Manual do Rotaract ( 1) Este manual foi criado com o intuito de profissionalizar os sócios do club e do distrito. Manual do Rotaract - Protocolo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do Rotaract ( 1) Este manual foi criado com o intuito de profissionalizar os sócios do club e do distrito. Manual do Rotaract - Protocolo"

Transcrição

1 Manual do Rotaract Este manual foi criado com o intuito de profissionalizar os sócios do club e do distrito. ( 1)

2 Manual do Protocolo Mestre de cerimônias. ( 2)

3 Função do Protocolo A função do Protocolo é dar sua contribuição de modo que a reunião seja mais organizada e célere possível, evitando assim que sejam cometidos imprevistos que possam prejudicar o bom andamento da reunião, proporcionando que o clube se destaque pela ordem e eficácia de sua reunião, causando assim, uma boa impressão aos visitantes e convidados. O Protocolo é uma figura discreta, mas é onde graças a ele em combinação com o Presidente de Club, proporcionam uma reunião com todas essas qualidades, tornando-a um sucesso. O Protocolo é o canal do Presidente para com os sócios ou demais membros do conselho, durante as reuniões e/ou eventos rotários. ( 3)

4 Função do Protocolo 1. Compor a mesa principal; 2. Verificar Panóplias (Bandeiras), Sino e martelo e equipamento de som; 3. Organizar as fichas de convidados; 4. Relacionar e nomear os convidados presentes na reunião; 5. Demarcar local na mesa para os componentes; 6. Avisar o presidente quanto aos horários da Reunião; 7. Mencionar datas Cívicas e comemorativas, inclusive aniversariantes (Mês/semana) de sócios e/ou familiares, nascimentos, formaturas homenagens e ausências; 8. Sempre um excelente nível de linguagem, cultural e postura, pois todos estarão prestando atenção em você; ( 4)

5 Estabelecimento de critérios Para a Gestão: Aniversariantes da semana vão à mesa? Quando tiver mais de um, qual o critério a ser utilizado? Ficará a cargo dos Serviços Internos os aniversariantes? Caso seu clube já tenha tido ou tem um RDR ou membro de um Cargo no Conselho Distrital ou na Omir Brasil, qual o tratamento dado a ele? Irá para a mesa toda a reunião? O rotariano responsável ficará onde? Definir se passa datas comemorativas. ( 5)

6 Estabelecimento de critérios Comportamento Visual: O Protocolo deverá sempre ser o mais discreto possível, e quando da apresentação da mesa, dos convidados e dos visitantes o mesmo deverá ser sério e objetivo, não fazendo na tribuna, comentário ou brincadeira alguma a qualquer um dos presentes. No entanto, deverá ainda o Protocolo estar atento ao desenrolar de toda a reunião, pois o sucesso da mesma, passa pela observação fiel do timing, pelas providências de última hora, enfim pelo correto desempenho. O visual do Protocolo, deverá estar sempre alicerçado em roupas que lhe conferem certa elegância, ou seja sobriedade, pois normas protocolares assim exigem. ( 6)

7 Estabelecimento de critérios Cuidados especiais: Chegar ao local de 15 a 30 minutos antes do seu inicio; Sino; Martelo; Panóplia; Tribuna; Cadeiras; Toalhas; Iluminação, som, ventilação e extintores; Audiovisual; ( 7)

8 Estabelecimento de critérios Cuidados especiais: Composição da Mesa Diretora; Cardápio / Garçons (caso haja alimentação); Providenciar os recursos necessários aos diretores; Providenciar com a ajuda das Comissões de Companheirismo e de Programa, a recepção aos convidados, principalmente aos que se destinarem a mesa da Presidência; Confirmar pessoalmente a pronúncia de cada convidado; Definir em conjunto com o Presidente a composição da mesa principal; Assuntos de última hora inseridos na pauta. ( 8)

9 Estabelecimento de critérios Comportamento e Linguagem Como deve conduzir-se o Protocolo: máxima distinção. Nada de vedetismo ou animador de festinhas; Ficar o menos possível com o uso da palavra; Nada de casos cômicos, gracinhas ou anedotas picantes; Quanto à linguagem, alegre se possível, porém sóbria e correta. Muito cuidado com o tratamento obrigatório: Cardeal: Sua Eminência ou Vossa Eminência Bispo: Sua Excelência ou Vossa Excelência Padre: Sua Santidade Irmã: Sua Senhoria ou Vossa Senhoria ( 9)

10 Estabelecimento de critérios Comportamento e Linguagem Juiz: Meritíssimo Presidente da República, Governador, Prefeito e demais ocupantes de altos cargos públicos: Vossa Excelência Demais autoridades públicas: Sua ou Vossa Senhoria Bolsistas, Integrantes do IGE, Intercambiados: Embaixadores da Boa Vontade Membros da Família Rotária: Companheiro ou Companheira Quando da presença de Presidentes ou Governadores de outras gestões, sempre referir-se como Governador ou Presidente acompanhado do ano referente a sua gestão. Ex: Companheiro João Paulo Elizei Zatti do Rotaract Club Elói Mendes D-4560 RDR D /2012. ( 10)

11 Requisitos para um bom Protocolo Para ser um bom Protocolo, o companheiro indicado ou eleito deve preencher alguns requisitos, dada a importância e essencialidade de que o cargo é investido. Esses requisitos são importantes, mas não eliminatórios, sendo que o importante é que o companheiro que esteja interessado em assumir tal função tenha consciênciade aprimorar e desenvolver demais qualidades que porventura sinta necessidade de aprimorá-las. ( 11)

12 Requisitos para um bom Protocolo Ser entusiasta, porém manter a sobriedade nos seus atos e palavras; Ficar sempre atento a qualquer movimento; Tratar os companheiros, visitantes e convidados com educação, mas, ao mesmo tempo, impor sua condição de forma a não ofendê-los; Ter boa dicção, devendo ser claro e objetivo em suas manifestações; Ter desembaraço. ( 12)

13 Deveres do Protocolo Colaborar com o Presidente na composição da mesa que dirigirá os trabalhos, atendendo-se às disposições protocolares oficiais, bem como as normas e condutas do protocolo rotário. ( 13)

14 Deveres do Protocolo Uma vez definido os componentes da mesa da Presidência (pelo menos, cinco minutos antes da hora marcada para o início oficial da Reunião), o Protocolo, deverá iniciar a distribuição dos convites àqueles componentes que irão à Mesa, para após se dirigir a tribuna solicitando aos presentes que tomem seus devidos lugares, para que se dê início a mais uma Reunião do Rotaract. Caso o Protocolo não tenha condições de acompanhar o diretor ao seu lugar, deverá destacar um companheiro para isso. ( 14)

15 Deveres do Protocolo Apresentar os componentes da mesa da Presidência com desembaraço, de forma serena e com extrema seriedade, ou seja, sem qualquer comentário adicional que possa constranger qualquer pessoa presente na reunião. Após a apresentação dos componentes da mesa da presidência, o PROTOCOLO deverá apresentar os rotarianos, visitantes e convidados, sendo que os agradecimentos deverão ficar por conta do Presidente ao término da reunião. ( 15)

16 Deveres do Protocolo Colocar-se a par de todo o programa a ser desenvolvido na Reunião, de modo a encontrar-se capacitado a intervir com total desembaraço na ocasião necessária, bem como prestar imediata e eficiente colaboração ao Presidente. Recomenda-se que o Protocolo fique em posição estratégica, ou seja, em local que a um simples sinal/gesto do Presidente, o companheiro seja acionado/alertado para eventuais e necessários serviços, portanto, reserve este lugar com antecedência. ( 16)

17 Deveres do Protocolo O Protocolo deve postar-se cinco minutos antes do início da reunião, à entrada do local para saudar os participantes e deixar os convidados e visitantes à vontade, conduzindo-os à secretaria para que o mesmo assine a lista de presença e ficha de identificação. Pegar junto a Secretaria as fichas de identificação para quando for nominar suas presenças. Levar ao conhecimento do Presidente, pedidos de companheiros para uso da palavra, informando-o sobre o assunto a ser tratado. Competirá ao Presidente, dependendo do assunto, autorizar ou não. ( 17)

18 Deveres do Protocolo Não alongar-se na apresentação dos componentes da mesa, seus feitos ou suas vidas. Não usar apelidos para identificar os componentes da mesa ou os visitantes. Responsabilidades com o horário. O Protocolo, de acordo com o programa a ser desenvolvido na reunião deverá sempre elaborar um timing estimativa de tempo para cada um dos tópicos do programa, geralmente de 1 hora a 1 hora e meia para as reuniões ordinárias. Com isso, o Protocolo terá uma idéia precisa da programação informando ao Presidente se há folga ou não, para que o mesmo acelere ou não a reunião. ( 18)

19 Deveres do Protocolo Apesar de não ser o usual, em alguns clubes existe o hábito do Protocolo finalizar seus trabalhos. Normalmente ocorre em concordância com a Presidência, para apresentação de datas importantes, aniversários e estatísticas. Orienta-se que se faça da seguinte forma ao se dirigir à tribuna pela última vez: O Protocolo ao término de seus trabalhos, coloca-se a disposição da Presidência. ( 19)

20 Hino Nacional Decreto Federal nº5.700 de 1º de Setembro de 1971, que dispõe sobre os símbolos nacionais. Poderá ser tocado ao início de reuniões de caráter especial. Se tocado, será executado somente a primeira parte. Se acompanhado de canto, obrigatoriamente deverá ser apresentado em suas duas partes. Caso alguma cerimônia seja executado hino de outro país, o do Brasil será sempre o último a ser ouvido, como deferência para com a Nação amiga. Muito comum é o aplauso ao final da apresentação do Hino Nacional, para que tal conduta seja tolerada, lembre o Presidente de seu clube, quando da abertura da reunião de avisar que ao final da apresentação do Hino, solicitar uma salva de palmas à Bandeira Nacional e as demais bandeiras da panóplia ou ao pavilhão nacional. ( 20)

21 Bandeira Nacional Pela Lei 5.700, temos: Art 19. A Bandeira Nacional, em todas as apresentações no território nacional, ocupa lugar de honra, compreendido como uma posição: I - Central ou a mais próxima do centro e à direita deste, quando com outras bandeiras, pavilhões ou estandartes, em linha de mastros, panóplias, escudos ou peças semelhantes; II - Destacada à frente de outras bandeiras, quando conduzida em formaturas ou desfiles; III - A direita de tribunas, púlpitos, mesas de reunião ou de trabalho. Parágrafo único. Considera-se direita de um dispositivo de bandeiras a direita de uma pessoa colocada junto a ele e voltada para a rua, para a platéia ou de modo geral, para o público que observa o dispositivo. ( 21)

22 Formação da Panóplia 1 - Ao Centro e em destaque a Bandeira Nacional 2 - A sua direita a bandeira da ONU 3 - Estado do Distrito Anfitrião 4 - Bandeira do EUA 5 - Município 6 - Rotary 7 - Rotaract 8 - Interact 9 - Omir 10 - RDR 11 - Bandeira do Clube 12 - Casa da Amizade 13 - País ( 22)

23 Composição da mesa O Protocolo, quando na formação da Mesa da Presidência, deve se ater aos seguintes princípios: Não haverá distinção de sexo quando na sua formação, devendo ser única e exclusivamente analisada a importância de cada um e m sua composição. Deve estar constantemente atualizado quanto as regras de precedência diante das diversas autoridades rotaractianas e rotárias existentes. Quando da formação da Mesa da Presidência, o número de lugares à mesa deve ser sempre ímpar, a fim de que sua apresentação possa ser feita de forma clara a todos que a vêem. Quando da presença de cônjuges, fica estabelecido que sua apresentação seja feita pelo seu nome e não de seu parceiro e vice versa. Mesmo em condições de parceria, o centro da mesa deve partir se for o caso do Rotaract, ai então em seguida do parceiro ( 23)

24 Reuniões ordinárias 1 - Presidente do Clube 2 - Convidado / Palestrante / Chairman de Rotaract/ Rotariano / Presidente de Rotary / Governador etc 3 - Secretário do Clube (obs.: o Secretário ocupará a mesa preferencialmente em composição de 3 lugares. A partir de uma maior formação da mesa, orientar-se que o mesmo não faça parte de sua composição) ( 24)

25 Reuniões Distritais 1 - Representante Distrital de Rotaracts Clubs 2 - Governador / Presidente do Clube Anfitrião / Chairman de Rotaract da Governadoria / Palestrante etc 3 - Secretário Distrital (obs.: o Secretário ocupará a mesa preferencialmente em composição de 3 lugares. A partir de uma maior formação da mesa, orientar-se que o mesmo não faça parte de sua composição) ( 25)

26 Reuniões com a Omir 1 - Representante Distrital do Distrito Anfitrião 2 - Presidente da OMIR Brasil 3 - Secretário(a) Multidistrital da OMIR Brasil (obs.: o Secretário ocupará a mesa preferencialmente em composição de 3 lugares. A partir de uma maior formação da mesa, orientar-se que o mesmo não faça parte de sua composição.) ( 26)

27 Recomendações Antes da apresentação, certifique-se da pronúncia correta dos componentes da Mesa da Presidência e dos convidados e visitantes que serão apresentados; Inicia-se sempre a apresentação da Mesa da Presidência pelo nº1 (Presidente do Clube, RDR, Presidente da Omir ou Presidente de Evento), apresentando a seguir os componentes dos lugares pares e em seguida os dos lugares ímpares; Primeiramente, ao anunciar os componentes da mesa, cite o nome, o clube a que pertence (se membro da família rotária) e finalize com o cargo que ocupa; ( 27)

28 Recomendações Após a apresentação do Orador, solicite sempre do plenário uma salva de palmas; Quando de um evento maior, faça antecipadamente uma lista de pessoas (com nome e cargo) que provavelmente comparecerão a reunião; Caso haja a previsão de presença de autoridades que não façam parte da composição da mesa, é de bom tom, deixar lugares reservados, tais como cadeiras, filas ou mesas. ( 28)

29 Recomendações Não confie na memória, aponte tudo que for necessário para a correta apresentação; Combinar previamente com o Orador e o Presidente o tempo de explanação e a forma de avisá-lo caso seja necessário; Nunca esquecer de detalhes básicos ao Orador, tais como: Som, Material de Apoio, Água etc. ( 29)

Juliana de Oliveira Martins. Representante Distrital de Rotaract Clubs Distrito 4610

Juliana de Oliveira Martins. Representante Distrital de Rotaract Clubs Distrito 4610 Rotaract Club Distrito 4610 Treinamento para Protocolos Juliana de Oliveira Martins Representante Distrital de Rotaract Clubs Distrito 4610 O PROTOCOLO Este é um cargo que também compõem o Conselho diretor

Leia mais

1) PRIMEIRO MITO OU CASO DE PROCEDIMENTO EQUIVOCADO : O MASTRO DA BANDEIRA BRASILEIRA COM ALTURA SUPERIOR À DOS OUTROS MASTROS DO ESMO DISPOSITIVO.

