Sugestão de avaliação 6 PORTUGUÊS Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou às Unidades 1 e 2 do Livro do Aluno.
Avaliação - Língua Portuguesa NOME: TURMA: escola: PROfessOR: DATA: Texto 1 Calvin & Hobbes, Bill Watterson 1986 Watterson/Dist. by Universal Uclick 1. Identifique no primeiro quadrinho: a) os personagens; b) o lugar onde estão; c) a situação. 2. Na tira, Calvin brinca com a imaginação. a) O que Calvin imagina? b) Que recursos do desenho foram usados para retratar a brincadeira de Calvin? c) Como o texto verbal confirma a imaginação de Calvin? 3. O humor da tirinha: a) está no fato de Calvin ser um astronauta atacado por um monstro. b) consiste na tentativa frustrada de Calvin de escapar da bronca da professora, por meio de uma brincadeira com a imaginação. c) é revelado na atitude da professora, que finge ser um monstro hediondo. d) está exclusivamente na semelhança entre a professora de Calvin e o monstro Zondarg. 4. Transcreva da tirinha: a) um substantivo comum que contenha um dígrafo; b) dois substantivos próprios.
Texto 2 Quem curte passar o dia rabiscando, pode se dar bem como quadrinista Mais tarde, você precisa definir o seu próprio traço, diz o ilustrador brasileiro Mike Deodato Você ama desenhar? Então pode ser que tenha vocação para ser quadrinista o profissional que é pago para desenhar histórias em quadrinhos. Caio Henrique Toste Soares, de 12 anos, e João de Castro Prandini, de 13 anos, são feras no desenho, mas ainda não trabalham como quadrinistas. Ainda. Cada um tem um estilo: o Caio ama histórias de super-heróis e criou vários personagens, como o Solar e o Trovão. O João não curte muito histórias de heróis. Então, fez o Superchato um herói diferente dos outros: ele é atrapalhado, mas no fim, salva o dia. [...] Ludmilla Balduino. Disponível em: <www.recreio.com.br/fique-ligado/quem-curte-passar-o-dia-rabiscandopode-se-dar-bem-como-quadrinista>. Acesso em: jul. 2013. 5. O texto acima é uma reportagem publicada em revista dirigida ao público jovem. Contém características particulares, como o fato de se dirigir ao leitor para criar proximidade com ele. No entanto, há também características próprias de toda reportagem. Assinale-as nas opções a seguir. a) O narrador da reportagem utilizou a 1 a pessoa do discurso para demonstrar sua opinião pessoal. b) O narrador empregou a 3 a pessoa do discurso para construir o efeito de objetividade no texto. c) O uso de rimas confere ao texto determinado ritmo. d) A reportagem cria efeitos de verdade por meio da citação de nomes, profissões e idades das pessoas envolvidas. 6. Releia o texto e faça o que se pede. a) Classifique a frase: Você ama desenhar? b) Indique a função dessa frase no texto. c) Transcreva uma frase expositiva, expressa por meio de uma negação. 7. Na reportagem, o travessão foi utilizado para: a) Introduzir a fala do quadrinista e do herói Superchato. b) Destacar as expressões o profissional que é pago para desenhar histórias em quadrinhos e um herói diferente dos outros. c) Explicar o sentido da expressão quadrinista e destacar uma característica do Superchato. d) Intercalar os comentários feitos pelo narrador. 8. Observe os fragmentos do texto: A. Caio Henrique Toste Soares, de 12 anos, e João de Castro Prandini, de 13 anos, são feras no desenho. B. João não curte muito histórias de heróis. a) Identifique as gírias empregadas. b) As gírias são marcas do uso formal ou informal da língua? c) O uso de gírias está adequado à reportagem da revista Recreio? Por quê?
9. Leia o trecho a seguir. Então, fez o Superchato um herói diferente dos outros: ele é atrapalhado, mas no fim, salva o dia. a) Indique a quantidade de letras e fonemas da palavra herói. b) Que fonema a letra h representa? c) Em atrapalhado, qual é a função do h? d) Coloque em ordem alfabéticas as palavras: Superchato, diferente, salva, dia, herói e atrapalhado. Texto 3 Se eu soubesse que ocê vinha, Eu mandaria buscá, Com sombrinha enfeitada, Só pro Sol não te queimá. Disponível em: <www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/quadrinhas_populares.htm>. Acesso em: jul. 2013. 10. O texto é uma quadrinha. Assinale a alternativa incorreta a respeito dela. a) Os versos foram escritos no registro formal da língua. b) Os versos reproduzem a língua oral, em seu registro informal. c) Há rima entre o segundo e o quarto versos. d) A quadrinha trata de temas universais, por meio de uma linguagem simples.
Respostas 1. a) São retratados um aluno (Calvin) e a professora. b) Estão numa sala de aula. c) A professora chama atenção de Calvin, pois não está prestando atenção na aula. 2. a) Ele imagina que é um astronauta acuado por um monstro. b) Calvin aparece de óculos, com roupa de astronauta. A mesa se transforma num painel de foguete cheio de botões e comandos. A professora é retratada como um monstro assustador. c) As falas de Calvin demonstram que ele pensa que é um super-herói, pois é o conquistador do Cosmos e é rápido como um raio. 3. Alternativa b. 4. a) compressão b) Calvin e Spiff 5. Alternativa b e d. 6. a) Frase interrogativa. b) A frase foi usada para fazer uma pergunta ao leitor do texto. c) João não curte muito histórias de heróis. 7. Alternativa c. 8. a) feras e curte. b) As gírias são próprias do uso informal. c) Sim, está adequado, pois a revista se volta para o público infantil e adolescente. Sim, pois as gírias tornam o texto mais próximo dos jovens leitores da revista. 9. a) Cinco letras e quatro fonemas. b) Nenhum. c) O h serve para, junto do l, indicar o som lhe. d) Atrapalhado, dia, diferente, herói, salva e Superchato. 10. Alternativa a.