Ana Maria Bernardelli. Toda a escrita, querendo ou não, é política. A escrita é a continuação da política por outros meios.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ana Maria Bernardelli. Toda a escrita, querendo ou não, é política. A escrita é a continuação da política por outros meios."

Transcrição

1 REDAÇÃO 2013

2 Ana Maria Bernardelli Toda a escrita, querendo ou não, é política. A escrita é a continuação da política por outros meios.

3 REDAÇÃO AVANÇADA - ASSUNTOS 27/02/ LEITURA PARA ESAF PRÓXIMA AULA ( TÉCNICO/ ANALISTA) ASSUNTO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2- LEITURA PARA CESPE PRÓXIMA AULA ( PRF E POLÍCIA CIVIL) ASSUNTO: SEGURANÇA A CARGO DA POLÍCIA FEDERAL 3-LEITURA PARA CESPE ABIN PRÓXIMA AULA (OFICIAL INTELIGÊNCIA) ASSUNTO: POLÍTICAS PÚBLICAS 4-LEITURA PARA FCC PRÓXIMA AULA (TRE) ASSUNTO: DIREITO ELEITORAL FILIAÇÃO PARTIDÁRIA 5- LEITURA PARA TRF PRÓXIMA AULA ( ANALISTA JUDICIÁRIO ASSUNTO: DIREITO ADMINISTRATIVO: PODERES E DEVERES DO ADMINISTRADOR PÚBLICO

4 REDAÇÃO AVANÇADA - ASSUNTOS 12/03/ LEITURA PARA ESAF PRÓXIMA AULA ( TÉCNICO/ ANALISTA) ASSUNTO: DIREITO CONSTITUCIONAL:. Orçamento Público: Conceitos e Princípios Orçamentários. 2- LEITURA PARA CESPE PRÓXIMA AULA ( PRF E POLÍCIA CIVIL) ASSUNTO: DIREITO CONSTITUCIONAL: Defesa do Estado e das instituições democráticas: segurança pública; organização da segurança pública.ordem social: base e objetivos da ordem social; seguridade social; meio ambiente; família; criança, adolescente, idoso e índio. 3-LEITURA PARA CESPE ABIN PRÓXIMA AULA (OFICIAL INTELIGÊNCIA) ASSUNTO: ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES. 1 Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização. 2 A função do órgão de Gestão de Pessoas: atribuições básicas e objetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais. 3 Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação, liderança, desempenho. 4-LEITURA PARA TRE FCC PRÓXIMA AULA ASSUNTO: DIREITO ELEITORAL: Da arrecadação e da aplicação de recursos nas campanhas eleitorais; Da prestação de contas; Da propaganda eleitoral em geral; Da propaganda eleitoral na imprensa; Da propaganda eleitoral no rádio e na televisão; Do direito de resposta; Do sistema eletrônico de votação e da totalização dos votos; Das condutas vedadas aos agentes públicos em campanhas eleitorais 5- LEITURA PARA TRF FCC PRÓXIMA AULA ( ANALISTA JUDICIÁRIO ASSUNTO:DIREITO ADMINISTRATIVO: Dos contratos administrativos. Da execução. Da inexecução e da rescisão dos contratos administrativos. Das sanções. Lei n /02: Do pregão. Serviços públicos: princípios, classificação e competência: federais, estaduais, distritais e municipais. Processo Administrativo (Lei n 9.784/99). Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92). 6- LEITURA PARA TCU - PRÓXIMA AULA ASSUNTO: CONTROLE EXTERNO: 1 Tribunal de Contas da União (TCU): natureza, competência e jurisdição. 2 Organização e funcionamento do TCU. 3 Tipos de fiscalização. 4 Deliberações e recursos (Lei nº 8.443/1992 e Regimento Interno do TCU.

5 REDAÇÃO AVANÇADA - ASSUNTOS 05/03/ LEITURA PARA ESAF PRÓXIMA AULA ( TÉCNICO/ ANALISTA) ASSUNTO: DIREITO ADMINISTRATIVO BENS E DOMÍNIO PÚBLICO 2- LEITURA PARA CESPE PRÓXIMA AULA ( PRF E POLÍCIA CIVIL) ASSUNTO: DIREITO ADMINISTRATIVO ATRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DO PODER DE POLÍCIA 3-LEITURA PARA CESPE ABIN PRÓXIMA AULA (OFICIAL INTELIGÊNCIA) ASSUNTO:QUAL É O PAPEL DA ABIN NO SISTEMA BRASILEIRO DE INTELIGÊNCIA (SISBIN): O QUE É E QUEM COMPÕE O SISBIN? O QUE É CONTRA-INTELIGÊNCIA? 4-LEITURA PARA TRE FCC PRÓXIMA AULA ASSUNTO: ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL E ALISTAMENTO ELEITORAL 5- LEITURA PARA TRF FCC PRÓXIMA AULA ( ANALISTA JUDICIÁRIO ASSUNTO:DIREITO PREVIDENCIÁRIOSEGURADO FACULTATIVO CONCEITO CARACTERÍSTICAS- 5- LEITURA PARA TCU - PRÓXIMA AULA ASSUNTO: COMPETÊNCIAS DO TCU, COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DO

6 AULA 1 - A REDAÇÃO NOS CONSURSOS PÚBLICOS Os concursos públicos têm, ultimamente, sido aplicados em duas fases: prova objetiva e prova discursiva. A prova discursiva, geralmente um texto dissertativo, apresenta aspectos singulares de acordo com as variadas instituições que elaboram as provas. Cada banca possui uma determinada tendência, o que nos dá boa margem de previsibilidade para uma questão futura. FCC - FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS CESPE - CENTRO DE SELEÇÃO E PROMOÇÃO DE EVENTOS ESAF - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA CESGRANRIO - CENTRO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DO GRANDE RIO FGV - FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

7 O ENTENDIMENTO DO TEMA Para se elaborar um bom texto, o primeiro passo é o entendimento do tema. O tema, normalmente, aparece em linguagem denotativa, sentido real das palavras.mas, às vezes, a conotação também se faz presente, dificultando para o candidato o reconhecimento da essência do tema.

