UM LEGADO DE 30 ANOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UM LEGADO DE 30 ANOS"

Transcrição

1 UM LEGADO DE 30 ANOS MÔNICA BOTELHO Fundação Ormeo Junqueira Botelho Presidente Arte, cultura, educação. Nos últimos 30 anos, foram esses os principais pilares a manter viva e atuante a estrutura da FOJB, a Fundação Ormeo Junqueira Botelho entidade cultural, sem fins lucrativos, de caráter privado, criada com capital proveniente das empresas que então formavam o braço têxtil do antigo Sistema Cataguazes-Leopoldina, hoje Energisa. Amplo e diversificado, como previsto no estatuto de sua fundação instituída na cidade de Cataguases em , seu campo de atividades engloba o desenvolvimento e manutenção de museus, arquivos e bibliotecas; a recuperação de sítios históricos; a restauração de obras de arte e arquitetônicas; a preservação do folclore e o patrocínio e programação de eventos e manifestações culturais. ANOS 1980 É assim com muito orgulho que a Fundação Ormeo Junqueira Botelho comemora agora em 2017 seus 30 anos de existência. Longo e produtivo tempo de atividades a partir daquele fevereiro de Na verdade, seus fundamentos já estavam sendo traçados dois anos antes, quando em foi inaugurado o Museu da Eletricidade da Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina, no mesmo espaço onde hoje se encontra o Museu Energisa. Oficialmente, o primeiro projeto realizado pela FOJB foi a criação do Museu Delmiro Gouveia, em Alagoas. Inaugurado em e hoje administrado pela Prefeitura Municipal daquela cidade, o Museu resgatou a memória do importante empreendedor alagoano. O empreendimento em Delmiro Gouveia foi o primeiro projeto cultural da Fundação fora dos limites de sua sede em Cataguases. Um passo que já significava uma tendência, uma forma de expansão que com o correr dos anos entraria no compasso normal das ações da Fundação, abrindo frentes culturais em várias localidades. Nesta etapa, Fernando Rocha, o saudoso professor de Sociologia da Universidade Federal de Viçosa, foi o responsável por transformar em realidade o Museu Delmiro Gouveia, um dos primeiros projetos a se beneficiarem dos recursos da Lei Sarney de Cultura.

2 ANOS 1990 Conduzida à época por Manoel Otoni Neiva, o início dos anos 1990 marcaria um tempo de ampliação das atividades da FOJB, extrapolando o campo da memória e do patrimônio. Momento significativo, indicador de rumos para a atuação em novos segmentos, foi a criação da Oficina de Artes do Museu da Eletricidade, em 1994, que iniciou suas ações com alunos inscritos em seus cursos de música, teatro e artes plásticas. Logo em seguida estabeleceu-se parceria com a Escola de Música Lila Carneiro Gonçalves, que passa a funcionar nas dependências da Fundação Ormeo Junqueira Botelho em Cataguases. Mas foi principalmente no final dos anos 1990 e início dos anos 2000 que a Fundação empreendeu uma etapa ainda de maiores dimensões, mais arrojada, voltando-se efetivamente para a produção cultural, em consonância com a expansão do Grupo Cataguazes-Leopoldina, que realizava novas aquisições de distribuidoras, participando do processo de privatização do setor elétrico brasileiro. Nesse momento e já com a minha entrada no comando da FOJB foi inaugurado em 1998 o Anfiteatro Ivan Müller Botelho, num terreno anexo ao Museu da Eletricidade da então Cia. Força e Luz Cataguazes-Leopoldina, atual Museu Energisa. Com capacidade para 250 pessoas, o Anfiteatro assinalou um tempo de grande importância na história da FOJB palco de grandes eventos musicais e teatrais com artistas de projeção nacional e uma ativa participação do público, principalmente para música instrumental, fato até então inédito na cidade. O Anfiteatro protagonizou papel fundamental ao servir como tubo de ensaio para futuros projetos da entidade. A Fundação reafirmou também nesse período seu compromisso com o aspecto do interesse público e social de sua atuação e passa a participar ainda mais fortemente de projetos com esse viés, como a restauração arquitetônica de lugares públicos históricos e projetos de natureza sociocultural. Impulsionadas por necessidades da área cultural, grandes obras foram concluídas, principalmente na cidade de Cataguases, onde se localiza a sua sede.

3 SÉCULO XXI No ano 2000, foi finalizada a completa restauração da Chácara Dona Catarina que até 2010 funcionou como Museu voltado para mostras de artes plásticas, num amplo universo que englobava da arte popular às mais ousadas manifestações contemporâneas. Inaugurado com a exposição do pintor e gravador Antonio Maia, o espaço do Museu Chácara Dona Catarina recebeu ao longo dos anos pintores e escultores reconhecidos nacionalmente: Amilcar de Castro, Sonia Ebling, Dnar Rocha, Antônio Poteiro, Artur Pereira, Mestre Ribeiro, além de vários artistas cataguasenses e da região. Abrigou ainda as duas edições do Salão Cataguazes-Leopoldina de Artes Visuais e grandes exposições iconográficas, como a dos 100 Anos de Carmen Santos, Os 100 anos da Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina e Cataguases Século XX. As obras de restauração na Chácara proporcionaram também a abertura e entrega à população de uma nova e ampla praça. A res publica sempre a despertar os cuidados da Fundação Ormeo Junqueira Botelho. Ainda em 2000, a reforma da antiga Caixa D água municipal deu lugar às modernas instalações do CTM, o Centro das Tradições Mineiras. Hoje denominado Pina-Ponto de Interações nas Artes em homenagem à bailarina e coreógrafa alemã Pina Baush, ali centenas de jovens e crianças das comunidades periféricas da cidade foram formados em dança, teatro, música por meio do Projeto Café com Pão Arte ConFusão. É nesse espaço que se concentram agora as atividades da Agência do Polo Audiovisual da Zona da Mata. Localidade onde o grande cineasta brasileiro Humberto Mauro realizou suas primeiras produções exibidas em Cataguases no antigo Cine-Theatro Recreio, nada mais justo que a cidade ganhasse um espaço à altura de seu nome. Inaugurado em 2002, após rigorosa reforma no prédio do antigo Cine Machado, o Centro Cultural Humberto Mauro abriu suas portas mostrando modernas instalações: a Galeria Zequinha Mauro, espaço de exposições voltado para a fotografia e manifestações audiovisuais e o novo Cine- Theatro Recreio, com capacidade para 280 pessoas, hoje denominado Sala Paulo Cezar Saraceni, em homenagem ao saudoso cineasta, grande amigo da FOJB.

4 A Galeria foi aberta com mostra fotográfica do próprio Zequinha Mauro, e nos anos seguintes por ali passaram exposições de grandes fotógrafos: do pioneirismo de Pedro Comello a artistas contemporâneos como Evgen Bavcar, Mariângela Chiari, Rogério de Assis, Rogério Medeiros, Walter Carvalho. O cine-teatro, por sua vez, recebeu vários shows musicais de renomados artistas do cenário nacional de Guinga a Yamandu Costa, de Maria Alcina a Maria Lúcia Godoy, de Elton Medeiros a Hamilton de Hollanda, palestras com escritores do porte de Alcione Araújo, Luis Fernando Veríssimo, Marina Colasanti, Zuenir Ventura e um grande número de peças teatrais e de dança contemporânea, além da exibição de filmes de várias nacionalidades. O ano de 2002 seria ainda marcado pela inauguração de duas novas obras de arte a céu aberto, da maior importância para Cataguases o Monumento a Humberto Mauro, uma escultura de grandes dimensões realizada pelo renomado artista Amilcar de Castro e instalada na avenida cujo nome homenageia o cineasta; e, na Praça da Chácara Dona Catarina, a escultura Violeta, de Sonia Ebling, escolhida em processo de votação popular promovido pela Fundação. Esses trabalhos representaram a retomada de uma tradição cataguasense em abrigar obras de arte colocadas no espaço público, que vem dos anos 1940/1950. USINAS CULTURAIS Afora essas realizações em sua sede de Cataguases, a Fundação passa a se fazer presente em várias outras cidades da área de atuação do Sistema Cataguazes-Leopoldina. Essas atividades realizaram-se por meio do projeto Usinas Culturais, que consistia na parceria com instituições como prefeituras, ongs e instituições culturais que recebiam programas de fruição e difusão artística com curadoria da FOJB e financiamento da empresa. De início, a Fundação levou apresentações culturais a essas cidades e, aos poucos, foi incentivando em paralelo a produção local. A primeira dessas Usinas data de 1999 e foi formada a partir do núcleo inicial de Cataguases. A seguir, surgiram as Usinas Culturais de Leopoldina, Muriaé, Manhuaçu, Rio Novo, Nova Friburgo, Ubá e Guarani, além da unidade de João Pessoa no estado da Paraíba. Instalada em uma estrutura excepcional, a Usina Cultural de João Pessoa é um espaço privilegiado no coração da capital paraibana. Ali são realizadas inúmeras

5 e é onde funciona também o Espaço Energia, um complexo didático e interativo sobre o uso da energia, voltado principalmente para a comunidade escolar. Bom lembrar que projetos culturais destinados à comunidade escolar um dos mais importantes trabalhos da Fundação ganharam grande reforço quando em 07/08/2009 foi inaugurada em Leopoldina a Casa de Leitura Lya Maria Junqueira Botelho, no imóvel projetado por Ormeo Junqueira Botelho, e que lhe serviu de residência por mais de 50 anos a ele, à sua esposa Dora Müller Botelho e a seus filhos. Além de biblioteca, a Casa de Leitura funciona como espaço expositivo didático. Ali, temas que fazem parte da grade curricular das escolas ganham um tratamento especial em exposições cenográficas e interativas, atraindo enorme público. MEMORIAL E CINEPORT A Fundação Ormeo Junqueira Botelho sempre se pautou pelo compromisso com os legados culturais recebidos. Em 2007, inaugurou-se no segundo pavimento do Centro Cultural o Memorial Humberto Mauro após ter a Fundação adquirido o acervo do cineasta e realizado extensa pesquisa nos arquivos de várias entidades. Espaço multimídia dedicado à memória do grande pioneiro, o Memorial proporciona ao visitante um movimentado passeio pelo mundo do realizador e sua história, que é a própria história do cinema brasileiro. Mauro projetou o nome de Cataguases, ao fazer uma arte com características de exportação, ampliando os horizontes municipais. Nada mais justo que se projete agora na cidade o seu nome, e com todas as honras. Humberto Mauro remete de imediato a cinema. Tanto a inauguração do Centro Cultural, que trouxe a Cataguases o primeiro time de nossos cineastas, quanto as pesquisas para o Memorial, acabaram por conduzir o foco da Fundação para nova e fascinante atividade. A ideia de se realizar um festival de cinema na cidade foi sendo repensada e seu formato desenhando-se aos poucos, até que se estruturasse como um grande festival que congregasse as cinematografias dos países que têm o português como língua oficial. A Fundação fez desse projeto um ponto prioritário entre suas múltiplas atividades.

6 O nome? Cineport-Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa. O cinema e a língua portuguesa, duas linhas mestras, duas vertentes básicas quando se fala em Cataguases tradição vinda da modernista Revista Verde, editada nos anos 1920, e da cinematografia de Humberto Mauro e que acabou por se fundir num só evento fundador, voltado para imagens de um cinema que se expressa em língua portuguesa. Tendo sua estreia realizada em Cataguases em 2005, o Cineport realizou seis bem sucedidas edições: uma delas em Portugal, na cidade de Lagos, e as quatro outras em João Pessoa, na Paraíba, área de concessão da Energisa. VER E FAZER: POLO AUDIOVISUAL Três anos mais tarde a Fundação Ormeo Junqueira Botelho possibilita a Cataguases protagonizar outro evento cinematográfico inédito no país, o Festival Ver e Fazer Filmes, que teve sua primeira edição realizada em dezembro de 2008, abrangendo dois eixos: a produção e a difusão. Ao mesmo tempo em que promove mostra de filmes de conceituados cineastas nacionais e internacionais, o Festival oferece a jovens estudantes da área audiovisual do Brasil e de Portugal e de nações africanas da CPLP-Comunidade dos Países de Língua Portuguesa a oportunidade de realização de um curta-metragem com uma super estrutura profissional. Co-produzido pela FOJB, pelo Instituto Cidade de Cataguases e Fábrica do Futuro, o Festival Ver e Fazer Filmes já se encontra em sua 5ª edição. A Fundação aposta sempre na ousadia e inventividade, parâmetros que movimentam e impulsionam qualitativamente as realizações artísticas. Busca também caminhos para protagonizar no interior brasileiro e em estados periféricos do Brasil uma autêntica e prolífica produção cultural com essa marca, que já é sua tradição. Foi assim, inspirada pela ideia de cultura e desenvolvimento econômico, que a partir de 2010 a FOJB passa a concentrar seus esforços na implementação do Polo Audiovisual da Zona da Mata. Ao mesmo tempo em que desenha um planejamento estratégico do arranjo produtivo local e tendo sempre a Energisa como grande parceira e incentivadora, o Polo Audiovisual passa a atrair grandes produções cinematográficas para região, realiza uma série de formações para o setor audiovisual por meio de oficinas e workshops, e estabelece parcerias estratégicas com governos e instituições com o objetivo de dotar

7 estabelece parcerias estratégicas com governos e instituições com o objetivo de dotar a Zona da Mata de infraestrutura para atuação no setor audiovisual. Esse conjunto de ações relacionadas à implementação do Polo Audiovisual cada vez mais se solidifica, com resultados, alcance e impacto mensuráveis de imediato, tornando-se a nova grande onda de transformações da vida cultural da região proporcionada pela Fundação Ormeo Junqueira Botelho. Informar para formar. Formar para transformar. Essa é a bandeira abraçada pela Fundação, que leva e procura sempre honrar o nome de seu patrono, o engenheiro civil que presidiu por quase seis décadas a Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina. Dignidade, arrojo, dedicação são palavras pequenas para dar idéia da grandeza de meu avô Ormeo Junqueira Botelho. Ex-presidente do Instituto Brasileiro do Café, ele foi eleito Deputado Federal por Minas Gerais em Ardoroso defensor do meio-ambiente, precursor do pensar preservacionista, teve destacada atuação na Câmara, projetando seu nome no cenário nacional. O Doutor Ormeo, como era conhecido, sempre procurou descomplicar a existência com as lições mais simples do cotidiano, e entender a magnitude do outro, a grandeza de todo ser humano. Citava sempre Santo Agostinho: Nada merece ser feito, mesmo que bem feito, se a alma não estiver no feito. Espirituoso, era um otimista que sabia articular frases perfeitas para os momentos certos: Todos procuram em nós a experiência da vida, quando o melhor que temos para dar é a essência de viver. Ensinamentos que a Fundação Ormeo Junqueira Botelho procura preservar e levar adiante por meio da apaixonada dedicação de dezenas de colaboradores com quem tive a honra de trabalhar na construção de um novo legado. O que sempre procuramos fazer bem feito e sempre colocando a alma em nossos feitos.

FUNDAÇÃO CULTURAL ORMEO JUNQUEIRA BOTELHO RELATÓRIO DE ATIVIDADES

FUNDAÇÃO CULTURAL ORMEO JUNQUEIRA BOTELHO RELATÓRIO DE ATIVIDADES FUNDAÇÃO CULTURAL ORMEO JUNQUEIRA BOTELHO RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2 Índice A Fundação 4 Mensagem da presidente 6 Linha do tempo 8 Espaços culturais 12 Centro Cultural Humberto Mauro 13 Museu Energisa 14

Leia mais

FCOJB 30 ANOS: AMOR À CULTURA

FCOJB 30 ANOS: AMOR À CULTURA FCOJB 30 ANOS: AMOR À CULTURA RONALDO WERNECK Poeta de plantão e editor de textos da FCOJB Eu tive uma sensação como nunca havia tido antes me confessou Cleonice Berardinelli. Era agosto de 1992, eu estava

Leia mais

Jundiaí. Se destaca como polos econômico, cultural e ambiental do Estado e ocupa a 4ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano no Estado (2013).

Jundiaí. Se destaca como polos econômico, cultural e ambiental do Estado e ocupa a 4ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano no Estado (2013). Jundiaí Com 358 anos, Jundiaí está localizada no interior do Estado de São Paulo, a 49 km da capital paulista. A cidade com 380 mil habitantes é administrada desde 2013 pelo prefeito Pedro Bigardi (PCdoB).

Leia mais

RESUMO DE ATIVIDADES FUNDAÇÃO SIMÃO JOSÉ SILVA E CASA DE CULTURA SIMÃO

RESUMO DE ATIVIDADES FUNDAÇÃO SIMÃO JOSÉ SILVA E CASA DE CULTURA SIMÃO RESUMO DE ATIVIDADES FUNDAÇÃO SIMÃO JOSÉ SILVA E CASA DE CULTURA SIMÃO 2012 RESUMO: NÚMERO DE EVENTOS (shows, espetáculos e palestras): 22 eventos. PÚBLICO DOS EVENTOS: 3.300 espectadores. NÚMERO DE OFICINAS

Leia mais

O Governo da República Federativa do Brasil e O Governo da República Popular da China (doravante denominados "As Partes")

O Governo da República Federativa do Brasil e O Governo da República Popular da China (doravante denominados As Partes) PROGRAMA-EXECUTIVO CULTURAL DO ACORDO DE COOPERAÇÃO CUTURAL E EDUCACIONAL ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E A REPÚBLICA POPULAR DA CHINA PARA OS ANOS DE 2001 A 2004 O Governo da República

Leia mais

Luiza Alcântara expõe Adro no Plugminas

Luiza Alcântara expõe Adro no Plugminas Luiza Alcântara expõe Adro no Plugminas Enviado por Pessoa Comunicação e Relacionamento 12-Mai-2014 Pessoa Comunicação e Relacionamento O PlugMinas - Centro de Formação e Experimentação Digital recebe

Leia mais

REGULAMENTO - INSCRIÇÃO DE FILMES

REGULAMENTO - INSCRIÇÃO DE FILMES REGULAMENTO - INSCRIÇÃO DE FILMES 1 SOBRE O PROGRAMA CINEMA Cinema sem Fronteiras é um programa nacional de audiovisual que reúne as três mostras anuais diferenciadas e complementares que a Universo Produção

Leia mais

COMPRAR A PORTUGAL FILEIRA INDÚSTRIAS CULTURAIS E CRIATIVAS DEZ 2015

COMPRAR A PORTUGAL FILEIRA INDÚSTRIAS CULTURAIS E CRIATIVAS DEZ 2015 COMPRAR A PORTUGAL FILEIRA INDÚSTRIAS CULTURAIS E CRIATIVAS DEZ 2015 PERFIL 3 INDICADORES CHAVE 4 VANTAGENS 5 COMPETITIVAS SETORES 6 PATRIMÓNIO CULTURAL 7 AUDIOVISUAL E MULTIMÉDIA 8 ARTES VISUAIS 9 ARTES

Leia mais

Cultura nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Sala Sidney Miller

Cultura nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Sala Sidney Miller Cultura nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Sala Sidney Miller Cultura nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos > Objetivo: valorizar a diversidade cultural brasileira > Diversas linguagens artísticas gratuitas:

Leia mais

Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais

Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais 13 de maio de 2014 Desafios das Políticas de Incentivo Apoiar projetos culturais produzidos por artistas e produtores mineiros; Promover a descentralização

Leia mais

DIA NACIONAL DA EAD 2016 Por que a Educação a Distância deve formar para a Economia Criativa

DIA NACIONAL DA EAD 2016 Por que a Educação a Distância deve formar para a Economia Criativa DIA NACIONAL DA EAD 2016 Por que a Educação a Distância deve formar para a Economia Criativa Lincoln Seragini CASA SERAGINI 22/11/2016 ECONOMIA CRIATIVA Setor emergente mais dinâmico da economia mundial

Leia mais

PROGRAMA DE COOPERAÇÃO CULTURAL ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA TUNÍSIA PARA O PERÍODO

PROGRAMA DE COOPERAÇÃO CULTURAL ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA TUNÍSIA PARA O PERÍODO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO CULTURAL ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA TUNÍSIA PARA O PERÍODO 2001-2004 O Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da

Leia mais

RESUMO DE ATIVIDADES FUNDAÇÃO SIMÃO JOSÉ SILVA E CASA DE CULTURA SIMÃO

RESUMO DE ATIVIDADES FUNDAÇÃO SIMÃO JOSÉ SILVA E CASA DE CULTURA SIMÃO RESUMO DE ATIVIDADES FUNDAÇÃO SIMÃO JOSÉ SILVA E CASA DE CULTURA SIMÃO 2008 RESUMO: NÚMERO DE EVENTOS (shows, espetáculos e palestras): 15 eventos. PÚBLICO DOS EVENTOS: 7.090 espectadores. PÚBLICO TOTAL

Leia mais

Primeiro Encontro Nacional dos Pontinhos de Cultura Espaço de Brincar. Propostas de Diretrizes e Ações Eixo Memória e Patrimônio

