LEGISLAÇÃO SST avanços e recuos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LEGISLAÇÃO SST avanços e recuos"

Transcrição

1 LEGISLAÇÃO SST avanços e recuos O Novo Enquadramento Legal da SST /2009: Marca a adopção de nova legislação enquadradora da SST: Novo Código do Trabalho (Lei 7/2009, de 12 de Fevereiro); Lei 102/2009, de 10 de Setembro (enquadramento SST); Lei nº 59/2008, de 11 de Setembro (legislação reguladora do trabalho na Administração Pública).

2 1991: Arranque das Políticas de SST 3 Ano de 1991 marca decisivamente no nosso país o arranque das políticas públicas na área da segurança e saúde do trabalho: Celebração entre o Governo e os Parceiros Sociais do primeiro Acordo Social na área da SST; Primeira versão da transposição da Directiva- Quadro da SST: DL 441/91, de 14 de Novembro. DL 441/91, 14 Novembro 4 Este diploma legal regulava globalmente a segurança e saúde do trabalho: Ao nível das políticas públicas (acção a desenvolver pelo Estado), assumindo aqui os princípios da OIT; Ao nível das políticas de empresa (acção a desenvolver pelas organizações produtivas), transpondo neste âmbito os princípios da legislação comunitária.

3 DL 441/91, 14 Novembro 5 Esta legislação definia o enquadramento da SST a nível global: Todos os tipos de organizações, todos os sectores de actividade (públicos e privados) e todos os tipos de trabalhadores. A partir deste tronco comum, desenvolveu-se legislação especial nas vertentes seguintes: Determinados riscos específicos e actividades produtivas; Interacção dos actores sociais nas organizações produtivas (informação, consulta, participação); Actividades de SST nas organizações. 6 Código do Trabalho de 2003 O Código do Trabalho de 2003 (e sua legislação complementar) instala a confusão no enquadramento da SST: Assume o enquadramento da SST ao nível das políticas de empresa e instala a dúvida sobre a vigência do DL 441/91; Não identifica que legislação revoga e que direito comunitário transpõe no domínio do enquadramento da SST; Deixa a dúvida sobre que legislação se aplica à Administração Pública. Face a este emaranhado jurídico, tinha de se considerar que o DL 441/91 se mantinha em vigor, mas só quanto às políticas públicas.

4 7 Código do Trabalho de 2003 O Código de 2003 incorreu em vários equívocos: O âmbito da SST reporta-se a todas as situações de trabalho, não se confinando à mera relação de emprego, pelo que extravasa o campo daquele Código; O direito à SST respeita a todos os trabalhadores, independentemente da sua condição de emprego privado ou público; O Código de 2003 posicionou-se em desalinhamento face: Constituição da República Portuguesa (a SST tem enquadramento nos direitos e deveres económicos e sociais fundamentais); Convenção 155 da OIT (artigo 3º); Directiva comunitária 89/391/CEE (artigos 2º e 3º). Código do Trabalho de O novo Código do Trabalho (de 2009) - A confusão do enquadramento legal da SST agravouse: A Lei 102/2009, de 10 de Setembro regulamenta aquele Código do Trabalho na vertente da SST, mas, na verdade, vai para além disso, pois assume-se como uma lei geral de enquadramento da segurança e saúde do trabalho, não só ao nível das políticas das organizações, mas, também, ao nível das políticas púbicas.

5 9 Código do Trabalho de 2009 Não foi ainda desta vez que se percebeu que a SST deve ser regulada em diploma próprio desenquadrado da regulamentação do Código do Trabalho, porque é matéria que extravasa o âmbito daquele Código. Exs: As políticas públicas de SST; A aplicação à Administração Pública; A intersecção da SST com a segurança de produtos; A intersecção da SST com a subcontratação e diversos outros aspectos da dinâmica da gestão da empresa. Aquele Código deveria limitar-se a consagrar a aplicação dos princípios daquele normativo geral ao domínio específico dos contratos de trabalho e contratos equiparados. Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas 10 Ao mesmo tempo que se elaborava o novo Código do Trabalho, foi publicada a Lei 59/2008, de 11 de Setembro (regime do contrato de trabalho em funções públicas) que: Regulamenta todo o enquadramento da SST para a Administração Pública, sendo aplicável a todos os Funcionários (regime de contrato e modalidade de nomeação). A descoordenação legislativa é, então, notória!

6 A Discriminação dos Funcionários Públicos 11 Todos os funcionários públicos deixaram, então, de estar abrangidos pelo regime geral da SST. Porquê? Que coerência tem esta solução face à aproximação de regimes contratuais entre sectores privado e público? Que alinhamento tem esta solução com o direito internacional e comunitário e a própria Constituição? Será que se pretende para a Administração Pública uma prática de SST mais avançada?! 12 Desvio à Política Comunitária Os Princípios Gerais de Prevenção 1ºprincípio de prevenção: A Directiva comunitária estabelece a obrigação de, em primeiro ligar, se procurar evitar o risco ; A Lei nacional limita-se a referir que se deve proceder à identificação dos riscos previsíveis com vista à sua eliminação ou redução dos seus efeitos. É muito diferente o alcance das duas formulações : Evitar os riscos é procurar utilizar soluções, a qualquer nível da actividade da empresa, que sejam isentas de risco. É uma atitude preliminar que deve ter expressão concreta nas mais diversas decisões da empresa. Identificar os riscos integra a dinâmica da avaliação dos riscos, o que constitui o segundo (e não o primeiro) princípio geral de prevenção.

7 13 Desvio à Política Comunitária Os Princípios Gerais de Prevenção 2º princípio de prevenção: A Lei nacional refere que o Empregador deve integrar a avaliação dos riscos profissionais no conjunto das actividades da empresa, omitindo uma estatuição expressa da obrigatoriedade da avaliação de riscos como se preceitua na Directiva. Refere ainda que, na sequência daquela integração da avaliação de riscos, o Empregador deve adoptar as medidas adequadas de protecção, omitindo-se a referência ao conceito de prevenção e, obviamente, estabelecendo-se a confusão entre os conceitos de prevenção e de protecção e subvertendo-se a lógica da prioridade das abordagens de prevenção face às abordagens de protecção. 14 Desvio à Política Comunitária Os Princípios Gerais de Prevenção 4º princípio de prevenção: A lei nacional refere assegurar, nos locais de trabalho, que as exposições aos agentes químicos, físicos e biológicos e aos factores de risco psicossociais não constituem risco para a segurança e saúde do trabalhador, o que não é um princípio geral de prevenção, mas uma obrigação de resultado da actividade a desenvolver pelo Empregador.

