Carlos Rigotti. Deputado Francisco Appio. - Agosto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Carlos Rigotti. Deputado Francisco Appio. - Agosto 2008 -"

Transcrição

1 Carlos Rigotti Deputado Francisco Appio - Agosto

2 SERÁ VACARIA AÇORIANA? O deputado Francisco Appio provocou ardorosos debates sobre o povoamento de Vacaria, ao abrir 2008 como comemorativo aos 243 anos da chegada dos Açorianos aos Campos de Cima da Serra. O propósito do parlamentar, que ocupa com freqüência a Tribuna do Parlamento Gaúcho, para dar publicidade a autores que se dedicam às pesquisas de nossa antropologia, genealogia e origem das etnias que formam o nosso povo, promove o concurso literário sobre o tema. Aos vencedores, prêmios de bom valor, conforme regulamento publicado no site onde estão obras de grande valor histórico, com livros, pesquisas, reportagens e o Link para Vacaria de Nossa Senhora de Oliveira. Neste mês de agosto, comemorando a posse do Bispo Dom Irineu Gassen, Appio foi à tribuna para registrar nos anais da Assembléia Legislativa a importância da Diocese. Para dar suporte ao concurso literário dos " 243 anos da chegada dos Açorianos aos Campos de Cima da Serra", digitalizamos em nosso site os livros " NO PLANALTO, Manuel Duarte, 1930" - "RAINHA DO PLANALTO, José Fernandes de Oliveira, Editora São Miguel, 1959" - "VACARIA DOS PINHAIS, Fidélis Dalcin Barbosa, O memorial da Diocese está s e n d o e l a b o r a d o c o m documentos históricos entre os quais um dos diários (foto ao lado) do Professor Zezinho. O diário e vários c a d e r n o s manuscritos estão no acervo da Escola E s t a d u a l J o s é F e r n a n d e s d e Oliveira.

3 N e s t a r e p o r t a g e m resgata-se mais uma vez, pelas obras de Manoel Duarte (No Planalto), José Fernandes de Oliveira (Rainha do Planalto) e Fidélis Dalcin Barbosa (Vacaria dos Pinhais e Diocese), a história de Vacaria e da Região, com s e u s n u m e r o s o s m u n i c í p i o s, t o d o s oriundos de Santo Antônio da Patrulha. Damos destaque especial aos cinco Bispos de Vacaria, entre os quais o 1º Bispo Prelado Dom Cláudio Bampi e o 1º Bispo Diocesano Dom Augusto Petró, que goza de boa saúde aos 90 anos e reside no Lar das Irmãs de Santa Catarina, na cidade de Ivoti. Procuramos apresentar o novo Bispo Dom Irineu à comunidade de Nossa Senhora da Oliveira, ao mesmo tempo em que revelamos ao novo Bispo o resumo do histórico da região e sua Diocese, bem como de sua padroeira. Sem pretensão de escritor, mas como repórter e parlamentar, fazemos da distribuição gratuita desta reportagem, a seqüência de um trabalho que permitiu que mais de 400 mil exemplares de separatas chegassem à população, nos últimos quinze anos. Sem apologias políticas, partidárias ou ideológicas, este trabalho compõe o Projeto Esperança, que promove a Inclusão Digital, treinamento de jovens, projeção de filmes culturais e troca-troca de livros. Reconhecemos e registramos que sob inspiração do saudoso Dom Pedro Sbalchiero Neto, na foto acima na aula inaugural do Projeto Esperança na Casa Verde em 2005, procuramos ampliar a atuação parlamentar, para a qual a comunidade nos indicou. (Francisco Appio, 05 de agosto de 2008)

4 VACARIA AÇORIANA Em VACARIA AÇORIANA (dezembro/2007), destinada a abrir as comemorações do Ano Açoriano, selecionamos para ilustrar a Capa do suplemento a foto da pintura em óleo de Carlos Rigotti, que retrata a Pinha e o Pinhão, cenário inconfundível na chegada dos pioneiros aos Campos de Cima da Serra, há 243 anos. Apesar da ação devastadora do homem, o pinheiro sobrevive como símbolo insubstituível da região. A gralha azul, ao armazenar o pinhão no solo, para seu sustento, faz o plantio natural da araucária e sua preservação, o que explica os milhares de pinheiros espalhados pelos campos, porém ausentes nas lavouras e pomares implantados nos últimos trinta anos. Confinados aos pequenos capões, sobrevivem e servem de apoio para pessoas que incorporam à renda familiar, a colheita no solo ou derrubada das pinhas e ao comércio na estrada. PINHEIRO, PINHA E PINHÃO O primeiro cenário com que se deparou o pioneiro José Campos de Bademburgo foram os imensos pinheirais, alguns deles sobreviveram. Em Muitos Capões, no entorno de Vacaria, está a maior concentração de araucárias, destacando-se a Reserva Nacional de Aracurí, um verdadeiro cofre forte do Pinheiro. Naquele município, a cata-colheita começa em abril e a Festa do Pinhão, em maio. Neste ano, a Festa do Pinhão em Muitos Capões destacou ações que objetivam preservar o meio ambiente e a valorização do pinheiro, soberano entre as árvores de grande porte.com o crescimento da floresta comercial renovável, surgem estudos como os da Embrapa-Colombo PR, que aprofunda as pesquisas do genoma da araucária, para introduzir as principais características do pinheiro, no outro membro da família, o Pinnus, de crescimento rápido, porém sem a envergadura e resistência do primeiro.

5 Em VACARIA DOS BORGES (abril/2008), publicamos fotos de algumas antigas Fazendas, berço dos primeiros povoadores. Na capa, Carlos Rigotti retrata a óleo antiga fazenda de Benício Borges da Silva, atual sede da AABB, nas cercanias da cidade. Na contracapa, a atual fachada da Fazenda do Socorro, a primeira das grandes (Contracapa) estâncias da região, fundada há mais de 250 anos, por José Campos de Bademburgo, reconhecido como o Pai Adão de Vacaria. No suplemento VACARIA AÇORIANA (12/2007), inserimos no encarte a magnífica pesquisa do professor José Fernandes de Oliveira, publicada em seu livro RAINHA DO PLANALTO, 1959, com a árvore genealógica do tronco Borges Vieira, um dos pioneiros. REVISÃO HISTÓRICA Em se tratando de concurso literário que mergulhará na história de nossa região, submetemos nosso suplemento "VACARIA AÇORIANA (DEZEMBRO/2007)" ao exame e revisão de uma das mais importantes autoridades no mundo acadêmico. O Prof. Dr. Artur Henrique Franco Barcelos, do Departamento de História e Geografia do Centro de Ciências Humanas e Comunicação da Universidade de Caxias do Sul, revisou as publicações dos "Os 243 anos da chegada dos açorianos aos Campos de Cima da Serra" e fez observações, críticas, correções, para evitar equívocos históricos, sobre fatos já estabelecidos na historiografia gaúcha. No seu parecer, nas próximas páginas, aponta caminhos e fontes aos que pretendem participar do concurso. VACARIA ESPANHOLA - Segundo algumas fontes, os jesuítas introduziram o gado bovino nos Campos de Cima da Serra, no final do século XVII, retirando rebanhos das estâncias das reduções de guaranis. Tudo indica que os indígenas, que tradicionalmente ocupavam esta região, não foram catequizados pelos jesuítas e nem inseridos no sistema colonial espanhol, permanecendo em seus territórios e enfrentando tanto a presença eventual de guaranis das reduções, como dos luso-brasileiros que passavam a retirar cabeças de gado de Vacaria dos Pinhais.

6 Sendo assim, não é correto afirmar que "coroados ou caigangues eram liderados pelos espanhóis". Sugere a leitura de: DE MASY, Rafael Carbonell. La Génesis de las vaquerias de los pueblos tapes y guaranies de la banda poriental del Uruguay a la luz de documentación inédita, apenas conocida. Anais do VIII Simpósio Nacional de Estudos Missioneiros. Santa Rosa. fac. Dom Bosco, BARCELOS, Artur H.F. Espaço e Arqueologia nas Missões Jesuíticas: o caso de São João Batista. P. Alegre, EDPUCRS, INTRODUÇÃO DO GADO - Não há certeza que o Padre Cristóvão de Mendonza realmente introduziu os rebanhos de gado, trazidos das margens ocidentais do rio Uruguai, na região dos Campos de Cima da Serra ou no vales dos rios das Antas e Caí. O gado trazido para o Rio Grande do Sul, por volta de 1634, não tem relação alguma com os "7 povos". Estes rebanhos abasteceram as primeiras reduções de guaranis, fundadas entre 1626/1634. Em 1640, os jesuítas acossados pelos Bandeirantes e pela resistência dos indígenas, decidem retirar-se para as margens ocidentais do rio Uruguai. Em 1682, os missionários reiniciam as fundações na chamada "Banda Oriental", no atual território do RS, e do retorno, resultaram as Sete Reduções (São Nicolau, São Borja, São Luiz Gonzaga, São Miguel, São João, São Lourenço e Santo Ângelo), as quais se somaram às outras 23 existentes em áreas dos atuais Paraguai e Argentina, um conjunto de 30 reduções de índios guaranis, os 30 Povos. COLÔNIA DE SACRAMENTO - "É importante destacarmos o que foi a Colônia de Sacramento, fortificação portuguesa, instalada na margem norte do Rio de Prata, em 1680 e que Francisco de Sousa e Faria não era bandeirante, era Sargento Mor de cavalaria, em Laguna, que em 1728 foi enviado para abrir caminho destinado a desviar a rota litorânea do velho "caminho da Praia", buscando uma rota pelo interior. Sua ação não está relacionada com as investidas dos bandeirantes no Rio Grande do Sul, ocorridas no século XVII, entre 1630 e 1640". CAMINHOS DAS TROPAS - Sobre os caminhos de tropas e a ação de Francisco de Souza Faria, sugere: GOULARTE, José A. Tropas e tropeiros na formação do Brasil, RJ Conquista, HAMEISTER, Martha D. O Continente do Rio Grande de São Pedro: os homens, suas relações e suas mercadorias semoventes ( ). Dissertação de Mestrado, RJ: UFF, IFCS, PPGH, SILVA, Adriana Fraga da. Estratégias materiais e espacialidade: uma arqueologia da paisagem do Tropeirismo nos Campos de Cima da Serra/RS. Dissertação de Mestrado, PUC. O roteiro, em http/

