Alentejo / Ribatejo Newsletter Entidade Regional de Turismo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Alentejo / Ribatejo Newsletter Entidade Regional de Turismo"

Transcrição

1 Alentejo / Ribatejo Newsletter Entidade Regional de Turismo Fevereiro 2014

2 Destaque Ceia da Silva conquista Prémio Ideia do Ano nos Amadeus Brighter Awards 2013 O Presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, conquistou o Prémio Ideia do Ano, nos Amadeus Brighter Awards 2013, um galardão atribuído pelo principal parceiro tecnológico da indústria das viagens e turismo. O galardão - revelado a 16 de Janeiro numa cerimónia presenciada por altos quadros de sector do turismo e realizada na Fundação Champalimaud, em Lisboa - foi atribuído ao responsável máximo da Entidade Regional de Turismo pelo desenvolvimento do turismo de experiências, através do lançamento da campanha 365 Dias de Emoções. Nas palavras de António Ceia da Silva, a construção de um destino turístico é uma tarefa permanente de muitos elementos. Por isso é uma honra partilhar este prémio com os técnicos da ERT e da Agência, os meus colegas de direcção, os técnicos dos postos de turismo, os autarcas, os directores dos empreendimentos, os agentes de animação e da restauração, assim como com todos os turistas. Esta distinção para além de ser um orgulho é, acima de tudo, mais um input positivo que nos motiva para continuarmos a trabalhar em prol da excelência das regiões, não só no que concerne à qualificação dos produtos turísticos como também no que diz respeito ao desenvolvimento de campanhas de mercado disruptivas e inovadoras, adiantou. Recorde-se que os Amadeus Brighter Awards visam distinguir personalidades que se destacam pelo seu contributo positivo no turismo em Portugal.

3 Promoção ERT lança aplicação móvel YouGo Alentejo e Ribatejo A Entidade Regional de Turismo lançou, em Janeiro, no mercado turístico a aplicação móvel YouGo Alentejo e Ribatejo, reforçando assim a presença online da vasta e diferenciadora oferta dos dois destinos. A aplicação pretende facilitar aos visitantes das duas regiões o acesso a informações turísticas relevantes, como por exemplo contactos de restaurantes e alojamentos, dados sobre actividades de lazer e animação, ou a agenda cultural dos territórios, compostos por 58 concelhos. Para a Turismo do Alentejo e Ribatejo, a aposta nas ferramentas e motores de busca da Web assumiu-se, desde sempre, prioritária, sendo que este é mais um dos mecanismo que permite aos visitantes e turistas terem acesso, em qualquer local, à informação sobre os produtos turísticos do Alentejo e Ribatejo. Optimizada para smarthphones, a aplicação está disponível para ser descarregada nas lojas online Google Play e Apple Store, ou no site através do link

4 Promoção Portalegre realiza Feira dos Porcos A Feira dos Porcos em Portalegre realizou-se de 24 a 26 de Janeiro, numa organização da Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre e da autarquia presidida por Adelaide Teixeira. O evento - cujas origens remontam ao século XIX, que se foi perdendo no tempo foi agora recuperado, voltando a destacar os protagonistas de sempre - o mundo rural e o porco alentejano. Realizou-se no Mercado Municipal de Portalegre e contou com vários expositores de salsicharia, presuntos, queijos, vinhos, azeite e azeitonas, pão e doces tradicionais. Incluiu ainda seminários, cursos sobre corte de presunto, concursos gastronómicos, sessões de show cooking, e muitas outras iniciativas.

5 Promoção Externa Alentejo marca presença na FITUR O Alentejo marcou mais uma vez presença na Fitur, a Feira de Turismo de Madrid que decorreu entre 22 e 26 de Janeiro, através de uma missão empresarial. Esta iniciativa, financiada pelo SIQI do QREN, contou com a presença da Casa dos Castelejos, Herdade da Barbosa, Hotel Santa Bárbara, SPIRA, Évora Hotel, Nautialqueva, Blue & Green - Casino Hotel Tróia, Hotéis M'Ar de Ar, Divine Fire, Best Western Santa Clara, Monte Filipe Hotel & Spa, Casa do Terreiro do Poço, além da Casa de Borba, Bike Tours Portugal, Utopia Beach Club e a ARAC. Depois da quebra do mercado espanhol registada nos últimos anos no Alentejo, Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, acredita que 2014 será o ano em que esta tendência será invertida. Mercado holandês deverá crescer 15% O mercado oriundo dos Países Baixos para o destino INE, o número de hóspedes holandeses registou um Alentejo deverá crescer 15% em Esta é a previsão crescimento homólogo na região em Novembro do ano da missão empresarial liderada pela Agência Regional de passado de 13,2%. Promoção Turística do Alentejo que esteve presente na Segundo Vítor Silva, presidente da Agência Regional de feira de Turismo da Holanda Vakantiebeurs Promoção Turística do Alentejo, os Países Baixos são O certame, decorrido de 14 e 19 de Janeiro na cidade de um mercado onde o Alentejo ainda tem muito para Utrecht, contou com uma comitiva do Alentejo crescer e onde verificámos um crescente interesse pela constituída pelas Pousadas de Portugal, Monte do região por parte dos operadores. Para este responsável, Casarão, Horta da Moura, Casa dos Castelejos, Zmar, os produtos de turismo activo e de natureza foram Monte das Faias, Hotel Aqualuz, Nautialqueva, aqueles que despertaram maior entusiasmo junto dos Landescape Walks e Vitoria Stone Hotel. operadores holandeses. A presença de uma missão empresarial à Holanda tão Esta missão empresarial do Alentejo contou com o apoio alargada diz bem da importância estratégica deste do Sistema de Incentivo à Internacionalização do QREN mercado para o Alentejo. Segundo os últimos dados do (SIQI/QREN).

6 Promoção Externa Agência com três novos associados A Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo conta com três novas adesões, após aprovação na última reunião de direcção. Assim, o Cerro da Borrega, um turismo rural situado na freguesia de São Teotónio, a Emotion, empresa de turismo activo, e a Promenade, uma agência de viagens, são os novos associados. Alentejo destino convidado em Manchester O Alentejo esteve em destaque na feira de turismo Destination Manchester, um evento que decorreu naquela cidade entre os dias 23 e 26. A iniciativa, promovida pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, pelo operador britânico Sunvil e pela TAP, envolveu um conjunto de palestras de forma a dar a conhecer a região, além de mostras gastronómicas. De seguida segue-se a Destination London, uma feira que decorre de 6 a 9 Fevereiro em Londres, e onde o Alentejo também marcará presença com um conjunto de iniciativas. Ambos os certames têm extrema importância para ajudar a decidir o consumidor inglês sobre o próximo destino de férias. Região à conquista de Israel A Agência de Promoção Turística do Alentejo vai marcar presença na IMTM - International Mediterranean Tourism Fair, também conhecida como feira de turismo de Israel. Esta aposta surge no âmbito do Workshop sobre o Destino Portugal, promovido pelo Turismo de Portugal, e que contará com uma missão empresarial liderada pelo secretário de Estado de Turismo, Adolfo Mesquita Nunes. A 20ª edição da IMTM decorre de 11 e 12 de Fevereiro em Telavive, Israel, e o Alentejo pretende atrair operadores e jornalistas à região, divulgando assim o destino e atraindo novos turistas. Recorde-se que este ano haverá três ligações directas semanais Telavive-Lisboa. Mais de 230 jornalistas internacionais visitaram o Alentejo Em 2013, segundo dados da Agência de Promoção Turística do Alentejo, a região terá sido visitada por mais de 230 jornalistas internacionais, que se deslocaram à região para efectuarem reportagens sobre o destino. Com a grande maioria destas visitas a serem apoiadas pela Agência, a visibilidade da região aumentou exponencialmente, com artigos publicados nas principais revistas e jornais de todo o mundo, sem esquecer as televisões. Destaque para meios como o The Guardian, Daily Telegraph, Sunday Times, entre outros.

7 Promoção Externa Alentejo aposta na assinatura The Gastronomic Soul of Portugal e lança Festival Em 2014, o Alentejo vai promover-se a nível que, juntamente com a Entidade Regional de Turismo, internacional - e em determinados mercados - como a são responsáveis pela iniciativa. alma gastronómica de Portugal. A iniciativa vai juntar Ainda de acordo com este responsável, o Festival de mais de cinquenta eventos - Festivais, Provas, etc., que já Gastronomia e Vinhos será essencialmente focado no se realizam em todo o território, sob uma única mercado de Espanha e do Reino Unido, gerando desta logomarca e um mesmo nome: Alentejo Food & Wine forma conteúdos para promover a região não só junto do Festival. consumidor como dos media espanhóis e britânicos. Do evento, que irá decorrer de Janeiro a Dezembro, Para melhor receber os turistas internacionais, os menus juntam-se iniciativas como a Feira do Queijo do Alentejo, dos mais de cinco dezenas de eventos que constam do em Serpa, a Feira da Doçaria Conventual, em Portalegre, programa oficial do Festival serão traduzidos para inglês, Quinzena Gastronómica da Castanha, em Marvão, ou a utilizando ainda o logótipo oficial. Vitifrades, na Vidigueira, só para citar algumas. De referir que o Alentejo Food & Wine Festival está já É imperativo dar projecção internacional às inúmeras a ser promovido por operadores internacionais, como é o iniciativas gastronómicas de qualidade que se realizam caso da Sunvil, e terá um micro-site com toda a na região, estruturando produto já existente, e programação em castelhano e inglês no visitalentejo.com. reclamando desta forma o Alentejo como a alma A promoção desta grande aposta do Alentejo passará gastronómica de Portugal, refere Vítor Silva, presidente também pelas redes sociais e pelo lançamento de um da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, filme promocional.

8 Produto - Alentejo Dirigentes e técnicos em visita de trabalho ao Gavião O Presidente da Turismo do Alentejo, Ceia da Silva - acompanhado de um grupo de técnicos visitaram a 17 de Janeiro, alguns dos nossos atractivos turísticos do concelho do Gavião, no âmbito do convite endereçado pelo líder do executivo local, José da Silva Pio. A acção, nas palavras da autarquia, visou dar a conhecer à Entidade Regional de Turismo as mais-valias e os novos equipamentos do concelho, assim como alguns dos projectos em desenvolvimento que têm por objectivo potenciar a oferta turística do município e da região. O Museu do Sabão, o Centro de Observação de Avifauna do Outeiro, a Praia Fluvial do Alamal e Passadiço, o local onde vai ser instalado o futuro Núcleo Museológico das Artes Rurais, o Percurso Pedestre Arribas do Tejo, o Museu dos Coches da Margalha e a Biblioteca foram alguns dos locais visitados pela comitiva. Para a Turismo do Alentejo, esta iniciativa da Câmara Municipal do Gavião é louvável e revela o empenho do município em, por um lado, trabalhar em parceria com a ERT, e por outro em dignificar, inovar e apostar no sector do turismo.

9 Produto - Município em destaque Gavião Território de transição para o centro de Portugal, Gavião é o único concelho do Alentejo que se estende acima do Rio Tejo. As bonitas paisagens do concelho convidam a passeios e actividades ao ar livre, na Praia Fluvial do Alamal, Parque de Merendas da Ribeira da Venda, Observatório de Avifauna do Outeiro (birdwatching) ou nos Percursos Pedestres: Arribas do Tejo, já disponível ou Ribeira das Barrocas e Alferreira, a disponibilizar brevemente. No património edificado destaca-se o Castelo de Belver, construído pela Ordem dos Hospitalários, sentinela do Tejo e lugar com uma magnífica panorâmica sobre o vale do Tejo, Caminho de Acesso à Fonte Velha - Belver, Solar Lino Neto, capelas e igrejas de todas as localidades. O Museu do Sabão, um dos únicos quatro alusivos a esta temática existentes no mundo é visita obrigatória. Na gastronomia, salientam-se os peixes do rio, como a famosa lampreia, carnes de caça, como o javali, pombo e a lebre. A sopa seca, sssalhões à moda de Margem e as migas de feijão com couve, são alguns dos pratos a não perder. Neste Alentejo diferente, aceite este conc(s)elho que lhe damos e visite Gavião! Saiba mais em:

10 Apoio ao Investidor Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos - Novo Decreto-Lei Foi publicado no Diário da República de 23 de Janeiro a 2ª alteração ao Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos. Esta alteração, entrou em vigor no passado dia 28 de Janeiro e tem subjacente uma lógica de simplificação, transparência, redução de custos de contexto para os promotores e celeridade processual. Estas são as principais alterações ao RJET e em breve estará disponível mais informação com o desenvolvimento necessário, direccionada aos promotores e câmaras municipais. Consulte o novo DL em:

11 Projetos / Iniciativas Projecto Alentejo / Ribatejo 4 All apresentado aos parceiros territoriais A Entidade Regional de Turismo realizou, entre 27 e 30 apresentado aos responsáveis das 58 autarquias do de Janeiro, reuniões com vários parceiros públicos e território, com quem foi também analisada a elaboração privados que actuam no território com o objectivo de de um Guia de Acessibilidades dos Destinos. operacionalizar o projecto Alentejo / Ribatejo 4 All. Consciente da emergência de uma nova geração de Composto por duas vertentes - a do turismo de saúde e a turistas, designados por idosos com saúde, e de que, até do turismo acessível - o projecto começou por ser 2050, se prevê que o número de idosos represente cerca apresentado e discutido com as instituições ligadas ao de 22 % da população mundial, a Turismo do Alentejo e sector da saúde - nomeadamente as Administrações Ribatejo pretende assim tornar os destinos acessíveis, Regionais de Saúde do Alentejo e de Lisboa e Vale do garantindo que os serviços e produtos turísticos Tejo e as Unidades Locais. correspondem às necessidades deste segmento. Definir os moldes de concretização de uma plataforma web - uma espécie de suporte assistencial - que garanta a Neste âmbito, o projecto Alentejo / Ribatejo 4 All, interacção entre os turistas (em particular os oriundos do desenvolvido pela ERT, prevê a utilização de tecnologias estrangeiro) e o seu médico assistente durante a visita aos inovadoras que garantem aos referidos turistas total destinos foi o principal assunto do encontro de trabalho, segurança, apoio, informações, e acessibilidade durante a realizado dia 27 no Évora Hotel, em Évora. estadia nos territórios. Na mesma data a Turismo do Alentejo e Ribatejo reuniu O projecto está a ser acompanhado pelos técnicos Maria ainda com representantes de unidades de alojamento e de Manuel Gantes, Carla Mocito e José Santos, presentes empresas de animação turística, com o objectivo de também nas sessões de apresentação, à semelhança do apresentar o projecto e sensibilizar para a importância de membro da Comissão Executiva Pedro Lancha, e do integrarem esta plataforma nas suas empresas e serviços. Presidente António Ceia da Silva que coordenou os A 30 de Janeiro, o Alentejo / Ribatejo 4 All foi trabalhos.

12 Projetos / Iniciativas Estratégia Operacional para o Desenvolvimento do Turismo Náutico no Alentejo e Ribatejo A Entidade Regional de Turismo lançou, a 28 de Janeiro, junto dos agentes económicos e institucionais a Estratégia Operacional para o Desenvolvimento do Turismo Náutico no Alentejo e Ribatejo. A definição de um plano de intervenção que viabilize o desenvolvimento desde produto turístico nos dois territórios, com especial enfoque nas linhas de água interiores, nos principais eixos fluviais - entre os quais o Tejo, o Guadiana -, no Alentejo Litoral e no Grande lago Alqueva, foi o tema central das reuniões realizadas no Évora Hotel, em Évora. Os encontros de trabalho foram bastante conclusivos e participados por empresários e representantes de cerca de quatro dezenas de autarquias das duas regiões, Assim como responsáveis da Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva (EDIA), da Administração da Região Hidrográfica do Alentejo (ARH), das Comunidades Intermunicipais, e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entre outras. Com esta Estratégia Operacional, a Entidade Regional de Turismo espera contribuir a médio prazo para o desenvolvimento e promoção de um efectivo produto turístico náutico no Alentejo e Ribatejo. Com o objectivo de preparar a apresentação aos parceiros territoriais, António Ceia da Silva reuniu, a 2 de Janeiro, na delegação de Évora com técnicos da Cestur.

13 Projetos / Iniciativas Valorização do Património Cultural e Imaterial analisado com parceiros A criação de um programa integrado de valorização turística do património cultural imaterial do Alentejo foi o tema central da reunião realizada a 7 de Janeiro, na sede da Entidade Regional de Turismo. O projecto visa ver reconhecido pela Unesco as artes têxteis de Arraiolos e de Portalegre, a arte chocalheira das Alcáçovas e as Festas de Campo Maior. Marcaram presença no encontro de trabalho, os presidentes das Câmaras de Campo Maior e Arraiolos - Ricardo Pinheiro e Silvia Pinto respectivamente -, o chefe de gabinete da autarquia de Viana do Alentejo, o chefe de divisão da Câmara de Portalegre, a presidente da Junta de Alcáçovas - Sara Pajote -, vários técnicos de diferentes instituições e o coordenador científico Paulo Lima. A Turismo do Alentejo esteve representada pelo seu Presidente, pelos membros da Comissão Executiva Pedro Lancha e João Cavaleiro Ferreira, pelo Secretáriogeral José Santos, e pela técnica Carla Mocito. Presidente da ERT reúne com Presidente de Alcácer do Sal António Ceia da Silva e Vítor Proença reuniram, a 6 de Janeiro, para discutirem vários temas, entre os quais a operacionalização de um protocolo com a Comunidade Plano Operacional Sol e Mar A estruturação do produto Sol e Mar - que apesar da proliferação das motivações e produtos de lazer e turismo continua a ser um dos pilares do turismo mundial - foi o tema do encontro de trabalho decorrido a 13 de Janeiro, na delegação de Évora da ERT. A reunião com José Manuel Simões e coordenada pelo Presidente António Ceia da Silva, contou com ainda com a participação do Secretário-geral José Santos e das técnicas Silvia Relvas e Raquel Zeferino. Intermunicipal do Litoral Alentejano para trabalhar a sub marca. O encontro de trabalho realizou-se no Hotel Vale do Gaio.

14 Projetos / Iniciativas Certificação do destino em análise O Évora Hotel, em Évora, acolheu, a 16 de Janeiro, uma reunião sobre a temática da Certificação do Destino, um processo que se prevê concluído em O encontro, liderado pelo Presidente António Ceia da Silva, contou com a presença de representantes de inúmeras empresas e de alguns membros da Academia e teve por objectivo recolher contributos e iniciar uma reflexão com vista ao desenvolvimento de um trabalho participado e inclusivo. ERT e parceiros analisam viabilização de projectos O Presidente da Entidade Regional de Turismo realizou tratar da estruturação do produto Património Mundial. várias reuniões de trabalho, no dia 20 de Janeiro, entre Na sede, em Beja, o responsável máximo da Turismo do Évora e Beja. No restaurante Cozinha do Cardeal Alentejo e Ribatejo reuniu com o Presidente da autarquia participou num almoço da Comissão de Avaliação de Beja - João Rocha -, para tratar da agenda de eventos Externa da Universidade de Évora, juntamente com o 2014, com o líder da Câmara da Vidigueira - Manuel Presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá; e Narra - e com a vereadora Helena de Aguiar, para debater Delegado Regional do IEFP, Palma Rita. o Encontro Nacional de Enoturismo, e com Castro e Brito Já na delegação da ERT teve lugar uma reunião técnica e Lopes Guerreiro para a analisar os moldes de apoio à com representantes das Câmaras de Elvas e Évora para Ovibeja. Reunião da Agência de Promoção Externa A Direcção Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo - da qual faz parte o Presidente Ceia da Silva - realizou a sua reunião mensal no Enoturismo a Serenada, a 29 de Janeiro. Entre os vários pontos da agenda foram abordados a criação da Agência Nacional de Promoção, os Protocolos com a Entidade Regional de Turismo, a promoção externa do Ribatejo, os Planos de Comercialização e Venda 2014 e os Prémios Turismo do Alentejo.

15 Projetos / Iniciativas Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal da CIMBAL A Turismo do Alentejo e Ribatejo continua a acompanhar a preparação das estratégias de desenvolvimento territorial no Alentejo e Lezíria do Tejo. Desta vez coube participar na reunião do recente instalado Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal do Baixo Alentejo, que discutiu as grandes orientações estratégias e o modelo de governança do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Baixo Alentejo. A ERT, através do seu técnico superior José Manuel Santos, vincou o adequado tratamento que foi reservado à componente turística na proposta de Plano e desenvolveu algumas das ideias e propostas de articulação com o Documento Estratégico Turismo do Alentejo/Ribatejo Recorde-se que a Turismo do Alentejo e Ribatejo propôs entretanto à CIMBAL a celebração de um protocolo de entendimento sobre esta matéria. Desenvolvimento económico no Alentejo Central em debate Prossegue o trabalho de preparação das estratégias de Afirmar o Cluster do Turismo, Certificar o Destino, territorialização das políticas de coesão para o período Requalificar e Criar novos Produtos Turísticos, Criar e , o qual tem vindo a ser acompanhado pela Promover Território Turístico, são algumas das Turismo do Alentejo e Ribatejo nas cinco Comunidades prioridades da estratégia de desenvolvimento para o Intermunicipais. turismo regional que o Plano de Acção Alentejo 2020 Desta vez a ERT, através do seu técnico superior José acabou por verter. Manuel Santos, acompanhou a sessão temática dedicada O protocolo de entendimento proposto pela Turismo do às questões económicas no âmbito da NUTS III do Alentejo e Ribatejo à CIMAC prevê, precisamente, Alentejo Central. concertar o conteúdo do Programa de Acção que esta irá Na sua intervenção foi reforçada a importância da desenvolver para a aplicação dos Fundos no próximo concertação estratégica entre os vários actores regionais, período de programação, com as linhas prioritárias de de modo a se evitar a dispersão por diversas prioridades, intervenção indicadas no Documento Estratégico com prejuízos para os resultados de política e valor Turismo do Alentejo/Ribatejo acrescentado dos Fundos. Plano de Desenvolvimento Turístico do Alto Alentejo O Presidente António Ceia da Silva esteve presente num Nogueiro, e António Fontes para debater o Plano de encontro de trabalho com o responsável máximo da Desenvolvimento Turístico do Alto Alentejo. A reunião Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Armando teve lugar na sede da CIMAA, em Portalegre, a 9 de Varela; e com os professores Fernando Biscainho, Carlos Janeiro.

16 Projetos / Iniciativas Plano de Desenvolvimento Territorial do Alentejo Litoral Realizou-se a 9 de Janeiro, na Biblioteca Municipal de deverão ser implementadas pelo município no período Odemira, uma reunião de preparação do Plano de A convite da autarquia local, liderada por Desenvolvimento Territorial do Alentejo Litoral. A José Alberto Guerreiro, a Entidade Regional de Turismo reunião teve como objectivo a recolha de contributos, fez-se representar pela técnica Raquel Zeferino. projectos ou iniciativas consideradas estruturantes e que Projecto Alentejo Feel Nature A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, em Portalegre, promoveu, a 14 de Janeiro, uma reunião no âmbito do projecto Alentejo Feel Nature - Rede de Percursos em Natureza. A iniciativa pretende dignificar os recursos do território, combinando o desenvolvimento sustentável dos valores naturais e culturais da região, com o estímulo as iniciativas empresariais, fileiras de negócio e cadeias de valor. Participaram representantes da animação turística, empresários, hoteleiros, agentes de turismo em espaço rural, o Presidente da CIMAA, o Presidente da ERT, e a técnica Carla Mocito. Prémios Turismo do Alentejo 2013 Realizou-se a 13 de Janeiro, no Centro de Estudos Geográficos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a reunião do júri dos Prémios Turismo do Alentejo, onde a ERT se fez representar pela técnica responsável pelo projecto, Maria Manuel Gantes. Os jurados avaliou todas as propostas e atribuiu galardões e menções honrosas nas diferentes categorias a concurso. Para além do concurso, vão ser atribuídos prémios extra- concurso, por nomeação e decisão da Direcção da Turismo do Alentejo - no caso do Prémio Especial Turismo do Alentejo, do Prémio Comunicação e de algumas distinções. Cabe ainda à Agência a atribuição do Prémio relativo à promoção externa do Alentejo. Os resultados das deliberações do júri vão ser revelados a 23 de Fevereiro, numa cerimónia a realizar na Herdade do Esporão.

17 Projetos / Iniciativas Rota de Vinhos da Vidigueira A Associação Vidigueira Winelands - que congrega produtores de vinho do concelho e a autarquia - está a elaborar uma rota de vinhos para o território. Foi constituído um grupo de trabalho para a elaboração desta Rota, no qual a Turismo do Alentejo participa. A primeira reunião realizou-se a 23 de Janeiro e foi acompanhada pela técnica Maria Manuel Gantes. Caminho Português de Santiago - Caminhos a Sul do Tejo Caminho Português de Santiago - Caminhos a Sul do Tejo foi o tema da reunião entre o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a técnica do Turismo de Portugal Teresa Ferreira. O encontro realizou-se a 30 de Janeiro na Casa do Alentejo e contou também com a presença da Associação Via Lusitana. Associação de Municípios Portugueses do Vinho A Associação de Municípios Portugueses do Vinho A convite da instituição, a Entidade Regional de Turismo apresentou, a 16 de Janeiro, no salão nobre da Câmara marcou presença através do membro da Comissão Municipal de Beja, os seus projectos para o ano em curso. Executiva Pedro Lancha. Comissão Vitivinícola Regional do Tejo A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo apresentou publicamente o Plano Estratégico e de Investimento Vinhos do Tejo A sessão teve lugar a 22 de Janeiro, na sala da embaixada do vinho, em Lisboa. Projectos da ERT apresentados aos alunos da EPRAL A convite da Epral - Escola Profissional da Região Alentejo, numa perspectiva de aproximação dos futuros profissionais às acções e projectos turísticos da região, a técnica da ERT Tânia Almeida representou a instituição numa apresentação acerca da promoção turística. As acções já desenvolvidas nos territórios Alentejo e Ribatejo - designadamente a campanha de mercado Alentejo e Ribatejo 365 Dias de Emoção e os canais de promoção turística online, com a recentemente lançada aplicação móvel YouGo Alentejo e Ribatejo foram alguns dos projectos apresentados.

