PERGUNTAS FREQUENTES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PERGUNTAS FREQUENTES"

Transcrição

1 PERGUNTAS FREQUENTES Este guia com perguntas e respostas foi desenvolvido para possibilitar um melhor entendimento dos procedimentos e normas do processo de credenciamento para prestação de serviços de instrutoria e consultoria no SEBRAE/ES Leia atentamente o Edital de Credenciamento, consulte as questões contidas aqui e, se ainda houver dúvidas, entre em contato conosco através do O QUE É O SEBRAE? O SEBRAE, uma entidade privada e de interesse público, apóia a abertura e expansão dos pequenos negócios e transforma a vida de milhões de pessoas por meio do empreendedorismo. Estas são algumas das razões pelas quais o SEBRAE tem uma missão clara e focada no desenvolvimento do Brasil através da geração de emprego e renda pela via do empreendedorismo. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é uma entidade privada sem fins lucrativos criada em 1972 com a missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte. A instituição atua também com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios. O QUE FAZ O SEBRAE? O SEBRAE trabalha para possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos micro e pequenos negócios do país. A ferramenta básica nesse desafio é a informação, fundamental para o crescimento das empresas. Todas as ações, projetos, produtos e serviços da instituição têm em consideração que apenas a cultura do aprendizado e do uso do conhecimento pode garantir uma gestão competitiva, eficiente e moderna. Para repassar continuamente informação de qualidade, o SEBRAE utiliza diversos produtos, como cursos, consultorias, treinamentos, palestras, seminários, eventos e publicações, entre outros. A criação e o desenvolvimento de novos canais e formatos de comunicação que aperfeiçoem a disseminação do conhecimento são uma prioridade estratégica. Integrados a métodos convencionais e novas tecnologias, criam uma teia de conhecimento acessível para as micro pequenas empresas e empresas de pequeno porte. O atendimento do SEBRAE é feito de forma individual ou coletiva e de modo presencial ou à distância. O objetivo é prestar um atendimento de primeira qualidade e continuado, possibilitando um relacionamento duradouro e assistido entre o SEBRAE e o empreendedor. Saiba mais em e

2 O QUE É CREDENCIAMENTO? É o processo de certificação de empresas (fornecedores) para prestação de serviços de instrutoria e/ou consultoria. O credenciamento é concedido após a análise da documentação exigida e avaliação da capacidade técnico-profissional. Uma vez aprovada no processo de credenciamento, a empresa, através do profissional por ela indicado, está apta para atender às demandas do SEBRAE/ES. QUAL O OBJETIVO DO CREDENCIAMENTO? O SEBRAE/ ES realiza credenciamento de pessoas jurídicas, para integrar o Cadastro de Instrutores e Consultores, na forma estabelecida em Edital, com base no Art. 43 do Regulamento de Licitações e Contratos do Sistema SEBRAE. O credenciamento não estabelece obrigação do SEBRAE de efetuar qualquer solicitação de serviços, constituindo-se apenas em um cadastro de profissionais aptos a prestarem serviços de instrutoria ou consultoria mediante demanda. QUAL A DIFERENÇA ENTRE INSTRUTORIA E CONSULTORIA? Os conteúdos, formato e metodologia das capacitações oferecidas aos empresários de micro e pequenas empresas e empreendedores são desenvolvidos pelo SEBRAE. São diversos temas como: RH, negociação, liderança, empreendedorismo, plano de negócios, finanças, marketing, vendas, formação de preços, comércio exterior, produção, qualidade, agronegócios, associativismo e cooperativismo, cultura, turismo, artesanato, etc. O profissional que atua com instrutoria é o condutor desses cursos, atuando como instrutor de grupos reunidos em sala de aula para receber as capacitações. Já o consultor dá orientações, por vezes seguidas de intervenções, que compreendem a apuração das necessidades do cliente, a identificação de problemas e as alternativas de solução, na forma de atendimento individual ou coletivo, bem como pode atuar com o desenvolvimento e implementação de projetos específicos. COMO ATUAR COM CONSULTORIA OU INSTRUTORIA NO SEBRAE/ES? Todas as regras e procedimentos para a prestação desses serviços estão descritas no Edital de Credenciamento, disponível do site É importante fazer uma leitura cuidadosa do Edital, para conhecer as normas em detalhes. Somente o representante legal da empresa poderá inscrevê-la e indicar os profissionais.

3 QUEM PODE PARTICIPAR? O Edital permite a participação somente de pessoa jurídica de natureza empresarial, legalmente constituída no País, operando nos termos da legislação vigente, sendo que apenas os sócios ou empregados indicados por essas empresas poderão prestar os serviços. QUAL A CONDIÇÃO PARA A INSCRIÇÃO DE EMPRESAS? As Pessoas Jurídicas devem ser de natureza empresarial, com CNAE e/ou objeto social condizente com a prestação de serviço de instrutoria e/ou consultoria, conforme a natureza da atividade escolhida. QUANDO SE DÁ A PUBLICAÇÃO DO EDITAL? Quando há necessidade de ampliar o nº de prestadores de serviços (fornecedores) em instrutoria e/ou consultoria. As oportunidades de credenciamento são divulgadas no site do SEBRAE/ES e/ou através dos meios de comunicação (sites, jornais e folders, por exemplo). É COBRADA TAXA DE INSCRIÇÃO? Não é cobrada qualquer taxa de inscrição, mas é bom saber que todas as despesas decorrentes da participação das etapas de credenciamento correm por conta dos participantes. EM QUAIS ÁREAS A PJ PODERÁ SE INSCREVER? O Edital de Credenciamento abrange, no total, 15 áreas de conhecimentos e estas estão divididas em subáreas. Não há limite de áreas para a Pessoa Jurídica se inscrever, mas cada profissional indicado poderá ser inscrito em até 3 (três) áreas de conhecimento, sem limites de subáreas, observando sempre os requisitos exigidos e se a natureza da atividade (instrutoria e/ou consultoria) de sua opção é condizente com o objeto social da empresa a qual está vinculado. São 15 áreas de conhecimento e diversas subáreas. Somente o representante legal da empresa poderá acessar o sistema e indicar os profissionais, preenchendo todos os dados cadastrais. QUAIS AS CONDIÇÕES PARA SER CREDENCIADO EM INSTRUTORIA? E EM CONSULTORIA? Todos os requisitos para ser credenciado em instrutoria e/ou consultoria estão descritos no Edital de Credenciamento. Para cada área de atuação há requisitos específicos. De forma geral, é preciso ter escolaridade exigida e experiência comprovada na área de opção.

4 É POSSÍVEL FAZER INSCRIÇÃO, AO MESMO TEMPO, PARA INSTRUTORIA E CONSULTORIA? Sim, a empresa e os profissionais por ela indicados podem se inscrever para instrutoria e, também, para consultoria, mas deverão ser observadas as exigências do Edital. Todos os comprovantes e requisitos deverão ser atendidos. COMO ESCOLHER AS ÁREAS DE CONHECIMENTO/ SUBÁREAS? Leia atentamente o conteúdo e requisitos descritos para cada área/ subárea de conhecimento (Anexo I do Edital). Algumas dúvidas comuns: Sou professor universitário e/ou ministro cursos diversos, posso me inscrever para Educação? O profissional que atua como professor no nível superior ou ministra aulas em cursos livres deve observar qual a área de atuação do conteúdo trabalhado e não se inscrever diretamente na área Educação. Essas experiências profissionais, em geral, qualificam o candidato para atuar com instrutoria e não na área de Educação, onde se enquadram os especialistas em Educação (com formação e experiência focadas nessa área técnica de conhecimento). Exemplos: 1- Ministro cursos de comércio exterior; posso optar pela área Comércio Exterior subárea Procedimentos operacionais para importação e exportação natureza instrutoria. 2- Sou professora de finanças na pós-graduação; posso fazer opção pela área Serviços Financeiros e Contábeis, subárea Gestão econômico/ financeira natureza instrutoria. 3- Sou coordenador pedagógico em uma instituição de ensino e ministro aulas de didática no curso de Pedagogia; tenho condição de optar pela área Educação, subárea Educacional pedagógico natureza instrutoria. Já ocupei posição gerencial, posso me candidatar para subárea Liderança? Depende, o simples fato de ter ocupado posição de liderança na empresa (supervisão, gerência, chefia, direção ou outras funções) não qualifica o profissional para atuar na área Recursos Humanos, subárea Liderança. Normalmente os profissionais que estão aptos a atuar nessa área são aqueles que trabalham com programas de formação/ desenvolvimento de lideranças, coaching, etc. Sou contador e oriento meus clientes quanto aos aspectos tributários de suas empresas. Posso me inscrever na área Legislação Aplicada às Micro e Pequenas Empresas subárea Direito Tributário/Fiscal? Não, pois devemos seguir as normas em vigor e a legislação federal (Estatuto da Advocacia e da OAB) é explicita ao mencionar que a consultoria jurídica é atividade privativa da advocacia. Além disso, segundo a CBO Classificação Brasileira de Ocupações, a atividade de Consultor Jurídico pertence à família 2410 Advocacia. Assim sendo, a formação requerida deve ser na área de Direito e o profissional deve ser registrado junto à OAB.

