esocial Segurança e Saúde

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "esocial Segurança e Saúde"

Transcrição

1 INOVAMED esocial Segurança e Saúde Manual Vagner Antonio Redivo 2018 Referente: Informações e processos para o esocial

2 Página 1 de 12 Prezado A INOVAMED, surgiu da união de profissionais especializados em Medicina Ocupacional, Engenharia de Segurança do Trabalho, Administração, Negociação, Treinamentos e Meio Ambiente, todos com mais de 18 anos de experiência no segmento e com a intenção de oferecer aos seus clientes um serviço de qualidade e respeito e prazos estabelecidos. Nosso foco é nas ações e nas atividades diretamente ligadas a proteção da saúde e da integridade física dos Colaboradores e na redução dos impactos ambientais gerados em suas atividades. Dando o suporte direto a empresa no cumprimento das legislações vigentes, proporcionando uma visão integrada e única da Saúde, Segurança e Meio Ambiente associadas ao cumprimento dos requisitos Legais. Tem foco na Qualidade de seus serviços prestados, com isso trabalhamos para apresentar resultados positivos economicamente, utilizando tecnologias e técnicas ambientais corretas a fim de conquistar a sustentabilidade. Vagner Antonio Redivo Comercial e Negociação vagner@inovamed.med.br (41) Celular e whatsapp (41) (41)

3 Página 2 de 12 Informação esocial 1. Diagnostico, Segurança e Saude para o esocial O Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (esocial). Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. Com a implementação desse sistema, pelo Governo Federal, as empresas precisam interligar seus processos. Informações da vida laboral do trabalhador e dados do contrato serão relatados em um único sistema eletrônico, para facilitar a leitura de todos os dados referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas. Os eventos relacionados às condições do trabalho que afetam a segurança e a saúde, como acidentes, exposições a agentes nocivos e exames periódicos, também estão contidos no novo sistema do esocial. EVENTO OBRIGAÇÕES ONDE S-1005 S-1060 S-2240 Informar programa, planos ou documento de SST Condições ambientais de trabalho e exposição a fatores de risco NDE Nota de Documentação evolutiva 01/2018. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Industria da Construção Civil (PCMAT); Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT); Laudo de Insalubridade e Periculosidade; Analise Ergonômica.

4 Página 3 de 12 Tabela de Equipamentos S-1065 de proteção Comunicação de Acidente S-2210 de Trabalho (CAT) Monitoramento da Saúde do Trabalhador e atestado S-2220 de saúde ocupacional com data do ASO e dados do Médico Examinador S-2245 Treinamentos NDE Nota de Documentação evolutiva 01/2018. Lei nº 8 213, de 24 de julho de Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). NDE Nota de Documentação evolutiva 01/2018. A INOVAMED está preparada para ajudar as empresas na organização dos dados para o esocial referente a Segurança e Saúde dos trabalhadores. A INOVAMED oferece um diagnóstico para a análise das informações referente às necessidades de sua empresa frente ao esocial nos quesitos de Segurança e Saúde do Trabalho o que representa aproximadamente 20% do total dos dados para o esocial. Este trabalho tem como finalidade levantar, mapear e diagnosticar os documentos bem como a consistência técnica em relação ao cumprimento do esocial.

5 Página 4 de Como vai funcionar: Documentos: Sistema: A INOVAMED ofereço outras soluções e apoio na execução das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego com assessoria e consultoria na sua empresa, apoiando e oferecendo soluções e ações para minimizar ou neutralizar os riscos de cada atividade, assim sua empresa ficará saudável e produtiva. Nossos técnicos e consultores estão preparados para orientar as empresas no que diz respeito ao a consistência dos dados que serão transmitidos para o esocial.

6 Página 5 de Nosso sistema A INOVAMED utiliza o sistema SOC para gerenciar as informações, este sistema oferece agilidade operacional para a Gestão dos Leiautes e Eventos de Saúde e Segurança Ocupacional exigidos pelo Governo Federal. O SOC participa do Comitê Gestor de SST, o que ajuda a garantir a objetividade das soluções desenvolvidas. O sistema ainda disponibiliza serviços e ferramentas exclusivas para que você otimize suas operações. Atender o esocial não é mais um problema se você utiliza o sistema SOC. Leiautes ocupacionais do sistema: O sistema desenvolveu soluções que disponibilizam os dados de Saúde e Segurança Ocupacional nos leiautes determinados pela Documentação Técnica: S-1060: Tabela do Ambiente de Trabalho S-2210: Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT) S-2220: Monitoramento de Saúde do Trabalhador (ASO) S-2230: Afastamento Temporário S-2240: Condições Ambientais do Trabalho S-2241: Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria Especial PROTOCOLO DE RECEBIMENTO Recibos enviados pelo governo, Confirmação de Entrega de Leiautes 4. Informações importantes: A transmissão eletrônica desses dados simplificará a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas. A prestação das informações ao esocial substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada ente.

7 Página 6 de 12 A implantação do esocial viabilizará garantia aos diretos previdenciários e trabalhistas, racionalizará e simplificará o cumprimento de obrigações, eliminará a redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas, e aprimorará a qualidade das informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias. O projeto esocial é uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do governo federal: Secretaria da Receita Federal do Brasil RFB, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social INSS e Ministério do Trabalho MTb. 5. Principais dúvidas Pergunta: Se esse sistema vai facilitar o processo fiscalizatório, como o governo já afirmou, significa que há previsão de se ampliar a arrecadação de receita? Resposta: O objetivo principal é a desburocratização na prestação das informações pelas empresas relativas ao empregado. O possível aumento de arrecadação da receita virá como um efeito secundário dessa simplificação dos processos, pois vai diminuir os erros ainda cometidos pelas empresas ao preencher formulários, assim como pelo aumento da transparência das informações a serem prestadas à administração federal. Vale ressaltar que em uma ação de fiscalização de Receita Federal, realizada em 2012, com um grupo de empresas que representam cerca de 4% do total do segmento empresarial no Brasil, foi levantado um débito de cerca de R$ 4 bilhões relativo às contribuições previdenciárias recolhidas pelas empresas, mas no valor menor que o devido. Isso não se trata de inadimplência, nem de sonegação, mas sim da contribuição previdenciária calculada no valor menor em relação ao que deveria ter sido recolhido com base na folha de pagamentos apresentada à auditoria, no momento da fiscalização. Pergunta: Quais as penalidades que as empresas estão sujeitas, caso não cumpram algum quesito? Resposta: Basicamente, serão as mesmas penalidades a que estão sujeitas hoje pelo descumprimento de suas obrigações. Não há cobrança de multas para a empresa que não aderir ao sistema de forma imediata. No entanto, o