8 PIOR DO QUE MORRER DE FOME NO DESERTO É NÃO TER O QUE COMER NA TERRA PROMETIDA. JOSÉ LINS DO REGO Problemática:

9 TODOS NÓS NASCEMOS ÚNICOS E MORREMOS CÓPIAS. Karl Jung Problemática:

10 Eu sou trezentos, sou trezentos e cinquenta, Mas um dia afinal eu toparei comigo Mario de Andrade Problemática:

11 Antes mundo era pequeno Porque Terra era grande Hoje mundo é muito grande Porque Terra é pequena... GILBERTO GIL Problemática:

12 Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens? Guimarães Rosa Problemática:

13 Há um pequeno número de homens e mulheres que pensam por todos os outros, e para o qual todos os outros falam e agem. Jean Jacques Rousseau Problemática:

14 A tipologia dissertativa apresenta variáveis: Dissertativo-argumentativa Dissertativo-expositiva (informativo) Questões discursivas Cada uma destas variantes exige ora conhecimentos específicos, ora análise de situações hipotéticas, ora respostas a questões específicas ou hipotéticas.

15 ESTÉTICA APRESENTAÇÃO DA REDAÇÃO GRAFIA: LETRA LEGÍVEL: CURSIVA E DE FORMA (MANTER TRAÇADO E TAMANHO) PARAGRAFAÇÃO: OBEDECER OS PARÁGRAFOS (MANTER A MESMA DISTÂNCIA) RESPEITO ÀS MARGENS: OCUPE A LINHA TODA DE MARGEM A MARGEM TRANSLINEAÇÃO: TÍTULO: COLOCAR, SE PEDIDO. CENTRALIZAR NÚMEROS: ATÉ 10 POR EXTENSO. A PARTIR DO 11, NUMERAL. EVITAR RASURA EXCESSÃO EXCEÇÃO ERRO: TRAÇO SOBRE A PALAVRA ERRADA. Ex: EXCESSÃO

16 ATENÇÃO!! 1. Evitar períodos muitos longos ou sequências de frases muito curtas; 2. Evitar, nas dissertações, dirigir-se ao leitor; 3. Evitar as repetições; umas próximas das outras, tanto de palavras, quanto de informações; 4. Manter-se rigorosamente dentro do tema; 5. Evitar expressões desgastadas, "batidas"; 6. Utilizar exemplos e citações relevantes; 7. Não usar religião como argumento; 8. Fugir das palavras muito "fortes"; 9. Evitar gírias e termos coloquiais; 10. Evitar linguagem rebuscada;

17 11. Evitar a argumentação generalizadora e baseada no senso comum; 12. Não ser radical; 13. Ter cuidado com palavras duvidosas como coisa e algo, por terem sentido vago; preferir elemento, fator, tópico, índice, item etc. 14. Não usar chavões, provérbios, ditos populares ou frases feitas; 15. Jamais usar a primeira pessoa do singular, a menos que haja uma solicitação do tema; 16. Repetir muitas vezes as mesmas palavras empobrece o texto; lançar mão de sinônimos e expressões que representem a ideia em questão; 17. Somente citar exemplos de domínio público, sem narrar seu desenrolar, fazendo somente uma breve menção; 18. Ser direto e objetivo; 19. Nunca usar palavrões; 20. Não usar abreviações.

18 Dissertação Expositiva: O TEXTO DISSERTATIVO EXPOSITIVO O termo exposição é associado a explanar ou explicar uma temática de forma denotativa, procurando informar, esclarecer acerca daquela matéria. Esta é a essência do texto expositivo informativoexpositivo. O autor somente informa o leitor sobre determinado tema, sem o propósito de convencimento; não é importante obter adesões ao seu ponto de vista. Tal como o texto argumentativo, enquadra-se na estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão. EXEMPLO: O sistema presidencial de governo nasceu nos Estados Unidos com a constituição de 1787, na Convenção de Filadélfia. Sua formação teórica foi precedida por fato histórico; não sendo, pois, obra de nenhum arranjo ou convenção teórica. Sustenta-se que o presidencialismo é o poder monárquico na versão republicana. O presidencialismo, ao contrário do parlamentarismo, é demarcado por uma rígida separação de Poderes, assentada na independência orgânica e na especialização funcional.

19 O TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO COMPREENDER O PROCESSO DISSERTATIVO DISSERTAR É FAZER JUÍZO SOBRE ALGUM ASSUNTO DISSERTATAR É DISCUTIR CRITICAMENTE UM PROBLEMA DISSERTAR É PERSUADIR, CONVENCER, INFLUENCIAR

20 AO DISSERTAR, 3 ITENS SÃO FUNDAMENTAIS: 1- CONHECIMENTO DO ASSUNTO- NINGUÉM ESCREVE SOBRE O QUE NÃO SABE ATENÇÃO AO TEMA/ENUNCIADO 2-ORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS - BEM FUNDAMENTADA EM UMA BOA ESTRUTURA DE PARÁGRAFO 3- A PRESENÇA DE SENSO CRÍTICO - PARA DAR MAIOR CONSISTÊNCIA AO PARÁGRAFO E AO PROCESSO DE PERSUASÃO E DE CONVENCIMENTO 4- BUSCA CONVENCER -

21 PARA SE ESCREVER BEM HÁ NECESSIDADE DE 2 COMPETÊNCIAS: DOMÍNIO DA LÍNGUA PORTUGUESA REPERTÓRIO - INFORMAÇÃO

22 LEITURAS INDICADAS

23 ESTRUTURA DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVA INTRODUÇÃO (TESE) 1 PARÁGRAFO (5/8 LINHAS) DESENVOLVIMENTO (ARGUMENTAÇÃO) 2/3 PARÁGRAFOS (5/8) CONCLUSÃO 1 PARÁGRAFO (5/8)

24 ESTRUTURA DISSERTATIV0-ARGUMENTATIVA 1- INTRODUÇÃO É O LUGAR DA TESE É A FRASE NÚCLEO PALAVRA-CHAVE DO TEMA É O LUGAR DO PONTO DE VISTA É O LUGAR EM QUE O ALUNO SE COLOCA EM RELAÇÃO AO TEXTO, APÓS ESCOLHER UM ASPECTO DO ASSUNTO A SER DISCUTIDO. PARÁGRAFO PADRÃO DE TESE: UMA IDEIA BÁSICA À QUAL SE AGREGAM OUTRAS MENORES. ESTE PARÁGRAFO É O ROTEIRO DO TEXTO DISSERTATIVO.

25 EXEMPLO DE PARÁGRAFO DE TESE: TEMA: A LIBERDADE A liberdade, como um princípio vital, sempre esteve ligada aos momentos mais significativos da História do Homem. A luta pela liberdade tem sido a própria luta pela dignidade humana, no plano do indivíduo e no plano de cada povo ou nação. A liberdade não é, para o Homem, uma questão de estado intencional, ou de opção, mas uma questão de necessidade.

26 ANALISANDO A TESE: A liberdade, como um princípio vital, sempre esteve ligada aos momentos mais significativos da História do Homem. A PARTE EM NEGRITO É O TÓPICO FRASAL - A ideia em torno da qual giram as outras ideias relacionadas à necessidade e à dignidade. Assim, a partir dessas ideias, desenvolve-se a argumentação.

27 2- ARGUMENTAÇÃO (PROVAS CONVINCENTES, COERENTES E COESAS) É O MOMENTO EM QUE HÁ: EXPLICAÇÃO EXPLICITAÇÃO JUSTIFICAÇÃO DESDOBRAMENTO COMPROVAÇÃO /EXEMPLIFICAÇÃO

28 2- ARGUMENTAÇÃO- OS ARGUMENTOS DEVEM SER RELACIONADOS À TESE DE MODO CONSISTENTE. EXEMPLO DE ARGUMENTO CONSISTENTE TEMA: CORRUPÇÃO GOVERNAMENTAL ARG 1 A situação política e econômica do país encontra-se caótica. O Congresso Nacional, sob constante suspeita de corrupção, perdeu a credibilidade popular. E os partidos políticos, sem posturas ideológicas bem definidas, promovem ao sabor de interesses pessoais um vergonhoso jogo de adesões. ARG2 As desigualdades sociais acentuam a pobreza e a hegemonia dos ricos e aceleram o clientalismo. É o reflexo de uma economia corrosiva que desprivilegia o trabalhador e sufoca as perspectivas de uma vida digna, com satisfação plena das necessidades básicas, isenta de pressões e casuísmos.

29 3- CONCLUSÃO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO/SOLUÇÃO EXEQUÍVEL SÍNTESE DOS ARGUMENTOS REFORÇO/RETOMADA DA TESE OBS: NÃO INSIRA IDEIAS NOVAS NA CONCLUSÃO

30 EXEMPLO DE CONCLUSÃO Tema: Violência no trânsito. Tese: No Brasil, a violência no trânsito cresce diariamente. A imprudência e a má formação dos condutores geram mortes. Argumentos:Diante desta introdução, agora você já sabe que: seu segundo parágrafo só poderá abordar o primeiro argumento: imprudência. seu terceiro parágrafo deverá desenvolver: má formação dos condutores. no quarto parágrafo, comprove apenas as mortes como consequência. Conclusão: Diante dos dados que comprovam o grande número de mortes, pode-se inferir que atos violentos em vias públicas têm crescimento diário. A criação de uma disciplina de Educação para o trânsito no Ensino Médio das escolas públicas e privadas minimizaria, a médio prazo, os problemas hoje enfrentados.

31 EXEMPLO DE TEXTO DISSERTATIVO COM A ESTRUTURA APRESENTADA TEMA: UM PARADOXO DA MODERNIDADE: ELIMINAÇÃO DE FRONTEIRAS, CRIAÇÃO DE FRONTEIRAS TÍTULO: LINGUAGEM UNIVERSAL TESE: Computadores, internet, distâncias menores,maior comunicação. Tais vantagens são apresentadas pelos defensores da globalização como fatores determinantes para o fim das fronteiras internacionais. Entretanto, a maneira com que semelhantes avanços são distribuídos pelo mundo é discutida por teóricos menos otimistas. Assim, questionase qual das partes apresenta argumentos de acordo com a realidade mundial.

32 ARGT.1 Na Grécia Antiga, as barreiras sociais eram determinadas pela ausência da nacionalidade grega. Desse modo, direitos como cidadania e exercício de cargos públicos pertenciam somente aos gregos, jamais aos povos bárbaros. Nesse contexto, as pessoas eram distinguidas por caracteres geográficos de identidade nacional.

33 ARGT. 2 Atualmente, determinam-se os privilégios por meio do poder econômico. Assim, indivíduos pobres são privados de boas condições de vida, do convívio social e até mesmo de frequentar lugares como shoppings centres, por exemplo. Percebe-se que barreira abissal de determinada classe a outra continua existindo; apenas o método discriminador mudou através do tempo.

34 CONCLUSÃO Discute-se, na atualidade, o advento de uma linguagem universal que elimine qualquer dificuldade de comunicação, facilitando acordos de paz e o comércio entre as nações. Ao contrário do que se pensa, esta não será o inglês ou as gírias da internet. Será uma linguagem existente desde a Grécia Antiga e marcante nos dias de hoje: a da exclusão social.

35 A INTRODUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO A TESE DEVE SER CLARA, OBJETIVA, UM ROTEIRO DO TEXTO A SER DESENVOLVIDO. A TESE APRESENTA UMA FRASE-NÚCLEO, CHAMADA POR ALGUNS TEÓRIOS DE TÓPICO FRASAL. A FRASE-NÚCLEO PROBLEMATIZA A QUESTÃO, ELA É A SÍNTESE DO ASPECTO QUE MARCA O QUE VAI SER DISCUTIDO. VEJAMOS UM EXEMPLO, CUJO TEMA É: A MODERNIDADE TEM INIBIDO A CAPACIDADE AFETIVA DO HOMEM, ABRINDO UMA PERSPECTIVA PARA O CAOS. (ELEMENTOS CAUSADORES DO CAOS: TECNOLOGIA, GLOBALIZAÇÃO VIOLÊNCIA, INTERCÂMBIO CULTURAL) VAMOS SEGUIR A PRODUÇÃO DE UMA TESE ACERCA DESTE TEMA:

36 TESE: A sociedade moderna, marcada por uma robotização sem precedentes, tem atingido o Homem, mais diretamente, em sua capacidade de produzir afetos. Isso o alcança em seu caráter pessoal e coletivo, comprometendo o equilíbrio da espécie. Chegou um tempo, portanto, em que amar é prioridade das prioridades.

37 Frase-núcleo: A sociedade moderna, marcada por uma robotização sem precedentes, tem atingido o Homem, mais diretamente, em sua capacidade de produzir afetos. Cada parágrafo deve apresentar, portanto, a frase-núcleo, e frases complementares. Assim cada parágrafo deve apresentar dois ou três períodos, para que a clareza seja a característica primordial.

38 PRÁTICAS DE REDAÇÃO ELABORAÇÃO DE TESE LEIA ATENTAMENTE OS TEMAS ABAIXO E ELABORE UMA TESE PARA CADA UM DELES, LEMBRANDO-SE DE QUE DEVE CONSTAR UMA FRASE-NÚCLEO E FRASES COMPLEMENTARES. 1- Proposta (TRT 24ª R 2011) Atente para as seguintes afirmações: 1. A liberdade de imprensa é, indiscutivelmente, um pressuposto para o exercício da democracia. 2. Eventualmente, em nome da liberdade de imprensa, o sensacionalismo de certas práticas jornalísticas desrespeita outros direitos e compromete a essência mesma dos princípios democráticos. Redija uma tese a partir do tema "A liberdade de imprensa.