5 Tenho formação em ciências econômicas e atuo como auditor, posso me candidatar à área Planejamento Empresarial? Depende, a área de conhecimento Planejamento Empresarial atua com as empresas em seus aspectos financeiros e mercadológicos. Isto é, deve ser apresentada uma visão macro da gestão da empresa, experiência e visão sistêmica do negócio. Se o profissional tem sua experiência focada na área financeira ou contábil, por exemplo, deve optar pela área Serviços Financeiros e Contábeis. QUAIS SÃO AS ETAPAS DO PROCESSO DE CREDENCIAMENTO? São 5 (cinco) as etapas do processo de credenciamento: 1. INSCRIÇÃO via site do SEBRAE/ES, através do preenchimento completo do curriculum vitae (cadastro eletrônico) e envio da documentação. 2. HABILITAÇÃO análise documental dividida em 2 (duas) fases: a. Análise da documentação da pessoa jurídica quanto à comprovação da experiência e regularidade fiscal e jurídica. b. Análise da documentação do profissional indicado pela pessoa jurídica, comprovando os requisitos exigidos para cada área/ subárea de conhecimento. 3. CERTIFICAÇÃO DA CAPACIDADE TÉCNICA também dividida em 2 (duas) fases: a. Avaliação do Conhecimento Técnico, de acordo com as opções de áreas de conhecimento, geralmente feita através de prova escrita. b. Atividade Prática, com ênfase no foco de atuação indicado (consultoria e/ou instrutoria), geralmente feita por simulações ou outras técnicas. 4. CADASTRO DE CREDENCIADOS - habilitação em banco de dados específico do SEBRAE/ES e posterior alinhamento às condições da prestação de serviços. 5. FORMALIZAÇÃO CONTRATUAL PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. OS DOCUMENTOS A SEREM ENVIADOS PRECISAM SER AUTENTICADOS OU ORIGINAIS? Sim. Atente-se, também, para os itens exigidos e prazos de validade, pois não são aceitos documentos fora do prazo de validade, protocolos e declarações ou atestados incompletos. QUAIS DOCUMENTOS SÃO ACEITOS PARA COMPROVAR OS REQUISITOS CONTIDOS NO EDITAL? Para escolaridade, cópia autenticada (frente e verso) de diploma registrado pelo MEC, certificado, declaração emitida pela instituição de ensino (em papel timbrado e com assinatura) ou histórico escolar.

6 Para comprovação de experiência, cópia autenticada da carteira profissional onde a função especificada comprove claramente a atuação na área de conhecimento (ex: registro como analista de RH para comprovar experiência em RH ou gerente de marketing como comprovação na área de Marketing, etc. Registros com funções genéricas não são aceitos sem o acompanhamento de outros documentos como descrição de cargo ou declaração da empresa ex: assistente, analista, professor e outros que não explicitam a área de atuação). Além disso, também são aceitas: declarações, atestados e contratos de prestação de serviços que descrevam as atividades realizadas, nome do profissional, período de atuação e estejam em papel timbrado ou com carimbo de CNPJ. O PROCESSO DE CREDENCIAMENTO DEVERÁ SER RENOVADO TODO ANO? Não, uma vez credenciada, a empresa e seus profissionais indicados não precisarão renovar o credenciamento, pois sua validade é por tempo indeterminado; a não ser quando novas regras forem estabelecidas. NOVOS PROFISSIONAIS DA EMPRESA PODERÃO ADERIR AO CREDENCIAMENTO APÓS SUA HABILITAÇÃO? Sim, a qualquer momento, desde que comprovem o vínculo formal com a empresa e haja processo aberto. AO TÉRMINO DO PROCESSO, OS PROFISSIONAIS CREDENCIADOS RECEBEM ALGUM CERTIFICADO? Não, não é fornecido nenhum certificado, mas o nome da empresa e dos profissionais são inclusos na lista de empresas habilitadas e profissionais credenciados, divulgada no site da empresa contratada para realização do processo de credenciamento. POSSO ALTERAR/ ACRESCENTAR OPÇÕES POR ÁREAS DE CONHECIMENTO OU FOCO DE ATUAÇÃO APÓS O CREDENCIAMENTO? Sim, desde que haja processo de credenciamento em andamento e as regras/ prérequisitos sejam atendidos. AO MUDAR OPÇÕES POR ÁREAS DE CONHECIMENTO OU FOCO DE ATUAÇÃO, APÓS O CREDENCIAMENTO, TEREI QUE PASSAR NOVAMENTE PELAS AVALIAÇÕES DE CONHECIMENTOS E ATIVIDADE PRÁTICA? O processo de certificação na área de conhecimento poderá ter validade para atuação nos dois focos: instrutoria e consultoria. E o processo de certificação na natureza da atividade poderá ter validade para todas as áreas de conhecimentos em que o profissional queira se credenciar (lembrando que há um limite de três áreas, sem limite de subáreas). Dessa forma, se alterar somente o foco de atuação, passará pela atividade prática. Se mudar/ acrescentar áreas de conhecimento, passará pela avaliação de conhecimentos e se alterar os dois, passará pela etapa de certificação técnica novamente.

7 EM QUAIS LOCALIDADES PODEREI PRESTAR SERVIÇO PARA O SEBRAE/ES? O SEBRAE/ES dará prioridade para as regiões mais próximas de sua residência, porém, como a abrangência de atuação da entidade é nacional, você poderá receber convite para atuar em outras regiões, desde que nos cadastros locais não haja prestadores de serviços credenciados para atender às demandas. QUANTO GANHA UM INSTRUTOR OU CONSULTOR? A remuneração é definida por fatores como a complexidade e exigência da atividade. Para cada produto ou programa a ser executado há uma remuneração específica. Os detalhes podem ser conferidos no Edital de Credenciamento. QUEM RECEBE O PAGAMENTO: A EMPRESA PRESTADORA DO SERVIÇO OU O PROFISSIONAL A ELA VINCULADO? A relação contratual é feita entre a empresa e o SEBRAE/ES, portanto o pagamento é feito na conta corrente da empresa. QUAL O PASSO A PASSO PARA ME INSCREVER? 1. Imprima e leia atentamente o Edital. 2. Verifique se o CNAE/ objeto social da empresa é condizente com a natureza da atividade que pretende prestar e as exigências do Edital. 3. Providencie TODOS os documentos exigidos da pessoa jurídica e do(s) profissional(is) indicado(s). Verifique os prazos de validade das certidões. 4. Preencha o cadastro eletrônico, através do link disponível no site do SEBRAE/ES e do IDESB. A inscrição somente será válida se o cadastro for finalizado e os documentos encaminhados no momento da convocação para a etapa de habilitação. Lembre-se que cada profissional só poderá ser indicado para até 3 áreas de conhecimento, isto é, áreas de atuação, sem limite de subáreas. Atente-se para os requisitos não faça opção por áreas que não consiga comprovar as exigências. 5. Acompanhe pelo site do SEBRAE/ES a divulgação e as convocações para as etapas do processo. QUAL O PROCEDIMENTO PARA ALTERAÇÕES NOS DADOS CADASTRAIS? As informações devem ser mantidas atualizadas, porém uma vez finalizado o cadastro eletrônico, qualquer alteração/ correção feita pelo representante legal deverá ser precedida de nova impressão e envio do currículo para o SEBRAE/ES, acompanhada da documentação comprobatória. Atenção: observem que enquanto o período de inscrições do edital estiver vigente, o candidato poderá alterar suas informações quantas vezes forem necessárias e, portanto,