1) PRIMEIRO MITO OU CASO DE PROCEDIMENTO EQUIVOCADO : O MASTRO DA BANDEIRA BRASILEIRA COM ALTURA SUPERIOR À DOS OUTROS MASTROS DO ESMO DISPOSITIVO. A BANDEIRA NACIONAL 1) PRIMEIRO MITO OU CASO DE PROCEDIMENTO EQUIVOCADO : O MASTRO DA BANDEIRA BRASILEIRA COM ALTURA SUPERIOR À DOS OUTROS MASTROS DO ESMO DISPOSITIVO. Argumentação habitualmente sustentada

Leia mais

INSTRUÇÃO ROTÁRIA Nº 45

INSTRUÇÃO ROTÁRIA Nº 45 INSTRUÇÕES ROTÁRIAS - MAIO/2012 INSTRUÇÃO ROTÁRIA Nº 45 CERIMÔNIA DE ADMISSÃO DE NOVOS ASSOCIADOS - Todo clube deve organizar uma cerimonia de admissão para novos associados e desenvolver sua própria programação

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUN Nº 17/2000. Dispõe sobre colação de grau.

RESOLUÇÃO CONSUN Nº 17/2000. Dispõe sobre colação de grau. RESOLUÇÃO CONSUN Nº 17/2000 Dispõe sobre colação de grau. O Conselho Universitário, no uso de suas atribuições e considerando: a) o disposto no Regimento Geral, artigo 113 e respectivos parágrafos; b)

Leia mais

Como elaborar Cerimonial para Instituições de Ensino. maio/2016

Como elaborar Cerimonial para Instituições de Ensino. maio/2016 Como elaborar Cerimonial para Instituições de Ensino maio/2016 Cerimonial e Protocolo Tenha atitude Cerimonial e Protocolo Montagem do Evento Evento de sucesso Atitude e bom senso são fundamentais para

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSAC 004/2014

RESOLUÇÃO CONSAC 004/2014 Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães, 222 Ponto Central CEP 44.032-620 RESOLUÇÃO

Leia mais

MANUAL DO DIRETOR DE PROTOCOLO

MANUAL DO DIRETOR DE PROTOCOLO MANUAL DO DIRETOR DE PROTOCOLO PARA ROTARY CLUBS BRASILEIROS JULHO 2017 www.rotary4420.org.br APRESENTAÇÃO Maio de 2017 Em todos os setores da sociedade a adequada organização de uma reunião é extremamente

Leia mais

PETS - SEMINÁRIO DE TREINAMENTO DE PRESIDENTES ELEITOS

PETS - SEMINÁRIO DE TREINAMENTO DE PRESIDENTES ELEITOS ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4600 ANO ROTÁRIO 2015/2016. Gov. ANTONIO CUSTODIO FILHO PETS - SEMINÁRIO DE TREINAMENTO DE PRESIDENTES ELEITOS São José dos Campos, 14 de Março de 2015. VOCE COMO PRESIDENTE.

Leia mais

R E G I M E N T O D A C O N F E R Ê N C I A CAPITULO I LOCAL DATA ANFITRIOES

R E G I M E N T O D A C O N F E R Ê N C I A CAPITULO I LOCAL DATA ANFITRIOES R E G I M E N T O D A C O N F E R Ê N C I A CAPITULO I LOCAL DATA ANFITRIOES ARTIGO 1⁰ - As Conferencias do Distrito 4440 e respectivos trabalhos são regulados por este Regimento ARTIGO 2⁰ - A sede da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CONGREGAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CONGREGAÇÃO RESOLUÇÃO nº 01/2012 Normatiza as solenidades de colação de grau no âmbito do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia A Congregação do Instituto de Ciência da Informação, no

Leia mais

DO PROTOCOLO Art. 3º O Presidente do Conselho Federal presidirá a cerimônia a que comparecer, no âmbito da Ordem dos Advogados do Brasil.

DO PROTOCOLO Art. 3º O Presidente do Conselho Federal presidirá a cerimônia a que comparecer, no âmbito da Ordem dos Advogados do Brasil. Provimento Nº 96/2001 O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 54, inciso V, da Lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994, e tendo em vista

Leia mais

EDITAL IV CONCURSO E REGULAMENTO DISTRITAL DE ORATÓRIA

EDITAL IV CONCURSO E REGULAMENTO DISTRITAL DE ORATÓRIA EDITAL E REGULAMENTO IV CONCURSO DISTRITAL DE ORATÓRIA Edital 003/2017 Ano Rotário 2016-17 Dispõe sobre a realização do IV Concurso Distrital de Oratória do Distrito 4580 O REPRESENTANTE DISTRITAL DE INTERACT

Leia mais

Regimento Interno Distrital

Regimento Interno Distrital Regimento Interno Distrital Página 1 Regimento Interno Da Representação Distrital De Interact Clubs do Distrito 4430 Votado na Assembléia Distrital em 22 de março de 2015 Regimento Interno Distrital Página

Leia mais

CERIMONIAL DA UNICATÓLICA

CERIMONIAL DA UNICATÓLICA CERIMONIAL DA UNICATÓLICA 2016 ÍNDICE Visando democratizar o acesso aos procedimentos, bem como auxiliar o trabalho de órgãos e unidades acadêmicas, a Chefia de Gabinete Reitoria disponibiliza nesta seção

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU E FORMATURA

MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU E FORMATURA MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU E FORMATURA LINHARES 2017 1 SUMÁRIO 1 DO ATO... 3 2 DA COMPETÊNCIA... 3 3 DA DISPENSA... 3 4 DA COMISSÃO DE FORMATURA... 3 5 DA ESCOLHA DO LOCAL E DECORAÇÃO

Leia mais

Normas para Sessão Solene de Colação de Grau da. Faculdade São Luís de França

Normas para Sessão Solene de Colação de Grau da. Faculdade São Luís de França Normas para Sessão Solene de Colação de Grau da Faculdade São Luís de França Data da Colação de Grau: (fevereiro ou agosto, dia de sábado) UNIFICADA, ou seja, todos os cursos da instituição juntos. I.

Leia mais

NOVO CERIMONIAL GUIA PRÁTICO DAS FUNÇÕES; BÁSICO; MESTRE DE CERIMÔNIAS O QUE É?

NOVO CERIMONIAL GUIA PRÁTICO DAS FUNÇÕES; BÁSICO; MESTRE DE CERIMÔNIAS O QUE É? NOVO CERIMONIAL GUIA PRÁTICO DAS FUNÇÕES; BÁSICO; MESTRE DE CERIMÔNIAS O QUE É? Mestre de Cerimônias é o profissional que atua como elo entre o anfitrião oficial em um evento formal e/ou informal e os

Leia mais

RELATÓRIO DO REPRESENTANTE DO PRESIDENTE DO ROTARY INTERNATIONAL

RELATÓRIO DO REPRESENTANTE DO PRESIDENTE DO ROTARY INTERNATIONAL Seção 1 Preencha o RELATÓRIO DO REPRESENTANTE DO PRESIDENTE através do Portal do Associado, pois todos os dados estão sendo obtidos pelo Portal. Utilize este formulário se NÃO FOR POSSÍVEL utilizar o Portal.

Leia mais

18 DE MAIO 2017 QUINTA-FEIRA. 19 de MAIO de 2017 SEXTA-FEIRA

18 DE MAIO 2017 QUINTA-FEIRA. 19 de MAIO de 2017 SEXTA-FEIRA 1/8 18 DE MAIO 2017 QUINTA-FEIRA 14h00min Início das Inscrições e apresentação de credenciais dos delegados votantes na secretaria junto ao Hotel Palace. 15h00min Chegada e recepção do Representante Pessoal

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA A DISCIPLINA DE ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS (VERSÃO 1)

MATERIAL DE APOIO PARA A DISCIPLINA DE ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS (VERSÃO 1) MATERIAL DE APOIO PARA A DISCIPLINA DE ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS (VERSÃO 1) Introdução Cerimonial e protocolo: área trabalhada em campos como o turismo, hotelaria, eventos e relações públicas. De acordo com

Leia mais

REGULAMENTO CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU

REGULAMENTO CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU REGULAMENTO CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS Art. 1º. O presente Regulamento tem por objetivo estabelecer as normas e procedimentos para a cerimônia de Colação de Grau dos Cursos

Leia mais

Regulamento do Concurso Distrital de Oratória

Regulamento do Concurso Distrital de Oratória REPRESENTAÇÃO DISTRITAL DE ROTARACT CLUB DISTRITO 4.440 GESTÃO 2013-14 RDR LUPPER ALVES VIVAMOS ROTARACT Regulamento do Concurso Distrital de Oratória REGULAMENTO GERAL Dispõe sobre as regras do Concurso

Leia mais

Manual de. Protocolo. Distrito 4540

Manual de. Protocolo. Distrito 4540 Manual de Protocolo Distrito 4540 Manual de Protocolo Editor Responsável: Carlos Eugênio Vieira Bittar carlos@impacto1eventos.com.br Revisão: José Afif Cheade conspen@conspen.com.br Rotary Club de Franca-Imperador

Leia mais

MANUAL DE SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU

MANUAL DE SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU Faculdade de Tecnologia de Garça - "Deputado Julio Julinho Marcondes de Moura" MANUAL DE SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GARÇA 2017 SUMÁRIO 1.OBJETIVOS... 3 1.1 Geral... 3 1.2

Leia mais

Art. 1: Art. 2: Parágrafo Primeiro: Parágrafo Segundo:

Art. 1: Art. 2: Parágrafo Primeiro: Parágrafo Segundo: Este documento contém os regulamentos do XIX EGIC (Encontro Gaúcho de Interact Clubs) do Distrito 4700 de Rotary International. Todos os artigos presentes neste documento deverão ser cumpridos por todos

Leia mais

NORMAS PARA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU

NORMAS PARA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU NORMAS PARA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU 1. ATO A Colação de Grau é um ato oficial da Faculdade de Cafelândia, organizado de acordo com as orientações estabelecidas neste manual de normas. 2. COMPETÊNCIA

Leia mais

XXVII CONFERÊNCIA DISTRITAL A CONFERÊNCIA do CENTENÁRIO da FUNDAÇÃO ROTÁRIA Período: 25, 26 e 27 de Maio de 2017 Local: C T G Aliança da Serra

XXVII CONFERÊNCIA DISTRITAL A CONFERÊNCIA do CENTENÁRIO da FUNDAÇÃO ROTÁRIA Período: 25, 26 e 27 de Maio de 2017 Local: C T G Aliança da Serra 1 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4440 EDUARDO GOMES GONÇALVES Governador 2016-2017 Período: 25, 26 e 27 de Maio de 2017 Quinta-feira 25/MAIO/2017 Pré-Conferência Local: Casa da Amizade Horários Tema - Assunto

Leia mais

Rotary International. Centro de Serviços de RI no Brasil. Sakuji Tanaka Presidente Rotary International.

Rotary International. Centro de Serviços de RI no Brasil. Sakuji Tanaka Presidente Rotary International. Rotary International Centro de Serviços de RI no Brasil Sakuji Tanaka Presidente Rotary International www.distrito4780.com.br Distrito 4.780 Mensagem do Diretor de RI José Antonio Figueiredo Antiório Diretor

Leia mais

DISTRITO 4440 XXVI CONFERÊNCIA DISTRITAL CONFERÊNCIA DO COMPANHEIRISMO DIA 19/05/2016 QUINTA-FEIRA

DISTRITO 4440 XXVI CONFERÊNCIA DISTRITAL CONFERÊNCIA DO COMPANHEIRISMO DIA 19/05/2016 QUINTA-FEIRA 1 PROGRAMA - HORÁRIO DE BRASÍLIA DIA 19/05/2016 QUINTA-FEIRA 14:00 hs. - Instalação da Secretaria Recepção Inscrição Registro de Credenciais Entrega de Material - Local : Spasso Buffet 14:00 às 15:45 hs.

Leia mais

PROGRAMA DA CONFERÊNCIA DO Distrito 4560

PROGRAMA DA CONFERÊNCIA DO Distrito 4560 QUINTA-FEIRA - 17 de maio 15h - Chegada e recepção do Representante Pessoal do Presidente do Rotary International Ian Riseley, Governador 2008-09 Celso Gonçalves Alves, do Distrito 4410 - Rotary Club de

Leia mais

Art. 2º A organização do CNO é de responsabilidade da MDIO Interact Brasil e será exercida por pessoas designadas pelo Presidente.

Art. 2º A organização do CNO é de responsabilidade da MDIO Interact Brasil e será exercida por pessoas designadas pelo Presidente. I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O Concurso Nacional de Oratória (CNO) 2016-17, que será realizado na XVIII Conferência Multidistrital de Interact (COMIC), é dividido em quatro etapas consecutivas e eliminatórias:

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 3 2 COLAÇÃO DE GRAU. 3 3 CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU. 3 4 ORIENTAÇÕES PRÉVIAS À FORMATURA. 4 5 DE FORMATURA. 5 6 INFORMAÇÕES GERAIS.

