Prof. Willyan Machado Giufrida. Laboratório de

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Willyan Machado Giufrida. Laboratório de"

Transcrição

1 Laboratório de

2 Professor: Willyan Machado Giufrida Site: Curriculo lattes: CV:

3 Ementa: Simetrias e leis de conservação. Algarismos significativos. Teoria dos erros. Gráficos. Montagem e análise de experiência de mecânica.

4 Objetivos: Geral: Propiciar aos alunos uma aplicação prática dos conceitos de física, permitindo assim um entendimento mais sólido desta área do conhecimento. Além disso, saber interligar o seu aprendizado com a sua área de estudo, a engenharia.

5 Específicos: 1. Conhecer e aplicar os processos de medidas, teoria dos erros e a representação de um resultado em termos dos algarismos significativos. 2. Construir e interpretar gráficos a partir dos resultados experimentais obtidos. 3. Manusear experimentos relativos à mecânica e serem capazes de avaliar fisicamente os resultados obtidos. 4. Aplicar os conceitos relacionados à cinemática, dinâmica, conservação da energia e momento linear.

6 Conteúdo programático: 1. Medidas e gráficos Sistema internacional de unidades. Teoria de erros. Algarismos significativos e incerteza. Construção e análise de gráficos em papel milimetrado, diloge monolog. 2. Cinemática Estudo prático do Movimento Uniforme. Estudo prático do Movimento Uniformemente Variado. Estudo prático do movimento de queda livre.

7 Conteúdo programático: 3. Força e movimento Segunda Lei de Newton: Determinação da relação entre força resultante e aceleração e Determinação da relação entre aceleração e massa. Determinação da força peso a partir de dinamômetros. Determinação das componentes das forças utilizando dinamômetros. Estudo experimental das forças em um sistema usando um sistema de roldanas. 4. Energia cinética e trabalho Trabalho e Energia Cinética. Determinação experimental do Teorema Trabalho e Energia Cinética.

8 Conteúdo programático: 5. Estudo de molas Determinação da constante elástica para o oscilador massa-mola na horizontal. 6. Colisões Impulso e momento linear. Colisões: elástica, inelástica e perfeitamente inelástica. Aplicação experimental de uma colisão elástica. Aplicação experimental de uma colisão inelástica.

9 0,0a4,0paraTrabalhos. 0,0 a 6,0 para Avaliação. 1 BIMESTRE: Anotado1 Bimestre(MB 1 )sedarádaseguintemaneira:mb 1 =(T+P) 2 BIMESTRE: Anotado2 Bimestre(MB 2 )sedarádaseguintemaneira:mb 2 =(T+P)

10 Referências Básicas HALLIDAY, D. RESNICK, R. Fundamentos da física: vol1 e 2. LTC editora, 2009 APOSTILA - Roteiros elaborados pelo professor da Disciplina. Referências Complementares SERWAY, R.A., JEWET Jr, J.W. Princípios De Física: eletromagnetismo. Vol. I. Cengage Learning: São Paulo, SEARS, F., YOUNG, H., FREEDMAN, R., ZEMANSKY, M. Física I: mecânica. Addison Wesley: São Paulo, NUSSENZVEIG, H. M., Curso de física básica. Edgard Blücher editora, TIPLER, P. A., Física, vol.1, Guanabara Dois. LTC editora, ALONSO, M. S. e Finn, E. S., Física, vol. 1. Ed. Edgard Blücher editora, 1972.

11 Itens de um relatório: Capa; Introdução Teórica; Objetivos; Materiais e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusões; Referências; Anexos.

12 Capa: a) Identificação da Instituição. b) Título da prática ou atividade realizada. c) Nome completo dos componentes que elaboraram o relatório. d) Paraumrelatóriodeaulaprática,turmaa que pertence o grupo. e) Data em que a prática ou atividade foi realizada.

13

14 Formatação do texto Títulos e subtítulos: Times NewRoman ou Arial, tamanho 12, em negrito e justificado. Texto: Times NewRoman ou Arial, tamanho 12 e justificado. Espaçamento entre linhas: Simples. Figuras, gráficos, tabelas e legendas: centralizado e sem recuo da margem. Margens: esquerda e superior: 3 cm; direita e inferior: 2 cm.

15 Introdução Teórica A introdução teórica não é uma cópia da literatura utilizada, mas uma definição breve dos conceitos teóricos pertinentes à prática experimental, incluindo as equações. Portanto, neste item, devem ser abordados as informações e conceitos relevantes para o entendimento teórico do trabalho, definindo os fenômenos, as leis ou os princípios estudados; aqui não devem ser fornecidos detalhes sobre o método, os resultados ou as conclusões obtidas. Quanto à literatura empregada, dê créditos aos autores fazendo referências aos mesmos.

16 Objetivos Os objetivos se dividem em principais e secundários e devem ser escritos sucintamente de maneira a mostrar o que se pretende obter com a experiência. No entanto, para a elaboração do relatório não é necessário subdividi-los, busque apenas, de forma direta, responder à pergunta: para que serve o trabalho? Caso queiram, os itens introdução teórica e objetivos podem ser abordados como um mesmo item.

17 Materiais e Métodos Em uma aula prática é comum a utilização de um roteiro, elaborado pelo professor, de materiais a serem utilizados e procedimentos a serem seguidos. Este conjunto de procedimentos é a metodologia adotada. No relatório ela deve ser descrita detalhadamente e numa seqüência que outro aluno, ao ler seu trabalho, possa reproduzir a prática experimental. Já os materiais utilizados são simplesmente citados. Para facilitar a identificação dos materiais, é recomendadoquesefaçaumesquemaouutilizeumafotodo equipamento descrevendo corretamente os nomes de cada elemento.

18 Resultados e Discussão Apresentar, geralmente na forma de tabelas e gráficos, os resultados coletados durante a realização da prática. Ao equacionar os dados e obter alguns valores, quando possível, busquem compará-los àqueles encontrados na literatura e citados na introdução teórica do trabalho, discutindo as diferenças e os possíveis erros vinculados. Observe que o valor obtido não é simplesmente um número, portanto, analise o seu significado. Vale lembrar que, a critério do professor, todos os cálculos efetuados para obtenção dos resultados devem ser apresentados.

19 Tabelas Devem possuir: Numeração crescente e título na parte superior (exemplo: Tabela 1: Sistema Internacional de Unidades); Grandezas adotadas e suas respectivas unidades de medida (exemplo: massa (kg)).

20 Gráficos Devem possuir Numeração crescente e título; Grandezas associadas aos eixos com suas respectivas unidades de medida; Ao utilizar um papel mm, dilogou monologapresente os valores das escalas adotadas para a construção do gráfico; Marcação para o ponto experimental obtido (intersecção dos eixos); Os valores das coordenadas referentes aos resultados experimentais; Guia visual ou ajuste (linha que liga os pontos experimentais).

21 Figuras Devem possuir: Numeração crescente e legenda na parte inferior (exemplo: Figura 1: representação esquemática do modelo estrutural adotado). Se a figura foi extraída de alguma referência, na legenda e entre parênteses, especifique a fonte (exemplo, FONTE:

22 Questões Pode ser que em nos roteiros o professor indique algumas questões para reflexão. Neste caso, é recomendado que elas sejam respondidas logo após a apresentação dos resultados e discussão, como um novo item. Caso as questões estejam acopladas com a apresentação dos resultados e da discussão, elas devem ser respondidas dentro do item Resultados e discussão sem que as mesmas sejam citadas.

23 Conclusão A conclusão é o fechamento do relatório. No entanto, não façam uma cópia da discussão realizada. Retomem os objetivos propostos e verifiquem se eles foram alcançados. Em caso negativo, procurem ressaltar os possíveis erros vinculados aos dados ou à coleta dos mesmos.

24 Referências As referências adotadas na introdução teórica devem ser organizadas e formatadas seguindo as normas da ABNT, seguem alguns exemplos: Para livros: SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local da publicação: Editora, data da publicação da obra. n de páginas ou volume. (Coleção ou série). Exemplo: HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física: mecânica. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

25 Para internet: AUTOR(ES). Título: subtítulo (se houver). Disponível em: <endereço da URL>. Acesso em: (data de acesso). Exemplo: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Normas da ABNT para apresentação de trabalhos científicos, teses, dissertações e monografias. Belo Horizonte, Disponível em: < monografias.pdf>. Acesso em: 21 jan

26

27 1. Chegar pontualmente à aula prática de laboratório (tolerância máxima de 15 minutos); 2. Ler atentamente as instruções relativas à sua experiência/prática; 3. Examinar os aparelhos que serão utilizados nas experiências, de modo a se familiarizar com o seu funcionamento e leitura de suas escalas; 4. Nuncatocarcomlápisoucanetaem escalas, instrumentos de medida, lentes etc;

28 5. Nunca apertar de forma demasiada os parafusos que servem para imobilizar temporariamente certas peças, e não forçar uma peça que não se mova com facilidade. Deslocar suavemente as peças móveis; 6. Procurar executar cada medição com a maior precisão possível, pois disso depende o correto resultado do experimento; 7. Anotar todas as explicações dadas pelo professor, pois essas notas serão úteis na resolução das questões;

29 8. Elaborar o relatório com clareza, e sempre que necessário, ilustrálo com gráficos e esquemas; 9. Levar para o laboratório o material didático necessário: calculadora, lápis ou lapiseira e régua; 10.Começar o experimento somente após a autorização do professor; 11.Em hipótese alguma brincar com materiais e equipamentos destinados aos experimentos.

30 12.No final de cada aula, antes da saída dos alunos, o professor verificará o funcionamento dos equipamentos utilizados. Em caso de dano de algum material ou equipamento decorrente de meu uso por parte do(s) aluno(s), o professor deverá comunicar ao coordenador responsável pelo laboratório para que sejam tomadas as devidas providências

31 13. É expressamente proibido fumar, beber, comer ou mascar chicletes no laboratório.

32 14. Não é permitido, ao aluno, utilizar o laboratório sem a presença do professor responsável pela atividade. 15. A utilização de equipamentos do laboratório por alunos fora do horário de aula somente poderá ocorrer estando presente o professor, que se responsabilizará pelos materiais utilizados e pela segurança dos alunos. 16. Não manusear aparelhos para os quais não tenham recebido instruções específicas ou feito a leitura do manual e consultado o professor.

Profa Marcia Saito. Licenciatura em Física 1º período

Profa Marcia Saito. Licenciatura em Física 1º período Profa Marcia Saito marcia.saito@ifpr.edu.br Licenciatura em Física 1º período MF=0,4*R+0,3*T+0,3*P MF: Média final R: Média dos (N-1) relatórios T: Trabalho (experiência eletiva) P: Prova individual Relatórios

Leia mais

Professor: André Luiz de Oliveira. PLANO DE ENSINO-Disponível em:

Professor: André Luiz de Oliveira. PLANO DE ENSINO-Disponível em: Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Física PLANO DE ENSINO-Disponível em: http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/andre 1. Identificação Curso:

Leia mais

PLANO DE ENSINO-Disponível em:

PLANO DE ENSINO-Disponível em: Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Física PLANO DE ENSINO-Disponível em: http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/abel 1. Identificação Curso:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE FÍSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE FÍSICA CENTRO/INSTITUTO: Centro de Ciências e Tecnologia - CCT CURSO: Licenciatura em Física DISCIPLINA:

Leia mais

Plano de Ensino. Curso. Identificação UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. Câmpus de Bauru Física. Ênfase.

Plano de Ensino. Curso. Identificação UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. Câmpus de Bauru Física. Ênfase. Plano de Ensino Curso 1605 Física Ênfase Identificação Disciplina 0004200A - Física I Docente(s) Rosa Maria Fernandes Scalvi Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Física Créditos Carga

Leia mais

PLANO DE ENSINO-Disponível em:

PLANO DE ENSINO-Disponível em: Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Física PLANO DE ENSINO-Disponível em: http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/abel 1. Identificação Curso:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA: Física I CÓDIGO: 2DB.019 VALIDADE: Início: 01/2013 Término: Eixo: Física e Química Carga Horária: Total: 50 horas/ 60 horas-aula Semanal: 4 aulas Créditos: 4 Modalidade: Teórica Integralização:

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA ANO LETIVO

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA ANO LETIVO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA ANO LETIVO - 2017 PLANO DE CURSO (Res. CEPE nº 34/2005) CÓDIGO NOME TURMAS 6FIS043 FISICA APLICADA À ENGENHARIA I 1000 e 2000 CURSO SÉRIE Engenharia Civil

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE AGRONOMIA E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR CAMPUS DE POMBAL

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE AGRONOMIA E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR CAMPUS DE POMBAL CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE AGRONOMIA E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR CAMPUS DE POMBAL DISCILPLINA: Física I PRÉ-REQUISITO: Cálculo I CRÉDITOS: 04 CARGA HORÁRIA: 60 horas

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2902/ Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Ambiental e Tecnológica.

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2902/ Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Ambiental e Tecnológica. Curso 2902/2903 - Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Ambiental e Tecnológica. Ênfase Identificação Disciplina 7104- Física I Docente(s) Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento

Leia mais

PLANO DE CURSO (Res. CEPE nº 146/07) Anual Semestral

PLANO DE CURSO (Res. CEPE nº 146/07) Anual Semestral CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA ANO LETIVO 017 PLANO DE CURSO (Res. CEPE nº 146/07) CÓDIGO FIS009 NOME LABORATÓRIO DE FÍSICA I CURSO SÉRIE ENGENHARIA ELÉTRICA 1ª CARGA HORÁRIA Semestral

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA CRÉDITOS CARGA HORÁRIA PRÉ REQUISITO T P O 90 MAT01 1-EMENTA

PROGRAMA DE DISCIPLINA CRÉDITOS CARGA HORÁRIA PRÉ REQUISITO T P O 90 MAT01 1-EMENTA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO FEDERAL CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE FÍSICA PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO FIS01 DISCIPLINA FÍSICA CRÉDITOS CARGA HORÁRIA PRÉ