8 Página 7 de 12 processamento e quitação das obrigações rotineiras da empresa para com a administração federal ficará praticamente inviável, se ela não se adequar ao esocial. Pergunta: Há uma ordem necessária para envio dos lotes de eventos? Resposta: Sim. O primeiro evento a ser enviado deve sempre ser o S-1000 (Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público) e, em seguida, devem ser enviados os eventos de tabelas. Quanto a estes há uma especificidade: quando houver necessidade do envio de mais de um lote deste tipo de evento, eles não serão processados simultaneamente. O usuário deve aguardar a mensagem de sucesso do processamento do primeiro lote para, na sequência, enviar o próximo e, assim, sucessivamente. Além disso, para todos os tipos de evento, deve sempre ser observada a ordem lógica para o seu envio, conforme regras estabelecidas no leiaute. Pergunta: As reclamatórias trabalhistas deverão ser informadas na tabela S- 1070? Resposta: Não. Não devem ser informados neste evento os processos judiciais que envolvam matéria trabalhista, sejam reclamatórias trabalhistas, sejam processos que envolvam servidores públicos e seus correspondentes órgãos públicos. O evento S-1070 se destina à informação de processo ajuizado pelo empregador/contribuinte/órgão público, quando houver decisão em processo administrativo/judicial, que tenha como parte um dos órgãos partícipes do esocial e que tenha influência na apuração das contribuições, dos impostos ou do FGTS. Pergunta: Estou tentando enviar o arquivo S-1005, porém ele dá uma divergência, apontando que a alíquota RAT não é compatível com a CNAE preponderante. Porém em consulta no site do CNAE x RAT a alíquota que usamos e que está informada é a mesma, no caso 2%. Como devo ajustar esse caso? Resposta: Conforme constante no leiaute do esocial, a CNAE utilizada pelo sistema é a versão 2.0, utilizada no Anexo V, do regulamento da Previdência Social. Se a atividade econômica da empresa no seu CNPJ for diversa da versão 2.0, deverá fazer a correspondência àquela versão. Pergunta: Conforme manual do esocial S2230 Afastamento Temporário - Informações adicionais - item 8, se o colaborador se afastar

9 Página 8 de 12 novamente dentro dos 60 dias contados do retorno de auxilio doença/trabalho pelo mesmo motivo, temos que informar o novo afastamento de imediato, conforme exemplo do manual. Porém, na maioria das vezes, a empresa não tem ciência do atestado no mesmo dia, tem convenções e normas internas que o colaborador pode entregar o atestado em até 48 horas, ou até mesmo passar no medico do trabalho para efetivar ou não o novo afastamento. Como proceder nessa situação referente ao prazo de envio da informação? Resposta: Os benefícios previdenciários serão concedidos pelo INSS a partir do momento em que constar a informação de afastamento do trabalhador no esocial. A falta dessa informação em tempo hábil poderá impactar nessa concessão ou ocasionar o pagamento ou o desconto indevido de remuneração para o trabalhador para um período que seria coberto pelo benefício previdenciário. Não obstante, a informação somente poderá ser prestada pelo empregador a partir do momento da sua ciência do fato. Pergunta: O campo tipo de acidente de trânsito (tpacidtransito) é de preenchimento obrigatório ou facultativo? Todo acidente de trânsito deve ser obrigatoriamente informado? Mesmo não sendo acidente de trabalho ou de trajeto? Resposta: O campo é obrigatório em todas as ocorrências, mesmo quando se tratar de afastamento decorrente de acidente de trânsito não relacionado ao trabalho. Pergunta: Os exames toxicológicos são realizados no momento da admissão/rescisão (evento S-2200 campo {observacoes}). Essa informação é campo obrigatório e deve ser enviado no momento em que ocorrer o envio de admissão ou rescisão, visto que é uma exigência do CAGED? E para aqueles motoristas que já estão na empresa, deve ser considerado este exame no envio do S-2200 em 03/2018? Resposta: Devem ser inseridas no evento S-2200, no campo {observacoes} todas as informações relevantes ao contrato de trabalho, em especial as relativas à realização dos exames toxicológicos dos empregados que exercem a função de motoristas profissionais do transporte rodoviário coletivo de passageiros e do transporte rodoviário de cargas, destacando o código do exame toxicológico, a data

10 Página 9 de 12 de realização do exame (dia, mês e ano), o CNPJ do Laboratório, o número do CRM e a correspondente UF do médico responsável pela realização do exame. Pergunta: O esocial não permite o envio do início de um afastamento no mesmo dia do retorno de outro afastamento anterior. Poderiam avaliar? Resposta: O usuário não deve confundir "término do afastamento" com "retorno do afastamento". O esocial exige a informação de início e término do afastamento, ou seja, o primeiro e o último dia em que o empregado esteve afastado. O "retorno do afastamento" é o dia em que o trabalhador retoma suas atividades laborais. Este dia não é informado no esocial. Desta forma, o segundo afastamento deverá ser informado tendo como data de início o dia imediatamente posterior ao término do primeiro afastamento. Todavia, quando se tratar de prorrogação de um afastamento, por exemplo, quando o empregado apresenta um segundo atestado médico prorrogando seu afastamento decorrente da mesma doença, o empregador não precisa registrar o término do primeiro afastamento e o início do novo. Basta lançar um único afastamento somando todo o período abrangido pelos atestados. Pergunta: Fiz uma admissão preliminar do trabalhador (S-2190) e quero fazer o evento de admissão (S-2200), completando as informações. Contudo, não possuo mais o número do recibo da admissão preliminar, que é imprescindível neste caso. Como proceder? Resposta: A admissão preliminar (S-2190) é opcional, mas quando feita, o evento de admissão (S-2200) passa a exigir seu número do recibo, de forma a complementar as informações do trabalhador. Todavia, o esocial apresenta os seguintes comportamentos, quando se trata do evento S-2200: evento de admissão S-2200 enviado sem nenhuma informação de número de recibo do S-2190, e não há evento de admissão preliminar feito - o evento S é aceito; evento de admissão S-2200 enviado sem nenhuma informação de número de recibo do S-2190, mas existe evento de admissão preliminar feito - o evento S é rejeitado, mas apresenta mensagem ao usuário informando o número do recibo do S-2190;

11 Página 10 de 12 evento de admissão S-2200 enviado com informação incorreta de número de recibo do S o evento é rejeitado. Pergunta: Preciso enviar um afastamento por motivo de doença cujo atestado médico consta como 30 dias, é sabido que a empresa financeiramente arca somente com os primeiros quinze dias, a dúvida é: posso enviar o afastamento com data início e fim num período de 30 dias e posteriormente não havendo retorno na data fim prevista, podemos enviar evento retificando a data de retorno? Resposta: O esocial aceita um único evento de afastamento com data de início e fim, somente para um período de afastamento de até 15 dias. Quando o afastamento é superior a 15 dias, o campo de retorno do afastamento não deve ser preenchido. Quando do retorno, informa-se a data fim do afastamento, não sendo necessário informar o total de dias afastados Pergunta: Estamos enviando o evento S-1030 e apresentou um erro relacionado ao CBO: ("401 - Conteúdo do evento inválido. CBO inválido. Ação Sugerida: O valor informado no campo deverá existir na Tabela de CBO.") Verifiquei que o CBO é válido conforme a tabela do Ministério do Trabalho (CBO). Como devemos proceder nesta situação? Resposta: A Classificação Brasileira de Ocupações - CBO foi atualizada em fevereiro/2018. Assim, se o empregador quiser cadastrar uma CBO nova, inexistente na versão anterior, somente poderá fazê-lo com vigência a partir da competência 02/2018. Pergunta: Quais são os sistemas de informação do Governo Federal que serão substituídos pelo esocial Empresas? Resposta: Por meio desse canal, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, 15 obrigações: GFIP - Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT RAIS - Relação Anual de Informações Sociais. LRE - Livro de Registro de Empregados CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho

12 Página 11 de 12 CD - Comunicação de Dispensa CTPS Carteira de Trabalho e Previdência Social PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário DIRF - Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte DCTF - Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais QHT Quadro de Horário de Trabalho MANAD Manual Normativo de Arquivos Digitais Folha de pagamento GRF Guia de Recolhimento do FGTS GPS Guia da Previdência Social Pergunta: Por que o esocial Empresas é inovador? Resposta: O esocial traz, para o formato digital, informações que hoje ainda podem ser registradas em meios ultrapassados e até frágeis, como em livros de papel. Tais dados, que ainda hoje devem ser guardados por longo período de tempo, em até 30 anos, passarão a ser armazenados em um ambiente público, seguro e sem custos para as empresas. As 15 obrigações, fundamentais na relação trabalhista entre empregador e empregado, estarão sistematizadas num único banco de dados. O esocial Empresas, no âmbito da Receita Federal, faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), um programa extremamente abrangente de informatização da relação entre a Receita Federal e os contribuintes. O esocial também inova como modelo de projeto de construção coletiva, que conta com a participação efetiva de vários órgãos governamentais, assim como da sociedade civil. Para o desenvolvimento deste projeto, foi criado o Comitê Gestor do esocial, formado por um representante de cada instituição participante: Caixa Econômica Federal; Receita Federal; Ministério do Trabalho; Secretaria da Previdência Social e INSS Pergunta: É uma medida de combate à sonegação ou de desburocratização? Resposta: É uma medida de desburocratização. O objetivo do Governo Federal, ao criar o esocial, é simplificar a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, reduzindo a burocracia para as empresas. Esse procedimento vai substituir o preenchimento e a entrega de formulários e declarações, atualmente entregues de forma separada a cada

13 Página 12 de 12 órgão. A maior transparência no repasse dos dados para a administração federal resultará na redução dos índices de sonegação. Pergunta: Se as micro e pequenas têm que aderir, o MEI será extinto pelo governo? Resposta: Não, muito pelo contrário. De acordo com o Comitê Gestor do esocial, será desenvolvido um módulo específico para auxiliar os usuários do programa do Microempreendedor Individual (MEI), na qualidade de empregador para o cumprimento de suas obrigações trabalhistas e tributárias. Já na condição de microempreendedor, ele continuará fazendo uso do SIMEI, que é um sistema de pagamento de tributos unificados, em valores fixos mensais. Para este tipo de contribuinte, não há qualquer tipo de mudança prevista. Pergunta: Quando começaremos a sentir os efeitos da implementação do esocial Empresas? Resposta: Na verdade, em algumas áreas da administração federal, como de cadastros, já é possível perceber mudanças mesmo antes da implantação oficial do esocial. Muitas empresas já começaram a rever os processos administrativos e contábeis e a qualificar os dados referentes a seus empregados. Essas organizações estão trabalhando no desenvolvimento das soluções de TI para se adequarem à nova sistemática de prestação de informações e algumas delas já estão até testando essas soluções. A partir do início da obrigatoriedade e da efetiva prestação das informações pelas empresas, será possível começar a substituir os procedimentos e perceber, na prática, os efeitos da desburocratização inerente a este programa. Fonte:

esocial Empresas - Principais dúvidas

esocial Empresas - Principais dúvidas CONHEÇA O esocial O Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (). Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar

Leia mais

SST no esocial. Saúde e Segurança do Trabalho no esocial. Engª Marcia Maria Piovesana Barbosa Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho

SST no esocial. Saúde e Segurança do Trabalho no esocial. Engª Marcia Maria Piovesana Barbosa Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho SST no esocial Saúde e Segurança do Trabalho no esocial Engª Marcia Maria Piovesana Barbosa Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho SST no esocial SST - Saúde e Segurança do Trabalho esocial Sistema

Leia mais

esocial O que é o esocial? O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações:

esocial O que é o esocial? O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações: esocial O que é o esocial? O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações: Fiscais Trabalhistas Previdenciárias esocial O Projeto do esocial

Leia mais

esocial ASSESSORIA TRIBUTÁRIA Ref.: nº 34/2013

esocial ASSESSORIA TRIBUTÁRIA Ref.: nº 34/2013 Ref.: nº 34/2013 1. Conceito O esocial é um projeto do Governo Federal que vai coletar as informações descritas em seu objeto, armazenando-as em Ambiente Nacional, possibilitando aos órgãos participantes,

Leia mais

PRORH - esocial

PRORH - esocial 1 A atual exigência e competitividade do mercado, condiciona as empresas a buscarem soluções estratégicas que agreguem valor ao seu negócio, valorizando e aprimorando a gestão do capital humano. A Projeto

Leia mais

E-BOOK DO esocial PARA SEU CONDOMÍNIO

E-BOOK DO esocial PARA SEU CONDOMÍNIO esocial E-BOOK DO esocial PARA SEU CONDOMÍNIO Aqui você conhecerá mais sobre as funções do esocial como ferramenta efetiva para o cumprimento das obrigações legais do condomínio. Saberá quais são as obrigações

Leia mais

Índice. Guia rápido do esocial

Índice. Guia rápido do esocial Índice Introdução Capítulo 1 O que é o esocial? Capítulo 2 Quem participa? Capítulo 3 Funcionamento Capítulo 4 Impactos do esocial Capítulo 5 - Soluções 03 04 07 10 14 16 2 Introdução Olá, tudo bem? A

Leia mais

esocial Uma nova forma de registro dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador Orion Oliveira Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda

esocial Uma nova forma de registro dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador Orion Oliveira Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda esocial Uma nova forma de registro dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador Orion Oliveira Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda Roteiro Visão geral do projeto Aspectos conceituais

Leia mais

e Agora Segurança e Saúde do Trabalhador - SST

e Agora Segurança e Saúde do Trabalhador - SST Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas SPED Sistema Público de Escrituração Digital? e Agora Segurança e Saúde do Trabalhador - SST GUSTAVO NICOLAI RH FISCAL

Leia mais

O que é o esocial. Decreto 8373, de 2014

O que é o esocial. Decreto 8373, de 2014 O que é o esocial O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua

Leia mais

OS IMPACTOS DO esocial NA SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

OS IMPACTOS DO esocial NA SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO OS IMPACTOS DO esocial NA SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO O esocial O esocial é uma sistemática que visa à unificação do envio de informações pelo empregador, em relação aos seus empregados, em cumprimento

Leia mais

Prezados (as) ESocial: Aprovado o Manual versão 2.0

Prezados (as) ESocial: Aprovado o Manual versão 2.0 INFORME JURÍDICO 26/02/2015 443 Prezados (as) ESocial: Aprovado o Manual versão 2.0 Divulgamos a Resolução CGES nº 1/2015, publicada em 24.02.2015, no DOE, que regulamenta o Sistema de Escrituração Digital

Leia mais

esocial e-contab O Objetivo é unir todas as obrigações trabalhistas (chamadas de Obrigações Acessórias) em um só lugar, agrupando as informações.

esocial e-contab O Objetivo é unir todas as obrigações trabalhistas (chamadas de Obrigações Acessórias) em um só lugar, agrupando as informações. esocial Desde janeiro deste ano, cerca de 14 mil empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões passaram a transmitir dados referentes à folha de pagamento para o sistema esocial. Essa obrigação, a

Leia mais

esocial uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo esocial

esocial uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo esocial esocial Uma nova forma de registro dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador Orion Oliveira Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda Roteiro Visão geral do projeto Aspectos conceituais

Leia mais

ESOCIAL E A ADVOCACIA EMPRESARIAL PREVIDENCIÁRIA

ESOCIAL E A ADVOCACIA EMPRESARIAL PREVIDENCIÁRIA ESOCIAL E A ADVOCACIA EMPRESARIAL PREVIDENCIÁRIA CINDY FERNANDES GOUVEIA Advogada, especialista em Direito Previdenciário e Direito do Trabalho, militante na seara Previdenciária Empresarial. Cindy Fernandes

Leia mais

esocial esocial Diminuir o custo de produção, o controle e disponibilização das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais;

esocial esocial Diminuir o custo de produção, o controle e disponibilização das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais; Ref.: nº 05/2017 esocial 1. Conceito O esocial é um projeto do Governo Federal que vai coletar as informações descritas em seu objeto, armazenando-as em Ambiente Nacional, possibilitando aos órgãos participantes,

Leia mais

esocial Decreto 8373/14

esocial Decreto 8373/14 esocial O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua transmissão,

Leia mais

Sócia da Roberta Assis Consultoria e Treinamentos

Sócia da Roberta Assis Consultoria e Treinamentos MBA em Gestão Empresarial e Graduada em Administração pelo Moura Lacerda. Vasta experiência em Gestão da área de Departamento Pessoal e RH, atuando em todos os subsistemas em empresas de grande porte,

Leia mais

Comentários da DIRETRIZ sobre o esocial

Comentários da DIRETRIZ sobre o esocial Comentários da DIRETRIZ sobre o esocial Página 1 de 6 Definição O esocial é um dos componentes do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). O sistema é um instrumento de unificação das informações

Leia mais

OeSocialeasMicroempresaseEmpresasde PequenoPorteeoMEI.

OeSocialeasMicroempresaseEmpresasde PequenoPorteeoMEI. OeSocialeasMicroempresaseEmpresasde PequenoPorteeoMEI. Introdução e Apresentação O esocial ou Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, parte integrante

Leia mais

e-social DESAFIOS E OPORTUNIDADES

e-social DESAFIOS E OPORTUNIDADES e-social DESAFIOS E OPORTUNIDADES O Projeto SPED: O esocial é apenas uma das partes do projeto de governo integrante do sistema conhecido como SPED (instituído pelo Decreto nº 6.022/2007). O Portal do

Leia mais

esocial Uma nova forma de registro dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador

esocial Uma nova forma de registro dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador esocial Uma nova forma de registro dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador Orion Sávio Santos de Oliveira Analista Técnico de Políticas Sociais ATPS DPSSO/SPPS/MF orion.oliveira@previdencia.gov.br

Leia mais

Descobrindo o esocial

Descobrindo o esocial Descobrindo o esocial O que é? Histórico Objetivos Índice Clique nos temas para Navegar pela apresentação. O que diz a Legislação Cronograma de Implantação Dúvidas frequentes Treinamentos e consultoria

Leia mais

Fórum Cooperativista dos Profissionais de R.H do Sul do Tocantins

Fórum Cooperativista dos Profissionais de R.H do Sul do Tocantins Fórum Cooperativista dos Profissionais de R.H do Sul do Tocantins REFORMA TRABALHISTA TERCEIRIZAÇÃO E-SOCIAL Contato: (63) 9 8438-0438 9 8453-9301 marciosousa@fococontadores.com.br Márcio Sousa Contador

Leia mais

UMA NOVA FORMA DE REGISTRO DOS EVENTOS TRABALHISTAS MTb / CEF / RJ 12/06/2018

UMA NOVA FORMA DE REGISTRO DOS EVENTOS TRABALHISTAS MTb / CEF / RJ 12/06/2018 UMA NOVA FORMA DE REGISTRO DOS EVENTOS TRABALHISTAS MTb / CEF / RJ 12/06/2018 João José do Desterro Auditor Fiscal do Trabalho MTb/SRT/RJ O que é o esocial O esocialé o instrumento de unificação da prestação

Leia mais

esocial esocial Diminuir o custo de produção, o controle e disponibilização das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais;

esocial esocial Diminuir o custo de produção, o controle e disponibilização das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais; Ref.: nº 19/2018 esocial 1. Conceito O esocial é um projeto do Governo Federal que vai coletar as informações descritas em seu objeto, armazenando-as em Ambiente Nacional, possibilitando aos órgãos participantes,

Leia mais

esocial... Chegou a hora! 1 WorkShop esocial com nossos clientes! 2018

esocial... Chegou a hora! 1 WorkShop esocial com nossos clientes! 2018 esocial... Chegou a hora! 1 WorkShop esocial com nossos clientes! 2018 Responsabilidade do Empregador e do Contador As informações prestadas ao esocial são de RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR, e toda atenção

Leia mais

Descobrindo o esocial

Descobrindo o esocial Descobrindo o esocial O que é? Histórico Índice Clique nos temas para navegar pela apresentação. Objetivos O que diz a Legislação Dúvidas frequentes Treinamentos e consultoria O que é? O esocial é um projeto

Leia mais

esocial : e agora, como se preparar?

esocial : e agora, como se preparar? C A PA C I TA Ç Ã O Gestão em Saúde e Segurança para a Competitividade Declaração de conflito de interesse de acordo com as normas da Resolução 1595 do CFM e as Normas da RDC 096 da ANVISA. Não existe

Leia mais

OS IMPACTOS DO esocial PARA AS EMPRESAS. Os impactos do esocial para a administração da sua empresa

OS IMPACTOS DO esocial PARA AS EMPRESAS. Os impactos do esocial para a administração da sua empresa OS IMPACTOS DO esocial PARA AS EMPRESAS 3-5 - 6-7 - 8 - O QUE É O esocial? CRONOGRAMA DO esocial CADASTRAMENTO - SEGURIDADE SOCIAL PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS E TABELA DE HORÁRIOS OS IMPACTOS DO esocial

Leia mais

esocial esocial Compartilhar informações integradas e atualizadas através de um único banco de dados entre os órgãos envolvidos;

esocial esocial Compartilhar informações integradas e atualizadas através de um único banco de dados entre os órgãos envolvidos; Ref.: nº 34/2013 esocial 1. Conceito O esocial é um projeto do Governo Federal que vai coletar as informações descritas em seu objeto, armazenando-as em Ambiente Nacional, possibilitando aos órgãos participantes,

Leia mais

esocial EMPRESAS PARA QUE SERVE? COMO FUNCIONARÁ?

esocial EMPRESAS PARA QUE SERVE? COMO FUNCIONARÁ? INTRODUÇÃO O marco inicial da era digital entre a relação do Fisco com os contribuintes foi instituído pelo Decreto n 6.022, de janeiro de 2007, sendo ele referente ao Sistema Público de Escrituração Digital

Leia mais

Encontro com Contadores E-Social Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas

Encontro com Contadores E-Social Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas Encontro com Contadores E-Social Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas Objetivos O E-Social é um projeto do governo federal que vai coletar informações

Leia mais

APRESENTAÇÃO LUIZ ANTONIO MEDEIROS

APRESENTAÇÃO LUIZ ANTONIO MEDEIROS APRESENTAÇÃO LUIZ ANTONIO MEDEIROS II Seminário e-social: Mudanças e soluções esocial Uma nova forma de registro dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador Luiz Antonio Medeiros de Araujo Auditor-Fiscal

Leia mais

PROGRAMAÇÃO : 1. CONSIDERAÇÕES 2. OBJETIVOS E-S OCIAL VERSÃO 2.3

PROGRAMAÇÃO : 1. CONSIDERAÇÕES 2. OBJETIVOS E-S OCIAL VERSÃO 2.3 E-S OCIAL VERSÃO 2.3 PROGRAMAÇÃO : 1. CONSIDERAÇÕES A versão 2.3 do esocial para armazenamento das informações está disponível e sua implantação com prazo oficial determinado pela Resolução do Comitê Diretivo

Leia mais

MAISON GESTÃO E CONTABILIDADE

MAISON GESTÃO E CONTABILIDADE MAISON GESTÃO E CONTABILIDADE esocial O QUE É O esocial? O Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (esocial). Por meio desse

Leia mais

CONTABILIDADE O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

CONTABILIDADE O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? CONTABILIDADE O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha O que é o esocial? CONTABILIDADE Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal,, Previdência

Leia mais

Descobrindo o esocial

Descobrindo o esocial Descobrindo o esocial O que é? Histórico Objetivos Índice Clique nos temas para navegar pela apresentação. O que diz a Legislação Cronograma de Implantação Dúvidas frequentes Treinamentos e consultoria

Leia mais

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS O ESOCIAL É UMA REALIDADE QUE NÃO PODE MAIS SER ADIADA. E você empreendedor, está preparado para o novo sistema do governo? Para você não ser pego de surpresa, a equipe da Contabilivre

Leia mais

Rua Coronel José Paes de Almeida, 67- Vila Mazzei São Paulo/SP Telefone:

Rua Coronel José Paes de Almeida, 67- Vila Mazzei São Paulo/SP Telefone: Rua Coronel José Paes de Almeida, 67- Vila Mazzei São Paulo/SP Telefone: 2761-1533 O que é o esocial? É uma nova forma de enviar de informações ao Governo, as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial 2 Para que serve essa cartilha? Cartilha para que os gestores obtenham informações sobre novos procedimentos a serem seguidos

Leia mais

UMA NOVA FORMA DE REGISTRO DOS EVENTOS TRABALHISTAS MTb/SRTb/RJ/ADRIO 20/09/2018

UMA NOVA FORMA DE REGISTRO DOS EVENTOS TRABALHISTAS MTb/SRTb/RJ/ADRIO 20/09/2018 UMA NOVA FORMA DE REGISTRO DOS EVENTOS TRABALHISTAS MTb/SRTb/RJ/ADRIO 20/09/2018 João José do Desterro Auditor Fiscal do Trabalho MTb/SRT/RJ O que é o esocial O esocial é o instrumento de unificação da

Leia mais

Tabelas de Eventos e Prazos esocial - 01/07/2018 a 31/08/2018 Conceito e Informação

Tabelas de Eventos e Prazos esocial - 01/07/2018 a 31/08/2018 Conceito e Informação Tabelas Tabelas de Eventos e Prazos esocial - 01/07/2018 a 31/08/2018 Conceito e Informação Código: Descrição do Evento: Quando deve ser enviado: Fonte: MOS - Manual de Orientação do esocial V2.4 S-1000

Leia mais

esocial objetivos e desafios, situação atual e cronograma do projeto

esocial objetivos e desafios, situação atual e cronograma do projeto esocial objetivos e desafios, situação atual e cronograma do projeto José Maia Auditor-fiscal do Trabalho Secretaria de Inspeção do Trabalho/MTb jose.maia@mte.gov.br Apresentação Visão geral do projeto

Leia mais

Cartilha de novos procedimentos

Cartilha de novos procedimentos O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha de novos procedimentos Escritório Contábil Verona (11) 4056-8081 vilma@contabilverona.com.br 2 O que é o esocial? Nova forma de enviar

Leia mais

CALENDÁRIO DE DECLARAÇÕES E OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

CALENDÁRIO DE DECLARAÇÕES E OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS CALENDÁRIO DE DECLARAÇÕES E OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS Declarações DCTF Declaração de Débitos e Créditos DIRF Declaração do Imposto sobre a Renda Retida na Fonte Obrigação de Apresentação Quem está dispensado

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial 2 O que é o esocial? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa

Leia mais

SEU CONDOMÍNIO está preparado?

SEU CONDOMÍNIO está preparado? SEU CONDOMÍNIO está preparado? Palestrante Ivana Lopes Miranda Instrutora da Universidade Secovi e Sócia Diretora da Brasil Condomínio Franquias. Bacharel em Ciências Contábeis com especialização em Gestão

Leia mais

Confira o cronograma de implantação do

Confira o cronograma de implantação do O que é o esocial? É uma nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa Econômica Federal (gestora do FGTS), as informações trabalhistas, fiscais e

Leia mais

Noticias E-Social. A Circular CAIXA nº 818/2018 estabelece que, durante o período de adaptação à

Noticias E-Social. A Circular CAIXA nº 818/2018 estabelece que, durante o período de adaptação à Noticias E-Social A Circular CAIXA nº 818/2018 estabelece que, durante o período de adaptação à obrigatoriedade do esocial, os empregadores poderão efetuar o recolhimento mensal do FGTS até a competência

Leia mais

Cartilha de orientação

Cartilha de orientação Cartilha de orientação O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que todo empresário precisa saber para tornar-se um bom gestor e evitar que a empresa seja autuada de acordo com

Leia mais

ESOCIAL PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS

ESOCIAL PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS 32 anos RH /GE STÃ OD EP ES SO AS WORKSHOP ESOCIAL PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS 12 a 14 de novembro de 2018 atendimento@conexxoes.com.br @conexxoeseducacao Brasília @conexxoeseducacao OBJETIVO Capacitar os servidores

Leia mais

O que é o esocial? As empresas são obrigadas a preencher diversas declarações e documentos que possuem as mesmas informações...

O que é o esocial? As empresas são obrigadas a preencher diversas declarações e documentos que possuem as mesmas informações... O que é o esocial? As empresas são obrigadas a preencher diversas declarações e documentos que possuem as mesmas informações... Consequências Dificuldades para garantir os direitos dos trabalhadores 2,5

Leia mais

Começaremos em instantes...

Começaremos em instantes... Começaremos em instantes... Sejam bem-vindos! Observações Use preferencialmente o navegador Chrome Identifique-se no chat com o seu Nome e Nome da Empresa Para tirar suas dúvidas, use # antes da pergunta

Leia mais

32 anos WORKSHOP. e-social. Recursos Humanos.

32 anos WORKSHOP. e-social. Recursos Humanos. 32 anos WORKSHOP e-social Recursos Humanos atendimento@conexxoes.com.br conexxoeseducacao @conexxoeseducacao GOVERNANÇA E GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO Apresentação Com a versão atualizada e final

Leia mais

A mais um CURSO realizado pela

A mais um CURSO realizado pela A mais um CURSO realizado pela Aqui tem qualificação de Verdade! CONTROLE INTERNO esocial Informações Previdenciárias e Demais Ricardo Miranda Adrianne Lobo PERÍODO 09h00 X 12h00 Inserir Período do curso:

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? 1 O QUE É O ESOCIAL? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal,, Previdência Social e Caixa Econômica Federal

Leia mais

Saúde e Segurança no esocial

Saúde e Segurança no esocial Saúde e Segurança no esocial O que é o esocial? Instituído pelo Decreto 8.373 de 12/12/2014 Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Objetivo Estabelecer

Leia mais

esocial Uma nova forma de registro dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador Orion Oliveira Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda

esocial Uma nova forma de registro dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador Orion Oliveira Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda esocial Uma nova forma de registro dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador Orion Oliveira Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda ROTEIRO Considerações Iniciais Eventos de SST Seguro

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? Cartilha esocial 2 O que é o esocial? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa

Leia mais

Atualizada com REFORMA TRABALHISTA

Atualizada com REFORMA TRABALHISTA Data Vencimento Obrigação Código Receita Fato Gerador e Fundamento Legal Período Apuração Salário-Maternidade Parto e aborto espontâneo, conforme certidão de nascimento ou atestado. (arts. 47, 86, IN RFB

Leia mais

esocial Mudanças e Soluções

esocial Mudanças e Soluções esocial Mudanças e Soluções Status do projeto e perspectivas para as relações de trabalho na era do esocial José Maia Auditor-fiscal do Trabalho jose.maia@mte.gov.br O que preciso saber sobre o esocial?

Leia mais

O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA?

O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA? CARTILHA DE PROCEDIMENTOS O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA? WWW.GRUPOEPICUS.COM.BR O QUE É O E-SOCIAL? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal,

Leia mais

Engª Cleusa Monteiro Rangel Engenheira de Segurança do Trabalho CREA 14625D-GO Responsável Técnica / Engenharia de Segurança do trabalho - SESI - CAT

Engª Cleusa Monteiro Rangel Engenheira de Segurança do Trabalho CREA 14625D-GO Responsável Técnica / Engenharia de Segurança do trabalho - SESI - CAT Engª Cleusa Monteiro Rangel Engenheira de Segurança do Trabalho CREA 14625D-GO Responsável Técnica / Engenharia de Segurança do trabalho - SESI - CAT Gilson Alves de Souza Anápolis -GO Pós-graduada em

Leia mais

Relação trabalhista e previdenciária DOMÉSTICAS. Cartilha esocial

Relação trabalhista e previdenciária DOMÉSTICAS. Cartilha esocial Relação trabalhista e previdenciária DOMÉSTICAS Cartilha esocial 2 O que é o esocial? ESOCIAL DOMÉSTICO / SIMPLES DOMÉSTICO O recolhimento obrigatório a partir da competência OUTUBRO/2015. Por intermédio

Leia mais

Joaquim Jackson Gomes de Oliveira

Joaquim Jackson Gomes de Oliveira Joaquim Jackson Gomes de Oliveira E-Social 120 horas Com certificado online Este material é parte integrante do curso online "E - Social" do INTRA (www.intra-ead.com.br) conforme a lei nº 9.610/98. É proibida

Leia mais

Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas

Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas O que é o esocial? Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas Decreto 8373/2014 É um projeto do governo federal que visa unificar, em uma só ferramenta, o envio

Leia mais

Administradora de Condomínios

Administradora de Condomínios Administradora de Condomínios . Administradoras de Condomínios Procedimentos para o esocial Módulo 2 Prezado(a) Administrador(a), Prezado(a) Administrador(a), O prazo de entrega das informações de Saúde

Leia mais

esocial Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas

esocial Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas esocial Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira Coordenação-Geral de Monitoramento Benefício por Incapacidade CGMBI/DPSO/SPS/MF Esplanada dos Ministérios,Bloco

Leia mais

PALESTRA ESOCIAL e EFD-REINF RFB RIO / RJ

PALESTRA ESOCIAL e EFD-REINF RFB RIO / RJ PALESTRA ESOCIAL e EFD-REINF RFB RIO / RJ 15/03/2018 O que é o esocial O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias

Leia mais

E-SOCIAL DO PONTO DE VISTA EMPRESARIAL COM FOCO NA MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO.

E-SOCIAL DO PONTO DE VISTA EMPRESARIAL COM FOCO NA MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO. E-SOCIAL DO PONTO DE VISTA EMPRESARIAL COM FOCO NA MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO. Palestrantes / Banca: Geraldo Rodrigues Bizerra Promotor de Saúde Pública e Gestão Empresarial; Alexandre de Moura Engenheiro

Leia mais

O projeto integra Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria de Previdência, INSS e Receita Federal, permitindo que as empresas cumpram suas

O projeto integra Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria de Previdência, INSS e Receita Federal, permitindo que as empresas cumpram suas e-social Conceito: Sistema de integração entre contribuinte e fisco, habilitando, via webservice, a integração do sistema de geração de folha adquirido por empresa, escritório contábil ou pelo portal de

Leia mais

Atualizada com a Reforma Trabalhista

Atualizada com a Reforma Trabalhista Data Vencimento 06 07 17 (Segunda-feira) 20 Obrigação Salário-Maternidade Ajuda de Custo e Premiação Salário-Família Folha de Pagamento Simples Folha do CPRB Parcelado Código Receita 1007 1163 Fato Gerador

Leia mais

A partir de 2014 estaremos diante da implantação do maior e mais ambicioso projeto do SPED: o SPED Social ou esocial.

A partir de 2014 estaremos diante da implantação do maior e mais ambicioso projeto do SPED: o SPED Social ou esocial. FONTE > http://www.alterdata.com.br/esocial A partir de 2014 estaremos diante da implantação do maior e mais ambicioso projeto do SPED: o SPED Social ou esocial. O projeto que envolve a Receita Federal,

Leia mais

esocial Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas

esocial Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas esocial Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas Orion Sávio Santos de Oliveira Analista Técnico de Políticas Sociais ATPS DPSSO/SPPS/MF orion.oliveira@previdencia.gov.br Roteiro 1) Visão geral

Leia mais

CARTILHA DE NOVOS PROCEDIMENTOS

CARTILHA DE NOVOS PROCEDIMENTOS * VERSÃO 2018 * O QUE VAI MUDAR NA NOSSA RELAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA? CARTILHA DE NOVOS PROCEDIMENTOS CARTILHA ESOCIAL AUGE CONTABILIDADE (47) 3019-4490 / 3019-4804 O QUE É O ESOCIAL? Nova forma

Leia mais

AS MUDANÇAS OCASIONADAS PELO esocial NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (SST)

AS MUDANÇAS OCASIONADAS PELO esocial NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (SST) AS MUDANÇAS OCASIONADAS PELO esocial NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (SST) Rogério Andrade Henriques Advogado, especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário, instrutor de cursos empresariais

Leia mais

Atualizações sobre o: esocial

Atualizações sobre o: esocial Atualizações sobre o: esocial Por Cristiani Fonseca Objetivo O esocial desde a sua implementação passou por algumas atualizações o objetivo do Governo Federal é simplificar a prestação das informações

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? CARTILHA ESOCIAL O QUE É O ESOCIAL? Nova forma de enviar ao Governo as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias. Todos os sistemas

Leia mais

Curso esocial - SST. uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. Ministério do Trabalho

Curso esocial - SST. uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. Ministério do Trabalho Curso esocial - SST Ministério do Trabalho DANIEL MAGALHÃES AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO daniel.magalhaes@mte.gov.br A avaliação dos riscos ocupacionais O processo de gerenciamento de riscos baseiase fundamentalmente

Leia mais

esocial e EFD-Reinf: Novos Desafios para o Profissional Contábil do Terceiro Setor 23 de abril de 2018 Gabriele Schmidt

esocial e EFD-Reinf: Novos Desafios para o Profissional Contábil do Terceiro Setor 23 de abril de 2018 Gabriele Schmidt esocial e EFD-Reinf: Novos Desafios para o Profissional Contábil do Terceiro Setor 23 de abril de 2018 Gabriele Schmidt Gabriele Schmidt Contadora atuante no Terceiro Setor nas áreas de consultoria financeira,

Leia mais

Sua empresa está preparada?

Sua empresa está preparada? Sua empresa está preparada? Tenho todas as informações solicitadas? Quando entra em vigor? Que áreas serão impactadas? Quem são os donos das informações? As informações serão cruzadas? É só folha de pagamento?

Leia mais

Marbe Informa. esocial

Marbe Informa. esocial Marbe Informa esocial esocial para empresas: tudo o que você precisa saber Neste informativo, falaremos dos principais pontos sobre a implantação do esocial, que a partir de 01 de julho de 2018 passará

Leia mais

10 passos para. implantação do esocial

10 passos para. implantação do esocial 10 passos para implantação do esocial O que é o esocial? É um projeto do Governo Federal que irá unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus trabalhadores. O sistema irá requerer

Leia mais

Novas Rotinas Deap - Implantação do E-Social/2018

Novas Rotinas Deap - Implantação do E-Social/2018 Novas Rotinas Deap - Implantação do E-Social/2018 O que é o e-social? O e-social é um projeto do Governo Federal que irá unificar a coleta de informações trabalhistas e propiciar aos órgãos fiscalizadores

Leia mais

Por Eduardo B Almeida

Por Eduardo B Almeida Por Eduardo B Almeida E-SOCIAL O QUE É? O QUE MUDA? O PARADIGMA... LEGISLAÇÃO SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO Quem cumpre 100% da legislação SST? Quem conhece 100% da legislação aplicável? Somos coerentes?

Leia mais

Sinóptico esocial. Conceito

Sinóptico esocial. Conceito Sinóptico esocial Conceito O esocial é parte de um sistema de escrituração digital que exigirá que todos os empregadores enviem ao fisco, de forma unificada, ou seja, em um único documento digital, todas

Leia mais

APRESENTAÇÃO. O Sistema será obrigatório a todas as empresas e respeitará o tratamento legal diferenciado às de micro e pequeno porte.

APRESENTAÇÃO. O Sistema será obrigatório a todas as empresas e respeitará o tratamento legal diferenciado às de micro e pequeno porte. APRESENTAÇÃO O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (esocial) surge em um importante momento de reestruturação e modernização do ambiente de negócios no

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O esocial será um marco na história do Brasil no que se refere à Gestão de Pessoas, das Obrigações Fiscais, Previdenciárias, Trabalhistas

Leia mais

esocial: Para o empresário, trabalhador e governo.

esocial: Para o empresário, trabalhador e governo. esocial: Para o empresário, trabalhador e governo. DECRETO O Diário Oficial da União publicou no dia 12 de dezembro de 2014, o decreto que institui o chamado, sistema que vai unificar o envio das informações

Leia mais

ATUALIZADA COM REFORMA TRABALHISTA

ATUALIZADA COM REFORMA TRABALHISTA Data Vencimento Obrigação Código Receita Fato Gerador e Fundamento Legal Período Apuração 06 16 (Segunda-feira) 20 Salário-Maternidade Ajuda de Custo e Premiação Salário-Família Folha de Pagamento Simples

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MENSAIS

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MENSAIS Data Vencimento Obrigação Código Receita Fato Gerador e Fundamento Legal Período Apuração 04 (Sexta-feira) (*) Salário-Maternidade Salário-Família Parto e aborto espontâneo, conforme certidão de nascimento

Leia mais

esocial na FIEPE Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas José Maia Auditor-fiscal do Trabalho

esocial na FIEPE Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas José Maia Auditor-fiscal do Trabalho esocial na FIEPE Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas José Maia Auditor-fiscal do Trabalho jose.maia@mte.gov.br O que preciso saber sobre o esocial? O esocial irá acontecer mesmo? Quando

Leia mais

esocial Contextualização e Abordagem Junho, 2017

esocial Contextualização e Abordagem Junho, 2017 esocial Contextualização e Abordagem Junho, 2017 1 esocial o SPED Previdenciário Mais complexo e oneroso no âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) - obrigações fiscais, previdenciárias

Leia mais

esocial Uma nova forma de registro das informações de Saúde e Segurança do Trabalhador

esocial Uma nova forma de registro das informações de Saúde e Segurança do Trabalhador esocial Uma nova forma de registro das informações de Saúde e Segurança do Trabalhador Orion Sávio Santos de Oliveira Analista Técnico de Políticas Sociais ATPS DPSSO/SPPS/MF orion.oliveira@previdencia.gov.br

Leia mais

A mais um CURSO realizado pela

A mais um CURSO realizado pela A mais um CURSO realizado pela Aqui tem qualificação de Verdade! esocial CONTROLE INTERNO Segurança do Trabalho e Previdência Normas atualizadas Ricardo Miranda Adrianne Lobo PERÍODO 09h00 X 12h00 Inserir

Leia mais