18 Projetos / Iniciativas Horta da Moura inaugura Rota das Oliveiras Sete oliveiras milenares, inseridas no espaço envolvente ao Hotel Rural Horta da Moura, em Monsaraz, integram desde 4 de Janeiro um percurso sinalizado, identificado e visitável. A Rota das Oliveiras inclui uma árvore com 2450 anos, o segundo exemplar mais antigo de Portugal. A rota pretende ser um convite a fruir os espaços envolventes ao Hotel Rural. Elvas comemora 355 anos da Batalha das Linhas de Elvas As comemorações dos 355 anos da Batalha das Linhas de Elvas realizaram-se a14 de Janeiro, tendo com ponto alto com as cerimónias militares e militarizadas na Praça da República e Rua da Cadeia, com a presença de centenas de pessoas. O membro da Comissão Executiva da ERT, Pedro Lancha, representou a instituição em resposta ao convite do líder do executivo local, Nuno Mocinha. Compadres - Rota de Familarização A Spira organizou, a 30 de Janeiro, uma Fam Trip por Borba e Vila Viçosa que deu a conhecer um pouco da Rota Tons de Mármore - com a visita a duas pedreiras - e da Rota do Fresco - com a visita ao Convento das Servas, em Vila Viçosa. Terra da Paciência Terra da Paciência é o título do livro de Francisco Ceia, Entidade Regional de Turismo. A sessão realizou-se a 30 cujo lançamento esteve a cargo do Presidente da de Janeiro, na Casa do Alentejo, em Lisboa. António Cachola à mostra em Elvas A Câmara Municipal de Elvas, presidida por Nuno Mocinha, inaugurou dia 18 dejaneiro, três exposições com obras da colecção António Cachola do Museu de Arte Contemporânea. O Paiol de Nossa Senhora da Conceição recebeu a mostra Fronteira Namban, do artista Carlos No. Já o Museu de Arte Contemporânea de Elvas acolheu duas exposições: uma permanente com obras da Coleção António Cachola, e uma temporária com obras do artista Pedro Valdez Cardoso, sob o mote The Devil's Breath Parte III H is for a Hunter.

19 Congressos II Congresso da APECATE Certificação e Internacionalização, o caminho das pedras para o futuro, foi o tema do II Congresso da APECATE, realizado a 31 de Janeiro, no Hotel Altis, em Lisboa. O congresso contou com inúmeros representantes do sector, entre os quais o Presidente António Ceia da Silva, o Vicepresidente Vítor Silva ou o Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes. Integrado na iniciativa realizou-se ainda o workshop intitulado Certificação, um universo em expansão: normas internacionais, nacionais, regionais e sectoriais. O referencial de qualidade da APECATE para as empresas de animação turística. O desafio do século XXI: o que fizemos e o que nos propomos fazer O desafio do século XXI: o que fizemos e o que nos propomos fazer foi o mote da palestra que, realizada e promovida pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, contou com o Presidente da Entidade Regional de Turismo como um dos oradores. Com os alunos finalistas do curso de gestão hoteleira - restauração e bebidas como assistentes, António Ceia da Silva focou a sua apresentação nas novas tendências do mercado ao nível da globalização. Turismo no Espaço Ibero Americano No dia 9 de Janeiro, os alunos do 3º ano do curso de Turismo da ESTIG, organizaram uma mesa redonda com o tema Turismo no Espaço Ibero-americano. Participaram Maria Toscano, da Universidade Fernando Pessoa; António Saez Delgado, da Universidade de Évora; e António José Gomes, proprietário do Restaurante Uai especializado na Gastronomia de Minas Gerais. A Turismo do Alentejo e Ribatejo fez-se representar pela técnica Maria Manuel Gantes.

20 É Notícia Alto Alentejo

21 É Notícia Diário do Sul

22 É Notícia

23 É Notícia Fugas

24 É Notícia

25 É Notícia Veja aqui a reportagem da Praça da Alegria sobre o Museu Rural e do Vinho do Cartaxo Veja aqui as reportagen da SIC sobre a Semana gastronómica do Porco Veja aqui as reportagen da SIC sobre o Enoturismo no Alentejo

26 Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo Praça da República, 12-1º Apartado Beja Tel.: Fax: geral@turismodoalentejo-ert.pt

IV Seminário Plataformas Logísticas Ibéricas

IV Seminário Plataformas Logísticas Ibéricas IV Seminário Plataformas Logísticas Ibéricas Preparar a Retoma, Repensar a Logística 10 de Novembro NOVOHOTEL SETUBAL Comunicação: Factores de Atractividade da oferta logística do Alentejo Orador: Dr.

Leia mais

Enquadramento Turismo Rural

Enquadramento Turismo Rural Enquadramento Turismo Rural Portugal é um País onde os meios rurais apresentam elevada atratividade quer pelas paisagens agrícolas, quer pela biodiversidade quer pelo património histórico construído o

Leia mais

ALENTEJO. UM PRODUTO TURÍSTICO QUE VENDE. Abril 2011

ALENTEJO. UM PRODUTO TURÍSTICO QUE VENDE. Abril 2011 ALENTEJO. UM PRODUTO TURÍSTICO QUE VENDE. Abril 2011 sobre nós A impressão digital da Agência Abreu tem o relevo da experiência única mais de 170 anos de história, o que torna na mais antiga agência de

Leia mais

Turismo de Natureza - Birdwatching

Turismo de Natureza - Birdwatching Turismo de Natureza - Birdwatching Organização e promoção da Oferta / Balanço da atividade Departamento de Desenvolvimento e Inovação 2013 Birdwatching O Birdwatching é uma atividade de lazer baseada na

Leia mais

1.ª SESSÃO NOVA LEGISLAÇÃO TURÍSTICA (ANIMAÇÃO TURÍSTICA, RJET E ALOJAMENTO LOCAL) _ RESUMO _

1.ª SESSÃO NOVA LEGISLAÇÃO TURÍSTICA (ANIMAÇÃO TURÍSTICA, RJET E ALOJAMENTO LOCAL) _ RESUMO _ 1.ª SESSÃO NOVA LEGISLAÇÃO TURÍSTICA (ANIMAÇÃO TURÍSTICA, RJET E ALOJAMENTO LOCAL) _ RESUMO _ Novo Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos (RJET) Inovadora, simplificadora e de maior facilidade

Leia mais

O contributo do Cluster Habitat Sustentável

O contributo do Cluster Habitat Sustentável O contributo do Cluster Habitat Sustentável Victor Ferreira Plataforma para a Construção Sustentável Seminário Construção Sustentável CONCRETA 2011 20/10/2011 Visão e Missão O Cluster Habitat? agregador

Leia mais

Memória descritiva do projecto Sanjonet Rede de Inovação e Competitividade

Memória descritiva do projecto Sanjonet Rede de Inovação e Competitividade Memória descritiva do projecto Sanjonet Rede de Inovação e Competitividade Candidatura aprovada ao Programa Política de Cidades - Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação Síntese A cidade de S.

Leia mais

O ENOTURISMO. Conceito:

O ENOTURISMO. Conceito: Conceito: O conceito de enoturismo ainda está em formação e, a todo o momento, vão surgindo novos contributos; Tradicionalmente, o enoturismo consiste na visita a vinhas, estabelecimentos vinícolas, festivais

Leia mais

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE UMA POLÍTICA DE INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL EM PORTUGAL E POTENCIAÇÃO DOS SEUS RESULTADOS 0. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Leia mais

SESSÕES DE PROMOÇÃO DO BALCÃO DO EMPRESÁRIO

SESSÕES DE PROMOÇÃO DO BALCÃO DO EMPRESÁRIO SESSÕES DE PROMOÇÃO DO BALCÃO DO EMPRESÁRIO INSIDE E REDE DE COOPERAÇÃO EMPRESARIAL DO ALENTEJO Vendas Novas, 29 outubro 2014 1 I. Serviços do Balcão do Empresário a. Enquadramento b. Questionário às necessidades

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO E ORÇAMENTO PARA 2008

PLANO DE ACÇÃO E ORÇAMENTO PARA 2008 PLANO DE ACÇÃO E ORÇAMENTO PARA 2008 O ano de 2008 é marcado, em termos internacionais, pela comemoração dos vinte anos do Movimento Internacional de Cidades Saudáveis. Esta efeméride terá lugar em Zagreb,

Leia mais

Os PROVERE em movimento: ponto de situação dos Programas de Acção

Os PROVERE em movimento: ponto de situação dos Programas de Acção Os PROVERE em movimento: ponto de situação dos Programas de Acção Ana Abrunhosa Vogal Executiva da Comissão Directiva do Mais Centro Pilares essenciais da iniciativa PROVERE do QREN: i) os projectos âncora