Leia mais

Introdução à Física Experimental

Introdução à Física Experimental Licenciatura em Física Primeiro ano Professor Vasco Neves vasco.neves@ifpr.edu.br Martina Vaculikova/ Shutterstock Avaliação 50% Relatórios em Grupo (~ 5 pessoas) 50% Duas provas Atendimento 5ª feira das

Leia mais

Anaximandro Dalri Merizio Modalidade: Graduação

Anaximandro Dalri Merizio Modalidade: Graduação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS ITAJAÍ PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO Unidade Curricular:

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina FIS224 Laboratório de Física A

Programa Analítico de Disciplina FIS224 Laboratório de Física A 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Física - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO FIS216 DISCIPLINA: MECÂNICA E GRAVITAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS Carga Horária Créditos Curso(s) Atendido(s) Pré-Requisitos Teórica 60h 4 Licenciatura em Física

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2018 Segundo 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: FÍSICA BÁSICA I 0090113 1.2 Unidade:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2019 Primeiro 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: FÍSICA BÁSICA I 11090032 1.2 Unidade:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 Primeiro 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: FÍSICA BÁSICA I 0090113 1.2 Unidade:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2019 Primeiro 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: FÍSICA BÁSICA I TURMA 8 90113

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Apucarana PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Civil MATRIZ 18

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Apucarana PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Civil MATRIZ 18 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Apucarana PLANO DE ENSINO CURSO Engenharia Civil MATRIZ 18 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução n. 09/1 - COGEP DISCIPLINA/UNIDADE CURRICULAR

Leia mais

Programa da Disciplina

Programa da Disciplina INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras Diretoria de Ensino / Coord. do Curso

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Curso EngE.INT - Engenharia de Energia. Ênfase. Disciplina B202S-A - Laboratório de Física II

Plano de Ensino. Identificação. Curso EngE.INT - Engenharia de Energia. Ênfase. Disciplina B202S-A - Laboratório de Física II Plano de Ensino Curso EngE.INT - Engenharia de Energia Ênfase Identificação Disciplina B202S-A - Laboratório de Física II Docente(s) Michael Jones da Silva Unidade Câmpus Experimental de Rosana Departamento

Leia mais

Plano de Ensino. Curso. Identificação UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. Câmpus de Bauru Física. Ênfase.

Plano de Ensino. Curso. Identificação UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. Câmpus de Bauru Física. Ênfase. Plano de Ensino Curso 1605 Física Ênfase Identificação Disciplina 0004201 Laboratório de Física I Docente(s) Dayse Iara dos Santos Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Física Créditos

Leia mais

170-SP LABORATÓRIO DE FÍSICA II

170-SP LABORATÓRIO DE FÍSICA II 170-SP6-13841- LABORATÓRIO DE FÍSICA II EXPERIMENTOS: Fevereiro 29: Apresentação do Curso Normas e Critérios de Avaliação Março 07: Equilíbrio e um corpo rígido e centro de gravidade 14: Cinética e dinâmica

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 3º Quadrimestre de 2016

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 3º Quadrimestre de 2016 Caracterização da disciplina Código da NHT3012- Nome da disciplina: Física do Contínuo disciplina: 15 Créditos (T-P-I): (3-1-4 ) Carga horária: 48 horas Aula prática: 12 Câmpus: SA horas Código da turma:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre Letivo 2016 1 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Mecânica I 090052 1.2 Unidade: Instituto

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Professor(es) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2018 II 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Física Básica I 090113

Leia mais

Roteiro: Experimento 8: Rotações e Momento de Inércia

Roteiro: Experimento 8: Rotações e Momento de Inércia Universidade Federal de Santa Catarina - Câmpus Blumenau Física Experimental 1 Roteiro: Experimento 8: Rotações e Momento de Inércia Prof. Rafael L. Novak 1 Introdução Neste experimento, será estudado

Leia mais

Física Fundamental I

Física Fundamental I Física Fundamental I Código: Carga Horária: 60h Ementa Movimento de uma dimensão, movimento em um plano, dinâmica da partícula, dinâmica da partícula II, trabalho e energia, conservação de energia, momento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 I 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: FÍSICA BÁSICA I 090113 1.2 Unidade: Instituto

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2018 02 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Física Geral A 0090161 1.2 Unidade:

Leia mais

IPV.ESTG Volume de Trabalho Total (horas): 132,5 Total Horas de Contacto: 72,80 T TP PL OT 19,5 32,5 20,8 Competências

IPV.ESTG Volume de Trabalho Total (horas): 132,5 Total Horas de Contacto: 72,80 T TP PL OT 19,5 32,5 20,8 Competências Unidade Curricular: Física Aplicada à Engenharia Civil Área Científica: Ciências da Engenharia Curso / Ciclo: Licenciatura em Engenharia Civil - 1º Ciclo Docente Responsável: Luís António Pereira Duarte

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 Primeiro 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Física Básica I 090113 1.2 Unidade:

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL/PERÍODO FIS0991 Laboratório de Física I 1ª S

PROGRAMA DE ENSINO. CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL/PERÍODO FIS0991 Laboratório de Física I 1ª S PROGRAMA DE ENSINO UNIDADE UNIVERSITÁRIA: UNESP CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA CURSO: Licenciatura em Física (Resolução UNESP nº 55/2005 Curso: 6 Currículo: 2 HABILITAÇÃO: OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Departamento

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA: Física Experimental I CÓDIGO: 2DB.012 VALIDADE: Início: 01/2013 Término: Eixo: Física Carga Horária: Total: 25 horas 30 horas-aula Semanal: 2 aulas Créditos: 2 Modalidade: Experimental Integralização:

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS DISCIPLINA: MECÂNICA E TERMODINÂMICA CÓDIGO DA DISCIPLINA: PRÉ-REQUISITO: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA-UFSC DEPARTAMENTO DE FÍSICA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS CFM 1 SEMESTRE LETIVO DE 2014 PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO A) Dados gerais

Leia mais

Universidade Do Estado De Santa Catarina Centro De Ciências Tecnológicas Depto. de Física. Professor Luciano Camargo Martins PLANO DE ENSINO

Universidade Do Estado De Santa Catarina Centro De Ciências Tecnológicas Depto. de Física. Professor Luciano Camargo Martins PLANO DE ENSINO UDESC Joinville Universidade Do Estado De Santa Catarina Centro De Ciências Tecnológicas Depto. de Física Grupo de Dinâmica Não-Linear Professor Luciano Camargo Martins PLANO DE ENSINO 1 Identificação

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Centro de Educação do Planalto Norte CEPLAN P L A NO DE E N S I N O

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Centro de Educação do Planalto Norte CEPLAN P L A NO DE E N S I N O P L A NO DE E N S I N O DEPARTAMENTO:Tecnologia Industrial DISCIPLINA: Física Geral I SIGLA: 2FGE103 CARGA HORÁRIA TOTAL: 7 TEORIA:7 PRÁTICA:00h CURSO:Engenharia Industrial Mecânica SEMESTRE/ANO: 1/2017

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Engenharia de Produção

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Engenharia de Produção Disciplina: Física I C.H. Teórica: 60 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Engenharia de Produção Período Letivo: Série: Periodo: 1 sem/2012 2ª Série Não definido C.H. Prática: 10 C.H. Outras: 10 Semestre

Leia mais

Estática. Prof. Willyan Machado Giufrida. Estática

Estática. Prof. Willyan Machado Giufrida. Estática Estática Professor: Willyan Machado Giufrida Site: www.prof-willyan.webnode.com Email: Prof.willyan@feitep.edu.br Curriculo lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/0565778602837400 Ementa: Morfologia das estruturas.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Professor(es) UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2019 I 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Física 11090023 1.2 Unidade: Instituto

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Laboratório de Física I

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Laboratório de Física I Curso 1605 - Física Ênfase Identificação Disciplina 0004201A - Laboratório de Física I Docente(s) Dayse Iara dos Santos Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Física Créditos 2 T:30

Leia mais

UNIVERSIDADE IGUAÇU FALCULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE IGUAÇU FALCULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE IGUAÇU FALCULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS PLANO DE ENSINO 2014-2 Curso: ENGENHARIA CIVIL Disciplina: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL IV Professor(a): Alexander C. Villegas Período: 5º

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Apucarana PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Têxtil MATRIZ 007

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Apucarana PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Têxtil MATRIZ 007 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Apucarana PLANO DE ENSINO CURSO Engenharia Têxtil MATRIZ 007 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL RESOLUÇÃO Nº. 73/10-COEPP AULASHORASDISCIPLINA/UNIDADE

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Departamento de Física e Química

PROGRAMA DE ENSINO. DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Departamento de Física e Química PROGRAMA DE ENSINO UNIDADE UNIVERSITÁRIA: UNESP CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA CURSO: Licenciatura em Matemática HABILITAÇÃO: OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Departamento de Física e Química CÓDIGO DISCIPLINA

Leia mais

Universidade Do Estado De Santa Catarina Centro De Ciências Tecnológicas Depto. de Física. Professor Luciano Camargo Martins PLANO DE ENSINO

Universidade Do Estado De Santa Catarina Centro De Ciências Tecnológicas Depto. de Física. Professor Luciano Camargo Martins PLANO DE ENSINO UDESC Joinville Universidade Do Estado De Santa Catarina Centro De Ciências Tecnológicas Depto. de Física Grupo de Dinâmica Não-Linear Professor Luciano Camargo Martins PLANO DE ENSINO 1 Identificação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2018 01 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Física. 90095 1.2 Unidade: Instituto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE FÍSICA I CEAGRO AGRO0006 016.1 CARGA HORÁRIA TEÓR: 60 PRÁT: 0 HORÁRIOS: a. FEIRA (10:00-1:00) TURMA A