1 INTRODUÇÃO. 3 2 COLAÇÃO DE GRAU. 3 3 CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU. 3 4 ORIENTAÇÕES PRÉVIAS À FORMATURA. 4 5 DE FORMATURA. 5 6 INFORMAÇÕES GERAIS. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 COLAÇÃO DE GRAU... 3 3 CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU... 3 4 ORIENTAÇÕES PRÉVIAS À FORMATURA... 4 5 DE FORMATURA... 5 6 INFORMAÇÕES GERAIS... 5 7 CALENDÁRIO... 6 8 CERIMONAL DE

Leia mais

NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DA UFG

NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DA UFG SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERALDE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DA UFG I - DO ATO 1. As cerimônias de colação de grau serão presididas pelo Reitor ou pelo

Leia mais

EDITAL /15 REGULAMENTO OFICIAL

EDITAL /15 REGULAMENTO OFICIAL EDITAL 05 2014/15 REGULAMENTO OFICIAL PROCESSO ELEITORAL CANDIDATURA AO CARGO DE RDR REPRESENTANTE DISTRITAL DE ROTARACT GESTÃO 2016/17 DISTRITO 4560 GESTÃO 2014/15 O Representante Distrital de Rotaract

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO DISTRITO FEDERAL

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO DISTRITO FEDERAL CARTA-CONVITE Nº 3/2008 1. OBJETO ANEXO I PROJETO BÁSICO 1.1 - A presente licitação tem por objeto a contratação de empresa especializada em eventos para prestação de serviços, abrangendo: locação de auditório,

Leia mais

Em Foco ROTARY EM AÇÃO

Em Foco ROTARY EM AÇÃO Boletim nº 17 e 18 - Período Rotário 2016/2017 RJ Mês de novembro /dezembro de 2016 ROTARY EM AÇÃO O que podemos fazer para transformar o mundo? Os rotarianos acreditam que é preciso Dar de Sí Antes de

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: CERIMONIAL, PROTOCOLO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS Aplicados a Órgãos Públicos e Empresas Privadas.

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: CERIMONIAL, PROTOCOLO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS Aplicados a Órgãos Públicos e Empresas Privadas. Curso: CERIMONIAL, PROTOCOLO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS Aplicados a Órgãos Públicos e Empresas Privadas. Data e Local: 16, 17 e 18 de abril de 2018 Foz do Iguaçu, PR Rafain Palace Hotel & Convention Avenida

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 001 / 2013 RESOLVE. Art. 1º Normatizar as cerimônias de formatura na Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu VIZIVALI.

RESOLUÇÃO Nº. 001 / 2013 RESOLVE. Art. 1º Normatizar as cerimônias de formatura na Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu VIZIVALI. RESOLUÇÃO Nº. 001 / 2013 Normatiza as cerimonias de formaturas na Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu VIZIVAL. A DIRETORA DA FACULDADE VIZINHANÇA VALE DO IGUAÇU - VIZIVALI, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

GRANDE MESA DE SAUDAÇÃO

GRANDE MESA DE SAUDAÇÃO LIVRO DE PROTOCOLO Configuração da Sala de Reuniões de um Conselho BANDEIRA NACIONAL BANDEIRA VATICANO BANDEIRA ESTADUAL BANDEIRA CAVALEIROS TESOUREIRO ESTADUAL SECRETÁRIO FINANCEIRO GRANDE CAVALEIRO CAPELÃO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL ABRILPREV SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL ABRILPREV SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO PRELIMINAR REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL ABRILPREV SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CAPÍTULO DISPOSIÇÃO PRELIMINAR Art. 1º Este Regimento Interno do Conselho Fiscal da ABRILREV ( Regimento ) estabelece as

Leia mais

CENSO DISTRITAL SIMPLIFICADO - DISTRITO 4560

CENSO DISTRITAL SIMPLIFICADO - DISTRITO 4560 CENSO DISTRITAL SIMPLIFICADO - DISTRITO 4560 ROTARACTIANOS e INTERACTIANOS Associados Ativos Gestão 2014/15 Esse Censo visa transmitir algumas informações básicas do nosso Distrito e ajudar os Clubes a

Leia mais

Leste em Notícias. Boletim do Rotary Club de São Paulo Leste. site: fone:

Leste em Notícias. Boletim do Rotary Club de São Paulo Leste. site:   fone: Boletim do Rotary Club de São Paulo Leste Sede e Reunião: Av. Higienópolis, 996 5º andar São Paulo SP CEP 01238-000 000 5 s s feiras 12: 30 hs E-mail: rcspleste@terra.com.br site: www.rotarybrasil.com.br

Leia mais

O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA, no uso de suas atribuições legais e

O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA, no uso de suas atribuições legais e RESOLUÇÃO Nº 039-CONSELHO SUPERIOR, de 9 de maio de 2011. APROVA O REGIMENTO INTERNO DE CERIMONIAL DO IFRR. O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA,

Leia mais

fmvz - unesp FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA - CAMPUS DE BOTUCATU DIRETORIA

fmvz - unesp FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA - CAMPUS DE BOTUCATU DIRETORIA PORTARIA DO DIRETOR Nº 24, DE 15 DE MARÇO DE 2004 Regulamento Geral de Grupos de Estudos - GE, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, UNESP, Campus de Botucatu. O Diretor da Faculdade de Medicina

Leia mais

DIVISÃO DE EQUIPES PARA EVENTOS

DIVISÃO DE EQUIPES PARA EVENTOS DIVISÃO DE EQUIPES PARA EVENTOS Coordenação e organização Responsabilidades: elaborar o planejamento geral do evento; estabelecer, monitorar e garantir o trabalho sinérgico das equipes de apoio; coordenar

Leia mais

Edital para Solicitação e Concessão do Distintivo de Reconhecimento Rotaract Brasil

Edital para Solicitação e Concessão do Distintivo de Reconhecimento Rotaract Brasil Edital para Solicitação e Concessão do Distintivo de Reconhecimento Rotaract Brasil Organização Multidistrital de Informações de Rotaract Club s Rotaract Brasil I DA DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O Distintivo

Leia mais

SEMINÁRIO DE TREINAMENTO PARA PRESIDENTES ELEITOS DISTRITO 4620

SEMINÁRIO DE TREINAMENTO PARA PRESIDENTES ELEITOS DISTRITO 4620 SEMINÁRIO DE TREINAMENTO PARA PRESIDENTES ELEITOS DISTRITO 4620 PETS Apresentação: Comissão de Programas Ano Rotário 2016/2017 OBJETIVO Promover, incentivar, coordenar e administrar atividades, projetos

Leia mais

Ivanir Chappaz Governador do Distrito 4.600

Ivanir Chappaz Governador do Distrito 4.600 GD 2017-18 Ivanir Chappaz Governador do Distrito 4.600 GD2009-10 Ettore Dalboni da Cunha Patrono da Conferência do Bem GD 2011-12 Valdir Bruxel Representante do Presidente do Rotary International GD 2001-02

Leia mais

Protocolo Leonístico. PCC Helso Weber de Oliveira/VDG Marilene. O Protocolo no LIONS