39 2- Proposta (TRT 9ªR 2010) Leia com atenção o texto seguinte: Muita gente vê como opção compulsória a decisão entre julgar com a cabeça e julgar com o coração. Nesses termos, razão e sentimento tornam-se incompatíveis. O homem deveria reconhecer e homenagear sua complexidade, jamais admitindo essa drástica separação, pela qual tanto o sentimento como a razão saem diminuídos. Levando em conta o que afirma esse texto, redija uma tese a partir do seguinte tema: Quem julga sem equilibrar lucidez e sensibilidade não alcança a justiça.

40 TIPOS DE TESE 1- TESE INICIADA POR UMA AFIRMAÇÃO:

41 ARGUMENTAÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTAR É DEFENDER COM LÓGICA UM PONTO DE VISTA.

42 CONCLUSÃO DA DISSERTAÇÃO

43 PLANEJAMENTO A ELABORAÇÃO DE TEXTO EXIGE PLANEJAMENTO. PASSOS: LEITURA E COMPREENSÃO DO ASSUNTO DELIMITAÇÃO DO TEMA TESE/POSICIONAMENTO CONSTATAÇÃO DO PROBLEMA - POR QUÊ? DESENVOLVIMENTO ELENCAR AS RESPOSTAS A ESTA PERGUNTA DEFESA CONCLUSÃO REFORÇO DA TESE/ SÍNTESE/ PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

44 EXEMPLO DE PLANEJAMENTO Imagine que você está diante de um tema que lhe permita levantar hipóteses que justifiquem a entrada de jovens no mundo das drogas. Para tanto, você deve primeiramente ler atentamente o tema; em seguida organizar seus conhecimentso e informações sobre o assunto a partir do questionamento: POR QUÊ?. Observe: Os jovens vão para as drogas.(tese afirmação) POR QUÊ? 1-Os principais motivos são: influência dos amigos, curiosidade e principalmente a má estrutura da família.(arg.1) 2-A influência dos amigos talvez seja a maior porta de entrada para o mundo das drogas.(arg.2) 3- A curiosidade também é um perigo iminente.(arg.3) - É possível evitar que o jovem não tenha nenhum contato com a droga- como? Possíveis intervenções, soluções.

45 COESÃO A COESÃO é o fator responsável pela unidade formal do texto; constroi-se através de mecanismos gramaticais: pronomes anafóricos: artigos: elipse: concordância: correlação entre os tempos verbais: conjunções : e reiteração, substituição e associação.

46 O que vem a ser reiteração, substituição, associação? Reiteração simples repetição de um item léxico ou outros processos, como a nominalização. Ex: retomada, através de um substantivo cognato, da ideia expressa por um verbo adiar/adiamento. Substituição feita pelos processos de sinonímia, antonímia, hiponímia - o termo substituído representa uma parte ou um elemento e o substituidor representa o todo ou a classe. Ex: carroça/veículo); hiperonímia - o termo substituído representa o todo ou a classe e o substituidor uma parte ou um elemento Ex: objeto/caneta. Associação relacionar itens do vocabulário pertinentes a um mesmo esquema cognitivo. Ex: bolo, velinha, presentes, alusivos ao mesmo evento).

47 EXEMPLO DE COESÃO TEXTO TEMA: A VIOLÊNCIA DAS TORCIDAS ORGANIZADAS. TESE: De acordo com o estatuto do torcedor, definem-se torcidas organizadas como um agrupamento de pessoas simpatizantes de um clube estruturado de forma relativamente burocrática, a fim de incentivar o time durante os jogos. Em alguns momentos, entretanto, observa-se que esses grupos visam também a defender a integridade de seus componentes em situações de confrontos físicos e verbais com adversários. Tais agressões ocorrem em virtude de questões culturais e até socioeconômicas.

48 QUADRO DOS ELEMENTOS COESIVOS

49

50

51

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

A REDAÇÃO NO ENEM. O parágrafo de introdução

A REDAÇÃO NO ENEM. O parágrafo de introdução A REDAÇÃO NO ENEM O parágrafo de introdução PARA QUE UMA INTRODUÇÃO ESTEJA COMPLETA, ELA DEVE CONTER: Apresentação do tema: contextualização do assunto a ser tratado na redação Apresentação da tese: ponto

Leia mais

Testes de ortografia e redação eliminam candidatos a estágio

Testes de ortografia e redação eliminam candidatos a estágio Testes de ortografia e redação eliminam candidatos a estágio Entre cursos com maior reprovação estão pedagogia, jornalismo e turismo. Falta de leitura e hábitos gerados pela internet são fatores motivadores.

Leia mais

OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES Gisllayne Rufino Souza* UFPB gisllayne.souza@gmail.com Profa. Dra. Marlene Helena de Oliveira França UFPB/Centro de Educação/Núcleo de Cidadania e Direitos

Leia mais

REDAÇÃO. Colégio Anísio Teixeira Redação 1 ano

REDAÇÃO. Colégio Anísio Teixeira Redação 1 ano REDAÇÃO Colégio Anísio Teixeira Redação 1 ano Por onde começar? Transforme a proposta em pergunta, como por exemplo: Quais são as regras que regem os comportamentos nas redes sociais?. Com base isso, tente

Leia mais

REDAÇÃO DISSERTAÇÃO AULA 5. Professora Sandra Franco

REDAÇÃO DISSERTAÇÃO AULA 5. Professora Sandra Franco REDAÇÃO AULA 5 Professora Sandra Franco DISSERTAÇÃO 1. Definição de Dissertação. 2. Roteiro para dissertação. 3. Partes da dissertação. 4. Prática. 5. Recomendações Gerais. 6. Leitura Complementar. 1.

