Uso do ácido glicólico em produtos cosméticos para tratamento tópico da acne

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Uso do ácido glicólico em produtos cosméticos para tratamento tópico da acne"

Transcrição

1 Uso do ácido glicólico em produtos cosméticos para tratamento tópico da acne 1 Ana Paula Wippel - Acadêmica do Curso de Tecnologia em Cosmetologia e Estética, da Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina (Univali). 2 Ana Júlia Von B. du Vernay França - Farmacêutica; Professora do Curso de Tecnólogo em Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina (Univali). Professora Orientadora. Contato: 1 2 Endereço: RESUMO O uso do ácido glicólico na forma tópica é cada vez mais freqüente em formulações de produtos de linhas profissionais e até mesmo em produtos de home care (uso domiciliar). A literatura defende que este ácido é eficaz no tratamento da acne vulgar, pois tem ação queratolítica em concentrações mais baixas e epidermólise em concentrações mais altas, o que fornece a razão fundamental para seu uso em formas tópicas. Além disso, o uso freqüente do ácido glicólico tem a capacidade de diminuir a oleosidade e a população de Propinobacterium acnes, o microorganismo que produz a inflamação na acne. O trabalho tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica do ácido glicólico, comprovando sua eficácia na acne de grau I e II, além de verificar a composição de dez produtos de tratamento tópico de acne, que são regularmente utilizados em cabines de estética facial, e que levam o ácido glicólico na sua composição. Palavras-chave: Ácido glicólico, produtos cosméticos anti-acne, acne vulgar.

2 INTRODUÇÃO A acne é uma patologia do folículo piloso, que acomete na maioria das vezes indivíduos que passam pela fase da adolescência e juventude, quando os hormônios são mais oscilantes, Sousa, Além dos hormônios, a acne está também relacionada com outros inúmeros fatores que podem ser: predisposição genética do indivíduo, hiperqueratinização, androgênios, pressão ou fricção excessiva da pele, utilização de cosméticos comedogênicos, reação do organismo a certos medicamentos tópicos ou orais (anticoncepcionais e anabolizantes). Apesar de a acne resultar de fatores múltiplos acredita-se que um padrão anormal de queratinização seja o principal responsável para o desenvolvimento da acne tratada por esteticistas. O tratamento da acne visa interferis nos fatores patológicos desencadeantes. Segundo Kede( 2004) existem evidencias histológicas e clinicas de que o comedão é a lesão fundamental da acne e que está diretamente relacionada com a hiperqueratinização folicular. O ácido glicólico é um ativo eficaz no tratamento da acne porque é capaz de diminuir a coesão dos corneócitos e provocar a separação dos queratinócitos, promovendo a epirdemólise em concentrações mais elevadas, o que fornece a razão fundamental para o seu uso em formulações tópicas. Apesar de a literatura fornecer dados que comprovem que o ácido glicólico é um eficiente ativo no tratamento tópico da acne vulgar, não se sabe se ele é realmente empregado com tanta freqüência em produtos cosméticos de linhas de uso profissional. Sabe-se que o emprego desse ativo tem se popularizado nos últimos anos e está mais freqüente nas cabines de esteticistas. Há alguns anos atrás, o ácido glicólico já era bastante empregado no tratamento da acne, mas em forma de peelings médios a profundos, com orientações de médicos dermatologistas. Como a área de estética facial e os produtos cosméticos têm se expandido não somente em tecnologia como também têm crescido em área de atuação, o ácido glicólico passou a fazer parte das formulações cosméticas de uso profissional por

3 esteticistas faciais no tratamento não somente da acne como de tratamentos antienvelhecimento, fotoenvelhecimento e peles secas, Nardin (1999.) O presente trabalho tem como objetivo verificar o uso do ácido glicólico no tratamento da acne e avaliar, através da composição descrita na rotulagem, as principais marcas de cosméticos de uso profissional que são utilizadas por esteticistas, observando a presença do ácido glicólico em suas formulações destinadas ao tratamento anti-acne. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Pele Segundo Peyrefitte(1998), a pele é o manto que reveste a superfície corporal, além de ser o maior órgão do corpo humano, pesando cerca de 3 a 3,5 kg. Apresenta funções como, proteção contra invasão bacteriana, proteção contra lesões, dessecação( perda de água do organismo), proteção e absorção de raios ultravioletas, traumas físicos. Além das funções de proteção a pele tem uma função estética, a pele saudável, sem manchas, rugas, úlceras ou cicatrizes significam grande vaidade para o ser humano. A pele é dividida entre epiderme, derme e hipoderme, sendo que na derme fica a localização dos folículos pilossebáceos, que são uma invaginação profunda da epiderme na derme. Além disso, são encontradas ainda na derme, além do folículo pilossebáceo, as seguintes estruturas derivadas da epiderme: unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas (Peyrefitte,1998). Histologicamente, segundo Peyrefitte, (1998) a glândula sebácea se encontra na derme e abre-se no folículo piloso, na inserção entre o músculo eretor do pêlo e a epiderme; é uma glândula de ducto curto, pois seu conteúdo se extravasa no exterior da epiderme pelo orifício pilossebáceo, para lubrificar a sua superfície e também o pêlo, e já se localiza bem próxima a esta região, diferentemente de outras glândulas que possa se encontrar em regiões mais profundas da epiderme.

4 Acne A acne é uma doença da unidade pilossebácea (composta pelo folículo piloso e a glândula sebácea), que possui vários fatores capazes de serem desencadeantes, tornando-se muitas vezes difícil diagnosticar o que realmente ocasionou seu surgimento Sousa, Na grande maioria das vezes, ela pode surgir de uma obstrução do ducto pilossebáceo resultante de uma hiperqueratose de retenção, que impede o extravasamento da secreção sebácea até o exterior da epiderme, esta secreção acumulada, somatizada a presença do microorganismo residente, o Propinobacterium acnes, juntamente a um aumento da produção do sebo pelas glândulas sebáceas, que geralmente decorre de uma alteração hormonal, Vaz, A acne pode ser dividida em quatro graus de agravamento, sendo que o esteticista geralmente trata os graus I, e II. Nos casos de grau III e IV, a esteticista deve encaminhar o cliente à um profissional médico dermatologista, e pode trabalhar em conjunto seguindo suas orientações, com o objetivo de controlar o quadro, que já se encontra muito inflamado, Gomes, Segundo Gomes (2006) os graus da acne são divididos da seguinte forma: 1. Acne grau I (acne comedogênica- não inflamatória) - Apresenta a pele oleosa, comedões abertos e comedões fechados. 2. Acne grau II (acne papulopustulosa inflamatória) - Apresenta pele oleosa, comedões abertos, comedões fechados, pápulas, pústulas, nódulos e cistos. 3. Acne grau III (acne nodulocística inflamatória) Apresenta pele oleosa, comedões abertos e comedões fechados. 4. Acne grau IV (acne fulminante) - Forma infecciosa e sistêmica de acne, de causa desconhecida e início abrupto, que acomete predominantemente o sexo masculino. Apesar de rara, é devastadora e grave. A etiologia da acne fulminante não é a mesma da acne vulgar, ou seja, não ocorre com o mesmo processo de obstrução do folículo pilossebáceo, hipersecreção e fatores hormonais. Em alguns casos o indivíduo acometido possui pápulas, pústulas e nódulos que evoluem para úlceras. Pode também haver dores nas articulações e febre. O tratamento é exclusivamente feito por médicos.