Protocolo Leonístico. PCC Helso Weber de Oliveira/VDG Marilene. O Protocolo no LIONS O Protocolo no LIONS O que entendemos por Protocolo? O termo Protocolo do francês protocole e este do latim medieval protocollum e este do grego πρωτόκολλον (protocolán) seja entre indivíduos ou diferentes

Leia mais

EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO II CONCURSO DISTRITAL DE ORATÓRIA

EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO II CONCURSO DISTRITAL DE ORATÓRIA EDITAL: 1º edital /ano 2012 EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO II CONCURSO DISTRITAL DE ORATÓRIA A Representação Distrital de Interact Clubs do Distrito 4480, sendo representante distrital de Interact Clubs Gabriela

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 195 DE 01/11/ CAS

RESOLUÇÃO N o 195 DE 01/11/ CAS RESOLUÇÃO N o 195 DE 01/11/2016 - CAS Disciplina a realização da colação grau, para os alunos formandos dos cursos de Graduação da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão

Leia mais

CANDIDATURA À DISTRITO SEDE DA XIX CONFERÊNCIA MULTIDISTRITAL DE INTERACT CLUBS (COMIC) PARA O ANO ROTÁRIO

CANDIDATURA À DISTRITO SEDE DA XIX CONFERÊNCIA MULTIDISTRITAL DE INTERACT CLUBS (COMIC) PARA O ANO ROTÁRIO CANDIDATURA À DISTRITO SEDE DA XIX CONFERÊNCIA MULTIDISTRITAL DE INTERACT CLUBS (COMIC) PARA O ANO ROTÁRIO 2017-2018. A MDIO Interact Brasil declara aberta aos Distritos rotários brasileiros a candidatura

Leia mais

Políticas de Comunicação do Instituto Federal do Amapá

Políticas de Comunicação do Instituto Federal do Amapá MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ Políticas de Comunicação do Instituto Federal do Amapá Justificativa

Leia mais

Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL FORMATURA

Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL FORMATURA Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL DE FORMATURA Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes COLABORADORES Prof.ª Rogéria Aparecida de Souza Oliveira Prof. Allan

Leia mais

I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS EDITAL 01/2017-18 I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O Distintivo de Reconhecimento da Rotaract Brasil é uma homenagem concedida a rotaractianos que prestam ou prestaram relevantes serviços em prol do programa

Leia mais

Manual do Protocolo Interact Club

Manual do Protocolo Interact Club Distrito 4640 1 Manual do Protocolo Manual do Protocolo Interact Club 2015/2016 Índice 1. INTRODUÇÃO...3 2. SUA FUNÇÃO...3 3. QUALIDADES...4 3.1) Pontualidade (Ser um legítimo britânico)...4 3.2) Formalidade

Leia mais

ROTARACT 4500 GESTÃO REGULAMENTO - VI CONCURSO DISTRITAL DE ORATÓRIA

ROTARACT 4500 GESTÃO REGULAMENTO - VI CONCURSO DISTRITAL DE ORATÓRIA ROTARACT 4500 GESTÃO 2015-16 REGULAMENTO - VI CONCURSO DISTRITAL DE ORATÓRIA Pombal, 07 de Agosto de 2015 Edital 005/2015 I - DA PARTICIPAÇÃO Artigo 1º - O VI Concurso Distrital de Oratória será realizado

Leia mais

Leste em Notícias. Boletim do Rotary Club de São Paulo Leste. site: fone:

Leste em Notícias. Boletim do Rotary Club de São Paulo Leste. site:   fone: Boletim do Rotary Club de São Paulo Leste Sede e Reunião: Av. Higienópolis, 996 5º andar São Paulo SP CEP 01238-000 000 5 s s feiras 12: 30 hs E-mail: rcspleste@terra.com.br site: www.rotarybrasil.com.br

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho CERIMONIAL E EVENTOS PROTOCOLARES IT. 37 10 1 / 6 1. OBJETIVO Traçar diretrizes para a organização e execução das atividades de cerimonial e de eventos protocolares do Crea GO, voltados para os públicos

Leia mais

INSTRUÇÕES AOS CORAIS ADULTOS 06/2012- VI ENACOPI

INSTRUÇÕES AOS CORAIS ADULTOS 06/2012- VI ENACOPI INSTRUÇÕES AOS CORAIS ADULTOS 06/2012- VI ENACOPI RECEPÇÃO 1) A recepção aos coralistas será no HALL de entrada do TEATRO MUNICIPAL DR. LOSSO NETO, Av. Independência, 277, Centro, Piracicaba. Aconselhamos

Leia mais

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU Faculdade de Ciências da Saúde de Unaí REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU UNAÍ/2017 Av. Governador Valadares, nº 1441 Centro REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS Art. 1º - O presente

Leia mais

MANUAL DE CERIMONIAL

MANUAL DE CERIMONIAL MANUAL DE CERIMONIAL PR O T O C O L O E E V E NT OS Reitoria Nilda de Fátima Ferreira Soares Vice-Reitoria João Carlos Cardoso Galvão Diretoria de Comunicação Institucional Rennan Lanna Martins Mafra Divisão

Leia mais

POLÊMICA PRECEDÊNCIAS, PRIMAZIAS,PRESIDÊNCIA

POLÊMICA PRECEDÊNCIAS, PRIMAZIAS,PRESIDÊNCIA POLÊMICA PRECEDÊNCIAS, PRIMAZIAS,PRESIDÊNCIA OS VOCÁBULOS PRECEDÊNCIA, PRIMAZIA E PRESIDÊNCIA OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ÁREA DE CERIMONIAL, SEJA PÚBLICO OU CIVIL, DEVEM POR OBRIGAÇÃO DEVEM POR OBRIGAÇÃO

Leia mais

Gabinete de Relações Internacionais e Protocolo Divisão de Protocolo SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO XXXVI ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL 10.

Gabinete de Relações Internacionais e Protocolo Divisão de Protocolo SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO XXXVI ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL 10. Gabinete de Relações Internacionais e Protocolo Divisão de Protocolo SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO XXXVI ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL 10.00 HORAS CERIMONIAL 1. Um batalhão, representando os três ramos das

Leia mais

Protocolo (Sergeant-at-arms)

Protocolo (Sergeant-at-arms) Protocolo (Sergeant-at-arms) Intlª. Kaue Baiza Macedo Gestão 2012-13 - Paz Através Do Servir Definição Podemos entender o Protocolo como um conjunto de procedimentos e regras de funcionamento a aplicar

Leia mais

CERIMONIAL NO LEGISLATIVO MUNICIPAL

CERIMONIAL NO LEGISLATIVO MUNICIPAL CERIMONIAL NO LEGISLATIVO MUNICIPAL PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO CERIMONIAL PÚBLICO SESSÃO DE INSTALAÇÃO E POSSE DE VEREADORES E PREFEITOS 1 ATRIBUIÇÕES DO CERIMONIAL Preparação dos Atos Solenes; Recepção

Leia mais

EDITAL DO VI CONCURSO DE ORATÓRIA DO DISTRITO DE ROTARY INTERNATIONAL

EDITAL DO VI CONCURSO DE ORATÓRIA DO DISTRITO DE ROTARY INTERNATIONAL EDITAL DO VI CONCURSO DE ORATÓRIA DO DISTRITO 4.580 DE ROTARY INTERNATIONAL O Representante de Distrital de Rotaracts Clubs Lucas de Assis, no uso de suas atribuições institucionais regimentadas, torna