Leia mais

Reforma Política Democrática Eleições Limpas 13 de janeiro de 2015

Reforma Política Democrática Eleições Limpas 13 de janeiro de 2015 Reforma Política Democrática Eleições Limpas 13 de janeiro de 2015 A Coalizão é uma articulação da sociedade brasileira visando a uma Reforma Política Democrática. Ela é composta atualmente por 101 entidades,

Leia mais

Técnico em Biotecnologia Módulo III Prof. Fernando Domingo Zinger

Técnico em Biotecnologia Módulo III Prof. Fernando Domingo Zinger Elaboração de Projetos Técnico em Biotecnologia Módulo III Prof. Fernando Domingo Zinger OBJETIVOS RESENHAS: Resenha-resumo: É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de

Leia mais

União do Ensino Superior de Nova Mutum - UNINOVA Nome dos acadêmicos em ordem alfabética. Orientações Sobre a Elaboração de Projetos de Pesquisa

União do Ensino Superior de Nova Mutum - UNINOVA Nome dos acadêmicos em ordem alfabética. Orientações Sobre a Elaboração de Projetos de Pesquisa União do Ensino Superior de Nova Mutum - UNINOVA Nome dos acadêmicos em ordem alfabética Orientações Sobre a Elaboração de Projetos de Pesquisa Nova Mutum 2009 Nome dos acadêmicos em ordem alfabética Orientações

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Teorias da Administração Aula 3 Teoria Científica Taylorismo (Continuação) Taylor observou que, ao realizar a divisão de tarefas, os operários

Leia mais

ATIVIDADES DISCURSIVAS 1 E POSSIBILIDADES DE RESPOSTAS

ATIVIDADES DISCURSIVAS 1 E POSSIBILIDADES DE RESPOSTAS ATIVIDADES DISCURSIVAS 1 E NED Núcleo de Estudos Dirigidos ED 2/ ED Comunicação e Expressão 2012/2 Prof. Cleuber Cristiano de Sousa ATIVIDADE DISCURSIVA 1 Habilidade: ED 2: Compreender e expressar Temáticas

Leia mais

NOME COMPLETO DA SUA INSTITUIÇÃO. Nome completo do integrante A Nome completo do integrante B Nome completo do integrante C

NOME COMPLETO DA SUA INSTITUIÇÃO. Nome completo do integrante A Nome completo do integrante B Nome completo do integrante C NOME COMPLETO DA SUA INSTITUIÇÃO Nome completo do integrante A Nome completo do integrante B Nome completo do integrante C TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo, se houver Santa Rita do Sapucaí 2015 Nome completo

Leia mais

União do Ensino Superior de Nova Mutum - UNINOVA Nome dos acadêmicos em ordem alfabética. Orientações Sobre a Elaboração de Projetos de Pesquisa

União do Ensino Superior de Nova Mutum - UNINOVA Nome dos acadêmicos em ordem alfabética. Orientações Sobre a Elaboração de Projetos de Pesquisa União do Ensino Superior de Nova Mutum - UNINOVA Nome dos acadêmicos em ordem alfabética Orientações Sobre a Elaboração de Projetos de Pesquisa Nova Mutum MT 2012 Nome dos acadêmicos em ordem alfabética

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS MANDE BEM NA REDAÇÃO! PARA COMEÇAR! Fonte: Guia do Participante, ENEM, 2013, p.7. TIPOLOGIA TEXTUAL Fonte: Guia do Participante, ENEM, 2013, p.16. (Anexo) RECONHECENDO O CAMPO... 1998 - Viver e aprender

Leia mais

Unidade IV Cultura A pluralidade na expressão humana.

Unidade IV Cultura A pluralidade na expressão humana. Unidade IV Cultura A pluralidade na expressão humana. 25.2 Conteúdo: Gênero dissertativo-argumentativo. Habilidade: Reconhecer a tese defendida em um texto. (D19) REVISÃO A REDAÇÃO DO ENEM 1 Domínio da

Leia mais

Projeto de pesquisa. 1. Identificar uma necessidade. Ex: Estar com fome

Projeto de pesquisa. 1. Identificar uma necessidade. Ex: Estar com fome Projeto de pesquisa Noções gerais Projeto de pesquisa = planejamento O projeto de pesquisa deve responder às questões: o quê? por quê? para quê? para quem? onde? como? com o quê? quando? quem? com quanto?

Leia mais

Prof. Daniel Santos Redação RECEITA PARA DISSERTAÇÃO ARGUMENTAÇÃO ESCRITA - ENEM. E agora José?

Prof. Daniel Santos Redação RECEITA PARA DISSERTAÇÃO ARGUMENTAÇÃO ESCRITA - ENEM. E agora José? Prof. Daniel Santos Redação RECEITA PARA DISSERTAÇÃO ARGUMENTAÇÃO ESCRITA - ENEM E agora José? Respondam Rápido: O que encanta um homem? O que encanta uma mulher? E o que ENCANTA um corretor do ENEM?

Leia mais

CONHEÇA MINHA CARREIRA CONSULTOR LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL

CONHEÇA MINHA CARREIRA CONSULTOR LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL CONHEÇA MINHA CARREIRA CONSULTOR LEGISLATIVO DO SENADO FEDERAL Olá, concurseiro(a)! Meu nome é Luciano Oliveira e sou Consultor Legislativo do Senado Federal. Também já exerci os cargos de Auditor Federal

Leia mais

Prof. Volney Ribeiro

Prof. Volney Ribeiro A REDAÇÃO NO ENEM Prof. Volney Ribeiro Professor de língua portuguesa Especialista em Gestão Educacional Mestrando em Letras A prova de redação exigirá de você a produção de um texto em prosa, do tipo

Leia mais

TÍTULO DA FUTURA MONOGRAFIA: SUBTÍTULO, SE HOUVER.

TÍTULO DA FUTURA MONOGRAFIA: SUBTÍTULO, SE HOUVER. 1 UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO CURSO DE DIREITO NOME DO AUTOR TÍTULO DA FUTURA MONOGRAFIA: SUBTÍTULO, SE HOUVER. SÃO BERNARDO DO CAMPO 2014 2 NOME DO AUTOR TÍTULO

Leia mais

Presidência da República Federativa do Brasil. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Presidência da República Federativa do Brasil. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Presidência da República Federativa do Brasil Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial A SEPPIR CRIAÇÃO A Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial)

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA MG

FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA MG FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA MG T exto dissertativo: ponto de vista acerca de um tema Profa. Ketiuce Ferreira Silva ketiuce@yahoo.com.br www.ketiuce.com.br Algumas perguntas O quê? Por quê? Para quê?