8 sua situação finalizada pode mudar para pendente novamente. Sendo necessário concluir a inscrição para finalizar a inscrição no sistema. COMO FUNCIONA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO? Não há garantia de serviços, por isso é importante que a empresa habilitada tenha uma carteira diversa de clientes, além do SEBRAE. Além disso, a prestação de serviços está limitada a 120 horas mensais. Quando houver demanda de serviço, a empresa habilitada será acionada para atender à solicitação, de acordo com os critérios especificados no Edital. O SEBRAE/ES PODE CANCELAR A HABILITAÇÃO DA EMPRESA E O CREDENCIAMENTO DE SEUS PROFISSIONAIS? Sim, a prestação de serviço será acompanhada pelo SEBRAE/ES e avaliada por seus clientes. Se houver inconformidade na prestação de serviços ou alteração nas condições estabelecidas no momento do credenciamento, a empresa e/ou seus profissionais vinculados poderão ser descredenciados (leia mais no item 11 do Edital). AO SER APROVADO NO PROCESSO DE CREDENCIAMENTO TENHO GARANTIAS QUE PRESTAREI SERVIÇOS AO SEBRAE? O credenciamento não obriga o SEBRAE a efetuar qualquer contratação de serviços. Trata-se de um cadastro de profissionais aptos a prestarem serviços de instrutoria ou consultoria, mediante demanda. AO ME CREDENCIAR NO MEU ESTADO, EU PODEREI PRESTAR SERVIÇOS PARA QUALQUER SEBRAE/UF, INCLUSIVE PARA O SEBRAE NACIONAL? Cada unidade do Sistema SEBRAE, identificada como SEBRAE/UF, realiza o credenciamento de pessoas jurídicas e, excepcionalmente, de profissionais autônomos (para algumas áreas de conhecimento). Os selecionados compõem o Cadastro Nacional de consultores e/ou instrutores do Sistema SEBRAE, denominado SGC Sistema de Gestão de Credenciados. Ao ser credenciado em uma das unidades do Sistema SEBRAE, o profissional pode ser contratado, mediante demanda, para prestar serviços para qualquer SEBRAE/UF, inclusive, para o SEBRAE Nacional. Por isso é importante ter disponibilidade para deslocamentos. O SGC é um banco de consultores e instrutores aptos a prestar serviços ao Sistema SEBRAE. OPTANTE PELO SIMPLES PODE SE CREDENCIAR? Optantes pelo SIMPLES Nacional não podem prestar serviços de instrutoria ou consultoria. A Lei Complementar nº 123/06, em seu artigo 17, incisivos XI e XIII, declara que é vedado aos optantes do SIMPLES Nacional a prestação de serviços decorrentes do exercício de atividade intelectual, inclusive instrutoria, bem como serviços de consultoria, conforme se verifica: Art. 17. Não poderão recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional a microempresa ou a empresa de pequeno porte: (...) XI - que tenha por finalidade a prestação de serviços decorrentes do exercício de atividade intelectual, de natureza técnica, científica, desportiva, artística ou cultural, que constitua profissão regulamentada ou não, bem como a que preste serviço de instrutor, de corretor, de despachante ou de qualquer tipo de intermediação de negócios; (...)

9 XIII - que realize atividade de consultoria. Maiores esclarecimentos você poderá obter através dos links: Instrução Normativa RFB nº 1.234, de 11 de janeiro de A Receita Federal disponibiliza em seu site soluções de consultas efetuadas e a solução nº 387 descrita abaixo refere-se à utilização do SIMPLES em caso de INSTRUTORIA, quando: SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 387 de 06 de Novembro de 2007 ASSUNTO: Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte - Simples EMENTA: SIMPLES NACIONAL. ENSINO LIVRE E CURSO TÉCNICO. Ensino livre é o não regulamentado. Ou seja, em contraste com o sistema de ensino regular, são cursos de duração variada, para atividades profissionais ou mero aprimoramento pessoal, p.ex., auto ajuda, beleza, moda, comportamento, reiki, feng shui etc. Já o curso técnico é espécie do gênero educação profissional, que conduz ao desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva, em articulação com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continuada, em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho, mediante cursos regulares ou especiais Se as aulas da consulente são ministradas em regime de escola livre ou curso técnico, é permitida a opção pelo Simples Nacional. Caso contrário, é vedada, porque constituem serviço de instrutor e/ou atividade intelectual, de natureza técnica ou científica. EMPREENDEDOR INDIVIDUAL PODE PARTICIPAR DO CREDENCIAMENTO DE CONSULTORES OU INSTRUTORES? O Empreendedor Individual tem sua regulamentação legal definida na Lei Complementar nº 123/06. A vedação para a prestação de serviços de consultoria se encontra no art. 17, XIII c/c o art. 18-A, 1 da referida Lei. Já quanto à impossibilidade do Empreendedor Individual prestar serviços de instrutoria a vedação se encontra disposta no art. 17, XI da LC n 123/06. Ressalte-se que o EI não se confunde com a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada EIRELI. A última, a depender dos critérios de credenciamento utilizados pela UF, poderá prestar serviços no SGC. QUANTO AO PARENTESCO (COLABORADOR X CANDIDATO), QUEM PODE PARTICIPAR DO CREDENCIAMENTO? Não podem participar do credenciamento: 1 - Cônjuge esposo, esposa; 2 - Companheiro, companheira relação estável, conforme Código Civil; 3 - Parente por consanguinidade, até 1º grau pai, mãe, filho (a); 4 - Parente por consanguinidade, até 2º grau irmão (ã), avô (ó); 5 - Parente por afinidade, até 1º grau sogro (a), genro, nora, padrasto, madrasta, enteado (a); 6 - Parente por afinidade, até 2º grau cunhado (a). Parentes que podem ser credenciados: 1 - Tio (a), sobrinho (a) são parentes por consanguinidade em 3º grau;

10 2 - Primo (a) parentes por consanguinidade em 4º grau. TODOS OS SEBRAE/UF CREDENCIAM PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS? Não. Apenas alguns SEBRAE /UF credenciam e contratam profissionais autônomos para determinadas áreas de conhecimento. Antes de fazer a inscrição, é necessário analisar o perfil exigido para a área de conhecimento de interesse. EXISTE UM VALOR/HORA FIXO PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS? O valor varia de acordo com o serviço a ser prestado. OS PROFISSIONAIS INDICADOS PELA PESSOA JURÍDICA DEVEM TER QUE TIPO DE VÍNCULO COM A EMPRESA? Eles devem ser sócios (listados no Contrato Social) ou empregados (com registro em Carteira). TRABALHO PARA UMA PESSOA JURÍDICA ESTRANGEIRA, COM ESCRITÓRIO NO BRASIL, ELA PODE SE CREDENCIAR? Só poderão ser credenciadas, para prestar serviços ao Sistema SEBRAE, pessoas jurídicas, legalmente constituídas no País, operando nos termos da legislação vigente, cuja finalidade permita a realização de serviços de instrutoria e/ou consultoria. CERTIFICADOS DE CURSOS REALIZADOS NO EXTERIOR SERÃO ACEITOS? Documentos relacionados a cursos realizados no exterior, somente serão considerados quando devidamente reconhecidos por instituição educacional brasileira, na forma da lei, e acompanhados pela correspondente tradução juramentada. ALÉM DE ANEXAR A DOCUMENTAÇÃO NO SISTEMA É NECESSÁRIO ENCAMINHAR PELOS CORREIOS? Sim. É necessário inserir a documentação no Sistema e encaminhar os documentos, via Correios, para o endereço indicado no Edital ou Comunicado específico, para análise. EU JÁ SOU CREDENCIADO, MAS QUERO ME CREDENCIAR EM OUTRA ÁREA DE CONHECIMENTO. O QUE DEVO FAZER? Para isso é necessário participar de um novo processo de credenciamento Inscrição, Habilitação e Certificação e ser aprovado. EU QUERO CREDENCIAR UM NOVO CONSULTOR PELA MINHA PESSOA JURÍDICA. O QUE DEVO FAZER? Ele terá que participar de um processo de credenciamento Inscrição, Habilitação e Certificação e ser aprovado. VOCÊ SABE O QUE É E QUAL É A IMPORTÂNCIA DO RELATO DE EXPERIÊNCIA? O Relato de Experiência deve ser detalhado e completo porque ao buscar um profissional no banco de dados, é possível localizar um credenciado por palavra-chave, ou seja, característica específica do trabalho a ser realizado. É importante ressaltar que, para cada área de conhecimento/natureza, a pessoa jurídica deve indicar pelo menos 1 (um) profissional. Cada profissional só pode ser inscrito em, no

11 máximo, 3 (três) áreas de conhecimento. Para cada área, o profissional deve fazer um Relato. No Relato de Experiência da Pessoa Jurídica, o representante legal deve descrever, de forma completa e detalhada, todas as competências, trabalhos realizados e resultados alcançados pela a pessoa jurídica, por meio de seus profissionais (sócios e empregados). Para cada área de conhecimento a pessoa jurídica deverá registrar um Relato. No Relato de Experiência do Profissional Autônomo, o candidato deve descrever, de forma completa e detalhada, todas as competências, trabalhos realizados e resultados alcançados por ele. Para cada área de conhecimento o candidato deverá registrar um Relato. O QUE DEVE CONTER A DECLARAÇÃO OU ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA? SERVE NOTA FISCAL? A pessoa jurídica deve fornecer o documento em papel timbrado. Nesse documento deve constar o nome da pessoa jurídica, do profissional indicado que realizou o serviço, o período, o trabalho realizado e o resultado alcançado. Esse documento deve mencionar a área de conhecimento e natureza (consultoria ou instrutoria) na qual a pessoa jurídica está se credenciando. Nesse documento deve constar o nome do profissional autônomo que realizou o serviço, o período, o trabalho realizado e o resultado alcançado. Esse documento deve mencionar a área de conhecimento e natureza (consultoria ou instrutoria) na qual o profissional está se credenciando. A cópia da nota fiscal da prestação de serviços não substitui a declaração ou atestado. O QUE É UM EDITAL PERMANENTEMENTE ABERTO? Edital permanentemente aberto é aquele que possibilita que a inscrição (Etapa I) de pessoas jurídicas ou profissionais autônomos (alguns SEBRAE/UF para áreas de conhecimento específicas) seja feita a qualquer momento, via Sistema. As etapas de Habilitação (análise documental) e Certificação (avaliação do conhecimento técnico) serão realizadas de acordo com cronograma divulgado no Portal SEBRAE, para áreas específicas. É importante ressaltar, que cada SEBRAE/UF realiza o seu processo de credenciamento. Para informações, você deve consultar o site do SEBRAE estadual de interesse. PORQUE EU NÃO RECEBO AS MENSAGENS ENVIADAS PELO SISTEMA? Em alguns casos, percebemos que alguns candidatos, na hora da inscrição, erram na digitação de seus endereços eletrônicos ( s). É necessário checar se o cadastro está correto. Alguns correios eletrônicos possuem configuração anti-spam (exemplo UOL) que solicita uma confirmação de envio, por meio da inclusão de um código. Por se tratar uma ferramenta informatizada, essa confirmação não acontece. ESQUECI MINHA SENHA, O QUE FAZER? Caso tenha esquecido sua senha, siga os procedimentos abaixo: 1 Acesse o portal / Aba: Inscreva-se; 2 - Na tela abaixo, clique em Aceito ;

12 3 - Na tela seguinte, insira seu CPF ou CNPJ da pessoa jurídica e clique em Clique aqui se esqueceu sua senha, ela será encaminhada para o cadastrado no ato da inscrição. COMO TEREI CERTEZA QUE A MINHA INSCRIÇÃO ESTÁ FINALIZADA? O Sistema emitirá um comprovante em PDF, com o número da inscrição e resumo das informações inseridas no cadastro. Imprima e guarde o comprovante. QUAL É O TAMANHO MÁXIMO DOS DOCUMENTOS QUE DEVEM SER INSERIDOS NO SISTEMA? O tamanho máximo é 2Mb. Quanto mais pesado o documento, mas lento será o desempenho do Sistema. O SISTEMA FUNCIONA EM QUALQUER NAVEGADOR?

13 Não. O Sistema apresenta problemas quando é utilizado o Firefox, o Google Chrome ou as versões anteriores ao Internet Explorer 7. EU FINALIZEI A MINHA INSCRIÇÃO E PERCEBI QUE ANEXEI O DOCUMENTO ERRADO, O QUE FAZER? Para anexar o documento correto, você deve cancelar e refazer a inscrição no Sistema (anexar documentos e incluir informações/dados).

CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA E INSTRUTORIA

CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA E INSTRUTORIA CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA E INSTRUTORIA PERGUNTAS FREQUENTES Este guia com perguntas e respostas foi desenvolvido para possibilitar um melhor entendimento

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC MANUAL DO CANDIDATO SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC Para realizar a inscrição o candidato deve: 1º-LeroEditaldisponívelnositedo Sebrae; Passo a passo: Acesse o site: http://www.sebrae.com.br/

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES CREDENCIAMENTO NO SEBRAE-SP:

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES CREDENCIAMENTO NO SEBRAE-SP: PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES CREDENCIAMENTO NO SEBRAE-SP: A oportunidade de se tornar um facilitador de aprendizagem e/ou consultor para o sucesso das micro e pequenas empresas APRESENTAÇÃO Esta cartilha

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL

MANUAL DO CANDIDATO AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL MANUAL DO CANDIDATO AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL Ficha Técnica Presidente do Conselho Deliberativo Nacional Roberto Simões Diretor-Presidente Luiz Barretto Diretor de Administração e Finanças José

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS. 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS. 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC MANUAL DO CANDIDATO SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC PESSOA JURÍDICA SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC Identificação do Edital Para fazer a inscrição, o candidato (Representante Legada da

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO MANUAL DO CANDIDATO Para participar do processo de credenciamento, acesse o site do Sebrae/SC em www.sebrae-sc.com.br, clique em Soluções deste Estado e depois clique em Seja consultor e/ou instrutor.

