais

Programa de Apoio Didático Graduação - Perguntas Frequentes

Programa de Apoio Didático Graduação - Perguntas Frequentes Geral 1.1) O que é PAD? O Programa de Apoio Didático (PAD), instituído pela Resolução GR-49/2007 e renovado pela Resolução GR-54/2010, é um programa de bolsas destinado exclusivamente a alunos da graduação

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

TUTORIAL MRV CORRETOR

TUTORIAL MRV CORRETOR TUTORIAL MRV CORRETOR O MRV Corretor é o sistema de vendas da MRV. Nele é possível realizar cadastro de clientes, efetuar reservas, solicitar análise de crédito e consultar tabelas de vendas. OUTUBRO/2012

Leia mais

MESTRADO 2010/2. As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento.

MESTRADO 2010/2. As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento. MESTRADO 2010/2 GERAL 1. Onde são realizadas as aulas do Mestrado? E as matrículas? As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento. 2. Qual a diferença

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/AEB/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação Transferência de Tecnologia do SGDC 01/2015 Transferência de Tecnologia Espacial no Âmbito do Decreto nº 7.769 de 28/06/2012

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis, informa

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO DÚVIDAS FREQUENTES

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO DÚVIDAS FREQUENTES DÚVIDAS FREQUENTES A UFFS abre mais de um Processo Seletivo no mesmo ano? Não. Há apenas um Processo Seletivo por ano. Nele, você pode optar por cursos que começam no primeiro ou no segundo semestre, mas

Leia mais

Sistema de Eventos - Usuário

Sistema de Eventos - Usuário 2013 Sistema de Eventos - Usuário Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 06/06/2013 Sumário 1- Sistema de eventos... 3 1.1 Eventos... 3 1.2 Eventos que participo... 4 1.3 Trabalhos...

Leia mais

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço VALPARAÍSO DE GOIÁS quarta-feira, 28 de outubro de 2014 Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

ÍNDICE APRESENTAÇÃO...3 PREENCHIMENTO DO PEDIDO DE VIABILIDADE E BUSCA PRÉVIA (CONSULTA PRÉVIA)...5 CONSULTA PEDIDO DE VIABILIDADE...13.

ÍNDICE APRESENTAÇÃO...3 PREENCHIMENTO DO PEDIDO DE VIABILIDADE E BUSCA PRÉVIA (CONSULTA PRÉVIA)...5 CONSULTA PEDIDO DE VIABILIDADE...13. Página 1 / 15 ÍNDICE APRESENTAÇÃO...3 PREENCHIMENTO DO PEDIDO DE VIABILIDADE E BUSCA PRÉVIA (CONSULTA PRÉVIA)...5 CONSULTA PEDIDO DE VIABILIDADE...13 Página 2 / 15 APRESENTAÇÃO O que é: O Sistema de Registro

Leia mais

Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Versão 1.0 23/07/2009 Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como

Leia mais

Portaria nº 126 de 12 de março de 2014 DOU 13.03.14

Portaria nº 126 de 12 de março de 2014 DOU 13.03.14 Portaria nº 126 de 12 de março de 2014 DOU 13.03.14 Sistema Eletrônico de Informações SEI O que é o SEI? SEI Sistema Eletrônico de Informações é a plataforma adotada pelo Ministério das Comunicações para

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

Portal dos Convênios - SICONV. Credenciamento de Proponente. Manual do Usuário

Portal dos Convênios - SICONV. Credenciamento de Proponente. Manual do Usuário MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios - SICONV Credenciamento de Proponente

Leia mais

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link:

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link: A FACULDADE ESTÁCIO DE SÃO LUIS ESTÁCIO SÃO LUIS divulgam processo seletivo para formação de cadastro de reserva para o cargo de Professor para o(s) curso(s) de graduação e/ou graduação tecnológica. Dúvidas

Leia mais

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link:

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link: A FACULDADE ESTÁCIO DE CURITIBA ESTÁCIO CURITIBA CAMPUS CURITIBA divulga processo seletivo para formação de cadastro de reserva para o cargo de Professor para o(s) curso(s) de graduação e/ou graduação

Leia mais

Índice Objetivo do Manual...3 Siglas e Abreviações...3 Papel do Coordenador Institucional...3 Cadastramento e Substituição de Homologadores...