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Departamento de Física e Química

PROGRAMA DE ENSINO. DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Departamento de Física e Química PROGRAMA DE ENSINO UNIDADE UNIVERSITÁRIA: UNESP CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA CURSO: Engenharia Civil (Resolução UNESP nº 76/2007- Curso: 2 - Currículo: ) HABILITAÇÃO: OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Departamento

Leia mais

Roteiro: Experimento 4: Forças de Atrito

Roteiro: Experimento 4: Forças de Atrito Universidade Federal de Santa Catarina - Câmpus Blumenau Física Experimental 1 Roteiro: Experimento 4: Forças de Atrito Prof. Rafael L. Novak 1 Introdução As forças de atrito são forças que aparecem quando

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2017 Segundo 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: FÍSICA EXPERIMENTAL I 0090033 1.2

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2018 2 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: FÍSICA EXPERIMENTAL I 0090033 1.2 Unidade:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2018 02 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Física Básica I 90113 1.2 Unidade: Instituto

Leia mais

ROTEIRO DE ATIVIDADES

ROTEIRO DE ATIVIDADES FSSS Alagoinhas - BA ROTEIRO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA O LABORATÓRIO DE FÍSICA I Prof. Dr. José Carlos Alves Pinheiro Alagoinhas, 2017 SUMÁRIO 1 DECOMPOSIÇÃO DE FORÇAS 2- MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME

Leia mais

Técnico em Química Profª Rogeria Nunes Costa

Técnico em Química Profª Rogeria Nunes Costa Técnico em Química Metodologia Científica Produção de Relatórios Colégio Educáre O QUE É UM RELATÓRIO? Dicionário Michaelis: Re.la.tó.rio: sm (lat relatu) 1-Exposição, relação, ordinariamente por escrito,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 01 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Física Básica I 90113 1.2 Unidade: Instituto

Leia mais

UNIP Universidade Paulista. Engenharia Ciclo Básico. Orientações. Atividades Práticas Supervisionadas. 1 º /2 º Semestres

UNIP Universidade Paulista. Engenharia Ciclo Básico. Orientações. Atividades Práticas Supervisionadas. 1 º /2 º Semestres UNIP Universidade Paulista Engenharia Ciclo Básico Orientações Atividades Práticas Supervisionadas 1 º / º Semestres APS 1º/º SEMESTRES ENGENHARIA CICLO BÁSICO CONSTRUÇÃO DE UM CANHÃO DE MOLA 1 Objetivo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2018 01 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Física Básica I 90113 1.2 Unidade: Instituto

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2017 1 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Física 0090095 1.2 Unidade: Instituto

Leia mais

TÍTULO DA EXPERIÊNCIA

TÍTULO DA EXPERIÊNCIA NOME DA INSTITUIÇÃO DEPARTAMENTO DE ENSINO INSTITUTO DE ENSINO TÍTULO DA EXPERIÊNCIA NOME DO ALUNO MATRÍCULA CIDADE, ESTADO DIA, MÊS E ANO NOME DA INSTITUIÇÃO DEPARTAMENTO INSTITUTO TÍTULO DA EXPERIÊNCIA

Leia mais

Física Experimental. Apresentação preparada pelos professores: Prof. José Rafael Cápua Proveti & Romarly Fernandes da Costa

Física Experimental. Apresentação preparada pelos professores: Prof. José Rafael Cápua Proveti & Romarly Fernandes da Costa Física Experimental Apresentação preparada pelos professores: Prof. José Rafael Cápua Proveti & Romarly Fernandes da Costa Normas de segurança no laboratório Todos os estudantes devem utilizar sapatos

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Física II. Docente(s) Rosa Maria Fernandes Scalvi

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Física II. Docente(s) Rosa Maria Fernandes Scalvi Curso 1605 - Física Ênfase Identificação Disciplina 0004205A - Física II Docente(s) Rosa Maria Fernandes Scalvi Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Física Créditos 6 T:90 Carga Horária

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS

ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS A redação de um relatório científico tem como um de seus principais objetivos registrar com exatidão e clareza como o experimento foi realizado e compreendido.