5 Tratamento Atualmente existem muitas formas de tratamento para a acne, que podem ser tratamentos tópicos ou medicações orais. Os tratamentos da acne visam interferir nos fatores patogênicos. Os graus inicias como I, e II, já são tratados por esteticistas há várias décadas. Com o passar do tempo, a cosmetologia vai se aprimorando e os protocolos cosméticos de tratamento vão ficando mais eficazes, proporcionando resultados cada vez mais satisfatórios. O importante é tratar a acne já no início do seu desenvolvimento. Além do tratamento tópico com ácidos é importante ressaltar que o indivíduo deve realizar uma higienização freqüente da pele com sabonetes antissépticos para diminuir a proliferação bacteriana e o acúmulo do sebo. O uso de fotoproteção e cuidados com a exposição solar são importantes para evitar hiperpigmentação. A acne é considerada normal no processo do desenvolvimento do jovem, e muitas vezes é negligenciada, e havendo uma demora na procura de um tratamento especializado para essa patologia. Essa demora, leva muitas vezes a danos irreversíveis como machas e cicatrizes, além dos danos a nível psico-social (Vaz, 2003). A pele tem um grande caráter de vaidade para o ser humano, seu bom aspecto representa saúde, vitalidade e beleza, e o desenvolver da acne compromete toda a estética da pele. Dentre os vários ativos dermatológicos que fazem dos cosméticos cada vez mais eficazes, se destacam os Alfa Hidroxiáxidos ( AHAs). Segundo Nardin, 1999, os AHAs apresentam um grupo carboxila terminal com um ou dois grupamentos hidroxila na posição alfa e uma cadeia carbônica de comprimento variável. ( figura 01)

6 R1 = H = ácido glicólico R1 = CH3 = ácido lático R1 = CHOH-COOH = ácido tatárico Figura 01: A estrutura geral dos alfa- Hidroxiáxidos Fonte: Rev. Bras. Farm.,87(3),2006. Encontram-se como AHAs : ácido glicólico, derivado da cana de açúcar, o lático, derivado do leite e do mel, o cítrico derivado das frutas cítricas, o málico derivado de maçãs e pêras, e o mandélico derivado de um extrato amargo de amêndoas, e o ácido tartárico derivado do vinho e em uvas.os AHAs são utilizados não somente no tratamento da acne, mas também no tratamento de peles secas, ictioses, envelhecimento, linhas finas de expressão e hipercromias, Almeida( 2007). Estes ácidos, quando aplicados topicamente, produzem efeitos específicos sobre a pele, não somente a nível epidérmico (extrato córneo), mas também a nível dérmico, como papilas dérmicas, folículos pilosos e fibroblastos. Segundo Nardin (1999), após aplicações com baixas concentrações de AHAs, foi demonstrado histologicamente uma diferenciação mais ordenada na epiderme. Segundo Rubin (2007), todos os AHAs, em contato com a pele, tem a capacidade de diminuir a concentração dos corneócitos na camada córnea da epiderme, facilitando a renovação celular e a tornando mais fina e mais permeável a outros ativos. Por esse motivo são muito utilizados como coadjuvantes de tratamentos antienvelhecimento, pois permitem a melhor absorção de ativos como vitaminas antioxidantes. Dentre os AHAs, o de estrutura mais simples é o ácido glicólico, derivado da cana-de-açúcar. Ele tem apenas dois carbonos em sua estrutura molecular e é hidrossolúvel, o que o torna mais difuso na fase intracelular. Por ter a menor molécula, tem maior poder de penetração do que os outros AHAs, sendo mais rápida sua absorção no local da aplicação Almeida, 2007.

7 Figura 02: Estrutura do ácido glicólico. O ácido glicólico, em contato com a pele intacta, causa um desprendimento do excesso do extrato córneo, causando uma descamação da epiderme. A epiderme fica mais fina, as células jovens passam a ficar na superfície. Esse processo seguido estimula que as células se renovem com mais rapidez, evitando a hiperqueratose e a obstrução do folículo pilossebáceo, o que justifica a diminuição da comedogênese. Além disso, essa descamação causa extrusão dos comedões e das lesões inflamatórias na fase inicial. Como a hiperqueratinização é impedida, a saída do sebo é facilitada, diminuindo as chances de obstrução do folículo piloso. A pele fica com a textura mais lisa e com menos relevos, tornando o local menos propício para o desenvolvimento de microorganismos como o Propinobacterium acnes, que se aloja em relevos contendo sebo, queratina, umidade e temperatura adequada com a pele( Peyrefitte, 1998). Segundo Almeida (2007), o mecanismo de ação do ácido glicólico ainda não é totalmente conhecido e ainda permanece em análise, mas há evidências de que o uso tópico também promove uma diminuição da secreção sebácea. O ácido glicólico pode ser usado na acne comedogênica, papulopustulosa e nodulocística, sendo que nos casos de acne papulopustulosa e nodulocística é preciso mais número de aplicações. Efeitos Adversos Segundo Façanha, 2007, o ácido glicólico não reage diretamente com o sol, mas por ser esfoliante, deixa a pele mais fina e menos protegida aos raios UV. Por isso é recomendado o uso do filtro solar durante o tratamento. Segundo Hofmeister (1995) é

8 propriedade do ácido glicólico, além de seu baixo poder de sensibilização, a baixa capacidade de desencadear alergias. O efeito colateral mais comumente observado em indivíduos que aplicam o ácido glicólico é o eritema que muitas vezes pode ser persistente, dependendo da sensibilidade da pele, da concentração, ph e número de aplicações. Quanto maior a concentração e ph mais baixo, maior será o poder de penetração e mais irritante será a aplicação. Este eritema desaparece logo após cessarem as aplicações quando a pele se restabelecer. Os efeitos benéficos do ácido glicólico também dependem da sua concentração e ph. A sua penetração está diretamente relacionada com o valor do ph, quanto mais baixo for o valor do ph, ( próximo a 1) maior será o seu poder de penetração na pele. Segundo Rubin, em ph mais altos, os AHAs tem função essencialmente hidratante. Para obter resultados no combate à acne, é preciso aplicar em concentrações entre 5 a 15%. Segundo Almeida, 2007, o ácido glicólico com ph entre 3,8 e 4,2 é o mais adequado, pois tem boa penetração sem causar tanta irritabilidade e eritemas na pele. Peelings de ácido glicólico em gel com 50 a 70 % de concentração só podem ser aplicados por médicos. A concentração permitida para o uso de AHAs em produtos cosméticos é de no máximo 10 %, em ph igual ou maior a 3,5. Em baixas concentrações e ph entre 3,2 e 4,4 o ácido glicólico atua nas camadas mais profundas do extrato córneo, diminuindo a adesão dos corneócitos, tornando o extrato córneo menos espesso e mais permeável. Em concentrações mais altas o acido glicólico tem maior poder esfoliante, pois as ligações se rompem e aumenta rapidamente a descamação. O uso do ácido glicólico em formulações cosméticas para protocolos de acne seria bem tolerado se aplicado em várias sessões, para que houvesse bons resultados, pois os produtos comercializados para esteticistas tem no máximo 10% de AHAs em suas formulações com ph neutralizado( próximo a 3,5), que são os limites permitidos. Mesmo assim é necessário tomar cuidados com a exposição solar e com a sensibilidade da pele (Façanha, 2007). METODOLOGIA

9 O estudo em questão se caracteriza por uma pesquisa exploratória descritiva de caráter qualitativo e quantitativo, sendo que as informações foram coletadas através de um levantamento dos produtos cosméticos de tratamento profissional e domiciliar de acne no laboratório de Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí, Univali, Campus de Balneário Camboriú. Foram analisadas a composição através da rotulagem dos produtos cosméticos de 10 marcas de produtos utilizados nos protocolos anti-acne. As informações de estudo foram; os princípios ativos presentes e a forma cosmética que se encontram.. Resultados e Discussão Após o levantamento de produtos cosméticos utilizados no tratamento da acne no laboratório de Cosmetologia e Estética, Campus de Balneário Camboriú, foram obtidos dados que podemos observar no gráfico 1. Avaliação presença de ativos produtos profissionais 45,00 40,00 35,00 30,00 25,00 20,00 15,00 10,00 5,00 0,00 com ácido glicólico sem ácido glicólico sem ativo ácido com ácido glicólico sem ácido glicólico sem ativo ácido Gráfico 1 avaliação da presença de ativos em produtos cosméticos de linhas profissionais. Fonte: Pesquisa aplicada por Ana Paula Wippel A primeira coluna mostra que o ácido glicólico aparece como ativo no combate da acne em 30% das marcas pesquisadas. A segunda coluna representa as marcas sem ácido