Índice Objetivo do Manual...3 Siglas e Abreviações...3 Papel do Coordenador Institucional...3 Cadastramento e Substituição de Homologadores... Índice 1. Objetivo do Manual...3 2. Siglas e Abreviações...3 3. Papel do Coordenador Institucional...3 4. Cadastramento e Substituição de Homologadores...4 4.1 Passo-a-passo para Acessar o Acordo de Adesão...6

Leia mais

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL EDITAL DE SELEÇÃO E FINANCIAMENTO DE PROJETOS ESCOTEIROS -1/2013 A União dos Escoteiros do Brasil torna público o Edital para seleção e financiamento de projetos escoteiros,

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

Manual TV Fenabrave. Bom treinamento!

Manual TV Fenabrave. Bom treinamento! Manual A Fenabrave sabe que a eficiência dos cursos transmitidos via satélite pela TV só acontecerão com um excelente suporte tecnológico. Por isso, elaboramos este Manual de Orientações a fim de facilitar

Leia mais

SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras

SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras P á g i n a 1 SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras Manual Operacional Cadastro e Habilitação P á g i n a 2 SUMÁRIO 1 Orientações gerais... 3 1.1 O que são Pessoas Obrigadas?... 4 1.2 O

Leia mais

ORIENTAÇÕES 1- DECLARAR A ÚLTIMA ALTERAÇÃO CONTRATUAL CONSOLIDAÇÃO CONTRATUAL

ORIENTAÇÕES 1- DECLARAR A ÚLTIMA ALTERAÇÃO CONTRATUAL CONSOLIDAÇÃO CONTRATUAL ORIENTAÇÕES 1- DECLARAR A ÚLTIMA ALTERAÇÃO CONTRATUAL CONSOLIDAÇÃO CONTRATUAL (Ou o último documento de atualização de dados conforme o tipo de pessoa jurídica): 1.1- Antes de iniciar o processo de alteração

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

REGULAMENTO DO CREDENCIAMENTO PARA COMPOR O CADASTRO DE CONSULTORES DO MOVIMENTO CATARINENSE PARA EXCELÊNCIA

REGULAMENTO DO CREDENCIAMENTO PARA COMPOR O CADASTRO DE CONSULTORES DO MOVIMENTO CATARINENSE PARA EXCELÊNCIA REGULAMENTO DO CREDENCIAMENTO PARA COMPOR O CADASTRO DE CONSULTORES DO MOVIMENTO CATARINENSE PARA EXCELÊNCIA O processo de credenciamento acontecerá de acordo com as etapas abaixo, a serem aplicadas a

Leia mais

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link:

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link: A FACULDADE ESTÁCIO DE SÃO LUIS ESTÁCIO SÃO LUIS divulgam processo seletivo para formação de cadastro de reserva para o cargo de Professor para o(s) curso(s) de graduação e/ou graduação tecnológica. Dúvidas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2010/CPG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2010/CPG INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2010/CPG Estabelece procedimento para o reconhecimento e o registro de diploma de conclusão de curso de Pós-Graduação expedidos por instituições de ensino superior estrangeiras.

Leia mais

Manual do Usuário WEB Versão 1.0

Manual do Usuário WEB Versão 1.0 Manual do Usuário WEB Versão 1.0 GSI / SRA Novembro de 2007 Sistema de Rede de Apoio Manual do Usuário Web 1. OBJETIVOS... 3 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. OPÇÕES DISPONÍVEIS PARA CATEGORIA PESSOA FÍSICA...

Leia mais

CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ANO 2007 CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS INTRODUÇÃO: Tendo como objetivo propiciar ao aluno um conjunto de oportunidades que se refletirão, de forma direta

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA NÚCLEO BELO HORIZONTE

PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA NÚCLEO BELO HORIZONTE PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA NÚCLEO BELO HORIZONTE O Núcleo BELO HORIZONTE divulga processo seletivo para Professor para o(s) curso(s) de graduação e/ou graduação

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004 1. Objetivo Definir um conjunto de critérios e procedimentos para o uso do Portal Eletrônico de Turismo da Região disponibilizado pela Mauatur na Internet. Aplica-se a todos os associados, empregados,

Leia mais

Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151. Site: www.faved.com.br E-mail: faleconosco@faved.com.br

Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151. Site: www.faved.com.br E-mail: faleconosco@faved.com.br GUIA INFORMATIVO Curso: PÓS-GRADUAÇÃO Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151 Rua Zacarias Roque - Nº 63 - Centro - Coronel Fabriciano-MG CEP 35.170-025 Prezado (a) aluno (a), seja bem-vindo

Leia mais

INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2014 LEIA ATENTAMENTE

INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2014 LEIA ATENTAMENTE INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2014 Nesta página você irá encontrar informações importantes para efetuar sua inscrição com segurança. LEIA ATENTAMENTE Antes de iniciar sua inscrição leia atentamente