7 RETIRADA DOS INDÍGENAS - Nosso revisor enfatiza a necessidade de deixar claro que "os indígenas, que foram obrigados a se retirar da Banda Oriental para as terras espanholas da margem oposta do rio Uruguai, eram os guaranis das reduções jesuíticas. Recomenda ainda, detalhamento dos motivos que levaram Sepé Tiarajú e seus companheiros a se oporem ao Tratado, causando o conflito conhecido como "Guerra Guaranítica". Indica a leitura de: GOLIN, Tao. Guerra Guaranítica: como os exércitos de Portugal e Espanha, destruiram os 7 povos dos jesuítas e índios guaranis no RS, P. Fundo, EDUPF, PASSO DE SANTA VITÓRIA - O Registro de Santa Vitória não recebeu esta denominação na Revolução Farroupilha, pois o posto de arrecadação de tributos foi instalado ainda no século XVIII, em torno de E não foi transferido para Barracão, onde foi instalado um segundo posto, que uma vez aberto, substituiu parte das funções do Santa Vitória, até a desativação deste. Para melhor entendimento, recomenda-se a leitura de: SILVA, Adriana da. Estratégias Materiais e Espacialidade: Uma Arqueologia da Paisagem do Tropeirismo nos Campos de Cima da Serra, em Dissertação de Mestrado, PUCRS, PPGH, 2006, onde faz um estudo da instalação e funcionamento deste posto de tributos. BARROSO, Vera L. Maciel. O Tropeirismo na formação do Brasil. In: BOEIRA, Nelson & GOLIN, Tao (Coords.) História Geral do Rio Grande do Sul. Volume 1, Colônia, Passo Fundo, Ed. Méritos, PP COLONIZAÇÃO AÇORIANA - O professor Artur recomenda a Professora Vera Maciel Barroso, das Faculdades Porto Alegrenses - FAPA, reconhecida como especialista na presença açoriana no Rio Grande do Sul. Sugere igualmente a leitura do artigo: GRAEBIN, Cleusa Maria G. Vida Cotidiana dos Açorianos Pelas Freguesias e Caminhos. IN: BOEIRA, Nelson & GOLIN, Tao (Coords.) História Geral do Rio Grande do Sul. Volume 1, Colônia, P. Fundo, ed. Méritos, PATRIARCA - Recomenda pesquisas que vinculem a família pioneira de Antonio Borges Vieira e Teresa Rodrigues de Jesus, às famílias açorianas de Laguna, onde boa parte delas eram procedentes dos Açores. Outra parte era procedente de São Paulo e outras regiões do Brasil. Assim, recomenda-se pesquisarmos o vínculo entre os primeiros moradores da região e famílias açorianas. É fato que Antonio Borges Vieira nasceu em Lisboa. Seu primogênito,de igual nome, nasceu em Laguna, do casamento com Teresa Rodrigues de Jesus, cuja ascendência deve-se comprovar, dos Açores. Quanto ao paulista José Campos de Bademburgo, está claro que nasceu em S.Paulo, estabeleceu-se na região, bem antes do Tratado de Madri (1750). Bademburgo é um dos pioneiros da ocupação da região.

8 IMPORTANTES OBSERVAÇÕES - Cristóvão Pereira de Abreu não teve nenhuma relação com o Caminho das Missões. Este caminho já era conhecido desde o tempo em que os jesuítas introduziram o gado na região. Em 1750, os jesuítas não tinham o controle da região, apesar da Banda Oriental possuir vastas extensões de terras. A região de Vacaria permanecia como área não assinalada, a nenhuma redução em particular. O historiador adverte que é necessário compreendermos o processo de distribuição das sesmarias pela Coroa Portuguesa, como uma estratégia de ocupação do território por parte das autoridades coloniais portuguesas. As atividades de Bandeirantes e Tropeiros foram, em momentos distintos, separados por quase um século. Também não houve o completo extermínio dos índios. Não é verdade que nada restou dos indígenas dos Campos de Cima da Serra e das antigas missões jesuíticas. O professor Artur chama a atenção para a importância destas publicações, que naturalmente chegam aos educadores das escolas. Portanto, a revisão se impõe, para evitarmos equívocos históricos. Para ele, estas "apostilas" orientam os participantes do concurso literário, e portanto devem ter boa nota, as observações, alterações e revisões que trouxe ao conhecimento geral. ESCLARECIMENTO DO AUTOR Trata-se de reportagem, sujeita a equívocos, baseada em fontes já publicadas, que também exigem complemento e revisão. Existem poucas leituras, exceto "Rainha do Planalto, José Fernandes de Oliveira, "Vacaria dos Pinhais", Fidélis Dalcin Barbosa, "No Planalto", Manoel Duarte, 1930 e RELATÓRIOS, Sátiro Dorneles, Ao estimular estas revisões, o professor Artur Barcelos dá extraordinária contribuição para o debate e a pesquisa sobre os primeiros povoadores, indicando fontes importantes para os que pretendem participar de nosso concurso literário "243 anos da chegada dos primeiros açorianos". O autor, angustiado pela falta de informações e literatura de distribuição abrangente e animado com a perspectiva de que possamos abrir as janelas do conhecimento do passado de nossos ancestrais, principalmente os pioneiros da região, estimula esse debate através do concurso literário. Açorianos, lusos ou brasileiros deixaram um legado de coragem, heroísmo, perseverança e resistência. Dia virá, que a expressão "Pêlo Duro" deixará de ser pejorativa, para qualificar a imagem do bravo homem de nossa terra, como ocorreu com os "gringos", italianos orgulhosos da saga imigrante e de suas origens.

9 BAQUERIA DE LOS PIÑALES O COMEÇO DE TUDO Na obra Vacaria dos Pinhais, de Fidélis Dalcin Barbosa, lemos: Vacaria, em castelhano baqueria, era nome dado a grandes extensões de campos naturais, onde os missionários Jesuítas das Reduções e dos Sete Povos das Missões colocavam seus rebanhos, para se criarem soltos, alçados, formando reservas para as suas estâncias. A Vacaria do Mar, situada entre a Lagoa dos Patos e os rios Jacuí e Negro, havia sido pilhada por espanhóis e portugueses. Para fugir dos conquistadores, o Provincial dos Jesuítas, Pe. Lauro Nunes, em 1702, fundou a Vacaria dos Pinhais Baqueria de los Piñales em região que parecia inacessível a espanhóis e portugueses. Era uma vasta área, cercada por fronteiras naturais: a gigantesca muralha dos Aparados; o caudaloso rio Pelotas; ao Sul o profundo rio das Antas; a imensa floresta do Mato Português e Mato Castelhano. Os jesuítas conheciam a região há cerca de meio século, quando da catequese entre os índios. O Pe. Cristovão de Mendonza, mais tarde assassinado pelos próprios indígenas, na localidade hoje conhecida por Água Azul, em Santa Lúcia do Piaí, município de Caxias do Sul, percorreu a região em Em 1692, os Jesuítas deixaram marcos de pedra com a legenda: S.J Um desses marcos está exposto no museu Municipal de Vacaria (foto acima). Em 1709, os índios das Missões abriam picadas através do Mato Castelhano e Mato Português, penetrando na região do Planalto Nordestino com 80 mil cabeças de gado vacum, com que iniciaram seus domínios pastoris. Em 1718 danosa incursão portuguesa aniquilou os rebanhos, provocando violenta reação missionária. A , pelo mesmo caminho, tiraram milhares de cabeças de gado, cavalo e mulas. Em 1633 o Pe. Francisco Ximenes fundou a Redução de Santa Teresa, junto ao Mato Castelhano, no atual Passo Fundo, confiando-a aos cuidados do Pe. Pedro Mola. No dia 21 de março de 1761, foi construída a primeira capela de Nossa Senhora da Oliveira, conforme pintura ao lado.

10 OS JESUÍTAS DEIXARAM CASAS OU CAPELAS? Emiliano Silveira de Azevedo, neto de Manuel da Silveira de Azevedo, fundador de Bom Jesus, declarou ao escritor Fidélis Dalcin Barbosa que, num capão das proximidades da cidade, existiam as ruínas de uma capela e de uma casa. Manuel Duarte relatou em 1930, que os mangueirões da região do Silveira são de autoria dos padres das Missões. Antigos moradores de Três Pinheiros Ibiaçá - garantem que existiu ali uma Redução Jesuítica, cujas ruínas podem ser vistas ainda hoje, no passo velho do rio Forquilha. O nome da Redução era Conceição, nome da Capela dos Três Pinheiros, formada por Guaianás ou Caingangues. Entre o Forquilha e o Passo Ruim existe uma vasta região de campo nativo, o Campo do Meio, Potreiro Grande da Redução de Santa Teresa, reconhecida pela historiadora Irene Basile Becker em O Índio Kaingáng. A autora cita Francisco Schaden em Índios, caboclos e colonos, páginas de etnologia, sociologia e folclore Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras, da USP. No tocante à pacificação dos Índios Kaingáng do RS, na época colonial, cumpre salientar, como um dos fatos mais importantes, o estabelecimento duma redução jesuíta no alto curso do Uruguai. Ficava no território dos Guandanás e tinha o nome de Conceição! Diz-se existirem ainda, perto do Forquilha, as ruínas desse estabelecimento fundado em 1630, no qual, segundo os cronistas, se teria aldeado um total de índios. Não tivemos possibilidade de verificar a data em que deixou de existir a redução. Segundo declarou o Pe. Olímpio Pagnoncelli, os antigos moradores de Três Pinheiros tinham conhecimento desta redução jesuítica. Além dos padres Espanhóis, aqui esteve em 1637, o Pe. Francisco Fernandes de Oliveira, portugues, filho do bandeirante André Fernandes, procedente de São Paulo. Quando seu pai expulsou os Jesuítas espanhóis da Redução de Santa Teresa ( ), o Pe. Francisco tomou conta da aldeia dos índios, permanecendo nela por 40 anos, provavelmente morreu aqui. Esta povoação, chamada Igaí, foi a primeira de origem portuguesa no Rio Grande do Sul. Outro Jesuíta, o Matemático Domingos Capassi, esteve em Bom Jesus, em fins de 1731, junto com Cristóvão Pereira de Abreu,deu o nome de Matemático ao Passo das Antas.

11 OS PIONEIROS Na década de 1730, devia haver algum morador junto ao passo de Santa Vitória. Em 1740 fixavam-se aqui os primeiros povoadores, no ciclo do tropeirismo, tropeiros paulistas que fundaram Vacaria, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Cruz Alta, Palmeira das Missões. Em 1752 foram concedidas sesmarias para Cristóvão Pereira de Abreu, Francisco de Sousa e Faria e Pedro da Silva Chaves. Os pioneiros sofreram terrível hostilidade por parte dos índios Guaianás, mais conhecidos por Coroados. Foi tão agressiva a perseguição aos primeiros colonizadores, que estes viram-se obrigados a abandonar seus campos, migrando para Lages e para a região das Missões. Em conseqüência desta hostilidade indígena, Vacaria ficou despovoada por alguns anos, até que em 1780, nova leva de migrantes, provavelmente açorianos, decididos e bem armados, conseguiu fixar-se, fundando os primeiros estabelecimentos pecuários. Há registros da chegada de povoadores de Laguna, entre os quais a família de Teresa Rodrigues de Jesus, seu marido Antonio Borges Vieira,irmãos, sobrinhos. Em 1750 foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Oliveira, que venerada numa ermida e depois numa capela, fez com que fossem construídas as primeiras moradias, dando início à formação do povoado. Um dos primeiros moradores, donatário da sesmaria de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foi José Campos de Bademburgo, como vem detalhado no livro Rainha do Planalto do historiador José Fernandes de Oliveira. Sua filha única, Clara Jorge da Silva, casou com o lagunense Manuel Rodrigues de Jesus. Outros pioneiros de numerosa descendência foram: Inácio Fernandes dos Reis, Antônio Manuel Velho, Antônio Borges Vieira e Manuel de Sousa Duarte. Em 1785 havia 24 ocupantes de terras com títulos legais e mais 64 sem nenhum título. Até 1900 o atual território da Diocese era povoado na campanha, ficando inteiramente desabitada a região da mata das serras dos rios das Antas e Pelotas. Muitos fazendeiros, entretanto, tinham suas posses com invernadas na serra, onde, além de abrigar o gado dos rigores do inverno, cultivavam cereais, que transportavam para as fazendas. Embora antes de 1900 já houvesse moradores de origem alemã e italianas nos municípios de Vacaria, Lagoa Vermelha e Bom Jesus, foi só depois desse ano que teve início a migração interna sistemática das velhas colônias italianas para as grandes zonas da mata, sobretudo da serra dos rios Forquilha, Antas e do Pelotas.

12 NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA 258 ANOS O início de Vacaria deve ser demarcado, segundo alguns historiadores, pela data de 8 de setembro de 1750, quando foi descoberta a imagem de Nossa Senhora da Oliveira (foto ao lado), em meio aos pastos nativos, onde hoje está localizado o Centro de Vacaria. Naquela época, como ainda hoje, ao findar do inverno procede-se à queima do capim estorricado pelas geadas, para que brote com mais vigor na primavera. O professor José Fernandes de Oliveira, que nos legou a preciosa Rainha do Planalto, 1959, relata o que descobriu em suas pesquisas. No dia 8 de setembro de 1750, um fazendeiro, de posse do campo da sesmaria mais tarde cedida a Manuel Rodrigues de Jesus, no lugar compreendido entre os arroios Uruguaizinho e Carazinho, ateou fogo ao campo. O fogo se alastrou, deixando de queimar, num pequeno local, junto a uma pedra. O posseiro, vendo aquelas touceiras de capim por queimar, prende-lhe fogo outra vez. Era ao cair da tarde, à hora do Ângelus. O camponês vê, então, por entre as labaredas, uma imagem sobre uma pedra. Uma imagem pequena, de madeira, que trazia a inscrição N. S. da Oliveira. Surpreendido e feliz com o maravilhoso achado, convidou os familiares para admirar a linda imagem. A família caiu de joelhos e invocou Nossa Senhora da Oliveira. A seguir, devotamente transportou a imagem para o interior de sua casa, entronizando-a na pequena sala de visita. Depois da janta, a família rezou de joelhos diante da imagem o terço do rosário de Nossa Senhora, pedindo, pela primeira vez, que abençoasse aquele lar e aqueles campos. Já em seguida, a família ergueu uma capelinha ao lado de sua casa, no alto da coxilha, uma ermida de barro, coberta de capim. A notícia da aparição daquela imagem espalhou-se. Os vizinhos começaram a visitar a capelinha, em piedosas romarias, que foram aumentando. Orando, os devotos obtinham graça. Cumpriam-se promessas. Sem demora, começaram a construir ranchos de barro ao lado da ermida. Vários ranchos deram inicio ao povoado de Vacaria.

13 INVOCAÇÃO DE NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA Na obra DIOCESE DE VACARIA (Fidelis Dalcin Barbosa, 1988) são citadas as pesquisas do Coadjutor, Frei Melchior (1935). Em princípios de século IX, o Conde Hermenegildo Mendes mandou edificar um grande mosteiro para a imagem, que foi enriquecida pelos reis de Leão e Castela. Ao redor deste mosteiro foi surgindo a cidade de Guimarães. D. João I, de Portugal, costumava visitar o santuário de Nossa Senhora em Guimarães. Em vésperas da célebre batalha de Aljubarrota ( ), o Rei pediria a Santíssima Virgem a sua proteção, solicitando ainda um sinal da vitória. Este foi o milagroso florescimento de uma oliveira seca existente ao lado do mosteiro. Daí por diante, a imagem da Virgem de Guimarães passou a ser invocada como Nossa Senhora da Oliveira. Na Catedral de Vacaria, venera-se a imagem de Nossa Senhora da Oliveira, mesma da Catedral da Oliveira de Minas Gerais. A imagem, que está sobre o belíssimo altar de mármore, é a de Nossa Senhora com o Menino Jesus no colo, tendo na mão um raminho de oliveira. Esta linda imagem (foto ao lado) foi doação de D. Virginia Rodrigues, filha do Cel. Libório Antônio Rodrigues. Ela reproduz Nossa Senhora da Oliveira de origem palestina, como a imagem que se venera na França. Por outro lado, a pequena imagem, com 50 cm de altura, encontrada no local onde está a Rua Dr. Flores, é autêntica reprodução da imagem de Nossa Senhora da Oliveira de Guimarães, de origem portuguesa. Neste local, ergueu-se o santuário de Nossa Senhora da Oliveira, iniciativa da comunidade, liderada pelo padre Olívio Dembogurski, em 2002, inaugurado em 8/9/02, enriquecido pela via Sacra, de Carlos Rigotti.Vários autores especulam sobre de que maneira esta imagem veio parar aqui. Com certeza foi deixada por inspiração divina ou providencial esquecimento por alguma caravana de bandeirantes, que ingressavam através do Passo de Santa Vitória e seguia para as Missões. Em 1637 passou a Bandeira do capitão André Fernandes, com o filho Pe. Francisco Fernandes de Oliveira, que, após a exclusão dos jesuítas espanhóis da Redução de Santa Teresa, ocupou o lugar. Outra caravana portuguesa que poderia ter deixado a imagem, seria a de Cristóvão Pereira deabreu, que em 1738 abriu a estrada das tropas para a região das missões. Esta última hipótese é a mais provável, por referir-se a fato mais próximo da época em que a imagem foi encontrada.

14 LENDA PARA SER CONTADA AOS NOSSOS FILHOS É do escritor vacariano Manuel Duarte a publicação de antiga lenda sobre a imagem de Nossa Senhora da Oliveira, que merece ser registrada. A linda imagem, aparecida no campo onde surgiu a cidade de Vacaria, depois de entronizada numa modesta ermida, foi levada por um sacerdote, talvez de Viamão, o qual desejava guardá-ia em lugar mais digno, até que aqui fosse construída uma capela melhor. Surdo aos protestos dos familiares e dos vizinhos do posseiro do campo onde se erguia a ermida, o sacerdote agarra a imagem e a vai levando, a cavalo rumo ao litoral, serra abaixo. Na manhã seguinte, os devotos de Nossa Senhora, ao abrirem a ermida, tiveram uma agradável surpresa. A milagrosa imagem, que o padre havia levado, encontrava-se ali, no humilde trono, na ermida. De tarde, o sacerdote retorna e queixa-se que no primeiro pouso do caminho lhe haviam furtado a imagem. E, sem respeitar as reclamações dos moradores, resgata a imagem, para levá-ia de novo, agora bem guardada dentro de uma canastra, fechada à chave. Vai senão quando, ao transpor a mesma serra do rio dasantas, roda o seu cavalo e o cavaleiro, na queda, fratura uma perna. Ao mesmo tempo, nota que a imagem desaparecera outra vez. Mais tarde, já restabelecido, aquele sacerdote retoma à aldeia da serra, onde, como esperava, encontra a imagem da Virgem em seu humilde trono dentro da pequena ermida. Então, convencido de que a repetida e milagrosa ocorrência representava a vontade do Senhor, exigindo que a imagem lá permanecesse para sempre, a proteger o povo vacariano, o ministro de Deus intercede junto à autoridade eclesiástica em favor da ereção de uma capela curada.

15 PROFESSORA MARIA NELI FERREIRA BORGES Maria Neli Ferreira Borges é autora de dois livros publicados, e participação em congressos nacionais e internacionais, entre eles em Sevilha-Espanha. Concluiu o trabalho sobre o tropeirismo para ser apresentado em Santiago-Chile. No curso de História, UCS - Vacaria, coordena a pesquisa sobre a Fazenda do Socorro, em cuja área foi fundada Vacaria. É de sua autoria o artigo a seguir: VACARIA ENTRE A LENDA E A HISTÓRIA É comum os povos transformarem lendas em base para sua história, poderíamos ficar aqui discutindo sobre diversos mitos e lendas em nível mundial, que na linguagem popular transformaram-se em história das comunidades. Quando pensamos na questão religiosa, esse assunto aprofunda-se mais e torna-se polêmico, pois estamos lidando com a fé das pessoas. É inquestionável, hoje e sempre, que a padroeira da cidade de Vacaria é Nossa Senhora da Oliveira, motivo de orgulho para os vacarianos e a população regional, já que a Catedral de Nossa Senhora da Oliveira de Vacaria, em estilo neogótico, só possui uma similar, na Catedral da cidade de Cuiabá. Apesar de tudo, Vacaria debate-se entre a lenda e a história real, pois segundo alguns historiadores, entre eles José Fernandes de Oliveira, a referência ao encontro da Imagem que originou a Catedral e o culto a Nossa Senhora da Oliveira é assim explicado: diz a lenda que em ano impreciso, no dia 8 de setembro, após uma queima de campo realizada dentro do atual sítio urbano de Vacaria, foi encontrado a imagem da Santa que se tornou a padroeira de Vacaria. Lenda não é história, pois não há comprovação científica da mesma. O mais interessante é que fazendo parte do quadrante missioneiro como reserva de gado através da Baqueria de Los Piñales, a região de Vacaria foi freqüentemente visitada por índios missioneiros. E quem visita São Miguel das Missões, ou qualquer outra igreja ou museu originário das missões espanholas, encontra imagens de Nossa Senhora da Conceição, talhada em madeira pelos índios missioneiros, que seguiam a orientação dos jesuítas espanhóis. A imagem encontrada pelo sesmeiro em Vacaria nos leva às imagens talhadas pelos índios dos Sete Povos das Missões. Aqui é que surge a polêmica em relação à imagem, o culto a Nossa Senhora da Oliveira tinha como centro em Portugal, a região do Minho ao norte, que durante muito tempo ficou em litígio entre o domínio espanhol e português.

16 Portanto, a padroeira da cidade de Vacaria, que emoldura o altar principal da Catedral, tem assim seu culto originado na cidade de Guimarães, norte de Portugal. Esta cidade é considerada o berço da nação portuguesa, pois Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, a escolheu como capital. Em 1383, a linha descendente direta masculina de Portugal terminou com a morte de Fernando I. Dom João, filho ilegítimo de Fernando, foi proclamado rei, mas ele se deparou com João de Castela, que queria dominar a região. A 14 de agosto de 1385 ambos vão lutar na batalha de Alijubarrota. A vitória portuguesa foi atribuída à promessa que D. João I fez a Nossa Senhora da Oliveira, que era homenageada em Guimarães através do Largo da Oliveira, localizado em frente a um antigo mosteiro, no centro da cidade. O mosteiro foi fundado por Dom Afonso Henriques e restaurado por D. João I, em homenagem a Nossa Senhora da Oliveira pela vitória. Hoje continua sendo o símbolo da soberania portuguesa e do poder da casa deavis. A Nossa Senhora da Oliveira de Guimarães também está rodeada por outra lenda, pois uma oliveira teria sido trazida para o local, para fornecer o óleo às luminárias do altar do mosteiro, mas não resistiu. Em 1342, Pedro Esteves, um comerciante do local, colocou uma cruz sobre a árvore e ela floresceu. Assim, Portugal para garantir a posse da região de Vacaria teria transformado a antiga imagem de Nossa Senhora da Conceição encontrada, em Nossa Senhora da Oliveira. Isto é apenas uma teoria sobre a diferença das duas imagens que se encontram na Catedral Nossa Senhora da Oliveira de Vacaria, olhando-se as mesmas, lendo-se sobre lendas, a história de Portugal e da Companhia de Jesus. Volto a ressaltar que é incontestável hoje considerar Nossa Senhora da Oliveira padroeira de Vacaria, mas sempre é bom fazer diferença entre o que é lenda e o que é história. Professora Maria Neli Ferreira Borges FREI TEÓFILO DE VILLARDS Pesquisas sobre a história da Diocese creditam aos Freis Pacífico e Efrém a autoria do projeto da Catedral, versão confirmada pela placa em homenagem aos freis no interior da mesma. O Bispo Dom Orlando adverte, contudo, que não podiam ser eles, pois os mesmos ainda não se encontravam em Vacaria. O Dr. Manuel de Gusmão iniciou o projeto de uma torre única e de tijolos. Esse projeto foi alterado para o estilo neogótico. Aberta a discussão de quem teria sido o autor do projeto, registramos o trabalho de investigação e pesquisa dos acadêmicos de História Fernanda Lisboa Vieira e Rafael Grazziotin. Acompanhe na página seguinte, os estudos de nossos futuros pesquisadores.

17 JOSÉ FERNANDES DE OLIVEIRA em RAINHA DO PLANALTO, 1959, escreve: A soberba catedral começada em , sob os auspícios do católico povo de Vacaria de então, é um primor de arquitetura gótica idealizada pelos reverendos padres capuchinhos Efrém e Pacífico de Bellevaux e construído sob a direção técnica do primeiro, em memória das graças alcançadas por intercessão de Nossa Senhora da Oliveira. FIDÉLIS DALCIN BARBOSA em VACARIA DOS PINHAIS e DIOCESE DE VACARIA:..o Frei Efrém de Bellevaux. Este já se encontrava em Vacaria como coadjutor, em 1912, quando projetou e dirigiu a construção da nova e artística igreja Matriz, mais tarde, Catedral. E publica mais..chegou a Vacaria um auxiliar do Vigário, na pessoa de Frei Efrém de Bellevaux, que era um arquiteto de súbito valor. Este apresentou logo um novo projeto, de acordo com os templos em voga na Europa, estilo gótico. E completa com Pacífico e Efrém... o nome destes dois Padres permanecerá ligado a esta obra imponente. Os nossos pesquisadores concluem Com a última afirmação acima e de que eles foram os executores da Catedral Nossa Senhora da Oliveira, não há dúvidas de que concordamos absolutamente, mas na questão dos idealizadores, temos a certeza de que esse mérito não pode mais ser atribuído a eles. O verdadeiro idealizador é outro Frei Capuchinho que foi vigário antes de Frei Pacífico. O trabalho de pesquisa é uma investigação no sentido policial do termo, buscando indícios, provas e testemunhas para encontrar os motivos e as razões dos fatos. Foi então com o auxílio de Dom Orlando, que fomos beber nas fontes mais confiáveis que poderiam existir. A PLANTA BAIXA Checamos o documento para localizar algum indício que pudesse nos levar ao projetista. Algumas anotações na parte de baixo da planta nos mostraram as primeiras evidencias do seu idealizador, bem como do arquiteto. Na parte esquerda de baixo está escrito: Villa de Vaccaria, 8 febr Reserve pour moi lê droit d'invention!. Na parte direita está escrito: Anton Printzmann Architect -Berlim Friedeman Conclui-se que a planta veio da Alemanha, solicitada por um dos capuchinhos, o vigário na época. Em 1906, Frei Alfredo de Saint Jean D'arves deixava a paróquia ao Frei Teófilo de Villards que a dirigiu até Frei Teófilo de Villards de Sur-Thône, esse sim é que foi idealizador da obra em estilo neogótico, que encomendou a um arquiteto de Berlim-Alemanha, chamado Anton Printzmann. Para comprovar as anotações feitas pelo Frei Teófilo comparamos a escrita dos livros de batismos de 1906/1910 com as letras da planta baixa. Exatamente iguais, evidenciam que Frei Teófilo foi o idealizador da obra.

18 Outro fato que se relaciona com as anotações e a data inserida na planta baixa é uma visita pastoral do Bispo Auxiliar D. João Antonio Pimenta em 14/03/1908, que declarou: O atual vigário, Frei Teófilo de Villards e seu coadjutor Frei Germano de Saint Sixt tem sabido colocar na altura da nobre missão que lhes foi confiada, estamos muito satisfeitos com os procedimentos de ambos. E com a prudente direção que vão dando à paróquia. Outra testemunha, Frei Capuchinho Bernardin D' Apremont em 1914: Padre Frei Teófilo de Villards Sur Thônes, sucessor de Padre Alfredo, continuou a obra e conquistou sempre a mais estima e confiança dos paroquianos. Pareceme que foi no seu tempo que a Igreja Paroquial ganhou um carrilhão de efeito incomparável nestas imensas planícies". Outra prova documental importante é um cartão de donativo de 1908, solicitado pelo Vigário para auxiliar nas obras. Em um dos lados do cartão está a planta da Igreja, onde foram feitas algumas mudanças pelos Freis Pacífico e Efrém. Uma ressalva importante é que no projeto de Frei Teófilo a igreja era de tijolos e não de pedra moura. Foram os Freis Pacífico e Efrém que colocaram as pedras mouras no projeto após a saída de Teófilo da paróquia como nos relata José Fernandes de Oliveira em RAINHA DO PLANALTO: Quando de sua chegada a Vacaria, Padre Frei Pacifico inteirado das dificuldades que então impediam o prosseguimento dos trabalhos paralisados, o seu antecessor disse-lhe: se eu permanecesse aqui por mais tempo construiria uma igreja de madeira, porque nesta vila não há tijolos de boa qualidade. Ao longo de sua história, a Catedral Nossa Senhora da Oliveira não foi somente uma igreja e mais do que um patrimônio histórico é símbolo de conscientização e cidadania, unindo fatores políticos, sociais e religiosos. Este artigo, tem por objetivo apontar alguns equívocos relacionados à uma pessoa importante no contexto histórico da Catedral, que foi Frei Teófilo de Villards, cujo nome foi omitido nos poucos livros existentes sobre a história de Vacaria. Abordamos e discutimos este fato, baseados em fontes documentais seguras, para esclarecer fatos, que passaram desapercebidos pelos demais autores. Restaurar um esquecimento é encontrar os homens através dos traços que eles deixarem. Fernanda Lisboa Vieira e Rafael Grazziotin Referências Bibliográficas OLIVEIRA, José Fernandes. Rainha do Planalto, BARBOSA, Fidélis Dalcin. Diocese de Vacaria e Vacaria dos Pinhais, 1984.

19 A DIOCESE DE NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA Obra de Carlos Rigotti A Diocese, com sede em V a c a r i a, p o s s u i 2 8 Paróquias, abrangendo 25 municípios, num total de habitantes. Os municípios são os seguintes: André da Rocha (1.206), Barracão (5.306), Bom Jesus (11.843), Cacique Doble (4.824), Campestre da Serra (3.205), Capão Bonito do Sul (1.837), Caseiros (2.989), Esmeralda (3.234), Ibiaçá (4.681), Ibiraiaras (7.094), Ipê (5.875), Lagoa Vermelha ( ), M a c h a d i n h o (5.503), Maximiliano de Almeida (5.059), Monte Alegre dos Campos (3.122), Muitos Capões (2.969), Paim Filho (4.480), Pinhal da Serra (2.058), Sananduva (14.714), Santo Expedito do Sul (2.614), São João da Urtiga (4.946), São José do Ouro (6.973), São José dos Ausentes (3.180), Tupanci do Sul (1.723) e Vacaria (59.938). Atualmente estão na Diocese de Vacaria 33 padres Diocesanos e 14 Freis Religiosos que atuam nas paróquias, além dos 12 Missionários Capuchinhos que trabalham nas Missões em todo o Brasil. Há também 139 Irmãs Religiosas em diversas Congregações, sendo que dessas 42 trabalham nas pastorais da Diocese. (FONTE DE Nº DE HABITANTES:

20 PARÓQUIAS DA DIOCESE * Os municípios de Capão Bonito do Sul, Monte Alegre dos Campos e Pinhal da Serra não possuem paróquias. Fonte: Mitra Diocesana - Agosto de 2008.

21 DOM CÂNDIDO BAMPI Nascimento: 25/01/1889 São Vigílio da Segunda Légua (localidade de Caxias do Sul) Falecimento: 07/07/1978 Caxias do Sul Pai: Maximino Bampi Mãe: Giácoma Cemin Bampi Nomeação Presbítero: 10/08/1914 Roma Nomeação Prelado de Vacaria: 03/07/1936 Bispo-Auxiliar de Caxias do Sul: 27/04/1957 * BISPO PRELADO DE VACARIA( ) ESTUDOS: Primeiros Estudos: Escola de São Vigílio; Seminário da Ordem em Conde d'eu Garibaldi (1900); Alfredo Chaves Veranópolis (1904); Noviciado Nova Trento. Estudos Secundários: Nova Trento Flores da Cunha Filosofia: Nova Trento Flores da Cunha - Teologia: Garibaldi (1914) Direito Canônico: Universidade Gregoriana Roma ATIVIDADES ANTERIORES: Dioceses de Ivrea eaosta - Roma ( ); Professor de Teologia Dogmática e de Direito Canônico no Convento S. Francisco de Garibaldi; Carlos Barbosa; Diretor dos Estudantes, superior da comunidade e capelão das Irmãs de São José; Superior da Ordem dos Capuchinhos no Rio Grande do Sul ( ); Bispo Titular de Tlos, antiga Diocese da Ásia Menor, destruída pelos muçulmanos. ATIVIDADES DE BISPO PRELADO: Bispo Prelado de Vacaria ( ) - fundador do Seminário Nossa Senhora da Oliveira, o Asilo Divina Providência e o Congresso Eucarístico Diocesano (1947); Bispo Auxiliar de Caxias do Sul. * Primeiro Bispo - Prelado de Vacaria

22 DOM CÂNDIDO BAMPI, natural de São Vigílio da Segunda Légua (localidade de Caxias do Sul), nascido em 25/01/1889, faleceu em 07/07/1978 com 89 anos. Foi o primeiro bispo prelado de Vacaria, nomeado em 03/07/1936. Dirigiu a prelazia de Vacaria por 22 anos até Criou o Seminário Nossa Senhora da Oliveira, o Asilo Divina Providência e o Congresso Eucarístico Diocesano (1947). ANTES DO BISPO PRELADO A HISTÓRICA PRESENÇA NA REGIÃO DOS PADRES CAPUCHINHOS PACÍFICO E EFRÉM, ORIUNDOS DE BELLEVAUX NA FRANÇA, FORAM DECISIVOS PARAA CRIAÇÃO DA DIOCESE DE NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA. PADRE EFRÉM de Bellevaux chegou em Vacaria em Foi o arquiteto que apresentou o projeto da Catedral, em estilo gótico, à semelhança da célebre Catedral de Notre Dame de Paris. Ele foi nomeado Vigário de Vacaria no dia 28/11/1920, permanecendo até 1928.

23 DOM AUGUSTO PETRÓ Nascimento: 03/05/1918 Santo Antônio da Patrulha Pai: José Petró Mãe: Maria Monticelli Petró Profissão Religiosa:16/04/1944 Ordenação Sacerdotal: 30/11/ P. Alegre Ordenação Episcopal: 27/07/ P. Alegre Nomeação: 16/05/1958 Posse: 17/08/1958 em Vacaria *BISPO DE VACARIA ( ) ESTUDOS: 1º Grau: Santo Antônio da Patrulha, ( ) - 2º Grau: Seminário Imaculada Conceição, São Leopoldo, ( ). Filosofia: Seminário em São Leopoldo-RS ( ). Teologia: Seminário em São Leopoldo-RS ( ). Pós-Graduação em Direito Canônico pela PUC de Porto Alegre-RS. ATIVIDADES ANTERIORES: Cooperador Paróquia da Sagrada Família; Pároco em N. Sra. Medianeira; Pároco na Sagrada Família, todas em Porto Algre-RS; Diretor do Novo Lar de Menores, em Viamão- RS; Pró-Vigário Geral e Vice-Ecônomo da Arquidiocese e Assistente dos Aspirantes e Benjaminas da Ação Católica, em Porto Alegre, RS. ATIVIDADES DE BISPO: Bispo de Vacaria-RS ( ); Membro da CEP do Regional Sul 3; Bispo de Uruguaiana-RS ( ). * Primeiro Bispo Diocesano de Vacaria

24 50º DO EPISCOPADO Dom Augusto Petró Aos 90 anos de idade, reside no Lar das Irmãs de Santa Catarina, em Ivoti, graças ao empenho do Bispo Emérito, Dom Ângelo Salvador, que o sucedeu em Uruguaiana. Na foto ao lado, Dom Augusto na missa comemorativa ao cinqüentenário de seu Episcopado na cidade de Ivoti em 28/07/2008. Primeiro Bispo Diocesano de Vacaria tomou posse em 17/08/1958. Permaneceu por seis anos na Diocese, transferindo-se para Uruguaiana, após a nomeação de Dom Henrique Gelain em Estas palavras foram lembradas pelo próprio bispo ao deputado Appio e ao bispo Dom Ângelo Salvador, nascido em Vacaria, na foto acima, e confirmadas pela Dra. Alpha Mariano da Rocha Luz (foto ao lado), primeira dama de Vacaria na posse do bispo, e que completou 90 anos no mesmo dia do 50º do Episcopado de Dom Augusto, 27/07/2008. Na sua posse em 1958 foi festivamente recepcionado pela comunidade de Vacaria e região. O prefeito Nicanor Kramer da Luz saudou a autoridade eclesiástica dizendo: Santo Antônio da Patrulha sua terra natal nos tirou muito nos últimos 200 anos, agora nos devolve em dobro mandando para cá seu filho mais ilustre, o bispo Dom Augusto Petró.

25 DOM HENRIQUE GELAIN Nascimento: 12/06/1910 Nova Pádua Falecimento: 31/12/1993 Pai: Luís Gelain Mãe: Rosa Pilatti Gelain Ordenação Sacerdotal: 28/10/ Porto Alegre Ordenação Episcopal:10/12/1944 Nomeação: 29/07//44 (Cajazeiras Paraíba do Norte) Posse: 12/07/1964 em Vacaria BISPO DE VACARIA( ) ESTUDOS: Ginasial, filosófico, teológico de Direito Canônico: Seminário Central de São Leopoldo. ATIVIDADES ANTERIORES: Iniciou seu ministério pastoral em Bento Gonçalves e, a seguir, em Vista Alegre, município de Nova Prata. Foi Pároco de Antônio Prado ( ). ATIVIDADES DE BISPO: Bispo de Cajazeiras ( ); Bispo de Lins ( ); Criou mais de 20 paróquias, promoveu a criação da Diocese de Marília; Participou do Concílio Vaticano II, Bispo de Vacaria ( ).

26 DOM HENRIQUE GELAIN, natural de Nova Pádua, nasceu em 12/06/1910. Tomou posse como segundo Bispo de Vacaria em 12/07/64. Depois de 19 anos à frente da Diocese, foi sucedido pelo Dom Orlando Dotti, seu bispo Auxiliar. Em 1993, antes do agravamento da doença que o levou a morte, Dom Henrique Gelain foi homenageado pela comunidade de sua terra natal. Acompanhados do deputado Francisco Appio, os vereadores de Nova Pádua entregaram-lhe o título de Cidadão Emérito aprovado pelo Legislativo daquela cidade. Na foto, da esquerda para a direita, Fernando Munaro, Ivo João Sonda, Lino João Pan - Presidente da Câmara Municipal de Vereadores - Bispo Dom Henrique Gelain, Deputado Francisco Appio, Luiz Vezzaro e Anita Simionatto em Vacaria no ano de 1993.

27 DOM ORLANDO DOTTI Nascimento: 22/06/ Antônio Prado Pai: José Domingos Dotti Mãe: Mathilde Miotto Dotti Profissão Religiosa: 06/01/1950 Ordenação Sacerdotal: 08/04/ P. Alegre Ordenação Episcopal: 25/05/1969 Ijuí Nomeação: 12/03/1969 Renúncia: 12/11/2003 BISPO DE VACARIA( ) ESTUDOS: 1º Grau: Seminário Seráfico, Veranópolis, RS ( ) 2º Grau: Seminário dos Capuchinhos, Ipê, RS ( ). Filosofia: Seminário Maior, Marau-RS ( ). Teologia: Seminário Maior, Garibaldi e Porto Alegre-RS ( ). Especialização: Revalidação de Filosofia e Orientação Educacional, UNIJUÍ, Ijuí-RS e Especialização em Educação, Universidade Católica de Washington, DC / USA. ATIVIDADES ANTERIORES: Professor do Seminário dos Capuchinhos, em Ipê, RS ( ); Diretor do 2º Grau do Seminário dos Capuchinhos, em Marau, RS ( ); Professor de Filosofia e Educação, em Ijuí, RS ( ); Diretor e Superior do Seminário de Filosofia, em Ijuí, RS ( ). ATIVIDADES DE BISPO: Bispo de Caçador-SC ( ); Bispo de Barra-BA ( ); Fundador e Diretor dos Cursos Superiores da FEARPE, em Caçador; Membro do Conselho Estadual de Educação- SC; Membro da CEP da CNBB ( ); Membro do Departamento de Ação Social do CELAM ( ); Presidente da CPT ( ); Membro da Pax Christi Internacional ( ); Membro do Conselho de Justiça e Segurança-RS (2001); Bispo de Vacaria-RS ( ); Administrador Apostólico de Vacaria (2007 e 2008); a partir da posse de Dom Irineu Gassen, Dom Orlando Dotti passa a ser BISPO EMÉRITO DA DIOCESE DE VACARIA.

28 DOM PEDRO SBALCHIERO Nascimento: 14/12/ Sananduva Falecimento: 03 de julho de 2007 Pai: Valentim Sbalchiero Mãe: Maria Miola Sbalchiero Ordenação sacerdotal: 04/02/1984 Marcelino Ramos Ordenação Episcopal: 05/04/2003 Nomeação Episcopal: 08/01/2003 Posse Episcopal: 18/04/2003 BISPO DE VACARIA( ) ESTUDOS: Seminário Nossa Senhora da Salette Marcelino Ramos. 2º Grau: Curitiba. Filosofia: Faculdade de Filosofia na PUC Curitiba. Teologia: Faculdade de Teologia Nsa. Sra. da Assunção São Paulo ATIVIDADES ANTERIORES: Vigário paroquial de Nossa Senhora da Glória, Diocese de Palmas-Francisco Beltrão-PR ( ); Encarregado da divulgação da Revista Salette (1987);Promotor vocacional em Marcelino Ramos ( ); Pároco da paróquia Nossa Senhora da Salette, em Curitiba-PR ( ); Pároco da paróquia Nossa Senhora da Salette, em São Paulo-SP ( ); Pároco da paróquia Nossa Senhora da Salette, em Catumbi-RJ (2002); Eleito Coordenador Provincial dos Saletinos no Brasil (2002). ATIVIDADES DE BISPO: Bispo de Vacaria ( )

29 O NOVO BISPO DE VACARIA DOM IRINEU GASSEN Nascimento: 24/11/42 Formosa Cruz) Pai: Arnoldo Gassen Mãe: Erna Maria Finkler Gassen (Santa Ordenação Sacerdotal: 27/07/1968 Em Santa Cruz do Sul Nomeação: 28/05/08 pelo Papa Bento XVI Ordenação Episcopal: 27/07/08- S.Cruz do Sul POSSE: 24/08/08 EM VACARIA ESTUDOS: 2º Grau: Seminário Seráfico S. Francisco de Assis, Taquari. Filosofia: Seminário S. Francisco de Assis,Taquari ( ). Teologia: Convento Santo Antônio em Divinópolis-MG (1965); Seminário N. Sra. da Imaculada Conceição em Viamão ( ). Especialização: Espiritualidade Franciscana, em Roma ( ). ATIVIDADES ANTERIORES: Professor e Formador no Seminário Menor, em Taquari-RS; Mestre dos frades, estudantes de Filosofia, em Porto Alegre-RS (1972); Vice-Mestre dos Noviços, Professor e Formador no Seminário Menor, em Daltro Filho, Imigrante-RS ( ; ); Pároco na Paróquia S. Francisco de Assis, em Porto Alegre-RS (1981); Secretário da Família Franciscana do Brasil, no Rio de Janeiro (1982); Superior da Comunidade e Reitor do Seminário de Curso Médio, em Taquari-RS (1983); Vice-Mestre de Noviços e Reitor dos Seminário Menor, em Daltro Filho, Imigrante-RS ( ); Superior Regional e Reitor do Seminário Menor de Nível Médio, em Agudos-RS ( ); Vice-Mestre de noviços e Pároco da Paróquia S. João Batista, em Daltro Filho, Imigrante-RS ( ); Superior Regional e Pároco da Paróquia Cristo Rei, em Não-Me-Toque-RS ( ); Superior Regional e Pároco na Paróquia S. Bonifácio, em Agudo-RS ( ); Superior Provincial dos Franciscanos em Porto Alegre-RS ( ); Pároco da Paróquia S. João Batista, em Daltro Filho, Imigrante-RS (2008).

30 TOMA POSSE O NOVO BISPO DE VACARIA A Diocese acaba de completar seu jubileu - 50 anos de sua instalação (1958). Foto: Edgar Abreu / Jornal Rota Em cerimônia religiosa, assistida por quase duas mil pessoas, dentro e fora da Catedral de Nossa Senhora da Oliveira, tomou posse no dia 24/08/2008 o novo Bispo de Vacaria, Dom Irineu Gassen, o quinto Bispo Diocesano.

31 Autoridades religiosas como o Arcebispo Dom Dadeus Grins e outros oito bispos prestigiaram sua posse. Padres das 28 paróquias, de 25 municípios, apresentaram-se ao novo administrador da Diocese. Dom Orlando Dotti passou o báculo ao Dom Irineu, despedindo-se mais uma vez da administração regional da Igreja Católica, à qual retornou após a enfermidade e morte do Bispo Dom Pedro Sbalchiero Neto em Foto: Edgar Abreu / Jornal Rota Dom Irineu foi apresentado às autoridades civis, como prefeitos e parlamentares. Pela sociedade de Vacaria e região, foi saudado com eloqüente discurso de boas vindas pelo advogado Ermano Varaschin, que já tivera o privilégio de ser o orador oficial na posse de DomAugusto Petró em 1958 e Dom Henrique Gelain em 1964.

VACARIA DE NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA. Deputado Francisco Appio - Agosto 2008 - Obra de Carlos Rigotti - Foto: O Retrato

VACARIA DE NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA. Deputado Francisco Appio - Agosto 2008 - Obra de Carlos Rigotti - Foto: O Retrato VACARIA DE NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA Obra de Carlos Rigotti - Foto: O Retrato Deputado Francisco Appio - Agosto 2008 - SERÁ VACARIA AÇORIANA? O deputado Francisco Appio provocou ardorosos debates sobre

Leia mais

EIXO TEMÁTICO I: HISTÓRIAS DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES.

EIXO TEMÁTICO I: HISTÓRIAS DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES. EIXO TEMÁTICO I: HISTÓRIAS DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES. Tema 1: Histórias de vida, diversidade populacional (étnica, cultural, regional e social) e migrações locais, regionais e intercontinentais

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É claro que o Brasil não brotou do chão como uma planta. O Solo que o Brasil hoje ocupa já existia, o que não existia era o seu território, a porção do espaço sob domínio,

Leia mais

Peças sacras centenárias são corroídas pelo tempo e atacadas por insetos em Minas

Peças sacras centenárias são corroídas pelo tempo e atacadas por insetos em Minas Peças sacras centenárias são corroídas pelo tempo e atacadas por insetos em Minas Especialista sugere medidas seguras para proteção de acervo corroído pelo tempo. O que os olhos não veem, o patrimônio

Leia mais

PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012

PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012 PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012 PROFa. FLÁVIA N ME N o 6 o ANO Nos anos 80 quando esta professora tinha a sua idade! passava na televisão um seriado chamado Viajantes do Tempo. A ideia do seriado

Leia mais

Artigo N.º 4312 Um milagre de Nossa Senhora Bomba Atômica x Rosário

Artigo N.º 4312 Um milagre de Nossa Senhora Bomba Atômica x Rosário Imagem apenas ilustrativa Artigo N.º 4312 Um milagre de Nossa Senhora Bomba Atômica x Rosário Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=53&id=4312 Jornal "LOS ANGELES TIMES" de Aug. 6, 1957 New York Entre

Leia mais

Alegre. Câmara Municipal. de Porto PROC. N. 5555/05 P.L.L. N. 261/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Alegre. Câmara Municipal. de Porto PROC. N. 5555/05 P.L.L. N. 261/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Breve Histórico da Paróquia São João Batista Levantamento de dados da realização da Festa do Padroeiro Dados coletados através do Livro Tombo e depoimentos Organização: Lucas Bernardes

Leia mais

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny Na semana de 10 a 17 de Julho, cinco jovens acompanhadas pela Irmã Olinda Neves, desenvolveram uma semana missionária em Arronches. Esta foi a segunda vez, que a Vila Alentejana foi palco de uma Missão

Leia mais

Proposta para a apresentação ao aluno. Apresentação Comunidade 1

Proposta para a apresentação ao aluno. Apresentação Comunidade 1 Introdução Você iniciará agora uma viagem ao mundo da História. Anote tudo que achar interessante, os patrimônios que conhece, as dúvidas que tiver e, depois, debata em sala de aula com seus colegas e

Leia mais

Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE

Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE HISTÓRIA Escola: Nome: Data: / / Turma: Pedro Álvares Cabral foi o comandante da primeira expedição portuguesa que chegou ao território que mais tarde receberia o nome

Leia mais

TUDO COMEÇOU... Após alguns meses...

TUDO COMEÇOU... Após alguns meses... TUDO COMEÇOU... Muitas pessoas participaram pra que a igreja São José Operário existisse, no início a irmã Catarina saiu de casa em casa convidando os moradores do bairro pra participar de um culto dominical,

Leia mais

História. Programação 3. bimestre. Temas de estudo

História. Programação 3. bimestre. Temas de estudo História Olá, pessoal! Vamos conhecer, entre outros fatos, como era o trabalho escravo no Brasil? CHIQUINHA GONZAGA Programação 3. bimestre Temas de estudo O trabalho escravo na formação do Brasil - Os

Leia mais

ADMA Manique Bicesse. Projeto pastoral Ano 2014-2015

ADMA Manique Bicesse. Projeto pastoral Ano 2014-2015 ADMA Manique Bicesse Projeto pastoral Ano 2014-2015 Conselho Animador espiritual: Pe. Luciano Miguel Presidente: Mª dos Anjos Branco Vice-presidente: Mª Ana Martins Secretária: Adelaide Martins Tesoureiro:

Leia mais

Daniel fazia parte de uma grupo seleto de homens de Deus. Ele é citado pelo profeta Ezequiel e por Jesus.

Daniel fazia parte de uma grupo seleto de homens de Deus. Ele é citado pelo profeta Ezequiel e por Jesus. Profeta Daniel Daniel fazia parte de uma grupo seleto de homens de Deus. Ele é citado pelo profeta Ezequiel e por Jesus. O livro de Daniel liga-se ao livro do Apocalipse do Novo Testamento, ambos contêm

Leia mais

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra. Senhor Representante de Sua Excelência o Presidente da República, General Rocha Viera, Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Leia mais

Divulgação nos Boletins da Arquidiocese

Divulgação nos Boletins da Arquidiocese Divulgação nos Boletins da Arquidiocese Convidamos todas as paróquias, pastorais e lideranças a enviarem comunicados sobre festas, encontros, palestras e demais eventos, para divulgarmos em nosso Boletim

Leia mais

IIIDomingo Tempo Pascal- ANO A «..Ficai connosco, Senhor, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite

IIIDomingo Tempo Pascal- ANO A «..Ficai connosco, Senhor, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite Ambiente: Os comentadores destacaram, muitas vezes, a intenção teológica deste relato. Que é que isto significa? Significa que não estamos diante de uma reportagem jornalística de uma viagem geográfica,

Leia mais

PASCOM. A PASCOM agradece a todos que colaboraram com esta edição do INFORMATIVO DA PENHA nos mandando fotos,

PASCOM. A PASCOM agradece a todos que colaboraram com esta edição do INFORMATIVO DA PENHA nos mandando fotos, PASCOM A PASCOM agradece a todos que colaboraram com esta edição do INFORMATIVO DA PENHA nos mandando fotos, t e x t o s e i d é i a s p a r a a s matérias! Nossa Senhora da Penha, que sabe o nome de cada

Leia mais

Prelazia de São Felix do Araguaia

Prelazia de São Felix do Araguaia Prelazia de São Felix do Araguaia Calendário 2015 JANEIRO 01 Quinta Solenidade Santa Mãe de Deus 02 Sexta 03 Sábado 04 Domingo Solenidade da Epifania do Senhor Todas as Comunidades 05 Segunda Escola de

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO RÁDIO NO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE EM MATO GROSSO Débora Roberta Borges IE/UFMT. 1.0 Utilização do rádio no processo educativo

A UTILIZAÇÃO DO RÁDIO NO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE EM MATO GROSSO Débora Roberta Borges IE/UFMT. 1.0 Utilização do rádio no processo educativo A UTILIZAÇÃO DO RÁDIO NO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE EM MATO GROSSO Débora Roberta Borges IE/UFMT 1.0 Utilização do rádio no processo educativo Na década de 1950, a população brasileira era predominantemente

Leia mais

A DOMINAÇÃO JESUÍTICA E O INÍCIO DA LITERATURA NACIONAL

A DOMINAÇÃO JESUÍTICA E O INÍCIO DA LITERATURA NACIONAL A DOMINAÇÃO JESUÍTICA E O INÍCIO DA LITERATURA NACIONAL Ederson da Paixão (Especialista em Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais Integrante do Projeto de Pesquisa Os Primeiros Dramas

Leia mais

BREVE HISTÓRICO DA PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA - TAUAPE

BREVE HISTÓRICO DA PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA - TAUAPE BREVE HISTÓRICO DA PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA - TAUAPE A Paróquia de São João Batista do Tauape foi criada por sua Excia. Revma. Dom Antônio, de Almeida Lustosa, na época Arcebispo de Fortaleza, pelo decreto

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 98-A, DE 2015 (Do Sr. Alceu Moreira)

PROJETO DE LEI N.º 98-A, DE 2015 (Do Sr. Alceu Moreira) *C0053558A* C0053558A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 98-A, DE 2015 (Do Sr. Alceu Moreira) Confere o título de "Capital Nacional do Tropeirismo" à cidade de Bom Jesus, no Estado do Rio Grande do

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro

Colégio Visconde de Porto Seguro Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I 2011 AULA 1 Ensino Fundamental e Ensino Médio Atividade de Recuperação Contínua Nome do (a) Aluno (a): Atividade de Recuperação Contínua de Ciências Nível I Classe:

Leia mais

Calendário Paroquial 2015 Paróquia Santa Rita de Cássia Carapicuíba-SP

Calendário Paroquial 2015 Paróquia Santa Rita de Cássia Carapicuíba-SP Calendário Paroquial 2015 Paróquia Santa Rita de Cássia Carapicuíba-SP Janeiro 01 Q Solenidade Santa Maria, Mãe de Deus 02 S 03 S 15h00 Reunião de Coordenação da Catequese 04 D Solenidade Epifania do Senhor

Leia mais

Entre 18 e 20 de fevereiro será celebrado em Sassone (Itália) a XXIV Assembleia Nacional da Federação Italiana de Exercícios Espirituais (FIES).

Entre 18 e 20 de fevereiro será celebrado em Sassone (Itália) a XXIV Assembleia Nacional da Federação Italiana de Exercícios Espirituais (FIES). Entre 18 e 20 de fevereiro será celebrado em Sassone (Itália) a XXIV Assembleia Nacional da Federação Italiana de Exercícios Espirituais (FIES). O objetivo é a relação entre os Exercícios Espirituais e

Leia mais

O Exorcista-Mor do Vaticano afirma que ainda não se fez a Consagração da Rússia

O Exorcista-Mor do Vaticano afirma que ainda não se fez a Consagração da Rússia O Exorcista-Mor do Vaticano afirma que ainda não se fez a Consagração da Rússia pelo Padre Gabriele Amorth Portanto, com a Consagração de 1984 não se realizou uma adequada Consagração da Rússia. E eu estava

Leia mais

BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES

BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES Nome: Data: / / 2015 ENSINO FUNDAMENTAL Visto: Disciplina: Natureza e Cultura Ano: 1º Lista de Exercícios de VC Nota: BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES QUANDO OS PORTUGUESES CHEGARAM AO BRASIL, COMANDADOS

Leia mais

Catecismo da Doutrina Cristã

Catecismo da Doutrina Cristã Catecismo da Doutrina Cristã (Edição revista e atualizada) EDITORA AVE-MARIA Apresentação à nova edição Estamos apresentando aos fiéis cristãos o Catecismo da doutrina cristã, revisto e atualizado. Conservamos

Leia mais

Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém,

Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém, Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém, lá permanecendo até, pelo menos, pouco depois de Pentecostes.

Leia mais

Caros irmãos e amigos. A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres.

Caros irmãos e amigos. A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres. Caros irmãos e amigos A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres. Chegamos na metade do ano de 2015, graças a Deus, porque devido a tantas lutas,

Leia mais

PRIMEIRA VILA OLÍMPICA INDÍGENA DO BRASIL, DOURADOS SEDIA A ESPERANÇA PARA OS POVOS INDÍGENAS. Senhor Presidente,

PRIMEIRA VILA OLÍMPICA INDÍGENA DO BRASIL, DOURADOS SEDIA A ESPERANÇA PARA OS POVOS INDÍGENAS. Senhor Presidente, Discurso proferido pelo deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 10/05/2011. PRIMEIRA VILA OLÍMPICA INDÍGENA DO BRASIL, DOURADOS SEDIA A ESPERANÇA PARA OS POVOS INDÍGENAS Senhor Presidente,

Leia mais

BELO HORIZONTE, 17 A 23 DE JUNHO DE 2010 Nº 552 MENSAGEM DO INSPETOR

BELO HORIZONTE, 17 A 23 DE JUNHO DE 2010 Nº 552 MENSAGEM DO INSPETOR BELO HORIZONTE, 17 A 23 DE JUNHO DE 2010 Nº 552 MENSAGEM DO INSPETOR Caros irmãos, A programação da vinda do Reitor-mor à ISJB, em seus grandes momentos, já está pronta e por ele aprovada. Faltam alguns

Leia mais

COMUNIDADE DO TAQUARAL

COMUNIDADE DO TAQUARAL COMUNIDADE DO TAQUARAL Histórico Taquaral, localizada na região da morraria era uma sesmaria, que originou aos primeiros tempos da fundação da então Vila Maria do Paraguai. É um povoado antigo e tradicional,

Leia mais

PARÓQUIA SÃO MATEUS CALENDÁRIO 2014

PARÓQUIA SÃO MATEUS CALENDÁRIO 2014 Dia Dia da JANEIRO COM MARIA CONSTRUIR A PAZ 31 MISSA NA SÃO MATEUS 20H 01 Quarta SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS, MARIA/ MISSA NA CAPELA SANTO ANTONIO 10H 2 MISSA NA SÃO MATEUS 19H30 3 HORARIO NORMAL

Leia mais

Colégio Senhora de Fátima

Colégio Senhora de Fátima Colégio Senhora de Fátima A formação do território brasileiro 7 ano Professora: Jenifer Geografia A formação do território brasileiro As imagens a seguir tem como principal objetivo levar a refletir sobre

Leia mais

Repasse da 76a. Assembléia da CNBB Sul I Aparecida de 10 a 12/06/2013

Repasse da 76a. Assembléia da CNBB Sul I Aparecida de 10 a 12/06/2013 Repasse da 76a. Assembléia da CNBB Sul I Aparecida de 10 a 12/06/2013 1. Finalidade do Ano da Fé; 2. O que é a Fé; 3. A transmissão da Fé enquanto professada, celebrada, vivida e rezada; 4. O conteúdo

Leia mais

O Rio Grande se vê no espelho

O Rio Grande se vê no espelho O Rio Grande se vê no espelho Fotografias reunidas em livro apresentam um Estado diferente do que é imaginado pelos visitantes O Rio Grande do Sul é, com freqüência, contraposto ao resto do Brasil como

Leia mais

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Discurso do Deputado Darci Coelho (PP-TO) sobre a inauguração do campus da Faculdade Católica no Tocantins, proferido na sessão de 02/03/2005. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, A inauguração,

Leia mais

Campanha de Advento Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa

Campanha de Advento Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa 12 Campanha de Advento Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa 2 Jogo da corrida das ovelhas 11 1. Monta-se o presépio (8 de dezembro). 2. Faz-se um caminho para a manjedoura. 3. Cada elemento da família

Leia mais

COLÉGIO O BOM PASTOR PROF. RAFAEL CARLOS SOCIOLOGIA 3º ANO. Material Complementar Módulos 01 a 05: Os modos de produção.

COLÉGIO O BOM PASTOR PROF. RAFAEL CARLOS SOCIOLOGIA 3º ANO. Material Complementar Módulos 01 a 05: Os modos de produção. COLÉGIO O BOM PASTOR PROF. RAFAEL CARLOS SOCIOLOGIA 3º ANO Material Complementar Módulos 01 a 05: Os modos de produção. Modos de Produção O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES O que é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)? É o maior encontro mundial de jovens católicos com o papa. A jornada começou com o Papa João Paulo II, em 1984, no Vaticano. Desde então

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

TRIANGULAÇÃO DE IMAGENS

TRIANGULAÇÃO DE IMAGENS 1 TRIANGULAÇÃO DE IMAGENS Profa. Teresa Cristina Melo da Silveira (Teca) E.M. Professor Oswaldo Vieira Gonçalves SME/PMU 1 Comunicação Relato de Experiência Triangulação de Imagens foi o nome escolhido

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

MESOPOTÂMIA ORIENTE MÉDIO FENÍCIA ISRAEL EGITO PÉRSIA. ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações

MESOPOTÂMIA ORIENTE MÉDIO FENÍCIA ISRAEL EGITO PÉRSIA. ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações MESOPOTÂMIA FENÍCIA ISRAEL EGITO ORIENTE MÉDIO PÉRSIA ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE ORIENTAL Mesopotâmia - Iraque Egito Hebreus Israel Fenícios Líbano Pérsia

Leia mais

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL)

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) Resumo A série apresenta a formação dos Estados europeus por meio da simbologia das cores de suas bandeiras. Uniões e cisões políticas ocorridas ao longo

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Discurso na cerimónia do V Encontro

Leia mais

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL FACULDADE SETE DE SETEMBRO INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA ALUNA: NATÁLIA DE ARAGÃO PINTO ORIENTADOR: PROF. DR. TIAGO SEIXAS THEMUDO A IMPRENSA

Leia mais

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Região Norte 1. Qual a diferença entre região Norte, Amazônia Legal e Amazônia Internacional? A região Norte é um conjunto de 7 estados e estes estados

Leia mais

A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS

A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS Gn 5 1 Esta é a lista dos descendentes de Adão. Quando criou os seres humanos, Deus os fez parecidos com ele. 2 Deus os criou homem e mulher, e os abençoou, e lhes deu o nome de

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus

Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus S. José modelo e protector de todos os pais materialdecatequese.webnode.pt 1 A terra de José (Mapa) O seu país era a Palestina e a aldeia onde morava chamava-se

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Fotos e relato do estudo feito pela Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho em Porto Alegre. DEUS CUIDA E NÓS TAMBÉM!

Fotos e relato do estudo feito pela Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho em Porto Alegre. DEUS CUIDA E NÓS TAMBÉM! Fotos e relato do estudo feito pela Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho em Porto Alegre. DEUS CUIDA E NÓS TAMBÉM! Para comemorar os 180 anos da Congregação das Irmãs Franciscanas,

Leia mais

ATIVIDADE 02 A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL

ATIVIDADE 02 A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL ATIVIDADE 02 A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL O patrimônio cultural de uma comunidade é o conjunto de referências que compõem o seu dia-a-dia e fazem com que ela tenha uma memória e uma história

Leia mais

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 10 de Junho de 2010

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 10 de Junho de 2010 INTERVENÇÃO DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE OEIRAS Dr. Isaltino Afonso Morais Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 10 de Junho de 2010 LOCAL: Figueirinha, Oeiras REALIZADO

Leia mais

RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO

RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO GEORGE DE CERQUEIRA LEITE ZARUR Consultor Legislativo da Área XV Educação, Desporto, Bens Culturais,

Leia mais

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se em Sessão Ordinária a totalidade dos Vereadores, sob

Leia mais

81AB2F7556 DISCURSO PROFERIDO PELO SENHOR DEPUTADO LUIZ CARLOS HAULY NA SESSÃO DE 05 DE JUNHO DE 2007. Senhor Presidente, Senhoras Deputadas,

81AB2F7556 DISCURSO PROFERIDO PELO SENHOR DEPUTADO LUIZ CARLOS HAULY NA SESSÃO DE 05 DE JUNHO DE 2007. Senhor Presidente, Senhoras Deputadas, DISCURSO PROFERIDO PELO SENHOR DEPUTADO LUIZ CARLOS HAULY NA SESSÃO DE 05 DE JUNHO DE 2007 Senhor Presidente, Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, Hoje dia 5 de junho completam 70 anos da fundação da

Leia mais

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 1 Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 04/03/2001 N Jo 9 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram:

Leia mais

EDITAL 2014/01. Página 1 de 5. EDITAL 2014/1: Escolha do hino tema por ocasião do Ano Jubilar em comemoração aos cinquenta anos de evangelização.

EDITAL 2014/01. Página 1 de 5. EDITAL 2014/1: Escolha do hino tema por ocasião do Ano Jubilar em comemoração aos cinquenta anos de evangelização. PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA - DIOCESE DE COLATINA/ES Rua Mafalda Galimberti 380, Vila Lenira Colatina/ES (27)3722-1821 www.paroquiansgloria.org.br EDITAL 2014/01 Por ocasião da abertura do Ano Jubilar

Leia mais

PRONUNCIAMENTO DO EXCELENTÍSSIMO DEPUTADO FEDERAL FERNANDO DE FABINHO SOBRE ESTRADA GERAL DO SERTÃO SRAS. DEPUTADAS, SRS. DEPUTADOS, SR.

PRONUNCIAMENTO DO EXCELENTÍSSIMO DEPUTADO FEDERAL FERNANDO DE FABINHO SOBRE ESTRADA GERAL DO SERTÃO SRAS. DEPUTADAS, SRS. DEPUTADOS, SR. PRONUNCIAMENTO DO EXCELENTÍSSIMO DEPUTADO FEDERAL FERNANDO DE FABINHO SOBRE ESTRADA GERAL DO SERTÃO SRAS. DEPUTADAS, SRS. DEPUTADOS, SR. PRESIDENTE Participamos hoje, na Câmara dos Deputados do lançamento

Leia mais

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação REGULAMENTO DOM HÉLDER CÂMARA I - DATA E LOCAL A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB organiza o 12º Prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa, que tem por objetivo premiar profissionais da mídia

Leia mais

MENSAGEM À FAMÍLIA MARIANISTA

MENSAGEM À FAMÍLIA MARIANISTA JORNADA DE ORAÇÃO 2010 MENSAGEM À FAMÍLIA MARIANISTA Apresentação do santuário de NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO (Padroeira do Haiti) Porto Príncipe, República do Haiti Jornada Mundial de Oração 10

Leia mais

Quinta. Quarta. Terça. Quinta. Quarta. Terça EVENTO. Moção de apoio ao processo de Beatificação de Dra. Zilda

Quinta. Quarta. Terça. Quinta. Quarta. Terça EVENTO. Moção de apoio ao processo de Beatificação de Dra. Zilda Janeiro 0 a Festa do Bom Jesus dos Aflitos 0 a Moção de apoio ao processo de Beatificação de Dra. Zilda Curitiba PR a Festa de São Sebastião e Terra Nova Reunião com coordenadores paroquiais dos coroinhas

Leia mais

Belo Horizonte (MG) - Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha reforma e será reaberta em breve

Belo Horizonte (MG) - Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha reforma e será reaberta em breve Belo Horizonte (MG) - Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha reforma e será reaberta em breve Escola é considerada um marco da história educacional de Belo Horizonte. Adriana Vilaça tinha 11

Leia mais

Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados aos grandes centros populacionais, viviam nas regiões almejadas

Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados aos grandes centros populacionais, viviam nas regiões almejadas América Espanhola O que os Espanhóis encontraram aqui na América... Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados aos grandes centros populacionais, viviam nas regiões

Leia mais

MUSEU HISTÓRICO DO EXÉRCITO E FORTE DE COPACABANA

MUSEU HISTÓRICO DO EXÉRCITO E FORTE DE COPACABANA MUSEU HISTÓRICO DO EXÉRCITO E FORTE DE COPACABANA Veículo Editoria Página Data Site Época Viajologia Online 21/10/2015 O Rio de janeiro é uma das cidades mais fotogênicas do planeta e suas paisagens diversas

Leia mais

Mineração e a Crise do Sistema Colonial. Prof. Osvaldo

Mineração e a Crise do Sistema Colonial. Prof. Osvaldo Mineração e a Crise do Sistema Colonial Prof. Osvaldo Mineração No final do século XVII, os bandeirantes encontraram ouro na região de Minas Gerais Grande parte do ouro extraído era de aluvião, ou seja,

Leia mais

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES Nome dos autores: Gislaine Biddio Rangel¹; Ana Beatriz Araujo Velasques². 1 Aluna do Curso

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VI Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 29/6/2011 PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,5 Nota: Eixo temático Proteção ao meio

Leia mais

Todos Batizados em um Espírito

Todos Batizados em um Espírito 1 Todos Batizados em um Espírito Leandro Antonio de Lima Podemos ver os ensinos normativos a respeito do batismo com o Espírito Santo nos escritos do apóstolo Paulo, pois em muitas passagens ele trata

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS. Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO

Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS. Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO Dirigida a: crianças do 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo. Duração: 50 minutos. Relevância /interesse do estudo: Quase todas as crianças

Leia mais

CURSO E COLÉGIO ESPECÍFICO. Darcy Ribeiro e O povo brasileiro Disciplina: Sociologia Professor: Waldenir 2012

CURSO E COLÉGIO ESPECÍFICO. Darcy Ribeiro e O povo brasileiro Disciplina: Sociologia Professor: Waldenir 2012 CURSO E COLÉGIO ESPECÍFICO Darcy Ribeiro e O povo brasileiro Disciplina: Sociologia Professor: Waldenir 2012 Sociologia Darcy Ribeiro e O povo brasileiro Antropologia Literatura Atuação política Propostas

Leia mais

ESTADO DO AMAZONAS CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS GABINETE DO VEREADOR FELIPE SOUZA

ESTADO DO AMAZONAS CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS GABINETE DO VEREADOR FELIPE SOUZA PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº. 031 /2013. CONCEDE Medalha de Ouro Cidade de Manaus ao Pastor FRANCISCO MACHADO BARROS, e dá outras providências. Art. 1º - Fica concedida a Medalha de Ouro Cidade de

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

EXPANSÃO TERRITORIAL DO BRASIL

EXPANSÃO TERRITORIAL DO BRASIL EXPANSÃO TERRITORIAL DO BRASIL Foi a conquista e ocupação do interior do território, além dos limites do Tratado de Tordesilhas. Essa expansão foi responsável pela extensão territorial do Brasil de hoje.

Leia mais

como fazer um planejamento pastoral

como fazer um planejamento pastoral josé carlos pereira como fazer um planejamento pastoral paroquial e diocesano Direção editorial: Claudiano Avelino dos Santos Assistente editorial: Jacqueline Mendes Fontes Revisão: Iranildo Bezerra Lopes

Leia mais

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO 11. PERÍODOS DA VIDA DE JESUS 28 E a fama de Jesus se espalhou depressa por toda a região da Galiléia. Jesus cura a sogra de Pedro: 29 Logo depois, Jesus,

Leia mais

O Grande Apóstolo do Espiritismo da Espanha

O Grande Apóstolo do Espiritismo da Espanha Miguel Vives O Grande Apóstolo do Espiritismo da Espanha Nascido na Espanha 1842 e ali desencarnado, na cidade de Tarrasa, no dia 23 de janeiro de 1906. Miguel Vives foi o grande Apóstolo do Espiritismo

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 25 Discurso na cerimónia de entrega

Leia mais

Pronunciamento do Deputado Wasny de Roure no. plenário da Câmara dos Deputados por ocasião do. credenciamento do MEC da Faculdade Evangélica de

Pronunciamento do Deputado Wasny de Roure no. plenário da Câmara dos Deputados por ocasião do. credenciamento do MEC da Faculdade Evangélica de Pronunciamento do Deputado Wasny de Roure no plenário da Câmara dos Deputados por ocasião do credenciamento do MEC da Faculdade Evangélica de Brasília e da Faculdade Teológica Batista de Brasília: Alegro-me

Leia mais

MARATONA SCALABRINIANA - 2013. QUESTÕES PARA o 1º. Ano A e B - EF

MARATONA SCALABRINIANA - 2013. QUESTÕES PARA o 1º. Ano A e B - EF MARATONA SCALABRINIANA - 2013 QUESTÕES PARA o 1º. Ano A e B - EF 1. Qual a data de nascimento de Scalabrini e em qual país ele nasceu? Resposta: Scalabrini nasceu no dia 08 de Julho do ano 1839, na Itália.

Leia mais

Caridade quaresmal. Oração Avé Maria. Anjinho da Guarda. S. João Bosco Rogai por nós. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Bom dia a todos!

Caridade quaresmal. Oração Avé Maria. Anjinho da Guarda. S. João Bosco Rogai por nós. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Bom dia a todos! 2ª feira, 09 de março: Dar esmola Esta semana iremos tentar aprender a dar. A dar aos que mais precisam. E vamos ver que Dar é BRU TAL!!!! Um dia, uma mulher vestida de trapos velhos percorria as ruas

Leia mais

VISITA PASTORAL NA ARQUIDIOCESE DE MARIANA

VISITA PASTORAL NA ARQUIDIOCESE DE MARIANA VISITA PASTORAL NA ARQUIDIOCESE DE MARIANA A Vista Pastoral constitui-se em momento privilegiado de contato do Arcebispo com o povo santo de Deus, confiado aos seus cuidados de pastor, com a preciosa colaboração

Leia mais

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Vocês acham possam a coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - cer d o t t o a r que ga cr ia n y ç a s s? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais

Leia mais

Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Aparecida

Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Aparecida História Ao longo da história do Brasil, uma série de atos e documentos foram criando e organizando a estrutura da Igreja no Brasil. As cidades que hoje compõem a fizeram parte sucessivamente de diversas

Leia mais

CALENDÁRIO DIOCESANO 2013 JANEIRO

CALENDÁRIO DIOCESANO 2013 JANEIRO CALENDÁRIO DIOCESANO 2013 JANEIRO 02 a 10 Escola Vocacional em João Pessoa/PB 10 a 20 Festa de São Sebastião em Jucurutu (Zonal IV) e Parelhas (Zonal V) 11 a 20 Festa de São Sebastião em Florânia (Zonal

Leia mais

Agora é só com você. Geografia - 131

Agora é só com você. Geografia - 131 Geografia - 131 3 Complete: O espaço da sala de aula é um domínio delimitado por um(a)..., que é sua fronteira. Ainda em grupo faça o seguinte: usando objetos como lápis, palitos, folhas e outros, delimite

Leia mais

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Página 1 de 5 1 O número concreto Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Como surgiu o número? Alguma vez você parou para pensar nisso? Certamente você

Leia mais

AGORA É ASSIM: VOCÊ DECIDE, A PREFEITURA FAZ.

AGORA É ASSIM: VOCÊ DECIDE, A PREFEITURA FAZ. AGORA É ASSIM: VOCÊ DECIDE, A PREFEITURA FAZ. Você já ouviu falar Nesse tal de orçamento? O que entra de recursos Na administração Terá que ser todo gasto Em prol da população ISS, IPTU Fundo de Participação

Leia mais

EXPANSÃO TERRITORIAL DO BRASIL O QUE ERAM AS ENTRADAS E BANDEIRAS?

EXPANSÃO TERRITORIAL DO BRASIL O QUE ERAM AS ENTRADAS E BANDEIRAS? EXPANSÃO TERRITORIAL DO BRASIL Foi a conquista e ocupação do interior do território, além dos limites do Tratado de Tordesilhas. Essa expansão foi responsável pela extensão territorial do Brasil de hoje.

Leia mais

POVOS INDÍGENAS NO BRASIL. Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG

POVOS INDÍGENAS NO BRASIL. Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG POVOS INDÍGENAS NO BRASIL Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG Conhecendo os povos indígenas Para conhecer melhor os povos indígenas, é importante estudar sua língua.

Leia mais

Igreja!de! Nossa!Senhora!do!Carmo! Da!Antiga!Sé!

Igreja!de! Nossa!Senhora!do!Carmo! Da!Antiga!Sé! AtransferênciadaCorteeainstalaçãodaFamíliaRealno Rio de Janeiro, em 1808, marcam uma nova etapa na história do País. A capital do ViceMReino passa a ser a sededogovernoedaadministraçãodoimpériolusoe experimentará

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula IV - Introdução ao Novo Testamento e o caráter Literário dos evangelhos A ORIGEM DO NOME A expressão traduzida

Leia mais