10 glicólico na sua composição, mas que levavam outro ativo ácido na sua formulação para tratamento da acne. A terceira coluna mostra as demais marcas pesquisadas que não possuíam nenhum produto com ativo ácido para tratamento de acne. Dentre as 10 marcas pesquisadas, apenas 30% contém o ácido glicólico como ativo nas linhas de tratamento anti-acne. Dentre esses produtos, um era um sabonete secativo, e os outros eram produtos de uso domiciliar. Das três marcas pesquisadas que continham o ácido glicólico como ativo no combate da acne, foi verificado que possuíam apenas um produto da linha que levava o ácido glicólico como ativo, sendo que a marca 1, o produto se apresentava na forma de sabonete líquido; na marca 2, o produto de apresentava como uma máscara em gel; a marca 3, o produto se apresentava como um gel secativo. Dentre as marcas pesquisadas, todas tinham uma outra linha alternativa para tratamento de acne contendo outros ativos anti-acne na sua formulação, que não eram AHAs, nem beta hidroxiácidos. As marcas que utilizavam o ácido glicólico no tratamento da acne como ativo não o associavam a outro ativo, sempre se encontrava sozinho nas formulações. CONSIDERAÇÕES FINAIS O resultado da pesquisa gera surpresa devido à literatura afirmar que o ácido glicólico é um ativo eficaz no tratamento tópico da acne. Os dados da pesquisa levam a conclusão que este ativo é bem pouco explorado na área dos cosméticos, e seu uso ainda se encontra restrito aos tratamentos mais invasivos como peelings médicos. Segundo os autores pesquisados, conclui-se que o ácido glicólico contém as seguintes propriedades: Queratolítico, impedindo a hiperqueratinização folicular, e consequentemente a comedogênese. Uniformiza a textura da pele, interferindo na proliferação bacteriana.

11 Assim como todos os AHAs, tem a capacidade de causar efeitos regularização da produção sebácea. Observando-se os fatores patogênicos relacionados à formação da lesão acneica, pode-se sugerir que o ácido glicólico é um candidato ao tratamento eficaz da acne, porém ainda pode ser mais explorado na área da estética. REFERÊNCIAS ALMEIDA, Emily Frizzo de. Utilização do Ácido Glicólico nas Alterações Estéticas. Revista Personalité : 2007 AVRAN, Marc R.; TSAO, Sandy; TANNOUS, Zeina; AVRAN,Mathew M. Atlas Colorido de Dermatologia e Estética: São Paulo: McGraw-Hill, 2009 FAÇANHA, Rosângela. Estética Contemporânea. São Paulo, GOMES, Rosaline Kelly; GABRIEL, Marlene S. Cosmetologia: Descomplicando Princípios Ativos.: 2 edição, São Paulo: Livraria Médica Paulista Editora, HOFMEISTER, Heloisa Araújo; MIKI, Cláudia; nunes, Luciana Rodrigues; AZULAY, Rubem David. Ácido Glicólico no fotoenvelhecimento cutâneo. Disponível em: < Acesso em 8/10/09 KEDE, M.P.V; SABATOVICH O. Dermatologia e Estétitica.: primeira edição São Paulo: Atheneu, 2004

12 MARK G. Rubin; JEFFTEY S. DOVER; MURAD Alam. Peeling Químico: Rio de Janeiro : Elsevier, 2007 NARDIN, P.;GUETERRES,S.S. Alfa-Hidroxiácidos: Aplicações Cosméticas e Dermatológicas. Caderno de Farmácia, volume 15, num.1, pagina Disponível em: <http://www.ufrgs.br/farmacia/cadfar/v15n1/pdf/cdf_v15_n1_p07_14_1999.pdf > Acesso em 10/10/09. PAULA, Cristiane Martins. Ácido Glicólico no Tratamento de Discromias. Cosmetics & Toiletries. Volume 21, julho/agosto de 2009 SOUZA, Valéria Maria de. Ativos Dermetológicos, volume 3. São Paulo, 2 edição: Tecnopress, Vaz, Ana Lucia. Acne Vulgar: Bases Para o Seu Tratamento. Revista Porto Clinica Geral, < > Acesso em 10/9/9..

13

14 .

15

16

17

A EFETIVIDADE DO PEELING DE ÁCIDO MANDÉLICO NO TRATAMENTO DA ACNE VULGAR

A EFETIVIDADE DO PEELING DE ÁCIDO MANDÉLICO NO TRATAMENTO DA ACNE VULGAR A EFETIVIDADE DO PEELING DE ÁCIDO MANDÉLICO NO TRATAMENTO DA ACNE VULGAR INTRODUÇÃO Zeferina Alexandra Trizotti da Silva Talita de Oliveira da Silva A acne é uma das alterações cutâneas mais comuns, sua

Leia mais

Acne. Como Podemos Tratar em Parceria

Acne. Como Podemos Tratar em Parceria Acne Como Podemos Tratar em Parceria Ademir Júnior - Médico Fabiana Padovez Esteticista Espaço de Medicina e Saúde Dr Ademir Júnior Universidade Anhembi Morumbi Acne Nome popular: Cravos e Espinhas Doença

Leia mais

TRATAMENTO ESTÉTICO DA PELE NEGRA. Prof. Esp. Maria Goreti de Vasconcelos

TRATAMENTO ESTÉTICO DA PELE NEGRA. Prof. Esp. Maria Goreti de Vasconcelos TRATAMENTO ESTÉTICO DA PELE NEGRA Prof. Esp. Maria Goreti de Vasconcelos A etnia confere características herdadas que devem ser valorizadas na indicação de procedimentos e tratamentos e na avaliação de

Leia mais

A acne é uma complicação da pele oleosa que afeta os folículos pilo sebáceos e os fatores envolvidos no aparecimento e na evolução são:

A acne é uma complicação da pele oleosa que afeta os folículos pilo sebáceos e os fatores envolvidos no aparecimento e na evolução são: Acne Segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em 2009, acne é o problema dermatológico mais comum na população brasileira, afetando 56,4% das pessoas, além de ser o motivo

Leia mais

A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado.

A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado. Histórico A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado. A pele bronzeada tornou-se moda, sinal de status e saúde. Histórico

Leia mais

TECNOLOGIA FARMACÊUTICA E DE COSMÉTICOS -ACNE TRATAMENTOS - 12/05/2015. Manifestações clínicas. Geral:

TECNOLOGIA FARMACÊUTICA E DE COSMÉTICOS -ACNE TRATAMENTOS - 12/05/2015. Manifestações clínicas. Geral: Geral: TECNOLOGIA FARMACÊUTICA E DE COSMÉTICOS -ACNE TRATAMENTOS - Profa. Ms. Priscila Torres ACNE: síndrome cutânea exteriorizada clinicamente por elementos eruptivos, onde podem estar presente comedões,

Leia mais

A verdade Sobre os Cosméticos e suas Ações Sobre a Pele

A verdade Sobre os Cosméticos e suas Ações Sobre a Pele Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira A verdade Sobre os Cosméticos e suas Ações Sobre a Pele A cosmetologia atualmente vem ganhando notoriedade,

Leia mais

Dica: O visitador pode acompanhar a manipulação dos produtos, bem como sua aditivação com os ativos para melhor entendimento desta forma cosmética.

Dica: O visitador pode acompanhar a manipulação dos produtos, bem como sua aditivação com os ativos para melhor entendimento desta forma cosmética. Acne e Hidratação. Objetivo da Escolha do Tema A hidratação da pele é de fundamental importância para a manutenção dos mecanismos fisiológicos e bioquímicos da pele como os mecanismos celulares de proteção

Leia mais

Especial Melanodermias Diversidade de ativos seguros e completos que tratam as hipercromias faciais nos mais diversos estágios

Especial Melanodermias Diversidade de ativos seguros e completos que tratam as hipercromias faciais nos mais diversos estágios Especial Melanodermias Diversidade de ativos seguros e completos que tratam as hipercromias faciais nos mais diversos estágios Bioafinidade dermo epidérmica para o Clareamento & Controle da pele hiperpigmentada.

Leia mais

A pele é um sistema orgânico que, quando mantida sua integridade, tem como funções:

A pele é um sistema orgânico que, quando mantida sua integridade, tem como funções: CUIDADOS COM A PELE A pele é um sistema orgânico que, quando mantida sua integridade, tem como funções: Regular a temperatura do nosso corpo; Perceber os estímulos dolorosos e agradáveis; Impedir a entrada

Leia mais

Gomagem e Esfoliação. Métodos e Técnicas Aplicadas à Estética Corporal I Profª. Mayara L. Vareschi

Gomagem e Esfoliação. Métodos e Técnicas Aplicadas à Estética Corporal I Profª. Mayara L. Vareschi Gomagem e Esfoliação Métodos e Técnicas Aplicadas à Estética Corporal I Profª. Mayara L. Vareschi Membrana que recobre toda a superfície corpórea Maior órgão do corpo humano (2m² e 4kg) Resistente e flexível

Leia mais

PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO E ATENUAÇÃO DE LINHAS DE EXPRESSÃO PELO AUMENTO DA SÍNTESE DE COLÁGENO RESUMO

PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO E ATENUAÇÃO DE LINHAS DE EXPRESSÃO PELO AUMENTO DA SÍNTESE DE COLÁGENO RESUMO PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO E ATENUAÇÃO DE LINHAS DE EXPRESSÃO PELO AUMENTO DA SÍNTESE DE COLÁGENO MACIEL, D. 1 ; OLIVEIRA, G.G. 2. 1. Acadêmica do 3ºano do Curso Superior Tecnólogo em Estética

Leia mais

Betacariofileno: é um germicida natural obtido do óleo essencial da Copaifera officinalis, sendo excelente para prevenção de infecções e inflamações.

Betacariofileno: é um germicida natural obtido do óleo essencial da Copaifera officinalis, sendo excelente para prevenção de infecções e inflamações. TRIPLE A SYSTEM TRIPLO NO COMBATE CONTRA A ACNE Redução de 30% dos comedões e de 65% da oleosidade Aprovado por mais de 85% dos pacientes TRIPLE A SYSTEM é um sistema triplo no combate à acne, formado

Leia mais

Acnase Creme Enxofre 2% Peróxido de Benzoíla 5%

Acnase Creme Enxofre 2% Peróxido de Benzoíla 5% Acnase Creme Enxofre 2% Peróxido de Benzoíla 5% Creme: apresentado em bisnagas com 25 g. USO TÓPICO. USO ADULTO E EM PACIENTES ACIMA DE 12 ANOS. Cada g de creme contém: Peróxido de Benzoíla... 50 mg Enxofre...

Leia mais

24/03/2014. Enzimocosmética, peeling químico e despigmentantes: Clareamento de Pele 100% seguro para todos os fototipos

24/03/2014. Enzimocosmética, peeling químico e despigmentantes: Clareamento de Pele 100% seguro para todos os fototipos Enzimocosmética, peeling químico e despigmentantes: Clareamento de Pele 100% seguro para todos os fototipos Marcela Altvater canaldoprofissional@buonavita.com.br ENZIMOCOSMÉTICA NA RENOVAÇÃO CELULAR Para

Leia mais

Palavras-chaves: Peeling químico; Cosméticos; Esfoliação; Princípios Ativos; Renovação celular.

Palavras-chaves: Peeling químico; Cosméticos; Esfoliação; Princípios Ativos; Renovação celular. 1 PEELINGS QUÍMICOS FACIAIS UTILIZADOS EM PROTOCOLOS ESTÉTICOS Bruna de Souza Pinto1 1 Samanta Fernanda da Rosa 2 2 Daniela da Silva 3 A procura por procedimentos estéticos vem em um constante crescente

Leia mais

1. Ato de esfoliar ou descamar a pele. 2. Denominada esfoliação ou peeling. 3. Técnica utilizada em adição à limpeza da pele.

1. Ato de esfoliar ou descamar a pele. 2. Denominada esfoliação ou peeling. 3. Técnica utilizada em adição à limpeza da pele. 1. Ato de esfoliar ou descamar a pele. 2. Denominada esfoliação ou peeling. 3. Técnica utilizada em adição à limpeza da pele. 4. São preparações cosméticas que aceleram a descamação natural dos corneócitos

Leia mais

MENOPAUSA E PELE. Dra Cintia Lima Procopio

MENOPAUSA E PELE. Dra Cintia Lima Procopio MENOPAUSA E PELE Dra Cintia Lima Procopio Graduação em Medicina pela Universidade de Cuiabá- UNIC. Pós-graduação em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ Titulo de Especialista

Leia mais

Peeling Diamante. Auxiliando no rejuvenescimento e na limpeza de pele

Peeling Diamante. Auxiliando no rejuvenescimento e na limpeza de pele Auxiliando no rejuvenescimento e na limpeza de pele Promove o rejuvenescimento da pele Atenua rugas e linhas finas Eficaz no tratamento de estrias Altamente indicado no tratamento de cicatrizes de acne

Leia mais

Despigmentantes ou agentes clareadores:

Despigmentantes ou agentes clareadores: Despigmentantes ou agentes clareadores: Na pele os melanócitos estão presentes na camada basal da epiderme,na junção dermoepiderme e são responsáveis pela produção de melanina. Ocorrem numa taxa de aproximadamente

Leia mais

Peelings cosméticos Nova abordagem conceitual e técnica

Peelings cosméticos Nova abordagem conceitual e técnica Peelings cosméticos Nova abordagem conceitual e técnica Prof. Paschoal Rossetti Filho Março/2012 Fatores que influenciam na profundidade e conseqüente a classificação do peeling: 1. Escolha do agente queratolítico

Leia mais

ACNE: COMEDÕES OU ARACNÍDEOS?

ACNE: COMEDÕES OU ARACNÍDEOS? ACNE: COMEDÕES OU ARACNÍDEOS? Bruna Moreira Rodrigues 1 - Acadêmica do Curso de Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, Balneário Camboriú, Santa Catarina. Nicoli Sousa 2 - Acadêmica

Leia mais

abscessos interconectados e cicatrizes.

abscessos interconectados e cicatrizes. Tabela 1. Tipologia da acne e suas características clinicas TIPO DE ACNE CARACTERÍSTICA Acne Vulgar ou Juvenil Forma mais comum da acne, de elevada prevalência na adolescência (85%) acomete ambos os sexos.

Leia mais

TRATAMENTO DE PELE ACNEICA: PROPOSTA DE TRATAMENTO DIFERENCIADO

TRATAMENTO DE PELE ACNEICA: PROPOSTA DE TRATAMENTO DIFERENCIADO TRATAMENTO DE PELE ACNEICA: PROPOSTA DE TRATAMENTO DIFERENCIADO Marcela Altvater canaldoprofissional@buonavita.com.br DEFINIÇÃO A Acne é uma afecção da pele que atinge a unidade pilossebácea e é caracterizada

Leia mais

Sistema de Cuidados com a Pele com Tendência a Acne Mary Kay

Sistema de Cuidados com a Pele com Tendência a Acne Mary Kay Sistema de Cuidados com a Pele com Tendência a Acne Mary Kay O que é Acne? Acne é uma condição da pele que ocorre quando os pelos ficam obstruídos por sebo e células mortas, ficando colonizados por bactérias

Leia mais

COMPARAR A EFICÁCIA DO TRATAMENTO COM ÁCIDO GLICÓLICO E ÁCIDO SALICÍLICO EM ACNE GRAU II

COMPARAR A EFICÁCIA DO TRATAMENTO COM ÁCIDO GLICÓLICO E ÁCIDO SALICÍLICO EM ACNE GRAU II 1 COMPARAR A EFICÁCIA DO TRATAMENTO COM ÁCIDO GLICÓLICO E ÁCIDO SALICÍLICO EM ACNE GRAU II COMPARE THE EFFECTIVENESS OF TREATMENT AND GLYCOLIC SALICYLIC ACID IN ACNE GRADE II ACID SILVA, Aline Gabriela

Leia mais

Um novo conceito em peeling sequencial. Prof.Ms.Edivana Poltronieri Fisioterapeuta Dermato-Funcional e Esteticista

Um novo conceito em peeling sequencial. Prof.Ms.Edivana Poltronieri Fisioterapeuta Dermato-Funcional e Esteticista Um novo conceito em peeling sequencial Prof.Ms.Edivana Poltronieri Fisioterapeuta Dermato-Funcional e Esteticista O QUE É O PEELING 3D? Método diferenciado e patenteado de peeling superficial sequencial

Leia mais

REVISAGE 3D Dr. Milton Beltrão Jr. Consultor Facial - Onodera

REVISAGE 3D Dr. Milton Beltrão Jr. Consultor Facial - Onodera REVISAGE 3D Dr. Milton Beltrão Jr. Consultor Facial - Onodera Revisage3D Você verá nesta aula: Definição Envelhecimento; Sistema Tegumentar; Alterações Envelhecimento; Revisage 3D; Indicações e Contra-Indicações;