8 15 Desvio à Política Comunitária Os Princípios Gerais de Prevenção 7º princípio de prevenção: O 7º princípio geral de prevenção da Directiva Quadro planificar a prevenção como um sistema coerente que integre a técnica, a organização do trabalho, as condições de trabalho, as relações sociais e a influência dos factores ambientais no trabalho está totalmente omisso na Lei nacional. A Protecção do Património Genético 16 O estranho conceito de risco para o património genético foi, em má hora, introduzido pelo Código do Trabalho de 2003: Sendo delimitado por uma lista de agentes que nunca foi publicada; Nunca se percebeu o alcance, pois já havia legislação bastante sobre agentes físicos, químicos e biológicos; Na legislação actual os equívocos em torno deste conceito mantêm-se. Veja-se, p. ex.: A obrigação que é estabelecida de avaliação trimestral de todos estes riscos. Quem vai cumprir? A insistência na formulação de uma lista indicativa de agentes agressores do património genético fará sentido quando esse desiderato já é alcançado pelos regulamentos europeus de registo, avaliação e autorização de químicos REACH e de classificação, rotulagem e embalagem de substâncias e misturas químicas?!

9 A Descoordenação entre Ministérios 17 A nova legislação veio estabelecer a autonomização do sistema de autorização de funcionamento dos Serviços Externos de SST entre o Ministério do Trabalho (para Serviços de Segurança do Trabalho) e o Ministério da Saúde (para Serviços de Medicina do Trabalho). Inconvenientes desta solução: Desintegra o processo de licenciamento destes serviços; Alimenta uma visão de desarticulação entre vertentes da abordagem preventiva que deve ser eminentemente holística; Alimenta a burocracia, obrigando os utentes a articular com dois interlocutores do lado da Administração do Estado. Esta medida é ainda um sinal de enfraquecimento da liderança do Ministério do Trabalho na área da segurança e saúde do trabalho, apesar de, no plano formal, a lei lhe reservar um papel de coordenação.

IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 TEMA: QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM MATÉRIA DE SHST?

IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 TEMA: QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM MATÉRIA DE SHST? IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 TEMA: QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM MATÉRIA DE SHST? QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM

Leia mais

Índice. Introdução à Segurança e Saúde do Trabalho. Abreviaturas 17. Capítulo 1

Índice. Introdução à Segurança e Saúde do Trabalho. Abreviaturas 17. Capítulo 1 Índice Abreviaturas 17 Capítulo 1 Introdução à Segurança e Saúde do Trabalho 1. EVOLUÇÃO DA SST 21 1.1. A segurança, preocupação primordial do homem 21 1.2. O processo produtivo. A produção artesanal 23

Leia mais

ÍNDICE GERAL 2. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 157

ÍNDICE GERAL 2. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 157 ÍNDICE GERAL 1. ENQUADRAMENTO DA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO 23 1.1. Enquadramento internacional e comunitário da segurança e saúde do trabalho 25 1.1.1. No âmbito da OIT 27 Convenção 155 da OIT 27 1.1.2.

Leia mais

1 as JORNADAS SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

1 as JORNADAS SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 1 as JORNADAS SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO SECRETARIA-GERAL DO MINISTÉRIO DAS FINANÇAS Segurança e saúde no trabalho nas organizações. MARÇO DE 2018 Evolução da Segurança e Saúde no Trabalho AGENDA RESENHA

Leia mais

Proposta de lei que procede à alteração da Lei n.º 102/2009 que estabelece o regime jurídico da promoção e prevenção da segurança e saúde no trabalho

Proposta de lei que procede à alteração da Lei n.º 102/2009 que estabelece o regime jurídico da promoção e prevenção da segurança e saúde no trabalho Proposta de lei que procede à alteração da Lei n.º 102/2009 que estabelece o regime jurídico da promoção e prevenção da segurança e saúde no trabalho Comentário da CCP A presente Proposta de Lei visa,

Leia mais

LEI N.º 102/2009, DE 10 DE SETEMBRO

LEI N.º 102/2009, DE 10 DE SETEMBRO INDICE GERAL PREFÁCIO... 5 NOTA PRÉVIA... 13 N.º 283/X, APROVADA EM CONSELHO DE MINISTROS DE 7 DE MAIO DE 2009... 17 LEI N.º 102/2009, DE 10 DE SETEMBRO... 23 CAPÍTULO I Disposições gerais... 23 SECÇÃO

Leia mais

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO Formadora - Magda Sousa MÓDULO 1 NORMATIVOS LEGAIS OBJECTIVO Interpretar e aplicar a legislação, regulamentos

Leia mais

Licenciamento industrial e ambiental

Licenciamento industrial e ambiental Conceito: O (novo) Regime de Exercício da Actividade Industrial (REAI) evidencia claras preocupações de simplificação do processo de licenciamento industrial, procurando reduzir os custos de contexto e,

Leia mais

SEMINÁRIO PREVENÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS: PRESERVAR O PASSADO, PROTEGER O FUTURO A PREVENÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS 27 ABRIL 2011

SEMINÁRIO PREVENÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS: PRESERVAR O PASSADO, PROTEGER O FUTURO A PREVENÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS 27 ABRIL 2011 SEMINÁRIO PREVENÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS: PRESERVAR O PASSADO, PROTEGER O FUTURO A PREVENÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS 27 ABRIL 2011 Começo por agradecer Centro Nacional de Protecção Contra os Riscos