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

D O N D O M Ê N I C O

D O N D O M Ê N I C O MODELO DE PROJETO DE PESQUISA Este modelo deve ser utilizado nas Disciplinas de Metodologia do Trabalho Científico, Orientação de TCC e demais disciplinas que assim o exigirem. Consta de capa, folha de

Leia mais

Capítulo 1 x Você está aqui. IÉIA GERAL E SEUS TÓPICOS COMPREENENO E PRATICANO A partir deste momento, vamos trilhar um caminho que vai levá-lo a redigir organizadamente. Há muitas formas de se alcançar

Leia mais

PROTEÇÃO DOS BENS AMBIENTAIS: PELA CRIAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (OME). Brasília, 20/04/2012 Sandra Cureau

PROTEÇÃO DOS BENS AMBIENTAIS: PELA CRIAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (OME). Brasília, 20/04/2012 Sandra Cureau XII CONGRESSO BRASILEIRO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE MEIO AMBIENTE PROTEÇÃO DOS BENS AMBIENTAIS: PELA CRIAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (OME). Brasília, 20/04/2012 Sandra Cureau FUNDAMENTOS

Leia mais

nossa vida mundo mais vasto

nossa vida mundo mais vasto Mudar o Mundo Mudar o Mundo O mundo começa aqui, na nossa vida, na nossa experiência de vida. Propomos descobrir um mundo mais vasto, Propomos mudar o mundo com um projecto que criou outros projectos,

Leia mais

Maurício Piragino /Xixo Escola de Governo de São Paulo. mauxixo.piragino@uol.com.br

Maurício Piragino /Xixo Escola de Governo de São Paulo. mauxixo.piragino@uol.com.br Democracia Participativa e Direta: conselhos temáticos e territoriais (Conselhos Participativos nas Subprefeituras); Iniciativa Popular, Plebiscitos e Referendo" Maurício Piragino /Xixo Escola de Governo

Leia mais

FLUXOGRAMA DA PESQUISA

FLUXOGRAMA DA PESQUISA FLUXOGRAMA DA PESQUISA Desde a preparação até a apresentação de um relatório de pesquisa estão envolvidas diferentes etapas. Algumas delas são concomitantes; outras são interpostas. O fluxo que ora se

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Aula 28.2 Conteúdos: A estrutura de construção de um texto argumentativo Características do gênero Artigo de opinião LÍNGUA PORTUGUESA

Aula 28.2 Conteúdos: A estrutura de construção de um texto argumentativo Características do gênero Artigo de opinião LÍNGUA PORTUGUESA 2 Aula 28.2 Conteúdos: A estrutura de construção de um texto argumentativo Características do gênero Artigo de opinião 3 Habilidades: Apreender a estruturação de um Artigo de opinião 4 Artigo de opinião

Leia mais

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar.

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar. PEDAGOGIA Você já deve ter ouvido alguém falar que o nível educacional de um povo é muito importante para o seu desenvolvimento e que a educação faz muita diferença na vida das pessoas, não é mesmo? Por

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA INTERATIVIDADE FINAL DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES AULA. AULA: 23.1 Conteúdo: Texto dissertativo-argumentativo

LÍNGUA PORTUGUESA INTERATIVIDADE FINAL DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES AULA. AULA: 23.1 Conteúdo: Texto dissertativo-argumentativo : 23.1 Conteúdo: Texto dissertativo-argumentativo Habilidades: Perceber como se organizam os parágrafos de um texto dissertativo-argumentativo. Texto dissertativo O texto dissertativo é um tipo de texto

Leia mais

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE 4.1 - Tabela de Temporalidade Como é cediço todos os arquivos possuem um ciclo vital, composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Mas como saber quando

Leia mais

ARTIGO CIENTÍFICO. O artigo científico pode ser entendido como um trabalho completo em si mesmo, mas possui dimensão reduzida.

ARTIGO CIENTÍFICO. O artigo científico pode ser entendido como um trabalho completo em si mesmo, mas possui dimensão reduzida. ARTIGO CIENTÍFICO O artigo científico pode ser entendido como um trabalho completo em si mesmo, mas possui dimensão reduzida. O artigo é a apresentação sintética, em forma de relatório escrito, dos resultados

Leia mais

Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil

Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil Mais de um terço dos brasileiros desconhecem o valor das contas que vencem no próximo mês. Falta

Leia mais

Melhores Redações do ENEM Como fazer

Melhores Redações do ENEM Como fazer Melhores Redações do ENEM Como fazer Como fazer redação para o ENEM 2014 Você vai se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)? Uma das dores de cabeça ou pesadelos dos alunos é a redação do ENEM

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO VESTIBULAR/2015

CONCURSO PÚBLICO VESTIBULAR/2015 ESCOLA DE GOVERNO PROFESSOR PAULO NEVES DE CARVALHO FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO Governo de Minas Gerais CONCURSO PÚBLICO VESTIBULAR/2015 2ª ETAPA Provas abertas: Matemática, História e Redação em Língua Portuguesa.

Leia mais

CONCORRÊNCIA N. 2014/01 PROTOCOLO N. 2014/9.924

CONCORRÊNCIA N. 2014/01 PROTOCOLO N. 2014/9.924 CONCORRÊNCIA N. 2014/01 PROTOCOLO N. 2014/9.924 OBJETO: Contratação, sob demanda, de serviços de publicidade e atividades complementares, a serem prestados por intermédio de agência de propaganda. SEGUE

Leia mais

No final desse período, o discurso por uma sociedade moderna leva a elite a simpatizar com os movimentos da escola nova.

No final desse período, o discurso por uma sociedade moderna leva a elite a simpatizar com os movimentos da escola nova. 12. As concepções de educação infantil Conforme OLIVEIRA, a educação infantil no Brasil, historicamente, foi semelhante a outros países. No Séc. XIX tiveram iniciativas isoladas de proteção à infância

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Partes da aula: 1 Edital do TCU 2 Discursivas no Cespe 3 peças técnicas

Partes da aula: 1 Edital do TCU 2 Discursivas no Cespe 3 peças técnicas DISCURSIVAS TCU Partes da aula: 1 Edital do TCU 2 Discursivas no Cespe 3 peças técnicas 4 parágrafo/frase/gramática / áti 1 Edital do TCU P3 dois exercícios conhecimentos básicos/20 linhas P4 dois exercícios

Leia mais

4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO 4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Este capítulo visa a orientar a elaboração de artigos científicos para os cursos de graduação e de pós-graduação da FSG. Conforme a NBR 6022 (2003, p. 2),

Leia mais

SEMINÁRIO . ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO.

SEMINÁRIO . ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO. SEMINÁRIO Seminário é um grupo de pessoas que se reúnem com o propósito de estudar um tema sob a direção de um professor ou autoridade na matéria. O nome desta técnica vem da palavra semente, indicando

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA. Antonio Joaquim Severino 1. Um projeto de bem elaborado desempenha várias funções:

PROJETO DE PESQUISA. Antonio Joaquim Severino 1. Um projeto de bem elaborado desempenha várias funções: PROJETO DE PESQUISA Antonio Joaquim Severino 1 Um projeto de bem elaborado desempenha várias funções: 1. Define e planeja para o próprio orientando o caminho a ser seguido no desenvolvimento do trabalho

Leia mais

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO Elaboração: Prof. Nério Amboni Prof. Leonardo Secchi Profª. Simone Ghisi Feuerschütte Florianópolis/SC

Leia mais

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS O Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente. PERFIL DA VAGA: PERFIL GERAL DA FUNÇÃO

Leia mais

Ordem dos Advogados do Brasil. Exame da Ordem

Ordem dos Advogados do Brasil. Exame da Ordem Ordem dos Advogados do Brasil Exame da Ordem Agosto/ 2010 Sumário METODOLOGIA DESTAQUES RESULTADOS 1. OPINIÃO SOBRE O EXAME DA ORDEM 2. OPINIÃO SOBRE POSSIVEIS PROBLEMAS COM O EXAME DA ORDEM 3. OPINIÃO

Leia mais

COMO SERÁ ELABORADA A PROPOSTA DE TEMA PARA A REDAÇÃO DO ENEM?

COMO SERÁ ELABORADA A PROPOSTA DE TEMA PARA A REDAÇÃO DO ENEM? COMO SERÁ ELABORADA A PROPOSTA DE TEMA PARA A REDAÇÃO DO ENEM? A proposta para a redação do Enem é elaborada de forma a possibilitar que os participantes, a partir dos subsídios oferecidos, realizem uma

Leia mais

Sumário. Parte I As exigências básicas das provas discursivas

Sumário. Parte I As exigências básicas das provas discursivas Sumário Prefácio à 2 a edição, revista e atualizada Apresentação XVII XXI Parte I As exigências básicas das provas discursivas Introdução 2 I. Itens mais gerais estipulados pelas bancas 2 II. Dois editais

Leia mais

GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974

GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974 GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974 CONSIDERAÇÕES GERAIS O objetivo deste documento é informar a estrutura e a informação esperadas num texto de Trabalho de Graduação. O conteúdo do texto deverá ser

Leia mais

PROJETO: ELEIÇÕES 2014 E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

PROJETO: ELEIÇÕES 2014 E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA PROJETO: ELEIÇÕES 2014 E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA Meu ideal político é a democracia, para que todo homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado. (Albert Einstein) JUSTIFICATIVA Estaremos vivenciando

Leia mais

1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3.

1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3. 1 1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3. Modelo de Resultados Potenciais e Aleatorização (Cap. 2 e 3

Leia mais

O resumo Se procurares num dicionário o verbo resumir encontrarás uma definição semelhante a esta: dizer em poucas palavras o que se disse ou escreveu mais extensivamente; condensar. Sendo uma forma de

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES ANÁLISE DE REQUISITOS PARA RELATOR E AVALIADOR DA BANCA EXAMINADORA ESBOÇO ESQUEMÁTICO CONSIDERAÇÕES INICIAIS Esta breve análise pretende abordar

Leia mais

Síntese de pesquisas de opinião sobre o Ministério Público

Síntese de pesquisas de opinião sobre o Ministério Público Síntese de pesquisas de opinião sobre o Ministério Público Fonte: TRE/Rondônia noticiado na Notícias Jus Brasil Data: 2005 A pesquisa também mostra que 53,5% dos eleitores são favoráveis à realização de

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

CIRLANE MARA NATAL MESTRE EM EDUCAÇÃO PPGE/UFES 2013

CIRLANE MARA NATAL MESTRE EM EDUCAÇÃO PPGE/UFES 2013 CIRLANE MARA NATAL MESTRE EM EDUCAÇÃO PPGE/UFES 2013 LEGISLAÇÃO E NORMA LEGISLAÇÃO GENERALIDADE PRINCÍPIOS; NORMA ESPECIFICIDADE REGRAS; CONSELHO DE EDUCAÇÃO: - CONTROLE SOBRE O CUMPRIMENTO DA LEI; - NORMATIZADOR

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Ano Letivo 2012/2013 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Disciplina: ECONOMIA C Prova/Código: 312 Ano(s) de Escolaridade: 12º Ano 1. Introdução A prova

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PROJETO

ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PROJETO ORIENTAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO DO PROJETO ESCOLHA DO TEMA - Seja cauteloso na escolha do tema a ser investigado. Opte por um tema inserido no conteúdo programático da disciplina pela qual teve a maior aptidão

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

II SEMANA AMBIENTAL DA UNICESUMAR NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS

II SEMANA AMBIENTAL DA UNICESUMAR NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS II SEMANA AMBIENTAL DA UNICESUMAR NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS Os trabalhos poderão ser inscritos na forma de resumo expandido (mínimo 3 e máximo 5 páginas); Serão aceitos trabalhos que sejam resultados

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores

RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores APRESENTAÇÃO A SaferNet Brasil é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos,

Leia mais

5. A pesquisa. 5.1. Sujeitos

5. A pesquisa. 5.1. Sujeitos 65 5. A pesquisa As dificuldades envolvidas na conciliação da maternidade com a vida profissional têm levado muitas mulheres a abandonar até mesmo carreiras bem-sucedidas, frutos de anos de dedicação e

Leia mais

4ºano. 3º período 1.4 LÍNGUA PORTUGUESA. 30 de agosto de 2013

4ºano. 3º período 1.4 LÍNGUA PORTUGUESA. 30 de agosto de 2013 4ºano 1.4 LÍNGUA PORTUGUESA 3º período 30 de agosto de 2013 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS Elaborado por Prof. Dr. Rodrigo Sampaio Fernandes Um projeto de pesquisa consiste em um documento no qual

Leia mais

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é:

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: Atividade extra Fascículo 3 Sociologia Unidade 5 Questão 1 Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: a. Isolamento virtual b. Isolamento físico c.