Leia mais

Tratamento cosmetológico da pele

Tratamento cosmetológico da pele A pele Considerada o maior órgão do corpo humano, constituindo 16% do peso corporal. Funções de: Revestir as superfícies externas do corpo protegendo contra: Raios UV; Poluição; Mudanças climáticas controle

Leia mais

www.lakma.com.br Protocolo Facial Limpeza de Pele D e r m o c o s m é t i c o s

www.lakma.com.br Protocolo Facial Limpeza de Pele D e r m o c o s m é t i c o s Limpeza de Pele Indicação Pele acneica Grau 1, 2 e 3 Pele com oleosidade excessiva Home Care: Sabonete Facial anti-acne (2x ao dia) Loção Tônica Adstringente (1x ao dia) Serum Hidratante e Secativo (uso

Leia mais

Tratamento Premium Antiacne

Tratamento Premium Antiacne Tratamento Premium Antiacne www.maquel.com.br Entendendo a Pele - Camadas e Anexos Cutâneos A PELE Folículo Pilosebáceo Pelo Epitélio Ducto sebáceo Glândula sebácea A pele se divide em 3 camadas: epiderme,

Leia mais

- CURSO DE MAQUIAGEM -

- CURSO DE MAQUIAGEM - - CURSO DE MAQUIAGEM - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610). A PELE CONHECENDO

Leia mais

Acnase Avert Laboratórios Ltda. Creme Dermatológico. Enxofre + Peróxido de benzoíla. 20mg/g + 50 mg/g

Acnase Avert Laboratórios Ltda. Creme Dermatológico. Enxofre + Peróxido de benzoíla. 20mg/g + 50 mg/g Acnase Ltda. Creme Dermatológico Enxofre + Peróxido de benzoíla 20mg/g + 50 mg/g IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Acnase enxofre peróxido de benzoíla APRESENTAÇÕES: Creme dermatológico com 20 mg/g de enxofre

Leia mais

A Utilização da Vitamina C e do Peeling de Diamante no Tratamento do Melasma Facial: um estudo comparativo

A Utilização da Vitamina C e do Peeling de Diamante no Tratamento do Melasma Facial: um estudo comparativo A Utilização da Vitamina C e do Peeling de Diamante no Tratamento do Melasma Facial: um estudo comparativo The Use of Vitamin C and Peeling Diamond in the Treatment of Facial Melasma: a comparative study

Leia mais

Benefício do ácido salicílico na acne grau I

Benefício do ácido salicílico na acne grau I 1 Benefício do ácido salicílico na acne grau I Maria Sonia Rolimd Fonseca 1 sonia_rolimd@hotmail.com Dayana Priscila Maia Mejia 2 Pós-graduação em Estética e Cosmetologia Faculdade Sul Americana / FASAM

Leia mais

O USO DE TERAPIA COMBINADA ENTRE ATIVOS COSMÉTICOS ADCOS E HYGIALUX KLD NO TRATAMENTO DE ACNE GRAU III: UM ESTUDO COMPARATIVO.

O USO DE TERAPIA COMBINADA ENTRE ATIVOS COSMÉTICOS ADCOS E HYGIALUX KLD NO TRATAMENTO DE ACNE GRAU III: UM ESTUDO COMPARATIVO. O USO DE TERAPIA COMBINADA ENTRE ATIVOS COSMÉTICOS ADCOS E HYGIALUX KLD NO TRATAMENTO DE ACNE GRAU III: UM ESTUDO COMPARATIVO. THE USE OF COMBINATED THERAPY BETWEEN ADCOS ACTIVES COSMETICS AND KLD HYGIALUX

Leia mais

Óleo de melaleuca no tratamento da acne

Óleo de melaleuca no tratamento da acne 1 Óleo de melaleuca no tratamento da acne Wilza Maria Cordeiro Franco wilzafranco@hotmail.com Dayna Priscila Maia Meija Pós-graduação em Estética e Cosmetologia Faculdade Bio Cursos Resumo A acne é uma

Leia mais

PROTOCOLO FACIAL PARA: PRÉ E PÓS LIMPEZA DE PELE

PROTOCOLO FACIAL PARA: PRÉ E PÓS LIMPEZA DE PELE PROTOCOLO FACIAL PARA: PRÉ E PÓS LIMPEZA DE PELE Indicação Pele oleosa, acnecia. Pode ser feito após 5 dias da limpeza de pele, como uma sessão de retorno. Pele áspera, grossa e desvitalizada. Frequência:

Leia mais

HYDROPOM Licopeno Bioliquefeito

HYDROPOM Licopeno Bioliquefeito HYDROPOM Licopeno Bioliquefeito INCI: hydrolyzed Tomato Skin Contém: Polifenóis Açúcares Naturais Licopeno Aquoso Microdispersível 1. Introdução HYDROPOM é o primeiro produto aquoso que contém licopeno

Leia mais

PROTOCOLOS. O poder dos ácidos no tratamento intenso de recuperação da pele MATERIAL EXCLUSIVO PARA PROFISSIONAIS

PROTOCOLOS. O poder dos ácidos no tratamento intenso de recuperação da pele MATERIAL EXCLUSIVO PARA PROFISSIONAIS S O poder dos ácidos no tratamento intenso de recuperação da pele MATERIAL EXCLUSIVO PARA PROFISSIONAIS SUPORTE AO PROFISSIONAL Um canal exclusivo para você Com o objetivo de reforçar o trabalho do profissional

Leia mais

Limpeza de Pele. Limpeza de Pele. Etapas da Limpeza de Pele 09/03/2015. Indicada para todos os tipos de pele. Remove todos os tipos de impurezas

Limpeza de Pele. Limpeza de Pele. Etapas da Limpeza de Pele 09/03/2015. Indicada para todos os tipos de pele. Remove todos os tipos de impurezas Limpeza de Pele Indicada para todos os tipos de pele Remove todos os tipos de impurezas Tonifica, hidrata e nutri a pele, facilitando assim uma maior absorção de princípios ativos Ft. Elaine C. S. Ovalle

Leia mais

Composição Cada grama de Ilosone Gel Tópico contém: eritromicina base... 20 mg excipiente q.s.p... 1 g

Composição Cada grama de Ilosone Gel Tópico contém: eritromicina base... 20 mg excipiente q.s.p... 1 g Ilosone Gel Tópico eritromicina Forma farmacêutica e apresentação Gel Tópico: Cartucho com 1 bisnaga contendo 60 g. USO ADULTO E PEDIÁTRICO USO EXTERNO Composição Cada grama de Ilosone Gel Tópico contém:

Leia mais

PEELING ORAL FOTOENVELHECIMENTO DA PELE EFÉLIDES HIPERCROMIAS 13/3/2014. Cloasma ou Melasma. Efélides ou Sardas

PEELING ORAL FOTOENVELHECIMENTO DA PELE EFÉLIDES HIPERCROMIAS 13/3/2014. Cloasma ou Melasma. Efélides ou Sardas FOTOENVELHECIMENTO DA PELE Mudanças do fotoenvelhecimento da pele incluem pigmentação irregular, rugas e perda de elasticidade. (Rendon et al., 2010) Profª Luisa Amábile Wolpe Simas DISCROMIAS HIPERCROMIAS

Leia mais

A indústria cosmética e a medicina contam com as mais diversas fórmulas para combater o envelhecimento e os sinais faciais presentes com a idade.

A indústria cosmética e a medicina contam com as mais diversas fórmulas para combater o envelhecimento e os sinais faciais presentes com a idade. A indústria cosmética e a medicina contam com as mais diversas fórmulas para combater o envelhecimento e os sinais faciais presentes com a idade. Cremes, loções, preenchimento, peelings, máscaras e lasers

Leia mais

PREVENÇÃO DA FORMAÇÃO DE ESTRIAS

PREVENÇÃO DA FORMAÇÃO DE ESTRIAS PREVENÇÃO DA FORMAÇÃO DE ESTRIAS Existem fatores extrínsecos e intrínsecos que predispõem a ocorrência das estrias. O principal fator extrínseco é o trauma mecânico ( estresse mecânico), porém, ainda mais

Leia mais

TRATAMENTO DE PELE ACNEICA: PROPOSTA DE TRATAMENTO DIFERENCIADO

TRATAMENTO DE PELE ACNEICA: PROPOSTA DE TRATAMENTO DIFERENCIADO TRATAMENTO DE PELE ACNEICA: PROPOSTA DE TRATAMENTO DIFERENCIADO Adriana Arruda sac@buonavita.com.br DEFINIÇÃO A Acne é uma afecção da pele que atinge a unidade pilossebácea e é caracterizada pela presença

Leia mais

PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA O TRATAMENTO COSMÉTICO DA ACNE VULGAR

PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA O TRATAMENTO COSMÉTICO DA ACNE VULGAR PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA O TRATAMENTO COSMÉTICO DA ACNE VULGAR Luíza Hochheim 1 Priscila Caron Dalcin 2 Fátima Cecília Poleto Piazza 3 Resumo: A acne é a mais comum das doenças crônicas do folículo pilossebáceo

Leia mais

Ácido Retinóico (Tretinoina)

Ácido Retinóico (Tretinoina) Material Técnico Ácido Retinóico (Tretinoina) Identificação Fórmula Molecular: C 20 H 28 O 2 Peso molecular: 300,4 DCB / DCI: 08848 Tretinoina CAS: 302-79-4 INCI: Não aplicável Denominação botânica: Não

Leia mais

ANATOMIA HUMANA II. Roteiro Sistema tegumentar. Enfermagem SISTEMA TEGUMENTAR. Prof. Me. Fabio Milioni. Conceito Estruturas. Pele Anexos.

ANATOMIA HUMANA II. Roteiro Sistema tegumentar. Enfermagem SISTEMA TEGUMENTAR. Prof. Me. Fabio Milioni. Conceito Estruturas. Pele Anexos. ANATOMIA HUMANA II Enfermagem SISTEMA TEGUMENTAR Prof. Me. Fabio Milioni Roteiro Sistema tegumentar Conceito Estruturas Pele Anexos Funções 1 CONCEITO Estudo Microscópico Maior orgão do corpo humano Proporciona

Leia mais

HIGIENIZAÇÃO DE PELE COM EXTRAÇÃO ATRAVÉS DE SUCÇÃO UMA DEMONSTRAÇÃO DA TÉCNICA E DE RESULTADOS

HIGIENIZAÇÃO DE PELE COM EXTRAÇÃO ATRAVÉS DE SUCÇÃO UMA DEMONSTRAÇÃO DA TÉCNICA E DE RESULTADOS HIGIENIZAÇÃO DE PELE COM EXTRAÇÃO ATRAVÉS DE SUCÇÃO UMA DEMONSTRAÇÃO DA TÉCNICA E DE RESULTADOS Bárbara Broering Pagani 1 - Acadêmica do Curso de Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí

Leia mais

Métodos e Técnicas Aplicadas à Estética Facial Prof a. Bianca. Lesões elementares

Métodos e Técnicas Aplicadas à Estética Facial Prof a. Bianca. Lesões elementares Lesões elementares Modificações da pele determinadas por processos inflamatórios, circulatórios, metabólicos, degenerativos, tumorais, defeitos de formação. Lesões Elementares Lesões Primárias Alteração

Leia mais

Semissólidos ERIKA LIZ

Semissólidos ERIKA LIZ Semissólidos ERIKA LIZ Ação As preparações são aplicadas à pele por seus efeitos físicos, ou seja, sua capacidade de agir como protetores, lubrificantes, emolientes, secantes, ou devido ao efeito específico

Leia mais

Acneless Tratamento Cosmético da Acne

Acneless Tratamento Cosmético da Acne INCI: Water (and) Salvia officinalis (and)quillaya saponaria (and) Zizyphus joazeiro (and) Alcohol (and) Glycerin (and) Saccharomyces silicon ferment (and) Saccharomyces magnesium ferment (and)saccharomyces

Leia mais

2- Causas A Acne é causada por alteração em 4 fatores principais

2- Causas A Acne é causada por alteração em 4 fatores principais ACNE Autor: Prof. Dr. Miguel Francischelli Neto Mestre e Doutor em Cirurgia Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas Professor do Curso de Pós-Graduação em Medicina Estética da Universidade

Leia mais

APLICAÇÃO DO ULTRASSOM NA ESTÉTICA CORPORAL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE (FEG).

APLICAÇÃO DO ULTRASSOM NA ESTÉTICA CORPORAL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE (FEG). APLICAÇÃO DO ULTRASSOM NA ESTÉTICA CORPORAL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE (FEG). Cintia Tosoni Leonardo Ribeiro (*) Monia Luci Pawlowski (*) Tatiane Costa de Sousa (*) (*) Acadêmicas do CST em Estética

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC no 433 de 21/10/11 DOU de 24/10/11

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC no 433 de 21/10/11 DOU de 24/10/11 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC no 433 de 21/10/11 DOU de 24/10/11 Componente Curricular: Estética Facial Código: -- Pré-requisito: -- Período Letivo:

Leia mais

MODELO DE TEXTO DE BULA

MODELO DE TEXTO DE BULA MODELO DE TEXTO DE BULA Azelan ácido azeláico Forma Farmacêutica: Gel Via de administração: Uso tópico (não oftálmico) Apresentação: Cartucho com bisnaga de 15 g (10 e 30g) Uso Adulto Composição: Cada

Leia mais

Tratamentos de Rosto 1. Limpeza de Pele 1 Benefícios: Duração: Preço: 2. Limpeza de Pele 2 Duração: Preço:

Tratamentos de Rosto 1. Limpeza de Pele 1 Benefícios: Duração: Preço: 2. Limpeza de Pele 2 Duração: Preço: Tratamentos de Rosto 1. Limpeza de Pele para rosto e pescoço com extracção manual de impurezas com vapor. 2. Limpeza de Pele para rosto e pescoço com aplicação de mousse. 3. Limpeza de Pele com peeling

Leia mais

Limpeza de Pele 4 Passos Dr. Milton Beltrão Jr. Consultor Facial - Onodera

Limpeza de Pele 4 Passos Dr. Milton Beltrão Jr. Consultor Facial - Onodera Limpeza de Pele 4 Passos Dr. Milton Beltrão Jr. Consultor Facial - Onodera Você verá nesta aula: Aspectos Atuais Tratamento Esteticos; Limpezade Pele em4 Passos; Indicações e Contra-Indicações; Protocolo;

Leia mais

MICRODERMOABRASÃO ATUAÇÃO NAS CICATRIZES DE ACNE. Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, Balneário Camboriú, Santa Catarina.

MICRODERMOABRASÃO ATUAÇÃO NAS CICATRIZES DE ACNE. Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, Balneário Camboriú, Santa Catarina. MICRODERMOABRASÃO ATUAÇÃO NAS CICATRIZES DE ACNE 1 Ângela Dall Agnol - Acadêmica do Curso de Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, Balneário Camboriú, Santa Catarina. 2 Fernanda

Leia mais

Produtos de beleza e higiene para homens por até 30 reais

Produtos de beleza e higiene para homens por até 30 reais Data: 07/07/2015 Cliente: PAULA BELLOTTI Endereço: http://vejario.abril.com.br/ Site: VEJA RIO ONLINE Assunto: PRODUTOS PARA HOMENS Produtos de beleza e higiene para homens por até 30 reais Pós-barba,

Leia mais

LUZ INTENSA PULSADA FOTOREJUVENESCIMENTO. Princípios Básicos - P arte II. Dra Dolores Gonzalez Fabra

LUZ INTENSA PULSADA FOTOREJUVENESCIMENTO. Princípios Básicos - P arte II. Dra Dolores Gonzalez Fabra LUZ INTENSA PULSADA Princípios Básicos - P arte II FOTOREJUVENESCIMENTO Dra Dolores Gonzalez Fabra O Que é Fotorejuvescimento? Procedimento não ablativo e não invasivo. Trata simultaneamente hiperpigmentações,

Leia mais

LACTREX lactato de amônia LOÇÃO 120 mg/ml

LACTREX lactato de amônia LOÇÃO 120 mg/ml LACTREX lactato de amônia LOÇÃO 120 mg/ml LACTREX lactato de amônio alantoína APRESENTAÇÃO Loção para uso tópico, contendo 120 mg de lactato de amônio, 1 mg de alantoína por grama de produto. Frasco contendo

Leia mais

Despigmentantes: Informação e aconselhamento para uma correcta utilização

Despigmentantes: Informação e aconselhamento para uma correcta utilização Despigmentantes: Informação e aconselhamento para uma correcta utilização Pele e suas Funções A pele é um órgão multifuncional, complexo, resistente e flexível, que reveste o corpo e o protege contra as

Leia mais

Azeloglicina. Clareador, sebonormalizante, antiacnéico e hidratante. INCI Name: potassium azeloyl diglycinate.