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais

Portal dos Convênios - Siconv. Credenciamento do Proponente. Manual do Usuário

Portal dos Convênios - Siconv. Credenciamento do Proponente. Manual do Usuário MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios - Siconv Credenciamento do Proponente Manual

Leia mais

MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC

MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC FUNDAÇÃO ADOLPHO BÓSIO DE EDUCAÇÃO NO TRANSPORTE FABET FACULDADE DE TECNOLOGIA PEDRO ROGÉRIO GARCIA FATTEP CENTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO TRANSPORTE CETT MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 007/2015 - ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 007/2015 - ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 007/2015 - ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. IDENTIFICAÇÃO Coordenação: Profª. Ingrid Eleonora Schreiber Jansch Pôrto Centro de Empreendimentos em Informática da

Leia mais

REQUERIMENTO ELETRÔNICO. Requerimento Eletrônico. Página 1 / 26

REQUERIMENTO ELETRÔNICO. Requerimento Eletrônico. Página 1 / 26 Requerimento Eletrônico Página 1 / 26 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 REQUERIMENTO ELETRÔNICO DE CONSTITUIÇÃO... 4 Novo Requerimento... 5 Dados da Pessoa Jurídica... 7 Qualificação dos Sócios e Administradores

Leia mais

Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família

Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família Desde o dia 01 de dezembro, o novo sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF) do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) está disponível para os

Leia mais

1 INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROTOCOLO ON-LINE DO CADASTRO MOBILIÁRIO

1 INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROTOCOLO ON-LINE DO CADASTRO MOBILIÁRIO 1 INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROTOCOLO ON-LINE DO CADASTRO MOBILIÁRIO Para dar mais agilidade ao processo de inscrição de alvará de localização e permanência no Município de Joinville, alguns procedimentos

Leia mais

REQUERIMENTO ELETRÔNICO. Requerimento Eletrônico. Página 1 / 21

REQUERIMENTO ELETRÔNICO. Requerimento Eletrônico. Página 1 / 21 Requerimento Eletrônico Página 1 / 21 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 REQUERIMENTO ELETRÔNICO DE CONSTITUIÇÃO... 4 Novo Requerimento de Constituição... 5 Dados da Pessoa Jurídica... 7 Qualificação dos Sócios e

Leia mais

Programa Ciência sem Fronteiras

Programa Ciência sem Fronteiras Programa Ciência sem Fronteiras Apresentação Este GUIA foi elaborado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e Pró- Reitoria de Pesquisa (PRP) da UFLA para orientar

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador

Manual de Utilização Autorizador 1) Acessando: 1-1) Antes de iniciar a Implantação do GSS, lembre-se de verificar os componentes de software instalados no computador do prestador de serviço: a) Sistema Operacional: nosso treinamento está

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI em Florianópolis e Faculdade de Tecnologia SENAI em Blumenau EDITAL DE PROCESSO SELETIVO

Faculdade de Tecnologia SENAI em Florianópolis e Faculdade de Tecnologia SENAI em Blumenau EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Faculdade de Tecnologia SENAI em Florianópolis e Faculdade de Tecnologia SENAI em Blumenau EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC

Leia mais

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DIRETOR GERAL: RUBENSMIDT RIANI

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DIRETOR GERAL: RUBENSMIDT RIANI ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DIRETOR GERAL: RUBENSMIDT RIANI CREDENCIAMENTO DE DOCENTE ESP-MG Nº 022/2014 Curso de Qualificação para Conselheiros Municipais e Distritais de Saúde e

Leia mais

CeC. Cadastro eletrônico de Contribuintes. Usuário Anônimo

CeC. Cadastro eletrônico de Contribuintes. Usuário Anônimo CeC Cadastro eletrônico de Contribuintes Usuário Anônimo Versão 1.3 11/02/2011 SUMÁRIO Apresentação... 3 Objetivos... 3 1. Solicitação de CeC... 4 1.1. Cadastro de Pessoas Físicas... 6 1.1.1 Cadastro de

Leia mais

Perguntas frequentes sobre o Via Rápida Empresa VRE. 1. O Cadastro WEB e o Sistema Integrado de Licenciamento - SIL não existem mais?

Perguntas frequentes sobre o Via Rápida Empresa VRE. 1. O Cadastro WEB e o Sistema Integrado de Licenciamento - SIL não existem mais? Perguntas frequentes sobre o Via Rápida Empresa VRE 1. O Cadastro WEB e o Sistema Integrado de Licenciamento - SIL não existem mais? Desde o dia 21/10/2013, esta em operação o Módulo Estadual de Licenciamento

Leia mais

MANUAL DE SISTEMA. SisFies FIES Pós-graduação. Página1. Manual de Adesão

MANUAL DE SISTEMA. SisFies FIES Pós-graduação. Página1. Manual de Adesão SisFies FIES Pós-graduação Manual de Adesão Página1 Sumário 1 Configurações recomendadas... 3 2 Objetivos... 3 3 Acesso ao sistema... 4 3.1. Acessar com certificado digital 5 3.2. Acessar com CPF/CNPJ

Leia mais

CIUCA Manual de Operação Versão 2.02 (Módulos I Cadastro e II - Credenciamento)

CIUCA Manual de Operação Versão 2.02 (Módulos I Cadastro e II - Credenciamento) Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Cadastro das Instituições e Comissões de Ética no Uso de Animais CIUCA Versão 2.02 (Módulos I Cadastro e II - Credenciamento) Versão 1.01 (Módulo I Cadastro)

Leia mais

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link:

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link: O Centro Universitário Estácio de Brasília Estácio Brasília divulga processo seletivo para formação de cadastro de reserva para o cargo de Professor para o(s) curso(s) de graduação e/ou graduação tecnológica.

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

MONTE CARMELO MINAS GERAIS

MONTE CARMELO MINAS GERAIS MONTE CARMELO MINAS GERAIS Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez Alterando a senha eletrônica

Leia mais

O Centro Universitário Senac utilizará o e-mail cadastrado pelo candidato como meio de comunicação.

O Centro Universitário Senac utilizará o e-mail cadastrado pelo candidato como meio de comunicação. INSCRIÇÕES Como fazer a inscrição No período de 14 de março a 19 de junho de 2011, o candidato deverá acessar o site www.sp.senac.br/vestibular e preencher previamente seus dados cadastrais para obter

Leia mais

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 Abertura de prazo para solicitação de serviços pelas entidades cadastradas no Projeto Serviços e Cidadania e sediadas em Curitiba e Região Metropolitana O

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA nº 050/2015. Convênio PMSP/TERMO DE CONVÊNIO nº 025/2014/SDTE

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA nº 050/2015. Convênio PMSP/TERMO DE CONVÊNIO nº 025/2014/SDTE CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA nº 050/2015 Convênio PMSP/TERMO DE CONVÊNIO nº 025/2014/SDTE A Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil UNISOL, entidade sem fins econômicos, com sede

Leia mais

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar:

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar: SOLICITAÇÃO DE FOMENTO on-line MANUAL DO USUÁRIO 1 CONTATOS... 2 2 ANTES DE COMEÇAR... 2 3 ENTRAR NO SISTEMA INFAPERJ... 3 3.1 ACESSO AO SISTEMA...3 3.2 LOGIN...4 4 APRESENTAÇÃO GERAL DA INTERFACE... 5

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PESSOA FÍSICA

MANUAL DO USUÁRIO PESSOA FÍSICA MANUAL DO USUÁRIO PESSOA FÍSICA 1 Índice DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais,

Leia mais

O que é o Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado - CADFOR? Como posso emitir meu Certificado de Registro Cadastral CRC homologado?

O que é o Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado - CADFOR? Como posso emitir meu Certificado de Registro Cadastral CRC homologado? O que é o Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado - CADFOR? O Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado CADFOR é o registro cadastral de interessados em fornecer produtos, serviço e/ou obras para

Leia mais

SUA SENHA É SIGILOSA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL.

SUA SENHA É SIGILOSA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL. DÚVIDAS MAIS FREQUENTES - DO CLIENTE 1. Qual o procedimento para se cadastrar na Guia Eletrônica? - Rolar a página e procure pelo item Novo Cliente? - Escolher o perfil: Próprio Interessado: Pessoa Física

Leia mais

MATRÍCULAS ABERTAS PARA

MATRÍCULAS ABERTAS PARA Olá, você acessou o Manual para Inscrição de Matrículas de Alunos Novos do Colégio Medianeira. Leia atentamente as orientações abaixo. Elas vão facilitar o correto preenchimento de seu Cadastro que é OBRIGATÓRIO

Leia mais

EDITAL Nº. 002/2011/UAB/UFPEL/MÍDIAS

EDITAL Nº. 002/2011/UAB/UFPEL/MÍDIAS A Universidade Federal de Pelotas UFPEL torna pública, a abertura das inscrições e as normas que regerão o processo seletivo para formação de cadastro de reserva de BOLSISTAS que atuarão como TUTOR PRESENCIAL

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. Índice 1) Acesso ao sistema 2) Recepção do paciente 3) Envio do atendimento para faturamento: consulta médica ou procedimentos simples 4) Envio do atendimento para faturamento: procedimentos previamente

Leia mais