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição N.º 8 Princípios Gerais de Prevenção janeiro 2016 A prevenção assenta em princípios gerais cujos pilares são a eliminação do risco, a avaliação do

Leia mais

Exposição a agentes químicos no local de trabalho. Publicado no Diário da República: I série A; Nº , p

Exposição a agentes químicos no local de trabalho. Publicado no Diário da República: I série A; Nº , p Pág 1 UFCD-3778 Agentes químicos e Biológicos 1 Legislação: Agentes químicos 1.1 Agentes químicos Exposição a agentes químicos no local de trabalho Decreto-Lei nº 275/91 de 7 de Agosto Regulamenta as medidas

Leia mais

Mestrado em Auditoria Empresarial e Pública AUDITORIA DE SEGURANÇA E DE HIGIENE NO TRABALHO Profª Doutora Emília Telo. Legislação de SHST

Mestrado em Auditoria Empresarial e Pública AUDITORIA DE SEGURANÇA E DE HIGIENE NO TRABALHO Profª Doutora Emília Telo. Legislação de SHST Legislação de SHST Legislação de Enquadramento Regulamentação do Código do Trabalho Lei n.º 7/2009, de 12-02 - Aprova a revisão do Código do Trabalho Lei n.º105/2009, de 14-09 - Regulamenta e altera o

Leia mais

(Atos legislativos) DIRETIVAS

(Atos legislativos) DIRETIVAS 5.3.2014 Jornal Oficial da União Europeia L 65/1 I (Atos legislativos) DIRETIVAS DIRETIVA 2014/27/UE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 26 de fevereiro de 2014 que altera as Diretivas 92/58/CEE, 92/85/CEE,

Leia mais

Jornal Oficial nº L 225 de 12/08/1998 p

Jornal Oficial nº L 225 de 12/08/1998 p Directiva 98/59/CE do Conselho de 20 de Julho de 1998 relativa à aproximação das legislações dos Estados-membros respeitantes aos despedimentos colectivos Jornal Oficial nº L 225 de 12/08/1998 p. 0016-0021

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 1/2012

ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 1/2012 ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 1/2012 Por alteração da Orientação de Gestão n.º 1/2010 (29-03-2010) e da Orientação de Gestão n.º 7/2008 (21-01-2009) REGRAS ASSOCIADAS À CONTRATAÇÃO PÚBLICA A APLICAR PELA AUTORIDADE

Leia mais

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Centro Local do Baixo Vouga. Missão e competências. Autoridade para as Condições de Trabalho TÍTULO DA APRESENTAÇÃO

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Centro Local do Baixo Vouga. Missão e competências. Autoridade para as Condições de Trabalho TÍTULO DA APRESENTAÇÃO CLBV Centro Local do Baixo Vouga EPA Jornadas Técnicas de SST Missão e competências Luís Simões Director 5 de Maio de 2010 (ACT) Foi criada em 1 de Outubro de 2007, é um serviço integrado na administração

Leia mais

Responsabilidade social em acção e desenvolvimento sustentável. Gestão do Risco Profissional. Gestão do. Profissional

Responsabilidade social em acção e desenvolvimento sustentável. Gestão do Risco Profissional. Gestão do. Profissional Gestão do Risco Profissional 1 RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA A Responsabilidade Social Corporativa foi definida pela Comissão Europeia como sendo a integração, por parte das empresas, das suas preocupações

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, SEGURANÇA SOCIAL E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RELATÓRIO [SEC (2010) 887] [SEC (2010) 888]

COMISSÃO DE TRABALHO, SEGURANÇA SOCIAL E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RELATÓRIO [SEC (2010) 887] [SEC (2010) 888] RELATÓRIO COM (2010) 379 FINAL Proposta de Directiva do Parlamento Europeu e do Conselho Relativa às condições de entrada e de residência de nacionais de países terceiros para efeitos de trabalho sazonal

Leia mais

LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA NO DOMÍNIO DO AMBIENTE. Principais diplomas legais em 2011

LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA NO DOMÍNIO DO AMBIENTE. Principais diplomas legais em 2011 LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA NO DOMÍNIO DO AMBIENTE Principais diplomas legais em 2011 QUALIDADE DO AR - Regulamento (UE) n 63/2011 da Comissão, que estabelece as modalidades do pedido de uma derrogação aos

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES Novo Regime Geral de Resíduos (RGR) Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, na redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 73/2011, de 17 de Junho 1. Quando vai entrar em vigor e modo de

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA 598 Diário da República, 1.ª série N.º 20 29 de Janeiro de 2009 ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Lei n.º 4/2009 Define a protecção social dos trabalhadores que exercem funções públicas CAPÍTULO I SECÇÃO I Objecto

Leia mais

Alteração ao regime jurídico de segurança e saúde no trabalho

Alteração ao regime jurídico de segurança e saúde no trabalho Alteração ao regime jurídico de segurança e saúde no trabalho A Lei nº. 3/2014, de 28 de janeiro, procede à segunda alteração do regime jurídico de segurança e saúde no trabalho (Lei nº.102/2009). Este

Leia mais

LISTAGEM DE LEGISLAÇÃO

LISTAGEM DE LEGISLAÇÃO REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DOS RECURSOS HUMANOS DIRECÇÃO REGIONAL DO TRABALHO LISTAGEM DE LEGISLAÇÃO Divisão de Higiene e Segurança no Trabalho Rua de João Gago, 4-2º

Leia mais

Orientações de Gestão

Orientações de Gestão 2016 Orientações de Gestão Centro Hospitalar Póvoa de Varzim Vila do Conde, EPE Póvoa do Varzim, 25 de Fevereiro de 2016 Orientação de Gestão n.º 1/2016 PROCEDIMENTOS A ADOTAR NA VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO

Leia mais

PRINCIPIOS GERAIS DE PREVENÇÃO COORDENAÇÃO SEGURANÇA EM OBRA. José Delgado PRINCIPIOS GERAIS DE PREVENÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS

PRINCIPIOS GERAIS DE PREVENÇÃO COORDENAÇÃO SEGURANÇA EM OBRA. José Delgado PRINCIPIOS GERAIS DE PREVENÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS PRINCIPIOS GERAIS DE PREVENÇÃO COORDENAÇÃO SEGURANÇA EM OBRA José Delgado PRINCIPIOS GERAIS DE PREVENÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS 1 Evitar os riscos 2 Avaliar os riscos 3 Combater os riscos na origem 4

Leia mais

AUDITORIAS DE CONFORMIDADE CONFORMIDADE LEGAL

AUDITORIAS DE CONFORMIDADE CONFORMIDADE LEGAL 1 AUDITORIAS DE CONFORMIDADE por por CONFORMIDADE LEGAL SISTEMAS DE GESTÃO DO AMBIENTE por por Requisitos Legais por 1. Requisitos Legais 2. Classificação das Não Conformidades por AUDITORIAS DE CONFORMIDADE

Leia mais

A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A. Comissão de Assuntos Europeus

A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A. Comissão de Assuntos Europeus A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A Comissão de Assuntos Europeus COM (2010) 482 Final Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho relativo às vendas a descoberto e a certos aspectos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PROJETO ACT-APSEI-IPQ GUIAS DE APOIO À SELEÇÃO DE EPI

A IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PROJETO ACT-APSEI-IPQ GUIAS DE APOIO À SELEÇÃO DE EPI A IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PROJETO ACT-APSEI-IPQ GUIAS DE APOIO À SELEÇÃO DE EPI Seminário-Exposição Ocupacional a Agentes Químicos IPQ- 8 de maio de 2017 Contexto Necessidade

Leia mais

07/06/2015 Imprimir Implementação de Sistemas de Gestão Ambiental: Motivações,... Gestão Ambiental Naturlink

07/06/2015 Imprimir Implementação de Sistemas de Gestão Ambiental: Motivações,... Gestão Ambiental Naturlink Naturlink Implementação de Sistemas de Gestão Ambiental: Motivações, Vantagens e Instrumentos Rita Teixeira d Azevedo A protecção do Ambiente é cada vez mais importante no dia a dia das empresas, com implicações

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 14 de fevereiro de 2014 (OR. en) 2013/0062 (COD) PE-CONS 125/13

UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 14 de fevereiro de 2014 (OR. en) 2013/0062 (COD) PE-CONS 125/13 UNIÃO EUROPEIA PARLAMENTO EUROPEU CONSELHO Bruxelas, 14 de fevereiro de 2014 (OR. en) 2013/0062 (COD) PE-CONS 125/13 CHIMIE 137 MI 1139 ENT 338 ENV 1173 SAN 508 CONSOM 218 COMPET 909 ECO 217 SOC 1024 CODEC

Leia mais

DIRECTIVA 1999/22/CE DO CONSELHO. de 29 de Março de relativa à detenção de animais da fauna selvagem em jardins zoológicos

DIRECTIVA 1999/22/CE DO CONSELHO. de 29 de Março de relativa à detenção de animais da fauna selvagem em jardins zoológicos Page 1 of 5 DIRECTIVA 1999/22/CE DO CONSELHO de 29 de Março de 1999 relativa à detenção de animais da fauna selvagem em jardins zoológicos O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA, Tendo em conta o Tratado que institui

Leia mais

Enquadramento Legal. Famalicão 14 de Julho de Luis Fragoso. Responsabilidade Ambiental

Enquadramento Legal. Famalicão 14 de Julho de Luis Fragoso. Responsabilidade Ambiental Enquadramento Legal Famalicão 14 de Julho de 2010 Luis Fragoso Directiva 2004/35/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 e Abril Decreto-Lei nº 147/2008, de 29 de Julho (+ DL 245/2009, de 22 Setembro)

Leia mais

Relatório Anual da Atividade do Serviço de SHST (Anexo D do Relatório Único): Os desafios à organização da informação

Relatório Anual da Atividade do Serviço de SHST (Anexo D do Relatório Único): Os desafios à organização da informação Relatório Anual da Atividade do Serviço de SHST (Anexo D do Relatório Único): Os desafios à organização da informação Por: Fernando M. D. Oliveira Nunes Aula aberta: 28 de abril de 2014 Autor: Fernando

Leia mais

REGULAMENTOS. L 44/2 Jornal Oficial da União Europeia

REGULAMENTOS. L 44/2 Jornal Oficial da União Europeia L 44/2 Jornal Oficial da União Europeia 18.2.2011 REGULAMENTOS REGULAMENTO (UE) N. o 143/2011 DA COMISSÃO de 17 de Fevereiro de 2011 que altera o anexo XIV do Regulamento (CE) n. o 1907/2006 do Parlamento

Leia mais

COMO GERIR OS RISCOS

COMO GERIR OS RISCOS Congresso Nacional de Acidentes de Trabalho da Prevenção à Reabilitação COMO GERIR OS RISCOS EM CONTEXTO DE MUDANÇA DO TRABALHO? Fernando Cabral 1 Contexto da Organização Taylorista do Trabalho Aspectos

Leia mais

Índice Legislação TRABALHO... 2 ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICOS DE SHT... 2 EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL...

Índice Legislação TRABALHO... 2 ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICOS DE SHT... 2 EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL... Índice Legislação TRABALHO... 2 ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICOS DE SHT... 2 EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL... 4 EQUIPAMENTOS DE TRABALHO E PROTECÇÃO DE MÁQUINAS...

Leia mais

DIPLOMAS RELATIVOS À ACTIVIDADE SEGURADORA

DIPLOMAS RELATIVOS À ACTIVIDADE SEGURADORA Legislação 73 DIPLOMAS RELATIVOS À ACTIVIDADE SEGURADORA JUNHO DE 2008 A OUTUBRO DE 2008 2008 Lei n.º 25/2008, de 5 de Junho D.R. n.º 108, I Série Estabelece medidas de natureza preventiva e repressiva

Leia mais

Responsabilidade Ambiental Obrigações do operador no âmbito do Regime RA. Vera Lopes, 27 de Junho, Alfragide

Responsabilidade Ambiental Obrigações do operador no âmbito do Regime RA. Vera Lopes, 27 de Junho, Alfragide Responsabilidade Ambiental Obrigações do operador no âmbito do Regime RA Vera Lopes, 27 de Junho, Alfragide Índice Decreto-Lei n.º 147/2008, de 29 de Julho Obrigações do operador Formulário de reporte

Leia mais

GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO

GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO PROPOSTA DE LEGISLAÇÃO RELATIVA AOS RC&D paula.correia@inresiduos.pt ÍNDICE TEMÁTICO TICO Quadro legislativo em vigor Quadro legislativo em preparação Quadro Legislativo em Vigor DL 239/97, de 9 de Setembro

Leia mais

Legislação temática Resíduos

Legislação temática Resíduos Diploma Resumo Data Alterações, revogações e normas complementares Portaria nº 1028/92 Estabelece normas de segurança e identificação para o transporte dos óleos usados 05-11-1992 Decreto-Lei nº 138/96

Leia mais

Relatório de Conformidade 2013

Relatório de Conformidade 2013 Relatório de Conformidade 2013 março de 2014 Responsável de Conformidade Índice 1. Introdução... 3 2. Obrigações... 3 Independência e Autonomia de Gestão... 3 Não Discriminação... 4 Confidencialidade da

Leia mais

O REACH em Ambiente Empresarial. Carlos Almeida Santos Vila Nova de Famalicão, 17 de Junho de 2008

O REACH em Ambiente Empresarial. Carlos Almeida Santos Vila Nova de Famalicão, 17 de Junho de 2008 O REACH em Ambiente Empresarial Carlos Almeida Santos Vila Nova de Famalicão, 17 de Junho de 2008 O Conceito Legislação Europeia sobre o uso interno de produtos químicos Regulamento (CE) nº n 1907/2006,

Leia mais

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Recomendação de DECISÃO DO CONSELHO

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Recomendação de DECISÃO DO CONSELHO PT PT PT COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Recomendação de Bruxelas, 16.10.2009 COM(2009) 572 final 2009/0159 (CNB) DECISÃO DO CONSELHO sobre o parecer a adoptar pela Comunidade Europeia relativamente

Leia mais

III. (Actos preparatórios) CONSELHO

III. (Actos preparatórios) CONSELHO 21.9.2010 Jornal Oficial da União Europeia C 253 E/1 III (Actos preparatórios) CONSELHO POSIÇÃO (UE) N. o 13/2010 DO CONSELHO EM PRIMEIRA LEITURA tendo em vista a adopção do regulamento do Parlamento Europeu

Leia mais

UNO Unidade Nacional de Operações DEPO Divisão de Estudos e planeamento operacional

UNO Unidade Nacional de Operações DEPO Divisão de Estudos e planeamento operacional UNO Unidade Nacional de Operações DEPO Divisão de Estudos e planeamento operacional Autoridade de Segurança Alimentar e Económica Unidade Nacional de Operações Área do planeamento e estudos operacionais,

Leia mais

Publicado no Diário da República, I série, nº 72, de 18 de Abril. Decreto Presidencial n.º 65/11 de 18 de Abril

Publicado no Diário da República, I série, nº 72, de 18 de Abril. Decreto Presidencial n.º 65/11 de 18 de Abril Publicado no Diário da República, I série, nº 72, de 18 de Abril Decreto Presidencial n.º 65/11 de 18 de Abril O Executivo atribui a maior relevância, no seu programa, à modernização e solidez do sistema

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 227/33 DECISÕES COMISSÃO

Jornal Oficial da União Europeia L 227/33 DECISÕES COMISSÃO 31.8.2007 Jornal Oficial da União Europeia L 227/33 II (Actos adoptados em aplicação dos Tratados CE/Euratom cuja publicação não é obrigatória) DECISÕES COMISSÃO DECISÃO DA COMISSÃO de 29 de Agosto de

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 315/25

Jornal Oficial da União Europeia L 315/25 2.12.2009 Jornal Oficial da União Europeia L 315/25 DECISÃO DA COMISSÃO de 30 de Novembro de 2009 que adopta decisões sobre a importação comunitária de determinados produtos químicos, nos termos do Regulamento

Leia mais

Acção de Sensibilização sobre Higiene e Segurança Alimentar. 15 de Março de 2007

Acção de Sensibilização sobre Higiene e Segurança Alimentar. 15 de Março de 2007 Acção de Sensibilização sobre Higiene e Segurança Alimentar 15 de Março de 2007 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril de 2004 Higiene dos géneros alimentícios (aplicável a partir de 1 de

Leia mais

Associação Nacional dos Enfermeiros do Trabalho - ANET Período de discussão pública da proposta de Lei nº283/x/4ª Junho de Proposta

Associação Nacional dos Enfermeiros do Trabalho - ANET Período de discussão pública da proposta de Lei nº283/x/4ª Junho de Proposta N. Ref. ANET_ PropostaARDiscussãoPública/Junho/2009 V. Ref. Assunto: Proposta para alteração de Proposta de Lei n.º 283/X/4ª Exmo. Senhor NOTA DE APRESENTAÇÃO: A Associação Nacional dos Enfermeiros do

Leia mais

IX Jornadas Técnicas da ANIET

IX Jornadas Técnicas da ANIET IX Jornadas Técnicas da ANIET A intervenção da ACT na Indústria Extractiva e Transformadora 9 de Outubro de 2008 António Neves Ferreira 1 A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) sucedeu ao Instituto

Leia mais

MODELO DE TESTE SIMPLEX FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA INICIATIVA

MODELO DE TESTE SIMPLEX FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA INICIATIVA MODELO DE TESTE SIMPLEX FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA INICIATIVA Ministério proponente A iniciativa deriva de Imperativo constitucional Indique: Concretização de lei-quadro/ lei de bases Indique: Transposição

Leia mais

REGULAMENTO GERAL SOBRE A PROTEÇÃO DE DADOS EPDSI CATÁLOGO DE CURSOS E MANUAIS

REGULAMENTO GERAL SOBRE A PROTEÇÃO DE DADOS EPDSI CATÁLOGO DE CURSOS E MANUAIS EPDSI ENCARREGADOS DA PROTECÇÃO DE DADOS E DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO CATÁLOGO DE CURSOS E MANUAIS REGULAMENTO GERAL SOBRE A PROTEÇÃO DE DADOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INTER-INSTITUCIONAL OU INTRA-INSTITUCIONAL

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 3/2013

ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 3/2013 ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 3/2013 Por alteração da Orientação de Gestão da Orientação de Gestão n. º 1/2012 (06-01-2012), n.º 1/2010 (29-03-2010) e da Orientação de Gestão n.º 7/2008 (21-01-2009) REGRAS

Leia mais

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA N.º 3/2008. Anteprojecto de Decreto-Lei de transposição da Directiva do Resseguro

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA N.º 3/2008. Anteprojecto de Decreto-Lei de transposição da Directiva do Resseguro DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA N.º 3/2008 Anteprojecto de Decreto-Lei de transposição da Directiva do Resseguro 23 de Junho de 2008 1. OBJECTO Pelo presente documento o Instituto de Seguros de Portugal

Leia mais

O DL 35/2005 Alterações ao Plano Oficial de Contabilidade

O DL 35/2005 Alterações ao Plano Oficial de Contabilidade O DL 35/2005 Alterações ao Plano Oficial de Contabilidade Introdução O DL 35/2005, de 17 de Fevereiro, transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2003/51/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho,

Leia mais

RECOMENDAÇÃO OIT Nº 164, DE

RECOMENDAÇÃO OIT Nº 164, DE RECOMENDAÇÃO OIT Nº 164, DE 22-06-1981 Recomendação sobre segurança e saúde dos trabalhadores e ambiente de trabalho. A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho Convocada em Genebra pelo

Leia mais

Inventário e registo de substâncias Aplicação da Directiva SEVESO e do Regulamento REACH

Inventário e registo de substâncias Aplicação da Directiva SEVESO e do Regulamento REACH Inventário e registo de substâncias Aplicação da Directiva SEVESO e do Regulamento REACH Objectivo Esclarecer todos os colaboradores da Empresa, que participam na compra de matérias primas e produtos,

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS DL 659/2008 2008.11.14 A Lei 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, que consagra os regimes de vinculação, de carreiras e remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas vem estabelecer novos e mais

Leia mais

b8661bdc3c2b4e2084a b09f4

b8661bdc3c2b4e2084a b09f4 DL 161/2013 2013.05.08 O presente decreto-lei procede à transposição para a ordem jurídica interna da Diretiva 2010/32/UE do Conselho, de 10 de maio de 2010, que executa o Acordo-Quadro relativo à prevenção

Leia mais

O Direito Aeronáutico Português: uma floresta de enganos

O Direito Aeronáutico Português: uma floresta de enganos O Direito Aeronáutico Português: uma floresta de enganos 1. Normas técnicas, mas também normas jurídicas. A actividade da aviação, seja ela civil ou militar, geral ou comercial, está sujeita a regras que,

Leia mais

Legislação. para a Exploração de Postos de Enchimento de Gás Natural Carburante.

Legislação. para a Exploração de Postos de Enchimento de Gás Natural Carburante. Princípios e Bases do Sector do Gás Natural Decreto-Lei n.º 66/2010: Estabelece o procedimento aplicável à extinção das tarifas reguladas de venda de gás natural a clientes finais, com consumos anuais

Leia mais

A Política Ambiental na Fiscalidade sobre os Resíduos. Cristina Caldeira Lipor, 22 de Julho de 2008

A Política Ambiental na Fiscalidade sobre os Resíduos. Cristina Caldeira Lipor, 22 de Julho de 2008 A Política Ambiental na Fiscalidade sobre os Resíduos Cristina Caldeira Lipor, 22 de Julho de 2008 Introdução Conceito Instrumento Descrição de instrumentos de mercado Instrumentos de mercado vs Instrumentos

Leia mais

O PORQUÊ DA NOVA LEI DOS ALVARÁS ADAPTAÇÃO ÀS DIRETIVAS COMUNITÁRIAS

O PORQUÊ DA NOVA LEI DOS ALVARÁS ADAPTAÇÃO ÀS DIRETIVAS COMUNITÁRIAS DIRETIVAS COMUNITÁRIAS Fernando Batista Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados 29 de setembro de 2015 PORQUÊ UMA NOVA LEI? 2 O regime jurídico que até 3 de julho regia o exercício da atividade

Leia mais

Medidas legislativas para protecção da cadeia alimentar O âmbito da importação e da admissão DECRETOS-LEI

Medidas legislativas para protecção da cadeia alimentar O âmbito da importação e da admissão DECRETOS-LEI DECRETOS-LEI 174 148/99 560/99 Decreto Lei n.º 4/2003 4 de Maio de 1999 18 de Dezembro de 1999 10 de Janeiro de 2003 Transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 96/23/CE, do, de 29 de Abril,

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HIGIENE, SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HIGIENE, SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular HIGIENE, SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Gestão de

Leia mais

Decreto-Lei n.º 24/2012, de 6 de Fevereiro. Riscos de exposição a agentes químicos

Decreto-Lei n.º 24/2012, de 6 de Fevereiro. Riscos de exposição a agentes químicos Decreto-Lei n.º 24/2012, de 6 de Fevereiro Riscos de exposição a agentes químicos O presente diploma consolida as prescrições mínimas em matéria de protecção dos trabalhadores contra os riscos para a segurança

Leia mais

I SINATS: NOVO REGIME LEGAL 2 II NOVAS REGRAS APLICÁVEIS NA ACTIVIDADE DE CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS 3

I SINATS: NOVO REGIME LEGAL 2 II NOVAS REGRAS APLICÁVEIS NA ACTIVIDADE DE CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS 3 NEWSLETTER I DIREITO DA SAÚDE ÍNDICE NEWSLETTER DIREITO DA SAÚDE I AGOSTO, 2017 I SINATS: NOVO REGIME LEGAL 2 II NOVAS REGRAS APLICÁVEIS NA ACTIVIDADE DE CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS 3 III INFARMED:

Leia mais

A perspectiva do fiscalizado

A perspectiva do fiscalizado O REGIME R&TTE EM PORTUGAL - O PAPEL DAS ENTIDADES FISCALIZADORAS E DOS AGENTES DE MERCADO Associação Empresarial dos Sectores Eléctrico, Electrodoméstico, Fotográfico e Electrónico 2 Sobre a AGEFE Membro

Leia mais

Liberalização das utilities e reguladores sectoriais A liberalização dos antigos serviços públicos prestacionais factores político-ideológicos ideológ

Liberalização das utilities e reguladores sectoriais A liberalização dos antigos serviços públicos prestacionais factores político-ideológicos ideológ O regulador História, regime e perspectivas da ERSE Vital Moreira Professor da FDUC Presidente do CEDIPRE Membro (independente) do CGS da EDP Liberalização das utilities e reguladores sectoriais A liberalização

Leia mais

REVISÃO DO REGULAMENTO DE RELAÇÕES COMERCIAIS DOCUMENTO JUSTIFICATIVO

REVISÃO DO REGULAMENTO DE RELAÇÕES COMERCIAIS DOCUMENTO JUSTIFICATIVO REVISÃO DO REGULAMENTO DE RELAÇÕES COMERCIAIS DOCUMENTO JUSTIFICATIVO ABRIL 2007 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Rua Dom Cristóvão da Gama n.º 1-3.º 1400-113 Lisboa Tel: 21 303 32 00 Fax:

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º 111/IX

PROPOSTA DE LEI N.º 111/IX PROPOSTA DE LEI N.º 111/IX TRANSPÕE PARA A ORDEM JURÍDICA NACIONAL A DIRECTIVA 98/27/CE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO, DE 19 DE MAIO DE 1998, RELATIVA ÀS ACÇÕES INIBITÓRIAS EM MATÉRIA DE PROTECÇÃO

Leia mais

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica UNO Unidade Nacional de Operações DEPO Divisão de Estudos e planeamento operacional

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica UNO Unidade Nacional de Operações DEPO Divisão de Estudos e planeamento operacional Autoridade de Segurança Alimentar e Económica UNO Unidade Nacional de Operações DEPO Divisão de Estudos e planeamento operacional SEMINÁRIO DO USO SUSTENTÁVEL DOS PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Unidade Nacional

Leia mais

Conteúdos sobre segurança e saúde no trabalho Organismos e instituições

Conteúdos sobre segurança e saúde no trabalho Organismos e instituições ISHST - Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Criado em 2004, pelo Decreto-lei n.º 171, de 17 de Julho, o Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (ISHST), I. P., é o organismo

Leia mais

Prescrição e Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos

Prescrição e Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos Colégio de Engenharia Agronómica O ACTO DE ENGENHARIA AGRONÓMICA Ordem dos Engenheiros 6 de Janeiro de 2006 O Acto de Engenharia Agronómica Prescrição e Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos Paulo Cruz

Leia mais

Relações da VALORMED com os embaladores e/ou responsáveis pela colocação de medicamentos no mercado nacional. Luís Figueiredo 17 Novembro

Relações da VALORMED com os embaladores e/ou responsáveis pela colocação de medicamentos no mercado nacional. Luís Figueiredo 17 Novembro Relações da VALORMED com os embaladores e/ou responsáveis pela colocação de medicamentos no mercado nacional Luís Figueiredo 17 Novembro ENQUADRAMENTO O sistema de responsabilidade ambiental está estabelecido

Leia mais

Assim: Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Assim: Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte: Decreto-Lei n.º 237/2007 de 19 de Junho Transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2002/15/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de Março, relativa à organização do tempo de trabalho

Leia mais

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS RELATÓRIO DA COMISSÃO AO CONSELHO E AO PARLAMENTO EUROPEU

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS RELATÓRIO DA COMISSÃO AO CONSELHO E AO PARLAMENTO EUROPEU COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Bruxelas, 31.8.2004 COM(2004) 575 final. RELATÓRIO DA COMISSÃO AO CONSELHO E AO PARLAMENTO EUROPEU relativo às experiências dos Estados-Membros com os OGM colocados no

Leia mais

Procedimento para Licenciamento de Fontes Radioactivas Seladas

Procedimento para Licenciamento de Fontes Radioactivas Seladas Procedimento para Licenciamento de Fontes Radioactivas Seladas Alfredo Baptista Laboratório de Protecção e Segurança Radiológica alfredo@ctn.ist.utl.pt Curso de Proteção e Segurança Radiológica em Radiografia

Leia mais

L 345/68 Jornal Oficial da União Europeia

L 345/68 Jornal Oficial da União Europeia L 345/68 Jornal Oficial da União Europeia 23.12.2008 DIRECTIVA 2008/112/CE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 16 de Dezembro de 2008 que altera as Directivas 76/768/CEE, 88/378/CEE e 1999/13/CE do

Leia mais

O novo Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas e riscos psicossociais emergentes

O novo Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas e riscos psicossociais emergentes O novo Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas e riscos psicossociais emergentes Conceição Baptista Instituto Nacional de Administração, I.P. Conceicao.baptista@ina.pt Reforma da Administração

Leia mais

Manual Técnico Das Equipas Locais de Intervenção

Manual Técnico Das Equipas Locais de Intervenção Manual Técnico Das Equipas Locais de Intervenção pág. 1/18 Índice 1 - Enquadramento do SNIPI 1.1 - Objectivos do SNIPI 1.2 Competências dos 3 Ministérios 1.3 Organização do Sistema 2 - Legislação 3 - Regulamento

Leia mais

Trabalho no novo Regime de Contrato

Trabalho no novo Regime de Contrato A importância da Segurança no Trabalho no novo Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas Instituto Nacional de Administração, I.P. Conceicao.baptista@ina.pt RCTFP (Lei 59/2008 de 11 Setembro)

Leia mais

Cursos de Formação COTHN / SGS

Cursos de Formação COTHN / SGS ACÇÃO DE FORMAÇÃO Organização da emergência / Plano de emergência interno Permitir identificar situações de emergência e a elaborar um Plano de Emergência Interno. Curso Reconhecido pela ACT para Renovação

Leia mais

Legislação de Segurança e Saúde do Trabalho Que Futuro?

Legislação de Segurança e Saúde do Trabalho Que Futuro? Legislação de Segurança e Saúde do Trabalho Que Futuro? Fernando Cabral 1. Da afirmação à crise do Direito do Trabalho O Direito do Trabalho afirma-se nos sécs XIX e XX no contexto do desenvolvimento do

Leia mais

(Actos não legislativos) REGULAMENTOS

(Actos não legislativos) REGULAMENTOS 27.11.2010 Jornal Oficial da União Europeia L 312/1 II (Actos não legislativos) REGULAMENTOS REGULAMENTO (UE) N. o 1097/2010 DA COMISSÃO de 26 de Novembro de 2010 que aplica o Regulamento (CE) n. o 177/2008

Leia mais

Jornal Oficial nº L 082 de 22/03/2001 p

Jornal Oficial nº L 082 de 22/03/2001 p Directiva 2001/23/CE do Conselho, de 12 de Março de 2001, relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros respeitantes à manutenção dos direitos dos trabalhadores em caso de transferência de

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores COMISSÃO DE ASSUNTOS PARLAMENTARES, AMBIENTE E TRABALHO RELATÓRIO E PARECER

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores COMISSÃO DE ASSUNTOS PARLAMENTARES, AMBIENTE E TRABALHO RELATÓRIO E PARECER RELATÓRIO E PARECER NO ÂMBITO DA AUDIÇÃO DOS ÓRGÃOS DE GOVERNO PRÓPRIO DAS REGIÕES AUTÓNOMAS, SOBRE O PROJECTO DE DECRETO-LEI REG. DL 257/2006 APROVA O REGULAMENTO GERAL DO RUÍDO E REVOGA O REGIME LEGAL

Leia mais

SEGURANÇA ALIMENTAR: UMA EXIGÊNCIA DO CONSUMIDOR

SEGURANÇA ALIMENTAR: UMA EXIGÊNCIA DO CONSUMIDOR SEGURANÇA ALIMENTAR: UMA EXIGÊNCIA DO CONSUMIDOR Apresentação denominação APHORT Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo Uma organização associativa, tal como as empresas de que emana

Leia mais

Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições

Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições 2001L0023 PT 09.10.2015 001.001 1 Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições B DIRECTIVA 2001/23/CE DO CONSELHO de 12 de Março de 2001 relativa à aproximação

Leia mais

CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Objecto

CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Objecto Lei n.º 71/98 de 3 de Novembro Bases do enquadramento jurídico do voluntariado A Assembleia da República decreta, nos termos do artigo 161.º, alínea c), do artigo 166.º, n.º 3, e do artigo 112.º, n.º 5,

Leia mais

Lei n.º 71\98 de 3 de Novembro Bases do enquadramento jurídico do voluntariado

Lei n.º 71\98 de 3 de Novembro Bases do enquadramento jurídico do voluntariado ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Lei n.º 71\98 de 3 de Novembro Bases do enquadramento jurídico do voluntariado A Assembleia da República decreta nos termos do artigo 161.º, alínea c), do artigo 166.º, n.º3, e

Leia mais

DIRECTIVA 2001/23/CE DO CONSELHO

DIRECTIVA 2001/23/CE DO CONSELHO L 82/16 DIRECTIVA 2001/23/CE DO CONSELHO de 12 de Março de 2001 relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros respeitantes à manutenção dos direitos dos trabalhadores em caso de transferência

Leia mais

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 27/2015/A, DE 29 DE DEZEMBRO: O REGIME JURÍDICO DOS CONTRATOS PÚBLICOS NA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 27/2015/A, DE 29 DE DEZEMBRO: O REGIME JURÍDICO DOS CONTRATOS PÚBLICOS NA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES 27 de Janeiro 2016 Área de Prática de Direito Público & Ambiente DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 27/2015/A, DE 29 DE DEZEMBRO: O REGIME JURÍDICO DOS CONTRATOS PÚBLICOS NA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES I.

Leia mais

PARECER DA UGT SOBRE O PROJECTO DE DECRETO-LEI QUE VISA APROVAR O NOVO REGIME JURIDICO DO SECTOR PUBLICO EMPRESARIAL

PARECER DA UGT SOBRE O PROJECTO DE DECRETO-LEI QUE VISA APROVAR O NOVO REGIME JURIDICO DO SECTOR PUBLICO EMPRESARIAL PARECER DA UGT SOBRE O PROJECTO DE DECRETO-LEI QUE VISA APROVAR O NOVO REGIME JURIDICO DO SECTOR PUBLICO EMPRESARIAL 1. Na generalidade O Sector Empresarial do Estado (SEE), (também denominado Sector Público

Leia mais

BASES JURÍDICAS PARA O PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO. económico geral. das instituições

BASES JURÍDICAS PARA O PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO. económico geral. das instituições ANEXO III BASES JURÍDICAS PARA O PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO 1 Artigo 14.º Base jurídica Descrição Elementos processuais 1 Artigo 15.º, n. 3 Artigo 16.º, n. 2 Artigo 18.º Artigo 19.º, n. 2 Artigo 21.º,

Leia mais

Possibilidades de Financiamento pela União Europeia Contributos Comunitários

Possibilidades de Financiamento pela União Europeia Contributos Comunitários A resistência sísmica na nova legislação sobre reabilitação urbana Possibilidades de Financiamento pela União Europeia Contributos Comunitários M. Patrão Neves M. Patrão Neves Deputada ao Parlamento Europeu

Leia mais

(Actos cuja publicação é uma condição da sua aplicabilidade)

(Actos cuja publicação é uma condição da sua aplicabilidade) 30.9.2005 L 255/1 I (Actos cuja publicação é uma condição da sua aplicabilidade) REGULAMENTO (CE) N. o 1552/2005 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 7 de Setembro de 2005 relativo às estatísticas da

Leia mais