Leia mais

SEBRAE NA Comunicado 05. Edital 02/2010 - Errata. Credenciamento para Prestação de Serviços de Instrutoria e Consultoria. Publicado em 26/09/12

SEBRAE NA Comunicado 05. Edital 02/2010 - Errata. Credenciamento para Prestação de Serviços de Instrutoria e Consultoria. Publicado em 26/09/12 SEBRAE NA Comunicado 05 Edital 02/2010 - Errata Credenciamento para Prestação de Serviços de Instrutoria e Consultoria Publicado em 26/09/12 O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/PR Nº 01/2015

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/PR Nº 01/2015 EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/PR Nº 01/2015 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA E INSTRUTORIA CURITIBA SETEMBRO/2015 Edital de Credenciamento SEBRAE/PR - 01/15

Leia mais

SEBRAE NA Comunicado 02. Edital 01/2015. Credenciamento para Prestação de Serviços de Instrutoria e Consultoria. Publicado em 17/07/2015

SEBRAE NA Comunicado 02. Edital 01/2015. Credenciamento para Prestação de Serviços de Instrutoria e Consultoria. Publicado em 17/07/2015 SEBRAE NA Comunicado 02 Edital 01/2015 Credenciamento para Prestação de Serviços de Instrutoria e Consultoria Publicado em 17/07/2015 O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE Nacional,

Leia mais

SEBRAE BA Comunicado 01. Edital 01/2012. Credenciamento para Prestação de Serviços de Instrutoria e Consultoria. Publicado em 25/04/13

SEBRAE BA Comunicado 01. Edital 01/2012. Credenciamento para Prestação de Serviços de Instrutoria e Consultoria. Publicado em 25/04/13 SEBRAE BA Comunicado 01 Edital 01/2012 Credenciamento para Prestação de Serviços de Instrutoria e Consultoria Publicado em 25/04/13 O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE Bahia,

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO Para realizar a inscrição o candidato deve: 1º - Ler o Edital disponível no site do SEBRAE; Passo a passo: Acesse o site: http://www.sebrae.com.br/ Clique naseção SobreoSEBRAE Nabarraesquerdadapágina,cliquenoitem

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA SEBRAE/RJ Nº 01/2011

EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA SEBRAE/RJ Nº 01/2011 EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA SEBRAE/RJ Nº 01/2011 Rio, 01/07/2011 EDITAL SEBRAE/RJ Nº. 01/2011 PREÂMBULO O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/RO Nº 001/2015 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/RO Nº 001/2015 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/RO Nº 001/2015 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO Porto Velho/RO Fevereiro/ 2015 PREÂMBULO O Serviço de

Leia mais

COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2014 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA

COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2014 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2014 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA PUBLICADO EM 23/09/2014 O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/RJ Nº 04/2015 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/RJ Nº 04/2015 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/RJ Nº 04/2015 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA Rio de Janeiro Agosto/2015 Processo de Credenciamento SEBRAE/RJ

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO PROJETO NEGÓCIO A NEGÓCIO SEBRAE/PR Nº 03/2012 ERRATA 03

EDITAL DE CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO PROJETO NEGÓCIO A NEGÓCIO SEBRAE/PR Nº 03/2012 ERRATA 03 EDITAL DE CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO PROJETO NEGÓCIO A NEGÓCIO SEBRAE/PR Nº 03/2012 ERRATA 03 EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO EMPRESARIAL AO PROJETO

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/PB Nº 01/2014 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/PB Nº 01/2014 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/PB Nº 01/2014 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO João Pessoa/PB Janeiro /2014. PREÂMBULO O Serviço de Apoio

Leia mais

18/03/2015. O que é o Projeto Integrar? Uma parceria do DREI, SEBRAE

18/03/2015. O que é o Projeto Integrar? Uma parceria do DREI, SEBRAE O que é o Projeto Integrar? Uma parceria do DREI, SEBRAE nacional, JUCEMG e Juntas Comerciais para a implantação da REDESIM no País. 1 O que o Projeto Integrar irá fazer? 1) Transferir tecnologia para

Leia mais

SIFAP SISTEMA DE FARMÁCIA POPULAR

SIFAP SISTEMA DE FARMÁCIA POPULAR CAIXA SIFAP SISTEMA DE FARMÁCIA POPULAR MANUAL DO USUÁRIO DA FARMÁCIA (INTERNET) Versão 12-05/01/2015 1 ÍNDICE CAIXA CAIXA...1 CAIXA...2 CAIXA...2 1.Introdução... 2 2.Objetivo do Sistema...3 3.Usuário

Leia mais

1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO DA REDESIM NA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE GOIÁS

1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO DA REDESIM NA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE GOIÁS 1ª FASE DE IMPLANTAÇÃO DA REDESIM NA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE GOIÁS O que é o Projeto Integrar? Uma parceria do DREI, SEBRAE nacional, JUCEMG e Juntas Comerciais para a implantação da REDESIM no País.

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/GO Nº 01/2013 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/GO Nº 01/2013 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/GO Nº 01/2013 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Goiás Novembro/ 2013 EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/GO Nº 01/2013 Página 1 de 62 PREÂMBULO

Leia mais

SIFAP SISTEMA DE FARMÁCIA POPULAR MANUAL DO USUÁRIO DA FARMÁCIA (INTERNET)

SIFAP SISTEMA DE FARMÁCIA POPULAR MANUAL DO USUÁRIO DA FARMÁCIA (INTERNET) SIFAP SISTEMA DE FARMÁCIA POPULAR MANUAL DO USUÁRIO DA FARMÁCIA (INTERNET) ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVOS DO SISTEMA... 3 3. USUÁRIO GESTOR... 3 4. AMBIENTE DO SISTEMA - CANAL DE COMUNICAÇÃO INTERNET...

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 01 Convênio ATN/ME- 11533-BR Cooperação Técnica Não- Reembolsável. Desenvolvimento de Metodologia para Implantação de Microfranquias 02 Identificação do Edital de Credenciamento

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/RN Nº 01/2014 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/RN Nº 01/2014 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/RN Nº 01/2014 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA Rio Grande do Norte Junho/2014 Processo de Credenciamento SEBRAE/RN

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE TREINAMENTO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE TREINAMENTO 1 EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE TREINAMENTO O SENAR PR SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL - Administração Regional do Paraná, com sede à Rua Marechal Deodoro, 450-16º

Leia mais

Coordenação Geral de Tributação

Coordenação Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação Geral de Tributação Solução de Consulta nº 46 Data 19 de fevereiro de 2014 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: SIMPLES NACIONAL SIMPLES NACIONAL. INTERMEDIAÇÃO DE NEGÓCIOS. A Atividade

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA - NFS-e NOTA CARIOCA. Acesso ao Sistema - Pessoa Física

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA - NFS-e NOTA CARIOCA. Acesso ao Sistema - Pessoa Física ELETRÔNICA - NFS-e NOTA CARIOCA Acesso ao Sistema - Pessoa Física Página 2 de 36 Índice ÍNDICE... 2 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS... 4 1.1. DEFINIÇÃO... 4 2. REGRAS PARA CADASTRAMENTO... 5 3. SENHA WEB... 6

Leia mais

EDITAL PARA EXPOSIÇÃO DE OPORTUNIDADES NA FEIRA DO EMPREENDEDOR DO RIO DE JANEIRO Edição 2015 I DA CONVOCAÇÃO

EDITAL PARA EXPOSIÇÃO DE OPORTUNIDADES NA FEIRA DO EMPREENDEDOR DO RIO DE JANEIRO Edição 2015 I DA CONVOCAÇÃO I DA CONVOCAÇÃO SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO Sebrae/RJ, entidade associativa de direito privado, sem fins econômicos, torna público que promoverá seleção de expositores para

Leia mais

Cadastramento de Proponente

Cadastramento de Proponente MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Cadastramento de Proponente

Leia mais

Inscrição do Crédito Educacional da PUCPR

Inscrição do Crédito Educacional da PUCPR Inscrição do Crédito Educacional da PUCPR Sumário 1. COMO ACESSAR O FORMULÁRIO 3 2. INICIANDO SUA INSCRIÇÃO 4 3. DESCRIÇÃO DAS PASTAS 5 3.1 3.1.1 1º MENU DADOS DO ALUNO 1ª Pasta Dados do Aluno 5 5 3.1.2

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/BA Nº 01/2015

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/BA Nº 01/2015 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ARREGIMENTAÇÃO E ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/BA Nº 01/2015 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE PESSOAS

Leia mais

SEBRAE/RO Comunicado 01/2015 Edital 01/2015 Credenciamento para Prestação de Serviços de Instrutoria e Consultoria Publicado em 15/06/2015

