CENTRO DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA Prof.ª Rachel Nigro 2014-1 FIL1820 Didática Especial de Filosofia rachel.nigro@gmail.com CRÉDITOS: 4 / 60 horas 2 feira - L 516 4 feira - L 506 OBJETIVOS O objetivo geral da disciplina é estimular os alunos e futuros docentes a conhecer e recriar ferramentas para o ensino da Filosofia aos jovens regularmente matriculados no Ensino Médio, tendo como base as diversas concepções sobre o ensino da Filosofia, as diferentes metodologias, dinâmicas e avaliações pedagógicas, assim como um panorama sobre a história do ensino da Filosofia no Brasil e sua vinculação com a democracia. Como objetivos específicos, busca: i) discutir a relação entre as diversas concepções de Filosofia e a possibilidade de seu ensino tal como debatida na tradição filosófica; ii) discutir a questão do ensino médio hoje no Brasil com base nas recentes resoluções do MEC, com destaque para a relação entre o ensino da Filosofia e o florescimento da cidadania ativa destacado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação; iii) problematizar a disciplina Filosofia como entroncamento de disciplinas afins; iv) propor uma metodologia 'sob medida' para o ensino da Filosofia como disciplina catalisadora do pensamento crítico e reflexivo no ensino médio. EMENTA Sendo a questão do ensino da Filosofia ela mesma uma questão filosófica, faz-se necessário buscar nos filósofos clássicos as suas reflexões pedagógicas. Junto com as questões propriamente didáticas estarão necessariamente problemas éticos, políticos, religiosos e pedagógicos no seu sentido mais amplo e profundo. PROGRAMA MODULO I Apresentação e contextualização do curso
2 - Breve histórico da trajetória da disciplina de Filosofia no Brasil - A lei 11.684/08 e a obrigatoriedade da Filosofia no ensino médio - As dificuldades para estabelecer os conteúdos de um currículo mínimo em Filosofia - Os diversos eixos curriculares (histórico, temático, problemático) - Elementos de Filosofia da Educação - As dificuldades do ensino médio no Brasil e o mercado de trabalho: como motivar o professor? MODULO II Diversos estilos de filosofar e de ensinar filosofia na tradição - Breve análise da história da Filosofia e de suas fronteiras - - Nietzsche e o "desprezo pela Filosofia" - - Deleuze e a aula de Filosofia como um ato dinâmico - - Os filósofos e a Educação - As diversas concepções de Filosofia em sua relação com o ensino da Filosofia: o filósofo educador e a auto-estima do professor. MODULO III Filosofia e Democracia: educação para a liberdade - Diagnóstico da cidadania no Brasil e possíveis transformações em curso - - O tempo contemporâneo e o papel da Filosofia - "A Escola e os desafios contemporâneos". - Filosofia como educação para a liberdade - - Educação para a cidadania e democracia deliberativa - - Os riscos e promessas da Filosofia e do ensino formal de Filosofia - METODOLOGIA A partir do problema específico sobre o ensinar e aprender a Filosofia no ensino médio e tendo como referência os textos previamente selecionados para cada aula, o curso pretende alternar aulas/debates e exibição de filmes, além de visita a Escolas públicas e privadas. AVALIAÇÃO A avaliação será permanente, através da presença e participação em sala na construção coletiva de projetos, como Seminários, produção bibliográfica, uso de tecnologias diversas para favorecer o processo educativo e demais criações relativas à didática aplicada ao ensino da Filosofia.
3 BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL DERRIDA, Jacques. A Universidade sem Condição. Trad. Evando Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 2003. (L'Université sans condition, Galilée, 2001). GALLO, Sílvio. "O Aprender Filosofia como Exercício de Si", in KOHAN, Walter; XAVIER, Ingrid. Filosofar, aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. MASSCHELEIN, Jan. Em Defesa da Escola - uma questão pública. Belo Horizonte, Autêntica, 2013. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR VOLI, Franco. A Auto-estima do professor. Loyola, São Paulo, 1998. RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante. 3 ed. Autêntica. Belo Horizonte, 2013. MOSÉ, Viviane. A Escola e os desafios contemporâneos. Civilização brasileira, Rio de Janeiro, 2013. ARISTÓTELES. Política. Tradução do francês de Roberto Leal Ferreira. Martins Fontes, 1998. MARCONDES, D. e FRANCO. I. A Filosofia. O que é? Para que serve? Rio de Janeiro: Puc-Rio-Zahar, 2011. BANNELL, Ralph, PRATA, Rita, FENERICH (orgs.). Educação para a cidadania. 7 Letras, 2011. BANNEL, Ralph. Habermas e a Educação. Autêntica, 2007. CARTOLANO, Maria Teresa P. Filosofia no ensino de 2º grau, SP: Cortez ed./autores Associados, 1985. CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil- o longo caminho. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2002. DERRIDA, Jacques. O olho da Universidade. Estação Liberdade, 1999. "The crisis in the Teaching of Philosophy". Whos's Afraid of Philosophy? Stanford University Press, 2002. "The Right to Philosophy from the Cosmopolitical Point of View". Ethics, Institutions and The Right to Philosophy. Rowman & Littlefield Publishers, Inc. 2002. DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart, Editora 34, 1992. Lógica do Sentido. Perspectiva, 2009. ESPÍRITO SANTO, Ruy Cezar. Desafios na formação do educador. Editora Ágora, 2012.
4 FEITOSA, Charles. Explicando a Filosofia com Arte, Ediouro, 2006. FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. Paz e Terra, 2011. GALLO, Sílvio & KOHAN, Walter (orgs.). Filosofia no ensino médio, Filosofia na Escola v.vi, Petrópolis: Vozes, 2000. GHIRARDELLI Jr. (org.) Estilos em Filosofia da Educação. DP&A, 2005. HABERMAS, Jurgen. "Sobre o Poder das Teorias - e sobre a sua impotência" Diagnósticos do Tempo: seis ensaios. Trad. Flavio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 2005. HEIDEGGER, Introdução à Metafísica, Tempo Brasileiro, 4ªed. 1999. LARROSA, Jorge. Nietzsche e a Educação. Autêntica, 2009. LYOTARD, Jean-François. A Condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998. MUCHAIL (org.), A filosofia e seu ensino. Petrópolis/São Paulo: Vozes/Educ, 1996. NIETZSCHE, F. Escritos sobre Educação. PUC-Rio/Loyola, 2012. NUSSBAUM, Martha. A República de Platão: a boa sociedade e a deformação do desejo. Ed. Bestiário, 1995. PERISSÉ, Gabriel. Estética e Educação. Autêntica, 2009. PAVIANI, Jayme. Platão e a Educação. Autêntica, 2008. PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? José Olympio, 2011. PLATÃO. A República, Tradução Edson Bini. Edipro, 2012. SOUZA, Jessé. A Construção Social da Subcidadania. Ed. UFMG/ Iuperj, 2003. SKLIAR, Carlos (org.) Derrida & a Educação. Belo Horizonte, Autêntica, 2005.
5