Azeloglicina. Clareador, sebonormalizante, antiacnéico e hidratante. INCI Name: potassium azeloyl diglycinate. Azeloglicina Clareador, sebonormalizante, antiacnéico e hidratante INCI Name: potassium azeloyl diglycinate. Azeloglicina é o diglicinato de azeloil potássio, um ativo dermocosmético derivado da condensação

Leia mais

PROTOCOLO FACIAL 4 EM 1

PROTOCOLO FACIAL 4 EM 1 PROTOCOLO FACIAL 4 EM 1 Indicação Pele Desvitalizada e oleosa/ acneica. Pele com melasmas e rugas finas de expressão Duração: 1 hora Passo 1. Assepsia. Aplicar o Spray Higienizante Lakma nas mãos e punhos.

Leia mais

Limpeza de Pele para todos os tipos de pele (exceto acneica)

Limpeza de Pele para todos os tipos de pele (exceto acneica) Limpeza de Pele para todos os tipos de pele (exceto acneica) Marezi Tulípia. Remover com lenço de papel ou algodão umedecido em água. 2 - Esfoliação: Aplicar Creme Esfoliante Tulípia em toda a face, realizando

Leia mais

AQUAPORINAs - 3 ª GERAÇÃO DE HIDRATANTES. LLepiscopo

AQUAPORINAs - 3 ª GERAÇÃO DE HIDRATANTES. LLepiscopo AQUAPORINAs - 3 ª GERAÇÃO DE HIDRATANTES ÁGUA: ORIGEM DA VIDA A vida se iniciou nos oceanos, onde se originaram os primeiros espécimes Necessária a todos os organismos; Fonte renovável, porém preciosa.

Leia mais

ACADEMIA DE PRODUTOS. Linha Even Complexion

ACADEMIA DE PRODUTOS. Linha Even Complexion ACADEMIA DE PRODUTOS Linha Even Complexion Tipos de Manchas É definida pelo agente produtor daquela mancha: 1. Melasma O melasma é o tipo mais comum de mancha na pele, manifestando-se como pequenas manchas

Leia mais

REVITALIZAÇÃO CUTÂNEA: UMA ANALISE DO TRATAMENTO COM A LINHA REVIT PEEL.

REVITALIZAÇÃO CUTÂNEA: UMA ANALISE DO TRATAMENTO COM A LINHA REVIT PEEL. REVITALIZAÇÃO CUTÂNEA: UMA ANALISE DO TRATAMENTO COM A LINHA REVIT PEEL. CAMILA GODOI GARCIA 1 - Acadêmica do Curso de Cosmetologia e Estética da Universidade do vale do Itajaí UNIVALI, Balneário Camboriú,

Leia mais

Priscilla Motta Correa 3 - Orientadora. Fisioterapeuta, Professora do Curso de Cosmetologia

Priscilla Motta Correa 3 - Orientadora. Fisioterapeuta, Professora do Curso de Cosmetologia ARTIGO CIENTÍFICO Tratamentos em Estrias: um levantamento teórico da microdermoabrasão e do peeling químico. Cíntia Netto do Amaral 1 Acadêmica do Curso de Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale

Leia mais

Relatório Especial de Milagre Para A Acne

Relatório Especial de Milagre Para A Acne www.milagreparaaacne.com 1 A Acne: Chega de Mentiras Relatório Especial de Milagre Para A Acne www.milagreparaaacne.com 2 Existem pessoas que, durante toda sua vida, nunca sofrem de acne, enquanto outras

Leia mais

A Pele O tecido epitelial, mais conhecido como pele, é o maior e mais visível órgão do corpo humano, corresponde a 16% do peso corporal.

A Pele O tecido epitelial, mais conhecido como pele, é o maior e mais visível órgão do corpo humano, corresponde a 16% do peso corporal. A Pele O tecido epitelial, mais conhecido como pele, é o maior e mais visível órgão do corpo humano, corresponde a 16% do peso corporal. É uma estrutura elástica, ao mesmo tempo flexível e muito resistente,

Leia mais

TRATAMENTOS ESTÉTICOS Professora: Debora Siqueira

TRATAMENTOS ESTÉTICOS Professora: Debora Siqueira MASSAGEM MODELADORA Indicadas para modelar o corpo e reduzir medidas; além de ser importante no combate contra a celulite; TRATAMENTOS ESTÉTICOS Professora: Debora Siqueira MASSAGEM MODELADORA Esta técnica,

Leia mais

NANOMATERNITY QUAIS SÃO OS ATIVOS?

NANOMATERNITY QUAIS SÃO OS ATIVOS? NANOMATERNITY QUAIS SÃO OS ATIVOS? Ø Nanomaternity care Óleo de Amêndoas Doce Óleo de Semente de Uva Óleo de Linhaça Vitamina E Ø Colágeno Hidrolisado Ø Plantec Olive Active Ø Óleo de Rosa Mosqueta Ø Manteiga

Leia mais

Ecologie agora é Bril Cosméticos

Ecologie agora é Bril Cosméticos Ecologie agora é Bril Cosméticos Diversidade de produtos será reforçada na Beauty Fair Nasce uma nova empresa de cosméticos no mercado brasileiro. A Bril Cosméticos surgiu a partir da aquisição da Ecologie,

Leia mais

INCI NAME: copaifera officinalis (balsam copaiba) resin carapa guaianensis seed oil euterpe oleraceae pulp oil

INCI NAME: copaifera officinalis (balsam copaiba) resin carapa guaianensis seed oil euterpe oleraceae pulp oil Beracare Triple A INCI NAME: copaifera officinalis (balsam copaiba) resin carapa guaianensis seed oil euterpe oleraceae pulp oil NºCAS: 8001-61-4 352458-32-3 Introdução Aproximadamente 90% da população

Leia mais

Perigo: as brotoejas podem coçar, causando incômodo ao bebê e, por serem uma irritação, tornam-se foco de infecções.

Perigo: as brotoejas podem coçar, causando incômodo ao bebê e, por serem uma irritação, tornam-se foco de infecções. Trate os problemas de pele mais comuns em bebês Pais devem ficam atentos a descamações, manchas e brotoejas Se existe uma característica comum a todos os bebês saudáveis, só pode ser a pele macia e sedosa,

Leia mais

ESTUDOS SOBRE PELE, ACNE, SEUS CUIDADOS, E BACTÉRIAS.

ESTUDOS SOBRE PELE, ACNE, SEUS CUIDADOS, E BACTÉRIAS. ESTUDOS SOBRE PELE, ACNE, SEUS CUIDADOS, E BACTÉRIAS. Cristiane Campos crisdepilgel.itabuna@yahoo.com.br ANATOMIA DA PELE A pele é um dos maiores órgãos do corpo humano, correspondendo a 16% de seu peso.