SEBRAE/RO Comunicado 01/2015 Edital 01/2015 Credenciamento para Prestação de Serviços de Instrutoria e Consultoria Publicado em 15/06/2015 SEBRAE/RO Comunicado 01/2015 Edital 01/2015 Credenciamento para Prestação de Serviços de Instrutoria e Consultoria Publicado em 15/06/2015 O Serviço Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia SEBRAE/RO,

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL SEBRAE/SC Nº 004/2013

EDITAL DE CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL SEBRAE/SC Nº 004/2013 EDITAL DE CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL SEBRAE/SC Nº 004/2013 EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EMPRESARIAL AO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/GO Nº 01/2012 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/GO Nº 01/2012 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/GO Nº 01/2012 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Goiás Setembro/ 2012 EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/GO Nº 01/2012 PREÂMBULO S EBRAE/GO - Serviço

Leia mais

REQUERIMENTO ELETRÔNICO. Requerimento Eletrônico. Página 1 / 21

REQUERIMENTO ELETRÔNICO. Requerimento Eletrônico. Página 1 / 21 Requerimento Eletrônico Página 1 / 21 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 REQUERIMENTO ELETRÔNICO DE CONSTITUIÇÃO... 4 Novo Requerimento de Constituição... 5 Dados da Pessoa Jurídica... 7 Qualificação dos Sócios e

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/RR Nº 001/2015 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL - AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/RR Nº 001/2015 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL - AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/RR Nº 001/2015 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL - AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO Boa Vista/RR Junho/2015 PREÂMBULO O Serviço Brasileiro

Leia mais

Edital para Exposição de Oportunidades de Negócios na 5ª Edição da SEMANA SEBRAE DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 2015 I DA CONVOCAÇÃO II DO EVENTO

Edital para Exposição de Oportunidades de Negócios na 5ª Edição da SEMANA SEBRAE DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 2015 I DA CONVOCAÇÃO II DO EVENTO I DA CONVOCAÇÃO O SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SEBRAE/RJ, entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, comunica e convida empresas do setor

Leia mais

Serviço de Informações Municipais Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e. Manual de Operação Versão 2.0

Serviço de Informações Municipais Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e. Manual de Operação Versão 2.0 Manual de Operação Versão 2.0 Índice de Operações 1. Apresentação...2 2. Solicitação de Uso da NFS-e...3 3. Consultar Andamento da Solicitação de Uso...5 4. Emitindo a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica...5

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CARGO DE AGENTE DE ATENDIMENTO NAS UNIDADES DO SESC DA GRANDE SÃO PAULO

DESCRITIVO DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CARGO DE AGENTE DE ATENDIMENTO NAS UNIDADES DO SESC DA GRANDE SÃO PAULO DESCRITIVO DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CARGO DE AGENTE DE ATENDIMENTO NAS UNIDADES DO SESC DA GRANDE SÃO PAULO O presente documento é uma divulgação oficial de todos os critérios e procedimentos estabelecidos

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS PERGUNTAS E RESPOSTAS 1. O microempreendedor individual pode participar de compras públicas? Sim, o Microempreendedor (MEI), pode participar de licitações. A Administração deverá

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/BA Nº 01/2015 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/BA Nº 01/2015 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/BA Nº 01/2015 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA SALVADOR Fevereiro/2015 Processo de Credenciamento SEBRAE/BA -

Leia mais

Rayley Guida de Souza Campos Luzza Superintendente

Rayley Guida de Souza Campos Luzza Superintendente EDITAL DE CREDENCIAMENTO N 002/2015 PREÂMBULO O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional do Tocantins - SENAR- AR/TO, inscrito no CNPJ/MF sob o n 04.253.770/0001-05, com sede na

Leia mais

COMO ABRIR SUA EMPRESA

COMO ABRIR SUA EMPRESA COMO ABRIR SUA EMPRESA Hoje, ter o próprio negócio é algo muito comum. Flexibilidade, possibilidade de aumentar a renda e instabilidade como funcionário são os principais motivos para se empreender. É

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/GO Nº 01/2015 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/GO Nº 01/2015 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/GO Nº 01/2015 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA Goiás Setembro/2015 Processo de Credenciamento SEBRAE/GO - 01/15

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/RJ Nº 01/2013 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/RJ Nº 01/2013 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/RJ Nº 01/2013 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA Rio de Janeiro Janeiro/2013 EDITAL SEBRAE/RJ Nº 01/2013 PREÂMBULO

Leia mais

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link:

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link: A ESTÁCIO SANTA CATARINA E FLORIANÓPOLIS, campi Santa Catarina e Florianópolis divulgam processo seletivo para formação de cadastro de reserva para o cargo de Professor para o(s) curso(s) de graduação

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO PROJETO NEGÓCIO A NEGÓCIO SEBRAE/PR Nº 01/2012

EDITAL DE CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO PROJETO NEGÓCIO A NEGÓCIO SEBRAE/PR Nº 01/2012 EDITAL DE CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO PROJETO NEGÓCIO A NEGÓCIO SEBRAE/PR Nº 01/2012 EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO EMPRESARIAL AO PROJETO NEGÓCIO

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 001/ SEBRAE-PE /2015 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 001/ SEBRAE-PE /2015 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 001/ SEBRAE-PE /2015 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA Pernambuco Maio/2015 PREÂMBULO Processo de Credenciamento SEBRAE/PE

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA ESTÁCIO EM CUIABA

EDITAL PARA PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA ESTÁCIO EM CUIABA EDITAL PARA PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA ESTÁCIO EM CUIABA A Faculdade Estácio em Cuiaba divulga processo seletivo para Professor

Leia mais

REQUERIMENTO ELETRÔNICO. Requerimento Eletrônico. Página 1 / 26

REQUERIMENTO ELETRÔNICO. Requerimento Eletrônico. Página 1 / 26 Requerimento Eletrônico Página 1 / 26 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 REQUERIMENTO ELETRÔNICO DE CONSTITUIÇÃO... 4 Novo Requerimento... 5 Dados da Pessoa Jurídica... 7 Qualificação dos Sócios e Administradores

Leia mais

SIFAP SISTEMA DE FARMÁCIA POPULAR MANUAL DO USUÁRIO DA FARMÁCIA (INTERNET)

SIFAP SISTEMA DE FARMÁCIA POPULAR MANUAL DO USUÁRIO DA FARMÁCIA (INTERNET) SIFAP SISTEMA DE FARMÁCIA POPULAR MANUAL DO USUÁRIO DA FARMÁCIA (INTERNET) ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVOS DO SISTEMA... 3 3. USUÁRIO GESTOR... 3 4. AMBIENTE DO SISTEMA - CANAL DE COMUNICAÇÃO INTERNET...

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº 04/2015. Seleção de Empresas para Participação na Missão Internacional à NRF 2016

CHAMADA PÚBLICA Nº 04/2015. Seleção de Empresas para Participação na Missão Internacional à NRF 2016 CHAMADA PÚBLICA Nº 04/2015 Seleção de Empresas para Participação na Missão Internacional à NRF 2016 Porto Alegre 2015 2 PREÂMBULO SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/GO Nº 01/2014 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/GO Nº 01/2014 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/GO Nº 01/2014 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Goiás Novembro/ 2014 EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/GO Nº 01/2014 1 EDITAL DE CREDENCIAMENTO

Leia mais

SIFAP SISTEMA DE FARMÁCIA POPULAR

SIFAP SISTEMA DE FARMÁCIA POPULAR SIFAP SISTEMA DE FARMÁCIA POPULAR MANUAL DO USUÁRIO DA FARMÁCIA (INTERNET) Versão 7 18/05/2009 Revisão Geral ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...3 2. OBJETIVOS DO SISTEMA...3 3. USUÁRIO GESTOR...3 4. AMBIENTE DO SISTEMA

Leia mais

O que é o Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado - CADFOR? Como posso emitir meu Certificado de Registro Cadastral CRC homologado?