Leia mais

APRESENTAÇÃO PRÉMIOS AHRESP. Porto e Norte de Portugal Centro de Portugal Lisboa e Vale do Tejo Alentejo e Ribatejo Algarve Açores Madeira

APRESENTAÇÃO PRÉMIOS AHRESP. Porto e Norte de Portugal Centro de Portugal Lisboa e Vale do Tejo Alentejo e Ribatejo Algarve Açores Madeira APRESENTAÇÃO PRÉMIOS AHRESP Porto e Norte de Portugal Centro de Portugal Lisboa e Vale do Tejo Alentejo e Ribatejo Algarve Açores Madeira PRÉMIOS AHRESP A primeira edição dos Prémios da Associação da Hotelaria,

Leia mais

PARCERIA DE FUTURO 2015 年 第 二 届 中 国 葡 萄 牙 庆 典 未 来 的 合 作 关 系 COM FÓRUM EMPRESARIAL E CONFERÊNCIA DE NEGÓCIOS 含 商 务 论 坛 及 商 业 贸 易 会 议

PARCERIA DE FUTURO 2015 年 第 二 届 中 国 葡 萄 牙 庆 典 未 来 的 合 作 关 系 COM FÓRUM EMPRESARIAL E CONFERÊNCIA DE NEGÓCIOS 含 商 务 论 坛 及 商 业 贸 易 会 议 II GALA PARCERIA DE FUTURO 2015 年 第 二 届 中 国 葡 萄 牙 庆 典 未 来 的 合 作 关 系 COM FÓRUM EMPRESARIAL E CONFERÊNCIA DE NEGÓCIOS 含 商 务 论 坛 及 商 业 贸 易 会 议 PRAÇA DO COMÉRCIO LISBOA 2015 年 10 月 29 日, 里 斯 本 商 业 广 场, Pátio

Leia mais

75% 15 a 18 de Maio 2015 Praça da Independência - Maputo Moçambique Pavilhão de Portugal

75% 15 a 18 de Maio 2015 Praça da Independência - Maputo Moçambique Pavilhão de Portugal aposta no Sistema Educativo Formação e Criação de Novas Infra-Estruturas UMA OPORTUNIDADE PARA O SEU SECTOR CO-FINANCIADO 75% 1ª PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA DA FILEIRA DA EDUCAÇÃO AIP - Feiras, Congressos

Leia mais

reconversão de empreendimentos turísticos

reconversão de empreendimentos turísticos reconversão de empreendimentos turísticos 01. Reconversão de Empreendimentos Turísticos Com o objectivo de requalificar a oferta turística nacional, foi aprovado um novo regime jurídico dos empreendimentos

Leia mais

Marca Priolo Balanço do desenvolvimento e implementação (2013-2014)

Marca Priolo Balanço do desenvolvimento e implementação (2013-2014) 2015 Marca Priolo Balanço do desenvolvimento e implementação (2013-2014) Azucena de la Cruz Martin Gabinete CETS Terra do Priolo 01-01-2015 Marca Priolo Balanço do desenvolvimento e implementação (2013-2014)

Leia mais

Licenciatura em Ciências da Comunicação, Vertente Jornalismo, pela Universidade Autónoma de Lisboa, completada com média final de 13 valores

Licenciatura em Ciências da Comunicação, Vertente Jornalismo, pela Universidade Autónoma de Lisboa, completada com média final de 13 valores Informação Pessoal Nome Nuno Miguel Fernandes Aires Data de Nascimento 24 de Julho de 1971 Morada Avenida 5 Outubro, 25 6º andar 8000 Faro Nacionalidade Portuguesa Telemóvel 915 333 112 E-mail naires@msn.com

Leia mais

PROVERE - ZONA DOS MÁRMORES CARACTERIZAÇÃO

PROVERE - ZONA DOS MÁRMORES CARACTERIZAÇÃO PROVERE - ZONA DOS MÁRMORES CARACTERIZAÇÃO A Estratégia de Eficiência Colectiva (EEC) PROVERE Zona dos Mármores assume como foco temático o aproveitamento do recurso endógeno mármore, com uma abrangência

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO DE IDEIAS

REGULAMENTO CONCURSO DE IDEIAS REGULAMENTO CONCURSO DE IDEIAS Artigos: 1º OBJECTIVOS São objectivos do Concurso : a) Estimular o empreendedorismo qualificado e inovador junto da comunidade empresarial e académica da região Norte, Centro

Leia mais

::ENQUADRAMENTO ::ENQUADRAMENTO::

::ENQUADRAMENTO ::ENQUADRAMENTO:: ::ENQUADRAMENTO:: :: ENQUADRAMENTO :: O actual ambiente de negócios caracteriza-se por rápidas mudanças que envolvem a esfera politica, económica, social e cultural das sociedades. A capacidade de se adaptar

Leia mais

Estrutura da Apresentação

Estrutura da Apresentação The importance of Information and Communication Technologies for the development of Portuguese Wine Routes 21st 23rd JUNE OPORTO Estrutura da Apresentação 2. Tecnologias de Informação e Comunicação no

Leia mais

Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul

Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul 1. Identificação do Recurso Endógeno e do Território Alvo PROVERE Beira Baixa: Terras de Excelência : Conjugar a valorização do território, dos produtos

Leia mais

Criar Valor com o Território

Criar Valor com o Território Os territórios como ativos 4 O VALORIZAR é um programa de valorização económica de territórios, que os vê como ativos de desenvolvimento e geração de riqueza e emprego. 5 é a sua visão e a sua assinatura.

Leia mais

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 Universidade de Évora, 10 de março de 2015 Identidade, Competitividade, Responsabilidade Lezíria do Tejo Alto Alentejo Alentejo Central Alentejo Litoral

Leia mais

A inovação e essencial à competitividade

A inovação e essencial à competitividade Crédito A inovação e essencial à competitividade das empresas Financiamento para a inovação e desenvolvimento do sector agrícola, agro-alimentar e florestal sai reforçado no mais recente Quadro Comunitário

Leia mais

VISITA DE PRESCRITORES À REGIÃO DA BEIRA INTERIOR

VISITA DE PRESCRITORES À REGIÃO DA BEIRA INTERIOR VISITA DE PRESCRITORES À REGIÃO DA BEIRA INTERIOR VISITA DE PRESCRITORES À REGIÃO DA BEIRA INTERIOR À convite do NERGA Associação Empresarial da Região da Guarda e NERCAB Associação Empresarial de Castelo

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO VINHO NA PROMOÇÃO DO TURISMO. Fórum Anual Vinhos de Portugal 26 de novembro 2014 João Cotrim de Figueiredo

A IMPORTÂNCIA DO VINHO NA PROMOÇÃO DO TURISMO. Fórum Anual Vinhos de Portugal 26 de novembro 2014 João Cotrim de Figueiredo A IMPORTÂNCIA DO VINHO NA PROMOÇÃO DO TURISMO Fórum Anual Vinhos de Portugal 26 de novembro 2014 João Cotrim de Figueiredo O potencial competitivo de Portugal Vinhos únicos no mundo Porto e Madeira Vinhos

Leia mais

Calçado português reforça aposta no mercado alemão

Calçado português reforça aposta no mercado alemão Calçado português reforça aposta no mercado alemão O mercado alemão é uma prioridade estratégica para a indústria portuguesa de calçado. Por esse motivo, a presença nacional na GDS, o grande evento do

Leia mais

O PROJETO PROMOINVEST Município de Vendas Novas

O PROJETO PROMOINVEST Município de Vendas Novas O PROJETO PROMOINVEST Município de Vendas Novas Alentejo no horizonte 2020 desafios e oportunidades Auditório Municipal de Vendas Novas, 02 de julho de 2013 página 2 I. Rede Corredor Azul A Rede Urbana

Leia mais

Grupo de Trabalho para as Questões da Pessoa Idosa, Dependente ou Deficiente de Grândola REGULAMENTO INTERNO

Grupo de Trabalho para as Questões da Pessoa Idosa, Dependente ou Deficiente de Grândola REGULAMENTO INTERNO Grupo de Trabalho para as Questões da Pessoa Idosa, Dependente ou Deficiente de Grândola REGULAMENTO INTERNO Maio de 2011 Preâmbulo As alterações demográficas que se têm verificado na população portuguesa

Leia mais

Territórios e atividades turísticas o Roteiro do Tejo

Territórios e atividades turísticas o Roteiro do Tejo Newsletter do Centro de Estudos Politécnicos da Golegã // setembro 2012 Territórios e atividades turísticas o Roteiro do Tejo O mapeamento turístico dos territórios tem sido, desde sempre, uma preocupação

Leia mais

SUMÁRIO O TERRITÓRIO, A BICICLETA E A GÉNESE DO PROJECTO MURTOSA CICLÁVEL REDE DE CICLOVIAS E INFRAESTRUTURAS DE APOIO AS PESSOAS E A BICICLETA

SUMÁRIO O TERRITÓRIO, A BICICLETA E A GÉNESE DO PROJECTO MURTOSA CICLÁVEL REDE DE CICLOVIAS E INFRAESTRUTURAS DE APOIO AS PESSOAS E A BICICLETA A BICICLETA NA MOBILIDADE URBANA E NA FRUIÇÃO DA NATUREZA MURTOSA, 23 DE SETEMBRO DE 2011 SUMÁRIO O TERRITÓRIO, A BICICLETA E A GÉNESE DO PROJECTO MURTOSA CICLÁVEL REDE DE CICLOVIAS E INFRAESTRUTURAS DE

Leia mais

Prémio da Qualidade do Distrito de Setúbal Serviços Públicos. Regulamento

Prémio da Qualidade do Distrito de Setúbal Serviços Públicos. Regulamento Prémio da Qualidade do Distrito de Setúbal Serviços Públicos Regulamento Apresentação A experiência e os resultados alcançados com o PROMAAS Programa de Modernização Administrativa das Autarquias de Setúbal,

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO Considerando que:--------------------------------------------------------------------------------- a) A Escola Profissional da Nazaré (adiante designada por EPN ou Escola) em cumprimento

Leia mais

Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável.

Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. GREEN PROJECT AWARDS BRASIL Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. CANDIDATURAS 201 INSCRIÇÕES NO PRIMEIRO ANO INSCRIÇÕES FEITAS

Leia mais

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO O Programa Nacional de Microcrédito, criado pela Resolução do Conselho de Ministros Nº 16/2010, pretende ser uma medida de estímulo à criação de emprego e ao empreendedorismo entre

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu

UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu Rede Social de Aljezur Plano de Acção (2009) Equipa de Elaboração do Plano de Acção de 2009 / Parceiros do Núcleo Executivo do CLAS/Aljezur Ana Pinela Centro Distrital

Leia mais

RELATÓRIO DE CONJUNTURA AEP / GABINETE DE ESTUDOS

RELATÓRIO DE CONJUNTURA AEP / GABINETE DE ESTUDOS HOTELARIA RELATÓRIO DE CONJUNTURA AEP / GABINETE DE ESTUDOS Julho de 2005 A actividade da hotelaria insere-se na CAE 55 Alojamento e Restauração, que, por sua vez, integra o sector do turismo, um dos sectores

Leia mais

Protocolo de Colaboração Rede Embaixadores para a Responsabilidade Social das Empresas dos Açores

Protocolo de Colaboração Rede Embaixadores para a Responsabilidade Social das Empresas dos Açores Protocolo de Colaboração Rede Embaixadores para a Responsabilidade Social das Empresas dos Açores Introdução Considerando que nos Açores, são já muitas as empresas e organizações que assumem convictamente

Leia mais

Membro da direcção da Revista Intervenção Social Investigadora do CLISSIS Doutoranda em Serviço Social

Membro da direcção da Revista Intervenção Social Investigadora do CLISSIS Doutoranda em Serviço Social A investigação do Serviço Social em Portugal: potencialidades e constrangimentos Jorge M. L. Ferreira Professor Auxiliar Universidade Lusíada Lisboa (ISSSL) Professor Auxiliar Convidado ISCTE IUL Diretor

Leia mais

"Relação Umbilical entre o Turismo e a Cultura: Oportunidades e Desafios"

Relação Umbilical entre o Turismo e a Cultura: Oportunidades e Desafios "Relação Umbilical entre o Turismo e a Cultura: Oportunidades e Desafios" Oferecer o que temos, somos e fazemos como produto turístico Vasco Estrela Presidente da Câmara Municipal de Mação Cultura e Turismo

Leia mais

Apoios à Reabilitação de Edifícios: a iniciativa Jessica Seminário Tektónica 2012. 9 Maio 2012, FIL, Lisboa

Apoios à Reabilitação de Edifícios: a iniciativa Jessica Seminário Tektónica 2012. 9 Maio 2012, FIL, Lisboa Apoios à Reabilitação de Edifícios: a iniciativa Jessica Seminário Tektónica 2012 9 Maio 2012, FIL, Lisboa Intervenção de ÁLVARO SANTOS Chefe de Gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento

Leia mais

Se não vir a nossa newsletter clique aqui

Se não vir a nossa newsletter clique aqui Se não vir a nossa newsletter clique aqui Em 2013, a APCRI organizou e apoiou um conjunto de iniciativas, com os seus Associados e com outros parceiros institucionais que visam potenciar a visibilidade

Leia mais

Apresentação. Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares. Oliveira de Azeméis Novembro 2007

Apresentação. Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares. Oliveira de Azeméis Novembro 2007 Apresentação Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares Oliveira de Azeméis Novembro 2007 Apresentação SABE 12-11-2007 2 Apresentação O conceito de Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) que se

Leia mais

Guia Informativo. 8ª Edição do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa (2015)

Guia Informativo. 8ª Edição do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa (2015) Guia Informativo 8ª Edição do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa (2015) Objectivo do Prémio: O Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa tem como objectivo central o

Leia mais

MISSÃO EMPRESARIAL AO MÉXICO 19-27 Fev. 2016

MISSÃO EMPRESARIAL AO MÉXICO 19-27 Fev. 2016 PROJECTO CONJUNTO DE INTERNACIONALIZAÇÃO MÉXICO 2015-2016 MISSÃO EMPRESARIAL AO MÉXICO 19-27 Fev. 2016 INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE JANEIRO 2016 Promotor: Co-financiamento: Monitorização: Foto: Miguel Moreira

Leia mais

Açores no Mercado do Turismo Chinês Sessão de Formação. Informação Adicional

Açores no Mercado do Turismo Chinês Sessão de Formação. Informação Adicional Açores no Mercado do Turismo Chinês Sessão de Formação Informação Adicional Informação adicional: COTRI EDELUC Fundação Jardim José do Canto Agenda do Evento Apoio OCOTRI é um instituto de pesquisa independente

Leia mais

Projectar o Algarve no Futuro

Projectar o Algarve no Futuro Projectar o Algarve no Futuro Os Novos Desafios do Algarve Região Digital paulo.bernardo@globalgarve.pt 25 Maio 2007 Auditório Portimão Arena Um mundo em profunda mudança O Mundo enfrenta hoje um processo

Leia mais

1ª CONFERÊNCIA IBÉRICA DE EMPREENDEDORISMO

1ª CONFERÊNCIA IBÉRICA DE EMPREENDEDORISMO 1ª CONFERÊNCIA IBÉRICA DE EMPREENDEDORISMO Painel: Empreendedorismo Social - 27 e 28 de Outubro de 2011 Práticas Inovadoras de Responsabilidade Social e Empreendedorismo Cascais, 27 de Outubro de 2011

Leia mais

1º FÓRUM UNIÃO DE EXPORTADORES CPLP 26 E 27 DE JUNHO DE 2015 CENTRO DE CONGRESSOS DE LISBOA. JUNTOS IREMOS LONGE www.uecplp.org

1º FÓRUM UNIÃO DE EXPORTADORES CPLP 26 E 27 DE JUNHO DE 2015 CENTRO DE CONGRESSOS DE LISBOA. JUNTOS IREMOS LONGE www.uecplp.org 1º FÓRUM UNIÃO DE EXPORTADORES CPLP 26 E 27 DE JUNHO DE 2015 CENTRO DE CONGRESSOS DE LISBOA JUNTOS IREMOS LONGE www.uecplp.org CONCEITO Realização do 1º Fórum União de Exportadores CPLP (UE-CPLP) que integra:

Leia mais

EUROPA, UM PATRIMÓNIO COMUM. Título: Solares de Portugal na Europa das Tradições

EUROPA, UM PATRIMÓNIO COMUM. Título: Solares de Portugal na Europa das Tradições EUROPA, UM PATRIMÓNIO COMUM Título: Solares de Portugal na Europa das Tradições Ponte de Lima, Janeiro de 2000 EUROPA, UM PATRIMÓNIO COMUM 1 - TÍTULO: Solares de Portugal na Europa das Tradições 2 AUTOR:

Leia mais

Apoio à Internacionalização. CENA 3 de Julho de 2012

Apoio à Internacionalização. CENA 3 de Julho de 2012 Apoio à Internacionalização CENA 3 de Julho de 2012 Enquadramento Enquadramento Comércio Internacional Português de Bens e Serviços Var. 13,3% 55,5 68,2 57,1 73,4 48,3 60,1 54,5 66,0 67,2 61,7 Exportação

Leia mais

1 - Câmaras Verdes.pt, 27-01-2010, CASCALENSES REGISTAM COMPORTAMENTOS ECOLÓGICOS ONLINE. 2 - Time Out Lisboa, 27-01-2010, Agenda de Feiras

1 - Câmaras Verdes.pt, 27-01-2010, CASCALENSES REGISTAM COMPORTAMENTOS ECOLÓGICOS ONLINE. 2 - Time Out Lisboa, 27-01-2010, Agenda de Feiras Revista de Imprensa Agenda 21 1 - Câmaras Verdes.pt, 27-01-2010, CASCALENSES REGISTAM COMPORTAMENTOS ECOLÓGICOS ONLINE 2 - Time Out Lisboa, 27-01-2010, Agenda de Feiras 3 - Time Out Lisboa, 20-01-2010,

Leia mais

ANEXO TURISMO SUSTENTÁVEL BASES PARA A DEFINIÇÃO DE UM PROGRAMA DE VER PLANTA CASAS E MONTES AGRÍCOLAS ESTRATÉGIA DE TURISMO SUSTENTÁVEL -

ANEXO TURISMO SUSTENTÁVEL BASES PARA A DEFINIÇÃO DE UM PROGRAMA DE VER PLANTA CASAS E MONTES AGRÍCOLAS ESTRATÉGIA DE TURISMO SUSTENTÁVEL - ANEXO BASES PARA A DEFINIÇÃO DE UM PROGRAMA DE TURISMO SUSTENTÁVEL VER PLANTA CASAS E MONTES AGRÍCOLAS ESTRATÉGIA DE TURISMO SUSTENTÁVEL - ANEXO AO RELATÓRIO 3 ANEXO AO RELATÓRIO 3_ PROGRAMA DE EXECUÇÃO

Leia mais

Turismo Sustentável no Espaço Rural Experiências de sucesso em Portugal e na Europa LPN Castro Verde

Turismo Sustentável no Espaço Rural Experiências de sucesso em Portugal e na Europa LPN Castro Verde DARK SKY ALQUEVA STARLIGHT TOURISM DESTINATION Turismo Sustentável no Espaço Rural Experiências de sucesso em Portugal e na Europa LPN Castro Verde Apolónia Rodrigues Genuineland 6 de Março de 2013 DESAFIOS

Leia mais

O Cluster Habitat Sustentável - rede de cooperação para a sustentabilidade

O Cluster Habitat Sustentável - rede de cooperação para a sustentabilidade O Cluster Habitat Sustentável - rede de cooperação para a sustentabilidade Congresso LiderA 2013 Lisboa, 28/05/2013 Victor Ferreira (Plataforma Construção Sustentável) Cluster Habitat Sustentável - Rede

Leia mais

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. (2010-2015) ENED Plano de Acção

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. (2010-2015) ENED Plano de Acção Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (2010-2015) ENED Plano de Acção Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (2010-2015) ENED Plano de Acção 02 Estratégia Nacional de

Leia mais

Projeto de Cooperação PRODER Um outro Algarve

Projeto de Cooperação PRODER Um outro Algarve Projeto de Cooperação PRODER Um outro Algarve As três Associações de Desenvolvimento Local do Algarve, no âmbito do PRODER, estão a cooperar para criar uma marca regional para o Turismo de Natureza, uma

Leia mais

ATRATIVIDADE EMPRESARIAL E PROJETOS DE ESTIMULO À ECONOMIA DA EUROREGIÃO

ATRATIVIDADE EMPRESARIAL E PROJETOS DE ESTIMULO À ECONOMIA DA EUROREGIÃO ATRATIVIDADE EMPRESARIAL E PROJETOS DE ESTIMULO À ECONOMIA DA EUROREGIÃO O PROJETO PROMOINVEST E A REDE Professor Augusto Medina Sociedade Portuguesa de Inovação FÓRUM DE DISCUSSÃO: A EUROACE e a ligação

Leia mais

2.ª CONFERÊNCIA MOBILIDADE URBANA

2.ª CONFERÊNCIA MOBILIDADE URBANA 2.ª CONFERÊNCIA MOBILIDADE URBANA Gestão Inteligente e Competitividade 15 de Setembro 2011 Museu da Carris Conheça as estratégias nacionais e internacionais para uma gestão eficiente da mobilidade urbana

Leia mais

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA UNIVERSIDADE DO PORTO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA LITERACIA FINANCEIRA DA U.PORTO Outubro de 2012 Enquadramento do programa na Estratégia Nacional de Formação Financeira Plano Nacional de Formação Financeira

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

Plano de Ação 2016 GRACE

Plano de Ação 2016 GRACE Plano de Ação 2016 GRACE Mensagem da Direção É tempo de preparar mais um ano de intensa atividade do GRACE, procurando consolidar o capital de experiência e partilha acumulado e alargar novas perspetivas

Leia mais

Regulamento do Prémio Rural Criativo

Regulamento do Prémio Rural Criativo Regulamento do Prémio Rural Criativo A Rede Rural Criativa é uma iniciativa de nove associações de desenvolvimento local que desenvolvem a sua Acção na Região do Norte de Portugal que conta com o apoio

Leia mais

Apresentação do Plano de Actividades Rota dos Vinhos Verdes 2013/2014 CVRVV, 10 de Janeiro de 2013. Sofia Lobo : slobo@vinhoverde.

Apresentação do Plano de Actividades Rota dos Vinhos Verdes 2013/2014 CVRVV, 10 de Janeiro de 2013. Sofia Lobo : slobo@vinhoverde. Apresentação do Plano de Actividades Rota dos Vinhos Verdes 2013/2014 CVRVV, 10 de Janeiro de 2013 Sofia Lobo : slobo@vinhoverde.pt O que é o ENOTURISMO? Enoturismo é composto por deslocações realizadas

Leia mais

Programa Nacional de Desenvolvimento do Empreendedorismo,, Inovação e Emprego no Sector Cultural e Criativo Cri[activo]

Programa Nacional de Desenvolvimento do Empreendedorismo,, Inovação e Emprego no Sector Cultural e Criativo Cri[activo] Programa Nacional de Desenvolvimento do Empreendedorismo,, Inovação e Emprego no Sector Cultural e Criativo Cri[activo] 1. ENQUADRAMENTO Ao longo de 2009 consolidou-se em Portugal o reconhecimento de que

Leia mais

Plano de Actividades do CEA para 2006

Plano de Actividades do CEA para 2006 Plano de Actividades do CEA para 2006 A Direcção do CEA propõe-se preparar as condições para atingir diferentes objectivos e procurar apoios para a sua realização. 1. Objectivos Prioritários 1.1 Redesenhar

Leia mais

Palmela - Experiências com Sabor

Palmela - Experiências com Sabor Promover a notoriedade da marca turística Palmela, como território associado à gastronomia, aos produtos locais de qualidade e às boas experiências que proporciona a quem o visita. Objectivo global Incentivar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Decreto-Lei n.º 99/2001 de 28 Março

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Decreto-Lei n.º 99/2001 de 28 Março MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Decreto-Lei n.º 99/2001 de 28 Março As escolas superiores de enfermagem e de tecnologia da saúde são estabelecimentos de ensino politécnico dotados de personalidade jurídica e de

Leia mais

INTERVENÇÃO DO SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO NO SEMINÁRIO DA APAVT: QUAL O VALOR DA SUA AGÊNCIA DE VIAGENS?

INTERVENÇÃO DO SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO NO SEMINÁRIO DA APAVT: QUAL O VALOR DA SUA AGÊNCIA DE VIAGENS? INTERVENÇÃO DO SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO NO SEMINÁRIO DA APAVT: QUAL O VALOR DA SUA AGÊNCIA DE VIAGENS? HOTEL TIVOLI LISBOA, 18 de Maio de 2005 1 Exmos Senhores ( ) Antes de mais nada gostaria

Leia mais

aumento da população mundial aumento da produtividade, sustentabilidade dos recursos e segurança alimentar Necessidades:

aumento da população mundial aumento da produtividade, sustentabilidade dos recursos e segurança alimentar Necessidades: Enquadramento Desafios: aumento da população mundial aumento da produtividade, sustentabilidade dos recursos e segurança alimentar Necessidades: eficiência dos sistemas agrícolas e florestais gestão sustentável

Leia mais

FrontWave Engenharia e Consultadoria, S.A.

FrontWave Engenharia e Consultadoria, S.A. 01. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 2 01. Apresentação da empresa é uma empresa criada em 2001 como spin-off do Instituto Superior Técnico (IST). Desenvolve tecnologias e metodologias de inovação para rentabilizar

Leia mais

Empreendimentos Turísticos Como Instalar ou Reconverter Novo Regime Jurídico

Empreendimentos Turísticos Como Instalar ou Reconverter Novo Regime Jurídico Empreendimentos Turísticos Como Instalar ou Reconverter Novo Regime Jurídico, Turismo de Portugal, I.P. Rua Ivone Silva, Lote 6, 1050-124 Lisboa Tel. 211 140 200 Fax. 211 140 830 apoioaoempresario@turismodeportugal.pt

Leia mais

TURISMO DE PORTUGAL HORIZONTE 2015

TURISMO DE PORTUGAL HORIZONTE 2015 TURISMO DE PORTUGAL HORIZONTE 2015 João Cotrim de Figueiredo 10 Out 2014 Turismo: crescimento e resiliência No século do Turismo? Mais de 1.100 milhões de turistas em 2014 OMT prevê crescimento médio anual

Leia mais

Case study. II Encontro de Parceiros Sociais Microsoft CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE EMPRESA

Case study. II Encontro de Parceiros Sociais Microsoft CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE EMPRESA Case study 2009 II Encontro de Parceiros Sociais Microsoft CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE EMPRESA Microsoft Corporation fundada em 1975, líder mundial em software, serviços e soluções, que apoiam as

Leia mais

DIGITALMAISTV DIGITALMAISTV

DIGITALMAISTV DIGITALMAISTV DIGITALMAISTV A DIGITALMAISTV é um canal de televisão online que procura divulgar a região do Algarve no país e no mundo através da Internet, apostando na diversidade de conteúdos e numa vasta oferta de

Leia mais

2015/2016 INTRODUÇÃO

2015/2016 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO A concepção de um Prémio Distrital da Qualidade surgiu na sequência da experiência e resultados alcançados com o Programa de Modernização Administrativa das Autarquias de Setúbal (PROMAAS),

Leia mais

2014/15. Nesta. A quem se dirige? O Projeto Nós. municípios onde. locais; Geografia; Quem

2014/15. Nesta. A quem se dirige? O Projeto Nós. municípios onde. locais; Geografia; Quem Projetoo Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidadee e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Quem o promove? Nesta sua 4ª edição, o Projeto Nós Propomos! Cidadania, SustentabiliS idade e Inovação na Educação

Leia mais

III Congresso Internacional da Montanha. Desporto e Turismo Activo

III Congresso Internacional da Montanha. Desporto e Turismo Activo II Congresso Internacional da Montanha Desporto e Turismo Activo 23 a 25 de Novembro de 2007 Organização: Estoril Auditório do Centro Escolar - ESHTE www.cim-estoril.com Apresentação Na sequência das duas

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS E TURISMO

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS E TURISMO ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS E TURISMO Fundada a 30 de Maio de 1950 Única Associação das Agências de Viagens em Portugal Medalha de Ouro de Mérito Turístico de Portugal Medalha de Ouro

Leia mais

Victor Ferreira Plataforma Construção Sustentável Entidade Gestora do Cluster Habitat Sustentável

Victor Ferreira Plataforma Construção Sustentável Entidade Gestora do Cluster Habitat Sustentável 2ª CONFERÊNCIA PASSIVHAUS PORTUGAL 2014 29 de Novembro de 2014 Aveiro - Centro Cultural e de Congressos Victor Ferreira Plataforma Construção Sustentável Entidade Gestora do Cluster Habitat Sustentável

Leia mais

Valorizar os produtos da terra. Melhorar a vida das nossas aldeias. documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015

Valorizar os produtos da terra. Melhorar a vida das nossas aldeias. documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015 PROGRAMA VISEU RURAL Valorizar os produtos da terra Melhorar a vida das nossas aldeias documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015 CONSELHO ESTRATÉGICO DE VISEU Apresentação. O mundo rural

Leia mais

3.ª CONFERÊNCIA MOBILIDADE URBANA. Das Novas Tecnologias à Eficiência dos Sistemas. 18 de Setembro MUDE Museu do Design e da Moda, Lisboa PARCERIA

3.ª CONFERÊNCIA MOBILIDADE URBANA. Das Novas Tecnologias à Eficiência dos Sistemas. 18 de Setembro MUDE Museu do Design e da Moda, Lisboa PARCERIA 3.ª CONFERÊNCIA MOBILIDADE URBANA ORGANIZAÇÃO PARCERIA UMA PUBLICAÇÃO Das Novas Tecnologias à Eficiência dos Sistemas 18 de Setembro MUDE Museu do Design e da Moda, Lisboa APRESENTAÇÃO Depois de duas edições,

Leia mais

Qual o âmbito deste protocolo e que tipo de projectos pretende apoiar?

Qual o âmbito deste protocolo e que tipo de projectos pretende apoiar? QUESTÕES COLOCADAS PELO JORNALISTA MARC BARROS SOBRE O PROTOCOLO ENTRE A FNABA E O TURISMO DE PORTUGAL Qual o âmbito deste protocolo e que tipo de projectos pretende apoiar? Com propostas para fazer e

Leia mais

Principais Vantagens para membros Associados

Principais Vantagens para membros Associados Principais Vantagens para membros Associados ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS E TURISMO Fundada a 30 de Maio de 1950 Única Associação das Agências de Viagens em Portugal COMPOSIÇÃO DOS ASSOCIADOS

Leia mais

CICLO DE CRIATIVIDADE E DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL. Mercado de Produtores Mostra de Produtos Inovadores Ateliês Concursos Workshops

CICLO DE CRIATIVIDADE E DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL. Mercado de Produtores Mostra de Produtos Inovadores Ateliês Concursos Workshops CICLO DE CRIATIVIDADE E DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL Mercado de Produtores Mostra de Produtos Inovadores Ateliês Concursos Workshops Os produtos da terra constituem um pilar estruturante no desenvolvimento

Leia mais

Eixos Estratégicos Objectivos Estratégicos Objectivos Operacionais Acções. 1.1.1.Aumentar a oferta formativa nas áreas das artes e das tecnologias

Eixos Estratégicos Objectivos Estratégicos Objectivos Operacionais Acções. 1.1.1.Aumentar a oferta formativa nas áreas das artes e das tecnologias 1. Oferta Formativa 1.1. Dinamizar e consolidar a oferta formativa 1.1.1.Aumentar a oferta formativa nas áreas das artes e das tecnologias 1.1.2. Promover o funcionamento de ciclos de estudos em regime

Leia mais

As Mesas Redondas compostas por oradores convidados de modo a promover o debate nos seguintes domínios:

As Mesas Redondas compostas por oradores convidados de modo a promover o debate nos seguintes domínios: Objectivo: O Congresso de Inovação na Construção Sustentável (CINCOS 12), é um evento organizado pela Plataforma para a Construção Sustentável, reconhecida pelo QREN como entidade gestora do cluster Habitat

Leia mais

TOURING CULTURAL produto estratégico para Portugal

TOURING CULTURAL produto estratégico para Portugal TOURING CULTURAL produto estratégico para Portugal O TURISMO CULTURAL HOJE 44 milhões de turistas procuram turismo cultural na Europa O património cultural aproxima civilizações e motiva a viagem A preservação

Leia mais

01 de Novembro de 2013. Construção

01 de Novembro de 2013. Construção 01 de Novembro de 2013 Construção Revista de Imprensa 01-11-2013 1. (PT) - Diário de Notícias, 01/11/2013, Soares da Costa ganha obra nos EUA 1 2. (PT) - Exame, 01/11/2013, A força do betão 2 3. (PT) -

Leia mais

FORMAÇÃO AGRICULTURA, AMBIENTE E INOVAÇÃO

FORMAÇÃO AGRICULTURA, AMBIENTE E INOVAÇÃO FORMAÇÃO AGRICULTURA, AMBIENTE E INOVAÇÃO PROJECTO RURAL VALUE Desenvolvimento sustentável de sistemas agrícolas extensivos ameaçados Programa Castro Verde Sustentável Centro de Educação Ambiental do Vale

Leia mais

EIXO PRIORITÁRIO VI ASSISTÊNCIA TÉCNICA

EIXO PRIORITÁRIO VI ASSISTÊNCIA TÉCNICA EIXO PRIORITÁRIO VI ASSISTÊNCIA TÉCNICA Convite Público à Apresentação de Candidatura no Domínio da Assistência Técnica aos Organismos Intermédios Eixo Prioritário VI - Assistência Técnica Convite para

Leia mais

Linhas de Acção. 1. Planeamento Integrado. Acções a desenvolver: a) Plano de Desenvolvimento Social

Linhas de Acção. 1. Planeamento Integrado. Acções a desenvolver: a) Plano de Desenvolvimento Social PLANO DE ACÇÃO 2007 Introdução O CLASA - Conselho Local de Acção Social de Almada, de acordo com a filosofia do Programa da Rede Social, tem vindo a suportar a sua intervenção em dois eixos estruturantes

Leia mais

Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio

Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio 1. V Semana Internacional A Semana Internacional é o evento mais carismático e que tem maior visibilidade externa organizado pela AIESEC Porto FEP, sendo

Leia mais

Regulamento do Conselho Municipal de Juventude. de S. João da Madeira. Artigo 1º. Definição. Artigo 2º. Objecto. Artigo 3º.

Regulamento do Conselho Municipal de Juventude. de S. João da Madeira. Artigo 1º. Definição. Artigo 2º. Objecto. Artigo 3º. Regulamento do Conselho Municipal de Juventude de S. João da Madeira Artigo 1º Definição O Conselho Municipal de Juventude é o órgão consultivo do município sobre matérias relacionadas com a política de

Leia mais