Leia mais

Sistema Tegumentar. Arquitetura do Tegumento. Funções do Sistema Tegumentar Proteção 09/03/2015

Sistema Tegumentar. Arquitetura do Tegumento. Funções do Sistema Tegumentar Proteção 09/03/2015 Sistema Tegumentar Sistema Tegumentar É constituído pela pele, tela subcutânea e seus anexos cutâneos Recobre quase toda superfície do corpo Profa Elaine C. S. Ovalle Arquitetura do Tegumento Funções do

Leia mais

PROTOCOLOS LIMPEZA DE PELE Um procedimento eficaz para cada necessidade da pele MATERIAL EXCLUSIVO PARA PROFISSIONAIS

PROTOCOLOS LIMPEZA DE PELE Um procedimento eficaz para cada necessidade da pele MATERIAL EXCLUSIVO PARA PROFISSIONAIS S Um procedimento eficaz para cada necessidade da pele MATERIAL EXCLUSIVO PARA PROFISSIONAIS SUPORTE AO PROFISSIONAL Um canal exclusivo para você Com o objetivo de reforçar o trabalho do profissional de

Leia mais

PARECER CREMEB 13/11 (Aprovado em Sessão da 3ª Câmara de 28/07/2011)

PARECER CREMEB 13/11 (Aprovado em Sessão da 3ª Câmara de 28/07/2011) PARECER CREMEB 13/11 (Aprovado em Sessão da 3ª Câmara de 28/07/2011) EXPEDIENTE CONSULTA 201.733/11 ASSUNTO: Registros de Empresas no CREMEB que utilizam Depilação a Laser, Peelings Químicos e Carboxiterapia.

Leia mais

ARTIGO CIENTÍFICO. Princípios ativos cosméticos utilizados no tratamento da alopecia.

ARTIGO CIENTÍFICO. Princípios ativos cosméticos utilizados no tratamento da alopecia. 1 ARTIGO CIENTÍFICO Princípios ativos cosméticos utilizados no tratamento da alopecia. 1 Carlos Manoel Pereira - Acadêmico do Curso de em Cosmetologia e Estética, da Universidade do Vale do Itajaí, Balneário

Leia mais

Externato Fernão Mendes Pinto A PELE. Esquema da pele, retirado da Internet. Rafael Galrão (3º ano) e Rita Farricha (4º ano)

Externato Fernão Mendes Pinto A PELE. Esquema da pele, retirado da Internet. Rafael Galrão (3º ano) e Rita Farricha (4º ano) Externato Fernão Mendes Pinto A PELE Esquema da pele, retirado da Internet Rafael Galrão (3º ano) e Rita Farricha (4º ano) INDICE 1. Como é feita a pele? 2. Para que serve a pele? 3. Cuidados a ter com

Leia mais

Iberostar Bahia. Sensação SPA

Iberostar Bahia. Sensação SPA Iberostar Bahia A vida deve ser vivida com alegria. Para consegui-lo, foram elaborados alguns tratamentos inspirados nas propriedades benéficas d água e das algas marinas no cultivo da beleza e da saúde.

Leia mais

COSMETOLOGIA (Farmácia) Profa. Thabata Veiga PRONATEC

COSMETOLOGIA (Farmácia) Profa. Thabata Veiga PRONATEC COSMETOLOGIA (Farmácia) Profa. Thabata Veiga PRONATEC Índice de Massa Corporal Classificação quanto a Distribuição de Gordura: Difusa: distribuição generalizada por todo o corpo Androide: relacionada a

Leia mais

Diferenças fisiológicas da pele negra e pele caucasóide. do Vale do Itajaí UNIVALI, Balneário Camboriú, Santa Catarina.

Diferenças fisiológicas da pele negra e pele caucasóide. do Vale do Itajaí UNIVALI, Balneário Camboriú, Santa Catarina. Diferenças fisiológicas da pele negra e pele caucasóide 1 Mariane Fraga; Acadêmica do Curso de Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, Balneário Camboriú, Santa Catarina. 2 Naiara

Leia mais

Benefícios do peeling químico com ácido glicólico no processo de envelhecimento

Benefícios do peeling químico com ácido glicólico no processo de envelhecimento 1 Benefícios do peeling químico com ácido glicólico no processo de envelhecimento Amélia Lúcia Mendonça de Amorim 1 amelia_lucia26@hotmail.com Dayana Priscila Maia Mejia 2 Pós-graduação em Fisioterapia

Leia mais

BARRAL. Uma marca com mais de 170 anos de história

BARRAL. Uma marca com mais de 170 anos de história BARRAL Uma marca com mais de 170 anos de história A história de Barral já conta com mais de 170 anos e remonta ao ano de 1835, data em que os irmãos Barral, prestigiados Professores da Escola Médica, fundaram

Leia mais

FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES: - Vitacid Gel Gel 0,025% e Creme dermatológico 0,05%.Gel e Creme: bisnaga com 25g.

FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES: - Vitacid Gel Gel 0,025% e Creme dermatológico 0,05%.Gel e Creme: bisnaga com 25g. Vitacid Gel tretinoína CREME 0,05% GEL 0,025% Uso adulto Uso externo FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES: - Vitacid Gel Gel 0,025% e Creme dermatológico 0,05%.Gel e Creme: bisnaga com 25g. COMPOSIÇÃO:

Leia mais

Nicotinamida. Identificação

Nicotinamida. Identificação Material Técnico Nicotinamida Identificação Fórmula Molecular: C 6 H 6 N 2 O Peso molecular: 122.1 DCB / DCI: 06346 - nicotinamida CAS: 98-92-0 INCI: Não aplicável Denominação botânica: Não aplicável Sinonímia:

Leia mais

Clarifique Dermo Radiance

Clarifique Dermo Radiance Clareia e uniformiza o tom da pele Minimiza manchas Ilumina o rosto Protege Hidrata e nutre Treinamento Clareamento 100% seguro Resultados comprovados em 14 dias Clarifique Dermo Radiance é pura paixão

Leia mais

ACNE DIFERENTES TIPOLOGIAS E FORMAS DE TRATAMENTO

ACNE DIFERENTES TIPOLOGIAS E FORMAS DE TRATAMENTO 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ACNE DIFERENTES TIPOLOGIAS E FORMAS DE TRATAMENTO Ana Paula Serra de Araújo 1 ; Daniela Cardoso Delgado 2 ; Regiane Marçal 3 RESUMO: O presente estudo

Leia mais

Antes de falar sobre protetor solar vamos falar um pouco sobre a Radiação Solar.

Antes de falar sobre protetor solar vamos falar um pouco sobre a Radiação Solar. Proteção Solar PERFECT*SUN Antes de falar sobre protetor solar vamos falar um pouco sobre a Radiação Solar. A Radiação Solar é composta por diversos raios, com diferentes comprimentos de onda, conforme

Leia mais

Os principais ácidos utilizados no tratamento da acne vulgar: uma revisão de literatura

Os principais ácidos utilizados no tratamento da acne vulgar: uma revisão de literatura 1 Os principais ácidos utilizados no tratamento da acne vulgar: uma revisão de literatura Resumo Ruth Nery dos Santos Pantoja 1 ruthneryp@hotmail.com Dayana Priscila Maia Mejia 2 Pós-graduação em Fisioterapia

Leia mais

AA 2-G (Vitamina C estabilizada)

AA 2-G (Vitamina C estabilizada) AA 2-G (Vitamina C estabilizada) INCI NAME: Ácido ascórbico-2-glicosilado CAS Number: 129499-78-1 Descrição: O AA2G (Ácido Ascórbico 2-Glicosídeo) é a vitamina C (ácido ascórbico) estabilizada com glicose.

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Tratamento Pré e Pós Operatório Código: -- Pré-requisito: --

Leia mais

EPIDUO adapaleno e peróxido de benzoíla GEL. 1,0 mg/g e 25,0 mg/g

EPIDUO adapaleno e peróxido de benzoíla GEL. 1,0 mg/g e 25,0 mg/g EPIDUO adapaleno e peróxido de benzoíla GEL 1,0 mg/g e 25,0 mg/g 1 EPIDUO adapaleno e peróxido de benzoíla APRESENTAÇÕES Gel contendo adapaleno 1mg/g e peróxido de benzoíla 25mg/g. Apresentado em bisnagas

Leia mais

MICROBIOTA OU FLORA NORMAL DO CORPO HUMANO

MICROBIOTA OU FLORA NORMAL DO CORPO HUMANO MICROBIOTA OU FLORA NORMAL DO CORPO HUMANO Disciplina: Microbiia e Parasitia Patrícia de Lima Martins INTRODUÇÃO O que é Microbiota? MICROBIOTA São os microrganismos (bactérias, fungos, vírus e protozoários)

Leia mais

D E R M A T I T E S HISTÓRIA

D E R M A T I T E S HISTÓRIA D E R M A T I T E S As dermatoses ocupacionais, conhecidas como dermatites de contato, manifestam-se através de alterações da pele e decorrem direta ou indiretamente de certas atividades profissionais.

Leia mais