O que é o Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado - CADFOR? Como posso emitir meu Certificado de Registro Cadastral CRC homologado? O que é o Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado - CADFOR? O Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado CADFOR é o registro cadastral de interessados em fornecer produtos, serviço e/ou obras para

Leia mais

Manual Operacional de Adesão ao FIES Técnico Procedimentos da Mantenedora

Manual Operacional de Adesão ao FIES Técnico Procedimentos da Mantenedora Manual Operacional de Adesão ao FIES Técnico Procedimentos da Mantenedora Brasília, março de 2012 Versão 1.0 SUMÁRIO 1. CONFIGURAÇÕES RECOMENDADAS... 3 2. ACESSO AO SISTEMA... 4 3. ADESÃO AO FIES... 5

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/ES Nº 002/2015 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/ES Nº 002/2015 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/ES Nº 002/2015 CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTE DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO Vitória/ES Abril/2015 PREÂMBULO O Serviço Brasileiro de

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTES DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO DO SEBRAE/MT

EDITAL DE CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTES DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO DO SEBRAE/MT EDITAL DE CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO DE AGENTES DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL AOE PARA O PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO DO SEBRAE/MT Nº 05/2014 Cuiabá-MT, 22 de dezembro de 2014. EDITAL DE CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO

Leia mais

PROGAM Programa para a Governança Municipal Sistema Tributário on-line. Sistema Tributário On-line. Recadastramento

PROGAM Programa para a Governança Municipal Sistema Tributário on-line. Sistema Tributário On-line. Recadastramento Sistema Tributário On-line Recadastramento Introdução O PROGAM Programa de Governança Municipal desenvolveu o Sistema Tributário on-line com objetivo de aperfeiçoar a administração tributária no tocante

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS SEBRAE/PR SISTEMA FECOMÉRCIO SESC/SENAC Nº 05/2015

CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS SEBRAE/PR SISTEMA FECOMÉRCIO SESC/SENAC Nº 05/2015 CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS SEBRAE/PR SISTEMA FECOMÉRCIO SESC/SENAC Nº 05/2015 SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA PARTICIPAÇÃO NA MISSÃO DO COMÉRCIO 2015 DESTINOS: CURITIBA/PR E SÃO PAULO/SP Curitiba Julho/2015

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO INDUSTRIAL

Curso de Especialização em GESTÃO INDUSTRIAL Curso de Especialização em GESTÃO INDUSTRIAL ÁREAS DO CONHECIMENTO: Administração. Engenharia. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em GESTÃO INDUSTRIAL. AMPARO LEGAL E PORTARIA

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA nº 07/2014

CHAMADA PÚBLICA nº 07/2014 1 CHAMADA PÚBLICA nº 07/2014 Projeto de Qualificação de Credenciados de Serviços de Consultoria e Instrutoria do SEBRAE/RS Porto Alegre 2014 2 PREÂMBULO O SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Leia mais

PASSO A PASSO PARA A EMISSÃO DA NOTA CARIOCA

PASSO A PASSO PARA A EMISSÃO DA NOTA CARIOCA PASSO A PASSO PARA A EMISSÃO DA NOTA CARIOCA 1º PASSO Certificado Digital ou Senha Web? Existem duas formas de acessar o sistema para a emissão da NFS-e, uma com o Certificado Digital e a outra pela Senha

Leia mais

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTÊNCIA MÉDICA

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTÊNCIA MÉDICA DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTÊNCIA MÉDICA O presente documento é uma divulgação oficial das condições estabelecidas pelo SESC para este recrutamento. É de fundamental importância

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/PR Nº 03/2011 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA E CAPACITAÇÃO EMPRESARIAL

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/PR Nº 03/2011 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA E CAPACITAÇÃO EMPRESARIAL EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/PR Nº CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA E CAPACITAÇÃO EMPRESARIAL CURITIBA ABRIL/2011 PREÂMBULO EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE

Leia mais

EDITAL Nº 072/2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL Nº 072/2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL Nº 072/2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A Diretoria de Pós-graduação e Extensão do Centro Universitário Senac, no uso de suas atribuições, torna pública

Leia mais

Portal dos Convênios - Siconv. Cadastramento de Proponente Consórcio Público e Entidades Privadas sem Fins Lucrativos

Portal dos Convênios - Siconv. Cadastramento de Proponente Consórcio Público e Entidades Privadas sem Fins Lucrativos MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios - Siconv Cadastramento de Proponente Consórcio

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EXECUTIVO EM MARKETING E GESTÃO DE EQUIPES

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EXECUTIVO EM MARKETING E GESTÃO DE EQUIPES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EXECUTIVO EM MARKETING E GESTÃO DE EQUIPES ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo e Marketing e Gestão

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA APOIO A PROJETOS CULTURAIS DA REGIÃO NORTE INFORMAÇÕES GERAIS E DICAS DE PARTICIPAÇÃO

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA APOIO A PROJETOS CULTURAIS DA REGIÃO NORTE INFORMAÇÕES GERAIS E DICAS DE PARTICIPAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA APOIO A PROJETOS CULTURAIS DA REGIÃO NORTE INFORMAÇÕES GERAIS E DICAS DE PARTICIPAÇÃO 1 1. O que é o Programa Amazônia Cultural? Trata-se de programa gerenciado pela Representação

Leia mais

Apresentação. Objetivos

Apresentação. Objetivos PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS PARA CREDENCIAMENTO DE CONSULTORIAS, INSTRUTORIAS, FORNECIMENTOS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS INDIVIDUAIS Apresentação O presente instrumento apresenta os procedimentos e critérios

Leia mais

DESCRITIVO DE RECRUTAMENTO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU PROFISSIONAIS REABILITADOS

DESCRITIVO DE RECRUTAMENTO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU PROFISSIONAIS REABILITADOS DESCRITIVO DE RECRUTAMENTO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU PROFISSIONAIS REABILITADOS ÁREAS DE ATUAÇÃO: ADMINISTRATIVA, ATENDIMENTO, INFORMÁTICA, MANUTENÇÃO E SERVIÇOS, PARA AS CIDADES DE CAMPINAS, CATANDUVA,

Leia mais

REQUERIMENTO ELETRÔNICO. Requerimento Eletrônico. Página 1 / 51

REQUERIMENTO ELETRÔNICO. Requerimento Eletrônico. Página 1 / 51 Requerimento Eletrônico Página 1 / 51 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 REQUERIMENTO ELETRÔNICO DE CONSTITUIÇÃO... 4 Novo Requerimento de Constituição... 5 Dados da Pessoa Jurídica... 7 Qualificação dos Sócios e

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/SC

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/SC EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE/SC Nº 001/2013 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA E INSTRUTORIA Florianópolis Fevereiro/2013 PREÂMBULO O Serviço de Apoio às Micro

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA - NFS-e - NOTA CARIOCA

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA - NFS-e - NOTA CARIOCA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA - NFS-e - NOTA CARIOCA Acesso ao Sistema - Pessoa Jurídica Página 2 de 125 Índice ÍNDICE... 2 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS... 6 1.1. DEFINIÇÃO... 6 2. REGRAS PARA CADASTRAMENTO...

Leia mais

DESCRITIVO DE SELEÇÃO - AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS GRANDE SÃO PAULO

DESCRITIVO DE SELEÇÃO - AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS GRANDE SÃO PAULO DESCRITIVO DE SELEÇÃO - AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS GRANDE SÃO PAULO O presente documento é uma divulgação oficial de todos os critérios e procedimentos estabelecidos pelo Sesc para este processo seletivo.

Leia mais

COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2014 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA

COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2014 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2014 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA PUBLICADO EM 03/06/2014 O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Leia mais

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link:

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link: O Centro Universitário Estácio de Brasília Estácio Brasília divulga processo seletivo para formação de cadastro de reserva para o cargo de Professor para o(s) curso(s) de graduação e/ou graduação tecnológica.

