A Escolinha do Mar Atividades Turma: 1º ano da Educação Infantil Professoras: Eloane Tavares / Ercyany dos Santos CUIDANDO DO PLANETA O trabalho foi iniciado por meio de um teatro apresentado pelas próprias crianças, com o objetivo de conscientizá-las para o cuidado com o Planeta, e algumas conseqüências que as pessoas podem sofrer caso ele não seja conservado. ENTREGA DO LIVRO: A ESCOLINHA DO MAR Refletindo sobre o Planeta e tudo o que merece ser cuidado, como a água e a vida dos animais, especialmente os animais marinhos, optou-se por utilizar como apoio o livro: A Escolinha do Mar, de Ruth Rocha. A entrega do livro aconteceu na Biblioteca Infantil Champagnat. Foi um momento mágico, cheio de suspenses, em que as crianças ficaram ansiosas para descobrir qual era a surpresa que tinha na caixa mágica. Depois que o segredo foi revelado, elas ouviram a história, e entre aplausos e emoções,
cada criança recebeu o seu livro, que foi levado para casa, pois o mesmo é apoio para várias atividades. RUTH ROCHA E SEUS TÍTULOS Os alunos não perderam a oportunidade de conhecer a autora do livro: A Escolinha do Mar e outras obras escritas por ela. Foram utilizados slides na sala de audiovisual, momento em que os alunos visualizaram um pouco da história da autora. OS ANIMAIS MARINHOS E AS BRINCADEIRAS Depois que as crianças tiveram o contato com a Escolinha do Mar, tornaram-se curiosas e interessadas em conhecer os animais marinhos, por isso foram incentivadas a levarem para sala de aula animais marinhos de
brinquedo. No dia combinado a sala transformou-se em um verdadeiro fundo do mar, em que estavam presentes quase todas as espécies de animais marinhos. Foram promovidas várias atividades, que proporcionaram socialização, integração, troca e partilha. O PROJETO E O ENSINO-APRENDIZAGEM O trabalho passou por todas as áreas do conhecimento, portanto, as atividades continuam promovendo o ensino-aprendizagem de forma interdisciplinar. Nesse sentido foi apresentado o poema: O Mar, o mesmo foi trabalhado em nível de contato, uso e análise, o qual favoreceu muitos questionamentos. Foi proposto um momento de rodinha e durante a conversa informal, as crianças colocaram os seus conhecimentos prévios em relação ao assunto. O MAR NO MAR TEM SIRI E OSTRA, MARISCO E LAGOSTA BICHOS BONITOS, BICHOS ESQUISITOS. O MAR É LINDO E GOZADO. A GENTE ENTRA DOCE E SAI SALGADO. (LALAU. BEM-TE-VI E OUTRAS POSIAS SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 1994)
O QUE SABEMOS: Bárbara: a água do mar é salgada; Gabriel: os peixes vivem na água; Heitor: a baleia é muito grande; Igor: não pode beber da água do mar; João: eu já vi a onda forte no mar; Larissa: a onda do mar é muito forte; Lucas: eu já vi um caranguejo; Manuela: eu já tomei banho no mar; Maria Cecília: no mar tem muita água; Maria Paula: eu já fui no mar com o meu pai, minha mãe e minha irmã; Murilo; tem muita água; Pedro Antonio: eu já comi camarão; Sofia: quando eu viajo com o meu pai e minha mãe eu vejo o mar; Vitória: eu conheço o mar; Em cada atividade desenvolvida percebia-se o interesse das crianças em conhecer a vida dos animais marinhos, então as professoras pediram que os alunos, juntamente com as famílias, elaborassem uma pergunta que fosse de sua curiosidade. O QUE QUEREMOS SABER: Gabriel: Por que os peixes não precisam sair da água para respirar? Igor: Qual é o maior animal que vive no mar? Heitor: Por que a baleia não é considerada peixe? Murilo: Por que o siri anda para trás? Quem carrega os filhotes na barriga, o cavalo marinho macho ou a fêmea? Vitória: Cavalo marinho e estrela-do- mar são iguais aos cavalos e estrelas da terra? Manuela: Como os peixes respiram em baixo da água? Larissa: Por que a ostra tem uma pérola?
Pedro Antonio: Por que o tubarão martelo se chama assim? Lucas: Quantas pérolas tem uma ostra? Bárbara: Por que os peixes soltam bolhas? Maria Paula: Como que a pérola fica dentro da ostra? Sofia: Por que a ostra tem pérola? Lara: Por que os golfinhos pulam no mar? João: Por que o caranguejo anda de lado? Maria Cecília: Por que a ostra tem pérola? Matheus: Como se forma a pérola dentro da ostra? PESQUISA NA BIBLIOTECA INFANTIL CHAMPAGNAT Curiosos e interessados em descobrir mais sobre a vida dos animais marinhos, as crianças realizaram uma pesquisa científica na Biblioteca Infantil Champagnat. Elas tiveram contato com enciclopédias, livros, revistas e jornais, com isso, manifestaram curiosidades e envolvimento no trabalho. AULA EXPERIMENTAL NO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA Ansiosos para ter contato com alguns animais marinhos e conhecer um pouco sobre algumas espécies, os alunos foram ver de perto alguns desses animais como o polvo, o camarão e a lula. Atentos e cheios de curiosidades, eles ouviram as informações repassadas pela professora Ludmila Valadão. Nessa mesma oportunidade a professora Ludmila foi entrevistada, e respondeu às curiosidades e questões elaboradas pelas crianças.
O CICLO DA ÁGUA Muitas curiosidades sobre a vida dos animais marinhos já haviam encontrado as respostas, mas surgiu um questionamento: - Os animais marinhos vivem no mar, mas como é que a água chega até lá? Foi realizada uma pesquisa e logo depois uma experiência do ciclo da água, no laboratório de biologia. Ainda trabalhando com o poema, O Mar, foi lançado um novo questionamento: - Por que a gente entra doce e sai salgado do mar? Por meio de uma atividade enviada para casa, foi solicitado que as crianças discutissem com suas famílias e dessem a sua opinião. Todos se manifestaram, muitas crianças tiveram a mesma opinião, enquanto outras tiveram opiniões diferentes:
-Porque a água é salgada (Igor, Vitória, Manuela, Larissa, Matheus, Sofia, Lara); -Porque a água do mar tem sal (Murilo, João); -Porque o mar é salgado (Gabriel); -Porque mergulha e sai salgado (Heitor); -Porque você entra no mar e a água é salgada, e faz você ficar salgada (Maria Cecília); -Porque Deus fez o mar assim (Pedro Antonio); -Porque a gente toma banho na água doce e entra na água salgada (Lucas); -Porque a água do mar é salgada e as pessoas são doces (Bárbara); -Porque a água do mar é muito salgada. Eu acho que tem muito sal (Maria Paula) O MAR SIMBÓLICO Um mar simbólico foi construído. O papel celofane se transformou em água, as pedras representaram os minerais e também não faltou uma pitadinha de sal. Os moradores do mar também estiveram presentes no mar simbólico. Nesta experiência os alunos aproveitaram para sentir através do paladar a diferença entre a água salgada e a água doce. O BRINCAR- Brinquedos e brincadeiras envolvendo os animais marinhos Jogo da Memória: