Teste de persiste ncia visual.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Teste de persiste ncia visual."

Transcrição

1 Teste de persiste ncia visual. No seguinte quadro existem pelo menos 3 figuras. Quais figuras voce ve? TADI Tratamento e Ana lise de Dados/In

2 formações Aula 1 Introdução Sala 322-O, Prédio I1 ( Titanic ) - EACH - USP aulasdetadi@gmail.com 9 de março de 2013

3 Objetivos da Disciplina - Apresentar uma visão histórica do desenvolvimento do método científico, do contexto social e dos atores envolvidos nesse processo. - Permitir ao aluno um olhar crítico sobre a ciência, seu método e o papel da criatividade nesse processo. - Capacitar a definição de um tema e a construção de argumentos para um plano de pesquisa, bem como a apresentação de seus resultados na forma de artigos e relatórios.

4 Então, vocês estão realizados? - Vocês estão realizados? Passaram na USP... terá sido suficiente? - Dizem que o Homem para realizar-se na vida deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro... não necessariamente nesta ordem. Em 1989 eu parei de escrever livros de ficção científica. Houve diversas razões para isso. Embora eu tenha ainda muitas idéias para novos projetos, cheguei à conclusão que não valeria a pena leva-los a cabo em face à nova situação do mundo. A verdade é que alguns de meus conceitos tornaram-se obstáculos ao meu prazer de escrever ficção científica.

5 O crescimento exponencial do conhecimento... Agora, estou cada vez mais consciente de que não sei nada. Não sou sequer capaz de familiarizar-me com todas as novas teorias científicas. Algumas vezes, tenho a impressão de que as universidades crescem mais rapidamente que o próprio Universo, enquanto que os professores multiplicam-se ainda mais rápido; a cada dois anos cada um deles tem de publicar um novo livro (obviamente descrevendo novas teorias). Ideias loucas não são incomuns na ciência, mas quem irá ler todos esses livros? Quem separará o nonsense do que tem valor? Quem colocará tudo na perspectiva correta? Deve haver alguns gênios por aí, mas eu não sou mais capaz de fazer isso. Eu não acredito mais que, mesmo que tentasse gritar o mais alto possível, possa mudar qualquer coisa.

6 O crescimento exponencial do conhecimento... Este crescimento exponencial não irá parar. Ele se manterá por si próprio gostando eu ou não, como um redemoinho, um tornado com que nenhum Homem pode. Então, e daí se meus livros são traduzidos em 40 idiomas e o total de cópias atinja 27 milhões? Eles irão todos desaparecer, uma vez que a torrente de novos livros está inundando tudo, arrastando o que quer que tenha sido escrito previamente. Hoje, um livro na prateleira nem tem tempo de pegar pó. É bem verdade que se vive mais hoje, mas a vida de tudo quanto está ao nosso redor tornou-se muito mais curta. Isto é triste, mas ninguém pode parar este processo. O mundo ao nosso redor está submergindo tão rapidamente que ninguém pode realmente se acostumar com coisa alguma.

7 O crescimento exponencial do conhecimento... Hoje, um livro na prateleira nem tem tempo de pegar pó. É bem verdade que se vive mais hoje, mas a vida de tudo quanto está ao nosso redor tornou-se muito mais curta. Isto é triste, mas ninguém pode parar este processo. O mundo ao nosso redor está submergindo tão rapidamente que ninguém pode realmente se acostumar com coisa alguma. Stanislaw Lem, em entrevista a Ivan Finotti, da folha de Folha de São Paulo, em fevereiro de 2003, respondendo à pergunta: Eu li que você teria dito, dez anos atrás, que estava muito pessimista com a civilização humana e que devido a isto pararia de escrever. Você ainda está escrevendo? Que tipo de livros?

8 O crescimento exponencial do conhecimento... - Quem é o autor? - Stanislaw Lem ( ), publicou mais de 36 livros, traduzidos em quarenta ĺınguas, com mais de 27 milhões de exemplares, entre eles Solaris e Congresso Futurológico. - Dizem que o Homem para realizar-se na vida deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro... atualmente talvez isso seja muito pouco!

9 História das mudanças sociais, culturais e tecnológicas - A história das mudanças sociais, culturais e tecnológicas mostra uma crescente aceleração na velocidade dessas mudanças. Esta percepção sugere que no futuro teremos mudanças ainda mais profundas e rápidas. - No livro Mindsteps to the Cosmos (1983), Gerald Hawkins apresenta a noção de mindsteps (passos), mudanças dramáticas e irreversíveis de paradigmas ou visões de mundo. O autor identifica vários passos na história da humanidade e da tecnologia que provocaram novas visões de mundo: o desenvolvimento do pensamento abstrato, da escrita, da matemática, da imprensa, do telescópio, do foguete, do computador, do rádio, da TV... E poderíamos acrescentar o Celular, a Internet... - Cada passo representa um estágio mais próximo da compreensão do universo e o intervalo entre esses passos tem diminuído com o tempo.

10 Theodore Modis e Ray Kurzweil

11 Theodore Modis e Ray Kurzweil

12 Theodore Modis e Ray Kurzweil

13 Singularidade tecnológica ou o Fim do Mundo - A aceleração do progresso científico e tecnológico tornou-se, nos últimos 300 anos, a característica mais notável da história da humanidade. - Desde o surgimento da ciência (com Galileu Galilei e Isaac Newton), profundas mudanças poĺıticas e econômicas ocorreram em todos os países. Tais mudanças se fazem mais marcantes nos últimos 30 anos com a explosão da era digital e da globalização. - Baseado no incrível avanço tecnológico e científico pelo qual estamos passando, alguns estudiosos acreditam que nas próximas décadas a humanidade irá atravessar a singularidade tecnológica.

14 Singularidade tecnológica ou o Fim do Mundo - Singularidade tecnológica é a denominação dada a um evento histórico previsto para o futuro, no qual a humanidade atravessará um estágio de colossal avanço tecnológico em um curtíssimo espaço de tempo. - Como conseqüência dos avanços científicos, cogita-se do surgimento iminente de supercomputadores dotados da chamada superinteligência. - Um intelecto artificial muito superior aos melhores cérebros humanos em praticamente todas as áreas, incluindo criatividade científica, conhecimento geral e habilidade social, não teria porque estar submisso a nós.

15 Singularidade tecnológica ou o Fim do Mundo - Matrix (1999) apresenta uma versão bastante elaborada de como poderá ser a singularidade tecnológica. No filme, uma guerra entre homens e máquinas inteligentes é travada entre 2094 e 2102 com a derrota e conseqüente escravização da humanidade. The Matrix - O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (Arnold Schwarzenegger,2003) aborda uma longa e inacabada guerra entre homens e máquinas. Terminator 3

16 Singularidade tecnológica ou o Fim do Mundo - Por outro lado, Eu, robô, filme de 2004 (baseado em contos de Isaac Asimov, 1950) aborda uma vitória humana sobre as máquinas. I, Robot - O Homem Bicentenário, filme de 1999 (baseado em contos de Isaac Asimov, da série Robot) mostra que a inteligência artificial pode ser totalmente benéfica e que a singularidade tecnológica pode não trazer perigos potenciais à humanidade. Mostra a trajetória de um robô em busca da liberdade. Bicentennial Man (1999)

17 O crescimento exponencial do conhecimento... - Depois dessas considerações, fica mais clara a posição de Stanislaw Lem? Site oficial do autor Stanislaw Lem - Dizem que o Homem, para realizar-se na vida deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro... atualmente talvez isso seja realmente muito pouco!

18 It s The End Of The World As We Know It (And I Feel Fine), R.E.M. That s great! It starts with an earthquake; Birds and snakes, an aeroplane, And Lenny Bruce is not afraid. Eye of a hurricane, Listen to yourself churn, World serves its own needs, Dummy serve your own needs. Feed it off an knock, speed, grunt, no, strength, The Ladder start to clatter with a fear fight down, height.

19 É o fim do mundo como o conhecemos (E eu me sinto bem!) Que legal! Começa com um terremoto, pássaros e cobras, um avião, e Lenny Bruce não tem medo. Olho do furacão, ouça como você chacoalha o mundo serve a suas próprias necessidades, os estúpidos servem às necessidades que você tem. Aprenda com a porrada, fale, um grunhido, não, força A escada começa a tremer com medo de lutar, altura.

20 Qual o papel da universidade nesse processo?

21 No Brasil há 2,3 milhões de estudantes matriculados em cursos superiores. É o mesmo número que apresenta a Coréia do Sul, mas esse país tem um terço de nossa população. Assim, enquanto a Coréia tem 36% de sua população entre 18 e 24 anos nas universidades, o Brasil tem apenas 12%. Qual dos dois países estará mais preparado, nos próximos anos, para competir num cenário mundializado e de uso intensivo da tecnologia e do conhecimento agregado? A resposta mostra o tamanho do desafio que nos espera. O Brasil precisa triplicar o número de sua população universitária até o fim da década, não só para fixar-se no patamar desejável, mas também para responder ao crescimento exponencial das matrículas no ensino de primeiro e segundo graus. Ou seja, nos próximos anos um número progressivamente maior de concluintes do segundo grau estará batendo na porta das universidades e pressionando para que o sistema amplie sua oferta. Esta até que é uma boa notícia. A notícia ruim é que o número de vagas oferecidas nos cursos superiores vem crescendo muito lentamente - de 400 mil em 1980 para quase 800 mil em em relação a essa demanda.

22 Com o estancamento dos investimentos na expansão do ensino superior público, o setor privado passou a ocupar um espaço cada vez maior. Dois terços das matrículas se concentram hoje nas escolas particulares ou comunitárias. Não há nada de errado no crescimento do setor privado - desde que a qualidade seja levada em conta e avaliada constantementemas, considerando-se o exemplo de praticamente todos os países desenvolvidos, não é realista esperar que o sistema privado de ensino superior possa suprir as necessidades de formação. Basta ver que até mesmo no país campeão mundial da iniciativa privada, os Estados Unidos, 78% dos 14 milhões de matrículas em cursos superiores se concentram nas instituições públicas. Vale destacar que, ali, dos 22% de matrículas em instituições privadas, somente 1,4% estão em instituições com fins lucrativos. Este último dado indica que, em países onde os cidadãos estão acostumados a exigir valor e qualidade em troca de seu dinheiro, ensino superior não é uma maneira de enriquecer empresários. Por que razão no Brasil isto deveria ser diferente?

23 A maior parte do investimento anual em ensino superior nos Estados Unidos -em torno de 120 bilhões - é feita pelo governo. No estado da Califórnia, 13% dos dispêndios do governo estadual (mais de US$ 7 bilhões anuais) são destinados à educação superior. Também lllinois, Texas, Wisconsin, Washington, Flórida e Ohio têm a mesma política: destinam às universidades entre 11% e 12% de seu orçamento. São percentuais comparáveis àquele praticado por São Paulo, um dos poucos estados brasileiros a investirem adequadamente no ensino superior e na pesquisa científica. Na Inglaterra, 100% das matrículas no ensino superior são em instituições públicas. Na Itália e na Alemanha idem. Na França, mais de 95% das matrículas são públicas. Em quase todo o mundo a estratégia para o ensino superior tem sido baseada no esforço estatal. Bastariam esses números para desarmar o discurso privatista mais empedernido. Mas a realidade nacional oferece um argumento a mais: nossas universidades públicas são o patrimônio institucional brasileiro que, apesar de sua juventude, maior nível de eficiência obteve ao longo do século.

24 Em algumas áreas, como na pós-graduação, por exemplo, muitas delas nada têm a perder em relação às melhores do mundo. Naturalmente, formar pessoas no nível superior de educação custa caro. No entanto, é um investimento que todos os países desenvolvidos fazem e continuarão a fazer, porque disso depende a manutenção de sua vitalidade científica, tecnológica e cultural. No Brasil, esse investimento não é apenas necessário, é insubstituível. E mais: já provou que tem retorno garantido. Foi o ensino superior público e gratuito excelente do ITA que fez do Brasil um dos principais fabricantes e exportadores de aviões a jato do mundo, com portações de quase 2 bilhões de dólares em E foi o ensino superior público e gratuito excelente da Esalq-USP, da Federal de Viçosa, da Unicamp, da UFMG e de outras que educou as pessoas que, na Embrapa, fizeram da soja brasileira um empreendimento de alta tecnologia, atingindo exportações de mais de US$ 3 bilhões em É também o ensino superior público e gratuito, com os engenheiros da Coppe, UFRJ, USP, Unicamp e outras, que faz o Brasil ser auto-suficiente em petróleo, por meio de desenvolvimentos tecnológicos capitaneados pelo Centro de Pesquisas da Petrobras, invejados em todo o mundo.

25 Universidade Pública e Desenvolvimento Carlos Henrique de Brito Cruz Não se deve atribuir a nenhum milagre o peso específico que o país ganhou -apesar de suas contradições sociais não resolvidas- a ponto de se estabelecer como a nona economia do mundo. Esse salto se deve sobretudo à formação nas universidades de novos quadros profissionais e técnicos, em número ainda insuficiente, é verdade, mas efetivo. Imagine-se quando chegarmos (se chegarmos) ao patamar ideal. Mas para isso é preciso investir sem vacilação na educação superior e, sobretudo, em seu segmento que se mostrou mais eficiente até aqui, o público. Carlos Henrique de Brito Cruz, 43, engenheiro eletrônico pelo ITA e doutor em física pela Unicamp, é presidente da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e diretor do Instituto de Física da Unicamp.

26 Planejamento 1S/2013

27 Avaliações - 3 provas: P1, P2 e P3 - Prova Substitutiva: não há prova sub - Média Final: mf = (P1 + P2 + P3)/3 - Está aprovado quem obtiver mf >= 5 - Faz a Prova de Recuperação quem obtiver 3 <= mf < 5

28 Assistir para a próxima aula, disponível somente na Internet

29 Ler para a próxima aula, disponível somente na Internet Boas Práticas: Revisor de si mesmo, wp-content/uploads/2012/11/009_boaspraticas_2011.pdf Editores de várias publicações científicas decidiram redobrar os cuidados com a escolha de revisores de artigos, após a detecção de um inusitado tipo de fraude: alguns pesquisadores arrumaram um jeito de fazer o peer review de seus próprios papers para, assim, escapar das críticas que atrasam ou inviabilizam a publicação dos manuscritos. Segundo o The Chronicle of Higher Education, vários periódicos já retrataram cerca 40 artigos cujos pesquisadores praticaram esse tipo de fraude. O método era engenhoso: os autores sugeriam aos editores uma lista de nomes de revisores cujas contas de eram controladas, na verdade, pelos próprios autores. Achei estranho, porque mandei o artigo e recebi de volta avaliações entusiasmadas em apenas dois dias. Revisores nunca respondem tão rápido, disse Claudiu Supuran, editor-chefe do Journal of Enzyme Inhibition and Medicinal Chemistry, que descobriu e denunciou a fraude perpetrada pelo sul-coreano Hyung-In Moon, professor-assistente da Dong-A University, em Busan. Em 2010, Moon submeteu um artigo à publicação e sugeriu uma lista de potenciais revisores. Apesar da resposta estranhamente rápida, o artigo acabou publicado porque dois outros revisores de confiança da revista deram aval ao artigo.

30 No ano seguinte, Moon mandou outro artigo e, novamente, uma lista de potenciais revisores. O que chamou a atenção de Supuran é que, embora eles pertencessem a universidades, seus endereços de eram do Gmail e do Yahoo, não das instituições. Descoberta a fraude, Supuran alertou outras publicações. O resultado é que 28 artigos do sul-coreano já foram retratados. Outro caso veio à tona em julho com a retirada de um artigo científico publicado na revista Experimental Parasitology por Guang-Zi He, pesquisador do Guiyang College of Traditional Chinese Medicine, na China. He sugeriu vários possíveis revisores que existiam de verdade, mas os s informados eram todos vinculados a serviços de correio eletrônico da China, embora os nomes fossem de vários países. A suspeita levou a uma investigação, que culminou com a suspensão de um artigo publicado em fevereiro, em que o pesquisador identificava um alvo potencial para uma vacina contra uma infecção bacteriana. O caso é revelador de uma falha dos editores. A revista Experimental Parasitology pertence à editora Elsevier, que também amargou problema semelhante numa revista de matemática. A empresa, que dispõe de um banco de dados de revisores de uso obrigatório pelos editores, informou que descobriu uma vulnerabilidade no sistema e que já o corrigiu. Qualquer autor pode sugerir nomes de revisores ou pedir que seus artigos não sejam enviados para desafetos. Mas cabe aos editores utilizar contatos de seus bancos de dados, não os fornecidos pelos autores.

31 Ler para a próxima aula, disponível somente na Internet Boas Práticas: Definições exatas de má conduta científica, fapesp.br/wp-content/uploads/2013/02/009_boaspraticas_2041.pdf Após avaliar centenas de publicações, um grupo de pesquisadores da Universidade de Barcelona, Espanha, e da University of Split School of Medicine, Croácia, constatou que, sem a formulação de políticas que definam explicitamente quais são os tipos de más condutas na ciência e quais procedimentos devem ser adotados, a padronização das boas práticas acadêmicas é dificultada. O artigo, publicado em dezembro na PLoS ONE, analisou 399 periódicos de todo o mundo com alto impacto na área de biomedicina, indexados ao Journal Citation Reports durante o mês de dezembro de Os autores observaram a predominância e o conteúdo das políticas voltadas para as boas práticas, analisando procedimentos adotados em casos de manipulação de dados e alegações de má conduta. Embora publicações na área de biomedicina tenham assumido posição de liderança na formulação de políticas editoriais, há poucas evidências de quais políticas estão voltadas para a prevenção de má conduta de pesquisa e quais aquelas que estão disponíveis ao público.

32 Dos 399 periódicos científicos analisados, 140 forneceram definições explícitas de má conduta em pesquisa. Falsificação foi diretamente mencionada por 113 publicações; fabricação de dados, por 104; plágio, 224; duplicação, 242; e manipulação de imagem, por 154. O predomínio de todos os tipos de políticas voltadas para reforçar boas práticas foi mais elevado em revistas que endossaram qualquer política vinda de editoras, associações, Office of Research Integrity (órgão dos Estados Unidos responsável, entre outras funções, pela prevenção de má conduta na prática científica) ou sociedades científicas. As editoras Elsevier e Wiley-Blackwell tiveram a maioria dos periódicos incluídos na pesquisa 22,6% e 14,8%, respectivamente. Nas publicações da Wiley prevaleceram definições claras de falsificação e fabricação de dados, enquanto, nos periódicos da Elsevier, o predomínio foi de referências a serviços de checagem de plágio. Os autores concluíram que apenas um terço das principais publicações tem definições de má conduta disponíveis publicamente e menos da metade descreve procedimentos que devem ser adotados em casos de acusações de manipulação de informações. Como forma de incentivar a formulação de políticas internacionais a partir de órgãos associados à implementação de procedimentos, o estudo sugere que as revistas e suas editoras regulamentem e tornem públicas suas políticas, com o objetivo de aumentar a confiança em relação aos periódicos. Garantindo, ainda, o aumento dos níveis de transparência no âmbito acadêmico.

33 Teste de confirmation bias (propensa o, preconceito, predisposic a o, influe ncia) - Informei que se tratava de um teste de acuidade visual e que existiam pelo menos 3 figuras. - Quais figuras voce ve? 1. Na o informei que tipo de figuras. 2. Informei que eram figuras geome tricas. 3. Informei que eram figuras de animais. 4. Informei que eram figuras de frutas. TADI Tratamento e Ana lise de Dados/In

34 Bibliografia por enquanto! - Notas de aula - Textos de apoio - Consultar a web page do professor

Teste de persistência visual. No seguinte quadro existem pelo menos 3 figuras. Quais figuras você vê?

Teste de persistência visual. No seguinte quadro existem pelo menos 3 figuras. Quais figuras você vê? Teste de persistência visual. No seguinte quadro existem pelo menos 3 figuras. Quais figuras você vê? TADI/2012 02/03/12 aula 1 Prof. Camilo Rodrigues Neto Camilo Tratamento e análise de dados/informações

Leia mais

Tratamento e Análise de Dados e Informações (TADI)

Tratamento e Análise de Dados e Informações (TADI) Tratamento e Análise de Dados e Informações (TADI) Apresentação do Curso Prof. André Martins A USP http://www4.usp.br/index.php/a-usp http://www.webometrics.info/ http://www.arwu.org/ By all means let's

Leia mais

3ª Conferência Internet, Negócio e Redes Sociais Confiança e Compromisso nos Canais Digitais

3ª Conferência Internet, Negócio e Redes Sociais Confiança e Compromisso nos Canais Digitais 3ª Conferência Internet, Negócio e Redes Sociais Confiança e Compromisso nos Canais Digitais 29 de setembro de 2014 Auditório da BMAG Apoio Patrocinadores Globais APDSI Singularidades e a nova Sociedade

Leia mais

Educação Física em Revista 2015 vol. 9 nº 3

Educação Física em Revista 2015 vol. 9 nº 3 Educação Física em Revista 2015 vol. 9 nº 3 ENTREVISTA Entrevista com Prof. MsC. LEILA BARROS CARDOSO OLIVEIRA Gerente do Sistema de Bibliotecas da UCB, Bacharel em Biblioteconomia pela UnB, MBA em Gestão

Leia mais

PROJETO CLUB UFRJ. Curso de Línguas por uma UFRJ Bilíngue PROPOSTA

PROJETO CLUB UFRJ. Curso de Línguas por uma UFRJ Bilíngue PROPOSTA PROJETO CLUB UFRJ Curso de Línguas por uma UFRJ Bilíngue PROPOSTA O BT IDIOMAS Cursos Direcionados, já é conhecido nos segmentos de negócios e educação, pelo treinamento de idiomas para propositos especificos.

Leia mais

Ciência e Ética. Felipe Silveira

Ciência e Ética. Felipe Silveira Ciência e Ética Felipe Silveira Dois grandes ramos Escolha do projeto Execução do projeto Escolha do projeto Aborda relações externas, como por exemplo: Relações econômicas Relações governamentais Relações

Leia mais

Est modus in rebus (Horácio, Sátira, 1, 1, 106) scientific insularity - Brazil

Est modus in rebus (Horácio, Sátira, 1, 1, 106) scientific insularity - Brazil Est modus in rebus (Horácio, Sátira, 1, 1, 106) scientific insularity - Brazil 41 Muito calor, pouca luz?* Especialistas de cienciometria: O que cresceu foi a visibilidade da pesquisa brasileira, impulsionada

Leia mais

EXCELÊNCIA ACADÊMICA REQUER CUSTEIO PÚBLICO. Marcelo Knobel Reitor Unicamp

EXCELÊNCIA ACADÊMICA REQUER CUSTEIO PÚBLICO. Marcelo Knobel Reitor Unicamp EXCELÊNCIA ACADÊMICA REQUER CUSTEIO PÚBLICO Marcelo Knobel Reitor Unicamp UNIVERSIDADES DE PESQUISA ENSINO Formam pessoas altamente qualificadas PESQUISA Desenvolvem pesquisas de ponta EXTENSÃO Transferem

Leia mais

A importância da ABEC para a profissionalização dos periódicos brasileiros

A importância da ABEC para a profissionalização dos periódicos brasileiros A importância da ABEC para a profissionalização dos periódicos brasileiros Distribuição gratuita para os participantes NOV 6 9, 2017 PUCPR Curitiba Brazil Todos os trabalhos submetidos ao evento terão

Leia mais

João Roberto Loureiro de Mattos

João Roberto Loureiro de Mattos III SEMINÁRIO BRASIL EM NÚMEROS 2014 UFMG 10/OUT/2014 TEMA: CIÊNCIA E TECNOLOGIA João Roberto Loureiro de Mattos TEMAS INTERESSE: INOVAÇÃO E ENERGIA JOÃO ROBERTO LOUREIRO DE MATTOS Engenheiro Mecânico

Leia mais

O papel dos publishers e do acesso aberto no impacto dos periódicos emergentes

O papel dos publishers e do acesso aberto no impacto dos periódicos emergentes O papel dos publishers e do acesso aberto no impacto dos periódicos emergentes Rogerio Meneghini, coordenador científico do Programa SciELO XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, Gramado

Leia mais

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CURSO G R A D E C U R R I C U L A R HÍBRIDO + CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 1 OBJETIVOS DO CURSO Ciência da Computação Você aprende junto a pesquisadores e próximo do mercado de trabalho. As empresas participam

Leia mais

Visionbook para a Masterclass

Visionbook para a Masterclass 1 COMO USUFRUIR DESTA MASTERCLASS ALGUMAS DICAS: Para receberes o maior valor desta Masterclass apenas precisas de um computador e da vontade interior de viveres a melhor versão de ti mesmo. Se possível

Leia mais

Projeto Primeiro Emprego

Projeto Primeiro Emprego Projeto Primeiro Emprego Objetivo Preparar os jovens alunos para as possibilidades que o mercado oferece como primeiro Emprego. Temas Identificação de Possibilidade de Emprego Elaboração de currículo Entrevista

Leia mais

Resumo Aula-tema 09: Evolução dos Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação nos BRICS

Resumo Aula-tema 09: Evolução dos Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação nos BRICS Resumo Aula-tema 09: Evolução dos Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação nos BRICS Esta aula tratará da análise e comparação dos indicadores de Ciência Tecnologia e Inovação nos BRICS. Vimos nas

Leia mais

Internacionalização:

Internacionalização: Internacionalização: permanente desafio das Universidades Brasileiras Prof. Henrique Carlos de Castro UFRGS UFSM, 26out17 Pontos que pretendo falar l O que é internacionalização l Porque é necessária l

Leia mais

CARTILHA DA LOCUÇÃO. Nós passamos nosso conhecimento para você atuar melhor. Conte conosco!

CARTILHA DA LOCUÇÃO. Nós passamos nosso conhecimento para você atuar melhor. Conte conosco! CARTILHA DA LOCUÇÃO CARTILHA DA LOCUÇÃO Nós passamos nosso conhecimento para você atuar melhor. Conte conosco! ALGUMAS SITUAÇÕES PODEM PREJUDICAR MUITO SUA LOCUÇÃO. ALGUMAS SÃO IMPERCEPTÍVEIS MAIORES OU

Leia mais

Por que tão poucas? HOME SOBRE NÓS ÁREAS NOTÍCIAS MULHERES EM FOCO PUBLICAÇÕES PERFIS AGENDA CONTATO MAIS LIDOS

Por que tão poucas? HOME SOBRE NÓS ÁREAS NOTÍCIAS MULHERES EM FOCO PUBLICAÇÕES PERFIS AGENDA CONTATO MAIS LIDOS QUARTA-FEIRA, 3 DE AGOSTO DE 2016 Publicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência HOME SOBRE NÓS ÁREAS NOTÍCIAS MULHERES EM FOCO PUBLICAÇÕES PERFIS AGENDA CONTATO MOSTRADOR DE NOTÍCIAS [

Leia mais

Ética nas publicações em Psicologia

Ética nas publicações em Psicologia Integridade Fraude científica Manipulação de dados Ética Plágio Retratação Em termos globais, até os anos 80: más condutas do ponto de vista da integridade da pesquisa eram fenômenos raros e excepcionais.

Leia mais

Setor Externo: Expansão das Exportações Revigora a Economia

Setor Externo: Expansão das Exportações Revigora a Economia 9 Setor Externo: Expansão das Exportações Revigora a Economia Vera Martins da Silva (*) No âmbito da economia brasileira, o setor externo tem sido praticamente a única fonte de boas notícias e assim ainda

Leia mais

n Informação insuficiente sobre o estudo n Amostra inadequada ou insuficiente n Amostra viciada n Desfechos pouco claros n Hipóteses nebulosas

n Informação insuficiente sobre o estudo n Amostra inadequada ou insuficiente n Amostra viciada n Desfechos pouco claros n Hipóteses nebulosas Como redigir artigos científicos Antônio Augusto Moura da Silva PRIMEIRA AULA A publicação científica Razões para rejeição Estudos mal feitos Manuscrito não é apropriado para o jornal escolhido Estudo

Leia mais

Estação Hack O que é a Estação Hack? Eu preciso ser de São Paulo para participar? Preciso pagar para participar?

Estação Hack O que é a Estação Hack? Eu preciso ser de São Paulo para participar? Preciso pagar para participar? Guia da Estação Estação Hack O que é a Estação Hack? A Estação Hack vai é responsável por iniciativas de capacitação profissional e aceleração de startups de impacto social. É disponibilizado bolsas de

Leia mais

estampaweb.com STAMPAS Como Criar Estampas que Vendem Muito Sem Precisar Dar Descontos UCRATIVAS Nem Precisar Brigar por Preço

estampaweb.com STAMPAS Como Criar Estampas que Vendem Muito Sem Precisar Dar Descontos UCRATIVAS Nem Precisar Brigar por Preço estampaweb.com STAMPAS Como Criar Estampas que Vendem Muito Sem Precisar Dar Descontos UCRATIVAS Nem Precisar Brigar por Preço CONTEÚDO UM problema que agora tem solução 3 um pouco sobre o autor 5 UM MÉTODO

Leia mais

Recomendação de políticas Inteligência artificial

Recomendação de políticas Inteligência artificial Recomendação de políticas A oportunidade As possibilidades para a inteligência (IA) ampliar as capacidades humanas e melhorar a sociedade são quase ilimitadas. Com o advento dos carros com piloto automático,

Leia mais

Dentro da UFSM, ela cuida da Política de Assistência Estudantil (Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010), que busca auxiliar na permanência dos

Dentro da UFSM, ela cuida da Política de Assistência Estudantil (Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010), que busca auxiliar na permanência dos Dentro da UFSM, ela cuida da Política de Assistência Estudantil (Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010), que busca auxiliar na permanência dos estudantes na educação superior pública federal. Oferece

Leia mais

Agenda do Mês. 09/08/16 Treinamento On Line - 21:00H. 13/08/16 Treinamento Novas Consultoras 14:00 às 18:00H, Sala Rosa New World.

Agenda do Mês. 09/08/16 Treinamento On Line - 21:00H. 13/08/16 Treinamento Novas Consultoras 14:00 às 18:00H, Sala Rosa New World. Agenda do Mês 09/08/16 Treinamento On Line - 21:00H 13/08/16 Treinamento Novas Consultoras 14:00 às 18:00H, Sala Rosa New World. 20/08/16 Explosão Red 09:00 às 17:30H Hotel Oitis. Vagas limitadas. R$20,00

Leia mais

Como a inteligência artificial está disruptando a contabilidade

Como a inteligência artificial está disruptando a contabilidade Como a inteligência artificial está disruptando a contabilidade Ninguém consegue prever o futuro exatamente, mas sabemos duas coisas: será diferente e deve estar enraizado no mundo atual. (Peter Thiel)

Leia mais

Revolução no Ensino Superior

Revolução no Ensino Superior GABINETE DO VEREADOR FLORIANO PESARO DATA: 13/8/2013 15 DISCURSO Revolução no Ensino Superior Sr. Presidente da Câmara Municipal, nobres Vereadores, telespectadores da TV Câmara, Boa Tarde. É notório e

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PROGRAMA CAPACITA REDE

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PROGRAMA CAPACITA REDE Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro PROCESSO DE SELEÇÃO PARA

Leia mais

Entrevista. "Não precisamos de energia atômica"

Entrevista. Não precisamos de energia atômica Entrevista José Goldemberg, físico e professor da USP "Não precisamos de energia atômica" POR JOSÉ SERGIO OSSE O físico José Goldemberg é um homem pragmático. Após 30 anos de oposição ao uso de energia

Leia mais

QUESTÕES E RESPOSTAS A RESPEITO AO ACESSO ÀS CARTAS E MANUSCRITOS NAO PUBLICADOS DE ELLEN WHITE

QUESTÕES E RESPOSTAS A RESPEITO AO ACESSO ÀS CARTAS E MANUSCRITOS NAO PUBLICADOS DE ELLEN WHITE QUESTÕES E RESPOSTAS A RESPEITO AO ACESSO ÀS CARTAS E MANUSCRITOS NAO PUBLICADOS DE ELLEN WHITE Ellen G. White Estate 29 de Agosto, 2012 Rápido Histórico O Ellen G. White Estate, Inc. foi legalmente incorporado

Leia mais

Com aprimoramento de processo web, Prodam acaba com longas filas para matrículas para rede pública de ensino

Com aprimoramento de processo web, Prodam acaba com longas filas para matrículas para rede pública de ensino Com aprimoramento de processo web, Prodam acaba com longas filas para matrículas para rede pública de ensino MAIO/2016 Perfil A Prodam Processamento de Dados Amazonas S/A é uma sociedade de economia mista,

Leia mais

POUPANÇA EXTERNA: ENDIVIDAR O PAÍS CRESCENDO MUITO POUCO. Valor, Brasil sofre com juro alto, câmbio baixo e ajuste fiscal frouxo

POUPANÇA EXTERNA: ENDIVIDAR O PAÍS CRESCENDO MUITO POUCO. Valor, Brasil sofre com juro alto, câmbio baixo e ajuste fiscal frouxo POUPANÇA EXTERNA: ENDIVIDAR O PAÍS CRESCENDO MUITO POUCO Luiz Carlos Bresser-Pereira Valor, 27.5.2008 Brasil sofre com juro alto, câmbio baixo e ajuste fiscal frouxo Com o déficit em conta corrente beirando

Leia mais

Infraestrutura para a Copa do Mundo: moradores das cidades-sede dão boas notas para estádios, bares e restaurantes, aeroportos, hotéis e turismo, mas reprovam transporte e saúde. Até o dia 27 de junho,

Leia mais

Profissionais Tecnólogos: a hora é AGORA!

Profissionais Tecnólogos: a hora é AGORA! Profissionais Tecnólogos: a hora é AGORA! Um breve passeio pela história... 70 e 80 = país sustentado por sua vocação agrícola. 1989 = inflação alcançava quase 2.000% ao ano! 1990 = abertura às importações

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FUSÕES E AQUISIÇÕES 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração

Leia mais

Uma luz. no fim do túnel. Por Gabriel Rodriguez Brito

Uma luz. no fim do túnel. Por Gabriel Rodriguez Brito Uma luz no fim do túnel Por Gabriel Rodriguez Brito Minha formação inicial é pedagogia. Durante alguns anos tive o privilégio de lecionar em escolas da periferia de uma cidade da grande São Paulo. Mesmo

Leia mais

A CRISE ECONÔMICA NA VISÃO DOS CONSUMIDORES

A CRISE ECONÔMICA NA VISÃO DOS CONSUMIDORES A CRISE ECONÔMICA NA VISÃO DOS CONSUMIDORES Abril 2016 87% dos brasileiros consideram grave a crise econômica Depois da euforia que marcou a primeira década dos anos 2000, o pessimismo toma conta dos brasileiros.

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas na Índia. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas na Índia. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas na Índia Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a Lei de Desenvolvimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas da Índia,

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO: Julho/2016. Mensuração da Digitalização e Resultados Mundiais PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO

RELATÓRIO TÉCNICO: Julho/2016. Mensuração da Digitalização e Resultados Mundiais PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO RELATÓRIO TÉCNICO: Julho/2016 Mensuração da Digitalização e Resultados Mundiais PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL (FDC) COORDENAÇÃO TÉCNICA DA PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO:

Leia mais

MÍDIA EXTERIOR (OOH), ROI (RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO) E SEU MIX DE MÍDIA.

MÍDIA EXTERIOR (OOH), ROI (RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO) E SEU MIX DE MÍDIA. ESTUDOS SEPEXSP EDIÇÃO 01 AGO -17 MÍDIA EXTERIOR (OOH), ROI (RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO) E SEU MIX DE MÍDIA. NOVO ESTUDO PROVAVELMENTE FARÁ VOCÊ REPENSAR SEU INVESTIMENTO EM MÍDIA EXTERIOR NO SEU PLANO

Leia mais

Professor Douglas Pereira da Silva

Professor Douglas Pereira da Silva Professor Douglas Pereira da Silva Desenvolvimento Pessoal e Profissional Aula 1 Parte 1 1 O mundo em que vivemos Talvez a primeira pessoa a utilizar a expressão visão de mundo tenha sido o filosofo alemão

Leia mais

Números pares e ímpares

Números pares e ímpares Números pares e ímpares 1 O que tem neste Capítulo Todos os números inteiros são divididos em dois grupos pares e ímpares. Eles se seguem um ao outro em ordem ímpar, par, ímpar, par, como os números das

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Leia mais

EDITAL N.º 04/2018-ERI/UEPG 1 DO PROGRAMA RESEARCHER CONNECT

EDITAL N.º 04/2018-ERI/UEPG 1 DO PROGRAMA RESEARCHER CONNECT EDITAL N.º 04/2018-ERI/UEPG ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA CURSOS PRESENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA PARA PESQUISADORES EM PARCERIA COM O PROGRAMA RESEARCHER CONNECT

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS CONTRATOS EM INFRAESTRUTURA 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para

Leia mais

Não, o Estado brasileiro NÃO é grande

Não, o Estado brasileiro NÃO é grande Não, o Estado brasileiro NÃO é grande André Levy Brasil Debate, 1.4.2015 O Estado brasileiro emprega pouco mais que 10% do mercado de trabalho; na Noruega e na Dinamarca, pelo menos 1 de cada 3 trabalhadores

Leia mais

Avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Química. Luiz Carlos Dias UNICAMP Coordenador da Área de Química na CAPES

Avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Química. Luiz Carlos Dias UNICAMP Coordenador da Área de Química na CAPES Avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Química Luiz Carlos Dias UNICAMP Coordenador da Área de Química na CAPES DISTRIBUIÇÃO E VARIAÇÃO DE NOTAS NA ÁREA DE QUÍMICA - 2007-2009 Slide 5 de 15

Leia mais

SciVerse Scopus & Avaliações Bibliométricas

SciVerse Scopus & Avaliações Bibliométricas SciVerse Scopus & Avaliações Bibliométricas Vagner Alves Instrutor treinamento@elsevier.com.br Tel.: (21) 3970-9311 www.sciencedirect.com www.americalatina.elsevier.com/brasil O ciclo da pesquisa Financiamento

Leia mais

Como escrever um super-artigo

Como escrever um super-artigo 15 de maio de 2009 A idéia de publicar A idéia de publicar Falso Nós escrevemos artigos para impressionar os outros, ganhar reconhecimento e ser promovido. A idéia de publicar Falso Nós escrevemos artigos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LETRAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LETRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM LINGUÍSTICA Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para

Leia mais

Estado de Minas MG 15/05/2009 Economia 12 Valor Econômico SP 15/05/2009 Brasil CAPA / A4 UOL Notícias SP 15/05/2009 Economia Online Comércio deverá dominar pauta da visita de Lula à China (Não Assinado)

Leia mais

O que Fazer na Internet

O que Fazer na Internet Internet Histórico O que é a Internet O que é a Internet A Internet é uma rede de computadores à escala mundial, destinada à troca de informações. Os computadores são interligados através de linhas comuns

Leia mais

PROJETO LIFTING TRAINING

PROJETO LIFTING TRAINING NOVEMBRO 2016 EXEMPLAR 1 PASSOS PARA CRESCER PROFISSIONALMENTE PÁGINA 4 PROJETO LIFTING TRAINING PAGINA 3 EDITORIAL A Lifting News Foi criada com o intuito de informar seus colaboradores sobre os eventos

Leia mais

Avaliação educacional

Avaliação educacional Avaliação educacional Anos 90 tentativa de solucionar os problemas educacionais Determinaria a elevação dos padrões de desempenho Avaliações apenas apontam problemas Avaliações de natureza amostral e supostamente

Leia mais

Aula 2 Formas de aquisição de conhecimento e Comunicação científica

Aula 2 Formas de aquisição de conhecimento e Comunicação científica formações Aula 2 Formas de aquisição de conhecimento e Comunicação científica Sala 322-O, Prédio I1 ( Titanic ) - EACH - USP www.each.usp.br/camiloneto/pagetadi.html aulasdetadi@gmail.com 9 de março de

Leia mais

Uma boa notícia: alguns especialistas garantem que é possível aprender os recursos

Uma boa notícia: alguns especialistas garantem que é possível aprender os recursos Os segredos para aprender um novo idioma (rapidamente) A ideia de tentar um emprego no exterior sempre o atraiu, mas aprender novos idiomas não é o seu forte? Ou aquela vaga dos sonhos exige um domínio

Leia mais

Fundamentos de Inteligência Artificial [5COP099]

Fundamentos de Inteligência Artificial [5COP099] Fundamentos de Inteligência Artificial [5COP099] Dr. Sylvio Barbon Junior Departamento de Computação - UEL Disciplina Anual Assunto Aula 1 Fundamentos de Inteligência Artificial 2 de 18 Sumário Introdução

Leia mais

INDICADORES DE TECNOLOGIA

INDICADORES DE TECNOLOGIA INDICADORES DE TECNOLOGIA INDICADORES DE TECNOLOGIA O Brasil ganhou 5 posições no índice do Fórum Econômico Mundial, que mede o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs). Chegou ao 56º lugar,

Leia mais

SOBEU ASSOCIACAO BARRAMANSENSE DE ENSINO / AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS PROFESSORES GRÁFICOS - GERAL DE CURSOS

SOBEU ASSOCIACAO BARRAMANSENSE DE ENSINO / AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS PROFESSORES GRÁFICOS - GERAL DE CURSOS SOBEU ASSOCIACAO BARRAMANSENSE DE ENSINO 28.674.489/0001-04 CAMPUS CICUTA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS PROFESSORES - 20172 GRÁFICOS - GERAL DE CURSOS 1 - Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional

Leia mais

Para ler. A força do não

Para ler. A força do não Para ler A força do não 08 14 Dói dizer e ouvir não! Devemos dizer não aos filhos, Não se pode dar tudo aquilo que os filhos querem, essas frases são constantemente ditas e a maioria concorda com isso.

Leia mais

Notas sobre a Universidade e a Sociedade do Conhecimento Digital

Notas sobre a Universidade e a Sociedade do Conhecimento Digital Notas sobre a Universidade e a Sociedade do Conhecimento Digital Prof. Celso Candido Em uma sociedade na qual o conhecimento se renova, se expande e complexifica intensa e incessantemente; em uma economia

Leia mais

Estudo Executivo Sobre Transformação Digital

Estudo Executivo Sobre Transformação Digital Estudo Executivo Sobre Transformação Digital O Imperativo da Transformação para Pequenas e Médias Empresas de Tecnologia A tecnologia está transformando o modo pelo qual pequenas e médias empresas fazem

Leia mais

O Futuro da Indústria e a Empregabilidade em Engenharia

O Futuro da Indústria e a Empregabilidade em Engenharia 27 de setembro de 2016 XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE O Futuro da Indústria e a Empregabilidade em Engenharia Zil Miranda Diretoria de Inovação-CNI Mudança de paradigma:

Leia mais

Clipping Relatório UNESCO de Ciências 2010 Matérias publicadas na imprensa entre os dias 10 a 16 de novembro de 2010

Clipping Relatório UNESCO de Ciências 2010 Matérias publicadas na imprensa entre os dias 10 a 16 de novembro de 2010 Clipping Relatório UNESCO de Ciências 2010 Matérias publicadas na imprensa entre os dias 10 a 16 de novembro de 2010 2 Data: 10.11.2010 Veículo: Agência Brasil Tipo de publicação: eletrônica Unesco mostra

Leia mais

Óculos poderão detectar glaucoma antes do surgimento dos sintomas

Óculos poderão detectar glaucoma antes do surgimento dos sintomas Pesquisadores da Universidade Duke e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e da National Chiao Tung, na China, desenvolveram uma tecnologia inédita de realidade virtual capaz de realizar o

Leia mais

USAF planeja um novo bombardeiro de bilhões de dólares

USAF planeja um novo bombardeiro de bilhões de dólares USAF planeja um novo bombardeiro de bilhões de dólares B-2 Spirit Quase ninguém acredita que os EUA podem construir um bombardeiro acessível. As Forças Aéreas estão planejando um projeto de bilhões de

Leia mais

FÍSICA EXPERIMENTAL II APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

FÍSICA EXPERIMENTAL II APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA FÍSICA EXPERIMENTAL II José Fernando Fragalli Departamento de Física Udesc/Joinville APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA A Ciência está escrita neste grande livro colocado sempre diante dos nossos olhos o Universo

Leia mais

COMPRAS EM SITES INTERNACIONAIS JULHO 2017

COMPRAS EM SITES INTERNACIONAIS JULHO 2017 COMPRAS EM SITES INTERNACIONAIS JULHO 2017 COMPRAS EM SITES INTERNACIONAIS 22% dos entrevistados têm o hábito de comprar em sites internacionais O tempo médio para o recebimento de compras é de 31,16 dias

Leia mais

CISC CENTRO INTERDISCIPLINAR DE SEMIÓTICA DA CULTURA E DA MÍDIA O PECADO DOS SISTEMAS INTERNACIONAIS DE INFORMAÇÃO

CISC CENTRO INTERDISCIPLINAR DE SEMIÓTICA DA CULTURA E DA MÍDIA O PECADO DOS SISTEMAS INTERNACIONAIS DE INFORMAÇÃO CISC CENTRO INTERDISCIPLINAR DE SEMIÓTICA DA CULTURA E DA MÍDIA O PECADO DOS SISTEMAS INTERNACIONAIS DE INFORMAÇÃO Marina Quevedo A comunicação sempre foi a ligação mais forte entre os indivíduos. É um

Leia mais

1. Planilhas de Gastos Pessoais

1. Planilhas de Gastos Pessoais Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série Para começar, quando você está buscando uma planilha de gastos no Google (ou no Bing), não fica claro (para as ferramentas de

Leia mais

FACULDADE CESAR Unidade de Educação do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

FACULDADE CESAR Unidade de Educação do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife FACULDADE CESAR Unidade de Educação do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E METODOLOGIAS ÁGEIS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Edital do Processo Seletivo 2017.1 Março/2017

Leia mais

Comércio Internacional: Impactos no Emprego. Março 2009 DEREX / DEPECON / DECONTEC 1

Comércio Internacional: Impactos no Emprego. Março 2009 DEREX / DEPECON / DECONTEC 1 Comércio Internacional: Impactos no Emprego Março 2009 DEREX / DEPECON / DECONTEC 1 Ganhos do Comércio Internacional: Fonte geradora de empregos no Brasil. 1. Possibilita aumento da produção nacional,

Leia mais

Brasil perde fatia da riqueza mundial

Brasil perde fatia da riqueza mundial Boletim Econômico Edição nº 32 junho de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Brasil perde fatia da riqueza mundial 1 Peso econômico menor no mundo Levantamento feito com base

Leia mais

Resultado do questionário enviado. aos Servidores Técnicos Administrativos da UFSCar em novembro de 2015

Resultado do questionário enviado. aos Servidores Técnicos Administrativos da UFSCar em novembro de 2015 Resultado do questionário enviado aos Servidores Técnicos Administrativos da UFSCar em novembro de 2015 Temas: Capacitação, Assédio Moral, Remoção, Estágio Probatório e Acessibilidade Campus São Carlos

Leia mais

O Mistério da bolsa Grande

O Mistério da bolsa Grande O Mistério da bolsa Grande Gisela está indo para casa no Rio de Janeiro, após um mês de férias em Londres. Ela vive em um apartamento no Rio com dois amigos. Ela deixa seu avião às cinco horas. É uma hora

Leia mais

Custos das publicações científicas Custos de produção de periódicos

Custos das publicações científicas Custos de produção de periódicos Custos das publicações científicas Custos de produção de periódicos Luís Gustavo Gomes Coordenador da Unidade de Administração do Programa SciELO / FAPESP XXVI Curso de Editoração Científica ABEC Brasil,

Leia mais

EDITAL UnC 140/ As normas do Processo Seletivo 2012 para o PROGRAMA DE MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL são:

EDITAL UnC 140/ As normas do Processo Seletivo 2012 para o PROGRAMA DE MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL são: EDITAL UnC 140/2011 Dispõe sobre o Processo Seletivo para ingresso no Mestrado em Desenvolvimento Regional Área de Concentração Desenvolvimento Regional Linhas de Pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS MERCADO DE CAPITAIS: ASPECTOS JURÍDICOS 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados

Leia mais

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO SEGMENTO ADMINISTRATIVO Problemas Apresentados Problemas Solucionados

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO SEGMENTO ADMINISTRATIVO Problemas Apresentados Problemas Solucionados SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. SEGMENTO ADMINISTRATIVO... 3 2.1 Problemas Apresentados... 3 2.2 Problemas Solucionados... 4 3. SEGMENTO INFRAESTRUTURA... 5 3.1 Problemas Apresentados... 5 3.2 Problemas

Leia mais

BOLETIM: Agosto/2016 Produtividade no Contexto Mundial: onde e porque a produtividade tem caído? PESQUISA DE PRODUTIVIDADE

BOLETIM: Agosto/2016 Produtividade no Contexto Mundial: onde e porque a produtividade tem caído? PESQUISA DE PRODUTIVIDADE BOLETIM: Agosto/2016 Produtividade no Contexto Mundial: onde e porque a produtividade tem caído? PESQUISA DE PRODUTIVIDADE SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL (FDC) COORDENAÇÃO TÉCNICA DA PESQUISA

Leia mais

Mercado de Capitais: Aspectos Jurídicos ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Mercado de Capitais: Aspectos Jurídicos ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Mercado de Capitais: Aspectos Jurídicos ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades

Leia mais

O PREPARO DO MICRO E PEQUENO EMPRESÁRIO PARA A APOSENTADORIA

O PREPARO DO MICRO E PEQUENO EMPRESÁRIO PARA A APOSENTADORIA O PREPARO DO MICRO E PEQUENO EMPRESÁRIO PARA A APOSENTADORIA Novembro 2016 Como todo trabalhador, o empresário também se aposenta. Mesmo tendo disposição para tocar o próprio negócio pelo resto da vida,

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS DIREITO DIGITAL APLICADO 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para

Leia mais

CONTRATOS EM INFRAESTRUTURA 2º SEMESTRE DE 2014

CONTRATOS EM INFRAESTRUTURA 2º SEMESTRE DE 2014 CONTRATOS EM INFRAESTRUTURA 2º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

MEI Agenda de Aprimoramento de Recursos Humanos para Inovação

MEI Agenda de Aprimoramento de Recursos Humanos para Inovação MEI Agenda de Aprimoramento de Recursos Humanos para Inovação Proposta de Trabalho Brasília, 30 de novembro de 2012 São Paulo, Agosto 2011 Apresentação do projeto HORÁCIO PIVA 1 Recursos humanos qualificados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LETRAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LETRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM LINGUÍSTICA Mestrado em Estudos Linguísticos (UFES/CCHN/PPGEL)

Leia mais

Engenheiro Eletricista (UFSC ) Mestre em Administração (UNIVALI ) Professor

Engenheiro Eletricista (UFSC ) Mestre em Administração (UNIVALI ) Professor Engenheiro Eletricista (UFSC - 1986) Mestre em Administração (UNIVALI - 2007) Professor 7 Títulos Publicados 21 edições 37 mil exemplares vendidos Porto Coimbra Lisboa Cidades em que as palestras e cursos

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ECONOMIA DIGITAL E PRIVACIDADE: ASPECTOS JURÍDICOS 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais

Leia mais

SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2

SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2 SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2 O que você vai encontrar neste material? Hola! Neste material complementar da Aula 2 da Semana do Espanhol de Verdade eu vou te mostrar : Revisão

Leia mais

SSC- 742 PROGRAMAÇÃO CONCORRENTE. Aula 01 Apresentação da Disciplina Prof. Jó Ueyama

SSC- 742 PROGRAMAÇÃO CONCORRENTE. Aula 01 Apresentação da Disciplina Prof. Jó Ueyama SSC- 742 PROGRAMAÇÃO CONCORRENTE Aula 01 Apresentação da Disciplina Prof. Jó Ueyama joueyama@icmc.usp.br Créditos Os slides integrantes deste material foram construídos a par4r dos conteúdos relacionados

Leia mais

Lembre-se dos seus direitos:

Lembre-se dos seus direitos: Os seguintes direitos e regalias são-lhe garantidos ao abrigo da lei da Inglaterra e do País de Gales e em concordância com a Convenção Europeia dos Direitos Humanos. Lembre-se dos seus direitos: 1. Informe

Leia mais

CRIMES ECONÔMICOS E PROCESSO PENAL 1º SEMESTRE DE 2014

CRIMES ECONÔMICOS E PROCESSO PENAL 1º SEMESTRE DE 2014 CRIMES ECONÔMICOS E PROCESSO PENAL 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS DIREITO AMBIENTAL: NOVAS TENDÊNCIAS 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados

Leia mais

Mulheres da região da Grande Florianópolis.

Mulheres da região da Grande Florianópolis. DATA 03/10/2016 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO: NOME DA ASSOCIAÇÃO: CNPJ: ENDEREÇO: CEP: CIDADE NOME DO RESPONDENTE: TELEFONE: ESTADO: CARGO: E-MAIL: 2. RESUMO DO PROJETO: NOME DO PROJETO: BREVE

Leia mais