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO CADASTRO DE PALESTRANTES E INSTRUTORES DO CRC-CE

EDITAL DE CONVOCAÇÃO CADASTRO DE PALESTRANTES E INSTRUTORES DO CRC-CE EDITAL DE CONVOCAÇÃO CADASTRO DE PALESTRANTES E INSTRUTORES DO CRC-CE O CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições, torna público, para conhecimento dos interessados,

Leia mais

Consulta de Viabilidade

Consulta de Viabilidade Consulta de Viabilidade Descrição: A Consulta de viabilidade é um formulário eletrônico responsável por coletar as informações do empreendedor referentes ao empreendimento. São coletados: dados do endereço,

Leia mais

MANUAL DO PROCESSO ELETRÔNICO DE INSCRIÇÃO DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI)

MANUAL DO PROCESSO ELETRÔNICO DE INSCRIÇÃO DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI) MANUAL DO PROCESSO ELETRÔNICO DE INSCRIÇÃO DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI) Organização: Patrícia Bianchi Machado, membro da Secretaria Executiva do Comitê Gestor do Simples Nacional V 1.01-05.02.2010

Leia mais

Portal dos Convênios - Siconv. Credenciamento do Proponente. Manual do Usuário

Portal dos Convênios - Siconv. Credenciamento do Proponente. Manual do Usuário MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios - Siconv Credenciamento do Proponente Manual

Leia mais

Cód. Ref.: SOFT/EDL039/2012 2ª Chamada Consultoria Especializada PSVs. Campinas, 21 de dezembro de 2012.

Cód. Ref.: SOFT/EDL039/2012 2ª Chamada Consultoria Especializada PSVs. Campinas, 21 de dezembro de 2012. Cód. Ref.: SOFT/EDL039/2012 2ª Chamada Consultoria Especializada PSVs Campinas, 21 de dezembro de 2012. 2º CHAMADA EDITAL DE SELEÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA PARA APOIO À OPERAÇÃO DOS PORTFÓLIOS DE

Leia mais

N o DE VAGAS PREVISTO* I Salvador Inglês 15 Francês 01 Espanhol 05 Italiano 02 V Santo Antônio de Jesus Inglês 06 Espanhol 01

N o DE VAGAS PREVISTO* I Salvador Inglês 15 Francês 01 Espanhol 05 Italiano 02 V Santo Antônio de Jesus Inglês 06 Espanhol 01 EDITAL UNEB Nº 051/2015 O Reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público, a abertura das inscrições para Seleção Pública Simplificada para

Leia mais

CREDENCIAMENTO Nº 2014/12284 (7421) Errata

CREDENCIAMENTO Nº 2014/12284 (7421) Errata CREDENCIAMENTO Nº 2014/12284 (7421) Errata OBJETO: Credenciamento de empresas que cumpram as exigências de habilitação, visando à contratação de serviços técnicos profissionais de engenharia e/ou arquitetura,

Leia mais

Apresentação. - Palestrante Quem é? - Sebrae O que é? - Atendimento à Indústria? - Carteira de Alimentos? Sorvetes?

Apresentação. - Palestrante Quem é? - Sebrae O que é? - Atendimento à Indústria? - Carteira de Alimentos? Sorvetes? Apresentação - Palestrante Quem é? - Sebrae O que é? - Atendimento à Indústria? - Carteira de Alimentos? Sorvetes? 2 Importância dos Pequenos Negócios 52% dos empregos formais 40% da massa salarial 62%

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLA DE SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DA PARAIBA ESPEP EDITAL Nº 001/2015

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLA DE SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DA PARAIBA ESPEP EDITAL Nº 001/2015 GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLA DE SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DA PARAIBA ESPEP EDITAL Nº 00/20 NORMAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA O CREDENCIAMENTO DE PROFISSIONAIS

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO - ESCOLA DE NEGÓCIOS. CURSOS: ADMINISTRAÇÃO, COMÉRCIO EXTERIOR e CIÊNCIAS CONTÁBEIS MANUAL DE ESTÁGIO ESCOLA DE NEGÓCIOS

MANUAL DE ESTÁGIO - ESCOLA DE NEGÓCIOS. CURSOS: ADMINISTRAÇÃO, COMÉRCIO EXTERIOR e CIÊNCIAS CONTÁBEIS MANUAL DE ESTÁGIO ESCOLA DE NEGÓCIOS MANUAL DE ESTÁGIO ESCOLA DE NEGÓCIOS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE COMÉRCIO EXTERIOR CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profª. Dra. Neyde Lopes de Souza Prof. Ms. Luiz Vieira da Costa SUMÁRIO Pág. 1. Apresentação...

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica do Tomador de Serviços NFTS

Nota Fiscal Eletrônica do Tomador de Serviços NFTS Nota Fiscal Eletrônica do Tomador de Serviços NFTS Versão 1.0 Nota Salvador NFS-e Versão do Manual: 1.0 pág. 2 Manual do Sistema da Nota Fiscal Eletrônica do Tomador de Serviços NFTS ÍNDICE 1. Acessando

Leia mais

Índice APRESENTAÇÃO... 1 CONFIGURAÇÕES DO SAGE ONE... 2 CADASTROS... 8 PRINCIPAL... 15 NOTAS FISCAIS... 16 2.1. Primeiros Passos...

Índice APRESENTAÇÃO... 1 CONFIGURAÇÕES DO SAGE ONE... 2 CADASTROS... 8 PRINCIPAL... 15 NOTAS FISCAIS... 16 2.1. Primeiros Passos... Índice 1. 2. 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6. 3. 3.1. 3.2. 3.3. 3.4. 3.5. 3.6. 3.7. 3.8. 4. 5. 5.1. 5.2. 5.3. APRESENTAÇÃO... 1 CONFIGURAÇÕES DO SAGE ONE... 2 Primeiros Passos... 2 Minha Empresa... 3 Certificado

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA Nº 01/2014 PREÂMBULO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA Nº 01/2014 PREÂMBULO EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA Nº 01/2014 PREÂMBULO A AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DE SOROCABA INOVA SOROCABA, pessoa jurídica de direito privado, devidamente

Leia mais

MATRÍCULAS ABERTAS PARA

MATRÍCULAS ABERTAS PARA Olá, você acessou o Manual para Inscrição de Matrículas de Alunos Novos do Colégio Medianeira. Leia atentamente as orientações abaixo. Elas vão facilitar o correto preenchimento de seu Cadastro que é OBRIGATÓRIO

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

Guia de apresentação do portal Senac EAD

Guia de apresentação do portal Senac EAD Guia de apresentação do portal Senac EAD . Apresentação No dia 29 de abril, o Senac lançou o portal da Rede Nacional de Educação a Distância, Senac EAD. Atento ao crescimento do mercado de ensino online,

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DOTRABALHO

DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DOTRABALHO DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DOTRABALHO O presente documento é uma divulgação oficial de todos os critérios e procedimentos estabelecidos pelo SESC para este processo seletivo.

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA O CARGO DE AGENTE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA O CARGO DE AGENTE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA O CARGO DE AGENTE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL O presente documento é uma divulgação oficial de todos os critérios e procedimentos estabelecidos pelo SESC para este processo

Leia mais

SIMPLES NACIONAL LC 128/08 VALDIR DONIZETE SEGATO

SIMPLES NACIONAL LC 128/08 VALDIR DONIZETE SEGATO SIMPLES NACIONAL LC 128/08 VALDIR DONIZETE SEGATO 1 Empresário Contábil, MBA em Contabilidade Empresarial pela PUC-SP, Delegado Regional do CRC-SP em Jundiai, Professor Universitário e de Pós-Graduação.

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual da Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras (DES-IF) Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Página

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

AVISO. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

AVISO. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar:

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar: SOLICITAÇÃO DE FOMENTO on-line MANUAL DO USUÁRIO 1 CONTATOS... 2 2 ANTES DE COMEÇAR... 2 3 ENTRAR NO SISTEMA INFAPERJ... 3 3.1 ACESSO AO SISTEMA...3 3.2 LOGIN...4 4 APRESENTAÇÃO GERAL DA INTERFACE... 5

Leia mais