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 28/2015 Aprova as Normas para Cerimônia de Outorga de Grau nos cursos de graduação da UERJ. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo

Leia mais

Procuradoria Geral do Município. Público e Ordem de Precedência no. Estado de Sergipe Município de Estância

Procuradoria Geral do Município. Público e Ordem de Precedência no. Estado de Sergipe Município de Estância CERTIFICO QUE 0 PRESENTE DE- CRETO FOI DIGITALIZADO, BEM COMO PUBLICADO E AFIXADO NO ÁTRIO DO PAÇO MUNICIPAL. EM 05 I VSi io3 tas s iciã RRÜORÃ6ERA D0NUMCIpI0 rd1ecr ~U0 631912013 Estado de Sergipe Praça

Leia mais

Rotaract TRIP Brasil Edital para Seleção de Clube Anfitriões Diretoria de Parcerias Institucionais

Rotaract TRIP Brasil Edital para Seleção de Clube Anfitriões Diretoria de Parcerias Institucionais Rotaract TRIP Brasil Edital para Seleção de Clube Anfitriões Diretoria de Parcerias Institucionais Organização Multidistrital de Informações de Rotaract Club s Rotaract Brasil I - PARTE GERAL DO INTERCÂMBIO

Leia mais

CAPÍTULO I CAPÍTULO II

CAPÍTULO I CAPÍTULO II NORMAS DA COLAÇÃO DE GRAU E CERIMONIAL DE FORMATURA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFCSPA Do ato CAPÍTULO I Art. 1 A Colação de Grau da UFCSPA é o ato oficial, de caráter obrigatório, público e solene do Conselho

Leia mais

Organização Multidistrital de Informação de Rotaract Clubs do Brasil REGIMENTO INTERNO. CAPÍTULO I Das Eleições para Presidente

Organização Multidistrital de Informação de Rotaract Clubs do Brasil REGIMENTO INTERNO. CAPÍTULO I Das Eleições para Presidente CAPÍTULO I Das Eleições para Presidente Art. 1º A eleição do presidente será realizada anualmente em Assembleia Geral Ordinária realizada na CONARC, preferencialmente no mês de janeiro. Art. 2º Poderá

Leia mais

DECISÃO Nº 405/2011 D E C I D E

DECISÃO Nº 405/2011 D E C I D E CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 405/2011 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 19/08/2011, tendo em vista o constante no processo nº 23078.012231/11-49, de acordo com o Parecer nº 238/2011 da

Leia mais

PETS - SEMINÁRIO DE TREINAMENTO DE PRESIDENTES ELEITOS

PETS - SEMINÁRIO DE TREINAMENTO DE PRESIDENTES ELEITOS ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4600 ANO ROTÁRIO 2015/2016. Gov. ANTONIO CUSTODIO FILHO PETS - SEMINÁRIO DE TREINAMENTO DE PRESIDENTES ELEITOS Volta Redonda, 21 de Março de 2015. NOSSA MISSÃO. Como membros

Leia mais

ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4530 INTERCÂMBIO DE GRUPOS DE ESTUDOS IGE BRASIL (Distrito 4530) - FINLÂNDIA (Distrito 1380) EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO IGE

ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4530 INTERCÂMBIO DE GRUPOS DE ESTUDOS IGE BRASIL (Distrito 4530) - FINLÂNDIA (Distrito 1380) EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO IGE ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4530 INTERCÂMBIO DE GRUPOS DE ESTUDOS IGE BRASIL (Distrito 4530) - FINLÂNDIA (Distrito 1380) EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO IGE I INFORMAÇÕES GERAIS 1. Local do IGE: 2. Períodos

Leia mais

MANUAL DE. Universidade Estadual do Paraná

MANUAL DE. Universidade Estadual do Paraná MANUAL DE CERIMONIAL Universidade Estadual do Paraná Reitor - Professor Antonio Carlos Aleixo Vice-Reitor - Professor Sydnei Roberto Kempa Pró-Reitor de Extensão e Cultura Professor Armindo José Longhi

Leia mais

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU 1 CAPÍTULO I. Dos Objetivos e fins

REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU 1 CAPÍTULO I. Dos Objetivos e fins FACULDADE ALDETE MARIA ALVES INSTITUIÇÃO ITURAMENSE DE ENSINO SUPERIOR REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU 1 CAPÍTULO I Dos Objetivos e fins 1º O presente Regulamento tem por objetivo estabelecer as normas

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DELIBERATIVO PREVI NOVARTIS - SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DELIBERATIVO PREVI NOVARTIS - SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO PRELIMINAR REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DELIBERATIVO PREVI NOVARTIS - SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CAPÍTULO DISPOSIÇÃO PRELIMINAR Art. 1º Este Regimento Interno do Conselho Deliberativo da PREVI NOVARTIS ( Regimento

Leia mais

EDITAL /15 REGULAMENTO OFICIAL

EDITAL /15 REGULAMENTO OFICIAL EDITAL 04 2014/15 REGULAMENTO OFICIAL CANDIDATURAS PARA SEDIAR A ADIRC 2016 DISTRITO 4560 GESTÃO 2014/15 O Representante Distrital de Rotaract Clubs do, Thiago Ribeiro de Lima, e o Representante Distrital

Leia mais

Regimento Interno Conselho de Consumidores Bandeirante Energia S.A.

Regimento Interno Conselho de Consumidores Bandeirante Energia S.A. Regimento Interno Conselho de Consumidores Bandeirante Energia S.A. 1. Da Natureza e Objetivo 1.1. O Conselho de Consumidores da área de concessão da Bandeirante Energia S.A. é um órgão sem personalidade

Leia mais

Ficou definido que, no âmbito da disponibilização de informação útil, deveria o Espaço A publicar todos os anos alguns cadernos temáticos de apoio.

Ficou definido que, no âmbito da disponibilização de informação útil, deveria o Espaço A publicar todos os anos alguns cadernos temáticos de apoio. CADERNO TEMÁTICO 2 Índice Nota de abertura Introdução 1. Símbolos do Estado 1.1. Hino Nacional 1.2. Bandeira Nacional 1.2.1. Hastear de bandeiras 1.2.2. Regras para o hastear das bandeiras em Portugal

Leia mais

PROGRAMAÇÃO. C e n t r o d e E v e n t o s e C o n v e n ç õ e s. 24 a 27 de Maio de da Conferência. 61ª Conferência Distrital do Distrito 4510

PROGRAMAÇÃO. C e n t r o d e E v e n t o s e C o n v e n ç õ e s. 24 a 27 de Maio de da Conferência. 61ª Conferência Distrital do Distrito 4510 PROGRAMAÇÃO C e n t r o d e E v e n t o s e C o n v e n ç õ e s 24 a 27 de Maio de 2018 Sede 61ª Distrital do Distrito 4510 Dia 24/05/2018 Quinta-feira- tarde Sala da Secretaria Secretaria da 24/05 13:00h

Leia mais

Reunião da Comissão de Indicação do Governador do Distrito 4440 para o ano

Reunião da Comissão de Indicação do Governador do Distrito 4440 para o ano 1 XXVIII CONFERÊNCIA DISTRITAL A CONFERÊNCIA DO ROTARY FAZENDO A DIFERENÇA Período: 17, 18 e 19 de maio de 18 Local: Centro de Convenções do Hotel Fazenda Mato Grosso CUIABÁ-MT 5ª. Feira - 17 de maio de

Leia mais

NORMAS DO GRHUTRANS. Artigo 01 - Estreitar o contato entre os profissionais da área de Recursos Humanos das empresas participantes.