Leia mais

Disciplina de FÍSICA I

Disciplina de FÍSICA I UIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA F A C U L D A D E D E E G E H A R IA Disciplina de FÍSICA I Contexto da Disciplina Horas de Trabalho do Aluno Curso(s): Licenciaturas em Engenharia (1º ciclo) Aulas Teóricas

Leia mais

P L A N O D E E N S I N O. DISCIPLINA: Física Geral B SIGLA: FIS-B CARGA HORÁRIA TOTAL : 60 TEORIA: 60 PRÁTICA: 0

P L A N O D E E N S I N O. DISCIPLINA: Física Geral B SIGLA: FIS-B CARGA HORÁRIA TOTAL : 60 TEORIA: 60 PRÁTICA: 0 P L A N O D E E N S I N O DEPARTAMENTO: Departamento de Física DISCIPLINA: Física Geral B SIGLA: FIS-B CARGA HORÁRIA TOTAL : 60 TEORIA: 60 PRÁTICA: 0 CURSO(S): Licenciatura em Física SEMESTRE/ANO: 02/2010

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA FICHA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA FICHA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA FICHA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Física Geral CÓDIGO: GEQ012 UNIDADE ACADÊMICA: Instituto de Física PERÍODO/SÉRIE:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 1 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Física Básica II 0090114 1.2 Unidade:

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Curso EngE.INT - Engenharia de Energia. Ênfase. Disciplina B122S - Física II. Docente(s) Michael Jones da Silva

Plano de Ensino. Identificação. Curso EngE.INT - Engenharia de Energia. Ênfase. Disciplina B122S - Física II. Docente(s) Michael Jones da Silva Plano de Ensino Curso EngE.INT - Engenharia de Energia Ênfase Identificação Disciplina B122S - Física II Docente(s) Michael Jones da Silva Unidade Câmpus Experimental de Rosana Departamento Coordenadoria

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 Primeiro 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: FÍSICA BÁSICA 1 090113 1.2 Unidade:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA: Física III CÓDIGO: 2DB009 VALIDADE: Início: 01/2013 Término: Eixo: Física e Química Carga Horária: Total: 50 horas / 60horas aulas Créditos: 4 Semanal: 4 aulas Modalidade: Teórica Integralização:

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Aulas Práticas 2º Quadrimestre de 2017

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Aulas Práticas 2º Quadrimestre de 2017 Caracterização da disciplina Código da NHT37- Nome da disciplina: Laboratório de Física I disciplina: 15 Créditos (T-P-I): (0-3 - 5) Carga horária: 36 horas Aula prática: 36 horas Câmpus: SA Código da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 Primeiro 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: FÍSICA BÁSICA III 0090115 1.2

Leia mais

Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão PLANO DE ENSINO

Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA CURSO: Geologia PERÍODO LETIVO: 2017/2 TURMA:GB1 DISCIPLINA: Física B SIGLA: IEF106 CARGA HORÁRIA TOTAL: 90h CRÉDITOS: 5 TEÓRICA: 60h PRÁTICA: 30h PRÉ-REQUISITO:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA MECÂNICA E DE ENERGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA MECÂNICA E DE ENERGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA MECÂNICA E DE ENERGIA Medições Térmicas ENG03108 - Prof Paulo Smith Schneider TÉCNICAS DE REDAÇÃO A estrutura de um relatório técnico

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 Primeiro 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Física Básica I 090113 1.2 Unidade:

Leia mais

DISCIPLINA: Física I. Semanal Semestral PROFESSOR (A): Prof. Dr. Judes Gonçalves dos Santos MAT. SIAPE

DISCIPLINA: Física I. Semanal Semestral PROFESSOR (A): Prof. Dr. Judes Gonçalves dos Santos MAT. SIAPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CAMPUS PORTO VELHO DISCIPLINA: Física I CÓDIGO: Carga Horária: Teórica Prática Presen Dist Total Semanal 6 6 6 Semestral 120 120 120 PROFESSOR (A):

Leia mais

Instituto de Física Departamento de Física. Dados de identificação. Súmula. 1 of 5 20/02/ :59. Disciplina: FÍSICA I-C

Instituto de Física Departamento de Física. Dados de identificação. Súmula. 1 of 5 20/02/ :59. Disciplina: FÍSICA I-C 1 of 5 20/02/2017 18:59 Instituto de Física Departamento de Física Dados de identificação Disciplina: FÍSICA I-C Período Letivo: 2017/1 Período de Início de Validade : 2017/1 Professor Responsável: LEANDRO

Leia mais

Regime: Semestre: GRANDEZAS FÍSICAS, UNIDADES E DIMENSÕES Conceito de Grandeza: Grandezas fundamentais e derivadas

Regime: Semestre: GRANDEZAS FÍSICAS, UNIDADES E DIMENSÕES Conceito de Grandeza: Grandezas fundamentais e derivadas FUNDAMENTOS DE FÍSICA [10400] GERAL Regime: Semestre: OBJETIVOS O objectivo da disciplina de Física é o de adquirir conhecimentos técnicos baseados nos princípios físicos fundamentais à análise de problemas

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba PLANO DE ENSINO Turma S43 DISCIPLINA/UNIDADE CURRICULAR CÓDIGO CARGA HORÁRIA (horas) FÍSICA EXPERIMENTAL 01 FI72N Total