Leia mais

Tribunal do Trabalho da Paraíba 13ª Região

Tribunal do Trabalho da Paraíba 13ª Região Tribunal do Trabalho da Paraíba 13ª Região Apresentação 1.Identificação do órgão:tribunal do Trabalho da Paraíba/ Assessoria de Comunicação Social 2.E-mail para contato:rdaguiar@trt13.jus.br, rosa.jp@terra.com.br

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Modelo Cliente-Servidor: Introdução aos tipos de servidores e clientes Prof. MSc. Hugo Souza Iniciando o módulo 03 da primeira unidade, iremos abordar sobre o Modelo Cliente-Servidor

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

O PROJETO DE PESQUISA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

O PROJETO DE PESQUISA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza O PROJETO DE PESQUISA Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza ROTEIRO Escolher um tema de pesquisa Por onde começar? Ler para aprender Estrutura do Projeto de Pesquisa A Definição

Leia mais

CARREIRA E CONCURSO CHAN

CARREIRA E CONCURSO CHAN CARREIRA E CONCURSO OF CHAN ÍNDICE 3... INTRODUÇÃO 5... O CONCURSO 10... ENTREVISTAS CURSO SAPIENTIA 3 INTRODUÇÃO. No mundo dos concursos públicos, poucas pessoas conhecem os concursos para o Serviço Exterior

Leia mais

O tipo de gestão pública aplicado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Alagoas: Um estudo de caso no Campus Arapiraca.

O tipo de gestão pública aplicado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Alagoas: Um estudo de caso no Campus Arapiraca. Relatório Executivo Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Ciências Administrativas Mestrado Profissional em Administração O tipo de gestão pública aplicado

Leia mais

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Vocês acham possam a coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - cer d o t t o a r que ga cr ia n y ç a s s? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

Tudo o que você precisa saber para ter filhos éticos, inteligentes, felizes e de sucesso

Tudo o que você precisa saber para ter filhos éticos, inteligentes, felizes e de sucesso Tudo o que você precisa saber para ter filhos éticos, inteligentes, felizes e de sucesso SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 15 2. COMUNICAÇÃO E DIÁLOGO ENTRE PAIS E FILHOS 23 2.1 O problema da comunicação entre pais

Leia mais

(Prof. José de Anchieta de Oliveira Bentes) 3.

(Prof. José de Anchieta de Oliveira Bentes) 3. TRADUÇÃO E INTÉRPRETAÇÃO DE LIBRAS EM PROCESSOS SELETIVOS: O CASO DA UEPA. 1 ANDRÉ LUIZ SILVA DANTAS 2 Resumo: A proposta deste artigo é, de maneira inicial e exploratória, discutir como a tradução/interpretação

Leia mais

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL ÍNDICE 1. Introdução... 2. Definição do programa de gestão de saúde populacional... 3. Princípios do programa... 4. Recursos do programa... 5. Estrutura

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador>

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador> FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser desenvolvido

Leia mais

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS FORMANDO COM-VIDA CONSTRUINDO AGENDA 21AMBIENTAL NA ESCOLA

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS FORMANDO COM-VIDA CONSTRUINDO AGENDA 21AMBIENTAL NA ESCOLA VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS FORMANDO COM-VIDA CONSTRUINDO AGENDA 21AMBIENTAL NA ESCOLA COM-VIDA Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola Criado a partir das deliberações da I Conferência

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof.º Evandro Cardoso do Nascimento

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof.º Evandro Cardoso do Nascimento METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA Prof.º Evandro Cardoso do Nascimento DEFINIÇÕES Metodologia Científica: Universalização da comunicação do conhecimento científico; Dessa forma, pode-se deduzir que a

Leia mais

Disseminadores de Educação Fiscal. Regulamento do Curso. Escola de Administração Fazendária ESAF

Disseminadores de Educação Fiscal. Regulamento do Curso. Escola de Administração Fazendária ESAF Disseminadores de Educação Fiscal Regulamento do Curso Escola de Administração Fazendária ESAF REGULAMENTO CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS DO CURSO Art. 1º A Escola de Administração Fazendária ESAF

Leia mais

Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/2015

Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/2015 Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/2015 Antes de enviar um Projeto, saiba que Rio Paranapanema No caso dos Conselhos Municipais dos Direitos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS COORDENAÇÃO DO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS COORDENAÇÃO DO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS COORDENAÇÃO DO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA OFICINA DE PRODUÇÃO ACADÊMICA Material de apoio à construção do TCC Prezados,

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

Discursivas do Cespe Tema específico: resposta fácil, organização complicada.

Discursivas do Cespe Tema específico: resposta fácil, organização complicada. Toque de Mestre 16 Discursivas do Cespe Tema específico: resposta fácil, organização complicada. Profa. Júnia Andrade Viana profajunia@gmail.com face: profajunia Autora do livro Redação para Concursos

Leia mais

Disseminadores de Educação Fiscal. Regulamento do Curso 2º semestre de 2012. Escola de Administração Fazendária ESAF

Disseminadores de Educação Fiscal. Regulamento do Curso 2º semestre de 2012. Escola de Administração Fazendária ESAF Disseminadores de Educação Fiscal Regulamento do Curso 2º semestre de 2012 Escola de Administração Fazendária ESAF REGULAMENTO CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS DO CURSO Art. 1º A Escola de Administração

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL O ELEITOR E A REFORMA POLÍTICA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL O ELEITOR E A REFORMA POLÍTICA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL O ELEITOR E A REFORMA POLÍTICA JUNHO DE 2007 Dados Técnicos Pesquisa Pesquisa de opinião pública nacional Universo Eleitores e potenciais eleitores brasileiros que

Leia mais

PREFEITURA DE ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE - SP DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAÇÃO PARA A PAZ

PREFEITURA DE ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE - SP DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAÇÃO PARA A PAZ PREFEITURA DE ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE - SP DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAÇÃO PARA A PAZ TEMA PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES Educação para a Paz Aplicadores:

Leia mais

Guarantã do Norte-MT 2012

Guarantã do Norte-MT 2012 Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte FSCGN Departamento de Administração José das Couves [J1] Comentário: Fonte Times, tamanho, espaçamento 1,5, recúo 0, texto centralizado. GUIA DE NORMALIZAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP EDITAL 02/2015 Curso de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática Esse Edital refere-se ao Curso de Doutorado em

Leia mais

1 Briefing de Criação

1 Briefing de Criação 1 Briefing de Criação Antecedentes do processo de criação Para se criar uma campanha ou mesmo uma única peça é imprescindível que antes seja feito um briefing para orientar o trabalho do planejamento,

Leia mais

ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PROJETO/ARTIGO 1. O PROJETO DE PESQUISA

ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PROJETO/ARTIGO 1. O PROJETO DE PESQUISA ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PROJETO/ARTIGO 1. O PROJETO DE PESQUISA A primeira etapa para a organização do TCC nos cursos de pós-graduação lato sensu a distância consiste na elaboração do projeto de pesquisa,

Leia mais

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados? Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde Voluntário em Pesquisa: O que é uma pesquisa, afinal de contas? Eu, um sujeito de pesquisa? Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Leia mais