NORMAS DO GRHUTRANS. Artigo 01 - Estreitar o contato entre os profissionais da área de Recursos Humanos das empresas participantes. NORMAS DO GRHUTRANS Capítulo I: Dos Objetivos Artigo 01 - Estreitar o contato entre os profissionais da área de Recursos Humanos das empresas participantes. Artigo 02 - Auxiliar na troca de informações

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO DO PLANALTO NORTE SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU

CENTRO DE EDUCAÇÃO DO PLANALTO NORTE SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU LISTA DE PROCEDIMENTOS PARA OS FORMANDOS SEMESTRE: 2018/2 Data da Cerimônia de Outorga de Grau: 16/03/2019 18:00h Local: Centro Cultural Dr. Genésio Tureck Obrigações dos

Leia mais

Informativo Semanal N 29

Informativo Semanal N 29 Informativo Semanal N 29 Valter Kwast e Sandra Governador 2016-2017 VISITA DO PRESIDENTE DE ROTARY INTERNATIONAL Jantar festivo em homenagem ao Presidente de RI, John Germ e sua esposa Judy, dia 23/02,

Leia mais

ROTARY INTERNATIONAL DISTRITO 4600 Governador Antonio Custódio Filho Ano Rotário P E T S

ROTARY INTERNATIONAL DISTRITO 4600 Governador Antonio Custódio Filho Ano Rotário P E T S ROTARY INTERNATIONAL DISTRITO 4600 Governador Antonio Custódio Filho Ano Rotário 2015-2016 P E T S Ivanir Chappaz PETS 14 de março de 2015 Histórico Em 2001/02, Rotary International começou a desenvolver

Leia mais

1ª Edição Abril de Elaboração Gabinete da Direção-Geral Patrícia Mara Gomes Soraya Hiromi Kanashiro

1ª Edição Abril de Elaboração Gabinete da Direção-Geral Patrícia Mara Gomes Soraya Hiromi Kanashiro 1ª Edição Abril de 2017 Elaboração Gabinete da Direção-Geral Patrícia Mara Gomes Soraya Hiromi Kanashiro Edição e Diagramação Diego Aparecido Maronese Colaboração Departamento de Materiais e Patrimônio

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 002/10

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 002/10 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 002/10 Normatiza as cerimônias de formaturas na Universidade Federal de Santa Maria. O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA,

Leia mais

NORMAS REFERENTES AO INTERACT - CONSELHO DIRETOR DO ROTARY INTERNATIONAL

NORMAS REFERENTES AO INTERACT - CONSELHO DIRETOR DO ROTARY INTERNATIONAL NORMAS REFERENTES AO INTERACT - CONSELHO DIRETOR DO ROTARY INTERNATIONAL 41.010. Interact O Interact é um programa do Rotary International aprovado pelo Conselho Diretor em junho de 1962. Declaração de

Leia mais

Formas de Tratamento e Endereçamento

Formas de Tratamento e Endereçamento Formas de Tratamento e Umas das características do estilo da correspondência oficial e empresarial é a polidez, entendida como o ajustamento da expressão às normas de educação cortesia. A polidez se manifesta

Leia mais

COMO USAR A CENTRAL DE SUBSÍDIOS

COMO USAR A CENTRAL DE SUBSÍDIOS PORTUGUESE (PT) COMO USAR A CENTRAL DE SUBSÍDIOS Na Central você gerencia todos os aspectos relacionados aos subsídios da Fundação Rotária e acessa diversos recursos relacionados ao assunto. Este guia

Leia mais

ACONTECE NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ACONTECE NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA ACONTECE NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA DIVISÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS E PROTOCOLO 1 de abril de 2019 À Divisão de Relações Públicas e Protocolo compete: a) Assegurar os atos protocolares requeridos pelo Presidente

Leia mais

MANUAL EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UNIFENAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários

MANUAL EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UNIFENAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários MANUAL EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UNIFENAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários 2016 1 SETOR DE EXTENSÃO 1.1 Educação Continuada 1.2 Projetos de Extensão 1.3 Apoio às Atividades Acadêmicas 1.4 Integração

Leia mais

PORTARIA UNESP Nº 681, DE 14 DE NOVEMBRO DE Aprova as Normas do Cerimonial Universitário e a Ordem Geral de Precedência da UNESP.

PORTARIA UNESP Nº 681, DE 14 DE NOVEMBRO DE Aprova as Normas do Cerimonial Universitário e a Ordem Geral de Precedência da UNESP. PORTARIA UNESP Nº 681, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2008. Aprova as Normas do Cerimonial Universitário e a Ordem Geral de Precedência da UNESP. O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,

Leia mais

Sport Club Corinthians Paulista Departamento de Judô

Sport Club Corinthians Paulista Departamento de Judô São Paulo, 24 de outubro de 2012. Torneio do 102º Aniversário do Convite O do, tem a honra de convidar Vossa Senhoria e esta respeitável agremiação para nosso Torneio do 102º aniversário do Sport Club

Leia mais

BEM-VINDO a mais um Curso

BEM-VINDO a mais um Curso BEM-VINDO a mais um Curso Cerimonial e Protocolo PROFESSORA INSTRUTOR: LUCYMARA CORREIA CERIMONIALISTA E MESTRE DE CERIMÔNIAS PEDAGOGA PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS E QUALIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO

Leia mais

Portaria UNESP nº 681/2008. Normas do Cerimonial Universitário e a Ordem Geral de Precedência da UNESP

Portaria UNESP nº 681/2008. Normas do Cerimonial Universitário e a Ordem Geral de Precedência da UNESP Portaria UNESP nº 681/2008. Normas do Cerimonial Universitário e a Ordem Geral de Precedência da UNESP 114 manual2certo.indd 114 19/12/2008 11:56:01 PORTARIA UNESP nº 681/2008. Aprova as Normas do Cerimonial

Leia mais

PRÊMIO ROTARACTIANO DE EXCELÊNCIA

PRÊMIO ROTARACTIANO DE EXCELÊNCIA A excelência não é um feito, mas um hábito. - Aristóteles Companheiros, é chegada a hora de trabalharmos arduamente em nossos clubes para mantermos a nossa excelência interna. Neste ano rotário trabalharemos

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 14, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2011

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 14, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2011 RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 14, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2011 Dispõe sobre o Programa de Reassentamento Brasileiro. O COMITÊ NACIONAL PARA OS REFUGIADOS - CONARE, no uso de suas atribuições previstas no art. 12,

Leia mais