Leia mais

NORMAS FUNCIONAMENTO

NORMAS FUNCIONAMENTO NORMAS DE FUNCIONAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE FÍSICA E TECNOLOGIA Este documento tem como objetivo iniciar a normatização do funcionamento dos Laboratórios de Física da Universidade Cidade de São Paulo,

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL Os trabalhos submetidos para publicação na RTE/ABT serão analisados pelos membros do Conselho Editorial e pareceristas ad-hoc (especialistas nas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2015 Segundo 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: FÍSICA BÁSICA III 0090115 1.2 Unidade:

Leia mais

P L A NO D E E N S I N O Semestre CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: 00h

P L A NO D E E N S I N O Semestre CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: 00h P L A NO D E E N S I N O Semestre 2018-1 DEPARTAMENTO: Tecnologia Industrial DISCIPLINA: FÍSICA GERAL I SIGLA: 2FGE103 CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: 00h CURSO: Engenharia de Produção -

Leia mais

Professor: Abel André Cândido Recco. PLANO DE ENSINO-Disponível em:

Professor: Abel André Cândido Recco. PLANO DE ENSINO-Disponível em: Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Física PLANO DE ENSINO-Disponível em: http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/abel 1. Identificação Curso:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA FICHA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA FICHA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA FICHA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Física Geral Experimental CÓDIGO: GEQ013 UNIDADE ACADÊMICA: Instituto de Física

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. DOCENTE RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Marcos Antonio de Rezende

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. DOCENTE RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Marcos Antonio de Rezende PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Física Médica MODALIDADE: Bacharelado DISCIPLINA: Física I (X) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: Física e Biofísica DOCENTE RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Marcos Antonio

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - UDESC/CCT

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - UDESC/CCT Curso: ELE-ELE - Bacharelado em Engenharia Elétrica Departamento: DFI - Física Disciplina: FÍSICA GERAL III Código: FGE3001 Carga horária: 72 Período letivo: 2018/1 Professor: Daniel Vieira Contato: daniel.vieira@udesc.br

Leia mais

Experimento 1: Colisões

Experimento 1: Colisões Experimento 1: Colisões Objetivo Verificar a Conservação Quantidade de Movimento Linear e a Conservação da Energia Cinética. a) A conservação do momento linear e da energia cinética numa colisão unidimensional.

Leia mais

ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO Ensino Médio. Professora: Renata Disciplina: Física Série: 2ª Nome: Turma: Nº.:

ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO Ensino Médio. Professora: Renata Disciplina: Física Série: 2ª Nome: Turma: Nº.: ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO Ensino Médio Professora: Renata Disciplina: Física Série: 2ª Nome: Turma: Nº.: Caro(a) aluno(a), Os objetivos listados para esta atividade de recuperação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 Primeiro 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Fundamentos de Física 0090165

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Prática: Experimentos, desenvolvimentos, demonstrações, discussão de problemas e seminários em Física Geral e Experimental.

PLANO DE ENSINO. Prática: Experimentos, desenvolvimentos, demonstrações, discussão de problemas e seminários em Física Geral e Experimental. 1. IDENTIFICAÇÃO: m PLANO DE ENSINO Curso: ENGENHARIA CIVIL Período Letivo: 1º/2016 Docente(s): MSc. Demetrius dos Santos Leão 1º Semestre Carga horária semestral: 90 h/a 2. EMENTA: Teoria: Física da Antiguidade.

Leia mais

P L A NO D E E N S I N O Semestre CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: 00h

P L A NO D E E N S I N O Semestre CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: 00h P L A NO D E E N S I N O Semestre 2017-2 DEPARTAMENTO: Tecnologia Industrial DISCIPLINA: FÍSICA GERAL I SIGLA: 2FGE103 CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: 00h CURSO: Engenharia de Produção -

Leia mais

Laboratório de Física 2

Laboratório de Física 2 Prof. Dr. Sidney Alves Lourenço Curso: Engenharia de Materiais Laboratório de Física Grupo: --------------------------------------------------------------------------------------------------------- PÊNDULO

Leia mais

Primeira Escrita DIRETRIZES PARA AUTOR(ES)

Primeira Escrita DIRETRIZES PARA AUTOR(ES) 170 DIRETRIZES PARA AUTOR(ES) Serão aceitos artigo, resenhas, poemas e contos que apresentem contribuição inédita, acrescentem saberes à área, não violem os direitos autorais e humanos e estejam em conformidade

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

Instituto de Física Departamento de Física. Dados de identificação. Súmula.

Instituto de Física Departamento de Física. Dados de identificação. Súmula. 1 de 5 05/12/2017 09:55 Instituto de Física Departamento de Física Dados de identificação Disciplina: FÍSICA I-C Período Letivo: 2018/1 Período de Início de Validade : 2018/1 Professor Responsável: LEANDRO

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática. FORMA/GRAU: ( )integrado ( )subsequente ( )concomitante ( )bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais