Estática. Prof. Willyan Machado Giufrida. Estática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estática. Prof. Willyan Machado Giufrida. Estática"

Transcrição

1 Estática

2 Professor: Willyan Machado Giufrida Site: Curriculo lattes: CV:

3 Ementa: Morfologia das estruturas. Estática dos pontos materiais. Equilíbrio dos corpos rígidos. Estática de estruturas planas e espaciais. Características geométricas de áreas planas. Análise de estruturas reticuladas isostáticas: esforços internos e diagramas.

4 Objetivos: Geral: O principal objetivo é desenvolver no estudante de engenharia a capacidade de analisar qualquer problema envolvendo forças e suas reações de equilíbrio de um modo simples e lógico e aplicar em sua solução alguns princípios básicos conhecidos de estática e mecânica.

5 Objetivos: Específicos:Aofinaldocurso,oalunodeveráser capaz de aplicar os princípios da estática para a determinação do equilíbrio de corpos rígidos no plano e no espaço, determinar as propriedades geométricas de áreas (cálculo do centróide e dos momentos estáticos).

6 Conteúdo programático: Introdução: conceitos básicos, princípios fundamentais, sistema de unidades. Estática dos pontos materiais. Equilíbrio dos corpos rígidos. Estática de estruturas planas. Características geométricas de áreas planas.

7 Conteúdo de forma específica: 1º Bimestre: Decomposição de Forças: No plano; No espaço; Equilíbrio: No plano; No Espaço; 2º Bimestre: Momento: No plano; No Espaço; Vínculos (Reações de apoio) Centróide (centro de gravidade de superfícies).

8 0,0a2,0paraTrabalhos. 0,0 a 8,0 para Avaliação. 1 BIMESTRE: Anotado1 Bimestre(MB 1 )sedarádaseguintemaneira:mb 1 =(T+P) 2 BIMESTRE: Anotado2 Bimestre(MB 2 )sedarádaseguintemaneira:mb 2 =(T+P)

9 Referências Básicas Bibliografia básica: BEER, F. P.; JOHNSTON,E. R. Jr; DEWOLF, J. T. Resistência dos materiais. 3 ed. São Paulo:Pearsonl, SHAMES, I. H. Estática: mecânica para engenharia vol ed. São Paulo: Pearson Educationdo Brasil, MERIAN,J. L.; KRAIGE, L. G. Mecânica para engenharia: estática. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013 Referências Complementares CRAIG Jr, Roy R. Mecânica dos materiais. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, BEER, F.P.Mecânica vetorial para engenheiros : v.1. 5 ed. São Paulo: Pearson, HIBBELER, R.C. Estática: mecânica para engenharia, 12 ed., São Paulo: Pearson Prentice Hall, HALLIDAY, D. ; RESNICK, R.; WALKER, J. Física I. v. 1: mecânica, 8 ed., Rio de Janeiro: LTC, TIPLER,P. ; MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros: v ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010.

10 O que é mecânica? A mecânica pode ser definida como a ciência que descreve e prevê as condições de repouso ou movimento dos corpos sob a ação de forças. Ela se divide em três partes: mecânica dos corpos rígidos, mecânica dos corpos deformáveis e mecânica dos fluidos.

11 Mecânica dos corpos rígidos: - Estática: corpos em repouso; - Dinâmica: corpos em movimento.

12 Escalar Um escalar é qualquer quantidade física positiva ou negativa que poder ser completamente especificada por sua intensidade. Ex.: comprimento, massa e tempo. Vetor Um vetor é qualquer quantidade física que requer uma intensidade e uma direção para sua completa descrição. Ex.: força, posição e momento.

13 Um vetor é representado graficamente por uma seta. O comprimento da seta representa a intensidade do vetor; O ânguloθentre o vetor e um eixo fixo determina a direção de sua linha de ação; A ponta indica o sentido da direção do vetor.

14 Se um vetor é multiplicado por um escalar positivo, sua intensidade é aumentada por essa quantidade; Quando multiplicado por um escalar negativo, ele também mudará o sentido direcional do vetor.

15 Todas as quantidades vetoriais obedecem à lei do paralelogramo da adição.

16 Também podemos somar B com A usando a regra do triangulo, em que o vetor B é somado ao vetor A na forma extremidade-para-origem.

17 A resultante da diferença entre dois vetores A e B do mesmo tipo pode ser expressa: R = A B = A + (-B)

18 Algumas expressões tem intensidade, direção e sentido mas não somam de acordo com a lei do paralelogramo. Ex.: rotação finita de um corpo rígido.

19

20 As duas forças componentes F 1 e F 2, agindo sobre o pino da figura abaixo podem ser somadas para formar a força resultante F R = F 1 + F 2. A partir da dessa construção, podemos aplicar a lei dos cossenos e/ou a lei dos senos a fim de obter a intensidade da força resultante.

21

22 O gancho na figura está sujeito a duas forças, F 1 e F 2. Determine a intensidade e a direção da força resultante.

23 Decomponha a força horizontal de 600 N da figura abaixo nas componentes que atuam ao longo dos eixos u e v e determine as intensidades e determine as intensidades destas componentes.

24 Determine a intensidade da força componente F na figura e a intensidade da força resultante se F R estiver direcionada ao longo do eixo y positivo.

25 Vimos nos slides anteriores que, por definição, vetores se somam de acordo com a lei do paralelogramo. Portanto, a soma de dois vetores P e Q é obtida aplicando-se dos dois vetores no mesmo ponto A e construindo-se o paralelogramo, usando P e Q como dois lados paralelos.

26 Como o paralelogramo construído com vetores P e Q não depende da ordem em que P e Q são selecionados, concluímos que a adição de dois vetores é cumulativa, dada por:

27 Vamos considerar a soma de três ou mais vetores. A soma de três vetores P, Q e S será, por definição, obtida primeiro somando-se os vetores P e Q, e depois adicionando-se o vetor S ao vetor P + Q. Temos portanto:

28 De modo semelhante, a soma de quatro vetores será obtida adicionando-se o quarto vetor à soma dos três primeiros vetores. Se os vetores dados são coplanares, ou seja, eles estão contidos no mesmo plano, será fácil obter a soma graficamente. Pode-se aplicar também a regra do triângulo sucessivas vezes para se obter a soma ou também a regra do polígono dispondo-se os vetores de forma a conectar ponta-a-cauda e unindo-se a cauda do primeiro vetor à ponta do último vetor.

29

30 Considere uma partícula A sobre a qual atuam várias forças coplanares. Os vetores que representam as forças que atuam sobre A podem ser adicionados pela regra do polígono. O vetor R assim obtido representa a resultante das forças concorrentes dados, ou seja, a força única que tem sobre a partícula A como efeito das forças originais dadas.

31 Vimos que duas ou mais forças que atuam sobre uma partícula podem ser substituídas por uma única força que tem o mesmo efeito sobre a partícula. Reciprocamente, uma única força F que atue sobre um partícula pode ser substituída por duas ou mais forças que, juntas, tem o mesmo efeito sobre a partícula. Essas forças são chamadas de componentes da força original F, e o processo da substituição de F por estas componentes é denominado decomposição dos componentes da força F.

32

33 O número de maneiras pelas quais um dada força F pode ser decomposta em dois componentes é ilimitado, mas dois casos particulares podem ser destacados. 1. Um dos dois componentes, P, é conhecido. O segundo componente Q, é obtido aplicando-se a regra do triângulo.

34 2. A linha de adição de cada componente é conhecida. A intensidade dos componentes são obtidos aplicando-se a lei do paralelogramo e traçando-se retas a partir da ponta de F, paralelas às linhas de ação dadas.

35 Uma barca é puxada por dois rebocadores. Se a resultante das forças exercidas pelos rebocadores é uma força de N dirigida ao longo do eixo da barcaça, determine (a) a força de tração em cada um dos cabos, sabendo queα=45, (b) o valor deαpara o qual a tração no cabo 2 seja mínima.

Aula 2 Vetores de força

Aula 2 Vetores de força Aula 2 Vetores de força slide 1 Escalares e vetores Um escalar é qualquer quantidade física positiva ou negativa que pode ser completamente especificada por sua intensidade. Exemplos de quantidades escalares:

Leia mais

MECÂNICA - MAC Prof a Michèle Farage. 14 de março de Programa Princípios Gerais Forças, vetores e operações vetoriais

MECÂNICA - MAC Prof a Michèle Farage. 14 de março de Programa Princípios Gerais Forças, vetores e operações vetoriais MECÂNICA - MAC010-01 Prof a Michèle Farage 14 de março de 2011 Programa Princípios Gerais Forças, vetores e operações vetoriais Programa 1. Introdução: conceitos e definições básicos da Mecânica, sistemas

Leia mais

Vetores de força. Objetivos da aula. Mostrar como adicionar forças e decompô-las em componentes usando a lei do paralelogramo.

Vetores de força. Objetivos da aula. Mostrar como adicionar forças e decompô-las em componentes usando a lei do paralelogramo. Objetivos da aula Vetores de força Mostrar como adicionar forças e decompô-las em componentes usando a lei do paralelogramo. Expressar a força e sua posição na forma de um vetor cartesiano e explicar como

Leia mais

Sumário. Estática das Partículas... 1 CAPÍTULO 1

Sumário. Estática das Partículas... 1 CAPÍTULO 1 Sumário CAPÍTULO 1 Estática das Partículas... 1 1.1 Fundamentos... 1 1.1.1 Introdução.... 1 1.1.2 Princípios da Estática... 5 1.1.3 Vínculos e suas Reações... 9 1.2 Estática das Partículas Forças Coplanares....

Leia mais

PLANO DO CURSO. CARGA HORÁRIA SEMANAL Bacharelado em Engenharia Mecânica Geral 3 h NOME DA DISCIPLINA. Ano / Semestre / 3º

PLANO DO CURSO. CARGA HORÁRIA SEMANAL Bacharelado em Engenharia Mecânica Geral 3 h NOME DA DISCIPLINA. Ano / Semestre / 3º ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA E CULTURAL DE CAMAÇARI FAMEC Faculdade Metropolitana de Camaçari Autorizada a funcionar pela Portaria Ministerial nº 231/98 publicada no Diário Oficial da União em 27/04/98 CURSO PLANO

Leia mais

Resultantes de um sistema de forças

Resultantes de um sistema de forças Resultantes de um sistema de forças Objetivos da aula Discutir o conceito do momento de uma força e mostrar como calculá-lo em duas e três dimensões. Fornecer um método para determinação do momento de

Leia mais

MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA

MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA Nona E 2 Estática CAPÍTULO MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr. Notas de Aula: J. Walt Oler Teas Tech Universit das Partículas Conteúdo Introdução Resultante

Leia mais

01/08/2017. Prof. Neckel

01/08/2017. Prof. Neckel Mecânica Geral I Estática PROF. LEANDRO NECKEL Ementa Princípios e conceitos fundamentais da mecânica. Estática do ponto material. Corpos rígidos: Sistemas equivalentes de forças. Equilíbrio de corpos

Leia mais

PLANO DE ENSINO Mecânica Geral

PLANO DE ENSINO Mecânica Geral PLANO DE ENSINO Mecânica Geral PARA ENGENHARIA AMBIENTAL/ CIVIL DOCENTE - ENG. JÚLIO CÉSAR SWARTELÉ RODRIGUES PLANO DE ENSINO Carga Horária: 40 horas 2 horas semanais (Segunda feira) Docente: Júlio César

Leia mais

Mecânica Geral 1 Rotação de corpos rígidos Prof. Dr. Cláudio Sérgio Sartori.

Mecânica Geral 1 Rotação de corpos rígidos Prof. Dr. Cláudio Sérgio Sartori. Bibliografia Básica: BEER, F. P.; JOHNSTON JUNIOR, E. R. Mecânica vetorial para engenheiros: cinemática e dinâmica 5ª ed. 2v. São Paulo: Makron, 1994. HIBBELER, R. C. Dinâmica: Mecânica para Engenharia.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA. Ano/Semestre 2010/1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA. Ano/Semestre 2010/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA Ano/Semestre 2010/1 1 Identificação 1.1 Centro: Tecnologia 1.2 Departamento: Engenharia Estrutural e Construção Civil 1.3 Disciplina: 1.4 Código:

Leia mais

Mecânica Geral 17/02/2016. Resultante de Duas Forças

Mecânica Geral 17/02/2016. Resultante de Duas Forças Mecânica Geral Capítulo 2 Estática de Partículas Resultante de Duas Forças Força: ação de um corpo sobre outro; caracterizada por seu ponto de aplicação, sua intensidade, sua direção, e seu sentido. Evidênciaseperimentaismostramque

Leia mais

Disciplina: Sistemas Estruturais Assunto: Principios da Estática e da Mecânica Prof. Ederaldo Azevedo Aula 2 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 2. PRINCIPIOS BÁSICOS DA ESTÁTICA E DA MECÂNICA A ciência

Leia mais

Resposta: F AB = 1738,7 N F AC = 1272,8 N

Resposta: F AB = 1738,7 N F AC = 1272,8 N Trabalho 1 (Cap. 1 a Cap. 4) Mecânica Aplicada - Estática Prof. André Luis Christoforo, e-mail: christoforoal@yahoo.com.br Departamento de Engenharia Civil - DECiv/UFSCar Cap. 1 Vetores de Força 1) A força

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre Letivo 2017 1º 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Mecânica geral 1640097 1.2 Unidade:

Leia mais

Vetores Forças Cap. 2

Vetores Forças Cap. 2 Objetios MECÂNICA - ESTÁTICA Vetores Forças Cap. 2 Mostrar como somar forças e decompô-las em componentes sando a lei do paralelogramo. Expressar a força e a sa localização na forma etorial cartesiana

Leia mais

Apresentação da Disciplina MECÂNICA APLICADA. Prof. André Luis Christoforo.

Apresentação da Disciplina MECÂNICA APLICADA. Prof. André Luis Christoforo. Objetivos da Estática: 01 Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia Civil - DECiv Apresentação da Disciplina MECÂNICA APICADA Prof. André uis Christoforo christoforoal@yahoo.com.br

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Resistência dos Materiais Prof. Antonio Dias Antonio Dias / Resistência dos Materiais / Cap.05 1 Objetivos deste capítulo Desenvolver as equações de equilíbrio para um corpo rígido. Introduzir o conceito

Leia mais

Lista de Exercícios - Aula 01

Lista de Exercícios - Aula 01 Lista de Exercícios - Aula 01 Lei dos Cossenos e Senos 5 (R. C Hibbeler Mecânica - Estática exemplo 2.1 p.16). O parafuso tipo gancho da figura está sujeito a duas forças F 1 e F 2. Determine a intensidade

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Resistência dos Materiais Prof. Antonio Dias Antonio Dias / Cap.04 1 Resultantes de um sistema de forças Prof. Antonio Dias Antonio Dias / Cap.04 2 Objetivo Discutir o conceito do momento de uma força

Leia mais

Aula 06 Introdução e Equilíbrio de um corpo deformável

Aula 06 Introdução e Equilíbrio de um corpo deformável Aula 06 Introdução e Equilíbrio de um corpo deformável Prof. Wanderson S. Paris, M.Eng. prof@cronosquality.com.br Resistência dos Materiais Definição: É um ramo da mecânica que estuda as relações entre

Leia mais

1 Introdução 3. 2 Estática de partículas 17 SUMÁRIO. Forças no plano 18. Forças no espaço 47

1 Introdução 3. 2 Estática de partículas 17 SUMÁRIO. Forças no plano 18. Forças no espaço 47 SUMÁRIO 1 Introdução 3 1.1 O que é mecânica? 4 1.2 Conceitos e princípios fundamentais 4 1.3 Sistemas de unidades 7 1.4 Conversão de um sistema de unidades para outro 12 1.5 Método de resolução de problemas

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL. Prof. Msc. HELBER HOLLAND

ENGENHARIA CIVIL. Prof. Msc. HELBER HOLLAND ENGENHARIA CIVIL REVISÃO TRELIÇAS Reações em Estruturas Prof. Msc. HELBER HOLLAND As treliças são um tipo de estrutura usado em engenharia normalmente em projetos de pontes e edifícios. Uma treliça é uma

Leia mais

RELAÇÕES TRIGONOMÈTRICAS

RELAÇÕES TRIGONOMÈTRICAS TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES MÓDULO 01 RELAÇÕES TRIGONOMÈTRICAS NOTAS DE AULA: - Prof. Borja 2016.2 MÓDULO 1 Relações Trigonométricas OBJETIVOS Ao final deste módulo o aluno deverá ser capaz de: resolver problemas

Leia mais

Rígidos MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA. Nona Edição CAPÍTULO. Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr.

Rígidos MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA. Nona Edição CAPÍTULO. Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr. Nona E 4 Equilíbrio CAPÍTULO MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr. Notas de Aula: J. Walt Oler Texas Tech University de Corpos Rígidos 2010 The McGraw-Hill

Leia mais

Unidade: Equilíbrio do Ponto material e Momento de uma. Unidade I: força

Unidade: Equilíbrio do Ponto material e Momento de uma. Unidade I: força Unidade: Equilíbrio do Ponto material e Momento de uma Unidade I: força 0 3 EQUILÍBRIO DO PONTO MATERIAL 3.1 Introdução Quando algo está em equilíbrio significa que está parado (equilíbrio estático) ou

Leia mais

MÓDULO 02 - MOMENTO DE UMA FORÇA

MÓDULO 02 - MOMENTO DE UMA FORÇA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA e TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE DIRETORIA ACADÊMICA DE CONSTRUÇÃO CIVIL TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES MODALIDADE SUBSEQUENTE ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES MÓDULO 02 -

Leia mais

MECÂNICA GERAL 1. Marcel Merlin dos Santos

MECÂNICA GERAL 1. Marcel Merlin dos Santos MECÂNICA GERAL 1 Marcel Merlin dos Santos TÓPICOS DE HOJE Revisão de álgebra vetorial Lei dos cossenos Lei dos senos Exercícios Componentes cartesianas de uma força Exercícios Equilíbrio de uma partícula

Leia mais

Escalar: Grandeza à qual se associa um valor real independentemente da direção, ex: massa, comprimento, tempo, energia.

Escalar: Grandeza à qual se associa um valor real independentemente da direção, ex: massa, comprimento, tempo, energia. 1 2. Vetores Força 2.1- Escalares e Vetores Escalar: Grandeza à qual se associa um valor real independentemente da direção, ex: massa, comprimento, tempo, energia. Vetor: Grandeza a qual se associa um

Leia mais

MAC-015 Resistência dos Materiais Unidade 01

MAC-015 Resistência dos Materiais Unidade 01 MAC-015 Resistência dos Materiais Unidade 01 Engenharia Elétrica Engenharia de Produção Engenharia Sanitária e Ambiental Leonardo Goliatt, Michèle Farage, Alexandre Cury Departamento de Mecânica Aplicada

Leia mais

Professor: Eduardo Nobre Lages Associado 2 40h/DE CTEC/UFAL Sala de permanência: Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar NPM (Severinão) Laboratório de Co

Professor: Eduardo Nobre Lages Associado 2 40h/DE CTEC/UFAL Sala de permanência: Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar NPM (Severinão) Laboratório de Co Universidade Federal de Alagoas Centro de Tecnologia Curso de Engenharia Civil Disciplina: Mecânica dos Sólidos 1 Código: ECIV018 Turma: B Período Letivo: 2008-22 Professor: Eduardo Nobre Lages Horários:

Leia mais

REVISAO GERAL. GRANDEZA ESCALAR É caracterizada por um número real. Como, por exemplo, o tempo, a massa, o volume, o comprimento, etc.

REVISAO GERAL. GRANDEZA ESCALAR É caracterizada por um número real. Como, por exemplo, o tempo, a massa, o volume, o comprimento, etc. MECÂNICA APLICADA 5º Período de Engenharia Civil REVISAO GERAL GRANDEZA ESCALAR É caracterizada por um número real. Como, por exemplo, o tempo, a massa, o volume, o comprimento, etc. GRANDEZA VETORIAL

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA ANO LETIVO

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA ANO LETIVO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA ANO LETIVO - 2017 PLANO DE CURSO (Res. CEPE nº 34/2005) CÓDIGO NOME TURMAS 6FIS043 FISICA APLICADA À ENGENHARIA I 1000 e 2000 CURSO SÉRIE Engenharia Civil

Leia mais

PET-FÍSICA VETORES BRUNO RANDAL DE OLIVEIRA VANESSA CRISTINA DA SILVA FERREIRA BENVINDO CARLOS DA SILVA DE OLIVEIRA FREDERICO ALAN DE OLIVEIRA CRUZ

PET-FÍSICA VETORES BRUNO RANDAL DE OLIVEIRA VANESSA CRISTINA DA SILVA FERREIRA BENVINDO CARLOS DA SILVA DE OLIVEIRA FREDERICO ALAN DE OLIVEIRA CRUZ PET-FÍSICA VETORES AULA 3 BRUNO RANDAL DE OLIVEIRA VANESSA CRISTINA DA SILVA FERREIRA BENVINDO CARLOS DA SILVA DE OLIVEIRA FREDERICO ALAN DE OLIVEIRA CRUZ AGRADECIMENTOS Esse material foi produzido com

Leia mais

LOM3100 Dinâmica Parte 1. Introdução à disciplina. Prof. Dr. Viktor Pastoukhov EEL-USP

LOM3100 Dinâmica Parte 1. Introdução à disciplina. Prof. Dr. Viktor Pastoukhov EEL-USP LOM3100 Dinâmica - 2017 Parte 1. Introdução à disciplina. Prof. Dr. Viktor Pastoukhov EEL-USP Apresentação da disciplina Objetivos e função na estrutura do Curso Ementa atual Calendário provisório: P1-20/9/17;

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias Curso de Engenharia Civil Introdução aos Sistemas Estruturais Prof.

Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias Curso de Engenharia Civil Introdução aos Sistemas Estruturais Prof. Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias Curso de Engenharia Civil Introdução aos Sistemas Estruturais Prof. Estela Garcez 1. a soma vetorial das forças que atuam sobre o corpo deve

Leia mais

Programa Princípios Gerais Forças, vetores e operações vetoriais

Programa Princípios Gerais Forças, vetores e operações vetoriais Programa Princípios Gerais Forças, vetores e operações vetoriais Representação gráfica de vetores Graficamente, um vetor é representado por uma flecha: a intensidade é o comprimento da flecha; a direção

Leia mais

MECÂNICA GERAL 1 Marcel Merlin dos Santos

MECÂNICA GERAL 1 Marcel Merlin dos Santos MECÂNICA GERAL 1 Marcel Merlin dos Santos TÓPICOS DE HOJE Equações de equilíbrio Diagrama de corpo livre Equilíbrio de estruturas bidimensionais Exercícios Prova da aula 1 EQUAÇÕES DE EQUILÍBRIO Para que

Leia mais

Resistência dos Materiais AULA 1-2: TENSÃO

Resistência dos Materiais AULA 1-2: TENSÃO Resistência dos Materiais AULA 1-2: TENSÃO PROF.: KAIO DUTRA Bibliografia Resistência dos Materiais HIBBELER, R.C. Introdução A resistência dos materiais é um ramo da mecânica que estuda as relações entre

Leia mais

PLANO DE ENSINO-Disponível em:

PLANO DE ENSINO-Disponível em: Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Física PLANO DE ENSINO-Disponível em: http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/abel 1. Identificação Curso:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Geraldo Pereira da Silva Junior Técnico Integrado em Edificações

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE AGRONOMIA E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR CAMPUS DE POMBAL

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE AGRONOMIA E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR CAMPUS DE POMBAL CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE AGRONOMIA E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR CAMPUS DE POMBAL DISCILPLINA: Física I PRÉ-REQUISITO: Cálculo I CRÉDITOS: 04 CARGA HORÁRIA: 60 horas

Leia mais

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA ROTEIRO DE AULAS DE TÓPICOS DE MECÂNICA JULHO/2010 Prof. Eng. Orlando Carlos Batista Damin INTRODUÇÃO: A mecânica dos sólidos é uma ciência de experiências e postulados newtonianos

Leia mais

Vetores. É tudo aquilo que pode ser medido em um fenômeno físico. Serve para entendermos como funciona e porque ocorre qualquer fenômeno físico.

Vetores. É tudo aquilo que pode ser medido em um fenômeno físico. Serve para entendermos como funciona e porque ocorre qualquer fenômeno físico. Grandezas Vetores É tudo aquilo que pode ser medido em um fenômeno físico. Serve para entendermos como funciona e porque ocorre qualquer fenômeno físico. GRANDEZA ESCALAR São aquelas medidas que precisam

Leia mais

Mecânica Técnica. Aula 2 Lei dos Senos e Lei dos Cossenos. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Mecânica Técnica. Aula 2 Lei dos Senos e Lei dos Cossenos. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues Aula 2 Lei dos Senos e Lei dos Cossenos Tópicos Abordados Nesta Aula Cálculo de Força Resultante. Operações Vetoriais. Lei dos Senos. Lei dos Cossenos. Grandezas Escalares Uma grandeza escalar é caracterizada

Leia mais

SUMÁRIO. 1 Introdução Vetores: Força e Posição Engenharia e Estática...1

SUMÁRIO. 1 Introdução Vetores: Força e Posição Engenharia e Estática...1 SUMÁRIO 1 Introdução... 1 1.1 Engenharia e Estática...1 1.2 Uma Breve História da Estática...3 Galileu Galilei (1564-1642)... 4 Isaac Newton (1643-1727)... 4 1.3 Princípios Fundamentais...5 Leis do movimento

Leia mais

FÍSICA - I. Força e Movimento I. 2ª. Parte. Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio

FÍSICA - I. Força e Movimento I. 2ª. Parte. Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio FÍSICA - I Força e Movimento I 2ª. Parte Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio Objetivos Trabalhar FORÇAS como grandezas vetoriais. Enunciar as três Leis de Newton. Aplicar as três Leis de Newton em problemas

Leia mais

Disciplina: Mecânica Geral - Estática

Disciplina: Mecânica Geral - Estática Disciplina: Mecânica Geral - Estática I. Introdução e revisão conceitual Prof. Dr. Eng. Fernando Porto 1. Conceitos gerais Pode ser definida como a ciência que descreve e prevê as condições de repouso

Leia mais

Princípios Físicos do Controle Ambiental

Princípios Físicos do Controle Ambiental Princípios Físicos do Controle Ambiental Capítulo 02 Conceitos Básicos Sobre Mecânica Técnico em Controle Ambiental 18/05/2017 Prof. Márcio T. de Castro Parte I 2 Mecânica Mecânica: ramo da física dedicado

Leia mais

PLANO DE ENSINO-Disponível em:

PLANO DE ENSINO-Disponível em: Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Física PLANO DE ENSINO-Disponível em: http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/abel 1. Identificação Curso:

Leia mais

Aula do cap. 03 Vetores. Halliday

Aula do cap. 03 Vetores. Halliday ula do cap. 03 Vetores. Conteúdo: Grandezas Escalares e Vetoriais dição de Vetores Método do Paralelogramo Decomposição de Vetores Vetores Unitários e dição Vetorial. Produto Escalar Referência: Halliday,

Leia mais

Leitura obrigatória Mecânica Vetorial para Engenheiros, 5ª edição revisada, Ferdinand P. Beer, E. Russell Johnston, Jr.

Leitura obrigatória Mecânica Vetorial para Engenheiros, 5ª edição revisada, Ferdinand P. Beer, E. Russell Johnston, Jr. PUC - Goiás Curso: Engenharia Civil Disciplina: Mecânica Vetorial Corpo Docente: Geisa Pires Turma:----------- Plano de Aula Data: ------/--------/---------- Leitura obrigatória Mecânica Vetorial para

Leia mais

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA ROTEIRO DE AULAS MECÂNICA GERAL (21 exercícios e 21 exemplos) ARMAZÉM 39 PORTO DE SANTOS Professor Orlando Carlos Batista Damin As três Leis que fundaram a Física Moderna. Como

Leia mais

Leitura obrigatória Mecânica Vetorial para Engenheiros, 5ª edição revisada, Ferdinand P. Beer, E. Russell Johnston, Jr.

Leitura obrigatória Mecânica Vetorial para Engenheiros, 5ª edição revisada, Ferdinand P. Beer, E. Russell Johnston, Jr. PUC - Goiás Curso Arquitetura Disciplina Esforço nas Estruturas Corpo Docente Geisa Pires Turma----------- Plano de Aula Data ------/--------/---------- Leitura obrigatória Mecânica Vetorial para Engenheiros,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA: Física I CÓDIGO: 2DB.019 VALIDADE: Início: 01/2013 Término: Eixo: Física e Química Carga Horária: Total: 50 horas/ 60 horas-aula Semanal: 4 aulas Créditos: 4 Modalidade: Teórica Integralização:

Leia mais

Vetores Forças Cap. 2

Vetores Forças Cap. 2 Eemplo.B MECÂNICA - ESTÁTICA Decomponha a força horizontal de 600 N da igura nas componentes que atuam ao londo dos eios u e v e determine as intensidades dessas componentes Vetores orças Cap. Prof Dr.

Leia mais

Professor: André Luiz de Oliveira. PLANO DE ENSINO-Disponível em:

Professor: André Luiz de Oliveira. PLANO DE ENSINO-Disponível em: Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Física PLANO DE ENSINO-Disponível em: http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/andre 1. Identificação Curso:

Leia mais

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Capítulo 3 Equilíbrio de uma partícula slide 1 Objetivos do capítulo Introduzir o conceito do diagrama de corpo livre (DCL) para uma partícula. Mostrar como resolver problemas de equilíbrio de uma partícula

Leia mais

O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal.

O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal. CENTRÓIDES E MOMENTO DE INÉRCIA Centróide O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal. De uma maneira bem simples: centróide

Leia mais

Capítulo 5 Equilíbrio de um corpo rígido

Capítulo 5 Equilíbrio de um corpo rígido Capítulo 5 Equilíbrio de um corpo rígido slide 1 Objetivos deste capítulo Desenvolver as equações de equilíbrio para um corpo rígido. Introduzir o conceito do diagrama de corpo livre para um corpo rígido.

Leia mais

MAC de outubro de 2009

MAC de outubro de 2009 MECÂNICA MAC010 26 de outubro de 2009 1 2 3 4 5. Equiĺıbrio de Corpos Rígidos 6. Treliças 7. Esforços internos Esforços internos em vigas VIGA é um elemento estrutural longo e delgado que é apoiado em

Leia mais

2010The McGraw-Hill Companies, Inc. All rights reserved. Prof.: Anastácio Pinto Gonçalves Filho

2010The McGraw-Hill Companies, Inc. All rights reserved. Prof.: Anastácio Pinto Gonçalves Filho Prof.: Anastácio Pinto Gonçalves Filho Introdução Para um corpo rígido em equilíbrio estático, as forças e momentos externos estão balenceadas e não impõem movimento de translação ou de rotação ao corpo.

Leia mais

MAC-015 Resistência dos Materiais Unidade 01

MAC-015 Resistência dos Materiais Unidade 01 MAC-015 Resistência dos Materiais Unidade 01 Engenharia Elétrica Engenharia de Produção Engenharia Sanitária e Ambiental Leonardo Goliatt, Michèle Farage, Alexandre Cury Departamento de Mecânica Aplicada

Leia mais

MOMENTO DE UMA FORÇA

MOMENTO DE UMA FORÇA INSTITUT FEDERAL DE EDUCAÇÃ CIÊNCIA e TECNLGIA D RI GRANDE D NRTE DIRETRIA ACADÊMICA DE CNSTRUÇÃ CIVIL TECNLGIA EM CNSTR. DE EDIFÍCIS TEC. EDIFICAÇÕES ESTABILIDADE DAS CNSTRUÇÕES MMENT DE UMA FRÇA Apostila

Leia mais

MECÂNICA GERAL 3º e 4º CICLO (ENGENHARIA MECÂNICA E DE PRODUÇÃO) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul

MECÂNICA GERAL 3º e 4º CICLO (ENGENHARIA MECÂNICA E DE PRODUÇÃO) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul MECÂNICA GERAL 3º e 4º CICLO (ENGENHARIA MECÂNICA E DE PRODUÇÃO) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul grace.ganharul@aedu.com Graduação em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção Disciplina:

Leia mais

Equilíbrio de uma Partícula Cap. 3 T CE T CD P B T DC =-T CD T DC -T CD

Equilíbrio de uma Partícula Cap. 3 T CE T CD P B T DC =-T CD T DC -T CD Eemplo. MEÂNIA - ESTÁTIA esenhar todos os diagramas de corpo livre possíveis para o problema mostrado na figura abaio, considerando todos os nomes de forças como vetores. Equilíbrio de uma Partícula ap.

Leia mais

EDITAL 064/2018 MONITORIA ACADÊMICO-CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA DISCIPLINA DE FÍSICA I, FÍSICA II, FÍSICA III, MECÂNICA I e MECÂNICA II

EDITAL 064/2018 MONITORIA ACADÊMICO-CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA DISCIPLINA DE FÍSICA I, FÍSICA II, FÍSICA III, MECÂNICA I e MECÂNICA II EDITAL 064/2018 MONITORIA ACADÊMICO-CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA DISCIPLINA DE FÍSICA I, FÍSICA II, FÍSICA III, MECÂNICA I e MECÂNICA II O Diretor da Faculdade Campo Real, Edson Aires da Silva, no uso de suas

Leia mais

O que é Resistência dos Materiais?

O que é Resistência dos Materiais? Roteiro de aula O que é Resistência dos Materiais? Definições Resistência x Rigidez Análise x Projeto Áreas de Aplicação Forças externas Esforços internos Elementos estruturais Hipóteses básicas Unidades

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Vetores. Claudenise Alves de Lima - Engenharia Civil

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Vetores. Claudenise Alves de Lima - Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2017.1 Vetores Claudenise Alves de Lima - Engenharia Civil Definição O que é um vetor? Um vetor é um segmento de reta orientado, que representa uma grandeza

Leia mais

EME 311 Mecânica dos Sólidos

EME 311 Mecânica dos Sólidos 1 INTRODUÇÃO EME 311 Mecânica dos Sólidos - CPÍTULO 01 - Prof a. Patricia Email: patty_lauer@unifei.edu.br IEM Instituto de Engenharia Mecânica UNIFEI Universidade Federal de Itajubá 1.1 Visão Global da

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Vetores. Mateus Barros 3º Período Engenharia Civil

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Vetores. Mateus Barros 3º Período Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2018.1 Vetores Mateus Barros 3º Período Engenharia Civil Definição O que é um vetor? Um vetor é um segmento de reta orientado, que representa uma grandeza

Leia mais

Física 2 - Aula 3. frof. Afonso Henriques Silva Leite. 1 de setembro de Nesta aula, serão apresentados os seguintes conceitos:

Física 2 - Aula 3. frof. Afonso Henriques Silva Leite. 1 de setembro de Nesta aula, serão apresentados os seguintes conceitos: Física 2 - Aula 3. frof. Afonso Henriques Silva Leite 1 de setembro de 2016 1 Plano da aula. Nesta aula, serão apresentados os seguintes conceitos: Determinação do torque pelos métodos da decomposição

Leia mais

MECÂNICA GERAL APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

MECÂNICA GERAL APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA MECÂNICA GERAL APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Dr. Daniel Caetano 2019-1 Objetivos Conhecer o professor Conhecer o curso Revisar conceitos fundamentais Atividade Aula 1 SAVA! Apresentação Quem é o professor?

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 4

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 4 Estudante: Curso: Engenharia Civil Disciplina: Mecânica da Partícula Período Letivo: 2/2015 Semestre: 2º Docente: MSc. Demetrius dos Santos Leão RA: Sala/ Turma: LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 4 Decomposição de

Leia mais

1 Introdução 3. 2 Estática de partículas Corpos rígidos: sistemas equivalentes SUMÁRIO. de forças 67. xiii

1 Introdução 3. 2 Estática de partículas Corpos rígidos: sistemas equivalentes SUMÁRIO. de forças 67. xiii SUMÁRIO 1 Introdução 3 1.1 O que é a mecânica? 4 1.2 Conceitos e princípios fundamentais mecânica de corpos rígidos 4 1.3 Conceitos e princípios fundamentais mecânica de corpos deformáveis 7 1.4 Sistemas

Leia mais

UFABC - Universidade Federal do ABC. ESTO Mecânica dos Sólidos I. Primeira Lista de Exercícios (2017.2) Professores: Dr.

UFABC - Universidade Federal do ABC. ESTO Mecânica dos Sólidos I. Primeira Lista de Exercícios (2017.2) Professores: Dr. UFABC - Universidade Federal do ABC ESTO008-13 Mecânica dos Sólidos I Primeira Lista de Exercícios (20172) Professores: Dr Cesar Freire CECS Dr Wesley Góis CECS 1 Preparativos para a primeira semana do

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Mecânica Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica,

Leia mais

Estática do ponto material e do corpo extenso

Estática do ponto material e do corpo extenso Estática do ponto material e do corpo extenso Estática do ponto material e do corpo extenso Estática é a área da Física que estuda as condições de equilíbrio do ponto material e do corpo extenso. Estática

Leia mais

FÍSICA - VETORES. Aula 1: Grandezas vetoriais x escalares.

FÍSICA - VETORES. Aula 1: Grandezas vetoriais x escalares. FÍSICA - VETORES Conteúdo: Grandezas vetoriais x escalares; Soma de vetores: Método da poligonal, método do paralelogramo e método das projeções; subtração de vetores, multiplicação por número real e versores.

Leia mais

Aula 3 Equilíbrio de uma partícula

Aula 3 Equilíbrio de uma partícula Aula 3 Equilíbrio de uma partícula slide 1 Condição de equilíbrio de uma partícula Para manter o equilíbrio, é necessário satisfazer a primeira lei do movimento de Newton: onde ΣF é a soma vetorial de

Leia mais

duas forças que actuam numa partícula, estas podem ser substituídas por uma única força que produz o mesmo efeito sobre a partícula.

duas forças que actuam numa partícula, estas podem ser substituídas por uma única força que produz o mesmo efeito sobre a partícula. Ao longo desta secção será abordada a análise do efeito de forças actuando em partículas. Substituição de duas ou mais forças que actuam na partícula por uma equivalente. A relação entre as várias forças

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE FÍSICA I CEAGRO AGRO0006 016.1 CARGA HORÁRIA TEÓR: 60 PRÁT: 0 HORÁRIOS: a. FEIRA (10:00-1:00) TURMA A

Leia mais

Abrangência Cálculo da deformação do corpo Estudo da estabilidade do corpo quando ele está submetido a forças externas.

Abrangência Cálculo da deformação do corpo Estudo da estabilidade do corpo quando ele está submetido a forças externas. Universidade Federal Fluminense - UFF Escola de Engenharia Industrial etalúrgica de Volta Redonda EEIVR Profa. Salete Souza de Oliveira Buffoni Figuras: Livro R.C.Hibeller e Gere 1- Introdução A Resistência

Leia mais

5- Equilíbrio de um Corpo Rígido

5- Equilíbrio de um Corpo Rígido 1 5- Equilíbrio de um Corpo Rígido 5.1- Condições de Equilíbrio para um Corpo Rígido Dado um corpo e um sistema de forças a ele aplicado de tal forma a manter o repouso: Figura 5. 1 Para uma partícula

Leia mais

Mecânica Técnica. Aula 15 Reações de Apoio em Vigas e Estruturas. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Mecânica Técnica. Aula 15 Reações de Apoio em Vigas e Estruturas. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues Aula 15 Reações de Apoio em Vigas e Estruturas Tópicos Abordados Nesta Aula Apoios Submetidos a Forças Bidimensionais. Cálculo de Reações de Apoio em Estruturas Isostáticas. Equações de Equilíbrio da Estática

Leia mais

Mecânica Forças no Plano

Mecânica Forças no Plano Mecânica Forças no Plano E1 Determine a força resultante aplicado ao Parafuso A, na figura ao lado. E1 Lei dos cossenos R 2 = P 2 + Q 2 2PQcos f f = 180-25=155 P = 40N Q = 60N E1 Lei dos senos 155 o R

Leia mais

Aula 07 - Momento (formulação vetorial) 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.

Aula 07 - Momento (formulação vetorial) 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Aula 07 - Momento (formulação vetorial) slide 1 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Lembrete: 24/08 Momento sobre um eixo específico. Momento de um binário 29/08 Revisão e esclarecimento

Leia mais

EME 311 Mecânica dos Sólidos

EME 311 Mecânica dos Sólidos 2 ESTÁTICA DOS CORPOS RÍGIDOS EME 311 Mecânica dos Sólidos - CAPÍTULO 2 - Profa. Patricia Email: patty_lauer@unifei.edu.br IEM Instituto de Engenharia Mecânica UNIFEI Universidade Federal de Itajubá 2.1

Leia mais

Disciplina: Mecânica Geral II;

Disciplina: Mecânica Geral II; Universidade Federal de Campina Grande UFCG Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar CCTA Unidade Acadêmica de Ciência e Tecnologia Ambiental UACTA Campus: Pombal Disciplina: Mecânica Geral II (Aula-1:

Leia mais

MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA

MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA Nona E 6 Análise CAPÍTULO MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA erdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr. Notas de Aula: J. Walt Oler Texas Tech University de Estruturas Conteúdo Introdução Definição

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Resistência dos Materiais Prof. Antonio Dias Antonio Dias / Resistência dos Materiais / Cap.06 1 Análise Estrutural Antonio Dias 2017 Objetivos do capítulo Mostrar como determinar as forças nos membros

Leia mais

MECÂNICA GERAL 1. Marcel Merlin dos Santos

MECÂNICA GERAL 1. Marcel Merlin dos Santos MECÂNICA GERAL 1 Marcel Merlin dos Santos TÓPICOS DE HOJE Binários Sistemas Força-Binário Redução de um sistema de forças a um sistema força-binário Sistemas equivalentes de forças Equações de equilíbrio

Leia mais

Mecânica. CINEMÁTICA: posição, velocidade e aceleração ESTÁTICA: equilíbrio DINÂMICA: causas do movimento

Mecânica. CINEMÁTICA: posição, velocidade e aceleração ESTÁTICA: equilíbrio DINÂMICA: causas do movimento Mecânica A teoria do movimento é denominada MECÂNICA CINEMÁTICA: posição, velocidade e aceleração ESTÁTICA: equilíbrio DINÂMICA: causas do movimento Estática É a parte da MECÂNICA que estuda o EQUILÍBRIO

Leia mais

Física D Semiextensivo v. 1

Física D Semiextensivo v. 1 Física D Semiextensivo v. 1 Exercícios 01) 01 02) B 03) A 01. Verdadeira. 02. Falsa. Pressão é uma grandeza escalar. 04. Falsa. Quantidade de movimento é grandeza vetorial. 08. Falsa. Impulso e velocidade

Leia mais

Capítulo 2 Vetores. 1 Grandezas Escalares e Vetoriais

Capítulo 2 Vetores. 1 Grandezas Escalares e Vetoriais Capítulo 2 Vetores 1 Grandezas Escalares e Vetoriais Eistem dois tipos de grandezas: as escalares e as vetoriais. As grandezas escalares são aquelas que ficam definidas por apenas um número real, acompanhado

Leia mais

Grandezas Escalares e Vetoriais

Grandezas Escalares e Vetoriais VETORES Grandezas Escalares e Vetoriais Uma grandeza física é um escalar quando pode ser caracterizada apenas por um número, sem necessidade de associar-lhe alguma orientação. Exemplos: Massa de uma bola:

Leia mais

Aula 5 Equilíbrio de um corpo rígido

Aula 5 Equilíbrio de um corpo rígido Aula 5 Equilíbrio de um corpo rígido slide 1 Condições de equilíbrio do corpo rígido Como mostra a Figura, este corpo está sujeito a um sistema externo de forças e momentos que é o resultado dos efeitos

Leia mais