Primeiro Encontro Nacional dos Pontinhos de Cultura Espaço de Brincar. Propostas de Diretrizes e Ações Eixo Memória e Patrimônio Primeiro Encontro Nacional dos Pontinhos de Cultura Espaço de Brincar Propostas de Diretrizes e Ações Eixo Memória e Patrimônio (137 pontinhos) DIRETRIZ MEMÓRIA E PATRIMÔNIO M.I. IMPLANTAR E IMPLEMENTAR

Leia mais

JORNAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

JORNAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ JORNAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ Histórico Editado pela Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, há seis anos Atualmente o jornal está na edição número 75 Primeira edição: agosto de 2011, destacando

Leia mais

Programa Petrobras Cultural 2010 Projetos Contemplados

Programa Petrobras Cultural 2010 Projetos Contemplados Programa Petrobras Cultural 00 Projetos 375 Total de Projetos por Fase de Seleção 0 Total de Projetos por Linha de Atuação / Setor - por Fase de Seleção 65 964 360 384 446 4 7 77 44 7 5 6 0 AUDIOVISUAL

Leia mais

como grande compositor de música erudita contemporânea, com um importante acervo musical de cerca de quinhentas obras.

como grande compositor de música erudita contemporânea, com um importante acervo musical de cerca de quinhentas obras. APRESENTAÇÃO O Auditório Claudio Santoro, localizado em Campos do Jordão (SP), equipamento público estadual, principal palco do maior evento da música erudita da América Latina, tem o seu surgimento e

Leia mais

RELATÓRIO 2014 Estúdio Escola FÁBRICA DO FUTURO

RELATÓRIO 2014 Estúdio Escola FÁBRICA DO FUTURO RELATÓRIO 2014 Estúdio Escola FÁBRICA DO FUTURO GOVERNANÇA 1º SETOR: GOVERNAMENTAL. FUNDAÇÃO DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL COM TRÊS PREFEITURAS: Cataguases, Muriaé e Itamarati de Minas; PLANO DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

5º CINE.EMA - FESTIVAL DE CINEMA AMBIENTAL DO ESPÍRITO SANTO - BURARAMA

5º CINE.EMA - FESTIVAL DE CINEMA AMBIENTAL DO ESPÍRITO SANTO - BURARAMA 5º CINE.EMA - FESTIVAL DE CINEMA AMBIENTAL DO ESPÍRITO SANTO - BURARAMA CINE.EMA NA RESERVA - MOSTRA NACIONAL DE CINEMA AMBIENTAL - RESERVA AMBIENTAL ÁGUIA BRANCA SELEÇÃO INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Arte Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Maria Leopoldina Lima Cardoso Onofre

Leia mais

RESUMO DE ATIVIDADES FUNDAÇÃO SIMÃO JOSÉ SILVA

RESUMO DE ATIVIDADES FUNDAÇÃO SIMÃO JOSÉ SILVA RESUMO DE ATIVIDADES FUNDAÇÃO SIMÃO JOSÉ SILVA 2016 RESUMO: NÚMERO DE EVENTOS (shows, espetáculos e palestras): 21 eventos. PÚBLICO DOS EVENTOS: 2.900 espectadores. NÚMERO DE OFICINAS E CURSOS DE CAPACITAÇÃO:

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE PELOTAS SECRETARIA DE CULTURA EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE PELOTAS SECRETARIA DE CULTURA EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I DOCUMENTOS DE ACORDO COM A ÁREA EM QUE SE ENQUADRA SEU PROJETO SÃO ACEITAS AS EXTENSÕES DE ARQUIVO: AVI, MP3, MP4, PDF, JPG

Leia mais

RESUMO DE ATIVIDADES FUNDAÇÃO SIMÃO JOSÉ SILVA E CASA DE CULTURA SIMÃO

RESUMO DE ATIVIDADES FUNDAÇÃO SIMÃO JOSÉ SILVA E CASA DE CULTURA SIMÃO RESUMO DE ATIVIDADES FUNDAÇÃO SIMÃO JOSÉ SILVA E CASA DE CULTURA SIMÃO 2013 RESUMO: NÚMERO DE EVENTOS (shows, espetáculos e palestras): 15 eventos. PÚBLICO DOS EVENTOS: 2.217 espectadores. NÚMERO DE OFICINAS

Leia mais

Realização. Promoção

Realização. Promoção Realização Promoção Uma das MAIORES FESTAS CULTURAIS da história de BELO HORIZONTE Palcos instalados em praças, ruas, esquinas Espaços de sociabilidade e fruição Política Pública de Cultura Diretrizes

Leia mais

Onde ir em Juiz de Fora

Onde ir em Juiz de Fora Onde ir em Juiz de Fora Castelinho da CEMIG: O edifício da Cia. Mineira de Eletricidade, denominado "Castelinho", foi construído em 1890, quando ocorreu a inauguração do motor elétrico, que iria ser colocado

Leia mais

O Centro da Indústria, Arte e Cidade inscreve-se na nova Praça da Liberdade como um instrumento potencializador desse abrangente projeto de futuro.

O Centro da Indústria, Arte e Cidade inscreve-se na nova Praça da Liberdade como um instrumento potencializador desse abrangente projeto de futuro. O Circuito Cultural é parte de um grande projeto de reestruturação de Belo Horizonte, visando adequá-la aos requisitos dos grandes centros metropolitanos do séc. XXI. O Centro da Indústria, Arte e Cidade

Leia mais

3.1.8 POLÍTICA DE CULTURA

3.1.8 POLÍTICA DE CULTURA 3.1.8 POLÍTICA DE CULTURA A proposição de uma política de cultura na FURB remete a uma provocação presente no cenário nacional em repensar o papel da universidade como produtora e disseminadora de artes

Leia mais

Relatório de atividades FUNDAÇÃO CULTURAL ORMEO JUNQUEIRA BOTELHO

Relatório de atividades FUNDAÇÃO CULTURAL ORMEO JUNQUEIRA BOTELHO Relatório de atividades FUNDAÇÃO CULTURAL ORMEO JUNQUEIRA BOTELHO 2016 2 FUNDAÇÃO CULTURAL ORMEO JUNQUEIRA BOTELHO ÍNDICE PERFIL 4 ESPAÇOS CULTURAIS 6 Anfiteatro Ivan Muller Botelho 6 7 9 11 12 NOVA FRIBURGO

Leia mais

ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/ SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018 Programa das disciplinas integrantes das Provas Objetivas da 1ª fase do Concurso.

ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/ SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018 Programa das disciplinas integrantes das Provas Objetivas da 1ª fase do Concurso. ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/2018 - SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018 Programa das disciplinas integrantes das Provas Objetivas da 1ª fase do Concurso. Língua Portuguesa - Conhecimentos Básicos (para todos os cargos)

Leia mais

VILA REAL CAPITAL DA CULTURA DO EIXO ATLÂNTICO 2016

VILA REAL CAPITAL DA CULTURA DO EIXO ATLÂNTICO 2016 VILA REAL CAPITAL DA CULTURA DO EIXO ATLÂNTICO 2016 MAIO DIA EVENTO LOCAL OBERVAÇÕE 1 D Abertura Bienal de Pintura Eixo Atlântico 2 3 T 4 5 Abertura "alão Luso-Galaico de Caricatura" e "Festa da Caricatura"

Leia mais

1.1.1 Plano de Desenvolvimento de Política Universitária de Cultura

1.1.1 Plano de Desenvolvimento de Política Universitária de Cultura 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 1.1.1 Plano de Desenvolvimento de Política Universitária de Cultura A proposição de uma Política de Cultura na FURB

Leia mais

CIDADE UNIVERSITÁRIA DA UFMG - HISTÓRIA E NATUREZA

CIDADE UNIVERSITÁRIA DA UFMG - HISTÓRIA E NATUREZA CIDADE UNIVERSITÁRIA DA UFMG - HISTÓRIA E NATUREZA Autor: Heloisa Maria Murgel Starling e Regina Horta (org.) Editora:UFMG Ano: 2009 Páginas: 219 Resumo: As universidades contemporâneas enfrentam inúmeros

Leia mais

CONNECTING CREATIVE ECOSYSTEMS

CONNECTING CREATIVE ECOSYSTEMS CONFERÊNCIA INTERNACIONAL CONNECTING CREATIVE ECOSYSTEMS ÉVORA 7/8 JUN 2017 CASA DA CULTURA DE SETÚBAL A Casa Lorem da Cultura ipsumde dolor Setúbal, sit espaço amet, de fomento consectetuer e criação

Leia mais

Valor Ø (mm) Peso (g) Liga Ano Eixo

Valor Ø (mm) Peso (g) Liga Ano Eixo Casino Fundanense Valor Ø (mm) Peso (g) Liga Ano Eixo 2$50 Latão 5$00 Latão Época de construção Século XIX Cronologia Construído em 1896, albergou até aos anos 50 do século XX uma sala de cinema, que

Leia mais

A CULTURA E O JEITO DE SER DOS PARANAENSES

A CULTURA E O JEITO DE SER DOS PARANAENSES Cultura Categoria O Paraná Publicado em 07/02/2019 Fotos: Banco de Imagens A CULTURA E O JEITO DE SER DOS PARANAENSES O FOLCLORE QUE NASCE DE NOSSAS RAÍZES O folclore do Paraná reúne costumes trazidos

Leia mais

Festival acontece esta semana em São Carlos e novamente ocupa o Parque do Bicão no final de semana

Festival acontece esta semana em São Carlos e novamente ocupa o Parque do Bicão no final de semana Festival acontece esta semana em São Carlos e novamente ocupa o Parque do Bicão no final de semana O Festival Multimídia Colaborativo CONTATO já um dos eventos culturais mais esperados do ano em São Carlos.

Leia mais

ANEXO I DO TERMO DE COMPROMISSO CULTURAL PLANO DE TRABALHO

ANEXO I DO TERMO DE COMPROMISSO CULTURAL PLANO DE TRABALHO ANEXO I DO TERMO DE COMPROMISSO CULTURAL PLANO DE TRABALHO 1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO E DO PROPONENTE 1.1 Entidade Cultural Proponente: CNPJ da Entidade: 1.2 Título do Projeto: 2 OBJETO 2.1 Definição do

Leia mais

Lei Rouanet: Tipos e segmentos de projetos aceitos

Lei Rouanet: Tipos e segmentos de projetos aceitos Lei Rouanet: Tipos e segmentos de projetos aceitos por Samir Selman Jr. De uma maneira geral, a Lei Rouanet foi criada para estimular a cultura nacional, como já detalhamos em outros artigos, como em "A

Leia mais

REDE DE PONTOS DE CULTURA DE GOVERNADOR VALADARES - MG

REDE DE PONTOS DE CULTURA DE GOVERNADOR VALADARES - MG TÍTULO DO PROJETO Área Predominante: (Marque um x nas áreas que seu projeto mais se identifica) CULTURAS POPULARES ( ) Tradição Oral ( ) Artesanato ( ) Manifestações culturais ( ) Contador de Histórias

Leia mais

O TRABALHO POR LINHAS PROGRAMÁTICAS

O TRABALHO POR LINHAS PROGRAMÁTICAS O TRABALHO POR LINHAS PROGRAMÁTICAS O ano de 1999 foi um piloto para a classificação das ações de extensão segundo as linhas programáticas que já foram divulgadas e estão disponíveis para consulta no Sistema

Leia mais

ON.2 ASSINA ÚLTIMOS CONTRATOS DE

ON.2 ASSINA ÚLTIMOS CONTRATOS DE NOTA DE IMPRENSA Montante de 20 milhões de Euros previstos no Programa de Ação de Guimarães CEC 2012 fica contratualizado na totalidade ON.2 ASSINA ÚLTIMOS CONTRATOS DE FINANCIAMENTO DE GUIMARÃES CEC 2012

Leia mais

Realização Co-Produção

Realização Co-Produção PROJETO Realização Co-Produção CIBEBAR é uma série de 13 programas, de 13 minutos, aonde três apaixonados pela sétima arte apresentam, em um bate-papo descontraído, críticas sobre os lançamentos cinematográficos.

Leia mais

UMA CASA QUE FEZ HISTÓRIA Joel Benin *

UMA CASA QUE FEZ HISTÓRIA Joel Benin * UMA CASA QUE FEZ HISTÓRIA Joel Benin * Este artigo busca analisar a importância da Casa do Estudante Universitário CEU, espaço de moradia para estudantes vindos das mais diversas localidades do país, no

Leia mais

PROGRAMA CINEMA E TEATRO À SERVIÇO DA CIDADANIA E DO COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL

PROGRAMA CINEMA E TEATRO À SERVIÇO DA CIDADANIA E DO COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL PROGRAMA CINEMA E TEATRO À SERVIÇO DA CIDADANIA E DO COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL Oficinas de Cine Clube O projeto pretende oferecer aos jovens a oportunidade de atuarem como agentes culturais da comunidade

Leia mais

SÁBADO 19/05/2018 SEGUNDA-FEIRA 21/05/2018

SÁBADO 19/05/2018 SEGUNDA-FEIRA 21/05/2018 SÁBADO 19/05/2018 Sarau Literário e Feira de Troca de Livros Local / Horário: Museu Espaço dos Anjos / 9:00 às 10:30 Oficina de Redação: Alusão Cultural Lucas Benício Local / Horário: Centro Cultural Mauro

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA CULTURA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA CULTURA ATENÇÃO ARTISTAS, GRUPOS, PRODUTORES CULTURAIS E DEMAIS REALIZADORES! FORAM LANÇADOS OS EDITAIS PROAC 2014. ACOMPANHE AS NOVIDADES DESTA EDIÇÃO! Ficha de inscrição online: disponível no site da Secretaria

Leia mais

INE DIVULGA OS DADOS DA CULTURA 2001

INE DIVULGA OS DADOS DA CULTURA 2001 Estatísticas da Cultura Desporto e Recreio 21 28 de Abril de 23 INE DIVULGA OS DADOS DA CULTURA 21 O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai editar a publicação Estatísticas da Cultura, Desporto e

Leia mais

GESTÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO BRASILEIRO

GESTÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO BRASILEIRO GESTÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO BRASILEIRO O QUE É? ONG. Utilidade Pública. Pesquisa Arqueologia. Memória. Cultura O Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB), fundado em 29 de abril de 1961, é uma instituição

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VIII, da Constituição,

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VIII, da Constituição, Decreto n.º 3.548, de 21 de julho de 2000 Promulga o Acordo de Cooperação Cultural entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Argentina, celebrado em Brasília, em 10 de

Leia mais

Escola de Belas Artes comemora 140 anos com seminário "Ideias em fluxo"

Escola de Belas Artes comemora 140 anos com seminário Ideias em fluxo Escola de Belas Artes comemora 140 anos com seminário "Ideias em fluxo" Autor: null Categories : Artes Data: 08/12/2017 A Escola de Belas Artes da UFBA realiza, de 11 a 15 de dezembro, o Seminário EBA

Leia mais

EXPOSIÇÃO VIRTUAL. CEFSA ao longo dos anos

EXPOSIÇÃO VIRTUAL. CEFSA ao longo dos anos EXPOSIÇÃO VIRTUAL CEFSA ao longo dos anos AVENIDA CAMINHO DO MAR Em 1990, o Colégio Termomecanica recebia sua primeira turma de alunos, em um prédio localizado na Avenida Caminho do Mar. Pouco tempo depois,

Leia mais

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA 2016/2017

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA 2016/2017 LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA 2016/2017 Arautos do Gueto Atividades socioculturais com crianças e adolescentes do Aglomerado Morro das Pedras Victor Luciano Magalhães 160764 SOCIOCULTURAIS Atividades

Leia mais

Calendário Atividades Complementares Cursos de Pedagogia - Geografia - Filosofia - Artes Visuais - Letras - Teatro.

Calendário Atividades Complementares Cursos de Pedagogia - Geografia - Filosofia - Artes Visuais - Letras - Teatro. Calendário Atividades Complementares 2019.1 Cursos de Pedagogia - Geografia - Filosofia - Artes Visuais - Letras - Teatro Atividade Descrição Responsável Local Público Alvo Mês Dia Atribuição Cursos de

Leia mais

1. C O M U N I D A D E

1. C O M U N I D A D E 1. C O M U N I D A D E 1 Parte II Indice do relatório de atividades da Fundação Luso de 2015 Vertente 1 Voluntariado SAL /Júnior Achievement Portugal ( JAP ) 1.1 - Aprender a Empreeender com os alunos

Leia mais

Sistema Nacional de Cultura

Sistema Nacional de Cultura Sistema Nacional de Cultura O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é um instrumento de gestão compartilhada de políticas públicas de cultura entre os entes federados e a sociedade civil. Seu principal objetivo

Leia mais

7º FECIN - FESTIVAL DE TV E CINEMA DO INTERIOR DO ESPÍRITO SANTO SELEÇÃO NACIONAL DE FILMES DE CURTA METRAGEM E SÉRIES DE TV

7º FECIN - FESTIVAL DE TV E CINEMA DO INTERIOR DO ESPÍRITO SANTO SELEÇÃO NACIONAL DE FILMES DE CURTA METRAGEM E SÉRIES DE TV 7º FECIN - FESTIVAL DE TV E CINEMA DO INTERIOR DO ESPÍRITO SANTO SELEÇÃO NACIONAL DE FILMES DE CURTA METRAGEM E SÉRIES DE TV O Fecin Festival de TV e Cinema do Interior realizado em Muqui, Espírito Santo,

Leia mais

4º FESTIVAL VER E FAZER FILMES INVERNO/2016 PROGRAMAÇÃO COMPLETA

4º FESTIVAL VER E FAZER FILMES INVERNO/2016 PROGRAMAÇÃO COMPLETA 4º FESTIVAL VER E FAZER FILMES INVERNO/2016 PROGRAMAÇÃO COMPLETA DIA 12 TERÇA-FEIRA 14h00 ABERTURA: FESTIVAL VER E FAZER FILMES Apresentação: Monica Botelho - Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho

Leia mais

ESPAÇOS, PROJETOS E AÇÕES CULTURAIS DA SEMUC. Cleia Kazmierski Secretária de Cultura

ESPAÇOS, PROJETOS E AÇÕES CULTURAIS DA SEMUC. Cleia Kazmierski Secretária de Cultura ESPAÇOS, PROJETOS E AÇÕES CULTURAIS DA SEMUC Cleia Kazmierski Secretária de Cultura SECRETARIA DE CULTURA / BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL SANDÁLIO DOS SANTOS Endereço: Rua Paraná, 2786 Telefone: 3902-1370

Leia mais

Ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN Pará

Ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN Pará Belém, 26 de maio de 2016. Carta Aberta Ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN Pará Superintendente do IPHAN Pará Sra. Maria Dorotéa de Lima Prezada Superintendente do IPHAN Pará,

Leia mais

As pessoas são convidadas a assistir a narração do

As pessoas são convidadas a assistir a narração do O menino era ligado em despropósitos. Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos. (Manoel de Barros). A Casa do Poeta é uma intervenção lúdica, itinerante baseada no Teatro Lambe-Lambe. Possui

Leia mais

Globo ocupa Casa da Cultura de Paraty durante a Flip

Globo ocupa Casa da Cultura de Paraty durante a Flip Globo ocupa Casa da Cultura de Paraty durante a Flip Programação gratuita terá debates sobre estilos literários, gênero e produção em novas plataformas, além de exibição de filmes e show. Fernanda Torres,

Leia mais

ÁREAS TEMÁTICAS COMUNICAÇÃO CULTURA DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE SAÚDE TECNOLOGIA E PRODUÇÃO TRABALHO

ÁREAS TEMÁTICAS COMUNICAÇÃO CULTURA DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE SAÚDE TECNOLOGIA E PRODUÇÃO TRABALHO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC TELEFONE (048)

Leia mais

CASA REGIONAL DE MEMÓRIA: UM COMPLEXO MUSEÓLOGICO NA TRANSXINGU

CASA REGIONAL DE MEMÓRIA: UM COMPLEXO MUSEÓLOGICO NA TRANSXINGU CASA REGIONAL DE MEMÓRIA: UM COMPLEXO MUSEÓLOGICO NA TRANSXINGU Denise Targino Villar Casa Regional de Memória -Fadesp denise.targino@hotmail.com A Casa Regional de memória está localizada no município

Leia mais

TEATRO UNIVERSITÁRIO SECULT-ARTE UFC. Seminário Avaliação / Acompanhamento Gestão 2012/16

TEATRO UNIVERSITÁRIO SECULT-ARTE UFC. Seminário Avaliação / Acompanhamento Gestão 2012/16 TEATRO UNIVERSITÁRIO SECULT-ARTE UFC 1 Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno Inauguração (1965) Av. da Universidade, 2210, Benfica. Gestão atual (2011 2014) Secretaria de Cultura Artística 2015-50

Leia mais

Curso de Gestão Cultural em Cidades do Interior Paulista código Prof e Coordenador - Edemilson José do Vale (Sete)

Curso de Gestão Cultural em Cidades do Interior Paulista código Prof e Coordenador - Edemilson José do Vale (Sete) Curso de Gestão Cultural em Cidades do Interior Paulista código 12986 Prof e Coordenador - Edemilson José do Vale (Sete) curso@sethassessoria.com - www.sethassessoria.com www.agcip.org.br Elaboração de

Leia mais

X FESTMAR DE VERÃO Festival Internacional de Teatro de Rua do Aracati- CE

X FESTMAR DE VERÃO Festival Internacional de Teatro de Rua do Aracati- CE X FESTMAR DE VERÃO Festival Internacional de Teatro de Rua do Aracati- CE PROPOSTA O X FESTMAR DE VERÃO - Festival Internacional de Teatro de Rua do Aracati é um evento cultural de caráter Internacional

Leia mais

TEATROS DO ESTADO DE GOIÁS.

TEATROS DO ESTADO DE GOIÁS. TEATROS DO ESTADO DE GOIÁS. T E A T R O S E M G O I Â N I A TEATRO DO CENTRO CULTURAL OSCAR NIEMEYER O Centro Cultural Oscar Niemeyer foi inaugurado em 30 de março de 2006. Os seus 17 mil m 2 abrigam um

Leia mais

1 CASA DO CORETO pág.3 Breve apresentação / Imagens. 2 LUA CHEIA teatro para todos pág.7 Missão e Objectivos / Áreas de Intervenção

1 CASA DO CORETO pág.3 Breve apresentação / Imagens. 2 LUA CHEIA teatro para todos pág.7 Missão e Objectivos / Áreas de Intervenção PREÂMBULO pág.2 1 CASA DO CORETO pág.3 Breve apresentação / Imagens 2 LUA CHEIA teatro para todos pág.7 Missão e Objectivos / Áreas de Intervenção 3 Declaração Relevância Cultural C.M.Lisboa pág.9 www.luacheia.pt

Leia mais

Minas ganha museu dedicado ao Estado

Minas ganha museu dedicado ao Estado Minas ganha museu dedicado ao Estado Espaço usa a tecnologia para mostrar as tradições, cultura e história do povo mineiro O Governo de Minas Gerais e a Vale inauguraram, em 30 de novembro de 2010, o Memorial

Leia mais

NOSSA HISTÓRIA

NOSSA HISTÓRIA O Grupo Energisa teve início com a Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina (CFLCL), antiga holding das empresas do Grupo e atua hoje nas áreas de distribuição, geração, serviços e comercialização de

Leia mais

Por quê uma oficina de Projetos Culturais?

Por quê uma oficina de Projetos Culturais? Por quê uma oficina de Projetos Culturais? Introdução O Tipos de Financiamento: Leis de Incentivo (Rounet e Goiazes); Servem para captação de recursos junto à empresas para financiamento de projetos culturais

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº 04/ OCUPAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL NO 35º FASC 2. DOS ESPAÇOS DISPONÍVEIS PARA AS APRESENTAÇÕES NO 35º FASC

CHAMADA PÚBLICA Nº 04/ OCUPAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL NO 35º FASC 2. DOS ESPAÇOS DISPONÍVEIS PARA AS APRESENTAÇÕES NO 35º FASC CHAMADA PÚBLICA Nº 04/2018 - OCUPAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL NO 35º FASC A da Universidade Federal de Sergipe-PROEX/UFS, em parceria coma Prefeitura Municipal de São Cristóvão, torna pública abertura de

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA CULTURFORNOS

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA CULTURFORNOS PLANO MUNICIPAL DE CULTURA CULTURFORNOS Pretende-se com este documento organizar a oferta cultural no Município de Fornos de Algodres, de modo a promover a diversidade de espetáculos e a atração e formação

Leia mais

Descentralização da cultura

Descentralização da cultura SECRETARIA NACIONAL DE ASSUNTOS INSTITUCIONAIS SNAI DIRETÓRIO NACIONAL DO PT Descentralização da cultura GESTÃO: MUNICÍPIO: FICHA DE IDENTIFICAÇÃO U.F.: 1989 1992 Porto Alegre RS PREFEITO: Olívio Dutra

Leia mais

13º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET Produções Cinematográficas Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult

13º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET Produções Cinematográficas Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult 13º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES Realização ESCALET Produções Cinematográficas Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult De 26 a 30 de setembro de 2018 REGULAMENTO I DA DATA

Leia mais

XI FESTIVAL AUDIOVISUAL DE CAMPINA GRANDE COMUNICURTAS UEPB REGULAMENTO

XI FESTIVAL AUDIOVISUAL DE CAMPINA GRANDE COMUNICURTAS UEPB REGULAMENTO XI FESTIVAL AUDIOVISUAL DE CAMPINA GRANDE COMUNICURTAS UEPB 1. O Festival: REGULAMENTO A décima primeira edição do Festival Audiovisual de Campina Grande Comunicurtas UEPB será realizada entre os dias

Leia mais

Descritivo do uso do espaço pretendido sob o Viaduto do Capanema:

Descritivo do uso do espaço pretendido sob o Viaduto do Capanema: Descritivo do uso do espaço pretendido sob o Viaduto do Capanema: Complemento aos protocolos 07-001215\2003 e 01-133 314/2013 do Centro Cultural Humaita solicitando à Prefeitura de Curitiba o uso em comodato

Leia mais

Lei 8.313/ Lei Rouanet. Lei federal de incentivo à cultura Como investir em projetos culturais usando o Imposto de Renda

Lei 8.313/ Lei Rouanet. Lei federal de incentivo à cultura Como investir em projetos culturais usando o Imposto de Renda Lei 8.313/1991 - Lei Rouanet Lei federal de incentivo à cultura Como investir em projetos culturais usando o Imposto de Renda Lei 8.313/1991 - Lei Rouanet Objetivos: I. facilitar, a todos, os meios para

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. (E) Carga horária obrigatória de escolha: 60 (ON) Carga horária optativa de ênfase: 60

MATRIZ CURRICULAR. (E) Carga horária obrigatória de escolha: 60 (ON) Carga horária optativa de ênfase: 60 Curso: CINEMA E Titulação: LICENCIADO Habilitação: - Enfâse: - Linha de Formação: - Currículo: 57.02.003 Versão: 1 Turno: Noturno (OB) Carga horária obrigatória: 2280 (O) Carga horária optativa: 300 (E)

Leia mais

Exposição Fotográfica

Exposição Fotográfica Exposição Fotográfica São Miguel Paulista 2013 M i n h a h i s t ó r i a n ã o é a p e n a s a s u a, a d e s e u p a i e a d e s u a m ã e, a h i s t ó r i a d o f e t o q u e v o c ê f o i e antes disso-

Leia mais

M e n u C u l t u r a l CASA DA CULTURA

M e n u C u l t u r a l CASA DA CULTURA M e n u C u l t u r a l CASADA CULTURA A idéia principal deste Menu Cultural é de oferecer uma gama de opções aos incentivadores criando uma oportunidade de escolha para envolvê-los em todos os segmentos

Leia mais

Dentre as artes abaixo, assinale a opção que não representa uma intervenção artística:

Dentre as artes abaixo, assinale a opção que não representa uma intervenção artística: 2 01- A Intervenção Urbana é o termo utilizado para designar os movimentos artísticos relacionados às intervenções visuais realizadas em espaços públicos. Mais do que marcos espaciais, a intervenção urbana

Leia mais

FUNDAÇÃO GUAIRÁ Fundação Guairá comunidade sustentável Andrelândia/MG Fundação Guairá Fundação Guairá utilidade pública

FUNDAÇÃO GUAIRÁ Fundação Guairá comunidade sustentável Andrelândia/MG Fundação Guairá Fundação Guairá utilidade pública Anexos FUNDAÇÃO GUAIRÁ A Fundação Guairá é uma das pioneiras no contexto brasileiro, atuando desde a década de 80 pautada pelos ideais de valorização da vida e de sustentabilidade a partir da preservação

Leia mais

MUSEUS E ACESSIBILIDADE: UMA TEMÁTICA CONTEMPORÂNEA ISABEL SANSON PORTELLA

MUSEUS E ACESSIBILIDADE: UMA TEMÁTICA CONTEMPORÂNEA ISABEL SANSON PORTELLA MUSEUS E ACESSIBILIDADE: UMA TEMÁTICA CONTEMPORÂNEA ISABEL SANSON PORTELLA INTRODUÇÃO Relações de memória, mnemóticas, são feitas constantemente por todos os seres humanos independente de religião, visão

Leia mais

Biblioteca de São Paulo

Biblioteca de São Paulo Ações Culturais Biblioteca de São Paulo Inaugurada em oito de fevereiro de 2010 na Zona Norte da capital, é um equipamento da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, com o objetivo

Leia mais

Eventos Corporativos

Eventos Corporativos Eventos Corporativos 2 A Fundição Progresso é um centro multicultural que abriga em seus espaços diversas atividades e grupos artísticos. A Fundição pode oferecer diferentes atrações paralelas, indo além

Leia mais

1. Equipamento Cultural. 1.1 Sala de Cinema

1. Equipamento Cultural. 1.1 Sala de Cinema 1. Equipamento Cultural 1.1 Sala de Cinema 1.1.1 Cine itinerante 1.1.2 Cineclube 1.1.3 Cinema de rua 1.1.4 Drive-in 1.1.5 Espaço Cultural de Projeção de Filmes e Vídeos 1.1.6 Sala de cinema comunitário

Leia mais

CARTA DE APRESENTAÇÃO

CARTA DE APRESENTAÇÃO CARTA DE APRESENTAÇÃO O Câmpus Hortolândia do IFSP Oportunidades de parcerias O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Hortolândia, localizado na Av. Thereza Ana Cecon

Leia mais

ESCULTURA E MEMÓRIA TESTEMUNHO DE LAGOA HENRIQUES NA COLECÇÃO DA FBAUP

ESCULTURA E MEMÓRIA TESTEMUNHO DE LAGOA HENRIQUES NA COLECÇÃO DA FBAUP ESCULTURA E MEMÓRIA TESTEMUNHO DE LAGOA HENRIQUES NA COLECÇÃO DA FBAUP Galeria dos Leões Faculdade de Belas Artes da Unviversidade do Porto ESCULTURA E MEMÓRIA Prof. Pintor Francisco Laranjo Director da

Leia mais

Família fazendo arte! inscreva-se. sobrinhos e amigos! Palestra Oficinas Vídeo Web Site Exposição*

Família fazendo arte! inscreva-se. sobrinhos e amigos! Palestra Oficinas Vídeo Web Site Exposição* Palestra Oficinas Vídeo Web Site Exposição* A CRIANÇA EM VOCÊ irá fazer Arte junto com seus filhos, netos, sobrinhos e amigos! Família fazendo arte! inscreva-se novas turmas } Arte na InfânciA http://www.imagozoi.com.br/avonetoarte.html

Leia mais

BOLETIM MUSEU DA IMIGRAÇÃO Maio Junho 2014

BOLETIM MUSEU DA IMIGRAÇÃO Maio Junho 2014 O Boletim do Museu da Imigração chega à sua vigésima edição. Este veículo tem a proposta de manter as comunidades e o público geral informados sobre o MI, destacando ainda as atividades e ações que foram

Leia mais

CONVOCATÓRIA E REGULAMENTO 2016

CONVOCATÓRIA E REGULAMENTO 2016 CONVOCATÓRIA E REGULAMENTO 2016 VII FESTIVAL INTERNACIONAL PACHAMAMA CINEMA DE FRONTEIRA Abertura: 29 de abril de 2016 Encerramento: 12 de agosto de 2016 1) INTRODUÇÃO Fundação Elias mansour, Saci Produções

Leia mais

Estrutura organizativa

Estrutura organizativa A Universidade Sénior de Almada é uma iniciativa da Associação de Professores do Concelho de Almada (APCA), instituição de cultura e solidariedade que em 2007 recebeu o estatuto de Instituição Privada

Leia mais

11ª SEMANA DA MÚSICA DE OURO BRANCO

11ª SEMANA DA MÚSICA DE OURO BRANCO 11ª SEMANA DA MÚSICA DE OURO BRANCO Associação Cultural Casa de Música de Ouro Branco Av. Augusto Barbosa da Silva, 313, Pioneiros Ouro Branco-MG, 36420-000 000 (31) 3742-3553 3553 / (31) 9624-8059 O projeto

Leia mais

CÓDIGO SISTEMA COLETIVO DA BACIA LEITEIRA: UM PONTO DE INFLEXÃO NA CONCEPÇÃO DA GRANDES ADUTORAS

CÓDIGO SISTEMA COLETIVO DA BACIA LEITEIRA: UM PONTO DE INFLEXÃO NA CONCEPÇÃO DA GRANDES ADUTORAS CÓDIGO 11133 - SISTEMA COLETIVO DA BACIA LEITEIRA: UM PONTO DE INFLEXÃO NA CONCEPÇÃO DA GRANDES ADUTORAS MARCIO BARBOSA CALLADO NÉLIA HENRIQUES CALLADO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO A escassez de água nas regiões

Leia mais

Dezembro/2014. Período. 1 a 31 de dezembro de 2014

Dezembro/2014. Período. 1 a 31 de dezembro de 2014 Dezembro/2014 Período 1 a 31 de dezembro de 2014 Museu da Energia de Itu celebra seus 15 anos com exposição da chegada da energia elétrica na cidade A mostra destaca equipamentos de iluminação típicos

Leia mais

Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo

Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA A Coordenadoria de Educação e Cultura tem por competência o desenvolvimento, a organização e a produção de

Leia mais

A educação é um processo social. É desenvolvimento. Não é preparação para a vida, é a própria vida. JOHN DEWEY - Educador

A educação é um processo social. É desenvolvimento. Não é preparação para a vida, é a própria vida. JOHN DEWEY - Educador A educação é um processo social. É desenvolvimento. Não é preparação para a vida, é a própria vida. JOHN DEWEY - Educador SINOPSE Apresentação do Projeto Histórico 2014-2016 OBJETIVOS 2017 Apresentação

Leia mais

Retratos da Terra. Três olhares sobre o Brasil

Retratos da Terra. Três olhares sobre o Brasil Retratos da Terra Três olhares sobre o Brasil Apresentação Exposição de fotografias a ser realizada em localidades do país escolhidas pelo patrocinador. Apresentará três visões diversas sobre o interior

Leia mais

A experiência da Comgás

A experiência da Comgás Comgás 24/06/2010 A experiência da Comgás A Comgás Linha do tempo Política de Patrocínio Fundo Comgás de Patrocínio Sociocultural Investimentos Projetos A maior distribuidora de gás natural canalizado

Leia mais